1-banner1500x363

14 HORAS TEM MARATONA ENEM

Clique no link abaixo e assista a aula de hoje (11/08). MARATONA ENEM COMEÇA ÀS 14 HORAS.

https://www.youtube.com/c/EstudoPlay   /  WWW.ESTUDOPLAY.COM.BR


||| – Giro pelos Blog’S Quinta-feira 04/08/2022 – |||

blog do FinFa

Interiorização da saúde – Em entrevista na na Rede Pernambucana de Rádios, o pré candidato a deputado estadual Paulo Jucá, explicou com detalhes sua proposta para desenvolver a interiorização da saúde em Pernambuco. Paulo exemplificou o trabalho de Danilo a frente da secretaria de educação que tirou Pernambuco do 26º para o 1º lugar em qualidade em todo Brasil. Hoje a rede estadual de ensino consegue os mesmo índices de excelência em todo estado. Paulo Jucá acredita que com a efetiva interiorização da saúde ele pode ajudar Danilo a repetir o mesmo feito da educação na saúde melhorando consideravelmente a qualidade de vida de quem vem da zona da mata, agraste e sertã que não precisarão mais desses deslocamentos, passando a tratar de pequenas e medias intervenções em suas regiões, ajudando inclusive a desafogar as demandas dos hospitais da capital.

Comemorando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, está comemorando a autorização do Governador Paulo Câmara, da Licitação para o asfaltamento da PE-263, ligando o Distrito de São Vicente à divisa com a Paraíba via o município de Livramento.“É mais um grande sonho que, se Deus quiser, em breve estará virando realidade, não só para a população de São Vicente, mas para todo o nosso município, que será cortado por uma das principais rodovias de ligação entre Pernambuco e Paraíba, contribuindo muito para que Itapetim se desenvolva ainda mais. A obra também vai beneficiar toda região, pois a distância entre o Pajeú e cidades como Campina Grande e João Pessoa ficará mais curta!”, disse o prefeito.

Elogiando ensino – O relatório de Auditoria da Prestação de Contas do TCE, exercício de 2020, elogiou a eficiência do ensino público no município de Iguaracy, inclusive, fez um quadro comparativo interessante com outros Municípios do mesmo porte. O TCE cita ainda que a mesma eficiência alcançada por Iguaracy não ocorre também em outros municípios, colocando a Educação de Iguaracy em um grande destaque a nível estadual.

Confirmado como candidato – A federação PSOL/Rede Sustentabilidade oficializou, nesta quarta (3), o nome de João Arnaldo (PSOL) como candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Alice Gabino (Rede Sustentabilidade) será vice na chapa, que tem Eugênia Lima (PSOL) como candidata ao Senado. A convenção do partido foi realizada no salão de uma igreja no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. A federação PSOL/Rede terá nas eleições de Pernambuco 50 candidatos a deputado estadual e 26 a deputado federal.

Visitou – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PSB),acompanhado do superintendente militar da Alepe, coronel Ely Jobson, e do superintendente de inteligência da Alepe, delegado José Rivelino, realizaram visitas em unidades de segurança em Petrolina, com uma agenda de aproximação institucional com as forças de segurança pública. Eriberto visitou unidades da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, se colocando à disposição para construir avanços buscando aperfeiçoar as políticas do Pacto pela Vida.

Reformando – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, está realizando uma grande reforma na Escola Municipal José Rodrigues de Brito, no Bairro São Francisco. Segundo este blogueiro foi informado, está sendo aumentado o número de salas de aulas, uma nova cozinha, a fachada principal, entre outras. A conclusão será em breve e o prefeito Sandrinho Palmeira, estará entregando a todo corpo docente daquele educandário. (Foto: Finfa)

Convenção – Amanhã será realizada a convenção da Frente Popular de Pernambuco, onde serão homologadas as candidaturas de Danilo Cabral (Governador), Luciano Santos (Vice-governadora) e Teresa Leitão (Senadora), será no Clube Português no Recife, a partir das 14 horas. Espera-se uma grande caravana de todo estado.

Autorizou – O prefeito de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares, autorizou nesta , a abertura de um processo licitatório para a pavimentação de ruas e a aquisição de mais um veículo 0km para o município.A nova ação governamental é fruto de inciativa da própria gestão municipal através de recursos próprios. Segundo o prefeito Dr. Augusto Valadares, os investimentos chegaram a mais de R$ 500 mil reais e irão beneficiar diretamente á população ourovelhense.

Perguntar não ofende – Após a convenção da Frente Popular, alguns prefeitos socialistas irão partir para o corpo a corpo. Por que até agora a minoria tem se manifestado, alguns só pensam em candidatura proporcional?

 

A última semana ficou marcada pelas convenções partidárias e oficialização dos candidatos ao governador. Porém, uma ficou faltando, a da Frente Popular.

Marcada para esta sexta-feira (05), a convenção da Frente Popular acontecerá de 14h no Clube Português e terá como objetivo oficializar as candidaturas de Danilo Cabral (PSB) para governador, Luciana Santos (PCdoB) para vice e Teresa Leitão (PT), que disputará o Senado.

O evento promete reunir lideranças de todos os partidos que compõe a coligação, além de oficializar candidaturas para deputado estadual e federal.

O ato pretende mostrar a força do PSB, reunindo as liderança de todas as partes do estado, e dar uma arrancada na campanha de Danilo, para levar o socialista à vitória no pleito de outubro.

O povo quer saber: quantas pessoas a Frente Popular colocará em sua convenção?

blog do Magno Martins 

Casamento de fachada

PT e PSB vivem um casamento de fachada há muito tempo. Quando os interesses são recíprocos, fingem lua de mel, muito mais para fel. Na medida em que deixam de falar a mesma língua, consequência de crises geradas pelos mesmos negócios contrariados, a separação bate à porta, nunca descambando para o divórcio.

Em 2020, os recifenses acompanharam de perto PT e PSB guerreando, mais um capítulo sem divórcio passado em cartório, porque agora, com o padre casamenteiro Lula da Silva, voltaram a um casamento do faz de conta. As crises conjugais não se restringem ao território pernambucano. Ontem, no Rio, PT e PSB voltaram a conviver em camas separadas. São iguais àquele casamento na vida real mantido entre tapas e beijos.

Mais tapas do que beijos. Num áudio que vazou pelas redes sociais, a deputada Benedita da Silva, uma das principais lideranças petistas do Rio, tornou público uma espécie de lavagem de roupa suja da desgastante relação PT x PSB. Tudo porque o PSB, olho grande, vale a ressalva, não cumpriu com a palavra de ceder a vaga ao Senado ao PT. “Sacrificado”, o ex-presidiário, candidato ao Planalto, terá que subir em dois palanques naquele Estado.

Casamento sem amor, apenas de mero interesse, é assim: tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano. PSB e PT praticam e ensinam a pior das políticas, a de que a política não é a moral, ela se ocupa apenas do que é oportuno. Foi assim, em Pernambuco, quando se juntaram para reeleger Paulo Câmara, o pior governador do Estado, e Humberto Costa, senador anão.

Já ouvi que, em política a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades falsas, uma praga tal que os mais sábios não aconselho a não se meterem nela. Dizia Nelson Rodrigues que não há nada mais cretino e mais cretinizante do que a falsa relação política, porque provoca a paixão amarga da política. “É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem”, ensinou.

Lula fechou com Freixo – A executiva estadual do PT carioca aprovou, ontem, por maioria, o rompimento da aliança com o socialista Marcelo Freixo, candidato a governador. O pivô do desentendimento foi o deputado Alessandro Molon, do PSB, que não abriu sua candidatura ao Senado. A campanha de Freixo conta com a palavra de Lula, que se comprometeu em apoiá-lo. Em ato político no Rio no início de julho, o petista reforçou: “Para esclarecer, no Rio de Janeiro, meu candidato a governador se chama Marcelo Freixo”.

Acordo negado – Freixo tem evitado comentar o impasse. Na convenção nacional do PSB, realizada em Brasília na semana passada, ele disse apenas: “Sou candidato a governador”, se desvencilhando do atrito pela eleição ao Senado. Molon, por outro lado, tenta reforçar seu nome como o candidato “que mais tem condições” de vencer o bolsonarismo no Estado. Irredutível, Molon disse em nota: “Mais uma vez reafirmo: não fiz e não participei de qualquer acordo para ceder ao PT a vaga para o Senado.

Quem lidera – A pesquisa eleitoral mais recente sobre a disputa pelo Senado no Rio, da Real Time Big Data/TV Record, mostra um empate técnico no primeiro lugar entre o atual senador Romário (PL), com 19%, e o deputado federal Alessandro Molon (PSB), com 14% das intenções de voto. A mesma pesquisa aponta que o governador Cláudio Castro (PL) está à frente na disputa pelo governo, com 31%, e Marcelo Freixo está em segundo lugar, com 24% dos votos válidos.

Temor de violência – Aliados de Jair Bolsonaro com posição de destaque nos partidos do Centrão e o comando político da campanha bolsonarista estão se movendo para colocar limites no plano presidencial de insuflar a militância para os festejos de 7 de setembro. O temor do entorno mais moderado do presidente é que o chamado de Bolsonaro seja lido como um convite à violência e acabe virando mais um empecilho no já difícil projeto reeleitoral.

Bolsonaro de volta – Bolsonaro volta a Pernambuco no próximo sábado para a Marcha para Jesus, evento no Recife promovido pelo movimento evangélico. A confirmação da sua presença foi feita, ontem, pelo deputado federal André Ferreira (PL), um dos coordenadores em Pernambuco da campanha à reeleição do chefe da nação. Ferreira participou de um culto, na manhã de ontem, em Brasília, com a bancada cristã na Câmara Federal ao lado de Bolsonaro.

CURTAS

GARIMPEIROS – O governo federal pagou auxílio emergencial a dois garimpeiros presos na Operação Ganância, diz relatório da Polícia Federal (PF) obtido pelo Metrópoles. O benefício foi criado com o objetivo de auxiliar famílias de baixa renda em meio à crise econômica intensificada pela pandemia do novo coronavírus.

ENFERMAGEM – Auxiliares do presidente Bolsonaro dizem que ele deve sancionar o Projeto de Lei (PL) que estabelece o piso da enfermagem em uma pequena cerimônia no Palácio do Planalto, hoje, às 17h. A tendência é que ele vete o trecho que estabelece que o salário será reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Perguntar não ofende: A marcha para Jesus do Recife vai bombar?

O PSB PERDEU OU GANHOU? – Por falar em mudança na conjuntura, parece que a permanência do deputado federal e presidente do PROGRESSISTA – PPEduardo da Fonte mais predicou do que ajudou a Frente Popular. Causou fissuras, indignações e na soma deu a entender que puxou Danilo pra baixo. A sigla comandada pelo deputado Dudu da Fonte tem várias tendências, ou seja, não existe controle no que concerne a uma posição política, cada um segue sua própria vontade. O PP vai colaborar no tempo de guai eleitoral, mas isso já não será tão importante porque as redes sociais terão talvez muito mais influência que as inserções de rádio e TV. Nos dias de hoje, as pessoas não largam o celular nem para ir ao banheiro. No fundo no fundo o PSB perdeu com a permanência de PP que se locupletou na gestão de Câmara ganhando ainda um magote de apoios na eleição do filho, Lula da Fonte que concorrerá uma vaga na Câmara Federal.

PASSOU SELADO… – Se os resultados das urnas forem contrários no dia 02 de outubro e não obtiver êxito no  processo eleitoral de 2022, o PSB de Pernambuco perderá a eleição para si mesmo. Por falta de entendimento entre o grupo fechado e figurões do PT, a Frente Popular deixou de indicar a deputada federal, Marília Arraes para a vaga do senado. Danilo bem que tentou mas foi vencido pelos que declinaram o contrário… O cavalo talvez tenha passado selado, porque uma eventual candidatura de Marília ao senado seria talvez, a roda grande passando por dentro da menor, ou seja, seria a primeira vez na história que o nome do senado puxaria a majoritária. Apesar de ser apenas conjectura, os dados estatísticos mostram o que o blogueiro tecla no sofrido CCE, tão desgastado pelas pancadas dos indicadores e pelo próprio tempo…

LULA POUCO INFLUENCIA AGORA – Com já mencionei antes, 40% das intenções de voto está concentrada nas opções de esquerda, entre Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (SD), a dupla de dois colada na imagem do ex-presidente Lula (PT) que nada influenciará nesse primeiro turno. É besteira brigar pela imagem do petista que veio a Pernambuco, apresentou Danilo como seu candidato e nada mudou nos números estatísticos divulgados nos últimos estudos técnicos feitos por institutos diferentes. É certo que o PSB irá centrar fogo em Marília porque tem eleitorado da mesma linha política: lulista. Tirar votos de Anderson Ferreira (PL), o PSB não conseguirá, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB) já não é impossível, entonce a Frente Popular vai cair pra riba dos eleitores da ex-petista. Não sei se vai conseguir reverter o quadro, mas o grupo situacionista leu bem a cartilha de como vencer eleição em Pernambuco. É bom quem está em riba do páreo não subestimar esse povo!

NÃO AFETA – A decisão da vereadora Aline Mariano (PP) em apoiar a candidatura de Marília Arraes (SD) de quem é comadre e velha companheira de parlamento, quando vereadoras na Câmara do Recife, não afeta a relação política da família Mariano em Afogados da Ingazeira. Aline apoia Waldemar Oliveira (Avante) para deputado federal e Evângela Vieira (SD) para deputada estadual, mas o ex-vereador Igor Mariano (PSD), a vereadora Gal Mariano (PDT) e o ex-vereador Heleno Mariano (PSD) votam em Danilo Cabral (PSB), Pedro Campos (PSB) para deputado federal e José Patriota (PSB) para deputado estadual.

FALTOU PEDIR O VOTO- Por falar em Aline Mariano, a progressista deixou claro na entrevista da Rádio Pajeú, em sua última visita a região ao lado de Marília Arraes (SD) que não declinou apoio ao ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) por este NÃO ter lhe pedido o voto. Ao comentar a palavra ‘reciprocidade’, mencionada por Coimbra Aline justificou de forma diplomática tim tim por tim tim. Se apoiasse José na Veneza Pernambucana Aline sem sombra de dúvidas o daria uma votação satisfatória. Danado é que Coimbra, ou engoliu mosca, atarefado da correria sem se dar conta do tempo, ou não demonstrou interesse em contar com a colaboração da vereadora. Há quem diga que danado esperou Aline voluntariamente lhe procurar para declarar apoio. Como não se antecipou, o apoio se esvaiu…

REMENDOU – Durante a inauguração do Ponto de Apoio da Atenção Básica que irá atender a comunidade de Nova Brasília e adjacências, o secretário Municipal de Saúde Artur Amorim passou um vexame daqueles. Ao mencionar o vereador César Tenório (PDT) autor da proposição para instalação do espaço físico na comunidade, como o político que mais atua na área da saúde no município, Artur teve que complementar o nome de outros parlamentares, que o indagaram ainda no andamento da fala: – Só César? Daí, o complemento foi na bucha. Inda teve vereador que alertou Artur a ter cuidado no que fala…

SAFADEZA – ‘Não se preocupem que isso que vocês estão vendo não é chuva, são lágrimas dos anjos que estão chorando por nossa vitória’. A frase é do ex-presidente Lula da Silva (PT), nessa terça-feira (02), ao iniciar seu discurso durante evento político no Parque do Povo, em Campina Grande (PB).

BUCHOS FARTOS – Colaboradores e correligionários da candidata a deputada estadual Evângela Vieira (SD) fizeram rasgados elogios a organização da empresária e professora na condução da viagem com destino a Capital Pernambucana domingo (31) onde prestigiaram a convenção de Marília Arraes (SD) no Class Hall. Durante o percusso, o que não faltou foi comida. Antes de embarcar, cerca de 80 pessoas encheram o bucho com um café reforçado na casa da candidata, adispois seguiram para Recife, com direito a lanche no caminho, almoço em Recife, jantar e pra completar mais um brebotozinho pra terminar a noite. Teve caba que estufou a micula de tanto ‘dicomer’. Danou-se!

BALANÇARAM AS TITELAS – Por falar em ‘dicomer’, como diz o matuto, o ex-vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (Podemos) também levou uma turma para a convenção de Miguel Coelho (UB). Três ônibus seguram de Afogados com direção ao espaço adonde foi realizado o ato político. Teve comida a bersa tombém. Além dos mastigado dos queixos, da degustação da culinária de São Caetano, dois sanfoneiros balançaram as titelas no range range dos ônibus que dançavam pra lá e pra cá na buraqueira da pista. Zé Moreno e Dema do Distrito de Flores afinaram a sanfona, nos acordes alto e baio, no afina-desafina da molesta. Eita gota!

Blog Ponto de Vista

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A estratégia e a tática são duas partes do pensamento enxadrístico que não podem ser separadas. A primeira consiste em definir e atingir objetivos a longo prazo, enquanto que a segunda se concentra no movimento imediato das peças do tabuleiro. Assim também é no campo político. Ser um bom jogador neste meio exige também estratégia e tática. Neste universo destaco na coluna de hoje o deputado federal e presidente estadual do Progressistas Eduardo da Fonte. As suas movimentações não têm passado desapercebidas pelos olhos atentos deste blogueiro que viu em uma de suas investidas realizadas nesta semana mais um sinal claro de ameaça ao grupo político dos Ferreiras.

Com uma relação histórica com Jaboatão dos Guararapes, onde já chegou inclusive a ser deputado federal majoritário, Eduardo da Fonte fechou nesta semana com Marlus Costa. A aliança política trouxe com ela um grande simbolismo pelo fato de Marlus ser do PL de Anderson Ferreira e vereador mais votado da última eleição no município. Uma investida que não seria exagero definir como ousada, agressiva, afrontosa.

Embora Eduardo da Fonte não seja de revelar os seus próximos passos, seus movimentos podem ser facilmente lidos por aqueles que se permitem parar e observar. Jaboatão dos Guararapes está inserido nos planos de expansão do PP.

Apesar dos interesses dos Ferreiras e de Eduardo da Fonte terem convergido em 2020 na eleição jaboatonense, na maioria das vezes eles são conflitantes. Algo dentro do esperado já que os dois grupos estão em plena expansão e disputam espaço de poder

Da Fonte, que já tinha em seu tabuleiro nomes como o Pastor Cleiton Collins e Clarrisa Tércio, duas lideranças com grande inserção nas terras jaboatonenses, tem em Marlus Costa mais uma importante peça no jogo cujo objetivo final é formar um palanque forte para o Progressistas na disputa de 2024 pela prefeitura do segundo maior Colégio Eleitoral de Pernambuco

ALERTA – Não custa lembrar que em caso de vitória de Anderson Ferreira na disputa pelo Governo do Estado, o jogo muda completamente.

SAIU GANHANDO – A deputado estadual Roberta Arraes (PP) passou a contar com o apoio do vereador Marlus Costa, que lhe garantiu um palanque forte em Jaboatão. Roberta também tem avançado em vários municípios da Região Metropolitana.

 

 Fechado: O grupo político da prefeita de Jataúba Doutora Cátia Ribeiro está fechado com os deputados Diogo Moraes (PSB) para estadual e Eduardo da Fonte (PP) para federal. Era especulado que este grupo iria se dividir entre Diogo Moraes e Edson Vieira, mas depois de conversas e acordos, Diogo Moraes vai ser o único candidato de todo o grupo da prefeita a deputado estadual. A doutora Cátia vai apoiar Lula (PT) para presidente, Danilo Cabral (PSB) para governador e Teresa Leitão (PT) para o senado.

Articulado: Depois que o PROS fez um movimento pró Marília Arraes (SD) e voltou para à Frente Popular de Pernambuco, o deputado federal e candidato a vice-governador Sebastião Oliveira (Avante), entrou em campo, articulou e colocou o PROS novamente para Marília. Agora o projeto da herdeira de Miguel Arraes conta com os partidos PSD, AGIR, Avante, Solidariedade e o mais novo filiado, PROS.

Confiante: Quem está confiante com a vitória de Marília Arraes nas eleições deste ano é o deputado federal e candidato ao senado André de Paula. Em evento realizado em Jaboatão dos Guararapes, André falou que Marília representa a esperança e que Pernambuco vai voltar a crescer, se desenvolver, avançar e melhorar sob a liderança de Marília Arraes.

Importante: A vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos (PCdoB) defendeu a intensidade das alianças firmadas dentro da Frente Popular, em apoio à pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB). De acordo com comunista, a coligação com nove partidos, é importante para garantir governabilidade em uma eventual gestão e também porque fortalece a estratégia nacional pela vitória do ex-presidente Lula (PT), na disputa presidencial.

Reforço – A ida do PROS para o palanque de Marília Arraes, articulada pelo deputado federal Sebastião Oliveira, significou um ganho no guia eleitoral para a candidata do Solidariedade de aproximadamente dez segundos. Com isso, Marília deverá saltar para 1 minuto e 30 segundos, o dobro de Anderson e Raquel.

Receio – O grande receio do PSB e que Lula realmente resolva abrir espaço de apoio as três candidaturas que o apoiam aqui: Danilo, Marília Arraes e João Arnaldo. Dos três, o nome que mais tem se beneficiado do plano nacional petista é Marília justamente pelo histórico de militância recente junto ao PT. (Silvinho Silva)

Não afeta – Em meio a turbulência do PT e PSB no Rio de Janeiro, a vice-governadora Luciana Santos veio a público defender a aliança com o PSB. “Lula tem consciência da importância dessa aliança estratégica que Pernambuco representa e, por isso mesmo, essa determinação de cravar e consolidar essa construção que foi muito importante para o país, por conta da presença do PSB nacional na vice, com Geraldo Alckmin. É uma construção que vai para além de Pernambuco e fortalece estratégia nacional pela vitória de Lula”, disse.

Marília avisou – Em entrevista recente à Veja, a pré-candidata Marília Arraes ironizou o apoio do PSB ao ex-presidente Lula. “Todo mundo conhece o PSB aqui e sabe muito bem que no dia que Lula não os apoiar eles (o PSB) vão dizer: então deixa Bolsonaro ganhar mesmo”. A fala de Marília que foi bastante repercutida nas redes sociais foi relembrada ontem.

Bolsonaro de volta – Bolsonaro volta a Pernambuco no próximo sábado para a Marcha para Jesus, evento no Recife promovido pelo movimento evangélico. A confirmação da sua presença foi feita, ontem, pelo deputado federal André Ferreira (PL), um dos coordenadores em Pernambuco da campanha à reeleição do chefe da nação. Ferreira participou de um culto, na manhã de ontem, em Brasília, com a bancada cristã na Câmara Federal ao lado de Bolsonaro.

Inocente quer saber – quantas pessoas a Frente Popular colocará em sua convenção?

Blog do Silvinho

Descumprimento de acordo no Rio, gera mal estar entre PT e PSB

O PSB do Rio de Janeiro tem protagonizado um verdadeiro mal estar na campanha presidencial de Lula que pode terminar respingando em outros estados como Pernambuco. De tudo já aconteceu no Rio chegando ao fato de um áudio vazado da deputada Benedita da Silva citando como exemplo justamente Pernambuco. O que aconteceu foi o seguinte: o PT após lançar o nome de André Ceciliano ao Governo do Rio, viu o deputado Marcelo Freixo se filiar ao PSB para ser o candidato único das esquerdas por lá.

Lula conversou com André Ceciliano e com o PT do Rio e ambos fizeram um acordo para apoiar Marcelo Freixo em troca de um apoio a Ceciliano para o Senado. A ideia foi bem clara e dada pelo próprio Lula: Ceciliano, você não será candidato a governador. Nós vamos apoiar o Freixo e você vai concorrer ao Senado. Lá, o PSB decidiu fazer barba, cabelo e bigode e indicar Alessandro Molon para o Senado, fazendo com que o PT não tenha um palanque no estado, mesmo Lula liderando as pesquisas.

Coincidência ou não, mas aqui foi a mesma coisa prometida a deputada federal Marília Arraes: ela seria o nome do PT para o Senado em Pernambuco pela Frente Popular. Se o PSB não cumpriu o acordo com Lula no Rio de Janeiro quem garantiria que em cima das convenções e com a deputada Marília sem nenhuma perspectiva de mudança ou janela partidária não teria novamente sua legenda negada e sobraria apenas disputar uma vaga na Câmara Federal? vale a reflexão que foi lembrada durante todo o dia.

Outra questão é a preocupação de que o caso do Rio de Janeiro termine respingando em Pernambuco e em outros estados e olhem bem que o nosso foi citado como exemplo. “O PT fez de tudo pelo PSB” disse Benedita da Silva. Vale relembrar o que o próprio Lula disse em visita a Pernambuco que Danilo Cabral era o seu candidato justamente porque o ex-presidente cumpre acordos. E ao PSB está faltando uma voz de comando para dar o grito e puxar às rédeas.

Receio – O grande receio do PSB e que Lula realmente resolva abrir espaço de apoio as três candidaturas que o apoiam aqui: Danilo, Marília Arraes e João Arnaldo. Dos três, o nome que mais tem se beneficiado do plano nacional petista é Marília justamente pelo histórico de militância recente junto ao PT.

Não afeta – Em meio a turbulência do PT e PSB no Rio de Janeiro, a vice-governadora Luciana Santos veio a público defender a aliança com o PSB. “Lula tem consciência da importância dessa aliança estratégica que Pernambuco representa e, por isso mesmo, essa determinação de cravar e consolidar essa construção que foi muito importante para o país, por conta da presença do PSB nacional na vice, com Geraldo Alckmin. É uma construção que vai para além de Pernambuco e fortalece estratégia nacional pela vitória de Lula”, disse.

Marília avisou – Em entrevista recente à Veja, a pré-candidata Marília Arraes ironizou o apoio do PSB ao ex-presidente Lula. “Todo mundo conhece o PSB aqui e sabe muito bem que no dia que Lula não os apoiar eles (o PSB) vão dizer: então deixa Bolsonaro ganhar mesmo”. A fala de Marília que foi bastante repercutida nas redes sociais foi relembrada ontem.

Danilo – Embora Benedita da Silva tenha feito referência a Pernambuco no áudio que vazou para a imprensa é preciso fazer justiça com Danilo e com o PSB de Pernambuco. O parlamentar que é pré-candidato a governador do estado se posicionou claramente sobre o cumprimento do acordo do PT e PSB no Rio de Janeiro chegando a postar que a vaga de senador deveria ficar com o PT e não com Alessandro Molon.

PDT – O PDT confirmou em convenção realizada ontem o apoio a Danilo Cabral para governador e Teresa Leitão para o Senado. Embora todos soubessem da confirmação do apoio a Danilo, o reforço foi muito importante para Teresa tendo em vista que eles ainda não tinham se manifestado publicamente.

Bolsonaro em Pernambuco – O deputado federal André Ferreira (PL), um dos coordenadores em Pernambuco da campanha à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou de um culto, na manhã de ontem, em Brasília, com a bancada cristã na Câmara Federal. Ao lado de Bolsonaro, André ressaltou a importância da Marcha para Jesus, evento a ser realizado no próximo sábado (6), no Recife, e confirmou a presença do presidente.