POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Já é oficial. O Sport tem treinador novo. É Lisca, popularmente e de forma bem humorada chamado de “Lisca Doido”. Inusitado e mais uma vez voltando ao Recife. Apesar de anunciado e com o nome publicado no BID da CBF, Lisca só assume o clube amanhã. Ele substitui Gilmar Dal Pozzo, que foi demitido por conta de uma diretoria rubro-negra exigente. Dal Pozzo citou que manteve o Sport no G4 da Série B por 12 rodadas. Por outro lado, não vencia há 4 jogos. É que o Sport de fato melhorou com Gilmar Dal Pozzo, e parece ter estagnado. Infelizmente esfriou. Isso bastou para a diretoria consultar a lista de prováveis nomes para evitar maiores prejuízos futuros na competição. Diante do Cruzeiro, quem comanda o time é o interino César Lucena.

Quem ainda não trocou de técnico, mas tenta trocar de posição urgentemente, é o Náutico. É atualmente o 17⁰, com 14 pontos, é o primeiro na porta da zona de rebaixamento da Série B. Os alvirrubros estão na bronca com a arbitragem depois do último jogo em Minas Gerais contra a Tombense. O Náutico vencia por 1 a 0 até os 49 do segundo tempo. Aí teve um pênalti polêmico em que o jogador adversário parece mais fazer um movimento de se jogar ao gramado dentro da área. Pronto. O que parecia inofensivo se transformou no empate em 1 a 1. O técnico Roberto Fernandes chamou o juiz de covarde. Leonardo Willers, do Mato Grosso, fez o registro em súmula. Três pontos desperdiçados que tirariam o clube da zona da degola. Amanhã nova chance diante do Criciúma.

Pela Série D, o Santa surpreendeu ontem. E que vitória em cima do lanterna do grupo 4. Que vitória e de virada para lavar a alma e trazer novo ânimo. Contra o Atlético da Bahia ontem, fora de casa, o triunfo foi de goleada: 4 a 1 para o tricolor pernambucano. O adversário teve duas expulsões e o Santa teve tranquilidade para se conduzir em campo. Matheuzinho marcou duas vezes, depois Hugo Cabral e Anderson Ceará selaram o placar. Santa de volta ao G4 com 15 pontos.

Ainda pela Série D, o Afogados FC cometeu erros e perdeu para o Globo, no Rio Grande do Norte, por 2 a 0. Ficou a dois pontos de voltar ao G4 do grupo 3. No mesmo grupo, o Retrô é show de eficiência, venceu o América de Natal por 1 a 0, tem 24 pontos, é líder, quatro pontos à frente do Sousa da Paraíba, 2⁰.

Agenda da Semana

Hoje:

Série B

  • Cruzeiro x Sport, no Mineirão, às 21h30.

Amanhã:

Série B

  • Náutico x Criciúma, nos Aflitos, às 19h.

Sábado:

Série B

  • Náutico x Novorizontino, nos Aflitos, às 18h30.

Série D

  • Globo-RN x Retrô, no Barretão, às 15h.

Domingo:

Série B

  • Vasco x Sport, no Maracanã, às 16h.

Série D

  • Afogados x América-RN, no Vianão, às 16h.
  • Santa Cruz x Juazeirense, no Arruda, às 16h.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.