George Borja recebe apoio de odontólogos em SJEgito

Pode ser uma imagem de 8 pessoasEm SJEgito, George Borja recebe apoio de odontólogos
Dr. George Borja de Freitas recebeu novos apoios na sua pré-campanha para a prefeitura de São José do Egito, ao longo desta semana. Além de famílias, o jovem pré-candidato também recebeu apoio de profissionais da classe que faz parte.
Dezenas de odontólogos egipcienses se reuniram com Dr. George, que também é dentista e anunciaram apoio a sua pré-candidatura.
Nesta semana, Dr. George já tinha recebido o apoio de Torrão Mundo Novo e de sua família.

Bomba: Marília diz que Solidariedade não abona candidatura de Luciano Duque

A vice-presidente nacional do Solidariedade,  Marília Arraes, disse que não segue Luciano Duque e confirma alinhamento com Sebastião Oliveira em Serra, além de PT e PSB, o que a jogará no colo da campanha reeleição de Márcia Conrado.

Ela chegou a dizer que Duque lança seu nome sem apoio do partido, certamente buscando uma “vitimização”.

A entrevista ocorreu quase que simultaneamente ao lançamento da pré-candidatura de Luciano Duque.

Marília falou sobre vários temas em entrevista à Folha Política, na Folha FM. Assista o trecho:

 

 

 

Duque oficializa pré-candidatura e diz que governistas “estão se borrando de medo”

Em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (24), o deputado estadual Luciano Duque oficializou sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada.

Ao lado de sua esposa Karina Rodrigues, do seu filho Miguel Duque, dos vereadores Ronaldo de Dja e Vandinho da Saúde e diversos aliados de seu grupo político, o parlamentar declarou estar atendendo a um chamado da população.

“Eu me vejo na obrigação de acolher o pedido do meu povo, que vem sofrendo com a falta de compromisso e de zelo por parte do atual governo, que tem virado as costas para a população, principalmente, aqueles que mais precisam. Acompanhamos na imprensa e nas mídias sociais, o descaso com que o município vem sendo tratado, e as denúncias que vem sendo feitas”, disse Duque, que já foi vice e prefeito do município por duas vezes (cada).

“Nós revolucionamos Serra Talhada. Fizemos o PIB do município, que é a soma de todas as riquezas, dobrar de tamanho. Trouxemos novos empreendimentos, como os atacarejos, o shopping com grandes lojas, o Sistema S, entre tantos outros. Isso representa mais emprego, oportunidades e dinheiro circulando na cidade”, declarou. “Isso para falar do econômico, se tratarmos do social, nossa gestão construiu quatro escolas, sete creches, vinte e quatro novas unidades básicas de saúde, oito quadras e ginásios e catorze praças. Implantamos o atendimento noturno nas UBS, trouxemos a Fundação Altino Ventura e realizamos a parceria com a Fundação Lemann, que melhorou o índice da educação básica. Tenho orgulho de dizer que nós fizemos o povo de Serra viver dias prósperos”.

De acordo com o deputado, o que se ver hoje é o desmonte do município. “Tudo o que construímos com muito trabalho, vem sendo desfeito. As poucas obras que foram entregues foi uma continuidade do que começou lá na nossa gestão. Quantos novos postos de saúde, escolas ou creches foram inauguradas através de recursos do atual governo? Quantos novos empreendimentos chegaram na cidade? Nenhum!”, lamentou. “Quem perde é o povo que fica desassistido”, finalizou.

Luciano Duque é filiado ao Solidariedade, partido do qual é líder da bancada na Alepe.

Perguntado sobre a dúvida a respeito do apoio de Marília Arraes a seu projeto,  rechaçou a pecha de que a tenha traído. “Nunca vi ninguém trair votando. Se Marília for candidata eu voto nela de novo”. Nesse momento,  disse que o bloco de Márcia não o quer candidato.  “Estão se borrando de medo porque sabem que vamos ganhar as eleições”.

Anchieta Patriota tem contas de 2022 aprovadas pelo TCE

As contas de 2022 da gestão do prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota foram aprovadas pelo Tribunal de Contas.

O relator foi o conselheiro Marcos Loreto. O Processo tem o número 231005684.

Além de Anchieta Patriota,  constam como interessados Alessandra Noé, João Guilherme Guedes Machado e Kátia dos Santos Silva.

Nas redes sociais,  o prefeito comemorou a aprovação das contas.

“Ontem, tivemos as contas referentes ao ano de 2022 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Isso é compromisso e zelo pelos recursos públicos”.

Sertânia / 50ª Expocose

A 50ª edição da Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia (Expocose) já tem programação definida. Ontem a Prefeitura publicou a grade completa de atrações musicais do principal evento do município.

Estão confirmados shows de Iguinho & Lulinha, Pablo do Arrocha, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Mano Walter, Limão com Mel, Edy & Nathan, Rodrix, Nico Batista, Luiz & Júnior e Caíque Lima.

O evento, realizado pelo governo municipal, acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho no Parque de Exposições Professor Renato Morais. A entrada é gratuita.

Prefeitura de Brejinho iniciará pavimentação asfáltica em 43 ruas do município

A Prefeitura Municipal de Brejinho está prestes a dar início a um amplo projeto de pavimentação asfáltica, que beneficiará diversas do município. A obra, iniciará nos próximos dias e incluirá um total de 43 ruas.

Segundo a assessoria, esta iniciativa visa melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos moradores.

As ruas que serão asfaltadas são as seguintes:

1. Rua Severino Ferreira, 2. Travessa Sem Denominação, 3. Perpendicular a Claudio Leite, 4. Rua Manoel Marques, 5. Rua 28 de Setembro, 6. Rua Noel Venâncio de Souza, 7. Rua Manoel Félix, 8. Rua Miguel Batista, 9. Rua Ozório da Silva, 10. Rua João Venâncio de Souza, 11. Rua Claudio Leite 2, 12. Rua Isaias Soares Cavalcante, 13. Rua Manoel Severino, 14. Rua Manoel Delfino de Carvalho, 15. Rua 28 de Setembro, Trecho 13, 16. Rua Militão Alves da Costa
17. Rua Dois Francisco Delfino da Costa, 18. Rua do Comércio, 19. Rua Madalena Gomes (trecho 01), 20. Rua João Sousa Filho, 21. Rua Tereza Gomes, 22. Rua Severino Gomes, 23. Rua Aluízio Gomes Die Lira, 24. Rua Antônio Lopes Sobrinho, 25. Rua José Luís de Lima, 26. Rua José de Assis Bonfim (trecho 01), 27. Rua José de Assis Bonfim (trecho 02), 28. Rua Antônio Lopes Sobrinho, 29. Rua Raimundo Nonato Sobrinho, 30. Rua Severino Gomes dos Santos, 31. Travessa Severino Gomes dos Santos, 32. Rua José Bento, 33. Rua Sebastião José de Souza, 34. Rua 01 de Julho, 35. Travessa 01 de Julho, 36. Travessa 08 de Março, 37. Rua 08 de Março, 38. Rua Raimunda Gomes de Almeida
39. Travessa Raimunda Gomes de Almeida, 40. Rua Madalena Gomes (trecho 02), 41. Rua Tereza Gomes, 42. Rua 15 de Novembro e 43. Rua Antônio Alves de Lima.

“Este projeto é parte dos esforços contínuos da administração municipal para promover o desenvolvimento urbano e melhorar a infraestrutura da cidade”, disse a assessoria em nota.

Ouro Velho-PB | Augusto Valadares anuncia construção de Centro de Especialidades Médicas

Pode ser uma imagem de hospital e texto que diz "Blay do don do n Jarcelo Patriota I"O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, usou suas redes sociais para anunciar uma novidade para a saúde do município: a construção do novo Centro de Especialidades Médicas e de Urgência/Emergência 24 horas.

“Anunciamos a construção do novo Centro de Especialidades Médicas + Urgência/Emergência 24 horas da nossa cidade. Uma das maiores obras da saúde de todos os tempos. Obrigado ao senador Efraim Filho e aos deputados Wilson Santiago e Wilson Santiago Filho pela destinação de emendas para realização desse sonho”, declarou o prefeito em sua postagem.

A iniciativa promete ser um marco na saúde pública de Ouro Velho, proporcionando atendimento especializado e emergencial contínuo para a população.

A obra, considerada uma das maiores na área da saúde já realizadas no município, conta com o apoio significativo dos parlamentares, cujas emendas viabilizaram a execução deste projeto ambicioso.

TSE cassa mandatos de prefeito e vice de Água Preta-PE

Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de Noelino Magalhães de Oliveira Lyra e Teodorino Alves Cavalcanti Neto, eleitos prefeito e vice-prefeito em Água Preta (PE). Eles foram afastados devido a práticas de abuso de poder econômico e compra de votos nas Eleições 2020.

A Corte declarou ambos inelegíveis por oito anos e determinou a imediata comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para a adoção das providências cabíveis para uma nova eleição para os cargos.

O Plenário tomou a decisão nesta quinta-feira (23) ao acolher recurso apresentado por Antônio Marcos de Melo Fragoso Lima, então candidato a prefeito da localidade. O TRE de Pernambuco havia rejeitado o pedido de cassação por entender que não foram apresentadas provas robustas sobre os delitos eleitorais apontados.

Condutas irregulares

No entanto, para o relator do caso no TSE, ministro Raul Araújo, provas documentais e testemunhais atestam diversas práticas irregulares cometidas pela chapa, tais como conexões com grupo empresarial, distribuição gratuita de atendimento médico à população com finalidade eleitoral e uso excessivo de recursos financeiros, entre outras.

“Verificou-se uma conexão indissociável entre o candidato que encabeçou a chapa majoritária e o grupo empresarial que carrega seu nome de urna, objetivando utilizar uma série de ações benéficas para a população local como meio de obter vantagem eleitoral”, concluiu o ministro Raul Araújo.

Stª Terezinha | Prefeito Delson Lustosa vai calçar 19 ruas

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e textoO prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa já começou a pavimentação de várias ruas na sede do município. De acordo com dados informados a redação do blog pelo setor de infraestrutura, já foi calçada a rua em frente, e também a lateral do Colégio Nova Conquista, sendo a Rua Professora Joana Darc Liberal de Vasconcelos e Rua Julio Mota Diniz.

De acordo com o blog do Pereira as ruas que irão receber pavimentação, sendo elas: Rua João Ferreira Costa (Bairro São Luiz) Rua Apolinário Ferreira Costa (Bairro São Luiz) Uma Rua sem denominação no Beco do Virgulino, no Centro, Rua Terezinha de Jesus Santos (Bairro Virgulino), Trecho da rua Vereador Vicente Soares de Freitas, no Centro, Rua Padre Genildo Herculado (Bairro São José), Rua José Martins Ferreira (Bairro São José), Rua Vereador José Gonçalves Sobrinho (Bairro São José), Rua Pedro Gançalves da Silva (Bairro São José) Rua João José de Carvalho (Bairro São José) Rua José Gomes de Moura (Bairro São José) Trecho da Rua Pedro Ferreira Leite (Bairro São José Trecho da Rua Vereador José Gonçalves (Bairro São José)

As ruas Arôdo Romão de Araújo que liga a rua principal do estádio O Raulzão ao asfalto, sentido a Imaculada e a Rua Joacil Martins, próximo ao Curral do Gado, também receberão calçamento. Ao todo, são 19 ruas beneficiadas com calçamento, sendo que das 19, duas (02) já foram pavimentadas próximo ao Colégio Nova Conquista.

Duque se antecipa a Marília lança pré-candidatura à prefeitura de Serra Talhada nessa sexta(24)

O deputado estadual Luciano Duque (SD) anunciou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, dia 24. Será no Auditório do Posto do Vale, no Ipsep.

Ele está arregimentando aliados para anunciar sua pré-candidatura à prefeitura de Serra Talhada.

Luciano se movimenta antes de Marília Arraes e Márcia Conrado.  A vice-presidente nacional do Solidariedade deve anunciar alinhamento com a reeleição de Márcia Conrado dia 1 de junho.

O deputado disse ser “candidatíssimo” sexta passada.

“Não sei porque o povo pergunta. Estou convicto. Vamos anunciar o lançamento de nossa pré-candidatura. O presidente Waldir Tenório sabe que o Solidariedade não tem outro nome e a candidatura posta é a minha. Eu tenho um histórico de serviços prestados. Por direito, por ser líder do partido vou colocar meu nome e creio que não vai aparecer otro nome”, afirmou.

Estratégia?

A estratégia parece clara: gerar um ambiente desconfortável para Marília e Márcia, se dizendo retirado do processo por jogo rasteiro, buscando capitalizar politicamente para o nome que irá lançar caso de fato não se viabilize.

Isso fortaleceria a possibilidade de lançamento do próprio Miguel Duque, que tem aparecido mais nas peças institucionais e ao lado do pai, como possível pré-candidato com a fritura de Duque.

Nill Júnior Podcast: Luciano se lança antes do apoio de Marília a Márcia

O deputado estadual Luciano Duque (SD) anunciou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, dia 24. Será no Auditório do Posto do Vale, no Ipsep.

Ele está arregimentando aliados para anunciar sua pré-candidatura à prefeitura de Serra Talhada.

Luciano se movimenta antes de Marília Arraes e Márcia Conrado. A vice-presidente nacional do Solidariedade deve anunciar alinhamento com a reeleição de Márcia Conrado dia 1 de junho. O deputado disse ser “candidatíssimo” sexta passada.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.  Ouça o episódio:

Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Pajeú participam do ato de Massa “Grito da Terra Brasil”.

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e textoRepresentantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Pajeú participaram nestes dias 20 e 21 de Maio de 2024 do Ato de Massa “Grito da Terra Brasil” em Brasília-DF. O ato já é o 24° Grito que acontece, onde Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo Brasil realizam uma Marcha que saí do centro de eventos de Brasília até a explanada dos Ministérios, onde lá é entregue a pauta dos Trabalhadores Rurais a Ministros, Deputados Senadores e Governo Federal, para reivindicar direitos.Foi anunciado pelo Ministro da Agricultura Paulo Teixeira um pacote de projetos incluindo Crédito Rural, Reforma agrária, Assistência técnica Rural, projetos a Incentivo de produção Famíliar para que Trabalhadores Rurais possam Produzir alimentos de qualidade, trazendo uma melhor qualidade de vida no campo e também trazer renda básica para seus lares. Sindicato de SJEgito esteve presente.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 24/MAIO/2024 ) /// Sexta-feira | | |

blog do FinFa

Harmonia – Vindo de Brasília ontem, encontrei na cidade de Arcoverde, os vereadores da cidade de Tuparetama, Danilo Augusto, Domenico Perazzo, Plácio Galvão e a vereadora Luciana Paulino, onde conversamos por um bom tempo. Nesta conversa, uma coisa que chamou a atenção foi o clima de harmonia entre eles, mesmo Danilo sendo pré-candidato a prefeito pela oposição, contra a vereadora Luciana Paulino, que é pré-candidata a vice na chapa governista. Que isso sirva de exemplo para alguns políticos do Pajeú que vive o revanchismo embutido no corpo. Parabéns aos vereadores pela corformidade que existe entre eles.

Receber título – O conselheiro do TCE-PE, Ranilson Ramos, vai receber o título de ‘Cidadão do Recife’ da Câmara de Vereadores da capital. A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Casa José Mariano, Romerinho Jatobá, e acontecerá às 16h da próxima quarta-feira (29). Natural de Orocó/PE e graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ranilson Ramos ingressou no TCE-PE em maio de 2013, por indicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No Tribunal, ocupou todos os espaços da Mesa Diretora, chegando à presidência no biênio 2022-23.

Declarou apoio  – A pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério (Republicanos), ganhou ontem o apoio do pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Sonson da Matinha, que era um aliado do atual prefeito Anchieta Patriota. O anúncio foi ao lado do pré-candidato a vice-prefeito Glebson Martins. Ilma já recebeu os apoios de outros pré-candidatos que deixaram o grupo do atual prefeito, Jeovane Adriano, Nadson Pulsa, Clécio da Vidraçaria, Rita do Barreiro do Fabiano, Júnior da Patrol, Noquinha de Ibitiranga, Luiz Alberto e Irmão Josa, entre outros.

Coletiva – Nesta sexta-feira (24), o deputado Luciano Duque (Solidariedade) vai conceder às 10 horas, uma coletiva de imprensa para tratar sobre eleição 2024. Será no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada.

Frase – “Raquel Lyra dá ordem de serviço com dinheiro em caixa. A governadora jamais dará uma ordem de serviço próximo a eleição para enrolar as pessoas. Ela tem um compromisso muito grande com Pernambuco”. (Deputado estadual Joãozinho Tenório  à Rede Pernambuco de Rádios e Blog do Alberes Xavier)Na marcha – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes(Manuca), esteve participando da XXV Marcha em Defesa dos Municípios, que se encerrou nesta quinta-feira (23). Manuca levou uma grande comitiva, secretários municipais e vereadores, acompanharam o prefeito, que também fez visitas a parlamentares pernambucanos, um deles foi o deputado federal, Waldemar Oliveira, que é majoritário no seu município e também estiveram com o senador Fernando Dueire.
Entregou – A Prefeitura Municipal de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Endemias, realizou a entrega de 25 conjuntos com bolsas e botas para os agentes de endemias do nosso município.”Os EPIs são importantes para garantir o bom trabalho dos nossos servidores. No ato de entrega foi servido um café da manhã para os agentes, que tanto tem trabalhado, para nos manter distantes de uma epidemia de dengue e outras doenças”, disse o secretário Paulo Jucá.

Na próxima sexta-feira –

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, realiza na próxima sexta-feira (31) às 9 horas, o lançamento do Edital de Chamamento Público de Premiação nº 001/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que será na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha.

Disse –

“Não temos aqui um projeto pessoal de poder, estamos buscando alianças para um modelo de governo diferente, ouvindo as pessoas, respeitando as lideranças, debatendo ideias e construindo um plano de governo com a participação de todos. O povo carnaíbano está cansado de apenas uma pessoa decidir tudo sobre todos, eles querem ser ouvidos e é isso que estamos fazendo”. (Pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério)

Perguntar não ofende – Poderá mudança de chapa em alguma cidade do Pajeú?

blog do Silvinho

PT e PSB reforçam Elias em Jaboatão

Está confirmado para o próximo sábado um grande evento de apoio à pré-candidatura de Elias Gomes na cidade de Jaboatão dos Guararapes que contará com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Aliados de Elias estão trabalhando para levar para o mesmo evento a ex-deputada Marília Arraes que é vice-presidente nacional do Solidariedade.

O intuito do evento é reforçar que o nome da frente ampla de centro-esquerda na cidade de Jaboatão é Elias Gomes. O motivo é claro: tanto o PSB quanto o PT precisam da vitória de Elias na cidade para não ter em 2026 a Prefeitura no palanque de oposição que pode ser até mesmo o da governadora Raquel Lyra. Isso porque caso vença o atual prefeito Mano Medeiros ou mesmo a deputada federal Clarissa Tércio, a Prefeitura estará nas mãos de adversários do PSB.

Então, em um cenário tão concorrido como o de Jaboatão é importante para o PT e para o PSB a eleição de Elias. Ainda mais do que para o próprio João Campos, a eleição de Elias é importante para o PT que conquistaria uma cidade do porte de Jaboatão. A aliança com o PSB também é um sinal de compromisso com o partido no Recife que está numa luta tremenda pela indicação da vice de João Campos.

Elias montou um verdadeiro time que vai desde partidos de esquerda como é o caso do PT e do PSB, a partidos de centro como o MDB, Republicanos e Solidariedade. O ex-prefeito que é pré-candidato pelo PT espera contar com a presença de Lula na cidade pedindo votos durante a campanha. O presidente venceu às eleições no município no ano de 2022 mesmo com o prefeito Mano Medeiros e todo o grupo dos Ferreiras dando apoio a Jair Bolsonaro.

O ex-prefeito busca retomar o comando da cidade amparado em todo o seu trabalho realizado no município e reforçado a isso a modernidade de gestão apresentada por João Campos e também com a força e o prestígio de Lula.

Cassação O cenário político na cidade de Água Preta fica totalmente aberto após a cassação que aconteceu ontem pelo TSE, da chapa eleita e composta por Noé Magalhães e seu vice Neto Cavalcanti. Os dois estavam dominando o cenário da política na cidade, apesar de haver uma terceira pré-candidatura que é a de João Fernando Coutinho, ex-deputado federal e filho de Eduardo Coutinho ex-prefeito e líder político na cidade.

Água Preta Com a decisão do TSE de cassar a chapa eleita em 2020, assumirá o mandato de prefeito da cidade de Água Preta, o vereador Antonio Manoel, conhecido por Miruca. Ainda não se sabe se ocorrerá uma eleição indireta no município para completar o mandato atual até 31 de dezembro de 2024.

Visita A governadora Raquel Lyra estará presente hoje na cidade de São Bento do Una para inauguração do Mercado da Carne Dr. Altino Soares da Rocha, no Centro. A tucana será recebida pela deputada estadual Débora Almeida e o seu pai, José de Almeida que é pré-candidato a prefeito pelo PSDB.

Raquel Antes de ir para São Bento do Una, a governadora Raquel Lyra realiza entregas de unidades da Casa do Trabalhador, da Casa da Trabalhadora, do Centro de Qualificação da Mulher e do Espaço Bora Empreender no município de Igarassu, na Região Metropolitana. Além de inaugurar a Subestação da Neoenergia na Via Mangue.

Os pingos nos is O deputado estadual Luciano Duque (SD) concede nesta sexta-feira uma entrevista coletiva para falar sobre o cenário político de sua cidade, Serra Talhada. A expectativa é grande tendo em vista que o parlamentar é hoje o nome mais forte para enfrentar a atual prefeita, Márcia Conrado (PT).

Diálogo O ministro Silvio Costa Filho continua dialogando com às principais lideranças políticas de Pernambuco. Ontem, o ministro esteve conversando com a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, que está em Brasília. Na semana passada, Silvio esteve conversando com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

blog do Elielson

O clima das eleições municipais nem chegou ainda na pauta do povo, mas incrivelmente a sucessão estadual de 2026 já está na ponta de língua de muitos, sobretudo na antecipação da polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB).

Os dois principais polos gravitacionais da política, João e Raquel, já vêm dividindo os lados nos municípios Pernambuco afora. Mesmo que, paulatinamente, a classe política venha alimentando o debate, que só deverá ocorrer de fato daqui a dois anos, isso demonstra que nem sempre a política obedece ao transcorrer ordinário do calendário.

Essa antecipação ajuda diretamente João Campos, que vive seu melhor momento na gestão, e cobra ainda mais da governadora Raquel Lyra para que imprima um ritmo em seu governo, fugindo até do tempo de maturação natural das gestões.

ALERTA NA METROPOLITANA- As últimas pesquisas apontam que o Governo do Estado precisa focar mais suas ações e presença na Região Metropolitana do Recife por vários fatores. O mais importante é por concentrar uma fatia considerável do eleitorado pernambucano.

ESTÁ PRÓXIMO – O clima no alto escalão do União Brasil é de que o anúncio oficial que a legenda ficará com João Campos sairá nos próximos dias, como confirmou uma fonte próxima ao prefeito. “Iria acontecer essa semana, faltam apenas uns detalhes”, garantiu. Essa é mais uma costura que visa 26.

FRASE DO DIA: “Ainda não tem nada definido. Eu tenho minha posição e ela é clara. Se não for acatada, vou ter que abrir os braços (em sinal de rendição)”, garantiu o deputado federal Mendonça Filho à coluna.

RÁPIDAS

DECOLANDO – O novo secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, já se movimentou na primeira semana no posto. Foi até São Paulo se reunir com os diretores de todas as companhias que operam no país. Além disso, ele se encontrou com o diretor do Aeroporto de Guarulhos, um dos principais terminais do Brasil.

ÁGUA PRETA – A cassação do prefeito Noé Magalhães e seu vice, pelo Tribunal Superior Eleitoral, além de torná-los inelegíveis, mudou completamente a cena política da cidade da Mata Sul. O presidente da Câmara assume e a oposição comemora.

DE VOLTA AO BATENTE – Após oito dias de descanso, verdadeiras miniférias, volto com tudo e renovado para a correria deste ano eleitoral. Agradeço à equipe do blog pela dedicação, em especial ao jornalista Guilherme Camilo, que tocou esta coluna com maestria.

PINGA-FOGO: A governadora fará mudanças no secretariado?

Fala PE blog

Água Preta///O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Água Preta, Noé Magalhães e Neto Cavalcanti. A chapa vencedora nas eleições de 2020 foi acusada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico. Cassados por unanimidade, ambos tornaram-se inelegíveis, decisão que irá afetar diretamente o xadrez político no município, tendo em vista que, até então, ambos sustentavam pré-candidaturas a prefeito.

Olinda///Pré-candidato do PP ao Executivo Municipal, o vice-prefeito Márcio Botelho conseguiu derrotar na Justiça o prefeito Professor Lupércio (PSD). Decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) determinou ao pessedista que readmitisse os cargos em comissão previamente lotados no gabinete da vice-governadoria. Há alguns meses, aliados de Botelho, segundo ele, teriam sido exonerados “por perseguição política” de Lupércio.

Paulista///Recém-filiado ao Partido Democrático Trabalhista, o ex-vice-prefeito do Paulista, Francisco Padilha, participa, em Brasília, do 6º Congresso Nacional do PDT. Até o fim de semana, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores irão debater os desafios do país. “E Paulista não poderia ficar de fora dessa discussão”, pontuou o pré-candidato de oposição a Yves Ribeiro (PT).

blog do Edmar Lyra

Bolsonaro aposta no potencial de Gilson 

Em conversa com esta coluna em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro avaliou o cenário nacional, onde criticou as medidas do presidente Lula na recuperação do Rio Grande do Sul após a tragédia ocorrida pelas chuvas. Bolsonaro lembrou que a pandemia fez com que seu governo distribuísse o auxílio emergencial para 68 milhões de brasileiros, e questionou a inércia do atual governo em amparar financeiramente as vítimas das chuvas.

O ex-presidente também afirmou que seu governo projetou excelentes ministros, a exemplo do senador Jorge Seif e do governador Tarcísio Gomes de Freitas, e comparando ao atual governo disse que ninguém conhece mais do que cinco ministros dentre os quase quarenta nomeados pelo presidente Lula.

Sobre Pernambuco, e mais precisamente o Recife, Bolsonaro demonstrou ânimo com a postulação de Gilson Machado na disputa pelo comando da capital pernambucana. Em relação a sua vinda nos dias 7 e 8 de junho, o ex-presidente nem confirmou nem desmarcou, mas ficou muitos dias parado por conta de um problema de saúde recente. Bolsonaro disse que irá iniciar uma campanha de donativos para os municípios atingidos pelas chuvas do Rio Grande do Sul, mas sublinhou que não repassará as doações ao governo federal nem ao governo estadual por não confiar que elas chegarão a quem precisa, segundo ele os donativos ficarão nas mãos dos prefeitos, independente de coloração partidária.

Multa – O Tribunal Superior Eleitoral aplicou multa de R$ 30 mil aos deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) e aos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleiton Gontijo de Azevedo (Republicanos-MG) por divulgação de propaganda eleitoral negativa contra o então candidato a presidente Lula (PT) na campanha de 2022. Logo após o primeiro turno das eleições, os parlamentares foram acusados de propagar, nas redes sociais, notícias falsas que associavam Lula ao satanismo. O youtuber Bernardo Kuster e o músico Roger Moreira também foram condenados ao pagamento da multa, que deverá ser quitada de forma individual.

Expectativa – Caso o União Brasil fique com João Campos, como provavelmente ficará, a expectativa recai sobre a posição do ex-ministro Mendonça Filho na disputa. Um dos principais expoentes da direita em Pernambuco, Mendonça é esperado no palanque de Gilson Machado abrindo uma dissidência no União Brasil. A grande questão é que apesar de ser de direita, Mendonça sempre demonstrou ser um homem de partido, o que dificulta a materialização do apoio ao postulante do PL.

Coletiva – Nesta sexta-feira, o deputado estadual Luciano Duque concederá uma coletiva de imprensa sobre as eleições de 2024. O evento será realizado no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada, às 10h. A expectativa é para que ele anuncie o rumo do seu grupo político na cidade para enfrentar a prefeita Márcia Conrado.

Inocente quer saber – Bolsonaro virá a Pernambuco em junho?

Zé Bilú é pré-candidato a vereador em SJEgito

Pode ser uma imagem de 1 pessoaJosé Givanildo Brito, tem 55, anos, conhecido popularmente por Zé Bilú, casado com Rosa há 30 anos, 4 filhos Mikael(In) Aline,  Arthur e Maria Luiza. Foi vereador ocupando a cadeira parlamentar na Casa Arlindo Leite Lopes no período de 2009/2012, assumiu a pasta de Secretario de Trânsito 2013 à 2014 , tendo um trabalho elogiado e exitoso. É Construtor Civil, gerando emprego e renda, e tem como bandeira de campanha na  área da construção, infraestrutura e saneamento , tem uma preocupação com saúde, agricultura, educação e segurança do nosso município. Zé Bilú é filho do ex-parlamentar e  saudoso João Bilú e Maria de Lourdes. Zé Bilú  pré-candidato a vereador pelo Podemos para concorrer uma vaga na câmara municipal de São José do Egito-PE. . E está no grupo oposicionista com Fredson da Perfil e Zé Marcos.

Carnaíba recebe mais uma vez o Certificado Ouro da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família na Educação

O município de Carnaíba recebeu mais uma vez o reconhecimento da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família na Educação pelo comprometimento e responsabilidade no acompanhamento dos estudantes beneficiários do programa e seus consequentes registros de frequência no Sistema Presença.

O município recebeu o Certificado Ouro, que é o nível de registro mais alto. A coordenação informou ainda que a média de registro de frequência nacional, para o período P24.1 (fevereiro/março), foi de 76,98%. Sendo o percentual de frequência alcançado pelo município de Carnaíba de 93,30 %.

Esses números também se refletem no acompanhamento das condicionalidades, feito pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social. De acordo com a coordenadora do CadÚnico, Luzia Gomes, tem diminuído o número de bloqueios por descumprimento das condicionalidades. De 23 bloqueios em marços, caiu para apenas 09 neste mês de maio.

Itapetim | Adelmo Moura anuncia novas emendas parlamentares

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, usou suas redes sociais nesta terça-feira (21), para divulgar novas emendas parlamentares. Durante sua ida a Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos.

Adelmo visitou o deputado federal Felipe Carreras, acompanhado do vice-prefeito Chico, para expressar gratidão pelos recursos significativos já destinados a Itapetim. Esses recursos têm sido fundamentais para o desenvolvimento do município em diversas áreas.

Além de agradecer, Adelmo aproveitou a ocasião para anunciar boas notícias. Itapetim está recebendo uma retroescavadeira nova e um caminhão compactador, além de um recurso de R$ 6 milhões que deve chegar até o dia 30 de junho, destinado à agricultura, infraestrutura e saúde. Também estão sendo destinados R$ 600 mil para o hospital, o que melhorará ainda mais os serviços de saúde para a população.

“Essa visita reafirma nosso compromisso de buscar constantemente melhorias para Itapetim e de trabalhar em conjunto com nossos deputados para garantir o desenvolvimento contínuo de nossa cidade”, destacou Adelmo Moura.

Tabira: Câmara aprova PL autorizando doação de terrenos para tratar água em Arara e Povoado de Brejinho

Em votação extraordinária a câmara de vereadores aprovou um projeto do executivo para a doação dos terrenos para a instalação das caixas d’água que irão fazer o tratamento da água que irá abastecer as duas comunidades, Arara e Brejinho.

“Ano passado fizemos uma audiência pública aqui na câmara para falar sobre o abastecimento d’água e de lá pra cá fomos em Recife na Compesa para tratar do assunto e disponibilizamos até R$ 200 mil em parceria caso fosse necessário “ afirmou o presidente.

“Essa luta é uma conquista de todos os tabirenses, e as comunidades vão ter direito a água que é tão merecido “ concluiu o presidente.

Prefeitura de Iguaracy avança na recuperação das estradas vicinais do município

A Prefeitura de Iguaracy continua a todo vapor com os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, desta vez beneficiando as comunidades de Ramada e Caldeirões. Com a chegada das máquinas, a administração municipal busca proporcionar maior comodidade, trafegabilidade e mobilidade aos moradores dessas regiões.

O prefeito Zeinha Torres destacou a importância dessas obras, especialmente após períodos de chuvas intensas que danificam as estradas e dificultam ainda mais a vida dos moradores das áreas rurais. “O objetivo é atender às comunidades que, por questão de tempo chuvoso e distância, estão com mais problemas para a mobilidade. Também vamos seguir o cronograma de recuperação das estradas para atender todo o município”, afirmou o prefeito.

O objetivo do governo é garantir que todas as comunidades rurais recebam atenção necessária para facilitar o deslocamento de pessoas e o escoamento da produção agrícola local. Com essa iniciativa, o prefeito ressalta o compromisso em atender às demandas da população rural, facilitando o acesso as diversas comunidades de Iguaracy.

João Campos lidera em todos os cenários, aponta pesquisa Simplex/CBN

 Em nova pesquisa realizada pelo blog em parceria com a Simplex/CBN, o prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição, João Campos (PSB), lidera em todos os cenários na disputa eleitoral pela capital pernambucana.

Cenário estimulado

Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados são perguntados em quem votariam sabendo dos possíveis candidatos, o atual prefeito aparece com 60,5% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro do Turismo de Bolsonaro, Gilson Machado (PL), com 6,8%. O atual secretário do Turismo de Pernambuco e candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho (PSD), tem 3,6% das intenções. A deputada estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Dani Portela (Psol/Rede), aparece com 3,1% nesse cenário. O pré-candidato pelo novo, Tecio Teles aparece na última posição, com 0,6%.

Os entrevistados que afirmaram que votarão branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos somaram 11,7%, enquanto 13,7% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Confira outros cenários da pesquisa Simplex/CBN:

Cenário Espontâneo

João Campos (PSB): 48,8%
Gilson Machado (PL): 3,6%
Dani Portela (Rede/Psol): 2,2%
João Paulo (PT): 1,6%
Daniel Coelho (PSD): 1%
Túlio Gadelha (Rede/Psol): 0,2%
Marília Arraes (SD): 0,1%
Outros: 0,2%
Brancos e Nulo: 7,6%
Não sabem ou não responderam: 34,7%

Cenário 3 (com João Paulo candidato) 

João Campos (PSB): 58,9%
Gilson Machado (PL): 7,0%
João Paulo (PT): 3,4%
Dani Portela (Rede/Psol): 3,2%
Daniel Coelho (PSD): 3,1%
Tecio Teles (Novo): 0,5%

Cenário 4 (sem João Paulo e com Túlio Gadelha candidato pela federação Rede/Psol) 

João Campos (PSB): 60,1%
Gilson Machado (PL): 6,8%
Daniel Coelho (PSD): 3,8%
Túlio Gadelha(Rede/Psol): 1,9%
Tecio Teles (Novo): 1,2%

Cenário 5 (sem Dani Portela) 

João Campos (PSB): 59,3%
Gilson Machado (PL): 7,1%
Daniel Coelho (PSD): 3,9%
João Paulo (PT): 2,5%
Túlio Gadêlha (Rede/Psol): 1,5%
Tecio Teles: 0,9%

A pesquisa Simplex/CBN, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº PE-03091/2024, ouviu 1067 eleitores maiores de 16 anos nos dias 16 a 18 de maio de 2024. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

FVP | Promove Seminário sobre Política Pública de Educação do Campo

Pode ser uma imagem de texto que diz "PORTALDENOTICIAS PORTAL DE NOTICIAS Marello MarelliPatuta cebbo Patriota atriota XUXI CONVITE Seminário sobre Política de Educação do Campo no Sertão do Pajeú 14/06/2024 19h Faculdade Vale do Pajeú Rua Aroeira s/n, Jardim Boa Vista São José do Egito PE Informações: (87)99975-7364 FACULDA FACULDADE VALE DOPAJEU Blog do larcello Patriota"Acontecerá no dia 14.06.2024 / 19:00h, na Faculdade Vale do Pajeú, em São José do Egito-PE, o Seminário sobre Política Pública de Educação do Campo no Sertão do Pajeú. O evento tem como objetivo central, discutir as Políticas de Educação do Campo e a importância do conhecimento, da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da economia e do bem viver do homem e da mulher do campo.
Centrar-se-á no município de São José do Egito, mas pretende ampliar esse tipo de reflexão para todos os municípios vizinhos.

Na ocasião um grupo de professores, professoras e especialista de educação do campo e da educação agroecológica irão analisar a situação da Educação do Campo, da Educação Agrotécnica e Agroecológica no município de São José do Egito e no Sertão do Pajeú; E propor alternativas para melhorar a vida no campo a partir da educação, da produção e da difusão do conhecimento.
Outras Informações: (87)99975. 7364 e (61) 98103.4874.

Festival de Dança da EREM Teresa Torres foi um sucesso em Itapetim

Read more about the article Festival de Dança da EREM Teresa Torres foi um sucesso

Com presença de toda comunidade escolar, a terceira edição do Festival de Dança da Escola de Referência em Ensino Médio Teresa Torres, localizada em Itapetim, ocorreu de forma exitosa, na última sexta-feira (17). Foram cerca de 11 apresentações, feitas por mais de 100 alunos da instituição.

De acordo com o blog do Erbi, o momento foi a culminância do desenvolvimento da temática dança nas turmas de 1°, 2° e 3° Anos do Ensino Médio Integral da instituição.

Os alunos dos 1° Anos abordaram as Danças Folclóricas de Pernambuco, dando ênfase para o Xaxado e o Baião, mostrando nossa rica cultura que tem ritmos tão diversificados.

Já as turmas dos 2° Anos desenvolveram as Danças Regionais do Brasil, um rico patrimônio existente em cada parte do nosso território nacional.

Ficou com as turmas dos 3° Anos, a temática das Danças Internacionais, com elementos de leveza e suavidade, que dão um ritmo único e embelezam a cada passo.

Parabéns a todos os envolvidos, pelo sucesso das apresentações e a integração família/escola.

SJEgito | Vilma Brito nas andanças por comunidades rurais

Pode ser uma imagem de 16 pessoas, pessoas sorrindo e texto que diz "PORTAL DE NOTICIAS Marcell. MarelliPatrta Patrota atriota Klog do Jarcello Patrota"A pré-candidata Vilma Brito, 42 anos, vem fazendo reuniões estratégicas, escutas e demandas em comunidade egipcienses, no inicio do mês esteve no Povoado de Juazeirinho no Restaurante Tradição do Sertão e no Olho d’Água da Conceição, dessa vez o encontro foi na comunidade do Sítio Lajes, junto com o pré-canditado a prefeito Romerio Guimarães( ambos Solidariedade), conversando e escutando o povo, em sua rede social Vima postou : ” Queremos agradecer a recepção calorosa, acolhedora e agradável.” Pontuou a pré-candidata a vereadora que é Técnica em Enfermagem desde 2004, Servidora pública nos estados de Pernambuco e Paraíba, casada com com Engenheiro Jackson Brito, mãe de 2 filhos e empreendedora. Com atuação na área de saúde e com bom relacionamento na comunidade, Vilma, se coloca a disposição do grupo (SOLIDARIEDADE) para fortalecer uma chapa competitiva para o legislativo. Mas uma profissional entra na corrida eleitoral e sendo mulher, ajuda a garantir a cota de gênero do partido, pois vai para a disputa de uma das 13 (treze), vagas da Câmara de Vereadores de São José do Egito.

Itapetim perdeu Seu Luiz Lenheiro

Itapetim OnLine 1/
Faleceu na manhã desta quarta-feira (22), aos 71 anos de idade o senhor Luiz Leite Ferreira, mais conhecido por Luiz Lenheiro, seu Luiz era servidor do município muito dedicado ao trabalho, já foi secretário de Transporte, suplente de vereador e atualmente estava como motorista da Saúde, homem integro honesto, um bom esposo, bom pai e bom filho.
Seu Luis era casado e parte  deixando sua esposa Dona Neves e seu filho Helder, sua partida está sendo muita sentida por todos os familiares e amigos.
O Blog lamenta profundamente a perca do amigo Luis Lenheiro e deixa seus sinceros sentimentos de pêsames aos familiares e amigos. O velório está sendo em sua residência na Rua 29 de Junho, 133 Itapetim-PE e o sepultamento nessa quinta-feira(230 às 9h no Cemitério Municipal Isabel Delfino. Prefeito lamentou a morte de Luiz Lenheiro e decretou luto Oficial de 3 dias no município, o Presidente da Câmara Junior de Diógenes em nota lamentou a perda de Luiz Lenheiro lembrando a dedicação ao trabalho e a família.

Dr. Romério Guimarães nega possível aliança com Fredson e garante que continua pré-candidato

Ex-prefeito voltou a se colocar como alternativa e também questionou ciclo Evandro 

O médico Romério Guimarães manteve a posição, em entrevista a Cláudio Viana, na Rádio Liberdade FM, de São José do Egito, de que mantém sua pré-candidatura à prefeitura da Capital da Poesia.

Romério continuou se colocando como alternativa à gestão do prefeito Evandro Valadares,  que voltou a questionar,  dizendo ser a melhor opção e argumentando que o odontólogo George Borja representava o continuísmo.

Mas claro, todos queriam saber de sua disposição em se alinhar aos outros nomes de oposição,  Fredson Brito e Zé Marcos.

“Política toda hora muda de cenário. Continuei trilhando o caminho, filiando várias lideranças comunitárias no Solidariedade. Cada um é livre pra escolher o que quiser. Hoje eu já vi gente chamando candidato de fake quando até bem pouco tempo elogiava. Eu continuo nessa batalha. Meu interesse não é pessoal. Não tenho a política como profissão. Não fiz carreira dentro da política”.

Sobre o fato de a maioria dos vereadores estarem divididos entre Fredson e George, disparou: “a população sabe separar o apoio do vereador do prefeito. Lógico que é bom ter apoio de quem tem mandato. Mas a gente vai à luta também”.

O apresentador confrontou Romério uma frase supostamente atribuída a Fredson Brito e Zé Marcos de que “o tempo passou pra todo mundo “, inclusive para ele.

“Essa afirmação é um pouco boba e infantil. O tempo passa pra todo mundo. O que não passa são as ideias. As ideias sendo novas. Em 2018, o Brasil optou por uma coisa nova, que na realidade não era nova coisa nenhuma, que foi o bolsonarismo. Em 2022 o povo voltou a eleger o velho Lula com quase 80 anos. Um estadista, já deu três viagens ao Rio Grande do Sul, já liberou uma quantidade enorme de dinheiro e de ações, um estado historicamente contra o PT. Então como o tempo passa pra uns e outros não? Isso não existe, o tempo passa pra todo mundo. Agora, as ideias de uns é que envelhecem antes de chegar ao povo”.

E continuou: “eu não posso chegar com ideias velhas, querendo posar de bom moço, de uma novidade que a gente sabe que não existe”.

Outra pergunta teve relação com a fala de Fredson há uma semana, dizendo que iria precisar de Romério em seu projeto. Romério foi perguntado se já tem uma data marcada para apoiar Fredson.

“De jeito nenhum, até porque eu sou pré-candidato também. Diálogo pode haver a qualquer momento, mas acho que ele devia ter sido construído bem antes de anunciar qualquer chapa. A gente não anuncia uma chapa unilateral. Tem que ser ouvindo todos os grupos. Política é a arte do diálogo, da conversa, da discussão. Mas continuo firme e até o momento não tem nenhuma pretensão até porque eu sou pré-candidato sim”.

Tadeu Alencar recebe prefeitos do Sertão do Pajeú

Tadeu Alencar, secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, divulgou em suas redes sociais um encontro com prefeitos do Sertão do Pajeú.

“Recebendo aqui no Ministério do Empreendedorismo os amigos Evandro Valadares, prefeito de São José do Egito, Gilson Bento, prefeito de Brejinho, e Paulo Jucá, secretário de Saúde de São José do Egito, para uma conversa sobre possíveis parcerias do MEMP com esses dois municípios do querido Sertão do Pajeú de Pernambuco”, anunciou Alencar.

A reunião teve como objetivo discutir parcerias que possam promover o desenvolvimento econômico e social das cidades envolvidas, através de iniciativas empreendedoras e inovadoras.

A colaboração entre os governos municipais e o ministério é vista como uma oportunidade para fomentar o crescimento sustentável na região, beneficiando a população local com novos projetos e investimentos.

SJEgito | George Borja participa de reuniões em comunidades rurais

BLOG NILL JUNIOR | O pré-candidato a prefeito de São José do Egito, o odontólogo George Borja visitou algumas comunidades rurais no fim de semana, participando de reuniões e ouvindo as demandas existentes.

No último domingo (19), visitou as Associações rurais das comunidades de Ladeira Dantas e Massapê, em ambas ele aproveitou o encontro, ouviu e foi ouvido pelos presentes.

“Foi uma honra estar ao lado de tantos amigos e apoiadores. Quero agradecer a cada um de vocês que estiveram junto conosco, ouvindo, compartilhando ideias e fortalecendo nossa caminhada”, disse, agradecendo a oportunidade, em suas redes sociais.

George Borja tem seguido uma agenda de visitas intensa, aproveitando para ouvir as demandas de cada região do município, e assim colocadas em seu plano de governo, para serem retiradas do papel, numa possível futura gestão.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 23/MAIO/2024 ) /// Quinta-feira | | |

blog do FinFa

Entrevistados – O Senador Fernando Dueire (MDB)  e o deputado estadual Jarbas Filho, foram entrevistos por este blogueiro, ontem (22), no Senado Federal.

O senador falou sobre seu projeto desua autoria que foi aprovado por unanimidade no Senado Federal, Fernando Dueire (MDB) foi aprovado por unanimidade e garante justiça na cobrança da taxa administrativa da CNH. “Agora, motoristas acima de 50 anos terão 50% de desconto, e aqueles com mais de 70 anos terão 70% de desconto. Uma vitória que beneficia mais de 27 milhões de brasileiros”, disse o senador.

O deputado estadual Jarbas Filho (MDB), falou sobre o crescimento do seu partido no estado de Pernambuco.

Comemorando – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, que encontra-se em Brasília participando da XXV Marcha, esta comemorando os recursos garantidos com parlamentares pernambucanos. O deputado majoritário do município, Lucas Ramos destinou emenda de R$ 500 mil, a Senadora Teresa Leitão emenda de R$ 400 mil, Carlos Veras R$ 400 mil e Renildo Calheiro R$ 200 mil. “Agradeço a todos os deputados e a senadora pelos os recursos destinado ao meu município, que serão investidos em infraestrutura para a melhoria da nosso população”, disse Luciano.

Recebeu – O Secretário Executivo do Ministério do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, recebeu ontem (22), em seu gabinete em Brasília, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, Gilson Bento, prefeito de Brejinho e Paulo Jucá, Secretário de Saúde de São José do Egito, a reunião teve como objetivo discutir parcerias que possam promover o desenvolvimento econômico e social das cidades envolvidas, através de iniciativas empreendedoras e inovadoras.

Frase – “O melhor é nós deixarmos de lado esse espírito de revanchismo, e essa polarização exacerbada, que muitas vezes embota o nosso raciocínio e impede que nós busquemos convergências naqueles pontos comuns”. (Senador Sérgio Moro (União-PR) após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou pedidos de cassação do seu mandato)

Comitiva – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, participou da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizado pela CNM, e foi acompanhado de uma comitiva significativa. Além da primeira dama Mary Delanea, estavam os secretários Marcos Melo, Rita de Cassia, Juliany Rabelo, Edjanilson Rodrigues e do Presidente da Câmara de Vereadores Chico Torres, do vereador Fábio Torres e do servidor Júnior Diniz. O pré-candidato a prefeito Dr.Pedro Alves, em conversa com este blogueiro, justificou sua ausência a esta agenda, em virtude de agenda profissional e particular.

Comemora – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, estará comemorando o dia do Trabalhador Rural nesta quinta-feira (23). Para marcar a data, a homenagem aos agricultores começa às 7h, na Feira da Agricultura Familiar, na Avenida Rui Barbosa, na Via Parque, ao lado do Grande Hotel. Já os agricultores que participam do Direto da Roça Collab, terão a homenagem iniciando às 11h. Localizado no estacionamento térreo do centro de compras, a Collab é uma parceria entre a Prefeitura e Shopping Difusora.

Poderá – Este blogueiro foi informado por uma fonte da cidade de Sertânia, que o nome do ex-prefeito Sinval Siqueira, está na bolsa de aposta para ser o vice na chapa da pré-candidata Pollyana Abreu.

Disse – “O maior programa social do Brasil é o emprego e a renda. É isso que traz felicidade e dignidade para as pessoas. E a gente viu a importância com a construção do aeroporto. E agora, com a ampliação, a gente está criando mais emprego e oportunidade de trabalho. A cada quatro turistas que chegam ao Recife, um posto de trabalho é gerado. Vamos, ao lado do presidente Lula e do prefeito João Campos, avançar nas entregas”.(Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no encontro que teve ontem com o prefeito do Recife, João Campos, sobre o fortalecimento da malha aérea na capital de Pernambuco)

Garantiu recursos – O deputado federal, Waldemar Oliveira, durante esta semana, recebeu diversos prefeitos, vereadores no seu gabinete na Câmara dos Deputados, para tratarem de recursos e projetos inovadores para os municípios. Um dos que saiu comemorando os recursos obtidos, foi o prefeito de Venturosa, Eudes Tenório, que teve a notícia presencial junto ao senador Fernando Dueire de uma parceria para liberar uma emenda parlamentar em conjunto no valor de R$1,5 milhão.

Perguntar não ofende – Se Marília Arraes não liberar o Solidariedade para Luciano Duque ser o candidato a prefeito de Serra Talhada, Miguel Duque será o substituto de Duque ?

blog Cenário

Jantar animado – Prefeito de Paudalho, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia (Podemos), comandou uma animada confraternização na noite de ontem (21), com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), prefeitos, deputados, senadores e integrantes do governo Lula. Os gestores pernambucanos seguem em Brasília até a quinta (23).

Valorização – No telão do jantar da Amupe, um fato chamou atenção. Foram exibidas fotos de agendas do atual presidente, Marcelo Gouveia (Podemos), mas também dos presidentes anteriores, Márcia Conrado (PT) e José Patriota (PSB). Uma prova do reconhecimento de Marcelo aos seus antecessores.

Meta ousada – Presidente do PDT em Pernambuco, o secretário executivo da Previdência Social, Wolney Queiroz, revelou que a legenda vem trabalhando para eleger quatro ou cinco vereadores neste ano, em Caruaru. O partido, que atualmente conta com dois parlamentares no município, montou uma chapa proporcional bastante competitiva.

Chapa pronta – A oposição deve anunciar, em breve uma chapa composta pelo atual, vice-prefeito de Toritama, Romero Leal (PSDB), e Helloysa Ferreira (PSD), que em 2022 disputou a eleição para estadual. A dupla tem circulado junta em ambientes políticos e representa a união da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da ex-deputada Marília Arraes (SD) na cidade.

Apoio da bancada – O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcondes Sá (PSB), conseguiu um feito importante para a disputa pela reeleição. O chefe do Executivo municipal conquistou o apoio dos três senadores pernambucanos. Fenando Dueire (MDB), Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT) estarão juntos no palanque de Marcondes.

blog fala PE

Jaboatão dos Guararapes  João Campos comanda, no sábado (25), a partir das 10h, no Clube Ferroviário, no bairro de Jaboatão Centro, um grande ato de apoio da Frente Popular a Elias Gomes, pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Vice-presidente nacional do PSB e nacionalmente reconhecido como uma das mais proeminentes lideranças da nova geração, João garantiu dar “carga total” na pré-campanha do aliado, tendo em vista que a disputa na segunda maior cidade do estado é uma das prioridades de Lula (PT) em 2024.

Alepe  De autoria do Poder Executivo, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está prestes a pautar o projeto de lei que reajusta em 100% o valor da diária dos plantões dos profissionais da rede estadual de saúde em períodos de emergência ou em situação de calamidade pública. Aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, o texto ainda irá tramitar por outros colegiados até ser levado ao plenário da Casa de Joaquim Nabuco.

Sergio Moro  Ex-juiz da Lava-Jato, o senador Sergio Moro (UB-PR) descartou a possibilidade de vir a concorrer à Presidência da República em 2026. A declaração foi dada ontem (22), poucas horas depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter rejeitado os recursos impetrados pelo PT e o PL pela cassação do parlamentar por abuso de poder econômico. Moro assegurou que vai permanecer no campo de oposição ao presidente Lula (PT), mas frisou ser necessário amenizar o clima de polarização no país.

Blog do Magno   Pioneiro na “blogosfera” política, o jornalista Magno Martins celebra nesta quinta-feira (23), a partir das 20h, no Mirante do Paço, no bairro do Recife, os 18 anos do Blog do Magno. Doze artistas irão animar a comemoração, que deverá reunir autoridades, comunicadores e entusiastas dos meios político, cultural e literário de todo o país.

blog do Elielson

Por Guilherme Camilo, colunista interino.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), rebateu, nessa quarta-feira (22), as alegações de deputados estaduais do PSB de que a continuidade da secretária Zilda Cavalcanti e sua equipe é “insustentável e coloca em risco a vida da população pernambucana”. De acordo com a gestora, “a gente vem trabalhando muito na saúde pública em Pernambuco, inclusive investindo mais, contrariando o que estão dizendo”.

Os parlamentares Diogo Moraes, Rodrigo Farias, Sileno Guedes e Waldemar Borges cobraram, em comunicado conjunto divulgado na última terça-feira (21), uma reestruturação da atual equipe de Zilda, incluindo sua exoneração da secretaria. Eles alegaram existir uma “falta de capacidade para gerir a saúde pública do estado”.

Mesmo não mostrando estar pressionada pelo pedido dos deputados de oposição, Raquel não afirmou ou negou se Zilda Cavalcanti irá permanecer no cargo. A governadora se ateve a um discurso sobre ações da saúde realizadas por sua gestão, colocando Pernambuco como o Estado que mais investiu em saúde pública no Nordeste.

Na mesma semana em que o comunicado pressionando a governadora foi emitido, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) confirmou a morte de dez crianças de até 9 anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O anúncio vem em meio à falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas e neonatais.

Além disso, com todo o problema na saúde pública de Pernambuco, um projeto de lei que aumenta o valor da diária em 100% dos plantões dos profissionais da saúde da rede estadual, em períodos de emergência, deve entrar em votação no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira, dia 28. A proposta foi enviada por Raquel Lyra, visando oferecer melhores condições e tornar o serviço mais atrativo para os especialistas.

CANDIDATO DO PALÁCIO: A governadora Raquel Lyra (PSDB) se posicionou sobre a possibilidade de Daniel Coelho (PSD), seu atual secretário de Turismo e Lazer, não disputar as eleições pela Prefeitura do Recife. “Daniel vai partir para uma nova jornada. Mas, antes, deixará todo o circuito junino prontinho para a gente brincar o melhor São João que nosso estado já viu”. O secretário tem até o dia 6 de junho, pelo Código Eleitoral, para se desligar da pasta. Na oportunidade, Raquel também comentou sobre o deputado Federal Túlio Gadelha (Rede), que tenta viabilizar a candidatura para o pleito na capital pernambucana e tem grande proximidade com o Palácio do Campo das Princesas. “Ele vai disputar o seu espaço, mas já conta sempre com nosso respeito, com carinho, por ser um parceiro que busca ajudar”. Túlio tenta ser candidato pela federação PSOL/Rede, mesmo após a deputada estadual Dani Portela (PSOL) ser oficializada como pré-candidata.

APOIO: Na tentativa de alavancar a campanha de pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, o prefeito do Recife, João Campos, estará presente, no próximo sábado (25), em um ato para celebrar o apoio do PSB ao petista. O evento acontecerá no Clube Ferroviário, no bairro de Jaboatão Centro. Além de João, estarão presentes lideranças populares e de partidos que integram a ampla frente progressista democrática de oposição ao prefeito Mano Medeiros (PL).

FRASE DO DIA: “Meu plano, em 2026, é apoiar um candidato pelo qual consigamos defender as pautas. Sou oposição ao governo Lula e vejo, infelizmente, o Brasil em rumos errados”, disse o senador Sérgio Moro, após ser absolvido pelo TSE.

RÁPIDAS

ABSOLVIDO: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, absolver o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) das acusações de caixa dois, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e irregularidades em contratos. Os ministros rejeitaram os recursos apresentados pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) contra a decisão do TRE-PR, que absolveu o senador e ex-juiz da operação Lava Jato.

ALÍVIO FISCAL: O novo desenho do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi sancionado pelo presidente Lula (PT), durante evento no Planalto, sem a presença de sua equipe econômica. A proposta, que reduz a quantidade de empresas beneficiadas, estabelece um limite de isenção de tributos federais para o ano de 2026 ou até atingir um total de R$15 bilhões em isenções fiscais, sendo o que vier primeiro.

APROVADO: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 3127/2019 que autoriza a castração química voluntária para condenados reincidentes por crimes sexuais. A matéria foi aprovada pelo colegiado, em fase terminativa, por 17 votos favoráveis e três contrários. O texto agora segue para deliberação na Câmara dos Deputados.

AGRADECIMENTO: Foram oito dias de trabalho intenso, colocando no ar a coluna mais acompanhada do estado. Desde a última quarta-feira, eu, Guilherme Camilo, pude contribuir integralmente para a produção de assuntos debatidos nos quatro cantos de Pernambuco, quiçá do Brasil. Chegamos ao fim de uma maratona importante e aqui fica o meu agradecimento a Elielson Lima e toda a sua equipe, que confiou no meu trabalho, sempre respeitando os poderes, as cidades e suas figuras políticas e, sobretudo, o leitor do blog. A partir desta sexta-feira, Elielson retoma, sempre com maestria, a produção da coluna.  Contem comigo sempre!

PINGA-FOGO: Zilda Cavalcanti será exonerada do cargo por Raquel Lyra?

blog do Edmar Lyra

Apoio extraordinário 

O prefeito João Campos vem costurando bem a sua reeleição, mantendo partidos que o apoiaram em 2020 e atraindo outros que não estavam seu palanque. O movimento era colocado em xeque por conta do antagonismo do governo de Pernambuco. Mas o tempo passou e o Palácio do Campo das Princesas não tomou partidos que estavam na base do atual prefeito.

Legendas como MDB e União Brasil eram tidas como possíveis apoiadoras do nome apresentado pela governadora Raquel Lyra, mas o primeiro já formalizou apoio à reeleição de João Campos, enquanto o segundo caminha a passos largos para apoiar o socialista. Na última terça-feira, João teve uma conversa promissora com lideranças nacionais do União Brasil e a expectativa é que pelos próximos dez dias a questão possa estar resolvida.

Em se confirmando o apoio do União Brasil, João Campos consolidará o maior tempo de televisão da disputa e ficará menos refém de exigências do PT, que a essa altura do campeonato não tem condições materiais de lançar um nome para a PCR, nem também teria discurso para apoiar outro nome. Prova disso foi o senador Humberto Costa, maior liderança do PT, sinalizar que independente de vice o partido estará com o socialista.

O apoio do União Brasil consolida ainda mais o favoritismo de João Campos e lhe dá a tranquilidade necessária para escolher um vice de sua estrita confiança para buscar a reeleição em outubro e chegar fortalecido em 2026, quando poderá renunciar para disputar o Palácio do Campo das Princesas.

Igarassu – A governadora Raquel Lyra e a prefeita de Igarassu, Professora Elcione, estarão juntas na próxima sexta-feira para anunciar importantes investimentos para a cidade. Elcione é uma das prioridades do Palácio do Campo das Princesas nas eleições deste ano.

Marcelo Gouveia – O presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, foi bastante elogiado tanto pela primeira edição sob seu comando do Congresso da Amupe, quanto pela organização da Marcha dos Prefeitos em Brasília. Marcelo tem tudo para fazer história no comando da entidade municipalista.

Hacker – A Primeira Turma do STF recebeu a denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto pela suposta invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça. Com o recebimento da denúncia, os dois responderão a uma ação penal no STF pelos supostos crimes de falsidade ideológica e invasão a sistemas da Justiça. A decisão foi unânime. Segundo o Ministério Público, Delgatti confessou o crime e a solicitação da deputada para que ele os cometesse.

Pena – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal extinguiu a pena imposta ao ex-ministro José Dirceu (PT) por corrupção, no âmbito da Lava Jato. De acordo com a decisão, o delito estava prescrito na data do recebimento da denúncia, o que invalida a condenação. José Dirceu tinha sido condenado a oito anos de reclusão. Por maioria de votos, o STF considerou que houve prescrição. O cálculo leva em conta que Dirceu tinha mais de 70 anos na data da sentença, o que diminui o prazo prescricional pela metade. O ex-ministro da Casa Civil já declarou que quer se eleger deputado federal em 2026 e voltar ao Congresso Nacional.

Adiamento – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, afirmou que não há previsão ou discussão quanto a eventual adiamento das eleições de 2024 no Rio Grande do Sul. “Nós estamos em maio, e todas as providências estão sendo tomadas no âmbito do governo do estado do Rio Grande do Sul e do governo federal, para que, se não houver o retorno total do que era antes dessa devastação pela inundação, haja a normalidade, o retorno do mínimo normal da rotina”, afirmou Alexandre. Moraes declarou que não houve, até o momento, nenhum dano estrutural no Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Inocente quer saber – Quando o União Brasil anunciará apoio à reeleição de João Campos?

blog do Silvinho

O aviso prévio de Yves Ribeiro

O prefeito de Paulista , Yves Ribeiro (PT), está chegando bem próximo ao mês de junino de aviso prévio da Prefeitura. Todas às pesquisas divulgadas ou não, mostram um cenário totalmente difícil para o atual gestor que vai para a mais dura batalha pela reeleição. Yves que até então carregava um currículo invejável de ter tido diversos mandatos de prefeitos em cidades diferentes de Pernambuco, vai acrescentar neste um fato: não será reeleito.

Foi por duas vezes prefeito de Igarassu, duas vezes prefeito de Itapissuma e três vezes prefeito de Paulista. Caso vencesse este ano, iria para o seu quarto mandato. Mas de fato, este foi o pior de todos e o gestor não empolga nem mesmo a sua equipe. Segundo ex-aliados, Yves foi eleito com um discurso, e caminha e governou de uma maneira completamente diferente. Nem mesmo o vice conseguiu repetir.

Yves Ribeiro se filiou no ano passado ao PT com o intuito de salvar o que restava de seu mandato, mas pelo jeito não adiantou nada. A cidade continua cheia de problemas e com a solução bem distante. “Yves vem deixando muito a desejar desde que assumiu este mandato. Hoje a cidade inteira clama por uma mudança porque o seu prefeito não cumpriu com os compromissos assumidos em campanha. Não temos funcionários satisfeitos com a gestão, temos servidores revoltados, professores que foram tratados como inimigos. Essa é a gestão que Yves está deixando na cidade” disse uma fonte ao Blog lembrando que ainda durante a campanha de 2022, Yves recebeu o título de inimigo da educação de Paulista.

Agora com a reta final de seu mandato, Yves vai para a reeleição com um cenário amplamente desfavorável e deverá penar para tentar salvar o mandato. Uma missão praticamente impossível.

Liderança  O pré-candidato a Prefeitura de Toritama, Serginho Colin, apareceu na liderança da pesquisa divulgada pelo DataTrends. Colin foi o escolhido pelo atual prefeito Edilson Tavares que tem uma gestão aprovada pela população do município, se tornando o principal cabo eleitoral do seu pré-candidato.

Sentimento  Mesmo com diversos nomes colocados para disputar a Prefeitura de Caruaru como Rodrigo Pinheiro, Zé Queiroz, Fernando Rodolfo, Delegado Lessa e Armandinho, a tendência é de que com o avanço do período eleitoral a disputa se polarize entre o atual prefeito Rodrigo Pinheiro e o ex-prefeito José Queiroz. Caso nenhuma outra postulação consiga se destacar, não será surpresa que o pleito na cidade seja decidido no primeiro turno.

João e Elias   Vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, o prefeito do Recife, João Campos, comanda, no próximo sábado , um grande ato para celebrar o apoio do PSB à pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O evento acontecerá no Clube Ferroviário, no bairro de Jaboatão Centro.

De olho em 2026  O prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo (PSB), que encerra este ano o seu segundo mandato de prefeito não deve parar sua carreira política por aí. O que se comenta é que o prefeito deve disputar um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. No município, apenas o deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) está representando o município na Câmara Federal.

Registro  O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), fez um registro em suas redes sociais de uma fotografia ao lado do presidente Lula. Sivaldo se reuniu com o petista que tem ajudado bastante a cidade e reafirmou a aliança que existe no município entre o PSB e o PT desde o ano de 2020 quando Albino foi eleito prefeito.

blog do Magno

Prefeitos em busca de socorro em Brasília

Na abertura da 25ª Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, os prefeitos ouviram o que tanto esperavam do presidente Lula: a promessa de que o Governo Federal irá defender medidas que possam viabilizar a desoneração da folha de pagamento dos municípios.

Último a discursar na solenidade de abertura do evento, Lula reforçou a promessa de que, até o fim de 2024, a alíquota ficará reduzida em 8% e que uma possível prorrogação depois desse período deve ser discutida no projeto de lei 1.847/2024, de autoria do senador Efraim Filho (UB-PB), que será relatado pelo líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

O presidente pediu urgência à base governista para a aprovação da matéria. “Temos, no máximo, 60 dias para votar esse projeto de lei”, disse. A volta da oneração de 20% foi suspensa na semana passada, por 60 dias, após decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A desoneração da folha é a principal pauta dos prefeitos, que lotam Brasília desde a última terça-feira, quando iniciou a Marcha em Defesa dos Municípios. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) defende a aprovação de uma emenda à PEC 66, que prevê o escalonamento da tributação: 10%, em 2025; 12%, em 2026; e 14%, em 2027.

Agora é esperar para ver se Lula e sua base vão dar celeridade ao projeto e cumprir o que prometeu aos prefeitos – que se dividiram na recepção ao chefe do Executivo entre vaias e aplausos.

Artista é vendedor – A investigação do TCE-PE, que apura um suposto superfaturamento nos contratos da Missa do Vaqueiro do ano passado, aponta cachês de mais de R$400 mil para artistas de dimensão nacional. A Prefeitura de Serrita, no entanto, não é a primeira cidade a bancar esses valores astronômicos. Entre a população, as opiniões se dividem: quem acha que vale a pena pagar contra quem avalia ser um desperdício de dinheiro público. Há até quem culpe o artista pelo alto cachê, levando eventualmente algum deles a prestar esclarecimentos à justiça. No entanto, vale lembrar que o artista é um vendedor como qualquer outro. Ele oferece um serviço e cobra por ele. Obviamente, há uma prática entre a classe artística de elevar os cachês em festas como carnaval e São João, por exemplo. Mas, convenhamos, que contrata quem quiser e puder pagar.

IA nas eleições – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou o “Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições”, no qual foram discutidos os desafios e as perspectivas para impedir o uso de inteligência artificial (IA) na propagação de notícias falsas durante as eleições. De acordo com os palestrantes, novas ferramentas reduziram o custo de produção e disseminação de fake news. O evento encerrou nesta quarta-feira (22).

Doações RS –  Os Correios anunciaram que superaram nesta semana a marca de 15 mil toneladas de doações arrecadadas em todo Brasil para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Dessas, 3,5 mil toneladas já foram entregues à Defesa Civil: água potável, roupas, itens de higiene e limpeza, colchões e ração para pet. São variados os itens recebidos, organizados e enviados gratuitamente pela estatal. Em Porto Alegre, as operações no Centro de Distribuição (CDD) Vila Jardim, um dos principais pontos de recebimento, triagem e despacho, seguem intensas.

Vulneráveis ao clima – Um estudo do Governo Federal revelou que 11,6% dos pernambucanos vivem em áreas vulneráveis a eventos climáticos. O dado representa um milhão e cinquenta mil pessoas, aproximadamente. O trabalho coloca Pernambuco em terceiro lugar no ranking de pessoas vivendo em áreas de risco. O estado perde apenas para Bahia (17,3%) e Espírito Santo, com 13,8%.

Fomento da tecnologia – O Banco do Nordeste (BNB) e o Consórcio Nordeste criaram um grupo de trabalho para fomentar a inovação tecnológica na região. O presidente do BNB, Paulo Câmara, se reuniu com representantes da Câmara Técnica de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste nesta quarta-feira (22), em Fortaleza. O encontro resultou na formação de um grupo que discutirá alternativas de financiamento a projetos de base tecnológica e inovação no Nordeste.

CURTAS

ARCEBISPO RECIFENSE – A Câmara Municipal do Recife vai conceder, por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (NOVO), o Título de Cidadão do Recife ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, que é natural de São José de Espinharas, na Paraíba, e assumiu o arcebispado há nove meses. A entrega será feita no dia 28 de maio, às 18h, em uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano.

CIRCUITO LITERÁRIO – A Comissão de Educação e Cultura da Alepe vai solicitar ao TCE medida cautelar e auditoria especial para apurar indícios de ilegalidade no Circuito Literário de Pernambuco. A medida visa investigar a contratação por inexigibilidade e destinação de vultosos recursos públicos estaduais à Associação do Nordeste de Distribuidores e Editoras de Livros – ANDELIVROS, associação privada que está promovendo e executando o Projeto CLIPE – Circuito Literário de Pernambuco, através da realização de três feiras em Recife, Caruaru e Serra Talhada.

ASSÉDIO JUDICIAL – Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta quarta-feira (22) o chamado “assédio judicial” contra jornalistas e veículos de imprensa. Com a decisão, a Corte confirma a ilegalidade do ajuizamento de inúmeras ações judiciais para constranger ou dificultar o exercício da liberdade de imprensa. Pelo entendimento, as ações nas quais pessoas citadas em matérias jornalísticas buscam indenizações devem ser julgadas pela Justiça da cidade onde o jornalista mora. Atualmente, quem processa pode escolher a cidade em que a ação vai tramitar, pulverizando os processos contra a imprensa.

Perguntar não ofende: Os prefeitos vão conseguir emendas suficientes para os seus municípios na marcha realizada em Brasília?

Gilson Bento divulga agenda política em Brasília

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, usou suas redes sociais para divulgar sua agenda política em Brasília. Ele viajou para a capital federal acompanhado por sua esposa, Emília Carmem, que é primeira-dama e secretária de Assistência Social, para participarem da 25ª Marcha dos Prefeitos.

No evento, Gilson Bento encontrou colegas e amigos da vida pública, como os prefeitos Evandro Valadares (São José do Egito), Sávio Torres (Tuparetama) e Zeinha Torres (Iguaracy), entre outros. Durante sua gestão, Gilson tem aproveitado essas oportunidades para visitar os gabinetes dos deputados em busca de recursos para Brejinho.

Nesta terça-feira (21), ele já se encontrou com a deputada federal Maria Arraes, onde entregou um ofício solicitando recursos para o Fundo Municipal de Assistência Social.

Segundo a postagem, Gilson Bento permanecerá em Brasília até quinta-feira (23), realizando mais visitas e buscando mais recursos no Congresso e nos Ministérios. “Em breve, volto para Brejinho com muitas novidades”, destacou o prefeito.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 22/MAIO/2024 ) /// Quarta-feira | | |

blog do FinFa

blog do Magno 

Mais uma jogada eleitoreira

Uma semana após explorar politicamente a tragédia do Rio Grande do Sul, nomeando Paulo Pimenta, pré-candidato a governador do Estado em 2026, como ministro da Reconstrução, o presidente Lula transformou, ontem, a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, em palanque eleitoral.

Na tentativa de eleger o maior número de prefeitos nas eleições deste ano, o petista mudou o discurso em relação ao projeto de desoneração da folha para municípios com até 167 mil habitantes. Se lá atrás a taxação da contribuição de 20% – e não 8% – para o recolhimento da contribuição previdenciária seria imprescindível para a União, passou a não ser mais desde ontem.

Diante de um batalhão de prefeitos, Lula abandonou a retórica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que chegou a trombar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por este ter ficado ao lado dos municípios, e defendeu pressa na aprovação do projeto de desoneração no modelo que atende aos prefeitos.

No ano passado, quando foi cobrado sobre o assunto, para não contrariar o ministro da Fazenda, Lula disse: “Não podemos fazer apenas desoneração sem dar contrapartida aos trabalhadores, eles precisam ganhar alguma coisa. A empresa deixa de contribuir sobre a folha e o trabalhador ganha o quê? Não tem nada escrito [na lei] que ele vai ganhar R$ 1 a mais no seu salário”.

Já ontem, numa postura eleitoreira e oportunista, afirmou diante dos prefeitos: “É preciso que haja urgência na votação no Senado da desoneração dos municípios com até 156 mil habitantes para que os prefeitos não sejam pegos de surpresa”. Trata-se de uma mudança radical, mas com viés eleitoreiro: Lula quer eleger o maior número de prefeitos nas eleições deste ano.

Vaia estrondosa – O presidente Lula se deu mal na Marcha dos Prefeitos. Levou uma estrondosa vaia quando foi anunciado no palco na cerimônia. As vaias foram dadas por alguns prefeitos que estavam na plateia. Em contraposição, a outra parte do público tentou abafar a manifestação com gritos efusivos em apoio ao petista. Em seu discurso, Lula não citou as vaias. Ele afirmou que o Brasil vive um novo momento, de “civilidade” entre todos os entes públicos, e agradeceu o “respeito” e “carinho” com que foi tratado no evento.

Defesa de Lula – Em seu discurso de abertura, o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, pediu respeito às autoridades e que não houvesse vaias. Ele também fez elogios ao governo federal, especialmente ao ministro Haddad. “Temos que primar pelo respeito às nossas autoridades. Não estamos aqui para disputa de direita, de centro e de esquerda. Aqui estão os municípios do Brasil representados pelos prefeitos e prefeitas. Peço encarecidamente ao plenário para que aqui não haja vaias”, apelou.

Aumento escalonado – O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), será o relator de uma proposta que mantém a desoneração dos 17 setores da economia e deve manter a desoneração da folha de pagamento das cidades em 2024. Hoje, os municípios pagam uma alíquota reduzida de 8% sobre a folha de pagamento dos funcionários municipais. A ideia é que a reoneração aconteça de forma escalonada a partir de 2025, como deve ser feito com os 17 setores da economia. Antes, a alíquota era de 20%.

Estadão falido – O jornal O Estado de S. Paulo, conhecido como Estadão, contraiu dívida milionária ao arrecadar R$ 142,5 milhões por meio da emissão de debêntures. Essa medida é uma tentativa de fortalecer a saúde financeira da empresa, que luta contra uma crise que afeta praticamente toda a mídia impressa. A sociedade anônima (SA) do Estadão levantou os cerca de 142,5 milhões de reais em duas emissões de debêntures — títulos de dívidas que concedem um direito de crédito ao investidor — com investidores institucionais e private banking. A informação é do Brazil Journal.

Virou um santo – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, por maioria, acatou pedido da defesa de José Dirceu e extinguiu a pena de corrupção passiva contra o ex-ministro. O colegiado considerou que a pena, relacionada à Operação Lava Jato, prescreveu. O caso foi julgado, ontem, pela Segunda Turma. Votaram no sentido da extinção da pena os ministros Nunes Marques, Ricardo Lewandowski (antes da aposentadoria) e Gilmar Mendes. No sentido contrário, tiveram votos vencidos Edson Fachin, relator do habeas corpus, e Cármen Lúcia. O ministro Dias Toffoli não votou.

CURTAS

VIOLÊNCIA – Um grupo de homens armados invadiu a residência de um casal de comerciantes e manteve a família refém, amarrada por cordas de náilon, por cerca de uma hora no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife. Segundo a Polícia Civil, os criminosos obrigaram uma das vítimas a transferir dinheiro para uma conta, levando, ao todo, R$ 7 mil pelo PIX, e R$ 2 mil em espécie, além de objetos de valor.

VIOLÊNCIA 2 – Um homem de 25 anos foi baleado, ontem, após tentar assaltar um casal no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Segundo informações de testemunhas, uma das vítimas conseguiu tomar a arma do ladrão e atirou contra ele. Ferido, o criminoso tentou fugir do local e correu até o Hospital Agamenon Magalhães, onde pediu ajuda e, em seguida, foi preso.

FORA DA MARCHA – Ex-presidente da Amupe, a Associação Municipalista de Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), também não foi participar da Marcha dos Prefeitos. Mas, ao contrário dos prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim) e Zé Martins (João Alfredo), sua ausência se deu em razão da morte de um familiar do seu esposo.

Perguntar não ofende: Se virar moda a vaia que Lula levou ontem vai ficar difícil ele andar pelo País?

Blog do FinFa

Os rumos do PSDB e Solidariedade em Pernambuco com uma futura federação

O PSDB e o Solidariedade protagonizaram durante a campanha eleitoral de 2022 em Pernambuco uma disputa bastante acirrada entre a governadora Raquel Lyra e a candidata Marília Arraes que foi derrotada no segundo turno. Raquel sagrou-se vencedora. Agora, passado quase um ano e meio daquele fortíssimo embate político, as duas legendas caminham para a formação de uma federação visando o ano eleitoral de 2026. A federação deverá ser composta justamente com o Cidadania que já é uma legenda federada com o PSDB.

Agora, como ficará a situação aqui em Pernambuco tendo em vista que Marília Arraes, vice-presidente nacional do Solidariedade lidera uma campanha pela eleição de prefeitos e vereadores pelo estado, da mesma forma que o PSDB da governadora Raquel Lyra caminha para uma eleição de prefeitos e vereadores onde deve entrar na disputa majoritária em pelo menos cem municípios.

É difícil imaginar que Raquel e Marília estarão juntas na campanha de 2026. Logo, nos resta especular qual será o caminho que ambas irão trilhar. De Raquel Lyra já se comenta da possibilidade de disputar a reeleição em 2026 sem ser pelo PSDB tendo em vista que a legenda faz parte da oposição a Lula, enquanto Raquel caminha para um alinhamento com o petista já faz algum tempo. Logo, será bem mais fácil ver a governadora disputando por um partido que seja da base de apoio ao presidente Lula. Isso não significa que a futura federação esteja em um palanque que não o de Raquel.

Já Marília o que se comenta nos bastidores é que sua aproximação com o primo, o prefeito do Recife, João Campos, pode ser fruto de um retorno seu ao PSB. Logo, Marília chegaria para disputar um mandato eletivo de peso na eleição estadual que poderia até mesmo ser o senado. No entanto, dependeria de articulações futuras sobre a pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. A ex-deputada federal desperdiçou uma chance de ouro em 2022 quando poderia disputar a eleição para o Senado pelo PT.

Na época, Carlos Veras e Teresa Leitão eram pré-candidatos ao Senado pelo PT e ambos abriram mão da disputa para apoiar a indicação da então deputada federal Marília Arraes ao cargo. No entanto, Marília sonhava dia e noite com o Governo de Pernambuco e terminou convencida a disputar o comando estadual porque tinha em mente que com a eleição de Danilo Cabral para governador, os seus planos seriam adiados e ela teria que esperar a vez de João Campos encerrar para conseguir novamente o espaço que tinha em 2022, de disputar o comando do Estado. Marília deixou o PT, se filiou ao Solidariedade e o restante da história todo mundo já sabe.

AMUPE///A tradicional reunião entre deputados federais, estaduais e prefeitos e prefeitas organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) aconteceu nesta terça-feira, 21 de maio, em Brasília. Na oportunidade, os gestores solicitaram aos parlamentares apoios de diversas frentes na pauta municipalista, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição 66/2024, conhecida como a PEC da desoneração. A prefeita de Surubim e 1ª tesoureira da Amupe, Ana Célia coordenou os trabalhos.

Liderança///O prefeito de Palmares Junior de Beto agradeceu em sua passagem por Brasília os R$ 16 milhões enviados pelo deputado federal Lula da Fonte para a cidade. “É muito importante o trabalho que temos feito juntos, eu aqui em Brasília e o prefeito em Palmares. A gestão de Júnior de Beto é a melhor da história da cidade e ao longo do tempo vai se transformando para melhorar ainda mais” disse o parlamentar.

Audiência///Com o tema: “Tabagismo e Cigarros Eletrônicos em Pernambuco: Uma discussão sobre as doenças pulmonares e saúde pública”, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta quarta-feira (22/05), às 11h15, no Plenarinho I da Alepe, uma Audiência Pública para discutir sobre doenças pulmonares e saúde pública a partir dos impactos causados pelo uso do Tabaco e Cigarros Eletrônicos.

Discussão////A deputada estadual Dani Portela criticou em mensagem vazada no whatsapp a presença de membros do PSOL no ato de apoio à pré-candidatura de Tulio Gadelha à Prefeitura do Recife. Dani disse ainda que a postulação do parlamentar que faz parte da Rede que é federada com o PSOL é uma postura machista e misógina.

No PSDB  ///O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Belém de Maria, Beto do Sargento, obteve ontem uma decisão favorável. A Justiça Eleitoral confirmou a filiação de Beto que era do PSB, ao PSDB da governadora Raquel Lyra. Em Belém de Maria a chapa majoritária da situação será composta com o PT que vai indicar a vice.

blog Fala PE

Pernambuco foi o segundo estado do Nordeste com a maior taxa de alfabetização em 2022, tendo ficado na região atrás apenas da Bahia. Os dados são do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação do relatório foi feita um dia após a governadora Raquel Lyra (PSDB) ter anunciado o edital de licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil.

A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e, do ponto de vista político, soou como mais um aceno ao prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), sucessor de Raquel e uma das prioridades da cúpula tucana nas eleições de 2024 em Pernambuco. Pinheiro foi o único gestor municipal a figurar nas imagens oficiais divulgadas pelo governo à imprensa.

Entretanto, o pontapé inicial para o que aponta para o maior programa estadual de construção de creches da história de Pernambuco vai muito além da esfera política. Trata-se de uma das principais propostas de governo da então pré-candidata tucana ao Campo das Princesas.

E entre gestos e a concretização de propostas, há um sem número de gestores municipais que têm reconhecido publicamente os esforços da ex-prefeita da Capital do Agreste no fortalecimento de parcerias entre o governo estadual e as prefeituras principalmente em áreas como infraestrutura, segurança pública e educação.

De fato, tanto nos bastidores quanto diante dos holofotes da mídia, a realidade é que o discurso de que “2024 vai ser o ano do ‘sim’” – conforme dito pela governadora em um simbólico encontro na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no início do ano – tem sido assimilado pelos prefeitos, que, por sua vez, andam cada vez mais interessados em estreitar laços com o Governo de Pernambuco.

Caruaru–A pedido do vereador Anderson Correia (PP), a Câmara de Caruaru realiza, na próxima segunda-feira (27), uma audiência pública para discutir a construção do Hospital Público Veterinário. A pauta tem sido debatida desde o início do ano e o equipamento conta com recursos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

G20–A capital pernambucana passa a sediar, a partir desta quarta-feira (22), a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20. A cerimônia de abertura acontece às 9h30, no Cais do Sertão. Entre as autoridades que estarão presentes estão a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), e a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Defensoria Pública–Henrique Seixas foi reeleito em chapa única para comandar a Defensoria Pública de Pernambuco para o biênio 2024-2026. Após a eleição, realizada na segunda-feira (20), Henrique recebeu, na Câmara do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano. A honraria foi dada em homenagem ao Dia da Defensora e Defensor Público, comemorado em 19 de maio.

blog do Edmar Lyra

Raquel destaca papel dos municípios 

Nesta terça-feira (21), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou da abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o evento, Lyra defendeu a importância das pautas municipalistas para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento do Estado.

Lyra destacou os esforços de sua administração em fortalecer os municípios, mencionando cofinanciamento, assistência social, saúde, construção de creches e entrega de ônibus escolares. Ela criticou a concentração de recursos na União, defendendo uma redistribuição justa para permitir que as cidades prosperem.

O presidente Lula reforçou a necessidade de um relacionamento respeitoso entre União, estados e municípios para a efetivação de políticas públicas. “Não é possível o país ser rico com as cidades pobres”, afirmou Lula.

Pernambuco está investindo significativamente na educação, com a construção de 51 creches e entrega de 182 ônibus escolares. Na assistência social, o governo estadual destinou R$ 84,8 milhões para 2024, o maior investimento da história de Pernambuco nesse setor.

A Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu mais de 9,5 mil participantes. Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, enfatizou a importância do diálogo federativo para o avanço das cidades. A presença de figuras políticas importantes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os presidentes do Senado e da Câmara, sublinhou a relevância do evento.

A participação de Raquel Lyra exemplifica um esforço contínuo para descentralizar recursos e fortalecer a gestão local, promovendo um Brasil onde o desenvolvimento e a qualidade de vida começam nas cidades.

Toritama – Pesquisa do Instituto DataTrends mostra Sérgio Colin (MDB) com 52% das intenções de voto na corrida pela Prefeitura de Toritama, 20 pontos à frente de Romerinho (32%). Em um cenário onde Colin é apoiado pelo prefeito Edilson Tavares, sua vantagem sobe para 54%. A rejeição a Romerinho é alta, com 43% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum.

Gestão aprovada –  A gestão do prefeito Edilson Tavares tem 90% de aprovação entre os moradores de Toritama, de acordo com o Instituto DataTrends. Apenas 6% desaprovam sua administração, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa, divulgada por um pool de blogs, foi registrada no TSE com uma margem de erro de 4,89% e 95% de confiança.

Saudades de Bolsonaro – Prefeitos presentes na marcha em Brasília afirmaram estar com saudades do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo eles, nunca houve tanta liberação de recursos para os municípios do que o período do governo anterior. Agora, vivem de pires na mão para conseguir dinheiro para suas cidades.

Camaragibe – O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, conseguiu mais de R$ 17 milhões para a cidade de Camaragibe para recapeamento e pavimentação das ruas. O ministro não tem medido esforços para fortalecer a gestão de Nadegi Queiroz, que tenta emplacar Diego Cabral como seu sucessor.

Inocente quer saber – Quem é melhor para os municípios, Lula ou Bolsonaro?

Prefeitos sertanejos na XXV Marcha dos Prefeitos em Brasília

BLOG NILL JUNIOR | Dos dezessete municípios do Sertão do Pajeú, dez participaram a da XXV Marcha dos Prefeitos em Brasília, que teve início nesta segunda-feira (20) e vai até esta quarta-feira (22).

Participaram os prefeitos Djalma Alves (Solidão); Sávio Torres (Tuparetama); Gilson Bento (Brejinho); Zeinha Torres (Iguaracy); Luciano Torres (Ingazeira); Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira); Marconi Santana (Flores); Adelmo Moura (Itapetim); Zé Pretinho (Quixaba); Evandro Valadares (São José do Egito). O prefeito de Arcoverde cidade localizada no Sertão do Moxotó, Wellington Maciel também marcou presença.

Nesta quarta-feira (22), último dia, a Marcha terá Assembleia Geral para prestação de contas da CNM e apresentação da nova diretoria. Também haverá um debate sobre os desafios no enfrentamento das mudanças climáticas. Depois uma discussão da pauta municipalista no Congresso Nacional. A questão da Reforma Tributária também será tratada e os custos dos programas federais para os municípios.

Tuparetama | Reforma e requalificação da Academia das Cidades

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "Blog do Marcello larcello fatriota"TUPARETAMA: TEM INÍCIO A REFORMA DA ACADEMIA DAS CIDADES

O Governo Municipal de Tuparetama, através da Secretaria de Obras, iniciou a reforma e requalificação da Academia das Cidades. As obras incluem a troca do piso da pista de cooper, a reforma do ponto de apoio, além da substituição da iluminação e do paisagismo.

Essa intervenção visa modernizar e melhorar a infraestrutura do espaço, proporcionando mais conforto e segurança para os usuários. A reforma da Academia da Saúde é parte dos esforços do governo municipal para promover a qualidade de vida e o bem-estar da população de Tuparetama.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em breve, permitindo que os moradores voltem a usufruir de um espaço renovado e mais funcional para suas atividades físicas e recreativas.

Estudante de medicina da zona rural de Itapetim emociona ao participar do programa da Eliana no SBT após viralizar nas redes sociais

João Vitor e seus pais, João Bosco e Regileide, no Programa da Eliana. Foto: Arquivo pessoal/João Vitor
( João Vitor e seus pais, João Bosco e Regileide, no Programa da Eliana.)

JP REPÓRTER | João Vitor e seus pais, João Bosco e Regileide, no Programa da Eliana. Foto: Arquivo pessoal/João Vitor

No último domingo (19), os telespectadores do programa da Eliana, no SBT, foram surpreendidos com a participação especial de um jovem pernambucano que conquistou as redes sociais com um momento emocionante ao lado de seus pais. João Vitor da Silva Alves, de 20 anos, residente no Sítio Ambó, em Itapetim, no Sertão de Pernambuco, foi destaque no quadro “Famosos da Internet”. Em fevereiro, o programa Balanço Geral, da Record São Paulo, também mostrou a história do jovem.

O vídeo que viralizou, intitulado “Meus pais me vendo de jaleco pela primeira vez”, mostrava a comovente reação dos pais de João Vitor ao vê-lo vestido com o jaleco de estudante de Medicina. O momento tocante foi compartilhado na sua conta do TikTok em 23 de janeiro e rapidamente ganhou destaque, alcançando 2,5 milhões de visualizações até o momento. Páginas famosas nas redes sociais compartilharam o vídeo, inclusive o apresentador Luciano Huck.

Filho de João Bosco Leite e Regileide Batista, agricultores e feirantes nas feiras livres de Itapetim e São José do Egito, João Vitor recebeu uma bolsa integral pelo Programa Mais Médicos para cursar Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes (AFYA).

O estudante já havia sido aprovado anteriormente no ENEM para cursos como Odontologia, Direito e Engenharia Civil. Vitor estudou em escolas públicas, iniciando no Grupo Escolar Padre João Leite, na mesma comunidade onde mora, seguindo para a Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, em Itapetim, e concluindo o ensino médio na Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira, em São José do Egito.

Seus pais, João Bosco e Regileide, estiveram ao seu lado durante a participação no programa televisivo, compartilhando a alegria e emoção do momento especial vivido pelo filho.

https://www.instagram.com/p/C7PB7vSst-N/

Itapetim: Prefeitura destaca progresso em obras municipais

A Prefeitura de Itapetim, utilizou suas redes sociais para compartilhar um vídeo informativo sobre o progresso das diversas obras em andamento no município. A gestão destacou o compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população, realizando simultaneamente uma série de melhorias em várias áreas.

Entre as principais obras mencionadas estão a construção de três escolas padrão FNDE, o calçamento que liga Pimenteira à Piedade, e a reforma da Academia da Saúde.

A Secretaria de Assistência Social e o Estádio Maxixão também estão passando por reformas significativas. Além disso, está sendo construída uma quadra no Sítio Santo Agostinho e uma ciclovia para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e promover a prática de atividades físicas.

Segundo a postagem, a gestão municipal intensificou os esforços de limpeza urbana e está substituindo as lâmpadas convencionais por iluminação LED para melhorar a iluminação pública e reduzir os custos de energia.

A Prefeitura também destacou a construção de um portal turístico e do acesso na entrada do Cruzeiro, obras que visam melhorar a infraestrutura turística da cidade e atrair mais visitantes.

Em seu vídeo, a Prefeitura de Itapetim enfatizou o compromisso da administração com o desenvolvimento contínuo do município, afirmando que cada ação reflete o progresso e o firme compromisso da gestão com o bem-estar de toda a população.

Nill Júnior Podcast: estratégia de Luciano Duque fica evidente

Mesmo sabendo que terá sua pré-candidatura rifada por Marília Arraes, em virtude de seu alinhamento com Márcia Conrado, Luciano Duque lançará sua pré-candidatura.

A estratégia parece clara: gerar um ambiente desconfortável para Marília e Márcia, se dizendo retirado do processo por jogo rasteiro, criando um ambiente de vitimização e buscando capitalizar politicamente para o nome que irá lançar.

Isso fortalece a possibilidade de lançamento do próprio Miguel Duque, que tem aparecido mais nas peças institucionais e ao lado do pai, como possível pré-candidato com a fritura de Duque.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.  Ouça o episódio:

Com 1.011mm | SJEgito já tem 2º ano com maior volume de chuvas da história

You are currently viewing São José do Egito já tem 2º ano com maior volume de chuvas da história
(Foto: Chico da Banca de Revistas)

blog do Erbi | Depois de dois meses seguidos com chuvas de boa intensidade, quase todos os dias em solo egipciense e o começo de abril com registro de chuva de quase 100 milímetros, a natureza tinha dado uma trégua e a mais de 30 dias não haviam registros de chuvas fortes em São José do Egito.

No entanto, na tarde desse domingo (19), a terceira maior cidade foi agraciada com uma precipitação de 36,5 milímetros de chuva, o suficiente para o município romper a barreira dos mil milímetros em 2024.

Segundo os dados oficiais do IPA, São José do Egito é a cidade do Pajeú que mais choveu até agora no ano, com 1.010.8 milímetros. Este já é o segundo maior volume de chuva registrada em São José do Egito, desde que, o IPA começou a medir em seu escritório local, perdendo apenas para o ano de 2022, quando foram registrados 1.147.8 milímetros.

Detalhe, em 2022 contabiliza-se os 12 meses do ano, em 2024 ainda faltam mais de 200 dias pra terminar o ano, assim, são grandes as chances do município ter, o seu ano mais chuvoso da historia.

 

FUTEBOL FEMININO | Unidas Pela Bola são campeãs da 1ª Copa Zezé da Loteria, em Itapetim

Read more about the article Unidas Pela Bola são campeãs da 1ª Copa Zezé da Loteria, em Itapetim
No último sábado (18), o Centro Esportivo Genilson Batista foi palco das emocionantes partidas finais da Copa Zezé da Loteria de Futebol Feminino. A competição, realizada pelo Governo Municipal de Itapetim, através da Diretoria de Esportes e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, contou com a participação de seis equipes talentosas.
A grande campeã da edição foi a equipe Unidas pela Bola, seguida pelo Botafogo da Lagoa da Jurema em segundo e o Fênix em terceiro. As três primeiras equipes foram premiadas com dinheiro, troféu e medalhas. A equipe da Esperança, que terminou em quarto lugar, também ganhou uma premiação em dinheiro.
O evento foi um grande sucesso, segundo a municipalidade, promovendo o esporte feminino e incentivando a prática esportiva. A Copa Zezé da Loteria de Futebol Feminino, promovida em homenagem ao grande desportista itapetinense Zezé da Loteria, reforçou o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento do esporte do município.

POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Amanhã o Sport tem um desafio e tanto. Vai voltar as atenções para a Copa do Brasil: será o segundo jogo diante do Atlético Mineiro, o poderoso Galo, de uma equipe forte, da Série A do Campeonato Brasileiro, atualmente na 7ª posição, com duas vitórias, três empates e nenhuma derrota em cinco jogos. O Galo, do paraibano Hulk, venceu o primeiro duelo por 2 a 0 em Minas Gerais. Agora, será a vez da partida de volta na Arena de Pernambuco, um duro teste para o esporte tentar passar para as oitavas de final. Um resultado positivo faria esquecer esse clima pesado para o Leão: pela Série B obteve duas derrotas nos últimos dois jogos, embora tenha quatro vitórias e esteja em terceiro na tabela. Mas, os dois tropeços servem de alerta: o que está havendo e onde o reparo deve ser feito? Na última derrota para o Avaí por 2 a 1 na Arena de Pernambuco, até braço de cadeira foi arremessado ao campo e o juiz colocou tudo na súmula. E realmente é a semana do Leão ficar virando chaves em competições: no fim de semana tem a semifinal da Copa do Nordeste e o adversário é outro Leão, este outro é cearense… jogaço à vista!!!

A gente falando em duas derrotas do Sport, e quanto ao Náutico? Na Série C do Campeonato Brasileiro a sensação e a percepção é de queda livre. O Timbu tem em 4 jogos, uma vitória, um empate e duas derrotas. Ou seja, da estreia com empate e o segundo compromisso, o resultado positivo que garantiu três pontos – vitória maiúscula fora de casa por 3 a 0 diante do ABC de Natal, agora a tensão se instala. Mesmo com o tempo para treinar e com a “evolução” que não se vê no Náutico, o treinador Mazola Júnior afirma que está tudo bem, está tudo tranquilo, a equipe não está abalada. Sábado o Clube pernambucano entrará em ação de novo na Série C.

Pela Série D, o Petrolina reagiu bem, venceu o Sergipe fora de casa por 1 a 0. E o Retrô teve a primeira derrota: em casa, na Arena de Pernambuco por 2 a 1 para o Itabaiana de Sergipe.

Agenda da Semana: 

Quarta-feira

Copa do Brasil – (Jogo da volta)

  • Sport x Atlético Mineiro, na Arena de Pernambuco, às 19h.

Sábado

Série C

  • Náutico x Remo, nos Aflitos, às 17h.

Série D

  • Petrolina x Retrô, no Paulo Coelho, às 16h.

Domingo

Semifinal da Copa do Nordeste 

  • Sport x Fortaleza, na Arena de Pernambuco, às 18h.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.

Ouro Velho-PB | Augusto Valadares anuncia novas conquistas para a comunidade

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, utilizou suas redes sociais para anunciar ações em andamento no município. A primeira delas é a última etapa do “Programa de Construção de Cisternas”, que beneficiará 47 famílias na zona rural da cidade.

“Estamos na última fase do Programa de Construção de Cisternas em nossa cidade. Nesta etapa final, 47 famílias serão contempladas. Até agora, já construímos 59 cisternas e, ao final, teremos um total de 106 cisternas, beneficiando mais de 500 pessoas. Esta é uma parceria com o Governo Federal, Governo Estadual, EMPAER, CISCO e a Prefeitura Municipal. Levar água a todos da zona rural é nossa meta”, afirmou o prefeito.

Este programa é essencial para garantir o acesso à água potável para as comunidades rurais, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade dessas áreas.

Emenda parlamentar – Em outra postagem, Augusto Valadares destacou a conquista de mais uma emenda parlamentar, a 14ª deste ano, destinada à saúde do município. “Anunciamos nossa 14ª emenda parlamentar deste ano. Agradecemos ao Senador Efraim Filho pela destinação de R$ 300 mil para a saúde do nosso município,” disse o prefeito.

Essa emenda parlamentar será fundamental para fortalecer o sistema de saúde local, proporcionando recursos necessários para melhorias nos serviços oferecidos à população de Ouro Velho.

PAJEÚ | Desmatamento da caatinga segue impune

BLOG DE NILL JUNIOR | A caminho de São José do Egito, na sexta-feira, dia 17, um Internauta Repórter fotografou um exemplo da devastação da nossa caatinga.

Um caminhão carregado de toras de angico e juazeiro cruzava a rodovia, impunemente.

O bioma já está muito devastado. Lá em 2015, a denúncia era de que semanalmente, trafegavam pelas vias da região do Pajeú 150 caminhões de lenha nativa da caatinga, frutos do desmatamento ilegal.

Daquele ano até hoje, o Governo de Pernambuco, Ibama e prefeituras da região estão cientes do fato e nada fazem para contê-lo.

Há anos tem se mapeado rotas de circulação dos desmatadores na região do Pajeú.

O Grupo Fé e Política, ligado à Diocese de Afogados da Ingazeira recebeu denúncias de que pessoas que possuem o Plano de Manejo estariam vendendo ilegalmente o Documento de Origem Florestal (DOF), permitindo o desmatamento por pessoas não-autorizadas. E nada acontece.

Fredson da Perfil ganha aliado de peso em SJEgito

blog do FinFa | A campanha do pré-candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, ganhou mais um aliado importante, trata-se de  Arimatéia Oliveira (Zé de Zelão).

Arimatéia, é agente Comunitário de Saúde há 22 anos é também formado como Técnico em Enfermagem e graduado e pós graduado em História pela Vasp. É um dos profissionais da sua área mais respeitado por todos que o conhece e reconhece o seu trabalho.

Arimatéia dedicou da sua vida a Frente Popular em São José fo Egito, sem nenhum reconhecimento e sem vez, agora aliou-se ao projeto de Fredson Brito. Autor do Projeto de Descentralização da Regulação em São José do Egito, o referido projeto que facilita exames e consultas com especialistas, aonde a população poderá realizar  agendamentos na sua própria Unidade de Saúde.

“A partir de agora estou empenhado no projeto de Fredson Brito, para melhorar a vida dos egipcienses”, disse Arimetéia.

Dona Bila comemorou 80 anos, ao lado da família e amigos

Pode ser uma imagem de 10 pessoas, pessoas sorrindo e texto que diz "edra Corabent hén noHa Bila Bly do W Parcello Patriota"O blog do Marcello Patriota foi convidado para o aniversário de 80 anos de Dona Severina de Medeiros Gomes, foi casado com Seu Josafá Gomes de Medeiros que faleceu em maio de 2021, eles casaram  janeiro de 1967, mudaram-se para Pernambuco para a época Sítio Cachoeira de Patos, hoje popularmente  conhecido como Sítio Brejinho de Tomé no final de 1975, atualmente mora na zona urbana na Cidade de Brejinho, nasceu em n’uma fazenda na cidade de Paulista estado da Paraíba. Vindo residir com a familia na Terra mãe do Rio Pajeú. Onde tiveram os filhos : Fátima ,  Janilson , Jaelson,  José Neto, Adriana, Ana Maria , Jacilene , Valclerio e Jailson Medeiros. Tem 11 netos e 4 bisnetos. Dona Bila, como é conhecida na região, mulher guerreira, sertaneja antes de tudo uma paraibana/pajeuzeira forte. O andar firme, com aprumo, um olhar longe e me disse “Tenho ainda um caminho bom pela frente, criei meus filhos com trabalho e suor, temente a Deus, e todos trabalhadores, bons filhos, agradeço sempre nas minhas rezas”.

O evento foi nesse domingo(19) Bar do Vaqueiro, de Zeca o Beiçola’  na Comunidade de Brejinho de Tomé. Pela manhã houve uma missa em ação de Graças na Igreja Matriz de São Sebastião Brejinho-PE, celebrada pelo Pároco Juacir Delmiro.

José Patriota revela viver nova fase na luta contra câncer. “Momento difícil”

O Deputado Estadual José Patriota foi o personagem central da inauguração do Centro de Atendimento ao Produtor Pajeú Sustentável.

No evento, Patriota  disse a aliados estar em nova fase do tratamento contra o câncer diagnosticado em 2018.

Depois de ser ajudado a chegar no local, no discurso, sentado, disse “estar passando por um período difícil da vida”. O Deputado afirmou que tem cancelado agendas por conta da nova fase da doença e do tratamento. Mas que não poderia faltar àquele pelo seu papel no fortalecimento da agricultura familiar.

Aliados como Sandrinho Palmeira não esconderam a emoção. Patriota inclusive foi visitado no sábado pela governadora Raquel Lira. A governadora fez uma visita de cortesia ao Deputado. Foi um visita de cunho estritamente pessoal. Raquel e Patriota foram secretários de estado no governo Eduardo Campos. A iniciativa da visita foi da própria governadora.

Em Tuparetama, luto com a morte de criança de 4 anos, vitimada por dengue

blog do Nill Junior | Um garoto de apenas quatro anos de idade que faleceu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, dia 20 de maio, no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, vítima de complicações da dengue, é natural da cidade de Tuparetama.

O pequeno Lucas Tiago era filho da servidora municipal Alcineide Ângelo e do marido Adilson Silva, Secretário da Escola Ernesto de Souza Leite. “Nossos corações estão com a família neste momento difícil”, colocou a prefeitura de Tuparetama em nota.

No início da tarde de hoje (20), a assessoria de comunicação da unidade enviou uma nota ao Patosonline.com, detalhando o atendimento prestado à criança.

Conforme a direção, o garoto deu entrada no hospital na última terça-feira, dia 14 de maio, trazido pela mãe, com relato de febre alta, mialgia, cefaléia, vômito e dor abdominal persistente de moderada intensidade. O quadro era suspeito para arbovirose e após o exame de sorologia foi confirmado o caso de dengue. Há uma informação de que o quadro teria sido complicado por uma pneumonia.

Nas últimas 24 horas houve uma piora no quadro clínico e infelizmente o garoto acabou não resistindo, indo a óbito por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (20), apesar das inúmeras tentativas de reanimação por parte da equipe médica plantonista.

A direção geral do Hospital Infantil Noaldo Leite destacou que foi prestada toda a assistência necessária para o caso e se solidarizou com a família nesse momento de dor e perda irreparável. Pelo fato da criança não ser residente na Paraíba, o óbito segue para investigação e contabilização em Pernambuco. A cidade de Tuparetama está enlutada. O sepultamento ocorrerá às 9 horas da manhã desta terça (21).

 

George Borja anuncia mais uma importante adesão

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e textoGeorge Borja anuncia mais uma importante adesão

O pré-candidato Dr. George Borja anunciou nova adesão ao seu projeto político, trata-se do líder comunitário Neném Palito, que foi candidato a vereador na eleição de 2020 e obteve quase 300 votos. Inclusive Neném fez parte da comitiva de Dr. George, que prestigiou a Festa de Pentecostes da Comunidade de Vila do Espirito Santo (Serra do Machado), no último sábado (18).

Nas redes sociais, Dr. George comemorou a chegada de Neném: “Nossa família vai crescendo a cada dia, agradecer ao meu amigo Neném Palito pelo apoio ao nosso projeto de desenvolvimento para nossa cidade, neném Palito representa uma importante adesão e é uma liderança comunitária que obteve quase 300 votos na última eleição com uma campanha limpa, honesta e propositiva” Disse George.

Prefeitos reclamam da gestão de estradas do Pajeú no governo Raquel

A Coluna do Domingão, do Blog, deste domingo (19), informou que o prefeito de São José do Egito,  Evandro Valadares,  disse que não sentiu melhorias para seu município até agora no ciclo Raquel.

“Que eu saiba até agora nada. Promete, a gente acredita, mas não chega”. Um exemplo é o recapeamento de um trecho asfáltico na frente do hospital municipal.  “Toda segunda eles dizem que vem”.

Outro prefeito que tem reclamado com a falta de ações para o seu município é Adelmo Moura de Itapetim. Adelmo tem cobrado.

“Pensava que o descaso era só nas estradas do Pajeú, mas na região de Jataúba/Santa Cruz do Capibaribe o problema é lá também”, declarou. Ele anunciou que a prefeitura de Itapetim assumirá a responsabilidade pelo reparo das estradas, uma tarefa que seria do DER. “Inclusive vamos fazer o tapa-buracos do Ambó-Itapetim-São Vicente, ação essa que deveria ser do DER”, disse Moura em entrevista recente à Gazeta FM de São José do Egito.

Junte-se a isso a situação da PE 320 com pontos intransitáveis, forçando motoristas e motociclistas a fazer ziguezague, correndo o risco de se envolver em um acidente demonstrando que Raquel precisa lançar um plano de recuperação de estradas urgente para o Sertão do Pajeú.

Durante coletiva na última sexta-feira (17), na inauguração dos dez leitos de UTI adulto no Hospital Regional Emília Câmara, quando questionado sobre a situação da PE 304 que liga Tabira à cidade paraibana de Água Branca, a governadora afirmou que só vai à Tabira quando tiver uma definição com relação a estrada.

Em sua defesa a governadora lembrou que pegou as estradas do Estado sucateadas.

Em Brejinho Gilson Bento anuncia hospital, abatedouro, asfalto e uma nova ambulância

O prefeito Gilson Bento anunciou no último sábado (18), no palco da tradicional Festa de Placas de Piedade, um pacotão de obras, que inclui: a construção de um hospital, de um abatedouro público municipal, ambos já licitados e com recursos em conta, a pavimentação asfáltica de diversas ruas do município e dos centros dos povoados de Lagoinha, Vila de Fátima e Placas de Piedade, além da aquisição de uma nova ambulância 0 km.

“Hoje o nosso município está um canteiro de obras! Estamos construindo uma nova creche, uma UBS em Vila Mariana, fizemos a pavimentação asfáltica de Brejinho a Vila de Fátima, calçamento em 18 ruas, reforma das praças da Rua Major Cláudio Leite e de Placas de Piedade, construção de uma quadra poliesportiva em Placas de Piedade e uma em Lagoinha, construção de uma academia da saúde em Lagoinha e estamos reformando o PSF de Vila de Fátima. Todas essas obras são necessárias e pontuais, que vão trazer benefícios significativos para todo o nosso município”, destacou Gilson Bento.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 21/MAIO/2024 ) /// Terça-feira | | |

blog do FinFa

Reconhecimento – A Prefeitura de Custódia, através da  Secretaria Municipal de Educação, foi mais uma vez reconhecida pelos serviços prestados a população, recebendo o Certificado Ouro pelo serviço de excelência no Sistema Presença, ofertado pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família na Educação. ”Esse certificado tem o comprometimento e responsabilidade no acompanhamento dos estudantes beneficiários do programa social e seus consequentes registros de frequência no Sistema Presença”, disse o prefeito Manuca.

Anunciou – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, acompanhado do vice-prefeito Dada de Adeval, anunciou a pavimentação das ruas João Ferreira Costa e Joana Darc Liberal de Vasconcelos. “Essa obra vai garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida para todos os moradores e frequentadores destas vias. Agradecemos a paciência de todos durante o período das obras e seguimos trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito Delson.

Você sabia? – Que os pré-candidatos oposicionistas de Carnaíba, Ilma Valério e Glebson Martins, postaram nas suas redes sociais, que o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, estava realizando exames ginecológicos dentro de uma igreja na Comunidade do Açude do Caroá. Já Glebson Martins afirmou que ao lado existe um prédio de uma escola abandonado, que facilmente poderia ser transformada em um Posto de Saúde com uma pequena reforma, proporcionando atendimento de qualidade e um ambiente adequado para a população do Açude do Caroá.

Disse – “Junto ao presidente Paulo Ziulkoski e aos presidentes das Associações Municipalistas do Brasil, foram abertos os trabalhos da nossa assembleia geral aqui na Marcha. O debate foi focado também na questão da Emenda da PEC 66, que trata da desoneração e outros diversos temas pelos quais estamos, junto ao congresso nacional e o executivo, soluções para os municípios do Brasil”.(Presidente da Amupe e prefeito do Paudalho, Marcelo Gouveia)

Hoje – A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica (GAF), promove, nesta quarta-feira (22), uma ação alusiva ao Dia Nacional do uso Racional do Medicamento, comemorado em 5 de maio. A ação será realizada no Marco Zero, das 08h às 12h, com a oferta de diversos serviços gratuitos para a população, como aferição de parâmetros clínicos (pressão arterial), glicemia capilar, consulta farmacêutica, ventosaterapia, auriculoterapia, entre outros. O Conselho Regional de Farmácia – CRF/PE será parceiro nesta ação. “É uma ação onde estaremos chamando a atenção da população sobre o uso racional do medicamento. Um dos nossos papéis como farmacêuticos é garantir que os medicamentos sejam seguros e eficazes, por isso, estaremos fornecendo informações sobre dosagem e efeitos colaterais para quem se interessar em participar”, destacou a coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico de Caruaru, Nathana Magalhães.

Entregou – O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) entregou uma nova viatura à Guarda Civil Municipal (GCM) do Recife, fruto de emenda parlamentar através do Ministério da Justiça, atendendo uma solicitação do vereador Eriberto Rafael (PSB) e do deputado estadual Eriberto Filho (PSB), buscando fortalecer e melhorar as ações de segurança pública do Recife.

Prorrogou -A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, prorrogou as inscrições para os Editais Convocatórios do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Atendendo a solicitação de membros da classe artística e produtores culturais em geral, a medida estende o prazo final para inscrições até a próxima quarta-feira (22). Os editais estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Garanhuns, na Aba Editais Cultura (garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura).

Frase – “Temos muito o que aprender enquanto comunidade com os povos originários. A Assembleia Xukuru do Ororubá, que acontece anualmente e reúne indígenas de todo o Brasil, nos lembra disso. Estou imensamente, feliz de participar mais um ano desse evento”.(Deputado estadual Luciano Duque)Na Marcha – Me encontro em Brasília para cobrir a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação dos Municípios –  CNM, que será aberta às 9 horas desta terça-feira (21) e vai até a próxima quinta-feira (23). Registrei alguns deputados estaduais que chegaram a Brasília para participar do evento, entre eles, Diogo Morais, Joãozinho Tenório, Edson Vieira, Cléber Chaparral, Rodrigo Farias, prefeitos do Pajeú, Zeinha Torres, Luciano Torres, Adelmo Moura, Marconi Santana, Márcia Conrado.

Perguntar não ofende – Quem será o adversário do prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa nas eleições de outubro?

blog Fala PE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco passou a ser referência para as demais cortes do Brasil. Não é de hoje que o tribunal pernambucano tem se dedicado à inovação e ao aprimoramento das boas práticas, mas fato é que o reconhecimento obtido na cerimônia do 1º Prêmio de Inovação Eleitoral, realizada em Brasília, colocou os holofotes sobre a atual gestão.

O TRE-PE recebeu, ao todo, quatro prêmios, tendo conquistado dois primeiros lugares e dois segundos lugares, feito alcançado apenas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Coube ao Sistema de Combate à Desinformação (SCDE), projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, garantir para o estado o topo do ranking nas categorias de Comunicação e Combate à Desinformação; e de Soluções de Tecnologia da Informação, Gestão e Proteção de Dados.

Somados às outras premiações, voltadas aos setores de transparência e fortalecimento da imagem da instituição, os projetos reafirmam o compromisso da corte com a lisura do processo eleitoral, órgão que tem papel determinante na preservação da democracia.

Marcha dos Prefeitos–Dados da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), presidida pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), apontam que cerca de 600 gestores e representantes dos governos municipais pernambucanos irão participar da 25ª da Marcha dos Prefeitos a Brasília. Entre as principais pautas da edição de 2024 estão o pacto federativo e a desoneração da folha de pagamento.

Recife–O prefeito João Campos (PSB) dedicou o fim de semana a entregar obras de contenção de barreiras em áreas de morro nos bairros de Beberibe e Linha do Tiro, no Recife. Apenas neste ano, de acordo com o socialista, a prefeitura investiu mais de R$ 314 milhões na Operação Inverno, que conta, entre outros, com serviços como proteção de encostas, limpeza e expansão da rede de drenagem de águas pluviais.

Jaboatão dos Guararapes–A preocupação com a chegada do período de chuvas intensas foi também alvo de debate no Jaboatão dos Guararapes. Ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Executivo Municipal, Elias Gomes (PT) endereçou um ofício ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) solicitando avaliação do corpo técnico do órgão no tocante à questão do desassoreamento da Barragem Duas Unas. A cidade foi palco de uma das maiores tragédias da história do estado, quando, em 2022, 64 pessoas morreram em decorrência do desabamento de barreiras.

Xexéu —Se a oposição não conseguir se articular a tempo, o prefeito Thiago de Miel corre o risco de protagonizar mais um daqueles cenários onde a disputa eleitoral vai contar com apenas um candidato. Thiago disputa a reeleição com um índice de aprovação da gestão que beira os 70%, enquanto isso, a oposição tem se desencontrado e até agora não apresentou um nome válido para o embate.

blog Cenário

Após deixar o Palácio do Campo das Princesas com um alto índice de rejeição, chegando a ser “escondido” na última campanha eleitoral, o ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, vem ostentando números expressivos à frente do órgão federal.

Ainda ontem (20), foi anunciado que o BNB encerrou o primeiro trimestre de 2024 com resultado operacional de R$ 942,3 milhões. O valor representa acréscimo de 12,2% em relação ao resultado do mesmo período de 2023. Os bons resultados da estatal têm como principais alavancas o crédito e apoio a micro e pequenas empresas e a empreendedores individuais.

O bom trânsito com o presidente Lula e a liberdade para tocar projetos têm feito o banco alcançar resultados positivos que podem projetar Paulo para novos desafios em 2026, realçando sua capacidade de gestão. No meio político já é dada como certa uma candidatura para a Câmara Federal. O trabalho desempenhado servirá de vitrine para os futuros desafios.

Laços no Recife – Não é só a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, que será homenageada pela Câmara do Recife, o polêmico jornalista Leo Dias também. A propositura é do vereador Almir Fernando (PSB), que apresentou como justificativa os laços familiares existentes na cidade e sua relação direta com a capital pernambucana.

Nomeação – O defensor público-geral, Henrique Costa da Veiga Seixas, foi reeleito nesta segunda (20) pelos membros da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE-PE) para o biênio 2024-2026. Ainda ontem (20), ele recebeu homenagem na Câmara do Recife. A governadora Raquel Lyra (PSDB) já publicou sua nomeação no Diário Oficial de hoje (21).

Adiamento – Apesar da sugestão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de que seria um debate pertinente o possível adiamento das eleições municipais no estado, o Tribunal Superior Eleitoral não cogita uma nova data para o pleito e não pretende interferir, já que é uma prerrogativa do Congresso Nacional, através de emenda à Constituição.

Modificação – O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), está obstinado em debater o fim da reeleição para chefes do Executivo municipal e estadual, além de presidente da República. Ele pretende abrir o debate de maneira mais ampla ainda este ano e afirmou que a maioria dos senadores é favorável a isso. Caso haja alguma mudança, só começará a valer em 2030.

Presença confirmada – O Palácio do Planalto confirmou. Presença do presidente Lula na abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A confirmação vinha sendo aguardada com bastante ansiedade. A expectativa agora é saber qual aceno será feito pelo chefe do Planalto aos prefeitos.

blog do Elielson

Por Guilherme Camilo, colunista interino

A Câmara Municipal do Recife concedeu, nessa segunda-feira (20), o Título de Cidadã do Recife à deputada federal Gleisi Hoffmann, também presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. O projeto, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), é justificado pelos laços estreitos que Gleisi tem com a cidade, o que é contestado pela oposição da casa.

Na votação em plenário, a proposta recebeu 25 votos a favor, uma abstenção e quatro votos contrários. Entre os que declinaram do projeto estão os vereadores Alcides Cardoso (PL), Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL) e Ronaldo Lopes (PP). A abstenção foi registrada por Ana Lúcia (Republicanos).

A proposta já tinha sido apresentada em março e iniciou a tramitação em regime de urgência. No entanto, a oposição pediu vistas, gerando o adiamento da matéria.

MOVIMENTAÇÃO: Em ritmo de pré-campanha à prefeitura de Caruaru, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) circulou pela cidade nesse fim de semana, marcado pelo aniversário de 167 anos de Caruaru. A parlamentar esteve presente em eventos como o “Caruaru Solidário”, onde foram doados diversos alimentos para a população em situação de vulnerabilidade social. Além disso, Rosa esteve nos acampamentos José Marlúcio e Jean Carlos, ambos do MST, na zona rural da cidade, para ouvir as demandas e necessidades das famílias. Junto a ela, estiveram também pré-candidatos a vereadores e até mesmo Zé Queiroz (PDT), que também é pré-candidato à prefeitura da cidade.

ISENTOS: O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nessa segunda-feira (20), que todos os candidatos do Rio Grande do Sul vão ter a isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida também é válida para aqueles que não se enquadram nos critérios estabelecidos e deve atingir cerca de 40 mil estudantes do estado. Além disso, um estudo para que haja um calendário diferenciado para os candidatos da região está em processo de avaliação. As inscrições começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho.

FRASE DO DIA: “A grande reflexão que devemos fazer sobre reeleição é: foi positivo, foi proveitoso? As respostas que ouço é que não. E adianto que a ampla maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição”, disse Rodrigo Pacheco, durante reunião-almoço no Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) na capital paulista.

RÁPIDAS

REFORÇO: A Guarda Civil Municipal (GCM) do Recife recebeu uma nova viatura, fruto de emenda parlamentar através do Ministério da Justiça. O veículo, uma caminhonete 4×4, foi entregue pelo deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) e havia sido solicitada pelo vereador da capital pernambucana, Eriberto Rafael (PSB), e pelo deputado estadual Eriberto Filho (PSB), com o objetivo de fortalecer as ações da segurança pública na cidade.

CAPACITAÇÃO: A Alepe abriu, nessa segunda-feira (20), as inscrições, de forma gratuita, para o seminário “Eleições 2024: Novas Regras”. O evento tem o intuito de atualizar e capacitar servidores, gestores públicos e agentes que se interessem pelo processo eleitoral, como candidatos, advogados eleitorais e dirigentes partidários para o pleito deste ano. O debate será realizado no dia 11 de junho, das 8h às 17h, no Auditório Sérgio Guerra, sede da assembleia.

NOVAS URNAS: O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início à distribuição dos modelos 2022 e 2020 das urnas eletrônicas para os polos eleitorais no interior do estado. Os equipamentos vão substituir os modelos 2010 e 2011, que já estão no ciclo final de uso e serão recolhidos para descarte.

PINGA-FOGO: O título de cidadã do Recife para Gleisi Hoffmann é merecido?

blog do Edmar Lyra

A desoneração da folha e a Marcha dos Prefeitos

A semana promete ser agitada no Congresso Nacional, com a desoneração da folha de pagamentos no centro das atenções. O Senado começa a debater o tema na terça-feira (21), mas ainda há um longo caminho para um consenso, especialmente sobre a reoneração dos municípios após 2024.

Esse debate ganha ainda mais relevância com a Marcha dos Prefeitos em Brasília, que começou na segunda-feira (20) e se estende até quinta-feira (23). O evento contará com a presença do presidente Lula (PT) e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tornando-se um espaço crucial para discussões e articulações políticas.

Os parlamentares estão sob pressão para apresentar uma solução viável e rápida. A expectativa é que o Senado aprove o projeto ainda esta semana, para que ele siga para a Câmara dos Deputados. Um ponto de concordância já alcançado é a desoneração de 17 setores da economia, mas os detalhes sobre como será a transição para a reoneração dos municípios ainda precisam ser ajustados.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), será o relator do projeto. O texto atual prevê que os municípios deixem de pagar 20% sobre a folha de pagamento, reduzindo a alíquota para 8%. Esse alívio está acordado para ser mantido até o final de 2024. No entanto, o governo federal argumenta que essa renúncia fiscal não é sustentável a longo prazo, exigindo uma reavaliação criteriosa.

A presença dos prefeitos em Brasília poderá influenciar significativamente as negociações. Os gestores municipais são diretamente afetados pelas mudanças na folha de pagamento, e sua pressão pode ser decisiva para moldar o desfecho das discussões.

Enquanto isso, os olhos do país estão voltados para o Congresso, esperando por uma solução que equilibre o alívio fiscal necessário para setores estratégicos da economia e a sustentabilidade fiscal dos municípios. A resposta a essa questão não só impactará a gestão municipal, mas também refletirá nas políticas econômicas do governo Lula.

Esta semana, portanto, será um verdadeiro teste para a capacidade de articulação e negociação do governo e dos parlamentares. A solução para a desoneração da folha de pagamentos não é apenas uma questão técnica, mas um jogo de forças políticas que definirá o rumo das finanças públicas nos próximos anos.

Voos – O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, anunciou a retomada dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS). A medida, parte de um plano de ampliação da malha aérea regional, foi autorizada pela Anac. A concessionária Fraport operará emergencialmente na base, com a venda de bilhetes iniciando nesta terça-feira (21). A Base Aérea de Canoas terá 35 voos semanais, totalizando 134 voos semanais para o Rio Grande do Sul.

Fortalecido – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) está se fortalecendo na busca pela reeleição. Com uma gestão bem-avaliada, alavancada por obras e recursos, Sivaldo poderá ter uma reeleição consagradora em outubro, o que lhe transformará num líder regional.

Inocente quer saber – Como se dará a desoneração da folha de pagamento?

blog do Silvinho

Jaboatão sem números

Até o momento neste ano de 2024 não se viu uma pesquisa sequer registrada para a divulgação sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Um fato que chama muito  a atenção devido a importância do município no cenário político de Pernambuco. A ausência dos números nos faz crer que a disputa na cidade deve ser bastante polarizada. Para se ter ideia da ausência de pesquisas, a última que foi divulgada sobre a corrida ainda traz o nome da ex-deputada Marília Arraes como pré-candidata.  Agora, apenas com o prefeito que é pré-candidato à reeleição Mano Medeiros, e com Elias Gomes, Clarissa Tércio e Daniel Alves, a certeza cada vez mais é que não será uma disputa de apenas um turno, mas de dois. No entanto, quem serão os dois nomes com força de ir pra o segundo turno, é complicado dizer.

Elias Gomes, ex-prefeito e pré-candidato pelo PT, usa a mesma estratégia de Fernando Haddad quando disputou a presidência em 2018. Vai fazer toda a campanha de primeiro turno em cima da força de Lula e do prestígio do prefeito João Campos que influencia positivamente nas eleições da região metropolitana. Além disso, o ex-prefeito ainda faz um comparativo com suas gestões na cidade que vão desde 2009 a 2016.

Já Clarissa Tércio apresenta ações de seu mandato à frente da Câmara Federal e também da Assembleia Legislativa, levando em conta todas às emendas que foram destinadas através dela para o município de Jaboatão e apresentando também através de um alinhamento mais à direita e conservadora, um plano de ação para caso vença o pleito.

Do mesmo campo político de Clarissa, o prefeito Mano Medeiros apresenta ações e se apresenta como um prefeito de ruas, de visitas e de corpo a corpo (ainda) sem se preocupar com a campanha política que se inicia nos próximos meses. Esses são sem sombra de dúvidas os nomes mais fortes para a corrida que ainda tem correndo por fora, o ex-vereador Daniel Alves.

Pela lógica, um segundo turno seria entre o atual prefeito Mano Medeiros que tem a chave da cidade e a máquina contra o ex-prefeito Elias Gomes que conta com o apoio de Lula e de importantes partidos da então Frente Popular.  Mas nada descarta uma surpresa com o nome de Clarissa.. Mas até que se tome conhecimento de uma pesquisa, vivemos de achometro como lideranças que acreditam que na cidade um está bem próximo do outro sem querer arriscar quem está na frente.

Polarização///O ex-prefeito Elias Gomes (PT) está confiante em sua ida para o segundo turno. Segundo aliados de Elias, pesquisas internas o colocam na liderança deixando em segundo lugar o atual prefeito Mano Medeiros. Elias conseguiu reunir um número considerável de partidos que até então faziam parte da Frente Popular de Pernambuco e angariou apoios como do prefeito do Recife João Campos e da vice-presidente nacional do Solidariedade Marília Arraes.

Firme no trabalho///Homem das ruas, o prefeito Mano Medeiros tem investido fortemente em sua presença em eventos, na visita a obras e também na questão da prevenção de acidentes e desastres naturais como o que ocorreu em 2022 tão logo ele assumiu a Prefeitura. Mano que é filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro disse recentemente em entrevista que não acredita em polarização para a disputa na cidade, mas sim no trabalho que vem sendo realizado. Vale lembrar que como assumiu em abril de 2022, Mano só tem direito a disputar esta eleição para a Prefeitura. Logo, estará fora da próxima disputa municipal caso obtenha sucesso.

Cidade importante///A cidade de Jaboatão dos Guararapes é muito importante para o grupo de Anderson Ferreira, presidente estadual do PL e também do deputado federal André Ferreira. Foi justamente neste município, a partir do ano de 2016 que o grupo conquistou o protagonismo na política estadual que mantém até hoje.

Qualifica PE///Raquel Lyra lançou o programa Qualifica PE. A iniciativa se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025. Os cursos oferecidos serão executados por entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sebrae). A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.sedepe.pe.gov.br, a partir de hoje. As primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho.

Cidadania recifense///A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann será cidadã do Recife. A homenagem foi aprovada ontem. O PL que concedeu a cidadania da capital a Gleisi foi apresentada pela vereadora petista Liana Cirne. Após aprovação da matéria, Liana Cirne participou de uma videochamada com Gleisi Hoffmann, que agradeceu aos demais vereadores pela aprovação da homenagem: “Estou muito orgulhosa. Eu adoro o Recife e fiquei muito honrada”.

blog do Magno

Inserções provocam crise no PL e vira galhofa

Candidato mais competitivo do bloco das oposições no Recife, tendo aparecido com 22% das intenções de voto na pesquisa do Atlas Intel sem nem ter posto o bloco na rua, o ex-ministro Gilson Machado continua tendo que se sujeitar aos caprichos da família Ferreira no PL, seu partido.

Tudo isso, mesmo sendo hoje a maior liderança e tendo o apoio incondicional do ex-presidente Jair Bolsonaro. Exemplo mais recente desta situação pode se tirar da leitura das inserções de 30 segundos na propaganda eleitoral na TV, que serão veiculadas ao longo desta semana.

Segundo o blog tomou conhecimento, ao invés de o presidente do partido, Anderson Ferreira, propagar a imagem de Gilson, o dirigente se escalou como papagaio de pirata, usando o tempo significativo das inserções para uma campanha de filiação partidária. O que chama atenção ainda é a decisão de Anderson de fazer Gilson dividir o tempo com outros candidatos, ao invés de priorizar a disputa na Capital e Jaboatão.

As inserções, claro, já geraram um novo conflito interno no PL, que continua sendo comandado de forma isolada pela família Ferreira. Nos próximos dias, serão 40 inserções de 30 segundos divididas entre todos os pré-candidatos. Se isso não fosse mais que uma trapalhada, o cômico é ver Anderson, que nem está na disputa municipal, encerrar todos os comerciais pedindo filiação ao partido.

Segundo as bancadas do PL na Câmara Federal e na Alepe, as inserções deveriam priorizar os candidatos a prefeito de peso e não pedidos de filiação partidária. Há inserções com até três pré-candidatos, “uma verdadeira lambança”, conforme definiu um dos liberais.

Os aliados de Gilson acham que Anderson está prejudicando fortemente o processo natural do ex-ministro de conquistar o eleitorado recifense além da fronteira bolsonarista. O mais lógico, evidentemente, seria Gilson ser a vitrine dessas inserções nos horários nobres da televisão. Mas a família Ferreira, sobretudo Anderson, insiste em tocar o partido como se fosse propriedade patriarcal, uma extensão dos seus interesses domésticos.

Mas o que já é evidente é que ele não lidera nem mesmo Mano Medeiros em Jaboatão, que já entendeu que para se reeleger precisa ser ele próprio.

Maior partido do Brasil, o PL parece ser provinciano em Pernambuco.

Novas urnas – O Tribunal Regional Eleitoral iniciou, ontem, a distribuição dos modelos mais atuais de urnas eletrônicas para os colégios eleitorais do Interior. O novo modelo vai substituir as que foram usadas nas eleições de 2010, já no ciclo final de uso. Serão recolhidas para descarte. Petrolina foi a primeira cidade a receber um total de 980. A troca vai contemplar 10 dos 18 polos eleitorais do Estado.

Salve-se quem puder!  – O plano de segurança que a governadora Raquel Mandacaru Lyra lançou, prometendo reduzir em 30% os homicídios no Estado, não serve para absolutamente nada. Sem proteção policial nas ruas, as pessoas vão escapando da morte por milagres, como é o caso de um entregador que reagiu a uma tentativa de assalto em Abreu e Lima e foi “salvo” pela mochila que carregava nas costas. Segundo testemunhas, os bandidos atiraram contra a vítima, mas o tiro atingiu a mochila. O crime foi filmado por uma câmera de segurança e enviado para a TV-Globo.

Duplo feminicídio – Em menos de 24 horas, duas mulheres foram assassinadas no Grande Recife. No domingo, a Polícia Civil registrou a ocorrência em que uma mulher, de nome e idade desconhecidos, foi morta a tiros em via pública, na Comunidade de Cabo Verde, no bairro de Sapucaia, em Olinda. Já em Jaboatão, uma mulher de 25 anos foi encontrada morta dentro de casa, com diversos sinais de ferimentos causados por arma branca. A ocorrência foi registrada pela Força-Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Sul como feminicídio. O corpo da vítima foi encontrado no quarto da residência onde ela morava, na Rua Frei Caneca, no bairro de Cajueiro Seco,

E aí, Governo Lula? – Os números da dengue não param de crescer. O Brasil alcançou, ontem, a marca de 5.100.766 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde. No total, são 2.827 mortos pela doença. Esta é a maior quantidade de óbitos confirmados desde o início da série histórica no país, em 2000. O número supera, inclusive, o recorde registrado em todo o ano de 2023 (1.094 mortes).

Fim da era socialista – O reinado do PSB em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, terra sagrada da poesia, pode terminar nas eleições deste ano, com a chegada ao poder pela oposição. Já liderando todas as pesquisas, o terror do prefeito Evandro Valadares, que lançou um dentista sócio do seu genro por não poder mais concorrer, atende pelo nome de Fredson Brito, empresário bem-sucedido na área da construção civil e hotelaria. Terá como vice o ex-deputado José Marcos, uma lenda na política do faraó do mote Rogaciano Leite.

Curtas

DÍVIDA – Em entrevista logo após tomar posse, ontem, em Brasília, para mais um mandato à frente da CNM, Paulo Ziulkoski disse que o valor das dívidas de 4,2 mil prefeituras com o sistema regime geral é de R$ 248 bilhões. Segundo ele, está em negociação o chamado refis, cujo volume de recursos não implica em nenhum tipo de recurso da União.

IMPACTO – Pelos dados da CNM, além da situação das prefeituras com a previdência geral, 81% dos 2.180 municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) têm débitos; e o valor da dívida está em mais de R$ 312 bilhões. No entanto, segundo Ziulkoski, a questão mais grave é o impacto do aumento da folha, assim como o cálculo atuarial dos Fundos Próprios de Previdência.

CONTRATAÇÕES – O funcionalismo público, segundo o presidente da CNN, cresceu 12,5% entre 2010 e 2022, aumentou de 11 milhões para 12,4 milhões. Contudo, enquanto a União e os Estados tiveram contingente de 2,4% e 10,2% maior, respectivamente, as prefeituras precisaram contratar 31% a mais, passando de 5,8 milhões para 7,6 milhões.

Perguntar não ofende: Quantos prefeitos do PSB estão na lista das creches que Raquel Mandacaru mandou licitar?

Concurso da Prefeitura de Salgueiro, com 122 vagas, encerra inscrições nesta segunda(20)

A Prefeitura Municipal de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, encerra nesta segunda-feira (20), as inscrições de Concurso Público de nível médio, técnico e superior que tem como objetivo de preencher 122 vagas efetivas e realizar a formação de cadastro de reserva.

Salário oferecido no concurso

A remuneração pode variar entre R$ 1.412,00 a R$ 12.081,15 e o profissional, depois de contratado, deve cumprir de 20 a 40 horas semanais ou 150 mensais. As prova objetivas do concurso estão previstas para acontecer no dia 2 de junho de 2024.Inscrições / Os interessados devem realizar a inscrição até esta segunda-feira, dia 20 de maio de 2024. Prefeitura de Salgueiro- Salários de até R$ 12.081,15;

Confira o edital.

Choveu em Itapetim 70mm nesse domingo(19), veja os números no Pajeú

MAIO   de 2024  AFOGADOS DA INGAZEIRA
MUNICÍPIOS/PAJEÚ 19 Maio 
TOTAL  / 2024
AFOGADOS DA INGAZEIRA
9 mm
794 mm  
BREJINHO
27.5 mm
754 mm  
CARNAÍBA
 8.5 mm
741 mm
FLORES
11.6  mm
560 mm
IGUARACI
7 mm
433 mm
INGAZEIRA
6 mm
617,5 mm
ITAPETIM
70 mm 
700 mm 
QUIXABA
14,5  mm 
743,5 mm
STª TEREZINHA
12 mm
699.5 mm
SÃO JOSÉ DO EGITO
36.5 mm 
1.011 mm
SOLIDÃO
 5 mm
894 mm
TABIRA
10 mm
646 mm
TUPARETAMA
 10 mm
 637 mm

 

Itapetim registrou na tarde/noite desse domingo(19)   70mm

O Acumulado do ano na Capital da Poesia, SJEgito  1.011 mm.

Aonde tem uma interrogação ( ? ) é que o site do IPA ainda não informou a quantidade de chuvas, até as 8h dessa quarta(17)

http://www.ipa.br/indice_pluv.php#calendario_indices

 

19/ MAIO
TOTAL / 2024
SANTA CRUZ DA B. VERDE 6mm
656 mm
SERRA TALHADA 10  mm
452  mm
CALUMBI 13 mm
 565 mm
TRIUNFO 25 mm
879 mm
 GERE

Programa Mães de Pernambuco encerra segunda fase na segunda(20)

O Programa Mães de Pernambuco encerra, na próxima segunda-feira (20), a segunda fase de confirmações do benefício, que paga um auxílio mensal de R$ 300 custeado pelo Governo do Estado. As mulheres que confirmarem seus dados dentro desse prazo, até as 23h59 da segunda-feira, vão receber o recurso no quinto dia útil de junho. O site oficial para confirmação é o www.maesdepernambuco.pe.gov.br.

Até o momento, 82 mil mulheres já aderiram, 10 mil a mais que o total registrado na primeira fase, o que representa 100 mil crianças alcançadas pelo programa. O objetivo do Mães de Pernambuco é beneficiar as 100 mil mulheres mais vulneráveis vivendo no estado.