REVISTA MOVIMENTTO | Gilberto Rodrigues liderança empresarial e política no Pajeú

Nenhuma descrição disponível.Gilberto Rodrigues é egipiciense e vem se mostrando ativo no âmbito político e econômico da região
Geólogo, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, e 1985, Gilberto Rodrigues foi sênior da Companhia Integrada de Serviços Agropecuários do Estado de Pernambuco, no período de 1987 a 1993. Ocupou o cargo de diretor de Recursos Hídricos da Emater-PE.
Por sua elevada performance técnica de desenvolvimento em perfuração de Poços Artesianos no Sertão pernambucano, foi convidado pelo então governador Miguel Arraes para exercer o cargo de presidente da Emater-PE, no período de 1995 a 1997. Durante esse tempo também teve trabalho reconhecido na área de extensão rural, implantando vários projetos de arranjos produtivos locais e de agricultura familiar, destacando-se no aumento da produção da bacia leiteira do estado de Pernambuco, projetos de piscicultura e caprino ovinocultura, dentre outros.
Gilberto Rodrigues, com sua destacada atuação na Emater-PE também foi convidado pelo então ministro Eduardo Campos para a assessoria especial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolvendo um trabalho de inovação nas diversas áreas de arranjo produtivo locais, fato este que culminou com a sua indicação para a Diretoria Geral do Instituto Xingó, no período de 2005 a 2009, onde desenvolveu diversos projetos nas áreas de piscicultura, caprinocultura, artesanato e educação.
Também empresáio, Gilberto Rodrigues já foi diretor da onstrutora Hidrogil – Perfuração de Poços Artesianos, do Sistema Fênix de comunicação (Rádios Gazeta FM 95,3 em São José do Egito, e da Rádio Vilabela FM 94,3 em Serra Talhada).
Tem diversos cursos de especialização na área de hidrogeologia, sistemas de abastecimento e melhoria da qualidade d’água. Exerceu a vice-presidência da Associação Brasileira de Água Subterrânea, entre os anos de 1988 a 2000, e foi vice-presidente da Associação das Empresas de Extensão Rural/Brasília (Asbraer), entre 1995 a 1997. É membro imortal da Academia de Extensão Rural de Pernambuco, ocupando a cadeira de número 18; consultor de várias instituições (Incra – Projeto Dom Helder Câmara) e de prefeituras dos estados de Pernambuco e Paraíba.
Foi palestrantes na Feira Agrinordeste, promovida pela Federação Nacional de Agricultura – 1998, e também proferiu palestra sobre Recursos Hídricos no Semiárido, uma visão de futuro, promovida pela Associação Brasileira de Água subterrânea – 1999.
Para Gilberto Rodrigues “ é fundamental a interação empresarial com o político para que se abram novos horizontes de desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do estado”.
Revista Movimentto