| | | Giro Pelos Blog’s ( 08/02/2024 ) /// Quinta-feira | | |

blog do FinFa

Em missão – O deputado federal, Lucas Ramos, encontra-se em missão missão oficial, representando a Câmara dos Deputados, em um dos maiores eventos mundiais para fruticultura, a Fruit Logistica 2024, que acontece em Berlim, Alemanha. São mais de 90 países representados na feira. “O evento alcança toda a cadeia produtiva: grandes produtores, prestadores de serviço e desenvolvedores de novas soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, de incrementar a competitividade, aprimorar e compartilhar a conhecimento, fechar negócios e apontar o futuro para o mercado. Estamos vivenciando o que há de mais moderno no comércio de frutas no mundo”, afirmou o parlamentar.

Visitou o deputado – O deputado federal, Eriberto Medeiros, recebeu ontem (07) a visita do vereador de Camaragibe Paulo André, que cumpre o seu terceiro mandato, dois de presidente da Câmara. “A maior parte da população reconhece na sua pessoa o trabalho, a seriedade, a honradez e uma reputação que se traduz em entregas na vida das pessoas, principalmente nas bandeiras da cultura, educação, esportes e lazer. A partir de agora me coloco a disposição do nobre vereador e outras lideranças políticas da cidade para que juntos possamos construir a história que essa população verdadeiramente merece”, disse Eriberto.

Iniciou – A Prefeitura de Iguaracy, iniciou a construção de uma praça no centro do distrito de Irajaí. “O propósito de proporcionar bem-estar e oferecer mais um ambiente atrativo para todos os moradores, o espaço que faltava ser construido foi iniciado”, disse o prefeito Zeinha.

Novo espaço – A Prefeitura de Petrolina anunciou nesta quarta-feira (07) um novo espaço para o carnaval da cidade, divulgado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Parada dos Ritmos será destinado a quem quer aproveitar a folia com conforto e tranquilidade. A área ficará localizada na Orla, na Porta do Rio, e vai contar com uma decoração de carnaval, espaço gastronômico, e área para diversão das crianças. Além disso, nos intervalos das bandas, a Orquestra de Frevo fará a festa dos foliões.

Hoje – A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quinta-feira (08) a I Reunião de Equipes Gestoras de 2024. O evento ocorrerá no Auditório da UNINASSAU.

Entregando –

O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Educação, estará realizando a entrega do Kit de Material Escolar aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, será realizado no primeiro dia de aula do ano letivo 2024, que será no próximo dia 19.

Disse –

“A minha trajetória política de mais de 30 anos me trouxe ao PSD, um partido forte nacionalmente e que integra a base da nossa governadora Raquel Lyra, em quem votei nas eleições passadas. Com essa parceria, firmarei muitos compromissos para o bem-estar da minha cidade. Agora, sou 55″. (Genyalda Soares, Secretária de Gestão Financeira do município do Condado, e pré-candidata à prefeitura da cidade, após assinar a ficha de filiação ao PSD com a presença do presidente regional da sigla, André de Paula)

Formação – Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santa Terezinha, deu início ao ano letivo 2024, com o evento “Formação Inicial” para professores e equipe de Diretoria da Rede Municipal de Ensino. O evento foi um verdadeiro marco para o início do ano letivo, inspirando professores e equipe de Diretoria a trabalharem juntos com paixão, dedicação e compromisso para oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. “Acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor e estamos empolgados para iniciar essa jornada juntos”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Massagem – A Caravana da Saúde e Cidadania de Caruaru, passou pela zona rural, em Xicuru e os moradores do puderam receber todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de Caruaru. O prefeito Rodrigo Pinheiro fez questão de acompanhar, “aproveitei para fazer uma massagem com dona Maria José, que é tão boa que mesmo feita em 2 minutinhos deu pra relaxar. Se vocês verem dona Maria em alguma Caravana, façam fila pra fazer a massagem. Eu recomendo, viu”, disse o prefeito.

Frase – “Me sinto extremamente feliz e honrado. Foi mais um reconhecimento aos mais de 40 anos que dediquei à vida pública, sobretudo aos pernambucanos, como parlamentar”. (Ex-deputado Gonzaga Patriota, após receber a Medalha Mérito Legislativo de 2023, na Câmara dos Deputados ontem)

Anunciou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, recebeu mais uma adesão ao seu grupo, agora foi do ex-presidente da Câmara de Vereadores Dema e de sua esposa a ex-vereadora Patrícia de Dema. Da forma que vai a ex-prefeita Soraya Morioka, vai ficar sozinha.

Perguntar não ofende – Dos 17 prefeitos do Alto Pajeú, quantos irão aderir o grupo da governadora Raquel Lyra?

Nenhuma descrição disponível.Mesmo enfrentando desafios nos primeiros anos de sua gestão, o prefeito de Arcoverde, Wellington da LW, está se preparando para disputar a reeleição, consolidando-se como uma figura proeminente na administração municipal. Sua trajetória é marcada por uma agenda intensa de investimentos e o apoio político significativo de figuras como o deputado federal Fernando Monteiro e o deputado estadual Kaio Maniçoba.

Uma das características marcantes da gestão de Wellington é a busca por uma administração eficiente e equilibrada. O prefeito tem promovido uma série de investimentos no município, evidenciados por ordens de serviço e entregas de obras que beneficiam diretamente a população. A máquina pública, sob sua liderança, busca operar de maneira enxuta, otimizando recursos para realizar projetos que impactem positivamente a cidade.

O apoio político é um elemento crucial na trajetória de Wellington da LW. Tanto o deputado federal Fernando Monteiro quanto o deputado estadual Kaio Maniçoba têm sido aliados importantes, contribuindo para atrair investimentos e fortalecer a gestão municipal. A parceria com esses representantes políticos tem viabilizado projetos relevantes para o desenvolvimento de Arcoverde.

Olhando para as eleições de 2024, a oposição parece estar dividida, planejando lançar dois candidatos. Essa fragmentação no campo opositor pode favorecer a reeleição de Wellington, uma vez que a união em torno de uma candidatura única é frequentemente vista como um fator determinante em pleitos municipais.

Wellington demonstra um compromisso contínuo em trabalhar para o bem-estar dos arcoverdenses. Sua agenda de investimentos o coloca em uma posição estratégica para buscar um segundo mandato, enquanto a oposição se articula em meio a divergências internas.

Mais um – A governadora Raquel Lyra conseguiu nesta quarta-feira o apoio do segundo partido que até então fazia parte da Frente Popular de Pernambuco: o PDT. Raquel deixa evidente que não é boba e que está atenta as movimentações da cena política do estado, de olho em novos apoios.

E dá-le frevo! – A Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo) promoveu nesta quarta-feira uma grande festa no saguão do Aeroporto Internacional do Recife. ‘Carnaval de Pernambuco 2024. Vem viver essa experiência’, com esse slogan foliões, passistas e orquestras de frevo botaram milhares de turistas para dançar. Foi apenas um pequeno aperitivo daquilo que eles encontrarão no nosso estado nos próximos dias.

Fica esperto Rodrigo – Quem está de olhos bem abertos, diante as últimas movimentações na cena política estadual é o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Ele viu, nesta quarta, a governadora trazer para junto de si o PDT, partido da família Queiroz. Diante de tudo, para não arriscar e perder o apoio da governadora, ele deve mesmo seguir no PSDB, partido de Raquel.

A hora agora é dela – Enquanto isso, em Sertânia, Pollyanna Abreu aparece como nome mais forte para a disputa eleitoral deste ano. Ela tem o apoio da governadora Raquel Lyra e tem endurecido o discurso contra o prefeito Ângelo Ferreira, a quem ela acusa de ter colocado a cidade em uma situação administrativa dramática.

Com a oficialização do PDT no governo Raquel Lyra (PSDB), o prefeito João Campos (PSB) perde, em seis meses, o segundo partido que integrava sua base de sustentação, o primeiro foi o PSD. Há também uma grande possibilidade de que o MDB siga o mesmo caminho, o que na prática, desfalcaria o palanque do socialista no Recife.

Na última semana o Republicanos foi o primeiro grande partido a anunciar apoio à reeleição de João. Existe uma expectativa para que o União Brasil faça parte do projeto liderado pelo gestor recifense, mas é algo que vai depender do resultado da convenção nacional, que pode ter reflexo direto nos estados e capitais.

João Campos segue liderando todos os índices possíveis e imagináveis, que naturalmente cravam ele como favorito para o pleito municipal. Mas as últimas perdas podem torná-lo refém do PT, que pressiona para ter a vice. Além do tempo de programa eleitoral, que é fundamental num pleito desse porte, o partido dispõe da liderança do presidente Lula, maior cabo eleitoral no estado. Esses elementos fazem a diferença.

Indicativo – O PT já deu todos os sinais de que vai seguir os passos de João Campos (PSB) no Recife. Entretanto, uma ala ainda alimenta a tese de candidatura própria. Esse seria um elemento a ser considerado, caso não consigam o objetivo principal, que é o de participar da chapa majoritária ao lado do socialista.

Ampliação – O PP deve ser contemplado com mais cargos de confiança na máquina pública estadual, na medida em que a governadora Raquel Lyra (PSDB) for encaixando as peças da minirreforma aprovada no fim do ano passado. A legenda é a única que vem se mantendo, na sua integralidade, fiel ao projeto tucano.

Longo prazo – As articulações da governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem como objetivo esvaziar o palanque do prefeito João Campos (PSB), miram 2026. Entretanto, é urgente que o Palácio do Campo das Princesas melhore a relação com os deputados estaduais. A insatisfação nos bastidores da Casa é grande.

Animação – Embora ainda esteja na titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Andréa de Paula (PSD) não tem descuidado da pré-candidatura a vereadora do Recife e tem circulado pela cidade. Na última terça (8), ela esteve no Alepe Folia e falou com entusiasmo do projeto político.

Acerto – A ação promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, ontem (8), no Aeroporto do Recife, foi o maior sucesso. Turistas foram recebidos com muita animação e frevo, características que tomam conta do período. Um palco foi montado para uma apresentação surpresa do cantor Alceu Valença.

Nenhuma descrição disponível.Filho do ex-prefeito e ex-deputado Tony Gel, Tonynho Rodrigues não esconde de ninguém que faz planos para ficar na diretoria de marketing da Empetur até abril, prazo de desincompatibilização para quem vai disputar a eleição.

Tonynho não descarta ser o tercius para a governadora Raquel Lyra, em Caruaru. Em meio ao imbróglio entre Rodrigo e Zé Queiroz, lançar um terceiro nome poderá ser uma opção.

“Tenho que me colocar à disposição da nossa líder, que é a governadora Raquel Lyra”, disse à coluna, comentando suas andanças recentes no Carnaval da cidade e o investimento em sua comunicação.

Resta saber se Raquel vai preferir lançar um candidato que fuja à polarização hoje criada ou se opta pela neutralidade. O fato é que ela e o presidente Lula são de longe os maiores cabos eleitorais da cidade.

POSSE – Como este blog antecipou, hoje o Governo de Pernambuco empossa seu novo secretário de Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, sacramentando o ingresso do PDT no governo. O ministro Carlos Lupi já confirmou presença.

DE VOLTA –  A informação mais quente que vem de Brasília é que o PSB não vai desembarcar mais do “blocão” do presidente Arthur Lira. O anúncio oficial acontecerá após o Carnaval. O ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, entrou em campo para conter o movimento da bancada.

FRASE DO DIA: “Questão resolvida”, disse a governadora Raquel Lyra sobre a decisão do TJPE em suspender a greve da Polícia Civil.

NOVO EVENTO – O prefeito João Campos (PSB) inaugurou um novo evento no Recife: a subida do galo na ponte Duarte Coelho. Uma multidão foi conferir de perto e foi recepcionada por uma banda que tocava em um palco montado dentro do rio Capibaribe.

MERECE APLAUSOS – Do outro lado do Recife, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur realizaram um verdadeiro Carnaval pernambucano no Aeroporto. Com direito a bloco e show com Alceu Valença. Essa mesma ação foi feita em várias capitais do país para apresentar os festejos de momo do estado.

ERRATA – Esta coluna trouxe, ontem, a informação de que o vereador e pré-candidato Junior de Irmã Teca teria renunciado. O fato é que erramos, ele pediu uma licença. Portanto, ele continua vereador na condição de licenciado. O que não deixa de ser um fato inusitado: perder a tribuna às vésperas da eleição.

PINGA-FOGO: Rueda vai vencer a disputa com Bivar?

Nenhuma descrição de foto disponível.Não serão poucos os desdobramentos causados pela decisão da governadora Raquel Lyra em abrir espaço para o PDT no seu secretariado. Se por um lado este movimento foi importante ao passar a contar com mais um partido na sua base, por outro alimenta um ambiente de insatisfação com outros partidos e lideranças que estão na base, que entregam mais que o PDT, porém não estão contempladas com espaço no primeiro escalão do Governo.

Sem um único deputado federal ou estadual, o PDT não tem o que oferecer ao Governo senão o tempo de televisão e rádio, ativo importante para a eleição municipal em alguns municípios, a exemplo do Recife, Caruaru, Petrolina, Jaboatão e Olinda, porém isto ainda é muito pouco se comparado ao que outras siglas têm garantido à governadora. Na ALEPE, campo em que Raquel Lyra trava uma luta diária para construir uma base sólida, a notícia de prestigiar o PDT não tem sido  bem digerida por aliados. Dar ao PDT uma secretaria sem contemplar outros partidos da base com um posto no primeiro escalão passa uma mensagem ruim, um verdadeiro desprestígio que pode ter consequências nas votações e na disposição de aliados em defender o Governo em um ambiente em que a oposição anda ganhando corpo e pautado os debates.

CONTRA A PAREDE – A decisão da governadora em trazer o PDT para a sua base pode está relacionado também à eleição de Caruaru. Por lá o prefeito Rodrigo Pinheiro tem ensaiado deixar o PSDB. Caso Rodrigo deixe o ninho tucano a governadora estaria livre para apoiar uma chapa encabeçada pelo o pedetista Zé Queiroz que pode ter Toninho Gel na vice.

ARTICULAÇÃO – A capital pernambucana receberá no mês de setembro a 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, o maior evento de saúde da América Latina. A conquista se deu por meio da articulação do deputado estadual Gilmar Júnior (PV) que também preside o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e que tem se destacado como a principal voz em defesa dos interesses dos profissionais da enfermagem no Brasil.

CONTA GOTAS – Sob o comando de Fred Loyo o PSDB anda ganhando corpo ao filiar lideranças para concorrer às prefeituras neste ano. Quase que diariamente o partido tem apresentado novos quadros. Ontem foi a vez da filiação do vereador Júnior Pinto que disputará a prefeitura de Exu, no Sertão do Araripe. Na semana passada o partido já havia filiado na mesma região o prefeito de Moreilândia Teto Teixeira.

DRIBLE – O MDB não deve está nem um pouco satisfeito com o movimento que André de Paula realizou em Camaragibe. Por lá André acabou levando o ex-vice-prefeito Bosco para o PSD. O problema é que a cúpula emedebista estava crente que Bosco disputaria a prefeitura pelo partido.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual será o próximo partido que a governadora irá contemplar com uma secretaria?

Start no carnaval 

O Carnaval de Pernambuco, conhecido por sua magia e alegria contagiantes, recebeu os turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife com uma calorosa e festiva recepção. Promovida pelo Governo do Estado, através da Empetur e da Setur-PE, a iniciativa contou com uma vibrante Orquestra de Frevo, passistas e até mesmo um show de Alceu Valença. Este gesto não apenas deu aos visitantes uma prévia do que os espera durante a festa, mas também destacou a riqueza cultural e a hospitalidade característica do povo pernambucano.

A presença de Alceu Valença tornou o momento ainda mais memorável, reforçando o papel da música e da cultura como pilares fundamentais do Carnaval pernambucano. Sua performance não apenas entreteve, mas também incentivou os presentes a mergulharem na energia contagiante da festa, demonstrando o espírito acolhedor e festivo que define a celebração no estado.

Além de proporcionar uma calorosa recepção aos visitantes, essa iniciativa também tem um propósito estratégico de promoção do Carnaval de Pernambuco a nível nacional. Através de campanhas publicitárias e ações promocionais em diversas regiões do Brasil, o estado busca atrair turistas de todo o país, contribuindo assim para a economia local e para a projeção da cultura pernambucana em âmbito nacional.

Com expectativas de um aumento significativo no turismo e na movimentação econômica durante o Carnaval deste ano, é evidente que as ações promovidas pelo Governo do Estado, em parceria com entidades como a Empetur e a Setur-PE, desempenham um papel crucial na promoção e no fortalecimento dessa importante festividade cultural.

Carnaval na estrada – Além de participar das festas de momo do Recife, o deputado federal Pedro Campos pega estrada para acompanhar o carnaval no interior de Pernambuco. O parlamentar irá cumprir agendas em nove cidades: além da capital pernambucana e de Olinda, os municípios Bezerros, Pesqueira, Sertânia, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada e Glória do Goitá estão previstos para o giro. Maracatu rural, em Glória do Goitá, os Papangus, em Bezerros, além do tradicional bloco Lira da Tarde, em Pesqueira, são algumas das programações que o deputado irá acompanhar.

No Galo – Pela primeira vez, investida no cargo, a governadora Raquel Lyra participará do desfile do Galo da Madrugada. No ano passado, a tucana optou por passar os festejos de Momo numa praia. Além do Galo, Raquel visitará outros polos de animação, como Olinda, Bezerros e Nazaré da Mata.

Prazo – O secretário de Turismo, Daniel Coelho, ainda não decidiu sobre sua filiação partidária para disputar a prefeitura do Recife. Ele terá que se desincompatibilizar até o dia 6 de abril, bem como decidir até esta data sobre o partido, porém a definição deverá ocorrer até março entre uma das legendas que sustentam a governadora Raquel Lyra.

Inocente quer saber – O PT conseguirá emplacar o vice de João Campos?

Blog do Silvinho

A visão política do PDT no governo de Raquel

Um passo muito importante foi dado durante esta semana e que selará a entrada do PDT na gestão estadual de Pernambuco. Mas não apenas isto. com o partido no governo, muda o tabuleiro eleitoral nos municípios e principalmente, na cidade do Recife onde Wolney Queiroz já tinha dito que iria com João Campos e também em Caruaru, onde o ex-prefeito Zé Queiroz deve disputar novamente o comando do município com um partido não na oposição, como se imaginava, mas no Governo.

Raquel Lyra é uma importante eleitora na cidade de Caruaru. Por lá, mais de 60% das pessoas de acordo com pesquisas devem votar em quem ela indicar. O nome natural hoje do grupo de Raquel Lyra é o atual prefeito Rodrigo Pinheiro que está filiado ao PSDB e que foi eleito e reeleito na chapa da tucana como vice nos anos de 2016 e 2020.

Mas, política não é algo fixo. O ingresso do PDT no governo de Raquel com certeza trará efeitos eleitorais nos municípios mas muito possivelmente em Caruaru onde Raquel é a grande eleitora. Já no Recife, ainda não se sabe qual será o caminho a ser tomado pela legenda. Um dos prováveis é a possibilidade da atual vice-prefeita Isabella de Roldão de disputar a Prefeitura sendo uma das candidatas de Raquel Lyra. Outra possibilidade que não se mostra muito viável é do deputado federal Túlio Gadelha voltar para o PDT e disputar a Prefeitura. Mas, o cenário não é favorável tendo em vista que hoje, filiado a Rede que faz parte de uma federação com o PSOL, questionar o mandato judicialmente.

No campo da política, Raquel já conseguiu partidos que faziam parte da base de João Campos: o PSD do ministro André de Paula e o PDT de Isabella. Ainda estariam na mira da governadora o MDB, que além de ocupar uma Secretaria na gestão de João Campos tem o seu vereador Samuel Salazar como líder do governo na Câmara. Fora isso, ainda pode desembarcar de vez na gestão de Raquel Lyra o União Brasil.

Tudo isso tendo em vista a eleição municipal de 2024 e também o pleito de 2026.

Posse O Governo de Pernambuco anuncia o gestor público Ismênio Bezerra como secretário estadual da Criança e Juventude. O novo titular toma posse do cargo nesta quinta-feira, em ato no Palácio do Campo das Princesas. A pasta foi criada com a minirreforma administrativa, sancionada pela governadora Raquel Lyra, que dividiu a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas em duas: Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e a Secretaria da Criança e da Juventude.

Banco do Nordeste  O Banco do Nordeste e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) reúnem-se nesta quinta-feira em Recife para divulgar os benefícios da Lei 14.554, que permite a renegociação de dívidas de Agricultores Familiares com recursos do FNE em situação de inadimplência.

Crescimento  O PSD segue crescendo visando às eleições deste ano. Uma das conquistas recentes foi  Bosco Silva que é pré-candidato a prefeito de Camaragibe. A ficha de filiação foi assinada pelo ministro André de Paula na sede do partido.

Segundinho  Em ascensão na cidade de Altinho, Segundinho (como é conhecido) se filiou ao PSDB para disputar a Prefeitura da cidade. O que se comenta por lá é que a oposição deve se unir em torno de seu nome o que promete dar um trabalho para o prefeito Orlando do PSB.

Carnaval  A governadora Raquel Lyra liderou reunião com as forças operacionais da Secretaria de Defesa Social (SDS) ontem na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias para garantir a segurança dos foliões em todo o Estado durante os dias da festividade.

O xadrez de João Campos

A ingenuidade do PT salta aos olhos frente à resolução da legenda sobre as eleições municipais deste ano no Recife. Quando se observa o comportamento do partido em outros Estados, o fosso é ainda muito maior. A impressão que passa, diante de tamanho amadorismo, é que os dirigentes e lideranças estaduais possam estar construindo as bases para engrossar o discurso frente a João Campos (PSB).

Se isso for verdadeiro, podem escapar. Mas do jeito que se comportam, no final ficarão pendurados com um pincel nas mãos, sem escadas. O PT tem o presidente da República, dois senadores, um deputado federal, três deputados estaduais (dos quais um ex-prefeito do Recife eleito, reeleito e que fez o seu sucessor), e uma legenda com grife consolidada no eleitorado urbano.

Mas, apesar de todas essas credenciais, insiste surpreendentemente em se manter engessado na sucessão da capital, refém, à deriva, à espera da decisão de um só protagonista no jogo: João Campos. Haja dialética para entender essa estratégia, incomparavelmente infeliz nas últimas décadas!

A resolução da Comissão Executiva Nacional do PT, de 28 de setembro do ano passado, no seu item 4, indica que o partido tem até 15 de abril de 2024 para decidir se lança candidatura própria, ou se apoia postulações de outras legendas. Esse também é o prazo que o prefeito está trabalhando, naturalmente. E, certamente, como a expressão popular traduz nestas condições, para “cozinhar o galo” até onde for possível.

Se João Campos e o PSB decidirem entregar a postulação de candidatura a vice-prefeito na sua chapa favorita às eleições, o que é pouco provável, o PT crava sua condição de personagem secundário no Recife. Caso João Campos siga fielmente a sua estratégia de sair candidato a governador em 2026, tendência natural, o PT não será contemplado na chapa majoritária.

E aí está o efeito fatal da jogada “xeque-mate” que o prefeito está dando nos petistas. Em português claro: Inviabilizar, no tempo hábil, qualquer possibilidade de o PT lançar um candidato competitivo nas eleições, em função da dinâmica política e do calendário eleitoral.

A política não é para amadores!

Máxima macielista – O que corre nos bastidores é que João escolherá um vice da sua absoluta confiança, sem se submeter aos caprichos do PT. Se tiver aprendido como o pai, o ex-governador Eduardo Campos, evidentemente que irá tirar do bolso do seu colete o companheiro de chapa. Nomes dentro da sua equipe – e até fora também – não faltam. Como dizia Marco Maciel, João vai adotar a máxima de que quem tem prazo, não tem pressa.

Duelo sertanejo entre mulheres – Em Sertânia, a 320 km do Recife, pela primeira vez haverá um embate entre duas mulheres na sucessão do prefeito Ângelo Ferreira (PSB): a empresária Pollyanna Abreu (PSDB), candidata da oposição, apoiada pela governadora Raquel Lyra, e a vereadora Rita Rodrigues (PSB), já confirmada pelo prefeito. Sem um nome natural, Ângelo, estrategicamente e orientado por marqueteiros, resolveu optar por uma mulher ao ser alertado do poderio da adversária em pesquisas.

Vai recorrer? – Depois da derrota acachapante ontem no plenário do Tribunal de Contas do Estado, quando o recurso impetrado pelo prefeito João Campos (PSB) para manter servidores estaduais à disposição do município foi aprovado por 5 x 1, o que mais se comenta no mundo jurídico e político diz respeito à reação da governadora, se vai recorrer ou respeitar a deliberação. Se a alternativa for a primeira, Raquel atrairá para si a ira dos sete conselheiros do TCE.

Relator fala em arbitrariedade – “Discricionariedade não pode ser confundida com arbitrariedade”, disse o conselheiro Eduardo Porto, em seu relatório. O tema caiu nas mãos dele porque é o relator das contas da Secretaria de Administração (SAD), acionada na causa em questão. O plenário fez uma pequena alteração, dando também uma transição de 120 dias para outros 16 cargos de gerência da Prefeitura do Recife, além dos já contemplados na cautelar anteriormente deferida.

Algo a mais, além de avião de carreira? – Ainda em relação à sessão do TCE, ninguém entendeu o voto do conselheiro Carlos Neves, o único em favor da governadora Raquel Lyra. Em tempo: foi nomeado pelo ex-governador Paulo Câmara e antes de assumir o cargo vitalício trabalhou na coordenação das campanhas majoritárias do PSB. Por fim, seu embasamento jurídico em contraponto aos cinco votos em favor do recurso de João Campos não encontrou guarida em nenhum colega da corte.

CURTAS

MUITO ESTRANHO – O presidente Lula (PT), acredite se quiser, escolheu o advogado José Rodrigo Sade para assumir vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O jurista completará a turma que vai julgar o pedido de cassação do senador Sérgio Moro (União) no TRE-PR e, após sua nomeação, a data deste julgamento deverá ser marcada.

RESTRIÇÃO DE PODERES – O ex-ministro da Justiça e senador Flávio Dino (PSB-MA), que está prestes a assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, ontem, ações do Senado para restringir poderes da Corte. Segundo Dino, há “falsas soluções” sendo colocadas em debate, como a defesa do impeachment de ministros do STF.

TUPARETAMA – O deputado Waldemar Oliveira (Avante) confirmou, ontem, o vereador Danilo Augusto, de Tuparetama, como pré-candidato a prefeito pelo partido. Danilo está no terceiro mandato, foi presidente da Câmara por duas vezes e é apontado como o principal líder da oposição.

Perguntar não ofende: Depois do PDT indicar um secretário na gestão de Raquel, José e Wolney Queiroz viraram mudos?