=| | ~~~Giro pelos blog’S ( Quinta feira 19/05/2022)~~~| |=

blog do FinFa 

Referência – O Centro de Especialidades Odontológicas de São José do Egito, funciona a cerca de 6 meses e já se tornou um equipamento de referencia para o município no que diz respeito ao atendimento especializado em odontologia. Com profissionais de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e da tarde, são ofertadas as seguintes especialidades: cirurgia oral menor, endodontia, periodontia, diagnóstico bucal, odontopediatria, prótese e Raio x periapical. Além de todos os serviços, também é feito o atendimento especializado a pacientes especiais. Toda demanda de atendimento é feita a partir de encaminhamentos e avaliações prévias das Unidades Básicas de Saúde. O agendamento é feito diretamente no CEO.

Especulações – A campanha ao Governo de Pernambuco não começou, os postulantes não definiram suas chapas, então são grandes as especulações em torno das suas formações, sendo a maior em relação ao nome do deputado federal Sebastião Oliveira (foto), para a vice de Marília Arraes. Acho que poderá até acontecer, agora a desenvoltura política de Sebastião Oliveira, me faz pensar ao contrário, visto que, ultimamente seu colega e primo o deputado estadual Rogério Leão, filiou-se ao PSB, com o aval integral de Sebá, suas bases são na maioria ligadas a Frente Popular, os cargos que aliados ocupam no Governo, são estas e outras que prefiro me resguardar para os próximos dias. Amanhã Sebastião Oliveira, estará na cidade de Custódia, ao lado do governador Paulo Câmara e do prefeito Manuca, na inauguração da primeira etapa da PE-310 no Distrito de Quitimbu.

Ações – O Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria Estadual de Saúde e as Gerências Regionais de Saúde, estão realizando o programa de telecardiologia em PE (Telecardio PE), que visa atender as demandas sobre o manejo clínico das doenças clínicas cardiovasculares dos municípios de PE, com emissão de laudos de Eletrocardiograma on line(Tele ECG), a realização de tele consultorias e tele consultas com vistas a aumentar a resolutividade da Atenção Primária a Saúde, qualificando a fila dos usuários para rede especializada, e promover a matrícula dos profissionais envolvidos na atenção cardiológica no estado. Ontem (18) a X GERES, entregou o equipamento para os cinco municípios da sua abrangência, que fizeram adesão ao programa, foram eles Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Santa Terezinha e São José do Egito. “Esse foi um passo importante para qualificação dos serviços ofertados a população”, disse a gerente regional Mary Delanea.Apoiando -Em contato com este blogueiro, o vereador da cidade de Arcoverde e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Pacheco, confirmou que os colegas vereadores João Taxista (PSB) e Sargento Brito (PTC) anunciaram em tribuna que estarão apoiando a sua pré-candidatura.

Deve dobrar – O Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva de imprensa realizada ontem (18) afirmou, que o Governo de Pernambuco, que já possui a maior rede de terapia intensiva para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no público infantil do Nordeste, e anunciou o cronograma de abertura de novas vagas. Segundo o secretário, em duas semanas, devem ser abertas 80 novas vagas de UTI para crianças, praticamente dobrando a capacidade instalada. A medida ocorre por conta do grande aumento das doenças respiratórias, que tem provocado aumento de internações de crianças com quadros respiratórios graves no Estado.Agenda – O Governador Paulo Câmara, estará nesta sexta-feira na região do Moxotó, nas cidades de Arcoverde e Custódia, realizando várias ações para os municípios.

Confira a agenda oficial:
Arcoverde

08:30 horas – ABERTURA DO FÓRUM ESTADUAL DAS MULHERES SERTÃO DO MOXOTÓ

Assinatura de O.S. para construção do COMPAZ; 2. Assinatura de Convênio para implantação do SES
no Bairro Veraneio.
Local: AESA – Av. Gumercindo Cavalcante, 420 – São Cristóvão.

11 horas – ANÚNCIO DE AÇÕES PARA O HOSPITAL REGIONAL RUY DE BARROS CORREIA

Entrega de tomógrafo; Inauguração da Ala de Emergência (área externa);  Entrega de 1
ambulância; Assinatura de O.S. para ampliação da UTI geral (de 6 para 10 leitos).
Local: Av. Dr. Agamenon Magalhães, s/n – Centro.

11:40 horas – VISITA AO ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL CASA VERDE
Local: Rua Augusto Cavalcante, 512 – Centro

12:30 horas – VISITA AO SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA (PADRE ADILSON SIMÕES)
Local: Serra das Varas – Sítio Mocó

14 horas – VISITA À FUNDAÇÃO TERRA (PADRE AIRTON FREIRE)
Local: Rua Alfredo de Souza Padilha, s/n – São Cristóvão.

Custódia

15:30 horas – INAUGURAÇÃO DA 3ª SB DO 9º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
Local: Rua Tenente Moura, s/n (Antigo Terminal Rodoviário).

16:30 horas – INAUGURAÇÃO DA 1ª ETAPA DA PE-310 (CUSTÓDIA – QUITIMBU)
Assinatura de O.S. para construção de quadra coberta na Escola Estadual General Joaquim Inácio; Assinatura de Convênio para implantação do SAA na Vila Peru; Assinatura de Termo de Entrega de Convênio do Programa Força Local (unidade de beneficiamento de produtos derivados de leite de cabra).
Local: Praça de Quitimbu.

Perguntar não ofende – Tem vereador em Afogados da Ingazeira, que precisa se aprofundar no motivo para se conceder um Título de Cidadão de um município?

O pré-candidato a governador, Anderson Ferreira, está cada vez mais próximo do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quarta-feira (18) eles voltaram a se encontrar em Brasília, juntamente com o ex-ministro Gilson Machado, onde planejaram os próximos atos da campanha de Bolsonaro no Nordeste.

Anderson e Gilson têm o apoio incondicional do presidente e são os representantes do Bolsonarismo na corrida eleitoral em Pernambuco. Ao mesmo tempo, eles têm a missão de angariar mais votos para Bolsonaro no estado, onde o presidente enfrenta alta rejeição.

Ainda em Brasília, além do planejamento de campanha, Anderson e Gilson anunciaram R$ 50 milhões para a restauração do aeroporto de Fernando de Noronha. Os cursos foram liberados pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, após indicação de Gilson, enquanto ocupava a pasta do Turismo no governo federal.

O povo quer saber: Anderson e Gilson vão conseguir elevar a aprovação de Bolsonaro em Pernambuco?

A Sintonia entre Anderson Ferreira (PL), pré-candidato ao governo do Estado, Gilson Machado Neto (PL), pré-candidato ao Senado Federal e Jair Bolsonaro (PL), Presidência da República tem surtido efeito e trazido bons frutos para Pernambuco. A harmonia é tão forte que ultrapassa as fronteiras da política administrativa. A parceira tem conquistado investimentos importantes, como também, tem ajudado diretamente na pré-campanha dos três no Estado.

Após a divulgação da última pesquisa de intensão de votos realizada pelo instituto Paraná, Jair Bolsonaro e Anderson Ferreira melhoraram a popularidade e obtiveram bons resultados. Para continuar a crescente e leva-la para as pré-campanhas, os liberais estão intensificando as agendas para ganhar mais espaço dentro do estado. É perceptível que essa união é benéfica para os dois, pois pode ser fator principal para Anderson Ferreira chegar ao 2º turno e diminuir drasticamente a distância entre Bolsonaro e Lula em Pernambuco.

Essa sintonia entre os liberais não é vista só em Pernambuco, Anderson Ferreira e Gilson Machado foram recebidos ontem (18), em Brasília por Bolsonaro, o encontro teve duas finalidades, a 1ª foi alinhar as agendas e trazer novamente o presidente a Pernambuco e a 2ª resultou em uma conquista de R$ 55 milhões para restaurar por completo a pista do aeroporto de Fernando de Noronha e fazer a área do pátio das aeronaves. O objetivo é que o arquipélago tenha pousos e decolagens em voos noturnos.

Observando bem as atitudes de Anderson Ferreira, percebe-se bem que o seu intuito, caso vença as eleições de outubro e comece a governar o estado em janeiro de 2023, é ter um alinhamento direto em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro. Dando tudo certo para Anderson e Bolsonaro, essa união poderá ser valiosa na conquista de grandes investimentos para Pernambuco.

Curtinhas

Articulador: Quem está caminhado bem, tendo conversas e feito parcerias importantes é o deputado federal Felipe Carreras (PSB). Felipe segue seu protagonismo forte em Brasília, conseguiu a liberação de muitos recursos para o estado, Garanhuns por exemplo, recebeu várias emendas de Carreras que transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras. Para solidificar sua reeleição, o socialista vai fazer dobradinhas com Cayo Albino, pré-candidato a deputado estadual em cidades do Agreste Meridional.

Parabéns: A cidade de Caruaru está de parabéns, completou 165 anos de emancipação política e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) não deixou essa data passar em branco, realizou uma grande festa que foi chamada de Pré-São João. Rodrigo tem mostrado a sua desenvoltura a frente da administração da Capital do Forró, isso tem feito muita gente queimar a língua, porque desconfiaram de sua capacidade e sempre o colocava como pau mandado de Raquel Lyra. Agora os opositores têm que se render a desenvoltura do tucano, pois até o momento, Rodrigo tem gerido com qualidade a cidade de Caruaru.

Reeleito: Depois de muitas manobras, Paulo de Devá (PSB), foi reeleito presidente da câmara municipal de vereadores da cidade de Bonito no biênio 2023/2024. Jarbas Filho, pré-candidato a deputado estadual e Milton Coelho, deputado federal que vai tentar a reeleição, também saíram fortalecidos com o resultado dessa eleição. Um grupo forte em Bonito, liderado por Paulo está sendo regimentado para apoiar os projetos dessas duas figuras socialistas.

Otimista: Em conversa com essa coluna, Odacy Amorim (PT) se mostrou otimista na pavimentação e consolidação do seu projeto para voltar a Assembleia Legislativa. Odacy Amorim já foi deputado estadual e prefeito de Petrolina. A sua esposa, Dulcicleide Amorim é deputado estadual e vai tentar voos mais altos, vai buscar uma vaga na câmara federal. Odacy também está confiante com o projeto de Danilo Cabral ao governo do Estado e a parceria da Frente Popular com o PT e Lula.

Batalhador: Quem não para é o prefeito de Vertentes Romero Leal (PSDB). Diante do seu 4º mandato, Romero tem feito uma gestão melhor que as demais, a cidade avança com o trabalho do seu gestor. Leal é um grande entusiasta e cabo eleitoral do projeto de Raquel Lyra ao Governo do Estado. O tucano conquistou o respeito da sociedade que lhe credencia a ser um dos coordenadores da campanha de Raquel no agreste. Romero ainda preside com altivez o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape).

Na vice: Movimentos de bastidores apontam que o deputado federal Bispo Ossesio Silva (Republicanos) pode ser o pré-candidato a vice-governador na chapa de Anderson Ferreira (PL). Os republicanos são comandados nacionalmente pelo deputado federal-SP bispo Marcos Pereira e em Pernambuco por Silvio Costa Filho, deputado federal. Concretizando essa união, os republicanos vão ter a possibilidade de eleger um vice-governador e até três deputados federais. Essa articulação está acontecendo nos bastidores, junto a executiva nacional. O Bispo Ossesio está no seu 1º mandato como deputado federal, já foi deputado estadual e tem uma base muito sólida na Igreja Universal.

Blog Edmar Lyra deseja um Feliz 2018 a todos! - Blog Edmar Lyra

Foto: Divulgação

Anderson Ferreira reforça laços com Bolsonaro para chegar ao 2º turno

O pré-candidato a governador de Pernambuco, Anderson Ferreira, acompanhado do seu companheiro de chapa, Gilson Machado, esteve em Brasília para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro. O encontro acontece num momento de recuperação do presidente e consolidação do segundo turno contra o ex-presidente Lula.

A vinculação de Anderson Ferreira com Bolsonaro já começou a surtir efeito, uma vez que nas redes sociais, o postulante do PL vem dando sinais de crescimento perante o eleitor bolsonarista do estado. A medida que o tempo for passando e o eleitor identificar essa proximidade de projetos, Anderson poderá tomar votos de seus principais adversários na direita, Miguel Coelho e Raquel Lyra, especialmente o ex-prefeito de Petrolina, que tinha tudo para ser o nome do presidente em Pernambuco mas optou por distanciar-se do ocupante do Planalto.

Nas eleições de 2018 o presidente Jair Bolsonaro obteve 30,57% dos votos válidos no primeiro turno e 33,5% na segunda etapa sem ter nenhum candidato majoritário pedindo voto para a sua candidatura. Com a presença de Anderson Ferreira disputando o governo e Gilson Machado o Senado, a expectativa dos bolsonaristas é que ele possa subir para 35% dos votos válidos no primeiro turno e chegar a 40% na segunda etapa.

Se atingida essa meta, o voto casado Anderson/Bolsonaro, ambos possuem o mesmo número, poderá levar o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes ao segundo turno, e por isso Anderson tende a vincular-se cada vez mais ao chefe do executivo nacional para buscar uma eventual vitória na segunda etapa em outubro.

MDB Mulher – A pré-candidata a deputada federal Iza Arruda assumirá na próxima segunda-feira (23) a presidência estadual do MDB Mulher, braço feminino do partido cuja maior liderança é o senador Jarbas Vasconcelos. A postulante se fortalece com a nova missão, uma vez que irá ficar cada vez mais ambientada com os diretórios e comissões municipais do partido e consequentemente poderá ter efeitos políticos e eleitorais promissores para o seu projeto.

Eletrobras – O Tribunal de Contas da União formou maioria para a privatização do sistema Eletrobras. Na década de 90 houve uma privatização das concessionárias estaduais, como a Celpe que tornou-se Neoenergia, e agora o governo visa alavancar os investimentos em energia elétrica através da capacidade do setor privado.

Cayo Albino – O prefeito de Garanhuns e ex-deputado estadual Sivaldo Albino, vem articulando muito bem a pré-candidatura de Cayo Albino para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Sivaldo aposta na força da sua gestão para ampliar seu espaço político em Pernambuco, e caso logre êxito na empreitada se tornará a maior liderança do agreste meridional.

Vinculação – A chegada de André de Paula, Eduardo da Fonte e Sebastião Oliveira ao palanque de Marília Arraes é avaliada por integrantes da Frente Popular como uma guinada da ex-petista ao bolsonarismo. Inclusive, na avaliação destes mesmos atores, Marília já tinha postura de alinhamento com o governo Bolsonaro ao ser eleita para a mesa diretora com o apoio irrestrito de Arthur Lira e Ciro Nogueira.

Inocente quer saber – A vinculação do palanque de Marília Arraes ao bolsonarismo surtirá efeito eleitoral contra ela?

BLOG DO MAGNO

O jogo sujo

O ex-governador Eduardo Campos (PSB) criou uma estrutura nas suas campanhas eleitorais batizada de DS, o chamado Departamento de Sacanagens, onde se opera o famoso jogo sujo. Entenda-se essa linguagem, nos dias atuais, como divulgação de fake news, geração de danos à imagem dos adversários.

Na verdade, Eduardo criou o modelo copiado agora pelo bolsonarismo. Mas a origem vem do maldito Joseph Goebbels, o marqueteiro de Hitler, sendo a sua jogada mais conhecida: “Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade”. E é isso, segundo aliados de Marília levantaram, o que a campanha do Danilo Cabral está tentando fazer: espalhando notícias falsas contra a candidata do SD.

Influenciaram, por exemplo, um blog a noticiar que Marília estaria negociando com o PSOL e a Rede na composição do seu vice. Com isso, a campanha de Danilo, segundo a coordenação de Marília, atingiria vários objetivos destrutivos: introduziria o vírus da insegurança em Sebastião de Oliveira, semeando discórdia na campanha de Marília.

Por outro lado, provocaria, como provocou, reação negativa do PSOL e da Rede contra Marília, além de afetar a imagem positiva de Marília. “A Procuradoria Eleitoral deveria estar fiscalizando e punindo esses movimentos criminosos que perturbam o processo eleitoral”, diz um aliado de Marília.

“Quem não lembra”, acrescenta ele, “o que o PSB fez com Marília em 2020. Divulgaram maciçamente informações falsas contra ela, de todas as naturezas. Demonizaram a candidata com invasões de falsos membros do MST carregando propagandas de Marília. No final, o PSB teve uma vitória criminosa e nada aconteceu com o garoto infante-viajente”.

Enquanto isso, não se assiste a nenhum movimento do Tribunal Regional Eleitoral para barrar esse jogo sujo, na interpretação dos marilistas. Em 2020, não houve nenhum tipo de punição, o que pode se repetir nas eleições deste ano se a justiça eleitoral não começar a entender o jogo sujo do DS.

No primeiro turno – Se as eleições ocorressem hoje na Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), venceria no primeiro turno, com 67% das intenções de voto. O resultado é da pesquisa Genial/Quaest, realizada de 13 a 16 de maio. Embolados na sequência, Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL) aparecem com 6% e 5%, respectivamente. Kleber Rosa (Psol) tem 1%. Giovani Damico (PCB) não pontuou.  Os que afirmam que não votarão ou que optarão pelas opções “branco” ou “nulo” somam 12%. Outros 8% estão indecisos.

Danilo no Frente a Frente – Pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, o deputado federal Danilo Cabral concede, hoje, por telefone, entrevista ao Frente a Frente, programa que apresento pela Rede Nordeste de Rádio. Fala sobre a pré-campanha, seus planos para decolar nas pesquisas e sobre as primeiras propostas que lançou para inclusão no programa de governo, como um pacto pela água e a duplicação da BR-232 até o município de Serra Talhada.

Olho nas fakes – Representantes do Tribunal Superior Eleitoral e do Telegram assinaram um acordo para combater a disseminação de notícias falsas sobre as eleições no aplicativo de mensagens. A parceria já está valendo e tem vigência até 31 de dezembro deste ano. O TSE é o primeiro órgão eleitoral do mundo a firmar uma parceria com o Telegram envolvendo a adoção de medidas concretas contra as fake news. O Telegram se comprometeu a adotar uma série de medidas contra a desinformação, entre elas a análise e suspensão de canais apontados como disseminadores de notícias falsas.

O fujão – O ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), decidiu não participar de um encontro com a cúpula tucana, que estava marcado para ontem com o objetivo fazer com que ele desistisse de ser candidato à Presidência. O convite havia sido feito durante reunião da Executiva Nacional do PSDB, na noite da última terça-feira, mas a recusa de Dória já era esperada. “O momento é de diálogo. O projeto de construção política deve priorizar o Brasil e o povo brasileiro”, disse o ex-governador em mensagem publicada nesta quarta no Twitter.

Mudança para melhor – De passagem por Caruaru entre a noite de terça-feira e o dia inteiro ontem, onde apresentei o Frente a Frente ao vivo direto da Câmara de Vereadores, já percebi que o clima político está bem diferente com a chegada ao poder do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). Tudo muito perceptível, da mudança no estilo de governar até o astral dos vereadores, que viviam entre tapas e beijos com Raquel Lyra. Só não ver quem é cego, como diz o ditado.

CURTAS

VIOLÊNCIA 1 – O número de assassinatos em Pernambuco continua em alta, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. O Estado tem a maior taxa de crimes contra a vida do Brasil nos três primeiros meses: 10 mortes por cada 100 mil habitantes.

VIOLÊNCIA 2 – Em 2021, no primeiro trimestre, a taxa era de 8,6 para cada 100 mil habitantes, com o registro de 828 crimes contra a vida no período. Já em 2022, em números absolutos, o Estado teve 963 assassinatos até o fim de março, uma alta de 16,3%. Segundo o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, a alta foi puxada por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

Perguntar não ofende: Quando Pernambuco terá uma boa notícia para comemorar?

Blog do Silvinho

Os pontos que favorecem Raquel Lyra 

A pré-candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco está mostrando a cada dia ser muito competitiva. Embora esteja em segundo lugar, o debate está apenas no seu início e pesquisas que foram publicadas e até mesmo internas apontam para uma disputa acirradíssima e com direito a segundo turno. A ex-prefeita caruaruense precisa apenas chegar a segunda etapa da disputa onde será outra eleição bem diferente da atual, com apenas dois nomes na disputa. Os recentes levantamentos mostram Raquel Lyra firme com seus 16 pontos (podendo chegar a 18 pontos na margem de erro positiva).

“A campanha ainda não começou, tem muito chão ainda pela frente. Uma campanha inteira com direito a guia eleitoral no rádio e na tv e com militância pedindo votos e participando de eventos. As pessoas querem mudar, mas querem uma mudança com segurança” disse um aliado de Raquel ao Blog.

Muitos acreditam que a briga pela imagem e apoio de Lula e as discussões nacionais vão trazer um efeito devastador para a campanha da deputada federal Marília Arraes (SD) que lidera as pesquisas. “Danilo Cabral e o PSB vão exigir a exclusividade de Lula e vão trazer o petista para a campanha. Por mais que Marília diga que Danilo é o candidato do acordo, ele vai conseguir trazer Lula para eventos e isso tem uma diferença enorme” avaliou uma fonte em reserva que acredita no crescimento de Danilo Cabral com os votos lulistas e principalmente depois da entrada da militância do PT. “Você acredita que os votos que Danilo vai conquistar são os de Raquel, Anderson e Miguel? não são. Ele vai crescer em cima dos votos de Marília que é do mesmo campo” avaliou.

Outro que tende a se beneficiar com o início da campanha é Miguel Coelho. O petrolinense tem muita coisa a mostrar que foi feita em Petrolina durante sua gestão. O cenário para a corrida do Governo nunca esteve tão indefinido como agora.

Anderson Ferreira – O pré-candidato Anderson Ferreira esteve ontem ao lado de Gilson Machado (pré-candidato ao Senado) em audiência com o presidente Bolsonaro. Anderson está bastante animado com o crescimento do presidente em Pernambuco e ele sim tem a exclusividade inconteste do nome do presidente que passou a crescer em todos os levantamentos feitos em Pernambuco, ficando acima dos 20%. Os números favoráveis para Bolsonaro tem deixado Anderson Ferreira bastante animado com a provável polarização.

Muitas surpresas – Figuras da pré-campanha do PSB dizem pelos quatro cantos que tem muitas surpresas para aparecerem no momento certo e na hora certa que vão não apenas alavancar o nome do socialista na disputa pelo Governo, como também clarear algumas coisas. “A campanha vai ser não apenas um momento de divisão de águas mas também bastante esclarecedor” dizem.

Apesar disso – Até o momento a pré-candidata a governadora, Marília Arraes (SD) só tem motivos para comemorar: conseguiu organizar o seu partido e está conseguindo se consolidar como alternativa seja pela sua pontuação nas últimas pesquisas divulgadas, seja pelo atrativo de partidos que tem conseguido. Uma grande conquista de Marília foi levar para o seu palanque o deputado federal André de Paula seu pré-candidato ao Senado.

Destaque – O pré-candidato a deputado estadual Raffiê Dellon (UB) tem conseguido se destacar entre as lideranças de seu partido. O caruaruense foi o escolhido para ser o orador da homenagem que contemplou Miguel, onde foi agraciado com o diploma: “Administrador Expressão da Política Pernambucana”. Esta é a primeira eleição proporcional que o jovem Raffiê Dellon participa.

Homenagem – A Prefeitura do Recife inaugurou um busto em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti (1948–2021), na entrada principal do Parque da Jaqueira, ontem. A obra foi modelada e confeccionada em concreto pelo escultor José Roberto. O prefeito João Campos fez a inauguração ao lado de familiares e amigos do homenageado.

Blog do Elielson

Após a confirmação do nome de Teresa Leitão para a vaga do Senado, a Frente Popular trabalha agora para fechar a chapa de Danilo Cabral com a escolha do vice.

A atual vice-governadora Luciana Santos sonha e trabalha para ser renovada no posto. O grande problema é que seriam duas vagas para a federação, além de fazer uma chapa muito à esquerda. Mesmo assim, há quem defenda que seja desse jeito, por conta da polarização e radicalização da eleição.

Outros nomes são cotados, entre eles o deputado Tony Gel, como falamos na coluna de ontem. O deputado Silvio Costa Filho também tem seu nome lembrado nas hostes socialistas. Essa é uma construção que passará pelo crivo dos partidos que foram preteridos da vaga do Senado.

CONTRA PRIVATIZAÇÃO – O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) pediu ao governador Paulo Câmara a suspensão da privatização das rodovias estaduais, sobretudo na Zona da Mata, região onde ele atua politicamente. O Governo deve se pronunciar em breve.

ESVAZIOU – O PSOL esvazia a chapa de federal para não alavancar a reeleição do deputado Túlio Gadelha, da Rede Sustentabilidade. A estratégia do partido foi levar seus melhores quadros para a chapa de estadual, a fim de eleger um quadro orgânico da sigla.

RELATOR – O deputado federal Fernando Rodolfo assumiu a relatoria da PEC que torna inafiançáveis e imprescritíveis os crimes de estupro e feminicídio. A matéria será avaliada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, da qual Rodolfo é membro titular.

AMPLIANDO O PALANQUE – Em dois dias, o deputado estadual Aglailson Victor (PSB) fechou aliança com o ex-prefeito de Glória do Goitá, Doutor Miranda, e recebeu o apoio do prefeito da Aliança, Xisto Freitas. Victor caminha para estar entre os mais votados do PSB nesta eleição.

LANÇAMENTO – Romero Alburquerque e Andreza de Romero lançam hoje suas pré-candidaturas a estadual e federal, respectivamente. O evento contará com a presença do pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB).

PINGA-FOGO: Se não for vice, Luciana disputará uma vaga na Alepe?