blog do FinFa
“Estou muito animado e feliz” disse André de Paula – Em entrevista a este blogueiro, o Presidente Estadual do PSD em Pernambuco, deputado federal e pré-candidato ao Senado, André de Paula, disse dos preparativos para a convenção e afirmou que está muito alegre e feliz com sua caminhada rumo ao Senado Federal.
Ganhando apoio – A sua caminhada rumo a Alepe, o pré-candidato a deputado estadual Paulo Jucá (PSB), recebeu ontem (22) o apoio do vereador da cidade de Sanharó, Ary Sérgio (PSB). O vereador encontra-se no seu segundo mandato, é uma grande liderança em Sanharó e terá papel importante na caminhada de Paulo Jucá até à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Comemorando – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) esteve com o vice-prefeito Pedro Alves, visitando as obras da PE-310, no trecho que liga seu município a cidade de Custódia, que está em fase final. Segundo Zeinha, faltam apenas 4 KM para sua conclusão. A primeira etapa foi inaugurada em maio pelo governador Paulo Câmara. As intervenções foram iniciadas em agosto de 2021 e abrangeram um trecho de 19,3 quilômetros, entre as localidades de Redenção e Quitimbu.
Desistiu – O deputado Estadual Rogério Leão (PSB), anunciou ontem (22), sua desistência a reeleição. Seu alinhamento como deputado federal, Sebastião Oliveira, foi o motivo da retirada do páreo para as eleições de outubro próximo. “Em virtude do posicionamento político, da minha amizade e lealdade ao Deputado Federal e atual pré-candidato a Vice-Governador, Sebastião Oliveira, venho a público informar que decidi não me candidatar a Deputado Estadual pelo PSB nas próximas eleições”, disse o parlamentar em nota.
Frase – “Lamento a saída do deputado estadual Rogério Leão do pleito deste ano, político correto, íntegro, que resolveu tomar esta decisão, agora vou procurar outro deputado para apoiar”. (Vereador de Tuparetama Joel Gomes em conversa com este blogueiro)
Em Caruaru – O presidente Jair Bolsonaro cumpre nesta quinta-feira nova agenda em Pernambuco, mais precisamente na cidade de Caruaru, onde prestigiará o São João, após dois anos de suspensão das festividades juninas por conta da pandemia. No roteiro, uma motociata na capital do forró ao lado de seus pré-candidatos em Pernambuco, Anderson Ferreira (governador) e Gilson Machado Neto (senador).
Autorizou –
O prefeito de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares, autorizou a abertura de processo licitatório para construção da adutora nos sítios Olho d’água e Pau D’arco. Mais uma obra que será executada com recursos próprios, onde vai beneficiar cerca de 50 famílias. “Esta obra é de grande importância e vai garantir o abastecimento nas comunidades, e permitirá minimizar os impactos da falta de água na região”, disse o prefeito.
Volto na segunda-feira –
Nesta sexta-feira não publicarei esta Coluna, estando de volta na próxima segunda-feira (27). UM FELIZ SÃO JOÃO para todos.
Perguntar não ofende – Como fica a situação do vereador de Afogados da Ingazeira, Vicentinho (PSB), que afirmou que não vota na candidata ao Senado da Frente Popular, Teresa Leitão (PT)?

FÁBIO ARAGÃO COM DANILO – Por falar em PSB, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão deve anunciar nos próximos dias apoio a pré-candidatura de Danilo Cabral ao governo do estado. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o pré-candidato a governador do PSB, Danilo Cabral, falou ao lado do deputado estadual Diogo Moraes e do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão que estará na cidade no próximo domingo 26, para participar do São João da Moda 2022. Segundo o radialista Marcone Moreno, o prefeito já teria gravado um vídeo que será publicado em breve, anunciando seu apoio ao pré-candidato do governador Paulo Câmara, e que em reunião com os vereadores fará o comunicado de sua decisão.
CAÇA ÀS BRUXAS – Não é somente o PSB que está expulsando filiados que não votam em Danilo Cabral para governador. O Partido dos Trabalhadores – PT também seguiu a mesma regra. Em Garanhuns, a vereadora Fanny Bernal, que exerce um mandato coletivo na Câmara, recebeu uma notificação de que foi expulsa do PT pela direção estadual. Segundo Fanny, pessoas que comandam o partido há 40 anos não querem largar o osso e impedem a renovação, sacrificando quadros importantes da legenda. “Nunca pensei que fosse passar por isso. Sempre defendi o partido. Meu compromisso vai muito mais do que estar filiada”, complementou, anunciando estar disposta a lutar contra o fascismo e o autoritarismo venha de onde vier.
NOVOS SOLDADOS – Foi realizada na manhã de segunda-feira(20), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, a Solenidade Escolar de Conclusão do Curso de Formação e Habilitação de Praças(CFHP). Dos 543 alunos que ingressaram no curso realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças(CFAP), no período de 27 de Dezembro de 2021 a 21 de Junho de 2022, 503 concluíram com êxito a missão. Com uma carga horária de 1.074 horas-aulas, os recém-formados cumprirão agora o estágio prático, sendo distribuídos nas diversas Unidades Operacionais do Estado.
NOTA DE PESAR – A Polícia Militar de Pernambuco – PMPE divulgou nesta terça-feira (21 de junho), uma nota de pesar pela morte do policial militar, Major Gláucio Resende, ocorrida domingo (19). Em nota a polícia lamentou o falecimento do policial e desejou condolências à família enlutadas. O oficial foi sepultado na tarde de segunda-feira (20) na cidade de Custódia, sua terra natal. Resende teve uma carreira exemplar e extremamente operacional. É conhecido no estado, por ter brilhantemente representado a corporação.
Congresso – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), intensificou o diálogo com as bancadas de oposição. Trata-se de um movimento de olho em 2023, quando tentará a reeleição como presidente da Casa. São sinais da reaproximação as reuniões, agora semanais, com as bancadas de esquerda. Essa rotina foi estabelecida nas últimas semanas.
Pesquisa – De 1º de janeiro até 3ª feira (21.jun.2022), o Brasil registrou 65 pesquisas eleitorais de abrangência nacional. É um crescimento de 124% em relação às 29 registradas em igual período de 2018 –último ano com eleições para presidente. Essa alta foi puxada, principalmente, pela expansão de levantamentos realizados via telefone. Agora, esse tipo de metodologia é a predominante no Brasil, representando 72% dos estudos registrados.
Brasil – A manutenção do controle da narrativa é um dos principais motivos para os esforços do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados em convencer a militância conservadora a ignorar a mídia tradicional e se informar preferencialmente em grupos bolsonaristas nas redes sociais. Nesses ambientes controlados, quase não há críticas ou discórdia, e o clima é de celebração ao presidente. A prisão de um ex-ministro do governo, porém, furou essa bolha.
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) se tornou uma grande pedra fundamental no jogo sucessório em Pernambuco. No mês de maio houve um estranhamento entre o deputado federal Milton Coelho e o PP, não o deputado federal Eduardo da Fonte que não deu a mínima sequer para as declarações de Milton, mas algumas lideranças da legenda se incomodaram. Agora, qual o motivo da tamanha importância do Progressistas seja na campanha de Danilo ou de Marília Arraes? Vamos aos fatos: a bancada do PP na Assembleia Legislativa tem hoje dez deputados, e o partido tem dois deputados federais eleitos pelo partido em 2018. Esse número tende a aumentar tendo em vista nomes fortes que disputam na legenda como os atuais Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro e os novatos como Lula da Fonte o Pastor Júnior Tércio.
Fora isso, o PP tem um tempo de guia de tv e rádio muito bom que poderia fazer a diferença na campanha de Marília Arraes, por exemplo. Apesar do aumento da força das redes sociais como whatsapp, twitter, instagram, youtube, tik tok entre outros que chegam hoje com maior facilidade entre um e outro o guia de tv ainda é motivo de disputa pelos partidos. Um guia eleitoral bem feito e com um bom tempo faz, com raríssimas exceções, diferença em uma campanha.
Além de tudo isso, o número de prefeitos também é outro diferencial do PP nesta eleição. O PP continuou sendo uma fortíssima legenda também com a eleição de prefeitos em 2020. O PP passou de 4 prefeitos eleitos em 2016 para 16 em 2020. Hoje o partido conta com mais de vinte tendo em vista as novas adesões que ocorreram durante 2021 e 2022.
Isso tudo dá ao deputado federal Eduardo da Fonte uma responsabilidade muito grande e reafirma o papel fundamental do PP nesta eleição para o comando do estado.
Fica com Danilo – Nos bastidores já se dá como certo que o PP fica realmente com a Frente Popular e não com Marília Arraes. Parlamentares defendem que o acordo com o PSB seja mantido tendo em vista acordos pré-eleitorais de antes mesmo do período de filiações partidárias.
Chamando a atenção – Pré-candidato a deputado federal pelo MDB, Tonynho Rodrigues, filho do deputado estadual Tony Gel, tem se mostrado bastante popular e tem tido uma grande receptividade na cidade de Caruaru que está surpreendendo muita gente.
Fora da disputa – O deputado estadual Rogério Leão (PSB) comunicou na tarde de ontem que não disputará à reeleição. Rogério é ligado ao deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) que rompeu com a Frente Popular e foi anunciado como vice de Marília Arraes no último domingo.
Caruaru – Com mais de 3 milhões de pessoas e uma movimentação financeira que gira em torno de R$ 300 milhões, a edição de 2022 do São João de Caruaru promete ser a maior de todos os tempos. Nas mais de 800 apresentações espalhadas em 24 polos pela cidade, uma diversidade cultural e de ritmos, indo além do forró, passando pelo sertanejo, pelo rock, pelo frevo e pelo samba. Quinta (23) e sexta (24), véspera e dia em comemoração ao santo, a festa recebe nomes como Barões da Pisadinha, Dorgival Dantas, Zé Neto e Cristiano, Luan Santana, Marcelo Jeneci e o grupo Fundo de Quintal.
Pausa – Excepcionalmente nesta sexta-feira (24) e neste sábado (25) não teremos a publicação da Coluna do Blog. Retornaremos na próxima segunda-feira dia 27. Um bom São João a todos.
Vai ficando tudo parecido
Com a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, da Educação, cai por terra a retórica anticorrupção do presidente Bolsonaro que estaria pronta para ser explorada na campanha frente a Lula e o PT, carimbados na testa pelo símbolo da roubalheira. Nunca houve tantos escândalos no Brasil quanto na era PT.
A lamentável tolerância do eleitorado brasileiro com a corrupção em qualquer governo fica menor quando uma autoridade ligada a ele é presa em momento de crise econômica, como é o caso agora, turbinando, assim, o desgaste do presidente, cuja popularidade já vinha sendo afetada pelo preço dos combustíveis e pela inflação.
O esforço de contenção de danos de Jair Bolsonaro diante da prisão preventiva do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro começou, então, com a exploração dos mesmos métodos usados pelo PT quando petistas eram presos: o de vangloriar-se das supostas iniciativas do governo em prol de investigações e da suposta independência da Polícia Federal, duas alegações diversionistas que insultam a inteligência alheia.
Na verdade, o escândalo do “Bolsolão do MEC” foi revelado graças ao trabalho investigativo de repórteres do Estadão, não da CGU (Controladoria-Geral da União), como tentou alegar Bolsonaro. A ordem de prisão, aliás, veio do juiz Renato Borelli depois da imensa repercussão negativa que pressionou a PF a correr atrás da imprensa, inclusive em razão dos detalhes sórdidos que misturam exploração da fé e propina com Educação.
As mais de vinte trocas de delegados que atingiram interesses bolsonaristas não se apagam com um caso sensível que, até o momento, ninguém conseguiu abafar. Desgasta ainda mais Bolsonaro o fato de ter dito, em 22 de março, que colocaria a “cara no fogo” por Ribeiro, narrativa que se apressou em alterar após a prisão, dizendo “que ele responda pelos atos dele”. O episódio apenas confirma que ninguém queima Bolsonaro como ele próprio.
O escândalo – O Estadão revelou em março que, sem possuir vínculos com o setor de ensino ou cargo público, um grupo de pastores passou a comandar a agenda do ministro da Educação, formando uma espécie de “gabinete paralelo” que interferia na liberação de recursos e influenciava diretamente as ações da pasta. O grupo era capitaneado pelos pastores Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da entidade. A dupla agia como lobistas, atuando para liberar e/ou acelerar o empenho de recursos a determinados municípios.
Ilha para ancorar – O cenário de possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno das eleições presidenciais deste ano, apontado, ontem, pela pesquisa do Data Poder, deflagrou uma onda de pessimismo entre aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). A esperança alardeada no início do ano deu lugar à preocupação de levar a disputa para o segundo turno. No Palácio do Planalto usa-se uma metáfora: a candidatura à reeleição de Bolsonaro é um barco à deriva e é preciso encontrar uma ilha para ancorar.
Estrago grande – No Partido Liberal, a área que cuida da campanha de reeleição de Bolsonaro avalia o “tamanho do estrago” com monitoramento das mídias sociais. A equipe costuma recorrer a pesquisas qualitativas e quantitativas para medir a recepção de grupos da população. No Palácio do Planalto, Bolsonaro e aliados modulam o discurso para defender a atuação da Polícia Federal e dizem que colaboram com a investigação. Outro grupo busca criticar o juiz que prendeu o ex-ministro. Renato Borelli, da 15ª Vara Federal de Brasília, já deu outras decisões contra políticos de diferentes partidos.
Driblando a mídia – A PF montou um esquema para que Ribeiro deixasse a delegacia longe dos olhos da imprensa. Perto das 13h30 de ontem, um carro Honda HRV entrou na garagem, na Rua XV de Novembro, e saiu cerca de dois minutos depois com a mala do ex-ministro. Enquanto isso, ele deixou o prédio pela entrada do serviço de expedição de passaportes, em um carro preto descaracterizado, provavelmente de escolta. Milton Ribeiro seguiu direto para Brasília, conforme determinação da Justiça Federal. A defesa havia pedido que o ex-ministro não fosse transferido, mas a solicitação foi negada pelo juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal.
O outro lado – O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Eduardo Fontes, disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que as investigações sobre as mortes de Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips indicam que o indigenista brasileiro chegou a dar cinco tiros após ser baleado pela primeira vez. Ambos desapareceram em 5 de junho e, 11 dias depois, os corpos foram achados na região do Vale do Javari.
CURTAS
MAIS CHUVAS – Moradores do Grande Recife, Zona da Mata e Agreste devem ficar atentos para um novo alerta de chuvas com intensidades de moderadas a fortes. O aviso é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Na tarde de ontem, as precipitações provocaram deslizamentos e alagamentos na Região Metropolitana. Pessoas ficaram ilhadas, mas não houve vítimas pelo menos até o fechamento desta coluna.
FATALIDADE – A Marinha do Brasil confirmou, ontem, que o navio de cargas Thaís IV afundou no litoral paraibano, a 60 milhas (aproximadamente 120km) de Cabedelo. A embarcação tinha saído do Recife com destino a Fernando de Noronha, quando apresentou problemas. Ainda não se sabe a causa do acidente, mas as fortes chuvas podem ter contribuído com o naufrágio. Dos oito tripulantes que estavam a bordo, quatro já foram resgatados pelo navio mercante Nazanin, que passava próximo ao local na hora do incidente. Os demais seguem desaparecidos.
Perguntar não ofende: O discurso anticorrupção ainda vai pegar no PT saindo de Bolsonaro?

Bolsonaro vem a Pernambuco em meio a chuvas e prisão de ex-ministro
O presidente Jair Bolsonaro cumpre nesta quinta-feira nova agenda em Pernambuco, mais precisamente na cidade de Caruaru, onde prestigiará o São João mais importante do estado após dois anos de suspensão das festividades juninas por conta da pandemia. No roteiro, uma motociata na capital do forró ao lado de seus pré-candidatos em Pernambuco, Anderson Ferreira (governador) e Gilson Machado Neto (senador).
A nova visita presidencial a Pernambuco acontece em meio a dois problemas: a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, a quem Bolsonaro chegou a afirmar que colocaria a cara no fogo por ele durante uma live, e ao novo alerta de chuvas para Pernambuco que deverá acometer não só a RMR, como da última vez, como também a região do agreste, onde está inserido o destino da visita do presidente, Caruaru.
Além naturalmente da motociata que deverá ajudar a vincular ainda mais Anderson Ferreira e Gilson Machado ao presidente e da visita ao evento em Caruaru, a grande expectativa se dará pela postura adotada por Bolsonaro, que da última vez que participou de uma motociata no estado, fez duras críticas ao STF antes do 7 de setembro, cujo evento aconteceu nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama e encerrou na cidade de Caruaru, local do duro discurso do presidente.
O presidente vive um momento difícil, também pelo aumento significativo dos combustíveis, que tem corroído sua popularidade e estancado sua tendência de recuperação nas pesquisas eleitorais. Bolsonaro sabe da importância da economia e do preço dos combustíveis para o bem estar da população e consequentemente para alavancar a recondução de quem está no cargo, pois a economia e a inflação tiveram papel determinante em todas as reeleições dos três presidentes que tentaram um segundo mandato e lograram êxito, vide Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff, em comum todos ocupavam o cargo com baixa inflação, emprego em alta e economia funcionando bem.
Oportunidades – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), defendeu que seu partido garanta uma igualdade de oportunidades a todos os postulantes proporcionais, em especial na disputa de deputado federal para garantir que o MDB possa eleger pelo menos dois representantes para a Câmara dos Deputados. Paulo Roberto é o grande avalista da pré-candidatura de Iza Arruda, sua filha, para a Câmara Federal e busca o fortalecimento do partido em Pernambuco.
Anfitriões – De olho no voto bolsonarista, os pré-candidatos ao governo e ao Senado, respectivamente, Anderson Ferreira e Gilson Machado, ambos do PL, deverão colar sua imagem durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco. Ambos apostam no voto casado com o presidente para lograr êxito, Anderson pretende chegar ao segundo turno, Gilson, por sua vez, quer terminar em primeiro na disputa pela Câmara Alta.
Rodrigo Pinheiro – Após receber o governador Paulo Câmara e todos os pré-candidatos a governador sem fazer distinção, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, chegará ao ápice do seu trânsito com a classe política com a presença do presidente Jair Bolsonaro na sua cidade.
Inocente quer saber – Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra estão em vias de rompimento?