| | | Giro Pelos Blog’s ( 11/Junho/2024 ) ///Terça-feira | | |

blog do FinFa

Honraria – O deputado estadual José Patriota (PSB) receberá o título de presidente de honra da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Eleito cinco vezes para comandar a associação, ele será homenageado durante assembleia extraordinária a ser realizada nesta terça-feira, 11 de junho, na sede da Amupe. “Para nós, que fazemos o municipalismo pernambucano, é uma honra conceder a Patriota essa homenagem. Tive o privilégio de compor com ele uma diretoria e o tenho como mentor na forma de gerir a Amupe”, apontou o presidente da associação e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.

Realiza – A Prefeitura Municipal de Custódia, juntamente com a Comissão Municipal de Articulação das Comunidades Quilombolas de Custódia e Escolas Quilombolas do município, estarão realizando o 1° QUI – JUNINO das Escolas Quilombolas, que vai acontecer no próximo dia 21 de junho a  partir das 16 horas, no distrito de Quitimbu. Apresentações culturais, comidas típicas, brincadeiras e muita animação, entre outras atrações, estarão no evento. Reúna sua família, vista seu traje típico e vamos juntos dançar muito forró no maior São João da região de Quitimbu.

Anunciou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, acompanhado do vice-prefeito Chico de Laura e do secretário de Agricultura Ednaldo Gomes, anunciou que o Governo Municipal está implantando o sistema de abastecimento de água no Sítio Penha, que beneficiará diversas famílias da localidade. “Isso representa mais qualidade de vida para os moradores promovendo o desenvolvimento da zona rural”, disse o gestor.

Seminário – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) promove nesta terça-feira (11/06) o seminário “Eleições 2024: Novas Regras”. O evento pretende atualizar e capacitar o público sobre as mudanças ocorridas na legislação eleitoral, o que envolve servidores e gestores públicos, os próprios candidatos, advogados eleitorais e dirigentes partidários, além de outras pessoas que tenham interesse sobre o tema. O seminário será realizado no auditório Sérgio Guerra, no prédio-sede da Alepe, no Recife, das 8h às 17h.  Quase 900 pessoas se inscreveram para participar da programação.

Agenda – A governadora Raquel Lyra, participa nesta terça-feira (11), às 10 horas no Ministério da Fazenda na Esplanada dos Ministérios em Brasília, da Reunião do Conselho Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS).

Frase – “Não serei candidato à reeleição em 2024. Estou com o coração apertado, irei sentir falta de muita coisa, principalmente de cuidar das pessoas, mas preciso obedecer. Eu não faço aquilo que eu quero fazer, só faço o que Deus permite”. (Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, quando desistiu de disputa a reeleição)

Disse – “Fábio tem meu respeito e todo o meu apoio. Um homem de caráter, fé e coragem. Sua decisão corajosa mostra sua integridade. Quem teme a Deus, escuta e obedece. Siga firme o propósito de Deus e lembre-se que você, sua família e todos os amigos e amigas de Santa Cruz do Capibaribe podem contar sempre comigo. Estamos juntos”(Deputado federal, Felipe Carreras)

Você sabia? – Que os irmãos prefeitos Luciano Torres (Ingazeira) e Zeinha Torres (Iguaracy), em uma ação mútua, realizaram o roço da PE-283 que liga o Trevo da PE-292 até o município da Ingazeira.Foto:Finfa

Hoje – O Governo Municipal de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza hoje na Câmara dos Vereadores às 9 horas, Audiência Pública da Saúde, onde haverá apresentação das ações do primeiro quadrimestre de 2024.

Perguntar não ofende – A moda pegou em algumas prefeituras, com funcionários fantasma, que recebe sem trabalhar?

Fala PE

Quem acompanha as entrevistas e os discursos da governadora Raquel Lyra já percebeu a repetição de uma referência aos “invisíveis”, sempre que ela anuncia ações que vão beneficiar as camadas da sociedade historicamente esquecidas pelos governantes. De certo modo, a entrega de 184 ônibus escolares, nesta segunda-feira (10), em Caruaru, feita pelo Governo do Estado, foi mais uma medida que beneficia invisíveis. Neste caso, municípios.

Os 184 ônibus serão destinados a cada um dos municípios do Estado. Não por acaso. Há um simbolismo muito claro nessa entrega: o recado de que o Governo não fará distinção entre um município e outro, seja por causa da localização, ou do potencial turístico e econômico, tirando alguns lugares do esquecimento em relação aos investimentos das gestões estaduais. Porque os municípios são formados por pessoas. E a ideia é que todas elas se sintam vistas por um Governo que é do Estado, não de regiões específicas.

A entrega em Caruaru faz parte do programa Juntos pela Educação, cuja meta é garantir uma educação mais abrangente em Pernambuco. Mas esse papel, de abraçar todo o Estado a partir das políticas públicas, está presente em outros programas da atual gestão. São os casos, por exemplo, do Mães de Pernambuco, do Bom Prato e do Morar Bem PE. Nos três casos, as ações estão beneficiando pessoas de todas as partes do Estado.

Seja investindo em uma educação inclusiva, oferecendo um subsídio a mães em situação de vulnerabilidade, garantindo segurança alimentar ou reduzindo o déficit habitacional no Estado, todas essas iniciativas confirmam o Governo presente em todo o Estado e revelam a governadora trabalhando sem olhar para bandeiras partidárias, com atenção voltada apenas pelo bem comum.

Olinda I    Em entrevista à Rádio Folha FM, o senador Humberto Costa (PT), presidente do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, foi categórico ao afirmar a pré-candidatura do vereador Vinicius Castello (PT) à Prefeitura de Olinda como uma das prioridades da executiva nacional do PT. “O presidente Lula (PT) terá uma presença maior em Pernambuco durante a campanha. E Olinda, com Vinícius Castello, é prioridade”, definiu Humberto.

Olinda II    A declaração de Humberto Costa (PT), direta ou indiretamente, acaba por pressionar os demais partidos que integram a base aliada do presidente Lula (PT). A ministra da Ciência, Inovação e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), abdicou da disputa pelo Palácio dos Governadores, mas enquanto a situação segue a postos, a oposição parece ainda não se entender. E o tempo é curto.

blog do Elielson

Com mais de 80% de aprovação e com uma reeleição bem consolidada, o prefeito Fábio Aragão (PSD) surpreendeu a todos e anunciou, através de live, que não irá disputar a eleição deste ano. Ele justificou alicerçado em um recado divino. Fábio nunca escondeu sua religiosidade, inclusive, por ser membro da Igreja Adventista do 7º dia, não comparecia a eventos de campanha e de gestão entre sexta e sábado.

Ao tirar seu nome do jogo eleitoral, ele lançou de pronto seu vice-prefeito Hélio Aragão e se colocou como cabo eleitoral. Fábio se tornou candidato em 2020, após a morte do seu pai, o ex-vereador Fernando Aragão, vítima da covid-19. O empresário, ao poucos, foi consolidando sua liderança e ganhando a confiança da população. Chega ao quarto ano do mandato com uma força política e eleitoral como poucos da região. E, num verdadeiro fato inusitado, abdica de tudo isso em nome da fé.

AGENDA POSITIVA – Nas últimas semanas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem imprimindo uma agenda positiva em sua gestão, com entregas e números que animam, a exemplo da segurança. Ontem, focada na educação, realizou o seminário Juntos pela Educação e entregou 184 ônibus, ou seja, um para cada município do estado.

ENCONTRO COM LULA – Está na agenda do presidente Lula um encontro com a governadora Raquel Lyra, hoje, às 10h, no Palácio do Planalto. O presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, que também é pernambucano, estarão no encontro. Ações concretas para os prédio-caixão de Pernambuco deverá ser a pauta do anúncio.

UM POR SEMANA – Mais um encontro com a governadora Raquel Lyra acontece após liberar recursos e várias ações para a cidade do Recife na semana passada. Lula quer agradar a todos e sonha em ter o apoio de todos os lados. O presidente já disse em entrevista a este blog que tem por Pernambuco “um chamego diferente, como um filho mais novo”.

FRASE DO DIA: “Estarei na campanha e serei o melhor cabo eleitoral do Brasil”, disse o prefeito Fábio Aragão (PSD) ao anunciar que não disputará a reeleição.

RÁPIDAS

DNA DE MARÍLIA – Enfim, a ex-deputada e dirigente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, indicou um aliado na gestão do seu primo e prefeito do Recife, João Campos (PSB). O escolhido foi o jornalista Ed Ruas, que assume a Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife.

AFINANDO O DISCURSO – O pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD), foi recebido pelo ex-senador Armando Monteiro Neto em seu escritório. Eles debateram os desafios da capital pernambucana e afinaram o discurso para a campanha. Monteiro crê que o pleito do Recife poderá ter dois turnos e apresentar fatos novos.

ENTREGUE ÀS BARATAS – Uma das potências do turismo pernambucano, a Ilha de Itamaracá está vivendo um dos seus piores momentos. A gestão municipal fica inerte, faltam recursos e articulações. As chuvas estão tornando as ruas intransitáveis. A ilha de “encantos mil”, cantada por Reginaldo Rossi, ficou no passado.

PINGA-FOGO: A saída de Fábio Aragão vai mudar o cenário eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe?

Blog do Edmar

Reviravolta em Santa Cruz do Capibaribe 

Eleito em 2020 após o falecimento do seu pai, Fernando Aragão, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, realizou uma gestão exitosa que possui expressiva aprovação da população, e ao que tudo indicava, caminhava para uma reeleição tranquila, mas ontem ele surpreendeu a todos ao anunciar a decisão de não tentar a reeleição e lançar o seu vice, Helinho Aragão, como nome para a disputa.

Apesar de os dois terem forte capital político, indiscutivelmente a população de Santa Cruz se preparava para renovar o mandato de Fábio, a transferência de voto é algo que não acontece automaticamente e dado o histórico das eleições anteriores, tudo leva a crer que a disputa será mais dura agora do que seria num ambiente de tentativa de reeleição.

Adversários do prefeito ficaram atônitos com a decisão, pois se preparavam para um cenário mais duro, evidentemente que agora terão que reavaliar a estratégia, uma vez que as chances de vitória, antes escassas, passam a ser maiores, então acaba que o desafio que era mais para a oposição, passa também para a gestão, que por mais que existam motivos plausíveis alegados pelo prefeito, será questionada por uma decisão tão abrupta.

Santa Cruz, que surpreendeu ao dar a maioria dos votos a Jair Bolsonaro contra Lula em 2022, poderá ter uma eleição bastante atípica agora com essa mudança de quadro. Caberá a Helinho Aragão, juntar a base governista e construir uma narrativa inteligente para lograr êxito, enquanto Alessandra Vieira e Robson Ferreira terão que utilizar a decisão de Fábio a seu favor com o objetivo de desgastar o nome lançado pela gestão.

Harmonia – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, esteve reunido com o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto num almoço descontraído na semana passada no tradicional Restaurante Leite. Quem acompanhou o encontro percebeu a harmonia entre o legislativo e o judiciário, evidenciando que o diálogo é o melhor caminho para solucionar as demandas de Pernambuco.

Campus – O presidente Lula anunciou a criação de um novo campus da UFPE em Sertânia, Pernambuco. A iniciativa foi articulada pela senadora Teresa Leitão, que entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, o pedido formal. Teresa destacou que a expansão do ensino superior no interior é uma política retomada com força total pelo governo.

Articulação – Graças à articulação da senadora Teresa Leitão, Sertânia, em Pernambuco, terá um novo campus da UFPE. Teresa ressaltou que a iniciativa não apenas ampliará o acesso ao ensino superior, mas também gerará empregos e impulsionará o desenvolvimento regional.

Live – O pré-candidato a prefeito de Bonito, Dr. Ademir Alves (MDB), tem recorrido às lives nas redes sociais para discutir temas da cidade. Postulante oposicionista, o emedebista quer apresentar um projeto de verdadeira transformação para a cidade e por isso tem utilizado o diálogo para discutir os temas de Bonito.

Inocente quer saber – A gestão terá dificuldades de se manter no poder em Santa Cruz do Capibaribe após a desistência do prefeito Fábio Aragão?

Blog do Silvinho

Rodrigo lidera, mas Queiroz é forte

A pesquisa divulgada pelo Instituto DataTrends deu mais uma demonstração de que se a eleição fosse hoje em Caruaru, agreste de Pernambuco, o atual prefeito Rodrigo Pinheiro enfrentaria um segundo turno contra o ex-prefeito José Queiroz, mas, com uma vantagem e tanto para o atual prefeito.

A diferença entre ambos é de 14 pontos entre o prefeito Rodrigo e o ex-prefeito José Queiroz, mas quem está em evidência até o momento é Rodrigo Pinheiro. Quando de fato a campanha se iniciar pra valer, com guias eleitorais, entrevistas, debates, esses números podem mudar tranquilamente. Para quem estava esperando um cenário onde Rodrigo já bateria de cara próximo aos 40% ficou em alerta. A eleição de Caruaru caminha para ser disputadíssima.

Rodrigo goza do prestígio de ter ao seu lado a maior cabo eleitoral e eleitora da cidade que é a governadora Raquel Lyra que tem feito os maiores esforços para deixar claro seu apoio incontestável ao prefeito. Além disso, ainda falta saber se será este mesmo o cenário a ser levado até o final da pré-campanha e início da campanha. Será que vamos ter todos esses nomes disputando a Prefeitura de Caruaru?

Outro fator se dá pela escolha dos vices. Rodrigo trabalha nomes que eram do seu primeiro escalão. Vale lembrar que em entrevista recente o prefeito acenou para a preferência de uma mulher ocupando a vaga. No entanto, na semana passada o assessor especial do prefeito, Anderson Luiz foi exonerado o que abriu a possibilidade de ser ele o escolhido para a vice. Já José Queiroz ainda não desistiu de ter como vice o ex-deputado Delegado Lessa (Republicanos) embora sofra resistências de lideranças do PT de Caruaru.

O jogo está só começando.

Nos municípios  A governadora Raquel Lyra escolheu ontem a cidade de Caruaru para fazer a entrega de 184 ônibus escolares para todos os municípios pernambucanos. “Estamos aqui para garantir que os municípios possam cumprir o seu papel no transporte dos estudantes” disse Raquel para uma plateia que estava repleta de prefeitos, secretários, deputados e lideranças políticas de todo o Estado.

Caruaru  A escolha de Caruaru como sede para a entrega dos ônibus escolares reforçou a presença da força e o destaque que o interior pernambucano vem conquistando na gestão de Raquel Lyra. Também serviu para que o prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, tivesse mais uma oportunidade de como anfitrião reforçar a presença política da governadora Raquel Lyra que é sua principal cabo eleitoral neste pleito.

Surpreendeu

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, surpreendeu a todos ao anunciar ontem através de uma live sua desistência da corrida eleitoral no município. O prefeito também aproveitou o momento para anunciar Helinho Aragão, seu atual vice-prefeito, como o seu substituto na disputa.

Como vai ficar  Agora, é aguardar os próximos dias para ver como vai se desenrolar o cenário político da cidade, tendo em vista que o gestor era o favorito para vencer o pleito. Segundo Fábio Aragão, foi através de uma mensagem divina que o levou a desistir de sua reeleição.

Festival de Inverno  A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou ontem detalhes da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As informações foram repassadas durante solenidade realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O FIG vai ser realizado no período de 11 a 28 de julho e vai contar com mais de 20 polos de cultura e atrações de todo o país.

blog do Magno

A política é diabólica

Filho do ex-vereador Fernando Aragão, um dos políticos mais populares do Agreste Sulanqueiro (que emplacou cinco mandatos de vereador, era empresário do ramo de confecções e morreu aos 69 anos, em 2020, vítima da Covid-19, quando se apresentava como favorito na disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe), o prefeito Fábio Aragão (PSD), 41 anos, tomou, ontem, uma decisão radical: renunciar à disputa pela reeleição.

Aparentemente, teria um novo mandato sem grandes dificuldades, já que, segundo o Instituto Opinião, sua gestão tem aprovação de 84% da população. Em 2020, Fábio, evangélico fiel à doutrina adventista, substituiu o pai, forçadamente, na disputa pela Prefeitura. Ganhou, mas nunca se empolgou pela vida pública. Ao longo do seu mandato, nunca participou de festas profanas, nem muito menos o São João.

Escalou, e escala até hoje, o seu vice Helinho Aragão (PSD), já anunciado como seu substituto na chapa oficial para as eleições de outubro. Apesar de todas as restrições e dogmas da sua denominação evangélica, Fábio sai consagrado como excelente gestor, extremamente aprovado pelos seus conterrâneos. O que motivou a sua decisão de jogar a toalha?

Em nota, o prefeito não escondeu o jogo. Abriu o coração e explicou tratar-se de um aviso espiritual, um recado divino. “Recebi uma ligação de uma pessoa que eu confio bastante, muito cristã, que não sabia que eu estava orando, nunca perguntei nada a essa pessoa e ela disse: ‘Fábio, eu recebi uma mensagem de Deus e você não deve mais ser candidato. O propósito acabou, você já cumpriu o propósito e você agora deve cuidar da sua família”, disse, em nota pelas redes sociais.

Só ficaram chocados os que não compreendem o sentido da vida para os adventistas. Eles possuem crenças evangélicas menos populares, distintas da maioria (mas não de todas) denominações protestantes, tais como a vigência dos dez mandamentos e a guarda do sábado.

Também a criação literal, conforme narrada no livro de Gênesis, da natureza holística do homem, o estado inconsciente dos mortos, o aniquilacionismo e o continuísmo dos dons espirituais – incluindo o dom de profecia. Finalmente, a denominação apresenta crenças peculiares como a escatologia historicista, o remanescente escatológico e a doutrina do juízo pré-advento.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é conhecida, também, por sua ênfase na alimentação salutar e na mensagem de saúde, por sua compreensão indivisível entre corpo, mente e alma, e, enfim, pela promoção dos princípios morais e pelo estilo de vida conservador, temendo a Deus, longe do pecado.

A decisão de Fábio me fez lembrar uma frase do ex-governador Roberto Magalhães: “A política é diabólica, o poder é sagrado”.

SÓ FAÇO O QUE DEUS PERMITE” – Fábio Aragão revelou que vinha enfrentando, há muito tempo, uma luta espiritual e que, até momentos antes de iniciar o anúncio da sua desistência, pedia a confirmação divina. “Não serei candidato à reeleição em 2024. Estou com o coração apertado, irei sentir falta de muita coisa, principalmente de cuidar das pessoas, mas preciso obedecer. Eu não faço aquilo que eu quero fazer, só faço o que Deus permite”, disse.

Surpresa geral – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe não antecipou sua decisão nem ao deputado Diogo Moraes, seu principal aliado no município. “Fomos pegos de surpresa. Ele fez esse anúncio, não conversou comigo nem com os vereadores. Pelo menos todos que ligaram para mim e conversaram comigo também não sabiam dessa decisão. Também o deputado Felipe Carreras, o presidente do PSD, André de Paula, também foi pego de surpresa. Ele ligou para mim, inclusive, querendo saber da veracidade desse fato. Agora, essa questão pessoal, uma questão que remete a Deus, à orientação de Deus. E, neste momento, a gente tem que apoiar, nós que somos tementes a Deus entendemos muito bem”, disse o parlamentar, em entrevista ao site Cenário.

O faroeste pernambucano – A violência continua sem o menor controle no Estado. Uma mulher foi morta a facadas em uma calçada no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. O crime foi filmado por uma câmera de segurança. Imagens mostram o assassino fugindo do local, conforme vídeo mostrado pela TV Globo. O caso é investigado pela Polícia Civil. O assassinato aconteceu na madrugada de sábado passado. Nas imagens, é possível ver a mulher e o homem, que não foram identificados pela polícia, deitados em um colchão no canto da calçada.

O recado de Humberto – Numa entrevista, ontem, à Rádio Folha, o senador Humberto Costa, principal liderança do PT no Estado, deu sinais de como pode ser imprescindível a reação do partido diante da decisão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em não abrir a vice em sua chapa para um petista. “Não há nenhuma razão para temerem um vice do PT. O que um vice do PT pode fazer se for prefeito? Vai fazer o que João Paulo fez, uma grande administração, não vai ter nenhum prejuízo para a população”, afirmou.

Revelações do Fantástico – Duas das cinco mulheres que acusam de estupro o empresário Rodrigo Carvalheira, 34 anos, preso desde quinta-feira, contaram detalhes do que aconteceu no dia em que foram abusadas. Ambas disseram ao programa Fantástico, da TV Globo, que perderam a consciência e, quando acordaram, ele estava por cima delas. Um dos casos narrados aconteceu no carnaval de 2019, após uma festa. “Foram muitas horas de festa, de bebida. E, às 8h, resolvemos ir para a casa de uma amiga nossa. Até que entramos no quarto. Depois disso, eu não lembro mais de nada. Só lembro de Rodrigo em cima de mim cometendo estupro”, afirmou uma das vítimas, que não quis se identificar.

Curtas

AUMENTO – As distribuidoras de combustíveis estão avisando as respectivas redes de postos sobre aumento dos preços a partir de hoje, segundo sindicatos que representam os revendedores. O motivo do aumento seriam os efeitos da Medida Provisória 1.227, que restringe as compensações de créditos de PIS e Cofins e está sendo chamada de “MP do Fim do Mundo”.

SEM EFEITO – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, por sua vez, que a medida provisória (MP) que restringe crédito de PIS/Cofins não deve ter impacto na inflação. De acordo com o ministro, mesmo com as alterações da MP, a devolução dos créditos para as empresas “continua garantida”.

BAIXOU O TOM – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) jogou água na fervura e baixou a temperatura do discurso contra a Medida Provisória 1.227. Em nota, o presidente da entidade, Ricardo Alban, afirmou estar “construindo um caminho para uma boa convergência” com o governo em torno da medida.

Perguntar não ofende: Garfar dinheiro recolhido aos cofres públicos pelas contribuições dos militares ao Sismepe dá impeachment?