POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Essa é a daquelas semanas que o sujeito olha e coça a cabeça de preocupação. E que sujeito seria esse senão o tricolor? É, o próprio. No Santa Cruz, depois da demissão de Leston Júnior e do retorno do técnico Marcelo Martelotte em seu lugar, se imaginava um novo Santa Cruz na Série D. Mas, a equipe foi à Bahia e perdeu para a Jacuipense por 2 a 0. Foi a terceira derrota no grupo 4. O time só tem uma vitória além de um empate. Uma campanha pobre e pedindo lugar para segurar uma lanterna.

Falar em lanterna, ou pelo menos a vontade de segurar uma, é falar do Náutico. O Timbu perdeu em casa a chance de se aproximar do G4 da Série B. Perdeu nos Aflitos para o Cruzeiro por 1 a 0. O ataque não funcionou e a defesa deu vacilos. A equipe despencou para o 15⁰ lugar. Que queda, do meio da tabela para a vizinhança da zona do rebaixamento. O técnico Roberto Fernandes chegou esperançoso, mas parece que a realidade tá batendo à porta, de que há muito trabalho para fazer esse time dar resultado. Eu disse antes mesmo dela começar, a Série B não é fácil. E equipes como o Cruzeiro, por exemplo, que no ano passado estava em frangalhos, em 2022 ganhou um elenco muito mais qualificado.

E quem está demonstrando qualificação, pelo menos por enquanto, segurando as pontas, é o Sport nesta mesma Série B. O Leão que atua esta noite fora de casa contra o Novorizontino, soma quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Com 14 pontos, é o vice-líder da competição. Ainda está 100% jogando em casa e tem garantido pontos longe do Recife. O exemplo foi a vitória na última rodada em cima da Chapecoense, em Santa Catarina, 1 a 0 para os rubro-negros. Como eu disse, por enquanto, o Sport mostra que entendeu o espírito da Série B.

Falando agora em Série D, tem que elogiar o Afogados FC. Empatou na Arena de Pernambuco diante do Retrô em 1 a 1. Um excelente resultado. O adversário é o líder do grupo. E pelo que fez no campeonato estadual, em que chegou a final contra o Náutico, empatar com o Retrô e jogando fora de casa, é sim de comemorar.

Agenda da Semana

Hoje

Série B

  • Novorizontino x Sport, no Jorge Ismael de Biasi, às 21h30.

Quinta-feira (19)

Série B

  • Náutico x CSA, nos Aflitos, às 21h30.

Sábado (21)

Série D

  • Sousa x Afogados, no Marizão, às 16h.
  • Retrô x Icasa, na Arena de Pernambuco, às 16h.

Domingo (22)

Série D

  • Santa Cruz x CSE, no Arruda, às 16h.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.