Bienal Internacional do Livro 2022 de São Paulo, terá Carne e Alma de Rogaciano Leite

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, livro e texto que diz "26° BIENAL INTERNACI INTERNACIONAL DO LIVRO DE SAO PAULO ΙΜΕΡΗ ROGACIANOLEITE É com orgulho e muita emoção que o Espaço Cordel e Repente convida a todos para abertura de seu espaço na Bienal Internacional do Livro 2022, que terá como principal destaque o lançamento do livro do poeta, escritor, violeiro e repentista Rogaciano Leite EALMA NEGRO ROGACIANO CARNE LEITE MAURICIO ILUSTRAÇOES CCCCAARA ΙΜΕΡΗ 02 de julho às 10h Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333 aus @editoraimeph"Bienal Internacional de São Paulo. Um enorme estande de 300 metros quadrados, adesivado com fotos e poemas de Rogaciano Leite homenageia o poeta no seu centenário: Sertão de Carne e Alma. Extensa programação cultural com artistas e poetas que cantarão e declamarão seus poemas dentro do seus repertórios. São 8 dias de festa, do dia 2 ao 10 de julho. Grande e belíssima homenagem – justa homenagem! Abertura com lançamento do livro Carne e Alma – 5a. edição especial de centenário, por sua filha Helena Roraima e ilustrador Mauricio Negro, dia 2 de julho às 10h, que falarão sobre a vida e obra de Rogaciano Leite.

Rogaciano Leite: poeta e jornalista revolucionou a cultura popular brasileira.
Nascido em 1º de julho de 1920 (centenário), em Itapetim, no sertão pernambucano, saiu mundo afora a fim de transformar contextos pela presença e palavra. Levou a poesia para o público intelectualizado, para as rádios, jornais, teatros e televisão. Capaz de improvisar 18 sonetos com um só mote e lotar os principais teatros do País, ganhou uma placa de bronze no Teatro Amazonas. A sua importância para a cultura brasileira é tamanha que os estudiosos da cantoria chamam “Era Rogaciano Leite”. Os dois primeiros Congressos de Cantadores e Violeiros do Nordeste foram idealizados, organizados e dirigidos por ele, quando ainda tinha 26 anos de idade (em maio/1947 o 1º em Fortaleza – Teatro José de Alencar e, em outubro/1948 o 2º no Recife -Teatro Santa Isabel). Não satisfeito, com sua coragem e determinação levou os melhores cantadores do Nordeste para o Rio de Janeiro (então capital federal) e São Paulo, em maio de 1949. Um sucesso nacional! Inclusive, se hoje o Cego Aderaldo é conhecido se deve a ação de Rogaciano. Foi ele que apresentou o Cego Aderaldo para o público aristocrático, no seu Festival em 1946 no Teatro José de Alencar, pois o Ceará o desconhecia. Depois de Rogaciano e dos seus Congressos a poesia popular deu um salto quântico. A teatralização da poesia valorizou a cultura poética e o cantador, profissionalizando-o. Rogaciano Leite fez história e deixou um importantíssimo legado para a cultura popular e erudita, repercutindo internacionalmente (A Universidade de Poitier começou a estudar a cultura do repente e o Cordel e tem um centro em Paris)
Publicou vários livros, mas o mais conhecido é o Carne e Alma de 1950, que neste centenário faz 70 anos. Sua 5ª edição – especial de centenário – pela IMEPH com ilustração de Maurício Negro já é sucesso nacional e será lançado na abertura da Bienal Intenacional do Livro em São Paulo no dia 2 de julho, dia seguinte ao nascimento do poeta, às 10h, quando a sua filha Helena Roraima e Maurício Negro falarão sobre a vida e obra desse magnífico poeta.
Na Bienal, o estande da IMEPH deste ano, de 300 metros quadrados, está destinado a homenagear esse magnífico Poeta brasileiro, que elevou a poesia e a cultura brasileira de forma ímpar e significativa.
Suas obras publicadas:
Dois de Dezembro, Fortaleza, 1945
Acorda, Castro Alves!, Fortaleza, 1947
Quando eles se encontraram novamente, Manaus, 1949
O Cantador Antonio Marinho, Investigações, São Paulo, 1950
Carne e Alma, Rio de Janeiro, 1950; Fortaleza, 1971, Recife, 1998 e 2009 e Edição especial de centenário, Fortaleza, 2021
Poemas Escolhidos, Fortaleza, 1956
Viva Rogaciano Leite!! Viva a Poesia!