AFOGADOS | Na posse do Conselho de Meio-Ambiente, Alessandro Palmeira entrega trator e implementos para trabalhos nas comunidades rurais

O prefeito Alessandro Palmeira, de Afogados da Ingazeira, empossou nesta sexta-feira (17), os novos conselheiros municipais de meio-ambiente. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores. No total, são oito conselheiros, representando os poderes executivo e legislativo, o comércio e as instituições da sociedade civil.

Os conselheiros são: 

Valberto Amaral (Secretaria de Agricultura); Eliane Fernandes (Secretaria de Educação); Elias Silva (Gabinete do Prefeito); Cristina Alves de Arruda (Compesa); Gal Mariano (Câmara de Vereadores); Jackeline Quidute (CDL Afogados); Adilson Alves Viana (Diaconia); Kennedy Francys da Silva Damascena (IFPE); Antônio dos Anjos (Associação do Santo Antônio II e coordenador do Sisar) e Sebastião José da Silva (Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

Durante a posse, a prefeitura e os representantes do comitê de bacias hidrográficas do Rio São Francisco (CBHFS), realizaram o ato em defesa do Rio São Francisco e da Caatinga, com o lançamento da campanha e hashtag #virecarranca. Alunos da Escola Municipal Dom Mota, caracterizados com máscaras de carrancas, apresentaram frases em defesa da preservação do Rio São Francisco.

“Essa é uma luta histórica, de muito tempo, e ainda hoje precisamos virar carranca de fato para defender a preservação do rio da integração nacional. Precisamos ser Velho Chico, mas não o Velho Chico que reconhece o problema e baixa a cabeça e vai para casa, não aquele Velho Chico que se detém somente em assinar uma lei ou ler uma carta e engavetá-la. Por isso que esse momento pede reflexão, pede que sejamos carrancas combativas e de ação de fato, para que possamos solucionar os problemas que afligem nosso querido Rio São Francisco”, destacou o prefeito Alessandro Palmeira.

Durante o evento, o prefeito entregou um trator e um arado para melhorar o trabalho que a secretaria de agricultura desenvolve nas comunidades rurais, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Raul Henry, no valor aproximado de 200 mil reais.

Estiveram participando da atividade o vice-prefeito Daniel Valadares, o secretário de Agricultura, Rivelton Santos, a secretária de Transportes, Flaviana Rosa, o ex-prefeito Totonho Valadares, o presidente da Câmara de Vereadores, Rubinho do São João, os vereadores César Tenório, Douglas Eletricista, Gal Mariano e Raimundo Lima, bem como o Padre Luiz Marques, representando a diocese e o grupo Fé e Política.

Ao final, o presidente do Comdema e membro do CBHFS, Elias Silva, entregou ao prefeito e demais autoridades presentes à Carta Pajeú, que fomenta pontos importantes em defesa das pautas ambientais nas Bacias do Pajeú e São Francisco e que foi assinada por todos.

A solenidade encerrou com a palestra do professor e militante das pautas ambientais a nível nacional, Heitor Scalambrini, uma das vozes importantes que motivou a desmobilização da usina nuclear de Itacuruba. Heitor contextualizou o cenário de desertificação e a importância de investimentos em fontes sustentáveis de energia renovável.