POR DENTRO DAS 4 LIHAS

Por Franklin Portugal*

Esta é uma semana cheia de expectativas para o Sport Recife. Expectativas pelo anúncio de reforços. É que com o fim do Campeonato Pernambucano em que o Leão foi o campeão estadual de 2024 em cima do Náutico, a competição mais longa do ano se acrescenta ao calendário do futebol dos rubro-negros: além da Copa do Nordeste em que o Sport está classificado para a semifinal, a Série B do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana. E é duradoura, segue pelo menos até o mês de novembro. E é um desafio e tanto: por ser extensa, a Série B se ver times decolarem bem, e se afundarem em fracasso na reta final. Como também equipes que começam mal se recuperarem. A mudanças de rendimento e de frequência, sobe o clube que for menos volátil por assim dizer. Em resumo: o Sport tem estas duas competições para o resto de 2024: Copa do Nordeste e a Série B. E a equipe vem assimilando bem o rodízio de escalações incrementado pelo técnico argentino Mariano Soso. Vamos ver como se comporta diante desta longa competição nacional.

Falou em longa, também podemos fazer referência a Série C do Campeonato Brasileiro. Esta também tem sua largada neste fim de semana, e neste caso o Náutico faz parte dos clubes participantes. Aliás, depois que chegou a Série C, o Timbu não teve mais força para conseguir uma das vagas do acesso. Está nesta divisão desde então e encontra dificuldades ano a ano. É bem verdade que a Série C se qualificou mais, mas para o peso e camisa do Náutico, tudo isso não deveria ser desculpa. O técnico Mazola Júnior tem muito trabalho pela frente para equilibrar essa equipe. Mazola que assumiu o posto de treinador já na final do Campeonato Pernambucano diante da demissão do técnico Allan Aal. O Náutico vencendo o retrato da inconstância, o que diante de uma Série C de Brasileiro é erro fatal. A consistência é o caminho e o Náutico vai ter a chance de começar bem na competição nacional no próximo domingo já em casa.

O Santa Cruz não tem calendário algum para o resto 2024. Tem acerto sim, com o técnico Itamar Schülle para depois do Campeonato Brasileiro. Eu explico: ele é o treinador do Retrô na Série D. Nesta divisão também representa Pernambuco o time do Petrolina. Mas a Série D ainda não começa neste fim de semana.

Agenda da Semana: 

Sábado 

Série B

  • Amazonas x Sport, na Arena da Amazônia, às 17h.

Domingo 

Série C

  • Náutico x São Bernardo, nos Aflitos, às 16h30.