/~~~~Giro pelos Blog’s (Sexta Feira 16/04/2021) ~~~~~/

CPI vira palanque para 22

A CPI da Covid-19 deve se firmar como uma vitrine para senadores que são potenciais candidatos nas eleições do próximo ano. Dos 11 membros indicados por blocos partidários como titulares da CPI, seis podem disputar governos estaduais e dois devem concorrer à reeleição ao Senado em outubro de 2022. A CPI irá investigar ações e omissões da gestão Jair Bolsonaro na pandemia e a aplicação de verbas federais repassadas aos estados.

Foi criada após determinação do STF, medida que irritou o presidente e provocou novo desgaste na relação entre os poderes. Por tratar da pandemia da Covid-19, assunto mais relevante do país no momento, e por acontecer em um ano pré-eleitoral, a CPI tem um cenário ideal para ampliar o capital político de seus membros. Nas sessões da comissão, eles terão um espaço para demonstrar capacidade de trabalho, defender aliados e fustigar potenciais adversários nos estados.

Tradicionalmente, as CPIs com grande repercussão no Brasil costumam servir de vitrine para os seus membros. A CPI dos Correios de 2005, por exemplo, catapultou nomes como Eduardo Paes (DEM-RJ), ACM Neto (DEM-BA) e Gustavo Fruet (PDT-PR), que posteriormente elegeram-se, respectivamente, prefeitos do Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.

Na CPI da Covid-19, o principal membro do campo governista será o senador Ciro Nogueira (PP), que comandará a parte da tropa de choque de Bolsonaro na comissão, atuando como uma espécie de anteparo para preservar o presidente. Em meio de mandato, o senador é pré-candidato ao Governo do Piauí no próximo ano e, com o apoio de Bolsonaro, tentará romper a hegemonia do grupo do governador Wellington Dias (PT), que trabalha o nome do secretário estadual Rafael Fonteles (PT) para a sucessão.

Outro membro governista da CPI que já anunciou publicamente que pretende concorrer à eleição do próximo ano é o senador Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo de Santa Catarina. Na CPI, Mello terá a oportunidade de mirar a artilharia contra o governador afastado Carlos Moisés (PSL), que é alvo de um processo de impeachment pela compra, sem licitação, de 200 respiradores que nunca foram entregues.

Carlos Moisés foi afastado do cargo pela segunda vez em março deste ano. Desde então, quem comanda o estado é a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), que é aliada de Jorginho Mello. Também governistas, os senadores Eduardo Girão (Podemos) e Marcos Rogério (DEM) podem concorrer, respectivamente, aos governos do Ceará e de Rondônia em 2022. Eleito de forma surpreendente em 2018, Girão deve ser o nome da oposição no Ceará e polarizar nas urnas com o candidato da base do governador Camilo Santana (PT), ainda não definido.

Girão foi o senador que propôs e colheu assinaturas para a criação de CPI da Covid-19 para investigar estados e municípios, que acabou sendo unificada com a comissão criada para investigar o governo federal. Ao justificar sua posição de apurar estados e municípios, Girão mirou Camilo Santana e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), um dos nomes cotados para disputar a sucessão no Ceará em 2022.

Dois candidatos – Dentre os sete nomes de partidos independentes ou de oposição que vão compor a CPI, dois podem disputar os governos estaduais e dois devem concorrer à reeleição ao Senado no próximo ano. Um deles é Eduardo Braga (MDB), senador em meio de mandato pelo MDB que é pré-candidato ao Governo do Amazonas no campo de oposição ao do governador Wilson Lima (PSC), que é aliado de Bolsonaro. Lima foi alvo de uma operação da Polícia Federal após a compra de respiradores considerados inadequados e com suspeita de sobrepreço por meio de uma adega importadora de vinhos de Manaus. O Amazonas também enfrentou um colapso na saúde no início deste ano, inclusive com falta de oxigênio nos hospitais para pacientes com Covid-19.

A Marília de 22 – Já o senador pernambucano Humberto Costa, com presença certa na CPI, já teria ido a Lula pedir o seu apoio para disputar o Governo de Pernambuco em 22, isso quando o ex-presidente ainda não havia sido inocentado pelo ministro Edson Fachin. Após Fachin anular todas as condenações do petista e devolvê-lo os direitos políticos, o cenário mudou. Candidato, Lula prioriza agora uma aliança com o PSB. Humberto, neste caso, tende a ser a Marília Arraes de 22, ou seja, ser trocado, como Marília foi em 2018, pelo candidato do PSB a governador.

Na disputa – Na oposição frontal a Bolsonaro, o senador Randolfe Rodrigues está em meio de mandato e pode ser candidato ao Governo do Amapá. Desde o início da pandemia, ele tem evitado falar sobre a corrida eleitoral, mas aliados afirmam que o seu nome é o mais forte da oposição para enfrentar o grupo do governador Waldez Góes (PDT). O senador Renan Calheiros (MDB) não será candidato no próximo ano, mas a CPI será a grande oportunidade para ele retomar parte do prestígio que já teve nacionalmente, sendo presidente do Senado por três vezes. Esta retomada é crucial para manutenção do poder de seu grupo político em Alagoas, onde o seu filho, o governador Renan Filho (MDB), encerra seu segundo mandato e ainda não tem um candidato natural à sucessão.

Aos jornalistas – O Senado aprovou projeto que inclui jornalistas nas atividades que podem ser registradas como MEI (Micro Empreendedores Individuais). Atualmente, jornalistas que trabalham como freelancers registram empresas, emitem notas fiscais e recolhem impostos. No entanto, a lei em vigor não dá possibilidade de que eles se registrem como MEI. Para exercer a atividade, eles devem abrir micro ou pequenas empresas comuns. Também há a possibilidade de indicarem atividades relacionadas ao jornalismo para poderem se registrar como MEI.

O barraco de Xuxa – Xuxa Meneghel está no meio de uma polêmica. Após graves acusações contra Marlene Mattos, sua ex-diretora, a loira foi acionada na polícia. A empresária decidiu recorrer e registrou ocorrência contra a ex-pupila na 42ª DP do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal O Globo, Marlene acusa Xuxa de calúnia. A acusação da diretora foi feita com base em entrevista concedida pela “rainha dos baixinhos” à revista Veja em 27 de janeiro. Na ocasião, a apresentadora disse ter sido “roubada, enganada, usada e manipulada”.

CURTAS

ABSOLVIDOS – O Tribunal de Contas da União (TCU) absolveu a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci do rol de condenados pelas irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras. Ambos eram membros do Conselho de Administração da companhia na época em que a aquisição foi realizada, em 2006. A decisão foi aprovada por unanimidade.

Os sem água – Apesar das fortes chuvas, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho terão pelo menos 430 mil moradores que passarão a contar com uma redução no rodízio de água a partir da próxima segunda-feira, segundo o novo calendário de abastecimento para esses municípios divulgados pela Compesa, a pior estatal brasileira em se tratando de levar água aos consumidores.

Perguntar não ofende: Quem presta pior serviço: a Celpe ou a Compesa?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

STF garante Lula no páreo e um clássico em 2022 

O Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 votos a 3 e anulou os processos envolvendo o ex-presidente Lula comandados pelo ex-juiz Sergio Moro na Lava-Jato. Com a decisão, o ex-presidente que foi impedido de disputar as eleições de 2018 por ter condenação em segunda instância volta definitivamente ao jogo em 2022, sendo o candidato natural do PT e de toda a esquerda para a disputa.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, que vive o momento mais difícil do seu governo por conta da pandemia e seus efeitos sociais e econômicos, passa a ter um adversário capaz de derrotá-lo no próximo ano, porém terá argumentos sólidos para o eleitorado anti-petista de que ele será a única opção para evitar a volta do Partido dos Trabalhadores e isso poderá fazer com que suas intenções de voto aumentem nos próximos meses, consolidando assim a polarização entre os dois extremos do país.

O grande derrotado pela decisão do STF não é necessariamente o presidente Jair Bolsonaro, que tem mecanismos inerentes a quem está no poder para tentar se recuperar, mas sim o centro, representado por nomes como Ciro Gomes, João Doria, Luciano Huck, João Amoedo, Luiz Henrique Mandetta e alguns outros, que terão sérias dificuldades de apresentar uma candidatura competitiva que evite um dos extremos no segundo turno.

Portanto, teremos um verdadeiro clássico em 2022 entre Lula e Jair Bolsonaro, o primeiro se vencer consolida sua posição de maior liderança popular da história do país ao garantir no voto democrático três vitórias para presidente da República. Já o segundo, que está no poder, se conseguir a recuperação e derrotar Lula, poderá se tornar uma liderança política extremamente fortalecida para um segundo mandato, que sem as mazelas da Covid-19, poderá, enfim, colocar suas ideias defendidas em 2018 em prática.

Efeito relâmpago – A gestão interina do prefeito Siqueirinha (PSB) vem conquistando uma série de resultados importantes para a cidade de Arcoverde, sendo reconhecida na região. Em pouco menos de dois meses, o gestor imprimiu um ritmo de trabalho com ações efetivas na cidade, como o Supera Arcoverde, auxílio emergencial para a população, a Casa da Mulher Arcoverdense, ampliação da vacinação contra a Covid-19, e pavimentação de ruas com a usina municipal de asfalto. Nesta sexta, o prefeito interino apresenta outra importante ação da sua gestão, vai inaugurar a Casa de Apoio de Arcoverde no Recife, espaço pra hospedar pacientes da cidade durante tratamentos médicos na capital, uma demanda antiga da população.

Privilégios – O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) ordenou o pagamento de mais de R$ 300 mil para “indenizar” um desembargador que antecipou, em 4 meses e 10 dias, sua aposentadoria compulsória aos 75 anos, idade máxima prevista para o exercício do serviço público. Por meio do Programa de Aposentadoria Antecipada (PAI), o desembargador de 74 anos levou uma “indenização” de R$ 8.865,57 por cada ano trabalhado. Desde a criação desta lei no Tocantins, 5 juízes se beneficiaram, além de 38 servidores . Somados, receberam R$ 7,4 milhões em “incentivo” para aposentar.

Inocente quer saber – O secretário da Casa Civil, José Neto, será candidato a algum cargo nas eleições de 2022?

Blog do FinFa

Lives – Nesta segunda-feira (19), iniciarei uma nova série de lives com prefeitos pernambucanos, sempre às 19:30 horas. O primeiro convidado será o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, na quarta-feira (21), será o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres. No nosso bate papo, iremos tratar dos 100 dias e ações da gestão, política municipal, estadual e nacional, entre outros assuntos. Assista pelo no instagram do blog, @blogdofinfaoficial.

Adjunto – Uma fonte informou a este blogueiro, que o artista plástico Luciano Pires (foto), será anunciado com  secretário adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira. Segundo a fonte, só falta o prefeito Alessandro Palmeira, anunciar oficialmente. Vamos aguardar!

Frase – “Meu destino político depende do deputado federal Fernando Filho”. (Ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, em conversa com o jornalista Alberes Xavier)

Recebeu visita – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, recebeu ontem a visita do deputado estadual Waldemar Borges e do ex-prefeito Albérico Rocha, hoje Diretor Executivo de Administração e Finança da PERPART.Na oportunidade vistoriaram os serviços de calçamento de várias ruas e de construção de uma ponte que vêm sendo executados na cidade, com apoio de emendas do deputado.

Débitos – O prefeito de Santa Terezinha-PE, Delson Lustosa, foi surpreendido com a notícia de que a gestão anterior deixou um débito com a Celpe e Compesa, no valor de mais de R$ 150 mil. O prefeito afirmou que já iniciou as negociações para parcelar o débito.

Amanhã – A Secretaria Municipal de Saúdeda cidade de Flores-PE, inicia neste sábado (17), o processo de imunização dos idosos de 60 a 62 anos. Os idosos podem receber a 1ª dose do imunizante, em seis pontos de drive-thru, instalados em todas as Unidades de Saúde da Família – USF. Para ser vacinando é necessário apresentar, documento com foto, CPF e cartão dos SUS.

Com o governador – O presidente estadual do PSD e deputado federal, André de Paula, levou o prefeito da cidade de Lajedo-PE, Adelmo Duarte, para uma audiência com o governador Paulo Câmara, na pauta, ções conjuntas, parcerias e assuntos do interesse do município. Participaram da audiência vice-prefeito, Carlos Eduardo Figueiredo, vice-prefeito, Erivaldo Chagas, o assessor especial do governo, Iêdo Moraes.

Agendar – A Prefeitura de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia que idosos com idade entre 60 à 64 anos, tem que acionar a Tele-vacina ou procurar sua unidade de saúde, para agendar a partir da próxima terça-feira sua vacina.

Participou – O Superintendente da Funasa em Pernambuco, Francisco Papaléo, participou de reunião virtual com o diretor da Compesa Mário Heitor, o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, o consultor da Funasa Pedro Paulo, e toda a equipe técnica da Funasa/ Compesa, para tratar do projeto de melhoria e ampliação do abastecimento de água do distrito de Jabitacá.

Disse – “Pernambuco tem essa vocação, tem gente trabalhadora que sabe fazer a diferença com as oportunidades que são criadas. O Força Local é isso, é oferecer oportunidades, dentro de recortes regionais, dando também incentivos à participação feminina e buscando desenvolver o Estado em todas as regiões. Nossa intenção é chegar até o final de 2022 com mais de R$ 20 milhões investidos no programa”.(Governador Paulo Câmara, no lançamento do 4º chamamento público do Programa Força Local)

Votação adiada – O Plenário da Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto de lei 5.595/2020, que pode determinar a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia sem levar em consideração as realidades locais, foco dos debates nesta quinta-feira. “Foi uma vitória da mobilização de todos que fazem a educação. Nós, da oposição, fizemos obstrução por discordamos da proposta e por defendermos que a volta às aulas presenciais devem ser feitas com responsabilidade, respeitando as regras de segurança sanitária e com transição gradual para preservar a vida das pessoas”, destacou Danilo Cabral, líder do PSB na Casa. Danilo Cabral afirmou que a educação é fundamental para o país sair de forma estruturada da crise para a retomada do desenvolvimento econômico e inclusão social da população.

Menor dos útimos 17 anos – Nesta quinta-feira (15) a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou que os homicídios tiveram a terceira queda consecutiva no Estado. Segundo o relatório, no mês passado, foram contabilizadas 276 mortes. Esse foi o março menos violento em Pernambuco desde 2004. Ainda segundo o Pacto Pela Vida, dos 185 municípios de Pernambuco, 98 não registraram homicídios durante o mês de março. O primeiro trimestre também foi o menos violento em 7 anos.

Perguntar não ofende – A eleição da UVP vai extrapolar o Decreto Estadual com medidas ao enfrentamento da Covid-19?