Olavo de Carvalho morre aos 74 anos, Guru do bolsonarismo

O guru do bolsonarismo chegou a afirmar que a pandemia de Covid-19 nem sequer existia.Ele testou positivo para a doença em 16 de janeiro. Na nota divulgada no perfil oficial de Olavo no Instagram, a causa da morte não é citada.Olavo de Carvalho era negacionista e por diversas vezes chegou a duvidar da existência da pandemia. “O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acorvardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel”, escreveu ele no Twitter em 12 de maio de 2020.

www.brasil247.com - { imgCaption }}Ele tinha 74 anos e deixa esposa, oito filhos e 18 netos.”Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”, diz a nota, que não cita a causa da morte. O youtuber Felipe Neto repercutiu no Twitter a morte do guru bolsonarista Olavo de Carvalho. Para ele, a extrema-direita tentará fazer do escritor um mártir.”A extrema direita agora vai tentar transformar Olavo de Carvalho em um mártir, um herói. Olavo é um dos grandes responsáveis pelo mar de lama no qual afundamos. É o guru de toda essa turma violenta e odiosa. E digo ‘é’, no presente, porque o homem perece, mas suas ideias não”, escreveu. Jair Bolsonaro (PSL) declarou: “nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. – Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre. Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”.

Um dos maiores estudiosos do Brasil sobre o tema da “guerra cultural”, o professor João Cezar de Castro Rocha, da UERJ, declarou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, que Jair Bolsonaro não seria presidente sem o trabalho prévio feito por Olavo de Carvalho, morto nesta terça-feira 25. “Olavo de Carvalho é o pai da retórica do ódio do bolsonarismo”, diz ele. “Sem Olavo, Bolsonaro não seria presidente”. João Cezar também fala sobre a influência do olavismo na tentativa de destruição de instituições como o Ministério da Educação, a Fundação Palmares, a Secretaria de Cultura e o próprio Itamaraty. “Nunca houve um governo tão competente como o de Bolsonaro na arquitetura da destruição”, diz o professor. Ele também afirma que o olavismo sobreviverá sem Olavo e diz que a direita hoje exerce a hegemonia cultural no País. O jornalista Alex Solnik repercutiu pelo Twitter nesta terça-feira (25) e disse : “Morreu quem nunca deveria ter nascido”, declarou Solnik.