POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Com o empate diante do Vasco no último domingo, o Náutico quebrou um recorde de invencibilidade do Corinthians na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube pernambucano chegou a 12 jogos sem derrota, superando o Paulista em 2008 que permaneceu 11 jogos invicto naquela oportunidade. O resultado só confirma como o Timbu está no rumo certo, embora o gosto do empate contra o Vasco, em São Januário, seja amargo, porque o alvirrubro abriu o placar aos 32 do 1⁰ tempo com Vinícius e não levou os 3 pontos por pouco: Morato igualou aos 46 da etapa final. O Náutico permanece líder com 26 pontos. O time enfrenta amanhã (21) o Brasil de Pelotas, nos Aflitos, às 21h30.

Sempre falamos do Náutico com empolgação nessa coluna, mas ao continuar parágrafos abaixo, se perde o tom. Infelizmente. Agora para mencionar mais uma derrota do Santa Cruz, essa no Arruda. Já é o quinto desastre pela Série C, junto com três empates e nenhuma vitória até a 8ª rodada completa. Desta vez o Tombense de Minas foi na casa do Santa e venceu por 1 a 0. A pergunta fica: o que aconteceu com essa gestão para ter contratado de maneira tão equivocada? E não quero frustrar os torcedores. Mas quando um time não tem qualidade, difícil ver milagre, porque qualidade é algo que se tem ou simplesmente não. Pode até trocar de técnico, mas em muitos casos se altera pouco. E tem mais sofrimento à vista: sábado (24), em João Pessoa, o Santa Cruz na lanterna pega o Botafogo, no Almeidão, às 19h.

E já que estamos falando de gestão em apuros, falemos logo do Sport pela Série A. Ontem um resultado para respirar: venceu o América-MG, no Independência, longe do Recife, por 1 x 0. Foi bom porque saiu da zona de rebaixamento, mas isso não esconde os problemas de um time que não consegue criar, não consegue construir, não consegue atacar. Creio que o técnico Umberto Louzer até tenta corrigir, mas não está tendo êxito não. E se não quiser voltar para o Z4, tem de bater o Ceará, no domingo (25), na Ilha do Retiro, às  20h30.

Pela Série D, o Central se repete nos erros. Muitos torcedores dizem: “esse Central que só perde!”. Não é o Central instituição, clube, mas a incompetência em cada formação do elenco. Depois da derrota em casa para o Atlético-CE por 3 A 1, a Patativa está a 6 pontos do G4. Já o Retrô está no G4, pois venceu o Itabaiana em Sergipe por 2 a 1.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.