1-banner1500x363

~~Giro pelos Blog’S ( quarta feira 24/11/2021)~~

Blog do FinFa

Resolvido – O prefeito de Solidão Djalma Alves(PSB), em conversa com este blogueiro ontem (23), acabou o mistério, afirmou que  fechou seu apoio e de todo seu grupo à pré-candidatura de deputado estadual do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e atual Presidente da Amupe, José Patriota. Segundo Djalma, após encontro com o governador Paulo Câmara e Patriota, ficou fechado e foi direto, “o apoio é pelo motivo de que é da nossa região e sempre deu um grande apoio ao nosso município”, disse o prefeito.

Prejudicando – Moradores da 1ª Travessa Sete de Setembro no Bairro São Francisco em Afogados da Ingazeira, enviaram foto desta casa abandonada que está causando prejuízos para os moradores. “Esta casa é de uma Cooperativa ligada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, há anos está abandonada, agora passou dos limites, serve para consumo de drogas, juntar entulhos e lixo, além de ratos e bichos de toda qualidade. Seria bom que a Prefeitura tivesse uma atenção maior para resolver junto a Cooperativa se ainda existe ou ao Sindicato, nós estamos sendo muito prejudicados”, disse uma moradora revoltada.

Você sabia – Que foi concluída a instalação da Estação Meteorológica e de Superfície Automática (EMS-A) para uso no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru. A iniciativa é fruto da articulação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), que foi a responsável pela implantação do equipamento no terminal. A estação é um instrumento que auxilia nas operações de pouso e decolagem, pois envia, em tempo real, as informações climáticas para o piloto e o responsável pelo tráfego aéreo.

Frase – “Quem não estiver apoiando a candidatura de Luciano Duque, não está comigo”.(Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, em reunião com os vereadores governista)

Anuncia – O governador Paulo Câmara anuncia, às 9 horas desta quarta-feira (24.11), a ampliação da rede de escolas integrais no Estado. À tarde, às 14 horas, haverá o lançamento do 5º chamamento público do Programa Força Local, que beneficiará novos projetos em segmentos econômicos do Estado. Os dois eventos serão realizados no Salão das Bandeiras, e o acesso da imprensa será liberado.

Aprovada – A versão final do projeto de Lei Orçamentária de 2022 foi aprovada pela Comissão de Finanças da Alepe, nesta terça. Segundo o texto, enviado pelo Poder Executivo, são estimadas receitas e fixadas despesas no valor total de 47,4 bilhões de reais para o próximo ano, destinados aos Poderes, fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta. O valor restante, cerca de 1,3 bilhão de reais, será destinado a investimentos de empresas estatais, como Compesa, Suape, Porto do Recife e Copergás.

Filiação – O Partido Liberal (PL) informou na noite desta terça-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao partido no próximo dia 30. Com a filiação, Bolsonaro deverá disputar a reeleição pelo partido.

Excelente qualidade – Na entrevista realizada ontem (23) na Rádio Pajeú, o Coordenador do novo Plano Diretor de Afogados da Ingazeira, jornalista Fernando Moraes (foto), deixou claro que os trabalhos de revisão do PD devem perseguir a excelência em qualidade. Destacou que a assessoria contratada, o ITCO, é uma das melhores do Brasil, além de contar com um núcleo gestor tecnicamente qualificado e comprometido. “Vamos construir juntos um plano diretor que nos orgulhe, que seja uma referência regional, um marco de desenvolvimento sustentável “, disse.

Disse – “Nosso objetivo é alavancar investimentos no Estado e ter parcerias para deixar para o futuro nessa área hídrica das zonas rurais. Nós temos interesse de avançar tanto no abastecimento de água e saneamento como também em outras áreas difusas”. (Governador de Pernambuco Paulo Câmara, após discutir, nesta terça-feira (23.11), a captação de verbas para recursos hídricos na área rural do Estado junto ao Banco Mundial)

Não rompeu – Os rumores que correu ontem na cidade de Tabira, que o vice-prefeito Marcos Crente, teria rompido com a prefeita Nicinha Melo e seu esposo Dinca Brandino, não passou de um fakeNews. Segundo uma fonte que falou com o vice-prefeito, o mesmo afirmou que não tem nada de rompimento, “estou cuidando das minhas coisas e a prefeita cuidando da cidade, não tem nada haver esta notícia de rompimento”, disse Marcos Crente.Encontro –

O Partido Social Democrático realiza nesta quarta-feira (24), em Brasília, um encontro nacional da legenda. Lideranças e militantes devem se reunir no Centro de Eventos Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal.

Perguntar não ofende – O vereador de Serra Talhada Zé Raimundo vai votar em Rodrigo Novaes e não em Luciano Duque para deputado estadual nas eleições de 2022?

 

Coluna da Folha’PE | Edamr Lyra blog

PSDB se fragiliza após episódio das prévias para presidente

O PSDB realizou no último domingo as prévias para escolher o seu candidato a presidente da República em 2022. Eivado de denúncias de compra de votos e de problemas no sistema de votação, o processo eleitoral acabou fragilizando ainda mais os nomes que estavam sob a perspectiva de disputar a sucessão de Jair Bolsonaro no próximo ano.

Independente do desfecho das prévias tucanas, aquele que vier a ser o escolhido entre Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria, indubitavelmente terá seu nome maculado pelo desastroso processo, que fragilizou ainda mais os tucanos, que em 2018 tiveram o seu candidato a presidente Geraldo Alckmin com o pior desempenho do partido em disputas presidenciais.

No âmbito local, o PSDB ensaia o lançamento da sua presidente estadual e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que é um nome extremamente competitivo pela sua biografia e seu perfil político e eleitoral, porém os desdobramentos das prévias acabaram colocando em xeque a viabilidade dos candidatos tucanos nos estados e em Pernambuco não será diferente, uma vez que o partido seguirá com muitas incertezas sobre o rumo que será adotado.

Apoio – O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (PSL), se prepara para garantir uma expressiva votação ao deputado federal Luciano Bivar, que deverá tentar a reeleição em 2022. Josafá vem se destacando no município após a expressiva vitória em 2020.

Vice – Pré-candidato a governador da Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma Neto, ganhou força nos últimos dias para integrar a chapa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro no próximo ano como candidato a vice-presidente. Seu nome se soma a outras opções levantadas como os ministros Fábio Faria e Teresa Cristina.

Filiação – O presidente Jair Bolsonaro, ao que tudo indica, oficializará sua filiação ao PL no próximo dia 30. O movimento acontece após o adiamento da data, inicialmente marcada para o último dia 22, e pelas discussões sobre o controle do partido em estados com vistas a formação de palanques para 2022.

Ampliação – O governador Paulo Câmara anuncia, na manhã desta quarta-feira, a ampliação da rede de escolas integrais no Estado. À tarde, haverá o lançamento do 5º chamamento público do Programa Força Local, que beneficiará novos projetos em segmentos econômicos do Estado.

Relator – O líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral, será o relator do Grupo de Trabalho (GT) “Enem e a crise no Inep”, que vai acompanhar denúncias envolvendo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo do colegiado é “apurar e esclarecer fatos com relação à crise Inep e sugerir ações para o funcionamento condizente do Instituto, em especial, no que diz respeito à realização de exames de avaliações e censos”.

No páreo – Com a provável permanência do governador Paulo Câmara no cargo até 31 de dezembro de 2022, os nomes para o Senado Federal pela Frente Popular continuam no páreo com maiores chances, são eles: André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

Inocente quer saber – A oposição irá se engalfinhar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas?

Coluna da quarta | Gilson Machado se prepara para disputar eleição em Pernambuco

Nos bastidores, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, já admite que poderá disputar um mandato em Pernambuco. Com Bolsonaro confirmado no PL, ele pode se beneficiar com a chapa já pronta pelos Ferreiras para federal. Se optar por uma disputa majoritária, pode provocar um atrito com a conjuntura já encaminhada entre Anderson e Raquel Lyra.

Quando perguntado, Gilson diz ser um “tarefeiro” do presidente Bolsonaro. “Eu estou pronto para qualquer missão que o nosso presidente nos coloque”, disse. O ministro, porém, esconde o jogo sobre seu futuro eleitoral. Ele é o auxiliar mais próximo do presidente e tem a cara de Bolsonaro.

Por fim, o melhor caminho é um entendimento de Gilson com os Ferreiras para a construção do PL em Pernambuco, colocando o partido num patamar ainda maior na Oposição.

PSD EM ALTA – O PSD realiza hoje seu encontro nacional, em Brasília. A organização do evento ficou surpresa com a quantidade de inscritos, que já ultrapassa a marca de mil pessoas. À tarde, o partido de Gilberto Kassab realizará o encontro das mulheres. Estarão presentes a prefeita Adriana Paes (Glória do Goitá), Ridete (Jaqueira) e a ex-prefeita Maria Sebastiana (João Alfredo), além das coordenadoras do PSD Mulher, a primeira-dama de Aliança, Carol Peixoto, e Andreia de Paula.

DEU PARA TRÁS – Havia a expectativa de que o PSD fizesse a filiação do apresentador de TV José Luiz Datena. Essa é a segunda vez que Datena recua numa proposta partidária. Há quatro anos, ele chegou a anunciar sua candidatura ao Senado ao lado de Doria, depois voltou atrás.

RÁPIDAS

ALTERNATIVA – Nos corredores de Brasília, o comentário é que a Frente Popular poderá encher o MDB como chapa de federal alternativa. Essa é uma forma de salvar Raul Henry e fazer um gesto com ele por ter permanecido ao lado do PSB.

HOMENAGEM – A Assembleia Legislativa de Pernambuco retornou ontem as sessões solenes, dedicadas a homenagear pessoas e instituições. Por proposição do presidente Eriberto Medeiros, a Alepe celebrou os 80 anos do Sindaçucar e os 75 anos do Fecormécio.

PINGA-FOGO: E o PSB anunciará a filiação de Alckmin?

Blog do Silvinho

Lupércio dá sinais de que pode concorrer ao governo de Pernambuco

Nestas idas e vindas com os nomes que estão querendo ou pelo menos demonstrando vontade de entrar na disputa pelo governo de Pernambuco, um nome tem chamado a atenção pelo menos do nosso Blog: o prefeito Professor Lupércio (SD) parece que ainda não jogou a toalha e deve continuar com o nome à disposição para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas. O olindense tem sido inclusive influenciado nos bastidores a falar mais firme e tecer alguns comentários a respeito do pleito de 2022.

Ora, em 2020 o prefeito Lupércio enfrentou uma disputa contra o PC do B e o PSB na cidade de Olinda. O prefeito reclamou inclusive que a legenda socialista descumpriu um acordo firmado ainda em 2018 de apoiar sua reeleição. O PSB investiu no nome de João Paulo atendendo a um pedido da vice-governadora Luciana Santos que já administrou Olinda junto com Renildo Calheiros por 16 anos. Lupércio derrotou todos e se reelegeu.

Agora, às vésperas de 2022, o prefeito investe pesado na mídia e tem conversado com figuras de todas às regiões do estado a respeito da sucessão de 2022 com um ânimo muito grande de quem não vai ser apenas um mero ator, mas protagonista na sucessão estadual.

Será que teremos mais um nome na disputa pelo governo do estado? Eis a questão!

PL – Com a filiação do presidente Bolsonaro ao PL, o prefeito Anderson Ferreira fez questão de dizer na tarde de ontem que a aliança com o PSDB em Pernambuco é uma aliança que defende o interesse da população, independente do cenário nacional. “Entraves existem e cada um vai lidar com as situações da melhor forma, mas aqui em Pernambuco não podemos colocar o povo e o Estado em segundo plano, mas sim, como já citei outras vezes, sempre à frente, fortes, unidos e pensando no futuro” disse Anderson.

Animadíssimo – O ministro do turismo, Gilson Machado Neto, está animadíssimo para 2022. Em entrevista concedida na segunda-feira ao programa do jornalista Lacombe, Gilson disse que a motociata do presidente Bolsonaro foi histórica e que já aparece bem pontuado nos levantamentos internos sem nem ter dado largada na partida. O ministro é o nome do presidente Bolsonaro seja para o senado ou para o governo do estado.

Agenda – O governador Paulo Câmara anuncia, na manhã desta quarta-feira, a ampliação da rede de escolas integrais no Estado. À tarde, haverá o lançamento do 5º chamamento público do Programa Força Local, que beneficiará novos projetos em segmentos econômicos do Estado.

João Campos – O prefeito João Campos comanda, nesta quarta-feira (24), a primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). O encontro será realizado no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, a partir das 14h, e deve contar com a presença dos 53 Conselheiros Eméritos, designados no Diário Oficial do Município desta terça-feira (23). Esse será o primeiro encontro do gestor municipal, que preside o colegiado, com o organismo consultivo.

Agreste – Iluminação pública e fornecimento de energia elétrica em cidades do Agreste. Esses foram os temas de uma reunião entre o deputado Erick Lessa e a gerente corporativa de Relações Institucionais da Neoenergia Pernambuco (antiga Celpe), Erica Ferreira. A reunião foi na sede da empresa em Recife, e também contou com a participação da analista sênior de Relações Institucionais, Priscilla Primo.

Em Brasília – O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), está em Brasília em companhia do presidente da Câmara Municipal, vereador Vavá e do secretário Magno. Ontem, Duguinha esteve no gabinete dos três senadores de Pernambuco em busca de recursos para o município.

Prévias do PSDB têm brigas e clima de constrangimento após falha em app Sergipe NotíciasPara caixinha das almas?

Depois de um lenga-lenga, ontem, a cúpula do PSDB deu a mão à palmatória, se convenceu que caiu numa cilada, contratando um aplicativo por R$ 1,3 milhão a uma faculdade do Rio Grande do Sul, e anunciou que decidiu contratar uma nova empresa para concluir o sistema de votação de suas prévias presidenciais.

No último domingo, o partido foi obrigado a suspender o processo de escolha do candidato tucano ao Palácio do Planalto após uma série de falhas apresentadas pelo aplicativo da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), contratada para o serviço. Agora, a Relatasoft foi escolhida para cuidar do novo aplicativo, o D. Voto, desde que o novo sistema passe pelo “teste de estresse” ao qual será submetido.

A empresa integra o Projeto Eleições do Futuro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia agora é retomar a votação o mais rapidamente possível. Mas, além dos ajustes técnicos, a nova data depende das negociações políticas entre os candidatos. Disputam as prévias os governadores João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Segundo dirigentes do PSDB, os técnicos da Faurgs não forneceram explicações convincentes sobre o problema envolvendo a ferramenta de votação nem teriam oferecido soluções seguras para que continuassem participando das prévias. O aplicativo custou cerca de R$ 1,3 milhão. “O PSDB foi vítima de um problema técnico nas prévias para escolher seu candidato à presidência da República e busca meio para retomá-las”, disse a direção do partido por meio uma de nota.

Que acrescenta: “Entre as possibilidades, já há empresa que será submetida ao teste de estresse por todas as candidaturas. Mais alternativas estão em análise. Ainda não foi apresentado diagnóstico do ocorrido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), desenvolvedora do aplicativo que apresentou falhas. O fundamental é garantir o voto dos filiados já cadastrados.  Os votos já registrados na urna e em aplicativo estão válidos e serão computados”.

Uma saída necessária e esperada, mas vale uma perguntinha: e os R$ 600 mil que o PSDB já pagou ao aplicativo fajuto? A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) vai devolver ou essa dinheirama vai tomar o caminho da caixinha das almas?

Rachado ao meio – A troca de empresa ainda deve provocar mais acusações entre os candidatos do PSDB. Doria e Virgílio estão alinhados e apoiam a substituição imediata do aplicativo. Já Eduardo Leite tem colocado obstáculos à mudança da plataforma de votação. Desde o início das prévias, Leite defendeu o uso do aplicativo desenvolvido pela Faurgs. Doria era contrário. Seja com qualquer desfecho, o PSDB sai desse processo tendo de administrar o desgaste pela interrupção da votação e pelo aprofundamento de sua divisão política, especialmente entre os grupos de Doria e Leite.

Terra maltratada – Reportagem postada ontem neste blog, fruto da minha passagem por Águas Belas, segundo maior produtor de leite do Estado, apontando o descaso do Governo com a bacia leiteira, chamou atenção e despertou curiosidade de um grande número de leitores por um detalhe inusitado: juntas, Águas Belas e Itaíba representam os principais colégios eleitorais do secretário estadual de Agricultura, Claudiano Martins. Se a terra do dono das decisões no campo no Governo Paulo Câmara está assim, imagine o restante!

Guerra declarada – Os policias penais estão em pé de guerra contra o Governo do Estado. Segundo o Sindicato, o governador trata com “desrespeito toda categoria e insiste em não cumprir o acordo coletivo assinado. Esse acordo prevê a criação do Departamento da Polícia Penal, negociação de reajuste salarial, novos enquadramentos por tempo de serviço e alteração do plano de cargos. Os policiais apontam que atuam com baixo efetivo e poucas condições de trabalho. Além disso, afirmam que, nos últimos quatro anos, têm perdas de ganhos salariais e com congelamento de salários.

E Recife? – Apesar do avanço da vacinação, ao menos 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram o carnaval de 2022 motivadas pela pandemia de covid-19. As prefeituras alegam o risco de um aumento nas infecções pelo vírus, por causa do fluxo de pessoas e aglomerações, e ainda o respeito às famílias que perderam entes queridos. Há casos também de prefeituras sem recursos para bancar a festa, por terem investido no controle da doença. Estâncias climáticas – como Caconde, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí – estão na lista dos que não preveem a festa.

Ao deus-dará – Embora petista e aliado do Governo socialista, o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, não tem papas na língua. Durante minha passagem pela cidade, na última segunda-feira, não teve nenhum tipo de cerimônia para colocar o dedo na ferida. Segundo ele, o município só não assume uma posição de vanguarda na exportação de gado holandês de alta linhagem genética porque o Governo Paulo Câmara não ajuda em nada. “Sequer os produtores de leite têm assistência técnica porque o secretário de Agricultura fechou o IPA”, disse o gestor petista.

CURTAS

FIM DA FOLIA – O deputado estadual Cleiton Collins (PP) reforçou a bancada da Assembleia que pressiona o governador para não promover o Carnaval. Ao proibir, Paulo Câmara, segundo ele, estará prevenindo a chegada de nova onda da pandemia no Estado. “Não há uma festa que aglomere mais do que o carnaval. Acho uma loucura promover a folia diante de tudo que enfrentamos e sofremos”, alertou.

INVESTIGAÇÃO – Líder do PSB na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral ganhou mais uma trabalheira, ontem: será relator do Grupo de Trabalho para investigar a crise envolvendo o Enem e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Eleitorais Anísio Teixeira), responsável pela realização do exame. O órgão, segundo o parlamentar, está sucateado e não tem a menor condição de conduzir o Enem.

Perguntar não ofende: E Bruno Araújo, presidente do PSDB, não vai sofrer penalizações por ter pago R$ 600 mil por um aplicativo que não funcionou nas prévias?