1-banner1500x363

| | ~~~Giro pelos blog’S ( Terça feira 10/05/2022)~~~| |

blog do FinFa

Hoje – A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE,  realiza às 9 horas, a primeira Assembleia da nova gestão da Presidente Ana Célia, prefeita de Surubim. A presença do  Governador Paulo Câmara, está confirmada, ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, para discutir ações integradas com os municípios.

Distribui – Na próxima sexta-feira (13)) às 10:00 horas na Biblioteca Municipal Quincas Rafael, no Distrito de Jabitacá-Iguaracy- PE, o Instituto Cultural Quincas Rafael – ICQR, colocará a disposição dos usuários uma rica coleção de livros angariados em parceria com grande editora do estado.

Nomeou – O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol nomeou o Padre Josenildo Nunes de Oliveira como novo Vigário Geral da Diocese de Afogados da Ingazeira. Pároco da Penha em Serra Talhada e Gerente Administrativo Executivo da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, Padre Josenildo substitui o Monsenhor João Carlos Acioly Paz, falecido em 15 de abril último.A informação do Blog do Nill Júnior.

Disse – “Muita gente pode achar que a gente esteja aqui votando o desmembramento que fere a Constituição Federal, não é. São alguns limites que geralmente, lá atrás, muito atrás, foi feito através de cursos de água, então, existem algumas delimitações que hoje, na prática, elas tornam inviável você falar que um local pertence a outro por conta de um curso de água, um limite meramente cartográfico feito muito tempo atrás”.(Deputado estadual Diogo Moraes ,relator da matéria que apontam critérios para correção dos limites entre municípios pernambucanos foram aprovadas, nesta segunda, pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa.)

Visitou – Quem esteve visitando a sede do Blog, foi a pré-candidata a deputada estadual Evângela Vieira, onde ajustamos para amanhã (11) ela participar do ‘Bate Papo do Finfa’, que estará no ar a partir das 9 horas. Vários assuntos serão debatidos. Assista no canal do Youtube @blogdofinfaoficial

Decide – Está bem próximo do deputado federal André de Paula (PSD), anunciar seu futuro político. Uma fonte do PSD em conversa com este blogueiro, afirmou que o rumo que André de Paula irá tomar, deverá ser divulgada no máximo até a próxima segunda-feira(16).  Vamos aguardar!

Frase – “A semana começa com a realidade sendo retratada nos principais jornais do Brasil. Pela primeira vez em 28 anos, o salário mínimo perde valor no País. Muitos nem eram nascidos quando esta realidade atormentava os brasileiros. O governo do presidente Bolsonaro tem data para acabar, e essa decisão será tomada pelos eleitores”.(Senador Omar Aziz (PSD-AM), criticando o presidente Jair Bolsonaro (PL), ao compartilhar uma reportagem em que apontou que o chefe da República será o primeiro presidente, desde 1994, a terminar o mandato com um salário mínimo com menor poder de compra do que quando assumiu a presidência)

Chapa fechada – Em conversa com este blogueiro uma fonte governista da cidade de Custódia-PE, afirmou que o prefeito Emmanuel Fernandes- Manuca, (foto), está definido para as eleições de outubro, firme com a candidatura de Danilo Cabral para governador, vota em André de Paula para o Senado, Sebastião Oliveira para federal e Aglailson Victor para estadual.

Perguntar não ofende – Quando o vereador de Afogados da Ingazeira,Toinho da Ponte, vai definir seus candidatos para as eleições de outubro próximo?

O professor Lupércio, prefeito de Olinda está vivenciando um momento delicado para as eleições estaduais desse ano. Mesmo recebendo boa atenção e investimentos do governo de Pernambuco, Lupércio ainda não deu declarações, nem se colou a disposição da pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB), ao governo do Estado. O Professor é um grande eleitor, é gestor da 3ª maior cidade e mais importante da região metropolitana do Recife, mas precisa mostrar qual a sua intenção para o pleito eleitoral de outubro.

 

Ao longo da gestão, Professor Lupércio investe em obras necessárias, as Avenida Presidente Kennedy e Perimetral, por exemplo, ganharam cara nova. O Mercado de Peixinhos ganhou novos quiosques. Na segurança, o prefeito trouxe novos equipamentos para a Guarda Municipal, entre eles, armas. O administrador também está renovando os equipamentos de iluminação pública da cidade. Professor Lupércio está em seu segundo mandato e comanda com planejamento e estratégia uma equipe que luta diariamente para superar dificuldades e melhorar a vida dos olindenses.

Ano passado, Professor Lupércio movimentou a política estadual, colocou seu nome à disposição para disputar as eleições de governador desse ano, porém, essa ideia não prosperou. Todavia, neste ano, o Professor filiou sua esposa, Cláudia Lupércio no partido Republicanos, o intuito do gestor foi colocar o nome da sua mulher a disposição para se candidatar a deputado estadual e quem sabe, beliscar uma vaga na Alepe.

Neste momento de busca por estabilidade nas pré-candidaturas, o silêncio do Professor Lupércio em relação a Danilo Cabral tem gerado um desconforto e um grande mal-estar na Frente Popular de Pernambuco. O aliado silencioso não pode ficar em cima do muro, precisa colocar seu bloco na rua, mostrar a cara e dar declarações positiva que está de corpo e alma com o candidato do governo do Estado e assim, fortalecer as pretenções de Danilo ao Palácio do Campos das Princesas.

Curtinhas

Caminhando: Pedro Campos (PSB), pré-candidato a deputado federal tem andado bastante a fim de fortalecer seu projeto rumo a câmara federal. Além de visitar varias cidades do interior pernambucano, através de seu programa rota por Pernambuco, Pedro foi a São Paulo neste último final de semana, esteve com companheiros de esquerda e prestigiou o ato de oficialização da pré-candidatura de Lula (PT) a presidente e Geraldo Alckmin (PSB), a vice-presidente.

Atento: Quem está em Brasília, buscando melhorias para seu município é o prefeito Simão Durando de Petrolina. Simão já teve a sua 1ª reunião, acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho conversou com o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira. Na oportunidade, Durando falou sobre a criação de um abrigo municipal para pessoas em situação de rua. Para isso, pediu ao ministro a alteração da finalidade do prédio público localizado no bairro Jardim São Paulo, que foi construído por meio de convênio com o Governo Federal. Além disso, o prefeito solicitou a liberação de recursos para construção de mais três CRAS no município.Trabalho com força: Quem não está para brincadeira é o prefeito Lero (PSB). Hoje Taquaritinga do Norte comemora 135 anos de emancipação política e o prefeito fez uma programação vasta, onde começa logo cedo, dando ordens de serviços e realizando inaugurações. Lero trabalha forte para fazer majoritários os seus deputados: Diogo Moraes estadual e Ricardo Teobaldo federal, como também tem reunido forças para tornar Danilo Cabral, pré-candidato ao governo do Estado, superior nas urnas da Terra do Café. Lero também está trabalhando o nome do seu sucessor para 2024, tudo indica que será o empresário Allyson Dias.

Covid-19: Quem foi pego de surpresa e contraiu a Covid-19 foi o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), vice-líder do governo na Alepe. Moraes contraio o Coronavírus semana passada, divulgou nas suas redes sociais que parou suas as atividades e está em casa isolado, tomando os cuidados necessários. O deputado disse ainda que está tudo bem e em breve estará de volta aos compromissos presenciais.

Rota dos Ministros: O prefeito Mano Medeiros que está sucedendo Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes, tem mostrado que vai manter a cidade na rota dos ministros. Ontem Mano conversou com Carlos Brito, ministro do Turismo. Na pauta, assegurar parcerias do governo federal para o município. Brito é pernambucano e disse a Mano que Jaboatão, o Estado e o Nordeste têm atenção especial do presidente Jair Bolsonaro.

Articulada: Quem está muito articulada com a cúpula do PT estadual e nacional é Marcia Conrado, prefeita de Serra Talhada. Marcia está no seu 1º mandato, é de família política e tem feito um trabalho forte na Capital do Xaxado, inclusive sua liderança tem conseguido avanços significativos para o município. A gestora também marcou presença no último final de semana em São Paulo, seu objetivo foi acompanhar de perto a oficialização da pré-candidatura de Lula à presidência. Este blog constatou toda a movimentação da prefeita.

Nada descartado: Os bastidores da política pernambucana não param de se movimentar. O blog do Alberes Xavier, descobriu que não está descartado o senador Fernando Bezerra Coelho vir a disputar uma vaga na câmara federal pelo MDB. Em conversa com Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, Fernando Bezerra consultou a possibilidade em obter a legenda. O presidente medebista garantiu que se Coelho quiser disputar uma vaga na câmara dos deputados, terá a legenda.

Blog do Elielson

Governador eleito e reeleito de Pernambuco, Paulo Câmara tem missão dobrada na eleição do seu sucessor. É a oportunidade que ele terá para se consolidar na política local e nacional.

Primeiro, por ter vivido nos seus oito anos de Governo uma série de crises (pandemia, óleo nas praias, recessão, inflação , impeachment, entre outros). Neste último ano, com recursos em caixa, Paulo tem a chance de se reencontrar com o eleitor pernambucano e diminuir sua rejeição.

Na sucessão, eleger Danilo virou a tarefa prioritária de Paulo. Se isso se concretizar, ele entrará para a história como governador mais vitorioso. Se elegendo e reelegendo em primeiro turno, fazendo dois prefeitos da Capital, além do sucessor.

O que fará após 31 de dezembro, quando deixará o Palácio do Campo das Princesas, será medido pelo resultado das urnas. Tanto na dimensão do PSB, que internamente vive uma guerra de forças, como na relação com o ex-presidente Lula. Se sair vitorioso, Paulo terá um tamanho ainda maior num eventual governo petista.

Por esses motivos, mesmo num ritmo próprio, eleger Danilo Cabral virou a missão principal de Paulo Câmara.

PSB – Hoje, no PSB, o governador Paulo Câmara é o primeiro vice-presidente nacional. O prefeito do Recife, João Campos, está logo em seguida na linha sucessória. Carlos Siqueira já disse que este será seu último mandato no comando da sigla. Portanto, Paulo tem naturalmente a presidência. Esse é mais um motivo que ele precisa fortalecer o PSB em Pernambuco, coração do partido, para essa projeção nacional.

RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS – O governador Paulo Câmara participa da assembleia geral da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na ocasião, ele vai anunciar R$ 200 milhões para os municípios pernambucanos.

PROS – A sigla anuncia hoje formalmente o apoio à pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco. Sob o comando dó ex-deputado Bruno Rodrigues, o PROS é o primeiro partido que a neta de Arraes conquista nesta fase da pré-campanha.

PINGA-FOGO: Quantos federais o PL vai fazer em Pernambuco?

Blog do Silvinho

Prioridade de Lula em Pernambuco é Danilo

Desde a semana passada após live do pré-candidato do PSOL, João Arnaldo, ao nosso Blog, levantando a hipótese de que Lula estando em Pernambuco participaria de atos de campanha com os três pré-candidatos que o apoiam: Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (Solidariedade) e João Arnaldo (PSOL). Isso porque os três nomes apoiam o ex-presidente na corrida eleitoral deste ano.

No entanto, em conversas com figuras do PT de Pernambuco, embora o ex-presidente receba o apoio dos três nomes para concorrer ao cargo de presidente, apenas um (Danilo Cabral) vai ter prioridade e exclusividade com Lula. Ou seja, Lula vindo a Pernambuco irá participar de atos de campanha apenas com Danilo e com nenhum outro mais.

As conversas aumentaram ao longo da semana após no último sábado durante evento de lançamento de sua pré-candidatura, Lula ter acertado com Paulo Câmara uma visita a Pernambuco. Durante esta visita, Lula pretende lançar toda a chapa da Frente Popular que tem até o momento Danilo Cabral como pré-candidato a governador e Teresa Leitão como pré-candidata ao Senado.

“Quem sonhou em Lula repetir aqui o que aconteceu em 2006 quebrou a cara” disse uma fonte ao Blog em alusão ao ano em que Lula veio a Pernambuco e pediu votos para Humberto Costa (então pré-candidato do PT) e Eduardo Campos (então pré-candidato do PSB ao governo).

Desta vez, a prioridade realmente será apenas o pré-candidato Danilo Cabral.

Raquel Lyra no bate papo – A pré-candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra conversa conosco nesta terça-feira (10) via instagram. Nós estamos conversando com todos os pré-candidatos e debatendo assuntos sobre plano de governo e análise política. A live acontece a partir das 19 horas.

Diálogo – O governador Paulo Câmara recebe ontem no Palácio do Campo das Princesas, a representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC), Elena Abbati. No encontro, foram discutidas as parcerias vigentes entre Pernambuco e o escritório, além de possíveis futuras colaborações no âmbito da prevenção à violência e às drogas pelo Consórcio Nordeste, presidido por Paulo Câmara, que reúne os nove governadores da região.

Agenda – O governador Paulo Câmara se reúne, na manhã desta terça-feira, com a diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), e o secretário estadual de Saúde, André Longo, para discutir ações integradas com os municípios. O encontro será realizado na sede da Amupe, localizada na Zona Oeste do Recife.

O suspense de Marília – Em entrevista à Rádio Jornal, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), disse que estão avançadas às conversas sobre a montagem de sua chapa e que muita coisa ainda vai acontecer até às convenções.

De volta – Após um período de quarentena, o pré-candidato a Governador pelo PSB, Danilo Cabral, testou negativo para a covid-19 e já está de volta ao batente. Danilo cumpre desde ontem agendas da pré-campanha.

Cidadão Pernambucano – O poeta popular paraibano Francisco Pedrosa Galvão, popularmente conhecido como Chico Pedrosa, recebe, hoje, às 18h, o Título de Cidadão Pernambucano, em Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A proposição, do deputado estadual Waldemar Borges, foi aprovada em 2019, mas só acontece agora devido a pandemia da Covid-19 e da volta das solenidades presenciais na Alepe.

blog do Magno

A surpreendente Marília

Os mais entusiastas da pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco já enxergam nela uma espécie de fenômeno. Ouvi um importante integrante da cúpula do PSB comentar que ninguém acreditava que tivesse coragem de romper com Eduardo Campos quando o mesmo estava no auge do poder, em 2013. Depois, ninguém esperava que fosse enfrentar Humberto Costa para disputar a Prefeitura do Recife em 2020. Marília não só foi candidata como passou para o segundo turno.

Sua vitória, segundo observadores do jogo político, só não se concretizou porque o PSB usou de todos os meios escusos, com a cumplicidade de Humberto. Mas ela resistiu como uma leoa, mostrou coragem para enfrentar o abuso da máquina e do poder econômico.

Em 2022, muitos imaginavam que Marília ia aceitar o convite de Lula para ser candidata ao Senado pelo PT. Ela foi a São Paulo e, numa conversa cara a cara com o ex-presidente, o convenceu de que a missão que se propunha, segundo as pesquisas indicam como sentimento da maioria, seria enfrentar os poderosos, derrubar o PSB e deletar do poder uma verdadeira dinastia de 16 anos, que só faz mal ao povo, com governos massacrantes, cujo maior símbolo é Paulo Câmara, o pior de todos os malfeitores.

Marília então se lançou solitária pelo Solidariedade, enquanto muitos apostavam que ficaria isolada, não se viabilizaria. Com o tempo, demonstrou competência política e alta capacidade de articulação, atraindo, primeiro, a força de Eduardo da Fonte, político que comanda hoje um grupo tão poderoso quanto foi o de Inocêncio Oliveira no passado. Alguns acham que Dudu, como é conhecido, teria mais força e prestígio até mesmo comparado a Sérgio Guerra.

A aliança com Dudu foi fundamental para atrair em seguida outra liderança de peso para o seu palanque: o deputado federal André de Paula, que será candidato ao Senado na chapa dela, tendo como vice o deputado federal Sebastião Oliveira. André e Sebá, como Sebastião é mais conhecido, já atuam nos bastidores 24 horas por dia para engajar ao palanque de Marília uma penca de prefeitos, ex-prefeitos e outra penca de vereadores.

Retomada eleitoral – Depois de alguns dias no estaleiro, acometido pela covid-19, o pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, retoma, hoje, contatos políticos depois de testar negativo ontem. A enfermidade, embora com sintomas leves, impediu o socialista de ir a São Paulo acompanhar o ato de lançamento da pré-candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. O incêndio nas palafitas do Pina também tirou o prefeito-infante-viajante dos paparicos com Lula.

Jogando na frente – Bem orientado, com bom marqueteiro, o pré-candidato do PL ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, saiu na frente e lançou, ontem, um pacote de intenções para o seu governo, caso seja eleito. Assumiu, inclusive, o compromisso de mexer em alguns vespeiros, como o aumento do IPVA, uma tarifa social para água e a prorrogação da cobrança de depósito para o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, que vem onerando o programa de benefícios fiscais às empresas.

Mudança em Alagoas – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou, ontem, mudanças no edital de convocação das eleições indiretas para governador e vice do Estado de Alagoas. A decisão manda a imediata reabertura do prazo para inscrição no pleito. O magistrado decidiu que o registro e a votação dos candidatos deverá ser feito em chapa única. Inicialmente, as regras estabelecidas pela Assembleia Legislativa de Alagoas davam a possibilidade de escolhas individuais para cada cargo.

Vinculação ao PT – A imagem do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto, atrai mais votos a Fernando Haddad (PT) do que a Márcio França (PSB), ambos pré-candidatos ao governo de São Paulo. O levantamento é do Instituto Guimarães. Segundo a pesquisa, de cada dez eleitores que avaliam o ex-tucano positivamente, três votam em Haddad, dois em França e dois não sabem ou não responderam.

Dinheirama federal – O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), embarcou, ontem, rumo a Brasília, ao lado do senador Fernando Bezerra e do deputado federal Fernando Filho. Passa a semana na corte cabalando recursos federais para novos projetos e programas sociais. Nos últimos cinco anos, Petrolina foi o município mais contemplado com verbas da União. Recebeu, na verdade, ao longo desse tempo, mais transferências federais do que o Governo de Pernambuco.

CURTAS

PROTESTO 1 – Moradores que perderam palafitas no incêndio ocorrido sexta-feira passada, no Pina, realizaram, ontem, um protesto na frente da Prefeitura, cobrando aumento no valor da indenização oferecida pelo prefeito-infante-viajante e outras reivindicações. “O povo quer casa”, estampava uma faixa.

PROTESTO 2 – Segundo moradores do Pina, a pauta encaminhada ao infante tem dez pontos. “O principal é a questão da indenização. Ele prometeu R$ 1.500 para cada família. Isso é muito pouco. Queremos, no mínimo, R$ 3 mil para cada família”, declarou um pai de família que estava no local extremamente revoltado.

Perguntar não ofende: Ciro Gomes joga a toalha em apoio a Lula?