=| | ~~~Giro pelos blog’S ( Sexta feira 20/05/2022)~~~| |=

blog do FinFa

Hoje – Acontece nesta sexta-feira (20), na cidade de Sertânia, o Encontro do Moxotó, denominado ‘Vamos Juntos Pernambuco’, que será comandado pelo pré-candidato ao Governo de Pernambuco pela Frente Popular, Danilo Cabral, onde vai reunir uma grande presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, do Moxotó e do Pajeú, e serão debatidos vários assuntos relacionados as regiões, além de receber sugestões para a Programa de Governo da Frente Popular. Será a partir das 17 horas, na Quadra do Escola Mundo Mágico.

Agenda no Moxotó -O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira (20.05), investimentos para os municípios de Arcoverde e Custódia, no Sertão do Moxotó. Por meio do Plano Retomada, serão liberados recursos nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água e saúde.

Confira a agenda:

Arcoverde

9h – Abertura do Fórum Estadual das Mulheres
Local: Av. Gumercindo Cavalcante, 420 – São Cristóvão

11h30 – Anúncio de ações para o Hospital Regional Ruy de Barros Correia
Local: – Hospital Regional Ruy de Barros Correia – Av. Dr. Agamenon Magalhães, s/n – Centro

12h15 – Visita ao Espaço Socioambiental Casa verde
Local: Rua Augusto Cavalcante, 512 – Centro

13h00 – Visita ao Santuário da Divina Misericórdia (Padre Adilson Simões)
Local: Serra das Varas – Sítio Mocó

14h30 – Visita à Fundação Terra (Padre Airton Freire)
Local: Rua Alfredo de Souza Padilha, s/n – São Cristóvão

Custódia

16h – Inauguração da 3ª SB do 9º grupamento de bombeiros
Local: Seção de Bombeiros – Rua Tenente Moura, s/n (Antigo Terminal Rodoviário)

17h – Inauguração da 1ª etapa da PE-310 (Custódia – Quitimbu) e anúncio de investimentos em diversas áreas
Local: Praça de Quitimbu

Declarou apoio – A pré-candidata a deputada estadual Evângela Vieira (Solidariedade), recebeu a declaração de apoio rumo a Alepe, da vereadora da cidade de Quixaba-PE, Jodilma de Toninho – Avante (foto), segunda mais votada nas eleições de 2020, Jodilma é irmã de Evângela e do grupo do prefeito Zé Pretinho, que apoio a deputada Alessandra Vieira.

Disse – “A gente quer acabar com aquela papelada toda, tornar tudo digital, para resolver coisas como tirar um documento, emitir licenças, ter exames médicos pelo celular, de forma rápida. Fizemos em Petrolina e deu certo. Isso reduz burocracia, filas, custos e o aborrecimento do cidadão”.(Pré-candidato ao Governo de Pernambuco,Miguel Coelho, quando visitou nesta quinta-feira a sede do Porto Digital, no Recife)

Iniciou – O Governo Municipal de Itapetim iniciou a construção de mais uma passagem molhada na zona rural. Dessa vez, no Sítio Aroeira, próximo a residência de Vital e Inácio. A obra era um grande sonho da população, que enfrentava sérios problemas para trafegar pelo local no período das chuvas. “Os moradores nos pediram e fizemos questão de atender essa demanda tão importante para a comunidade”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Reeleito – A ASSERPE, Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco realizou ontem (19), importante encontro no auditório do Hotel Transamérica, no Bairro de Boa Viagem, Recife. Na abertura, houve a eleição da Diretoria. Graças ao consenso construído no meio, a atual Diretoria, presidida pelo radiodifusor Nivaldo Galindo, o Nill Júnior, foi reeleita.

Apoia Danilo – Após receber a declaração de apoio a semana passada do prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha do União Brasil, ontem foi a vez do prefeito de Goiana Eduardo Honório, também filiado ao União Brasil, declarar seu apoio a pré-candidatura de Danilo Cabral, da Frente Popular de Pernambuco.

Frase–  Claro, para mim, sertanejo e radiodifusor do interior, na minha querida Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, receber a confiança de tantos nomes que apreendi no rádio e na TV é uma honra”.(Radialista Nill Júnior, após ser reeleito Presidente da Asserpe)

Concretizada – Foi concretizada, na tarde desta quinta-feira (19), a aliança entre PT e PSD, com a definição do apoio à pré-candidatura de Alexandre Kalil (PSD-MG) ao governo de Minas Gerais. A costura política foi confirmada pelo deputado federal e coordenador da campanha de Lula em Minas Gerais, Reginaldo Lopes (PT). Em suas redes sociais, ele escreveu “Tudo certo! @LulaOficial e @alexandrekalil juntos em Minas Gerais”.

Perguntar não ofende – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, já puxou a orelha do auxiliar metido a Secretário?

Após muita polêmica envolvendo uma possível aliança entre Raquel Lyra e Miguel Coelho, um outro pré-candidato a governador, o Pastor Armando Filho (PRTB), desistiu da disputa.

Com a saída, o Pastor avaliou os pré-candidatos e escolheu reforçar o palanque de Raquel Lyra.

“Como retirei a minha pré-candidatura, eu não poderia ficar neutro, sem escolher um nome. E o melhor nome para administrar o estado é o de Raquel Lyra, uma pessoa que tem experiência por ter governado Caruaru por dois mandatos. Eu deixo um projeto pessoal para me unir a um projeto coletivo”, afirmou o pastor, que soma mais de 300 mil seguidores no Instagram.

Além disso, começou a circular ontem (19) a informação que Miguel e Raquel não chegaram a um consenso e abortaram a possível união.

Com os dois nomes na disputa, se mantém uma boa quantidade de pré-candidatos, fortalecendo o jogo das oposições.

O povo quer saber: quem será o próximo a desistir?

Através de uma nota enviada ao blog do Alberes Xavier, Marcos Pereira deputado federal e presidente nacional do Republicanos, desmentiu que a sua legenda no Estado de Pernambuco tenha pensando em sair do grupo da Frente Popular. De acordo com a nota, as informações de ruptura são inverídicas e as deduções sobre a mudança de posicionamento político dos Republicanos em Pernambuco são incorretas.

A nota também comunicou que a executiva estadual dos Republicanos em Pernambuco tem autonomia para procurar o melhor caminho para o crescimento do partido e que já decidiu que vai continuar integrando o conjunto de forças da Frente Popular. Essa resolução aconteceu depois do amplo debate que fez com a executiva estadual e seus filiados.

O fato da ruptura do Republicanos com a Frente Popular surgiu após alguns movimentos de bastidores apontarem que o deputado federal Bispo Ossesio Silva estava sendo cogitado para ser o pré-candidato a vice-governador na chapa de Anderson Ferreira (PL) ao governo do Estado. Os interlocutores também apontaram que essa articulação estava acontecendo com consentimento e participação da executiva nacional.

Por outro lado, também foi comentado que o deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, foi convidado para compor a chapa de Danilo Cabral (PSB) como pré-candidato a vice-governador. Em conversa com este blog, Silvio Costa, pai de Silvinho, disse que em nenhum momento essa proposta chegou a ser cogitada. Reafirmou que seu filho é candidato à reeleição a Câmara Federal e tem total respaldo da executiva nacional para apoiar Lula e Danilo Cabral aqui em Pernambuco.

Apesar de nacionalmente o partido Republicanos apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, em Pernambuco o partido está solto, Silvio Costa Filho está com Danilo Cabral e Lula, o Bispo Ossesio Silva, ainda não definiu quem vai apoiar, o bispo William Brigido, deputado estadual, tem a tendência a apoiar Anderson Ferreira para governador e Tiago Pontes, pré-candidato a deputado estadual é ex-secretário Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional está com Bolsonaro. Augusto Coutinho, deputado federal vai apoiar o projeto de Danilo Cabral, mas no cenário nacional não tem se posicionado. Coutinho é genro de José Mendonça (Já falecido), sempre foi de centro-direita.

Na esfera nacional, o partido Republicanos é comandado pelo advogado e deputado federal por São Paulo, bispo Marcos Pereira, ex-ministro de Estado, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do governo Michel Temer. Em Pernambuco a legenda é conduzida por Silvio Costa Filho, deputado federal, ex-vereador do Recife, ex-deputado estadual em três oportunidades e ex-secretário estadual de Turismo.

Curtinhas

Conquista: Em fevereiro desse ano, Gilson Machado esteve em Fernando de Noronha como Ministro do Turismo e constatou problemas com a pista de pouso, principalmente na área de toque. Na ocasião, Gilson solicitou ao ministério da Infraestrutura a revitalização toda da pista. Machado disse que graças ao seu empenho e do governo Bolsonaro, essa semana foi anunciado o investimento de R$ 55 milhões na recuperação do aeroporto. Pista, estacionamento e terminal serão comtemplados.

Fim de festa: O prefeito de Petrolina Simão Durando (União Brasil), em participação ao programa Cidade em Foco da rede Pernambuco de Rádios disse que a gestão do PSB está em fim de festa e que o povo já sentiu isso. Falou que Pernambuco pode mais do que está acontecendo hoje, que existe um cheiro de mudança no ar muito forte, que Miguel Coelho é uma pessoa preparada, aguerrido e está pronto para administrar o Estado. Durando contou que a oposição aprendeu com outras eleições, tem que se unir em prol do povo Pernambucano.

Pé na estrada: Quem intensificou sua agenda política foi o pré-candidato ao governo do Estado Danilo Cabral (PSB). Danilo não tem perdido tempo, colocou o pé na estrada de vez, ontem esteve em Goiana e Recife, hoje está visitando as cidades sertanejas de Arcoverde, Sertânia e Custódia. Em todos os municípios, intensificação da pré-campanha com encontros envolvendo prefeitos, deputados, vereadores, lideranças e o povo.

São João animado: Quem estiver passando pelo Agreste Setentrional e quiser dançar um bom forró a partir do dia 10 junho já pode se animar, pois a cidade de João Alfredo terá um São João para lá de animado. O prefeito Zé Martins, anunciou a programação completa que terá ritmos para todos os gostos. A festa junina em João Alfredo vai contar com atrações como Flávio Leandro, Caninana, Fulô de Mandacaru, Capital do Sol, Petrucio Amorim, Pedrinho Pegação, Nação Forrozeira, Brasas do Forró, Tayrone, além de atrações locais e regionais.

Conversas: Este blog conseguiu a informação que Sebastião Oliveira, deputado federal e líder do Avante na câmara dos deputados, está escutando as suas bases. Sebá recebeu convites para ser pré-candidato a vice-governador de Danilo Cabral (PSB), como também ser vice de Marília Arraes (SD). O deputado está conversando com as lideranças do seu partido, após o diálogo, o parlamentar vai anunciar sua posição política para o pleito de 2022.

Soltou o verbo: A vereador Anacléa Azevedo (PCdoB), da cidade de Bonito soltou o verbo, disse que a luta dos vereadores do seu município é pelo exercício da democracia. Contou que o legislativo é um poder independente e que anda em harmonia com o poder executivo, porém, a atual gestão não quer que a câmara de vereadores seja livre. Anacléa falou que o prefeito e os demais comparsas não querem que o poder legislativo atua para o povo. A comunista disse que a câmara hoje tem sete vereadores que não se vendem, que não é subserviente e mesmo tendo recebido muitas ofertas e promessas, não se rendeu a capricho de ninguém.

Realizado: Joãozinho Tenório (Patriotas), pré-candidato a deputado estadual, está sorrindo à toa, pois o Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovou ontem (19), por unanimidade, a prestação de contas de seu mandato em São Joaquim do Monte, referente ao exercício de 2017. Joãozinho contou que fez junto com sua equipe, uma gestão eficiente, organizando o município e melhoram a vida das pessoas.

Ampliando as bases: Na noite desta quinta-feira (19), o prefeito de Bonito Gustavo Adolfo (PSB), com seu grupo político, oficializou apoio a Cayo Albino, filho de Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns, como pré-candidato a deputado estadual do grupo. O deputado federal deste grupo será Clodoaldo Magalhães (PV), 1º secretário da Alepe.

Blog Edmar Lyra deseja um Feliz 2018 a todos! - Blog Edmar Lyra

Os entraves para o entendimento entre Miguel Coelho e Raquel Lyra 

Os pré-candidatos ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho e Raquel Lyra, tiveram nova rodada de conversa ontem com vistas a sucessão de Paulo Câmara. Ambos chegaram à conclusão óbvia que separados estarão completamente fragilizados política e eleitoralmente, porém até chegar a um denominador quanto a convergência em uma única candidatura há uma distância muito grande com muitas chances de não se concretizar.

Além da óbvia divergência entre os dois grupos, uma vez que ambos querem a cabeça de chapa, existem nuances do passado que dificultam entendimento entre os dois, a começar pelo estremecimento da relação entre o ex-governador João Lyra Neto e o senador Fernando Bezerra Coelho que data de 2014, quando houve um acordo entre os dois que acabou não se concretizando e gerou rusgas que duram até hoje.

Mas esse não é o único obstáculo, dois importantes atores do projeto de Raquel Lyra, Daniel Coelho e Priscila Krause, não sentem a menor simpatia pelo projeto de Miguel Coelho, uma vez que em períodos distintos, acabaram tratorados pelo estilo do senador Fernando Bezerra Coelho, Priscila em 2019 quando foi inviabilizada pelo senador para a condição de líder da oposição na Alepe, FBC atuou de forma contundente para emplacar Marco Aurélio para o posto.

Já Daniel Coelho viu sua postulação para a prefeitura do Recife ser completamente sepultada após uma articulação do senador para dar musculatura no campo oposicionista a Mendonça Filho, que acabou sendo o nome da oposição tradicional e emplacou sua quinta derrota majoritária. Daniel claramente não tem a menor simpatia pelo apoio ao grupo petrolinense e atua para consolidar a pré-candidatura de Raquel Lyra na oposição.

Por esses fatores, há pouquíssima probabilidade de entendimento entre os dois grupos, e o mais provável será a manutenção das duas postulações, ou se houver desistência de algum postulante, o apoio acontecer para outro nome do jogo eleitoral sem ser os que estão buscando o entendimento. E ainda que os atores que lideram o processo consigam superar todos esses obstáculos, há um grande risco de a aliança ser entre os cabeças e o desentendimento da base permanecer durante a campanha e acabar fragilizando todo o processo eleitoral.

Mensalão – O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, deferiu a progressão do regime semiaberto para o aberto ao publicitário Marcos Valério, condenado no âmbito do mensalão. Marcos Valério foi condenado pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem e crime contra o sistema financeiro a uma pena total de 37 anos em regime inicialmente fechado. Segundo Barroso, Valério preenche o requisito do novo percentual de 16% de cumprimento da pena para a progressão ao regime menos rigoroso.

Entusiasmo – O deputado federal Daniel Coelho comemorou o entendimento entre MDB, PSDB e Cidadania em torno da senadora Simone Tebet como pré-candidata ao Palácio do Planalto. Tebet, na avaliação de Daniel, é a melhor opção da terceira via e tem grandes chances de crescer durante a campanha eleitoral por ser pouco rejeitada e ter elevado desconhecimento.

Inocente quer saber – Qual foi o desfecho da nova conversa entre Miguel Coelho e Raquel Lyra?

Blog do Silvinho

Corrida pré-eleitoral segue sem fato novo

Após o conhecimento de números de algumas pesquisas desde o início da pré-campanha até agora, pode-se observar que pouca coisa mudou. Mesmo com a entrada de Marília Arraes (SD) que lançou-se no mês de março para disputar o Governo, os números mudaram, mas, as posições continuaram praticamente as mesmas. É inegável e está em todos os institutos de pesquisas: Marília Arraes hoje lidera a corrida pelo Governo. Seguem após Marília, Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União BR), Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB).

No entanto, estava sendo aguardado agora já no mês de maio um cenário bem mais claro destes institutos. Ou seja, um fato novo. Fora a entrada de Marília, não há um fato novo sequer que possa modificar as intenções de votos, o que deixa todos os pré-candidatos estagnados e pode ser que este cenário se arraste até o mês de julho quando de fato se iniciam às convenções e aí é o jogo pra valer.

Outra coisa que ainda não foi percebido em nenhum levantamento é a possibilidade da nacionalização da disputa: Lula e Bolsonaro embora tenham uma boa quantidade de votos aqui no estado, não estão conseguindo passar para os seus respectivos pré-candidatos a mesma votação ou boa parte dela. Repito: pelo menos, até o momento.

Em entrevistas recentes inclusive a live feita pelo nosso Blog, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (União BR) defenderam que o debate aqui no estado fique por aqui mesmo sem precisar de padrinhos nacionais, no caso Lula e Bolsonaro. Isto é, que não tenhamos o famoso voto casado. Diferente deles, Danilo e Anderson defendem a nacionalização justamente para que o cenário nacional de polarização se repita em Pernambuco. Neste quesito, Anderson leva uma boa vantagem: dentro do campo bolsonarista, apenas Anderson está com o nome para o pleito e não tem uma alternativa “b”. Já no campo de Danilo Cabral, existe a forte presença de Lula na campanha de Marília Arraes que tem feito uma pré-campanha defendendo e levando o nome do ex-presidente.

Há quem diga que basta iniciar a campanha propriamente dita para que o eleitor tenha clareza de quem Lula apoiará de fato. Mas até lá, muitos acreditam que os números desses levantamentos não vai mudar não.

No segundo turno – Aliados da ex-prefeita Raquel Lyra estão comemorando cada nova pesquisa que mostra ela como um nome consolidado para ir ao segundo turno. Eles acreditam que em um provável cenário com a ex-prefeita e outro adversário ficará bem mais claro o debate de ideias tanto de um, quanto do outro. A deputada estadual Priscila Krause chegou a dizer que “quem conhece Raquel, vota em Raquel”.

Anderson comemora – O pré-candidato a governador do PL, Anderson Ferreira comemorou o crescimento do presidente Bolsonaro em pesquisas aqui em Pernambuco. A tendência é que este crescimento reflita na campanha do ex-prefeito de Jaboatão.

Na estrada – De volta a Pernambuco, O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira, investimentos para os municípios de Arcoverde e Custódia, no Sertão do Moxotó. Por meio do Plano Retomada, serão liberados recursos nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água e saúde.

Com Danilo – O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, que é filiado ao União Brasil, partido do pré-candidato a governador Miguel Coelho, anunciou apoio a Danilo Cabral para o Governo do Estado. Honório é o segundo prefeito que faz parte do União Brasil a anunciar apoio a Danilo. No último sábado, Danilo recebeu o apoio de Flavio Gadelha de Abreu e Lima.

Na luta – O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) lançou na noite de ontem (19) sua pré-candidatura à reeleição. Andrezza de Romero (PP) que é vereadora do Recife disputará um mandato de deputada federal. O evento contou com a presença de Miguel Coelho (UB), pré-candidato a Governador.

Blog do Elielson

Os pré-candidatos Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB) se reuniram mais uma vez ontem e puseram um ponto final nas negociações nesta fase de pré-campanha. Havia uma grande expectativa no meio político de que eles consolidassem uma aliança. Eles vinham se reunindo periodicamente para tentar construir esse palanque, porém os projetos pessoais dificultaram esse avanço.

O grupo de Miguel sonhava que Raquel aceitasse ser sua senadora da chapa e Priscila Krause a vice. Do outro lado, Raquel tinha ofertado a vice e o Senado para os Coelhos definirem. Nesse cabo de guerra, ninguém venceu e a Oposição segue pulverizada.

O maior problema dessa falta de acordo é que um deles corre o sério risco de desidratar na eleição, ou até mesmo ambos. Não há, matematicamente falando, espaço para todos os nomes postos “se criarem”. O ingresso de Marília Arraes embaralhou o jogo e a polarização nacional terá efeito na campanha local.
INDICATIVO – A confirmação do apoio do ex-vice-prefeito de Limoeiro, Marcelo Mota, à Marília Arraes é um indício forte de que Sebastião Oliveira já avisou ao grupo seu futuro. Na cidade, o prefeito Orlando está com Miguel Coelho, o ex-prefeito Joãozinho com Danilo e agora Marcelo com Marília.

SOMANDO APOIO – O pré-candidato a governador Danilo Cabral recebeu o importante apoio do prefeito de Goiana, Eduardo Honório. Ele é filiado ao União Brasil e tem numa relação estreita com Luciano Bivar. Outro gestor ligado a Bivar que também anúncio voto ao pré-candidato do PSB foi o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha.

FEDERAL – Presidente nacional do União Brasil, Bivar bateu o martelo de que não disputará a reeleição. O nome do seu grupo para federal é Marcos Amaral. A expectativa é que Bivar seja mesmo candidato a presidente da República.

PINGA-FOGO: Quando Bivar vai entrar na campanha de Miguel para governador?

blog do Magno

Uma postura coerente

Na entrevista exclusiva que concedeu, ontem, ao Frente a Frente, o pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, Danilo Cabral, foi coerente. Em nenhum momento, quando forçado a falar sobre o desgaste do Governo e do próprio governador Paulo Câmara, tergiversou. Defendeu com ênfase o Governo e disse que Câmara fez muito, não avançando mais, segundo ele, por retaliação do presidente Bolsonaro.

“Paulo governou Pernambuco, e continua governando, no pior momento da história do Brasil. O governador pegou a crise hídrica, pandemia, crise econômica, social, pegou dois governos federais – o de Temer e o de Bolsonaro – que fizeram de Pernambuco o inimigo. E mesmo diante desse quadro, Pernambuco está de pé”, afirmou, acrescentando que andará ao lado de Câmara o Estado inteiro defendendo o seu legado.

Esse legado a que Danilo se refere, segundo explicou, passa pelo ajuste das contas do Estado, a “gestão exemplar na pandemia”, como assim define, a melhor educação do País no ensino médio e um conjunto de obras que está tocando dentro do projeto “Retomada”. “Pernambuco, hoje, é referência no Brasil, com merenda, farda, kit escolar, escola integral. São ações objetivas que mudaram a vida das pessoas”, destacou.

Por fim, Danilo disse que Paulo Câmara deixou as contas equilibradas, investiu R$ 5 bilhões, através do Plano Retomada. “Do ponto de vista fiscal, o Estado está equilibrado. Além disso, vamos ter uma parceria com o presidente Lula, para gerar receitas. A fábrica da Fiat é um exemplo disso. Houve criação de empregos ali por conta da parceria entre Lula e Eduardo. Esse alinhamento é fundamental. A gente vai voltar a criar oportunidades de emprego”, afirmou.

Vamos juntos – Danilo lançou, ontem, o movimento “Vamos Juntos, Pernambuco”. Trata-se de uma plataforma colaborativa para discussão do programa de governo. “Nosso plano será participativo. Queremos dialogar com toda a sociedade para elaborar propostas que façam Pernambuco avançar ainda mais. Nosso conjunto político representa um grande projeto de mudança iniciado com Eduardo Campos. Tivemos grandes conquistas na educação, na saúde, na segurança pública, no abastecimento d’água, na mobilidade, mas precisamos fazer mais”, explicou.

No Sertão – Ainda sobre Danilo, o pré-candidato da Frente Popular volta, hoje, ao Sertão. Logo cedo, em Arcoverde, a partir das oito da matina, participa do ato de assinatura da ordem de serviço para construção do Compaz e em seguida da entrega de equipamentos ao hospital regional Ruy de Barros Correia. Ainda no hospital, o governador dá autorização para ampliação da UTI, passando de seis para 10 as áreas de atendimento intensivo.

Mais policiais – De Miguel Coelho, pré-candidato a governador pelo União Brasil, ao falar sobre segurança num encontro com policiais no Recife: “Necessitamos colocar urgente mais 9 mil policiais nas ruas e também fazer uma política de segurança com inteligência, pois precisamos se antecipar à criminalidade, precisamos de prevenção ao crime. Defendemos ainda que cada delegacia possa ter um fundo, um orçamento próprio, com o mínimo de estrutura para funcionar de forma efetiva, principalmente no interior, para que possa dar uma resposta necessária. Um modelo de segurança que possa funcionar todos os dias”.

Dilminha – A ex-presidente Dilma Rousseff foi uma das convidadas mais concorridas do casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, quarta-feira passada, em São Paulo. Dilma foi uma das poucas pessoas mencionadas por Lula durante o rápido e emocionado discurso que o petista fez na festa. O ex-presidente se referiu a ela como “Dilminha”. Apesar dos afagos, Lula já deixou claro, em discursos recentes, que a ex-presidente não fará parte de um eventual futuro governo do petista, caso ele vença as eleições ao Palácio do Planalto.

Abraço de Tamanduá – O presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu a todos ao conceder um abraço ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes num evento, ontem, em Brasília. Não houve discurso. Enquanto ia diplomar os novos ministros do Superior Tribunal do Trabalho (TST), Bolsonaro cumprimentou Moraes com um abraço. A tensão do presidente era visível. Antes da ação, ele estava sentado ao lado do presidente do TST olhando apenas para frente. O ministro estava sentado à esquerda.

CURTAS

NOVO REFIS – O Congresso articula um novo programa de parcelamento de débitos tributários (Refis) para médias e grandes empresas, e pode acabar deixando de fora a renegociação de dívidas de pessoas físicas com a Receita Federal. Só essas pendências cobradas pela Receita dos contribuintes alcançam quase R$ 80 bilhões.

DEFESA ANTIGA – O primeiro Compaz de Arcoverde, projeto que se viabiliza hoje com a presença do governador Paulo Câmara e do prefeito Wellington Maciel, é um velho sonho da população. Quem teve um papel importante no início da sua discussão foi o ex-deputado Júlio Cavalcanti, ao cobrar do Governo a reforma do Centro de Educação e Desporto, área onde será construído o Compaz.

Perguntar não ofende: João Dória resiste até quando à fogueira da sua inquisição pelo PSDB?