Clínica Médica
Casa Bem
Hits
Dr. Robson Stênio

Auto Unidos
Dr. Fred Barros
Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Odonto Center
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
BMG Correspondente Antônio Filho
Clínica Santa Lúcia
ADRIANTUR
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Deixe Seu Like

Bolsonaro se assusta com pesquisa encomendada por bolsonaristas: “Vou perder?”

Bolsonaro reage mal à pesquisa encomendada por aliados. A intenção era acalmar os ânimos e mostrar que os institutos exagerava a favor de Lula e contra ele. Os números deixaram o presidente apreensivo…

lula bolsonaro pesquisa
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu mal a uma pesquisa de intenção de voto encomendada por aliados bolsonaristas na última semana. A intenção era acalmar os ânimos e mostrar que os institutos de pesquisa estavam exagerando a favor de Lula e contra ele. O resultado não foi o esperado e deixou todos no governo apreensivos. As informações são do DCM.

“Eu vou perder?”, teria dito Bolsonaro a Ciro Nogueira, líder do centrão, quando viu os números em seu gabinete. O ministro, segundo um interlocutor, tentou acalmar os ânimos e explicou ao presidente que a pesquisa é apenas uma ‘fotografia do momento’. Na visão da cúpula do Governo, a situação é delicada, mas plenamente reversível. Ao menos foi o que disseram para acalmar o presidente.

Na pesquisa interna, Bolsonaro aparece com 27% das intenções de voto e Lula com 39%. A distância, na visão do governo, não indica que o jogo esteja decidido. No entanto, a preocupação do Planalto é que Lula vença a disputa já no 1º turno. No mesmo levantamento encomendado por aliados, o petista aparece com 44% dos votos válidos (excluídos nulos e brancos).

COMPARAÇÃO COM AS ÚLTIMAS PESQUISAS

Os principais institutos de pesquisa do Brasil divulgaram nas últimas semanas levantamentos a respeito da disputa presidencial de 2022. Confira os resultados a seguir:

Datafolha: Pesquisa do instituto Datafolha divulgada em 17 de setembro aponta Lula com 44% e Bolsonaro com 26%. Em terceiro surge Ciro Gomes com 8%.

Ipec (ex-Ibope): Pesquisa Ipec divulgada em 22 de setembro mostra o ex-presidente Lula com 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (23%) e Ciro Gomes (8%) aparecem na sequência.

PoderData: Lula marca 40% das intenções de voto na pesquisa PoderData divulgada no último 29 de setembro. Jair Bolsonaro tem 30%. Em seguida, embolados na margem de erro, aparecem: Ciro Gomes (PDT), com 5%; José Luiz Datena, com 4%; Henrique Mandetta (DEM) e João Doria (PSDB), ambos com 3%.

Ipespe: Na pesquisa Ipespe divulgada em 30 de setembro Lula soma 43% das intenções de voto para a Presidência da República em 2022. Jair Bolsonaro tem 28% e Ciro Gomes 11%.

Quest/Genial: Pesquisa Quest/Genial divulgada na última terça-feira (5/10) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 45% dos votos, contra 26% do atual presidente, Jair Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar com 11%.

Todas as pesquisas apontam para recorde de rejeição ao presidente Jair Bolsonaro. O governo do capitão reformado é rejeitado por quase 60% da população. Enquanto a rejeição aumentou, a avaliação de que o governo é “bom” ou “ótimo” diminuiu. A média dos satisfeitos com a atual gestão é de 25%.