||| – Giro pelos Blog’S Sexta-feira 05/08/2022 – |||

Coluna da Folha PE

Danilo Cabral, Luciana Santos e Tereza leitão fazem convenção com expectativa de casa cheia

O pré-candidato a governador pela Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), será oficializado nesta sexta-feira no Clube Português ao lado dos seus companheiros de chapa, Luciana Santos (PCdoB), pré-candidata a vice-governadora, Teresa Leitão (PT), pré-candidata a senadora e nomes que serão oficializados para deputado federal e deputado estadual.

Com cerca de 120 prefeitos, a Frente Popular promete fazer um grande evento que será o pontapé inicial para consolidar sua chapa majoritária em busca da quinta vitória seguida em disputas estaduais. A tônica adotada deverá ditar o rumo da campanha de Danilo Cabral que também contará com o maior guia eleitoral dentre todos os candidatos, com quase o dobro do segundo colocado.

Nos bastidores, muitos esperam uma grande mobilização de prefeitos para o local do evento, e a expectativa é que pelo menos dez mil pessoas possam se fazer presentes. O evento acontece após a visita de Lula e a sinalização de que Danilo é seu único candidato em Pernambuco. Socialistas apostam que haverá uma consolidação perante o eleitor pernambucano, majoritariamente favorável a Lula, de que o seu escolhido para disputar o Palácio do Campo das Princesas a medida que o guia eleitoral começar e com isso o nome escolhido pela Frente Popular possa ascender nos próximos levantamentos em busca de chegar ao segundo turno.

Encontro – A coordenação de campanha de Danilo Cabral se reuniu ontem com presidentes de partido para apresentar o cenário eleitoral de acordo com pesquisas feitas para consumo interno. No levantamento, Danilo aparece melhor posicionado do que os divulgados até agora e quando há o cruzamento de dados com o apoio de Lula, o socialista performa muito bem frente a sua principal adversária. Isso animou a tropa dos partidos que integram a Frente Popular.

Reviravolta – A campanha de Danilo Cabral recebeu uma boa notícia para realizar sua convenção nesta sexta-feira. A justiça restituiu o comando do PROS ao ex-deputado federal Bruno Rodrigues, o que retira o partido da coligação de Marília Arraes e retorna para a campanha de Danilo Cabral.

Conselheiros Tutelares – O deputado estadual Erick Lessa foi ao Distrito Federal buscar a ampliação do debate sobre o Piso Nacional Salarial dos Conselheiros Tutelares. Junto ao deputado federal Fernando Monteiro, Lessa se reuniu na quinta-feira (4) com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e tratou sobre o fortalecimento da classe para otimizar a rede de proteção à infância em todo o Brasil.

Vice – O União Brasil, que já havia decidido lançar a senadora Soraya Thronicke para disputar a presidência da República, deverá indicar o economista Marcos Cintra para a vaga de vice, formando uma chapa puro-sangue. O movimento aconteceu após o Podemos decidir apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet.

Protagonismo – Além de serem mulheres e senadoras, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), têm em comum o fato de serem do Mato Grosso do Sul, um dos principais expoentes do agronegócio no país. As duas disputarão o Palácio do Planalto e tentam quebrar a polarização instituída entre Lula e Jair Bolsonaro.

Inocente quer saber – Teremos mais um candidato a senador oficializado nesta sexta-feira?

Blog do Silvinho

PSB oficializa Danilo nesta sexta-feira

A Frente Popular oficializa nesta sexta-feira (05), Danilo Cabral para o governo de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B) para vice e Teresa Leitão (PT) para o Senado. A expectativa é enorme em todo o estado e a mobilização promete reunir um número de militantes de todas às regiões para a oposição não colocar defeito. O espaço do Clube Português do Recife tem capacidade de lotação para 12 mil pessoas no entanto estão sendo aguardadas cerca de 20 mil pessoas o que vai gerar uma intensa movimentação.

A convenção contará com a presença de todos os partidos aliados. Danilo Cabral tem a responsabilidade de conduzir uma campanha e levar o PSB a quinta vitória consecutiva para o Governo. O partido já conseguiu feitos inéditos em Pernambuco: quatro vitórias consecutivas ao Governo do Estado, e desde o ano de 2013 até o momento comanda não apenas o executivo estadual como também a capital pernambucana. Nunca um partido conseguiu tamanha façanha em Pernambuco.

Além disso, o PSB governou o estado anteriormente com Miguel Arraes de Alencar. Atualmente, o PSB comanda o Governo do Estado, tendo à frente o governador Paulo Câmara, a Assembleia Legislativa com Eriberto Medeiros que vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal e a Prefeitura do Recife com João Campos.

Durante o evento, estarão presentes as lideranças e militância dos nove partidos que compõem a Frente Popular: PSB, PT, PCdoB, MDB, Republicanos, PDT, PP, PV, Pros. Na ocasião, também serão consagradas as candidaturas a deputado federal e estadual.

Time de Lula – A deputada estadual e pré-candidata a senadora disse que a convenção de hoje oficializará o “time de Lula” no estado. “É um momento muito importante do ciclo de uma campanha eleitoral, porque é quando as candidaturas serão oficializadas. No nosso caso, se traveste de uma importância ainda maior, porque é o time de Lula que será oficializado”, disse.

Mata Sul I – Marília Arraes visitou ontem o município de Barreiros na mata sul do estado onde participou do lançamento da candidatura de Pedro Ivo a Assembleia Legislativa. “Vir a Barreiros me lembra das vezes que vim aqui com Miguel Arraes para falar sobre o Chapéu de Palha para o homem do campo. Era uma época em que os pernambucanos eram prioridade. Essa foi a grande obra de Arraes”, afirmou Marília.

Mata Sul II – Quem estará visitando a mata sul hoje será o candidato do União Brasil, Miguel Coelho. Ele recebe o apoio de vereadores de Catende e lideranças locais do União Brasil. O pré-candidato do União Brasil cumpriu agenda ontem em Cortês.

Apoio – Miguel Coelho recebeu o apoio de Bruno Martiniano, ex-prefeito de Gravatá.A oficialização do apoio ocorreu em uma reunião, ontem, no Recife, em que estiveram também os candidatos a deputado federal Dilson Oliveira e a estadual Édson Vieira.

MDB – O MDB de Pernambuco  realizou, ontem pela manhã, a sua Convenção, na sede do partido, no Recife Antigo. Em um evento com casa cheia, foram homologadas 22 candidaturas a deputado federal, além do apoio às candidaturas de Danilo Cabral (PSB) a governador de Estado e de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República.

blog do FinFaHoje – A grande expectativa na política pernambucana, é a convenção da Frente Popular, que vai homologar as candidaturas de Danilo Cabral (Governador), Luciana Santos(Vice-governadora) e Teresa Leitão (Senadora), no Clube Português. Segundo um membro da coordenação da campanha de Danilo, é esperado uma grande caravana de militantes de todo interior do estado. Os portões estarão abertos a partir das 14 horas, situados na Avenida Agamenon Magalhães; com a previsão da chegada da chapa majoritária prevista para as 17 horas.

“Hoje teremos a convenção da Frente Popular de Pernambuco, que vai consolidar definitivamente a vitória de Danilo Cabral, governador de Pernambuco. Experiência, bom caráter, família, amigo dos amigos, político honrado, isso tudo Danilo tem no seu Curriculum, com a vontade de Deus e do povo de Pernambuco, Danilo será um grande gestor para todos os pernambucanos a partir de 1º de Janeiro de 2023”, disse o prefeito de Flores, Marconi Santana em conversa com este blogueiro.

Realizou convenção – O MDB de Pernambuco realizou, ontem (04), a sua Convenção, na sede do partido, no Recife Antigo. Em um evento com casa cheia, foram homologadas 22 candidaturas a deputado federal, além do apoio às candidaturas de Danilo Cabral (PSB) a governador de Estado e de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. O Presidente regional da sigla, o deputado federal e postulante à reeleição Raul Henry, apresentou os novos candidatos da legenda e agradeceu a presença de todos. Confira a lista dos candidatos: Ana da Ótica, Cândida Bonfim, Cibelle Albuquerque, Elias Gomes, Geraldo Tavares, Igor Miranda, Iza Arruda, Júnior de Cleto, Marcelo Marcelinho, Marcos Villar, Severino Ninho, Priscilla Ferraz, Prof. Nélio Fonseca, Prof. Sinésio, Raul Henry, Ritchelle Santos, Sandra Regina, Simone Maria, Tadinho, Tonynho Gel, Vânio Silva e Zé Maurício.

Entregou – O Prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira, entregou três novos veículos para atuar nas ações da secretaria de saúde. São três veículos da marca Chevrolet, modelo SPIN, com sete lugares cada, todos 0km. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios, oriundos do IPTU pago pelos Afogadenses, a um custo de R$ 124.500,00 cada um, totalizando um investimento de R$ 373.500,00. A entrega aconteceu na Secretaria de Transportes, e contou ainda com as presenças do Vice-Prefeito, Daniel Valadares, dos Secretários de saúde, Artur Amorim, e de Transportes, Flaviana Rosa, de profissionais da saúde que utilizarão os veículos na sua atuação profissional, além dos Vereadores César Tenório, Gal Mariano, Cícero Miguel, Erickson Torres, Reinaldo Lima e Douglas Eletricista.

Antecipou -A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) anunciou em suas redes sociais que o cantor Gusttavo Lima (foto), será uma das atrações da tradicional Festa de Setembro.A programação completa será anunciada segunda-feira, dia 8, o anúncio acontecerá às 20h, no Museu do Cangaço e será transmitido através do canal da prefeitura no YouTube: /prefeituradeserratalhada.

Frase – ““Fui a Petrolina, conheço o que ele fez como prefeito. Miguel se tornou  uma referência para todo Pernambuco. Nós já tínhamos conversado e acertado essa aliança, agora, vamos avançar para apresentar Miguel ao povo de Gravatá e promover a transformação que nosso povo merece”.(Ex-prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano ao anunciar seu apoio ao candidato Miguel Coelho)
No Palácio – Os prefeitos irmãos, Luciano Torres e Zeinha Torres de Ingazeira e Iguaracy respectivamente, estiveram ontem (04), na Casa Civil no Palácio do Campo das Princesas, onde se reuniram com os secretários executivos, Eduardo Figueredo e Adilson Filho. “Nosso pleito em relação a festa do Distrito de Jabitacá, foi todo atendido, agora vamos aguardar um posicionamento sobre o projeto da pavimentação da PE-282 que liga Iguaracy à Jabitacá, porque a pavimentação da PE-310, foi concluído, faltando somente o governador inaugurar o trecho de Quimtibu ao meu município. Só tenho que agradecer ao governador Paulo Câmara, por tudo que fez pelo meu município”, disse Zeinha Torres em conversa com este blogueiro.
 

Você sabia – Que o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Lucas Ramos, firmou compromisso de destinar recursos de emenda parlamentar para aquisição de motocicletas para auxiliar no deslocamento e melhor prestação de serviço à população dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da cidade de Tuparetama. A confirmação foi em reunião realizada na última quarta-feira (03) com o vereador Joel Gomes, e ficou acertada a indicação na Lei Orçamentária Anual do Estado de 2023.

Disse – “Tivemos uma avaliação positiva dos números de julho em relação à segurança pública do nosso Estado. As diretorias da Região Metropolitana, do Agreste e da Zona da Mata atingiram metas importantes na proteção dos cidadãos. Também vamos focar nas áreas onde essas metas não foram atingidas, para reduzir os homicídios e os crimes contra o patrimônio, garantindo a segurança efetiva do povo pernambucano”.(Governador Paulo Câmara, ao anunciar investimento de R$ 25 milhões em equipamentos para as forças de segurança no Estado) 

Vai disputar -Foi homologada ontem (3), no Recife, pela federação Psol/Rede Sustentabilidade, a candidatura a deputado estadual do militante da agroecologia Alexandre Pires. Biólogo e educador popular atuante em organizações da sociedade civil há mais de 20 anos, Alexandre Pires tem como meta levar ao debate político institucional temas como a agroecologia, a agricultura familiar, o combate aos agrotóxicos, a Convivência com o Semiárido e o direito ao acesso à água. Em sua visão, é fundamental tratar pautas ambientais como solução para pensar no desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão socioprodutiva de jovens, mulheres e homens, seja no campo ou nas cidades.

Perguntar não ofende – Quantos vereadores da base governista de Afogados da Ingazeira, estarão na Convenção da Frente Popular , nesta sexta-feira?

Blog do ElielsonO mundo político em Pernambuco volta os olhares nesta sexta-feira para o Clube Português, para acompanhar a convenção da Frente Popular, que vai homologar as candidaturas de Danilo Cabral para governador, Teresa e Luciana, senadora e vice respectivamente. A expectativa é reprisar o feito das últimas convenções do grupo: casa lotada e representações de todas as regiões do estado.

Escolher o Português estimula diretamente a comparação entre os eventos de convenção comandados por Raquel Lyra e Anderson Ferreira no último final de semana. Eles também escolherem o mesmo local.

Danilo precisa mostrar força nessa arrancada inicial para animar a tropa e se projetar bem para a eleição. O nome de Teresa será confirmado pelo PT, mesmo com o imbróglio que envolve as siglas em outros estados, como o Rio de Janeiro. Isso demonstra que alguns ruídos nacionais não interfere em Pernambuco.

Por fim, a coordenação da campanha socialista está anilmada e confiante no início do guia, na vinculação a Lula e no preparo do candidato escolhido. “A campanha vai começar agora!”, disse coordenador à coluna.

RESPOSTA – Um membro da executiva nacional do PSB, em reserva, respondeu a coluna de ontem: “Confiamos na liderança de Carlos Siqueira. Esperamos que ele resolva a melhor saída para o PSB, em busca de preservar a nossa aliança com o PT”. A pressão sobre o presidente nacional do PSB para retirar Molon é grande e ele terá que fazer esse jogo.

GESTO DE DUDU – Após rasgar elogios a Danilo Cabral e reafirmar o compromisso do voto, o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte fez o mesmo movimento para Teresa Leitão, durante agenda em Jataúba. Com esse discurso, Da Fonte sepulta de vez o voto em André de Paula para o Senado e a possibilidade de lançar um nome próprio do PP ao Senado, como havia sido cogitado nos bastidores. “Pernambuco não só terá a primeira senadora, mas também a primeira professora no Senado Federal”, disse Dudu.

COM TEBET – O Podemos oficializa hoje o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet. O ato está marcado para as 14h, em São Paulo. Com essa adesão, Tebet terá quatro partidos em seu palanque. Essa decisão afasta a sigla de uma aliança com o União Brasil após a desistência de Bivar e o lamençaemento de Soraya Thronicke.

RÁPIDAS

MATA NORTE – Marília Arraes (SD) realiza hoje agenda em duas cidades de Mata Norte. A candidata à governadora estará em Lagoa do Carro e Carpina. Na terra do tapete, ela conseguiu unir a Oposição, com Tota Barreto e Zé Luiz.

ADESÃO – O ex-prefeito de Camutanga, Armando Pimentel, deixou o palanque da Frente Popular para aderir à campanha de Maríia Arraes. Ele leu o jogo pela proximidade da atual prefeita com o governador Paulo Câmara.

EFEITOS COLATERAIS – Após o presidente Bolsonaro assinar a lei do piso da enfermagem, os profissionais da área começarão sentir as demissões em massa que as gestões públicas deverão fazer.

PINGA-FOGO: André de Paula perdeu muito com a saída do PP e PROS do seu projeto?

Embora estejamos em época de eleição estadual/nacional, uma disputa já vem tomando forma para a eleição municipal de 2024, a disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, a cidade ficou sobre o comando de Anderson Ferreira (PL) de 2017 até abril desse ano, quando o ex-deputado deixou o cargo para concorrer ao governo do estado, deixando seu vice Luiz Medeiros no cargo.

Luiz deve concorrer ao cargo em 2024, por ser nome de confiança do clã dos Ferreira, no entanto, o deputado federal Eduardo da Fonte pretende não dar vida fácil. O parlamentar tem o desejo de lançar o desafeto dos Ferreiras, a deputada estadual Clarissa Tércio. Além disso, Dudu também tem o plano B, que é o vereador mais votado do município, Marlus Costa.

Indo pro campo mais de esquerda, tem o fator Marília Arraes. Caso a ex-petista consiga se eleger governadora em outubro, é provável que emplaque a candidatura de Daniel Alves, 2° colocado na eleição para prefeito de Jaboatão em 2020 com mais de 30% dos votos. Além disso, o PSB estuda colocar Gleide Ângelo, deputada mais votada da história do estado, para concorrer na disputa ou Elias Gomes.

O povo quer saber como terminará essa guerra?

A Frente Popular realiza, na tarde desta sexta-feira (5), sua convenção para oficializar o nome do deputado federal Danilo Cabral (PSB) como candidato a governador de Pernambuco. A chapa também conta com Luciana Santos (PCdoB) na vice e Teresa Leitão (PT) como postulante ao Senado Federal. O evento está marcado para ser iniciado às 15h, no Clube Português do Recife. Tendo deixado para a última hora, neste ano a coalizão tem sentido dificuldades para alavancar a candidatura de Danilo, além de ter que lidar com deserções. A Frente Popular conta hoje com nove partidos, já que perdeu o Solidariedade, Avante e PSD (todos com Marília Arraes (SD). O PSB lidera a aliança, comanda pelo Palácio do Campo das Princesas desde que Eduardo Campos foi eleito governador, há 16 anos. As candidaturas da Frente sempre foram encabeçadas pela sigla.

Em 2014, Danilo foi lembrado para suceder Eduardo Campos, mas ficou para Paulo Câmara (PSB) esta missão. Neste pleito de 2022, novamente Danilo não era a primeira opção do PSB. O favorito para disputar a vaga de governador era o ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), que deixou claro que não era um desejo pessoal seu. Com Isso, o então secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto (PSB), foi o nome defendido por aliados da Frente. Ao final, ficou para Danilo Cabral a responsabilidade de tentar manter a hegemonia do PSB no estado. Ele é advogado e auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), ex-assessor do ex-governador Eduardo Campos e ex-secretário de Educação e de Cidades do estado. Já foi vereador do Recife e atualmente completa o seu terceiro mandato como deputado federal. Como deputado, Danilo votou a favor do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Já durante o Governo Michel Temer (MDB), votou contra da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi contrário à Reforma Trabalhista e em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação contra o presidente Temer.

Curtinhas

Mulher: Na convenção do PDT em São Paulo nesta quinta-feira (4), Ciro Gomes afirmou que, se depender dele, a candidata a vice em sua chapa para a Presidência deverá ser uma mulher do seu partido. O nome deverá ser anunciado nesta sexta-feira (5), durante reunião da Executiva pedetista.

Luto: Apresentador, ator, humorista, escritor e diretor, Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5/8), aos 84 anos. Jô estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 28 de julho, para tratar de uma pneumonia. A causa da morte não foi informada.

Congresso: Deputados do Psol e senadores da Rede Sustentabilidade protocolaram um pedido de impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras, na tarde desta 5ª feira. O pedido elenca diversos episódios apontados como possíveis crimes de responsabilidade pelas siglas. Entre os casos, os partidos citam o arquivamento de ações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), como a denúncia por suposta prevaricação na compra da vacina indiana Covaxin.

blog do Magno Martins 

Dormindo com o inimigo  

A versão política e eleitoral do filme “Dormindo com o inimigo” parece já ter se incorporado fortemente aos bastidores da campanha dos candidatos da Frente Popular – Danilo Cabral, governador (PSB), Luciana Santos, vice (PCdoB) e Teresa Leitão, senadora (PT).

Tudo porque os candidatos proporcionais a deputados federal e estadual de todas as legendas que formam a Frente Popular, com raríssimas exceções, são flagrados fazendo campanha em faixa própria, sem associar suas imagens a Danilo e aos 5% de tendência de voto que ele vem patinando em todas as pesquisas de opinião pública.

As páginas das redes sociais dos principais nomes que disputam uma vaga na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco têm evitado colar suas candidaturas à campanha da chapa majoritária da Frente Popular, temendo, talvez, perder seguidores e eleitores. Foi o que o blog comprovou até a edição desta coluna.

A página do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, candidato a deputado estadual, fez sua última postagem tendo Danilo como foco em 23 de julho passado, mas sequer publicou postagens convocando sua militância para a convenção oficial do candidato a governador do próprio partido, hoje à tarde, no Clube Português.

O perfil oficial do candidato socialista a deputado federal Pedro Campos (@pedrocampospe) expõe postagens com o pai Eduardo, a mãe Renata, os irmãos João, José, Eduarda e Miguel e nada de Danilo, Luciana e Teresa. Pedro até postou um card dias atrás no feed convocando para a convenção de logo mais, sem, entretanto, as imagens dos candidatos majoritários.

Os candidatos a deputado federal Felipe Carreras (@felipecarreras), Eriberto Medeiros (@eriberto.medeiros) e Tadeu Alencar (@tadeualencarpe), todos do PSB, também só têm feito postagens sem a presença de Danilo. O mesmo ocorre com os demais candidatos dos outros partidos como PP de Dudu da Fonte (@dududafonte), PCdoB de Reinildo Calheiros (@renildocalheiros) e PT de Liana Cirne (@lianacirne).

Nada de Danilo Cabral, Luciana Santos e Teresa Leitão nas páginas dos candidatos a deputado estadual Aglailson Victor (@aglailson_victor), Waldemar Borges (@waldemar_borges), Marco Aurélio (@marcoaureliomeuamigo), Simone Santana (@simonesantanape), todos do PSB, dentre outros, como o petista João Paulo (@joaopaulodopt), Clovis Paiva (@clovispaivaoficial) e Antônio Moraes (@deputadoantoniomoraes) do PP.

Quando o nome de Danilo entrou no cenário da sucessão estadual, depois que o ex-prefeito Geraldo Júlio foi rifado como candidato natural, confidenciou a interlocutores e amigos, em dezembro de 2021: “Esse Maracatu está mal ensaiado. Corro o risco de chegar à Convenção, ser oficializado, fazer a clássica foto com todo mundo posando de mãos dadas e depois, no dia seguinte, cada um vai cuidar de suas campanhas e eu vou ficar abandonado à própria sorte. Já vi esse filme antes”, dizia Danilo, inseguro das verdadeiras intenções das lideranças do PSB.

“Dormindo com o inimigo”, para quem não viu, trata-se de um longa-metragem da década de 1990 estrelado por Julia Roberts. E a expressão foi cunhada no mundo significando quando se está muito inocente, negligente e ludibriado dentro da sua própria casa.

Melhor adversário – Na véspera da sua convenção, hoje, no Clube Português, o pré-candidato do PSB a governador, Danilo Cabral, fez, ontem, uma longa reunião com o conselho político da sua campanha. Duas decisões importantes: centrar fogo em Marília e estimular, não se sabe ainda de que forma, para que Anderson Ferreira, do PL, chegue ao segundo turno com o próprio Danilo. Como candidato bolsonarista, na visão deles, seria presa mais fácil para ser batido em razão da rejeição do presidente no Estado.

A primeira pedra – Quem vai atirar a primeira pedra em Marília na convenção de Danilo? Soube que o escalado foi o língua solta Silvio Costa, suplente de Teresa Leitão. Ele já anda falando impropérios nas emissoras de rádio contra a candidata do Solidariedade ao Governo do Estado. Depois dele, Teresa Leitão, que no passado já foi grande aliada de Marília.

Voto surpreendente – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do caso que discute a nova Lei de Improbidade Administrativa, votou no sentido de que a retroatividade não se aplica a condenados com ações transitadas em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso. O entendimento de Moraes contraria interesse de políticos que tentam na Justiça uma espécie de anistia, sob a alegação de que as penalidades da Lei de Improbidade seriam tão graves quanto as decorrentes de ações penais.

Os frustrados – A argumentação de Alexandre de Moraes frustra os interesses de políticos como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia (PSDB-RJ); e os ex-governadores Anthony Garotinho (União Brasil-RJ) e José Roberto Arruda (PL-DF). Maia, Garotinho e Arruda chegaram a obter liminares do presidente do STJ, Humberto Martins, para suspender as ações e restabelecer a elegibilidade. Arruda teve a liminar revogada.

Propaganda infeliz – Na primeira peça para propaganda nas redes sociais, a candidata tucana ao Governo do Estado, Raquel Lyra, passou a impressão de que está jogando a toalha ao destacar num card a seguinte frase: “Meu compromisso é com as próximas gerações e não com as próximas eleições”. Seu marqueteiro fez o primeiro gol contra. Passou a impressão de que está precisando de uma boa reciclagem em propaganda política.

CURTAS

ENFERMAGEM – O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, ontem, o projeto de lei que estabelece um piso salarial para enfermeiros no valor de R$ 4.750 mensais. A Secretaria-Geral da Presidência não informou se houve vetos. A sanção será publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.

AXÉ BAIANO – Um só evento reúne, amanhã, no Recife, duas das maiores estrelas de axé do Brasil: Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Elas apresentam os shows das novas turnês: “Tudo Colorido” e “CLBRA Tour”, respectivamente, na área externa do Centro de Convenções, a partir das 18h30.

Perguntar não ofende: Qual vai ser o tom da convenção de Danilo hoje?