Miss Dourada

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Dr. Fred Barros
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Informatic Center
Dr. Roberto Calumbí
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

Professores da rede estadual de Pernambuco deflagram estado de greve

Diário de Pernambuco

Contrários ao retorno das aulas presenciais em Pernambuco, professores da rede estadual deflagraram estado de greve em assembleia virtual realizada na tarde desta quinta-feira (24). A retomada das atividades, começando pelo ensino médio, foi anunciada pelo governo do estado na última segunda-feira (21).A previsão é de início das aulas presenciais no dia 6 de outubro para o terceiro ano do ensino médio; no dia 13 para o segundo ano e no dia 20 para o primeiro ano. Ainda não há definição de cronograma para o ensino fundamental e a educação infantil.

O governo de Pernambuco anunciou, na tarde dessa segunda-feira (21), o retorno das aulas presenciais em escolas da educação básica do estado para o dia 6 de outubro tanto para unidades da rede pública quanto para as particulares em todas as regiões do estado. Na primeira etapa, a volta às aulas envolve apenas o terceiro ano do ensino médio. A volta será opcional e caberá aos pais ou a estudantes com 18 anos ou mais decidir sobre frequentar ou não as atividades presenciais. O modelo remoto de ensino deve continuar sendo oferecido. Pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 devem continuar trabalhando ou assistindo às aulas no modo remoto

COVID-19 | Sertão do Pajeú conta com 7.578 casos confirmados, 6.772 recuperados e 144 óbitos (25.09.2020)

        //=( |–| Atualizado às 7h Sexta-feira=25\Setembro|–|)=///

Parceria dos Blog’s : Nill Junior/Radialista André Luiz, Blog do Erbi e do Marcello Patriota

Brejinho registrou  mais um óbito por covid-19.

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (24), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 7.582 casos confirmados de Covid-19.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.968 confirmações. Logo em seguida, com 748 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 596, Tabira conta com 549, Triunfo tem 312, Carnaíba está com 243 e  Calumbi está com 168 casos.

Flores está com 140, Itapetim está com 137, Quixaba está com 109, Santa Terezinha tem 107, Solidão tem 99, Iguaracy e Brejinho estão com 98 cada,  Santa Cruz da Baixa Verde está com 89, Tuparetama tem 81 casos cada,  e Ingazeira está com 40 casos confirmados.

Mortes – Com mais um óbito registrado em Brejinho, a região tem agora no total, 144 óbitos por Covid-19.

Apesar de 16, das 17 cidades da região já registrarem casos de óbitos, o percentual é de 1,90% do total de confirmações até esta quinta (24). Brejinho confirmou sua segunda morte e agora o Pajeú tem 144 óbitos devido a doença causada pelo novo coronavírus. Esse percentual é menor que o do estado e o do país. Pernambuco tem 5,64% e o Brasil é de 3,01%. Até o momento, dezesseis cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 57, Afogados da Ingazeira tem 13, Triunfo tem 11, Tabira tem 10 óbitos, Carnaíba tem 9, Flores tem 7, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba tem 4 óbitos, Santa Terezinha tem 3, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 6.772 recuperados. O que corresponde a 89,31% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 8h desta sexta-feira (25), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

 

-Percentual de curados chega 90% do covid-19-

Se todas as cidades da região já registraram casos de covid-19, e a grande maioria até de pessoas que perderam a batalha pra doença, todos os municípios pajeuzeiros também confirmaram recuperações.

6.767 pessoas conseguiram vencer a doença em todo Pajeú. Serra Talhada tem 3.666, Afogados da Ingazeira tem 618, São José do Egito 534, Tabira 473, Triunfo 287, Calumbi tem 165, Carnaíba 164, Itapetim 129, e Flores 121 curados.

Quixaba 99 e Solidão 96, Brejinho 82, Santa Cruz da Baixa Verde tem 81 recuperados, Iguaracy tem 79, Santa Terezinha 75, Tuparetama tem 70 altas confirmadas, e a Ingazeira 28 recuperados até agora.

Portanto dos 7.578 casos confirmados na região, 6.767 venceram a covid-19, ou 90%.

‘O BLOG FEZ UM LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE ESTÃO COM O ‘VÍRUS ATIVO'(Ainda doentes) EM CADA CIDADE PAJEUZEIRA’

Depois de mais de uma semana, o número de pessoas doentes registradas diariamente voltou a cair, devido a mais confirmações de recuperados, na terça eram 8,93, nessa quarta são 8,34% de pessoas doentes em relação ao total de casos confirmados.

Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Tabira e Carnaíba, são as 4 cidades da região que tem o maior número de ativos nessa quarta (23), 229, 117, 64 e 56, respectivamente.

São José do Egito que sempre figurou entre as 3 cidades com maior número de pessoas doentes caiu para a 5ª posição nesse quesito, com 53 ativos.

Santa Terezinha 27, Triunfo 13, Brejinho 12, Iguaracy 11,  Ingazeira 10, Flores com 8, Quixaba tem 6, Santa Cruz da Baixa Verde, Tuparetama e Calumbi tem 4 cada uma, Itapetim 2, Solidão uma pessoa doente.

Nenhuma descrição disponível.

Jovem de 27 anos morre esmagado por pedra na zona rural de Serra Branca, PB

Uma tragédia foi registrada nesta quarta-feira (23), no município de Serra Branca, Cariri paraibano. O jovem Marcos Antônio Alves da Costa, de 27 anos, saiu com um amigo para caçar no final da tarde, quando foi atingido por uma pedra, que acabou tirando sua vida.
De acordo com um amigo de Marcos, que estava com ele antes do incidente, eles se dividiram para a caçada e em certo momento ouviu um grande barulho e tentou localizar de volta Marcos, que não retornou, e foi aí que ele desconfiou que algo havia acontecido.
Outras pessoas foram contactadas e passaram a noite a procura do jovem, mas só no início da manhã desta quinta-feira (24) e com a ajuda de um drone, o corpo foi encontrado embaixo de uma pedra gigante num serrote que está localizado no sítio Açudinho, zona rural de Serra Branca.
Segundo relato de populares que estavam no local, a pedra deve pesar mais de 2 toneladas (2 mil Kg) e somente com a ajuda de uma retroescavadeira poderá ser retirada.

~~~~Giro pelos Blog’S–( Sexta-feira 25.09.2020)~~~~

Seletiva – Com o objetivo de incentivar a leitura dos estudantes da rede Municipal de Quixaba, a Secretaria Municipal de Educação, promoveu esta semana a Seletiva Municipal do ‘Concurso Ler Bem’, direcionada aos estudantes do 4º ano, vencedores da fase escolar. Os mesmos foram avaliados nos critérios espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Nesta seletiva, Ariane Ledite Marques de Sousa Carneiro, estudante da Escola Municipal São Miguel, localizada no Sítio Gatos, foi selecionado para representar o município na etapa regional. “Este concurso é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (ASPA) em parceria com as Secretarias de Educação, visando desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores, integrando escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos”, pontuou o Secretário Municipal de Educação, Danilo Cordeiro Nunes.

Coletiva – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, nesta sexta-feira (25/09), às 10h, entrevista coletiva sobre a campanha eleitoral que, de acordo com a legislação, começa no próximo domingo (27/09). Participarão da entrevista o presidente e o vice-presidente do Tribunal, desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes. Além deles, estarão presentes os três juízes da Propaganda Eleitoral no Recife – José Júnior Florentino, Virgínia Gondim e Nildo Nery Júnior – e o diretor-geral do TRE, Orson Lemos. A entrevista acontecerá no Pleno do TRE-PE. Todo o ambiente será controlado para evitar risco de contágio pelo novo coronavírus.A entrevista também será transmitida pelo canal do TRE no YouTube. (https://www.youtube.com/c/TribunalRegionalEleitoraldePernambuco/featured)

Boletim – Nesta quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano no agreste pernambucano, foi registrado 01 (um) caso positivo de Covid-19, 06 (seis) casos recuperados.

Agenda – O Governador Paulo Câmara, estará nesta manhã, na cidade de Santan Cruz do Capibaribe, acompanhado do deputado estadual Diogo Moraes, onde terá uma agenda extensa, confira: 9 horas – Inauguração da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário; Ação de reflorestamento do Rio Capibaribe e Apresentação da obra da Adutora do Alto Capibaribe, Local: ETE Rio Capibaribe – Bairro: Oscarzão; 11:15 horas – Visita às obras da ponte sobre o Rio Doce (Ponte Velha), Local: Ponte que faz a ligação da Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho com a Avenida João Francisco Aragão , 11:50 horas – Visita às obras do Novo Atacadão, Local: Rod. PE 160 / Km 12 (ao lado do Moda Center)

Calumbi – A Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira (25) haverá atendimento médico e de enfermagem no Posto de Saúde MORADA; na próxima quarta-feira (30) haverá moldagem, prova e algumas entregas de próteses dentárias no Posto de Saúde da comunidade do Tamboril, na quinta-feira 1º de Outubro, moldagem, prova e algumas entregas de prótese dentárias na UBS de Roças Velhas.

Cirurgia – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a São Paulo no início da noite desta quinta-feira (24) para fazer uma cirurgia na bexiga nesta sexta-feira (25) no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista. O presidente tem um cálculo vesical, uma pedra que se acumula na bexiga. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, Bolsonaro dará entrada no Einstein na manhã desta sexta. A cirurgia será feita pelo médico urologista Leonardo Borges e está marcada para 10h30. Um cardiologista acompanhará o procedimento e a data de saída do hospital será avaliada após a cirurgia.

Perguntar não ofende – Por que tem político que muda de posicionamento de um dia para outro?

Dando a volta por cima

Após cair ao longo do primeiro ano de Governo, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disparou neste mês, na comparação com dezembro do ano passado, segundo pesquisa do Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mostra que a fatia da população que considera o governo ótimo ou bom é de 40%, 11 pontos a mais do que em dezembro de 2019 (29%). O índice é o maior desde o início do mandato.

A avaliação negativa, ou seja, aqueles que classificam a administração federal como ruim ou péssima caiu de 38% para 29% em nove meses. Entre uma pesquisa e outra, o País enfrentou a pandemia de covid-19, que matou quase 140 mil pessoas até quarta-feira passada, de acordo com dados de levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Nesse período, o Governo liberou um auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais e desempregados. Bolsonaro, porém, foi criticado pela postura em relação à crise sanitária.

O Ibope também perguntou aos entrevistados se aprovam ou desaprovam a maneira do presidente administrar o País. Nesse quesito, a aprovação pessoal de Bolsonaro subiu de 41% para 50%, voltando ao patamar observado em abril de 2019 (51%). Foram consultadas duas mil pessoas em 127 municípios no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em relação à primeira pesquisa do Ibope no Governo Bolsonaro, em abril de 2019, a avaliação positiva do Governo está maior. O presidente tinha 35% de ótimo e bom no início da administração e agora tem 40%. Entre os entrevistados, 29% considerando a gestão do chefe do Planalto como regular. Numa leitura a grosso modo, é possível que esta recuperação tenha explicação com o ajuda dos R$ 600 a mais de 60 milhões de brasileiros.

Na estratificação da pesquisa, entretanto, há uma satisfação também identificada entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos, segmento mais crítico e que não depende de nenhum programa social ou assistencialista, se assim for considerado, o que dá ao presidente a certeza de que o seu Governo está, finalmente, em sintonia com a população em geral.

Olho no futuro – O Ibope também perguntou às pessoas sobre o futuro do governo Bolsonaro. Para 36%, o restante da gestão será ótima ou boa. Para 30%, será negativa (ruim ou péssima). No combate ao desemprego, o Governo é aprovado por 37% dos entrevistados, uma oscilação negativa em relação ao índice de dezembro do ano passado, de 41%. Nas eleições de 2018, o presidente teve 46% dos votos no primeiro turno. Está faltando, portanto, muito pouco para recuperar a confiança daqueles que votaram nele, entrando, assim, numa zona mais confortável para brigar pela reeleição em 2022.

Sem adversário – Em crescente recuperação da sua popularidade, conforme pesquisa do Ibope contratada pela CNI, na qual sua avaliação positiva subiu de 29% para 40% em nove meses, o presidente Bolsonaro ainda não tem adversário para 2022, quando tentará a reeleição. Mesmo que recupere seus direitos políticos, o ex-presidente Lula não será páreo e o ex-ministro Sérgio Moro, que largou a pasta para pavimentar sua candidatura ao Palácio do Planalto, mas não consegue decolar, patina entre 3% a 4%. Também Ciro Gomes, do PDT, que projeta uma aliança com o PSB, está lá embaixo, com apenas 6%.

Cenário paulista – O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) lidera a disputa para a Prefeitura de São Paulo com 29% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem. Em segundo lugar está o atual prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), com 20%. Guilherme Boulos (Psol) tem 9% das intenções de voto. O ex-governador Márcio França (PSB) tem 8%. A pesquisa foi realizada, presencialmente, de 21 e 22 de setembro, com 1.092 eleitores. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e está registrada sob o número 06594/2020. O levantamento mostra que Jilmar Tatto (PT), Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU) alcançaram apenas 2%. Joice Hasselmann (PSL), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PC do B) e Filipe Sabará (Novo) tiveram 1% das intenções. Antônio Carlos Silva (PCO) não pontuou.

O fujão recuou – O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, desistiu de furar o debate da UFPE, o primeiro a ser realizado entre os postulantes da capital pernambucana. O encontro vai ocorrer na próxima segunda-feira. João tinha usado como justificativa, compromissos da agenda de campanha no mesmo horário da sabatina, que será realizada das 19h30 às 21h30. Depois das críticas sofridas pela ausência, decidiu confirmar presença no debate. Na verdade, ele queria ficar de fora por orientação dos seus marqueteiros, mas candidato que usa esse tipo de estratégia é o que se encontra em posição privilegiada nas pesquisas, o que não é o caso do socialista.

CURTAS

INTIMADO – A 15ª Zona Eleitoral do Cabo determinou a coleta do depoimento à Polícia Federal do candidato a prefeito, delegado Antônio Resende (Podemos), por crimes de atentado à honra do candidato à reeleição Lula Cabral (PSB). “Temos vivido uma campanha marcada por fake news. Isso é algo que não podemos aceitar de nenhuma maneira. A justiça está sendo implacável e isso é muito bom para o processo eleitoral. Não podemos aceitar um processo eleitoral marcado por mentiras, atentados à honra. Vamos continuar comemorando decisões assertivas como essa, para o bem do processo eleitoral na nossa cidade”, disse Luiz Pereira, coordenador geral da campanha da Frente Popular do Cabo.

LIVE COM MINISTRA – A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, confirmou, ontem, sua presença na live deste blog da próxima quarta-feira, através do nosso canal no pelo YouTube com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, entre 18 às 19 horas. Na pauta, o agronegócio, que tem segurado o crescimento do PIB no País, e a polêmica da alta do arroz. Vamos tratar também das políticas da sua pasta para o Nordeste, especialmente para as áreas de sequeiro e irrigada, com destaque para os projetos de irrigação no polo Petrolina-Juazeiro.

Perguntar não ofende: O que dirá a TV-Globo diante da pesquisa do Ibope mostrando a recuperação da imagem de Bolsonaro?

~~Coluna da Folha / Edmar Lyra~~

O arsenal de obras de Geraldo Julio no Recife 

Prestes a completar oito anos à frente da prefeitura do Recife, Geraldo Julio que não é candidato nas eleições deste ano tem realizado as entregas das obras executadas pela sua gestão. Ontem entregou o ginásio esportivo Geraldão, na Imbiribeira, que passou por uma grande requalificação e beneficiará a comunidade esportiva da cidade. O equipamento soma-se ao Complexo Esportivo Santos Dumont e a diversos Compaz que juntos possuem grande atuação social nas classes de maior vulnerabilidade.

O prefeito também entregará mais um equipamento de grande impacto na vida das pessoas, que é o Hospital do Idoso em Areias, que junto com as Upinhas e o Hospital da Mulher, ajudará a revolucionar a saúde do Recife, deixando um importante legado para as próximas gerações.

Além de intervenções com impactos sociais na Saúde e na Educação, o prefeito também tem duas obras de grande impacto para mostrar, que é a recuperação do Teatro do Parque, que deverá ser concluído até dezembro e a Nova Conde da Boa Vista, que já foi entregue aos recifenses.

Este arsenal de obras com grande influência na vida das pessoas será um ativo do prefeito Geraldo Julio na condição de principal eleitor do Recife e que tentará repetir Jarbas Vasconcelos em 1996 e João Paulo em 2008, para fazer de João Campos o seu sucessor na prefeitura do Recife.

Cota – Questionado por partidos políticos, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu esclarecer como deve ser aplicada a reserva de recursos do fundão eleitoral para candidatos negros. “Do total de recursos destinados a cada gênero é que se separará a fatia mínima de recursos a ser destinada a pessoas negras desse gênero”, explicou Lewandowski. O ministro tinha dado uma liminar, mandando aplicar a nova cota em 2020. Agora, detalhou os critérios.

Depoimento – O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para o presidente da República, Jair Bolsonaro, prestar depoimento por escrito no inquérito sobre a suposta interferência política na Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sérgio Moro. A questão será submetida ao plenário virtual, com previsão de resultado em 9 de outubro. Decano do STF, Celso de Mello queria que o depoimento fosse pessoal. O decano está de licença-médica.

Surubim – O ex-deputado estadual Dr. Valdi oficializou sua candidatura a prefeito de Surubim pelo PSC. Ele já foi prefeito de Vertente do Lério e agora enfrentará a atual prefeita Ana Célia e outros três candidatos na disputa pelo comando da cidade.

Visita – O presidente Jair Bolsonaro virá a Pernambuco na próxima semana para visitar o Ramal do Agreste, perto de Arcoverde. A informação foi dada em primeira mão com exclusividade em nosso blog na tarde de ontem.

Inocente quer saber  Algum candidato a prefeito do Recife vai a Arcoverde pra tirar foto com Bolsonaro?

~~COLUNA DO ITAMAR FRANÇA~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

MAIOR TEMPO GUIA 

Entre os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira nas eleições deste ano, o candidato da Frente Popular, Alessandro Palmeira (PSB), Sandrinho, nome da sucessão do prefeito José Patriota (PSB) que está no seu segundo mandato é o que terá direito ao maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio, que começará a ser veiculada no dia 9 de outubro. Na coligação de Palmeira estão os partidos PSB, MDB, PDT, PSD, PV e PT, que concorrerão na majoritária e na proporcional, além de outras agremiações partidárias que não participarão ativamente do pleito com candidaturas, como é o caso Avante, Cidadania e Patriota.

*********************************

“PREVISÓLOGOS”

De olho em uma das 13 vagas na futura Câmara de Afogados da Ingazeira, representantes dos nove partidos  PSB, MDB, PSD, PSC, PDT, PTB, PV, PT e Podemos se motivaram a irem para o corpo a corpo com os eleitores, para ocuparem as cadeiras do legislativo municipal. Pelas projeções dos chamados “previsólogos” o PSB e PSD elegerão 6 vereadores, sendo 3 em cada legenda, o PDT elegerá 1 vereador direto, o MDB também 1 vereador, o Podemos elegerá 1 vereador, o PV possivelmente elegerá um vereador e o PTB um vereador. Há uma perspectiva de 2 a três vagas da Câmara serem disputadas na média, ou seja, na sobra das coligações…

*********************************

NÓS COMENTA…

Escrevendo o que quer, ainda que não queiram, o Repórter do Pajeú, Itamar França ganhou a participação no programa diário matinal apresentado pelo comunicador Léo Brasil, na Rádio Ingazeira FM. Colunista do blog do próprio produtor autor, Itamar comenta sobre a política nacional, estadual e municipal, abordando temas atuais e fazendo uma síntese da conjuntura política de várias regiões do estado. Basta sintonizar a rádio Ingazeira FM de 8 às 11h.

*********************************

BOLSONARO EM SERTÂNIA

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sem partido, deverá estar em Sertânia-PE, quinta-feira, dia 1º de outubro, para cumprir agenda de inauguração. De acordo com informações, falta apenas confirmar o horário, mas acredita-se que seja na parte da manhã. O presidente deverá participar de dois eventos no município. Inaugurará a adutora do Pajeú e abrirá as comportas da 1ª etapa da adutora do Agrestes, ambas em Sertânia. A primeira fica às margens da PE-275, na estrada que liga Sertânia a Albuquerque Né (Oportunidade para o presidente Bolsonaro ver como está aquela rodovia) e a outra é nas proximidades da PE-265, estrada que liga Sertânia a Cruzeiro do Nordeste. A informações são de fontes ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional e do pessoal que está à frente dessas obras. Vamos aguardar o anúncio oficial!

*********************************

COM QUE CARA?

Com que cara vai ficar a vereadora Célia Galindo (PSB) ao subir no palanque do empresário Wellington Maciel (PSB) candidato da sucessão da prefeita Madalena Brito (PSB) que tem o Delegado Israel Rubis (PP) na composição como candidato a vice-prefeito? No plenário da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Célia chegou a afirmar que a autoridade policial era um “camarada descarado”.  Rubis teria coordenado uma operação que desencadeou na prisão de um dos filhos da vereadora. Dias depois, ele foi transferido para Vitória do Santo Antão.

*********************************

DESAFIO

O ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcante (PTB) terá um grande desafio na campanha eleitoral deste ano, quando concorre a prefeitura municipal: manter a frente sobre o empresário Wellington Maciel (PSB), candidato da sucessão da prefeita Madalena Brito. Com uma média de 16% de frente do seu principal oponente, Zeca enfrenta a máquina administrativa, apesar de a prefeita continuar mal avaliada pela população. Pesa sobre o petebista, o desgaste por já ter um bom tempo na política e o voto ainda como deputado a favor da terceirização e do Teto dos Gastos Públicos. A posição tomada por Zeca na Câmara dos deputados será muito explorada no período de campanha eleitoral. O petebista ainda assim no momento é o favorito do pleito.

*********************************

TIRA-TEIMA

Em Inajá  o ex-prefeito Leonardo Martins (PP) que disputa a prefeitura nas eleições deste ano precisou recorrer a uma pesquisa conferindo entre alguns nomes quem seria o melhor vice, na antevéspera da sua convenção partidária. No final, a composição da chapa oposicionista foi celebrada entre Leonardo Martins candidato a (prefeito) e Lafrank candidato a (vice-prefeito).

*********************************

CONTAGEM REGRESSIVA

…Vereáveis e vereadores de mandato tem apenas 4 dias para se apresentar ao eleitor na tentativa de convencê-lo do seu precioso voto. Detalhe: antes da oficialização da ‘temporada de caça aos votos’, candidatos seguem em pré-campanha. A verdade é que a largada já foi dada.

Itapetim comemora resultado no Idepe

A Educação de Itapetim, está comemorando o resultado do Prêmio Idepe, anunciado nesta quarta-feira (23), pelo Governo de Pernambuco.

O município ficou entre na sétima posição – dos cento e oitenta e quatro municípios do Estado.

“Os professores e toda a equipe da educação estão de parabéns por esta conquista. Muito orgulho pelo que estamos conquistando com o nosso trabalho: primeiramente, o Ideb (avaliação nacional) e agora o Idepe (estadual)”. Pontuou a ProfªLuciana  Paulino- Secretaria de Educação de Itapetim.

O resultado foi comemorado pelo prefeito, Adelmo Moura, em nota nas redes sociais. Leia:
“É com muita alegria que recebemos a notícia que ficamos entre os 10 primeiros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idepe) entre os 184 municípios de Pernambuco. Os professores e toda a equipe da educação estão de parabéns por esta conquista.
Muito orgulho pelo que estamos conquistando com o nosso trabalho: primeiramente, o IDEB (avaliação nacional) foi um sucesso. Ficamos em 7° em Pernambuco. E agora temos o resultado da avaliação estadual, que também teve um ótimo destaque. A educação de Itapetim está melhorando cada vez mais. Este é mais um sinal que a gestão respeita as pessoas do município”, disse o gestor.

A Rede Municipal de Ensino do Ventre Imortal da Poesia conta com cerca de 2.500 alunos e  14 escolas. Entre professores e auxiliares/cuidadores são cerca de 250 profissionais.

 

Adolescente morre após sofrer choque elétrico usando o celular ligado à tomada

Luigi Nascimento Sousa Sodré, de 15 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto utilizava o celular ligado à tomada em Luís Correia (PI) . De acordo com o IML, o adolescente estava jogando com o celular carregando e pegou um choque elétrico, que resultou na sua morte.Segundo o perito do IML Eduardo Gonçalves, o carregador do celular não apresentou nenhum problema e a tomada em que ele estava conectado não estourou, mas existe um limite de eletricidade que o material do carregador consegue isolar. “Acredito que ele tenha sofrido isso devido à alta tensão e não somente por causa da corrente elétrica. Entre 120 e 1200 volts é causado um fenômeno parecido com o de um desfibrilador e isso leva à parada cardíaca e asfixia”

Em nota, Evandro Valadares comemora resultado de pesquisa

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, comemorou em nota o resultado da pesquisa do Instituto Múltipla que o colocou na frente na corrida sucessória do município.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o eleitor, ele tem 42,4% contra 29,2% do ex-prefeito e candidato Romério Guimarães, do Progressistas.

A terceira colocada é  Roseane Borja, do MDB, com 4,8%, seguida por Rona Leite, com 1,2%.

“Agradeço ao povo de São José do Egito pela aprovação de minha gestão mostrando que estamos no caminho certo.  São 71% dizendo que estamos acertando”.

E seguiu: “Se as eleições fossem hoje já teríamos 55% dos votos válidos.  Temos ainda a menor taxa de rejeição. Mas isso é motivo pra gente trabalhar e fazer ainda mais por nossa cidade. Não é hora de comemorar. É hora de mais trabalho!”

Informações sobre contas julgadas irregulares ficam disponíveis ao público

O Tribunal de Contas do Estado lançou, nesta segunda-feira (21), uma nova ferramenta que permite o acesso às informações de processos dos gestores públicos que tiveram contas rejeitadas ou julgadas pelo TCE nos últimos oito anos. A plataforma online vai possibilitar ao público consultar, entre outros dados, as irregularidades da gestão, identificadas no relatório de auditoria das equipes técnicas do TCE, e a decisão do Pleno e das Câmaras julgadoras, sobre a rejeição das contas dos gestores públicos.

O acesso à página com as informações dos processos pode ser feito  pelo site do TCE.    No campo de busca, é possível fazer a consulta pelo nome do gestor, município ou unidade gestora, que pode ser do Estado ou município. Ao fazer essa busca, o sistema vai informar os números dos processos julgados e direcionar para a decisão que levou à rejeição das contas pelo Tribunal.

A página traz os nomes de 1.499 gestores públicos e de 432 unidades gestoras, além de informações sobre 2.391 processos de contas julgadas irregulares pelo TCE, todos já transitados em julgado.

Brejinho entre as 10 melhores Educação de PE

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), divulgou, nesta quarta-feira (23), o resultado geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), bem como os melhores resultados apresentados por escolas municipais e estaduais, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs). A premiação aconteceu no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador Paulo Câmara, secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, além de secretários municipais de Educação, gestores de escolas e de GREs. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi transmitida pela internet, respeitando o distanciamento social e todos os protocolos de segurança para a contenção da Covid-19.

“Olá, minha gente, estou muito feliz com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) 2019. Brejinho, mais uma vez, se destaca ficando entre os 10 municípios com a melhor educação de Pernambuco. Primeiro recebemos o resultado do IDEB, onde a nossa cidade alcançou nota 7.0, superando a meta e também ganhando grande destaque. Todo esse avanço na nossa educação nos deixa feliz, porque temos a certeza de que o nosso esforço por um ensino de qualidade tem obtido resultados cada vez mais positivos.
Agradeço a secretária, Silvana Teles, e toda equipe da Secretaria pelo excelente trabalho que vêm desempenhando. Agradeço também aos professores, às equipes pedagógicas, aos gestores, aos familiares e estudantes. Essa é uma conquista de todos. Parabéns Brejinho!” Pontuou Tania Maria ao blog.

Brejinho também foi premiado pelo  Instituto Rui Barbosa, o Iede e 28 Tribunais de Contas do país com jurisdição na esfera municipal realizou um trabalho de pesquisa e estudo com os objetivos de Reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental; e Identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios. Os resultados da pesquisa “Educação que Faz a Diferença” , o evento foi promovido pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com os 28  Cortes de Contas do País. ” a Terra Mãe do Rio Pajeú ficou entre as  100 melhores educação  dentre os 5.570 municípios brasileiro.  A Premiação foi em junho deste.

Brejinho tem 1.514 alunos matriculados no Ensino Municipal, 12 Escolas na Rede Municipal, com 125 profissionais da Educação(Professores e auxiliares educacionais).

Evandro lidera com 42,4% em São José do Egito. Romério é o melhor da oposição com 29,2%, diz Múltipla

Evandro 42,4, Dr. Romério 29,2, Profª Roseane Borja tem 4,8% e Rona Leite, 1,2%

O prefeito e candidato à reeleição Evandro Valadares (PSB) lidera as intenções de voto para prefeito de acordo com o primeiro levantamento feito pelo Instituto Múltipla na Capital da Poesia para o blog.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o eleitor, ele tem 42,4% contra 29,2% do ex-prefeito e candidato Romério Guimarães, do Progressistas.

Romério é o melhor nome da oposição para o eleitorado, mas o quadro evidencia que a fragmentação da oposição em três candidaturas, em uma cidade sem segundo turno, aparenta ter sido erro estratégico.

Senão vejamos: a terceira colocada é a professora Roseane Borja, do MDB, apoiada por Zé Marcos. Ela tem 4,8% das intenções de voto. Já o petista Rona Leite, 1,2%. Juntas, as candidaturas de oposição somam hoje 35,2% dos votos. Caso esse eleitorado estivesse migrando para uma única candidatura da oposição, estaríamos noticiando um empate técnico pela margem de erro de 6,2% para mais ou para menos. Ainda 7,2% afirmaram votar branco ou nulo,  12,8% se disseram indecisos e 2,4% não opinaram .

Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidas opções para o eleitor, Evandro Valadares tem 37,2%, Romério Guimarães, 20,8%, Roseane Borja, 2% e Rona Leite, 0,8%. Brancos e nulos, 6%, indecisos, 19,2% e não opinaram 14%.

Rejeição: os quatro nomes tem rejeição importante, mas lidera o cenário Rona Leite. Um total de 70,8% afirmou que não vota nele de jeito nenhum. Roseane Borja tem rejeição de 69,6%. Nesse quesito, Romério e Evandro estão tecnicamente empatados.  Um total de 42,8% não vota em Romério Guimarães de jeito nenhum. Já a rejeição de Evandro é de 37,6%.

A pesquisa foi registrada sob o número PE-09429/2020, com as entrevistas tendo sido feitas dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança: 95%. Foram 250 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA.  Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Veja relatório completo: Relatório completo São José do Egito

Meio dia: Pesquisa Múltipla afere a largada em São José do Egito

Sai hoje ao meio dia a primeira pesquisa com intenção de votos para prefeito em São José do Egito, a Capital da Poesia.

É a quarta pesquisa da série do blog pactuada com o Instituto Múltipla que afere o cenário em cidades do Sertão .  O Múltipla é o único Instituto que tem disponibilizado o relatório dos levantamentos como prova adicional de isenção e lisura.

A cidade é gerida pelo prefeito Evandro Valadares, que é candidato à reeleição pelo PSB.

São José do Egito costuma ter eleições equilibradas.  Esse ano, há de se aferir qual o impacto nos números na decisão da oposição de não marchar unida.

O ex-prefeito Romério Guimarães é candidato pelo Progressistas.  Com o apoio de Zé Marcos, a professora Roseane Borja é candidata pelo MDB. E ainda tem Rona Leite que manteve seu nome pelo PT.

A pesquisa foi registrada sob o número PE-09429/2020, com as entrevistas tendo sido feitas dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança: 95%. Foram 250 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA.  Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Comarca de SJEgito retoma audiências judiciais por videoconferência

Comarca de SJE retoma audiências judiciais por videoconferência

Desde o dia 8 de setembro que a comarca de São José do Egito voltou a realizar usando as ferramentas da tecnologia, precisamente por videoconferência, as audiências judiciais, seguindo as orientações das autoridades de saúde, mais realizando o trabalho indispensável para a sociedade.

A Juíza Tayná Lima Prado preside os trabalhos na 1ª Vara, na qual é titular, enquanto na 2ª Vara o Juiz Auxiliar Carlos Henrique Rossi dirige as audiências.

Centro de Tabira é o campeão de casos de Covid-19

Por Anchieta Santos

No mapa setorial divulgado nesta quarta-feira (23), pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tabira, dos confirmados de Covid-19, o Centro da cidade tem o registro do maior número de casos, com 173 infectados.

E seguida aparecem os bairros Florentino Leite (João Cordeiro) com 37, Brayner Colaço (Granja) com 30; Brejinho 26, Cohab 22 e Borborema 19.

Nesta quarta-feira, Tabira somou mais 6 casos do novo Coronavirus e totaliza 544. Uma cura foi anunciada, chegando a 465. No placar da vida Tabira tem 69 casos em fase de recuperação. A cidade tem 10 óbitos

~~~Giro pelos Blog’S (Quinta-feira 24.09.2020)~~

Dois turnos no 1º turno

Numa leitura mais aprofundada dos números da pesquisa do Instituto Opinião no Recife, postada ontem neste blog, não seria precipitado arriscar um palpite: a cidade tende a enfrentar duas eleições numa só eleição de primeiro turno: a de Marília Arraes (PT) contra João Campos (PSB) e a de Mendonça Filho (DEM) frente à Patrícia Domingos (Podemos). Traduzindo: não há espaço no Recife para uma disputa final entre candidatos que disputam um mesmo segmento eleitoral.

No caso Marília x João, a batalha se dará em cima do eleitor no chamado campo da esquerda, enquanto Mendonça x Patrícia perseguirão o eleitorado mais conservador, de centro-direita, segmento com mais aderência para o bolsonarismo. É sabido que Recife é uma cidade rebelde e libertária, mas Bolsonaro teve 44% dos votos dos recifenses no primeiro turno presidencial de 2018 e no segundo turno aumentou para quase 50%, precisamente 47,50% dos votos.

Eleição se faz com números, com parâmetros. Qual chance teria quase 50% do eleitor recifense que votou em Bolsonaro dar uma guinada para o PT ou PSB, votando em Marília e João na eleição para prefeito do Recife? Teoricamente, nenhuma. Esse eleitor tende a votar em candidatos que venham a se identificar com o seu pensamento e a sua linha ideológica. Mais uma vez, teoricamente, esse segmento eleitoral está muito mais para Mendonça do que para Patrícia.

Até porque Mendonça assume que quer o voto de bolsonaristas, enquanto Patrícia não é tão decidida assim. Esse eleitorado, alguém poderia corrigir, estaria mais inclinado para um candidato com perfil e defesa mais bolsonaristas, como Alberto Feitosa, candidato do PSC. Mas este leva a desvantagem de ser o mais desconhecido e para subir nas pesquisas teria que ter as benções de Bolsonaro na campanha. O presidente já reiterou que não se envolverá na campanha em nenhuma cidade.

Recife, portanto, terá duas eleições de segundo turno num primeiro turno. O adversário de Marília é João, o de João é Marília. O adversário de Patrícia é Mendonça, o de Mendonça é Patrícia. Se essa tese for contrariada lá na frente, na abertura das urnas, mais uma vez estaremos diante da confirmação de que a política está longe de ser uma ciência exata.

Pisada de bola – Ainda em relação ao eleitorado cativo de Bolsonaro, Mendonça ficou numa condição muito mais favorável para conquistar depois que o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, postou em suas redes sociais que a candidatura de Patrícia Domingos, a qual o seu partido estava apoiando, representa também o voto do combate ao bolsonarismo, ou seja, mandou dizer que não seria bem-vindo o voto de eleitores simpáticos ao presidente da República ao projeto da delegada para o Recife. Miguel Arraes já dizia, com a sua sabedoria, que não deve rejeitar votos, venham de onde vier, para quem está no jogo em busca da vitória.

Na adversidade – Um dado que chamou atenção na pesquisa do Instituto Opinião, postada hoje no meu blog, sobre a corrida eleitoral no Recife: João Campos, candidato do PSB, além de ser o mais rejeitado, perde a eleição no segundo turno para todos os adversários. A campanha só começa no próximo domingo, mas ele terá pouco tempo para reverter esse quadro de dificuldades, até porque Geraldo Júlio, o seu padrinho, é reprovado por metade dos entrevistados. Geraldo vai encerrando sua passagem pela Prefeitura do Recife com baixos percentuais de aprovação. Não passa dos 45%, segundo a mesma pesquisa do Instituto Opinião, mesmo gastando rios de dinheiro com propaganda.

Sem efeito – Outra leitura interessante: a delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos, estagnou na faixa dos 12 pontos percentuais e o apoio do deputado Daniel Coelho (Cidadania), que saiu da disputa e aliou-se ao projeto da delegada, não surtiu nenhum efeito até o momento. E olha que Coelho vinha pontuando também entre 12% e 13%. Traduzindo: não é fácil transferir voto neste País, principalmente numa cidade rebelde e libertária como Recife. Daniel aposta numa exposição forte pelas mídias sociais nos próximos dias ao lado da delegada, para dar uma demonstração mais na frente, manifestada nas próximas pesquisas, de que tem de fato poder de convencer o seu fiel eleitor a votar na delegada.

Secretário pernambucano – O engenheiro pernambucano Roberto Andrade, que já foi secretário de Projetos Especiais de Pernambuco, é o novo secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal, substituindo o também pernambucano Everardo Gueiros, que volta para o seu escritório de advocacia. Radicado em Brasília há duas décadas, Gueiros é sobrinho-neto do ex-governador Eraldo Gueiros. Roberto Andrade, que também já foi vereador do Recife em duas legislaturas, é considerado um profissional experiente, premiado com condecorações diversas por bons serviços prestados ao País, muito elogiado no Governo do Distrito Federal.

CURTAS

NORONHA – Preparem os biquínis e sungas. Fernando de Noronha será aberta para todos os turistas a partir do próximo dia 10. O anúncio foi feito, ontem, pelo governador Paulo Câmara, e pelo administrador de Noronha, Guilherme Rocha. Atualmente, a ilha está aberta só para quem já teve covid-19. O acesso dos visitantes seguirá um novo protocolo, elaborado pela administração do local e pelas autoridades de saúde do Estado. A principal regra é a obrigatoriedade da realização do teste RT-PCR (nariz e garganta) para detecção da Covid-19 no dia anterior ao embarque ou na data da viagem.

LIBEROU GERAL – Festas, casamentos, shows, peças de teatro e cinema estão liberados no Estado a partir da próxima segunda-feira. A mudança faz parte da nona etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 e é válida para o Grande Recife, Zona da Mata e parte do Agreste. No interior, as regiões de Ouricuri e Afogados da Ingazeira avançam para a fase oito, onde as demais cidades já estão. Se não houver retrocessos no Plano de Convivência, todo o Estado deverá estar na última fase de liberações até 9 de novembro.

Perguntar não ofende: O torcedor vai voltar aos estádios de futebol sem sair a vacina da Covid-19?

  ~~~Coluna do FinFa~~

Prefeitura Amiga das Mulheres, Afogados da Ingazeira foi selecionada -A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher anunciou, nesta quarta (23), os vencedores da oitava edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. A honraria, instituída pela Resolução nº 1.213/2013, é entregue anualmente pela Alepe aos municípios que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas para a população feminina, visando promover a igualdade nas relações de gênero. Este ano, foram escolhidas as gestões de Saloá (Agreste Meridional), Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), Buíque (Agreste Meridional) e do Recife. A disputa envolveu 30 cidades nas quatro categorias. As vencedoras foram eleitas por uma comissão avaliadora composta por parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil e da Secretaria Estadual da Mulher. Segundo a parlamentar, a seleção desse ano dividiu os municípios participantes de acordo com a faixa populacional. Gleide Ângelo salientou que o prêmio chama a atenção para a necessidade de mais políticas públicas para a população feminina: “Nós somos maioria, mas infelizmente somos uma maioria que ainda se encontra em vulnerabilidade. A gente tá lutando pra que a gente consiga chegar na igualdade”. Entre os critérios de avaliação das prefeituras estão a melhoria da política de atenção integral à saúde feminina e o quantitativo de cargos públicos de primeiro escalão ocupados por mulheres.

Iniciar entrega – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Turismo, vai iniciar a entregada 4ª distribuição de Kits alimentares da merenda escolar. Segundo o prefeito Lino Morais, o fornecimento neste período será priorizado aos alunos em situação de vulnerabilidade social, inseridos no Cadastro Único/Bolsa Família. Mantendo as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde durante a entrega dos Kits.

Comemorando – O casal Clóvis Lira e Izilda Sampaio está comemorando o sucesso da sua filha, Maria Tereza Sampaio de Sousa Lira, afogadense, que brilha na sua profissão como médica cardiologista. Ontem (23), saiu a relação dos 50 melhores Hospitais Cardiológicos do mundo e Tetê, como chama seus familiares, faz parte da equipe cardiológica de 2 deles: Incor- Instituto do Coração e HIAE – Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Uma pajeuzeira, filha de dois assalariados chegar a esse patamar, com certeza foi com muita dedicação, disciplina e proteção divina”,pontuou sua mãe Izilda.

Você sabia – Que o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) apontou superfaturamento em preços unitários de medicamentos e materiais hospitalares adquiridos, entre 2017 e 2018, pela Prefeitura de Ipojuca.

Destaques –

O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgou ontem (23), os vencedores do Prêmio Idepe, o mais importante do calendário anual da pasta. A ideia do prêmio é valorizar as escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Ao todo, foram entregues 42 certificados a quem se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco, quero destacar os vencendores Escolas municipais: anos iniciais do ensino Fundamental,1º lugar – Escola Municipal Professora Janaína Mércia Freire Silva, em Quitimbu (Custódia), com nota 9,11 e 2º lugar – Escola Municipal Fortaleza, em Triunfo, com nota 8,90, na categoria Escolas estaduais: anos finais do Ensino fundamental, 1º lugar – Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, com nota 7,52.

Coisas da política –

O tio do pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Victor Oliveira (PL), Thales Policarpo, anunciou na tarde de ontem (23), seu apoio a pré-candidata petista Márcia Conrado (PT) e ainda fez posou ao lado do prefeito Luciano Duque e do seu candidato a vereador Vandinho da Saúde.

Média – O Brasil registrou ao menos 125 casos de assassinatos e atentados contra políticos eleitos, candidatos e pré-candidatos nos últimos quatro anos e oito meses, o que corresponde a uma média de 27 casos por ano. Ao todo, foram 327 casos de violência política no país desde 2016. O levantamento foi feito pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global

Mudanças – Diversas mudanças na lei de trânsito foram aprovadas pelo Congresso e seguiram para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Dentre as alterações estão a ampliação de 20 para até 40 pontos do limite para a suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e o aumento da validade do documento para até 10 anos.

Perguntar não ofende – Como está se desenhando as novas candidaturas nas bases do governo municipal de Afogados da Ingazeira? Já temos confrontos internos?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Força do PT pode colocar Marília no segundo turno

Alguns analistas políticos dão como certa a hipótese que a deputada federal Marília Arraes estará fora do segundo turno da disputa de novembro. Alegam que ela não conta com o apoio irrestrito do PT e é muito provável que ela venha a minguar no decorrer da eleição à medida que João Campos cresça durante a disputa.

É preciso lembrar que apesar das dificuldades o PT ainda conta com um eleitorado fiel e cativo na capital pernambucana, que garantiu a João Paulo em 2016, mesmo no auge da queda de Dilma Rousseff, 24% dos votos válidos no primeiro turno e 42% no segundo.

Nas eleições de 2018, mesmo com a onda Bolsonaro, Fernando Haddad obteve 30% dos votos válidos no primeiro turno e 52,5% na segunda etapa, o que permite considerar que a deputada federal Marília Arraes tem sim condições de ir a um segundo turno contra João Campos, nome da Frente Popular que conta com a força motriz da gestão do PSB.

Pesa a favor de uma eventual ida de Marília ao segundo turno a média histórica do PT de 20% de piso no Recife em diversas eleições e a fragmentação da direita em seis candidaturas, que dissipou o fator Bolsonaro na disputa. A multiplicidade de candidaturas de direita poderá repetir 2016, quando Daniel Coelho e Priscila Krause somados tiveram mais votos que João Paulo, os votos de Priscila faltaram a Daniel para ir ao segundo turno. Portanto, apontar Marília como carta fora do baralho como alguns candidatos de direita querem fazer é equivocado e não tem apego na realidade nem na história política do Recife.

Gráficas – As gráficas seguem sendo um problema nas contas eleitorais dos candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação do deputado federal Manuel Marcos (Republicanos) e da deputada estadual Juliana Rodrigues (PSD), eleitos pelo Acre em 2018. Investigações apontaram que 84% do quase R$ 1,5 milhão destinado às duas campanhas foram gastos em materiais gráficos de uma única empresa, que, conforme apurado, não prestou os serviços. Além disso, a empresa nunca teria atuado no ramo gráfico.

Pardal – Com o fim do prazo de registro de candidatura em 26 de setembro, entrará no ar o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo para celular existe desde 2014, mas foi aprimorado. Agora, o Pardal voltou seu foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral.

Comitê – Candidato a prefeito do Recife pelo PRTB, o deputado estadual Marco Aurélio gravou vídeo de seu comitê de 2018, que tinha diversas placas de Jair Bolsonaro. O líder da oposição cobrou de seus concorrentes fotos e vídeos pedindo votos para Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais.

Críticas – A candidata do PT a prefeita do Recife, Marília Arraes, criticou a decisão de alguns veículos de comunicação tradicionais de não realizar debates na disputa pela PCR. Para a petista, a decisão traz prejuízo ao processo eleitoral.

Inocente quer saber – Em quais das seis cidades pernambucanas teremos segundo turno?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

MUDANÇAS

Em Afogados da Ingazeira, no ano de 2016, houve disputa entre três chapas: José Patriota e Alessandro Palmeira, Emídio Vasconcelos e Ramirinho Simões e na terceira via, Itamar França e Cleide França.  Passados quatro anos do pleito anterior, a situação das coligações sofreu grandes mudanças. Alguns partidos foram extintos, como é o caso do PRP- 44, porém outros surgiram. Agora em 2020, pelo lado situacionista, o vice-prefeito Alessandro Palmeira (PSB) tem como companheiro de chapa, Daniel Valadares (MDB), pela oposição Zé Negão e Renon e pela terceira via Capitão Sidney e Roberto Freitas. O racha não consumado, pintado pelo eleitor nas conversas pelas ruas, pelas redes sociais e pela opinião deste BLOGUEIRO manterá a unidade da Frente Popular que conta com certo favoritismo no pleito, isso porque detém uma maior estrutura, a máquina administrativa e um número maior de candidatos proporcionais…

*********************************************************

ATAQUES

Sobre a “temperatura da eleição” em Afogados da Ingazeira, o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) ao fazer o uso da palavra na convenção da Frente Popular que oficializou a chapa Sandrinho (prefeito) e Daniel Valadares (vice-prefeito) afirmou que a campanha deve ser feita de forma propositiva, sem ataques e sem denegrir a imagem de ninguém. Sobre a sua permanência na Frente Popular, Valadares destacou que trata-se de um projeto maior que os interesses pessoais, o qual visa a continuidade de um trabalho de desenvolvimento da cidade.

*********************************************************

TÁ CHEGANDO A HORA!

Aproxima-se a hora da onça beber água. Vários candidatos acham que podem administrar cidades importantes da região do Pajeú com uma varinha de condão. Muito complicada a situação de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada que requer administradores que reúnam capacidade e humanidade. O próximo prefeito de Afogados da Ingazeira precisa ser humano sensível às causas sociais como desemprego, falta de habitação e saúde. Acima disso tudo, a educação tem que ser priorizada. Os debates servirão de norte para muitos eleitores…

*********************************************************

RENOVAÇÃO

A Câmara de vereadores de Afogados da Ingazeira certamente vai passar por mudanças na próxima legislatura. O discurso dos novos candidatos é que a atual legislatura tem se mostrado fraca, apagada e, por vezes, subserviente! Nomes de destaque da atual legislatura não estarão na Câmara no próximo mandato, como por exemplo, Igor Mariano, Zé Negão e Daniel Valadares. Sem nomes fortes e experientes na próxima legislatura, a eleição da nova mesa diretora da Câmara, é muito possível que vejamos um novo protagonismo no Legislativo afogadense. A cidade não possui um Legislativo “protagonista de mudanças” há muito tempo e tem pago caro por isso! Projetos importantes para o desenvolvimento da cidade, como Plano Diretor e tantos outros, não são concluídos porque não temos um Legislativo eficiente!

*********************************************************

É SEMPRE A MESMA COISA…

As pesquisas mostram que o eleitor deseja fazer mudanças no Legislativo, mas não mostra quem serão os “novos líderes” da casa! Ainda é muito cedo para isso, visto que a campanha só começa de fato a partir do dia 27 deste mês. Algumas “boas experiências legislativas” como Augusto Martins, Renaldo Lima e Cícero Miguel lutam para continuar, mas o eleitor é quem vai definir. Toda eleição é assim, o eleitor diz que não está “inclinado a abençoar reeleições no Legislativo” e no final das contas acaba reconduzindo a maioria esmagadora deles ao cargo.

*********************************************************

Governo Paulo Câmara é reprovado por 80% dos ouvintes durante enquete na Rádio Pajeú

Paulo Câmara diz que saída de Moro 'evidencia a instabilidade do governo  federal' | Pernambuco | G1

Na manhã de terça (22), o programa Manhã Total da Rádio Pajeú esteve realizando um debate para avaliar o governo Paulo Câmara em Pernambuco. Estiveram participando os ex-prefeitos Totonho Valadares (Afogados da Ingazeira) e Francisco Dessoles (Iguaracy). Totonho participou na condição de defender as ações do governo, já o ex-prefeito Dessoles de apontar as falhas existentes na gestão. Os ouvintes também estiveram opinando e, ao final do programa, o resultado final da pesquisa foi uma desaprovação de 80% do governo Paulo Câmara. As péssimas condições das estradas foram os destaques por parte dos ouvintes, principalmente o trecho entre Albuquerque Né e o trevo de acesso para o município de Custódia.

Operação policial erradica roça de maconha na zona rural de Carnaíba


Por André Luis/Nill Junior

Na madrugada desta quarta-feira (23), policiais militares do 23º BPM, erradicaram uma roça de maconha no Sítio Caxi, zona rural de Carnaíba. Segundo informações, foram erradicados 1.370, pés de maconha, além de apreensão de três armas de fogo, uma moto Shyneray, sementes de maconha e sementeiras. Os três indivíduos que estavam no plantio, conseguiram fugir. Ainda segundo informações, a descoberta do plantio, se deu através do trabalho de inteligência, que levantou todas as informações. A operação contou com equipes do GATI, da ROCAM e do Centro de Operações do 23º BPM. Todo o material apreendido foi levado para a delegacia de Carnaíba.

Assessoria Jurídica de Cida Oliveira (Solidão) diz que pré-candidata não será impugnada

Prezado Blogueiro,

A Assessoria Jurídica da pré-candidata a Prefeita de Solidão Cida Oliveira esclarece a toda a população da nossa região, e em atenção especial a querida Solidão, que recebeu com bastante tranquilidade e parcimônia a notícia do pedido de impugnação de candidatura de Cida Oliveira.

Malgrado o entendimento da Douta Promotoria Eleitoral, as contas de governo dos exercícios 2014 e 2016 apontadas como rejeitadas pelo Ministério Público Eleitoral na peça jurídica de sua impugnação, na verdade, foram devidamente aprovadas pela Câmara de Vereadores, órgão constitucionalmente competente para o julgamento do parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas, os quais ainda que inicialmente recomendando a rejeição das contas, podem ser derrubados pela votação de 2/3 dos vereadores, nos termos do §2º do art. 31 da Carta Magna.

Isso é tão verdade que esses julgamentos do Poder Legislativo foram encaminhados ao TCE-PE, que ciente da derrubada do seu parecer técnico arquivou as prestações de contas, conforme pareceres do MPCO.

Portanto, impossível que a pré-candidata Cida Oliveira seja declarada impedida de participar das eleições de 2020, pois não possui nenhum conta de governo rejeitada pelo órgão constitucionalmente competente de forma a possibilitar hipotética inelegibilidade da aliena “g” do art. 1º da Lei do Ficha Limpa.

Com isso repudiamos as cômicas comemorações dos nossos adversários políticos, que cientes da situação jurídica tenta difundir fake news à população alardando um impedimento eleitoral da pré-candidata, que repetimos, não irá acontecer.

Queremos assim tranquilizar a população de Solidão e reafirmar a nossa confiança no Poder Judiciário e no compromisso irretocável de seguirmos firmes na nossa caminhada.

Assessoria Jurídica de Cida Oliveira

Segundo a Apac os próximos 3 meses (Out/Nov/Dez) são os mais secos do ano

A primavera começou no Hemisfério Sul a partir desta terça-feira (22). Em Pernambuco, essa estação traz preocupação para a região do interior do estado. Segundo Patrice Oliveira, gerente de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os próximos três meses são os mais secos do ano.

“Não chove quase nada, principalmente no semiárido, em parte do Agreste e do Sertão. A umidade baixa muito, então nós temos sempre que estar monitorando essa umidade do ar para lançar alertas quando necessário”, disse durante entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (22).

No dia 11 deste mês, o governo de Pernambuco decretou, por 180 dias, situação de emergência em 55 cidades do Sertão, em razão de à estiagem prolongada. Os municípios presentes na lista podem ganhar recursos e auxílios para lidar com o problema.“Neste período, as chuvas param. Podemos ter pancadas pela manhã, logo cedinho, principalmente no litoral. Mas, no restante do estado, há pouca chuva, são inexpressivas”, esclareceu o meteorologista. Ainda de acordo com Patrice, a principal característica da primavera é que os dias são iguais às noites, o que faz o aumento de temperatura até chegar no verão, que começa em 21 de dezembro. Já os ventos fortes, registrados em junho e julho deste ano, ainda continuam. “Até o mês de novembro, nós vamos registrar rajadas de vento superiores a 11 ou 10 metros por segundo”, falou.

O meteorologista afirmou que há previsão de mais chuvas para o interior do estado em 2021.“Nós acreditamos que este ano nós estaremos sob efeito do La Niña, que é o resfriamento da área do Pacífico equatorial. Esperamos que este ano, em comparação com anos que tivemos o El Niño [aquecimento da área do Pacífico equatorial], seja diferente. A gente não ter El Niño e ter La Niña já é um bom princípio para as chuvas do próximo ano para o semiárido, é um ponto positivo”, disse. Com informações do G1 PE.

Calumbi: TCE rejeita contas de 2016 do ex-prefeito Joelson

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou, nesta terça (22), a Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Calumbi referente ao exercício financeiro de 2016, tendo por interessado o ex-prefeito Erivaldo José da Silva, o Joelson.No julgamento, a Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Calumbi a rejeição das referidas contas e ainda fez várias recomendações. A informação é do Afogados On-Line.

~~~Giro pelos Blog’S—(Quarta-feira …23.09.2020)~~~

Cenário confuso no Recife

A sucessão do prefeito Geraldo Júlio (PSB) no Recife está zerada, conforme levantamento do Instituto Opinião abaixo, que voltou a fazer pesquisa para este blog com exclusividade depois de uma paralisação por causa da pandemia do coronavírus. Parceiro do blog já na quinta eleição, Joaquim Braga, dono da Opinião, com sede em Campina Grande, se ausentou porque sua empresa não trabalha com pesquisa por telefone.

Diante desta situação, recorri ao Instituto Potencial, da Bahia, que fez pesquisas por telefone no Recife, Jaboatão e Olinda, em cima deste vácuo deixado pela parceira paraibana. Mas desde que voltou a fazer pesquisas presenciais, o Instituto Opinião, que nos deu uma margem histórica de 99% de acertos ao longo dos últimos 14 anos, renovou nossa aliança e passamos a publicar apenas levantamentos sob a sua responsabilidade.

Neste primeiro cenário traçado, algumas constatações óbvias: os percentuais de intenção de voto são muito baixos entre os candidatos. Marília Arraes (PT), que aparece à frente, não tem 20%, o que, diga-se de passagem, é muito ínfimo. Com as duas máquinas, a do Governo do Estado e a da Prefeitura do Recife, moendo em seu favor, João Campos, por sua vez, não chega a 15%.

Nos cenários de segundo turno, Marília, embora apareça na frente de todos, não tem ainda a segurança de que emplaca a eleição, que vai depender de muitos fatores, entre eles o X da questão PT, partido desgastado pelos escândalos de corrupção na era Lula e Dilma e que, no Recife, não está no palanque dela, mas agarrado aos cargos nos governos Câmara e Geraldo. Uma vergonha, para não dizer um comportamento escandaloso e imoral.

Já João Campos, embora tenha o maior exército de partidos aliados pedindo voto em sua aliança, vai enfrentar o desgaste da gestão PSB no Recife, rejeitada por quase metade da população, segundo a pesquisa. Isso sem falar que passará a campanha inteira se explicando sobre as seis operações da Polícia Federal na Prefeitura gerida pelo se padrinho, o prefeito Geraldo Júlio, que ganhou o troféu de “Hexa” em operações da Federal.

A pesquisa mostra, também, que João tem adversários competitivos na disputa pela segunda vaga no segundo turno, isso levando em consideração que Marília está na frente e, teoricamente, estaria com vaga assegurada na disputa final. São igualmente fortes, pela ordem da pesquisa, Mendonça Filho, do DEM, e a delegada Patrícia Domingos, do Podemos. Aliás, João, Mendonça e Patrícia têm praticamente os mesmos percentuais e fica impossível, a esta altura, ainda sem campanha o start da campanha, que só será dado no próximo domingo, saber quem vai se distanciar de quem nessa competição.

Por fim, é possível concluir, também, que o apoio de Daniel Coelho e do seu partido, o Cidadania, não agregaram em nada à candidatura da delegada, que aparece, numericamente, abaixo de Mendonça. A eleição no Recife promete muitas emoções, mas neste primeiro retrato do Instituto Opinião é inegável de que os quatro principais postulantes– Marília, João, Mendonça e Patrícia – são japoneses, ou seja, iguais em densidade eleitoral.

Apareceu patrimônio – Desde ontem, já é possível vasculhar a vida econômica dos candidatos a prefeito e vereador. Quem cresceu ou decresceu patrimônio. Em Ipojuca, a galinha dos ovos de ouro em arrecadação própria, a oposição já bateu o olho na declaração da prefeita Célia Sales (PTB). Segundo foi constatado, a trabalhista confirmou ter bens avaliados em R$ 1 milhão, tamanho do crescimento de patrimônio em relação a 2016, quando declarou à justiça eleitoral, no ato de registro da sua candidatura, não dispor de nenhum bem que chegasse a esse valor obtido em três anos e meio no poder.

Voto pelo celular – O Tribunal Superior Eleitoral lançou edital a fim de estabelecer parcerias com empresas que desenvolvam um sistema de votação online que possa ser usado pelo celular e sem sair de casa. A tecnologia será testada na eleição deste ano, mas com candidatos fictícios e em 2020 o voto seguirá na urna eletrônica. A ideia do TSE é que alguns colégios eleitorais de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo tenham estandes para testar a nova ferramenta no primeiro turno, em 15 de novembro. O objetivo é buscar formas de reduzir o percentual de abstenção e de diminuir o custo para realização das eleições. As parcerias serão gratuitas. As empresas interessadas deverão manifestar interesse ao tribunal entre 28 de setembro e 1º de outubro.

Inelegível – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro formou maioria para proibir o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) de se candidatar a cargos públicos até 2026, em julgamento de duas ações em que o prefeito é acusado de abuso de poder e prática de conduta vedada. Dos sete integrantes do Tribunal, seis votaram pela punição. Um integrante pediu vistas e deve emitir seu voto na sessão de amanhã. Crivella já anunciou que vai recorrer da decisão, depois que o julgamento for concluído. Ele pode levar a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Crivella respondia às ações devido a dois eventos promovidos pela prefeitura às vésperas da eleição de 2018. As ações foram julgadas em conjunto.

Moro que se cuide – Em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça, mandou um recado para o ex-ministro Sérgio Moro. Afirmou que a quarentena de juízes que queiram disputar cargos públicos precisa ser discutida. “É muito importante que esse tema seja regulamentado”, disse. A magistrada lembrou que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu um prazo de oito anos para que um juiz esteja apto a disputar cargo público após deixar a toga. “Eu acho que o amadurecimento dessa matéria pelo Poder Legislativo é muito relevante e merece um tratamento”, destacou.

CURTAS

RECUOU – A ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União, revogou uma medida cautelar que suspendeu o contrato da PF (Polícia Federal) com a empresa Planet Labs por imagens de satélite. Na última sexta-feira, a própria ministra havia publicado despacho determinando a suspensão do contrato recém-assinado pela Polícia Federal com a empresa. Na decisão de suspensão do contrato, a ministra havia afirmado que análise preliminar de técnicos do TCU teria mostrado que “a aquisição das imagens contratadas, em tese, não agregaria vantagem alguma que já não fosse oferecida pelo monitoramento desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ou mesmo gratuitamente por outras entidades, podendo, eventualmente, configurar prejuízo ao erário federal”.

BOA NOTÍCIA – Motoristas em todo o País terão mais tempo até precisar renovar suas licenças para dirigir. O projeto que amplia o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco anos para até 10 anos teve sua votação concluída, ontem, pela Câmara dos Deputados. O texto também permite acumular mais pontos antes de o infrator ter o documento suspenso pelas autoridades de trânsito, podendo chegar até a 40, dependendo do tipo de multa que receber – hoje o máximo são 20 pontos. Agora, só falta a sanção do presidente Jair Bolsonaro para se tornar lei.

Perguntar não ofende: Um prefeito com metade da população desaprovando a sua gestão tem condições de eleger o sucessor?

~~~~Coluna do FinFa~~~~

Maior bloco política da história – Na cidade de Ouro Velho no Estado da PAraíba, a prefeita Natália e o líder político Dr. Junior, montaram a maior chapa de coligações da história, formadas pelos blocos dos partidos Democratas, PSDB, PTB e Podemos.

A coligação, denominada de “Ouro Velho Avante com o Trabalho”, terá como candidato a prefeito Dr. Augusto e vice o atual vereador Paulo Júnior, ambos filiados ao Democratas, além de 14 candidatos a vereadores.

A chapa da situação deverá enfrentar a chapa da oposição formada por apenas 1 partido (PSD), tendo como candidata Irmã Paula, esposa do atual vice Ike, rompido com o grupo da prefeita, e conta com apenas 3 candidatos a vereadores.

Via Verde – O prefeito de Triunfo-PE, João Batista, postou na sua rede social o sonho que foi realizada: “Quando “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. A via verde é um sonho que vislumbramos a quatro anos atrás e divulgamos no nosso plano de governo. De início as pessoas não acreditaram, outros acharam bom demais para ser verdade, mas hoje tai! Com um bom planejamento, capacidade de negociação e acima de tudo muita fé e força de vontade a gente conseguiu tirar do papel. Ela representa não somente uma via alternativa ao trânsito, mas um verdadeiro parque linear, incremento ao turismo e melhoria da qualidade de vida do nosso povo. O asfalto já tá pronto, agora é cuidar das calçadas, jardinagem e detalhes finais”.

Você sabia –

Que o partido AVANTE, comandado pelo suplente de senador, Waldemar Oliveira, e capitaneado pelo deputado federal Sebastião Oliveira (foto), lançaram o número máximo de pré-candidatos a vereador no Recife, com 59 nomes.

Frase – O Novo MDB É O DO JUCÁ , Padilha, Geddel, Temer’ Estou fora, sou do velho MDB de Guerra. O partido das classes populares, desligadas do interesse do capital vadio e financeiro.(Roberto Requião postou no seu Tweetar)

 

.

Disse –

“Mais um ano que comemoramos a colocação de uma de nossas escolas entre as 10 melhores do estado, nos anos finais do IDEPE, referente ao ano de 2019. Após a nota acima da média no IDEB, temos mais um motivo para parabenizar a qualidade da Educação de Serra Talhada. Estamos vendo o desenvolvimento do nosso município caminhar a passos largos”.(Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, na sua rede social)

Você sabia –

Que um prefeito socialista do Pajeú, em conversa com este blogueiro, confirmou que hoje faltam 52 dias para eleição, e até agora não houve pelo menos uma reunião com o comando do partido no Estado para pelo menos saberem como o partido vai se posicionar com seus candidatos nesta eleição de 15 de novembro.

Anuncia –

O Governador de Pernambuco Paulo Câmara, anuncia às 10 horas desta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, os destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) de 2019. A divulgação do Idepe, que este ano será transmitido online, para acompanhar o evento, basta acessar o link: https://youtu.be/I_7_Ymc0ZMc

Perguntar não ofende –

Finalmente, quem têm contas rejeitadas pelo TCE-PE vai poder disputar as eleições deste ano?

~~Coluna da Folha / Edmar Lyra~~

Patrícia e Daniel podem criar novo pólo de poder no estado

O deputado federal Daniel Coelho fez um movimento que mexeu no cenário eleitoral da disputa do Recife após sair oficialmente do que seria sua terceira tentativa ao Palácio do Capibaribe ao oficializar o apoio à Delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos.

O perfil de candidatura da delegada é parecido com o que foi apresentado por Daniel nas duas ocasiões em que tentou o comando da capital pernambucana, e por isso a aliança foi bem recebida tanto pelo eleitorado de Patrícia quanto pelo de Daniel que viu o deputado ser apunhalado pelas costas pela própria oposição tradicional.

Em tese candidato à reeleição em 2022, Daniel Coelho assumiu a coordenação da candidatura de Patrícia no Recife e em poucos dias já deu pra perceber uma guinada positiva na comunicação e em especial nas redes sociais da delegada, que têm garantido maior engajamento da população. Se porventura a delegada vencer a disputa ou tiver mais votos que a oposição tradicional, Daniel Coelho e a delegada estarão construindo um novo polo de poder em Pernambuco iniciando-se pela capital.

Isso poderá trazer desdobramentos para 2022 onde Daniel Coelho poderia considerar a hipótese de disputar o Palácio do Campo das Princesas com o apoio da delegada e de outros nomes que hoje apostam no projeto do Podemos como o deputado federal Ricardo Teobaldo, os deputados estaduais Wanderson Florêncio e Clarissa Tércio e outras lideranças políticas que se acoplariam ao projeto no decorrer dos próximos dois anos.

Segundo turno – 95 municípios no Brasil com mais de 200 mil eleitores estão aptos a ter segundo turno para escolha de prefeito e vice-prefeito. Em Pernambuco, seis cidades poderão segundo turno: Caruaru, Jaboatão, Olinda, Paulista, Petrolina e Recife. No Brasil, não haverá eleição apenas no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE).

Prazo – 26 de setembro é o último dia para os partidos apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos. A Justiça Eleitoral pede que os partidos fiquem “atentos para evitar congestionamento do sistema no final do prazo”.

Presença – Integrante do diretório estadual do MDB, Jarbas Vasconcelos Filho tem acompanhado diversos candidatos do partido a prefeito e vereador em cidades espalhadas pelo estado. Herdeiro do senador Jarbas Vasconcelos, Jarbas Filho poderá disputar as eleições de 2022 como candidato a deputado estadual.

Exércitos – João Campos conta com 445 candidatos a vereador, seguido de Patrícia Domingos (97) e Marília Arraes (94). O Coronel Alberto Feitosa tem 73 candidatos lhe apoiando. Ex-governador, Mendonça Filho possui apenas 63 candidatos em sua coligação.

Força – Além do tempo de televisão, uma importante contribuição para um candidato majoritário é o apoio dos vereadores na disputa. Isso pode ajudar de forma significativa o candidato a prefeito a levar sua mensagem aos quatro cantos do Recife. Ter poucos candidatos proporcionais lhe apoiando é sinônimo de dificuldade na disputa.

Inocente quer saber – Como virão as próximas pesquisas que foram registradas para prefeito do Recife?

~~COLUNA DO ITAMAR FRANÇA~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

MUDANÇAS

Em Afogados da Ingazeira, no ano de 2016, houve disputa entre três chapas: José Patriota e Alessandro Palmeira, Emídio Vasconcelos e Ramirinho Simões e na terceira via, Itamar França e Cleide França.  Passados quatro anos do pleito anterior, a situação das coligações sofreu grandes mudanças. Alguns partidos foram extintos, como é o caso do PRP- 44, porém outros surgiram. Agora em 2020, pelo lado situacionista, o vice-prefeito Alessandro Palmeira (PSB) tem como companheiro de chapa, Daniel Valadares (MDB), pela oposição Zé Negão e Renon e pela terceira via Capitão Sidney e Roberto Freitas. O racha não consumado, pintado pelo eleitor nas conversas pelas ruas, pelas redes sociais e pela opinião deste BLOGUEIRO manterá a unidade da Frente Popular que conta com certo favoritismo no pleito, isso porque detém uma maior estrutura, a máquina administrativa e um número maior de candidatos proporcionais…

*********************************************************

ATAQUES

Sobre a “temperatura da eleição” em Afogados da Ingazeira, o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) ao fazer o uso da palavra na convenção da Frente Popular que oficializou a chapa Sandrinho (prefeito) e Daniel Valadares (vice-prefeito) afirmou que a campanha deve ser feita de forma propositiva, sem ataques e sem denegrir a imagem de ninguém. Sobre a sua permanência na Frente Popular, Valadares destacou que trata-se de um projeto maior que os interesses pessoais, o qual visa a continuidade de um trabalho de desenvolvimento da cidade.

*********************************************************

TÁ CHEGANDO A HORA!

Aproxima-se a hora da onça beber água. Vários candidatos acham que podem administrar cidades importantes da região do Pajeú com uma varinha de condão. Muito complicada a situação de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada que requer administradores que reúnam capacidade e humanidade. O próximo prefeito de Afogados da Ingazeira precisa ser humano sensível às causas sociais como desemprego, falta de habitação e saúde. Acima disso tudo, a educação tem que ser priorizada. Os debates servirão de norte para muitos eleitores…

*********************************************************

RENOVAÇÃO

A Câmara de vereadores de Afogados da Ingazeira certamente vai passar por mudanças na próxima legislatura. O discurso dos novos candidatos é que a atual legislatura tem se mostrado fraca, apagada e, por vezes, subserviente! Nomes de destaque da atual legislatura não estarão na Câmara no próximo mandato, como por exemplo, Igor Mariano, Zé Negão e Daniel Valadares. Sem nomes fortes e experientes na próxima legislatura, a eleição da nova mesa diretora da Câmara, é muito possível que vejamos um novo protagonismo no Legislativo afogadense. A cidade não possui um Legislativo “protagonista de mudanças” há muito tempo e tem pago caro por isso! Projetos importantes para o desenvolvimento da cidade, como Plano Diretor e tantos outros, não são concluídos porque não temos um Legislativo eficiente!

*********************************************************

É SEMPRE A MESMA COISA…

As pesquisas mostram que o eleitor deseja fazer mudanças no Legislativo, mas não mostra quem serão os “novos líderes” da casa! Ainda é muito cedo para isso, visto que a campanha só começa de fato a partir do dia 27 deste mês. Algumas “boas experiências legislativas” como Augusto Martins, Renaldo Lima e Cícero Miguel lutam para continuar, mas o eleitor é quem vai definir. Toda eleição é assim, o eleitor diz que não está “inclinado a abençoar reeleições no Legislativo” e no final das contas acaba reconduzindo a maioria esmagadora deles ao cargo.

*********************************************************

DIVIDIDA

Em Lagoa dos Gatos a oposição sairá dividida na disputa pela prefeitura do município. Aldenora de Boró e Dr. Marcelo concorrerão o pleito contra o atual prefeito Misso de Amparo. Com as candidaturas registradas, Marcelo e Aldenora buscam suplantar Misso que nos últimos dias melhorou a sua aceitação. A execução de algumas ações na cidade e o aumento no número de pessoas trabalhando no combate a pandemia do novo coronavírus ajudaram bastante a imagem de Misso que vinha desgastada. Como a oposição continua batendo cabeça, numa individualidade daquelas, Misso pode ser reconduzido ao cargo no dia 15 de novembro. Uma união entre Dr. Marcelo e Aldenora de Boró certamente determinaria uma vitória da oposição.

*********************************************************

PATINANDO

O candidato a prefeito pela situação em Inajá Marcelo de Alberto (PSD) patina nos números e não consegue alcançar o ex-prefeito e candidato pela oposição Leonardo Martins (PP) que tem colado a imagem de Marcelo ao prefeito Adilson Timóteo (Avante) que vem num desgaste da molesta. Por mais que Marcelo tente descolar e fazer uma campanha dúbia, hora com Adilson, hora sem Adilson, a campanha cresce de forma acanhada sem causar preocupação a Leonardo. A alta rejeição de Adilson respinga no projeto de Marcelo, pois, ressoa como continuidade…

*********************************************************

EXPECTATIVA

Faltando pouco mais de cinquenta dias para as eleições municipais deste ano, a cidade Afogados da Ingazeira no Alto Sertão do Pajeú tem três candidatos a prefeito e uma média de 100 candidatos a vereador felizes e sorridentes, com a certeza de ganharem a disputa. É possível que, após a divulgação dos resultados, tenhamos uma enchente de lágrimas.

*********************************************************

ENCAMINHADA

A coligação do ex-prefeito Capellaro (MDB), em Lagoa Grande, está com a reeleição encaminhada. As pesquisas internas mostram larga vantagem atual prefeito na disputa eleitoral. A aprovação da gestão de Capellaro o colocam como o grande favorito do pleito de 2020.

*********************************************************

FISCALIZAÇÃO

Para aqueles que pensam em fazer “fretes eleitorais” e levar eleitores para as urnas em virtude do COVID-19, a justiça eleitoral prepara uma fiscalização severa nestes casos.

Em nota PP de SJEgito diz que Romério vai provar inocência

Caro Nill Junior,

A ação de improbidade contra Dr. Romério foi ajuizada pela Prefeitura Municipal de São José do Egito, com clara intenção de prejudicar o nosso prefeiturável, já que rejeição de contas de convênio federal causa inelegibilidade (Evandro Valadares bem o sabe).

Tentam fazer noticia nova de açao proposta pela gestão de Evandro. O povo de São José do Egito sabe quem é direito e quem não é – não cairá na manipulação  dos fatos escondendo a verdade.

A questão da ordem de pagamento, realizada em 02.01.2017, não foi feita por Dr. Romério, e a gestão de Evandro já estava acompanhando tudo, porquanto o representante da empresa realizadora mantinha contato com Paulo de Tarso (genro de Evandro).

De forma clara : usaram a senha de Dr. Romério para tentar incriminá-lo. Inadmissível o sistema bancário ter aceito um comando que já era inexistente, as senhas de prefeito haviam perdido a validade desde 31.12.2016.

Mas acreditamos que a verdade há de prevalecer, a justiça será feita e a mancha que tentam colocar em Romério encontrará os verdadeiros culpados. A justiça não há de falhar!

Coligação PT/PSOL mobiliza lideranças na discussão do programa de governo em SJEgito.

A coligação PT/PSOL, com Rona Leite Para prefeito e Ilane Marques para vice-prefeita de São José do Egito nas eleições de 15 de novembro, mobilizou no último final de semana um bom número de militantes durante reunião , para a adoção de medidas importantes visando o desenvolvimento da campanha de massa (começando pelas mídias sociais por causa da pandemia) .
Foram elencadas no meio dos debates, propostas individuais e coletivas da militância, com a definição dos eixos temáticos de campanha, a tática eleitoral e o cronograma a ser seguido durante os 45 dias de mobilização de massa, na cidade e no campo.
De acordo com Rona Leite, diferente dos candidatos da direita, a coligação PT/PSOL que ele lidera ao lado de Ilane Marques , os eixos temáticos serão discutidos exaustivamente com a população egipciense através de Lives semanais e o programa detalhado rigorosamente e massivamente durante todo o período eleitoral, de forma coletiva e popular.
“Realizaremos, com a participação dos movimentos populares e sociais, da cidade e do campo, concursos públicos para todas as categorias e em todos os níveis, acabando de uma vez com o famigerado contrato, que é um escárnio político-administrativo em detrimento da população humilde do município. São dezenas de cargos que transformam a prefeitura em um verdadeiro cabide de empregos”, criticou o candidato a prefeito.
” Faremos a gestão zero por cento de corrupção, afirmou candidato a prefeito Rona Leite, tendo a militância respondido com um aplauso emocionado que escolheu como slogan de campanha “Governo popular, pelo povo e para o povo”, Avante Gerreiros e Guerreiras Egipcienses “.

Irmão de pré-candidata a vereadora tem carro roubado e é sequestrado em Brejinho

Um homem de 40 anos identificado como Damião José, conhecido como “Cabeça”, teve o o carro roubado na tarde de ontem segunda-feira (21) na cidade de Brejinho. Damião é morador do Sítio Lagoa dos Campos, zona rural do município, e foi levado juntamente com o veículo por homens ainda não identificados.

Damião e seu automóvel até a madrugada dessa terça-feira  a família  sabia de seu  paradeiro  e do veículo Meriva Joy prata, Placa JGK 3173 – Brejinho/PE.

Damião é irmão de Tuca, pré-candidata a vereadora na Terra mãe do Rio Pajeú. Aflita, a família pediu ajuda e fez apelo nas redes sociais para que ele seja encontrado e volte para casa bem.

Damião é irmão da pré-candidata a vereadora Tuca. É uma excelente pessoa, que vive do seu trabalho e foi vítima desse crime,  causou grande aflição para a família e amigos. Damião chegou em casa por volta das 5 da manhã dessa terça(22), mas ainda não se sabe o que aconteceu. A informação do aparecimento do rapaz foi confirmada ao blog pela própria irmã, que alegou não saber mais detalhes sobre o caso. Segundo relatos nas redes sociais, o homem está em casa e passa bem. Não há informações se o veículo  foi localizado. A policia está investigando o caso.

SJEgito atingiu seu maior número de ativos desde começo da pandemia

São José do Egito atingiu seu maior número de ativos desde começo da pandemiaA Terra da Poesia que já tinha registrado um número recorde de pessoas ativas no último dia 14 de setembro, quando 64 pessoas estavam doentes, voltou a registrar maior percentual de pessoas nessa condição, 67 egipcienses estão enfrentando a fase aguda da doença nesta terça (22), ou seja, 11,63% dos casos confirmados até agora ainda estão doentes.

Nely Sampaio diz em nota que atenderá decisão judicial

Caro Blogueiro,

Após tomar conhecimento da nota aqui publicada, senti a necessidade de  comentá-la. Mas esclareço que não tenho intenção de  rebater aqui a decisão judicial.

Como cidadã e pré-candidata do meu município, cumpro decisões judiciais com muito orgulho. Já disse e reafirmo: minha equipe de campanha e eu não debochamos dos instrumentos legais.  Mas é necessário pontuar que o vídeo citado na matéria será retirado do ar, após a devida notificação, pela interpretação sobre a forma como foi feito e não pela existência de inverdades em seu conteúdo.  Já fui vítima de notícias falsas com situação reconhecida pelo judiciário e noticiada no seu blog e mantenho minha posição em não ser conivente com Fake News ou ofensas. Atuo na legalidade, convencionei minha campanha na legalidade, respeitei nosso momento de saúde pública e assim seguirei.             Maria Nelly Sampaio

Vice da chapa PSC/DC promete presença do ex-prefeito Josete na campanha em Tabira

Filiada ao Democrata Cristão, Maria Helena Amaral disse durante entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, que a escolha do seu nome como pré-candidata a vice-prefeita na chapa com Nely Sampaio, foi uma decisão do partido.

Negou que o seu pai, atual vice-prefeito José Amaral, não tenha formado na chapa por estar desgastado, como disse a produção do programa Cidade Alerta, um tio de Nely.

“Entendo que meu pai não passa por desgaste, pois ele não participou do governo. Ele precisa sim, cuidar da saúde e dos seus afazeres”, disse.

Perguntada se o seu tio e ex-prefeito Josete Amaral, que nos últimos pleitos não tem se envolvido, iria pra linha de frente da campanha, Maria Helena adiantou que “ele já está participando, gravando vídeos”.

Maria Helena criticou a saúde no Governo Sebastião Dias.

Mesmo com a chapa PSC/DC, prometendo uma campanha propositiva, o jingle apresentado no dia da convenção e dançado pelas candidatas em aglomeração após o evento, onde a letra diz: ninguém quer o barãozinho e ninguém, quer o comprador, Maria Helena se isentou de culpa.

“O nosso jingle já foi encomendado, e virá de uma boa equipe de fora. Essa música foi coisa de militante. Sobre a comemoração, se resumiu a minha família, em minha casa, que está sempre de portas abertas”, disse.

MPE pede impugnação da candidatura de Cida Oliveira em Solidão

Por André Luis

A Promotoria Eleitoral da 98ª Zona de Carnaíba-PE, propôs ação de impugnação ao registro da candidatura de Maria Aparecida Vicente Oliveira Caldas, a Cida Oliveira, pré-candidata a Prefeitura de Solidão.

Segundo a promotoria, o pedido de registro da pré-candidata não atende o deferimento.

“É impossível, tendo em vista que ela se enquadra na hipótese prevista no art. 1º, I, g, da Lei Complementar n. 64/90, com redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010, segundo o qual são inelegíveis ‘os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição’”.

“Das irregularidades apontadas e do inteiro teor das decisões listadas, observa-se que a impugnada, na qualidade de gestora, cometeu faltas graves e que, em tese, configuram ato doloso de improbidade administrativa”, destaca a promotora Adriana Cecilia Lordelo Wludarski, que assina o pedido de impugnação. Leia aqui a íntegra do pedido.

Retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio, iniciam a partir de outubro

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, anunciou, nesta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa, a autorização para retomada gradual das aulas presenciais para os alunos do Ensino Médio. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno das turmas do 3º ano, previsto para 6 de outubro. No dia 13, as escolas poderão retomar as atividades com os estudantes do 2º ano e, no dia 20, poderão ser reiniciadas as aulas para os alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos.

Para os estudantes, o retorno é opcional e, no caso de o aluno ser menor de idade, a decisão cabe aos pais ou responsáveis. As aulas remotas devem ser mantidas para atender a quem escolher essa opção, mas as escolas também têm a opção de ofertar o ensino híbrido, combinando os dois formatos de aula. “De todas as decisões difíceis que precisamos tomar, desde o início da pandemia, o retorno às escolas foi a maior delas. Mesmo com indicadores da Covid-19 em queda consolidada desde o final de maio, só agora, com a média móvel de casos e óbitos, além das solicitações de leitos de UTI, no patamar equivalente ao do início de abril, autorizamos a retomada de aulas presenciais no Ensino Médio”, disse o governador Paulo Câmara, advertindo que a luta contra o novo coronavírus não acabou.

As instituições precisam observar todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. Entre as principais medidas previstas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e entre os equipamentos escolares – como as bancas e cadeiras – lavagem das mãos e uso do álcool em gel, orientações para todos nas escolas, monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes. Além disso, fica determinado que estudantes, professores e demais profissionais da escola com fatores de risco (idade, doenças crônicas ou gestação) não devem retornar caso não tenham se infectado anteriormente.

A retomada prevê, ainda, que o plano da escola deve ser informado aos pais ou responsáveis, professores e demais colaboradores para que todos compreendam o processo de retorno.

O protocolo também estabelece o monitoramento de casos suspeitos entre estudantes, professores e demais profissionais, com orientações sobre testagem, inclusive dos contactantes na escola e na família. Também está previsto o retorno gradual de acordo com os anos e modalidade de ensino.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado, analisou o contexto de reabertura de escolas com bons resultados obtidos em diversos países.

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destacou a queda em três indicadores importantes para a decisão da retomada das aulas presenciais: número de casos, número de óbitos e demanda por UTI.

A Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde, também terá um centro de testagem da Covid-19 voltada para os professores e demais profissionais da rede estadual de ensino. A estrutura começa a funcionar em outubro com a retomada das aulas presenciais nas escolas, na sede do órgão estadual, no bairro da Várzea, no Recife, das 7h às 15h. Os testes serão realizados mediante agendamento.

Em guerra com a Globo, Record dedica 71 minutos de ataques em oito dias seguidos

Em oito reportagens, que têm em média 9 minutos de duração, o jornalismo da Record acusa a Globo e os irmãos Marinho de uma série de crimes, além de repercutir a delação do doleiro Dario Messer.  “As reportagens trataram de acusações de sonegação fiscal, suposto envolvimento com corrupção no futebol, um certo ‘pacto com Sergio Cabral’ para transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016, importação de cavalos de competição, imóveis de luxo que estariam em situação irregular e negócios com doleiros”, escreve o jornalista.  Outro tema de reportagens da emissora do bispo Edir Macedo é a delação do doleiro Dario Messer, “o doleiro dos doleiros”, que afirmou ao Ministério Público Federal que, durante a década de 90, entregou “em várias ocasiões” quantias entre US$ 50 mil e US$ 300 mil a integrantes da família Marinho.

 

Ação contra Romério por transferência de quase R$ 500 mil sem ser mais prefeito acontece hoje

Prefeito foi acusado de, com senha pessoal, ingressar no sistema da prefeitura de São José do Egito e fazer TED a empresa por torneio conveniado com Ministério dos Esportes

Acontece hoje às nove horas por videoconferência a Audiência de Instrução do processo 0800047-86.2017.4.05.8303 da Ação Civil de Improbidade movida pela gestão Evandro Valadares contra o ex-prefeito Romério Guimarães.

O MPF é có-autor por também apontar a irregularidade.  O caso teve ampla repercussão e já gerou até bloqueio de bens do ex-gestor à época, a primeira  por ordem do Juiz Federal Felipe Mota Pimentel de Oliveira, titular da 38ª Vara Federal.

A polêmica com repercussão jurídica e política tem relação com um convênio com o Ministério do Transporte no fim de sua gestão, em 2016, para realização de um campeonato de futebol, até aí normal e legal.

Problema, acusaram prefeitura e MPF, Romerio usou sua senha de acesso quando já não era mais gestor e acessou o sistema no dia 04/01/2017 para fazer uma transferência de todo o dinheiro para empresa que teria sido contratada por seu governo de quase R$ 500 mil.

O campeonato que deveria ter sido feito em 90 dias,  foi um torneio relâmpago, feito em 7 dias.

Na época do bloqueio de bens, em fevereiro de 2017, Romério afirmou em nota que “a sociedade egipiciense é testemunha de que o evento foi realizado, pois foi parte ativa enquanto atletas e público que aplaudiu e prestigiou as competições”.

~~~Giro pelos Blog’S—(Terça-feira / 22.09.2020)~~~

Aliados desrespeitam governador

A campanha eleitoral de rua e pelas redes sociais só começa de fato e de direito no próximo dia 27, mas em Pernambuco as convenções já foram promovidas sob a marca do flagrante desrespeito ao decreto do governador que trata do distanciamento entre as pessoas por causa da Covid-19. E houve candidatos que desrespeitaram até o calendário eleitoral, antecipando eventos fechados, cometendo um duplo crime, como é o caso do candidato do MDB a prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, que, domingo passado, rasgou o decreto do governador num clube da cidade. Sem máscara, chegou até e exibir seus dotes de dançarino.

Já em Sirinhaém, o prefeito Franz Hacker (PSB), igualmente aliado do governador, foi flagrado em uma situação sem precedentes: na última quarta-feira, liderou uma multidão em caminhada após a convenção que homologou a candidatura do aliado Coelhinho, também do PSB, à Prefeitura. No ato político, o gestor aparece pegando uma máscara usada por um eleitor para fazer uma foto. Hacker passou de qualquer limite imaginável dentro da política.

Além de burlar determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que veda atos que promovam a aglomeração de pessoas durante a pandemia, desrespeita decreto estadual, instituído por um correligionário, o governador Paulo Câmara (PSB). Mais do que isso: ultrapassa qualquer hábito de higiene e não tem receio algum de contrair a Covid-19, dando péssimo exemplo a quem o acompanhava na ilegal caminhada.

Em Salgueiro, a 513 km do Recife, moradores acusaram o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Marcones Sá (PSB), Dr. Edilton (Cidadania), de soltar uma rajada de fogos ao lado da casa de uma moradora conhecida e respeitada na cidade. Os fogos causaram um pequeno incêndio na área. O fogo destruiu as plantas e as caixas de água de Galega, como é conhecida a moradora. Sem falar na poluição sonora, que assustou crianças e animais.

Mesmo com todas as restrições impostas pelo Governo do Estado diante da pandemia do novo coronavírus, o PT de Tabira, no Sertão, por sua vez, promoveu uma verdadeira farra com direito ao não uso de máscara de proteção e aglomeração. A festa aconteceu em um sítio na zona rural e contou com a presença do deputado federal Carlos Veras (PT), o vereador Djalma das Almofadas (PT) e o pré-candidato a prefeito Flávio Marques (PT). Um péssimo exemplo em um momento tão grave.

Desde ontem, este blog, em sintonia com a sociedade e defensor da aplicação da lei por políticos que ignoram as leis, abriu um canal direto com os leitores para que denunciem dessa pouca vergonha na cara. Se você quer denunciar algum político que está desrespeitando as leis eleitorais e as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus na sua cidade, faça um vídeo ou foto e mande para (81) 9.8222-4888. Tenha certeza de que o sigilo será preservado.

Volta às aulas – Em artigo neste blog, postado ontem, o ex-deputado federal Maurício Rands (PT) chegou a defender a volta das aulas presenciais de imediato em Pernambuco. “O MEC deveria coordenar a definição de critérios para a volta: qual a curva de transmissão aceitável? Qual o percentual de alunos por turno? Quais os insumos e instalações mínimos? Como conciliar aulas presenciais e remotas? Qual a rotina de testagens? Qual a estratégia de manejo nos casos de alguma escola com foco de contágio? Foi com planejamento desse tipo que as escolas europeias já voltaram há muito. Antes dos shoppings, bares, restaurantes, hotéis e praias. Áreas que no Brasil parecem ter prioridade sobre a educação”.

PE antecipa – O Governo do Estado autorizou, ontem, a retomada das aulas presenciais para alunos do ensino médio, a partir do dia 6 de outubro. A volta ocorre em três etapas, começando pelas turmas do 3º ano. A decisão é válida para as redes pública e privada do estado. Em Fernando de Noronha, as aulas já voltam a acontecer de forma presencial hoje. Também foram anunciados, em entrevista coletiva transmitida pela internet, ontem, um centro de testagem no formato “drive-thru” e outro específico para profissionais da educação.

Em queda – Após cinco semanas de queda consecutiva na média diária de mortes por covid-19, o Estado de São Paulo viu esse cenário ser interrompido. De acordo com dados oficiais, a média diária de mortes na última semana epidemiológica no Estado de São Paulo, encerrada no dia 19, foi de 194, aumento de 8% em relação à semana anterior. Mas, na comparação com os últimos 14 dias, ainda há ligeira queda, de 1%. Esses dados se referem à última semana epidemiológica, encerrado sábado passado. Ainda é necessário observar os próximos dados para apontar se existe nova uma tendência de aceleração da doença.

Vacina em SP – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, ontem, que o Estado receberá já no próximo mês cinco milhões de doses da vacina CoronaVac. Segundo o anúncio feito pelas redes sociais, até dezembro serão 46 milhões. “Os testes continuam com os médicos e enfermeiros voluntários em seis Estados e, em breve, se tudo correr como planejado, poderemos imunizar milhões de brasileiros”, afirmou. A CoronaVac é uma vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, que começou a ser testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantã em 20 de julho em 9.000 profissionais de saúde. É uma das mais adiantada em fase de testes, junto com a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford. A primeira e a segunda etapa de testes ocorreram na China, com cerca de 1.000 voluntários.

CURTAS

HUCK SINALIZA – O apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), cotado para disputar a Presidência em 2022, chamou para si, ontem, o protagonismo em debater e propor medidas para transformações sociais, econômicas e ambientais no País. Em reunião do Conselho Político e Social (Cops) da Associação Comercial de São Paulo da qual o Estadão participou, ele disse querer “mobilizar, liderar e fomentar uma geração”. Huck foi questionado por um integrante do Cops se “tem coragem” de ser candidato a presidente. “Estou aqui”, respondeu, antes de ponderar que, por enquanto, se vê como “cidadão ativo” e dizer que atua sem intenções de poder.

NORONHA – A empresa Gol anunciou, ontem, que vai voltar a operar em Fernando de Noronha. A companhia paralisou as atividades na ilha, no início da pandemia da Covid-19, em março. A informação de retorno foi confirmada em nota pela Assessoria de Imprensa da empresa. “A Gol Linhas Aéreas retoma voos para Fernando de Noronha a partir de outubro, com frequência diária. Por isso, os bilhetes já estão sendo disponibilizados para compra nos canais de vendas da companhia”, informou a nota. A outra empresa que opera na ilha, a Azul Linhas Aéreas, não paralisou as atividades na pandemia e seguiu com viagens semanais.

Perguntar não ofende: O ministro Paulo Guedes resiste até quando no Governo sendo esvaziado pelo próprio presidente?

~~~~Coluna do FinFa~~~~

Será retomada hoje – Em conversa com este blogueiro ontem (21) a Presidente da Compesa, Drª Manuela Marinho, confirmou que: a Compesa foi comunicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que a operação do Sistema Adutor do Pajeú, será retomada nesta terça (22). Com isso, o fornecimento de água começará a ser normalizado, gradativamente, nas cidades de Tabira, Afogados da Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito, além do distrito de Riacho do Meio, que fica no mesmo município.

Hoje – No ano em que comemora 75 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza pela primeira vez em sua história uma Assembleia Geral virtual. Líderes de todo o mundo não estarão reunidos em Nova York, como tradicionalmente, mas discursam em vídeos pré-gravados. O primeiro a falar é o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, às 10 horas. O chefe de estado do Brasil abre o debate geral desde 1947. Em um momento de críticas internacionais à política ambiental no Brasil, com aumento nos registros de queimadas na Amazônia e no Pantanal, o discurso de Bolsonaro deve tratar da questão ambiental.

Continua – Enquanto em algumas cidades do Pajeú, as barreiras sanitárias, já não estão funcionando, na cidade de Ingazeira-PE, o trabalho continua, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com Equipe de apoio e enfrentamento ao Coronavírus e Equipe de Bombeiros Civis, com apoio da Secretaria de Assistência Social, estão realizando os trabalho nas entradas da cidade, onde orientam sobre os cuidados necessários de higienização, uso de máscara , assim como identificar pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal que necessitem ser encaminhadas para as UBS’s e viajantes que necessitem ser monitorados. São entregue máscaras e panfletos sobre a COVID 19.

Convidado – O Governo do Estado convidou a gestão de Iguaracy e a Rede Municipal de Educação, para a Premiação do IDEPE que será realizada através de uma solenidade virtual que ocorrerá amanhã 23 de setembro. Segundo a Secretária Municipal de Educação de Iguaracy, Rita de Cássia, este evento é considerado no Estado o mais importante do calendário da educação pública de Pernambuco. ”O Prêmio IDEPE é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GRE) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado”, pontuou a secretária.

Boletim – A Secretaria Municipal da cidade São Caetano-PE, no agreste, emitiu mais um Boletim Diário da Covid-19, ontem (21), onde confirmaram que foi diagnósticado um caso positivo
para Covid-19, agora o munícipio registra 476 casos confirmados.

Coisas da política – O candidato a prefeito do PSB na cidade de Salgueiro, será o ex-prefeito e médico, Marcones Libório, o deputado federal Gonzaga Patriota, não apoia seu colega de partido, e sim o atual prefeito Clebel Cordeiro (MDB).

Frase – “Os índices têm reduzido desde junho, e em setembro, a tendência continua. Ou seja, é o quarto mês de redução consecutivo”.(Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, destacando a queda em três indicadores importantes para a decisão da retomada das aulas presenciais)

Julga hoje – O Tribunal de Contas de Pernambuco TCE-PE, julga nesta terça-feira (22), a prestação de contas de Governo da Prefeitura de Calumbi, referente ao exercício financeiro de 2016. O relator do processo é o conselheiro substituto, Marcos Flávio e o prefeito responsável, Joelson (foto).Informação Júnior Campos.Net

Você sabia – Maior partido de centro-esquerda do país, o PT chega às eleições 2020 sem governar nenhuma cidade entre as cem mais populosas do país, segundo levantamento feito pelo UOL.

Perguntar não ofende – Quantos vereadores de mandato em Afogados da Ingazeira irão conseguir se reeleger na eleição de 15 de novembro?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Vereadores estão animados com projeto de João Campos 

Com poucos dias de campanha após as convenções, o candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos, vem cumprindo uma maratona de agendas com vereadores e candidatos a vereador do Recife com densidade eleitoral na capital pernambucana. Para alguns vereadores, a receptividade da candidatura de João Campos nas comunidades é a melhor possível.

Para um parlamentar, João não é Eduardo, mas é um candidato muito bom de ser apresentado à população, uma vez que é atencioso com a população e sempre tem sido recebido com o respeito dos recifenses que apostam na manutenção do legado de Eduardo Campos, seu pai, falecido em 2014.

Deputado federal mais votado da história de Pernambuco, João Campos conta com outro ativo importante para impulsionar seu projeto, que é a gestão de Geraldo Julio, que em oito anos fez o Hospital do Idoso, o Hospital da Mulher, diversas Upinhas 24 horas, diversos Compaz, a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, a requalificação do Geraldão e ainda teve outras obras importantes como o Mais Vida nos Morros que levou dignidade a comunidades carentes da cidade.

Este parlamentar finaliza com a seguinte avaliação: “Quando tudo isso for ao guia eleitoral do rádio e da televisão, o eleitor recifense entenderá que em time que está ganhando não se mexe, e que João Campos é a jovem promessa que foi se consolidando no profissional com a desenvoltura de quem tem jeito pra coisa, continuando o que já foi feito e melhorando o que ainda pode melhorar”.

Secretarias – Os candidatos a prefeito do Recife Charbel Maroun (Novo) e Delegada Patrícia Domingos (Podemos) apresentaram propostas semelhantes de reduzir o número de secretarias. O primeiro quer cortar 50%, enquanto a segunda promete reduzir o número em 20%. Atualmente a cidade possui 25 secretarias.

Donald Trump – O candidato a vice-prefeito do Recife na chapa encabeçada pelo Coronel Alberto Feitosa (PSC), Wellington Carneiro, está sendo considerado o sósia do presidente americano Donald Trump. O Coronel Feitosa aproveita a fama de Trump para explorar a pauta bolsonarista na capital pernambucana.

Lamentável – Muita gente lamentou a depredação da escultura de Ariano Suassuna ontem. Há um claro desrespeito destes vândalos com a nossa história, pixando ruas e monumentos e quebrando alguns deles como ontem. Que os culpados sejam identificados e punidos por tamanha barbárie.

Daniel Coelho – O deputado federal Daniel Coelho ficou com mais disponibilidade de construir bases no interior. Além do Recife, onde ele tem boa partida histórica, o parlamentar está bem posicionado em algumas cidades como Goiana, São José da Coroa Grande, Timbaúba e Vicência, ora com prefeitos, ora com candidatos competitivos.

Inocente quer saber  Se Jair Bolsonaro não pedir votos para candidatos no Recife, quem será o mais prejudicado?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

2020 é ano de eleição; quem vai ser candidatar para os cargos de vereador e prefeito

REGISTROS

Os sete candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira que foram previamente anunciados pelos partidos e coligações, solicitaram o registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco dentro do prazo. No voto majoritário, NENHUMA candidata concorre na representação feminina, NEM mesmo no cargo de vice-prefeita. Alessandro Palmeira compõe com Daniel Valadares, Zé Negão com Renon de Ninô e Capitão Sidney com Roberto Freitas.

*****************************************************

É CANDIDATO QUE SÓ MOLESTA!

Na disputa às vagas de vereador, mais de 100 candidato(a)s fizeram pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, mas nada impede que esse número possa aumentar. Isto pode acontecer devido às vagas remanescentes e outras hipóteses legais que poderão ser requeridas. O número de candidatos registrados este ano, é superior ao que foi registrado nas eleições municipais de 2016, quando houve 62 solicitações de registro de candidaturas.

*****************************************************

8 PARTIDOS

Para o pleito deste ano foram confirmados registros de três coligações majoritárias e de oito partidos, que concorrerão na proporcional. São eles: PTB, PSD, PV, MDB, PODEMOS, PDT, PSB, PT. Outras agremiações partidárias estão vigentes no município de Afogados da Ingazeira, porém, não apresentarão candidatos na majoritária nem mesmo na chapa proporcional…

*****************************************************

SAIA JUSTA…

Em Ingazeira, o pouco envolvimento de Mário Viana no processos eleitoral tem deixado o empresário Luciano Moreira (PODEMOS) em saia justa. É que parte do eleitorado de Mário tem migrado para o grupo situacionista que tem o ex-prefeito Luciano Torres (PSB) como candidato a prefeito. Empenhado em outro projeto, Mário pouco tem dado importância a pré-campanha de Moreira, muito embora tenha na chapa um nome do MDB, partido que coordena no município.

*****************************************************

IMPULSIONOU

O nome do delegado Israel Rubis (PP) na chapa encabeçada pelo candidato a prefeito Wellington Maciel (PSB), IMPULSIONOU a sua disputa ao cargo. O empresário “reacendeu” a chama até então adormecida pelo desgaste da prefeita Madalena Brito (PSB) que vinha numa rejeição tremenda. A indicação de Wellington foi uma jogada certeira que mexeu no tabuleiro político local. Madalena andava perdida a procura de alguém que fosse de fato para o sacrifício… Há uma perspectiva de acirramento na disputa direta entre Zeca Cavalcante (PTB) e Welington Maciel (PSB), este último candidato com grande tendência de crescimento… No momento Zeca desponta com uma determinada margem de frente do seus oponentes.

*****************************************************

DECIDIRIA…

A candidatura da vereadora Cybele Roa (Avante) a prefeitura de Arcoverde continua firme e não haverá desistência, como muitos imaginam. A médica decidiria a eleição, caso tomasse uma posição de desistência em detrimento ao apoio a qualquer dos dos candidatos, Cybele daria um impulsionamento em qualquer das chapas. A campanha de Cybele está na rua e não há nem sinal de desistência. Pelo visto, vereadora e médica não está muito para acordo político…

*****************************************************

RODRIGO ROA

Por falar em Cybele, o médico Rodrigo Roa (Avante) esposo da médica Cybele Roa irá disputar uma baga na Câmara Municipal de Arcoverde. Com uma túia de serviços prestados na área médica da saúde no município, Rodrigo é um dos favoritos a ocupar uma vaga no legislativo municipal e pode despontar entre os três vereadores mais votados das eleições deste ano.

*****************************************************

NA DISPUTA

A ex-vereadora Ana Maria Santos que havia anunciado a sua desistência de concorrer uma vaga na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira voltou atrás da decisão e registrou a candidatura. Filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Ana foi convidada para completar o percentual da coligação, evitando barrar o velho Baixinho da Oficina de concorrer o pleito.

*****************************************************

PEGOU MAL

Uma imagem inusitada viralizou nas redes sociais, mostrando o candidato a prefeito Wellington Maciel (PSB) na qual o empresário aparece dançando em um evento descendo até o chão, e se transformou num dos principais assuntos entre os moradores. Seus opositores alegam que Wellington quer se  apresentar no momento como uma figura popular utilizando tal artifício.

*****************************************************

DESAFIO

O ex-prefeito de Carnaíba, José Francisco FilhoDidi da Felicidade terá pela frente um grande desafio: eleger o filho Matheus Francisco vereador nas eleições que acontecem em 15 de novembro. Filiado ao DEM, o jovem tenta pela primeira vez uma vaga no legislativo e contará com a ajuda do pai que já administrou o município. Devido ao eleitorado de Didi ser mais maturo, Matheus terá que buscar o boto no eleitorado jovem, inda mais nessa pandemia, que ameaça muita gente de ir a urna. RISCO – Em 2012, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) não conseguiu eleger o filho (Jarbinha) vereador do Recife, o mesmo aconteceu em Ingazeira, quando o ex-prefeito Zé Verás não obteve êxito no projeto do seu filho ao legislativo. A verdade é que o tal do voto para vereador é bicho difícil da molesta, ô bichim ruim de conquistá! Oxe.

HREC realiza sua primeira hemodiálise

Por André Luis/Blog Nill Junior

O diretor do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), Sebastião Duque, informou ao blog, que foi realizado, nesta segunda-feira (21), na unidade hospitalar, o primeiro procedimento de hemodiálise.

Segundo o diretor, a paciente é uma senhora de 69 anos, positivada para Covid-19, sofrendo de Insuficiência renal aguda.

Ainda segundo Duque, a equipe do Dr. Cícero Brasileiro foi a responsável pelo procedimento.

Justiça determina remoção imediata da internet de conteúdo publicado pela pré-candidata Nelly e seu esposo

Nesta segunda-feira (21), a Justiça Eleitoral determinou a imediata remoção da internet de conteúdo publicado pela pré-candidata do PSC, Dra. Maria Nelly e seu esposo Laelson Alves.

Em sua página nas redes sociais, a candidata veiculou um vídeo em que sugere “caixa-preta” na gestão de Tabira e, ao final, diz que com ela a gestão será diferente. Também houve, por parte dela e do esposo, o Dr. Laelson Alves, o compartilhamento de propaganda eleitoral antecipada.

A decisão judicial determina a imediata remoção dos conteúdos do ar sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 caso não retirem em 24h após a notificação.

A Representação Eleitoral por propaganda eleitoral antecipa, foi feita pela Assessoria Jurídica do pré-candidato a prefeito pelo PT, Flávio Marques.

Leia aqui a íntegra da decisão assinada pelo Juiz Eleitoral Jorge William Fredi.

SJEgito / Posto de saúde de Mundo Novo foi reformado

Posto de saúde de Mundo Novo foi reformadoFoi entregou na manhã dessa segunda (21), a recuperação do prédio do posto de saúde da comunidade de Mundo Novo. Participaram da entrega servidores que trabalham no local, além da coordenadora da atenção básica Cecilia Diniz, da coordenadora de PNI Laura do Prado, do secretário de saúde Paulo Jucá, do médico  que atende na comunidade Dr. Hugo Rabelo e alguns agentes comunitários de saúde.

Foram feitas melhorias internas e externas, com recuperação da parte hidráulica, elétrica, colocação de cerâmica nas áreas comuns da unidade, além de recuperação da pintura e telhado.

Waldemar Borges faz pazes com Patriota e reafirma apoio contra o PSB em Tabira

Waldemar Borges nunca escondeu sua frustração por nunca ter sido votado em Afogados da Ingazeira pelo prefeito José Patriota . A mágoa era quase visceral. Sem arrodeios, chegou a falar de sua decepção à Rádio Pajeú.  Para ele o não apoio de Patriota soava como uma facada política nas costas. No cenário local, para muitos era um entusiasta da candidatura própria de Totonho Valadares. Até a vice-governadora Luciana Santos teve uma ida à casa de Valadares articulada por ele.

Mas como dizia o experiente cacique, política é como as nuvens, mudando de posição ao sabor dos ventos.

Esse fim de semana, Borges, Alessandro Palmeira, Daniel Valadares e José Patriota apareceram abraçados para brindar a aliança que fechou a chapa Sandrinho-Daniel.

“Sandrinho Palmeira e Daniel Valadares são jovens testados e aprovados pelos afogadenses e carregam em suas histórias o compromisso e o trabalho desenvolvido em Afogados”, disse, destacando também o encontro com José Patriota.

Em Tabira, Waldemar Borges esteve hipotecado apoio à chapa Nelly Sampaio e Maria Helena. Na Cidade das Tradições, Wal não quis conversa com o alinhamento de seu partido, o PSB, com o PT de Flávio Marques e Carlos Veras, mesmo com a chapa das mulheres ligada ao clã Ferreira, ligado por sua vez ao Bolsonarismo. “As Marias guerreiras vão conduzir Tabira por um caminho de mudanças.  Podem contar conosco!”

Sinais exteriores de impopularidade

Por Helena Chagas*

Vivemos tempos políticos extremamente voláteis, e a popularidade que se registra num dia pode facilmente virar fumaça no outro. Da semana passada para cá, três fatores concorrem para abalar os números de Jair Bolsonaro, que pelas pesquisas anda com uma aprovação nacional perto dos 40%:

1. Os números do desemprego começaram a subir de forma mais acelerada, concentrando na última semana de agosto um contingente de mais um milhão de desocupados que resolveram procurar ocupação e elevando o percentual geral para 14,3%;

2. A redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300, valor que começou a ser pago na semana passada. Além de doer no bolso dos mais de 60 milhões de brasileiros que o recebem, tem impacto na economia como um todo, reduzindo o poder de compra e contribuindo para queda maior do PIB. O aumento da inflação dos alimentos joga mais lenha nessa fogueira;

3. As queimadas no Pantanal. Assim como ocorreu no ano passado, quando a cobertura intensiva e as manifestações internacionais pelo desmatamento da Amazônia tiveram repercussão negativa na popularidade presidencial, é possível prever que as imagens do fogo e de animais calcinados e a fumaça que alcança estados distantes produzam seus abalos.

É cedo para se prever o alcance e a duração desse efeito, e se ele já se fará sentir na próxima parada do calendário político, a eleição municipal de novembro. Nos últimos anos, tem sido bastante limitada a nacionalização das eleições para as prefeituras. Mas é possível que, em locais do Nordeste, por exemplo, o eleitor que não recebia nada e agora ainda tem R$ 300 esteja satisfeito com Jair Bolsonaro e tenda a votar em quem se identifica com ele.

Nos grandes centros, porém, a situação pode ser outra. Nesse sentido, o Ibope sobre a eleição de São Paulo divulgado neste fim de semana pelo Estadão trouxe boas e más notícias para Bolsonaro. Seu candidato, Celso Russomano, está na frente – ainda que tenha estado assim no início da corrida em quase todas as eleições majoritárias de que participou e, ainda assim, não ganhou.

Mas má notícia mesmo, para Bolsonaro, é o dado de que 47% dos paulistanos afirmam que o apoio do presidente a um candidato diminuiria sua vontade de votar nele. Seu apoio influenciaria positivamente 24% dos eleitores, e Bolsonaro é o cacique nacional que mais afugente eleitores em SP. O ex-presidente Lula, por outro lado, aparece como o cabo eleitoral mais forte na capital paulista:32% se inclinam a votar num candidato apoiado por ele, embora outros 40% seriam afugentados.

*Jornalista

Seis homens que participaram de assalto à Banco em Coremas, são mortos pela PM da Paraíba. Um deles era de Afogados.

Mais Pajeú /Editado segunda-feira 15h

Seis homens suspeitos de participar de um assalto na agência bancária na cidade de Coremas, Paraíba, foram mortos na tarde deste sábado (19) durante confronto com a polícia.

O tiroteio aconteceu nas imediações do sítio Pocinhos, zona rural de Catingueira no Sertão da Paraíba.

A ação que fez a PM chegar ao bando, teve o apoio da Polícia Federal e Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba. As equipes do GEOsAC, 13º Batalhão e Batalhão de Polícia Ambiental continuam na mata para prender outros dois integrantes da quadrilha.

O arsenal apreendido com o bando é composto por fuzis, espingardas, pistolas e revólver. As identificações dos acusados ainda estão sendo confirmadas. O caso será levado para a delegacia de Polícia, em Patos.

Polícia da PB identifica suspeitos de roubo a banco mortos em confronto no último sábado (19), e nenhum é de PENo confronto a polícia conseguiu recuperar todo o armamento utilizado pelo grupo, além de todo o dinheiro levado na explosão da agência bancária de Coremas na quarta – feira passada. As polícias Militar e Civil continuam em diligência e a operação ainda está em andamento para encontrar pelo menos mais dois suspeitos que estão foragidos.

Na noite do domingo (20), um homem identificado como Lucas Soares Pereira foi preso em Catingueira, Sertão da Paraíba. Ele também é suspeito de envolvimento na explosão.

Um dos assaltantes foragiu para a mata. A ação policial conta com o apoio do helicóptero acauã da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social.

Um dos envolvidos é de Afogados da Ingazeira, Francisco Humberto, conhecido por Júnior (foto). Ele atualmente residia em Recife. Boatos que teriam outros envolvidos de Afogados, porém nada oficialmente confirmado.

.

Vereador Marcos Crente afirma que consenso definiu o seu nome como vice

Falando ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM sobre o processo de escolha do seu nome como candidato a vice na chapa da coligação MDB/DEM, o vereador Marcos Crente inicialmente agradeceu ao grupo da ex-vice-prefeita Genedy Brito, ao ex-vereador Sebastião Ribeiro e ao empresário Zé da Sulanca, pelo consenso. A pesquisa prometida pelo ex-prefeito Dinca Brandino para a definição do nome, não aconteceu, disse Marcos. Provocado a dizer quem será o candidato, da coligação, Marcos Crente declarou que “É Dinca, mas se for Nicinha, não tem problema, deixa acontecer…”, ou seja, a insegurança mesmo com o ex-prefeito garantindo ter todas as certidões, continua. O vereador atacou a gestão Sebastião Dias, citando que a zona rural vive um descaso e definiu a saúde como quadro de abandono. O DEM, de Marcos Crente, não tem nenhum candidato a vereador.

Estreia do Afogados FC na Série D valeu pelos 3 pontos

(Foto: Cláudio Gomes)

Blog Nill Junior/

Com uma atuação abaixo da crítica, o Afogados FC se valeu da falha do goleiro Jean Pereira para conquistar a primeira vitória na Série D do Campeonato Brasileiro.

A equipe Cearense do Floresta, mesmo sem jogar um grande futebol, merecia melhor sorte. O gol do Afogados foi anotado por Alan aos 36 do segundo tempo. A Coruja do Sertão ficou devendo o futebol ofensivo, prometido pelo técnico Adelmo Soares que ao final classificou como “um bom jogo”.

Com o resultado a Coruja larga com 3 pontos , no grupo 3, assim como o Globo/RN que derrotou o Atlético/PB por 2 a 1.  No próximo sábado (26), o Afogados fará sua segunda partida na série D, enfrentando o Campinense que empatou com o América em Natal em 0 a 0 no sábado. As informações são de Anchieta Santos para o blog.

~~~~Giro pelos Blog’S~~(Segunda-feira 21.09.2020)

Quem já pode encomendar a beca

Faltando menos de dois meses para as eleições de 15 de novembro é possível se constatar situações extremamente confortáveis para quem está no jogo bruto da política. Na Região Metropolitana do Recife, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), é um desses casos que já pode encomendar a beca da posse. Está sem adversários, voando em céu de brigadeiro.

Caruaru, no Agreste, depois dos grupos José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB) virarem castelos de areia, com a desistência de ambos, que já governaram o município, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) só não se reelege no primeiro turno se vier a ser atropelada por um fato que tenha relevância e seja assimilado como ojeriza pelo seu eleitorado cativo e exigente. Ficou igualmente extremamente bem posicionada, sem concorrentes.

Outro que pode encomendar também a roupa da posse é o prefeito Miguel Coelho (MDB), de Petrolina. Deve sair das urnas, aliás, como o mais votado no Estado. Seu principal adversário, o ex-prefeito Odacy Amorim (PT), deixou de há muito representar qualquer ameaça que atropele a reeleição do emedebista. O ex-prefeito Júlio Lossio (PSD), que representa o maior grupo de oposição, jogou o filho Julinho (PSD) na fogueira, depois de ver Lucas Ramos, seu candidato preferido, jogar a toalha, fritado pelo PSB e o Palácio.

Entrando para o Interior, em municípios acima de 40 mil habitantes, Afogados da Ingazeira, minha terra, também não tem eleição. Ali, quem poderia ir para o enfrentamento com Alessandro Palmeira (PSB), candidato apoiado pelo prefeito José Patriota, era o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB), que acabou se compondo com o prefeito. Indicou um filho para vice. Só restou a candidatura do vereador Zé Negão, do Podemos, que não é nem nunca será páreo para a estrutura de Patriota.

Nenhuma descrição disponível.

(Anchieta e Adelmo)

Também no Pajeú, Itapetim, o berço imortal da poesia, se insere nesse universo sem disputa. O prefeito Adelmo Moura (PSB) vai ser reeleito pela quarta vez sem nenhuma ameaça. Tudo porque tem aprovação recorde não apenas da gestão atual, mas também das duas anteriores. É um dos melhores quadros técnicos e de gestão da atualidade. Ainda no Pajeú, em Carnaíba o prefeito Anchieta Patriota, também no terceiro mandato, é daqueles que nem precisam fazer campanha. Se ficar em casa, ainda assim será reeleito. Não tem adversário.

Há, também, casos inusitados, como dos municípios de Jupi, Alagoinha e Terezinha, no Agreste, cujos prefeitos vão à reeleição como candidatos únicos, sem adversários na oposição. Em Jupi, o prefeito Marcos Patriota, do DEM, não tem adversário nem na eleição proporcional. Ali, todas as nove cadeiras da Câmara são ocupadas por correligionários e os dezoito postulantes a vereador são aliados do prefeito. Um cenário dos sonhos para qualquer gestor.

( Candidaturas únicas: Jupi, Alagoinha e Terezinha)

Marcos Patriota avalia que a inexistência de opositores é fruto de boa gestão. “Nós trabalhamos em prol do povo e temos o reconhecimento até da oposição, que retirou a candidatura para que o trabalho que está sendo feito continue por mais quatro anos”, disse. Para quem não gosta da rinha política, Jupi deve deixar muitos políticos com uma pitadinha de inveja saudável.

Condições favoráveis – Há outros municípios com candidatos extremamente favoritos, mas sem poder ainda comemorar de véspera. Um desses casos é Zeca Cavalcanti, candidato do PTB em Arcoverde. Duas vezes prefeito, ex-deputado federal, responsável pela eleição da prefeita Madalena Britto (PSB), criatura que se rebelou contra o criador, Zeca abriu 20 pontos de diferença na pesquisa do Instituto Opinião frente aos seus dois adversários – Wellington Maciel (MDB) e Cibely Roas (Avante). Zeca, entretanto, já está enfrentando uma campanha baixa e agressiva. Ali, a temperatura tende a ficar um deserto do Saara.

Cotação alta – Outro potencial candidato a levantar o canudo na posse é Silvino Duarte, candidato do PTB em Garanhuns. Além de ter largado com 11 pontos de frente diante dos seus dois adversários, tem a seu favor o passado de excelente prefeito e ser apoiado por um gestor muito bem avaliado, o também trabalhista Izaias Régis, um dos prefeitos mais populares do Estado. Quem conhece a política municipal sabe que gestores em sintonia com a população têm amplas chances de reeleição, quando estão em disputa por um segundo mandato, ou de emplacar o sucessor, o que se aplica neste caso a Izaias.

Cenários – Há municípios, entretanto, que não se pode arriscar palpites, com eleições disputadíssimas: Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Salgueiro, Tabira, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque é um dos raros dos quadros petistas com chances de emplacar a sua candidata Márcia Conrado. O adversário mais competitivo era o ex-prefeito Carlos Evandro, que o elegeu, mas preferiu ficar de fora depois de uma intervenção cirúrgica no coração, indicando sua esposa Socorro Brito (Avante), que em sua gestão assumiu com bastante êxito a área social em seus dois mandatos. No Cabo, o prefeito Lula Cabral (PSB) tem tudo para emplacar o quarto mandato.

Toritama – Terra do jeans, Toritama também tem cenário favorável para reeleição do prefeito Edilson Tavares (MDB), que repete a sua chapa tendo na vice Romero Filho (PSDB), filho do prefeito Romero Leal, de Vertentes, também na disputa pela reeleição em céu de brigadeiro. Em Pesqueira, a liderança nas pesquisas é do Cacique Marquinhos, do Partido Republicanos. Já em Custódia e Sertânia, duas das principais cidades do Moxotó, é dada como certa a reeleição dos prefeitos Manuca (PSD) e Ângelo Ferreira (PSB), respectivamente. Em Tuparetama, Sertão do Pajeú, o prefeito Sávio Torres (PTB) é favorito a conquistar o seu quarto mandato.

CURTAS

INFERNO DE DANTE – Se depender de claridade nos logradouros públicos para ser reeleito, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), está frito. Ninguém sabe o que ele faz, na verdade, do dinheiro arrecadado com a taxa de iluminação pública. A cidade está num breu total, mas parecendo com o Inferno de Dante. Nem as lâmpadas das principais áreas da cidade ele repõe. Se Paulo Marques estivesse vivo e ainda com o seu programa de grande ibope na radiofonia pernambucana, esse prefeito tinha presença cativa no quadro da carrocinha, que ridicularizava e expunha gestores relapsos, sem compromisso com a população.

NETINHO NA LIVE – A live de hoje deste blog será com o cantor baiano Ernesto de Souza Andrade Júnior, o Netinho, um dos precursores do axé music no País. Na pauta, a relação artística com o presidente Bolsonaro e o tratamento que a categoria recebe do Governo. Também sua carreira, os desafios do mercado musical hoje no Brasil, o cenário nacional e suas posições políticas, inclusive um movimento que lidera em favor de adeptos do Governo Bolsonaro. Será às 19 horas pelo Instagram. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote aí o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Mais uma segunda, a mesma perguntinha: a quem Polícia Federal vai dar bom dia esta semana?

—Coluna do FinFa—

Clamor – a população de Afogados da Ingazeira pena com a falta de água em toda a cidade.

São constantes as reclamações nas rádios da cidade, blogs e redes sociais.

Posso afirmar que é um verdadeiro absurdo, como cidadão afogadense que também passa pela falta do líquido precioso. É imoral uma cidade que tem três fontes de abastecimento passar pelo que estamos passando.

Afogados é abastecida por Adutora do Pajeú, com água da Transposição, Adutora Zé Dantas e a Barragem de Brotas, com 100% de sua capacidade, esborrando com diz o matuto, “cheia até a tampa”.

A COMPESA é campeã de reclamações e as notas de esclarecimento que emite não convencem os afogadenses.

A Drª Manuela Marinho, deveria se pronunciar, como presidente desta Empresa, que ultimamente presta um desserviço à população do Pajeú.

Basta lê acima as reclamações do grupo de WhatsApp da COMPESA/Imprensa do Pajeú.

A situação, tenham certeza, afirmo e reafirmo, é imoral e desumana!

Coisa da política – Em época de eleição tudo se acerta entre os politicos. Como é do conheicmento de quem acompanha a política de Afogados da Ingazeira, a relação do prefeito José Patriota com o deputado estadual Waldemar Borges, nunca foi das melhores. Neste final de semana, eles se encontraram na residência do prefeito, em companhia dos pré-candidatos da chapa da Frente Popular, Alessandro Palmeira e Daniel Valadares, com direito a elogios do deputado.

Confirmou – Neste domingo (20), a Secretaria de Saúde de Ingazeira, confirmou em seu boletim epidemiológico, a primeira morte por Covid-19 no município. A vítima foi a filha do vereador Genivaldo de Souza (GENO), Gislenne Márcia (foto), 30 anos, que faleceu no final da manhã de ontem (20) no Recife. Ela estava grávida e teve pré-eclâmpsia. Foi feita uma cirurgia cesariana e em seguida foi confirmada a contaminação por covid-19. Seu corpo foi sepultado ontem no Cemitério local.

Você sabia –

Que o Governo de Pernambuco lançou na última sexta-feira (18) o selo comemorativo em homenagem ao centenário de Paulo Freire, celebrado no dia 19 de setembro de 2021. Até lá, o Estado será palco de diversas atividades referentes ao tema, com a finalidade de promover o legado do pernambucano que influencia até hoje educadores do mundo todo.

Bate papo – Registrei o bate papo do vereador de Afogados da Ingazeira, Renaldo Lima e o amigo Edmilson Alcântara, conhecido popularmente Karanga. Que assunto eles estavam conversando?

Votações presenciais –

Depois de seis meses de sessões remotas por causa da pandemia de coronavírus, o Senado voltará a fazer votações presenciais nesta semana. O retorno temporário, previsto para ocorrer entre esta segunda-feira (21) e a próxima sexta-feira (25), tem um motivo: a análise de indicados para embaixadas brasileiras no exterior, para o Superior Tribunal Militar e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Frase – “Quem tem que dizer quem é o filho é o próprio pai. Não sou eu quem vai dizer isso (o seu apoio) por ele. Admiro muito e respeito o presidente Bolsonaro. Cabe a ele dizer quem ele apoia”. (Pré-candidato a prefeito do Recife Carlos Andrade Lima (PSL)

Perguntar não ofende – Por que ainda existem bajuladores de políticos que ficam atormentando a cabeça do chefe?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Caruaru terá consolidação de novas lideranças em 2020

Principal cidade do interior de Pernambuco, Caruaru traz uma peculiaridade diferente dos pleitos anteriores que é a ausência de nomes que protagonizaram as disputas nos últimos anos como João Lyra Neto, José Queiroz e Tony Gel. Em 2020, serão seis candidatos. Além da prefeita Raquel Lyra (PSDB), que tenta a reeleição, o deputado Erick Lessa (PP), o vereador Marcelo Gomes (PSB), Marcelo Rodrigues (PT), Rafael Wanderley (UP) e Raffiê Dellon (PSD) serão os nomes da disputa.

Raquel tem o amplo favoritismo para vencer a disputa, faz uma gestão bem-avaliada e conta com uma ampla frente política na busca pelo segundo mandato. Mas o simbolismo de nem Tony nem Queiroz entrarem no jogo é muito forte para confirmar que a prefeita tem todas as condições de vencer em novembro.

Sensação da disputa de 2016, Erick Lessa conquistou um mandato de deputado estadual em 2018, e hoje é o principal adversário de Raquel na disputa pela prefeitura. Porém, ele sabe que se não vencer mas for confirmado como o antagonista da prefeita será a bola da vez de 2024, haja vista que os demais postulantes não possuem a sua densidade política e eleitoral.

Apesar disso, os demais nomes que tentam a prefeitura terão a oportunidade de se projetar para o futuro, levando em conta que há uma provável pendurada de chuteiras de José Queiroz e Tony Gel, bem como do próprio João Lyra e aqueles que se posicionarem bem nesta disputa terão oportunidade de protagonizar a política de Caruaru nos próximos anos.

Fake News – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pediu amplo apoio à imprensa no combate à desinformação, na checagem de fatos e no compromisso com a verdade no período eleitoral. “As redes sociais têm um lado positivo, mas vêm sendo palco para pessoas totalmente pervertidas difundirem mentiras deliberadas, campanhas de ódio e de difamação. Precisamos enfrentar isso”, disse o ministro.

Alta – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, foi submetido a um procedimento cirúrgico para corrigir uma ruptura no joelho direito. A cirurgia nos meniscos foi feita em Brasília, no sábado (19), com alta no domingo (20). O ministro está responsável pelo inquérito onde Jair Bolsonaro quer depor por escrito. Está pendente recurso para o plenário do STF.

Paulista – Na cidade de Paulista, há um sentimento crescente da polarização entre Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB). O primeiro foi prefeito da cidade e tenta voltar, o segundo conta com o apoio irrestrito do prefeito Júnior Matuto e de uma ampla frente política que dá sustentação ao seu projeto.

Jarbas Vasconcelos – Principal liderança do Recife nos últimos trinta anos, o senador Jarbas Vasconcelos recebeu em seu escritório o candidato João Campos para trocar experiências. Jarbas decidiu subir no palanque de João e será importantíssimo no projeto do candidato da Frente Popular.

Inocente quer saber – Quando a campanha do Recife terá nova troca de farpas entre os candidatos?

Caruaru registra 13 tremores de terra neste domingo (20)

Epicentro dos eventos está representado pela estrela vermelha; o triângulo azul é a estação de Caruaru — Foto: Divulgação/ LabSis/UFRN

Foram registrados 13 tremores de terra em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no domingo (20). De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), os mais fortes tiveram magnitude de 1,8 e foram sentidos pela população por voltas das 16h50 e 17h25.

Segundo o LabSis-UFRN, do dia 8 de setembro até esta segunda-feira (21), já foram registrado 262 abalos sísmicos em Caruaru.

O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região. Os abalos são considerados normais e de baixa intensidade.

CPDoc-Pajeú cria projeto para preservar livros antigos da paróquia de Flores

Pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação do Pajeú (CPDoc-Pajeú) estiveram na cidade de Flores (PE) dando início a um trabalho junto à Paróquia da Imaculada Conceição para catalogação, higienização e digitalização dos antigos de Livros de Batismo, Óbito, Casamento e outros.

Através da incrível gentileza e sensibilidade do Padre Aldo Guedes, a equipe de pesquisadores teve acesso amplo ao material.

“O Padre Aldo tem a preocupação em preservar não somente a história de Flores, mas também a história do Pajeú. Esses documentos contêm a história de pessoas anônimas e também de pessoas que foram importantes na história do nosso País, mas que, na maioria das vezes, não é conhecida por nós, pajeuzeiros. Nesses documentos provavelmente encontraremos as raízes do personagem Pajehú, um dos homens mais citados por Euclides da Cunha em Os Sertões. Talvez aqui encontremos algo sobre Maria Francisca da Conceição, a Maria Curupaiti, uma mulher nascida na região do ‘Pajeú das Flores’ que acabou indo lutar na Guerra do Paraguaia”, destaca o Historiador Alexsandro Acioly, um dos pesquisadores do CPDoc-Pajeú.

Segundo o Sociólogo Hesdras Souto, Membro-Fundador do CPDoc-Pajeú, a ideia surgiu justamente para evitar a perda de documentos ou livros antigos do Pajeú, e junto com eles parte de nossa secular história.

Para o pesquisador, “todo o material precisa ser protegido devido aos séculos de manuseio, por isso fazemos um trabalho de higienização, digitalização e guarda, tudo de forma ‘ProBono’ (sem custo algum pra Igreja). Somos uma Instituição sem fins lucrativos, nosso preço é a preservação dos documentos da nossa história”.

Já o Filósofo Lindoaldo Campos, também pesquisador e Membro-Fundador da instituição, disse que todo o trabalho de CPDoc-Pajeú é feito com o maior zelo e a maior boa vontade possível, pois acredita que a riqueza do material que precisa ser protegido é imensurável para a história da nossa gente.

“Nesses livros estão a história de nossos antepassados, dos índios do Pajeú, das pessoas que foram escravizadas, dos coronéis, dos cangaceiros, dos poetas e de todos os personagens que povoam o imaginário do Pajeú das Flores”.

Essa foi apenas a primeira viagem dos pesquisadores do CPDoc-Pajeú à antiga “Freguesia de Flores”, como eles costumam chamar carinhosamente a cidade de Flores. Outras viagens serão realizadas até que os livros do século XIX também estejam catalogados, higienizados e digitalizados.

As fotografias serão entregues a Paróquia para formação de um banco de dados digitais dos livros antigos para evitar que acabem se deteriorando por completo.

A Freguesia de Flores do Pajehú, seu antigo nome, foi criada no século XVIII, precisamente em 11 de setembro de 1783, sendo a primeira freguesia criada no interior de Pernambuco.

Fazem o CPDoc-Pajeú: Aldo Branquinho, Alexsandro Acioly, Edvânia Leite, Felipe Pedro Leite, Hesdras Souto, Ivandelson Borges, Jair Som, Lindoaldo Campos, Odília Nunes, Padre Luiz Marques Ferreira, o Padre Luizinho e Rafael Moraes.

Ingazeira confirma primeiro óbito por covid-19

Filha do vereador de Ingazeira, Genivaldo Souza faleceu no fim da manhã deste domingo.

Neste domingo (20), a Secretaria de Saúde de Ingazeira, confirmou em seu boletim epidemiológico, a primeira morte por covid-19 no município.

Trata-se de Gislenne Márcia, 30 anos, que faleceu no final da manhã de hoje no Recife. Ela estava grávida e teve pré-eclâmpsia. Foi feita uma cirurgia cesariana e em seguida foi confirmada a contaminação por covid-19.

Gislenne era filha de Genivaldo de Souza, vereador da Ingazeira. Nas redes sociais, parentes, amigos e conhecidos lamentam a morte tão precoce da jovem, que fazia parte do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) de Ingazeira, que publicou nota de pesar no Instagram. Leia abaixo.

“É com pesar na certeza da ressurreição, que o Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia São José em Ingazeira – PE, lamenta o falecimento de Gislenne Márcia. Nossa irmã, Que o Senhor da esperança e da paz, console os corações de seus familiares, amigos e irmãos em Cristo que choram a sua partida. Descanse em Paz nossa amiga e irmã!”

A Câmara Municipal de Vereadores da Ingazeira também publicou uma nota de pesar:

“Nós, vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores de Ingazeira, externamos nossa tristeza e nossa solidariedade  ao vereador Genivaldo De Sousa Silva e  família, pela partida precoce da sua filha Gislenne Márcia. Nesse momento de dor, só nos restam nossas orações. Nossos sentimentos!”

O boletim também apresentou mais um caso confirmado para a covid-19. Ingazeira conta agora com 36 casos confirmados, 23 recuperados, 20 em investigação e 1 óbito.

Três vitimas fatais em acidente entre Flores e Canaã.

Na manhã deste domingo (20), ocorreu um grave acidente entre à cidade de Flores e Canaã. De acordo com as informações, o acidente deixou três vítimas fatais.

As vítimas vinham em um caminhão, quando perderam o controle do veículo e capotaram às margens da rodovia. Até o momento, somente uma das vítimas foi identificada. Sogerlandes, conhecido por como ‘Filho de Seu Totinha da rapadura”.

Além dele, o corpo de dois rapazes, que trabalhavam com ele, foram encontrados. Eles foram identificados por “Alison” e “João”.

As informações são do Blog Nayn Neto.

Brasil em chamas

“A destruição do Pantanal, da Amazônia e do que resta do Cerrado faz parte do programa da coalizão governista, que reúne grileiros, mineradores, madeireiros ilegais e vândalos do agronegócio”, diz o escritor Frei Betto.

Queimadas atingem área da Amazônia em Porto Velho; Jair Bolsonaro e Ricardo Salles

Muito antes de a revista “The Economist” qualificar o presidente do Brasil de BolsoNero, eu já havia cunhado a antonomásia. O que não esperava é que os fatos comprovariam a semelhança de atitudes entre o imperador romano, conhecido por tocar lira enquanto Roma pegava fogo, e o principal ocupante do Palácio do Planalto.

O Brasil é incendiado pelo descaso do governo, enquanto o presidente ignora o desastre ambiental e econômico, assim como faz com o genocídio sanitário que já ceifou a vida de quase 140 mil vítimas da Covid-19.

Na primeira quinzena de setembro, houve mais queimadas na Amazônia do que em todo o mês de setembro de 2019. Até o dia 15 foram registrados 20.485 focos de calor no bioma amazônico pelo programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No mesmo período do ano passado foram 19.925 focos.

A média é de 1.400 novas queimadas por dia. Nessa época do ano, em que a seca predomina na Amazônia, os desmatadores (latifundiários, mineradoras, garimpeiros, grileiros e empresários do agronegócio) aproveitam para queimar os recursos biológicos derrubados para abrir espaços ao gado, à soja, à exploração de minerais preciosos.

Segundo a Global Forest Watch, que mantém plataforma online de monitoramento de florestas, o Brasil foi responsável pela destruição de um terço de todas as florestas tropicais virgens desmatadas no planeta em 2019: 1,3 milhão de hectares perdidos.

O governo brasileiro ignora suas próprias leis. Em 16 de julho deste ano, proibiu o uso de fogo na Amazônia e no Pantanal por 120 dias. No entanto, os incendiários agem impunemente e os órgãos de fiscalização são sucateados. O vice-presidente, general Mourão, reclama que algum funcionário impatriota do Inpe deve estar vazando informações… “Há alguém lá dentro (do Inpe) que faz oposição ao governo”, declarou. Falta apenas mandar prender o satélite do órgão que detecta as queimadas.

Este ano houve aumento de 34% no desmatamento da Amazônia brasileira. E o presidente insiste: “Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira”, declarou em reunião virtual com chefes de Estado da América do Sul (“Folha de S. Paulo”, 16/9, p. B7).

O fogo se alastra também, sem controle, no Pantanal, uma das regiões de maior biodiversidade do planeta. Já foram destruídos 16% da maior planície alagada do mundo. Ali as queimadas reduziram a cinzas 23mil km2 de riquezas vegetais e animais (área pouco maior que a de El Salvador ou o triplo da área da região metropolitana de São Paulo, onde vivem quase 22 milhões de pessoas em 39 cidades). Foi também devastado o maior refúgio do mundo de araras-azuis, e estão sob ameaça projetos de preservação de onças. São comoventes as imagens exibindo a quantidade de animais mortos por queimadura ou asfixia, ou em busca de água em estradas e cidades.

De acordo com estimativa do Ibama/Prevfogo, em três biomas que cruzam o território sul-mato-grossense – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica – a área atingida pelo fogo já ultrapassa 1.450.000 hectares.

O governo age na contramão da preservação ambiental. Para 2021, cortou os orçamentos dos dois principais órgãos federais de defesa da natureza e fiscalização de crimes ambientais, o Ibama (-4%) e o ICMBio (-12,8%).

A destruição do Pantanal, da Amazônia e do que resta do Cerrado faz parte do programa da coalizão governista, que reúne grileiros, mineradores, madeireiros ilegais e vândalos do agronegócio.

O secretário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso, Flávio José Ferreira, afirmou em entrevista ao “Fórum Café”, dia 15/9, que o Ministério da Defesa tem proibido o Exército de atuar no combate aos incêndios no Pantanal. Bombeiros e voluntários são os principais responsáveis por conter as chamas no bioma. Ferreira também criticou o avanço do agronegócio no Pantanal e disse que o meio ambiente tem sido “desrespeitado” na região há anos.

BolsoNero é mestre em se eximir de culpas. Faz de conta que nada tem a ver com o genocídio da pandemia no Brasil, a invasão de terras indígenas, a interferência na Polícia Federal do Rio para defender os filhos, os milicianos condecorados por seus familiares, os cheques do Queiroz, a alta do preço do arroz, o crescimento do desemprego (13 milhões de trabalhadores) e tantas outras medidas de seu governo que arruínam o nosso país.

Ao cantar o hino nacional, em vez de proclamar “Se em teu formoso céu risonho e límpido, a imagem do Cruzeiro resplandece”, é mais condizente com a realidade entoar “Sob teu cinzento céu tristonho e enfumaçado, as labaredas das queimadas resplandecem”.

Frei Betto é escritor, autor.

Brejinho / Pedra do Letreiro, localizada no Sítio Belém.

Publicado por Tânia Maria em Domingo, 20 de setembro de 2020

Conheçam a Pedra do Letreiro, localizada no Sítio Belém, a cerca de 2 quilômetros da cidade. Ela fica na propriedade de Gervásio Alves, e contém diversas pinturas rupestres.
Assistam ao vídeo e conheçam a importância desse local para o turismo e a história de Brejinho e região.

Em três cidades de PE, haverá apenas Um candidato a prefeito (Jupi, Lagoinha e Terezinha)

  Três cidades do interior de Pernambuco terão apenas um candidato a prefeito disputando as eleições deste ano.

Além de Alagoinha, no Agreste do estado, em que Uilas Leal foi o único a se candidatar nas convenções, as cidades de Jupi e Terezinha também terão candidatura única em 2020.

Em Jupi, também no Agreste, apenas o atual prefeito Marcos Patriota (Democratas) realizou a convenção. A oposição não apresentou um candidato.

Em Terezinha, no Agreste, o atual prefeito Matheus Martins (PSB) e o vice-prefeito Rogério Bezerra serão chapa única este ano. Isso acontece pela segunda vez em Teresinha nos últimos 20 anos.

Uilas Leal (PSB) foi a única candidatura inscrita nas convenções do município de Alagoinha.

Apesar de vários nomes da oposição terem sido cotados, nenhum deles aceitou se candidatar nas eleições deste ano. Ele é o atual gestor da cidade e está se candidatando à reeleição.

Segundo o analista político Fernando Andrade, a situação não é rara de acontecer. “Não é um fato isolado na política nacional. Em 2016, por exemplo, isso ocorreu em quase 100 cidades. Para ser mais exato, 97 cidades só tiveram um candidato disponível para votação”, explicou.

Se a população ficar insatisfeita com as poucas opções de candidatos para votar, não há como adicionar outros candidatos para concorrer porque o prazo das convenções eleitorais já terminou.

“A população deve questionar os demais partidos por não terem lançados candidatos. A população precisa cobrar por que os candidatos não lançaram candidaturas próprias”, finaliza.