Itapetim celebra o centenário de Rogaciano Leite

Com início na quinta-feira (1º) e encerramento neste sábado (03), Itapetim celebrou o centenário do poeta Rogaciano Leite, filho do Sítio Cacimba Nova, zona rural do município.

Se estivesse vivo, Rogaciano teria feito 100 anos em 2020, mas por causa da pandemia as celebrações só puderam ser realizadas este ano apenas em formato virtual.

Mesmo sem a presença do público, a Secretaria de Cultura com apoio total do Governo Municipal, promoveu durante três dias uma festa cultural em tributo ao artista e jornalista sertanejo.

Na quinta-feira, data de aniversário de 101 anos de Rogaciano, aconteceu a abertura do evento com a presença do prefeito Adelmo Moura, do secretário de Cultura Ailson Alves, da presidente da Câmara, Jordânia Siqueira, e a participação ao vivo pela internet da filha de Rogaciano, Helena Roraima, e do professor e filósofo itapetinense Marcos Nunes.

Na ocasião foi feito o lançamento de livros em edições especiais com as belas criações poéticas de Rogaciano, a exemplo do livro “Carne e Alma” e o pré-lançamento de “Coração Sertanejo”, organizado por Helena.

Declamadores, repentistas e Vicente Di Paula e Banda prestaram tributo ao poeta na primeira noite de homenagens ao seu centenário.

Nesta sexta-feira (02) a programação contou com recital da poetisa mirim Evelyn Marianny, mesa de glosas e o show musical da banda As Severinas.

As atividades se encerraram neste sábado com uma mesa redonda dentro do programa “Sou mais o povo”, apresentado por Ailson Alves e com a participação dos historiadores e filósofos, Marcos Nunes e Lindoaldo Campos, além do historiador Cícero Renan.

Todas as apresentações foram transmitidas pela internet e tiveram grande interação de internautas que acompanharam de várias cidades do Brasil por meio das redes sociais.