blog do FinFa
Em Flores – Na próxima semana da quarta-feira (18) até a sexta-feira (20), das 8h às 13h, a Unidade Móvel do Detran Itinerante, estará instalada na Praça Dr. Santana Filho, onde serão oferecidos serviços que são realizados apenas na Ciretran de Serra Talhada. Serviços oferecidos pelo Detran/Itinerante: Emissão do CRLV, documento de porte obrigatório; Renovação da CNH, com captura de foto; Emissão de boletos para pagamento; Consulta de pontuação da CNH; Agendamento de atendimento, para outros serviços e estarão também dando esclarecimentos de dúvidas quanto não aplicativo do DETRAN.
Tensão – Este blogueiro foi informado que o clima no Palácio não está bem, diante da situação da formação da chapa da Frente Popular. Após a saída do Deputado André de Paula, que até agora é candidato avulso ao Senado, mas que em breve vai anunciar o rumo que tomará, mexeu o tabuleiro. Segundo a fonte, o Governador Paulo Câmara, já anunciou que respeitará a decisão, e segundo os rumores, todos os caminhos levam à Marília. Mas, “ no balanço das ondas, tudo pode mudar”. Vamos Aguardar, finalizou a fonte.
Referência – A Empresa BPM Serviços que presta serviços para alguns municípios pernambucanos, foi classificada em 6º Lugar no Estado de Pernambuco no índice de Segurança do Transporte Escolar pelo TCE-PE, e colocou Afogados da Ingazeira em 1º Lugar no Pajeú no mesmo índice.
Recebeu prefeito – O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), recebeu nesta quarta-feira (11), em seu gabinete, em Brasília, o prefeito de Petrolina, Simão Durando. O encontro serviu para o gestor municipal estreitar os laços de amizade com o parlamentar e dialogar sobre novos projetos para o município pernambucano. Patriota reforçou que continuará ajudando Petrolina, através de emendas parlamentares e outras ações legislativas. “O velho amigo Simão Durando esteve no nosso gabinete, como estiveram antes dele, o Fernando Bezerra Coelho, Júlio Lóssio, Miguel Coelho e tantos outros. Todos sabem que quando terminam as campanhas eleitorais, eu desço do palanque e trabalho para o crescimento de Petrolina através de nossas parcerias com emendas parlamentares e projetos de leis” disse Gonzaga.
Promove – A cidade de Ouro Velho-PB, realiza nesta sexta-feira (13) e Sábado (14), o 38° encontro entre Paraibanos e Baianos, que terá programação para todos os gostos. Nesta sexta-feira haverá das 17 às 20 horas no Forró Kent, no Clube Municipal; em seguida acontece um dos maiores festivais de cantadores da história da cidade, com grandes nomes da poesia, com Declamadores, Aboiadores e com atração especial de Túlio Fontenele, o mais jovem cantador do Brasil, uma realização da Prefeitura Municipal.
Agenda hoje – O governador Paulo Câmara sanciona às 10 horas, desta quinta-feira (12.05), no Palácio do Campo das Princesas, a Lei de Admissão de Professores Quilombolas e divulga diversas ações em benefício da comunidade. À tarde, no âmbito do Plano Retomada, ele anuncia novos investimentos para a Mata Norte. Nos municípios de Itaquitinga e Tracunhaém serão liberados recursos para áreas como desenvolvimento urbano, educação e assistência social.
Providências urgentes – Chegou ao conhecimento deste blogueiro, que a situação do Centro Desportivo Lúcio Luiz de Almeida em Afogados da Ingazeira, encontra-se em uma situação deplorável. Segundo a fonte, uma parte da coberta da quadra encontra-se quebrada, e quando chove derrama no interior da quadra, as instalações hidráulicas precisando de uma reforma urgente e para completar sempre na parte do final da tarde, jovens se concentram nas instalações do Centro para praticarem desordens, inclusive já foi acionada até a Polícia.
Perguntar não ofende – Quem será campeão de votos para federal em Pernambuco nas eleições de outubro, Pedro Campos ou Maria Arraes?
Coluna da Folha’PE | Edmar Lira

Ciro Gomes atrapalha esquerda contra Bolsonaro
A cada pesquisa que é divulgada, fica latente a recuperação do terreno do presidente Jair Bolsonaro, que tem diminuído sua rejeição e reprovação e aumentado suas intenções de voto, consequentemente aproxima-se do líder nas pesquisas, o ex-presidente Lula. Faltando quase cinco meses para o pleito, não dá para desmerecer a força do bolsonarismo, que foi extremamente resiliente durante o pior momento da pandemia e da própria máquina federal, que poderá ajudar o governo a se recuperar a ponto de se reeleger em outubro.
O presidente Jair Bolsonaro retomou o eleitorado que havia se inclinado pelo ex-ministro Sergio Moro, que recentemente deixou a disputa, mas é pertinente frisar que em 2018 ele obteve quase 47% dos votos válidos no primeiro turno e mais de 55% dos votos válidos no segundo turno, o que demonstra que o atual presidente ainda poderá no decorrer da campanha recuperar o eleitor insatisfeito com a condução do governo durante a pandemia e por isso seus adversários não podem menosprezar a capacidade de mobilização do atual presidente.
Patinando entre sete e oito pontos das intenções de voto em todos os levantamentos, o ex-ministro Ciro Gomes, com elevado grau de conhecimento do eleitorado por já ter disputado três eleições presidenciais, presta um grande desserviço à esquerda brasileira ao manter sua postulação, isso porque, em tese, esse eleitor tende a ser de Lula caso Ciro não esteja na disputa, o que poderia aproximar ainda mais o ex-presidente de uma vitória em primeiro turno.
É muito pouco provável que Ciro Gomes ou qualquer outro nome da terceira via consiga decolar nos próximos meses, o que naturalmente deverá consolidar a tendência de recuperação do presidente da República, que desta vez terá um robusto guia eleitoral e palanques representativos nos estados. Por isso, uma desistência de Ciro ajudaria a esquerda e a Lula a fazer um enfrentamento ao presidente, e sua manutenção no páreo somente deverá prejudicar a esquerda como aconteceu na eleição de 2018, quando no segundo turno ele viajou para Paris no segundo turno, e como Pôncio Pilatos, lavou as mãos, contribuindo para a vitória de Jair Bolsonaro sobre Fernando Haddad.
Educação e retomada – O governador Paulo Câmara sanciona, nesta quinta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, a Lei de Admissão de Professores Quilombolas e divulga diversas ações em benefício da comunidade. À tarde, no âmbito do Plano Retomada, ele anuncia novos investimentos para a Mata Norte. Nos municípios de Itaquitinga e Tracunhaém serão liberados recursos para áreas como desenvolvimento urbano, educação e assistência social.
Prioridade – Durante entrevista ao programa Folha Política, na Rádio Folha, o presidente estadual do PDT, deputado federal Wolney Queiroz, não descartou diálogo com postulantes ao governo da oposição, em especial Marília Arraes, Miguel Coelho e até mesmo sua conterrânea Raquel Lyra. Porém, deixou claro que a prioridade do PDT é a permanência na Frente Popular para ajudar a eleger Danilo Cabral governador em outubro.
Inocente quer saber – Ciro Gomes será convencido a deixar a disputa presidencial para ajudar a derrotar Bolsonaro?
A cidade de Camaragibe faz aniversário amanhã e para comemorar a data a prefeita Nadégi Queiroz (Republicanos) faz um verdadeiro gol de placa ao anunciar 43,9 milhões em obras e serviço para a cidade. A prefeita vem fazendo uma verdadeira revolução na administração de Camaragibe e entra para a história como a melhor gestora que já passou pela administração fortalecendo não apenas o seu nome mas também se tornando uma fortíssima eleitora nas eleições deste ano.
O investimento para Camaragibe é fruto de recursos próprios e de parceiras vão abranger várias áreas, de Saúde à Infraestrutura, passando pelos Serviços Públicos, Educação, Segurança, Mobilidade, Cultura, Assistência Social e Esportes. Dentre as obras que Nadegi pretende realizar em Camaragibe, algumas são históricas, tidas como um verdadeiro sonho dos munícipes.
Segundo informação da gestão municipal “o planejamento das ações prevê grandes obras estruturadoras, como a reestruturação do Ginásio de Esportes da Vila da Fábrica, do Parque Maria Amazonas e da Rua Eliza Cabral; a requalificação da parte superior do Mercado Público; criação da Casa de Acolhimento para mulheres vitimas de violência no município; reestruturação das unidades básicas de saúde; reforma do Hospital Municipal Aristeu Chaves com a criação de leitos cirúrgicos e implantação do Hospital da Mulher com cirurgias ginecológicas na Maternidade Amiga da Família”.
A gestão de Camaragibe é um exemplo para Pernambuco. A prefeita Nadegi se diz feliz e bastante realizada com o investimento em sua terra. “O anúncio desses investimentos é algo concreto. Estabelecemos, junto às secretarias municipais, uma série de intervenções em várias áreas, que serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos” disse a gestora.
Um presente e tanto para Camaragibe.
Senado – O deputado federal André de Paula (PSD) recebeu o apoio de mais um partido na corrida pelo Senado: o Agir 36. Além deste, André já conta com o apoio do PP e do Avante. Segundo informações do Blog Cenário, o deputado deve anunciar na próxima segunda-feira seu apoio a pré-candidatura de Marília Arraes.
Bate Papo – E por falar em Marília Arraes, a deputada e pré-candidata ao Governo pelo Solidariedade vai conversar conosco amanhã, sexta-feira (13), em live entrevista pelo instagram. Vamos conversar sobre o cenário atual e conjuntura política.
Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara sanciona hoje, no Palácio do Campo das Princesas, a Lei de Admissão de Professores Quilombolas e divulga diversas ações em benefício da comunidade. À tarde, no âmbito do Plano Retomada, ele anuncia novos investimentos para a Mata Norte. Nos municípios de Itaquitinga e Tracunhaém serão liberados recursos para áreas como desenvolvimento urbano, educação e assistência social.
Compromisso – A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou ontem uma carta-compromisso com as principais demandas apresentadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren/PE). O presidente do conselho, Gilmar Júnior, recebeu a tucana na sede da entidade, no Bairro da Boa Vista.
Gilson Machado – O ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado, participou no MDR do anúncio de mais de R$ 20 milhões para a continuidade das obras da adutora do eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco e que contarão com R$ 1,3 bilhão em investimentos federais.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) está voltando a ter compromissos no Estado com a volta do Plano Retomada. A agenda começa hoje dia (12), nas cidades Itaquitinga e Tracunhaém. Na sexta-feira (13), os destinos serão Buenos Aires, Aliança e Camaragibe. No sábado (14), os locais visitados serão Abreu e Lima, Nazaré da Mata e Tracunhaém.
O Plano Retomada, foi lançado em agosto de 2021 e tem como objetivo trazer para o estado um pacote de incentivos, para movimentar a economia no período pós-pandemia. O programa é administrativo, mas envolve prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas de todo Pernambuco. A meta do Plano Retomada é até o final desse ano, injetar R$ 5 bilhões na iniciativa pública e pública/privada do Estado.Os investimentos pelo Plano Retomada são diversificados e as ações são geradas nas áreas de Infraestrutura com requalificação de rodovias, pavimentações, ampliação da rede de abastecimento de água e adutoras do agreste e sertão. A educação é lembrada com reformas, climatização e construções de quadras poliesportivas cobertas nas escolas do Estado, além da valorização dos professores alunos. A saúde, além de ter obtido bons índices no combate a pandemia, é sempre bem lembrada com investimentos em insumos, equipamentos e melhorias nas unidades.
A ação social é outro víeis de forte atuação do Plano Retomada, com implantações de cozinhas comunitárias e investimentos em Cras e Creas. A geração de trabalho faz parte do programa com a implantação de COPEs, gerando cursos profissionalizantes para os pernambucanos. E um dos focos desse projeto consiste no pagamento, durante seis meses, de metade do salário de novos trabalhadores contratados pelo setor privado. A expectativa é gerar 133 mil novos empregos em todo Pernambuco.
O governador está exercendo um papel importante neste momento de contratempo nacional, gerando investimentos, emprego e renda por todo Pernambuco. Embora integrantes da oposição tenha criticado Paulo Câmara e seu Plano Retomada, dizendo que estão fazendo agora o que deveriam ter feito ao longo dos oitos anos de governo, é inegável que Paulo tem feito gestão, pois primeiro equilibrou as contas do estado, para só depois anunciar benfeitorias em todo Pernambuco.
Outro fator importante na realização do Plano Retomada tendo sido o poder de liderança que o governador Paulo Câmara tem mostrado ao realiza esse programa estadual. Câmara tem conseguido a participação popular e de todos os partidos envolvidos no bloco de situação. Neste momento de recesso, Paulo acertou em cheio e estar atendendo os anseios dos seus aliados e do povo pernambucano, como também, tem animado a tropa da Frente Popular neste ano eleitoral, mostrando que o PSB está na luta e vai com tudo para renovar por mais 4 anos, o comando administrativo no Estado.
Curtinhas
Caminho Novo: A previsão é que até a próxima segunda-feira dia 16, André de Paula (PSD) pré-candidato ao senado oficialize seu apoio a pré-candidatura de Marília Arraes ao governo do Estado. André de Paula atuou para ser o candidato ao senado pela Frente Popular de Pernambuco, mas em virtude da parceria entre PSB e PT, ficou de fora. Porém, André está fazendo um novo caminho, vai seguir com Marília em busca do seu objetivo, o senado federal.Anúncio duplo: Em conversa com essa coluna, integrante da Frente Popular de Pernambuco confidenciou que o nome da deputada estadual Tereza Leitão (PT), só será oficializada como pré-candidata ao Senado Federal quando for anunciado o do nome do pré-candidato a vice-governador na chapa de Danilo Cabral (PSB).
Muito estranho: Onde foram parar os dados da pesquisa Simplex que foi registrada e que estava pronta para ser divulgada? Sua não divulgação está causando estranheza no meio político e gerando dúvidas na sua credibilidade. Vale a pena lembra que a própria Simplex foi quem registrou essa pesquisa, é a maior interessada e estranhamente, sumiu com os dados. É necessária maior rigidez para com esses institutos de pesquisas, pois não se pode brincar e nem ficar alimentando anseios na população e classe política.
Encontro: O deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado Danilo Cabral (PSB), esteve reunido em Brasília com o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), o pré-candidato a deputado estadual e presidente estadual do PSB Sileno Guedes, além do prefeito de Panelas, Ruben Lima e vereadores da cidade. Na pauta, conversas sobre como ajudar a levar mais desenvolvimento, emprego e renda para o interior de Pernambuco.
Com uma extensa vida pública, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) demonstrou, com atos ao longo dessa trajetória, seu pragmatismo político. Recentemente, mostrou sua habilidade ao ter sido ministro de Dilma por indicação do PSB, depois mudou de rumo ao emplacar o filho numa pasta da gestão de Temer e ao assumir ele próprio a liderança de Bolsonaro no Senado.
Famoso em fazer leituras de cenários, FBC pode ser o principal influenciador para a unidade do palanque do seu filho, Miguel Coelho, com a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata Raquel Lyra. Com o ingresso de Marília Arraes na sucessão estadual, a estratégica mudou por completo.
Esse jeito do senador abre margem para que a imprensa especule sobre a proximidade com o grupo tucano. O maior problema hoje é fazer seu filho recuar no processo. Afinal, Raquel não tem motivos visíveis para desistir.
Um deputado da Oposição chegou a sugerir que Miguel e FBC tocassem uma candidatura de federal enquanto Fernando Filho integrasse a chapa de Raquel. “Seria a junção perfeita do Sertão com o Agreste, além do tempo de propaganda eleitoral, estrutura atrelada à melhor narrativa”, analisou.
Portanto, o tempo vai dizer se o senador Fernando Bezerra vai manter seu estilo na eleição deste ano ou se renderá a emoção de pai.
MATA NORTE – O governador Paulo Câmara volta hoje à Mata Norte do Estado, com eventos do Plano de Retomada nos municípios de Itaquitinga e Tracunhaém. A expectativa é que seu pré-candidato a sucessor Danilo Cabral acompanhe a agenda.
MINGUANDO – O ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (Republicanos), vem perdendo aliados diariamente. Ele contabilizava Goiana, Araçoiaba e Aliança, mas nada disso aconteceu. Sua pré-candidatura a estadual está minguando.
IGARASSU – Por onde passa, a prefeita Elcione diz que seu federal é o deputado Daniel Coelho (Cidadania). A gestora está muito animada com a pré-candidatura de Raquel Lyra e poderá ampliar a inserção de Daniel no Litoral Norte.
GANHANDO CORPO – A pré-candidatura de André Paula ao Senado já recebeu apoio de três partidos. A expectativa é que hoje mais um engrosse a fileira em torno de André.
PINGA-FOGO: Miguel vai sustentar a candidatura até o final?
Piada de Danilo vira meme
A reincidência da covid, embora com efeitos leves, parece ter sido muito mais danosa ao pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, Danilo. Num surto de febre, anunciou que, eleito, duplicará a BR-232 até Serra Talhada, 412 km de distância do Recife. Com dinheiro da venda da Celpe, Jarbas Vasconcelos duplicou até São Caetano.
De lá para cá, nada mais foi feito. Eduardo Campos, na campanha da reeleição, prometeu duplicar até Arcoverde, a 250 km do Recife. A promessa nunca saiu do papel. De São Caetano, onde a via está duplicada, até Serra Talhada, a viagem alucinante de Danilo, são 264 km de chão, mais que o dobro do Recife a São Caetano.
Onde Danilo vai tirar tanta grana? Aliás, como candidato apoiado por um governador, o Paulo Câmara , que cuida terrivelmente mal das estradas, algumas que são um convite à morte de tão esburacadas e intransitáveis, o postulante do PSB não consegue levar sua proposta a um mínimo de seriedade.
Caiu como uma gozação, uma piada de mau gosto, que já virou meme no corredor virtual do humor. Dá para inferir, portanto, que Danilo não estava bem de saúde mental, consequência dos efeitos da covid, que o tirou da festa de lançamento da pré-candidatura de Lula, quando anunciou a ideia como proposta de governo.
Danilo nem uma pré-proposta de governo tem. Antes da duplicação da BR-232 até Serra Talhada, lançou outra maluquice: um pacto pela água, isso num Estado que tem a pior estatal de distribuição da água, que pratica os preços mais abusivos do País, para fazer de conta que a água chega às torneiras. Chega, sim, mas em forma diluída, como vento.
Acredite se quiser – Além da duplicação até Serra, Danulo disse que fará uma terceira faixa de Serra a Salgueiro, 100 km de distância. Ele não disse de onde virá o dinheiro. Sustentou no surrado discurso do samba de uma nota só de louvação a Lula. “Em parceria com o governo do presidente Lula, vamos tirar esse antigo sonho dos pernambucanos do papel, trazendo mais desenvolvimento e integração para o estado”, afirmou em entrevista à Rádio Jornal de Caruaru.
Esperando o adversário – André de Paula, Dudu da Fonte e Sebastião Oliveira deixaram o anúncio em apoio à candidatura de Marília Arraes, que disputa o Governo do Estado pelo Solidariedade, em banho-maria. Aguardam apenas que o PSB anuncie o restante da sua chapa – os candidatos ao Senado e a vice-governador. Logo em seguida, André será confirmado para o Senado e Sebá, como o líder do Avante é mais conhecido, na vice, o que antecipará a pré-campanha de Marília de rua, varrendo todas as regiões do Estado.
Solidariedade bolsonarista – O líder do Solidariedade na Câmara, Lucas Vergílio (SD-GO), apesar do apoio do partido a Lula, continua participando de reunião de líderes alinhados ao governo no Palácio do Planalto. No dia de ontem, promovido pela Secretaria de Governo, o ministro Célio Faria; o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR); e representantes do PL, do PP, do Republicanos e do União Brasil, Lucas discursou em tom de alinhamento leal a Bolsonaro.
E tome pau! – Enquanto Lula ternura Carlos Lupi, presidente do PDT, Ciro Gomes, pré-candidato do partido ao Planalto, bate sem piedade no ex-presidiário. “Lula, pelo oportunismo rasteiro de sempre, resolveu de novo chamar o Brasil para dançar na beira do abismo”, afirmou em sua live semanal. Ciro disse ainda que o petista “sabotou todas as iniciativas do impeachment” e que agora “todo mundo está vendo que está em curso um golpe contra a democracia brasileira”.
A estocada de Bivar – Pré-candidato do União Brasil ao Planalto, o deputado pernambucano Luciano Bivar recebeu em audiência Douglas Konnef, encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil. Durante o encontro, manifestou preocupação com os ataques de Bolsonaro ao processo eleitoral. Bivar disse a Konnef que o Brasil de hoje não é o mesmo de 1964, ano do golpe militar. “Temos instituições sólidas e as defenderemos com todo o empenho necessário”, afirmou, num ataque sutil ao presidente, de quem já foi aliado.
CURTAS
NA JUGULAR – Durante o evento “Lula Abraça Minas”, em Belo Horizonte (MG), Lula atacou Sérgio Moro. “O facínora do Moro tem vergonha de andar nas ruas”, afirmou. Em publicação no Twitter, Moro rebateu dizendo que “facínora é bandido”. Segundo ele, o termo vale para quem “roubou o país, como as pessoas que Lula nomeou para a Petrobras” – que o ex-juiz prendeu.
AVANÇO – A bancada do PSDB no Congresso deu o sinal verde para que o presidente do partido, Bruno Araújo, avance nas negociações com o MDB e o Cidadania em busca de uma candidatura única à Presidência para as eleições de outubro. Os partidos, junto ao União Brasil, anunciariam uma chapa conjunta em 18 de maio. Mas a sigla de Luciano Bivar comunicou a saída do grupo para ter candidatura própria ao Planalto.
Perguntar não ofende: Por que o PT está cadastrando e selecionando a militância para os atos de Lula, como fez, ontem, em Juiz de Fora?