~~Giro pelos Blog’S ( 27/07/2021)~~

Blog do FinFa

Concretizado – Acompanhei na manhã de ontem (26) na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, na capital pernambucana, a reunião da Secretária Fernandha Batista, com o deputado estadual Diogo Moraes e o prefeito da Ingazeira-PE, Luciano Torres. Na pauta, a concretização da elaboração do ‘projeto’ para pavimentação da PE-283 até o trevo da PE-275 KM 49. O deputado estadual Diogo Moraes, direcionou emenda de R$ 300 mil para elaboração do projeto executivo da estrada, que será feito ainda no segundo semestre deste ano.

Em entrevista a este blogueiro, o deputado estadual Diogo Moraes diz da alegria da autorização pelo Governo de Pernambuco, do projeto da PE-283 ao quilômetro 49 da PE-275, da cidade da Ingazeira-PE.

A Secretária Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, após receber o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres e o deputado estadual Diogo Moraes, afirmou que o projeto da PE-283 ao KM 49 da PE-275, vai ser elaborado ainda este ano. Fernandha também confirmou que a Secretaria de Planejamento está fechando agenda do Governador Paulo Câmara, ainda na primeira quinzena de Agosto na região do Pajeú.

O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres (PSB), afirma, que com a construção da pavimentação da PE-283 ao trevo da PE-275, chamado de KM 49, pelo Governo do Estado, seu município vai obter um grande crescimento econômico considerável. Quero agradecer ao governador Paulo Câmara, por atender este tão sonhado pleito.

Caravana – A Prefeitura Municipal de Floresta-PE, começou ontem (26) e termina nesta terça-feira (27), ações integradas por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Mulher e Desenvolvimento Social e Trabalho, atendendo a população no bairro do Escondidinho na Escola Municipal Major João Novaes. Segundo a prefeita Rorró Maniçoba, a caravana tomará todos os cuidados no combate à Covid-19.

Exames gratuitos – O prefeito da cidade da Quixaba-PE, Zé Pretinho, em conversa com este blogueiro, confirmou, que o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, está disponibilizando exames de ultrassonografias gratuitamente para os quixabenses. Os atendimentos estão sendo realizados no Centro Médico. “O paciente é encaminhado pelo médico de sua unidade de saúde e o agendamento é realizado na secretaria municipal de saúde”, disse o prefeito.

Frase – “Esse total de um pouco mais de meio milhão de vacinas vai nos permitir avançar nas faixas etárias, em todo o Estado”.(Governador de Pernambuco Paulo Câmara, confirmando a chegada de vacinas previstas para hoje em dois voos de 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 247.500 da astraZeneca/Oxford/Fiocruz, e amanhã, chegarão ao Recife mais 94.770 doses da Pfizer/BioNTech.)

Formação – A Secretaria Municipal de Educação de Flores realizou na manhã desta segunda (26), a abertura de uma formação continuada para professores da rede. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Onze de Setembro de forma presencial e hibrida – respeitando o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, e os protocolos sanitários de combate ao avanço da doença, como o uso de máscara, álcool 70% e limite de 30% da capacidade do local. Marconi destacou que a formação é a “continuidade ao processo de valorização dos nossos professores e de formação de novas metodologias de ensino”.

Disse – “O Mourão faz o teu trabalho. Ele tem uma independência muito grande, por vezes atrapalha um pouco a gente, mas o vice é igual cunhado: você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado. Você não pode mandar o cunhado ir embora. Então, estamos com o Mourão sem grandes problemas, mas o cargo dele é muito importante para agregar. Dele, não, o cargo de vice é muito importante para agregar simpatias”.(Bolsonaro em entrevista à rádio Arapuan (PB), questionado sobre como será a escolha para o candidato a vice-presidente em 2022)

Hoje –

O Governador Paulo Câmara, terá às 10 horas desta terça-feira, reunião com a bancada federal pernambucana sobre a Transnordestina. (Videoconferência com os 25 deputados federais e três senadores).

Perguntar não ofende –

Como vai ficar a situação do Partido Progressista (PP) em Pernambuco, com a entrada do Presidente Ciro Nogueira no Governo Bolsonaro?

A semana começou com uma verdadeira enxurrada de notícias das andanças da família Coelho pela Região Metropolitana do Recife. O senador Fernando Bezerra Coelho e seus filhos, Miguel Coelho (prefeito de Petrolina), Fernando Filho (deputado federal) e Antônio Coelho fizeram uma verdadeira peregrinação por quatro cidades e estamparam o noticiário e as redes sociais com fotos ao lado dos prefeitos Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Professor Lupércio (Olinda), Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho) e Célia Sales (Ipojuca).

A mensagem é muito clara, cristalina. O que FBC e seus rebentos quiseram fazer foi uma demonstração de força política e articulação. Seja com vistas a um eventual apoio a Miguel para governador; seja para o potencial palanque do próprio Bezerra Coelho, caso ele dispute a reeleição para a Casa Alta. Há ainda a possibilidade de Fernando Filho vir a compor alguma das chapas (de governo ou oposição) na vaga de vice. Dos quatro políticos da família, só Antônio já sabe qual eleição vai disputar: será candidato a mais um mandato estadual.

A leitura política passa, também, pelos municípios visitados. Todos de extrema relevância no xadrez eleitoral. Dois prefeitos de oposição declarada ao PSB: Anderson Ferreira, que também é pré-candidato a governador, e Célia Sales. Esses, certamente, estarão no palanque oposicionista no ano que vem. Os outros dois – Lupércio e Keko – ainda sem caminho definido no tocante a apoio, mas com a porta aberta para os Coelho. Uma coisa é fato, porém: as quatro cidades visitadas são estratégicas para os planos da família no próximo pleito.

20 CIDADES – Pré-candidato a governador em 2022, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, disse ao Jornal do Commercio que vai visitar 20 prefeitos pernambucanos de todas as regiões, ao longo desta semana. Ontem, o gestor já esteve, ao lado pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, e dos irmãos Fernando Filho (deputado federal) e Antônio Coelho (deputado estadual), com quatro gestores de importantes cidades da Região Metropolitana. Miguel, que tenta a todo custo viabilizar-se para o Palácio do Campo das Princesas, vai utilizar seu cargo na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), de onde é secretário-geral, para justificar suas andanças.

RELAÇÕES – Já o senador Fernando Bezerra Coelho não escondeu nada e assumiu que quer estreitar ainda mais a relação com os prefeitos pernambucanos. “Além de colocar o nosso mandato de senador de Pernambuco à disposição das prefeituras, facilitando o acesso a recursos e financiamentos, aproveitamos o recesso para animar o conjunto das forças políticas que atuam na oposição ao governo do Estado e construir um ambiente de diálogo para que, até outubro, após a votação da reforma política, a gente possa nos aproximar da definição do nome que será protagonista deste momento de renovação, esperança e retomada, que Pernambuco quer viver”, disse.

ÔNIBUS – A Prefeitura de Serra Talhada entregou, na manhã dessa segunda-feira (26), mais três ônibus escolares para reforçar o transporte dos alunos do município. Com investimento de aproximadamente R$ 900 mil, os veículos são modernos, eletrônicos, possuem acessibilidade e tração 4×4, adaptados para as estradas rurais. A solenidade de entrega dos veículos à Secretaria Municipal de Educação foi realizada na Praça Sérgio Magalhães, com a presença da prefeita Márcia Conrado; da secretária de Educação, Marta Cristina; do deputado federal Fernando Monteiro; do ex-prefeito Luciano Duque; vereadores e lideranças locais. Na ocasião, Márcia Conrado ressaltou a importância dos veículos para a volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.

ALTA – Teve alta hospitalar, ontem, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito. Após o diagnóstico positivo para COVID-19 e queda na saturação respiratória, o gestor estava internado desde a última quarta-feira (21), somando seis dias distante da família e das atividades naturais da sua função, o que gerou muita expectativa nos amigos e moradores da cidade pelo retorno breve dele. O chefe do executivo de Gravatá precisou ficar na UTI Ana Delvair do Nascimento, no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa, para tratar da Covid-19.

O povo quer saber: em qual prefeitura os Coelho estarão hoje?

Blog Ponto de VistaESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Orobó Cléber Chaparral oferece nesta terça-feira (27/07) almoço para a comitiva do pré-candidato a governador Miguel Coelho. Esta não é a primeira vez que Chaparral recebe um candidato a governador da Oposição em sua residência. No mês de maio quem esteve por lá foi o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, que ao lado do deputado federal André Ferreira, foi recepcionado por um grande número de lideranças da região mobilizadas por Chaparral.

Com forte inserção no Agreste Setentrional, onde emplacou o sucessor em Orobó e elegeu a esposa Juliana prefeita de Casinhas, Cléber Chaparral tem se destacado por ter construído uma ampla e significativa base política composta por vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças que devem garantir a sua eleição para a ALEPE. Tamanha força o alçou ao posto de maior liderança do campo de oposição na região. Por esta razão, não à toa, candidatos a governador têm feito questão de bater o ponto em Orobó quando desejam por uma agenda que manifeste prestígio, força e unidade.

GANHANDO TERRENO – O deputado Aglailson Victor (PSB) marcou presença na tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita. Além de comemorar a grandiosidade que este evento representa na cultura regional, Aglailson Victor também comemora o apoio do prefeito Aleudo Benedito (MDB) à sua reeleição. Para 2022 Aglailson Victor conta com o apoio de uma ampla base que deve lhe garantir uma expressiva votação.

DEU A LARGADA – Na busca por pavimentar o caminho de volta à ALEPE, o ex-deputado Beto Accioly colocou o pé na estrada e cumpriu extensa agenda no interior do estado na última semana. No Agreste, ele visitou os municípios de Caruaru, Garanhuns e Caetés. Já no Sertão, o roteiro passou por Quixaba, Tabira, Serrita, Mirandiba e Salgueiro. Em Camaragibe, cidade onde concorreu a prefeito e obteve quase 14 mil votos em 2020, Beto deve sair com uma boa largada, inclusive nas demais cidades da Região Metropolitana do Recife.

SÓ ELOGIOS – A celeridade na concessão de títulos de posses para os trabalhadores rurais tem dado grande projeção ao trabalho comandado por Henrique Queiroz no ITERPE. Antes de Queiroz o órgão tinha uma atuação opaca. Agora o que se tem notícia é de um ritmo de trabalho bastante intenso. Ele deu nova dinâmica a esse importante braço da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário.

O MUNDO DÁ VOLTAS – Fruto de um projeto político da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no ano de 2010 que teve por objetivo eleger figuras mais ligadas à cúpula da denominação, e que na época acabou realizando um contraponto à família Ferreira, o deputado federal Pastor Eurico deve ter como destino partidário justamente o PL, sigla comandada por Anderson.

REPRESENTANTE – O firme posicionamento do deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) em defesa do presidente Jair Bolsonaro deve lhe render bastante votos no próximo ano. Aqueles que buscam por um candidato ligado às ideias bolsonaristas têm em Feitosa uma alternativa.

COMITIVA – Os deputados estaduais Pastor Cleiton Collins e Romero Albuquerque já estão em Brasília para acompanhar a posse de Ciro Nogueira no Ministério da Casa Civil. Eles se juntam a Eduardo da Fonte e Lula da Fonte.

Blog do Elielson

Como essa coluna antecipou na semana passada, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) ao lado do senador Fernando Bezerra e dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho iniciaram uma maratona de visitas e longas conversas com os principais prefeitos da Oposição na Região Metropolitana do Recife: Professor Lupércio (Olinda), Anderson Ferreira (Jaboatão) e Keko do Armazém (Cabo).

Essas andanças continuarão até o final da semana e vão à Mata Norte e Agreste, tudo isso tem como objetivo principal esquentar o nome de Miguel Coelho na disputa, além de ouvir os desejos de cada um dos atores do bloco oposicionista. Esse movimento dos Coelhos se distancia cada vez mais das especulações de uma possível retorno para Frente Popular.

O maior desafio dos Coelhos é a falta de um partido para chamar de seu, porém isso pode ser superado se conseguirem um entendimento em torno de um único projeto. Ele fazem certo para evitar se repetir a grave falha da Oposição no Recife em 2020, a fragmentação possibilitou um segundo turno de esquerda versus esquerda.

COMEMORAÇÃO – As cidades de Paudalho e Limoeiro comemoram hoje seus 210 anos de história. Na terra de Teobaldo, ele vai anunciar uma “carrada” de recursos frutos de emendas parlamentares ao lado de Orlando Jorge. Já em Paudalho, Marcelo Gouveia inaugura 19 obras e assina contrato com a UFPE. O quarteto dos Coelhos desembarcam na cidade para acompanhar a agenda.

SEM PRESSA – Com uma gestão bem avaliada e partido à disposição, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) não está com pressa nenhuma para correr para viabilizar sua candidatura ao Governo. A tucana não fecha as portas para ninguém ao mesmo tempo que vem usando da máxima de Eduardo Campos de só discutir a eleição no ano da eleição.

CHAPA FEMININA – Ainda falando sobre Raquel Lyra (PSDB), cresceu nos bastidores da Oposição a especulação da montagem de uma chapa feminina com a prefeita de Caruaru na cabeça e a deputada Priscila Krause de vice. Além de serem mulheres, elas representam duas regiões importantes do estado, a RMR e o Agreste.

RÁPIDAS

CÂMARA DESTAQUE – Ex-líder do Governo Raquel, o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru,  Bruno Lambreta (PSDB) vem tocando uma gestão destaque e elogiada entre os parlamentares. O objetivo do presidente é fazer a nova sede do Parlamento Caruaruense.

FICA EM CARUARU – O pleno do Tribunal de Justiça se Pernambuco julgou improcedente a extinção da Primeira Câmara Regional da Justiça, em Caruaru. A decisão foi bastante comemorada por vários setores do munícipio.

DE OLHO NA ALEPE – O filho do ex-prefeito e deputado Tony Gel, Toninho está se preparando para disputar um mandato de deputado estadual no próximo ano. Ele é o sucessor natural da família e tem muito trânsito dentro do MDB.

SE EXPANDINDO BEM – O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) vem ampliando bem suas bases desde que decidiu que vai disputar uma vaga na Câmara Federal. Ele terá que ser cauteloso para não repetir o feito do seu antecessor João Fernando Coutinho que deixou a primeira-secretaria para ir à Brasília e não conseguiu se estabelecer.

PINGA-FOGO: O Supremo vai barrar o Distritão se ele passar na Câmara?

Bolsonaro fala ao Nordeste

Faço, hoje, no Frente a Frente, transmitido pela Rede Nordeste de Rádio, no horário das 18 às 19 horas, a segunda entrevista com o presidente Bolsonaro desde a sua posse. A primeira, em março do ano passado, se deu através de uma live pelo Instagram do meu blog, batendo um recorde de audiência, com 60 mil pessoas online, instantaneamente.

Como deputado federal, Bolsonaro também já me concedeu várias entrevistas, em seu gabinete ou no Salão Verde da Câmara dos Deputados, para o blog e a Rede Nordeste de Rádio, irmãos siameses. Na live, o presidente encerrou com uma frase que repercutiu em todos os veículos da mídia nacional, a começar pelo Jornal Nacional, da TV-Globo.

Na ocasião, Bolsonaro, brincando, disse que quem era de direita tomava cloroquina, e quem era de esquerda, tubaína. De presidentes, Bolsonaro não é o primeiro que entrevistei com exclusividade. Repórter setorista do Palácio do Planalto, viajei com o ex-presidente Sarney, com direito a uma exclusiva na cabine do Boeing presidencial.

Entrevistei, também, Fernando Collor presidente e depois cassado, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula, assim como Michel Temer. A única que escapou das minhas provocações foi Dilma Rousseff, com quem não consegui criar nenhum tipo de relação ao longo do seu Governo. Com Lula, vivi algumas peculiaridades. A primeira entrevista se deu quando era líder do PT na Câmara dos Deputados, uma página inteira no Diário de Pernambuco.

Depois, o entrevistei em Cuba, na cobertura da viagem que ele fez com um grupo de políticos e empresários, com direito também a uma mini coletiva com o então presidente Fidel Castro, na qual, além deste colunista, estavam os repórteres do Estadão e da IstoÉ, veículos que acompanharam a visita ao território cubano.

Provas de fraudes – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, ontem, que irá realizar uma transmissão ao vivo, na próxima quinta-feira, às 19h, para apresentar provas de fraudes nas eleições presidenciais dos últimos anos. Não detalhou se os documentos são referentes ao pleito de 2014, em que ele afirma que Aécio Neves venceu Dilma Rousseff no segundo turno, ou sobre a eleição de 2018, na qual ele foi eleito presidente da República. Bolsonaro alega que venceu, ainda em primeiro turno, mas houve fraude para que disputasse o segundo contra Fernando Haddad, candidato do PT. O presidente disse que a live será realizada na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Henry, o culpado – O site oficial do Tribunal de Contas do Estado apontou, ontem, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (MDB) como responsável pelo uso dos recursos da educação para pagar aposentados e pensionistas por mais de 20 anos, a partir de 2001. A culpa, segundo o TCE, seria de uma lei editada pelo governo de Jarbas. O TCE chegou a afirmar, textualmente, que a lei que retirou os recursos da educação foi “de iniciativa do então Governador Jarbas Vasconcelos”. Na verdade, segundo o blog apurou, quem levou Jarbas a cometer esse tropeço foi o atual deputado Raul Henry, presidente estadual do MDB, que na época era o secretário de Educação.

Veto ao fundão – Bolsonaro (sem partido) diz que “vai ser vetado o excesso do que a lei garante” em relação ao fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso. Para apoiadores, Bolsonaro citou que a lei garante “quase R$ 4 bilhões do fundo” e que “o extra de R$ 2 bilhões vai ser vetado”. “Deixar claro uma coisa, vai ser vetado o excesso do que a lei garante, tá? A lei [garante] quase R$ 4 bilhões do fundo, o extra R$ 2 bilhões vai ser vetado. Se eu vetar o que está na lei, eu estou incurso crime de responsabilidade. Espero não apanhar do pessoal aí como sempre “, declarou na saída do Palácio da Alvorada.

STF dá prazo – A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Congresso tem o prazo de 10 dias para dar explicações sobre a aprovação do fundo de R$ 5,7 bilhões para as campanhas eleitorais de 2022. O texto do Fundo Eleitoral foi aprovado na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022 no último dia 15 de julho. A norma aprovada contém a possibilidade de aumentar o fundo, usado por partidos e candidatos para fazer campanha. Os recursos destinados a esse fim podem chegar a R$ 5,7 bilhões. Em 2020 foram R$ 2 bilhões.

Dinheirama para Serra – Em entrevista, ontem, à Serra FM, emissora dirigida por Marcos Oliveira em Serra Talhada, o deputado Fernando Monteiro (PP) foi muito franco, correto e transparente quando falou sobre as emendas – e são muitas – que têm saído da sua cota parlamentar para a capital do Xaxado. “Só anuncio quando está 100% acertada a sua liberação, para que a população não se frustre”, disse. Em Serra, onde já alavancou uma montanha de dinheiro via emendas federais, Monteiro terá o apoio do grupo da prefeita Márcia Conrado (PT) nas eleições do próximo ano. Luciano Duque, ex-prefeito, diz que ninguém teve mais atenção ao município em Brasília do que Fernando Monteiro.

CURTAS

VOLTA ÀS URNAS – Após uma série de polêmicas, indefinições e batalhas judiciais, os municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, no Ceará, terão eleição suplementar no próximo domingo. Em Martinópole, um dos candidatos decidiu, após ser julgado inelegível, apresentar um substituto nas urnas faltando sete dias para o dia da votação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 69.253 eleitores estão aptos a votar nas três cidades.

GRANDE POOL – Cerca de 200 emissoras no Nordeste formaram um pool, via Rede Nordeste de Rádio, para a transmissão da entrevista do presidente Bolsonaro, hoje, entre 18 e 19 horas, a este colunista, âncora e blogueiro. Quem quiser acompanhar pelas redes socias será possível pelo Instagram ou o Facebook deste blog.

Perguntar não ofende: Quando vão descobrir a fraude de Joice Hasselmann (PSL-SP)?

Coluna da Folha’PE/ Edmar Lyra

Um movimento em busca de definições 

O senador Fernando Bezerra Coelho, acompanhado do prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho, e dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, iniciou um périplo em diversas regiões do estado, começando pela Região Metropolitana do Recife onde se encontrou com diversos prefeitos, dentre eles Keko do Armazém, Celia Sales, Anderson Ferreira e Professor Lupercio.

Além de pautas administrativas, as discussões em torno de 2022 serviram como um termômetro a respeito do projeto de Miguel Coelho de ser candidato a governador no próximo ano pelo MDB, cuja discussão ainda depende de uma decisão da executiva nacional.

Entender qual o projeto de Anderson Ferreira, também pré-candidato a governador, e sentir qual seria a posição do líder da segunda maior cidade de Pernambuco, também foi uma variável para decidir um próximo movimento. E o gestor jaboatonense deixou claro que tem partido e quer disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022, o que dificultaria muito a construção de Miguel Coelho por outro partido que não seja o MDB.

Em meio às especulações de que tanto os Ferreira quanto os Coelho poderiam voltar para a Frente Popular depois de um hiato na oposição, a sinalização de ambos foi importante para demarcar espaço e buscar uma convergência para a disputa do próximo ano. Apesar dos esforços, a reunião não deixou definições e, por ora, tanto Anderson quanto Miguel permanecem na disputa pela cadeira ocupada por Paulo Câmara.

Fortalecido – Dentre os herdeiros políticos em Pernambuco, o prefeito Anderson Ferreira se destaca como um dos expoentes, pois herdou a política do deputado Manoel Ferreira e em apenas 11 anos conseguiu uma carreira meteórica com quatro mandatos conquistados, dois de federal e dois de prefeito, e surge como um dos nomes para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022.

Ilha de Itamaracá – O processo que trata sobre o registro de candidatura do prefeito Paulo Batista foi pautado no Tribunal Superior Eleitoral na sessão do Plenário Virtual que se inicia dia 6 e se estenderá até o dia 12 de agosto. Paulo Batista teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-PE à unanimidade mas por força de decisões judiciais liminares do TJPE conseguiu no TSE, através de decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes o deferimento e por essa razão foi diplomado e empossado. O TRE-PE na última sexta-feira revogou a decisão que determinou a sua diplomação, mas a palavra final será do TSE.

Nuclear – O PTB foi ao STF contra o artigo 216 da Constituição de Pernambuco, que proíbe a instalação de usinas nucleares no território do Estado. O PTB afirma que “o dispositivo contraria artigos da Constituição Federal que preveem a competência privativa da União para legislar sobre atividades nucleares”. A relatora da ação será a ministra Rosa Weber. O partido registra que há em Pernambuco “estudos para instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba (extremo sertão), com condições ideais para abrigar uma central nuclear”.

Inocente quer saber – Raquel Lyra emitirá sinais mais claros no sentido de disputar o governo em 2022?