Gordo Construções
ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

BOA NOTÍCIA: Chuvas trazem esperança ao município de Santa Terezinha,Brotas está com 50% da capacidade,o Pajeú está em festa

Em Serra Talhada, homem morreu afogado na Barragem do Jazigo

Imagens da Barragem de Brotas, reservatório que abastece Afogados da Ingazeira e Tabira, no Pajeú, mostram que o reservatório está bem mais próximo de sangrar, algo que não acontece desde março de 2011, há praticamente sete anos.

Naquele mesmo ano, no mês de setembro, foi realizado o primeiro teste na comporta da Barragem. Isso porque há anos a descarga de fundo da Barragem não vinha sendo realizada devido a comporta que estava com defeito. Desde então, a barragem não verte, o que vai ocasionar a necessidade da chamada descarga de fundo.

Segundo o repórter Celso Brandão, que esteve no local esta manhã, a distância do nível da água para o vertedouro é de aproximadamente 1,5 metro. Realidade bem diferente da encontrada semana passada, quando o volume estimado era de 45 a 50% do manancial.

Segundo o Chefe do Setor de Distribuição da COMPESA, Washington Jordão, ontem foi feita uma medição no reservatório, que indica um aumento de 43% para 67% nos últimos dias, fruto das chuvas que caíram semana passada.Afogados já choveu este ano 553.4 mm.

O açude S.Jose II, foi construída na década de 70, na época com capacidade para 3 milhões de metros Cúbicos, em 1998 foi ampliado para 7 milhões de metros Cúbicos na Gestão do então Governador Miguel Arraes,onde teve a frente da obra no período o Geólogo Gilberto Rodrigues,na ocasião Presidente da EMATER.
O Açude hoje está com 48 % da sua capacidade, mas está tomando água com as chuvas que vem caindo na região, em SJEgito choveu desde o inicio do ano cerca de 326 mm.
Em Brejinho, quem abastece a Terra Mãe do Rio Pajeú é a Barragem de Mãe D’água no Distrito de Piedade em Itapetim, hoje com apenas 10% da capacidade, mas o Açude de Serraria que tem capacidade de 1,2 milhões de metros cúbicos, está hoje com cerca de 25% e já pode abastecer a cidade,em Brejinho choveu desde o inicio do ano cerca de 442,8 mm.
Tuparetama conta com o Açude Bonsucesso que hoje tem cerca de 38% de sua capacidade, em Tuparetama choveu desde o inicio do ano cerca de 296 mm.
Assim a Compesa já pode atender Brejinho, São José do Egito e Tuparetama com a água dos seus reservatórios.
Enquanto, isso as cidades de Santa Terezinha e Solidão mesmo com as últimas chuvas, continuam sendo atendidas por carro pipa. E

Em Stª Terezinha: O reservatório, que estava em colapso há um ano e sete meses – reflexo da maior estiagem dos últimos 50 anos na região -, voltou a acumular água e agora está com 80% de sua capacidade total, que é de aproximadamente 400 mil m³. Com a recuperação da barragem, Santa Terezinha, que vinha recebendo água através de carros-pipa, voltará a ser abastecida pela rede de distribuição a partir da semana que vem.Para que o município de Stª Terezinha volte a receber água, a Compesa trabalha na execução de testes no sistema, verificando componentes elétricos e mecânicos para o seu pleno funcionamento. “Estamos instalando novos motores bomba e realizando descargas para limpar a rede, além de adequações nas instalações da estação de tratamento a fim de garantir a sua operação”, informou o gerente regional da Compesa, Sérgio Bruno de Sá.

Segundo o gerente da Compesa, a previsão é de que a água acumulada supra a necessidade de abastecimento da cidade até o final do ano em Stª Terezinha. “Esperamos ainda que nos próximos meses o outro manancial da cidade, Zé Antônio, que hoje está em colapso, consiga acumular água para incrementar o abastecimento”, destacou Sérgio.

Em Stª Terezinha choveu desde o inicio do ano cerca de 347,5 mm.

Homem morre afogado em Serra Talhada:  Aparecido Noé da Silva, 22 anos, é a primeira vítima de afogamento na Barragem do Jazigo, em Serra Talhada. No sábado, por volta do meio dia, ele pulava no reservatório com familiares e não apareceu mais depois de um mergulho. O corpo só foi localizado neste domingo e foi encaminhado ao IML Caruaru. Em Serra Talhada choveu desde o inicio do ano cerca de365,6 mm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *