Só Marília fecha chapa 

Com o anúncio formal, ontem, do deputado federal Sebastião Oliveira, líder do Avante na Câmara dos Deputados, como seu vice, a pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, é uma rara exceção no xadrez da sucessão estadual.

Exceção por ter sido a única dos pré-candidatos a governador mais competitivos a fechar a sua chapa, faltando ainda mais de 50 dias para as convenções. Danilo Cabral, do PSB, só escolheu Teresa Leitão para o Senado. A vaga de vice virou um tremendo abacaxi. Foi oferecida aos deputados federais Silvio Costa Filho, do Republicanos, e Wolney Queiroz, do PDT, que recusaram, preferindo à reeleição.

Já Miguel Coelho não anunciou um só nome, nem para vice nem tampouco para o Senado. Sinalizou apenas que a vaga de vice será ocupada por uma mulher. Fala-se na deputada estadual Alessandra Vieira, esposa do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira. Quanto ao Senado, nem especulação.

Anderson Ferreira, por sua vez, tem na chapa apenas o ex-ministro Gilson Machado como candidato ao Senado. Como Miguel, disse que reservou a vaga de vice para uma mulher, mas até o momento o processo não andou. “Marília não está à frente apenas nas pesquisas, mas na dianteira na chapa”, brinca Sebá, como é mais conhecido o parlamentar escolhido vice da pré-candidata do Solidariedade.

Por fim, Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB, como Miguel Coelho, também não conseguiu avançar em nenhum dos dois nomes na composição da sua chapa. Os nomes que se especulam são o da deputada estadual Priscila Krause para vice e o ex-senador Armando Monteiro para o Senado. O de Priscila está certo, segundo o blog apurou. A dúvida estaria em Armando, que vem de duas derrotas seguidas para o Governo do Estado e não estaria estimulado.

Aceno a Dudu – Na passagem por Serra Talhada, ontem, Marília Arraes disse que as conversas com o deputado Eduardo da Fonte ainda não foram encerradas e que vai continuar em busca do entendimento para que o líder do PP esteja em seu palanque. “Nunca esgotamos as negociações e esperamos que ele se convença de que nós somos a melhor alternativa para mudar Pernambuco”, afirmou.

A Barraqueira – Pré-candidata do PSDB ao Governo do Estado, Raquel Lyra, deve ter dormido sob efeito de tranquilizantes nos últimos dois dias. No sábado, armou um barraco com o prefeito Rodrigo Pinheiro, enciumada com a presença de Marília Arraes no camarote oficial da Prefeitura, no Pátio do Forró. No domingo, viu o sucessor estender o tapete ao governador Paulo Câmara no camarote em agradecimento aos R$ 3,5 milhões que o Estado liberou para o São João de Caruaru.

Haja unhas! – Além de dar tratamento vip ao governador, Rodrigo recebeu em seu camarote o pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, Danilo Cabral, que chegou em companhia da deputada Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado. Para fazer Mainha Raquel roer ainda mais as unhas, o prefeito recebe, na próxima quinta-feira, o presidente Bolsonaro e, mais uma vez, o pré-candidato do PL a governador, Anderson Ferreira.

Derrota de Lula – O ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) disse, ontem, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “perdedor de eleições mais vitorioso como candidato que jamais existiu”. O petista lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência. Ciro afirmou ainda que, “na teoria”, Lula venceu as seis eleições nas quais disputou e também já teria vencido a atual. Contudo, o ministro prevê que o pré-candidato do PT perderá o pleito deste ano para o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Dema federal – No mesmo ato, ontem, em Serra Talhada, no qual foi confirmado vice na chapa de Marília Arraes, Sebá anunciou que o seu irmão Waldemar Oliveira, advogado, tratado como Dema, será candidato a deputado federal apoiado por ele. Todo o espólio eleitoral do vice de Marília – ele tem 17 prefeitos e faz política em mais de 40 municípios – será passado para Dema, que responde, hoje, pela presidência estadual do Avante.

CURTAS 

AGRESSÃO DA PM – Dois moradores do Recife denunciaram, ontem, terem sido agredidos por policiais militares na madrugada do sábado passado no Pátio do Forró, em Caruaru. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram Murilo de Paula, de 32 anos, com o rosto sangrando e dizendo que apanhou de PMs, e Felipe de Paula, de 30 anos, sendo agredido e intimidado por policiais.

TREM DO FORRÓ – Levando trios de forró pé de serra e muita gente disposta a curtir um arrasta-pé num vagão em movimento, o tradicional Trem do Forró comemora 30 anos de viagens. A comemoração, no sábado passado, teve um gosto especial: depois de dois anos sem poder circular, por conta da pandemia, o trem voltou a sair, levando forrozeiros do Recife até o Cabo de Santo Agostinho.

Perguntar não ofende: Depois de Marília, qual pré-candidato vai anunciar a chapa completa? 

Blog do Silvinho

Marília Arraes completa seu time

Marília partiu na frente e já anunciou toda a sua chapa para disputar o Governo e o Senado. Marília Arraes terá como seu companheiro de chapa o também deputado federal Sebastião Oliveira (Avante). O nome de André de Paula (PSD) como pré-candidato já havia sido anunciado. No meio político o comentário é de surpresa: Marília foi a última que se lançou na disputa e a primeira a fechar completamente a chapa, faltando apenas os dois suplentes de André de Paula.

Na foto do anúncio: Marília Arraes junto com Sebá, André de Paula e Lula. O Solidariedade, partido de Marília, faz parte da campanha nacional do petista e ela terá direito de usar sua imagem durante a campanha. Internamente chegou-se a questionar se o PT não poderia exigir exclusividade na imagem de Lula apenas para a campanha de Danilo, mas o próprio Lula em entrevista a Rádio Jornal descartou a hipótese de uso da sua imagem por parte de outros pré-candidatos. O ex-presidente citou como exemplo alguns locais onde o PT tem um candidato e o PSB tem outro e o PSB poderá usar também a imagem de Lula.

Sebastião Oliveira esteve na última sexta-feira em Recife onde participou de agenda com o secretário José Neto e com o prefeito João Campos. Os dois foram comunicados da decisão de Sebá de deixar a Frente Popular após caminhar ao lado por dezesseis anos. A chapa de Marília Arraes conta com lideranças da Câmara Federal: André de Paula, é líder do PSD na Câmara e Sebastião Oliveira é líder do Avante.

Caruaru – Enquanto isso, o governador Paulo Câmara esteve juntamente com Danilo Cabral e Teresa Leitão prestigiando o São João de Caruaru neste domingo. O socialista foi recebido pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) que tem sido um grande cicerone recebendo os mais diversos políticos seja de oposição ou de situação no camarote.

Prestígio – Antes de ir para o Pátio do Forró, Paulo Câmara e Danilo Cabral estiveram presentes na casa do deputado estadual Tony Gel (PSB) que vai concorrer a reeleição. Tony Gel que disputará a reeleição, lançará o seu filho Tonynho Rodrigues (MDB) para uma vaga na Câmara Federal. Paulo também visitou Zé e Wolney Queiroz, além de Laura e Jorge Gomes.

Tirando um peso – Ao comentar na entrevista coletiva que esteve na sexta-feira entregando os cargos do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) pré-candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes disse que se sente aliviado. “Parece que tirei duas cargas das minhas costas” disse Sebá.

Nos livramos – Em resposta às críticas de Sebastião Oliveira, o presidente estadual do PSB e pré-candidato a deputado estadual Sileno Guedes disse que a Frente Popular não perdeu Sebastião Oliveira mas “que se livrou dele”.

Visita – O Ministro do Turismo, Carlos Brito, confirmou presença hoje  ao lado do Prefeito José Maria Leite de Macedo do município de Cupira, onde dará ordem de serviço, bem como o lançamento da “Pedra fundamental” para construção do Centro de Convenções de Cupira, no Agreste Central de Pernambuco.

APOIOS – Por falar nisso, o advogado Waldemar Oliveira (Avante) que é suplente de senador irá concorrer a Câmara Federal no lugar do irmão Sebastião Oliveira, que agora é pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela deputada federal, Marília Arraes (SD). Na corda bamba devido a falta de pré-candidatos intermediários na legenda, as chamadas (Caldas) para chegar ao coeficiente eleitoral, Waldemar deverá receber alguns apoios de aliados de André de Paula (PSD), além das bases de Sebá. Ainda assim, terá uma difícil tarefa pela frente: manter a cadeira do padrinho político de Sebá, o ex-deputado federal Inocêncio Oliveira no parlamento federal. A tarefa é árdua, mas Sebastião é muito articulado e vai fazer das tripas coração pare eleger o irmão. Pia, rimou, oxe!

A adesão do deputado Sebastião Oliveira e dos ex-prefeitos Luciano Duque e Carlos Evandro a pré-candidatura de Marília ao governo do estado, engrossa o caldo contra a Frente Popular na terra do Xaxado e até mexe na conjuntura local. É que a nível de município, Duque é aliado da prefeita Márcia Conrado (PT) que apoia a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB). Já Sebá e Carlos Evandro fazem oposição ao governo de Márcia que terá a difícil missão de fazer seus candidatos majoritários. Bem avaliada pela população serratalhadense, Márcia é hoje um fenômeno político regional, mostrando bom desempenho na gestão, num toque de grande capacidade.

CANDIDATO DE LUCIANO – Em Triunfo, o ex-vereador Lula Baião que é do grupo de oposição vai apoiar a pré-candidatura de Waldemar Oliveira (Avante) para deputado federal. Dema é apoiado na Oásis do Sertão pelo prefeito, Luciano Bonfim (Avante). De forma direta, Lula passa a apoiar o mesmo pré-candidato de Bonfim. Já para deputado estadual, Lula apoia o florestano Fabrízio Ferraz (SD).

BOM PARA EDUARDO MELO – Por falar nisso, com a adesão do ex-vereador Lula Baião a pré-candidatura de Waldemar Oliveira (Avante) para deputado federal, o espaço fica aberto para o grupo do ex-prefeito, Eduardo Melo que vota no ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (SD) para deputado estadual e Fernando Monteiro (PP) para deputado federal. Médico e de família tradicional na cidade, Dr. Eduardo é muito querido na região. O acompanha nesse processo, de forma discreta, o médico Toninho Melo, seu filho, uma promessa política naquele município.

OBRAS AVANÇAM – O governo do estado continua executando a pavimentação asfáltica na PE-310, que liga Iguaracy a Custódia, no Sertão do Moxotó. As benfeitorias avançam para o trecho final, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos. As ações são coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, dentro do Programa Caminhos de Pernambuco, com trabalhos executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

DEVAGAR – Enquanto as intervenções do pavimento asfáltico da rodovia PE-310, iniciadas em agosto de 2021 já abrangem um trecho de 19,3 quilômetros, entre Custódia e Iguaracy, as obras de asfaltamento entre Afogados da Ingazeira e o distrito de Ibitiranga, município de Carnaíba, estão devagar, quase parando. Com um investimento em torno de R$ 21 milhões as obras da PE-380 ainda estão com um número reduzido de máquinas em preparação para terraplanagem. A verdade é que falta muito, mas muito mesmo para a execução da pavimentação.

NÚMEROS DA INJUSTIÇA – O MDB de Simone Tebet, que tem 1%, no máximo 2%, nas pesquisas para presidente, vai levar R$ 363 milhões do Fundão Eleitoral. O PL de Bolsonaro, muitas vezes mais forte, vai receber R$ 288 milhões.

DANOU-SE! – O União Brasil (União), sigla resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL), receberá o maior montante, com mais de R$ 782 milhões. Em seguida, estão o Partido dos Trabalhadores (PT), com pouco mais de R$ 503 milhões, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com R$ 363 milhões, o Partido Social Democrático (PSD), com R$ 349 milhões e o Progressistas, com aproximadamente R$ 344 milhões. Juntas, essas cinco legendas respondem por 47,24% dos recursos distribuídos.

Blog do Elielson

Num ato recheado de críticas ao PSB, a deputada e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), anunciou o deputado Sebastião Oliveira (Avante) como seu vice. Dessa forma, se tornou a primeira postulante a fechar a chapa ao Governo, que também será composta pelo deputado André de Paula (PSD) para o Senado. Vale lembrar que ela foi a última pré-candidata ao Governo a ser anunciada, já no final de março.

Os três deputados federais deram o tom que vão adotar na campanha, que terá o PSB como alvo principal. André e Sebá, até pouco tempo, estavam nas fileiras governistas e fizeram a transição por não se sentirem contemplados ao longo dos anos. André sequer foi ungido senador na chapa da Frente Popular, apesar das tratativas com o PSB terem durado mais de um ano.

Por fim, o acirramento entre os grupos de Marília e de Danilo será um capítulo a parte nesta eleição. Buscando o mesmo eleitorado, ambos vão mirar a campanha do outro para sobreviverem na corrida pelo Palácio.

ALÍVIO – O agora pré-candidato a vice Sebastião Oliveira fez o discurso mais duro ao seus ex-aliados. Disse que Pernambuco “cansou do PSB” e que tirou “dois pesos das costas”, ao entregar os cargos no Governo e na Prefeitura do Recife.

REVIDOU – Em contato com este blog, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, bateu voltando em Sebá. Ele disse que “a Frente Popular não perdeu Sebastião, mas se livrou”. A declaração foi dura e iniciou um ringue com o agora ex-aliado.

JUNTOU TUDO – Uma articulação interessante foi juntar os ex-prefeitos Carlos Evandro e Luciano Duque com Sebastião Oliveira. Serra Talhada parou para ver esse casamento. Isso aumenta a responsabilidade da prefeita Márcia Conrado na campanha de Danilo e Lula na cidade e pela região.

CICERONE MOR – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, completou o álbum de fotos ao receber ontem o governador Paulo Câmara e seu pré-candidato Danilo Cabral. A informação que circulou nos bastidores é que Raquel Lyra não gostou muito dessa receptividade toda por parte do seu sucessor.

CBN – Só para lembrar a quem nos acompanha que meu comentário político na CBN está sendo feito em dois horários: às 6h45 e às 14h20. No seu rádio pela 105.7 FM, ou pelo site cbnrecife.com.

PINGA-FOGO: O que Teresa Leitão acha da declaração de André de Paula de que foi um “livramento” não ter sido o senador da Frente Popular?

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), concorrerá ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano. Político com grande liderança no estado, ele fez um trabalho muito admirado como sindicalista e à frente da prefeitura de Afogados da Ingazeira, uma das mais importantes cidades do Sertão pernambucano, onde foi prefeito por dois mandatos e conseguiu fazer seu sucessor.

Com a saída do deputado Lucas Ramos (PSB) da Assembleia Legislativa (Alepe), José Patriota fará dobradinha com o primo Gonzaga Patriota em vários municípios do Sertão do Pajeú, Moxotó e áreas metropolitanas do Recife. Este ponto torna totalmente viável a eleição dele para ocupar uma cadeira na legislatura que iniciará em 2023.

José Patriota é uma liderança de reconhecimento nacional, regional e estadual em gestão publica. À frente da Amupe, foi reeleito por unanimidade por 4 gestões consecutivas. O ex-gestor possui formação em serviço social sendo defensor das causas sociais e municipalista, atuando nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, dentre outros temas do desenvolvimento municipal com foco em cidades sustentáveis.

Entre suas credenciais, Patriota iniciou sua militância no movimento sindical de trabalhadores rurais e na Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Ele ocupou ainda os cargos de vereador por três mandatos no município de Afogados da Ingazeira (1982 à 1996); secretário de Saúde de Afogados (2004 a 2005); vice-prefeito de Afogados da Ingazeira (1997 a 2000); secretário estadual de Articulação Regional, no Governo de Pernambuco, na gestão do governador Eduardo Campos e gerente-geral do ProRural

Nas eleições de 2012, Patriota foi candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira, pelo PSB, sendo eleito com 52,22% dos votos válidos. Em 2016, foi reeleito com 83,25% dos votos válidos, sendo a segunda maior votação do Estado de Pernambuco.

Curtinhas 

Vice confirmado – Como este Blog já tinha antecipado com exclusividade, Sebastião Oliveira (Avante) será o pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Marília Arraes (SD). Confirmação ocorreu nesse domingo (19), durante coletiva de imprensa no Hotel São Cristóvão, em Serra Talhada. O episódio encerrou a temporada do Avante na Frente Popular.

Sem unanimidade – Em conversa com prefeitos, o Blog identificou que alguns gestores que fazem parte da base de Sebastião Oliveira não desembarcarão da Frente Popular. Gestores confidenciaram que apoiarão Waldemar Oliveira (Avante) para deputado federal, mas o candidato ao Governo do Estado será Danilo Cabral (PSB).

Reduto tucano – A principal base da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vem sendo amplamente cortejada pela Frente Popular. Nesse domingo (19) o governador Paulo Câmara (PSB) e o pré-candidato Danilo Cabral (PSB) estiveram no “Maior São João do Mundo”, em Caruaru, no Agreste. Neste ano da retomada das festividades juninas, o Governo de Pernambuco foi o principal patrocinador do evento. Além de Paulo e Danilo, parlamentares também estiveram presentes nos shows.

 

São João da Moda – O São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe, segue recebendo muitos elogios por sua organização e comunicação efetiva. Com atrações de renome nacional, o evento é um sucesso de público e de repercussão. A gestão municipal, em nome do prefeito Fábio Aragão (PP) e do vice Helinho, está de parabéns pela desenvoltura e administração.

Otimista – Em conversa com o Blog, o ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL) se mostrou muito otimista com o projeto de Bolsonaro (PL) e de Anderson Ferreira (PL). O ex-gestor falou sobre a receptividade do povo pernambucano ao seu projeto: o “Simbora mudar Pernambuco”.

No aguardo – Miguel Coelho (UB) já está com a sua chapa praticamente fechada para concorrer ao cargo de governador nas eleições deste ano. Até o momento, a pré-candidata a vice será a deputada estadual Alessandra Vieira. A vaga para o Senado segue aberta. Nos bastidores, se comenta que o sertanejo aguarda a adesão da ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), para ocupar essa lacuna.