| | | Giro Pelos Blog’s ( 07/02/2024 ) /// Quarta-feira | | |

blog do FinFa

Comemorando – O deputado estadual Kaio Maniçoba, acompanhou a agenda da governadora nesta última segunda-feira e ontem. Em entrevista a este blogueiro, Kaio comemorou a entrega feita pela governadora da requalificação da PE-245 que liga Carnaubeira à Floresta, como também a chegada da água da Compesa ao município, além do lançamento do CNH Rural.

Marcou presença – O deputado estadual Joaquim Lira, majoritário na cidade de Flores, participou ontem da inauguração do Complexo de Energia Solar da Compesa em Flores. Perguntado sobre o incidente entre a Presidente da Alepe e a governadora, o parlamentar afirmou todos são maduros e que o mais importante e trabalhar pelo bem maior do povo pernambucano.

Continuam na base governista – Os vereadores governistas de Sertânia, Tadeu Queiroz e Niltinho Sousa, em contato com este blogueiro, desmentiram a nota publica nesta Coluna ontem (06), onde uma fonte afirmou a este blogueiro que os mesmos poderiam aderir a candidatura da pré-candidata Pollyana Abreu. “Tenho profundo respeito e admiração pela forma que a gestão municipal, na pessoa do prefeito Ângelo, trabalha por nossa cidade. Reitero meu total apoio a pré- candidatura de Rita Rodrigues, bem como seguiremos marchando com a frente popular por entender ser a melhor forma de garantir a continuidade de uma excelente gestão”, disse Tadeu. “Estou firme com o grupo político do Prefeito Ângelo Ferreira e faço questão de desmentir todo e qualquer tipo de boato dessa natureza. Caminharemos juntos com o Prefeito Ângelo, com nossa pré-candidata Rita Rodrigues e com o povo da nossa terra para dar continuidade ao grande trabalho desempenhado em Sertânia pela atual gestão”, disse o vereador Niltinho Sousa.

Tem novidade hoje – O prefeito de Flores, Marconi Santana, comemorou a entrada de seu antigo adversário Onofre de Sousa ao seu grupo político, já anúncio que hoje terá mais novidades.

Resolve ou não resolve – Não bastasse a polêmica da fita que quase mata um trabalhador, ontem (06), comerciantes ambulantes que comercializam na Rua Professor Vera Cruz durante o carnaval, reclamam que um só bloco, por conta da imposição do proprietário que é ex-vereador, está dando as rédeas no área. “Será que pelo menos isso o Secretario Municipal de Cultura e Esportes vai tomar as rédeas e resolver, por que isso é uma verdadeira falta de organização e de respeito com nós”, disse um ambulante em contato com este blogueiro.

 

Anuncia em abril – Em conversa com este blogueiro, ontem (06) na cidade de Flores, o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), confirmou que vai anunciar seu candidato a prefeito para as eleições de outubro no início do mês de abril.

Disse – “O PT aqui (Recife) já definiu que vai caminhar com João. Eu disse isso aqui há mais de ano atrás, que o PT, inclusive, poderia aceitar, inclusive, nem estar na chapa e apoiar a candidatura. Apesar de ter o pleito, de ter um sentimento da base do partido, de que isso pode não acontecer e o PT não compor a vice”. (Deputado estadual João Paulo, em entrevista a Rádio Folha, onde disse que PT pode ficar de fora do palanque de João Campos)

Conversou com a governadora e anuncia em março – Zeinha confirmou que teve uma conversa isolada com a governadora, para tratar de demandas para seu município, afirmou que está com ela e que conta com ela no palanque do seu candidato nas eleições deste ano e finalizou confirmando que anuncia seu candidato a prefeito no final do mês de março.

Entregou – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, participou da agenda da governadora Raquel Lyra em SerraTalhada e Flores. Em entrevista com este blogueiro, Torres afirmou que entregou demandas a governadora e espera que ela ajude a cidade Mãe do Pajeu, Finalizando Luciano disse que após o carnaval vai começar trabalhar para as eleições de 2024 e definir sua chapa em consenso com todos os aliados.

Ganhou mais um aliado – A pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério esteve acompanhado do seu vice Gleybson Martins, na oportunidade que Luís Tenente do Sítio Antonico de Ibitiranga, apoiador histórico do atual prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota, primo do vereador Zé Ivan, anunciou apoio ao seu projeto político para as eleições de outubro..

Perguntar não ofende – As oposições sairão vencedoras entre os 17 municípios do Pajeú, nas eleições de outubro próximo?

NA DISPUTA DO LEGISLATIVO – O influencer digital André Almeida, popularmente conhecido como Gota Serena, anunciou através de suas redes sociais que irá concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Toritama nas eleições deste ano. André foi candidato a deputado federal pelo AVANTE em 2022, onde obteve 1.749 votos, Gota Serena agora direciona seu foco para a esfera municipal, visando exercer seu mandato na capital do jeans.

MARINALDO NA BRONCA – Deu no que falar o  Concurso de Fantasias do Baile Municipal de Afogados da Ingazeira. É que o Despachante Marinaldo Brito, participante do evento, usou suas redes sociais para expressar seus questionamentos com a escolha dos vencedores, gerando debate e discussões. Ele lamentou o fato de não ter sido classificado entre os premiados, destacando que investiu tempo e esforço para criar uma fantasia à altura do evento, esperando uma avaliação justa.

NÃO SE MANIFESTOU – Até o momento, a organização do Baile Municipal não se manifestou oficialmente sobre as críticas e questionamentos levantados pelo Despachante Marinaldo Brito. Internautas aguardam esclarecimentos sobre os critérios utilizados na escolha dos vencedores e como foi feito o processo de avaliação.

SUCESSÃO EM FLORES – A movimentação de Soraya Morioka no cenário político de Flores desperta expectativas para as eleições deste ano. Se confirmada sua candidatura, a empresária e ex-prefeita promete uma campanha pautada na experiência administrativa e na busca por soluções inovadoras para os desafios locais. Enquanto o atual prefeito Marconi Santana mantém cautela ao falar sobre a sucessão, Soraya Morioka não hesita em percorrer o trecho, dialogando com lideranças comunitárias, representantes de diversos setores e cidadãos florenses. O objetivo é construir uma base sólida de apoio para sua eventual candidatura, apresentando propostas e ouvindo as demandas da população.

O DESAFIO DE MARCONI… – Por falar no processo eleitoral de Flores, o prefeito Marconi Santana (PSB) enfrentou desafios em eleições anteriores ao tentar garantir a continuidade de seu grupo político no comando da prefeitura. Em ambas as ocasiões, os candidatos escolhidos para sucedê-lo enfrentaram dificuldades e não obtiveram êxito nas urnas. O prefeito, que atualmente está em seu último mandato, precisa mais do que tudo adotar uma abordagem mais cautelosa desta vez…

POR FALAR EM FLORES… –

CUIDA MARCONI, LÁ VEM A MUIÉ! – A ex-prefeita Soraya Morioka anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura para as eleições de 06 de outubro. No final de semana ela esteve em visita ao Distrito de Sítio dos Nunes, onde se reuniu com figuras políticas locais. Entre eles os vereadores Adeilton Rodrigues, Nezinho, ambos do PT e o vereador Gilcy Moizes, este último, ex-aliado do prefeito Marconi Santana (PSB). Ela vem intensificando suas articulações políticas em busca de apoio para enfrentar o candidato indicado pelo prefeito Marconi Santana. Em 2012, Morioka venceu o candidato apoiado pelo então prefeito, provando sua capacidade de liderança e seu comprometimento com o desenvolvimento de Flores.

NUMERIANO 2024  O policial militar reformado Nô Numeriano vai concorrer uma vaga na Câmara Municipal de Calumbi. Na semana passada, Nô Numeriano esteve reunido com o deputado estadual Joel da Harpa e com o Sargento Adeildo Alves. Durante o encontro, foram discutidos os detalhes de seu projeto político para a eleição deste ano, bem como estratégias para fortalecer sua campanha e conectar-se com os eleitores locais. Nô Numeriano não é novato na arena política de Calumbi. Em 2004, ele disputou a prefeitura do município, perdendo por uma margem estreita de apenas 52 votos para Joelson. Sua vontade de servir à comunidade permanece intacta, agora voltadas para uma nova empreitada na Câmara Municipal.

DELEGADOS NA DISPUTA… – O cenário político nas cidades do Agreste Pernambucano está fervendo com a entrada de dois delegados aposentados da Polícia Civil no páreo eleitoral de 2024. De um lado, em Belo Jardim, o Delegado Romulo – MDB, coloca-se como uma forte figura de oposição, desafiando o atual prefeito Gilvandro Estrela, do partido UB (União Belo-jardinense). Enquanto isso, em Pesqueira, o Delegado Rossine, enfrenta a corrida eleitoral contra o atual prefeito Cacique Marquinhos. O que os dois pré-candidatos têm em comum é a maneira contundente com a qual têm feito oposição, marcando seus discursos por críticas incisivas e denúncias das atuais administrações. Ambos trazem consigo uma bagagem de experiência na área de segurança pública, agora direcionando suas habilidades e comprometimento para a gestão municipal.

TRUMP NA LIDERANÇA – No mais recente levantamento da emissora NBC, nos EUA, o presidente Joe Biden é desaprovado por 60% dos eleitores americanos. Na corrida contra Donald Trump, o atual presidente está cinco pontos atrás.

 É CORRERIA MEU VÉI! – Rapaz, essa semana tá uma correria da gota, mas na medida do possível vamos deixar nossos leitores atualizados com a política nacional, regional e local. Nosso instituto de pesquisa firmou vários compromissos em Pernambuco e na Paraíba,  por isso, temos compromissos para cumprir. Mas uma coisa é certa, o site não ficará cum fome, desalimentado, pia que palavra feia da molesta. De-sa-li-men-ta-do. Inté pra dividir a bicha deixa dúvida, oxe!

Verdades de Ives Gandra sobre o STF

Ives Gandra Martins, professor emérito da Faculdade de Direito do Mackenzie, é um dos advogados mais qualificados e respeitados do País. Em entrevista ao Estadão, ele vislumbrou um 2024 mergulhado em ceticismos e desconfianças, especialmente quando espreita tendências do Supremo Tribunal Federal, que ele qualifica cada vez mais ‘politizado’.

“Receio que o Supremo continue invadindo a competência legislativa do Congresso, gerando tensão nas relações com o Parlamento”, disse ele, que está completando 89 anos no próximo dia 12, mas com uma visão bastante lúcida sobre os problemas da justiça brasileira. Segundo o Estadão, não agrada ao lendário jurista de tantas jornadas e embates o fato de que ministros estão chegando à Corte pelo critério ‘amigo do presidente da República’.

Ele se refere a Flávio Dino, o mais recente indicado, que assume dia 24. “Espero que prevaleça o magistrado e não o político, mas também tenho receio que não”, observou. Para o jurista, o STF tem invadido a competência legislativa, tanto do Congresso como do Executivo.

Assume que é contra a fixação de mandato dos ministros, como sugerido por parlamentares insatisfeitos com o que chamam de ‘intromissão’ do Poder vizinho em questões inerentes ao Legislativo, mas tem sugestão a dar.

“Não sou favorável a mandatos, pois traria maior instabilidade, mas gostaria que os ministros não fossem escolhidos com o livre arbítrio de um homem só, e sim de uma lista de 18 nomes indicados 6 pelo Conselho Federal da OAB, 6 pelo Ministério Público (3 Estadual e 3 Federal) e 6 pelos Tribunais Superiores (2 STF, 2 STJ e 2 TST)”, assinalou.

Não houve golpe – Entre uma e outra emenda à conduta da Corte maior, o professor carrega uma certeza: 8 de janeiro não foi golpe de Estado. “Sem armas e sem as Forças Armadas seria impossível um golpe”, avalia. Aos seus olhos, a marcha daquela turba sobre a praça dos poderes ‘foi uma baderna semelhante ao que o PT e MST fizeram na Câmara dos Deputados na Presidência de Michel Temer, com destruição de suas dependências e com punições próprias de uma baderna e não de um golpe’.

A nevada de João – Embora homem público, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é muito jovem e como tal, segundo analistas da cena estadual, tem direito até de “nevar” o cabelo, ou seja, pintar a cabeleira de branco para cair na folia do carnaval. Ele já escolheu até o barbeiro: Rosinaldo Bezerra Mendes, o Mágico Menezes, que trabalha na comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, zona norte da cidade.

Olho no TCE – Por falar no gestor recifense, as atenções se voltam hoje para o Tribunal de Contas do Estado, cujo Pleno julga a medida cautelar do conselheiro Eduardo Porto, favorável ao recurso de João Campos contra a decisão da governadora Raquel Lyra (PSDB) de exigir a volta ao Estado de servidores cedidos aos governos municipais. A sugestão, do conselheiro Rodrigo Novaes, foi acatada pelos demais integrantes do colegiado. Após a decisão do Pleno, ainda caberá recurso. Três conselheiros iriam votar ontem, mas com o adiamento todos os seis conselheiros irão se manifestar.

Política é uma podridão – Muita estranha a notícia de que o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atualmente ministro-adjunto da Previdência, tenha indicado Ismênio Bezerra para a Secretaria de Infância e Juventude no Governo Raquel Lyra. Até porque tanto ele como o pai falam horrores da gestora, coisas impublicáveis. Mas como em política os adversários de hoje amanhã são aliados, cartilha podre do oportunismo, a explicação pode estar por aí. É o salve-se quem puder! Melhor tampar o nariz.

Reage, Caruaru! – No caso da sucessão municipal em Caruaru, imagine como se dará a reação do eleitorado a um palanque unindo José Queiroz e Raquel? O caminho parece ser natural, se não o PDT não teria emplacado uma pasta mixuruca na gestão da tucana, tão duramente criticada por Queiroz e o filho quando expelem fogo pela boca feito os dragões.

CURTAS

ESPAÇO DO MDB – Na política de aliciamento de adversários de ontem e aliados de hoje, dizem que o próximo a virar secretário de Raquel é o deputado estadual Jarbas Filho, pela cota do MDB. A governadora virou adepta de São Francisco, do é dando que se recebe.

MAIS UMA VÍTIMA – Há mais de 40 anos como garçom na cozinha do Palácio das Princesas, tendo servido a uma penca de governadores, sendo leve no trato e cozinheiro também de mão cheia, Carlos, o “seu” Carlinhos, não trabalha mais na Copa do poder estadual. Foi demitido pela governadora.

VIVA ITAPETIM! – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), levou o município a conquistar o primeiro lugar no Programa Atenção Básica no Pajeú, alcançando também a quarta posição no ranking do Estado e o 75º lugar no plano nacional. Quando se quer, se faz em favor dos mais necessitados.

Perguntar não ofende: Como fica na fita da sucessão o prefeito de Caruaru com a inusitada aliança dos Queiroz com Raquel ?

Nenhuma descrição disponível.2026 é logo ali – O processo eleitoral e 2026 já é pauta nos bastidores da política pernambucana. Uma possível, e talvez iminente, candidatura de João Campos ao governo do estado já é debatida em todas as rodas de conversa políticas do estado. Há, no entanto, quem pregue prudência e calma neste momento, já que até lá ainda temos a eleição de outubro deste ano pela frente.

Empolgado todo – O deputado estadual Junior de Tércio disse que estar feliz e muito empolgado com o apoio e suporte que o PP tem dado a pré-candidatura da sua esposa, a deputada federal Clarissa Tércio, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Junior frisou que o deputado federal Eduardo da Fonte tem tratado o projeto de Clarissa como uma das prioridades do PP neste ano.

No caminho certo – O deputado Diogo Moraes fez rasgados elogios a forma como os trabalhos têm sido conduzidos na Assembleia Legislativa do Estado. Segundo ele, a ALEPE tem desempenhado um papel importantíssimo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na elaboração de leis eficazes que possam ser aplicadas nas politicas públicas do estado de Pernambuco. “A ALEPE tem atendido a todos os anseios da população pernambucana”, disse.

Polêmica no ar – O deputado Coronel Feitosa não poupou criticas a governadora Raquel Lyra, a quem ele taxou de intransigente, de pouco diálogo e centralizadora. Segundo ele, no episódio envolvendo o presidente da ALEPE, Álvaro Porto, que teve um áudio vazado na última semana, Raquel Lyra se aproveitou de uma questão de gênero, se vitimizou e usou do episódio para sair isolamento político.

Por um Pernambuco melhor – O Presidente da ALEPE, Álvaro Porto disse ao Blog que a expectativa é muito boa para o ano de 2024. Segundo ele, a unidade da Casa permanece, os deputados lutarão por um Pernambuco melhor e o que for enviado pelo Governo do Estado, que for bom para o povo de Pernambuco, será aprovado sem maiores problemas.

Poucos dias depois do PSB anunciar a filiação do senador Cid Gomes, da secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, e de dezenas de prefeitos do Ceará, o PDT vai, enfim, embarcar na gestão de Raquel Lyra (PSDB), ocupando a titularidade da pasta de Criança e Juventude com Ismênio Bezerra, que ainda ontem (6) se despediu da sua antiga missão na União.

Na teoria, a indicação partiu do ministro da Previdência Social Carlos Lupi, que deve vir ao Recife para participar da posse de Ismênio. E na prática, a estrutura ficará para o presidente do PDT em Pernambuco, Wolney Queiroz, que trabalha para voltar à Câmara Federal e vai poder contemplar aliados na secretaria, já que no governo Lula nunca teve essa liberdade.

Nos bastidores a informação é de que o PDT já tinha tomado a decisão, mas estava esperando o momento certo para agir. As especulações para a entrada da legenda no governo começaram ainda no ano passado, quando a governadora Raquel Lyra (PSDB) iniciou uma ofensiva para atrair a sigla. Foram inúmeras conversas com Lupi até que o martelo fosse batido.

Assim como o Ceará é a principal célula para o PDT, já que é o reduto eleitoral do ex-candidato à presidência da República pelo partido, Ciro Gomes, Pernambuco é o berço do PSB. Se a resposta que foi dada por Lupi, Wolney e companhia, em sua devida proporção, causará algum efeito político e administrativo, o tempo ficará encarregado de dizer.

Segunda etapa – Não é segredo para ninguém que Caruaru é prioridade para o PDT e os reflexos dessa aliança entre o partido e a governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem como objetivo principal 2026, devem ser sentidos na eleição municipal deste ano. Enigmática, a tucana tem “jogado parada” na cidade e pode optar por se abster, pelo menos publicamente, na Capital do Agreste.

Herdeiro – Filho do presidente e deputado estadual do PT, deputado Doriel Barros, o estudante Danilo Barros vai estrear na eleição deste ano. Disputará o cargo de vereador em Garanhuns. O anúncio feito ontem (6), ao lado do prefeito Sivaldo Albino (PSB), também sela a manutenção da aliança entre os dois partidos para este ano.

Sucesso – Realizada na Rua da União, na tarde de ontem (6), a prévia carnavalesca Alepe Folia, que reuniu diversos políticos, serviu como um “esquenta” para o Carnaval. A presença do chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Túlio Vilaça, representa que existe uma tentativa de relação harmoniosa entre os poderes, pelo menos por parte do advogado.

Expectativa – Logo mais, às 10h, o Pleno do TCE analisará a medida cautelar concedida pelo conselheiro Eduardo Porto, para que os servidores do Governo do Estado continuem atuando em cargos de confiança na Prefeitura do Recife. A tendência é que os demais integrantes da Corte sigam a posição inicial.

Endereço – Antes visto como aposta do MDB para as eleições em Camaragibe, o ex-vice-prefeito da cidade, Bosco Silva, resolveu disputar o cargo ao Executivo pelo PSD do ministro André de Paula. O anúncio será feito pelos próximos dias e é um fato novo na cidade, que deve ter uma das eleições mais acirradas do estado.

Nenhuma descrição disponível.Após muitas costuras e longas conversas com o ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, a governadora Raquel Lyra conseguiu garantir o embarque da legenda em seu governo. Evidentemente que teve o empurrão final da situação do PSB com o PDT no Ceará, mas o que não desmerece seu empenho pessoal.

O PDT se reaproxima dos Lyras após anos. Foi por essa legenda que o ex-governador João Lyra Neto, pai da atual governadora, foi vice de Eduardo Campos, em 2006. Mesmo tendo sido rivais nas eleições de Caruaru, a chegada da legenda também coloca na mesa a eleição na cidade de Caruaru e como ficará o apoio formal do Palácio.

O fato é que a governadora conquistou mais uma sigla pra sua base e entregou uma pasta que ela mesma já ocupou, Criança e Juventude, no governo Eduardo. A articulação direta com Lupi dá mais força a esse movimento, que faz parte de sua promessa de girar a chave pra política.

TAREFEIRO – O escolhido pelo PDT foi Ismênio Bezerra, ex-secretário do Ceará, assessor parlamentar do Ministério da Previdência e homem de confiança do ministro Lupi e de Wolney Queiroz. A posse acontece amanhã e terá a presença do presidente nacional da legenda.

RECUOU – A última informação é que o PSB vai fazer uma reunião, hoje, para definir seus rumos na Câmara Federal. Há uma possibilidade de recuo no distanciamento ao presidente Arthur Lira. Isso poderá ser aferido em breve após o encontro da bancada.

REPERCUSSÃO GRANDE – A primeira pesquisa eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe teve uma repercussão muito grande. Tanto em números de acessos ao blog quanto no meio político local e estadual.

FRASE DO DIA: “Quem apostar em briga, rompimento, falta de parceria entre o governo federal executivo e congresso nacional vai errar de novo”, disse o ministro Alexandre Padilha.

RÁPIDAS

SALDO POSITIVO – A governadora Raquel Lyra volta ao Recife após dois dias de agenda positiva no Sertão do estado. Com foco nas estradas, educação e abastecimento d’água.

FATO INUSITADO – Pré-candidato a prefeito de Itapissuma, o vereador Júnior de Irmã Teca renunciou o mandato de parlamentar para trabalhar no gabinete do deputado Mário Ricardo. O fato chamou atenção porque aconteceu após o anúncio da união da oposição e formação da maioria na Câmara.

AGENDA DE CARNAVAL – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chega ao Recife nesta quinta-feira para aproveitar os festejos de momo da cidade e fazer política também. Ela deve participar da abertura do Carnaval do Recife e ir a Olinda.

PINGA-FOGO: Qual será a próxima legenda a aderir ao Governo?

Raquel consolida PDT no governo 

Adversários de Raquel Lyra em Caruaru, os ex-deputados José Queiroz e Wolney Queiroz apoiaram Danilo Cabral no primeiro turno e Marília Arraes na segunda etapa, figurando na oposição ao governo Raquel durante todo o ano de 2023. Porém, uma conjuntura no Ceará fez com que o PDT se afastasse do PSB em Pernambuco e abriu caminho para uma aliança entre a governadora Raquel Lyra, do PSDB, com o PDT.

Esse é o segundo movimento abrupto da governadora em relação a partidos que integravam a Frente Popular. Primeiro foi o PSD que deixou a base de sustentação do PSB e seguiu para o governo Raquel Lyra, ocupando a secretaria de Cultura. Ontem foi a vez do PDT que ocupará a secretaria de Criança e Juventude.

Ainda está no radar da governadora a chegada do MDB, que poderá ocupar  uma importante secretaria. O movimento consolidaria o partido na base de sustentação de Lyra, que já tem PSDB, Cidadania, PSD, PP, PL e Podemos, e com a chegada de PDT e MDB se tornaria ainda mais ampla.

Raquel Lyra tem dado mostras que está sabendo aproveitar as oportunidades, e pouco a pouco vai formando sua base de sustentação para garantir a governabilidade e posteriormente para preparar sua reeleição em 2026.

Indicado – O nome escolhido para ocupar a pasta é Ismênio Bezerra, que já foi secretário no Ceará e atualmente ocupa a assessoria parlamentar do ministério da Previdência Social.

Continuidade – O ex-presidente da Copergás André Campos disse que ficou feliz por ver a governadora Raquel Lyra dar continuidade ao projeto de interiorização do gás natural, iniciado no Governo Paulo Câmara – por meio do Projeto Rede Local. Na gestão de André, o GN foi disponibilizado para Petrolina (Sertão do São Francisco) e Garanhuns (Agreste Meridional) e foram iniciados estudos para levar o combustível também ao Polo Gesseiro do Araripe, em parceria com o Sindicato da Indústria do Gesso (Sindusgesso). Essa terceira etapa foi agora confirmada por Raquel.

Clima ruim – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não poupou o Palácio do Planalto de críticas após corte no orçamento das emendas parlamentares. Lira afirma que não inviabilizará o trabalho do legislativo, mas deixou nas entrelinhas a sua insatisfação tanto com o governo Lula quanto com o Supremo Tribunal Federal.

Jaqueira – Apesar de ser um importante equipamento público, o Parque da Jaqueira era de propriedade do INSS. Ontem o prefeito João Campos anunciou a cessão do governo federal para o município.

Inocente quer saber – Qual será o quinhão do MDB no governo Raquel Lyra?

Blog do Silvinho

João sozinho no carnaval

A oposição ao prefeito João Campos no Recife está perdendo um precioso tempo de apresentar oficialmente seus nomes. Enquanto isso, o noticiário político da capital gira em torno do próprio prefeito João Campos e do PT que já reafirmou que quer a todo o custo a vaga de vice do atual gestor.

Gilson Machado Neto e Dani Portela são os únicos nomes que estão sendo confirmados na disputa pelo campo oposicionista. Gilson, nome da direita recifense, traz um discurso mais duro contra o atual gestor até mesmo por fazer parte de sua maneira de fazer política. Embora seja filiada ao PSOL, Dani Portela faz uma oposição mais a esquerda de João o que pode levá-la a conquistar uma porcentagem significativa nestas eleições.

Já o nome do Palácio não está ainda confirmado embora tudo aponte para o secretário Daniel Coelho que deve tomar a missão. O secretário estará participando ativamente dos eventos carnavalescos ao lado de outro nome que está sendo bastante lembrado: o de Cacau de Paula que já teve inclusive o seu nome cotado para a vice de Daniel. Por diversas vezes e quase que tradicionalmente os nomes da política que se apresentam como pré-candidatos aproveitam os festejos de momo para o famoso teste de popularidade. Já no Recife, tendo em vista a ausência da confirmação dos nomes oposicionistas, o prefeito João Campos desfilará sozinho durante os festejos e não precisará dividir holofotes com nenhum nome que venha a ser seu concorrente na eleição de outubro.

Sem dúvida alguma Embora ainda não seja oficial, o secretário Daniel Coelho deve ser mesmo o nome palaciano na disputa pela Prefeitura do Recife. Daniel já disputou o comando do executivo no Recife nos anos de 2012 e 2016 e se notabilizou como um ferrenho opositor aos governos do PSB.

PDT no Governo  O PDT, partido da vice-prefeita Isabella de Roldão, ingressa no Governo de Pernambuco. O nome é  Ismênio Bezerra que assume a pasta da Criança e Juventude. A indicação partiu do ex-deputado Wolney Queiroz.

Qual será o caminho  A expectativa agora será sobre a participação do PDT nas eleições municipais de 2024 tanto no Recife, quanto em Caruaru. Na capital, o partido ocupa a vice de João Campos. Já em Caruaru, terra da governadora Raquel Lyra a expectativa é ainda maior tendo em vista que o ex-prefeito e pré-candidato do partido, Zé Queiroz, é adversário do prefeito Rodrigo Pinheiro.

Emenda  O deputado federal André Ferreira anunciou uma emenda de R$ 1,5 milhão para a cidade de Quipapá. O anúncio foi feito ao lado do prefeito Pité que está em visita aos gabinetes em Brasília.