~~Giro pelos Blog’S (Segunda feira 27/09/2021) ~~

Blog do FinFa

 

Inaugurada – Aconteceu no início da moite do último sábado (25), a inauguração da iluminação do Estadio Iêdo Ivo de Morais Veras, da cidade da Ingazeira-PE.

A iluminação com quatro torres, foi realizada pela Prefeitura Municipal com recursos próprio, tendo custado aos erários municipais cerca de R$ 135 mil. A empresa que executou os trabalhos foi a Hidroeletro de Afogados da Ingazeira.

Houve a partida de futebol, entre a Seleção de Veteranos da Ingazeira com os amigos de Lucas Ramos, onde no final houve um empate 1 x 1, nos penaltis a seleção de Ingazeira, foi a vencedora, recebendo um trofeú das mãos do prefeito Luciano Torres.

Marcaram presenças na solenidade, o Secretário de Ciência e Tecnologia, deputado licenciado e pré-c andidato a deputado federal Lucas Ramoso, o vice Djalma Nunes, vereadores, secretários municipais, prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, José Patriota, presidente da AMUPE, José Patriota, entre outras autoridades.(Fotos: Finfa)

Emenda –

A Prefeitrura de Afogados da Ingazeira assegurou mais R$ 200 mil, em emendas para a aquisição de máquinas e implementos agrícolas para o município. Com o aval do Prefeito Alessandro Palemeira, a articulação foi feita pelo vice-prefeito Daniel Valadares, que integra o MDB, partido presidido no estado pelo Deputado Federal Raul Henry, autor das emendas. “Além da questão partidária, temos uma relação de amizade já antiga. E atendendo a uma solicitação do nosso prefeito, fiz essa articulação com Raul, e fico feliz pois quem ganha com isso é a população de Afogados,” destacou o vice Daniel Valadares.

Prestigiaram – Na filiação do prefeito de Petrolina Miguel Coelho ao Democratas, que aconteceu no último sábado (25) no Recife, da região do Pajeú, estiveram presentes a prefeita de Tabira Nicinha Melo, acompanhada do seu esposo o ex-prefeito Dinca Brandino, o candidato a prefeito de Carnaíba-PE, nas eleições de 2020, Glebson Martins, os vereadores Neudo da Itã, Vanderbio Bandega, Irmão Paulinho e o ex-prefeito José Mário Cassiano.(Foto:Marcello Patriota)

Querendo fazer confrontação –

Este blogueiro foi informado, que alguns assessores da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, estão tentando fazer confrontação entre a prefeita e o ex-prefeito Luciano Duque. Segundo a fonte, assessores da prefeita, ficam postando em redes sociais, coisas para que desagrade o ex-prefeito e pré-candidato Luciano Duque. “A prefeita Márcia é bom chamar a atenção destes seus assessores que estão trabalhando em nome de outro candidato à deputado estadual, isso é muito ruim para uma gestão que só tem nove meses, a prefeita sabe da importância de Duque na sua eleição, hoje ela é porque foi a escolhida por ele, até porque também, qualquer candidato que ele apoiasse seria eleito prefeito. Tome logo as providências prefeita Márcia, antes que se gere um mal estar maior”, disse a fonte.

Vai iluminar também – Presente na inauguração da iluminação do Estádio Iêdo Ivo de Morais Veras daIngazeira, no último sábado (25), o prefeito deIguaracy, Zeinha Torres, anunciou para os próximos dias, que estará iniciando as obras de iluminação do Estádio Municipal Capitão Dionísio.

Disse –

“Chego hoje ao Democratas para honrar os valores do partido e para iniciar um novo projeto de mudança. Não concordamos com o que está aí colocado. Precisamos ter uma palavra de ordem: humildade. Ninguém vai mudar Pernambuco sozinho. Temos que ter humildade para ouvir, aprender e unir o nosso estado. Que possamos levar esse sentimento de mudança para todas as regiões, não um projeto de partido, ou de um político, mas de pessoas que querem um Pernambuco forte, líder e mais humano”.(Prefeito de Petrolina Miguel Coelho)

Recebendo apoios –

Este blogueiro foi informado, que o pré-candidato a deputado estadual, José Patriota, teve uma reunião com alguns tabirenses que estão dispostos a lhe apoiar, entre eles fecharam o apoio a sua candidatura os empresário Paulo Manú, Elias Manu e Ricardo de Zezo.

Frase – “A gente tem muita fé de que ele vai tocar o coração do povo, apresentar boas ideias, propostas, num diálogo aberto para que a gente possa mudar Pernambuco.(Mendonça Filho Presidente Estadual doDemoratas em Pernambuco, no ato de filiação do prefeito de Petrolima Miguel Coelho, no útimo sábado 25)

Perguntar não ofende – Até quando a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, vai admitir que seus assessores intercedam na sua gestão?

Blog Ponto de VistaPor Wellington Ribeiro 


O evento de filiação de Miguel Coelho ao Democratas, realizado no sábado 25, foi responsável por reunir um número significativo de lideranças de todas as regiões do estado revelando o seu grande poder de mobilização e atração. Embora este encontro tenha servido para mostrar ao PSB a viabilidade de Miguel junto à classe politica como candidato oposicionista, os principais alvos neste primeiro momento foram Raquel Lyra e Anderson Ferreira, lideranças que concorrem com ele no campo de oposição a preferência para encabeçar a chapa majoritária do grupo em 2022.

Nas vésperas da filiação de Miguel, a prefeita de Caruaru e o prefeito de Jaboatão, respectivamente presidentes do PSDB e PL, reuniram líderes de outros partidos para formar um bloco. Aquele encontro foi entendido no meio político como uma investida para tentar deixar Miguel no isolamento. Agora, com o sucesso do movimento do prefeito de Petrolina, Raquel e Anderson ficaram na obrigação de realizar algo do mesmo tamanho.

PRESENÇA – Entre os quase 30 prefeitos e prefeitas que bateram ponto na filiação de Miguel estão Célia Sales (Ipojuca), Orlando Jorge (Limoeiro), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Thiago de Miel (Xexéu), Juliana Chaparral (Casinhas), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Júnior de Beto (Palmares), Zé Martins (João Alfredo) e Juarez (Machados), estes dois últimos do PSB.

AUSÊNCIAS – Apesar de Miguel Coelho ter mostrado força e prestígio ao reunir um grande número de prefeitos no seu evento de filiação, as ausências dos prefeitos Alvinho Porto (Quipapá) e Sandra Paes (Canhotinho) chamou a atenção. Filiados ao Democratas, Sandra e Avinho são respectivamente esposa e filho do deputado estadual Álvaro Porto, político que anda bastante próximo do deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson Ferreira.

GAROTA PROPAGANDA – Enquanto exista quem aposte que Priscila Krause irá deixar o Democratas por conta da sua proximidade com a pré-candidata a governadora Raquel Lyra, a deputada estadual tem a sua foto estampada em vários outdoors no Grande Recife convidando a população e pré-candidatos a se filiarem no Democratas.

ANÚNCIOS – Nesta segunda-feira o prefeito Sivaldo Albino (PSB) irá apresentar o Programa Desenvolve Garanhuns e assinará uma série de Ordens de Serviços para o início de obras no município. Na oportunidade o gestor também anunciará a programação do evento A Magia do Natal. No comando da prefeitura a apenas 9 meses, Sivaldo não só tem sido exemplo de bom gestor, como também se destaca como importante liderança de expressão no Agreste Meridional.

NO PÁREO – Deputado estadual por dois mandatos e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará já caiu em campo para pavimentar o seu caminho de volta para a ALEPE. Ele ainda não definiu por qual partido irá concorrer e com quem realizará dobradinha em Santa Cruz do Capibaribe, a sua principal base política.

LITORAL SUL – O deputado federal Silvio Costa Filho e o deputado estadual Romero Sales Filho cumpriram agenda neste domingo em Tamandaré ao lado do prefeito Carrapicho, seu aliado. A dupla prestigiou uma cavalgada que faz parte das comemorações da emancipação política do município.  Por lá Sílvio e Romero disputarão votos com Clodoaldo Magalhães e Franz Hacker que contam com o apoio do ex-prefeito Hildo Hacker.

ALGUÉM RESPONDE? – Aliado de Miguel Coelho e futuro presidente nacional do Democratas, Luciano Bivar vai entregar quando os cargos que possui no Governo do Estado lá no Porto do Recife?

Miguel pede passagem  

“Quem é coxo, parte cedo”, já dizia Ulysses Guimarães, o Senhor Diretas, estadista que inaugurou a nova ordem democrática no Brasil com a Constituição de 88, após 21 anos de ditadura militar. Valente, conciliador, nacionalista convicto, Ulysses participou de todas as campanhas pelo retorno do País à democracia, inclusive liderou a luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo em 1979, o MDB converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual virou presidente nacional vitalício.

Com as sandálias da humildade, um jovem de 30 anos, representante da nova geração aguerrida do clã Coelho, remanescente das terras secas euclidianas, simbolizadas pelas caras assustadoras saídas das mãos de Ana das Carrancas, botou os pés no Recife, sábado passado, para assinar a ficha do DEM, apresentando-se assim: “Muito prazer, Pernambuco! Sou Miguel Coelho, prefeito de Petrolina”. Seu gesto franciscano foi aplaudido por uma plateia de quase mil pessoas, que foi ao delírio.

Na linguagem convencional, Miguel foi ovacionado. As palmas e os gritos partiram de caras velhas e novas da política estadual, de partidos das mais diferentes cepas ideológicas, do DEM, sua nova legenda, ao PSB, incluindo o PSDB, que tenta também criar uma candidatura de oposição ao Palácio do Campo das Princesas com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. O barulho ensurdecedor da plateia dava a sensação de uma resposta assim em couro: “Seja, bem-vindo! Pernambuco precisa de ti, Miguel.”

O cenário armado para a filiação e, ao mesmo tempo, o pré-lançamento da candidatura de Miguel ao Palácio do Campo das Princesas lembraram as convenções americanas e os lendários atos do ex-governador Eduardo Campos. Aliás, tão visionário quanto ousado como Eduardo, Miguel quer Pernambuco lhe dando oportunidade para mostrar a ilha de exceção de gestão que transformou a sua Petrolina.

Quando sonhou com o Planalto, Eduardo também pediu para apresentar sua vitrine ao País. Eduardo foi ulyssista, partiu cedo, mas foi impedido de sonhar por uma fatalidade que lhe roubou a vida. Miguel também adotou a filosofia Ulysses Guimarães. É coxo, porque sua obra só ganhou vitrine até agora no Sertão. Para torná-la ampla, geral e massificada, tem que calçar botas de sete léguas para percorrer, além do seu Sertão, o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana.

Dos três pré-candidatos da oposição, Miguel é o que tem o maior acervo de obras e projetos estruturadores como cartão de apresentação ao grosso do eleitorado concentrado na Região Metropolitana do Recife, onde ainda é uma cara estranha. Daí, a humildade de se apresentar pedindo passagem para seu bloco desfilar na avenida.

Muito prestigiado – Segundo os organizadores do ato pró-Miguel, 34 prefeitos foram bater palmas para ele, sendo quatro de outros estados. Os 500 lugares reservados foram todos ocupados e muita gente ficou em pé. Contou ainda com lideranças de nove siglas: DEM, MDB, PSB, PSL, PP, Podemos, Avante, PSDB e PV. Entre os principais nomes, o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, o vice-presidente do PSL, Antônio Rueda; o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, os prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro, de Salvador, Bruno Reis (ambos do DEM); e de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD).

O palanque nacional – Nos discursos celebrando o ingresso de Miguel ao DEM e seu start rumo ao Palácio das Princesas, ninguém associou seu palanque estadual ao nacional. Mas se o PSD, de Kassab, se entender com o DEM e o PSL, que virarão um único partido com a fusão prevista para o próximo dia 5, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem chances de se transformar no candidato apoiado por Miguel em Pernambuco, constituindo, assim, de fato e de direito a chamada terceira via.

Ameaça ao PSB – Caso o PSD de Kassab marche junto com Rodrigo, o PP tanto pode se agregar a essa frente quanto ficar com Bolsonaro. Caso adira a Pacheco, em Pernambuco Miguel passa a ser o candidato com mais chances de provocar uma fissura na Frente Popular, atraindo o grupo do deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual da legenda. Miguel passa a ser, portanto, o postulante da oposição mais temido pelo PSB, muito mais que Raquel e Anderson, que não teriam esse guarda-chuva nacional.

Três de olho no TCU – Atual líder do Governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho está cotado, sim, para a vaga que será aberta no Tribunal de Contas da União com o pedido antecipado de aposentadoria do ministro Raimundo Carreiro. A vaga é da cota do Senado, não tem interferência do presidente Bolsonaro, mas Fernando tem concorrentes: o senador mineiro Antônio Anastasia (PSDB) e a senadora Lúcia Vânia, do MDB de Goiás. A antecipação da aposentadoria de Carreiro depende de um gesto de Bolsonaro: convocá-lo para assumir uma embaixada no Exterior.

Fica no DEM – Uma das principais lideranças do DEM no Estado, a deputada Priscila Krause tem uma relação melhor e mais estreita com Raquel Lyra, até porque foi apoiada pela prefeita tucana nas eleições passadas. Com o sepultamento das coligações pelo Senado, o melhor caminho para Priscila renovar o seu mandato na Alepe é o DEM. Até porque uma candidatura própria a governador, como a de Miguel, além de facilitar a montagem da chapa proporcional, não será obra do partido, mas da fusão com o PSL. Custaria um preço caro para a deputada se rebelar apenas porque teria uns votinhos colada a Raquel. Candidata a governadora, a tucana, vale a ressalva, não poderá ter candidato preferencial ao parlamento.

CURTAS

ORGULHO – Do presidente nacional do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, em discurso no ato de sábado passado: “Petrolina consagrou a primeira gestão de Miguel. Um gestor público que nos orgulha. Muito mais que qualquer palavra que eu possa falar neste encontro, o reconhecimento do seu povo o qualifica para seguir uma nova jornada na sua nova vida pública.”

ENGAJAMENTO – De Mendonça Filho em seu discurso: “A gente tem muita fé de que Miguel vai tocar o coração do povo, apresentar boas ideias, propostas, num diálogo aberto para que a gente possa mudar Pernambuco. A gente vai ajudar onde quer que a gente esteja, no Agreste, na Mata, no Sertão ou mesmo aqui na capital e Região Metropolitana.”

Perguntar não ofende: Depois de Miguel, quem dirá que é candidato a governador em ato formal: Raquel ou Anderson?

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé e área internaNão tem mais volta! A filiação de Miguel Coelho ao Democratas, no último sábado, foi o lançamento da candidatura do prefeito de Petrolina ao Governo de Pernambuco. Tudo estava organizado para tal: da referência aos ex-governadores do antigo PFL nos painéis instalados estrategicamente na entrada do ato, à presença de estrelas nacionais do partido e de 33 prefeitos pernambucanos – alguns até de outras legendas -, segundo as contas do sertanejo.

Do slogan aos trejeitos na sua fala durante o discurso, Miguel fez referência o tempo inteiro ao pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, e – pasmem! – à primeira campanha vitoriosa do ex-governador Eduardo Campos, que, em 2006, saiu de 4% nas pesquisas, mais ou menos o que o prefeito de Petrolina tem hoje, para derrotar no segundo turno o então chefe do Executivo estadual, Mendonça Filho, o principal responsável pela filiação do sertanejo à sigla. Coincidências da política (ou não).

Começando pelo uso da famigerada palavra “esperança” no slogan, verbete comum em toda campanha eleitoral, mas que teve um significado fundamental naquela caminhada de Eduardo, há 15 anos atrás. À “esperança”, a equipe de marketing do prefeito sertanejo – aliás, um trabalho primoroso desse time – juntou as palavras “força”, para fazer referência à pujança de Petrolina e do aprovadíssimo governo de Miguel, e “mudança”, para, logicamente, cravar a necessidade, segundo eles, de se mudar.

“A esperança é a força da mudança” dizia o slogan nos painéis de led do ato político. O jogo de câmera e a disposição das lideranças também fez referência às campanhas do PSB de Eduardo. Modernidade, carisma! De branco como os socialistas, Miguel falou ao lado de estrelas do DEM, como o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional da legenda, ACM Neto, que lidera com folga a disputa pelo Governo da Bahia.

No gestual, Miguel lembra muito o pai, sua principal referência da política. Mas ao estilo de FBC, a argumentação eduardista saltou aos olhos dos analistas mais atentos. O jovem prefeito e o pai estiveram durante muitos anos e muitas campanhas ao lado dos socialistas. Por isso é natural que eles utilizem a retórica que deu tão certo em Pernambuco.

Na hora de subir o tom, ele subiu quase que repetindo um discurso de Eduardo. “Nós não temos dono porque dono é o povo. É soberano para decidir o seu futuro. E o recado vai para os que se acham donos de Pernambuco. Para os que se acham poderosos, que acham que não tem fim. O fim está chegando porque é chegada a hora da gente poder mostrar a força da mudança. Da gente poder mostrar a força da união como no passado já nos inspirou”. A aspa é de Miguel se referindo ao PSB e à Frente Popular. Mas poderia muito bem ser Eduardo, em 2006, falando do PFL e da União Por Pernambuco.

Em seguida, outro argumento comum ao “esuaedismo”: fazer política sem “olhar no retrovisor”; olhando para frente. Assim como o Campos de 15 anos atrás, que falava do pós-Jarbas, Miguel evitou críticas mais contundentes ao atual governador, preferindo falar de “futuro”; do pós-Câmara.

“Olhar para o futuro, uma luz que começa a se acender. E essa luz se chama a esperança. É a luz que vem para poder acalentar o nosso coração (referência à Petrolina). Mas, acima de tudo, para poder acalentar um projeto de futuro. Um projeto que cuide, que zele. E que devolva o orgulho, que devolva a autoestima e que devolva o protagonismo de Pernambuco para com as suas pessoas”, pontuou o jovem prefeito lançando mão de mais um argumento de Eduardo.

Para encerrar, nada mais Eduardo Campos do que um “vamos rodar Pernambuco; a partir de hoje não tem mais descanso”. Um jogo de referências pensadas meticulosamente para estarem ali. Não se sabe se Miguel será governador. Mas o prefeito de Petrolina largou com pompa; mexeu o tabuleiro eleitoral e, agora, vai cair em campo para tentar ser o que o pai sempre sonhou e nunca conseguiu.

O povo quer saber: Miguel Coelho tem chance de vencer a eleição de 2022?

Blog do Elielson

O ato que era para ser a filiação ao DEM se transformou numa verdadeira convenção de Miguel Coelho para governador de Pernambuco. Mesmo muitos falando em unidade do bloco da Oposição, o prefeito de Petrolina foi saudado por diversas vezes como pré-candidato ao Governo.

Com esse evento, Miguel é o primeiro da Oposição a sair da inércia e se projetar para o Estado como alternativa a atual gestão. Esse ato provocou a aceleração das definições dos demais nomes da Oposição que agora forma uma frente de partidos capitaneado por Raquel Lyra e Anderson Ferreira.

O formato do evento e até próprio discurso do neo-democrata no último sábado serviu para apresentar o tom de como será sua campanha em 22. Ele tentará fazer uma comparação de sua gestão em Petrolina com a condução administrativa no Estado. Depois, vai tentar descolar do seu pai – razão pela qual o senador Fernando Bezerra não discursou no evento. Por fim, vai tentar mexer na autoestima e ‘mania de grandeza’ do pernambucano através de superlativos que hoje tem em Petrolina e que em tese pode ser replicada em todo território.

Portanto, fica mais que comprovado que o projeto dos Coelhos para a sucessão estadual não tem ré e que tem nome e sobrenome: Miguel Coelho. Ele revelou à Coluna, que logo após o nascimento do seu segundo filho agora no início de outubro, ele vai rodar todas as regiões do Estado agora como pré-candidato. As agenda deverão começar logo após o feriado do dia 12 de outubro. A sorte está lançada!

GESTOS SÃO GESTOS – Mesmo presente no evento de filiação de Miguel ao DEM, a deputada estadual Priscila Krause foi muito afagada pelos oradores, mas não conseguiu esconder seu desconforto. Se fôssemos aplicar as técnicas daquele livro famoso: O Corpo fala, sairia um relatório vasto de insatisfação. Ela não foi a foto oficial da filiação, não apareceu na coletiva após o evento e esboçou palmas discretas ao final de cada discurso sem nenhum tipo de animação.

OPERAÇÃO SEGURA PRISCILA – Agora entra em campo uma Operação para tentar convencer ela que permaneça na nova sigla após a fusão do DEM/PSL. Enquanto Mendonça Filho e alguns mais próximos apostam todas as fichas que ela fica, outros já cravam ela no ninho tucano a convite de Raquel Lyra, A Operação Segura Priscila vai mobilizar muita gente!

VOLTANDO AO SERTÃO – O governador Paulo Câmara voltará ao sertão esta semana para ,mais um giro de anúncios e entregas. A expectativa que ele desembarque no sertão da Itaparica. A agenda será montada hoje, mas o desenho correndo solto entre aliados. Paulo vem priorizando essas agendas no interior para alavancar seu final de Governo aumentando seu peso na eleição de 22.

RÁPIDAS

INTERNACIONAL – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) está em Nova York para participar de um curso da Fundação Bloomberg em parceria com a universidade de Harvard para fortalecimento de governos locais. Ela foi a única prefeita do Brasil escolhida para participar deste curso.

CLIMA TENSO – Em Timbaúba, na Mata Norte, o clima político e administrativo na cidade vive uma tensão entre o presidente da Câmara de Vereadores, Josinaldo Barbosa e o promotor.

PODEMOS NA CONTA – A presença do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente estadual do Podemos, no ato de filiação confirmou sua aliança com Miguel Coelho, como essa coluna antecipou em quase duas semanas.

FEZ FALTA – Um dos grandes oradores de Pernambuco na atualidade, o senador Fernando Bezerra Coelho optou em não discursar coma desculpa “que a festa hoje é de Miguel”, porém ele não contava que seu silêncio falou mais alto do que qualquer palavra que ele proferisse.

PINGA-FOGO: Porque Bivar faltou a filiação de Miguel Coelho ao DEM?

Blog do Itamar 

PRESTIGIOU / / O ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) prestigiou a abertura da Copa Pajeú NOGSPORTS de Futebol 2021, no estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão realizada na última quinta-feira (16). O homenageado do certame, o ex-prefeito José Patriota (PSB) não pôde está presente por conta de agenda marcada na Capital Pernambucana. Estiveram na companhia de Luciano, o vereador Nailson Gomes e o secretário executivo de esportes de Serra Talhada, Helano Peixoto. Em suas redes sociais, Duque parabenizou o evento de Clério Alberto: “Parabenizo o amigo Clério e a Associação Afogadense de Futebol pela realização da copa que reunirá clubes de vários municípios da nossa região”.

CONSCIENTE / /Dizem os mais experientes, que o ciúme de política é a gota serena, bem maior do que o ciúme que o sujeito tem da nega véia. Num sei não, mas se Coimbra fosse um político ‘pantinzento’, certamente ficaria com uma beirinha de ciúme de Luciano Duque que marcou presença no evento do homenageado que leva o nome do troféu. Mas o danado é consciente de que o evento precisa de patrocinadores e Duque estendeu a mão com a maior boa vontade, tanto que aterrissou junto com uma comitiva da gota no estádio. Tinha inté fotógrafo profissional dando clique pra todo lado. Quem espiou atentamente, notou que a estrutura do petista num é fraca não.

DENUNCIOU // Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) denunciou a gestão do prefeito Wellington Maciel (MDB) a respeito de gastos elevados com locação de veículos pela Prefeitura. Ao fazer o uso da tribuna, a parlamentar disse que o município gastou somente este ano de 2021 quase R$ 2,4 milhões com carros agregados. A petebista questionou os dados enviados pelo governo a Casa Legislativa apontando o aluguel de apenas três veículos. Nesse caso, a parlamentar disse claramente que a gestão LW omitiu dados… A vereadora ainda falou das demissões, da falta de alimentação no CAPS, falta de insumos, redução de salário de servidores, falta de médicos e falta de medicação. Zirleide destacou gastos com prestadores de serviço que só este ano o governo de Wellington gastou mais de R$ 5,3 milhões com uma firma terceirizada, quando segundo ela (Zirleide) em alguns setores tem um número limitado de servidores.

ARRUINOU //As declarações feitas pelo vereador e presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São (PSD) de que não mais disputará o mandato legislativo, como também a presidência da Mesa Diretora da Casa, o coloca numa sinuca de bico, isso porque vem fazendo uma gestão satisfatória, pelo menos para os vereadores, com pagamento em dia, cumprindo ainda outros compromissos que não se faz necessário expor aqui. Se no final, os vereadores optarem pela recondução do mesmo, este terá duas opções: se quebrar da palavra que deu ao vereador Vicentinho em detrimento do sentimentos do pares, ou obedecer a sua honradez de cumprir o que acordou. No que concerne a disputa pela vice, já deu um tiro no pé ao anunciar que seu nome estará a disposição do grupo. Vai ser vidraça e no fundo no fundo sairá sem a indicação, porque sabido como o é, se a eleição for fácil Coimbra montará uma chapa caseira, já que Rubinho declarou bem antes apoio a Aline Mariano, caso esta resolva concorrer a Alepe no próximo ano.

O QUE O FUTURO RESERVA // Por falar em Câmara Municipal, cadê os vereadores que tanto endeuzavam o ex-presidente Igor Mariano (PSD)? Quando estava no comando da Casa, o homem recebia visitas diversas e uma túia de elogios. Agora, como não mais ocupa a função, o ex-gordo está lá no seu setor de trabalho isolado, tendo como companhia o notebook para elaborações de respostas do governo ao legislativo. A história se repetirá, não sei se Rubinho sem a vice, mas se não conseguir emplacar o nome terá um cargo no governo, isso não tenho dúvidas…

COM A CORDA TODA… // O ex-vereador de Carnaíba, Gleybson Martins (PODEMOS) está com prestígio junto ao grupo do senador Fernando Bezerra Filho (MDB). Ao que parece deverá ser o coordenador político de Miguel Coelho (DEM) na região. Candidato ao Palácio do Campo das Princesas, Miguel ingresou no Democratas sábado(25). O carnaibano já teve encontros com o senador, com os deputados Antonio e Fernando Filho e por último com a aposta de FBC lá em Petrolina. Se Miguel for mesmo candidato e obtiver êxito no pleito de 22, o carnaibano estará com a faca e queijo em 24, mas ainda assim a luta não será fácil porque o barbudo é muito bem articulado e será uma questão de honra passar o bastão para um aliado de sua confiança…

COMO FICA ZÉ NEGÃO?// Por falar nisso, como fica a situação do ex-vereador José Edson Ferreira, Zé Negão? Em 2014 e 2018 ele coordenou as campanhas de Armando Monteiro na região do Pajeú.  Com a adesão de Gleybson ao projeto de Fernando Bezerra, o Negão deve apoiar a candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ou mesmo Anderson Ferreira (PL), já que Ricardo Teobaldo não tem tanta aproximação com Fernando Bezerra (MDB). E se por acaso Tebaldo decidir votar no candidato(a) de Paulo Câmara (PSB) o jeito será o Negão ficar neutro.

INTERAGINDO // Fazendo uma mandato diferenciado, o vereador César Tenório (PDT) escolhe todo santo mês, três pessoas da cidade para avaliar seu mandato. Desacanhado e com o intuito de acertar, o parlamentar taca o dedo no telefone e pergunta logo de cara ao interlocutor o que está achando do seu mandato. Uma forma ousada e muito bem pensada do pedetista que tem usado muito bem as redes sociais para expor seu trabalho no parlamento. A maneira acertada de César pode lhe render bons frutos, já que se trata de um mandato interativo. Ao vereador nossos parabéns!

FORA DA BASE DE SIVALDO //O vereador Thiago Paes (DEM) deixou a bancada governista na Câmara Municipal de Garanhuns. Ele foi eleito em 2020 na chapa do então candidato a prefeito, Delegado João Lins (DEM), doravante aderiu ao governo de Sivaldo Albino (PSB). O parlamentar taxou a gestão de Albino de ‘DESASTROSA’. Durante sessão na Câmara, Thiago falou que “a gota d’água” para o seu rompimento com Sivaldo foi o veto ao Projeto de Lei apresentado por ele (Thiago) tornando Serviços Essenciais as Igrejas e os Templos Religiosos.

DISPUTA DE AUDIÊNCIA //No mesmo horário em que o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro estrela (DEM) concedia entrevista ao Programa Frente a Frente do Jornalista Magno Martins, o ex-prefeito Hélio dos Terrenos (Sem Partido) participava de uma LIVE com o mesmo nome de programa nas redes sociais. Aliados de Hélio dizem que a entrevista bombou, já os aliados de Gilvandro afirmam que este não falou para um público restrito. Mas afinal quem teve mais seguidores Hélio ou Gilvandro? Disputa da gota por audiência. Oxe!