Clínica Médica
Casa Bem
Hits
Dr. Robson Stênio

Auto Unidos
Miss Dourada

Dr. Fred Barros
Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Odonto Center
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
BMG Correspondente Antônio Filho
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Deixe Seu Like

~~Giro pelos Blog’S (Segunda Feira 19/07/2021)~~

Blog do FinFa

Reunião – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), acompanhado do seu Secretário Municipal de Saúde, Paulo Jucá, que provavelmente será candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, terão uma reunião com o Presidente Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB, Sileno Guedes, nesta manhã na sede do partido na capital pernambucana. Na pauta, situação do partido na capital da poesia, eleições de 2022, entre outros assuntos.

Origem em Afogados – O policial rodoviário chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Serra Talhada, Bruno Miguel de Campos Goes (foto), que se envolveu em um acidente na BR-316, na noite do último sábado (17), próximo a cidade de Bodocó-PE, e que perdeu seu colega de trabalho (Clovis Guerra da Silva) tem origem de Afogados da Ingazeira. Bruno Miguel de Campos Goes, é neto do ex-prefeito Miguel de Campos Goes (Seu Miguelito), filho do engenheiro Luiz de Goes, sobrinho de Branca Goes e Graça de Erickson. Bruno já se encontra no Hospital Português e passa bem.

Participou – O prefeito de Iguaracy-PE, Zeinha Torres, participou da conclusão do Projeto Capacitar, onde 18 mulheres concluíram o Curso de Corte e Costura, oferecido pelo Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Diretoria da Mulher e Sala do Empreendedorismo. Segundo o prefeito Zeinha, além do Curso, foram oferecidas pela Sala do Empreendedor, oficinas do SEBRAE, de como planejar o seu Negócio, fluxo de Caixa e como Formar preço de venda, capacitando assim todas as alunas para o mercado de trabalho. Nesta semana, vai iniciar as inscrições do curso para mulheres da sede do município, às inscrições serão feitas na secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Informa – O Governo Municipal da cidade de Quixaba-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa aos quixabenses, que na próxima quinta-feira (22), será realizada a vacinação da primeira dose para pessoas na faixa etária de 35 a 36 anos, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Maria das Dôres e Antônia Rainha, e na próxima sexta-feira (23) Estratégia Saúde da Família (ESF) José Jacinto às 8h da manhã.

Frase – “A volta de Fernando Bezerra Coelho para Frente Popular de Pernambuco, é igual ao ligar um interruptor de eletricidade. Tá escuro, triscou clareia, então a mesma coisa, dele anunciar sua volta”. (Um político do Pajeú, em conversa com este blogueiro)

Você sabia – A Diocese de Afogados da Ingazeira é a única no Brasil que tem como padroeira Santa Maria Madalena, segundo o Blog Afogados Online. E terá início nesta segunda-feira (19), as festividades em honra à Padroeira da Diocese de Afogados da Ingazeira, Santa Maria Madalena. Todas as noites, de segunda à quarta, haverá missa na Catedral sempre às 19h. Na quinta (22), dia de Santa Maria Madalena, a missa será campal, às 17h, com presidência do bispo diocesano Dom Egidio Bisol.

Anunciou – O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que a pandemia deixou a gente com muitas saudades, e uma delas é a possibilidade de fazer passeios diferentes nos fins de semana. “Agora, com a melhora nas curvas da Covid-19, já dá para retomar essa programação. Os espaços culturais do Recife prepararam uma série de atividades para proporcionar lazer, inspiração e aprendizado durante o mês de julho, quando as crianças estão de férias, com todos os protocolos sanitários. Os teatros do Parque – agora restaurado – e Santa Isabel estão abertos a visitação, assim como o Paço do Frevo e a Galeria Janete Costa, o Parque Dona Lindu e o Museu Murillo La Greca . No Museu da Cidade do Recife, tem programação especial para as crianças, contando a história e os segredos do Forte das Cinco Pontas, incluindo lendas sobre monstros marinhos. De casa também dá para curtir parte dessa programação, fazendo tour digital no @teatrodoparqueoficial ou conferindo a programação online de eventos do @pacodofrevo e no @mamamrecife“.

Hoje –

A Prefeitura de Floresta, estará realizando nesta segunda-feira (19), a partir das 8 horas, a vacinação para pessoas com 30 anos+ para primeira dose.

Disse –

“Se depender do Bolsonaro ele não é responsável por nenhuma das mais de 540 mil pessoas mortas na pandemia, nem por 15 milhões de desempregados, nem por 19 milhões de brasileiros com fome e nem mesmo pela escandalosa tentativa de roubo na compra de vacinas. Ele deveria é dizer que vai vetar, mas vai tentar arrumar alguém para responsabilizar também, porque é típico dele e dos filhos correr das suas responsabilidades e obrigações”.(Deputado Federal, Marcelo Ramos-PL-AM)

Perguntar não ofende – Esta semana haverá novidades na política de Pernambuco?

Com a família Coelho de Petrolina ensaiando uma volta à Frente Popular, a oposição em Pernambuco vai ficando sem opções para fazer frente ao PSB. Se o cenário desenhado se concretizar, essa responsabilidade cairá sobre os ombros do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Ainda em cima do muro, sem assumir se será ou não candidato a governador, o Ferreira vai precisar de mais do que uma fala bonita em programa de rádio para se viabilizar.

Primeiro que Anderson não tem o trunfo de Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, que faz uma gestão modelo e pode, se for candidato, utilizá-la como um mote de campanha. Anderson, por outro lado, não tem o que mostrar do seu governo de quase cinco anos em Jaboatão. Vivendo de propaganda de instalação de led, o prefeito não consegue acertar em muita coisa.

Restará a Anderdon se agarrar no discurso religioso, fazendo pose de bom moço, pregando o evangelho e misturando política com religião. Mal sabe ele que disputar o Governo de Pernambuco é muito diferente de concorrer a prefeito de Jaboatão, aqui sem nenhum demérito à segunda maior cidade do estado. Se está pensando nisso, é o bom esquecer, porque o eleitorado pernambucano é muito diverso. Diante de tantas dificuldades, é bem capaz de Anderson correr da parada.

LABORATÓRIO – O senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado estadual Antonio Coelho e o vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, participaram da inauguração do Laboratório de Carcinicultura e Biológicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Um equipamento inovador com a finalidade de fomentar novas oportunidades de negócio para todo o setor agrário do semiárido, oferecendo suporte técnico aos agricultores da região, particularmente aos situados na área de sequeiro. Essa nova vertente de desenvolvimento para Petrolina e o semiárido foi comemorada pelo deputado Antonio Coelho. Segundo o parlamentar, o laboratório é um importante instrumento nessa busca por novas perspectivas econômicas em uma região carente de oportunidades.

MINISTRO – O deputado estadual, Alberto Feitosa acompanhou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em uma visita à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), para prestigiar a inauguração da sede da Cinemateca Pernambucana e os lançamentos do site e livro do Prêmio Delmiro Gouveia Economia Criativa. “Fico honrado pela oportunidade em ver o brilhante trabalho que o estimado Antônio Campos faz à frente da Fundaj, e, de estar presente nesta solenidade e muito feliz em saber que esta instituição tem o total apoio do ministro Milton, que continua com o objetivo de preservar o acervo cultural do Estado e do Nordeste, onde beneficia milhares de estudantes, pesquisadores e público geral” pontuou Feitosa.

TI – A capital pernambucana foi destaque em um material publicado pelo portal internacional Rest of World como uma das seis cidades do mundo que lideram a construção do futuro da indústria de TI. A publicação destaca o papel do hub de tecnologia do Porto Digital, que transformou o Recife em referência no assunto não só no Brasil, mas no mundo. O material aponta que, ao contrário da expansão não planejada do Vale do Silício, o Porto Digital se trata de uma iniciativa planejada, administrada pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), formado pelo governo local, universidades e empresas em 2000. É a esse grupo que cabe a missão de trazer alunos qualificados, conectar empresas com cadeias de abastecimento locais e lançar startups para investidores.

MISSA DO VAQUEIRO – O deputado licenciado e atual secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, esteve no distrito de Nazaré do Pico, em Floresta, um dos lugares onde tem a maior e bem organizada Missa do Vaqueiro. Nazaré fica divisa com Serra Talhada e Floresta. Em suas redes sociais, Rodrigo destacou que foi um dia muito diferente em comparação a outros anos? Em decorrência da pandemia. Ressaltou que só de acontecer o desfile dos vaqueiro é uma benção. O ato, que respeitou todos os protocolos de saúde, ocorreu em frente a capela de nossa senhora da saúde que também completa 100 anos.

O povo quer saber: Anderson Ferreira tem mesmo coragem de se candidatar a governador?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Vai ou num vai a candidatura do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) a Assembleia Legislativa? A pergunta divide opinião, porque os postulantes já estão correndo trecho em busca de apoios e José pouco tem se movimentado nesse contexto. Citemos a região como referência porque o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) já fechou vários apoios e vem se articulando. Até o Secretário Municipal de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá vem fazendo sua parte. Pelo menos mídia ele tem de sobra, os blogs estão com a molesta mostrando sua ações a  frente da pasta. Já o Coimbra está muito resumido ao gerenciamento da AMUPE e se tem viso pouco envolvimento no projeto. Mas como é misterioso em suas decisões e gosta de anunciar as coisas em riba da hora, vamos aguardar a sua decisão.

******************************************

ESFRIOU

A pré-candidatura do prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) ao governo do estado deu uma esfriada daquelas depois de encontrar uma série de dificuldades dentro do MDB que ao contrário do que o jovem petrolinense esperava, está próximo do PSB de Paulo Câmara e de Geraldo Júlio. depois de levar um arrocho, o deputado federal e presidente da legenda no estado, Raul Henry não demonstrou nenhum interesse em lançar candidatura própria em 2020. Com a porta fechada e o projeto inviabilizado dentro do partido, o jeito é FBC procurar abrigo em outra legenda ou mesmo aderir ao projeto de continuidade do PSB com a vaga do senado.

******************************************

SEM MORAL

Depois de ter sido chamado de “SEM MORAL” pelo prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), o vereador oposicionista Nilton Senhorinho (PSB) sem muito arrodeio respondeu Estrela na bucha: “Sem moral é que é eleito prometendo montar a equipe de governo com pessoas de Belo Jardim e enche a prefeitura de forasteiros para humilhar o povo, sem moral é quem se elege prometendo convocar os concursados e não o faz, sem moral é quem recebe sete parcelas da merenda escolar mas só distribui um Kit aos alunos, sem moral é quem recebeu quase 100 milhões de impostos, mas até agora não pagou o salário de dezembro, então senhor prefeito, veja quem está sem moral para falar com a cidade”.

******************************************

PP POR PSB

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual, Eriberto Medeiros deve deixar mesmo o PP e ingressar no Partido Socialista Brasileiro – PSB. Eriberto já esteve reunido com o governador Paulo Câmara tratando da mudança de sigla. Em condição favorável para reeleição, pela estrutura montada em torno de apoios importantes, os serviços prestados e a experiência vitoriosa em outros pleitos, o gordo será um grande reforço na sigla socialista.

******************************************

DE OLHO NA ALEPE

O Sertão do Moxotó pode ter dois ex-prefeitos concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Com a sinalização da ex-prefeita de Arcoverde Madalena Brito (PSB), agora é Leonardo Martins (PP) ex-prefeito de Inajá quem ventila entrar na disputa. Um dos principais incentivadores é o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do Progressista. Leonardo disputou a prefeitura de Inajá em 2020 e mesmo enfrentando a máquina com dois ex-prefeitos e o poder econômico foi suplantado nas urnas por apenas 3% dos votos.

******************************************

NEGOU

deputado estadual e atual Secretário de Turismo do EstadoRodrigo Novaes (PSD), negou a intenção de concorrer a uma vaga na Câmara Federal, nas eleições de 2022. Novaes chamou de “boatos” as colocações que tem sido feitas sobre o tema. O florestano vai mesmo concorrer a recondução do cargo na Assembleia Legislativa.

******************************************

DESRESPEITO

Por falar em Rodrigo, a mídia podre expôs o nome do deputado no caso da influenciadora digital Raiane Lima de uma forma pra lá de desrespeitosa. Não tinha nada a ver divulgar nomes e ainda mais o vídeo expondo a intimidade pessoal do parlamentar. No site Metropoles, o colunista Leo Dias cita o nome da médica, ex-esposa do deputado e ainda usa palavras que não são adequadas a realidade, já que Novaes nada tinha mais a ver com a influenciadora…

******************************************

SONDADO

O vereador Matheus Francisco (DEM) vem sendo sondado para a disputa de uma das vagas da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE) nas eleições de 2022. Jovem estreante na política, em seu primeiro mandato na Câmara de Carnaíba, Matheus não confirmou ainda se irá concorrer ao cargo de deputado estadual, mas pessoas próximas ao parlamentar garantem que essa possibilidade é quase remota. Matheus é filho do ex-prefeito José Francisco Filho (Didi).

******************************************

PSB POR PP

Por falar em Progressista, a sigla comandada pelo deputado federal, Eduardo da Fonte irá reforçar seus quadros com a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe pelo Agreste Meridional. Débora que governou São Bento por dois mandatos consecutivos 2013-2016 e 2017-2020 é filiada ao PSB e foi chamada para uma conversa no Palácio com o governador Paulo Câmara. Ao que parece, Paulo não convenceu de permanecer na sigla, isso porque já andou visitando alguns municípios como Capoeiras e Tacaimbó na companhia de Eduardo da Fonte.

******************************************

15 PREFEITOS

O Republicanos recebeu a adesão de mais um prefeito. O novo filiado é Fabiano Marques, de Petrolândia, cidade do Vale do São Francisco e grande potencial turístico. Este, aliás, é um dos projetos de Fabiano à frente da Prefeitura: desenvolver infraestrutura para atender e ampliar o fluxo de turistas que hoje busca a cidade. Sob o comando do deputado Sílvio Costa Filho, o partido chega a 15 prefeitos. Nos últimos dois anos, foi a legenda que mais cresceu no estado.

******************************************

É SÓ UMA PERGUNTA

Se o Partido dos Trabalhadores é mesmo contra o “Fundão Eleitoral” de quase R$ 6 Bilhões, porquê o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assina um documento se comprometendo a não receber nenhum real do Fundo Partidário? É somente uma pergunta.

******************************************

TAPA NA CARA
Se vetar mesmo a destinação de R$5,7 bilhões para financiar campanha de políticos, o presidente da república Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) terá a chance de descolar sua imagem desse tapa na cara dos cidadãos. Ainda que seu veto venha a ser derrubado.
******************************************
PARA FECHAR
O Blog do Itamar vai reformular o seu layout a fim de atender melhor aos seus usuários e anunciantes. O processo contará com trabalhos de design sertaniense Duilio para que, tanto a estrutura, quanto a organização, fique mais moderno e fluído. A última vez que o blog havia passado por reformulação de layout foi em 2015. A decisão de fazer as melhorias se deu devido às mudanças nas ferramentas de comunicação e dos novos hábitos de consumo dos leitores.
Blog Ponto de Vista


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Importante colégio eleitoral da Zona da Mata Sul, o município de Palmares deve ser palco de uma acirrada disputa pelo voto para deputado federal. Além de Eduardo da Fonte, que conta com o apoio do prefeito Júnior de Beto (PP), Clodoaldo Magalhães e o Coronel Souza Filho também digladiarão pela preferência do eleitorado do município. Clodoaldo possui uma histórica relação com o município onde o seu tio Enó Magalhães já foi prefeito e o seu primo Noé de Enó ficou na 3ª colocação na disputa pela prefeitura no ano passado. Por sua vez, Souza Filho fez uma gestão elogiada na oportunidade em que comandou o 10° Batalhão da PM, sediado no município, o que estreitou a sua relação de admiração pela população palmarense e região. Vale destacar também que Souza Filho também concorreu à prefeitura em 2020 obtendo expressiva votação.

Diante do exposto, o prefeito Júnior de Beto terá pela frente um desafio em tanto para garantir ao seu federal uma votação expressiva, uma vez que tem em Clodoaldo Magalhães e o Coronel Souza Filho duas figuras que possuem grande potencial de abocanhar uma parcela expressiva dos votos para deputado federal.

Ao que se percebe, não é apenas a disputa para federal que será concorrida no município. Para deputado estadual o cenário também será semelhante. Enquanto o prefeito está fechado com Antônio Coelho (DEM) outras duas candidaturas despontam com grande competitividade. Tratam-se do deputado Clóvis Paiva, que obteve expressiva votação em Palmares no ano de 2018 e que possui forte presença por lá, e o ex-prefeito Altair Júnior que anda sendo estimulado pelo deputado federal Raul Henry a entrar no páreo.

EM ALTA – Tem chamado a atenção dos escadenses o intenso ritmo de trabalho que a engenheira Jacyara Gouveia, secretária municipal de Infraestrutura, tem tocado a pasta. Jacyara, que é filha da prefeita Mary Gouveia e do ex-prefeito Jandelson Gouveia, é a aposta do grupo para disputar um mandato de deputada estadual.

AMEAÇA – A ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, intensificou as movimentações rumo a ALEPE. Entre as várias lideranças que estão aderindo ao seu projeto estaria o prefeito de Tupanatinga, Sílvio Roque (PP). A aliança teria sido articulada pelo deputado federal Eduardo da Fonte. Em pouco tempo Débora passa da condição de “camurim ovado” para uma candidatura que pode fazer com que alguns deputados do PP se tornem em “camurins diplomados”, termo utilizado para políticos que pensam que vão se reeleger, mas que na verdade irão servir de escada. De quem Débora irá comer o cartão no partido?

GANHANDO TERRENO – Guilherme Uchôa Júnior recebeu a adesão de Nicolly Cavalcanti, principal liderança de oposição em São Benedito do Sul, a sua base. Embora ainda não tenha revelado o seu destino partidário para 2022, Uchôa pode ingressar no PSB. Entre os que concorrerão à Câmara Federal a sua candidatura figura entre as mais competitivas.

DIFERENTE DOS IGUAIS – Por falar em Guilherme Uchôa Júnior ele consolidou o nome junto a um robusto grupo de oposição em Cupira. Bem votado no município em 2018 para estadual, Uchôa tem tudo para repetir o desempenho no município para federal. A sua presença por lá é de intimidade. Algo bem diferente dos seus concorrentes.

MISTÉRIO – Ainda gera muita dúvida o destino partidário do deputado estadual Álvaro Porto para disputar a reeleição. O que se sabe é que ele já teria conversado com os dirigentes do PP, MDB e PSC. Há quem aposte que o destino de Álvaro seja o PSC do deputado federal André Ferreira, seu aliado nos municípios de Canhotinho Quipapá.

PÉ NA ESTRADA – O deputado fernando Monteiro cumpriu extensa agenda no Agreste ao lado do prefeito Branco de Geraldo (Jurema), Uilas Leal (Alagoinha), Marcos Patriota (Jupi), João Lucas (Bom Conselho), Nivaldo Tirri (Caetés) e Júnior Vaz (Pedra), além de ex-prefeitos, entre eles Dannilo Godoy que é pré-candidato a deputado estadual e com quem fará uma dobradinha em Bom Conselho.

ALGUÉM RESPONDE ? – Depois de perder o apoio de Dannilo Godoy em Bom Conselho e na iminência de não ter o apoio da família Hacker em Sirinhaém, Tamandaré e Rio Formoso, o deputado federal Danilo Cabral será candidato à reeleição?

Blog do Elielson 

Com o nome posto para disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) está preparando uma maratona de visitas às principais cidades do Estado.

Ainda sem definição partidária para o pleito, Miguel segue focado de tornar-se conhecido com objetivo de viabilizar seu projeto majoritário. A coluna apurou que está sendo montada uma super-agenda e que as visitas já começam agora em agosto. O senador Fernando Bezerra Coelho também participará dessa maratona.

Miguel tem em mãos a oportunidade de disputar o Governo pelo Podemos, falam até do PSL, além do DEM. Inclusive, o ex-ministro Mendonça Filho já fez o convite publicamente que foi asseverado por ACM Neto.

NOVO NOME – Após o ex-deputado Botafogo Filho declinar da possibilidade de dissolutas uma vaga na Alepe em 22. O grupo Botafogo poderá lançar a ex-vice-prefeita de Tracunhaém, Nicinha Botafogo. A decisão será tomada nos próximos dias.

MDB PRIORIZADO – Após se manter na aliança com o PSB, o MDB virou prioridade número um do palácio. A informação que o governador vai levar quadros importantes para encher a chapa de estadual e federal da legenda.

GESTÃO BEM AVALIADA – O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB) vem tocando uma gestão muito forte e bem avaliada. Labanca está focado 24 horas na gestão e isto está sendo o diferencial do seu mandato. Se manter esse ritmo ele vai pra uma reeleição tranquila.

MPPE NA COLA – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito civil para apurar uma suspeita de irregularidades sobre um edital lançado pela Prefeitura de Orobó, no Agreste Setentrional, para a compra de doces, salgados, sucos e refrigerantes, no valor de R$ 333.606,60.

RÁPIDAS

CHAPA ESTADUAL  – A chapa federal do PT está muito bem montada com Marília Arraes, Carlos Veras, Tereza Leitão. Já a chapa estadual ficou praticamente esvaziada. A sigla terá que apontar novos nomes que tenham força para a eleição

ANTECIPOU – O presidente da Câmara  de Olinda, Saulo Holanda (SD), anunciou a  antecipação da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. Uma sessão extraordinária para votação foi convocado para amanhã, às 10h.

ANIVERSÁRIO–  A cidade de Bom Jardim completa hoje 150 anos, o prefeito Janjão preparou uma agenda intensa para comemorar esse dia.

PINGA-FOGO: Quem votou contra o fundo eleitoral vai usá-lo ano que vem?

Congresso desconectado do povo

Por Houldine Nascimento – interino

A grave crise econômica que o Brasil atravessa não foi suficiente para sensibilizar o Parlamento brasileiro na última quinta-feira (15), quando decidiu pelo aumento dos recursos públicos para o financiamento eleitoral no próximo ano. A medida foi aprovada no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em 2022, que determina as metas e prioridades para os gastos do governo.

Relator da proposta, o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) incluiu no texto um piso correspondente a 25% da verba destinada à Justiça Eleitoral no ano que vem. Pelos cálculos de técnicos do Congresso, o valor para o fundo será de R$ 5,7 bilhões, quase o triplo dos R$ 2 bilhões gastos nas últimas eleições.

O parlamentar argumentou que “o Fundo de Financiamento de Campanha tem papel no exercício da democracia dos partidos”. O texto foi aprovado por 278 votos a 145 na Câmara, enquanto no Senado Federal, foram 40 favoráveis e 33 contrários.

É estarrecedor que o Congresso chancele um fundo eleitoral tão volumoso, sobretudo por desconsiderar a realidade do Brasil, um país extremamente desigual. São quase 15 milhões de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 19 milhões de pessoas em situação de fome, conforme aponta a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan).

Após a aprovação, parlamentares foram cobrados nas redes sociais. Membros da base governista chegaram a protestar contra a elevação do fundo, embora tenham votado a favor da LDO, mesmo com o jabuti. “A gente votou a favor porque, sendo governo, precisa votar com o Orçamento”, justificou a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). O texto seguiu para sanção presidencial.

“Casca de banana” – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de “casca de banana” o fundo eleitoral de R$ 5,7 bi. A declaração foi dada em entrevista coletiva, ontem, na saída do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após quatro dias internado. Ele saiu em defesa dos que votaram a favor da LDO e abriu a possibilidade de vetar o fundão: “Obrigado aos parlamentares que votaram a LDO. Todos eles estão sendo acusados injustamente de ter votado o fundão. Eu sigo a minha consciência, sigo a economia, e a gente vai buscar dar um bom final para isso daí. Afinal de contas, já antecipo: R$ 6 bilhões para fundo eleitoral? Pelo amor de Deus.”

Bolsonaro culpa Ramos – O chefe do Executivo responsabilizou o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), que conduziu a sessão da LDO na Casa, pela aprovação do fundo eleitoral. “Muitos parlamentares tentaram destacar essa questão (fundo eleitoral). O responsável por aprovar isso aí é o Marcelo Ramos lá do Amazonas, viu presidente (Arthur Lira, do PP-AL). Ele que fez isso tudo”, acusou. “Pelo amor de Deus, o estado do Amazonas ter um parlamentar como esse. Ele (Marcelo Ramos) atropelou, ignorou, passou por cima e não botou em votação o destaque”, prosseguiu.

Deputado desafia presidente – “Ele (Jair Bolsonaro) deveria é dizer que vai vetar, mas vai tentar arrumar alguém para responsabilizar também, porque é típico dele e dos filhos correrem das suas responsabilidades e obrigações”, reagiu Ramos. Em vídeo, o parlamentar foi além: “Quem encaminhou a LDO com previsão de fundo eleitoral para o Congresso foi ele, o governo dele. Quem articulou a votação na Comissão Mista do Orçamento para definir o valor foram os líderes do governo dele. Quem articulou a votação em plenário foram os líderes do governo dele. Eu só presidi a sessão e quero lembrar que não houve protestos pelos líderes do governo, nem pelo líder do partido do filho dele (Eduardo Bolsonaro, do PSL-SP) contra a votação simbólica.”

Voto impresso – Ficou para depois do recesso parlamentar a votação do parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna a impressão do voto obrigatória. Na última sexta-feira (16), a comissão especial que analisa o tema na Câmara chegou a se reunir, mas a sessão bastante açodada terminou sem que os 34 membros pudessem votar. Na iminência de uma derrota, o presidente da Comissão, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), decidiu dar mais tempo ao relator Filipe Barros (PSL-PR) para que ele faça alterações no texto. Ambos são da ala bolsonarista e favoráveis à proposição. Após o anúncio, Martins, que presidia a distância, encerrou a reunião abruptamente, sob protestos de vários parlamentares de oposição. Foi chamado de “picareta” pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Pernambucanos na comissão – Há três deputados pernambucanos entre os titulares na Comissão: Carlos Veras (PT), Milton Coelho (PSB) e Wolney Queiroz (PDT). Ao menos os dois primeiros são contrários à mudança. “O contexto de implantar o voto impresso é de criar embaraços para a apuração das eleições de 2022, tornando o processo de apuração confuso e inconclusivo, a exemplo do que se tentou fazer nos EUA e mais recentemente no Peru”, disse Milton à coluna. Veras, por sua vez, avalia “a questão do voto impresso, geral e amplo, da forma como os governistas pretendiam, como matéria já derrotada. É possível que o relator faça uma alteração substancial, sabendo da derrota. O que importa é que a democracia, e as suas garantias, se impuseram”. O Blog procurou Wolney, mas não obteve resposta.

CURTAS

SEMIPRESIDENCIALISMO – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem defendido a mudança de sistema de governo por meio de uma PEC. Ele já articula com aliados a alteração e justifica que o presidencialismo virou “fonte inesgotável de crises”.

RECUPERADO – O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, publicou um vídeo de agradecimento em suas redes sociais, ontem, demonstrando estar recuperado da angioplastia para a colocação de stent. Na madrugada de sábado (17), ele se submeteu ao procedimento. Na noite anterior, teve um mal-estar enquanto viajava para Porto Seguro (BA), onde passa férias.

Perguntar não ofende: Bolsonaro vai vetar o fundão eleitoral?

Coluna da Folha’PE/Edmar Lyra

PL pode ser destino de proporcionais da oposição 

Com o aval nacional do seu partido para ser candidato a governador em 2022, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) já se debruça na montagem das chapas proporcionais da legenda com o objetivo de eleger expressivas bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Além do atual deputado federal Fernando Rodolfo, já filiado à sigla, o também deputado André Ferreira, presidente do PSC, em caso de manutenção da regra atual, deverá ser oficializado no PL. O terceiro nome que é esperado no partido é o Pastor Eurico, que certamente não montará chapa no Patriota, e deverá buscar a reeleição pela sigla.

Juntos, André, Fernando e Eurico obtiveram em 2018, mais de 450 mil votos, suficiente para a reeleição dos três em 2022, com a candidatura própria a governador, o partido deverá ter um incremento significativo do voto de legenda, o que abre caminho para outros pretendentes à reeleição, como é o caso de Daniel Coelho, que não deverá montar chapa no Cidadania, e também não deverá conseguir chapa no PSDB para garantir sua reeleição. A chegada de Daniel e dos votos de legenda deverão garantir ao PL a marca de 600 mil votos, considerando as votações de todos os nomes citados sendo repetidas, o que engatilha a quarta vaga.

Prestes a chegar às definições no palanque da oposição, o PL que tem tempo de televisão, fundo eleitoral e um postulante competitivo a governador, larga na frente em relação aos demais partidos oposicionistas no sentido de montar chapas proporcionais, sendo atrativo para outros parlamentares que estão na oposição em siglas que não terão competitividade no próximo ano.

Reaproximação – A cada dia que se passa, fica mais provável a reaproximação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) com a Frente Popular. A engenharia passa pela ida dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho para o MDB e pela desistência em definitivo da postulação de Miguel Coelho. Como contrapartida, Fernando seria o senador da Frente Popular em 2022.

Obstáculo – Apesar de a negociação estar em curso e ser admitida por interlocutores do senador e do governador Paulo Câmara, há um obstáculo que precisa ser removido, que é a função de líder do governo Bolsonaro no Senado ocupada por Fernando. Há quem aposte que não durará muito tempo e Fernando deixará o posto, uma vez que estaria insatisfeito na dura missão que tem desempenhado de defender o governo federal.

Raquel Lyra – Tida como uma opção diferenciada na oposição para disputar o governo de Pernambuco em 2022, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, presidente estadual do PSDB, não faz nenhum movimento claro na direção de disputar a sucessão de Paulo Câmara. Isso tem feito muita gente desacreditar da hipótese de Lyra disputar o Palácio do Campo das Princesas.

Inocente quer saber – Quais partidos não montarão chapa na oposição em 2022?