| | | Giro Pelos Blog’s ( 09/02/2024 ) /// Sexta-feira | | |

blog do FinFa

Atrás de recursos -O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve acompanhado do deputado estadual Aglailson Victor, teve uma reunião com o Secretário Estadual de Mobilidade e nfraestrutura, Diogo Bezerra, para tratarmos dos últimos ajustes para liberação da construção da estrada que liga Custódia ao povoado Ingá. “Essa tão sonhada obra para região, beneficiará tmb o povoado Caiçara, os distritos Samambaia e Maravilhas e toda região circunvizinhas. Estamos correndo contra o tempo para darmos a largada inicial e continuarmos fazendo a boa história de Custódia!”, disse Manuca.

Destaque – O Banco do Nordeste foi destaque no evento realizado pelo Governo Federal, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira. Em 2023, o volume de financiamentos do BNB em Minas Gerais cresceu 67% no comparativo com 2022. Além disso, o presidente Lula deu uma notícia muito esperada pelos produtores rurais mineiros e nordestinos: a autorização para o Banco do Nordeste renegociar contratos e prorrogar prazos para os clientes residentes em municípios atingidos pela seca. Uma ação fundamental para que os agricultores e pecuaristas se reorganizem e tenham condições de superar as perdas causadas pela estiagem.Presenteando – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, continua seu compromisso de apoio às gestantes da nossa comunidade, presenteando-as com banheiras todos os meses. Um gesto que celebra a vida e fortalece os laços de amor e cuidado com as mulheres do município.Reunião – O prefeito de Flores, Marconi Santana, teve uma reunião com os motoristas do transporte escolar, enfatizamos nosso compromisso contínuo em oferecer um serviço de excelência para nossa comunidade escolar. “Destaquei com orgulho os investimentos realizados na manutenção de toda a frota de ônibus escolar, visando garantir um transporte seguro e confortável para nossos alunos e alunas neste novo ano letivo. Cobramos, mais uma vez, um atendimento impecável e zelo constante com os veículos, assim como um tratamento respeitoso e acolhedor com os alunos e alunas”, disse o gestor florense.

Você sabia – Que a Escolas Romero Dantas e Escola São José Professora Rosa do Prado, serão as primeiras unidades da Rede Municipal de Ensino a se beneficiarem com a política pública de São José do Egito. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, no dia 20 de novembro de 2023, o Programa Escola em Tempo Integral, com o objetivo de implementar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica do município. O Programa é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Município de São José do Egito, que visa ampliar o acesso à educação em tempo integral e prevê a oferta de uma jornada escolar de 7 horas diárias ou 35 horas semanais, com o objetivo de garantir um desenvolvimento integral dos alunos, nos aspectos cognitivo, socioemocional e cultural.“Para mim é uma grande honra estar aqui nesse momento histórico”, pontuou a secretária de educação, Selma Leite.

Disse – “Promessa cumprida. Fizemos o desafio com os meninos do brega, através de Neiff. No início era brincadeira, mas virou sério. Quando eu andava na rua, muita gente perguntava se eu já tinha almoçado e se ia ‘nevar’. Isso também significa um ato de respeito e valorização da nossa gente, da juventude, da periferia, de uma área da cidade de gente forte, guerreira, resiliente, criativa e com uma capacidade extraordinária. No Carnaval e em nenhum local da vida cabe preconceito”. (Prefeito do Recife, João Campos, após “nevar”, descolorindo os cabelos antes da abertura oficial do Carnaval, quinta (8), o prefeito do Recife)

Ponto facultativo – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, decretou ponto facultativo para os servidores municipais dos órgãos públicos e autarquias municiais durante os dias 12, 13 e 14 deste mês corrente.

Frase – “Estamos investindo muito mais na segurança nesse ano, garantindo a integração das operativas por meio da tecnologia. Todos nós estamos trabalhando para garantir o maior e melhor carnaval do Brasil”. (Governadora Raquel Lyra, na abertura do carnaval de Olinda)

Carnaval – Esta Coluna só volta a ser publicada na próxima quinta-feira (15), após o carnaval. Desejo a todos um carnaval de paz, alegria e muita diversão.

Perguntar não ofende – Como fica a situação da governadora Raquel Lyra, com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, após a entrada do PDT no seu governo?

Nenhuma descrição disponível.A dinâmica política em Pernambuco está prestes a experimentar uma mudança significativa com a decisão estratégica da governadora Raquel Lyra. Segundo informações apuradas pelo meu blog, após o período de Carnaval, a gestora estabelecerá um gabinete na cidade de Caruaru, consolidando assim sua presença na principal base eleitoral. Atualmente, a Procuradoria da Fazenda do Estado já conta com assessores do governo despachando na cidade.

A iniciativa de descentralizar parte das operações do Poder Executivo Estadual para Caruaru é uma estratégia que visa estreitar os laços com o interior e fortalecer a representatividade do governo em diferentes regiões. Este movimento não apenas simboliza uma aproximação com o povo caruaruense, mas também visa criar um ambiente propício para a implementação de políticas públicas mais alinhadas às demandas locais.

A descentralização administrativa, ao levar parte das atividades governamentais para fora do Recife, é uma abordagem que ganha relevância ao proporcionar maior igualdade no acesso aos recursos e decisões estaduais.

Esse movimento estratégico também influenciará o cenário político local, principalmente às vésperas das eleições municipais de 2024 em Caruaru. Rodrigo Pinheiro, que era vice e assumiu como prefeito quando Raquel Lyra deixou a prefeitura para concorrer ao governo estadual, agora busca a reeleição. O apoio de Raquel, aliado ao possível alinhamento com Zé Queiroz e o PDT, pode redesenhar o tabuleiro político na cidade.

A possível aliança entre Raquel Lyra e figuras importantes como Zé Queiroz poderia criar uma situação difícil de se contornar, impactando diretamente a dinâmica eleitoral. Ainda há muitos desdobramentos a serem observados, e a configuração final dependerá das negociações políticas e alianças que se concretizarão nos próximos meses.

A presença mais constante de Raquel Lyra em Caruaru, além de uma estratégia administrativa, torna-se também um fator crucial no xadrez político municipal, onde as peças estão em movimento e as articulações ganham complexidade, desenhando os contornos da corrida eleitoral de 2024 na cidade.

Segurança – Nesta sexta-feira (9), às 11h30, a governadora Raquel Lyra estará no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) para conferir as operações das forças de segurança para o carnaval 2024. As polícias Militar, Civil, Científica, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Corregedoria Geral da SDS e a Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI) atuarão de forma intensiva em todos os polos de folia do Estado. Para este ano, o investimento nas forças de segurança é de R$ 12,2 milhões.

PF – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse lamentar a operação da Polícia Federal desta 5ª feira, que apreendeu seu passaporte e mirou aliados como ex-ministros e ex-assessores ligados ao seu governo.

Governo – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reuniu-se com o alto comando das Forças Armadas nesta 5ª feira. Indagado sobre a operação Tempus Veritatis, da PF, que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e vários integrantes da área militar, o ministro disse: “Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Cabe às Forcas Armadas apoiar a decisão da Justiça”.

Mundo – A Suprema Corte sinalizou na quinta-feira (8) que está preparada para apoiar o ex-presidente Donald Trump e se defender de um grande desafio à sua elegibilidade para estar na cédula das primárias republicanas no estado do Colorado.

Nenhuma descrição disponível.Filho do ex-prefeito e ex-deputado Tony Gel, Tonynho Rodrigues não esconde de ninguém que faz planos para ficar na diretoria de marketing da Empetur até abril, prazo de desincompatibilização para quem vai disputar a eleição.

Tonynho não descarta ser o tercius para a governadora Raquel Lyra, em Caruaru. Em meio ao imbróglio entre Rodrigo e Zé Queiroz, lançar um terceiro nome poderá ser uma opção.

“Tenho que me colocar à disposição da nossa líder, que é a governadora Raquel Lyra”, disse à coluna, comentando suas andanças recentes no Carnaval da cidade e o investimento em sua comunicação.

Resta saber se Raquel vai preferir lançar um candidato que fuja à polarização hoje criada ou se opta pela neutralidade. O fato é que ela e o presidente Lula são de longe os maiores cabos eleitorais da cidade.

POSSE – Como este blog antecipou, hoje o Governo de Pernambuco empossa seu novo secretário de Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, sacramentando o ingresso do PDT no governo. O ministro Carlos Lupi já confirmou presença.

DE VOLTA –  A informação mais quente que vem de Brasília é que o PSB não vai desembarcar mais do “blocão” do presidente Arthur Lira. O anúncio oficial acontecerá após o Carnaval. O ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, entrou em campo para conter o movimento da bancada.

FRASE DO DIA: “Questão resolvida”, disse a governadora Raquel Lyra sobre a decisão do TJPE em suspender a greve da Polícia Civil.

NOVO EVENTO – O prefeito João Campos (PSB) inaugurou um novo evento no Recife: a subida do galo na ponte Duarte Coelho. Uma multidão foi conferir de perto e foi recepcionada por uma banda que tocava em um palco montado dentro do rio Capibaribe.

MERECE APLAUSOS – Do outro lado do Recife, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur realizaram um verdadeiro Carnaval pernambucano no Aeroporto. Com direito a bloco e show com Alceu Valença. Essa mesma ação foi feita em várias capitais do país para apresentar os festejos de momo do estado.

ERRATA – Esta coluna trouxe, ontem, a informação de que o vereador e pré-candidato Junior de Irmã Teca teria renunciado. O fato é que erramos, ele pediu uma licença. Portanto, ele continua vereador na condição de licenciado. O que não deixa de ser um fato inusitado: perder a tribuna às vésperas da eleição.

PINGA-FOGO: Rueda vai vencer a disputa com Bivar?

O juiz vem ai!

Há muitos anos, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, paga um preço elevadíssimo por não ter sorte – ou apostado errado – na escolha dos seus gestores. Os últimos, incluindo a prefeita Nadegi (Republicanos), talvez a pior experiência de todos, sugaram o último vintém dos cofres da viúva na construção do nada com nada, a revelação do caos.

Há os que têm forte culpa no cartório e ainda botam o bloco na rua, tentando iludir a população, mais uma vez. Enquanto São Lourenço da Mata, vizinha de porta em porta, reencontrou-se com Vinícius Labanca (PSB), gestor com altíssimos índices de aprovação, Camaragibe vai na contramão, crescendo feito rabo de cavalo – para baixo.

Esta semana, de passagem pela cidade, ouvi de um cidadão uma frase que me chamou atenção: “O juiz vem aí”. Fui procurar saber de quem se tratava. É o juiz aposentado Luiz Rocha, que, dentre outras façanhas, exerce um ativismo jurídico em defesa da gente mais humilde e sofrida. No Polo da Maconha, no Alto Sertão, onde atuou inicialmente, deu uma acelerada nos processos criminais e conciliou famílias que viviam em confronto há mais de 20 anos.

Ficou conhecido pela sua atuação no primeiro litígio judicial sobre transplante de órgãos no Estado. Como titular da 1ª Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios, deu rápido desfecho para recaptura de um caso famoso, envolvendo um fugitivo israelense traficante de órgãos. Acionou a Interpol e o recambiou da Itália para Pernambuco.

Enfrentou em 2015 a maior rebelião de presos no País, envolvendo sete mil detentos do Complexo Prisional do Curado, sendo o seu grande pacificador. Recentemente, com uma canetada, determinou a interdição e desocupação do Edifício Holiday, em Boa Viagem, diante dos graves riscos de incêndio. Atuou de forma humanizada, sem qualquer incidente, uso de força ou violência.

Desde 2017, atua no movimento humanitário “Justiça para todos”, projeto social, de forma didática, numa rede escolar popular, com destaque pelas redes sociais. Leva informações presencialmente nas comunidades menos favorecidas também, ensinando como proceder em questões básicas de Direito e Cidadania.

Rocha é pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PP, já está com o bloco nas ruas. Talvez seja a novidade que a população esperava, não como justiceiro nem tábua de salvação. Mas dando a quem não tem nada e anda tão desapontado com a política, a chance de apostar em algo diferente, uma gestão pautada pela justiça, não pela bandalheira.

Fim da polarização – Em contato com o blog, o juiz Luiz Rocha afirma que recebeu a convocação do seu partido e está animado para quebrar a polarização histórica em Camaragibe entre o grupo da atual prefeita e Jorge Alexandre, ex-prefeito. “Nosso discurso será pautado em gestão de qualidade, honrada, com justiça social, em benefício da grande maioria da população desassistida”, diz o magistrado, que se aposentou recentemente para abraçar seu projeto político.

Vergonhoso para o PT – Em entrevista ontem ao Frente a Frente, o deputado estadual João Paulo, uma das lideranças mais expressivas do PT no Estado, foi de uma sinceridade invejável. Disse que será uma vergonha para a legenda petista não emplacar a vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito João Campos (PSB). “Imagine o desgaste monstruoso se o PT não ficar com a vice? Acredito que será até um certo rebaixamento para o partido no Recife, pelo que ele representa na cidade e em Pernambuco, principalmente, com o presidente Lula de volta ao poder”, desabafou.

Estado de sítio – Muito grave e preocupante a notícia de que a Polícia Federal encontrou, ontem, no escritório do ex-presidente Jair Bolsonaro, localizado na sede do PL, em Brasília, uma minuta de discurso em que seria anunciada a decretação do estado de sítio no Brasil. Segundo o que vazou, o texto do discurso dizia que a decretação do estado de sítio seria necessária “para restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil”.

Uma imagem vale por mil palavras – Era de aparente constrangimento a imagem do ex-deputado Wolney Queiroz, filho do ex-prefeito de Caruaru, Zé Queiroz, ambos adversários históricos da governadora, nas fotos em que aparece ao lado da tucana, no Palácio das Princesas, no ato de posse do secretário, um ilustre desconhecido, que vai representar o PDT no secretariado de Raquel.

Momento histórico – Para o ex-deputado Maurício Rands, que comenta no Frente a Frente, setores dominantes das Forças Armadas praticam golpes desde 1889. “Na ditadura de 64, a sua maioria apoiou a tortura, o exílio e a prisão dos democratas e da esquerda. Ressalva para uma fração menor das FFAA, a nacionalista e democrática, que sempre existiu. Muitos desses últimos, aliás, foram punidos pelo Regime Militar de 64. Veio a anistia, os militares golpistas nunca foram punidos. Agora, pela primeira vez em nossa história, coronéis, generais e almirantes estão sendo presos ou punidos por atos golpistas. Importante registrar que, nessa tentativa de golpe bolsonarista, houve generais e almirantes do Alto Comando que não concordaram com o golpe. Essa recalcitrância de generais, como Freire Gomes, foi fator importante para que hoje não estivéssemos vivendo sob uma ditadura”, avaliou.

CURTAS

UMA NULIDADE – Da ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB), ontem, em vídeo pelas redes sociais: “Tivemos um deputado federal, Zeca Cavalcanti, por quatro anos, que não mexeu uma palha para viabilizar o distrito industrial. Anunciou R$ 60 milhões que nunca chegaram, e nenhuma empresa se instalou. Um tempo perdido, sem dúvida”. À época do anúncio, segundo ela, Zeca chegou a espalhar diversos outdoors anunciando os recursos.

FPM MAIOR – O valor do primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de fevereiro, a ser depositado hoje, aponta crescimento na comparação com o repasse equivalente ao mesmo período de 2023. Retirando os efeitos da inflação entre os períodos, os repasses apresentaram expansão real de 1,35%.

PERNAS PARA O AR – A partir das 18 horas desta sexta-feira, este blog fica sem atualização até a próxima Quarta-Feira de Cinzas, em razão do período carnavalesco. Aproveito este período para refrescar a cuca. Bom carnaval a todos os que perdem seu tempo lendo esta coluna diariamente!

Perguntar não ofende: Pernambuco terá o carnaval mais seguro do País, segundo a promessa da governadora ?

João Campos vira trend 

Um dos prefeitos mais jovens do Brasil, João Campos possui atualmente a condição de melhor gestor do país em termos de avaliação. O socialista, que iniciou o quarto ano da sua gestão, atingiu 1,2 milhão de seguidores no Instagram e quase 300 mil no TikTok, considerada a rede social de maior engajamento entre os mais jovens.

Recentemente o prefeito atingiu a marca de 11 milhões de contas alcançadas no Instagram, evidenciando sua popularidade e a eficiência de sua comunicação, que é simples, direta e atinge todas as camadas da sociedade. Esse movimento deverá ter desdobramentos na eleição, amplificando a sua já elevada aprovação.

Na véspera do carnaval, João Campos conseguiu pautar as discussões das redes sociais se ele irá ou não platinar o cabelo para passar o carnaval. Todos estavam na expectativa para a decisão do prefeito, que ontem mostrou em um vídeo em seu Instagram seu cabelo descolorido e passará o carnaval com o cabelo platinado.

O socialista tem mostrado que não basta apenas fazer uma gestão de entregas, é preciso ter sintonia e sinergia com a população, tornando-se um case para todo o Brasil que é possível mesclar uma boa gestão com uma comunicação eficiente e ter como resultado uma expressiva aprovação perante os eleitores.

Multa – Por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral aplicou multa de R$ 15 mil a Jair Bolsonaro (PL) por propagar “desinformação e notícia falsa”, que associava o então candidato a presidente Lula (PT) com a organização criminosa PCC, durante a campanha eleitoral de 2022. O TSE determinou, ainda, a imediata remoção do conteúdo impugnado. Os ministros Nunes Marques e Raul Araújo julgaram a ação improcedente, por considerarem que a publicação não extrapolou os limites de uma campanha eleitoral, mas ficaram vencidos.

Fidelidade – O Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela perda de mandato de Gabriela Rodart Lopes, vereadora eleita em Goiânia (GO). A perda do mandato ocorreu por infidelidade partidária, já que a parlamentar não apresentou a devida justa causa para se desligar do partido. Ao recorrer, a vereadora afirmou que “deixou o partido por conta de grave discriminação política pessoal e falta de espaço e representatividade dentro da agremiação”. Porém, os ministros constataram que isso não ficou demonstrado, entre outras questões. O recente precedente é um alerta para deputados que mudem de partido para concorrer a prefeito em 2024, alertam os juristas da área.

Bom carnaval – Durante os festejos de Momo, ficaremos sem a nossa coluna para um merecido descanso. Desejo a todos um excelente carnaval e até a próxima quinta-feira, quando voltaremos com as informações dos bastidores do carnaval e a expectativa para as eleições deste ano.

Inocente quer saber – João Campos seguirá pautando as redes sociais após o carnaval?

Blog do Silvinho

 João Campos dá show nas redes sociais durante o carnaval

No mundo onde quem usa às redes sociais parte na frente, o prefeito João Campos (PSB) que vai disputar a reeleição neste ano conseguiu um destaque e tanto em plena véspera de carnaval ao aderir a moda de “nevar” o cabelo para às festividades de momo.

Os números fala por si só e mostram porque João Campos é hoje o prefeito mais popular do Brasil. Simplesmente: ele conseguiu o feito de pautar as redes sociais durante um bom período que atingiu o ápice na noite de ontem.

Só no Instagram, rede social mais popular hoje, onde o prefeito João Campos tem hoje quase 1 milhão e seis centos mil seguidores, a quantidade de visualizações do vídeo onde mostra o cabelo nevado é gigante. Até o momento em que escrevo esta coluna, João Campos tinha atingido mais de 9 milhões no reels. Já o segundo vídeo da noite, onde ele aparece dançando ao lado de Anderson Neiff que deu a ideia de nevar o cabelo já batia perto da casa dos 3 milhões.

Isso, vale frisar em uma rede social de um político e de um prefeito de capital do nordeste. A postagem foi comentada por milhares de pessoas incluindo o cantor João Gomes. Com essa estratégia na onda do “nevou” João Campos conseguiu a proeza de chamar a atenção para o carnaval do Recife, o segundo de sua gestão, tendo em vista que os festejos ficaram paralisados durante os anos de 2021 e 2022.

A repercussão na classe política foi intensa. Nas redes sociais, diversos políticos e lideranças fizeram questão de registrar uma fotografia com o prefeito que “nevou”.

Topo Segundo o Google Trends, o assunto “João Campos nevou” dominou às redes sociais em Pernambuco desde o final da tarde e a noite de ontem. Ele foi de longe o assunto político mais comentado chegando a superar, em Pernambuco, a operação da polícia federal que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nordeste  Não apenas em Pernambuco, mas na maioria dos estados do nordeste e até mesmo ultrapassando a fronteira, o assunto “João Campos nevou” foi motivo de busca. Isso é algo que nenhum prefeito de capital conseguiu fazer para chamar a atenção para o carnaval da cidade como bem fez o prefeito recifense.

PDT na gestão O PDT ingressou na gestão do governo Raquel Lyra e chamou a atenção de todos a presença de Wolney Queiroz no Palácio do Campo das Princesas ao lado de Raquel . Ambos já foram aliados outrora e se distanciaram desde o pleito de 2012 quando Raquel não apoiou a reeleição que Zé Queiroz. Em 2016 a tucana derrotou o PSB em Caruaru e foi reeleita em 2020. Agora, no cargo de governadora, a tucana deve administrar sua presença na eleição municipal da cidade tendo em vista que não deverá misturar assuntos municipais com a gestão estadual.

Segurança  A governadora Raquel Lyra estará no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) para conferir as operações das forças de segurança para o carnaval 2024. As polícias Militar, Civil, Científica, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Corregedoria Geral da SDS e a Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI) atuarão de forma intensiva em todos os polos de folia do Estado. Para este ano, o investimento nas forças de segurança é de R$ 12,2 milhões.

Adesão A prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino (PSD), anunciou ontem um reforço de peso em sua campanha pela reeleição. Trata-se do Sargente Bergue que disputou contra a atual prefeita em 2020 e ficou em segundo lugar. Ridete é a favorita na cidade para vencer o pleito municipal deste ano.

De volta  o ex-prefeito Joaquim Lapa selou seu retorno ao PSB para disputar um novo mandato de prefeito de Carpina. O político, que já governou o município da Mata Norte de Pernambuco por três vezes, duas delas pelo PSB, declarou estar animado com a nova etapa de sua caminhada.

Repúdio  O PL de Pernambuco, repudiou a operação da PF realizada ontem contra integrantes da legenda considerando uma perseguição política. “O PL Pernambuco, através do seu presidente, das bancadas federal e estadual, dos prefeitos e vereadores e de todas as suas lideranças, manifesta o seu repúdio aos fatos que vêm se sucedendo nos últimos meses, aos quais qualificamos de perseguição e tentativa de criminalização das atividades políticas. Prestamos a nossa solidariedade a todos que estão sendo vítimas dessa violência, em particular ao presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto” afirma a nota.