||| – Giro pelos Blog’S quarta-feira 10/08/2022 – |||

blog do FinFa

“Foi no Pajeú onde viabilizei minha primeira campanha” – Na sua passagem ontem (09), nas cidades de Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha, o candidato ao Governo de Pernambuco da Frente Popular, Danilo Cabral, participou de atos políticos nos municípios, ao lado da candidata a Senadora Teresa Leitão, do governador Paulo Câmara, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças. Danilo afirmou em entrevista a este blogueiro, que tem um carinho enorme pela região e foi no Pajeú onde viabilizou sua primeira campanha.

No Pajeú – O governador Paulo Câmara, esteve ontem (09), cumprindo agenda administrativas nas cidades de Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha no Sertão do Pajeú. Paulo, realizou inaugurações, assinou diversas ordens de serviços, e em entrevista exclusiva a este blogueiro, afirmou que está fazendo o que seu governo sabe fazer, que é entregar obras, escolas, estradas, água, saúde e que tem certeza que daqui para o final do ano, estará trabalhando muito mais para o Pernambuco melhor.

“Para Itapetim, Paulo Câmara foi um grande governador” – Comemorando a passagem ontem (09), do governador Paulo Câmara no seu município, onde inaugurou a rodovia José Soares, além de assinar diversas ordens de serviços, o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, em entrevista ao blog, enumerou as ações que o município foi contemplado, e no final disse: Eduardo foi um grande governador para Itapetim, como Paulo também”.

Você sabia – Que as comissões de Finanças e Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovaram nesta terça-feira (09/08) um projeto de lei ordinária (nº 684/2019) que proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas em dependências de escolas e universidades, públicas e privadas. O texto aprovado acolhe o substitutivo apresentado pela Comissão de Justiça da Casa ao projeto de autoria do deputado Diogo Moraes (PSB).

Disse – “É uma alegria poder voltar ao Sertão do Pajeú e reencontrar tantos amigos que construí ao longo da vida pública. Quero agradecer publicamente o apoio e a confiança do ex-deputado estadual Augusto Cezar, ex-prefeito de Serra Talhada; pelo apoio dado ao nosso projeto de reeleição como deputado federal e vamos trabalhar muito por Serra Talhada ao seu lado, Augusto”. (Deputado Federal, Silvio Costa Filho, comemorando o apoio do ex-deputado estadual  Augusto Cezar)

Ganhou apoio – O candidato a deputado estadual, Paulo Jucá (PSB), ganhou um grande apoio ontem (09) rumo a Alepe, quando o prefeito de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos), anunciou seu apoio rumo a Alepe. “Nosso grupo político está unido, irei apoiar Paulo Jucá por nossa amizade de antes e o meu vice apoia Gustavo Gouveia, agora para federal todo grupo está fechado com Silvio Costa Filho e para Governador é a chapa da Frente Popular, Danilo e Teresa”, pontuou o prefeito. (Foto: Finfa)

Agenda – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PSB), visitou, na manhã desta terça-feira (09/08), o Colégio da Polícia Militar do Recife, aprofundando a agenda institucional de aproximação com as forças de segurança, colocando a Alepe à disposição para solucionar demandas. Na pauta, o deputado aproveitou para debater a ampliação dos Colégios da PMPE nas regiões de desenvolvimento do Estado, avançando nas ações de valorização dos operadores da segurança pública.

Anuncia – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres (foto), anuncia nesta quarta-feira às 11 horas, a programação artística da tradicional Festa de Santa Rosa, que terá início no próximo dia 19 de Agosto.

Frase – “Povo forte, valente, incansável, João Alfredo teu lema é vencer.” (Candidata a deputada federal, Iza Arruda (MDB), quando visitou o município de João Alfredo)

Perguntar não ofende – Bem em breve haverá um rompimento na política de Afogados da Ingazeira?

Blog do Elielson

Última a entrar na corrida pelo Governo de Pernambuco após uma indisposição com seu antigo partido, Marília Arraes, hoje no Solidariedade, vem mantendo a liderança de todas as pesquisas que foram divulgadas.

Seus principais opositores pregavam que ela não conseguiria se manter na frente com o passar dos dias. Mesmo com todos os movimentos e ações para desidratar sua imagem durante a pré-campanha, a candidata do Solidariedade vem demonstrando resiliência com o passar do tempo. Pelo contrário, ela vem crescendo nas últimas sondagens.

A maior prova de fogo para Marília virá com o início da propaganda eleitoral gratuita e as inserções, sem falar nos debates. Os ataques virão com tudo, mas se ela se mantiver resiliente, vai carimbar o passaporte para o segundo turno. Na eleição do Recife, as pancadas e o alinhamento de João Campos ao centro favoreceram o candidato do PSB. Mas cada eleição é uma história e vamos acompanhar o desenrolar desta.

AUXÍLIO BRASIL – O candidato de Bolsonaro ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), gravou um vídeo para comemorar o início do pagamento do novo Auxilio Brasil. Essa ação do Governo Federal poderá ter impacto na disputa presidencial, e por consequência nos candidatos apoiados por Bolsonaro, sobretudo no Nordeste.

VOTO EM MIGUEL – Mesmo filiados ao PP, que tem um alinhamento com Danilo Cabral e Teresa Leitão, os candidatos Michele e Pastor Cleiton Collins anunciaram voto em Miguel Coelho para governador. Um ato foi realizado na presença do candidato para confirmar o apoio.

ATA RETIFICADA – Agora sim é oficial: Guilherme Uchoa Junior será mesmo candidato à federal. Uma nova ata de convenção foi confeccionada com a alteração. Na primeira enviada à Justiça Eleitoral, seu nome aparecia como candidato a deputado estadual. A informação do presidente da sigla, Sileno Guedes, à esta coluna se confirmou: foi apenas um equivoco.

AMPLIANDO BEM – A candidatura de Lula Cabral vem ganhando musculatura para retomar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele é também aliado de primeira hora da Marília Arrraes e foi um dos principais entusiastas da candidatura dela ao Governo.

NO PAJEÚ – O candidato do PSB, Danilo Cabral, repetiu o feito de Miguel Arraes e Eduardo Campos ao começar suas andanças após a convenção pelo Sertão do Pajeú. Ele relembrou que em 2010, quando foi candidato a deputado federal pela primeira vez, escolheu iniciar sua caminhada pela região.

FRASE DO DIA – “Sou o único candidato que sabe voltar pra casa se estiver no Cais Santa Rita só com um VEM”, disse o candidato a governador Jones Manoel (PCB), durante sabatina na Rádio Jornal. 

PINGA-FOGO: Lula terá nova agenda em Pernambuco quando?

NÚMEROS DIFERENTES – As pesquisas de intenções de votos divulgadas nas últimas 24 horas, mostram diferenças de números percentuais em relação as intenções do eleitor pernambucano. No Real Big Data, divulgado nesta segunda-feira (08) Marília Arraes aparece com 28%, Raquel Lyra com 14%, Anderson Ferreira 12%, Danilo Cabral 12% e Miguel Coelho, com 9%, o Instituto Opinião Opinião que divulgou pesquisa nesta terça-feira (09) através do Blog do Magno, aponta Marília com 34,7%, Raquel com 11,8%, Miguel 10,3%, Anderson 8,3% e Danilo, 4,3%. A diferença dos números é significativa, se for analisar por exemplo Danilo Cabral (PSB) que pontuou com 12% num levantamento, tendo uma baixa estrondosa em outro, isso dentro de um mesmo período de coleta de dados. A diferença dos números deixa certa dúvida na cabeça do eleitor e muito mais nos políticos. Nesta quarta-feira (10) teremos a divulgação de mais uma pesquisa. Então aguardemos os resultados para que possamos fazer um somatório dos últimos estudos técnicos com diferentes institutos.

ANIMOU E ESFRIOU… – Se os números do Real Big Data deram ânimos a Frente Popular de Pernambuco, com Danilo Cabral (PSB) pontuando com 12% nas intenções de voto, o Instituto Opinião jogou um balde de água fria ao apontar Cabral com a penas 4,3%, ocupando a quinta posição. Depois do lançamento da pré-candidatura, a convenção partidária que homologou as candidaturas, o candidato da Frente Popular de Pernambuco ao governo do estado, Danilo Cabral (PSB) precisa reagir o mais rápido possível. Se a esperança está nas inserções, tempo de rádio e TV no guia eleitoral, está bem pertinho de começar a moenda. Posso inté está enganado, mas a ordem do Palácio é atirar nas asas de Marília, deixando Anderson livre para a disputa de um eventual segundo turno com Danilo. O problema é que a tendência de Miguel é crescer, porque já furou a bolha na Capital, região metropolitana e agreste. É um nome que não pode ser subestimado.

SERÁ UMA ELEIÇÃO ATÍPICA – Volto a dizer que se o candidato do governo não conseguir disputar o segundo turno nas eleições deste ano, será um fato inédito na política de Pernambuco, isso porque necessita chegar a pouco mais de 20% nas pesquisas e por mais que esteja desgastado, qualquer gestor carrega pelo menos 25% do eleitorado. Apesar de desgastado, o governador Paulo Câmara (PSB) conta com mais de 130 prefeitos. Tirando um pelo outro com 25% de transferência de voto, num tá cá gota que Cabral fique ‘estatalado’, apregado na taba de bater pecado. Oxe!

TÁ CLARO – A corrida pelo senado deixa um sinal claro e vivo, não das operadoras de telefonia, mas dentro das análises de um simples curioso da política, de que a maioria do eleitor petista, mas o petista que é petista do PT vermelho está com Marília Arraes (SD) para governadora. Basta ver os números de Teresa Leitão (PT) que ultrapassam os demais concorrentes, inclusive André de Paula (PSD), candidato ao senado da neta de Arraes. Outro dado importante é que a maioria dos candidatos a governador que venceram no estado levou atira colo o candidato ao senado, sendo raras exceções.

BIVAR NA DISPUTA – O deputado federal e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar vai tentar a recondução do cargo nas eleições de outubro deste ano. Encontrará pela frente barreiras e mais barreiras, isso porque tardou na sua decisão do parlamento. Bivar havia lançado o nome como pré-candidato a presidente da república, mas depois recuou. Em seu lugar estava, o presidente estadual da legenda, Marco Amaral que retirou a candidatura para apoiar Luciano. Alguns apoios serão mantidos, outros Bivar terá que buscar. O danado é que o coroa tá liso… Se correr atrás consegue um magote de apoiadores, inclusive muitos que já fecharam compromisso, pois, quem vai mandar é a oferta do velho do maior fundão eleitoral. E priu!

PODE CRESCER – Com uma magote de ações para apresentar, dos feitos quando gestor de Petrolina, o candidato ao governo do estado, Miguel Coelho (UB) tem tendências de crescimento e pode até vislumbrar como um eventual concorrente do segundo turno. Habilidoso, carismático e político, Miguel aposta no guia eleitoral, onde ficará mais conhecido como candidato. Desenrolado virado na mucunã, a aposta de FBC pode dá nó em pingo d’água, nos debates porque é muito preparado. Estrutura, tem de sobra para bancar os gastos desde o guia eleitoral até os mais fortes cabos eleitorais.

REVIRAVOLTA – O Presidente Jair Bolsonaro já bate Lula, hoje, nas pesquisas, em três das cinco regiões do País. No Norte, tem 39% contra 36% do petista, no Centro Oeste ganha de 43% a 31% e no Sul de 45% a 32%. Lula só está na liderança no Nordeste – 56% a 25%. Já no Sudeste há um empate técnico – 37% para Lula e 35% para Bolsonaro. Pelo jeito, cantar de galo antes do abrir as urnas pode representar uma surpresa desagradável para o petista.

FALTAM 54 DIAS – A partir desta terça-feira (9) faltam 54 dias para a votação no primeiro turno da eleição 2022. Faltam também apenas seis dias para o início do horário eleitoral gratuito na TV e no Rádio. Até agora… Em todas as pesquisas divulgadas, Marília Arraes (SD) vence com folga seus opositores.

Hoje eu tardei na coluna porque fui na rua resolver uma túia de coisas, mas amenhã eu vou acordar no obrar dos pintos e tacar os indicadores com força nas teclas do meu CCE que já em tempo de descansar… Deixa eu arranjar dinheiro pra comprar logo um bom virado na gota. Aí o caba vai ver eu tomar gosto pra mode escrever. Fui!!!!

Blog do Silvinho

Quem vai polarizar com Marília?

Em todas as pesquisas divulgadas até o momento uma certeza: não teremos um segundo turno sem a presença de Marília Arres. Logo, Raquel Lyra, Danilo Cabral, Miguel Coelho e Anderson Ferreira devem brigar pela segunda colocação e assim, o passaporte para ir disputar diretamente com Marília a segunda etapa. A história política de Pernambuco mostra que o guia eleitoral e a campanha alteram o resultado eleitoral mas sem efeitos significativos.

Em 2006, por exemplo, único ano em que tivemos um segundo turno aqui no estado, a ida de Mendonça Filho para a segunda etapa já estava sacramentada. Restava saber apenas quem iria: Humberto Costa ou Eduardo Campos. Por muito Humberto se segurou no segundo lugar e teria ido tranquilamente ao segundo turno se não tivesse aparecido o fator surpresa completamente negativo para a campanha do petista. Ali, os eleitores de Humberto migraram diretamente para Eduardo que terminou assumindo o segundo lugar e foi disputar contra Mendonça.

Marília está conquistando um espaço muito grande em sua maioria de eleitores lulistas que não se conformam com o apoio do PT a Danilo. No próprio PT nunca se viu tamanha dissidência com tantos filiados de legenda fazendo a opção por Marília. Até mesmo um movimento intitulado de “optei Marília” foi criado para reforçar o apoio a até então filiada.

Contra Marília, temos além do PSB outras alternativas de oposição: Anderson Ferreira que é o candidato de Bolsonaro, Raquel Lyra do PSDB e Miguel Coelho do União Brasil. Não é justo dizer que Marília está numa posição privilegiada e tranquila até porque temos acompanhado o dia a dia dos candidatos e ela tem visitado inúmeros municípios e recebido o apoio de diversas lideranças. Mas, que a vantagem de mais de dez pontos percentuais dos demais dá a candidata do Solidariedade o direito de respirar bem melhor, isso com certeza.

Firme – Especialistas em pesquisas eleitorais estão surpresos com a firmeza de Raquel Lyra que tem figurado sempre no segundo lugar. Os votos de Raquel são firmes e embora não tenha tido nem de perto a quantidade de adesões que os seus concorrentes, Raquel parece uma opção segura de mudança.

Anderson Ferreira – Anderson Ferreira, afirmou, ontem, que vai ser o governador que irá colocar Pernambuco de volta ao trabalho, em uma referência clara à realidade na qual se encontra o estado em relação aos índices de desemprego, de falta de competitividade e de capacidade para atrair investimentos. “Falta esperança no olhar dos pernambucanos por um futuro melhor”, disse o liberal.

Com Silvio Costa Filho – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) recebeu um importante apoio ao seu projeto de reeleição durante sua passagem pelo Sertão do Estado, onde visitou três municípios (Serra Talhada, Tabira e Brejinho). Em Serra Talhada, uma das principais cidades e colégio eleitoral da região, o ex-deputado estadual e ex-prefeito, Augusto Cesar, declarou apoio à reeleição de Silvio Costa Filho para a Câmara Federal. Augusto já foi indicado como vice de Humberto em 2006.

Agenda – O ministro do Turismo, Carlos Brito, estará nesta quinta-feira (11) em Pernambuco, onde vai participar de agendas conjuntas com a Caixa Econômica Federal nas cidades de Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Apresentação – A prefeita de Catende, dona Graça, realiza hoje a noite no Space, a apresentação dos candidatos de seu grupo político. A candidata do PSDB, Raquel Lyra estará presente ao lado do candidato a deputado estadual Edson Vieira e do candidato a deputado federal Daniel Coelho. Na oportunidade, dona Graça oficializará seu apoio a Gilson Machado Neto para o Senado.

Rapidez – O Recife é a capital mais veloz do país para o abertura de uma empresa, com média de quatro horas de espera para liberação do registro. O tempo é duas horas a menos do que a segunda colocada, Maceió (6 horas), e a metade do prazo necessário para o processo em São Paulo (8 horas). Os números se referem ao Painel Mapa de Empresas, atualizado pelo Ministério da Economia com dados de julho de 2022. Para se ter ideia do reflexo das políticas de desburocratização aplicadas pela Prefeitura do Recife, o tempo médio de registro de empresas na capital pernambucana em julho de 2021 era de 50 horas, o que representa uma redução de 92% na duração do processo.

A deputada federal Marília Arraes tinha uma reeleição tranquila, o que fez muitos duvidarem da sua disposição de disputar o governo estadual.

Para surpresa da classe política, comprou a briga pelo Governo do Estado, e conseguiu agregar políticos de envergadura como Sebá e André de Paula.

A pré-campanha de 2018 e o sobrenome pesaram e a fez líder nas pesquisas.

O período até a convenção foi cercado de expectativa a cerca do seu alto índice de intenção de voto. Alguns apostavam numa desidratação, que nunca ocorreu. Pelo contrário, as últimas pesquisas indicaram uma consolidação na liderança.

Marília entra na campanha com relativa folga na busca pelo segundo turno e irá procurar ampliar seu quadro de apoios.

A corrida eleitoral deste ano está cada vez mais frenética e os candidatos ao governo do Estado estão montando suas estratégias para ganhar o eleitor. A arma para chegar ao 2º turno é usar de forma planejada e estratégica, os guias eleitorais que são veiculados em emissoras de rádio e televisão. Os planos de Anderson Ferreira, Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), serão revelados a partir do próximo dia (26), quando a propaganda gratuita começará a ser veiculada nas emissoras.

É bem verdade que com a cristalização de Marília Arraes (SD) na liderança das pesquisas eleitorais, a briga será pela segunda vaga no 2º turno, pois é visível que uma das vagas já é da neta de Miguel Arraes de Alencar. Por isso os demais candidatos que têm viabilidade eleitoral (Miguel Coelho, Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Danilo Cabral) vão apostar todas as suas fichas nas propagandas (guia eleitoral) da televisão e rádio para conquistar o eleitor.

Para o 1º turno, a propaganda eleitoral gratuita começa no dia 26 de agosto. As inserções seguem até o dia 29 de setembro, três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, 2 de outubro. Já o horário eleitoral terá dois blocos de dez minutos, cada, na TV e no Rádio. Ao longo do dia, serão mais 70 minutos de inserções de candidatos majoritários e proporcionais. Para ganhar adeptos e conquistar votos, Danilo Cabral conta com nove partidos aliados (PSB, PCdoB, PT, PDT, MDB, Republicanos, PP e PV). Anderson Ferreira vai contar com um único partido (PL). Marília Arraes vai contar com três partidos (Solidariedade, Avante e PSD). Miguel Coelho terá quatro partidos (União Brasil, Podemos, PSC e Patriota). A tucana Raquel Lyra vai contar com dois partidos (PSDB e Cidadania).

Presente: Quem esteve presente na pré-campanha de Guilherme Uchoa Júnior foi Jana Uchoa, esposa do deputado estadual que é candidato a deputado federal. Jana tem um protagonismo forte e é presença certa na campanha de Júnior. Uchoa tem uma liderança forte no Litoral Norte do Estado e Região Metropolitana, por isso vários municípios têm lembrado o nome de Jana para concorrer ao pleito de 2024. Jana Uchoa é uma grande pessoa, mulher de fibra, é muito presente, é preparada e tem qualidade para disputar e ocupar qualquer cargo público.

Expulso: O vereador de Santa Cruz do Capibaribe Augusto Maia (PSB) está na iminência de ser expulso pelo Partido Socialista Brasileiro. O fato se dar porque Augusto declarou apoio à candidatura de Marília Arraes (SD) ao governo do Estado. O PSB tem uma resolução e o membro que não acompanhar as cláusulas do partido, poderá ser expulso da legenda.

Largada: O programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios deu início a entrevistas a candidatos ao governo do Estado e o 1º sabatinado foi Miguel Coelho do (UB). Perguntado sobre suas conversas com outros candidatos da oposição, Miguel falou que seus adversários usam Lula e Bolsonaro como muletas, porque não têm projetos, pautas e ideias. Miguel disse também que respeita seus adversários e espera que façam uma campanha propositiva, mas se alguém falar o que não deve, vai escutar o que não quer.

Mudança: O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), vai fortalecer o projeto de Miguel Coelho ao governo do Estado na Capital e Região Metropolitana. Cleiton vai disputar o sexto mandato para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Sua esposa, a missionária Michele Collins, vereadora no Recife e candidata a deputada federal, também vai apoiar Miguel para o governo e Alessandra Vieira para vice-governadora.

blog do Magno Martins 

A nova pesquisa do Instituto Opinião (PB), com exclusividade para este blog, sobre a sucessão em Pernambuco, foi excelente para Marília Arraes (Solidariedade), que cresceu seis pontos, boa para Miguel Coelho (União Brasil), pelo fato de ter deixado Anderson Ferreira (PL) para trás e ameaçar tomar o segundo lugar de Raquel Lyra (PSDB), mas péssima para o candidato do PSB, Danilo Cabral, que continua sem reagir, estagnado na casa dos 4%.

Isso, vale a ressalva, depois de cinco meses de ter seu nome escolhido pela Frente Popular e trazer o ex-presidente Lula para tentar alavancar sua candidatura durante dois dias no Estado, em atos no Recife, Agreste e Sertão. Nas últimas quatro pesquisas do Opinião, Danilo nunca conseguiu avançar. Começou com 5%, repetiu o percentual, depois caiu para 4,5% e agora aparece com 4,3%. E olha que, além de Lula, que julga ser a sua tábua de salvação, o socialista tem o apoio de um verdadeiro exército de prefeitos, algo em torno de 130.

Se continuar patinando nas pesquisas, o que indica uma tendência natural, Danilo fica fora do segundo turno, que tende a ser disputado entre Marília Arraes e Miguel Coelho ou Marília x Anderson Ferreira, caso ocorra o efeito do voto casado do candidato do PL com o segmento bolsonarista no Estado. Candidata pelo PSDB, Raquel Lyra já chegou a liderar, mas depois que Marília entrou no jogo sumiu e tende a ficar fora da disputa final.

Miguel Coelho tem um cenário otimista pela frente, vem ganhando apoios em vários segmentos partidários, como ocorreu, ontem, com o pastor e deputado estadual Cleiton Collins e sua mulher Michele, vereadora no Recife, e pode deslanchar na propaganda eleitoral no rádio e, principalmente, na televisão, veículo que domina com maestria. Do Sertão, sua base principal, Miguel dá uma expressiva largada, com 63% no São Francisco e 17% no Sertão em geral.

Se crescer na Região Metropolitana, onde se concentra a esmagadora maioria do eleitorado pernambucano, o ex-prefeito de Petrolina estará carimbando o seu passaporte para o segundo turno com Marília Arraes, adversário que a candidata do Solidariedade tende a ter um embate bem mais duro do que o candidato do PL.

Dissidências no PP – No PP, os apoios a Miguel Coelho não se restringem ao casal Collins. Uma das lideranças mais expressivas na Zona da Mata, o prefeito de Palmares, Beto da Usina, já está há mais tempo cabalando votos para o candidato do União Brasil. Também a deputada Clarissa de Tércio e o marido, o vereador Júnior de Tércio, apontados com grandes votações para federal e estadual, respectivamente, estão unidos no palanque do ex-prefeito de Petrolina.

Na marca do pênalti – Com a ida do ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), para o Senado na chapa de Raquel Lyra, candidata tucana ao Governo do Estado, o que está na boca do povo é que o deputado federal Daniel Coelho, cujo partido, o Cidadania, está na federação com o PSDB, passa a ter enormes dificuldades de emplacar a reeleição. Fala-se também que estão nessa mesma situação mais três deputados da bancada estadual.

Socialista depõe – O ex-governador do Distrito Federal e atual candidato a deputado federal pelo PSB, Rodrigo Rollemberg, prestou depoimento, ontem, na Corregedoria da Polícia Civil. A oitiva faz parte do inquérito que apura o vazamento de informações sigilosas no âmbito da Operação Delivery, supostamente repassadas ao ex-chefe do Palácio do Buriti. A ação, deflagrada em 2018, investiga a existência de uma quadrilha interestadual especializada em tráfico de drogas sintéticas consumidas na capital da República.

Patrimônio de Ciro – O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, declarou um patrimônio de R$ 3.039.761,97 ao Tribunal Superior Eleitoral. O valor é superior ao informado em 2018. Na formalização da sua candidatura ao Planalto, na segunda-feira passada, Ciro disse ser dono de duas casas, no valor de R$ 300 mil e R$ 160 mil; dois apartamentos, de R$ 687 mil e R$ 381 mil; e dois carros, de R$ 105 mil e R$ 85.000; além de um crédito decorrente de alienação (valor a receber por bem vendido) na faixa de R$ 1 milhão, entre outros valores menores.

União de impostos – O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) registrou seu plano de governo no Tribunal Superior Eleitoral com propostas, caso seja eleito, de acabar com o Preço de Paridade Internacional (PPI) da Petrobras e retomar o Plano Nacional de Imunizações (PNI). Propõe uma série de medidas econômicas, como reforma tributária e fiscal, com redução de 20% dos subsídios e incentivos fiscais ainda no primeiro ano de seu possível mandato. Ele também adiantou que pretende juntar impostos, como ISS, IPI, ICMS, PIS e Cofins.

COR E RAÇA – Pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) mudou sua identificação de cor e raça para “branca” no registro de sua candidatura na Justiça Eleitoral. Em 2018, quando concorreu na chapa com Jair Bolsonaro (PL), o general havia afirmado ser “indígena” em seu registro no Tribunal Superior Eleitoral.

MACACOS – Com 2.293 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu nível máximo de alerta para lidar com a transmissão do vírus. De acordo com o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox, publicado pelo órgão no fim de semana, há três níveis de classificação da emergência de saúde.

Perguntar não ofende: Por que nem com o empurrão de Lula, Danilo decolou?