Lula dispara e lidera corrida eleitoral para 2022 e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, diz Datafolha

Ex-presidente aparece com uma diferença de 18 pontos de Jair Bolsonaro no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha. No segundo turno, Lula registra 55%, contra 32% de Bolsonaro.

Lula versus Bolsonaro: eleição 2022 começou para valer nesta quarta | A Gazeta

O ex-presidente Lula disparou na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) e registrou 41% das intenções de voto para 2022, contra apenas 23% de Jair Bolsonaro, uma distância de 18 pontos. No segundo turno, Lula aparece com 55% e Bolsonaro, 32%. Outros candidatos, como Sergio Moro, Ciro Gomes, Luciano Huck e João Doria aparecem com percentuais de 7% para baixo. O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Confira os números:

Primeiro turno:

Lula 41%
Bolsonaro 23%
Moro 7%
Ciro 6%
Huck 4%
Doria 3%

Segundo turno:

Lula 55%
Bolsonaro 32%

A pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial, que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 41% dos votos totais, contra 23% de Jair Bolsonaro, 7% do ex-juiz condenado pelo Supremo Tribunal Federal Sergio Moro, 6% de Ciro Gomes, 4% de Luciano Huck e 3% de João Doria, além de 2% de Henrique Mandetta e João Amoedo, não revela toda a realidade. Neste cenário, a Folha incluiu dois personagens que já deixaram claro que não disputarão as eleições, que são Moro e Huck. Mesmo assim, Lula já teria praticamente 48% dos votos válidos, ou seja, estando muito perto de uma vitória em primeiro turno.

Num cenário hipotético em que todos os votos de Moro migrassem para Bolsonaro e apenas 30% dos votos de Huck migrassem para Lula, o ex-presidente já teria mais de 50% dos votos válidos – o suficiente para vencer a eleição em primeiro turno. Portanto, o Datafolha não pesquisou o cenário mais realista, que traria a segunda manchete, ainda mais impactante. Depois de 580 dias como preso político, Lula venceria as eleições presidenciais em primeiro turno.

É a primeira pesquisa do Datafolha feita desde que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou as condenações judiciais do petista, com a justificativa de que a Justiça Federal em Curitiba não era o foro competente para as ações. Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

A pesquisa traz ainda algumas informações interessantes:

  • O presidente Bolsonaro perde para Lula em todas as regiões, mas tem melhor desempenho no Sul e no Centro-Oeste/Norte, nas quais é forte o agronegócio, uma de suas grandes bases de apoio. Tem 28% em ambas.
  • Bolsonaro também perderia feio de Ciro Gomes no segundo turno, por 48% X 36%, mas esse agora é um cenário mais que improvável.
  • Ciro se sai melhor entre brasileiros com ensino superior (11%) e com maior renda (13%). Esse tem sido, aparentemente, um dos problemas de Ciro, sua dificuldade de conquistar a simpatia dos extratos mais populares.
  • Doria, por outro lado, tem um desempenho mais fraco que os outros no segundo turno, empatando com Bolsonaro.
  • Lula recuperou o voto no Nordeste, onde pontuaria 56% no primeiro turno.
  • Entre brasileiros com renda familiar até dois salários, o ex-presidente teria 47%.
  • Entre brasileiros com ensino superior, Lula teria 30%.
  • Entre brasileiros do estrato mais rico, com renda superior a dez salários, o petista teria 18%.
  • O petista também lidera na espontânea, com 21% das intenções de voto, contra 17% de Bolsonaro, e 1% de Ciro Gomes. Os outros não pontuam.