1-banner1500x363

14 HORAS TEM MARATONA ENEM

Clique no link abaixo e assista a aula de hoje (11/08). MARATONA ENEM COMEÇA ÀS 14 HORAS.

https://www.youtube.com/c/EstudoPlay   /  WWW.ESTUDOPLAY.COM.BR


||| – Giro pelos Blog’S Quarta-feira 03/08/2022 – |||

Com a campanha eleitoral começando de verdade neste mês de agosto, as pesquisas de intenção de voto vêm se tornando cada vez mais frequentes e aguardadas. Na pesquisa para presidente, o cenário não vem se alterando, mas também não é hora de cantar vitória.

A frente de todas as pesquisas desde o início, o ex-presidente Lula (PT) tem levado a melhor até então sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais candidatos. Porém, se engana quem pensa que Lula já está eleito e que o atual chefe do executivo não tem chance nenhuma.

Segundo o último levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Hoje o presidente tem uma predileção de 40,1% dos paulistas, contra 36,2% de Lula. Vantagem mínima, mas vista com bons olhos pela ala governista.

Embora essa notícia seja considerada animadora, a maré não mudou para o presidente. Seu principal adversário ainda continua tendo a predileção de maior parte do eleitorado, inclusive em regiões importantes como o Nordeste, território lulopetista há duas décadas. Em Pernambuco, por exemplo, Lula terá três candidatos apoiando sua candidatura, enquanto Bolsonaro terá apenas um.

Lula tem tudo para se eleger, e com isso ter um 3° mandato como Presidente do Brasil. No entanto, Bolsonaro sabe muito bem como é jogar contra os números. Quatro anos atrás, ele contrariou as pesquisas de intenção de voto da época, e conseguiu se eleger. Portanto, se tem algo que essa eleição está, é: indefinida.

O povo quer saber: quem vence a eleição presidencial?

blog do FinFa

Expectativa – O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT), postou uma selfie na sua rede social, que encontra-se na expectativa, para a chegada da água do Sistema Adutor do seu município. “Na verdade, de milhares de águas-belenses que, assim como eu, vivem a expectativa para a chegada da água do Sistema Adutor em Águas Belas. E se estamos felizes com o sucesso do segundo teste, olha a alegria da equipe que toca esse projeto tão importante para todos nós! É luta, é diálogo, é parceria pelo povo de Águas Belas! Obrigado, a secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, a Presidente da Compesa, Manuela Marinho e ao Governador Paulo Câmara, o senhor entrará para a história da minha terra!”, escreveu o prefeito Luiz Aroldo.

Comemorando – O prefeito de Itapetim-PE , Adelmo Moura, está comemorando um novo feitio do Governo do Estado com o seu município, e fez questão de postar na sua rede social, sua satisfação. “Através do Governo do Estado, por meio da COMPESA, estamos levando água do São Francisco tratada para famílias de diversas comunidades da zona rural de Itapetim, a partir da Adutora do Pajeú. No Ambó, uma das regiões mais secas do município, estão sendo investidos cerca de R$ 450.000,00, que vai realizar o sonho de mais de 300 famílias dos sítios Ambó, Oitis, Caiana, Lagoa de Dentro e uma parte da Bonita. Já no Sítio Clarinha, mais de 70 famílias também serão contempladas com água do São Francisco nas torneiras. São aproximadamente 9 Km de rede de distribuição e um investimento de quase R$ 500.000,00, proporcionando mais desenvolvimento e qualidade de vida ao homem do campo”. disse Adelmo.

Hoje – O Partido Democrático Trabalhista – PDT de Pernambuco, realiza nesta quarta-feira (03), sua convenção na sede da legenda, no bairro da Boa Vista, no Recife, que tem o Presidente da legenda o deputado federal Wolney Queiroz conduzindo os trabalhos. Segundo informações o PDT deverá lançar 40 candidaturas, entre postulantes a vagas estaduais e federais. O partido apoia a chapa da Frente Popular, Danilo Cabral, Luciana Santos e Teresa Leitão.

Visitaram – Os candidatos da coligação “Pernambuco com Força de Novo” estiveram ontem (02), visitando a sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Miguel Coelho, Alessandra Vieira e Carlos Andrade Lima, se reuniram com o presidente do TRE-PE, André Guimarães, no intuito de reafirmar os compromissos da chapa do União Brasil com a ética, a lisura e o respeito à democracia.

Você sabia – Que em conversa com este blogueiro, um membro do Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, afirmou que o que mais existe dentro do governo municipal, são pessoas conspirando contra as pré-candidaturas de José Patriota e Danilo Cabral. Segundo a fonte, deixa abrir as urnas no dia 02 de outubro para confirmar a trairagem. “Acorda prefeito, Sandrinho Palmeira!”, finalizou a fonte.

Frase – “Tenho certeza que esses que brigaram com a Frente Popular e lançaram projetos pessoais, eles estão prestando de forma involuntária um serviço ao bolsonarismo”. (Ex-deputado federal, Silvio Costa Filho)

Intensificando – O Governo Municipal da cidade de Brejinho-PE, tem intensificado os trabalhos de recuperação das estradas vicinais da zona rural do município. O prefeito Gilson Bento, autorizou o início dos serviços de terraplenagem do trecho: Brejinho (Vila de Fátima) até a divisa com a cidade de Matureia-PB, as maquinas já estão executando a obra.

Disse –“Sou cristão, católico, tenho uma família linda e acredito que a fé tem um valor sagrado. O povo de Petrolina já conhece minha história e valores, mas agora me apresento para os cristãos de todo o estado. Então, tomamos a iniciativa de falar desses compromissos com todas as lideranças religiosas pernambucanas. Governar e promover a transformação que desejamos requer diálogo, respeito e parceria com todos os segmentos da sociedade”.(Candidato ao Governo do Estado de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), após entregar simbolicamente a carta feita ao presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADPE) e da Convenção das Assembleias de Deus (CONADEPE) no estado, pastor Ailton José Alves)

Comemorou – O pré-candidato a deputado federal, Guilherme Uchôa Júnior, esteve reunido ontem (02), funcionários da empresa Star Turismo. “Hoje reunimos nosso time da Star Turismo, para comemorar o dia do motorista, celebrar a vida de cada um e ser grato por todo empenho e dedicação nesses quase 20 anos de história!”, disse Uchôa na sua rede social.

Perguntar não ofende – Finalmente Zeca Cavalcanti vai sair candidato a estadual ou federal?

Blog do Silvinho

Partidos e federações vão para o teste de fogo
Não é apenas a campanha pelo Governo do Estado que está movimentando os bastidores da política pernambucana, mas também a eleição proporcional. É o caso de pelo menos três partidos que tem nomes consideráveis mas que vão precisar suar muito para garantir suas reeleições.

Um desses casos é o do deputado federal Wolney Queiroz que não aproveitou a janela partidária para mudar de legenda indo pra cima disputar sua reeleição pelo PDT. A conta para qualquer partido é a seguinte: para eleger um deputado federal é necessário que o partido alcance cerca de 180 mil votos. Ou, vai brigar por uma das vagas na sobra.

Além do PDT, a federação do Cidadania e o PSDB também deve ter que suar bastante a camisa para eleger representantes. Segundo uma fonte tucana, diferente do que se tem falado, o PSDB e o CIDADANIA vem com 17 candidatos a deputado federal que são bastante competitivos e a força do nome de Daniel Coelho para puxar toda a chapa. Daniel tem um forte cabo eleitoral que é o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Quanto a disputa pela Assembleia, o PSDB e o CIDADANIA tem nomes competitivos e deve fazer uma boa quantidade de deputados.

Outra federação que deve correr trecho é a Rede juntamente com o PSOL que tem como prioridade reeleger o deputado federal Túlio Gadêlha. Dentro da federação apenas dois nomes são considerados competitivos: o próprio Túlio Gadêlha, e o ex-deputado Paulo Rubem.

Eleições suplementares – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco anunciou que a data das eleições suplementares nas cidades de Joaquim Nabuco e Pesqueira é 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições gerais. Em caso de haver segundo turno para governador e presidente, os eleitores destas duas cidades escolherão além destes, o prefeito.

Preocupação – Com a saída de Dilson Oliveira e Zeca Cavalcanti da corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, o cenário ficou bastante complicado para a pré-candidata Socorro Pimentel. É que de acordo com as contas que são feitas nos bastidores, os nomes favoritos para a Alepe são: Antonio Coelho, Romero Albuquerque, Romero Sales Filho e Edson Vieira e Chaparral. Socorro Pimentel que é esposa de Raimundo Pimentel deve ficar de fora.

Avante – O pré-candidato a deputado federal Valdemar Oliveira também deve correr bastante para garantir uma vaga para a legenda pelo mesmo motivo dos demais. No entanto, o Avante está bem mais organizado e com alguns nomes que são competitivos organizados pelo pré-candidato a vice Sebastião Oliveira.

Apoio – A deputada Roberta Arraes recebeu mais importante apoio em seu grupo político, dessa vez foi do vereador da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Marlus Costa. Vereador de dois mandatos, Marlus foi reeleito em 2020, se tornando o mais votado no município.

Enquanto isso – A militância da Frente Popular se prepara para fazer uma grande convenção na próxima sexta-feira (05) quando será homologado o nome de Danilo para o Governo e Teresa para o Senado. A ideia é mostrar força e fazer um evento para surpreender todas as convenções das oposições que já foram realizadas.

COBERTURA – Por falar nisso, o Repórter do Pajeú, Itamar França esteve na Capital Pernambucana acompanhando de perto os atos políticos realizados pelos principais candidatos. A movimentação foi grande, principalmente no domingo que teve três convenções partidárias, todas elas com muita gente. A empolgação dos candidatos tomou conta dos locais que concentraram além de políticos, simpatizantes, militantes e eleitores demostrando interesse no pleito que ocorrerá no dia 02 de outubro. Que venha a convenção do  PSB, que irá formalizar os nomes de Danilo Cabral (PSB) governador, Luciana Santos (PC-do-B) vice e Teresa Leitão (PT) candidata ao senado. Nossa missão é essa, deixar o leitor bem informado!

INCENTIVADORES – O ex-deputado estadual Manoel Ferreira, pai de Anderson Ferreira (PL) participou neste domingo (31/07) da Convenção que oficializou a candidatura de Anderson ao governo do estado. O lançamento da candidatura aconteceu no Clube Português, em Recife. Mas não foi somente Manoel o experiente político que esteve presente na convenção do filho. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) pai de Miguel Coelho candidato do União Brasil – UB ao governo do estado e o ex-governador de João Lyra, pai de Raquel Lyra também marcaram presença nos atos partidários dos filhos. Sem sombra de dúvidas, ambos, são grandes incentivadores dos filhos que já pularam no trampolim e mergulharam de uma vez por todas nas águas da piscina política…

GOTA SERENA! – Fenômeno na publicidade e atuante nas redes sociais, sobretudo no Instagram, onde tem uma túia de seguidores, André Almeida vai disputar uma vaga na Câmara Federal pelo AVANTE. Assediado por outros partidos André tomou a decisão de entrar na disputa eleitoral pelo partido comandado pelo advogado Waldemar Oliveira. Há quem aposte que, se as redes sociais funcionarem do ponto de vista eleitoral, “Gota Serena” pode surpreender em termos de voto. O dono do jargão tão propagado no estado, é digital influencer. André até já divulgou seu número de campanha: 7024.

 PURA VERDADE ZÉ! – O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) não tem demonstrado certa indignação com o chamado ‘balcão de negócios’ existentes nas campanhas políticas e vem enfrentando uma batalha difícil na disputa pela Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe. Acostumado a fazer política com diálogo e propostas, Coimbra vê um cenário de desigualdade, devido ao poder de fogo de alguns abastados e principalmente de lideranças políticas que nesse contexto funcionam como caos eleitorais. A coisa inflacionou de tal maneira, que qualquer pé de chinelo expõe na maior cara de pau um valor exorbitante, fora da realidade para fazer o trabalho de busca de votos. Quem tem, joga logo nos peitos do requerente o faz me rir. Quem não tem, briga como gato, sem unhas, gastando saliva à toa. Óia que um causo sério, ninguém quer ouvir proposta de candidato. A cantiga é uma só: “quem me ajudar eu voto”. E quem vai pras portas pedir apoio quer uma coisinha dos candidatos, é claro. A pulítica de hoje é deferente da política das antigas, quando o caba tinha vergonha e as famílias acompanhavam seus líderes sem esse pede pede da molesta!

SÓ FALTA DANILO – Os principais nomes da oposição já realizaram suas convenções partidárias. Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União Brasil), Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) agora são de fato e de direito candidatos ao Governo de Pernambuco. O candidato governista, Danilo Cabral (PSB), fará sua convenção na próxima sexta-feira, dia 5, no Clube Português do Recife. O socialista e seus aliados confiam na propaganda eleitoral para crescer na reta final e chegar ao segundo turno. O Guia Eleitoral, como é chamada a propaganda em Pernambuco, começa no dia 16 de agosto e encerra no dia 29 de setembro. Danilo, por ter o maior número de partidos ao seu lado, terá pouco mais de quatro minutos de programa no rádio e TV, duas vezes ao dia.

SEGUNDO (EX) – Ao avisar que vai se lançar candidato a presidente, o Ex-Deputado FEderal Roberto Jefferson se transformou apenas no segundo presidiário (ou ex) a lançar candidatura à Presidência da República.

A disposição: Débora Almeida (PSDB), ex-prefeita de São Bento do Una e candidata a deputada estadual, falou ao Blog do Alberes Xavier que está muito feliz ao se colocar à disposição do povo pernambucano nas eleições deste ano. Débora quer ser a porta voz do povo e vai buscar mais condições para gerar emprego e renda para a população. Almeida contou que tem certeza que vai conseguir fazer a diferença na vida das pessoas.

Judicialização: A candidatura de Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado federal está sob ameaça de judicialização. O Blog do Alberes Xavier acompanhou a convenção do União Brasil que aconteceu no último domingo, o nome de Zeca foi lido como candidato a deputado estadual, mas ele só tem legenda para ser candidato a deputado federal. Caso igual acontece com o apresentador de TV Dilson Oliveira de Caruaru. Corre nos bastidores que isso faz parte de um plano eleitoral para reeleger Luciano Bivar a deputado federal.

Não veio: Michelle Bolsonaro farrapou e não veio ontem (02) a Pernambuco. A vinda da 1ª Dama ao Estado estava marcada desde a semana passada, mas Michelle não apareceu e só alguns ministros estiveram em solo pernambucano. Desde a convenção, Michelle conseguiu um protagonismo, a mulher do presidente Jair Bolsonaro tende a ser usada como agente político pelo Partido Liberal e a direita brasileira.

Consolidado: O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSB), conseguiu mais uma base para seu projeto rumo à câmara dos deputados federais. A conquista desta vez foi o prefeito da cidade de Itaquitinga Patrick Moraes (PSD). Além de Patrick, Júnior tem parceria com dois vereadores, Fábio Meneses e Lurdes de Sapé. Em Itaquitinga, a dobradinha de Uchoa é com Joaquim Lira.

blog do Magno Martins

A 2 meses da eleição, todos os candidatos que estavam à frente nas pesquisas de intenção de voto na disputa pelo Palácio do Planalto acabaram vencendo e se tornando presidentes da República. A informação é de levantamento do Poder360 com estudos eleitorais desde a redemocratização.

Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todas as pesquisas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na sequência, em 2º lugar, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) –que tenta a reeleição. A eleição deste ano será em 2 de outubro.

Com exceção de 1994 e 1998, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito em 1º turno, todos os outros pleitos culminaram em uma nova rodada de votação. Nesses casos, no entanto, nunca houve uma virada de posições.

Ainda segundo as pesquisas, Bolsonaro é o único candidato a tentar reeleição sem liderar a tão pouco tempo da eleição. Todos os presidentes que disputaram novo mandato tinham perto de 40% das intenções de voto nesse período.

Segundo o Datafolha, o atual presidente tem agora 29%. A empresa, junto com o Ibope, foi considerada no levantamento por ser uma das únicas com uma série histórica tão longa de pesquisas.

Em 2018, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, no fim de agosto, rejeitar a candidatura de Lula –que liderava as pesquisas. De última hora, o PT oficializou Fernando Haddad ao Planalto no lugar do ex-presidente. Por essa razão, a disputa ficou embolada e muitos nomes disputavam o 2º lugar. No fim, Bolsonaro foi ao 2º turno com o pré-candidato petista.

A eleição de 2022 também traz uma singularidade: é a mais polarizada desde 1989. Os 2 nomes mais bem colocados concentram 76% das intenções de voto.

O ano que mais se aproxima dos percentuais de polarização registrados agora é 2010. Naquela época, Dilma Rousseff (PT) herdava votos de Lula. José Serra (PSDB) estava próximo da petista, mas em 2º lugar. Além disso, Marina Silva (então PV) ainda não se apresentava como 3ª força competitiva.

O Poder360 compilou pesquisas eleitorais realizadas a cerca de 2 meses da eleição desde 1989. Os números foram recuperados no Agregador de Pesquisas do Poder360, reportagens na mídia, em acervo de jornais impressos ou nos sites das empresas.

O correto Ricardo Teobaldo

No discurso que fez, domingo passado, na convenção que homologou sua candidatura a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho destacou a lealdade canina do presidente estadual do Podemos, deputado Ricardo Teobaldo, que disputa um novo mandato para a Câmara dos Deputados. “Teobaldo é um homem de uma palavra só, de integridade, de valores consolidados e firmados. Com a sua reeleição, quem ganha é Pernambuco”, disse.

Na verdade, Miguel fez justiça a quem com ele foi extremamente correto. Ao levar o Podemos, primeiro grande partido para a aliança do candidato do União Brasil, Teobaldo não apenas se manteve firme como uma rocha, sem titubear um só instante diante de acenos de outras candidaturas, como convenceu muitas lideranças para o palanque do ex-prefeito de Petrolina, entre os quais a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, e todo o seu grupo político.

Não era de se esperar outro comportamento em se tratando de alguém com um passado de coerência. Na eleição do Recife, em 2020, o presidente do Podemos não se curvou às pressões da Frente Popular no segundo turno e apoiou Marília Arraes. “Ganhei apenas não um aliado que me orgulha e nos aponta soluções, como um conselheiro, um grande amigo”, acrescentou Miguel.

Em política e nas atitudes que a vida impõe, a lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem. Não significa nada menos que ter em seu coração o princípio absoluto da abnegação. Quem administra bem a virtude da lealdade, alcança a sua bondade, e com a bondade escapa das maldades.

A lealdade hoje na política é algo que escasseia num universo cada vez mais deserto. Pressupõe administrar o seu ego, saber colocar as necessidades do outro na frente das suas. É algo muito latente na alma. Lealdade não é condição ou sentimento, mas um comportamento inerente, próprio, pessoal, não circunstancial.

Convenção pedetista – Na sequência das convenções, o PDT formaliza, hoje, apoio ao candidato da Frente Popular, Danilo Cabral. Será na sede da legenda, no Recife, reunindo representantes trabalhistas de todo o Estado. O presidente estadual, deputado federal Wolney Queiroz, presidirá os trabalhos ao lado do pai, o deputado estadual José Queiroz. A expectativa da direção da sigla é lançar 40 candidaturas, entre postulantes a vagas estaduais e federais.

DNA bolsonarista – Em entrevista, ontem, a uma emissora de rádio de Petrolina, o ex-deputado Sílvio Costa, agora na condição de suplente de senador de Teresa Leitão (PT), associou os dissidentes da Frente Popular ao bolsonarismo. “Tenho certeza que esses que brigaram com a Frente Popular e lançaram projetos pessoais estão prestando de forma involuntária um serviço ao bolsonarismo”, afirmou, saindo da muda, como se diz no Sertão.

Palanque mineiro – O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu mais um passo na campanha que tentará a reeleição à Presidência da República e definiu, ontem, seu palanque em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País. Teve encontro com o senador Carlos Viana (PL-MG), a quem anunciou apoio à sua candidatura. Viana disputará a corrida eleitoral em Minas contra com o atual governador Romeu Zema (Novo).

Na tela mágica – A equipe do ‘Jornal Nacional’ realizou o sorteio da ordem de entrevistas da tradicional sabatina com os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos. Ficou assim: Jair Bolsonaro (segunda, dia 22), André Janones (terça, 23), Ciro Gomes (quarta, 24), Lula (quinta, 25) e Simone Tebet (sexta, 26). Os convidados têm até quinta-feira (4) para confirmar a presença. Lula e Bolsonaro pedem um tempo ao vivo no ‘JN’ há anos.

Tensão global – Na TV-Globo, o clima é de expectativa e apreensão. Existe o temor de que a temperatura suba além do tolerável caso Lula e Bolsonaro decidam ‘se vingar’ de Bonner ao longo dos 40 minutos da entrevista ao vivo com cada presidenciável. Em 2018, o então candidato do PSL causou desconforto ao citar questões pessoais do jornalista, como sua vida conjugal, e questionar a âncora Renata Vasconcellos por ter um salário menor que o do colega de bancada.

CURTAS

IMPROPÉRIOS – Lula lançou o desafio de ser chamado para o JN quando ainda estava preso. Já Bolsonaro se ofereceu pelo menos três vezes em suas lives semanais. Ambos se dizem perseguidos e difamados pelo jornalismo da Globo e demonstram indisfarçáveis ira e rancor contra o âncora e editor-chefe do ‘Jornal Nacional’, William Bonner. Bolsonaro já o xingou de “sem vergonha” e “maior canalha”.

SEM ACORDO – Terminou sem acordo de valores a audiência de instrução da ação por danos morais e materiais movida pela família de Miguel Otávio Santana, de cinco anos, contra Sarí Corte Real, ontem, no Recife. A família do garoto, que morreu ao cair de um prédio de luxo no Recife, há pouco mais de dois anos, pede uma indenização de R$ 895 mil.

Perguntar não ofende: O que levou Michele Bolsonaro a cancelar sua agenda ontem em Pernambuco?