POR DENTRO DAS 4 LIHAS

Por Franklin Portugal*

Esta é uma semana cheia de expectativas para o Sport Recife. Expectativas pelo anúncio de reforços. É que com o fim do Campeonato Pernambucano em que o Leão foi o campeão estadual de 2024 em cima do Náutico, a competição mais longa do ano se acrescenta ao calendário do futebol dos rubro-negros: além da Copa do Nordeste em que o Sport está classificado para a semifinal, a Série B do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana. E é duradoura, segue pelo menos até o mês de novembro. E é um desafio e tanto: por ser extensa, a Série B se ver times decolarem bem, e se afundarem em fracasso na reta final. Como também equipes que começam mal se recuperarem. A mudanças de rendimento e de frequência, sobe o clube que for menos volátil por assim dizer. Em resumo: o Sport tem estas duas competições para o resto de 2024: Copa do Nordeste e a Série B. E a equipe vem assimilando bem o rodízio de escalações incrementado pelo técnico argentino Mariano Soso. Vamos ver como se comporta diante desta longa competição nacional.

Falou em longa, também podemos fazer referência a Série C do Campeonato Brasileiro. Esta também tem sua largada neste fim de semana, e neste caso o Náutico faz parte dos clubes participantes. Aliás, depois que chegou a Série C, o Timbu não teve mais força para conseguir uma das vagas do acesso. Está nesta divisão desde então e encontra dificuldades ano a ano. É bem verdade que a Série C se qualificou mais, mas para o peso e camisa do Náutico, tudo isso não deveria ser desculpa. O técnico Mazola Júnior tem muito trabalho pela frente para equilibrar essa equipe. Mazola que assumiu o posto de treinador já na final do Campeonato Pernambucano diante da demissão do técnico Allan Aal. O Náutico vencendo o retrato da inconstância, o que diante de uma Série C de Brasileiro é erro fatal. A consistência é o caminho e o Náutico vai ter a chance de começar bem na competição nacional no próximo domingo já em casa.

O Santa Cruz não tem calendário algum para o resto 2024. Tem acerto sim, com o técnico Itamar Schülle para depois do Campeonato Brasileiro. Eu explico: ele é o treinador do Retrô na Série D. Nesta divisão também representa Pernambuco o time do Petrolina. Mas a Série D ainda não começa neste fim de semana.

Agenda da Semana: 

Sábado 

Série B

  • Amazonas x Sport, na Arena da Amazônia, às 17h.

Domingo 

Série C

  • Náutico x São Bernardo, nos Aflitos, às 16h30.

Brejinho perdeu o ex-vereador Arlindo Formiga

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas sorrindo e textoO ADEUS A ARLINDO FORMIGA

Grande personalidade Brejinhense ele foi vereador da Terra Mãe do Rio Pajeú; Arlindo Formiga de Araújo, foi vereador nos anos 80,  diretor de time de futebol (TIME DE ARLINDO); foi proprietário da BOATE EMBALOS DA NOITE a qual embalou a trilha sonora de grandes histórias de amor daqueles que se entrelaçaram em namoro e matrimônio a partir do Bar da  Felicidade “Bar de Arlindo”… Quantas memórias afetivas emanam desse lugar, dessa pessoa? Quem não lembra de Arlindo atrás do balcão dividindo a atenção entre o controle de som e aqueles que vinham lhe pedir esta e aquela música?

O Prefeito Gilson Beto decretou luto oficial de 3 dias e o Presidente da Câmara de Vereadores, Rossinei Cordeiro, lamentou a morte do ex-parlamentar : ” A Câmara de Vereadores de Brejinho-PE, lamenta a morte do ex-vereador Arlindo Formiga de Araújo, com relevantes serviços prestados no parlamento, dedicou o seu trabalho de forma exemplar na Casa por um mandato, e em seus empreendimentos na Terra Mãe do Rio Pajeú”. Pontuou o presidente Rossinei Cordeiro.

O Velório está sendo em sua residência e o sepultamento será as 4 da tarde dessa terça-feira(16) no Cemitério Municipal.

Fredson da Perfil debate plano de governo em comunidades rurais

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, Fredson da Perfil, do Republicanos, esteve visitando a zona rural de São José do Egito.

Na agenda, a construção de um plano de governo para  as comunidades rurais. Fredson destacou que o plano terá participação efetiva das comunidades e lideranças comunitárias.

Dentre as comunidades visitadas, Jatobá, Borges, Queimadas e Riacho de Cima.

“Estamos vendo as pessoas e conversando com elas”, disse. Eles questionou a paralisação de programas como PNAI, PAA e a  situação das estradas.

“Temos um plano pronto, para gerar emprego e renda. Logo traremos esse plano de governo participativo para dar dignidade ao homem do campo e novos ares a São José do Egito”, disse.

A cacetada de Padre Luizinho

Na missa dominical, o sacerdote Luis Marques Ferreira, o padre Luizinho, criticou os 129 deputados que foram contra a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão, mandante da morte de Marielle Franco.

Apontou incoerência de líderes evangélicos e da bancada bolsonarista que diz que “bandido bom é bandido morto”, mas quer livrar o bandido que mandou matar Marielle.

Defendem a proibição da saidinha de presos dos presídios, mas querem que Brazão saia pela porta da frente, como se não tivesse feito nada. E questionou quem diz ser cristão e ainda concorda com isso.

Ele também defendeu o Papa Francisco, criticado por suas posições até por setores da igreja. E que alguns lêem o evangelho à sua conveniência e acham, que estão seguindo o caminho de Jesus, o que não é verdade.

 

Em ato público, Tabira grita por estrada

A comunidade tabirense atendeu o chamamento e fez um belo ato pelo recapeamento da PE 304, hoje em estado vergonhoso, travando o desenvolvimento do município.

O ato foi puxado pela CDL Tabira, em uma iniciativa de mobilização comunitária. O protesto busca intervenção urgente do Governo do Estado para a precária situação da PE-304. O evento reunirá cidadãos e comerciantes locais em um ato de manifestação pacífica em frente ao Posto Nogueirão I.

A PE-304, estrada que liga Tabira a Água Branca, na Paraíba, tem sido objeto de crescente preocupação devido às condições de calamidade em que se encontra. Buracos, falta de manutenção e sinalização precária têm gerado riscos à segurança dos usuários e prejuízos econômicos para os comerciantes locais.

Em sua convocação nas redes sociais, a CDL Tabira expressou a necessidade de respeito e reconhecimento pelo esforço diário dos comerciantes da cidade. O protesto visa dar voz ao setor comercial de Tabira, buscando uma resposta imediata das autoridades estaduais para a situação da estrada, vital para a economia local.

Nas redes sociais, a presidente da CDL agradeceu à resposta da comunidade na mobilização. “Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão a todos aqueles que contribuíram, tanto de forma direta quanto indireta, para o sucesso do nosso manifesto de segunda-feira. A participação e apoio de cada um de vocês foram fundamentais para tornar nosso movimento significativo e impactante”, disse.

Segundo ela, a união e solidariedade demonstradas por nossa comunidade comercial foram inspiradoras e reafirmam o poder que têm quando se unem por uma causa comum. Seja por participar ativamente da manifestação, em seus estabelecimentos, enviando veículos para a concentração, ou simplesmente vestindo preto em solidariedade, cada gesto foi importante e valorizado.

“Agora, seguimos em frente com os procedimentos administrativos necessários para dar continuidade ao nosso movimento e alcançar nossos objetivos. Faremos o acompanhamento do abaixo-assinado solicitado pelo Ministério Público e manteremos contato com as mídias locais para garantir a disseminação da nossa mensagem”.

 

O Pajeú perde Dr. João Felipe (Dão de Caboclinho)

Pode ser uma imagem de refinaria de petróleoPode ser uma imagem de 1 pessoa e textoO blog do Marcello Patriota comunica o falecimento do Juiz Federal aposentado João Felipe Leite de Souza (Dão de Caboclinho), aos 83 anos, no último dia 12/04. Bacharel em Direito formado pela UFRN em 1973, João Felipe Leite atuou na Justiça do Trabalho dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte entre os anos de 1981/1997.

Era casado com a Desembargadora Federal Maria de Lourdes Alves Leite desde 1966, era pai de Felipe Leite de Souza Neto, Felipe Augusto Leite, Felipe Alexandre Leite e Felipe Gustavo Leite.
O velório e cerimônia de cremação foram realizados na Capela Central do Centro de Velório do Vila Memorial, em Natal/RN, cidade onde onde residia há 62 anos. “Dão, como era carinhosamente conhecido na Princesinha do Pajeú, era natural de Tuparetama, nasceu em 15/02/41. Correspondente de notícias desde os 13 anos de Tuparetama e região pro Jornal do Comércio. Publicitário expressivo em Pernambuco, foi convidado pelo genial Fernando Cascudo( filho do gênio folclorista mundial Câmara Cascudo) pra criar a 1ª Agência Publicitária da história do Rio Grande do Norte e divulgar as ações do jovem Governador Aluízio Alves(61/66). Concursado, assumiu o cargo de Juiz Federal do Trabalho em 1981. Amava sua terra, pontuou o Prefeito Sávio Torres ao blog. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial de 03 dias, a Câmara de Vereadores da cidade, na pessoa do Presidente Arlã Markson, decretou Luto e Pesar em nome dos que fazem a Casa José Perazzo Leite. Em meados de maio as cinzas do ilustre tuparetamense serão trazidas para uma cerimônia na Igreja Matriz de Bom Jesus em Tuparetama, de onde será levada para a Fazenda Viladão e depositada na Capela da Família, seu último desejo.

SJEgito: George Borja diz que não há disputa interna no PSB

Segundo a Gazeta FM 95,3 de São José do Egito, o odontólogo George Borja de Freitas compartilhou em conversas com jornalistas sua visão sobre o momento de escolha que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) do município enfrenta, no qual seu nome está inserido no processo.

Durante a semana, a ex-vereadora Ana Maria lançou-se como pré-candidata pelo PSB, partido ao qual George também é filiado. Entretanto, o odontólogo assegura que não há disputa interna e que o nome escolhido pelo grupo será apoiado por todos. Ele ressalta que não tem objeções em apoiar Ana Maria, que compartilha da mesma perspectiva.

George enfatiza que não encara a situação como uma competição, mas sim como uma oportunidade de contribuir para a unidade da Frente Popular. Além de suas habilidades e experiências como odontólogo, empresário e professor universitário com Doutorado e Pós-Doutorado, ele destaca a necessidade de articular apoios e apresentar propostas sólidas para conquistar a confiança dos membros do partido e da população.

O odontólogo, que também é servidor concursado da Prefeitura de São José do Egito, demonstra estar comprometido com o processo democrático e com a construção de um projeto político que atenda às demandas e necessidades da comunidade local.

Empresário Henrique Batista anuncia desistência de concorrer a vereança em Brejinho

Nenhuma descrição disponível.O empresário Henrique Nunes Batista, conhecido também por Henrique da Pizzaria da Terra Mãe do Rio Pajeú, entrou em contato com o blog do Marcello Patriota e em uma carta a aberta a população postou:  “Prezados membros do partido e população Brejinhense. Por meio desta carta aberta, venho formalmente renunciar a vaga de pré-candidato a que me foi oferecido recentemente e agradecer a José Vanderley,  Dr. Túlio pelo convite e confiança. Gostaria de comunicar à todos os envolvidos na seleção e apoiadores da minha pré-campanha os motivos pelos quais estou tomando esta decisão.

Após reflexão e consideração cuidadosa, percebi que neste momento de minha vida, devido a questões pessoais, não irei concorrer ao cargo de pré-candidato a vereador. É crucial ser sincero e transparente com todos os envolvidos que é a decisão mais apropriada a ser tomada.

Agradeço a confiança e apoios recebidos daqueles que acreditaram nesse projeto. Minha intenção é agir de forma ética e responsável como muitos me conhecem visando o melhor interesse do grupo.

Continuarei a apoiar as causas e princípios do nosso objetivo da melhor maneira possível e estarei à disposição para colaborar onde for necessário.

Agradeço a compreensão,  mas nesse momento tenho que reconhecer o quanto minha família precisa de mim. O projeto continuará, outras lutas virão e teremos novas oportunidades”.  Atenciosamente: Henrique Nunes Batista.

Dengue Hemorrágica: Morre criança de 10 anos em Tabira

blog Micheli Martins |Uma triste noticia abalou a cidade de Tabira no final da tarde desta Segunda Feira (15).

O falecimento do jovem atleta Luíz Davi, 10 anos.
Na madrugada do Domingo ele foi transferido para o Hospital Eduardo Campos na cidade de Serra talhada, já com quadro de dengue Hemorrágica.

O seu estado de saúde era considerado grave, não apresentando evolução para melhor, apesar da medicação que foi ministrada.

Luíz Davi vinha se destacando ultimamente por seguir o passos de seu pai, apesar da pouca idade já era recordista em maratonas na categoria de sua idade.

Com Informações de Júnior Alves/Cidade FM

| | | Giro Pelos Blog’s ( 16/Abril/2024 ) /// Terça-feira | | |

–blog do FinFa–

SJEGITO /

Se destacando –

A Prefeitura de São José do Egito, através do programa “Minha cidade tem + Saúde” tem se destacado, com o serviço de cirurgias odontológicas realizado no hospital municipal, pioneiro no sertão do estado. Essa iniciativa representa um marco crucial para a saúde bucal dos moradores da nossa cidade, oferecendo um serviço de qualidade e acessível para toda a comunidade.

Protestaram – A população tabirense se reuniu ontem (15) e cobrou respeito do Governo do Estado pela situação da PE-304, que liga a cidade a Água Branca, na Paraíba. Organizadora do ato, a CDL Tabira comemorou o ato agradecendo à população e comerciantes. Os que não puderam ir se vestiram de preto em frente ao comércio como sinal de protesto.

Andando – O pré-candidato a prefeito de Custódia, Messias do Dnocs acompanhado da sua pré-candidata a vice-prefeita Anne Lira, estiveram prestigiando um Torneio de Futebol realizado no Sítio Cacimba Limpa, na Região do Ingá em nosso município.

Disse – “Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência são alguns exemplos. E a Amupe está junto de cada município, de vocês prefeitos e prefeitas, para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Pois nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece e trabalharemos para transformar para a melhor a qualidade de vida do povo de Pernambuco”.(Presidente da Amupe, Marcelo Gouveia na abertura ontem (15), do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco)

Realizando – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria de Políticas Sociais e o CRAS, através do Grupo da Melhor Idade, está realizando um trabalho incrível com nossos queridos idosos! As atividades desenvolvidas no grupo visam estimular a capacidade cognitiva, a memória, a agilidade e o raciocínio lógico, tudo isso com muita alegria e descontração.”Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para os nossos idosos”, afirma a Orientadora Mirian Araújo.

Frase – “Serra Talhada brilha novamente, conquistando o 1º lugar em Empreendedorismo Rural e o 3º lugar em Turismo e Identidade no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora”. (Prefeita Márcia Conrado)

Sucesso – No último sábado (13), mais de 850 doses foram aplicadas contra gripe na cidade de Flores. Um verdadeiro exemplo de comprometimento e cuidado com a saúde dos nossos florenses.“Quero parabenizar e agradecer imensamente às equipes das Unidades Básicas de Saúde por todo o empenho e dedicação nessa importante ação de imunização.A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra diversas doenças, incluindo a gripe. Por isso, não deixe de se vacinar e de cuidar da sua saúde e da saúde dos seus familiares”,disse o prefeito Marconi Santana.

Hoje – Nesta terça-feira (16), às 11 horas, a Prefeitura do Recife apresenta os detalhes do São João 2024. O anúncio será comandado pelo prefeito João Campos e ocorre no Sítio Trindade, um dos polos mais importantes da festa junina na capital pernambucana.

Você sabia –

Que as obras do calçamento ligando o povoado de Pimenteira ao Distrito de Piedade do Ouro em Itapetim, estão a todo vapor! É mais desenvolvimento, progresso e qualidade de vida para toda população!

Perguntar não ofende –

Em breve poderá haver novas surpresas na política do Alto Pajeú?

 

Blog do Silvinho

O apoio de Mendonça Filho a João Campos

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o vereador Victor André Gomes que agora está filiado ao PV e não mais ao União Brasil, mas que continua em sintonia com o deputado federal Mendonça Filho, comentou a possibilidade de o parlamentar apoiar à reeleição de João Campos no Recife. Segundo Victor o que aproxima os dois é muito mais do que o que os divide. Na entrevista o parlamentar falou que o deputado Mendonça Filho vem observando o êxito da gestão de João no Recife e que a possibilidade de os dois estarem no mesmo palanque não está no mundo dos impossíveis.

Mendonça é um ferrenho opositor do PSB na política local, mas esteve junto com o partido na campanha de Paulo Câmara no ano de 2014. No entanto, esta única união só foi possível porque o PT não estava no mesmo palanque. Naquele ano, o PSB lançou Eduardo Campos para presidente. Embora não demonstre nenhuma vontade de disputar a Prefeitura do Recife, Mendonça pode repetir o feito de 2014 apoiando o PSB (de João Campos) mas existe uma questão nesse meio termo: o condicionamento da vice ao PT.

É muito difícil enxergar uma possibilidade de apoio de Mendonça para João Campos se o prefeito de fato entregar a vaga de vice ao PT. Isto porque como se sabe, o projeto do prefeito é disputar o Governo em 2026, e a vice ficando com o PT quem votar em João neste ano votará também no partido para que fique no comando do Recife a partir de abril de 2026, o que para Mendonça está fora de cogitação.

No ano de 2020, Mendonça por pouco não foi para o segundo turno contra João Campos. No entanto, a fragmentação no campo de centro direita fizeram com que João disputasse a segunda etapa com Marília Arraes. O socialistas herdou naquela disputa a maioria esmagadora dos votos dados a Mendonça Filho no primeiro turno e que possibilitaram a vitória de João contra a ex-deputada. No entanto, Mendonça não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos à época.

Agora, sem o PT ocupando a vice, a chance de João juntar Mendonça ao seu palanque é grande.

Números positivos Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve uma queda de 11,67% deste tipo de crime na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos).  A informação veio a público durante reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança.

Elogios O 7° Congresso da Amupe iniciado ontem está sendo bastante prestigiado. Nos corredores, diversos elogios tecidos a organização do evento sobre o comando do presidente, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia que também preside o Podemos em Pernambuco.

Homenagem A Câmara do Recife promove, nesta terça-feira (16/04), às 15h, reunião solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro – celebrado no dia 19 de abril. A proposição é do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e será transmitida ao vivo pelo Youtube oficial da Casa de José Mariano.

É com Lula O senador Humberto Costa disse durante sua passagem pelo 7° Congresso da Amupe que a questão da vaga de vice tanto no Rio de Janeiro quanto no Recife ficará a cargo de conversas diretamente com os prefeitos e o presidente Lula. Tanto no Rio de Janeiro quanto em Recife, o PT abriu mão de disputar a Prefeitura para apoiar os prefeitos que irão para a reeleição. Em Recife, é um fato inédito em meio a décadas.

Indo por cima  No dia que a pré-candidatura de Tonynho Rodrigues (MDB) de Caruaru ganhou às ruas da cidade, o ex-deputado Wolney Queiroz articula em Brasília (o famoso indo por cima) a retirada da pré-candidatura do mesmo. Wolney tentou conversar com Tonynho que disse que não abre mão de disputar a Prefeitura. O ex-deputado espera contar pelo menos com o apoio do pré-candidato em um segundo turno entre José Queiroz e Rodrigo Pinheiro. No entanto, hoje Tonynho está mais próximo do grupo de Raquel Lyra.

São João do Recife Nesta terça-feira a Prefeitura do Recife apresenta os detalhes do São João 2024. O anúncio será comandado pelo prefeito João Campos e ocorre no Sítio Trindade, um dos polos mais importantes da festa junina na capital pernambucana.

Caruaru Premiada O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu o prêmio de 1º lugar, pelo Sebrae, na categoria “Compras Governamentais” pelo projeto “O campo ainda melhor para viver e trabalhar”. O município de Caruaru também conquistou o 3º lugar na categoria “Cidade Empreendedora”, pelo projeto “Emprego, Renda e Avanço”.

Lira não quis bater na poderosa

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), bateu na porta errada ao apontar sua metralhadora contra o ministro da Articulação, Alexandre Padilha, a quem classificou de “incompetente”. Padilha é um bobo da corte. Na verdade, quem manda e desmanda no Governo é a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Em entrevista, ontem, à BBC, a poderosa disse que o papel dela no governo é de articuladora e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá “total autonomia” para que ela possa exercer o que quiser. “A esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas, esse não é o meu perfil”, afirmou.

Sobre a atuação das esposas de chefes do Executivo na América Latina, publicada sábado passado, Janja contou que “desde a campanha, queria remodelar este papel de primeira-dama”. Para ela, é a oportunidade de “quebrar a caixa” na qual as primeiras-damas são forçadas a ficar. É sobre não ter uma caixa. Nós podemos fazer o que quisermos”, afirmou.

“O meu é o papel de articulador, de quem fala sobre políticas públicas. Podemos estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”, acrescentou. Desde o início do governo, a primeira-dama tem feito agendas sem o presidente, segundo ela, pela autonomia que recebe de Lula.

“Essa linha de hierarquia não existe entre mim e meu marido”, afirmou Janja. De acordo com a primeira-dama, os dois podem “estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”.

Poder sem limites – Em setembro de 2023, a primeira-dama representou a Presidência no Rio Grande do Sul, quando o Estado foi atingido por ciclones extratropicais. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 5.177 pessoas ficaram desabrigadas até o dia 24 daquele mês. O presidente cumpria agenda no exterior e, depois, se afastou de suas funções para realizar uma cirurgia no quadril. Já em abril deste ano, Janja fez uma visita ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para debater os projetos do Fundo Amazônia enquanto Lula estava em Niterói (RJ).

Impacto nas contas da União – Enquanto os prefeitos de Pernambuco malhavam, ontem, o aumento da alíquota do INSS de 8% para 20%, durante o congresso da Amupe, no Centro de Convenções, em Brasília, o Governo fazia as contas. Segundo o repórter Houldine Nascimento, do site Poder360, a redução proposta na contribuição previdenciária dos municípios resultará em impacto fiscal de R$ 33,73 bilhões até 2026, de acordo com dados da Receita Federal. Os valores foram disponibilizados via Lei de Acesso à Informação.

Aprovou e recuou – O valor para 2024, segundo o repórter, é próximo do cálculo da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), de até R$ 11 bilhões. O benefício contempla municípios de até 156,2 mil habitantes. Ao todo, 5.104 cidades brasileiras estão nessa condição, o que equivale a 91,6% do total de municípios no país. Foi dessa forma que o Congresso aprovou a desoneração para os municípios em outubro de 2023. Só que recuou em seguida, pressionado pela equipe econômica.

Garanhuns faz a diferença – Diferente da governadora Raquel Lyra, que trata os professores a pão e água, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), anunciou um reajuste de 8% para a categoria da rede municipal de ensino, valor acima do instituído pelo Governo Federal em 2024, que é de 3,62%. O aumento será linear. Neste mês, será aplicado o percentual de 3,62%, retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março, dividido em três parcelas, pagas a partir do pagamento do mês de maio. Já em maio serão aplicados mais 4,38%, chegando aos 8%. O projeto só depende agora da aprovação pela Câmara Municipal.

Enfim, se convenceu! – Só ontem, depois de uma visita ao local do empreendimento, iniciativa do ministro da Defesa, José Múcio, e do Exército, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se convenceu em ajudar o Governo Federal a implantar a Escola de Sargentos no Estado. “Já estamos fazendo a obra de triplicação da BR-232, onde até agora foram investidos mais de R$ 100 milhões. Nos próximos dias, iremos lançar o edital da PE-027, elaborado com toda avaliação e sugestões dos movimentos ambientalistas, com ciclovias e espaços de convivência. O projeto da Estrada de Mussurepe está sendo concluído e a Companhia Estadual de Saneamento já está fazendo os planejamentos necessários para garantir toda a estrutura de água e esgoto no local”, revelou.

CURTAS

MST FECHA OS OLHOS – A Embrapa foi alvo de uma nova invasão pelo MST no final de semana, sem nenhum tipo de reação do Governo, através do Incra. Também não era de se esperar algo diferente. O novo superintendente do órgão em Petrolina, Edilson Barros de Lima, é egresso do MST, tendo sido um dos seus grandes líderes. E o que saiu, para ser candidato a vereador em Caruaru, também é do MST.

SEGUNDA INVASÃO – A invasão, pela segunda vez já no Governo Lula, foi feita por 2,4 mil famílias, atingindo áreas de pesquisas da Embrapa. “Nós temos mais de duas mil famílias que reivindicam as terras do Pontal, que são terras públicas, um perímetro irrigado que o governo está construindo. Essas famílias lutam desde 2007 para que o governo possa dar parte dessas terras para assentamento das famílias que estão acampadas na região”, disse Reginaldo Martins, integrante do MST.

CARIRI CANGAÇO – O Movimento Cariri Cangaço, de resgate da cultura regional, aporta no Sertão do Pajeú a partir da próxima quinta-feira, com palestras e visitas ao berço de personagens que atuaram no bando de Lampião e nas forças volantes da polícia. O evento será em Afogados da Ingazeira, coordenado pelo secretário de Cultura e Esportes da Prefeitura, Augusto Martins.

Perguntar não ofende: Afinal, quem manda no Governo: Lula ou Janja?

blog do Edmar Lyra

Raquel anuncia medidas na Amupe 

A governadora Raquel Lyra fez um anúncio significativo durante sua participação no 7º Congresso Pernambucano de Municípios, destacando medidas para fortalecer a educação infantil e fundamental nos municípios do estado. Com a promessa de cofinanciamento para educação infantil e fundamental em tempo integral e o lançamento iminente de um edital para a construção de 50 novas creches, o governo estadual busca direcionar recursos e esforços para abordar desafios cruciais na área da educação.

Lyra também destacou a importância de ouvir e atender às necessidades dos prefeitos municipais, enfatizando a colaboração entre o governo estadual e os governos locais na busca por soluções eficazes. O evento, que ocorre em conjunto com a Caravana Federativa do Governo Federal, destaca a necessidade de parcerias entre os diferentes níveis de governo para enfrentar os desafios comuns e melhorar a qualidade de vida da população.

Além das iniciativas educacionais anunciadas, o congresso também abordou uma variedade de temas relacionados à gestão pública, como saúde, captação de recursos e boas práticas municipais. Com a presença de autoridades locais e federais, incluindo ministros e parlamentares, o evento visa promover o intercâmbio de ideias e experiências para promover o desenvolvimento sustentável em todo o estado de Pernambuco.

Premiação – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), foi agraciado com o primeiro lugar na categoria “Compras Governamentais” pelo projeto “O campo ainda melhor para viver e trabalhar” durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios. Além disso, o município conquistou o terceiro lugar na categoria “Cidade Empreendedora” pelo projeto “Emprego, Renda e Avanço”. O projeto vencedor visa aprimorar a produção e comercialização agrícola, aumentando o investimento em alimentos locais e fomentando a zona rural. Pinheiro expressou sua gratidão pelo reconhecimento, destacando o compromisso com a excelência no atendimento aos cidadãos de Caruaru.

André Ceciliano – O secretário especial de assuntos federativos da secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, esteve no Recife para participar do congresso da Amupe.  Graças a sua articulação foi possível a implementação da Caravana Federativa no evento, que foi bastante elogiada pelo presidente Marcelo Gouveia, que enalteceu a parceria com o governo federal para a viabilização do evento.

São João – Nesta terça-feira, às 11h, a Prefeitura do Recife apresenta os detalhes do São João 2024. O anúncio será comandado pelo prefeito João Campos e ocorre no Sítio Trindade, um dos polos mais importantes da festa junina na capital pernambucana. A expectativa é que a PCR realize um evento com muita organização, como ocorreu em anos anteriores, valorizando a cultura local.

Emendas – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fez um apelo aos parlamentares da bancada federal para que eles destinassem, cada um, R$ 3 milhões, de suas emendas por ano, para a execução da Escola de Sargentos. Se todos toparem, serão R$ 84 milhões por ano para a viabilização do projeto, que demandará muitos recursos até ser concluído.

Almoço – Almoço animado no Spettus reuniu Armando Monteiro, José Chaves,Silvio Costa, André Campos, Fred Loyo e Bruno Rodrigues. Na pauta, o cenário político local e nacional numa conversa descontraída e pluripartidária.

Inocente quer saber – Os parlamentares atenderão ao pedido do ministro José Múcio Monteiro?

Ex-prefeita da cidade de Caruaru, a governadora do estado de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) deu ontem (16), quando da abertura do 7⁰ Congresso Pernambucano de Municípios, evento promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), um verdadeiro alento aos prefeitos de todo o estado ao anunciar que, hoje, o governo estadual conta com cerca de R$ 8 bilhões em caixa.

“2023 foi o ano do ‘não’, mas 2024 vai ser o ano do ‘sim’”, disse a governadora em referência às medidas de redução de gastos e, agora, aos investimentos que estão e serão aplicados. Lembrou que foi preciso “cortar na carne” para reajustar as contas, ao passo em que buscou parcerias com novos investidores e o governo federal.

Foi a injeção de ânimo que faltava aos prefeitos, principalmente das cidades que praticamente dependem dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Com o pé no acelerador”, segundo a própria governadora, 2024 promete ser o início de um novo tempo para as cidades e o estado de Pernambuco.

Principal cidade do interior de Pernambuco, o cenário eleitoral em Petrolina começa a ficar mais cristalino com as últimas movimentações de nomes que devem disputar o Executivo municipal. Enquanto Simão Durando (UB) tentará a reeleição, Julio Lossio (PSDB), Lara Cavalcanti (PL) e Odacy Amorim (PT) tentarão desbancar o atual gestor.

Com o deputado Lucas Ramos anulado no jogo, pelo fato do seu partido, o PSB, já ter declarado apoio a Simão, o parlamentar que vinha sendo enxergado como principal adversário do atual gestor na Capital do Sertão não tem acompanhado de perto o debate municipal.

Enquanto Lossio contará com o apoio de Raquel Lyra (PSDB) e Odacy com a influência de Lula, Simão Durando vai apostar na liderança do ex-prefeito Miguel Coelho (UB), que deixou o governo com um alto índice de aprovação e pode contribuir para que o seu aliado fature a eleição ainda no primeiro turno.

Apesar de contar com um cabo eleitoral de peso, Simão, pavimentou, com personalidade, seu caminho. Na última semana, o prefeito anunciou um pacote de investimentos para a educação e nesta sexta (19) apresentará outro na infraestrutura. Esses elementos somados à exposição do São João, que já bate à porta, serão um diferencial.

Novidade – Quem será nomeado como secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Caruaru é o empresário do setor de construção civil, Jaime Anselmo. Próximo do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), ele é vice-presidente de Relações Institucionais da Acic e deve dar um novo fôlego à pasta.

Recorde – O 7º Congresso Pernambucano de Municípios, organizado pela Amupe, começou nesta segunda (15) e segue até a quarta-feira (17), marcou o primeiro dia recebendo diversas autoridades para debater os melhores caminhos na gestão pública. Neste ano, o evento bateu recorde com cerca de 4 mil inscritos.

Missão internacional – A senadora Teresa Leitão (PT) integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca nesta tarde para a Colômbia. Além de participar do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e da inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), o chefe do Planalto se reúne com o presidente colombiano, Gustavo Petro.

Convocação – Atendendo aos requerimentos protocolados pelos deputados Lucas Redecker (PSDB) e Albuquerque (Republicanos), o ministro da Defesa, José Mucio. vai apresentar as prioridades da pasta para 2024 à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal nesta quarta (17). Nomes das Forças Armadas também devem comparecer.

Capital Federal – Ao lado da jornalista Karol Matos, desembarco em Brasília, na manhã desta terça (16), para uma semana de muitos compromissos. Na agenda, entrevistas no Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios e com dirigentes partidários. Não deixem de acompanhar todos os bastidores no Blog Cenário e na Cultura FM.

FotoDiante dos últimos movimentos político do prefeito João Campos (PSB), que deixa entender que não quer o PT na vice, enfim os petistas andam buscando unidade interna para lançar uma candidatura própria na capital.

Desde a redemocratização, o PT lançou candidato em faixa própria em todas as eleições no Recife. De todas as campanhas que disputou, ganhou três: duas com João Paulo e uma com João da Costa. Sem falar nas eleições que esteve no segundo turno com João Paulo em 2016 e, por último, com Marília Arraes, em 2020.

O nome da vez é o da senadora Teresa Leitão. Petistas estão convencidos de que precisam se unir para levar essa estratégia ao presidente Lula, que terá a palavra final. Outro ator importante é o senador Humberto Costa, pois as demais tendências já estão convencidas. “Sem o apoio fechado do PT local, não teremos força junto a Lula e à nacional”, revelou petista de alto escalão.

PRAZO – O PT vai dar até maio para que o prefeito João Campos (PSB) defina a posição, vetando ou não o PT. Esse também é o prazo máximo de mudança de domicílio eleitoral. Ou seja, Teresa Leitão tem até essa data para deixar de ser eleitora de Olinda e passar a votar no Recife.

SEM INTENÇÃO – A declaração do senador Humberto Costa (PT) colocando nas mãos de Lula e de João Campos a definição da vice é a prova de que ele não tem a menor intenção de entrar na articulação para que o PT monte o palanque próprio. Em outras palavras, Costa não quer comprar uma briga que julga não ser dele. Segue o jogo!

APELO – Em seu discurso, o ministro José Múcio (Defesa) elogiou a atuação do Governo do Estado e fez um apelo à bancada federal. “Essa não é uma obra de CPF, mas de todos nós. Quero pedir aos nossos federais que já preestabeleçam uma cota da emenda de bancada para essa obra. Com isso, terei força para dizer ao presidente que precisaremos de mais dinheiro”, disse Múcio, que contou com os aplausos dos federais presentes.

FRASE DO DIA: “Não podemos deixar que esse projeto da Escola de Sargentos em Pernambuco seja questionado. Temos que bater o prego e virar a ponta”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

ANÚNCIO DAS CRECHES – Durante o Congresso da Amupe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou  o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental em tempo integral para os municípios. O decreto será publicado na edição do Diário Oficial de hoje. O lançamento do edital para a construção do primeiro lote de 50 novas creches será publicado ainda no primeiro semestre.

SÃO JOÃO – Nesta terça-feira (16), às 11h, o prefeito João Campos vai apresentar os detalhes do São João 2024. O evento será no Sítio Trindade, um dos polos da festa junina na capital pernambucana.

PINGA-FOGO: Quando Teresa Leitão vai mudar o domicílio eleitoral para o Recife?

INTERROGAÇÃO – Com o término do prazo final para filiações partidárias visando as eleições municipais de 2024, uma grande interrogação paira sobre os pré-candidatos do PSD em Afogados da Ingazeira, liderado por Danilo Simões, que parece ter mantido em segredo os nomes que comporão o grupo para a disputa eleitoral. Até o momento, apenas o policial militar e empresário Edson dos Cosméticos é conhecido como pré-candidato pelo partido. O restante do grupo permanece um mistério, com especulações e rumores circulando pela cidade. Com a convenção partidária se aproximando, o suspense continua e o “zum zum zum” político só tende a crescer. Resta agora aguardar até lá para desvendar essa incógnita e conhecer os postulantes do PSD para as eleições municipais.

PROCUROU – Informações exclusivas obtidas pelo blog revelaram que o médico e pré-candidato a prefeito, Dr. Pedro Alves (PSDB), esteve em conversas com o ex-prefeito Francisco Dessóles. Há informações de que Alves buscava o apoio de Dessóles para seu projeto político em andamento. Se viesse a se concretizar tal aliançar, certos membros do grupo situacionista podem se ver obrigados a reconsiderar suas opiniões anteriores sobre Dessóles, que foram marcadas por críticas e rotulações…

INCÓGNITA – O ingresso do vereador Erickson Torres no PSB tem gerado dúvidas sobre suas intenções para as eleições deste ano. Sua saída do PSD foi motivada pela busca de um partido que oferecesse melhores condições para sua reeleição. No entanto, ao se juntar ao PSB, Torres se depara com um novo desafio: enfrentar o grupo forte e competitivo do partido, onde a média de votos necessária para eleger um candidato é acima de 800. Para alguns observadores, essa movimentação pode ser interpretada como uma demonstração de coragem, mostrando sua disposição de lutar com garra mesmo diante de um desafio maior. Por outro lado, há quem veja essa mudança como um reconhecimento das dificuldades e um sinal de possível desistência do processo…

 

FECHOU – A vereadora e pré-candidata à prefeitura de Itapetim, Jordânia Siqueira, fechou aliança com o deputado estadual João Paulo Costa (PV-do-B). Após sua entrada no Republicanos, Jordânia fortaleceu ainda mais sua base ao garantir o apoio do parlamentar, buscando união para impulsionar seus planos para o município. Recentemente ela esteve visitando o gabinete do deputado na capital pernambucana.

TROCA DE DEPUTADO – Enquanto a vereadora e pré-candidata a prefeita Jordânia Siqueira consolidou uma parceria com o deputado estadual João Paulo Costa, do PC-do-B, o advogado e também pré-candidato a prefeito pela oposição, Anderson Lopes, do PSDB, fechou uma aliança com o deputado estadual Romero Sales, do PP. Vale ressaltar que Anderson havia apoiado João Paulo Costa nas eleições de 2022, o que evidencia uma troca de apoios entre os políticos.

SE MOVIMENTANDO – Em Petrolina, o ex-prefeito Julio Lossio está intensificando suas atividades políticas, já se movimentando com visitas e contatos diretos. Recentemente, ele esteve no distrito de Izacolândia, acompanhado pelo ex-vereador Domingos de Cristália e outras lideranças locais. Essa aproximação faz parte da estratégia de Lossio para fortalecer suas bases políticas na região, dando continuidade ao seu projeto de candidatura a prefeito.

ANALISANDO – O Tenente da Polícia Militar, Gleydson Rodrigues, está cuidadosamente analisando as composições partidárias visando sua candidatura ao legislativo municipal. Após uma votação expressiva em 2020, mas sem sucesso devido a escolhas equivocadas, Sunga agora está determinado a fazer a escolha certa para alcançar seus objetivos políticos. Com a prerrogativa de se filiar a qualquer partido no momento da convenção partidária, ele está atento a todas as possibilidades para garantir sua participação no pleito vindouro…

OFICIALIZARÁ – O ex-prefeito de Tamandaré, Hildo Hacker (PSB) oficializará sua pré-candidatura à prefeitura do município na sexta-feira, dia 19, às 19h . O anúncio acontecerá na quadra esportiva Gol de Placa. Hildo, que governou o município de 2013 a 2016, traz consigo uma bagagem de experiência administrativa. Ele irá enfrentar nas urnas, o atual prefeito Honório Carrapicho (Republicanos) e o empresário Ronaldo Madureira (PL) que recentemente lançou oficialmente sua pré-candidatura.

LANÇOU – Na tarde de sábado (13), Pesqueira foi palco do lançamento oficial da pré-candidatura do Delegado Rossine à prefeitura do município. O evento aconteceu lugar no Salão Dom Hélder e reuniu uma plateia diversificada, composta por lideranças locais, o povo em geral e o prestígio do deputado estadual Fabrízio Ferraz (Solidariedade). O Delegado Rossine está filiado ao Partido Podemos.

blog do Edmar Lyra

Raquel anuncia medidas na Amupe 

A governadora Raquel Lyra fez um anúncio significativo durante sua participação no 7º Congresso Pernambucano de Municípios, destacando medidas para fortalecer a educação infantil e fundamental nos municípios do estado. Com a promessa de cofinanciamento para educação infantil e fundamental em tempo integral e o lançamento iminente de um edital para a construção de 50 novas creches, o governo estadual busca direcionar recursos e esforços para abordar desafios cruciais na área da educação.

Lyra também destacou a importância de ouvir e atender às necessidades dos prefeitos municipais, enfatizando a colaboração entre o governo estadual e os governos locais na busca por soluções eficazes. O evento, que ocorre em conjunto com a Caravana Federativa do Governo Federal, destaca a necessidade de parcerias entre os diferentes níveis de governo para enfrentar os desafios comuns e melhorar a qualidade de vida da população.

Além das iniciativas educacionais anunciadas, o congresso também abordou uma variedade de temas relacionados à gestão pública, como saúde, captação de recursos e boas práticas municipais. Com a presença de autoridades locais e federais, incluindo ministros e parlamentares, o evento visa promover o intercâmbio de ideias e experiências para promover o desenvolvimento sustentável em todo o estado de Pernambuco.

Premiação – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), foi agraciado com o primeiro lugar na categoria “Compras Governamentais” pelo projeto “O campo ainda melhor para viver e trabalhar” durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios. Além disso, o município conquistou o terceiro lugar na categoria “Cidade Empreendedora” pelo projeto “Emprego, Renda e Avanço”. O projeto vencedor visa aprimorar a produção e comercialização agrícola, aumentando o investimento em alimentos locais e fomentando a zona rural. Pinheiro expressou sua gratidão pelo reconhecimento, destacando o compromisso com a excelência no atendimento aos cidadãos de Caruaru.

André Ceciliano – O secretário especial de assuntos federativos da secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, esteve no Recife para participar do congresso da Amupe.  Graças a sua articulação foi possível a implementação da Caravana Federativa no evento, que foi bastante elogiada pelo presidente Marcelo Gouveia, que enalteceu a parceria com o governo federal para a viabilização do evento.

São João – Nesta terça-feira, às 11h, a Prefeitura do Recife apresenta os detalhes do São João 2024. O anúncio será comandado pelo prefeito João Campos e ocorre no Sítio Trindade, um dos polos mais importantes da festa junina na capital pernambucana. A expectativa é que a PCR realize um evento com muita organização, como ocorreu em anos anteriores, valorizando a cultura local.

Emendas – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fez um apelo aos parlamentares da bancada federal para que eles destinassem, cada um, R$ 3 milhões, de suas emendas por ano, para a execução da Escola de Sargentos. Se todos toparem, serão R$ 84 milhões por ano para a viabilização do projeto, que demandará muitos recursos até ser concluído.

Almoço – Almoço animado no Spettus reuniu Armando Monteiro, José Chaves,Silvio Costa, André Campos, Fred Loyo e Bruno Rodrigues. Na pauta, o cenário político local e nacional numa conversa descontraída e pluripartidária.

Inocente quer saber – Os parlamentares atenderão ao pedido do ministro José Múcio Monteiro?

Vilma Brito oficializou sua pré-candidatura a vereadora em SJEgito

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sorrindo e texto que diz "Bloz BlazMareel do Jareello Patrota"O mês de março promete muitas novidades no meio político na Capital da Poesia, Vilma Brito, 42 anos, nascida em São José do Egito, filha de Sr Manoel de Joaquim, agricultor e Dona Clarice professora, Técnica em Enfermagem desde 2004, Servidora pública nos estados de Pernambuco e Paraíba, casada com com Engenheiro Jackson Brito, mãe de 2 filhos e empreendedora.
Sua vida se resume a prestação de serviços a população e ajudar dentro de suas possibilidades aqueles que mais necessitam.
Acreditar numa infraestrutura adequada na área da saúde em nosso município e a valorização profissional da categoria, foi o q fez aderir a pré-candidatura a vereadora, e através disso poder fazer mais por aqueles que precisam.

Com atuação na área de saúde e com bom relacionamento na comunidade, Vilma, se coloca a disposição do grupo (SOLIDARIEDADE) para fortalecer uma chapa competitiva para o legislativo. Mas uma profissional entra na corrida eleitoral e sendo mulher, ajuda a garantir a cota de gênero do partido, pois vai para a disputa de uma das 13 (treze), vagas da Câmara de Vereadores de São José do Egito.

Itapetim | Secretaria de Saúde promoveu Dia D de vacinação contra a Influenza

Pode ser uma imagem de ‎9 pessoas, hospital e ‎texto que diz "‎soumay sou mars TAPETIM GO OVERNO MUNICIPAL* SECRETARIADESAUDE SECRE COVERNOMUNICIPAL**. ARIA SAUDE SAÚDE DA FAMÍL!A ZIRAALVES ZIRA ALVES DA COcTл Saüded SaudeFamilia Familia Familia SUS INSTER کوٹ ഹ்தி Bleg do N Jareello Patrot‎"‎‎

No ultimo sábado, 13 de abril, o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, promoveu o Dia D de vacinação contra a Influenza em todas as unidades básicas de saúde do município.
“A vacinação contemplou vários públicos, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos itapetinenses.
A ação demonstra o empenho em prevenir a propagação de doenças e proteger a população contra os riscos da gripe.” Pontuou Aline karine-Secretaria de Saúde ao blog

BOM EXEMPLO | Secretaria de Agricultura de Carnaíba entregou 710 mudas de caju

A Prefeitura Municipal de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura entregou um total de 710 mudas de caju, na Rua Saturnino Bezerra, durante a realização da feira livre, no centro da cidade.

As mudas chegaram em um caminhão que, ficou estacionado em frente ao Banco do Brasil, e ficou totalmente vazio, ou seja, todas as mudas foram distribuídas gratuitamente com sucesso.

A secretaria sempre tem realizado essas distribuições, cujo objetivo é fortalecer ainda mais a agricultura familiar de Carnaíba, assim como também, a intervenção de outras ações que são implementadas ao homem do campo, na gestão do prefeito Anchieta Patriota.

Obra de Creche Municipal Letícia Vitória avança em Brejinho

Read more about the article Obra de Creche Municipal Letícia Vitória avança em Brejinho

BLOG DO ERBI ///  A Prefeitura Municipal de Brejinho divulgou que a obra de construção da nova Creche Municipal, que leva o nome de Letícia Vitória Soares de Carvalho, está avançando significativamente, a obra é tocada através das Secretarias de Obras e Educação. A nova instalação, é projetada para atender às demandas crescentes da comunidade, vai oferecer um ambiente seguro e moderno para as crianças brejinhenses.

A conclusão da obra deve acontecer em breve. Quando estiver pronta, a nova sede da instituição de ensino vai contribuir na melhoria da educação em Brejinho.

Tuparetama perdeu Lourdinha de Seu João Lopes

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas sorrindoFaleceu na noite desse sábado(13), Maria de Lourdes Rodrigues de Almeida. Deixou a filha  Jaqueline, casada com André Lemos, 2 netos e 3 irmãos : Tales, Sebastião e Tércia. Lourdinha como era conhecida era prima irmã/ de Dr. Gilberto Rodrigues, foi por muitos anos ‘Diretora de Marketing da Sadia/Nordeste
“Era uma pessoa querida por amigos e parentes, tinha um trabalho voluntário para os pajeuzeiros na capital ”
O Velório foi em Recife na tarde desse domingo. O corpo está velado no Velório Municipal de Tuparetama e o sepultamento será na Princesinha do Pajeú , no Cemitério Municipal, na manhã desta segunda-feira(15) às 11 da manhã. Era filha de João Lopes e Maria Rodrigues . Conhecida por Lourdinha de Seu João Lopes. O Sistema Fênix de Comunicação e Cultura(Gazeta FM e Vila Bela FM de Serra Talhada) lamentam a morte de e emitem nota de pesar. O blog do Marcello Patriota lamenta a perda dos amigos e da  família.

A DP2 Energia Solar está em novo endereço em SJEgito

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto que diz "DP2 D'PZIDLAR 21 ENERGIA SOLAR ports Bly do n areelo Patiat"A DP2 Energia Solar foi fundada em 2021, com o intuito de trazer o melhor da energia solar para o sertão do Pajeú em Pernambuco.

Inovadora na utilização de tecnologias como micro inversores e inversos otimizadores, tem o objetivo de trazer aos clientes, de forma automatizada, o controle da sua energia solar na palma da mão. O escritório ficava  na 25 de Agosto, Posto São José, em São José do Egito-PE, nesse final de semana  veio para o coração financeiro da Capital do Poesia, ao lado da Casa Lotérica e dos Bancos do Brasil, Bradesco, Sicoob Pernambuco e Caixa Econômica Federal.

O atendimento de forma humanizada e “direto com o dono” é um dos diferenciais da empresa, conquistando clientes em diversas cidades da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Os irmãos/sócios : Vitor Siqueira cursou Engenharia de Energias Renováveis na UFAL (Universidade Federal de Alagoas), graduou-se em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá e atualmente está cursando pós graduação MBA em Engenharia de Energia – Solar e Eólica pela Estácio e Vinicius Siqueira cursou Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), graduou-se em análise e desenvolvimento de sistemas e atualmente faz Mestrado em Engenharia de Software na C.E.S.A.R School, no Porto Digital do Recife. Tem foco em trazer tecnologia e inovação para a DP2 e a região do Pajeú. Os dois são Filhos da professora Detanha Siqueira e do Construtor José Lourinaldo (Nego). As bençãos foram proferidas pelo padre Jorge Dias . Atendimentos das 8 da manhã às 5h da tarde, segunda a sexta. E no Sábado das 8 às 12h. Contato da Empresa DP2 – ZAP (87)99600-7173 / (81)99820-4381

Grave acidente na PE-275 entre o Ambó e Brejinho é registrado na tarde deste domingo (14); uma mulher morreu

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, bicicleta, motocicleta, scooter e texto que diz "Blog n Jareello Patrot"Na tarde deste domingo (14), um grave acidente foi registrado na PE-275, entre o Ambó e Brejinho, próximo ao Clube Águas Douradas. Segundo informações preliminares, um homem, uma mulher e uma criança seguiam em uma motocicleta quando aconteceu a colisão com um carro.

Imagens compartilhadas em grupos de WhatsApp revelaram que a mulher identificada nas redes sociais como Yanne Santos sofreu um grande ferimento na perna direita, na altura do joelho. Ela faleceu ao dar entrada no hospital. O homem também ficou bastante ferido e segundo informações foi transferido para o Hospital de Afogados da Ingazeira.

de acordo com o blog Repórter do Sertão, á a criança, do sexo feminino e idade não informada, sofreu apenas arranhões, conforme informações de populares. As vítimas são moradoras da cidade de Brejinho e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As autoridades locais vão investigar as circunstâncias exatas do acidente.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 15/Abril/2024 ) /// Segunda-feira | | |

Blog do FinFa

Marcou presença – O Presidente Estadual do Partido Social Democrático – PSD em Pernambuco, André de Paula, marcou presença na última sexta-feira (12), no evento que o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), oficializou a indicação dos seus pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeita, Manoel Messias e Anne Lira. “Neste momento especial, foi impossível não lembrar do querido Zé Esdras, o Zé do Povo, um líder cuja trajetória de dedicação e serviço público permanece viva em cada coração custodiense. Manuca honrou esse legado com dois mandatos de trabalho incansável e grandes realizações.Custódia não pode parar! Custódia vai avançar!”, disse André.

Agenda – A governadora Raquel Lyra, estará nesta segunda-feira às 8:30 horas, na apresentação do projeto de construção da Escola de Sargentos do Exército (ESE) com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no Comando Militar do Nordeste. Em seguida, deslocamento para o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), onde será construída a ESE, no Comando Militar do Nordeste (BR-232, km 12, s/n, Curado, Recife); às 11 horas estará na abertura do  7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Teatro Guararapes no Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda).Ja me encontro a caminho para realizar a cobertura deste evento.

Abre – O Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, o prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia, abre nesta manhã o  7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela AMUPE. “É uma oportunidade única de discutir ideias e contribuir para o futuro de nosso estado”, disse o presidente. A abertura será hoje a partir das 10 horas no Centro de Convenções, com a presença da governadora Raquel Lyra.

Disse – “Quem não viveu a época do CIST certamente já ouviu histórias sobre o local, não é mesmo? A melhor notícia é que, a partir de hoje, todos poderão criar suas próprias lindas histórias lá, com a inauguração da primeira etapa da obra de revitalização. Um marco importante no fortalecimento de nossa cultura”.(Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado)

Tabira – Acontece no próximo dia 26, na cidade de Tabira, na Praça Gonçalo Gomes, a inauguração da escultura feita pelo artista Jobson Figueiredo e Nara Cavalcanti,toda em bronze, inclusive o banco da Professora Nevinha Pires. A cerimônia será durante o VI Encontro Literário em Tabira. A obra totalmente custeada com recursos próprios do seu filho Dr. Pedro Pires Ferreira Neto.

Apoiando – O vereador de Afogados da Ingazeira, Sargento Argemiro, que não vai disputar a reeleição este ano, em contato com este blogueiro, confirmou que vai apoiar integralmente a pré-candidata  a vereadora, Simone da Feira, da federação.

Frase – “Não posso me escorar em mandacaru que tem espinhos, tenho que me escorar em pau que faz sombra”.(Vereador de Afogados da Ingazeira, Toinho da Ponte em conversa com este blogueiro, sobre sua entrada no PSB)

Visitou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado do vice-prefeito Dr. Pedro Alves e do Secretário Municipal de Administração, estiveram visitando o escritório do Ipa local na última sexta-feira (12).  visitamos o escritório do IPA em Iguaracy. “Estivemos com o servidor Moacir Rodrigues, que tem um trabalho relevante por todo o município, a exemplo da distribuição de sementes e outros programas de Apoio a Agricultura Familiar”, disse o prefeito Zeinha.

Apresentam – A Prefeitura de Garanhuns e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte apresentam o Maior Investimento da História da AMSTT, nesta terça-feira (16), a partir das 10h, no Palácio Celso Galvão. São 16 novas viaturas para o patrulhamento da Guarda Municipal, além da apresentação do novo layout da logomarca da guarda e da frota da autarquia. E ainda, o prefeito Sivaldo Albino e o presidente da AMSTT, Rodolpho Melo, entregam certificados de conclusão de cursos, qualificando ainda mais a Guarda Municipal de Garanhuns.

Perguntar não ofende – O presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Valdemir Filho,vai desistir de sua pré-candidatura a prefeito?

Convencido a indicar uma mulher como vice na corrida pela reeleição, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), começa a dar sinais do nome escolhido para integrar a majoritária: a ex-secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dayse Willyane.

Desde o ano passado três auxiliares de Pinheiro estavam sendo cotadas para este posto. Além de Dayse, Aline Tibúrcio (Educação e Esportes) e Luana Marabuco (Políticas para Mulheres) passaram a ganhar visibilidade nas agendas e ações encabeçadas pelo prefeito.

Desde 2016 que o PSDB em Caruaru tem apostado em chapas ‘puro-sangue’ e na paridade de gênero. Vale salientar que Dayse se afastou das funções na gestão com a justificativa de cuidar do plano de governo, mas alguns acenos do tucano apontam para algo mais.

Por ter se desincompatibilizado seis meses antes do primeiro turno, também foi ventilada a possibilidade de Dayse disputar uma cadeira na Câmara Municipal, mas se nenhum fato novo acontecer até a convenção, o espaço da assistente social deve mesmo ser a vice.

Dano – A guerra de narrativas entre os dirigentes do União Brasil Caruaru para definir o destino da legenda na cidade pode ser bastante prejudicial aos nomes que pretendem disputar o Legislativo, que seguem sem saber em qual dos três palanques subirão na eleição majoritária: Raffiê Dellon (UB), Rodrigo Pinheiro (PSDB) ou Zé Queiroz (PDT).

Sem opção – Caso o União Brasil siga com a ideia de subir no palanque de Zé Queiroz (PDT), como já foi alinhado entre integrantes da legenda a nível local e nacional, Raffiê Dellon ficará de fora da disputa majoritária em Caruaru. Entretanto, ele não deve deixar o partido, já que é um dos suplentes de estadual.

Largada – Com o apoio do deputado Fabrizio Ferraz (SD), o pré-candidato a prefeito de Pesqueira, Delegado Rossine (SD), oficializou sua caminhada para o Executivo municipal neste final de semana. Liderança política em ascensão, em 2022 ele saiu das urnas na cidade como o mais votado, recebendo a confiança de 6.161 eleitores.

Agenda corrida – O deputado Antonio Moraes (PP) aproveitou o fim de semana para cumprir agendas na sua região, a Mata Norte. Entre os compromissos, ele visitou as obras já em andamento nas PEs 75, 89 e 91, e levou o presidente do DER, Rivaldo Melo, para ver a situação da PE 82, que liga Timbaúba a Ibiranga, distrito de Itambé.

Engajado – Coordenador da Frente Parlamentar que acompanha a instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco e titular do Grupo de Trabalho convocado pelo Governo do Estado sobre o tema, Renato Antunes (PL) celebra a nova fase do equipamento. Ele vai integrar a comitiva que visitará o local nesta segunda (15).

Exemplo – O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), reafirmou que o restante do estado não conhece Petrolina e a importância do município para a economia de Pernambuco. Ele destacou que a Capital do Sertão se tornou a 3ª maior cidade do estado e a 1ª do interior, um modelo a ser seguido.

blog Edmar Lyra

A única definição que falta 

A disputa pela prefeitura do Recife já tem um desenho próprio, com as pré-candidaturas colocadas. Além do atual prefeito João Campos (PSB), que tentará a reeleição, o secretário de Turismo Daniel Coelho (PSD) também teve sua pré-candidatura colocada, o ex-ministro Gilson Machado (PL) também estará no páreo pelo comando da capital pernambucana.

Ao que tudo indica, pela primeira vez desde 1985 que o PT não terá candidato próprio a prefeito do Recife. O partido deverá apoiar a reeleição de João Campos e está de olho na indicação do vice, porém João não dá sinais que tem interesse em ceder aos desejos do PT, devendo encaminhar a vaga para outro partido que apoia sua gestão.

A única indefinição que existe é sobre quem disputará a prefeitura pela federação composta por Rede Sustentabilidade e PSOL. O deputado federal Túlio Gadelha conquistou o apoio do PDT para a sua empreitada, e aposta nisso para convencer a federação a chancelar seu nome. A deputada estadual Dani Portela, por sua vez, aposta na maioria do PSOL na executiva da federação para ter seu nome oficializado.

Apesar de a postulação da federação não ter tantas chances de vitória eleitoral, a decisão sobre o nome escolhido poderá impactar no desenho da disputa, uma vez que Túlio Gadelha tem alinhamento com a governadora Raquel Lyra, e um eventual segundo turno entre João Campos e Daniel Coelho, as chances de Gadelha apoiar Daniel são elevadas, Dani Portela, por sua vez, teria muito mais afinidade política com a reeleição de João Campos num segundo turno, portanto esta definição deverá ter um papel importante na construção da disputa do Recife.

Escola de Sargentos – A governadora Raquel Lyra reassumirá o cargo após uma viagem aos Estados Unidos para participar do Brazilian Conference, iniciando sua agenda com uma visita à área onde será construída a Escola de Sargentos do Exército, contando com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. No entanto, o projeto enfrenta contestações de ambientalistas devido à erradicação de árvores.

Amupe – Além da visita à ESE, Raquel Lyra também participará da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe, onde serão debatidos temas como distribuição do ICMS e repasses do FPM até a próxima quarta-feira.

Aniversário – O senador Fernando Dueire (MDB) foi bastante felicitado pela passagem do seu aniversário neste domingo. O parlamentar construiu uma sólida relação de amizade com muita gente ao longo da sua trajetória profissional e política.  Sua atuação tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de Pernambuco.

Petrolina – A disputa pela prefeitura de Petrolina deverá ter como protagonistas o prefeito Simão Durando (União Brasil), que tentará a reeleição, o ex-prefeito Júlio Lossio (PSDB) e o ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT). O PL lançará Lara Cavalcante.

Inocente quer saber – Quem levará a melhor na federação do PSOL com a Rede Sustentabilidade e disputará a PCR?

blog do Elielson

O Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), já se consolidou como o maior do Nordeste e um dos maiores do país.  Em pleno ano eleitoral, o tema principal é “O rumo e a eficiência na gestão pública”, mas também terá salas temáticas que abordarão eleição, comunicação e muito mais.

O evento segue até o dia 17 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, e será o primeiro na gestão do novo presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. A novidade na edição deste ano é a Caravana Federativa,  que tem como objetivo levar as ações do Governo Federal de forma itinerante e os  representantes de 37 ministérios e bancos públicos para o atendimento a prefeitos e gestores locais que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas federais.

ESQUENTOU O JOGO – Repercutiu muito a coluna do último sábado que deixou no ar a posição final do deputado federal Mendonça Filho (UB), sobre os rumos do seu partido no Recife. A informação que foi repassada à coluna é que ele já sentou com o prefeito João Campos (PSB), porém até o momento não fechou nada. “A porta ficou aberta”, revelou aliado dos dois. A torcida é grande por parte dos Coelhos e de aliados do deputado, que já compõem a base do prefeito do Recife.

ESCOLA DE SARGENTOS – O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, o comandante-geral do Exército, general Tomás Paiva, e a governadora Raquel Lyra (PSDB) participam, hoje, da apresentação do projeto de construção da Escola de Sargentos do Exército (ESE). Depois da apresentação, irão se deslocar para a área onde será construída ESE. Os deputados federais também estarão presentes.

FRASE DO DIA: “Lá, teremos diversas experiências e trocas de experiências exitosas, que  vão da educação e saúde e transformam a vida dos nossos municípios. Convido a todos os pernambucanos e pernambucanas a participarem do nosso congresso”, disse Marcelo Gouveia, sobre o 7º Congresso Pernambucano de Municípios.

SOMANDO APOIOS – Com pré-candidatura a prefeito na rua, o deputado estadual Cleber Chaparral recebeu o apoio do ex-prefeito Túlio Vieira, em Surubim. O parlamentar demonstra estar muito animado com seu projeto na terra da vaquejada.

PONTAPÉ – O delegado Rossini deu o pontapé inicial à corrida pela Prefeitura de Pesqueira. O ato de lançamento da pré-candidatura reúne um público grande e mostrou força do seu grupo no município.

NOVA CASA – O delegado Resende vai disputar a eleição no Cabo de Santo Agostinho pelo PDT. A ida dele para a sigla passou pelo crivo do Palácio e teve a benção do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.

PINGA-FOGO: A eleição do Recife esteve no centro do encontro da senadora Teresa Leitão com a deputada Dani Portela?

Blog do Silvinho

 Os caminhos do União Brasil nas principais cidades pernambucanas

Após a conturbada eleição nacional do União Brasil, muito se comenta sobre a possibilidade e participação do partido nas principais cidades de Pernambuco. Na semana passada veio a público a filiação da secretária Maíra Fischer ao União Brasil no Recife, o que seria um indicativo de que o partido vai caminhar com João Campos em sua reeleição. A filiação gerou críticas do deputado federal Mendonça Filho que é adversário de João e preside o partido na capital. O parlamentar estava no exterior mas garantiu que esta semana iria questionar como ocorreu essa filiação. Já nos bastidores o que se comenta é que o apoio do partido a João Campos seria fruto de uma articulação com Antonio Rueda presidente nacional da legenda.

Outra cidade onde o partido já definiu o apoio nas eleições municipais é Caruaru. A nova executiva municipal decidiu apoiar a pré-candidatura de José Queiroz e assim tirar de cogitação uma candidatura de Raffiê Dellon a Prefeitura. O deputado federal Mendonça Filho não gostou nada e pediu intervenção nacional no diretório caruaruense. Ainda não se sabe o resultado deste pedido do deputado e a interrogação deve seguir até que o partido tenha uma definição nacionalmente. Enquanto isso, a legenda está buscando a indicação do vice de Zé Queiroz, mas Raffiê continua no páreo e nem mesmo um apoio a Rodrigo Pinheiro está descartado.

Já em Jaboatão, antes da eleição nacional o que se sabia ao certo era que o partido teria fechado apoio à reeleição do prefeito Mano Medeiros. No entanto, chama a atenção a aproximação entre o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e o pré-candidato a prefeito do PT, Elias Gomes. Esta aproximação gera a expectativa de que o União Brasil venha a apoiar a postulação de Elias e deixe o apoio a Mano Medeiros.

Em Petrolina, cidade sertaneja, é onde está a grande estrela do partido em Pernambuco. Além do ex-prefeito Miguel Coelho, Simão Durando que comanda a Prefeitura e buscará à reeleição é prioridade do partido.

Agenda A governadora Raquel Lyra participa da apresentação do projeto de construção da Escola de Sargentos do Exército (ESE) com a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, no Comando Militar do Nordeste. Logo em seguida, participa do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Surubim O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil) anunciou em suas redes sociais o apoio do ex-prefeito da cidade, Túlio Vieira. Chaparral segue pavimentando a passos largos sua pré-candidatura na cidade e tem grandes chances de vencer o pleito municipal neste ano de 2024.

Oficialização O grupo de oposição à atual gestão oficializou o nome do Delegado Rossine como pré-candidato a Prefeitura de Pesqueira. O evento bastante prestigiado que lançou Rossine na disputa pela Prefeitura contou com a presença do deputado Fabrizio Ferraz e do presidente do Podemos, Marcelo Gouveia.

Dueire O Congresso Nacional vai criar uma comissão específica para analisar a Medida Próvisória que tem como objetivo reduzir em até 4% a conta de luz para consumidores de baixa tensão este ano. O grupo será composto por deputados e senadores e a liderança do MDB no Senado deve indicar o senador pernambucano Fernando Dueire para fazer parte.

Os efeitos no Brasil da investida do Irã

Quem não acompanha os fatos mais importantes na economia, não tem a mínima noção da repercussão negativa dos efeitos no Brasil com a entrada do Irã na guerra de Israel contra o Hamas.  De imediato, a investida deve provocar, no curto prazo, uma alta na cotação do petróleo e uma valorização do dólar, tendo como consequências um espaço menor para cortes de juros tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

O Irã fez uma ofensiva com drones e mísseis contra Israel, em retaliação pelo ataque aéreo que destruiu o consulado iraniano em Damasco, no começo do mês. A investida matou integrantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo um general. Segundo o economista André Perfeito, que falou sobre o assunto numa entrevista ao Estadão, havia a perspectiva de um inevitável ataque iraniano a Israel.

“Mas, o mercado não reagiu de acordo ao longo da semana. Me parece relativamente claro que o conflito irá se espalhar na região”, disse o economista. O Irã declarou o fim do ataque, mas disse que poderia haver outros futuramente dependendo da situação. Caso haja de fato uma escalada do conflito, Perfeito elenca efeitos de curto prazo, começando por uma forte alta do petróleo na próxima semana.

Com a alta dos preços, os Estados Unidos não teriam como cortar a taxa de juros, como o mercado financeiro esperava. Juros mais altos devem atrair capitais para os EUA e valorizar o dólar. O efeito no Brasil seria maior desvalorização do real e uma restrição à ação do Banco Central. O BC, diz Perfeito, “perde graus de liberdade para cortar a Selic”.

Por outro lado, empresas produtoras de commodities (como petróleo) “podem se beneficiar”. “Isto é o que podemos pensar num primeiro momento e temos que avaliar o conjunto dos desdobramentos ao longo da semana”, disse Perfeito.

CENÁRIO CAÓTICO – O economista chamou o momento de “caótico”, mas ainda não destrutivo para o Brasil, no médio prazo, porque o País é exportador de petróleo. Além disso, as commodities tendem a se apreciar em tempos de guerra. “O Brasil está simplesmente longe demais deste conflito, tanto geograficamente quanto politicamente”, acrescentou Perfeito. “O Brasil pode se beneficiar no médio prazo.” Segundo ele, não é possível projetar, ainda, a entrada de outros países no conflito, mas o cenário caminha para um “acerto de contas” global.

PT de bobo da corte – O PT pernambucano lava gelo. No processo da escolha do vice de João Campos, o prefeito do Recife já comunicou à presidente do diretório nacional, Gleisi Hoffmann, e ao próprio Lula, que fechará a sua chapa com um nome da sua absoluta confiança, sem atrelamento às questões partidárias. O desdobramento das conversas com Gleisi e Lula foram, na prática, as filiações de quatro auxiliares da sua equipe, entre elas Marília Dantas (Infraestrutura), seu braço direito na gestão, a mais cotada. Dantas ingressou no MDB.

Luciana candidata – Embora a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, tenha declarado ao blog que não será candidata à prefeita de Olinda, um aliado bem próximo disse que ela tende a entrar na disputa. “Luciana não precisaria dizer agora que será ou não candidata, porque o prazo para deixar o Ministério vence em junho”, disse esse mesmo personagem, que tem trânsito, força e influência sobre as decisões tomadas pela ministra. Como dizia Marco Maciel, quem tem prazo, não tem pressa. Luciana pode estar escondendo o jogo.

Fechado com Queiroz – Em Caruaru, não há a menor possibilidade da direção estadual do União Brasil permitir uma candidatura em faixa própria, como a de Raffiê Dellon. O partido, segundo revela uma das suas figuras graúdas, já fechou com a pré-candidatura do ex-prefeito José Queiroz e não há ninguém que decida ao contrário. Raffiê, portanto, prega no deserto, até porque se afastou muito da cidade ao ser nomeado para uma função na Sudene.

“Raquel Mandacaru” culpada – Na queda de braço pela adesão do MDB entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB), o voto e a posição do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, foram decisivos. Pai da deputada federal Iza Arruda, PR, como é conhecido, ficou contrariado com uma intervenção da governadora em Pombos, cidade próxima, que prejudicou o município de Vitória. Além disso, na hora H, num encontro no Palácio, PR não sentiu firmeza na palavra de Raquel Mandacaru, como os adversários e aliados mais inconformados a tratam. Como o cactus, arbusto nativo do Sertão, não dá nem sombra nem encosto a ninguém.

CURTAS

ÁLCOOL, DROGAS E PAREDÃO – Presidente da Câmara de Arcoverde e pré-candidato a vice na chapa de Zeca Cavalcanti, o vereador Weverton Siqueira, o Siqueirinha (Podemos) postou um vídeo mostrando jovens, ligados ao programa Jovem Aprendiz, em uma farra na Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (Aesa), controlada pelo Governo municipal, regada a álcool, fumo e um paredão.

DIRETOR DA FARRA – Segundo a vereadora Célia Galindo, o diretor da Casa da Juventude, Júlio Torres, participou do festão na Aesa. Em nota, a direção da faculdade informou que não autorizou o espaço para a festa particular e que irá tomar as medidas cabíveis. Acredite se quiser!

EDUCAÇÃO NOTA ZERO – Segundo a Folha de São Paulo, o governo Lula (PT) ainda não reiniciou nenhuma das 3.783 obras de educação básica paradas em todo País após quase um ano do anúncio de um grande plano para destravar as construções. O ministro Camilo Santana (Educação) não conseguiu fechar um único termo de compromisso com as prefeituras para permitir a retomada.

Perguntar não ofende: Se o Compaz, tão propalado pela gestão recifense, é tão eficaz na redução da violência, por que a capital continua liderando o ranking de homicídios no Estado?

Programa Saúde na Escola de Solidão premia alunos em concurso de redação

O município de Solidão, no Sertão de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde, premiou alunos da EREM Nossa Senhora de Lourdes por se destacarem não apenas nos estudos, mas também na conscientização sobre saúde pública. Em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizado um concurso de redação com o tema “Os desafios do combate ao Aedes aegypti no Brasil”, envolvendo as turmas do 3° ano.

O concurso, que visava estimular a reflexão e a escrita dos estudantes sobre um tema tão relevante para a comunidade, teve uma participação expressiva. As redações foram elaboradas com o apoio dos professores e posteriormente corrigidas, garantindo a qualidade dos trabalhos. Após uma palestra ministrada pela Saúde de Solidão, os alunos estavam preparados para abordar o tema de maneira mais informada e consciente.

A premiação ocorreu com as presenças do prefeito Djalma Alves e a secretária de Saúde, Damiana Alves, além de palestrantes, professores e dos alunos. Ao todo, foram premiados seis alunos, sendo três de cada turma do 3º ano. Os prêmios foram distribuídos da seguinte forma:

Turma 3º A:

  • 1° lugar: Letícia Nunes Silva – Prêmio de R$ 150
  • 2° lugar: Kauã Martins dos Santos – Prêmio de R$ 100
  • 3° lugar: Beatriz Barbosa da Silva – Prêmio de R$ 100

Turma 3° B:

  • 1° lugar: Estefany Niely Alexandrino de Melo – Prêmio de R$ 150
  • 2° lugar: Meyriane da Silva Marques – Prêmio de R$ 100
  • 3° lugar: Jeiziele Maria de Siqueira Sousa – Prêmio de R$ 100

Além do reconhecimento financeiro, os alunos premiados receberam certificados de participação, valorizando ainda mais seus esforços e talentos.

Grupo Melhor Idade da Vila do Tigre em Stª Terezinha

Pode ser uma imagem de 19 pessoas e pessoas sorrindoO Grupo Da Melhor Idade da Vila do Tigre, Através o CRAS e da Secretaria De Políticas Sociais vem crescendo e  sendo desenvolvido um Trabalho dentro das Temáticas do Calendário SUAS.

As Atividades Criadas são de grande importância para estimular a capacidade Cognitiva, exercitando assim a Memória e melhorando agilidade e raciocínio lógico, para que os Idosos venham a ter uma qualidade de vida melhor .  As atividades desenvolvidas buscam estimular a capacidade cognitiva, exercitando a memória e melhorando a agilidade e o raciocínio lógico. “O nosso intuito é melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, disse a Orientadora Mirian Araújo.

Coluna do Domingão por Nill Júnior em 14 de abril de 2024

 blog Nill Júnior

Governo Lula se comunica mal 

Após críticas de bolsonaristas ao veto parcial de Lula (PT) ao projeto de lei que proíbe as saídas temporárias dos presos, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, reforçou que o presidente manteve “98% do projeto apresentado pelo Congresso”.

Pimenta esclareceu que Lula vetou apenas um trecho do projeto. O ministro reforçou que quem cometeu assassinato, latrocínio, estupro, tráfico de drogas, roubo à mão armada, pedofilia e qualquer outro crime hediondo ou violento não terá direito a saída temporária.

“Bandidos que oferecem risco à sociedade não vão sair”, escreveu o ministro no X, nesta sexta-feira (12).

Em seu veto, Lula permitiu que presos em regime semiaberto tenham direito a deixar a prisão em datas comemorativas para visitar familiares, sempre com tornozeleira eletrônica. “Poderá sair depois da avaliação do juiz quem não cometeu crime violento, tem bom comportamento, está em regime semiaberto, passou no exame criminológico e apenas para ver a família em datas especiais, como Páscoa e Natal, com tornozeleira eletrônica”, enfatizou Pimenta.

Mas o estrago já estava feito, mais uma vez pela má comunicação do governo Lula. Nas redes, bolsonaristas usaram a falta de esclarecimento inicial do governo para fazer a festa: “Festa nos presídios! Como esperado, lula vetou o fim das saidinhas de presos em feriados.Perdem as vítimas, vencem os bandidos”, disse o Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). “Lembro a você que, além das fugas, há ainda criminosos que aproveitam esse período para cometer crimes”, disse o Deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). Derrubaremos o veto do Lula. O Brasil quer o fim das saidinhas, afirmou o Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). “O veto à lei que dava fim às saidinhas de presos nos feriados é uma tapa na cara dos brasileiros. Vamos derrubar no Congresso”, afirmou o Senador Sérgio Moro.

Tudo por conta de uma coletiva atabalhoada,  cheia de juridiquês e pouco esclarecedora do Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, o mesmo que creditou ao relaxamento carnavalesco a fuga da dupla criminosa de Mossoró. Que saudades do Flávio Dino na Justiça.

Aí,  depois que a generalização da informação incorreta estava nas redes explorada no melhor estilo de quem sabe espalhar fake news,  o Pimenta entrou em campo. Já era tarde.  Já tinha ardido.  Só mais uma prova de como o governo Lula é a esquerda perde a narrativa nas redes…

Farra na AESA

O vereador Weverton Siqueira, o Siqueirinha , denunciou em sua rede social que a piscina da AESA, a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde,  foi usada para fim nada acadêmico. No vídeo a que teve acesso, jovens, alguns ligados ao programa Jovem Aprendiz, fazem uma farra regada a álcool, fumo e paredão no campus da entidade. O Diretor da Casa da Juventude, Júlio Torres, participa da farra.

O que disse a AESA

A entidade afirmou em nota que o espaço foi solicitado pela Casa da Juventude para um evento com jovens. “Em nenhum momento autorizamos o local para fins particulares.  Não compactuamos com tal atitude e tomaremos as medidas cabíveis”. A entidade pediu desculpas por qualquer inconveniente e reiterou o compromisso com a integridade e respeito às normas institucionais.

Do outro lado da história

Marília Arraes,  que já reclamou tanto não ter tido acesso à chave da disputa, como pelo Governo do Estado em 2018, está com o futuro da sucessão de Serra Talhada em suas mãos.  Todos querem saber se apoiará o desejo de Duque em ser candidato pelo Solidariedade ou se apoiará Márcia Conrado.

Sinais

Aliados da prefeita Márcia usam o registro de Sebastião Oliveira com Marília em seu aniversário para sinalizar que eles também estarão juntos na Capital do Xaxado.

Abafou

O bombardeio do Iran com drones sobre Israel abafou a repercussão da live de Bolsonaro e Elon Musk. O outro lado do mundo preocupa muito mais que o debate entre um inelegível quase condenado e um bilionário idiota.

Quanto foi

Agora no Tik Tok, o ex-prefeito de Tabira e ex-estadual Edson Moura, 81 anos, revelou que, quando candidato a Estadual em 1989 a pedido de Roberto Magalhães, gastou 2,8 milhões que usaria para aposentadoria ou investir na Casa de Saúde. “Disseram que por ser médico, não teria dificuldade. Mas gastei isso e ainda entrei no rabo da gata”. Àquela época, a moeda era o Cruzado Novo.

Estradas do Sertão 

O governo Raquel teria em caixa R$ 5 milhões para melhorar rodovias da região. Dentre elas, a PE 412, de acesso ao Aeroporto de Serra Talhada, a Estrada da Ingazeira (PE 283), a Quixaba-Lagoa da Cruz (PE 329) e trechos da PE 320. E circula na Infraestrutura um burburinho de que pode entrar no radar a PE 304, hoje em estado vergonhoso travando o desenvolvimento de Tabira. Amanhã tem justo protesto cobrando a via.

Falando nela

Surgiu uma possibilidade de que Raquel Lyra esteja de volta à região quinta-feira. Na pauta, além de ações ligadas à área de saúde, estaria dar posse à nova Comandante do 23º BPM, Mirelle Oliveira.

Rolo eterno 

Em São José do Egito, o médico Romério Guimarães segue dizendo que é pré-candidato a prefeito, o que atrapalha o projeto de Fredson Brito e Zé Marcos. E no bloco governista, ainda está a algumas reuniões de distância a unidade pregada por Evandro Valadares. O surgimento de Ana Maria como pré-candidata embolou o jogo

Frase da semana:

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”.

Do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, em resposta a Elon Musk, da rede social X.

Evandro Valadares diz que apesar das turbulências, grupo seguirá unido

O prefeito de São José do Egito,  Evandro Valadares,  disse ao Debate do Sábado,  na Gazeta FM,  que apesar dos rumores da semana, o grupo sairá unido.

Ele admitiu que chegou a dizer que não apoiaria a candidata e ex-vereadora Ana Maria Dantas. Acuado, eu que sou grosseiro estouro, e tive que dizer que não apoiava na situação que foi colocado em cima de mim”.

Mas disse nada ter contra o nome, mas que não haveria imposição. “Tenho uma lista de 26 lideranças que estão apoiando minha decisão.  Mas não decido só.  A gente tá atrás do bom senso”, afirmou,  acrescentando ter recebido a informação de Luciano Torres de que, de acordo com o comando estadual do PSB, o futuro do partido é ele que resolve.

Sobre o odontólogo George Borja, disse que é uma das pessoas cotadas para ser o candidato. “É sério, responsável. Mas tem que ver o que é que o grupo acha”.

Ao final, disse que o grupo vai resolver bem, e estar junto. E voltou a demonstrar confiança na vitória do grupo nas eleições deste ano.

Pesquisa do Prêmio Excelência MV4 encerra hoje: Última chance de participar!

Pode ser uma imagem de texto que diz "PORTALDENOTICIAS PORTAL DE NOTICIAS Marello Patriota trista 20 MNA 2022 CERNAL রलোোরাদস PEXCELENCTA EXCEL EXCELÊNCTA ΝΙΑ EADMINISTRATIV DIOGENESPATRIOTA DIOGENES PATRIOTA Blog do Marcello Patro"A pesquisa do Prêmio Excelência MV4 2023, voltada para reconhecer os destaques políticos e administrativos da região do Pajeú e Moxotó, está chegando ao seu término. Iniciada na última segunda-feira, a pesquisa online tem sido uma oportunidade para a população expressar suas opiniões e reconhecer os líderes que mais se destacaram em suas atuações. Com o encerramento hoje ao final do dia, esta é a última oportunidade para participar da pesquisa. Acesse: https://folhadopajeu.com.br/premio-excelencia-2023/

A Agência MV4, responsável pela organização do evento de premiação, planeja divulgar nos próximos dias o resultado oficial da pesquisa popular. Realizada de forma transparente e acessível, através do site Folha do Pajeú, a pesquisa reflete o compromisso da organização em valorizar o reconhecimento da população e promover a excelência nas esferas política e administrativa da região.

Câmara faz belo evento para homenagear personalidades que engrandecem Tuparetama

Pode ser uma imagem de 25 pessoas e texto que diz "モ会 S7EDY0 62 ANOS TUPARETAMA ΤΑΜΑ Blog n Jarcello Patro"BLOG NILL JUNIOR / A Câmara de Vereadores de Tuparetama realizou uma sessão solene no Pajeú Clube para entregar títulos de cidadão tuparetamense e moções de aplauso a personalidades que contribuem com a Princesinha do Pajeú.

A programação fez parte das comemorações dos 62 anos do município. Dentre os que receberam os títulos de cidadania, os deputados estaduais Diogo Morais e Waldemar Borges.

O evento também contou com o vice-prefeito Diógenes Patriota e o vereador Danilo Augusto, que deverão disputar as eleições de outubro. O presidente Arlan Markson e os demais vereadores, Domênico Perazzo, Joel Gomes, Luciana Paulino, Plécio Galvão, Tanta Sales, Valmir Tunu e Vandinha da Saúde.

Foram várias homenagens. Um dos nomes mais lembrados foi o ex-prefeito Pedro Torres Tunu, homenageado em nome do filho, Pedro Torres Filho. Ele lembrou uma curiosidade: como não havia cartório de registro em Tuparetama, Pedro Torres foi registrado em Tabira. “Que também o indiquem para um título de cidadão”, sugeriu.

Dentre os demais homenageados, Padre Mairton Marques, Monsenhor João Acioly (in memorian), Fernando Marques, dentre tantos nomes.

Pela comunicação da região, este jornalista e o blogueiro Júnior Finfa foram agraciados com Moções de Aplauso pela contribuição ao município, repercutindo as informações da bela Princesa do Pajeú. A coemnda foi indicação do vereador Joel Gomes e aprovada por unanimidade.

História: 

Originalmente, a localidade hoje conhecida como Tuparetama tinha o nome de Bom Jesus e era distrito subordinado a Afogados da Ingazeira, situação que se manteve até 31 de dezembro de 1948, quando, já com a denominação atual (e após um breve período em que chamou Tupã), o distrito passou a pertencer ao novo município de Tabira, por força do decreto-lei estadual nº 418 e da lei 421, da mesma data.

Essa condição só se alteraria uma década mais tarde, quando a lei estadual nº 3.332, de 31 de dezembro de 1958 elevou o antigo distrito ao status de município, desmembrando-o de Tabira.

Administrativamente, o município é composto pelos distritos-sede e Santa Rita. Sua população estimada no ano de 2017 era de 8.169 habitantes, sendo o 12º município mais populoso da Microrregião do Pajeú.

Homenageados com Títulos de Cidadão, Títulos e Moções:

José Sales de Macedo, Josefa Roseane de Queiroz, Luiz Fernando de Castro, Maria Aparecida Pereira, Pedro Luiz dos Anjos, Áurea Maria de Carvalho, Antônio Carlos Gomes, Francisca Gildete Daniel, Gilvaneide Maria da Silva, Pastor Ivanildo Roberto, Monsenhor João Carlos Acioly (em memória), Pastor Enellyton Dobson, José Negrinho Neto, Klarissa Luzielle Siqueira, Maria do Carmo Pereira, OAB Subseccional SJEgito Dr.Gilson Flávio Bezerra, José Ricardo Menezes, Pe. Mairton Marques Amaral Sales, Augusto José da Silva Rodrigues, José de Sá Maranhão Junior blog Finfa, Nivaldo Alves Galindo Filho blog Nil Junior, Cristiane Gimenes Rodrigues, Depois. Diogo Casé Moraes, Gabriel Vasconcelos Pessoa, Edneide da Silva Santos, Lucas Vasconcelos Pessoa, Zirlenia Maria Liberal, Cassiano Feitosa, Rafaela Vasconcelos da Silva, Camila da Silva Farias Torres Patriota, João Salvador de Lima, José Severo da Silva, Ângelo Cezar, Alexsandro da Silva Pereira, Edilene Helena Barbosa, Maria do Socorro Gomes, Pedro Torres Tunu, Dep. Waldemar Borges E Banda Paulo Rocha.

VEJA TODAS AS FOTOS CLICK NO LINK

: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=marcelo.patriota.3&set=a.7378451745611224

Prefeitura de Brejinho anuncia investimento de R$ 174 mil na agricultura familiar

Read more about the article Prefeitura de Brejinho anuncia investimento de R$ 174 mil na agricultura familiar

A Prefeitura Municipal de Brejinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reforça o compromisso com a agricultura familiar. No relatório recentemente emitido para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, o município realizou a compra de mais de 25 toneladas de produtos provenientes da Agricultura Familiar, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 174.000,00, que foram integralmente injetados na economia local.

Os produtos adquiridos incluem uma variedade de itens frescos e de alta qualidade, fornecidos diretamente pelos agricultores familiares de Brejinho. Entre eles estão abóbora, alface, banana, carne bovina, caprina e suína, cebola, cenoura, coentro, couve, farinha de mandioca e de milho, feijão de corda e verde, galinha caipira abatida, goiaba, laranja, limão, mamão, manga, melancia, melão, mel de abelha, milho verde, pimentão, raiz de mandioca, repolho, tomate cereja e convencional.

Essa iniciativa fortalece a economia local e promove a segurança alimentar e o acesso a alimentos frescos e saudáveis. Os produtos adquiridos são distribuídos para diversas entidades do município, incluindo a Cozinha Comunitária, através da distribuição de refeições nos sítios e povoados, a Casa de Apoio em Recife, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o programa Criança Feliz, as escolas municipais e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Além disso, o PAA fortaleceu a apicultura local realizando a compra de mais de 200kg de mel, destacando Brejinho como um dos poucos municípios que adquirem o mel de abelha beneficiado através deste programa, impulsionando assim a produção apícola. Os investimentos contínuos da gestão municipal incluem a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os apicultores, garantindo condições adequadas de trabalho e segurança.

Ao apoiar a produção local e garantir o acesso a alimentos nutritivos para os cidadãos, a Prefeitura de Brejinho contribui diretamente como o desenvolvimento sustentável, a agricultura familiar e aquece a economia do município, ao comprar alimentos fornecidos por produtores locais.

Cemitério vertical do Pasc teve primeiro sepultamento

Read more about the article Cemitério vertical do Pasc teve primeiro sepultamento

A primeira pessoal sepultada no Memorial Ebenézer, foi Erionaldo José de Souza Simões. A cerimonia de sepultamento ocorreu no começo da noite dessa sexta (12), reunindo familiares e amigos. Deixamos nossos sinceros sentimentos.

O primeiro Cemitério vertical do Pajeú trás para a região, um conceito diferente de necrópole. Localizado as margens da PE-320, em São José do Egito, na saída para Tabira, terá uma grande estrutura quando estiver 100% concluído.

Construído em uma área de 6 mil metros quadrados, o Memorial terá sala para preparação e conservação dos corpos, sala de velório, estacionamento, capela e área de sepultamento.

Por se tratar de um grande empreendimento, a construção passa por várias etapas, a primeira, a estrutura para sepultamento, já está pronta.

Qualquer família que queira sepultar seu ente querido no Memorial Ebenézer, de qualquer cidade da região, pode entrar em contato com PASC pelos números (87) 9.9678-3620 e 3844-1967.

Trabalhadores da Educação de Pernambuco mantém negociações com o Governo Estadual

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de Pernambuco decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira (12), dar continuidade às negociações com o Governo do Estado em relação à pauta de reivindicações da categoria.

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) detalhou os avanços obtidos nas reuniões ocorridas ao longo da semana com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Administração.

Em um vídeo divulgado no Instagram do sindicato, a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, compartilhou os principais pontos discutidos durante as negociações. Ela ressaltou que a proposta apresentada pelo governo, que previa reajustes salariais de 7% para os cargos administrativos e analistas, e 3,62% para os professores, foi considerada insuficiente pela categoria.

“Apesar de avaliarmos que a proposta pode avançar, consideramos que o governo não fechou as negociações”, destacou Ivete Caetano. “Continuaremos na luta e na mobilização, pressionando para que nossas demandas sejam atendidas.”

Entre os pontos destacados pela presidenta do Sintepe estão questões como o cadastro de reserva e convocações de profissionais, a climatização das escolas, a disponibilização de computadores para os trabalhadores da educação e a melhoria da merenda escolar.

“Estamos indignados com a situação atual e vamos continuar lutando. No dia 17, estaremos nas ruas defendendo nossos direitos, e no dia 18, paralisaremos as escolas para mostrar nossa insatisfação”, pontuou Ivete.

Seis vereadores da base e vice dizem apoiar condução de Evandro Valadares

blogueiro Júnior Finfa fez contato com alguns vereadores da base do prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares.

Todos os parlamentares egipcienses afirmaram, que independente de quem seja o nome escolhido pelo grupo de Evandro, eles apoiam integralmente.

Este blogueiro entrou também em contato com o Secretário de Gabinete Roberto Sampaio, e o mesmo afirmou que também apoia qualquer nome apresentado pelo prefeito egipciense.

Por último em contato telefônico com o vice-prefeito Eclériston Ramos, ele confirmou que não será candidato a prefeito, mais está integrado totalmente à escolha do nome da Frente Popular.

“Comecei junto com Evandro e terminarei minha trajetória política junto com ele. O nome escolhido pelo grupo terá o meu voto”.

A movimentação é uma resposta à movimentação da ex-vereadora Ana Maria Dantas, que garantiu manter sua pré-candidatura,  além de questionar a condução do gestor.

Prefeitura de SJEgito realizou mutirão da dengue em Riacho do Meio

Read more about the article Prefeitura de SJE realizou mutirão da dengue em Riacho do Meio

No dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica realizaram mais um mutirão contra a dengue, na manhã desta sexta (12). Desta vez, a ação aconteceu no distrito de Riacho do Meio. A iniciativa faz parte do programa de intensificação das ações contra o mosquito da dengue em 2024.

Além dos agentes de endemias e de saúde, uma equipe com caminhão também passou recolhendo lixo e objetos que possam acumular água e virá um possível criadouro do mosquito. Também foi utilizado carro de som para chamar atenção e tentar conscientizar a população, a equipe além de orientar sobre os cuidados que as pessoas precisam tomar pra evitar a dengue, também distribuiu peixes, que ajudam no controle das larvas.

É importante que cada morador fique atento, faça sua parte e colabora nessa guerra contra a dengue.

O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água.

Prefeitura de Ingazeira comemora resultado do SAEPE 2023 do município

A Secretaria de Educação do município de Ingazeira, no Sertão do Pajeú, comemorou  com a comunidade escolar o resultado do SAEPE 2023, saudando e parabenizando todos estudantes, professores e professoras, equipe técnica e pedagógica que compõe as escolas municipais e Secretaria de Educação. “Nossa alegria é saber que, tudo isso, é fruto de um trabalho de muitas mãos”, diz nota da Secretaria.

A educação de Ingazeira teve um crescimento significativo nos resultados de proficiência nas disciplinas de língua portuguesa e matemática em todos os anos avaliados: 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental.

Em 2023, no SAEPE, todos os nossos resultados do município foram promissores. “Agradecemos imensamente a parceria e comprometimento de todos os profissionais da Educação”, finaliza a nota

Já? Em Tabira, Valdemir Filho deve voltar atrás e apoiar Nicinha, diz radialista

radialista Júnior Alves e a produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, dizem ter conversado com uma fonte governista na noite desta quinta-feira (11) sobre o rumo que o vereador Valdemir Filho vai tomar nesses próximos dias.

A fonte revelou que os quatro vereadores, Valdemir, Edmundo Barros, Ilma de Cosme e Vianey Justo, estão muito coesos e decididos a ir para onde Valdemir for, seja para oposição ou permanecer no grupo da prefeita.

Porém, quando se cogita internamente em Valdemir ir para o grupo da oposição, existe a resistência de um dos vereadores que afirmou que em Flávio Marques não votaria, e só aceitaria essa junção se Valdemir fosse o candidato a prefeito pela oposição.

Dito esses detalhes, a fonte revelou que Valdemir e seu grupo de parlamentares vão mesmo ficar com a prefeita Nicinha Melo. Ainda segundo a fonte, Valdemir não quer ser vice de Nicinha e volta ao seu pensamento anterior de não disputar nenhum cargo e cede a vaga para Genedy Brito pra concorrer ao Legislativo.

Nill Júnior Podcast: projeto de André Maio é escárnio social

Projeto de Lei 08/2024 de autoria do veraedor André Maio, em Serra Talhada, quer impedir e retirar a força pobres, moradores de rua e usuários de drogas do centro.

Além disso, dá poder de polícia a Guarda Municipal para intervir no descumprimento da lei e ainda gerar multa.

O início do texto legislativo é enfáticou ao citar ‘atividades habitacionais’, tais como cozinhar, banhar-se e dormir. Para justificar a sugestão, o parlamentar afirmou que morar na rua é uma ‘farta lesão ao meio ambiente’, como reprioduziu o Farol de Notícias.

O projeto de André vai na contramão da leitura social, muito mais profunda, que deve ser feita sobre o tema. A visão bolsonarista de repressão, muito propagada ultimamente, não tem amparo na realidade.

Usuários no centro, que certamente estão incomodando por atrapalhar o valor do metro quadrado nas áreas da Concha Acústica, Beco da Casixa e outros, devem ser acohidos pelo município, tendo um raio x do mais grave, o que os levou até lá. Ninguém vira usuário ou morador de rua porque quer, como já explicou muito bem o padre Júlio Lancelotti. Essas pesoas precisam ser acolhidas pelo município, numa força tarefa conjunta, com apoio da comunidade.

A repressão, ao contrário, deve ocorrer nas áreas de tráfico, com os que detém o poder de comercialização e logística do fornecimento de drogas. O que as forças de segurança estão fazendo contra isso? Aí sim, há necessidade de repressão.

Retirar moradores de rua apenas tem como função esconder o problema real. É enxugar gelo e atacar as vítimas sociais, não o x do problema. O buraco é muito mais embaixo.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.

Prefeitura de Afogados desenvolve projeto de empreendedorismo rural

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou esta semana algumas reuniões junto às associações das comunidades rurais da Serra da Opa, Minador, Brejo, Umbuzeiro e Leitão da Carapuça. A ação faz parte do projeto   “Zona rural sem fronteiras: empreender é possível”, realizado em parceria com o SEBRAE. O projeto é uma ação integrada entre as Secretarias de Agricultura e de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O objetivo da Prefeitura de Afogados é fomentar o empreendedorismo junto às comunidades rurais. “Fizemos, em parceria com a Secretaria de Agricultura e o SEBRAE, um estudo de solo para saber as potencialidades de cultivo e identificamos um grande desperdício da produção de jabuticaba na Serra da Opa. Junto com o SEBRAE, e dialogando com os agricultores, iniciamos a produção de diversos produtos para agregar valor à produção, como doces e geleias,” destacou o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Ney Quidute. Segundo Ney, o projeto também contempla as produções de coco catolé, castanha, caju e umbu.

A reunião contou com a presença do Secretario de Agricultura de Afogados, Valberto Amaral. O projeto, e os produtos frutos desta ação, serão apresentados no congresso da Amupe, nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril.

No stand da Prefeitura de Afogados, durante o congresso, os participantes poderão adquirir os produtos dos nossos agricultores familiares, como geleia e licor de jabutica, licor de umbu, castanhas de caju selecionadas, biscoito de castanha e cocadas de coco de catolé.

Ao todo, noventa e oito famílias participam do projeto e contaram com o apoio da Gestão Municipal para a estruturação da associação com freezeres para o armazenamento das frutas, panelas, embalagens descartáveis e rótulos com o logo tipo dos produtos para a comercialização.

A reunião também contou com a participação da agente de crédito do Banco do Nordeste, Viviele Marques, que apresentou a linha de crédito do Crediamigo.

O projeto “Zona rural sem fronteiras: empreender é possível” é um dos finalistas do prêmio SEBRAE – Prefeitura Empreendedora, cujos vencedores serão anunciados na próxima Segunda, 15 de Abril, dentro da programação do Congresso da Amupe.

Câmara de Vereadores de Itapetim destaca demandas locais e homenagens

Na última reunião da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Itapetim, presidida pelo vereador Júnior de Diógenes, diversos assuntos pertinentes à comunidade local foram abordados, desde demandas por infraestrutura até homenagens emocionantes. A sessão, realizada nesta quarta-feira (10), contou com uma série de discussões e propostas para melhorias no município.

O encontro teve início com a votação da ata da 8ª sessão ordinária, seguida pela leitura do ofício e do termo de posse do vereador Júnior Moreira, que retorna às atividades legislativas após ocupar o cargo de secretário de agricultura do município.

Dentre os temas debatidos, destacam-se os ofícios apresentados, como o RPPS/PREVITA nº 019/2024 e nº 020/2024, além do ofício nº 0116/2024, originário do gabinete do prefeito, referente ao encaminhamento do plano de sustentabilidade para obras de pavimentação.

As indicações dos vereadores também foram ponto central da reunião. Solicitações como a reforma do clube municipal do distrito de São Vicente, apresentada pela vereadora Edilene Lopes, e a continuação do calçamento na rua Antônio Alves da Costa até as fábricas de João das Bolas, proposta pelo vereador Silvânio Cavalcante, ganharam destaque.

Outras proposições relevantes foram a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sugerida pela vereadora Jordânia Siqueira, e a necessidade de monitores nos ônibus que trafegam pela zona rural, apresentada pela mesma vereadora.

Além disso, o vereador José Romão requereu a terraplanagem que liga Itapetim até o povoado da Pimenteira e a perfuração de um poço no povoado de Piedade, enquanto o vereador Lailton Brito solicitou a terraplanagem até a divisa com a Paraíba e a reforma dos banheiros públicos no distrito de São Vicente.

A sessão também foi marcada por homenagens. Propôs-se uma moção de aplausos à equipe de voluntários pelo comprometimento durante a crise de saúde, e os vereadores Edilene Lopes e Jordânia Siqueira prestaram homenagens a figuras locais, destacando a importância de suas contribuições para a comunidade.

Por fim, em um momento de respeito aos que nos deixaram, foram feitas moções póstumas, como a reverência da vereadora Edilene Lopes à Severina Pereira Neves.

A sessão encerrou-se com agradecimentos a todos os presentes e o convite para a próxima reunião, agendada para o dia 17 de abril de 2024, evidenciando o compromisso contínuo da Câmara de Vereadores de Itapetim com o desenvolvimento e bem-estar da população local.

Ana Maria de Romerinho confirma pré-candidatura a prefeitura de SJEgito

A ex-vereadora Ana Maria Dantas confirmou que é mesmo pré-candidata à prefeita de São José do Egito pelo PSB. Ana falou ao jornalista Erbi Andrade, na Rádio Gazeta FM 95,3.

Além de confirmar sua pré-candidatura, a ex-vereadora ainda disse que tem apoios importantes no âmbito municipal, como do vice-prefeito Eclériston Ramos, vereadores, suplentes, lideranças como o médico Dr. Gerinha e Hugo Rabelo, além do prefeito de Ouro Velho Augusto Valadares.

Ana Maria também disse que não rompeu com o prefeito Evandro Valadares, apesar dele no primeiro momento não ter aceitado sua pré-candidatura, mas disse que coloca seu nome a disposição, e que já deu conhecimento ao diretório estadual, em conversa com o presidente do Partido em Pernambuco Sileno Guedes.

Segundo a socialista, Pedro e João Campos já se manifestaram em colocar a disposição da terceira maior cidade do Pajeú um nome competitivo do PSB para a disputa local.

Itapetim | Prefeitura celebra conquistas e entregas para agricultores

Pode ser uma imagem de 16 pessoas e textoBLOG DO NILL JUNIOR 

Na última terça-feira (9), o Governo Municipal de Itapetim celebrou o retorno da feira de animais no Distrito de São Vicente, considerada de suma importância para o fortalecimento da economia não só de São Vicente, mas de todo o município. Além disso, foram entregues um tanque de resfriamento e uma ensiladeira à Associação dos Produtores de Leite do município, equipamentos essenciais para impulsionar a produção e facilitar o trabalho dos produtores, contribuindo para o aumento da geração de empregos e renda para as famílias.

A Secretaria de Assistência Social marcou presença em São Vicente, oferecendo uma série de serviços gratuitos através da Gestão Itinerante, tais como cortes de cabelo, manicure, chapinha, design de sobrancelha, além de serviços como atualização do Cadastro Único, emissão de RG e atendimento do CRAS, incluindo benefícios como o BPC, Passe Livre e Carteira do Idoso.

Já nesta quarta-feira (10), o Governo Municipal prosseguiu com seu compromisso em fortalecer cada vez mais a zona rural, entregando uma retroescavadeira 0km e um trator 0km para servir aos agricultores do município. A retroescavadeira foi adquirida através de uma emenda do ex-deputado Gonzaga Patriota, enquanto o trator foi fruto de uma emenda do deputado Felipe Carreras.

Valdemir leva projeto a frente e tem apoio de João Paulo Costa

O deputado estadual João Paulo Costa definiu apoio ao grupo político liderado pelo Presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito, Valdemir Filho.

Ele esteve juntamente com os vereadores Ilma Cordeiro, Vianey Justo e Edmundo Barros e a ex-vereadora Genedy Brito.

“Juntos por Tabira! Estive hoje no município, onde firmei parceria com o grupo político liderado pelo Presidente da Câmara e pré-candidato a Prefeito, valdemir Filho, junto com os vereadores Ilma Cordeiro, Vianey Justo e Edmundo Barros, e pela ex-secretária de Saúde Genedy Brito. O povo de Tabira pode contar com o nosso mandato para levar ações e investimentos que melhorem a qualidade de vida das pessoas”.

Mensagem: nas suas postagens, o veraedor Valdemir Filho tem adotado uma hastag dizendo que “tem palavra”, vista como um recado a Dinca Brandino, que teria dado corda à sua candidatura e depois, refugado.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 12/Abril/2024 ) /// Sexta-feira | | |

blog do finFa

Fechou parceria  -O deputado estadual João Paulo Costa, fechou na cidade de Tabira, parceria com o grupo político liderado pelo Presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito, Valdemir Filho, junto com os vereadores Ilma Cordeiro, Vianey Justo e Edmundo Barros e a ex-vereadora Genedy Brito. “O povo de Tabira pode contar com o nosso mandato para levar ações e investimentos que melhorem a qualidade de vida das pessoas”,disse o deputado.

Inaugura – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, inaugura neste domingo (14), um ponto de Apoio da Saúde na comunidade Curral Velho, com um investimento de R$ 230 mil, a nova unidade vai atender às comunidades do Curral Velho dos Pedros e dos Ramos. “Essa é uma ação fundamental da Prefeitura de Afogados para garantir o acesso aos serviços de saúde por parte da nossa população rural, que passa agora a ter o atendimento de saúde, inclusive odontológico, bem mais perto de casa”, disse o prefeito Sandrinho.

Hoje – Acontece nesta sexta-feira (12),a grande final dos Jogos Escolares fase classificatória da cidade de Flores, será às 17 horas, na quadra de esportes do Bairro Vila Nova. A Prefeitura estará premiando os vencedores no total de R$ 5.500,00 em dinheiro,além do sorteio de 10 bicicletas e 03 celulares para os atletas participantes.

Dia D – A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (13), a Campanha de Vacinação contra a Influenza, das 07:30 às 12 horas,na ESF Central e ESF Novo Horizontes.

Disse – “Viemos acompanhar o andamento da ampliação do TI Igarassu, uma obra que foi divulgada em 2013 e deveria ter sido entregue na Copa do Mundo de 2014. Em setembro só tinha cinco por cento em execução e agora, sete meses depois, já estamos com mais de quarenta por cento entregue. Estamos aumentando a capacidade para receber passageiros, além de oferecer mais conforto aos usuários do transporte público”.(Governadora em exercício Priscila Krause)

Deu posse – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, deu posse ontem (11),  ao novo secretário de Desenvolvimento Rural, Fomento Agrícola, Pesca e Aquicultura, Darlan Moura. “Ele assume a pasta que era comandada por Marcone da Charque, que retornou à Câmara Municipal. Darlan, que é engenheiro agrônomo e técnico agrícola, terá a missão de seguir com o trabalho de apoio ao homem do campo”, disse o prefeito.

Entrega – A prefeitura de Garanhuns, realiza nesta sexta-feira (12), às 10 horas, a solenidade de entrega da requalificação da Escola Ranser Alexandre no Bairro Magano. “Venha celebrar conosco essa conquista tão importante. Será um momento especial para toda a comunidade, onde poderemos conhecer as melhorias feitas na escola”, disse o prefeito Sivaldo Albino.

Você sabia – – Dentro do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades que concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de unidades habitacionais para famílias residentes em áreas urbanas, as cidades de Ingazeira e Iguaracy, foram contempladas 50 Unidades Habitacionais.

Frase – “Mulher não foi feita para apanhar”.(Presidente Lula)

Perguntar não ofende – O PSB terá candidato a prefeito na cidade de Quixaba?

blog do Edmar Lyra

Partidos largam na frente mirando prefeituras 

As eleições deste ano trazem uma perspectiva diferente das anteriores no período em que o PSB governou Pernambuco, uma vez que a governadora Raquel Lyra não quis direcionar todos os seus apoiadores num único partido, chegando a distribuir com os principais aliados PSDB, PSD e PP. Além destes partidos, pelo menos duas legendas fizeram bem o dever de casa, como o PSB e o Republicanos.

Esses partidos deverão ficar com o maior número de prefeitos em Pernambuco, mas dificilmente haverá uma hegemonia partidária como aconteceu com o PSB, cuja diferença deverá ser ínfima entre os cinco partidos que mais elegerem prefeitos no estado.

Legendas como Podemos, MDB, PL e PT também deverão avançar para emplacar um número razoável de prefeituras no estado, estes últimos projetam duas dezenas de prefeitos cada, enquanto os demais apostam entre 25 e 40 prefeitos para a abertura das urnas. Se todos estes partidos atingirem seus objetivos, seus atores estarão colocados para 2026 tanto para o governo estadual quanto para as duas vagas pelo Senado Federal.

A coalizão da governadora composta por PL, PP, PSD, Podemos, MDB e PSDB projeta ficar com 100 a 120 prefeituras, já PT, Republicanos e PSB, que ostentam consigo atores estratégicos como Humberto Costa, Silvio Costa Filho e João Campos, respectivamente, estimam eleger juntos entre 60 e 80 prefeitos. Quem fizer bem o dever de casa estará credenciado para os projetos majoritários de 2026.

Elogios – O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, presidente estadual do PSD, rasgou elogios ao novo filiado do seu partido, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, que é pré-candidato da legenda à PCR. André antecipou que Daniel será a estrela das inserções partidárias do PSD, o que ajudará a construir sua imagem perante o eleitorado recifense.

Demanda – No Dia do Prefeito, os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte solicitaram ao ministro da Assistência Social a criação de Centros Unificados de Atendimento aos Autistas em Pernambuco e em todo o Brasil. O ministro Wellington Dias mostrou-se receptivo ao pedido, que visa oferecer atendimento especializado e inclusivo para pessoas autistas. Acompanharam a reunião o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino, e a secretária municipal de Educação, Nalva Veras.

Secretaria – O Governo Federal criou a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação para impulsionar o desenvolvimento econômico regional. A nova secretaria visa ampliar infraestrutura e promover logística aquaviária do país, anunciada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A medida busca estimular o transporte eficiente e integrado, além de fomentar novas cadeias produtivas. A secretaria será liderada por Dino Antunes Dias Batista e terá como prioridades infraestrutura hidroviária, impacto social, planejamento e segurança hidroviária.

Inocente quer saber – Qual partido elegerá o maior número de prefeitos em Pernambuco?

Lira sai derrotado e enfraquecido

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi o grande derrotado na votação de ontem, pelo plenário da Casa, que manteve preso o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol-RJ). O placar, de 277 votos a favor para mantê-lo no xadrez e 129 contrários, poderia ter sido muito mais elástico se Lira não tivesse “torcido e trabalhado” pela soltura do parlamentar.

Deputados dos mais amplos partidos avaliam que Lira pautou a votação no “timing errado” e usou o episódio para fazer jogo duplo com os parlamentares e o Supremo Tribunal Federal (STF), tensionando a relação entre a Casa e a Corte. A avaliação é que, se a votação tivesse ocorrido logo após a prisão dos irmãos Brazão, no mês passado, a ampla maioria do plenário votaria para manter Chiquinho Brazão na cadeia.

Quinze dias depois, no entanto, o clima mudou e ganhou força o argumento de que os deputados poderiam abrir um “precedente perigoso”. A justificativa era a de que a prisão não foi feita em flagrante, como prevê a lei. Deputados alegam que, nos últimos 15 dias, não surgiram dados novos sobre a investigação e afirmam que a análise da prisão só deveria ser feita na Câmara após saberem se há ou não elementos do inquérito que ainda não vieram à tona.

Outro ponto de insatisfação é que os parlamentares enxergaram um jogo duplo de Lira, ao sinalizar a ministros do STF que trabalhou pela manutenção da prisão, mas, na prática, atuou para que o plenário votasse pela soltura do acusado de mandar matar Marielle. Os parlamentares afirmaram que foram “expostos” por Lira em meio a um caso grave e de repercussão internacional, que foi o assassinato de Marielle, e temem os efeitos eleitorais que isso possa ter.

Cassação, próximo passo – De acordo com a Constituição Federal, quando um parlamentar federal é preso, o fato deve ser comunicado à respectiva Casa Legislativa para que se manifeste sobre a manutenção da ordem ou sua revogação. Atualmente, o deputado está detido no presídio federal de Campo Grande (MS). Ontem, logo cedo, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou por 39 votos a 25 o parecer do deputado Darci de Matos (PSD-SC), que pede a manutenção da prisão do deputado. Já o Conselho de Ética da Casa instaurou processo que poderá levar à cassação do mandato. Ao final da votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informou que a decisão será comunicada ao STF.

A versão do Pastor Eurico – Dos 25 deputados que integram a bancada de Pernambuco na Câmara Federal, quatro, todos do PL, partido bolsonarista, votaram pela soltura de Chiquinho Brazão: Coronel Meira, André Ferreira, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico. Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, Eurico disse que não votou pela liberdade do parlamentar, que é acusado de ser um dos mandantes da morte de Marielle. “Não sou a favor de bandido. Defendo a aplicação da lei e da Constituição do Brasil”, afirmou.

Prisão polêmica – Em seu parecer, o deputado Darci de Matos lembrou que a Constituição admite a possibilidade de prisão de parlamentares, desde que atendidos requisitos como a fragrância e a inafiançabilidade do crime que ensejou a prisão. “Entendo que as prerrogativas dos parlamentares são para proteger a sua atuação. Não podemos admitir que se utilize a imunidade parlamentar como escudo para a prática de crimes”, disse. O advogado de defesa de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, disse que a decisão da CCJ foi alicerçada em considerações de mérito, sobre uma eventual culpabilidade do parlamentar. Ele argumentou que a Constituição Federal é categórica ao determinar que o parlamentar só pode ser preso em flagrante delito e por crime inafiançável, e esse não é o caso do deputado Brazão. “Não há prisão em flagrante. Nós temos uma prisão preventiva decretada ao arrepio da Constituição da república”, disse.

Clarissa fugiu da raia – Embora presente em plenário, a deputada Clarissa Tércio, da bancada do PP, não votou nem se absteve na votação em que o plenário da Casa manteve Chiquinho Brazão na detenção. Bolsonarista convicta e pré-candidata à Prefeitura de Jaboatão, a parlamentar saiu, entretanto, mais arranhada do que os deputados que tiveram coragem de colocar suas digitais no voto pela soltura do mandante da morte de Marielle, na avaliação da bancada federal e da mídia.

Cotado para coordenação – Amigo do peito do ex-secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, o empresário Rodrigo Carvalheira, preso, ontem, sob a acusação de praticar crime contra mulheres, entre os quais agressão e estupro, já esteve envolvido em várias campanhas políticas de Daniel. Segundo fontes do blog, estava sendo escolhido e escalado para ser um dos coordenadores da campanha de Daniel a prefeito do Recife pelo PSD.

CURTAS

INACEITÁVEL – Em nota, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) diz que atua no Congresso para que seja rejeitado o Projeto de Lei (PL) 1027/2024, do governo federal, que reonera a folha de pagamento dos Municípios. A proposição teve regime de urgência aprovado pela Câmara e deve ser debatida em plenário na próxima terça-feira. Para o movimento municipalista, o projeto é inaceitável, pois fere premissas fundamentais conquistadas por meio da Lei 14.784/2023 e referendadas pelo Congresso duas vezes.

REAJUSTE 1 – A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse, ontem, que o governo Lula (PT) tem o compromisso de conceder 19% de reajuste aos servidores do Executivo Federal nos quatro anos de mandato. Em 2023, foi concedida recomposição linear de 9% para todos os servidores públicos, incluindo os inativos.

REAJUSTE 2 – Para 2024, porém, com as contas apertadas e o compromisso de entregar resultado primário com déficit zero, não deverá haver nenhum reajuste salarial, apenas correção nos benefícios. Ela ponderou que o governo atual não consegue recuperar todas as perdas acumuladas pelos servidores, que ficaram com os salários congelados.

Perguntar não ofende: A poderosa advogada que salvou o jogador Daniel, salva também Rodrigo Carvalheira?

Blog do Silvinho

PT errou na estratégia do Recife

Embora seja o partido que comanda o Brasil e que tem dois senadores da república das três vagas a que Pernambuco tem direito, pelo menos no Recife o PT tende a viver sua pior campanha política. E dificilmente depois desta, o partido conseguirá espaço em campanhas futuras na capital, perdendo assim o protagonismo que sempre teve. Segundo alguns observadores da política estadual, o partido está perdendo espaço justamente por buscar a vaga de vice do prefeito João Campos em uma luta que chegou a ser pública. “Não se constrói uma pré-candidatura a vice sem conversar ou ouvir previamente o prefeito” avaliam.

Ao indicar os nomes de Mozart Sales e de Carlos Veras, o partido embora tenha seguido rigorosamente o seu estatuto interno acabou atropelado pela grande aprovação do prefeito e seu favoritismo. Repercutiram diversas entrevistas onde afirmaram que o PT seria prioridade na montagem da chapa, algo que João Campos nunca sinalizou, apenas disse que trataria da vaga de vice lá durante o período de convenções.

Em 2020, o PDT também ensaiava lançar a candidatura do deputado federal Túlio Gadelha para disputar a Prefeitura e ele sempre aparecia com uma pontuação considerável naqueles levantamentos. Com isso, o PSB trouxe o PDT para o palanque dando-lhe a vaga de vice. O PT poderia ter seguido este mesmo caminho, mas não seguiu e preferiu aderir ao prefeito João Campos e exigir apenas a vaga de vice. Agora, caso João decida mesmo que a vaga de vice ficará com o MDB, UB ou Republicanos, apenas Lula pode remover essa ideia do prefeito. E olhe lá!

Em recente entrevista Lula chegou a dizer que se João pensasse em ser candidato em 2026 o vice seria um, se não pensasse em 2026 o vice seria outro. Pensando ou não, o mistério continua e o prefeito deve levar a decisão para bem perto da convenção deixando todos petistas com ansiedade a mil.

Desconto em 26  Caso o PT não fique mesmo com a vaga de vice de João Campos o partido que se prepare para uma verdadeira guerra que vai acontecer em 2026 quando sim, Lula e o PT, tem força suficiente para influenciar na eleição de Pernambuco. Logo, dizem alguns petistas, nenhum cenário está descartado para a próxima eleição de Governo. Isso vai desde o lançamento de Humberto, ao apoio à reeleição de Raquel Lyra caso ela vá para um partido da base de Lula.

Defensores  Não custa lembrar que dentro do próprio PT existem alguns defensores “e não são poucos” da governadora Raquel Lyra. E não descartam de maneira nenhuma que Raquel receba o apoio do PT, desde que saia do PSDB e se filie a um partido da base do presidente Lula. Todo o desenrolar para 2026 acontecerá justamente após às eleições municipais deste ano. E é chão até lá.

Destaque  Garanhuns recebeu mais um destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, uma importante ferramenta de avaliação da Administração Pública no Brasil. O município aparece em 3º lugar em Pernambuco na classificação dos municípios com melhores resultados em Qualidade da Educação. De acordo (CLP),  “um município que cumpre a missão de garantir educação à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta alinhado à boa qualidade do serviço. A qualidade da educação, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa uma parcela importante na formação dos valores da sociedade”.

Com Mirella  Vice-presidente nacional e presidente estadual do Solidariedade, a ex-deputada Marília Arraes anunciou apoio do seu partido a Mirella Almeida, pré-candidata à prefeita de Olinda. A adesão foi comunicada na tarde de ontem em encontro com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Inovação.

Comemoração  O prefeito Gustavo Adolfo comemorou a inclusão de Bonito no programa Minha Casa, Minha Vida Rural que teve duas áreas beneficiadas, Viração e Pratinha. O programa objetivo oferecer moradia para a população urbana organizada e também para agricultores familiares, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais.

TUPARETAMA | Zezo, João Márcio e Jonas Esticado levam multidão aos 62 anos de Emancipação Política

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sorrindo, multidão e texto que diz "Bby Jarcello Patit"Uma noite de festa e celebração marcou o início das comemorações pelos 62 anos de emancipação política de Tuparetama. Uma multidão animada lotou o Pátio de Eventos para acompanhar os shows de João Márcio, Jonas Esticado e Zezo Potiguar.

Mas o ponto alto da noite de quarta-feira, ocorreu pouco antes da meia-noite, quando o prefeito Sávio Torres, acompanhado vice-prefeito, Diógenes Patriota, subiu ao palco para falar ao público.

Ao lado dos vereadores e da equipe de governo, o gestor agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da data para a história da cidade. O prefeito aproveitou o momento para assinar ao lado do representante da Codevasf, Elijalma Beserra, as ordens de serviços de pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas de Tuparetama. Sávio assinou ainda, a ordem de serviço para construção de uma piscina na ETI Regina Celi Torres.

Encerrando a noite com chave de ouro, o público cantou junto com Zezo Potiguar, que conduziu a festa até às 02 da manhã, deixando lembranças felizes para todos que participaram desse momento especial na história da Princesinha do Pajeú.

Tabira: Nicinha Melo empossa 1º secretário Municipal de Segurança Pública

A prefeita de Tabira, Nicinha Melo, anunciou nesta terça-feira (9), por meio de sua conta oficial no Instagram, a nomeação do primeiro Secretário Municipal de Segurança Pública, Eraldo de Lima Gomes.

“Com uma carreira sólida na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Eraldo traz consigo uma vasta experiência e um profundo compromisso com a segurança pública”, destacou a prefeita.

“Eraldo é um profissional exemplar, dedicado e comprometido, que demonstrou ao longo de sua trajetória um grande amor pela nossa cidade. Sua nomeação como 1º Secretário de Segurança reflete nossa confiança em sua competência e liderança para fortalecer ainda mais as políticas de segurança em Tabira”, afirmou Nicinha.

Nicinha informou que Eraldo ingressou na PMPE em 1993, começando como Soldado e galgando diferentes patentes ao longo dos anos, até alcançar o posto de 2º Tenente antes de se aposentar. Sua atuação abrangeu diversas regiões de Pernambuco, do litoral ao Sertão, onde deixou sua marca com contribuições significativas, como na fundação do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) do 23° Batalhão de Polícia Militar e sua passagem pelo antigo Comando de Operações e Inteligência (CIOSAC), hoje BEPI.

“Com Eraldo à frente da Secretaria de Segurança, temos a certeza de que poderemos garantir o bem-estar e a tranquilidade de todos os tabirenses. Contamos com sua expertise e liderança para fortalecer ainda mais a segurança em nosso município”, ressaltou Nicinha.

Radicado em Tabira desde 1996, Eraldo recebeu o Título de Cidadão Tabirense.

Anchieta Patriota busca recursos em Brasília em encontro com Humberto Costa

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), dedicou esta terça-feira (9) a uma série de reuniões na capital federal, em busca de novos recursos para o desenvolvimento do município.

Por meio de suas redes sociais, ele compartilhou detalhes de seu dia, destacando um encontro com o senador Humberto Costa (PT).

“Hoje foi um dia produtivo em Brasília. Estive em reuniões buscando novos recursos para nosso município, sempre com o objetivo de melhorar a vida da nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante sua estadia na capital federal, Anchieta Patriota teve a oportunidade de se encontrar com o senador Humberto Costa, a quem agradeceu pela parceria e contribuições significativas para o desenvolvimento de Carnaíba, por meio de emendas parlamentares. O prefeito ressaltou ainda a cortesia com que sempre é recebido pelo senador.

‘Bora’ conveniência em Brejinho-PE volta a funcionar após 81 dias do incêndio

Foto- Assessoria

Exatos 81 dias; esse foi o tempo que o ‘Bora’ conveniência e bar na cidade de Brejinho, Pernambuco, ficou sem funcionar devido a um incêndio que atingiu o prédio e consumiu todos os objetos. Após amigos, familiares e populares se unirem em prol da reconstrução chegou o fim a espera: o espaço voltou a funcionar ontem, terça-feira (09).

Consolidado pelo bom atendimento e pelo respeito ao cliente, o espaço retorna suas atividades com um espaço ainda mais amplo, completamente reformado e colorido. A equipe do ‘Bora’ promete continuar sendo referência em toda região.

Seguindo o mesmo padrão, o bar e conveniência segue oferecendo espetinhos, variedade de bebidas e drinks e o tira-gosto mais conhecido da região; e o preço que todos os clientes já conhecem.

Marcelo Araújo, propietário do ‘Bora’ à nossa equipe de reportagem “disse que o sonho não acabou e que agora são novos ares; o que aconteceu ficou para trás e que novos passos serão dados”.

Por meio das redes sociais foi apresentado como o novo espaço se encontra. No @boraconveniencia você pode conferir um pouco mais.

As chamas começaram após um ventilador dá um curto circuito durante a madrugada da sexta-feira, 19 de janeiro. Os funcionários já haviam fechado o estabelecimento e estavam trabalhando na festa de janeiro quando foram avisados do fogo que já não tinha como ser controlado.

A reforma

Unindo força a populares, os proprietários Marcelo Araújo e Maria Fancielly, não desistiram do sonho, lutaram fazendo rifas, campanhas nas redes sociais e pedindo a doação dos amigos, familiares e de populares. O processo de reconstrução foi rápido e mesmo os trabalhos ainda não tendo sido concluídos 100% o casal resolveu abrir o estabelecimento a pedido de muitos clientes que já estavam sentindo falta.O ‘Bora’ bar e conveniência funciona de terça a quinta das 9h às 23h e de sexta a domingo das 9h as 00h, na Rua José Gomes de Lira, no Centro de Brejinho, Pe.Teixeira em Foco

TCE recomenda aprovação das contas de 2021 de Sávio Torres

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, óculos e texto que diz "PORTAL DE NOTICIAS Marcello Marll.Patuta cota atriots A Blag do Jareello Patrat"O Tribunal de Contas de Pernambuco, através da Primeira Câmara, emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Tuparetama a aprovação com ressalvas das contas do prefeito Domingos Sávio da Costa Torres, relativas ao exercício financeiro de 2021.

O parecer, à unanimidade, foi emitido na sessão da Primeira Câmara desta terça-feira (09), sob a relatoria do conselheiro Carlos Neves.

Além do prefeito Sávio Torres, são interessados no processo de prestação de contas, Diógenes José da Silva, Elizabeth Gomes de Freitas Silva e José Josivaldo Rufino da Silva.

A partir de agora o parecer será encaminhado para análise e votação da Câmara de Vereadores de Tuparetama. Apesar das ressalvas, o tribunal apontou as dificuldades enfrentadas pelo município em 2021, considerando o período atípico provocado pela pandemia da Covid-19. As informações são do blog de Juliana Lima.

Afogados é um dos 10 municípios com boas práticas selecionadas para apresentação no 7º Congresso da AMUPE

A Comissão de Avaliação das Boas Práticas torna público o resultado da seleção do edital permanente referente a participação no 7º Congresso Pernambucano de Municípios.

Registramos que 42 municípios se inscreveram, com um total de 104 boas práticas, sendo: 08, na categoria Planejamento e gestão; 02 na categoria Direitos da Mulher; 16 na categoria Educação, cultura, esporte e lazer; 08 na categoria Desenvolvimento Rural Sustentável; 05 na categoria Segurança Pública; 20 na categoria Saúde; 10 na categoria Assistência Social; 15 na categoria Meio Ambiente; e 20 na categoria Desenvolvimento econômico.

As boas práticas foram avaliadas segundo critérios estabelecidos no edital, considerando a média das notas dos avaliadores. Foram selecionadas 10 boas práticas para apresentação durante o 7º Congresso.

Os municípios que irão apresentar as boas práticas selecionadas no 7º Congresso terão que enviar apresentação até a quinta-feira (11), considerando o tempo de no máximo 10 minutos de exposição. As apresentações serão no dia 17, às 09h, no Teatro Guararapes.

Enviar o arquivo da apresentação para os e-mails: monitoramentodesenvolvepe@amupe.org e secretariaexecutiva@amupe.org informando o nome e contato do responsável pela apresentação durante o evento.

Tuparetama completa 62 anos de Emancipação Política nesta quarta-feira com shows no Pátio de Eventos

Nessa quarta-feira (10), começam as festividades em comemoração aos 62 anos de Emancipação Política de Tuparetama, no Sertão pernambucano, com shows dos cantores Zezo Potiguar, Jonas Esticado e João Márcio. O evento será realizado no Pátio de Eventos a partir das 21 horas.

Antes da virada para o dia 11, o prefeito Sávio Torres irá assinar a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade.

Já na quinta-feira (11), quando a Princesinha do Pajeú celebrará sua data magna, a população vai assistir uma alvorada festiva com a Filarmônica Paulo Rocha, a partir das 05 horas da manhã. Às 15h30, está previsto o desfile cívico das escolas municipais e estaduais, culminando às 18 horas com o tradicional corte do bolo no Pátio de Eventos.

Vote: pesquisa do Prêmio Excelência MV4 2023 é iniciada

Serão escolhidos destaques administrativos e políticos das regiões do Pajeú e Moxotó

A Agência MV4 de Comunicação e Marketing deu início hoje, às 8 horas da manhã, à pesquisa para o Prêmio Excelência MV4 2023.Abrangendo as regiões do Pajeú e Moxotó, a pesquisa foi lançada através do site da Folha do Pajeú (www.folhadopajeu.com.br). Este é o terceiro ano consecutivo em que a premiação realiza essa pesquisa, reconhecida por sua credibilidade e transparência em toda a região.

A pesquisa, que se iniciou hoje, estenderá seu período até o dia 13 de abril, sábado. Durante esse tempo, a população terá a oportunidade de expressar suas opiniões e experiências, contribuindo para a seleção dos vencedores.

Os resultados da pesquisa estão previstos para serem divulgados na quarta-feira, dia 17 de abril, através das redes sociais, do blog e das rádios da região. Esse anúncio será aguardado com expectativa por todos aqueles que acompanham de perto a busca pela excelência e o reconhecimento na área política e administrativa.

Os imbrólios da política em SJEgito…

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto que diz "PORTAL DE NOTICIAS arcello Marcello Patista atrista iota celd Blog do Nareello Patii"Na manhã dessa terça-feira, uma reunião com o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares e uma comitiva, foi apresentado o nome de Ana Maria de Romerinho como possível pré-candidata do grupo.

O nome teria sido definido em uma reunião na noite da segunda-feira (08), na Chácara de Doido de Zé Vivente, mas sem a participação de Evandro, Paulo Jucá  e Ecleriston. Ana Maria é ex-vereadora do município.

Evandro teria apresentado resistência ao nome, mantendo sua pré disposição em apoiar o odontólogo George Borja.

Com a sinalização negativa de alguns nomes importantes que não participaram da reunião, coube ao prefeito pedir cautela, ressaltar que já está, há um tempo, trabalhando alguns nomes e não poderia desfazer o que tinha sido trabalhado até o momento. fala-se em nomes como do empresário Edilio Lyra, do atual presidente João de Maria, que ficou no PSB.

Resumindo, ainda não há um nome no bloco governista pra chamar de seu. Uma fonte ligada ao grupo de Evandro e que tem transito livre nos blocos e sub-blocos da situação, confidenciou que o único nome de consenso é o de Eclériston Ramos, que tem bom transito com todos e é o candidato natural do partido, é o atual vice-prefeito, conceituado e de confiança do grupo e amigo de Paulo Jucá e Augusto Valadares e é o único candidato que  pode fazer os dois subirem no mesmo palanque. Eclériston já disse que não quer, os articuladores estão tentando demover sua decisão, que parece irrevogável. O grupo está pensando numa trégua, e mais a frente decidir e dá um tempo para a poeira baixar.

Já a  oposição comemora nos grupos de WhatsApp a briga interna da situação, mas o empresário Fredson da Perfil(Republicanos)e o ex-deputado Zé Marcos de Lima(Podemos) fecharam a chapa, o médico e ex-prefeito Romério Guimarães, ficou de fora diz em suas redes sociais que é candidatíssimo vai pelo Solidariedade de Marilia Arraes e ainda correndo por fora tem o nome do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Beto Leite, que lançou seu nome pré-candidato a prefeito na Capital da Poesia. Bem os especialistas da Rua da Baixa e da Banca de Revista, dizem que não há consenso nem na situação e nem tampouco nas oposições. Muita água vai rolar por debaixo da ponte…. a esperar !

| | | Giro Pelos Blog’s ( 10/Abril/2024 ) /// Quarta-feira | | |

Blog do FinFa

Esteve presente – O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira e Presidente do COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado de Pernambuco, Artur Amorim, esteve presente ontem (09),no Recife do lançamento que marca a volta da SUDENE na área da saúde como um órgão indutor do desenvolvimento do Nordeste. “Agradecer aos demais colaboradores (as) na pessoa do reitor da UFPE, Professor Alfredo Gomes, que atua junto ao municipalismo na área da saúde desde da época do coronavírus, que de forma pioneira através do Sr. José Patriota, presidente da instituição Amupe,firmou parceria para testarmos a população de Pernambuco para o coronavírus”, disse Artur.

Participou – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou ontem (09), da solenidade onde o presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silval, lançaram o programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia. “Vale destacar que 70 cidades da região concentram 78% do desmatamento, e que o governo Lula está investindo R$ 730 milhões do Fundo Amazônia e do programa Floresta+ para a proteção das nossas florestas”,disse o ministro.

Entregou – A Prefeitura de Santa Terezinha através da Secretaria de Educação, faz entrega de mais 4.000 livros de literatura e jogos pedagógicos. Com o objetivo de continuar a fortalecer todo o trabalho realizado nas escolas da rede municipal, acreditando no poder do incentivo à leitura e no fortalecimento das metas do ciclo de alfabetização.

Formação – Aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Custódia, na última segunda-feira (08), a formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para gestores, adjuntos coordenadores da Rede Municipal de Ensino. A realização foi da Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria Municipal de Educação.

Disse – “Nós vamos estar juntos porque, para mim, as pessoas não podem sofrer nenhum malefício por causa da briga política. A gente tem que estar juntos num projeto que o povo seja beneficiado. A gente não pode fazer política pequena e João tem mostrado que está fazendo uma política boa, propositiva, e uma política que quer chegar em algum canto. Eu parabenizo e acho bonito a forma dele trabalhar juntando e somando as pessoas. Vamos trabalhar para que Pernambuco seja maior”. (Deputado Federal Guilherme Uchoa Júnior, ao radialista Alberes Xavier)

Agenda – A governadora de Pernambucoem exercício, Priscila Krause, estará participando nesta quarta-feira (10),em Brasília às 10 horas, do anúncio da seleção do Minha Casa, Minha Vida nas categorias Rural e Entidades, no Palácio do Planalto – Praça dos Três Poderes.

Intensificando – O prefeito de Flores,Marconi Santana, tem intensificado visitas em várias comunidades do município, conversando e atendendo os pleitos dos seus municípes.

Participou –

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve prestigiando o retorno da feira de animais do Distrito de São Vicente. Na oportunidade o gestor itapetinense, fez a entrega de mais um tanque de resfriamento e uma ensiladeira, para a Associação dos Produtores de Leite da região de São Vicente.

Perguntar não ofende –

Quem será o candidato a prefeito da oposição em Quixaba?

 

 

Os ventos sopram para Rodrigo

O levantamento do Opinião aponta o que todo caruaruense já sabe de cor e salteado: a polarização da campanha entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-prefeito José Queiroz (PDT), hoje com vantagem numérica para o tucano, que aparece 10 pontos na frente. Mostra também um cenário de segundo turno, com o Delegado Lessa (Republicanos) aparecendo com 12%, o que revela que, politicamente, sobrevive.

Para onde forem os votos de Lessa, a eleição estará decidida no segundo turno, embora, historicamente, os votos de uma suposta terceira via, como é o caso do delegado, acabam sendo divididos entre os dois concorrentes de segundo turno. Pinheiro leva a vantagem de ter uma gestão bem aprovada, acima de 63%, ser uma cara nova na política de Caruaru e ter o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Rodrigo sucedeu a Raquel, que, ao contrário do mostram as pesquisas no restante do Estado, tem aprovação da população da sua terra. Os percentuais são bem próximos aos da avaliação do Governo Lula. Resta saber, no entanto, se a tucana vai se debruçar na campanha para valer, porque uma semana após participar do ato do start da pré-candidatura de Rodrigo, apareceu nas redes sociais animando o pré-candidato Tonynho Rodrigues, do MDB.

Mas a eleição de Caruaru tem outro ingrediente: é a única que Raquel, por já ter sido prefeita, não pode perder. Se isso ocorrer, será um sinal de reprovação da sua gestão no Estado e um alerta tenebroso para a sua reeleição em 2026, quando enfrentará, provavelmente, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), claro, a depender do tamanho da sua reeleição na capital.

O fato de Queiroz já ter governado Caruaru por quatro vezes e querer voltar nesta eleição, já num estágio avançado da sua vida pública e pessoal, pesa desfavorável contra ele, sobretudo na leitura do eleitorado mais jovem, maior percentual que se identifica com o Governo Rodrigo Pinheiro.

Prévia de 2026 – Por ser a terra da governadora Raquel Lyra, Caruaru será uma das maiores vitrines das eleições municipais. Tudo leva a crer que será uma prévia da radicalização do pleito de dois anos à frente, em 2026, quando a tucana terá, provavelmente, como adversário o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O socialista irá subir no palanque de Zé Queiroz e tende a ser um cabo eleitoral bastante assíduo nos eventos do pedetista, isso sem tirar os olhos da sua campanha de reeleição no Recife.

Lessa ou Armandinho vice? – Circulou, ontem, em Brasília, a informação de que o delegado Lessa (Republicanos) não levaria sua pré-candidatura até o fim, largando até meados de junho para se transformar no candidato a vice na chapa do ex-prefeito Zé Queiroz, que terá também em Caruaru outro cabo eleitoral de peso, além do prefeito João Campos: o presidente Lula. Outro nome cotado para vice de Queiroz é o empresário Armandinho, um dos vocalistas da banda Fulô de Mandacaru.

Ditador brutal – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou pedido da rede social X (antigo Twitter) no Brasil para responsabilizar apenas a X internacional, sob alegação de não ter controle das decisões judiciais da empresa. Na decisão, Morais destacou que o pedido do X no Brasil “beira a litigância de má-fé”. O pedido ocorre em meio ao embate entre Elon Musk, CEO da rede social, e o próprio ministro. O bilionário chegou a ameaçar não cumprir determinações da Justiça brasileira e criticar diretamente o magistrado, o chamando de “ditador brutal”.

Responsabilidade jurídica – O ministro não concordou com a argumentação do escritório do X no Brasil, que alegou não ter controle de decisões judiciais dentro da empresa. “É evidente que, por meio da sociedade em questão, a rede social inicialmente conhecida por Twitter, depois designada por X, busca adequar-se ao ordenamento jurídico brasileiro, para fins de consecução de seus objetivos – especialmente financeiros”, destaca Moraes. De acordo com o magistrado, não há “dúvidas da plena e integral responsabilidade jurídica, civil e administrativa da X Brasil Internet Ltda., bem como de seus representantes legais, inclusive no tocante à eventual responsabilidade penal, perante a Justiça brasileira”.

A engorda e a amizade sincera – Fontes do blog levantaram a razão para Evandro Avelar estar sendo o estrategista da campanha do prefeito Mano Medeiros (PL), candidato à reeleição em Jaboatão: amizade sincera. São amigos muito antigos. Foi Mano que teria colocado panos mornos na investigação das obras de engorda na praia de Piedade, contratadas a OAS, que passaram de R$ 38 milhões para 48 milhões. Especulam que caso Mano não seja reeleito, Evandro terá um tratamento não muito amigável pela nova administração e será responsabilizado legalmente não só pelas irregularidades da OAS na engorda de Piedade, mas também por outras irregularidades passadas. Jaboatão vai pegar fogo!

CURTAS

DÍVIDA 1 – Na fala que fez, ontem, em Brasília, no primeiro dia da mobilização dos prefeitos, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, disse que a Previdência é hoje um dos maiores gargalos dos gestores municipais. Neste sentido, ele frisou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2013, que trata do parcelamento especial da previdência e precatórios.

DÍVIDA 2 – “Temos uma dívida de mais de R$ 248 bilhões, é impagável. Nos próximos dez anos, essa dívida deve chegar a R$ 1 trilhão. Então precisamos urgentemente debater essa questão, temos que aproveitar essa ponta do iceberg e tentar solucionar esse problema”, alertou o presidente da CNM.

REFORMA – Com a expectativa de que na próxima semana comece a ser debatida no Congresso a regulamentação da Reforma Tributária, o presidente da CNM destacou ainda: “A gente montou os grupos de trabalhos que estão vindo aqui na CNM e debater essas questões e nos próximos dias vamos começar uma série de eventos que vamos levar os Estados para que facilite a participação dos senhores entendendo em que pé estão essas discussões”.

Perguntar não ofende: A mobilização dos prefeitos surtirá algum efeito?

Apesar de o Partido dos Trabalhadores ter se antecipado e apresentado opções para o prefeito João Campos (PSB) escolher como vice, o fim da janela partidária tem provocado algumas surpresas e dúvidas no meio político, que foram as filiações de quatro auxiliares do socialista a partidos que integram sua base.

O movimento feito pelo gestor recifense cria alternativas ao PT, que está cada vez mais distante do pleito apresentado. A secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, ingressou no MDB, enquanto a de Finanças, Maíra Fischer, se filiou ao União Brasil. Já o secretário de Planejamento, Felipe Mattos, entrou no Republicanos e o chefe de Gabinete, Victor Marques no PCdoB.

A possibilidade de João Campos renunciar ao comando da Prefeitura do Recife em 2026, para disputar o Governo do Estado é grande e vai exigir bastante estratégia de todos os envolvidos. O vice precisa ser alguém que consiga dar sequência ao trabalho iniciado em 2021 e, acima de tudo, tenha um perfil que se encaixe na estratégia desenhada para o futuro.

Resposta – A deputada Débora Almeida (PSDB) liderou, nesta terça (9), uma audiência pública que debateu as constantes quedas de energia em todo o estado. A Neoenergia foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a situação que tem afetado moradores e, principalmente, pequenos produtores de Pernambuco.

Indicação – Quem está feliz da vida é o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PSD). O município é finalistas da categoria “Empreendedorismo na Escola”, que faz parte da 12ª Prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae. Os vencedores serão anunciados durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado na próxima semana.

Representação – A Alepe instalou, nesta terça-(9), a Frente Parlamentar Pernambuco-China, coordenada pelo deputado Waldemar Borges (PSB). Entre os integrantes, o deputado Gilmar Júnior (PV), que destacou a importância e a valorização dos profissionais de enfermagem no país oriental. “Que esta aproximação, consiga desenvolver a saúde e a enfermagem no nosso estado”, ressaltou.

Audiência – Alvirrubro de bater ponto no estádio, o deputado Lula da Fonte (PP) intermediou um encontro entre dirigentes do Náutico e o ministro do Esporte, André Fufuca, que na ocasião recebeu uma camisa do clube. O momento serviu para debater problemas enfrentados pelo futebol pernambucano nos últimos anos.

Martelo batido – Depois de retirar sua pré-candidatura a prefeito de Caruaru para apoiar Zé Queiroz (PDT), o presidente do PT local, Leo Bulhões, está decidido a conquistar uma das 23 vagas para vereador na Câmara Municipal. Ele conhece bem a Casa Jornalista José Carlos Florêncio, por já ter atuado na assessoria de outro petista durante quatro anos, o professor e artista Daniel Finizola.

blog do Edmar Lyra

A disputa pelo União Brasil

Partido oriundo da fusão entre PSL e Democratas, o União Brasil elegeu 58 deputados federais e tornou-se o terceiro maior partido do país. Em 2022 disputou o governo de Pernambuco com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, mas em 2024 não deverá ter candidato próprio na capital pernambucana.

No Recife, o partido é presidido pelo deputado federal Mendonça Filho, que não tem sinalizado disposição de disputar as eleições municipais, então há uma expectativa de qual caminho a legenda trilhará. O clã Coelho passou a integrar a gestão de João Campos com a indicação de Antônio Coelho para a secretaria de Turismo, e tem advogado pela aliança com o socialista.

Aliado da governadora Raquel Lyra, Mendonça nutre uma relação próxima com o Palácio do Campo das Princesas, o que cria uma expectativa sobre o destino do União Brasil, se alinhará com a reeleição de João Campos, se optará por Daniel Coelho ou lançará uma candidatura própria.

Tendo o comando do partido na capital pernambucana, Mendonça torna-se ator estratégico nesta equação, uma vez que o tempo de televisão do União Brasil seria determinante para fortalecer o projeto majoritário das duas forças que antagonizam em Pernambuco na capital pernambucana.

Então, após o imbróglio envolvendo a mudança de comando do partido nacionalmente, a expectativa recai sobre o destino do União Brasil no Recife, pois terá papel determinante para o desenho da eleição deste ano com desdobramentos práticos para 2026.

Stanford – O deputado federal Mendonça Filho participa de um seminário na Universidade de Stanford na Califórnia, nos Estados Unidos, para palestrar sobre o novo ensino médio. Quando ministro da Educação, Mendonça fez uma verdadeira revolução na área e tornou-se referência no tema.

Prefeito em exercício – O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) usou a tribuna da Alepe para elogiar a gestão do prefeito em exercício do Recife, desembargador Ricardo Paes Barreto. Em discurso, destacou que o presidente do TJPE escolheu ir para as ruas conhecer as dores do povo e não ficar no conforto do gabinete.

Odontologia – O superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, esteve reunido com o deputado federal Gaguim e o deputado federal Guilherme Uchôa para tratar das pautas envolvendo a odontologia pernambucana. Durante sua agenda, ele participou da solenidade em homenagem ao CFO na Câmara dos Deputados.

Governadora – A governadora em exercício, Priscila Krause, esteve no Palácio do Planalto para o anúncio de investimentos em energias renováveis ao lado do presidente Lula. Pernambuco receberá uma quantia vultosa de novos investimentos para ampliação do setor.

Bonito – O pré-candidato a prefeito de Bonito, Ademir Alves, esteve reunido com o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi. Ele esteve acompanhado do senador Fernando Dueire. O partido garantiu irrestrito apoio ao seu projeto majoritário.

Inocente quer saber – Com quem ficará o União Brasil no Recife?

Blog do Silvinho

O direito de João escolher seu vice

Se tem algo que está badalando na imprensa desde o último sábado é a filiação de dois secretários ligados a João Campos a dois partidos de sua estrita confiança: Marília Dantas ao MDB e Felipe Matos ao Republicanos, Maíra Fischer, ao União Brasil, e Victor Marques ao PC do B. Além destes, existe a possibilidade da indicação de dois nomes do PT: Mozart Sales e Carlos Veras. Não custa lembrar que ainda no mês de janeiro, o ex-prefeito e deputado estadual João Paulo em entrevista ao Blog disse que a escolha da vaga de vice de João Campos caberia ao prefeito, ainda que o PT indicasse nomes. E isto é fato.

Não apenas o MDB, o Republicanos, o PT, PC do B ou outro partido que faça parte da base de João Campos eles tem toda liberdade para indicarem prováveis vices mas o direito de escolha caberá unicamente ao prefeito que é candidato à reeleição. E mesmo que o vice escolhido não seja do PT, dificilmente o partido irá disputar a Prefeitura do Recife porque simplesmente perdeu o tempo.

Cabe agora ao PT aguardar a decisão de João Campos. Ainda bem lá no mês de fevereiro uma fonte disse ao Blog que se caso João pensasse em disputar o Governo de Pernambuco em 2026, ou pelo considerasse esta hipótese, dificilmente colocaria um vice da legenda. Isto porque todo mundo sabe que João teria que renunciar no final de março de 2026 e entregar ao vice e entregar a Prefeitura de mão beijada ao PT não está nos planos dele.

Ora, se Raquel, Anderson e Miguel colocaram como vices pessoas estritamente ligados a eles e do mesmo partido em chapas puro sangue nas disputas em Caruaru, Jaboatão e Petrolina no ano de 2020, por que no Recife seria diferente?

Vai precisar do PT  Lideranças do PT disseram que embora seja algo natural a filiação de quadros ligados ao prefeito João Campos a partidos da base, o caminho natural será a escolha de um nome do partido. Segundo eles, João precisará do partido em 2026 quando tentará o Governo de Pernambuco e um negativa ao partido poderia respingar no projeto vindouro.

Flávia de Nadegi  A médica Flávia de Nadegi se filiou ao PV e vai disputar uma vaga de vereadora no Recife pelo partido, em outubro. Nascida e criada na capital pernambucana, Flávia tem um histórico extenso de militância nos bastidores.

MDB  Dentre os nomes mais próximos a João Campos, chama a atenção da secretária Marília Dantas que está filiada ao MDB. O próprio prefeito durante o ato de apoio do partido ao seu projeto de reeleição fez uma previsão. “Vejam o tamanho que o MDB vai ficar aqui no Recife” disse João Campos.

Repercussão  O empresário bilionário Elon Musk , dono do “X”, agradeceu ao deputado Coronel Meira (PL), após aprovação da Moção de Aplauso e Louvor na tarde de hoje, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados. Segundo Meira, a moção se deve pelo fato do empresário expor e enfrentar a censura política e infundada imposta pelo Ministro Alexandre de Moraes contra os usuários da plataforma no País.

Jaboatão  O prefeito Mano Medeiros realizará hoje a entrega dos certificados do Programa de Formação de Embaixadores da Justiça Climática no Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro. O evento contará com a presença do secretário executivo do ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), Rodrigo Perpétuo.

Situação da estrada Tabira-Água Branca ganha a TV

A CDL Tabira, em uma iniciativa de mobilização comunitária, convocou a população para participar de um protesto em busca de intervenção urgente do Governo do Estado para a precária situação da PE-304. Marcado para o próximo dia 15 de abril, o evento reunirá cidadãos e comerciantes locais em um ato de manifestação pacífica em frente ao Posto Nogueirão I, às 16h.

A PE-304, estrada que liga Tabira a Água Branca, na Paraíba, tem sido objeto de crescente preocupação devido às condições de calamidade em que se encontra. Buracos, falta de manutenção e sinalização precária têm gerado riscos à segurança dos usuários e prejuízos econômicos para os comerciantes locais.

Em sua convocação nas redes sociais, a CDL Tabira expressou a necessidade de respeito e reconhecimento pelo esforço diário dos comerciantes da cidade. O protesto visa dar voz ao setor comercial de Tabira, buscando uma resposta imediata das autoridades estaduais para a situação da estrada, vital para a economia local.

“Os comerciantes e a população pedem respeito! Venham todos participar de uma manifestação respeitosa em busca de resposta para a situação da PE 304. Convidamos toda a população a participar deste movimento pacífico”, afirmou a CDL Tabira em sua convocação.

Diante dos desafios enfrentados pelos moradores e empreendedores locais, a mobilização assume um caráter de urgência, representando um chamado coletivo para a solução dos problemas que afetam diretamente a comunidade de Tabira. A CDL Tabira enfatiza a importância da participação de todos na busca por um futuro melhor e mais seguro para a cidade e seus habitantes.

Esta manhã, a situação da via foi notícia no programa Balanço Geral, da TV Guararapes, afiliada da Record. Assista:

Izaías Regis diz que única obra levada por Sivaldo Albino a Garanhuns foi um cabaré

O clima esquentou na sessão de hoje na ALEPE. O Deputado Izaias Regis atacou o prefeito Sivaldo Albino, de Garanhuns.

Ele foi responder uma fala do Deputado Rodrigo Farias, que defendeu Sivaldo.

Em contraponto, Izaias Regis fez uma prestação de contas de sua vida e disse ter levado várias obras para Garanhuns. “Sabe a obra que seu prefeito trouxe? Um cabaré “, criticou. Os deputados João Paulo e Alberto Feitosa caíram na risada.

Só que a fala não agradou às profissionais da noite. Dona Cacilda, dona do cabaré de Garanhuns, que ela diz ser uma boate, rebateu. Disse que botou o negócio sozinha e até pagou R$ 8 mil de IPTU atrasado.

Disse que Izaias antes de falar deveria conhecer o ambiente e respeitar as trabalhadoras. “Meu cabaré tem mais ordem que a tua vida!” – retrucou. Também que aguenta bêbado e tudo no mundo pra sustentar as filhas. Veja o vídeo: