~~Giro pelos Blog’S (Quarta feira 27/10/2021)~~

Blog do finFa

Assumiu – O advogado afogadense, Decio Petrônio Campos Florentino é o novo coordenador do Dnocs em Pernambuco, em substituição ao Cel. Edilson Monteiro. A transmissão do cargo aconteceu ontem na sede da entidade na Rua Cônego Barata, Bairro da Tamarineira em Recife. “São muitos os desafios que enfrentarei à frente de uma instituição com 112 anos de fundação”, disse Petrônio em contato com este blogueiro. Ao amigo e compadre Décio Petrônio, sucesso na nova missão.

Vai dividir – Uma fonte da cidade de Triunfo-PE, em conversa com este blogueiro, afirmou que o prefeito Luciano Bonfim , vai apoiar três candidatos a deputado estadual. “Os pré-candidatos a deputados José Patriota, Jarbas Filho e Rodrigo Novaes, não esperem um grande quantitativo de votos em Triunfo, tudo que foi anunciado na mídia é verdade, Luciano vai chamar os 10 vereadores que fazem parte do seu grupo e vai dividir os apoios com José Patriota por conta do ex-prefeito João Batista, que presta serviço a Amupe, Jarbas Filho, que já mandou equipamentos para o município e Rodrigo Novaes, este é um acerto antigo”, disse a fonte.

Mais um – Este blogueiro foi informado por uma fonte, que o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, após perder o apoio do vereador Juniano Ângelo (PSB), agora perdeu também o apoio do  empresário da construção civil Tantão Carvalho (foto), que não segue mais no grupo do prefeito carnaibano. Procede?

Disse – “Esse resultado aponta para um reaquecimento consolidado da nossa economia. Nosso Plano Retomada está percorrendo todas as regiões do Estado e continua acelerando a volta das oportunidades em todos os setores produtivos. É uma clara sinalização de que estamos no caminho certo e que devemos continuar apoiando os empreendedores e atraindo novos negócios para Pernambuco”.(Governador Paulo Câmara)

Hoje – O Governo Municipal de Iguaracy,nesta quarta-feira (27), realiza mais uma edição do Programa Governo Itinerante, desta vez no Sítio Juá. Os atendimentos serão iniciados a partir das 8:00 horas, no Grupo Escolar da comunidade, Escola Elpidio Leandro da Silva. Será obrigatório o uso de máscara.

Assinou – O prefeito Miguel Coelho assinou um decreto para autorizar o pagamento de auxílio financeiro para 115 servidores da Guarda Civil de Petrolina. O recurso é superior ao valor pago por várias instituições de segurança pública do Nordeste e será utilizado para que os agentes possam comprar novo fardamento de proteção. O benefício será incluído já no pagamento do mês de outubro em parcela única. Cada guarda civil irá receber o valor de R$ 2.150,00 (dois mil, cento e cinquenta reais). No total, o auxílio representa a quantia de R$ 247 mil dos cofres da Prefeitura de Petrolina.

Ações – As Secretarias Municipais de Saúde e Educação da cidade de Custódia-PE,  deram continuidade durante esta semana as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A temática abordada no evento foi a “Rotina e prevenção em tempo de pandemia”. O evento hoje foi realizado na Creche Municipal Professora Marlene de Souza Feitosa. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

No Ministério – Luciano Torres, Presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú -CIMPAJEÚ e prefeito da Ingazeira, terá nesta quarta-feira, audiência no Ministério da Saúde em Brasilia, na pauta apresentação dos trabalhos realizados pelo SAMU da III Macrorregião, durante estes primeiros 30 dias, além da liberação dos recursos do Ministério para com o Cimpajeú, onde a Empresa IGTM vai gerir os referidos recurso,juntamente com a equipe técnica do CIMPAJEÚ. Acompanha o Presidente, a Secretária do Cimpajeú, Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, José Patriota, Presidente da Amupe, representante da Empresa IGTM e técnicos do Consórcio.

Frase – “O presidente Jair Bolsonaro é despreparado”, “desonesto”, “caviloso” (falso, fingido), “arrogante”, “autoritário”, “homicida”, entre outras adjetivações”.(Senador Renan Calheiros (MDB-AL) no último discurso ontem na condição Relator da CPI da Covid)

1º Lugar – Pernambuco teve um saldo positivo de 25.732 postos de trabalho formais em setembro. É o melhor resultado desse mês nos últimos oito anos, colocando o Estado em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26.10) pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em relação ao mês de agosto, quando o saldo foi de 17.215 contratações, houve um crescimento de 8.523 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o Estado gerou um saldo de 70,5 mil ocupações.

Filia-se – O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, filia-se oficialmente ao PSD, nesta quarta-feira. O parlamentar deixou o DEM na última semana, em mobilização para uma candidatura à Presidência da República nas eleições do ano que vem. A cerimônia de filiação acontece nesta manhã, no Memorial JK, em Brasília. A expectativa é de que Pacheco adote um discurso moderado e conciliador, ressaltando o foco na redução da desigualdade e na retomada da economia brasileira.

Realiza hoje –

A Prefeitura de Serra Talhada realiza, nesta quarta-feira (27), a 1ª Feira de Segurança Alimentar do Município, a partir das 17h30, na Praça do Bairro Vila Bela. A feira é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos; do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Cidadania; e do Conselho de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável de Serra Talhada – CMDRUS.

Perguntar não ofende

Quando a Secretaria de Infraestrutura do Governo Municipal de Afogados da Ingazeira irá resolver o problema do esgoto do Posto de Saúde no Bairro São Francisco? A fedentina continua!

Coluna da quarta | A afinação de Eriberto Medeiros e Paulo Câmara

Desde que assumiu o comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 2018, o deputado Eriberto Medeiros demonstra uma sintonia com o governador Paulo Câmara. Com as recentes agendas do Plano de Retomada por todas as regiões do Estado, essa relação ficou ainda mais próxima.

Ter um presidente da Alepe próximo é o sonho de qualquer governador, e a relação vivida por eles se assemelha ao que tinham Guilherme Uchoa e Eduardo Campos. Paulo foi um dos primeiros a estender o tapete vermelho do PSB para receber Eriberto e seu filho Eriberto Rafael. Os dois parlamentares estão de malas prontas para saírem do Progressistas.

Com uma boa relação com os deputados, Eriberto serve como a verdadeira “Ponte Santa Isabel”, estrutura que liga o Palácio com a Assembleia Legislativa. Isso ajuda muito o trato político com o governador Paulo Câmara.

SINTONIA – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez uma visita ao senador Jarbas Vasconcelos (foto ao lado), em seu tradicional escritório Debate. Nas suas redes sociais, Jarbas disse que foi uma longa conversa. “Como ex-prefeito, associo minha experiência e faço questão de contribuir com sua gestão”, disse, sobre o socialista. Trataram de ações na saúde, educação, mobilidade e projetos estruturadores. Desde a eleição, João e Jarbas mostram uma sintonia muito boa.

GÁS DE INICIANTE – Com um grande volume de obras em Carpina, o prefeito Manuel Botafogo (sem partido) está com gás de iniciante. Toda semana ele está dando ordens de serviços em diversos bairros da cidade. Hoje, ele assina a autorização para construir a cobertura de duas quadras no Bairro Novo.

NÃO ADMITE – O PDT não admite perder o apoio do PSB para o PT. Os socialistas são importantes para alavancar a candidatura presidencial de Ciro Gomes. A sigla indicou Isabella de Roldão para a vice de João Campos em 2020. Porém, os números em Pernambuco apontam que Lula tem um peso dobrado e o PSB faz conta.

RÁPIDAS

CIDADÃO OLIDENSE – O deputado federal André Ferreira (PSC) receberá o título de cidadão de Olinda. A homenagem foi um projeto do vereador Jojó Guerra (PL). André enviou emendas para a ampliação do abastecimento d´água da cidade.

ESCRITÓRIO POLÍTICO – O deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) abriu, na semana passada, seu escritório político em Carpina, cidade que tem um peso estratégico na região da Mata Norte.

CPI – A CPI da Covid aprovou ontem, por 7 votos a 4, o relatório final elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Para o relator, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu pelo menos nove crimes.

REJEITOU – A Câmara de Vereadores de Caruaru rejeitou voto de aplauso ao pastor Silas Malafaia. A proposta foi do vereador Mano do Som (DEM). A homenagem não alcançou a votação necessária (de 50% mais um dos parlamentares) para ser aprovada.

PINGA-FOGO: Bolsonaro vai se filiar no PP ou PL, qual será o impacto disso na formatação do palanque em Pernambuco?

 

Sem enxergar a nuvem     

Jarbas Vasconcelos reapareceu, ontem, em público, depois de ser submetido a tratamento de saúde. Pelas redes sociais, postou uma foto ao lado do prefeito João Campos (PSB), a quem recebeu em seu escritório Debate, no Recife. Senador da República com mais quatro anos de mandato pela frente, o ex-governador está longe do debate nacional e também da discussão preliminar envolvendo a sucessão estadual.

Venceu, recentemente, mais uma queda de braço com o senador Fernando Bezerra Coelho pelo controle do MDB, mas foi um triunfo sem glória. Sem o grupo de FBC, Jarbas terá enormes dificuldades para reeleger o deputado federal Raul Henry, afilhado na vida pública, considerado, na prática, uma espécie de herdeiro político do senador. Mantidas as coligações para o jogo eleitoral de 2022, dificilmente Henry emplacará a reeleição.

Hoje, o MDB não tem chapa para alcançar o coeficiente eleitoral, em torno de 180 mil votos para eleger o primeiro deputado. Se Fernando Filho, filho de FBC, tivesse se mantido no MDB, com certeza Henry teria mais chances de escapar da derrota, porque seria mais fácil montar a chamada cauda eleitoral. Para onde irá, afinal, o mais fiel discípulo jarbista?

O que se diz nos bastidores é que se contentaria em ser acomodado candidato a vice-governador na chapa de Geraldo Júlio, o que parece lógico para não encerrar a carreira política de forma tão melancólica. Quanto a Jarbas, também se dará por satisfeito em ver o afilhado na chapa, porque parece não ter mais sonhos como político.

Lá atrás, o grande erro de Jarbas foi ter se aliado ao projeto de Eduardo Campos depois de ser esmagado nas urnas por ele na disputa pelo Governo do Estado. Se tivesse permanecido na trincheira da oposição pela respeitabilidade e histórico de bom gestor, teria mais chances de voltar a despachar no Palácio das Princesas. Eduardo reinou sem oposição, com todo mundo abrigado debaixo do seu guarda-chuva.

Magalhães Pinto dizia que a política é como nuvem: “Olha-se para ela e a enxerga de um jeito. Olha-se de novo e ela já mudou”. Jarbas mudou como a nuvem, parece ter perdido a paixão política, a única paixão que faz o homem entrar na vida pública com afoiteza, disposto a mudar o mundo e as pessoas. Muitas vezes, na política, o mais doloroso é não enxergar a nuvem.

Lei da improbidade – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, sem vetos, o projeto que afrouxa a Lei de Improbidade Administrativa e dificulta a punição de servidores e políticos por práticas como de enriquecimento ilícito, danos ao erário e outras irregularidades. Dentre as alterações, o ponto principal da nova lei é o que prevê punição por improbidade apenas nos casos em que seja comprovado “dolo específico”, ou seja, a intenção do agente de cometer irregularidade.

Símbolo da Baixa Verde – Capital nacional da rapadura, Santa Cruz da Baixa Verde, a 413 km do Recife, terá um portal diferenciado: uma gigante espécie do doce, que certamente vai despertar curiosidade entre os turistas que por ali passam rumo a Triunfo, oásis do Sertão do Pajeú, cidade turística. A obra de arte já está quase pronta e foi idealizada pelo próprio prefeito Irlando Parabólica (PP). Temos que massificar que Santa Cruz da Baixa Verde se confunde com a produção de rapadura, vetor da nossa economia, maior geradora de emprego e renda do município.

O maior do NE – Pernambuco, segundo o Caged, gerou, em setembro, 25.732 novos postos de trabalho formais. O resultado é o melhor no Nordeste e o terceiro lugar no Brasil, demonstrando um bom ritmo de retomada após o baque sofrido ao final de agosto, quando o Estado encerrou o segundo semestre com a pior taxa de desemprego do País (21,6%), de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Em relação ao mês de agosto, quando o saldo foi de 17.215 contratações, houve um crescimento de 8.523 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o estado possui um saldo de 70,5 mil ocupações.

Precatórios – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou, ontem, que o plenário da Casa deverá votar, hoje, a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios. Havia uma expectativa de que ela pudesse já ser analisada ontem, mas, segundo Lira, o texto será discutido por algumas bancadas primeiro. “O texto estará pronto para ir a plenário nesta quarta-feira depois de uma rodada de conversas com o relator e partidos que precisam de alguns esclarecimentos”, disse Lira.

Compesa cobrada – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (Avante), comemorou o andamento das obras da Adutora do Pajeú, que levará água em abundância para o município, mas manifestou uma grande preocupação: teme que a Compesa não cumpra a sua parte, instalando um novo sistema de distribuição da água para todos os bairros. O atual modelo está defasado e não adianta chegar adutora sem ampliação do sistema. “Estamos com um sistema de distribuição de água instalado há mais de 50 anos”, disse Bonfim.

CURTAS

FOME – Um estudo nacional, encomendado pelo Ministério da Saúde, aponta que 14,2% dos brasileiros de até cinco anos estão com deficiência de alguma vitamina ou mineral. Além disso, 47% das famílias que têm crianças nessa mesma faixa etária possuem algum grau de insegurança alimentar. Os dados fazem parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

CONSULTAS – Os deputados estaduais vão definir como as sessões vão ser realizadas a partir de novembro. Estão sendo consultados para saber se preferem manter as atividades pela internet, por causa da pandemia, ou se haverá reuniões presenciais ou híbridas, adotando os dois modelos. A realização da consulta aos parlamentares foi confirmada pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), primeiro-secretário da Casa.

Perguntar não ofende: Enfim, Geraldo Júlio é ou não o candidato do PSB?

A um ano da eleição, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lidera a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, segundo pesquisa do instituto Opinião, divulgada pelo Blog do Magno. A presidente estadual do PSDB cresceu dez pontos percentuais, está na frente de adversários de peso como Marília Arraes, Miguel Coelho e Geraldo Júlio, e tem a sua candidatura ao governo consolidada.

Só por figurar na frente desses concorrentes de renome, sem nem fazer muito barulho sobre sua intenção de concorrer, Raquel já merece aplausos. A filha do ex-governador João Lyra é um nome consistente. Os números são bem claros em mostrar sua viabilidade eleitoral – ela já tem quase 20%, segundo o Opinião.

Quando ganhar o estado em agendas de pré-candidata, como faz desesperadamente o prefeito de Petrolina para tentar crescer, Raquel Lyra tem tudo para deslanchar na corrida eleitoral, praticamente garantindo um lugar no segundo turno – a outra vaga ficaria para o postulante da Frente Popular, que será ajudado pela máquina do governo.

Raquel é um “produto” extremamente vendável. É jovem, inteligente, dinâmica. Tem um governo bem avaliado em uma cidade polo e vem de uma família com pedigree político apurado, do quilate de um Fernando Lyra. O fato de ser mulher também ajuda muito, já que a participação feminina na política, aqui, graças a Deus e a muito esforço, tem avançado.

A tucana também está montando um lastro de forças importantes no seu palanque. Raquel tem aglutinado a maioria das lideranças da oposição, empurrando Miguel Coelho quase para o isolamento. Estão com a prefeita de Caruaru o gestor de Jabotão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que deve ser o candidato ao Senado, o ex-senador Armando Monteiro Neto e outras tantas lideranças do PSDB, PL, PSC e Cidadania.

Com um arco de forças robusto, Raquel tem tudo para estruturar bem sua candidatura e disputar com chances reais de vitória, ao contrário de Miguel Coelho, que parte para uma candidatura olímpica. À prefeita de Caruaru, que tem um candidato a senador da Região Metropolitana, cabe, agora, ir buscar um vice no sertão e cair em campo para divulgar seus planos.

O povo quer saber: quem seria um bom nome para compor como candidato a vice da chapa de Raquel Lyra?