~~Giro pelos Blog’S ( Quarta feira 15/09/2021)~~

   Blog do FinFa

Reunidas – A Gerente da X Gerência Regional de Saúde – GERES, Mary Delanea, recebeu ontem (14) na sede da entidade, a Secretária Municipal de Transportes de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa. Em contato com este blogueiro, a Gerente da X Geres, afirmou que foi apresentado o funcionamento do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos (CRPAM). “Ainda foram discutidas parcerias para redução do número de acidentes de moto e, consequentemente, óbitos”, pontuou Mary.

Novo grupo – O Governo Municipal de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciam que na próxima segunda-feira (20), na Praça Padre Leão, a partir das 8 horas, será iniciada a 1ª dose para a população de 18 anos +.

Visitaram – A Prefeita de Serra Talhada, acompanhada do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Luciano Duque, tiveram agenda na capital pernambucana. Visitaram os deputados Silvio Costa Filho e Ossesio Filho do Republicanos. Na pauta, investimentos para Serra Talhada e um bom debate sobre a conjuntura política que estamos vivenciando.

Instalou – A Prefeitura de Itapetim implantou um sistema de abastecimento na comunidade do Sítio Gavião, através da Secretaria Municipal de Agricultura, onde foi instalada uma bomba e colocado a encanação para captar água de um poço artesiano. “Fico muito feliz por beneficiar mais uma comunidade rural do nosso município com água nas torneiras. O nosso projeto é deixar as residências de Itapetim 100% abastecidas com água encanada”, afirmou o prefeito Adelmo Moura.

Recebeu – Ontem (14), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado do Secretário de Administração, Marcos Melo e do vereador Manoel Olímpio, receberam um trator de pneu traçado, para a Associação Rural dos Agricultores Vazinha, Junco e Mandacaru. O vereador Manoel Olímpio foi o autor do requerimento para o deputado federal Gonzaga Patriota, para este equipamento ser adquirido através da Emenda Parlamentar. “Com isso o município garante fortalecimento das comunidades Associadas, um melhor plantio e consequentemente uma melhor colheita”, disse o prefeito Zeinha.

Recebe – O governador Paulo Câmara recebe no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira (15) às 16 horas, paratletas e técnicos que representaram Pernambuco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, edição na qual o Estado fez uma campanha histórica.

Disse – “O Brasil está mergulhado em uma grave crise econômica e social, com 20 milhões de brasileiros na extrema pobreza e o aumento da inflação, impulsionado pela alta de combustíveis, corrói ainda mais o poder de compra das famílias”, afirmou Danilo Cabral. O parlamentar também falou sobre o Projeto de Lei nº 1294/2021, de sua autoria, que cria o Fundo Nacional de Estabilização dos Preços de Combustíveis. “O objetivo da proposta é reduzir a volatilidade dos preços e derivados de petróleo no mercado interno, com a criação de uma reserva monetária que reduza o preço cobrado nas distribuidoras nacionais. É nosso papel dentro do legislativo apontar o caminho para dar tranquilidade ao cidadão”.(Líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral, fazendo duras críticas à política de preços adotada pela Petrobras)Cadastro – A Secretaria Municipal da Mulher da cidade da Ingazeira-PE, está lançando o Cadastro das Artesãs de Pernambuco. Para participar é só clicar no link: https://secmulherpe.online/cadastrodasartesas, ou ir na sala da Secretaria Municipal da Mulher, no 1° andar no prédio da Prefeitura Municipal, para responder algumas perguntas e enviar 3 fotos para a nossa curadoria.” Venha fazer parte da Rede de Mulheres Artesãs do Estado de Pernambuco, esta ação é apoiada pelo Governo de Pernambuco”, disse o prefeito Luciano Torres.

Conferência – O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (16), a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Gestão da Saúde e os desafios para o Futuro”, será das 7:30 às 12 horas, no Espaço de Evento do Sr. Arnaldo. “A conferência reunirá representantes do governo, sociedade civil organizada em um ambiente para discussões de políticas públicas de saúde e para a contribuição dos participantes, usuários dos serviços de Saúde, conselheiros municipais de saúde, prestadores de serviços e trabalhadores de Saúde”, disse a Secretária Municipal Madalena Brito.

Frase – “Essa união de forças só vem somar para Pernambuco. A Escola de Sargentos é muito importante para nossa economia, já que representa um investimento da ordem de R$ 1 bilhão, e para nossa juventude. Serão 2,4 mil oportunidades para os jovens do nosso estado e de toda a região que queiram seguir carreira militar”.(Deputado Federal e coordenador da bancada de Pernambuco Augusto Coutinho, sobre mobilização política na região Nordeste pela instalação da nova Escola de Sargentos das Armas do Exército (ESA) no município de Abreu e Lima, no Grande Recife)

Perguntar não ofende – Por que em cidades do Pajeú, têm auxiliares que estão totalmente no lugar errado. Não sabem nada da pasta que assumiram?

 

Blog Ponto de Vista

O PSB anda trabalhando de forma competente para não só garantir a chapa para deputado estadual mais atraente para aqueles que buscam o caminho mais curto para chegar na ALEPE, como também emplacar uma significativa e expressiva bancada nas eleições de 2022.

Conta a favor da chapa socialista ter em seus quadros a deputada estadual mais votada de toda a história, a delegada Gleide Ângelo, que em 2018 obteve mais 412 mil e tem tudo para manter tamanho desempenho, o que tem servido de um ponto de grande atração para outros candidatos. Não custa nada lembrar que na última eleição graças a Gleide o PSB elegeu um deputado com pouco mais de 23 mil votos.

Engrossam as fileiras do ninho socialista os deputados Aglailson Victor, Simone Santana, Francismar Pontes, Diogo Moraes, Adalto Santos, Isaltino Nascimento, Aluísio Lessa, Professor Paulo Dutra e Laura Gomes que concorrem à reeleição. Com a possibilidade do veto às coligações, devem migrar para o PSB os deputados Rodrigo Novaes (licenciado e atual sec. de Turismo)  e Joaquim Lira, ambos do PSD, além de Eriberto Medeiros e Fabíola Cabral que estão de malas prontas para sair do PP. Por sua vez, há um grupo de novatos que também devem concorrer pela sigla, a exemplo dos ex-prefeitos Dannilo Godoy (Bom Conselho) e Franz Hacker (Sirinhaém), o secretário-executivo de Articulação Institucional Rodrigo Farias e o secretário de Desenvolvimento Social Sileno Guedes, além de Francisco Padilha, os vereadores recifenses Davi Muniz, Aderaldo Pinto, Hélio da Guabiraba e Wilton Britto, entre outras lideranças. A expectativa é que o PSB abocanhe no mínimo 15 cadeiras na ALEPE.

TIRANDO O CAVALINHO DA CHUVA – Apesar de ter despejado recursos no município de Brejão e contabilizar o apoio da prefeita Beta Cadengue à sua base, o deputado federal Fernando Rodolfo deve perder o espaço para Pedro Campos. Tanto Beta quanto o ex-prefeito Sandoval Cadengue devem acompanhar a orientação do PSB. Tô antecipando!

ARTICULADO – No seu segundo mandato à frente do comando da Prefeitura de Jupi, o prefeito Marcos Patriota (DEM) segue mantendo um ritmo acelerado de obras e ações no município. No meio político Marcos é conhecido por sua desenvoltura e articulação em Brasília, onde nos ministérios tem conseguido garantir recursos para o município.

ARCOVERDE 1 – Em contato com o Blog, Cal Britto, filho da ex-prefeita de Arcoverde Madalena Britto, fez questão de destacar que a sua relação com o prefeito Wellington da WL está muito boa.

ARCOVERDE 2 – Em silêncio a ex-prefeita Madalena Britto tem trabalhado para pavimentar o seu caminho para a ALEPE. A decisão de Madalena em concorrer a deputada estadual afeta diretamente Waldemar Borges, deputado que obteve mais de 4.300 votos em Arcoverde graças ao seu apoio em 2018.

NO JOGO – O vereador recifense Wilton Brito, que já foi convencido a concorrer uma vaga de deputado estadual,  vai dobrar no Recife e em Arcoverde com Pedro Campos.

PAULISTA – Candidato a prefeito de Paulista em 2020, quando recebeu 38 mil votos no 1º turno e mais de 61 no 2º turno, Francisco Padilha também é outro que deve dobrar com Pedro Campos. A “brincadeira” em relação a Pedro Campos está só começando!

Coluna da Folha’PE/Edmar Lyra

Legislação deverá reduzir representação partidária na bancada pernambucana 

Entre os deputados e senadores da bancada pernambucana em Brasília, há um sentimento irrefutável de que não acontecerá nenhuma mudança na legislação eleitoral adotada em 2020, quando houve o fim das coligações proporcionais.

Com a certeza da regra eleitoral que será vigente em 2022, a bancada pernambucana faz a avaliação de que reduzirá de forma significativa a representação partidária em 2022, ou seja, se em 2018 dezessete partidos estavam representados na bancada federal, no próximo ano a expectativa é que menos de dez partidos tenham representantes em Brasília com as mesmas 25 vagas.

Apesar de haver um certo ceticismo de alguns parlamentares de como ficará a montagem de chapas, distribuição de sobras e outras situações no tocante ao processo eleitoral, haverá por consequência uma depuração de partidos, o que naturalmente fomentará a organicidade da representação, deixando bancadas parlamentares cada vez mais homogêneas e os partidos cada vez mais fortalecidos.

À mesa – O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, almoçou, na tarde de ontem (14), em Brasília, com o presidente do PT de Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros. Na pauta da mesa, uma conversa sobre a agenda legislativa e sobre o momento político de Pernambuco e do Brasil.

Inauguração – O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou à coluna que estará em outubro em Pernambuco para entregar mais um trecho do ramal do agreste em Sertania. A previsão é que o evento acontecerá no final do mês e deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Elogios – O ministro aproveitou para elogiar o trabalho da secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, nas parcerias junto ao governo federal para viabilizar ações voltadas para melhorar a oferta hídrica ao estado.

Quem nunca? – O presidente Jair Bolsonaro, ao comentar a questão das fake news, afirmou ser vítima diária de mentiras nas redes sociais, mas que a verdade sempre se restabelece e as fake news acabam se perdendo pelo caminho. Para justificar eventuais mentiras, Bolsonaro questionou à plateia, composta por ministros e outras autoridades durante solenidade no Palácio do Planalto, quem nunca contou uma mentirinha para a namorada?

Escola – Os deputados federais Augusto Coutinho (Solidariedade) e Wolney Queiroz (PDT), coordenadores da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, estão articulando a instalação de uma Escola de Sargentos das Armas do Exército (ESA) em Pernambuco. Os investimentos são na ordem de R$ 1 bilhão e deverá garantir 2,4 mil vagas para jovens que pretendam ingressar nas forças armadas.

Prestígio – No sexto mandato como deputado federal, tendo sido líder do PSD na Câmara dos Deputados, André de Paula é considerado uma unanimidade no partido, e por isso conta não só com o aval de Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, como também dos próprios colegas de partido na Câmara para tentar o Senado Federal em 2022.

Inocente quer saber – Qual será o destino de Paulo Câmara em 2022?

O sapo e a venta torta de Pernambuco

Joaquim Francisco, que Deus levou há um mês, era frasista dos bons. Quando me convidou para o desafio de coordenar a área de Imprensa da sua campanha em 1990, olhou em minha direção com aquela fisionomia de índio e incentivou: “A vida é um sutiã, meta os peitos”. Foi a primeira vez que ouvi algo tão inusitado, criativo e engraçado, principalmente saindo do seu vozeirão com caprichado sotaque de matuto.

Joaquim, na verdade, não tinha nada de matuto. Era um intelectual refinado, provocador de mão cheia. Outra pérola dele que adotei como filosofia de vida profissional: cobra que não anda, não engole sapo. Por isso, sou andarilho da notícia e entendo que repórter que não usa bota de sete léguas, não faz notícia. Nas minhas andanças ao longo desta semana me deparei ontem com uma situação cômica, se não fosse trágica: uma estrada que o Ceará pavimentou até a divisa com Pernambuco e o Governo do Estado esqueceu de fazer a sua parte.

Trata-se do trecho entre Araripina, em Pernambuco, e Salitre, no Ceará, no coração do Sertão do Araripe. O Ceará pavimentou toda sua extensão, enquanto Pernambuco nunca sequer fez o projeto de asfaltar apenas 16 km. É uma estrada extremamente importante para a economia da região. Por ela, não apenas o gesso é escoado para o Ceará, mas também grande parte da produção de mandioca. Araripina é um dos municípios de maior produção de farinha do País. E farinha de qualidade, vale a ressalva, que sai dos vastos campos de mandioca.

Mas o Governo de Pernambuco dá pouca importância a isso, diferente do Ceará. Não tem sensibilidade para compreender que a estrada, pavimentada, iria triplicar a exportação de mandioca e de gesso. Mais do que isso, reduzir o sofrimento dos estudantes universitários que saem todos os dias de Salitre em direção às faculdades de Araripina. Depois dos cursos de Direito e Medicina, Araripina está virando um belo e promissor centro universitário.

Mas só o Governo de Pernambuco não sabe disso.

Multados – O governo de São Paulo multou 10 pessoas por não usar máscara na manifestação realizada no último domingo na Avenida Paulista. Entre os autuados estão Ciro Gomes (PDT), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). O uso de máscara em locais públicos é obrigatório no Estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já foi autuado 7 vezes pelo mesmo motivo. A última, pela participação em ato no 7 de setembro.

Caiu na galhofa – Em um jantar com empresários, o ex-presidente Michel Temer (MDB) foi flagrado gargalhando de uma imitação que satirizava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no episódio da nota, divulgada na quinta-feira passada, que o emedebista ajudou o chefe do Executivo a escrever para acalmar os ânimos entre os Três Poderes. O encontro foi organizado por Temer e realizado no apartamento do investidor Naji Nahas, em São Paulo. No vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver o humorista André Marinho – filho do político e empresário Paulo Marinho e apresentador do programa “Pânico”, da rádio Jovem Pan – imitando Bolsonaro.

Boa notícia – A pressão da pandemia no sistema de saúde brasileiro, que teve seu auge em março de 2021, caiu em agosto deste ano. Despencaram os casos, internações, intubações e mortes por covid-19. Há receio entre médicos em dizer algo que desestimule a população a seguir medidas protetivas. Contudo, todos os especialistas consultados pela coluna são unânimes: é indiscutível a grande redução de pressão sobre os hospitais. A média móvel de diagnósticos está em 15.571 casos diários, menor patamar desde 21 de maio de 2020.

União das esquerdas – Dez partidos de oposição, do Novo ao PT, vão se reunir, hoje, para tentar organizar manifestações conjuntas e amplas pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Um dos desafios será encher a rua – objetivo não atingido pelo ato de domingo, liderado majoritariamente por ativistas que defendem uma “terceira via”, com apoio de parte da esquerda. O outro é vencer resistências de grupos de direita, como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua. Eles resistem a participar de eventos que também recebam o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Efeito da energia eólica – As energias alternativas, entre elas a solar, estão mudando o perfil do Sertão do Araripe e fazendo a alegria dos donos de hotéis em Araripina, a capital do gesso. Grande parte dos técnicos e engenheiros que atuam na região ocupa 70% da rede hoteleira, restando apenas 30% da demanda do dia a dia. Tive dificuldades de encontrar hospedagem na cidade quando cheguei ontem, mas o hotel foi uma bela opção. Localiza-se na principal via de acesso à cidade e dispõe de boas acomodações.

CURTAS

DENUNCIADOS – Oito suspeitos de envolvimento em irregularidades em obras na BR-101, no contorno viário do Grande Recife, foram denunciados à Justiça Federal pelo Ministério Público Federal (MPF). Eles teriam praticado peculato (crime cometido por servidor público), corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Entre os denunciados estão ex-integrantes da diretoria do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e sócio e funcionários da construtora contratada para executar e fiscalizar os serviços.

BELO JARDIM – Na festa dos 93 anos de emancipação política, sábado passado, o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), cumpriu uma extensa agenda, começando às oito da manhã, com o hasteamento da bandeira, até às 17 horas. Entregou um posto satélite no povoado de Gravatá, calçamento na Vila Nova, uma Unidade Básica de Saúde na Cohab III e assinou, por fim, as ordens de serviço de uma escola, uma quadra e uma praça no bairro Viana & Moura, nas proximidades da BR-232.

NEM SE TOCOU – Quando deputado estadual, o tucano Emanuel Bringel, que governou Araripina também, fez uma homenagem a dona Benigna Arraes, mãe do ex-governador Miguel Arraes, dando seu nome à estrada que liga o município até Salitre, no Ceará. Arraes ignorou. Segundo Bringel, reagiu dizendo que o deputado queria dar prejuízo aos cofres do Estado. Acredite se quiser!

Perguntar não ofende: A reforma administrativa mexe com direitos adquiridos dos servidores federais?

Oriundo da Polícia Civil, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, vem fazendo jus às suas origens como chefe do Parlamento estadual. De maneira muito serena, pelo papel institucional que cumpre, Eriberto tem atuado como interlocutor dos profissionais da segurança em diversos momentos. Essa movimentação e o estreitamento da relação com o segmento estão registrados nas redes sociais do parlamentar.

Eriberto defendeu a inclusão dos profissionais de segurança como grupo prioritário de vacinação contra COVID-19, colocando líderes de entidades representativas em diálogo com os secretários de Defesa Social e Saúde. O movimento surtiu efeito imediato.

Também esteve presente na articulação para convocação dos concursados da Polícia Militar, reivindicando, junto ao governador Paulo Câmara, as condições para que fossem chamados. Os aprovados no concurso dos delegados também foram ouvidos por Eriberto Medeiros na sua passagem pelo Governo do Estado. O resultado foi o chamamento de mais de 1,9 mil profissionais para reforçar a segurança pública de Pernambuco.

Eriberto também atuou para viabilizar o projeto de lei que garante a promoção de 470 sargentos que tinham imbróglio jurídico com o Governo do Estado, promovendo alguns encontros entre a comissão responsável e o Procurador-Geral do Estado, Ernani Medicis. Nas redes sociais, foi possível ver a avalanche de comentários em agradecimento ao papel do deputado nessa luta.

Houve, ainda, uma mobilização protagonizada pelo presidente Eriberto para que a Justiça solucione a situação dos carros amontoados no entorno de delegacias e nos depósitos da Polícia Civil. Hoje, são cerca de 4 mil veículos catalogados e cerca de 20 mil que se encontram nessa condição.

Está em curso uma “câmara de articulação” com atores de diversas instituições, como Ministério Público, Polícia Militar, Tribunal de Justiça, construindo um entendimento sob coordenação do presidente da Alepe que permita desembaraçar essa questão.

A boa relação de Eriberto com a segurança pública, além das ações, se comprova nas agendas que o presidente faz pelo interior do Estado. Em viagens de cunho institucional, o deputado sempre reserva um tempo para visitar as instalações de batalhões de polícia, delegacias e grupamentos do Corpo de Bombeiros.

Ele também já esteve com os comandantes e chefes das instituições de segurança, buscando construir uma atuação cada vez mais afinada com um tema que importa tanto aos pernambucanos.

O povo quer saber: Eriberto Medeiros consolida seu nome como defensor da segurança pública nas eleições de 2022?