Clínica Médica
Casa Bem
Hits
Dr. Robson Stênio

Auto Unidos
Dr. Fred Barros
Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Odonto Center
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
BMG Correspondente Antônio Filho
Clínica Santa Lúcia
ADRIANTUR
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Deixe Seu Like

Chegando água em SJEgito nessa quinta(14)

Arquivos Sem categoria - Página 141 de 167 - Blog do Marcello PatriotaBlog do Marcello Patriota

( Açude São José II )

Editado às 8h /

Informações chegadas ao Blog do Marcello Patriota , é que a Capital da Poesia é a terceira maior cidade do Pajeú em população, são 34.210 habitantes segundo a estimativa do IBGE, feita em 2021, sendo a maioria morando na zona urbana da cidade, e vez por outra os moradores sofrem com a falta d`água.

Atualmente, devido a uma manutenção do Ministério do Desenvolvimento Regional em uma estação de bombeamento do canal da transposição, pelo menos 9 cidades da região ficaram sem abastecimento, inclusive São José do Egito. A cidade teria um plano B para que sua população não ficasse desabastecida, porém a água do açude São José 2 está muito contaminada e a ETA (Estação de Tratamento de Água), não estaria dando conta de deixar a água potável.

No entanto, depois de uma verdadeira enxurrada de reclamações da população, em redes sociais, em emissoras de rádios da região e nos blogs, a Compesa anunciou no começo da noite dessa quarta (13), que havia enviado uma equipe a São José do Egito e que essa equipe teria tido sucesso em reparos pontuais na ETA, a mesma estaria conseguindo tratar a água do açude São José 2.

Segundo a Compesa o abastecimento será continuado de onde parou no Bairro Planalto, e seguirá o cronograma normal já estabelecido, Centro, Bairro Novo, Antônio Marinho II(setor do Hospital) e se tiver água suficiente, vai pro Rita Viana parte baixa. Em uma ETA a água passa pelas seguintes etapas para ser considerada apta para o consumo humano; coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.  A Estação de Tratamento de Água, visa reduzir a concentração de poluentes na água, e principalmente, eliminar os materiais orgânicos e micro-organismos patogênicos para o seu consumo. Dessa maneira, tratar a água para que ela não apresente riscos para a saúde pública.

A ETA de São José do Egito deverá sofrer uma grande reforma e também será ampliada, já houve a licitação e se aguarda apenas os tramites burocráticos para contratação da empresa que vai fazer o serviço.

A Compesa informa que das nove cidades atendidas pela Adutora do Pajeú diretamente afetadas pela paralisação do Eixo-Leste da Transposição do Rio São Francisco promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), cinco já retomaram o abastecimento devido a manobras técnicas executadas pela própria Companhia, a exemplo da utilização de outros sistemas de abastecimento de água. A alternativa encontrada para retomar o abastecimento de Carnaíba, Tabira e Quixaba foi usar a primeira etapa da Adutora do Pajeú; já Santa Terezinha está sendo abastecida pela barragem de José Antônio , Iguaracy pela barragem do Rosário e por fim Afogados por Brotas.