/~~ Giro pelos Blog’S (Quarta feira~~

Blog FinFa

Tomou posse – O prefeito da cidade da Ingazeira-PE, Luciano Torres, tomou posse ontem (11), na sede da Junta Militar do município, como Presidente da Junta de Serviço Militar da JSM nº 127. O termo de posse foi presidido pelo 1º Ten. José Carlos Gomes de Lima, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 07/002 (PRM).

PSD de André de Paula e Kassab entra no Governo do PSB – Com a nomeação do advogado Ruy Rocha para o Instituto de Recursos Humanos -IRH, o PSD entra de vez no governo Paulo Câmara. Não é um espaço nobre, mas quem conhece André de Paula, sabe que ele não faz a política do “tome lá dá cá”. Ruy Rocha é um soldado do partido, que inclusive já tinha exercido o cargo de Secretário Executivo quando André de Paula ocupou a Secretaria das Cidades.

Disse – “Desejamos muito sucesso para aqueles que estão recebendo esse novo desafio. Acreditamos na capacidade desses profissionais que vão desempenhar um papel importante para a população e para os servidores do Estado, nesses novos postos de trabalho. Aproveito para agradecer à dra. Silvia Cordeiro pela excelente gestão na Secretaria da Mulher. Ela passa, agora, a integrar a equipe da Assessoria Especial”. (Governador Paulo Câmara após o anuncio dos novos assessores)

Vistoriando a finalização dos serviços – O prefeito da cidade de Quixaba-Pe, Zé Pretinho, foi vistoriar a finalização do serviço do roço na PE-329. Em contato com este blogueiro, o prefeito Zé Pretinho, confirmou que foram realizados os serviços do entrocamento da PE-320 até a sede do município e o serviço da sede até o distrito de Lagoa de Cruz, totalizando 16KM, com recursos do erário municipal.

Limpando – A Prefeitura Municipal de Flores, realizou ontem (11), em várias ruas da cidade, o trabalho de limpeza geral, com remoção de entulhos e outros.

Doações – O Governo Municipal de Iguaracy em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) , estão realizando doações de frutas e verduras semanalmente às familias acompanhadas pelos programas Sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A ação faz parte da distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar, coordenado pelo IPA, que neste momento tem o objetivo de medidas sociais de enfrentamento da pandemia de Covid-19, fortalecendo também a segurança alimentar de famílias carentes e a agricultura familiar, que passou a enfrentar problemas de escoamento de produção por conta da pandemia. Segundo o prefeito Zeinha Torres, em conversa com este blogueiro, nas últimas semanas foram contempladas aproximadamente 200 famílias dos programas CRAS e Serviço de Convivência de Crianças e Idosos.

Anunciou – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), anunciou na celebrações dos 134 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte, mais um grande presente para o povo daquela cidade. Através de nossas emendas parlamentares, destinous R$ 400 mil para contribuir com o maior plano de pavimentação da história do município.” Nosso trabalho junto com o prefeito Lero, vice Gena e todo o grupo busca transformar cada vez mais a vida dos norte-taquaritinguenses”, disse o deputado.

Frase – “Qualquer coisa que fale de aglomeração, não usar álcool [gel], não usar máscara e negar vacina são coisas que não têm nenhum sentido do ponto de vista sanitário”. (Antônio Barra Torres, Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, em depoimento à CPI da Covid, indagado sobre o que pensa do passeio de moto de Bolsonaro no último domingo (9), ao lado de centenas de motociclistas)Recebendo visitas  – A cidade de Serra Talhada, recebe durante esta semana a visita de representantes de um projeto entre a ONG AVSIBRASIL e UNICEF que beneficiará 39 municípios do Semiárido Brasileiro. Na manhã de ontem (11), a secretária municipal Marta Cristina e técnicos da Secretaria de Educação, estiveram reunidos com os visitantes para falar sobre como o projeto atuará no quesito Educação. A agenda segue durante toda a semana com visitação a algumas escolas e reuniões com equipes de saúde e com a prefeita Márcia Conrado para definições sobre como o trabalho será realizado em nosso município.

Perguntar não ofende – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, está aos poucos ajustando as secretarias municipais?

Blog Ponto de Vista

Escrito por Wellington Ribeiro
As mudanças realizadas na Secretaria da Mulher e no Instituto de Recursos Humanos, postos de 1º e 2º escalão na estrutura administrativa do Governo do Estado, sinalizou que a eleição de 2022 já entrou na pauta do Palácio do Campo das Princesas, tudo porque a dança das cadeiras contemplou dois aliados estratégicos dentro da Frente Popular. O primeiro é a Delegada Gleide Ângelo, deputada estadual mais votada de toda a história,  que emplacou a delegada Ana Elisa Fernandes Sobreira Gadelha para o comando da Secretaria da Mulher. O segundo foi André de Paula, deputado federal e presidente estadual do PSD, que indicou o advogado  Ruy do Rego Barros Rocha para o IRH, órgão ligado à Secretaria de Administração.

Não custa nada lembrar que há algumas semanas o Blog Ponto de Vista revelou em primeira mão que a deputada estadual Gleide Ângelo estaria sendo alvo de investidas de partidos da oposição e até daqueles que compõem a Frente Popular que desejavam o seu passe interessados no capital político que ela representa. Esta movimentação ameaçava o PSB de perder o seu maior quadro na disputa proporcional, o que poderia resultar em um prejuízo sem precedentes à sigla. Agora, com a indicação na Secretaria da Mulher, Gleide sinaliza que a sua permanência no PSB é algo consolidado.

Por sua vez, ao realizar um gesto com André de Paula o PSB também contempla um aliado que representa uma peça importante no xadrez político estadual, não apenas pela dimensão do partido que comanda, mas também pelo que o próprio André simboliza.

Nesta que se pode chamar de minirreforma administrativa, o PSB indica, no mínimo, que está se preparando para 2022.

FALTA ELE – Embora já tenha realizado vários gestos para partidos aliados, o PSB ainda falta contemplar no 1º escalão do Governo do Estado o Avante de Sebastião Oliveira à altura do que o partido e o seu líder significam no jogo político estadual. Deputado federal mais votado no Sertão, Sebastião é detentor de uma base que reúne um número significativo de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores.

GRAVATÁ – Responsável por impor uma fragorosa derrota ao ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) na eleição de 2020, o prefeito Padre Joselito (PSB) tem imprimido um ritmo de trabalho que anda sendo bastante elogiado pelos moradores de Gravatá. Padre Joselito pôs fim a um ciclo de políticos que deixaram o poder subir à cabeça e perderam a liga com a população.

EM DEFESA– Golpes financeiros contra nossos idosos estão se tornando cada vez mais comuns, Devido à falta de experiência com a tecnologia, eles acabam sendo alvo principal para criminosos desse tipo de delito. Pensando nisso, o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB), criou o PL nº 1519/2020, que busca combater esses golpes financeiros por meio de ações educativas e informativas.

MEDO DO EFEITO DOMINÓ – Processos que buscam cassar o mandato de vereadores e chapas proporcionais inteiras por suspeita de candidaturas femininas laranjas se tornou comum nos municípios pernambucanos. Em Tacaimbó a Justiça Eleitoral aplicou tal penalidades para dois partidos e respectivamente 5 vereadores eleitos. O medo de que decisões semelhantes sejam replicadas em outros municípios têm tirado o sono de muito político.

NOME LIMPO – Há apenas pouco mais de 4 meses a frente da Prefeitura de Catende, a prefeita Dona Graça (PTB) anunciou que retirou o município do CAUC. Agora o município pode voltar a celebrar convênios com o Governo Federal.

ALGUÉM RESPONDE? – Quais serão os próximos partidos ou lideranças que serão contemplados com espaço na estrutura do Governo do Estado?

Coluna do Itamar França

CONVIDOU

A deputada federal Marília Arraes (PT) convidou o deputado estadual João Paulo (PC-do-B). Marília se disse feliz pela possibilidade de volta de João aos quadros do Partido dos Trabalhadores – PT. “Ao deputado João Paulo dei meu primeiro voto, em 2000 e, com certeza, é uma das pessoas que entrou pra história política do nosso Estado”. disse a petista.

******************************

FALTOU A DEFESA DO GOVERNO

Na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, realizada na manhã deste terça-feira (11), os vereadores da bancada governistas fizeram várias cobranças ao prefeito Alessandro Palmeira (PSB). Depois de uma visita no bairro Planalto, Douglas Eletricista (PSD) e César Tenório (PDT) afirmaram que a situação na localidade é gritante. Já o vereador Agnaldo Rodrigues (MDB) cobrou a construção de um portal na entrada da cidade. Na lista de solicitações, a limpeza das algarobas na parte do paredão da barragem  de Brotas e até da pasta aquática. A sessão foi diferenciada porque faltou mesmo quem defendesse o governo!

******************************

E TOME CANETADA!
Imprimindo um governo com sua identidade, o prefeito interino de Arcoverde, Wevertton Siqueira (PSB) passou a caneta num magote de gente na prefeitura de Arcoverde. O mais recente secretário exonerado foi o Secretário de Obras e Projeto Especiais, Aildo Beserra. Na mira, para uma nova paêtada, está o secretário de Saúde, Álvaro Neves. Embora tente a todo custo negar, as mudanças trouxeram desconforto no grupo situacionista, isso porque, Siqueirinha mexeu com aliados próximos do prefeito afastado, Wellington Maciel (MDB).
******************************
BEM PERTIM
Por falar nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá decidir nos próximos dias se mantém ou não, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Pernambuco que cassou os mandatos do prefeito eleito em 2020, Welington Maciel (MDB) e do você Dr. Israel Rubis (Progressista). Se acatar as decisões de primeira e segunda instância teremos novas eleições na terra do Cardeal, com a inelegibilidade de LW, Rubis e da ex-prefeita Madalena Brito.
******************************
INCERTEZA
Ainda num cenário de incertezas, no tocante a possibilidade de novas eleições, o grupo de situação em Arcoverde dispõe de quadros importantes para apresentar, caso o TSE determine novas eleições, entre eles, o prefeito interino, Weverton Siqueira (PSB) e o vereador Luciano Pacheco (MDB) que vem fazendo um papel importante na Câmara Municipal como líder de governo. Pela oposição, há quem diga que a chapa venha a se repetir com Zeca (Prefeito) e Eduíno Filho (Vice). Resta saber, qual será o resultado das urnas depois desse furdunço!

******************************

FELIZ DA VIDA

O vice-prefeito Daniel Valadares anda feliz da vida, sua atuação vem sendo bastante elogiada na cidade, jovem trabalhador, ativo, articulado vem mostrando afinidade e alinhamento com o prefeito Sandrinho, dentro dos 100 dias de gestão, conseguiu trazer para Afogados um veículo para o PAA e equipamentos para o cineteatro São José, dessa vez o vice-prefeito recebeu um ofício do deputado federal Gonzaga Patriota atendendo mais um de seus pedidos, agora o município foi contemplado com um veículo no valor R$ 216.434,00 (duzentos e dezesseis mil quatrocentos trinta e quatro reais) para ajudar no transporte dos pacientes do TFD. O baixinho tá virado na gota, parabéns pelo trabalho. Até o momento a dupla vem se saindo bem.

******************************

CPI DO SENADO

Já estava na cara. A CPI do Senado polariza o Brasil. Quer se queira ou não, virou debate político-eleitoral, com os olhos voltados para às eleições de 2022. na verdade, a CPI é desproposital e criada por uma “cambada de deputados que não tem o que fazer.

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Fernando Bezerra cada vez mais distante do PSB para 2022

O senador Fernando Bezerra Coelho iniciou sua trajetória ainda em 1982 quando elegeu-se deputado estadual pelo PDS. Sua capacidade de articulação lhe fez secretário da Casa Civil do então governador Roberto Magalhães, porém como não havia o advento da reeleição, Fernando aproximou-se de Miguel Arraes que seria vitorioso naquela disputa de 1986.  Naquele mesmo pleito, Fernando chegaria ao seu primeiro mandato como deputado federal pelo PMDB.

Fernando ainda serviu aos governos de Miguel Arraes e Eduardo Campos, ora como secretário de Agricultura, depois como titular do Desenvolvimento Econômico. Ele também foi alçado à condição de ministro da Integração Nacional por indicação de Eduardo no primeiro governo Dilma Rousseff, chegou a ser líder do governo Temer emplacando Fernando Filho como ministro de Minas e Energia e hoje é líder do governo Bolsonaro no Senado.

A postura heterodoxa de Fernando Bezerra ao longo da sua trajetória alimentou rumores de que ele poderia voltar para a Frente Popular e disputar a reeleição para o Senado, porém seu sonho de ser governador acalentado por muitos anos e transferido para o seu filho Miguel Coelho  exige desta vez que ele permaneça distante do PSB em Pernambuco.

A sua entrevista ao Roda Viva na última segunda-feira e  a sua postura de enfática defesa do governo Bolsonaro não deixam muita perspectiva para que Fernando trilhe outro caminho que não seja o de ser o fiador do projeto de Miguel como candidato da oposição a governador de Pernambuco em 2022, mais do que isso, de ser o candidato de Jair Bolsonaro no próximo ano, defendendo o legado do presidente para o Brasil em nosso estado.

Reforço – A nomeação de Ruy Rocha para a presidência do IRH, somada a ida de Cacau de Paula para a secretaria de Turismo do Recife na gestão do prefeito João Campos, serviu para reforçar os laços entre PSD e PSB em Pernambuco. Presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula é um dos principais aliados do governador Paulo Câmara no estado.

Aproximação – Deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, a delegada Gleide Angelo (PSB) é muito próxima da nova secretária da Mulher, a também delegada Ana Elisa Sobreira Fernandes Gadelha, que foi oficializada ontem no cargo pelo governador Paulo Câmara.

Projeto – A avaliação nas coxias oposicionistas é a de que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não renunciará no próximo ano para ser candidata a governadora, a vice ou a senadora, e que seu projeto será eleger o empresário Fernando Lucena como deputado estadual pelo PSDB.

Federal – Cada vez mais próximo de ingressar no PSB, o deputado estadual Guilherme Uchoa Junior está decidido que será candidato a deputado federal. Sua desfiliação do PSC acontecerá em março de 2022, quando será aberta a janela partidária para quem for deputado e quiser trocar de legenda.

Inocente quer saber – Anderson Ferreira será candidato a senador na chapa de Miguel Coelho em 2022?

Blog Elielson 

O governador Paulo Câmara deu prosseguimento a reforma no seu primeiro escalão iniciada nos primeiros meses do ano. Ele fez alguns ajustes no comando da secretária da Mulher e na diretoria do Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão vinculado à Secretaria de Administração. A nova secretária delegada Ana Elisa Fernandes Sobreira Gadelha é uma indicação da deputada estadual Gleide Angêlo que mostra agora mais do que nunca uma afinidade com o Governo do Estado. Com essa movimentação afasta qualquer rumor de afastamento de Gleide do PSB.

Já o novo diretor do IRH é um quadro de indicação do PSD sob o comando do deputado federal André de Paula. Outro importante partido que teve um papel preponderante na eleição de João Campos no Recife, em 2020. A sigla também comanda o Turismo na PCR e no Estado tem Rodrigo Novaes, mesmo não sendo na cota do partido, mas ele é filiado ao PSD.

A informação que obtivemos é que até o fim do mês o governador seguirá anunciando novas mudanças. Com um tom muito mais político, Paulo Câmara prepara seu Governo de olho na eleição do próximo ano. Principal condutor da Frente Popular, o governador evita falar em eleição enquanto faz gestos para aliados preparando bem o palanque.

NOME NATURAL – Palaciano que prefere não se identificar revela à Coluna que “Geraldo Júlio é o nome natural para a sucessão de Paulo, Zé Neto é criação da Oposição ou de alguns nomes da base que querem ser vistos. Isso faz parte do jogo político”, revelou.

CODEVASF NA MIRA – A matéria publicada pelo Estadão aponta um esquema grande para distribuição de vantagens para políticos aliados ao Governo. Citando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) como “estatal do Centrão”. No Roda Viva de segunda o senador Fernando Bezerra (MDB) disse que a estatal iria ampliar a área de atuação para mais cidades.

NADA DE SECRETO – Em entrevista, o deputado Daniel Coelho cobrou apuração das denúncias do “Tratoraço”, porém pediu para separar “o que está no orçamento do que é compra ilegal”. Finalizou, “só não podemos dizer que há orçamento secreto, porque tudo é publicado em Diário Oficial”.

NOVO COMANDO – A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco tem um novo comandante, o delegado Daniel Grangeiro de Souza foi titular da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Alagoas (DRCOR). Ele também chefiou a inteligência lá. Souza vai substituir a delegada Carla Patrícia Cintra.

RÁPIDAS

EXPECTATIVA – Aliados que ainda esperam um espaço com Paulo Câmara cruzam os dedos na espera. O Avante de Sebastião Oliveira poderá ser contemplado nas próximas mexidas no tabuleiro do Palácio. Pelo menos essa é a expectativa!

VISITAS – O novo presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar foi recebido pelo primeiro-secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães. Em seguida, Léo se reuniu com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco, Bruno Baptista.

JULGAMENTO MARCADO – O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para a próxima sexta-feira, dia 14 de maio, o julgamento do processo de cassação da chapa do prefeito Nino Nascimento e seu vice Pereira de Nazaré da Mata. A cidade vai parar para acompanhar!

PINGA-FOGO: O “tratoraço” terá repercussão nas decisões da Oposição em PE?

O grande amor e o comendador

Na sequência dos bastidores que venho postando nesta coluna, desde segunda-feira passada, consequência da crise no Grupo João Santos, trago, hoje, um capítulo à parte envolvendo a relação entre o empresário Fernando Santos, que os poderosos de Pernambuco tratavam e reverenciavam como o “Doutor Fernando”, e a família do “comendador” Osvaldo Rabelo, poderoso que atraia verdadeiro séquito de deputados, quase todos os dias de sessões, ao redor dele, em famosos almoços em seu escritório político.

A história começa em Goiana, na Mata Norte, onde o velho João Santos vira usineiro e em seguida ergue a primeira cimenteira do que viria mais tarde a se transformar num grande império do cimento no Brasil, com destaque para Pernambuco. Jovem, fluente no trato, Osvaldo Rabelo logo passa a ser o braço direito do velho na política, com influência em outras áreas, entre as quais a polícia.

Mais tarde, é integrado ao grupo como o transportador-mor do cimento do grupo, dando-lhe poder financeiro. Houve a construção de uma união sistêmica entre eles. Fernando Santos era praticamente um filho querido do velho Osvaldão ou “o comendador”, como era tratado, e o seu filho Osvaldinho, ex-prefeito de Goiana, mais que um irmão de Fernando. A família Rabelo logo ganhou a máxima confiança a ponto de se tornar operadora geral da família Santos.

Fazia desde a proteção policial, passando pela defesa dos interesses políticos ao montar a maior bancada favorável aos interesses do Grupo na Assembleia legislativa, verdadeira barreira protetora para toda a família no início e depois como o “capo di tutti capi” de Fernando. Osvaldão tinha uma fidelidade canina, sem limite, a Fernando.

Mas ocorreu um drama familiar arrasador, que praticamente destruiu a saúde “espiritual” do “comendador”. Fernando havia vivenciado sua segunda separação, dessa vez de Najda Lang Cauás, belíssima mulher que enfeitiçou o coração e a vida de Fernando, a ponto de ele realizar as mais alucinantes loucuras para tentar saciar as vontades incontroláveis de uma “femme fatale”. Fernando estava emocionalmente traumatizado, abatido, deprimido.

Foi quando seu grande amigo-irmão Osvaldinho o acolhe, recebendo-o na casa da família com o mais verdadeiro carinho fraterno. Eis que algo terrível aconteceu: Fernando se apaixona pela então esposa e mãe dos três filhos de Osvaldinho, Lena Baptista Neves, e a “rouba” do “amigo-irmão”. Aí ocorre o que parecia impossível: o rompimento dos Rabelos com os Santos. Fernando então força todos os filhos de Osvaldinho a adotarem o seu nome de família, Pereira dos Santos. Chegou a tal ponto que fez o casamento de uma das “filhas”, entrando ela no altar e proibindo o pai verdadeiro, Osvaldinho, de sequer participar da cerimônia.

A loucura de Fernando por Lena se tornou tão extrema que seus novos “filhos” assumiram um papel central e decisivo no grupo após a morte do patriarca João Santos. Ana Patrícia Rabelo “Pereira dos Santos” vira, num passe de mágica, a toda poderosa, executiva número um do grupo João Santos, como se pode notar no relatório da operação da Polícia Federal, onde ela aponta como líder junto com o “pai” Fernando e a mãe Lena.

O poder da paixão – Doutor Fernando era apaixonado de forma tão cega pela segunda esposa que chegava a fazer grandes loucuras. Nadja decidiu, por exemplo, “tomar conta” do parque de exposição de animais do Cordeiro, algo inusitado e surpreendente. Fernando foi ao então governador Joaquim Francisco, em Palácio, exigir as devidas providências. O imbróglio demandou o envio de um projeto à Alepe alterando a legislação que regia a gestão do parque, para que uma entidade, controlada por Nadja, assumisse o controle da área de propriedade do estado. Só que, por ironia do destino, logo em seguida ocorreu a separação traumática e Fernando, prontamente, ordenou que cancelar tudo. Um vexame!

Compra de praia – Certo dia, bateu uma vontade louca em Nadja de virar dona de uma praia privada em Pernambuco. Fernando não titubeou e agiu rápido. Comprou, literalmente, a Praia da Gavoa, ao lado da Ilha do Avião, nas proximidades de Itamaracá, cantada em prosa e verso pelo rei Reginaldo Rossi. Depois, ela soube usar o seu poder junto ao marido apaixonado para comprar fazendas, joias e propriedades, além de outros desejos que pareciam não ter fim. Até que ocorreu uma implosão dela sentimental que levou Fernando ao desespero, resultando em muitos conflitos, inclusive com tiros e ataques furiosos, noticiados na época, transformando-se em caso policial.

Patrimônio gigantesco – A paixão de Fernando por Lena se tornou ainda maior. Todo e qualquer desejo dela era prontamente atendido, custasse o que custasse. Ela passou a ter o controle direto das decisões de Fernando, criando uma muralha que o tornou inacessível, inclusive aos próprios familiares. O PROCESSO Nº: 0815911-71.2020.4.05.8300, da 4ª Vara Federal de Pernambuco, revela as entranhas de como Lena construiu um “império” dentro do “império”, com ganhos financeiros fabulosos e a construção de um patrimônio gigantesco.

O poder do Frei – Lena não se contenta apenas em agir como “imperadora” no seio da família. Passa, mais do que se possa imaginar, a atuar no mundo da música, a exemplo da especial parceria com o frei Damião Silva, transformando-se em promotora de música religiosa. Até hoje se fala sobre essa parceria musical e altamente religiosa, que rendeu muitos frutos em todos os campos ao conselheiro espiritual da família, sobretudo no campo econômico.

Acabou isolado – Pouco a pouco, o famoso Doutor Fernando, como todos os governadores o tratavam em arroubos de bajulação, foi sendo isolado dos antigos amigos e preso pela fúria da sua nova paixão, que praticamente só deixava o marido conviver com a família Neves Baptista. No limite, Fernando se tornou duas pessoas numa só, ele e Lena foram se confundindo como entidade única. O que foi se expandindo com a fusão e confusão dos filhos de Lena que passaram também a serem extensões operacionais do “novo” Fernando.

CURTAS

QUEBROU – A operação da Polícia Federal, resultado da atuação do Ministério Público Federal ao lado da Justiça Federal, levou o casal a uma situação dramática. O que vazou é que eles não têm mais dinheiro nem nas contas bancárias, nem escondido nas diversas mansões. Não possuem joias, antiguidades e pinturas que poderiam ser vendidos. Nem tem mais os helicópteros, aviões, carrões e lanchas. Como vão pagar seus hábitos e gastos monumentais? O que se fala é que agora Fernando vai depender da família de Lena até mesmo para poder se alimentar e se locomover. Que terrível ironia do destino!

CHOCANTES – Recebi, nos últimos dias, incontáveis mensagens relatando situações chocantes quanto ao comportamento de Fernando Santos. Lamentamos ter que fazer esses terríveis relatos, mas é parte do nosso ofício levar os casos como eles são. Mas evitamos noticiar as partes que são degradantes do ponto de vista moral sobre determinados comportamentos íntimos dos personagens desse episódio deprimente. Recebemos, inclusive, notícias de violências inaceitáveis que foram praticadas.

Perguntar não ofende: Cadê a solidariedade dos políticos ao então poderoso e agora em baixa Fernando Santos?