Grupo Mulheres do Brasil destaca oito anos de atuação

Nenhuma descrição disponível.Por Hérica de Kássia Nunes*

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e tem mais de 97 mil participantes no Brasil e no exterior. Queremos ser o maior grupo político suprapartidário do país. Somos políticas, sim, mas a nossa única bandeira é a do Brasil. Tudo o que plantamos é para o Brasil crescer mais forte e saudável. Atuamos em todo o Brasil, através de 22 comitês e 156 núcleos.

O Grupo Mulheres do Brasil busca elevar a voz da mulher brasileira e torná-la protagonista na construção de um país melhor, cuja causa maior é atuar contra as desigualdades sociais estruturais brasileiras, liberadas por Luiza Trajano, CEO da rede nacional de lojas Magazine Luiza, no Núcleo Recife possuímos o Comitê Políticas Públicas e Privadas, comandado pelas líderes: Maria Luiza Figueiredo – Advogada Tributarista, Hérica Nunes Brito – Advogada Eleitoralista e Maria Dulce Freire – Advogada Municipalista; e juntas queremos garantir direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade para todos.

Um trabalho de buscar e aperfeiçoar a criação de políticas voltadas notadamente para as mulheres. O foco é política de mulheres para mulheres, contribuindo para a sociedade como um todo.

Recentemente contribuímos na elaboração do Projeto de Lei de iniciativa da Vereadora e Presidente da Câmara Jordânia Siqueira  em Itapetim-PE, que teve o PL aprovado à unanimidade por seus pares e já sancionada Lei no Executivo, instituindo o dia municipal de Combate ao Feminicídio; sendo incluído no calendário oficial de datas comemorativas municipais em que serão promovidas campanhas, debates, seminários, palestras e outras atividades, pela sociedade civil organizada para conscientizar a população sobre a importância de combate ao Feminicídio e demais formas de violência contra a mulher em consonância com a vigente política nacional.

As líderes estão em contato direto com as mulheres eleitas do estado de Pernambuco para apresentação dos valores do grupo e adesão a esse movimento de fortalecimento das mulheres na política.

Algumas das mulheres políticas pernambucanas, como Nadegi Queiroz (prefeita de Camaragibe), Raquel Lyra (prefeita de Caruaru), Rorro Maniçoba (prefeita de Floresta), Judite Maria de Santana Silva (prefeita Lagoa do Carro), Mariana Medeiros (prefeita de Cumaru), Isabel Hacker (prefeita de Rio Formoso), Márcia Conrado (prefeita de Serra Talhada) e Jordânia Gonçalves (presidente da Câmara de Vereadores de Itapetim) assinaram a Carta Compromisso que busca a idealização e construção de um país melhor, a partir de algumas premissas e causas prioritárias como:

– A defesa dos direitos humanos;
– A defesa da democracia plena e da liberdade de imprensa;
– A luta contra qualquer tipo de discriminação, seja por cor, raça, origem, deficiência, classe social, orientação afetiva ou credo;
– O apoio a ações afirmativas transitórias que visem à reparação de desigualdades históricas;
– A defesa da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres;
– O combate à violência contra a mulher;
– A luta por uma educação pública de qualidade, especialmente para a população de baixa renda;
– A luta por um sistema público e eficiente de saúde que atenda às necessidades da população; e
– A busca pela sustentabilidade ambiental, defendendo o uso adequado dos recursos naturais para reduzir impactos no meio ambiente.

Não reinventamos a roda, nos engajamos em projetos e instituições já existentes e queremos igualdade de oportunidades entre gêneros e raças. E que a nossa voz ecoe em todos os espaços de poder, ficando claro que não somos contra os homens, somos a favor das mulheres.

Nossos valores são: agir com leveza, dar aconchego, ter atitude de ser meu, fazer acontecer, promover impacto social mensurável e buscar diversidade.

Finalmente somos um Grupo suprapartidário, e o nosso partido é o Brasil que como no Prelúdio de Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é REALIDADE.”

*Líder do Comitê de Políticas Públicas e Privadas do GMB – Núcleo Recife