1-banner1500x363

Bolsonaro e as primeiras pesquisas de governo sob seu comando

Coluna Fogo Cruzado – 28 de fevereiro de 2019

Saiu a primeira pesquisa de opinião encomendada pela Confederação Nacional do Transporte sobre a popularidade do presidente Jair Bolsonaro e do governo que ele chefia. O presidente continua com  popularidade  (57% de avaliação positiva), porém seu governo nem tanto. Apenas 39,9% dos brasileiros dizem aprová-lo, o que pode ser atribuído aos “elefantes” que o presidente levou para a sua equipe – os ministros Damares Alves (Direitos Humanos) e Ricardo Velez Rodrigues (Educação). Esses só têm levado desgaste para o governo, perdendo apenas em contribuição negativa para os três filhos do presidente (Eduardo, Flávio e Carlos). É certo que o governo está apenas começando e que é necessário, por dever de justiça, dar-lhe um crédito de confiança. Mas como o Brasil está muito sofrido devido à recessão quer que os resultados apareçam rápido. O presidente está apostando todas as fichas do seu governo na reforma previdenciária já enviada ao Congresso, mas essa aprovação, se ocorrer, não virá em menos de seis meses. É preciso também que a equipe econômica diga aos brasileiros a que veio, pois apostar apenas na reforma da previdência e no combate à corrupção é muito pouco para um governo.

Nova parceria

O governador Paulo Câmara reuniu-se ontem com representantes da Fundação Lemann e do Instituto Natura no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, foi discutida uma nova parceria do Governo do Estado com as duas entidades, na área da educação, que deverá envolver também uma série de municípios.

Amiga da Biblioteca

O deputado Romário Dias (PSD), presidente da Comissão de Educação da Alepe, anunciou ontem a criação de um novo prêmio para estimular a leitura no Estado: “Prefeitura amiga da biblioteca”. A entrega será feita no próximo mês de maio.

Reajuste na pauta

Nesta quinta-feira (28), o Conselho Superior de Transporte Metropolitano irá reunir-se para definir os novos valores das passagens de ônibus da área metropolitana. Entre as propostas protocoladas, duas são de aumento variando entre 7% e 16%. Outra é dos conselheiros da sociedade civil propondo uma redução de 9% ( de R$ 3,20 para R$ 2,90).

Luz para todos

A Celpe montou um esquema especial para os dias do Carnaval que vai de amanhã até a Quarta-Feira de Cinzas (06/03). O esquema envolve 270 equipes e 800 profissionais. Eles estarão envolvidos no acompanhamento do fornecimento de energia em todo o Estado, especialmente no Recife e em Olinda.

Cabo com Moro

O prefeito interino do Cabo, Keko do Armazém (PDT), participou ontem em Brasília da reunião da Frente Nacional dos Prefeitos com o ministro Sérgio Moro. O ex-juiz da Lava Jato apresentou aos prefeitos o projeto de lei anticrime que foi encaminhado à Câmara dos Deputados no último dia 19.

Pena de suspensão

Por unanimidade, o Conselho Nacional do Ministério Público decidiu ontem aplicar uma suspensão de 15 dias ao promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho (PI), que foi flagrado num estádio de futebol de Teresina manifestando-se sobre um processo eleitoral em curso. Para o CNMP, a gravação “maculou” a imagem do Ministério Público na sociedade piauiense.

Habilitação prévia

A Prefeitura de Caruaru divulgou ontem a relação dos artistas habilitados para se apresentar no “Caruaru por paixão 2019’, programação da Semana Santa no município. Os não habilitados poderão entrar com recurso hoje e amanhã. O resultado será divulgado dia 7 de março.

O credenciamento

Dia 8 de março próximo, às 15h, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, estará recebendo o “Título de Cidadão” na Câmara Municipal do Recife, projeto do então vereador Marco Aurélio (PRTB), hoje líder da oposição na Alepe, Os profissionais da imprensa que desejarem cobrir o evento deverão solicitar credenciamento.

Conserto de rodovias

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), cobrou da secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, o conserto das estradas do Pajeú e do Moxotó. Ele pediu a restauração da PE 265 que liga o povoado de Pernambuquinho a Cruzeiro do Nordeste e da PE 275 no trecho que liga Sertânia à divisa com a Paraíba, passando pelos municípios de Tuparetama, São José do Egito e Brejinho.

Noticiário repetitivo

O ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) disse ontem à Rádio CBN do Recife que ninguém aguenta mais ver na TV notícias sobre a Operação Java Jato. O noticiário, de fato, já saturou a opinião pública, que já está de saco cheio com “caixa dois”.

Anderson Ferreira consolida antagonismo ao PSB

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, esteve na última terça-feira no programa Roda Viva Pernambuco quando foi sabatinado por jornalistas pernambucanos. Durante o programa, além de enaltecer os pontos da sua gestão na segunda cidade mais importante do estado, Anderson Ferreira fez questão de delimitar seu posicionamento como opositor do PSB e deixou nas entrelinhas a possibilidade de antagonizar com o partido hegemônico no estado.

Anderson integra um grupo que enfrentou o PSB nas eleições de 2018, de todos os membros, o prefeito de Jaboatão foi um dos poucos vitoriosos no processo eleitoral, quando elegeu o deputado federal André Ferreira como o terceiro mais votado de Pernambuco e consolidou a volta do deputado estadual Manoel Ferreira à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Chamou a atenção a postura do gestor quando ele comparou o PSB a uma realeza e quando disse que nos dois anos em que exerce a função de prefeito não teve qualquer tipo de ajuda do governo de Pernambuco. Anderson não titubeou quando foi fustigado a criticar o governo do estado, além disso, fez elogios ao presidente Jair Bolsonaro, enaltecendo o governo federal e demonstrando que está em plena sintonia com o presidente, de quem é amigo pessoal.

Num quadro de dezesseis anos de hegemonia do PSB no estado, Anderson se posicionou, na condição de presidente estadual do PR e de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, como aspirante ao posto de rival do PSB no estado, considerando não só 2020 quando tentará a reeleição, como em projetos ainda maiores num futuro não muito distante.

Entendimento – Os senadores Fernando Bezerra Coelho e Jarbas Vasconcelos estão muito próximos de chegarem a um entendimento sobre uma convivência dentro do MDB de Pernambuco. Inclusive é possível que a disputa jurídica envolvendo o comando da sigla seja encerrada.

Aceno – Durante uma entrevista, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, filho do senador Fernando Bezerra Coelho, reconheceu que a briga jurídica não é boa para ninguém, e sinalizou para que Jarbas e Fernando possam ter uma relação pacífica dentro do partido.

Regimento – O mandato coletivo Juntas está cometendo uma irregularidade que fere o regimento interno da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Apesar de ser um mandato coletivo, regimentalmente ele só tem uma parlamentar que é Jô Cavalcanti (PSOL), porém as outras integrantes das Juntas estão participando das comissões como se deputadas fossem, o que abre um precedente muito grave dentro da Casa Joaquim Nabuco.

Caloteiro – O deputado Antonio Coelho (DEM), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mais uma vez cobrou o pagamento das emendas impositivas, relembrando que uma emenda do ex-deputado Miguel Coelho, que 2016, ainda não foi paga pelo governo, configurando-se num calote.

Encontro – Na última terça-feira, os deputados estaduais da base governista foram recebidos pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. Durante a conversa, ficou garantido que os secretários atenderão telefonemas dos parlamentares e se dedicarão a resolver as suas demandas.

Cleiton Collins – O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) pretende apresentar um projeto que garanta a liberdade de expressão de pastores que seguem a Bíblia e criticam a homossexualidade. Para o parlamentar, os pastores precisam ter sua liberdade de expressão preservada ao proferir suas doutrinas.

Inocente quer saber – Após o carnaval, teremos sinais públicos do entendimento de Jarbas, Fernando e Raul no MDB?