| | | ~~Giro pelos Blog’S ( quarta-feira 29/06/2022 )~~~| | |

blog do FinFa

Assinou – O prefeito da cidade de Custódia-PE, Emmanuel Fernandes (Manuca), ao lado do vice-prefeita, Luciara Frazão, vereadores e lideranças políticas, assinou a Ordem de Serviço, para construção da cobertura da quadra da Escola Municipal Manoel Alves Figueiredo na comunidade do Ingá.“Nosso governo tem metas para serem cumpridas e também a preocupação de oferecer o melhor para toda a população custodiense”,disse o prefeito Manuca.

Construindo – A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Obras, está construído nos canteiros centrais da Rua Juraci Bezerra, implantando assim mais um espaço de lazer para a população, na região do bairro Pajeú. Além do piso, a área também ganhará uma nova iluminação em led, bancos e canteiros decorativos, tudo dentro do projeto de urbanização da região, deixando a cidade ainda mais bonita e oferecendo a população mais opção de lazer.

Participaram – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, o prefeito de Parnamirim, Nininho Carvalho, participaram na noite de ontem (28) em Brasília, da etapa nacional 11° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. “Que felicidade a minha representar Serra Talhada em um concurso em nível nacional, e com um programa feito para o nosso povo da zona rural, por quem temos tanto carinho. Em nome do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Márcio Oliveira, parabenizo a todos da secretaria por todo o trabalho desenvolvido, pensado em prol de nossos agricultores”,pontuou a prefeita Márcia.Reunidos – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco,Miguel Coelho (UB), esteve reunido com o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), representado pelo presidente Lúcio Beltrão, pela 1ª vice-presidente Nillúzia Arruda, a 1ª tesoureira Aída Andrade e pelo diretor Felipe Lira, na sede do Conselho, no bairro do Prado, no Recife.O encontro teve como objetivo a apresentação da Carta-Compromisso com as principais demandas da categoria. “Hoje estou visitando o CREF e recebi a Carta-Compromisso com as pautas que são prioridades para todos os Profissionais de Educação Física do nosso Estado e também pude falar com a diretoria do Conselho sobre nossa proposta em construir 12 centros esportivos em Pernambuco para incentivar, estimular e fomentar o desenvolvimento, competência e habilidades da nossa juventude em diversas modalidades esportivas, além de fomentar a capacitação dos Profissionais de Educação Física de todo Pernambuco”, disse Miguel após assinar a carta se comprometendo com os pontos descritos no documento.

Elogios – Na 20ª Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Afogados da Ingazeira, que foi realizada na manhã de ontem (28), o vereador Vicetinho-PSB (foto), quando usou da palavra, rasgou elogios ao prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, pelo gesto de mandar realizar todo o serviço do roço da PE-283, saindo da sede do seu município até o trevo da PE-292, no município de Afogados da Ingazeira. “Uma atitude que não poderia deixar de registrar, já que o DER não faz, o prefeito Luciano fez e muito bem feito”, disse o vereador Vicentinho.

Aumentando – A Secretaria Municipal da Ingazeira, registrou no Boletim da Covid-19, 14 novos casos positivos de Covid-19, nesta terça-feira (28). No período de 04 dias o município registrou 22 novos casos de Covid-19.

Disse – “Nos momentos de grandes dificuldades que precisam de uma resposta imediata das instituições, o Tribunal de Justiça, ao lado também da Assembleia Legislativa, o Poder Executivo, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, a Defensoria Pública, têm estado muito atentos para responder a essa necessidade”.(Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco -ALEPE, deputado estadual Eriberto Medeiros)

Você sabia – Que Afogados da Ingazeira, encontra-se com uma proliferação de cães e gatos nas vias públicas da cidade, e este blogueiro foi informado por um afogadense,  que tem vereador que alimenta todos os dias, gatos em frente da sua casa. Não se preocupando pelo menos em solicitar a castração dos mesmos.

Frase – “Foi com grande satisfação que nós recebemos os integrantes do Movimento Manguebeat. Muito bom contar com essa alegria transformadora para a gente começar o ritual de início da nossa Fenearte”.(Primeira dama do estado de Pernambuco Ana Luiza) Câmara.

Perguntar não ofende – Todos os vereadores governistas de Afogados da Ingazeira, irão votar em José Patriota para deputado estadual?

Blog do Elielson

A pesquisa da Real Time Big Data trouxe um número interessante: o ex-ministro da Educação e ex-governador Mendonça Filho (União Brasil) lidera a corrida para o Senado.

Evidentemente que é fruto das duas eleições majoritárias que ele disputou nos últimos anos. Ele foi candidato a senador, em 2018, e a prefeito do Recife, em 2020.

Mendoncinha seria o melhor nome para integrar a chapa de Miguel Coelho. Essa vaga estava sendo guardada para uma composição com Raquel Lyra. Certos de que isso não vai mais acontecer, surge essa solução caseira e interessante.

Mendonça traz maturidade a Miguel, além de ter uma penetração muito forte na Região Metropolitana, região onde o ex-prefeito de Petrolina é muito desconhecido. Colando sua imagem à do ex-ministro, Miguel poderia alavancar sua campanha no maior colégio eleitoral do Estado.

Por sua vez, Mendonça poderia fazer a mesma aposta que seu pré-candidato ao Governo: contar com o robusto tempo de propaganda eleitoral, o maior entre os candidatos da Oposição, e a estrutura partidária. Resta saber se ele está disposto a abdicar de uma eleição de federal bem pavimentada.

99,9% – Uma fonte do alto escalão palaciano confirmou à coluna que o PP fica na Frente Popular. “Só não digo 100% porque isso terá que vir da boca do presidente Eduardo da Fonte”, relevou, em reserva. Na segunda, Dudu passou o dia no Palácio em tratativas com suas bases.

MUDOU DE LADO – O marqueteiro Raimundo Luedy, que estava na campanha de Marília Arraes, mudou de lado. Ele agora vai compor a coordenação do pré-candidato Danilo Cabral. A neta de Arraes está numa semana de más notícias.

SINTONIZADOS – Silvio Costa e Teresa Leitão fizeram questão de divulgar a sintonia que estão mantendo nessa pré-campanha. Silvio é mais petista do que muitos filiados ao partido, e isso é tudo que Teresa quer ao seu lado. Além disso, o ex-deputado tem uma boa relação com a classe política.

CHAMOU ATENÇÃO – Na pesquisa Real Time Big Data divulgada ontem, chamou atenção da classe política a baixa indecisão apontada na sondagem. Segundo eles, apenas 11% dos pernambucanos estão indecisos sobre em quem votar. Esse é um número que foge muito à realidade, faltando ainda três meses para o pleito.

PINGA-FOGO: Com Mendonça senador, FBC poderá cogitar disputar uma vaga de federal herdando parte da base do aliado?

EM ALTA – Podem até questionar, mas as mulheres estão em alta na política pernambucana. Pelo menos no momento, elas estão dando um banho de aceitabilidade nos homens. Marília e Raquel despontam nas pesquisas de intenção de votos, à frente dos seus oponentes masculinos. A petista Teresa Leitão que colocou o nome recentemente para disputa do senado já aparece com chance de vencer a disputa, podendo superar seus adversários homens. Alessandra Vieira e Priscila Krause, deputadas estaduais, estão cotadas para figurar nas chapas majoritárias. A primeira é a provável vice de Miguel Coelho e a segunda pode ser completar a chapa de Raquel Lyra. Como escreveu Roberto Almeida, Danilo Cabral e Anderson Ferreira ainda não anunciaram seus vices, mais mulheres ainda podem aparecer no processo. A partir desta eleição, quem sabe, elas vão passar a ocupar mais espaço na política.

DANILO COMEÇA A REAGIR  – A reação do pré-candidato do Palácio do Campo das Princesas, Danilo Cabral (PSB) registrada em pesquisas de opinião do Real Big Data trouxe novos ingredientes para os prognósticos da eleição de outubro em Pernambuco. Após atingir seu patamar mais alto, desde que começaram as divulgações de pesquisas, Danilo começa a dá mostras de crescimento, uma tendência revelada anteriormente pelo blog. Os dados mostram uma sobrevida do PSB na disputa, mas a oposição continua com ampla vantagem vantagem. Os dois dígitos alcançados por Danilo, sinaliza que o socialista está no páreo e pode ampliar sua base de apoio pelo uso da imagem de Lula e pala máquina pública. O maior desafio de Cabral será superar a barreira da alta rejeição do governador Paulo Câmara indicada nas pesquisas.

ESTAGNADO – Embora tenha se concentrado nos últimos dias no agreste e na zona da mata, o pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho (UB) não saiu do canto. Nas pesquisas continua bem aquém do que se imaginava. A estratégia de esconder o nome do presidente Bolsonaro parece que não foi boa para FBC, que levou uma ducha fria no espinhaço. Ruim de marcar dentro das quatro linhas da política, como disse o ex-prefeito José Patriota (PSB), FBC é igual a mussum, liso virado na mucunã, difícil de saber onde o emedebista está. É, mas parece que essa ideia não vingou e Miguel que se apresenta como o mais preparado dos pré-candidatos para governar Pernambuco pode ficar numa posição indesejável se permanecer até o fim na disputa do Palácio. O fato de ter expressado que Lula é patrimônio do Brasil e ter aplaudido um dos prefeitos da base de apoio levantando a bola do petista, afastou de vez os bolsonaristas de Miguel.

MENDONÇA FILHO – Por falar em Miguel Coelho, ele tem a oportunidade de indicar o ex-deputado federal e ex-ministro Mendonça Filho para a disputa do senado. Nome leve e de alto grau de conhecimento na Capital, agreste e região metropolitana, Mendonça é um nome pra lá de competitivo, tem história política, serviços prestados ao estado e é um nome de pouca rejeição. Não se sabe se ele (Mendonça) vai aceitar, porque tem maior chance de ser deputado federal.

SEM QUÓRUM – Com apenas 3 vereadores tendo registrado presenças, a sessão ordinária desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal de Arcoverde foi sustada por falta do quórum mínimo necessário para a abertura dos trabalhos. A terra do Cardeal está em comemoração aos festejos juninos. O vereador Everaldo Lira (PTB) informou na mesa do plenário que, não tendo sido atingido o número de 06 parlamentares, a sessão estava cancelada. Desta forma, toda a pauta de programação segue para a próxima sessão, na segunda-feira (04).

É CEDO – Embora alguns institutos de pesquisa já tenham divulgado os números em Pernambuco, ainda é cedo para avaliar o processo eleitoral, isso porque, neste momento, uma média de 70% da população não tem interesse pelas eleições de 2022. Em pré-campanha, os pré-candidatos acreditam em eventuais perspectivas de recuperação. Em Pernambuco, Marília Arraes (SD) lidera a corrida eleitoral, mas os seus concorrentes ainda não são plenamente conhecidos, não houve debates, não houve ideias em confronto, porque precisa ter uma ideia e outra (ideia) para comparação. É preciso precaução, porque ainda é prematuro avaliar.

RECEBEU – O médico e pré-candidato a deputado federal, Aluízio Coelho recebeu no final de semana em sua residência a visita da deputada federal, Marília Arraes (SD), pré-candidata ao governo do estado. Marília bateu um papo com o grupo político de Aluízio Coelho e se comprometeu levar melhorias para o povo de Araripina, caso seja a grande vencedora do pleito.

CONVERSOU – A professora e empresária, Evângela Vieira (SD), pré-candidata a deputada estadual, esteve conversando com Danilo Simões, filho da ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões e do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Orisvaldo Inácio. Escreveu a empresária em suas redes sociais que  Danilo falou da importância de um nome novo no cenário político em Afogados da Ingazeira. “Precisamos de renovação”, disse Danilo.

MARINA NA VICE – Depois de conversar com o ex-presidente Lula, o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), ficou mais perto de retirar sua candidatura na disputa paulista. França, que aparecia bem nas pesquisas de intenção de votos, atrás de Fernando Haddad e empatado tecnicamente com o ex-ministro Tarcísio de Freitas, deve concorrer ao senado, fazendo aliança com o PT. Para vice de Haddad a cotada é a ex-ministra Marina Silva. O ex-ministro da Educação, caso seja confirmada a aliança com a Rede, em torno de Marina, e França, pelo PSB, vai ficar com mais chances de ser o primeiro governante do Partido dos Trabalhadores em São Paulo.

A deputada estadual Alessandra Vieira (UB), está prestes a realizar seu voo mais alto da sua vida política. A parlamentar está sendo cotada e tem grandes chances de compor a chapa majoritária de Miguel Coelho (UB), como pré-candidata a vice-governadora. Nos bastidores, o nome de Alessandra é tido como certo para, ao lado de Miguel, buscarem a cadeira principal e mais cobiçada do Palácio do Campo das Princesas.

Alessandra Vieira é mãe de três filhas, é casada com o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira que governou a Capital da Moda em duas oportunidades. Edson está na iminência de escolher seu caminho, ser candidato a deputado federal ou estadual, a alternativa será definida de acordo com a presença ou não de Alessandra na chapa de Miguel Coelho. Alessandra é filha da costureira Adalva Xavier, uma mulher simples que após a morte do marido, criou cinco filhos sozinha, sendo Alessandra a mais nova. Alessandra defende com unhas e dentes a bandeira do Polo de Confecções, causas sociais e o empoderamento da mulher pernambucana.

Ter uma mulher na chapa majoritária é de suma importância para Miguel Coelho, pois a deputada Alessandra Vieira é respeitada em todo Polo de Confecções e tem plenas condições de contribuir, será um espaço feminino dentro do futuro governo de Coelho. Independentemente de ser ou não a escolhida, Alessandra já conseguiu notoriedade, pois seu nome tem sido comentado pelos quatros cantos do Estado. Vale salientar que em seu 1º mandato como parlamentar, Vieira está como quarta-secretária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, sendo a única mulher a ocupar uma vaga como titular na mesa diretora da Casa de Joaquim Nabuco.

Alessandra sabe que essa indefinição já tem data e hora marcada para acabar, pois será amanhã dia (30), no Recife que Miguel Coelho vai oficializar o nome da parlamentar como pré-candidata a vice-governadora na chapa do União Brasil. Outro ponto importante e que deve ser bem observado é que Alessandra Vieira como companheira de chapa de Miguel vai dar um contraponto à sua pré-candidatura, pois o sertanejo tem enfrentado outras chapas com mulheres na cabeça, são os casos de Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB). As postulantes ao governo do Estado lideram as pesquisas de intenções de votos.

Diálogo permanente – O deputado estadual Erick Lessa dá um bom exemplo de atuação parlamentar, que sai das quatro paredes da Alepe e se mantém próximo da sociedade. Uma das inovações é a Caravana da Segurança, uma estrutura de diálogo itinerante com a população. Os cidadãos apresentam demandas e buscam soluções junto ao deputado e representantes das forças policiais. Recentemente, a Caravana esteve em Tacaimbó e na Vila de Patos em Riacho das Almas.

Sucesso: Em conversa com este blogueiro ontem no café São Braz, o ex-deputado federal Silvio Costa do Republicano, 1º suplente da pré-candidata ao senado Teresa Leitão (PT), se mostrou muito confiante com o sucesso da candidatura da petista para a Câmara Alta. para Silvio, Teresa tem uma identidade forte com os anseios de Pernambuco, a ligação dela com o PT e com Lula vai fazê-la ter uma grande vitória. Costa tem conversado com Teresa, estão montando uma estratégia e logo vão abrir um diálogo com a imprensa estadual.

 

Perguntar não ofende: Qual será o motivo que o vice-prefeito de Jataúba Fábio Mamão teve para romper com a Frente Popular de Pernambuco? Mamão que fazia juras de amor à Frente Popular, ao deputado estadual Diogo Moraes, à prefeita Doutora Cátia e ao empresário e líder político Boy Ribeiro, agora vai pedir votos para Marília Arraes.

Polivalente: O bom trabalho do jornalista Ricardo Dantas Barreto é conhecido em todo estado de Pernambuco. Suas qualidades já ficaram à disposição de algumas empresas de comunicação do grande Recife, mas, no momento Ricardo presta serviço de assessoria de imprensa ao prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

Pelo Agreste: o governador Paulo Câmara vai estar nesta sexta-feira, 1º de julho, em Brejo da Madre de Deus com o Plano Retomada. A ida ao agreste será para inaugurar a PE-166, terá ordem de serviço para construção de uma quadra poliesportiva na Escola André Cordeiro, vai entregar kits do programa Pernambuco que Alimenta, possibilitará repasses para o Cras, implantação de uma Cozinha Comunitária, permitir o programa Mãe Coruja Pernambuco e autorização de recursos para a saúde do município. Porém, o prefeito Roberto Asfora ainda não definiu quem será seu candidato a governador, todavia, Roberto já tem seus candidatos a deputado, para estadual será Tiago Pontes e para federal Eduardo da Fonte.

Otimista: Marcelo Gouveia (PSD), prefeito da cidade de Paudalho e coordenador da campanha de Marília Arraes (SD) tem se mostrado otimista com o pleito eleitoral deste ano. Marcelo está animado com as múltiplas candidaturas da oposição, acredita que o povo vai votar para mudar a administração estadual. Marcelo sempre está destacando o potencial e a liderança de Marília, como também, suas conquistas e adesões. Gouveia acredita que com Marília Arraes no poder, Pernambuco vai voltar a ser protagonista.

blog do Magno 

A sanguinolenta Amazônia Legal

Apenas 30 municípios brasileiros registraram média móvel superior a 100 homicídios para cada 100 mil habitantes entre 2019 e 2021, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A cidade mais violenta é São João do Jaguaribe, no interior do Ceará. Das 30 cidades, quase metade (13) fica na área da Amazônia Legal e apenas três são classificadas como urbanas.

Para o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima, as cidades tidas como as mais violentas do País têm um padrão claro. “Quando se olha, 13 delas estão na Amazônia Legal e, dessas 13, quase todas estão ou em área de fronteira ou ao lado de terras indígenas. Algumas inclusive com terras indígenas dentro”, destacou. Neste mês, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos no Vale do Javari, próximo à região de fronteira do Amazonas.

O crime chamou atenção para a alta da violência na região, marcada pelo garimpo ilegal, pela grilagem de terras e pela disputa entre facções criminosas. Em 2021, como mostrou o Anuário de Segurança Pública, o Brasil teve o menor número de homicídios dos últimos dez anos. A taxa de assassinatos, porém, ainda é de 130 por dia.

“A gente percebe que a redução da violência (no País) é positiva, mas insuficiente para reduzir o nível de violência nesses pequenos municípios. Há um quadro bastante preocupante de medo, insegurança e violência”, acrescentou Lima. “Tem um problema a ver com o território e com a forma de ocupação do território da Amazônia.”

Segundo ele, a dinâmica desses lugares tem semelhanças com aquela vivida por territórios controlados pela milícia no Rio de Janeiro e em cidades próximas. Neste caso, porém, o comércio ilegal de drogas também convive com crimes ambientais. “Na região Norte, as facções estão atuando como uma espécie de síndicos da economia criminosa. Não é só a droga. A droga é o articulador das ilegalidades. Se sobrepõe a garimpos ilegais, pesca ilegal, desmatamento e assim por diante”.

Taxas altíssimas – O levantamento do Fórum compilou informações dos quase 5,5 mil municípios brasileiros. O Fórum fez uma média dos últimos três anos – 2019, 2020 e 2021 – das mortes nas cidades brasileiras. “Em municípios pequenos, duas, três, quatros mortes representam uma taxa alta”, explicou. “Para poder mostrar a realidade, a gente fez a média de três anos.” Como resultado, foram observados 30 municípios com taxas de homicídio superiores a 100 mortes por 100 mil habitantes. “Isso está acima de qualquer País do mundo”, alertou Lima.

França joga a toalha – Dirigentes de partidos da coligação de apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram informados por aliados de Márcio França (PSB) que o ex-governador deve divulgar a decisão de desistir da corrida ao Palácio dos Bandeirantes nos próximos dias. A definição da vice na chapa de Fernando Haddad (PT) deve ocorrer após o anúncio de França. O petista deseja Marina Silva (Rede) como parceira na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, mas o PSB tenta emplacar o nome de Lu Alckmin, mulher de Geraldo Alckmin, para o posto, e o PSOL cobra o espaço.

Olho no Senado – Em troca de sair da disputa pelo Governo de São Paulo, França deve aceitar a sugestão do PT e disputar uma vaga ao Senado na chapa com Haddad. O PSB ainda negocia, no entanto, mais influência na campanha paulista. Além da vaga de senador, França tem pleiteado a indicação do primeiro-suplente ao Senado. A costura para que França desista foi feita por Lula, que mais uma vez se reuniu com o ex-governador na sexta-feira passada.

Sem associação – O núcleo de campanha do Partido Liberal está frustrado pelo “descaso” do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação às estratégias desenhadas pelo grupo político. Desde a última semana, intensificaram-se os pedidos para que o chefe do Executivo focalize em seus discursos as entregas do governo com menções diretas, por exemplo, ao Auxílio Brasil e pare de ressuscitar assuntos conflituosos. O apelo, porém, não tem surtido efeito. Há no comitê do partido a avaliação, captada por meio de pesquisas internas, de que o programa de transferência de renda ainda não é diretamente associado a Bolsonaro em algumas partes do Brasil.

Mini marcha – Prefeitos de todo o País fazem uma mini marcha a Brasília na próxima terça-feira, atendendo a convocação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na pauta, medidas articuladas a nível federal com grande impacto fiscal para os Municípios, como propostas que reduzem receitas – por exemplo, alterações nas alíquotas do ICMS e ampliação da desoneração do IPI – e a criação de pisos salariais sem previsão orçamentária.

CURTAS

NÓ PAULISTA – O Governo de São Paulo é considerado por Lula o principal nó a ser desatado nas tratativas com o PSB sobre os palanques estaduais. Isso porque o petista quer fazer campanha no Estado ao lado do ex-governador Alckmin, vice candidato à Presidência. Com França e Haddad concorrendo na disputa ao governo estadual, no entanto, o palanque Lula-Alckmin fica limitado.

AJUDA NÃO CHEGOU – Em 28 de maio deste ano, 101 pessoas morreram em virtude de deslizamentos de barreiras ou enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana. Um mês após o pior dia da tragédia, pessoas que perderam casas e familiares dizem que não receberam dinheiro dos governos e ainda cobram algum tipo de apoio ao poder público.

Perguntar não ofende: Quem será o candidato a senador na chapa de Miguel Coelho?