IGUARACY-JABITACÁ | Instituto Quincas Rafael promove eventos culturais durante a Festa de Agosto

Por Pedro Araújo \ PE Noticias

A comemoração do centenário de Quincas Rafael no ano passado foi cuidadosamente preparada e a família, juntamente com os amigos do velho poeta, fizeram um grande evento em Jabitacá. A prudência, em função da pandemia, recomendou que a festa fosse transferida para o mês de agosto, no período da festa de Nossa Senhora dos Remédios.

Esse ano, durante a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que acontece no distrito de Jabitacá, no município de Iguaracy, a festa acontece entre os dias 06 e 14 de agosto, e o Instituto Cultural Quincas Rafael (ICQR), promoverá alguns eventos culturais durante as festividades. Na Casa de Pedra haverá exposição relacionada com o história da festa.

O presidente do Instituto Cultural Quincas Rafael (ICQR), Ademar Rafael Ferreira, professor, funcionário público aposentado e poeta, filho do saudoso Quincas Rafael, tem uma visão futurista para o que quer deixar na história dos mais jovens conterrâneos, que são as memórias dos que cultivaram a arte e a cultura da região do Sertão do Pajeú.

Em 2021, ano do centenário de Quincas Rafael, o presidente Ademar Rafael fez as distinções de como será o Instituto e transcreveu em nota:

“MISSÃO – Divulgar a arte e a cultura regional, resgatando marcos e fatos históricos, preservando tradições e unindo o passado ao futuro”;

“VISÃO – Ser referência para alunos, professores e pesquisadores como entidade que promove o fortalecimento das artes e de culturas regionais, respeitando valores históricos”;
PRINCÍPIOS – VALORIZAÇÃO permanente da arte e da cultura regional – RESGATE de eventos históricos da região do Pajeú – PRESERVAÇÃO das tradições regionais – TRANSPARÊNCIA nas informações úteis e confiáveis sobre arte e cultura na área de atuação e CONSTRUÇÃO de alianças estratégicas”.

“Precisamos materializar este sonho de Quincas Rafael, a Casa de Pedra, por figurar como um dos símbolos de Jabitacá, que vai sediar o Instituto que dará vida a história das pessoas da nossa região. Nossa história precisa ser preservada e para isto teremos que colocar nossas energias a favor”, finaliza Ademar Rafael.