Genocida ou não, a História não absolverá Bolsonaro, vulgo O Mito

Na versão Jairzinho paz e amor – um presidente frágil, nada agressivo, capaz de chorar dentro do banheiro sem a mulher saber –, o presidente Jair Bolsonaro queixou-se do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, que pretende sugerir seu indiciamento por crime de genocídio. Indiciamento significa fazer com que uma pessoa seja submetida a um inquérito criminal ou administrativo. Por genocídio, entendam-se atos cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso. A um grupo de devotos, ontem, Bolsonaro lamentou:

A cartilha de um genocida | Ruth de Aquino - O Globo“O que passa na cabeça do Renan Calheiros naquela CPI com esse indiciamento? Esse indiciamento, para o mundo todo vai que eu sou homicida. Eu não vi nenhum chefe de estado ser acusado de ser homicida no Brasil por causa da pandemia. E olha que eu dei dinheiro pra todos eles.”

Ao mencionar chefes de estado, o presidente referia-se a governadores. Ele é assim mesmo, na maioria das vezes não sabe o que diz e confunde as coisas. Se necessário e com muito cuidado para não enfurecê-lo, depois alguns dos seus auxiliares se apressam a corrigi-lo. Ou então deixam para lá.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está incomodado com as notícias de que o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) na CPI da Covid-19 deverá pedir seu indiciamento, acusando-o de uma série de crimes relacionados a ações e omissões no combate à pandemia. Em conversa com apoiadores no cercadinho montado na entrada do Palácio da Alvorada na noite desta sexta-feira (15/10), Bolsonaro reclamou dos danos à sua imagem que as notícias estão causando. “O que que passa na cabeça do Renan Calheiros naquela CPI com esse indiciamento?”, questionou Bolsonaro. “Esse indiciamento, para o mundo todo vai que eu sou homicida. Eu não vi nenhum chefe de estado [refere-se a governadores] ser acusado de ser homicida no Brasil por causa da pandemia. E olha que eu dei dinheiro pra todos eles. Agora, o Renan Calheiros não se interessou em apurar o Consórcio Nordeste, o Carlos Gabas”, completou.