Quem lidera a disputa nos estados do nordeste

A região nordeste já foi responsável por diversas vitórias eleitorais do PT o que já culminou em um total preconceito por parte de sulistas que não compreendem a cultura da nossa população. Hoje, nós temos nove governadores que são declarados de esquerda e apoiadores do ex-presidente Lula na corrida presidencial. A título de curiosidade, trago hoje como está o cenário eleitoral em cada um destes estados.

No Maranhão, o governador Carlos Brandão (PSB) vai para uma disputa polarizada com o Weverton Rocha (PDT). No Piauí, Rafael Fonteles (PT) está liderando com grandes chances de vencer o pleito. Ele polariza com Silvio Mendes do União Brasil que é apoiado por Ciro Nogueira.

No Ceará, o Capitão Wagner (UB) lidera com 35% enquanto que em segundo lugar aparece Roberto Cláudio (PDT) com 26% e Elmano (PT) com 20%. Os dois protagonizaram o rompimento do PT e o PDT no estado. Já no Rio Grande do Norte, a governador Fátima (PT) disputa a reeleição com favoritismo embora tenha um concorrente de peso: Styvenson Valentim (Podemos). Fábio Dantas (Solidariedade) também está na disputa.

Na Paraíba, uma disputa acirradíssima envolvendo o atual governador João Azevedo (PSB), Pedro Cunha Lima (PSDB). Por lá ainda disputam Nilvan Ferreira (PL), seguido por Veneziano Vital (MDB). Na vizinha Alagoas Paulo Dantas lidera em uma polarização direta com Collor. Em Sergipe, dois candidatos apoiados por Lula:  Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD).

Na Bahia, a liderança é de ACM Neto que aparece sempre à frente nas pesquisas em uma enorme vantagem.

Pernambuco – No nosso estado a disputa continua bastante acirrada com Marília Arraes (SD) na liderança e distante dos demais candidatos. Recentemente, os levantamentos tem mostrado um crescimento de Anderson Ferreira (PL) que é o candidato de Bolsonaro.

Rivalidade – De todos os que estão liderando as disputas estaduais no momento, apenas o Ceará e a Bahia tem candidatos que não declararam voto em Lula. Na Bahia, ACM Neto do União Brasil não apoia nenhum candidato a presidente e no Ceará o Capitão Wagner é bolsonarista. Todos os demais estados os candidatos apoiam Lula para presidente.

Recursos – O Governo de Pernambuco destinou R$ 119,5 milhões para investimentos em diversas áreas de 11 municípios da Região Metropolitana do Recife, do Agreste Central e Setentrional e da Zona da Mata Norte e Sul. Os recursos foram anunciados durante evento no Palácio do Campo das Princesas, que contou com a presença dos prefeitos das cidades beneficiadas.

Sem nacionalizar – A candidata do PSDB, Raquel Lyra, defendeu que a campanha se restrinja aos problemas de Pernambuco e não nacionalizando o debate. “Eu, como governadora, vou dialogar levanto projetos, porque discurso todo mundo apresenta, difícil é conseguir transformar os sonhos da população, ter a capacidade de ouvir e de transformar projetos em realidade na vida do povo”, afirmou Raquel.