blog do Magno

Bolsonaro usa PL em auditoria

Não é de hoje nem de ontem que o presidente Bolsonaro tem levantado suspeitas sobre a urna eletrônica no Brasil. Nos últimos dias, virou quase uma obsessão, um discurso que está ficando chato e enfadonho. Só que suas desconfianças começam a se traduzir numa luta que envolve até o seu partido pelo qual vai disputar a reeleição.

Mas o PL, ao qual Bolsonaro se filiou, vem tendo dificuldades para atender o pedido do presidente que quer contratar empresa privada para fazer auditoria nas eleições. Dirigentes da legenda admitem que há limitações legais para a fiscalização externa das eleições e não sabem nem se há no mercado empresa com conhecimento suficiente para realizar a tarefa.

Bolsonaro defendeu a contratação de auditoria privada ao falar em suas redes sociais há duas semanas. A legislação eleitoral estabelece que qualquer partido pode atuar na fiscalização do pleito. Cabe às legendas atuar nas seções eleitorais, conferir os boletins impressos pelas urnas eletrônicas e questionar judicialmente toda vez em que considerar que houve alguma falha durante a votação.

Segundo esses interlocutores de Bolsonaro, o presidente também sabe dessas limitações. Quando defendeu a contratação da auditoria, o próprio presidente deu a senha do que poderia acontecer. “Antes das eleições, ela (a empresa) pode daqui a 30, 40 dias, chegar à conclusão de que, dado a documentação que tem na mão, ela pode falar que é impossível auditar e não aceitar fazer o trabalho. Olha a que ponto nós vamos chegar”, declarou Bolsonaro em transmissão ao vivo em suas redes sociais.

Modelo auditável – O TSE vem repetindo que o sistema de voto eletrônico é o único modelo auditável porque permite verificar, a partir dos boletins impressos por cada urna, se a totalização feita posteriormente corresponde aos votos efetivamente registrados. Ao final da votação, as urnas emitem um boletim que vem com QR Code. Após a totalização dos dados nacionais pelo TSE ainda é possível verificar se os votos que a urna registrou em qualquer seção eleitoral estão fielmente reproduzidos pela Corte.

Fachin fala em regressão – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, disse, ontem, que o retorno do voto impresso nas eleições não interessa a “ninguém”, e que a adoção da urna eletrônica permitiu a superação de “inquietudes”.  O magistrado também declarou que ataques a instituições e autoridades eleitorais pelo mundo servem de alerta para a “possibilidade de regressão” no Brasil, que já estaria “infiltrada” no país.

Eleições normais – O procurador-geral da República, Augusto Aras, destoou de Jair Bolsonaro em um almoço, ontem, com empresários e advogados em São Paulo. Segundo Aras, as tensões pelas quais o Brasil passa são “normais na democracia”, e o Ministério Público Eleitoral está atento aos ataques contra a democracia e à propagação da desinformação. “As eleições ocorrerão normalmente. As tensões são normais na democracia. O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral estarão atentas a ataques contra a democracia, bem como atuantes no combate às fake news”, afirmou.

Miguel no Caxangá – Pré-candidato do União Brasil ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho ganha homenagem, hoje, do Caxangá Ágape, no Recife, durante almoço de adesão da instituição a partir de meio dia no restaurante Boi e Brasa. “Será uma oportunidade para Recife conhecer as propostas de Miguel e suas ideias para o Estado”, diz Braga Sá, presidente do clube.

Que horror, Siqueira! – Se já leu O Príncipe, como todo político, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, está esquecendo das máximas de Maquiavel. Ontem, além de receber o ex-presidiário José Dirceu, que Lula dizia que era o capitão do seu time, ainda deu publicidade do encontro pelas redes sociais. Deveria ter escondido e até negado, se cobrado por algum jornalista.

CURTAS

ILEGALIDADE – O Tribunal de Justiça de Pernambuco considerou ilegal o benefício de pensão vitalícia de R$ 10 mil concedido à Maria do Socorro Coelho de Sousa, viúva do ex-prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho de Souza, que morreu em 21 de setembro de 2017, durante uma cirurgia cardíaca. Atualmente, Corrinha de Geomarco (PSB) ocupa o cargo de vice-prefeita do município.

BOA NOTÍCIA – Um recifense de 21 anos conquistou uma vaga de estágio na Universidade de Harvard, uma das mais famosas dos Estados Unidos. Aluno do 5º período de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Elias Almeida Silva Barbosa foi um dos 20 selecionados entre 490 inscritos de todo o mundo, inclusive da instituição norte-americana.

Perguntar não ofende: Até quando Bolsonaro vai ficar insistindo com essa ladainha contra o voto eletrônico?