Clínica Médica
Dr. Robson Stênio

Auto Unidos
Miss Dourada

Dr. Fred Barros
Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Odonto Center
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
BMG Correspondente Antônio Filho
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Dr. Roberto Calumbí
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

Juiz eleitoral cassa mandato de prefeito, vice e vereador em Verdejante

Primeira mão/Blog Nill Jr

O Juiz Eleitoral de Salgueiro, Neider Moreira Reis Júnior, acatou pedido da Coligação “Mudança Já”, do tucano Adailton Monteiro, oposição e cassou o mandato do prefeito de Verdejante, Haroldo Tavares (PSB), do vice, Dorival Gondim, o Dorinho e do vereador João Ubaldo, o João de Santinha, além de determinar a inelegibilidade por oito anos. A acusação foi de abuso do poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social. Sustentaram que Haroldo e Dorinho subornaram o então candidato a vereador João de Santinha, por R$ 50 mil e dois poços artesianos, para conseguir o seu apoio na eleição e apresentação de projeto do executivo.

Ainda promoveram, em 2012, nomeação/contratação de pessoa condenada pelo Poder Judiciário e cumprindo pena no sistema prisional, em regime fechado, promoveram, durante os exercícios de 2009 e de 2010, contratações irregulares, cujo procedimento encontra-se sob o escrutínio do TCE-PE e da Justiça Federal deste Estado;  promoveram contratações precárias (temporárias), vedadas em ano de eleição e como instrumento de cooptação político-eleitoral, de burla ao concurso público e como forma de “empregar” a parentela e aliados político-partidários, aproveitando-se, inclusive, da pandemia COVID-19.Ainda divulgaram propaganda político-eleitoral em perfis público e privado em total desacordo com as limitações e com as vedações impostas pela lei eleitoral,  perfuraram poços artesianos em troca de votos, sem qualquer critério técnico ou objetivo,  utilizaram-se de uma camioneta L-200 Mitsubishi, pertencente à frota locada pelo município, em seus deslocamentos pessoais, inclusive para a sua participação nos atos de campanha eleitoral. Cabe recurso: Veja: Sentença.

Covid-19: Sertão do Pajeú passa dos 22.600 casos confirmados e totaliza 409 óbitos

Serra Talhada e Tuparetama confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis/Nill Junior

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta quinta-feira (15), a região registrou 122 novos casos positivos, 88 recuperados e 3 novos óbitos.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 22.666 casos confirmados, 21.776 recuperados (96,20%), 409 óbitos e  481 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 15 novos casos positivos e 23 recuperados nas últimas 24h. Agora o município conta com 3.658 casos confirmados, 3.502 recuperados, 46 óbitos e 110 casos ativos.

Brejinho registrou 11 novos casos positivos e 6 recuperados. A cidade conta com 453 casos confirmados, 418 recuperados, 8 óbitos e 27 casos ativos.

Calumbi  registrou 2 novos casos positivos e nem recuperado nas últimas 24 horas. Permanece com 389 casos confirmados, 380 recuperados, 3 óbitos e 6 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 4 novos casos positivos e nenhum recuperado. Agora o município conta com 1.187 casos confirmados, 1.115 recuperados, 25 óbitos e 47 casos ativos da doença.

Flores registrou 12 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 825 casos confirmados, 758 recuperados, 28 óbitos e 39 casos ativos. 

Iguaracy registrou 3 novos casos positivos e confirmou 4 recuperado nas últimas 24h. Conta agora com 570 casos confirmados, 542 recuperados, 16 óbitos e 12 casos ativos.

Ingazeira registrou 7 novos casos positivos e 1recuperado. O município conta com 212 casos confirmados, 197 recuperados, 1 óbito e 14 casos ativos.

Itapetim registrou 4 novos casos positivos e 5 recuperados. O município totaliza 857 casos confirmados, 833 recuperados, 18 óbitos e 6 casos ativos.

Quixaba não divulgou boletim epidemiológico até a postagem deste levantamento. O município permanece com 324 casos confirmados, 309 recuperados, 11 óbitos e 4 caso ativo.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 9 novos casos positivos e 5 recuperados. A cidade conta agora com 392 casos confirmados, 373 recuperados, 7 óbitos e 12casos ativos.

Santa Terezinha não registrou alterações no boletim epidemiológico. A cidade permanece com 735 casos confirmados, 708 recuperados, 22 óbitos e 5 casos ativos.

São José do Egito registrou 11 novos casos positivos e 1 recuperado nas últimas 24h. A cidade totaliza 1.682 casos confirmados, 1.624 recuperados, 29 óbitos e 29 casos ativos.

Serra Talhada registrou 30 novos casos positivos, 31 recuperados e dois óbitos. O município conta agora com 7.955 casos confirmados, 7.709 recuperados, 129 óbitos e 117 casos ativos da doença. Óbitos: a Secretaria de Saúde confirmou mais dois óbitos pela doença, ocorridos no Hospital Eduardo Campos. Um, no dia 13 de abril, de um paciente do sexo masculino, 55 anos. Apresentava comorbidades (diabetes, hipertensão e obesidade) e o outro no dia 14 de abril, de uma paciente do sexo feminino, 71 anos, também apresentava comorbidades (diabetes, hipertensão e tabagismo).

Solidão registrou 8 novos casos positivos e 6 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta com 368 casos confirmados, 359 recuperados, 2 óbitos e 7casos ativos.

Tabira registrou 6 novos casos positivos e 3 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta agora com 2.029 casos confirmados, 1.972 recuperados, 22 óbitos e 35 casos ativos.

Triunfo não registrou novos casos positivos, nem recuperados. A cidade permanece com 709 casos confirmados, 683 recuperados, 23 óbitos e 3 casos ativos.

Tuparetama não registrou novos casos positivos, nem recuperados, mas confirmou 1 novo óbito. A cidade permanece com 321 casos confirmados, 294 recuperados, 19 óbitos e 8 casos ativos da doença. Óbito: a Secretaria de Saúde confirmou um novo óbito no boletim epidemiológico desta quinta-feira (15), mas não deu detalhes sobre o ocorrido.

Prefeito de Araripina é flagrado dirigindo embriagado no Recife

O prefeito do município de Araripina-PE, no Sertão do Araripe, Raimundo Pimentel (PSL), foi flagrado dirigindo embriagado na capital pernambucana.  O fato aconteceu no final da tarde do último domingo (11) no Pina. A embriaguez foi constatada através do assopro no bafômetro. O prefeito Pimentel que é profissional da medicina (médico) foi multado (não sabemos o valor) e teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida.

As informações são do Blog Cariri Filho

Luciano Torres destaca os 100 dias de governo em Ingazeira

Presidente do Cimpajeú garante que a paz voltou a reinar entre os prefeitos do consórcio

Mais um prefeito foi convidado a destacar os 100 dias de governo em entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Nesta quinta-feira (15), foi a vez de Luciano Torres, Prefeito de Ingazeira e Presidente do Consórcio de Integração dos Prefeitos do Pajeú (Cimpajeú).

Chamado a tratar da notícia sobre a rejeição das contas de 2016, Luciano disse que para chegar a Câmara de vereadores, as contas precisam passar pelo pleno do TCE e que já providenciou sua defesa. Ele argumentou que o erro no repasse do duodécimo foi provocado por falha do contador.

A respeito do ‘lokdown’, Luciano se mostrou preocupado porque até agora não conseguiu identificar redução dos casos de Covid-19 em seu município. Mesmo assim, considera válido pelos resultados nos municípios vizinhos. E sobre a crise entre os prefeitos por causa do período de restrições, na condição de Presidente do Consórcio, Luciano Torres disse que a normalidade está voltando entre os prefeitos e provavelmente no final do mês haverá em Betânia uma nova reunião já com presenças confirmadas do Secretário estadual de Agricultura, presidente do IPA e Funasa.

Tratando sobre as ações dos 100 dias, o Prefeito Ingazeirense destacou na pasta de Obras, a construção de calçamentos em ruas da Cohab, Conjunto Miguel Arraes, locação de caminhão compactador para coleta de lixo, reformas do CRAS e SAMU.

Licitação para construção da Praça da Prefeitura e da Academia do Miguel Arraes; parceria com empresas para confecção de projeto de Iluminação para o Estádio Municipal. Na Agricultura, implantação de sistema Simplificado de abastecimento no sítio Manuíno; passagem molhada no Bonsucesso; parceria com o Cimpajeu para perfuração de 20 poços; projeto para abastecimento de comunidades rurais em parceria com a Compesa, através do Sistema integrado de abastecimento começando pelo Jorge; e distribuição de sementes de sorgo e milho; pagamento de parcelas do Garantia Safra para beneficiar 414 famílias.

Ao focalizar a saúde, Luciano relacionou a volta do atendimento odontológico na comunidade de Caiçara; retomada da casa de Apoio no Recife com atendimento e acompanhamento as pessoas na capital, intensificação da vacinação contra a Covid e agora contra a gripe. Aproveitou para agradecer ao comércio por ter participado das restrições impostas pelos decretos.

Na Assistência Social Retomada da Cozinha Comunitária com 9 mil refeições servindo sopa a 130 famílias. Produtos do PAA destinados a instituições e famílias carentes; pagamento de auxílio e aluguel para famílias necessitadas com cerca de 500 pessoas atendidas.

Na Educação o gestor de Ingazeira citou distribuição de 750 kits de merenda escolar; aquisição de kits de material escolar para alunos e professores; implantação de internet em todas as escolas da zona rural; psicólogo e assistente social, contratados para o núcleo de Educação Especial.

Já na Cultura houve o levantamento dos pontos turísticos com as respectivas identificações com placas; reativação da banda Filarmônica; Mapa Cultural com Plataforma Virtual com apoio ao comércio no sistema Delivery.

/~~~~Giro pelos Blog’s (Sexta Feira 16/04/2021) ~~~~~/

CPI vira palanque para 22

A CPI da Covid-19 deve se firmar como uma vitrine para senadores que são potenciais candidatos nas eleições do próximo ano. Dos 11 membros indicados por blocos partidários como titulares da CPI, seis podem disputar governos estaduais e dois devem concorrer à reeleição ao Senado em outubro de 2022. A CPI irá investigar ações e omissões da gestão Jair Bolsonaro na pandemia e a aplicação de verbas federais repassadas aos estados.

Foi criada após determinação do STF, medida que irritou o presidente e provocou novo desgaste na relação entre os poderes. Por tratar da pandemia da Covid-19, assunto mais relevante do país no momento, e por acontecer em um ano pré-eleitoral, a CPI tem um cenário ideal para ampliar o capital político de seus membros. Nas sessões da comissão, eles terão um espaço para demonstrar capacidade de trabalho, defender aliados e fustigar potenciais adversários nos estados.

Tradicionalmente, as CPIs com grande repercussão no Brasil costumam servir de vitrine para os seus membros. A CPI dos Correios de 2005, por exemplo, catapultou nomes como Eduardo Paes (DEM-RJ), ACM Neto (DEM-BA) e Gustavo Fruet (PDT-PR), que posteriormente elegeram-se, respectivamente, prefeitos do Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.

Na CPI da Covid-19, o principal membro do campo governista será o senador Ciro Nogueira (PP), que comandará a parte da tropa de choque de Bolsonaro na comissão, atuando como uma espécie de anteparo para preservar o presidente. Em meio de mandato, o senador é pré-candidato ao Governo do Piauí no próximo ano e, com o apoio de Bolsonaro, tentará romper a hegemonia do grupo do governador Wellington Dias (PT), que trabalha o nome do secretário estadual Rafael Fonteles (PT) para a sucessão.

Outro membro governista da CPI que já anunciou publicamente que pretende concorrer à eleição do próximo ano é o senador Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo de Santa Catarina. Na CPI, Mello terá a oportunidade de mirar a artilharia contra o governador afastado Carlos Moisés (PSL), que é alvo de um processo de impeachment pela compra, sem licitação, de 200 respiradores que nunca foram entregues.

Carlos Moisés foi afastado do cargo pela segunda vez em março deste ano. Desde então, quem comanda o estado é a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), que é aliada de Jorginho Mello. Também governistas, os senadores Eduardo Girão (Podemos) e Marcos Rogério (DEM) podem concorrer, respectivamente, aos governos do Ceará e de Rondônia em 2022. Eleito de forma surpreendente em 2018, Girão deve ser o nome da oposição no Ceará e polarizar nas urnas com o candidato da base do governador Camilo Santana (PT), ainda não definido.

Girão foi o senador que propôs e colheu assinaturas para a criação de CPI da Covid-19 para investigar estados e municípios, que acabou sendo unificada com a comissão criada para investigar o governo federal. Ao justificar sua posição de apurar estados e municípios, Girão mirou Camilo Santana e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), um dos nomes cotados para disputar a sucessão no Ceará em 2022.

Dois candidatos – Dentre os sete nomes de partidos independentes ou de oposição que vão compor a CPI, dois podem disputar os governos estaduais e dois devem concorrer à reeleição ao Senado no próximo ano. Um deles é Eduardo Braga (MDB), senador em meio de mandato pelo MDB que é pré-candidato ao Governo do Amazonas no campo de oposição ao do governador Wilson Lima (PSC), que é aliado de Bolsonaro. Lima foi alvo de uma operação da Polícia Federal após a compra de respiradores considerados inadequados e com suspeita de sobrepreço por meio de uma adega importadora de vinhos de Manaus. O Amazonas também enfrentou um colapso na saúde no início deste ano, inclusive com falta de oxigênio nos hospitais para pacientes com Covid-19.

A Marília de 22 – Já o senador pernambucano Humberto Costa, com presença certa na CPI, já teria ido a Lula pedir o seu apoio para disputar o Governo de Pernambuco em 22, isso quando o ex-presidente ainda não havia sido inocentado pelo ministro Edson Fachin. Após Fachin anular todas as condenações do petista e devolvê-lo os direitos políticos, o cenário mudou. Candidato, Lula prioriza agora uma aliança com o PSB. Humberto, neste caso, tende a ser a Marília Arraes de 22, ou seja, ser trocado, como Marília foi em 2018, pelo candidato do PSB a governador.

Na disputa – Na oposição frontal a Bolsonaro, o senador Randolfe Rodrigues está em meio de mandato e pode ser candidato ao Governo do Amapá. Desde o início da pandemia, ele tem evitado falar sobre a corrida eleitoral, mas aliados afirmam que o seu nome é o mais forte da oposição para enfrentar o grupo do governador Waldez Góes (PDT). O senador Renan Calheiros (MDB) não será candidato no próximo ano, mas a CPI será a grande oportunidade para ele retomar parte do prestígio que já teve nacionalmente, sendo presidente do Senado por três vezes. Esta retomada é crucial para manutenção do poder de seu grupo político em Alagoas, onde o seu filho, o governador Renan Filho (MDB), encerra seu segundo mandato e ainda não tem um candidato natural à sucessão.

Aos jornalistas – O Senado aprovou projeto que inclui jornalistas nas atividades que podem ser registradas como MEI (Micro Empreendedores Individuais). Atualmente, jornalistas que trabalham como freelancers registram empresas, emitem notas fiscais e recolhem impostos. No entanto, a lei em vigor não dá possibilidade de que eles se registrem como MEI. Para exercer a atividade, eles devem abrir micro ou pequenas empresas comuns. Também há a possibilidade de indicarem atividades relacionadas ao jornalismo para poderem se registrar como MEI.

O barraco de Xuxa – Xuxa Meneghel está no meio de uma polêmica. Após graves acusações contra Marlene Mattos, sua ex-diretora, a loira foi acionada na polícia. A empresária decidiu recorrer e registrou ocorrência contra a ex-pupila na 42ª DP do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal O Globo, Marlene acusa Xuxa de calúnia. A acusação da diretora foi feita com base em entrevista concedida pela “rainha dos baixinhos” à revista Veja em 27 de janeiro. Na ocasião, a apresentadora disse ter sido “roubada, enganada, usada e manipulada”.

CURTAS

ABSOLVIDOS – O Tribunal de Contas da União (TCU) absolveu a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci do rol de condenados pelas irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras. Ambos eram membros do Conselho de Administração da companhia na época em que a aquisição foi realizada, em 2006. A decisão foi aprovada por unanimidade.

Os sem água – Apesar das fortes chuvas, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho terão pelo menos 430 mil moradores que passarão a contar com uma redução no rodízio de água a partir da próxima segunda-feira, segundo o novo calendário de abastecimento para esses municípios divulgados pela Compesa, a pior estatal brasileira em se tratando de levar água aos consumidores.

Perguntar não ofende: Quem presta pior serviço: a Celpe ou a Compesa?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

STF garante Lula no páreo e um clássico em 2022 

O Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 votos a 3 e anulou os processos envolvendo o ex-presidente Lula comandados pelo ex-juiz Sergio Moro na Lava-Jato. Com a decisão, o ex-presidente que foi impedido de disputar as eleições de 2018 por ter condenação em segunda instância volta definitivamente ao jogo em 2022, sendo o candidato natural do PT e de toda a esquerda para a disputa.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, que vive o momento mais difícil do seu governo por conta da pandemia e seus efeitos sociais e econômicos, passa a ter um adversário capaz de derrotá-lo no próximo ano, porém terá argumentos sólidos para o eleitorado anti-petista de que ele será a única opção para evitar a volta do Partido dos Trabalhadores e isso poderá fazer com que suas intenções de voto aumentem nos próximos meses, consolidando assim a polarização entre os dois extremos do país.

O grande derrotado pela decisão do STF não é necessariamente o presidente Jair Bolsonaro, que tem mecanismos inerentes a quem está no poder para tentar se recuperar, mas sim o centro, representado por nomes como Ciro Gomes, João Doria, Luciano Huck, João Amoedo, Luiz Henrique Mandetta e alguns outros, que terão sérias dificuldades de apresentar uma candidatura competitiva que evite um dos extremos no segundo turno.

Portanto, teremos um verdadeiro clássico em 2022 entre Lula e Jair Bolsonaro, o primeiro se vencer consolida sua posição de maior liderança popular da história do país ao garantir no voto democrático três vitórias para presidente da República. Já o segundo, que está no poder, se conseguir a recuperação e derrotar Lula, poderá se tornar uma liderança política extremamente fortalecida para um segundo mandato, que sem as mazelas da Covid-19, poderá, enfim, colocar suas ideias defendidas em 2018 em prática.

Efeito relâmpago – A gestão interina do prefeito Siqueirinha (PSB) vem conquistando uma série de resultados importantes para a cidade de Arcoverde, sendo reconhecida na região. Em pouco menos de dois meses, o gestor imprimiu um ritmo de trabalho com ações efetivas na cidade, como o Supera Arcoverde, auxílio emergencial para a população, a Casa da Mulher Arcoverdense, ampliação da vacinação contra a Covid-19, e pavimentação de ruas com a usina municipal de asfalto. Nesta sexta, o prefeito interino apresenta outra importante ação da sua gestão, vai inaugurar a Casa de Apoio de Arcoverde no Recife, espaço pra hospedar pacientes da cidade durante tratamentos médicos na capital, uma demanda antiga da população.

Privilégios – O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) ordenou o pagamento de mais de R$ 300 mil para “indenizar” um desembargador que antecipou, em 4 meses e 10 dias, sua aposentadoria compulsória aos 75 anos, idade máxima prevista para o exercício do serviço público. Por meio do Programa de Aposentadoria Antecipada (PAI), o desembargador de 74 anos levou uma “indenização” de R$ 8.865,57 por cada ano trabalhado. Desde a criação desta lei no Tocantins, 5 juízes se beneficiaram, além de 38 servidores . Somados, receberam R$ 7,4 milhões em “incentivo” para aposentar.

Inocente quer saber – O secretário da Casa Civil, José Neto, será candidato a algum cargo nas eleições de 2022?

Blog do FinFa

Lives – Nesta segunda-feira (19), iniciarei uma nova série de lives com prefeitos pernambucanos, sempre às 19:30 horas. O primeiro convidado será o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, na quarta-feira (21), será o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres. No nosso bate papo, iremos tratar dos 100 dias e ações da gestão, política municipal, estadual e nacional, entre outros assuntos. Assista pelo no instagram do blog, @blogdofinfaoficial.

Adjunto – Uma fonte informou a este blogueiro, que o artista plástico Luciano Pires (foto), será anunciado com  secretário adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira. Segundo a fonte, só falta o prefeito Alessandro Palmeira, anunciar oficialmente. Vamos aguardar!

Frase – “Meu destino político depende do deputado federal Fernando Filho”. (Ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, em conversa com o jornalista Alberes Xavier)

Recebeu visita – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, recebeu ontem a visita do deputado estadual Waldemar Borges e do ex-prefeito Albérico Rocha, hoje Diretor Executivo de Administração e Finança da PERPART.Na oportunidade vistoriaram os serviços de calçamento de várias ruas e de construção de uma ponte que vêm sendo executados na cidade, com apoio de emendas do deputado.

Débitos – O prefeito de Santa Terezinha-PE, Delson Lustosa, foi surpreendido com a notícia de que a gestão anterior deixou um débito com a Celpe e Compesa, no valor de mais de R$ 150 mil. O prefeito afirmou que já iniciou as negociações para parcelar o débito.

Amanhã – A Secretaria Municipal de Saúdeda cidade de Flores-PE, inicia neste sábado (17), o processo de imunização dos idosos de 60 a 62 anos. Os idosos podem receber a 1ª dose do imunizante, em seis pontos de drive-thru, instalados em todas as Unidades de Saúde da Família – USF. Para ser vacinando é necessário apresentar, documento com foto, CPF e cartão dos SUS.

Com o governador – O presidente estadual do PSD e deputado federal, André de Paula, levou o prefeito da cidade de Lajedo-PE, Adelmo Duarte, para uma audiência com o governador Paulo Câmara, na pauta, ções conjuntas, parcerias e assuntos do interesse do município. Participaram da audiência vice-prefeito, Carlos Eduardo Figueiredo, vice-prefeito, Erivaldo Chagas, o assessor especial do governo, Iêdo Moraes.

Agendar – A Prefeitura de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia que idosos com idade entre 60 à 64 anos, tem que acionar a Tele-vacina ou procurar sua unidade de saúde, para agendar a partir da próxima terça-feira sua vacina.

Participou – O Superintendente da Funasa em Pernambuco, Francisco Papaléo, participou de reunião virtual com o diretor da Compesa Mário Heitor, o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, o consultor da Funasa Pedro Paulo, e toda a equipe técnica da Funasa/ Compesa, para tratar do projeto de melhoria e ampliação do abastecimento de água do distrito de Jabitacá.

Disse – “Pernambuco tem essa vocação, tem gente trabalhadora que sabe fazer a diferença com as oportunidades que são criadas. O Força Local é isso, é oferecer oportunidades, dentro de recortes regionais, dando também incentivos à participação feminina e buscando desenvolver o Estado em todas as regiões. Nossa intenção é chegar até o final de 2022 com mais de R$ 20 milhões investidos no programa”.(Governador Paulo Câmara, no lançamento do 4º chamamento público do Programa Força Local)

Votação adiada – O Plenário da Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto de lei 5.595/2020, que pode determinar a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia sem levar em consideração as realidades locais, foco dos debates nesta quinta-feira. “Foi uma vitória da mobilização de todos que fazem a educação. Nós, da oposição, fizemos obstrução por discordamos da proposta e por defendermos que a volta às aulas presenciais devem ser feitas com responsabilidade, respeitando as regras de segurança sanitária e com transição gradual para preservar a vida das pessoas”, destacou Danilo Cabral, líder do PSB na Casa. Danilo Cabral afirmou que a educação é fundamental para o país sair de forma estruturada da crise para a retomada do desenvolvimento econômico e inclusão social da população.

Menor dos útimos 17 anos – Nesta quinta-feira (15) a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou que os homicídios tiveram a terceira queda consecutiva no Estado. Segundo o relatório, no mês passado, foram contabilizadas 276 mortes. Esse foi o março menos violento em Pernambuco desde 2004. Ainda segundo o Pacto Pela Vida, dos 185 municípios de Pernambuco, 98 não registraram homicídios durante o mês de março. O primeiro trimestre também foi o menos violento em 7 anos.

Perguntar não ofende – A eleição da UVP vai extrapolar o Decreto Estadual com medidas ao enfrentamento da Covid-19?

Bolsonaro é acusado de crime contra a humanidade no Parlamento Europeu

“Vamos dizer claramente: a necropolítica de Bolsonaro é um crime contra a humanidade e contra o povo brasileiro”, disse eurodeputado Miguel Urban 

O presidente Jair Bolsonaro foi acusado de cometer crime contra a humanidade por conta da crise sanitária que vive o Brasil em audiência convocada pelo Parlamento Europeu nesta quinta-feira (15). Deputados afirmaram que a situação do país é resultado de decisões políticas por parte do governo federal. As informações são do jornalista Jamil Chade, do UOL.

Na reunião, o eurodeputado Miguel Urban Crespo,  afirmou que Jair Bolsonaro “declarou guerra aos pobres, à ciência, à vida e à medicina”. “Vamos dizer claramente: a necropolítica de Bolsonaro é um crime contra a humanidade e contra o povo brasileiro”, disse. Para ele, é uma “autêntica vergonha” a União Europeia continuar negociando um acordo comercial com o Mercosul. “Hoje, o Brasil é o epicentro da pandemia. O país tem 3% da população mundial, mas tem 12% das mortes e 10% dos contágios”, acrescentou.

Repercussão da decisão do STF sobre Lula…

Após julgamento no STF, Lula se torna o assunto mais comentado no Twitter no Brasil

A decisão do Supremo anula as condenações do petista na Lava Jato e o coloca definitivamente de volta ao jogo político-eleitoral, podendo se candidatar à presidência da República em 2022.

Kakay diz que incompetência de Moro é a vitória do Estado Democrático de Direito

Advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro lembrou que a Segunda Turma do STF já decidiu pela parcialidade de Sérgio Moro. “Estes 2 julgamentos do Supremo Tribunal resgatam a credibilidade do sistema de justiça”, afirmou.

“Só Deus me tira da cadeira”, repete Bolsonaro no dia em que STF confirma Lula elegível

Quase uma hora após o STF declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar Lula, Bolsonaro já mostrou os efeitos do definitivo retorno do ex-presidente ao jogo político-eleitoral.

Mélenchon comemora Lula elegível e chama Moro de ladrão

O deputado francês Jean-Luc Mélenchon, líder do partido França Insubmissa, expressou “imensa alegria” por Lula ter retomado seus direitos políticos após o STF declarar Sergio Moro incompetente.

Lula lembra omissão de Bolsonaro com vacina e o chama de genocida

O ex-presidente Lula (PT) lembrou que Jair Bolsonaro “deixou de comprar 700 milhões de doses oferecidas ao Brasil em 2020”. “Infelizmente esse cidadão fez tudo diferente do que a ciência brasileira.

“Fachin usou seu voto para atacar Lula”, aponta Liana Cirne Lins

Professora de Direito da UFPE e vereadora do Recife, Liana Cirne Lins avaliou que o ministro Edson Fachin, no voto em que defendeu sua decisão que anulou as condenações de Lula, mencionou acusações.

Haddad comemora anulação das condenações de Lula pelo STF: “não há paz sem justiça”

Nesta quinta-feira o STF considerou, por maioria, a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar os processos contra o ex-presidente Lula.

Maurício Stycer critica ataque de Bial contra Lula: “grosseiro”

“Me parece inaceitável a grosseria gratuita que o apresentador cometeu com o ex-presidente Lula nesta quarta-feira (14), em entrevista ao Manhattan Connection’, criticou o jornalista Maurício Stycer.

#LulaInocente bomba nas redes durante julgamento do STF

Vários internautas pedem no Twitter que o STF reconheça inocência do ex-presidente Lula. Hashtag #LulaInocente repercute na rede social

“Dia histórico” STF anula sentenças contra Lula na Lava Jato

Com esta decisão, o ex-presidente Lula poderá disputar a presidência da República em 2022. Pesquisa divulgada ontem aponta que ele tem 52% dos votos contra 34% de Jair Bolsonaro no segundo turno.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (15) pela incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar casos contra o ex-presidente Lula. Isto significa que, pelo entendimento do plenário da Suprema Corte, o ex-juiz Sergio Moro, já declarado suspeito pelo Supremo, não poderia ter julgado os processos contra Lula. A decisão culmina na anulação das sentenças proferidas contra Lula no âmbito da Lava Jato. Votaram acompanhando o relator, o ministro Edson Fachin, os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Os votos divergentes foram dados pelos ministros Kassio Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux. O placar da segunda etapa do julgamento foi, portanto, de 8 a 3. Lula está, portanto, definitivamente de volta ao jogo político-eleitoral, tendo restabelecidos os seus direitos políticos. Assim, o petista poderá disputar a presidência da República em 2022. Pesquisa divulgada na quarta-feira (14) aponta que ele tem 52% dos votos contra 34% de Jair Bolsonaro no segundo turno.

SJEGITO / Cerca de 90% da população são favoráveis a medidas restritivas contra a Covid-19, diz Opinião

Nenhuma descrição disponível.Por André Luis/ Blog Nill Junior

Nove em cada Dez pessoas em SJEgito , de acordo com  pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, são a favor das medidas restritivas,  em bairros, distritos e zona rural da Capital da Poesia, a pesquisa buscou saber a concordância ou não da população com medidas mais restritivas – como a realizada por 12 municípios do Pajeú e Sertânia no Moxotó, que decretaram uma quarentena mais rígida durante cinco dias – para conter o avanço da Covid-19.

Os entrevistados tiveram que responder a seguinte pergunta: “na sua opinião, o confinamento, isolamento e distanciamento social deve existir no combate à pandemia (Covid-19/Coronavírus) no município de São José do Egito?” Para 88,9% dos respondentes a resposta foi sim, isto é, se disseram favoráveis a medidas restritivas de circulação. Apenas 8,3 disseram ser contra e 2,8 não souberam ou não responderam. A pesquisa foi realizada com habitantes de 16 anos ou mais, nos dias 7 e 8 de abril. Foram realizadas 400 entrevistas.

O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Coleta de dados – A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público; supervisionada pelo coordenador de campo da Opinião – Pesquisas Sociais Ltda.

União em SJEgito para doação de parte do imposto de renda para o Lar do Idoso

União em São José do Egito para doação de parte do imposto de renda para o Lar do IdosoBlog do Erbi /

Uma corrente iniciada pelo Vereador David Teixeira já conseguiu unir contadores, o Lar do Idoso, a secretaria de assistência social e demais vereadores, como Vicente de Vevéi.

O propósito dessa união é mobilizar todas as pessoas possíveis a doar 6% do Imposto de Renda Devido – O que se paga – em prol do custeio de obras no Lar do Idoso.

Em uma reunião realizada nesta quinta (15/04), os Vereadores David e Vicente estiveram com o contador Tarcísio Leite, a Diretora do Lar do Idoso, Irene Gomes e a Secretária de Assistência Social Isabelle Valadares. No encontro foi debatida a produção da campanha publicitária que sensibilize, a quem tiver imposto de renda a pagar, a doar legalmente e diretamente o percentual possível permitido de 6% do imposto. O recurso vai para o Fundo Municipal do Idoso, administrado pela secretaria de assistência social. Parte daí o compromisso de Isabelle Valadares de participar da campanha, não só doando seu imposto, mas repassando integralmente o valor arrecadado. A mobilização já começou e a campanha será lançada em poucos dias.

Chuvas no Baixo Pajeú chegaram a 150 milímetros

A super chuva que atingiu o Baixo Pajeú ultrapassou a casa dos 150 milímetros em Calumbi, chegou a 142 milímetros em Serra Talhada e 106 milímetros em Triunfo. Isso explica em parte os problemas vivenciados nas últimas horas com pontos de alagamento e outros problemas. Onde a chuva encontrou falta de infraestrutura e escoamento das águas pluviais, o problema foi maior. Graças a Deus os prejuízos registrados foram materiais, sem registros de desabrigados ou mortes. Em Triunfo,  hoje é dia da coletiva de Luciano Bonfim para prestar contas dos cem dias de gestão e o tema deve vir à tona. Em Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado deve anunciar ações para monitorar e minimizar os efeitos do temporal. Em nota, A Prefeitura de Serra Talhada informou que prefeita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio Oliveira estão empenhados atuando juntamente com o Gabinete de Crise do município para atender à população e amenizar os transtornos provocados pelas chuvas. O lançamento do Orçamento Participativo que aconteceria hoje na Praça Sérgio Magalhães, foi adiado. Em Água Branca, Paraíba,  a chuva alcançou 150 milímetros,  um dado que não era registrado desde 1981. Em uma comunidade rural a chuva alcançou incríveis 130 milímetros.

(52 X 34) Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e venceria no 2º turno, aponta pesquisa

Do Poder 360
Pesquisa PoderData, realizada em todo o Brasil com 3.500 entrevistas nesta semana (12-14.abr.2021), indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 18 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (sem partido) num eventual 2º turno na disputa pelo Palácio do Planalto. O petista teria 52% contra 34% do atual presidente.

A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Os cenários testados agora devem ser tomados com uma radiografia do momento, em que o país enfrenta o pior impacto da pandemia de coronavírus, muitos Estados mantêm negócios fechados e há incerteza sobre a recuperação da economia.

Nesse contexto, a pesquisa PoderDatacaptou uma piora das intenções de voto para Bolsonaro na comparação com 1 mês antes, quando apenas Lula e Ciro Gomes (PDT) venceriam o atual num eventual 2º turno. Agora, ele já não ganha de ninguém com segurança.

Mas é muito importante registrar que numa conjuntura adversa –com a CPI da Covid quase entrando em funcionamento–, Bolsonaro segue com o apoio fiel de 1/3 do eleitorado. É um sinal de que as vicissitudes não provocaram uma erosão no bolsonarismo de raiz.

Segundo o PoderData, Bolsonaro perderia hoje num confronto direto para Lula (52% X 34%) e para o empresário e apresentador da TV Globo Luciano Huck (48% X 35%).

Contra outros 3 possíveis candidatos testados, Bolsonaro ficaria apenas em situação de empate técnico (a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos): Bolsonaro 38% X 37% João Doria (PSDB); Bolsonaro 38% X 37% Sergio Moro (sem partido); Bolsonaro 38% X 38% Ciro Gomes.

CHUVAS TORRENCIAIS ONTEM NO PAJEÚ(14) Serra 142mm, Calumbi 150mm, SJE 68mm

 ABRIL de 2021  AFOGADOS DA INGAZEIRA
MUNICÍPIOS 13 TERÇA 14 QUARTA
Total 2021
AFOGADOS DA INGAZEIRA 15 mm 51 mm
335 mm 
BREJINHO 33 mm 36 mm
275 mm  
CARNAÍBA 24 mm 75 mm
331 mm
FLORES 3 mm 90 mm 258 mm
IGUARACI 18 mm 50.5 mm
295 mm 
INGAZEIRA 12 mm 75 mm
332 mm
ITAPETIM 36 mm 42 mm
419 mm 
QUIXABA 0 76 mm
245 mm
STª TEREZINHA 4.5 mm 10 mm
355mm
SJEGITO 84 mm 67 mm
355 mm
SOLIDÃO 20 mm 84 mm
350 mm
TABIRA 7 mm 70 mm
384 mm
TUPARETAMA
42 mm 68 mm
379 mm
GERE

Fim de semana foi de chuva no Sertão do Pajeú : Nill JuniorNos últimos dias, diversas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco têm registrado chuvas, que ocorreram também em outras diversas regiões do Estado.

previsão é de que, nos próximos dias, Agreste e Sertão registrem chuvas ainda mais intensas do que as do começo desta semana.

“A previsão para os próximos dias é que nós tenhamos chuvas isoladas na região do Agreste e Sertão, principalmente nos períodos da tarde e noite”, disse.

O meteorologista explicou que, na região, “as chuvas começam no mês de abril. A ‘quadra chuvosa’ é concentrada nos meses de abril, maio, junho e julho. São os quatro meses que mais chovem na região. O início do mês de março foi um pouco seco mas, no fim do mês, começaram a ser registradas algumas pancadas de chuva.”.

STª CRUZ DA B. VERDE
 
10 mm 
 
 
Total 445 mm 
SERRA TALHADA
 
142 mm 
 
Total 483 mm 
CALUMBI
 
7 mm 
 150 mm
 
Total  450 mm
TRIUNFO
 
2 mm 
106 mm 
 
Total 530 mm 
GERES 10 SAB 11 D0M

Mães sofrem sem medicação especial para os filhos em Tabira

Cansadas de correr atrás de uma resposta da Secretaria de Saúde do município de Tabira, algumas mães agora estão recorrendo à imprensa para fazer apelos à prefeita Nicinha Melo para garantirem o direito legítimo de receberem a medicação controlada para os seus filhos com necessidades especiais. Essa quarta-feira (14) foi o segundo dia consecutivo que o Programa Radar da Cidade, da Rádio Cidade FM, ouviu essas mulheres cobrando o recebimento de Depakene que é um remédio indicado como monoterapia ou tratamento adjuvante no tratamento de ausência simples e complexa, e como adjuvante em pacientes com tipos de convulsões múltiplas que incluem crises de ausência. Uma dessas mães relatou que já procurou algumas vezes a secretaria de Saúde e a resposta é sempre a mesma: o remédio não tem e tudo depende da licitação. Em outra oportunidade ela chegou a falar pessoalmente com a secretária Genedy, mas esta disse que quem resolvia essa questão era Élis, a filha de Dinca.

“Eu não tenho mais esperança de receber Depakene esse ano. A não ser que se faça uma pressão muito grande. A gente tem direito, nossas crianças têm direito e eles ficam nos enganando. A gente não gosta de ser enganada, só queremos uma resposta”, reclamou uma mãe.

106 mm de chuvas deixa Triunfo em estado de atenção

Nenhuma descrição disponível.Depois de Santa Cruz da Baixa Verde semana passada,  essa noite foi a vez de Triunfo registrar fortes chuvas.

Imagens que chegaram ao blog mostraram um grande volume de água nas ruas da cidade turística.

As imagens que mais impressionaram mostraram a água passando por cima do paredão do Lago João Barbosa,  que fica no centro da cidade.  Ruas viraram rios. O município ficou em estado de alerta.  Não há informações sobre possíveis desabrigados.

As chuvas devem continuar caindo com força em áreas do Sertão do Pajeú, Moxotó e Central.

A exceção de momento é o Médio Pajeú onde chove com menor intensidade que no Baixo, onde ficam Serra Talhada, Triunfo,  Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde. O período em que as chuvas deverão ocorrer com maior volume foi descrito entre a noite desta quarta (14) e ao longo do dia desta quinta-feira (15).

Segundo a Apac, o sistema meteorológico que está atuando é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum de acontecer durante essa época do ano.

A população deve seguir as orientações da Defesa Civil do seu município.

Fortes chuvas atingem cidades sertanejas(Serra,Arcoverde,Salgueiro)

Nenhuma descrição disponível.Arcoverde (imagem 1), Serra Talhada (2) e Salgueiro (3) registram prejuízos. Apac prevê chuvas fortes até esta quinta

As fortes chuvas que caem em áreas do Sertão do Estado causam alagamentos e prejuízos.

Em Arcoverde, as chuvas alagaram no fim da tarde boa parte do centro comercial da cidade. Vídeos e fotos enviadas ao blog mostram a água invadindo os estabelecimentos.

Em Serra Talhada,  bairros ficaram alagados,  como na AABB. Leitores do blog e ouvintes criticaram o escoamento de águas pluviais em alguns pontos da cidade. “É sempre assim. O slogan da prefeitura cuidando de você é lindo”, ironizou a internauta Tamyris Luana.

Em Salgueiro também chove de forma torrencial.  Em outras áreas do Sertão Central,  muita chuva. A exceção de momento é o Médio Pajeú onde chove com menor intensidade.

A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas) indicou pancadas de chuvas com intensidade de moderada a forte, principalmente nas regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão do Pajeú, podendo se estender também para as regiões Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Sertão do Moxotó.

O período em que as chuvas deverão ocorrer será entre a noite desta quarta (14) e ao longo do dia desta quinta-feira (15).

Segundo a Apac, o sistema meteorológico que está atuando é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum de acontecer durante essa época do ano.

A população deve seguir as orientações da Defesa Civil do seu município.

SJEgito / Prefeitura adquire 2 novos respiradores

Secretário de Saúde de SJE anuncia compra de mais dois respiradores

Blog do Erbi / A Capital dos Poetas vem se destacando no combate a pandemia do coronavírus desde o inicio. O município montou uma superestrutura, com leitos de UTI que tem ajudado a salvar vidas desde abril do ano passado.

Na manhã dessa quarta (14), o secretário de saúde Paulo Jucá anuncia a compra de mais dois respiradores para equipar os leitos de retaguarda que São José do Egito montou. O secretário lembra que, mesmo com os investimentos feitos pelo município é preciso que cada um, continue fazendo sua parte. “Mesmo com a aquisição de novos equipamentos precisamos nos mantes firmes no uso de máscaras, distanciamento social, cuidando da higiene pessoal e evitando aglomerações.” Disse Paulo Jucá.

//~~~Giro pelos Blog’S (Quinta-feira 15/04/2021)~~~//

Mão amiga na pandemia

Quando fez a travessia dos seus negócios de supermercados para shoppings, o empresário João Carlos Paes Mendonça, da antiga grife Bompreço, ampliou ainda mais os projetos sociais que vinham sendo postos em prática como contribuição ao País para amenizar a fome e reduzir as desigualdades sociais. Em seus shoppings no Recife, Fortaleza, Aracaju e Salvador é possível ver a olho nu os resultados das ações empreendidas com seriedade e rigor pelo Instituto JCPM de Compromisso Social.

Quando ainda atuava no Diário de Pernambuco, convidado pelo empresário, estive Ribeirópolis, na Serra do Machado, em Sergipe, seu Estado natal. Sai de lá impressionado com o conjunto da obra social mantido pela Fundação Pedro Paes Mendonça, aberta há muito tempo com o nome do seu pai, com quem deu os primeiros passos no comércio numa bodegazinha. Símbolo vivo da terra seca euclidiana, Serra do Machado serviu de espelho e inspiração para essa solidariedade humana ser estendida a outros Estados.

Há um ano, o Brasil vive a era da pandemia, de dias cruéis, com a fome estampada em todos os lares da pobreza nordestina. O fechamento de shoppings pelas medidas de restrição, a queda nas vendas e as intempéries da covid-19 não foram impedimentos para o Instituto JCPM suspender seu guarda-chuva solidário. Pelo contrário. Só com a pandemia foram aplicados R$ 5,3 milhões, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade, jovens matriculados no IJCPM e pessoas atendidas por entidades sociais da comunidade, como Igrejas e ONGs nos Estados de Sergipe, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Uma das iniciativas de maior relevância foi a distribuição de alimentos, com a doação de 37.988 cestas básicas, das quais 2.730 em Aracaju, 1.219 na Serra do Machado, 19.216 em Recife e Caruaru, 7.829 em Fortaleza e 6.974 em Salvador, totalizando R$ 3,5 milhões com a iniciativa. Entre os beneficiados estão alunos do IJCPM, pescadores, cooperativas de catadores e de taxistas que atuam nos empreendimentos do Grupo e famílias atendidas por mais de 40 entidades que desenvolvem iniciativas sociais nas comunidades.

A mão estendida pelo Instituto foi mais além. Uma das primeiras medidas, tomadas em março, quando os dias de aflição se instalaram na sociedade, foi a doação de 10 respiradores nos quatro Estados nordestinos, investimento da ordem de R$ 880 mil. Ainda em Sergipe, além de cestas básicas doadas aos alunos do IJCPM, a instituições do Santa Maria e povoado Areia Branca, a moradores da Serra do Machado e aos associados da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju que atuam nos shoppings Jardins e Riomar, o Grupo doou dois respiradores ao Hospital da Universidade Federal de Sergipe e firmou parceria com a Prefeitura de Aracaju, cedendo espaço e apoio logístico para a vacinação drive-thru contra a gripe no estacionamento do Riomar Shopping.

Se todo empresário agisse assim, com o coração e alma impregnados de amor pelo próximo, talvez o tamanho da fome e a extensão da doença na sociedade estivessem, hoje, em proporções bem menores, sem tanta dor, sem tamanho sofrimento. A solidariedade é, sem dúvida, o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

Crise braba – O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, que o Brasil está na iminência de uma “crise enorme”. Afirmou que só aguarda uma “sinalização” do povo para agir, sem detalhar o que seria essa ação. Bolsonaro também criticou recentes decisões do STF e medidas de isolamento social para conter a pandemia. Falou que dá tempo de evitar o “aumento da temperatura” no País. “É só parar de usar menos a caneta e um pouco mais o coração”, afirmou. “O Brasil está no limite. O pessoal fala que eu devo tomar uma providência. Estou aguardando o povo dar uma sinalização porque a fome, a miséria e o desemprego está aí [sic], só não vê quem não quer. Ou quem não está na rua. Eu sempre estive na rua”, disse.

Aumento de roubos – Em março, quando Pernambuco completou um ano de confirmação dos primeiros casos de Covid-19 e de medidas restritivas para conter a pandemia, o Estado registrou 4.081 roubos. O número, de acordo com a Secretaria de Defesa, é 21% menor que em março de 2020, quando houve 5.166 queixas de Crimes Violentos contra o Patrimônio. Com relação a fevereiro, a redução foi de 0,99%. Nos três primeiros meses do Estado, a SDS contabilizou 12.944 roubos. Comparando-se ao primeiro trimestre de 2020, foi uma redução de 25,4%. Os casos englobam roubos de veículos, celulares e carga, bem como investidas em ônibus.

Maioria oposicionista – O apoio ao governo de Jair Bolsonaro deve ser minoria no colegiado da CPI da Pandemia, já que há apenas quatro senadores que são mais ligados ao Planalto e outros sete que são oposicionistas ou independentes. Entre os que apoiam o governo estão os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP; o líder do DEM no Senado, Marcos Rogério (RO); o senador Jorginho Mello (PL-SC) e o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Já na oposição estão Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O grupo dos independentes pode dar trabalho a Bolsonaro, já que seus integrantes votam junto com o governo em diversas matérias, mas são críticos à administração e ao combate à pandemia em diversos pontos.

Shoppings fechados – Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers mostram que 233 shoppings dos 601 existentes no Brasil estavam fechados. Entre os outros 368, nenhum está funcionando normalmente, mas sim com algum tipo de restrição. Para o presidente da entidade, Glauco Humai, isso representa uma incongruência, já que outros setores da economia funcionam quase totalmente. “Os shoppings estão fechados, mas a construção civil está funcionando, a indústria está aberta, a agropecuária está aberta, até as igrejas estão abertas. Não tenho nada contra esses setores, mas quero que todos funcionem, inclusive os shoppings. Porque na rua as lojas estão abertas, o que está fechado é o varejo formal “, diz

O exemplo de Curitiba – O mesmo grupo de cientistas que previu o aumento de mortes por covid-19 em Curitiba, no início de março, divulgou novo artigo, ontem, mostrando que a adoção de isolamento social mais rígido após o alerta, entre os dias 13 de março e 4 de abril, reduziu a média de óbitos e ajudou a salvar pelo menos 1, 5 mil vidas. O documento, que também foi encaminhado às autoridades locais, aponta que apesar de positivas as medidas ainda não foram suficientes para frear uma nova onda de contágio, podendo ocorrer novo aumento de casos em maio com o afrouxamento das regras que valem desde 5 de abril.

CURTAS

SEM VACINA – Três das 27 capitais brasileiras paralisaram a aplicação da primeira dose contra a Covid, ontem, por falta de doses: João Pessoa – que também deixou de aplicar a segunda dose –, Rio Branco e Salvador. Além delas, em Curitiba, a ampliação primeira dose para pessoas com 66 anos ou mais, que começou na terça-feira passada, foi suspensa ontem. Outros grupos que já vinham recebendo a primeira dose seguem sendo imunizados.

INTERNET – Em um ano, o número de internautas no Brasil aumentou em 6,1 milhões de pessoas. Havia no País, ao final de 2019, 143,5 milhões pessoas conectadas à internet (78,3%). Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), com levantamento feito no 4º trimestre de 2019, divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Perguntar não ofende: A CPI da pandemia servirá apenas de palanque eleitoral?

100 dias da equipe de governo do prefeito Alessandro Palmeira / Blog Itamar

Os blogueiros Júnior Finfa, Mário Martins, Pedro Araújo e Itamar França estiveram participando nesta terça-feira (13) do Debate da Dez na Rádio Pajeú FM para avaliar os 100 primeiros dias da gestão do prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB).

O debate contou com a participação dos ouvintes que puderam opinar numa enquete promovida pela rádio sobre a atuação do Chefe do Executivo. Sem meias palavras, o blogueiro Itamar França emitiu a seguinte avaliação em relação a equipe de governo da atual administração:

Artur Belarmino – Bem avaliado pela população pela desenvoltura no plano de ação do Enfrentamento ao novo Coronavírus, ao intensificar estratégias de combate com testagem em massa, vacinação de idosos, atendimento via telemedicina e campanhas de conscientização.

Wiviane Fonseca – Pode se celebrar o número de matrículas de estudantes para rede municipal de ensino, com outros pontos avaliados positivamente como a seleção de professores da Escola Municipal em tempo integral Padre Carlos Cottart, distribuição de merenda escolar, realização de aulas remotas e organização das equipes de supervisão pedagógica das escolas.

Lúcia Gomes – Estreante pasta, vem demonstrado esforço pessoal e surpreendentemente capacidade técnica. Terá a função de arrecadar tributos, controlar as entradas de repasses de outros entes políticos, executar pagamentos e manter o planejamento de contas a pagar.

Ney Quidute –  Se destaca nos primeiros cem dias, a parceria entre a Prefeitura de Afogados e o SEBRAE. Ney ainda discutiu com o gerente local do Banco Santander, Jorge Guerra sobre as diversas linhas de crédito que o banco oferece para a atividade empreendedora.

Madalena Leite – A Secretaria de Assistência Social foi outro setor que se destacou positivamente. Nos primeiro dias de gestão, a secretaria, fez uma limpeza geral no espaço, melhorando a estrutura para um atendimento humanizado.  De forma discreta, que é o perfil da titular da pasta, várias ações foram realizadas, como distribuição de cestas básicas, auxílio aluguel, a doação de medicamentos, kits de enxoval  para gestantes, entre outras ações.

Rivelton Santos – Um dos feitos importantes do Secretário de Agricultura foi à construção de passagens molhadas na zona rural de Afogados da Ingazeira, além e ações desenvolvidas como a recuperação de estradas rurais. A atuação de Rivelton também tem sido bem avaliada.

Augusto Martins – Em virtude da pandemia, os planos para a cultura e esporte estão cancelados. A pasta recuperou os portões da parte de trás do Centro Desportivo Municipal que estavam quebrados e realizou a pintura da arquibancada e cabines de rádio do estádio Vianão. Há questionamentos em alguns setores da imprensa, pela falta de incentivo aos artistas.

Silvano Brito – A Secretaria de Infraestrutura vem realizando importantes trabalhos na zona urbana do município e também na zona rural, como consertos de esgotos, podas de árvores, consertos de calçamentos, recuperação de passagens molhadas, dentre outras ações.

Flaviana Rosa – Remanejada de pasta, tem pela frente uma nova missão. A garagem teve uma melhoria na parte estrutural e organizacional em relação a como foi encontrada a frota, além de relatórios elaborados, conserto e recuperação de veículos que estão à disposição da população. Uma observação é que o trabalho em torno da mobilidade urbana ainda não foi iniciado.

Rodrigo Lima – tem tratado bem da imagem da gestão de Palmeira, inclusive com grande engajamento nas redes sociais, que por sinal vem sendo avaliado como positiva a interação popular com a divulgação das ações do governo. O jornalista está bem mais ativo que na gestão anterior (Coimbra), apresentando inclusive eventos da prefeitura com muita segurança.

Alexandre Moraes – Com a função de assistir e assessorar o prefeito no desempenho de suas atribuições e nos assuntos relacionados com a coordenação e integração das ações do Governo e preparar normas e decisões do Chefe do Executivo, promovendo a publicação, sua atuação só pode ser avaliada de forma específica pelo gestor. Competência e potencial, ele tem de sobra.

Igor Mariano – Assessor Especial do Prefeito Alessandro Palmeira, o ex-vereador atua nas respostas de requerimentos e indicações da Câmara Municipal, mantendo o Prefeito Municipal devidamente informado a respeito; mantendo a interlocução entre a prefeitura e o Legislativo.

Coluna da Folha / Edmar Lyra

CPI deverá agravar ambiente político no Brasil 

O Brasil sempre foi marcado por crises institucionais que culminaram em prejuízos sociais e econômicos para toda a população. Porém, desde 2013 quando tínhamos a realização da Copa das Confederações e eclodiu uma série de protestos contra a classe política que vivemos um tsunami de acontecimentos que deixaram o país como um verdadeiro barril de pólvora.

As eleições de 2014 que possibilitaram a reeleição de Dilma Rousseff tiveram acontecimentos jamais vistos, a começar pelo acidente que vitimou o presidenciável Eduardo Campos, logo em seguida, visualizamos uma campanha sangrenta que deixou sequelas para o país, em especial para a própria candidata reeleita que enfrentou crise econômica e depois política que culminariam em seu impeachment em 2016.

A ascensão de Temer trouxe certo alívio e boa expectativa para as reformas, porém o caso Joesley Batista tirou o governo de órbita, que a partir de então teve que atuar para salvar a pele do presidente em duas denúncias arquivadas pela Câmara dos Deputados. O ambiente radioativo, que prosseguiu com a prisão de Lula, gerou um então deputado do baixíssimo clero como a salvação da pátria. Jair Bolsonaro chegou ao cargo de presidente da República em 2018 aplicando uma acachapante derrota a Fernando Haddad e acabando com uma hegemonia de quatro eleições presidenciais do PT, além disso, Bolsonaro simplesmente dizimou o PSDB, então antagonista do PT nas seis eleições anteriores.

Na presidência da República, Bolsonaro não mudou seu perfil beligerante, e ao longo de 2019 brigou com Deus e o mundo, permanecendo o ambiente extremamente tóxico no país. Mas ninguém poderia imaginar que em 2020 o cenário iria piorar com a chegada da pandemia da Covid-19, o que mudou para sempre a vida dos brasileiros, e novamente implodiu a economia e qualquer agenda desenvolvimentista que pudesse ser implantada.

Um ano após o início da pandemia, em vez de comemoração pela chegada de vacinas e agilizar ainda mais a aplicação delas para garantir a imunidade de rebanho, a guerra política produz uma CPI da pandemia, que pelo escopo apresentado visando investigar as ações do presidente da República e dos prefeitos e governadores com os recursos enviados pelo governo federal, deverá criar um ambiente ainda mais conturbado, onde a gente sabe como vai começar, mas não faz ideia de como vai terminar, porém o indicativo é de que tudo tende a piorar com a guerra que está começando no Senado Federal.

Desfiliação – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência de “justa causa”, para que dois deputados federais do PSB possam se desligar da legenda, sem que isso implique na perda de seus mandatos. Foram beneficiados Rodrigo Coelho (SC) e Felipe Rigoni Lopes (ES). Os dois foram suspensos das atividades no Congresso após votarem a favor da reforma da previdência.

Bolsa-Família – O ministro Marco Aurélio, do STF, determinou o Governo Federal que “reintegre as famílias excluídas do Programa Bolsa Família durante a pandemia da covid-19”. A reintegração deve ocorrer no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Inocente quer saber – A CPI trará algum resultado positivo para o Brasil?

Blog do FinFa

Disponibilizou – O prefeito do Recife, João Campos, disponibilizou ontem (14) gratuitamente, para a prefeitura de Maceió-Al, o sistema digital de vacinação do Recife. Segundo João Campos, o Conecta Recife, que foi desenvolvido pela equipe da Prefeitura do Recife, contempla todos os processos: cadastro, agendamento, validação dos dados. Isso facilita muito a tomada de decisão dos gestores e gestoras. O prefeito de Maceió, João Henrique Holanda Caldas, o JHC, comemorou a parceria.

Com o ministro – O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando das Parabólicas, estevecom o ministro de Turismo, Gilson Machado. Buscando verbas para fortalecer cada vez mais o turismo de Santa Cruz da Baixa Verde. O prefeito entregou ao ministro um projeto do Complexo Turístico ‘Cristo Redentor’, com 30 mts de altura e será instalado na Serra do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade. um novo equipamento turístico, que vai atrair o turismo religioso e que tem o apoio e contra partida da Secretaria Estadual de Turismo.

Hoje – O prefeito de Triunfo-PE, Luciano Bonfim, estará nesta quinta-feira (15) na Rádio Triunfo FM 87,9 no canal do Youtube @prefeituradetriunfo, apresentando o conjunto de ações que desenvolvemos ao longo dos primeiros 100 dias de gestão à frente do município.

Você sabia – Que o jornal francês Libération disse que a pandemia no Brasil está “fora do controle” com 4 mil mortes por dia, “hospitais à beira do colapso” e “o maior número de mortes no mundo nesta semana, três vezes mais do que nos Estados Unidos”. Segundo o artigo do Libération, “atrás da catastófre nacional no Brasil, tem um homem, seu presidente eleito Jair Bolsonaro, personificação extrema do populismo de direita”. O jornal francês lembrou que Bolsonaro insistiu a minimizar a pandemia da Covid-19, “ridicularizar portadores de máscaras e duvidar da urgência da vacinação”.

Vistoriando – O prefeito de Quixaba-PE, Zé Pretinho, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Obras, Arnaldo, esteveram acompanhando o andamento dos serviços de pavimentação em paralelepípedo, na Avenida Manoel Barbosa dos Santos, que liga o Bairro Barros ao centro da cidade de Quixaba. “Essa é mais uma, de tantas obras de urbanização realizadas no município de Quixaba, que visa melhorar o trânsito e a qualidade de vida dos moradores”, disse o prefeito Zé Pretinho.

Já reduziu – Para quem não acreditava que as medidas restritivas tomadas pelos 12 municípios da 3ª Circunscrição Ministerial, chamado de “Lockdown à Sertaneja” (O MP fala em medidas restritivas) já impactam em uma redução de casos de 25,46% em Afogados da Ingazeira-PE, nesse período em relação à janela em que foi feito o anúncio. A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim. O dado afere as semanas imunológicas 12 a 14, medidas na segunda-feira após às medidas mais restritivas (de 24 a 28 de março) até o último sábado.

Frase – “Disseram que as medidas não dariam certo por não ter 15 dias. Que conversa. Um dia de isolamento já pode ter impacto nos números”. (Secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, comemorando a redução dos números de casos da Covid-19 após as medidas restritivas tomadas pelos 12 municípios da 3ª Circunscrição Ministerial)

Ampliando vantagem – Segundo pesquisa PoderData/Band divulgada nesta quarta-feira (14) no Jornal da Band, Luiz Inácio Lula da Silva ampliou sua vantagem sobre Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2022. A pergunta para os entrevistados foi: “Se houvesse segundo turno entre Bolsonaro e Lula, em quem você votaria?” Lula venceria Bolsonaro por 52% a 34% – 18 pontos percentuais de diferença. No levantamento anterior, revelado em 17 de março, a distância era de 5 pontos percentuais: 41% a 36%.

Disse – “O Brasil está no limite. O pessoal fala que eu devo tomar uma providência. Estou aguardando o povo dar uma sinalização. Porque a fome, a miséria e o desemprego está aí, só não vê quem não quer. Ou quem não está na rua. Eu sempre estive na rua”.(Presidente Jair Bolsonaro)

Perguntar não ofende – Por que a eleição da nova diretora da Amupe que tem menos associados foi realizada no sistema ONLINE e a eleição da nova diretoria da UVP vai acontecer no sistema presencial?

Elielson Lima Blog

Coluna da quinta | O “novo” Lula para 22O NOVO LULA /

Famoso pelas estratégias eleitorais, o Partido dos Trabalhadores (PT), vem preparando uma nova interface para seu maior quadro, o ex-presidente Lula. Com o objetivo de tentar agradar até os ex-eleitores de Bolsonaro, Lula vai se vestir de um candidato ao centro, fugindo ao velho discurso ideológico de esquerda.

Essa movimentação já está sendo alimentada por uma ala petista de relevância que inclusive já começam a cogitar nomes do centro para compor a chapa presidencial. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e também senador e ex-governador Antonio Anastasia (PSD-MG) despontam na lista dos preferidos. O primeiro mostrou independência agora com a instalação da CPI, fora que o DEM vem se relacionando bem com o PT, a bronca é a Bahia. O segundo, tem o histórico de bom governador de Minas Gerais, além do peso que o partido tem em São Paulo.

Por incrível que pareça, indo para a sexta eleição presidencial, Lula poderá se vestir do “novo” e se apresentar como candidato alternativo a Bolsonaro, evitando os extremismos que só favorece o atual presidente e apontando um caminho para a crise. À coluna, uma liderança petista nacional revelou que Lula já está com o discurso pronto de “salvar o País das garras de Bolsonaro e imprimir uma agenda econômica que funcione”.

SEM VETOS – À Coluna, o deputado federal e presidente do Cidadania em Pernambuco, Daniel Coelho afirma “não ter problema com Miguel, nem trabalha com vetos”. Essa declaração mostrou que ele não guardou nenhum tipo de ressentimento da eleição passada.

FIEL DEFENSOR – Após perceber que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra não vai deslanchar, o ex-senador Armando Monteiro virou um fiel defensor da candidatura de Miguel Coelho para governador. Ele pode ser o indicado do PSDB para compor a chapa do prefeito de Petrolina. Armando está com o discurso de Miguel na ponta da língua.

PÉRIPLO – Por falar em Raquel, ela está em Brasília e vem circulando bem na Esplanada dos Ministérios. Já se reuniu com os ministros Gilson Machado Neto (Turismo), João Roma (Cidadania), além de ter cumprido agenda de trabalho na Saúde, Educação e Desenvolvimento Regional.

RÁPIDAS

TURISMO – Quem também está em Brasília é o prefeito do Paulista Yves Ribeiro e seu vice Dido, ontem, ao lado do deputado Guilherme Uchoa Jr foram recebidos pelo ministro do Turismo. Gilson Machado para tratar de investimentos para a principal cidade do Litoral Norte de Pernambuco.

CONTAS REJEITADAS – O ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Regis teve suas contas no exercício de 2018. Dos 17 vereadores, apenas dois votaram pela aprovação. O plenário votou contra o parecer do TCE que recomendava a aprovação.

REAPROXIMOU – Só foi Lula sinalizar para o PSB que os petistas locais já retomaram o diálogo com os socialistas. Recentemente, o senador Humberto Costa conversou com o governador Paulo Câmara para afinar o discurso.

PINGA-FOGO: Quantos candidatos de Oposição teremos em Pernambuco após Lula entra no páreo?

Meteorologista da Apac diz que próximos dias serão de chuvas no Agreste e Sertão

Fim de semana foi de chuva no Sertão do Pajeú : Nill JuniorNos últimos dias, diversas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco têm registrado chuvas, que ocorreram também em outras diversas regiões do Estado.

O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roni Guedes, explicou como deve ficar a previsão para os próximos meses.

De acordo com Roni, a previsão é de que, nos próximos dias, Agreste e Sertão registrem chuvas ainda mais intensas do que as do começo desta semana.

“A previsão para os próximos dias é que nós tenhamos chuvas isoladas na região do Agreste e Sertão, principalmente nos períodos da tarde e noite”, disse.

O meteorologista explicou que, na região, “as chuvas começam no mês de abril. A ‘quadra chuvosa’ é concentrada nos meses de abril, maio, junho e julho. São os quatro meses que mais chovem na região. O início do mês de março foi um pouco seco mas, no fim do mês, começaram a ser registradas algumas pancadas de chuva.”.

Roni destacou que, no começo do mês de abril, já é possível ver que o tempo fica mais fechado, com baixas temperaturas e com características da transição do outono para o inverno.

Prefeitura de Afogados negocia com FPF volta do público para Afogados x Santa Cruz

Pode ser primeira partida com público, dia 2 de maio. Prefeitura defende possibilidade graças ao “Passaporte Imunológico”

O estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, pode marcar a volta de público no Campeonato Pernambucano 2021. Segundo o prefeito Sandrinho Palmeira, falando ao programa institucional da prefeitura de Afogados na Rádio Pajeú, essa possibilidade está sendo negociada com a Federação Pernambucana de Futebol.

A possibilidade existe por conta do Passaporte Imunológico, ferramenta de circulação digital para o controle sanitário e de acesso a espaços públicos e privados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o sistema permite que estabelecimentos restrinjam o acesso apenas a pessoas imunizadas contra a Covid-19, para evitar a propagação do vírus. A ferramenta também funcionará através de aplicativo em celulares. Assim, poderiam ter acesso ao jogo torcedores que tenham recebido a vacinação contra a Covid-19. A possibilidade, mesmo com público restrito, poderá valer para Afogados x Santa Cruz, pela nona rodada, dia 2 de maio, um domingo, no Vianão às 16h.

Com Covid19, Vicente Nery é internado em Fortaleza

Diário do Nordeste

O cantor Vicente Nery foi internado em um hospital privado após ser diagnosticado com Covid-19, em Fortaleza. De acordo com a assessoria do cearense, em nota divulgada nesta quarta-feira (14), a hospitalização foi necessária para o tratamento ser mais eficaz.

“A assessoria do cantor Vicente Nery informa que nos últimos dias, Vicente testou positivo para coronavírus. Para melhores resultados, o tratamento está sendo feito em ambiente hospitalar. A família agradece o carinho, as orações e boas energias que estão sendo enviadas. Logo, logo nosso cantor estará de volta ao nosso convívio. Por hora, fica o pedido, usem máscara e evitem aglomerações”, disse o comunicado publicado no Facebook do forrozeiro.

Carol Rabelo, esposa do cantor, publicou foto no Instagram ao lado do companheiro no Hospital. “Meu amor, o meu maior presente é que você se recupere! Estamos juntos hoje e sempre meu amor”, escreveu na rede social.

Amigos pedem orações – a cantora de forró Taty Girl pediu orações pelo cantor Vicente Nery nas redes sociais. “Venho aqui hoje, pedir a todos vocês uma corrente poderosa de orações a meu amigo Vicente Nery que está internado com essa doença devastadora e maldita. Peço que orem sem cessar, orem com fé, com poder, clamem a Jesus que lá dos céus ouvira com certeza, pois todos juntos somos fortes. Eu Oro”.

Sávio Torres tem contas de governo de 2018 aprovadas pelo TCE-PE

Nill Jr Blog /A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), em julgamento do dia 08/04, aprovou as contas de 2018 do Prefeito de Tuparetama Sávio Torres.

O Tribunal emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores daquele município a aprovação das contas de governo de 2018.

O relator foi o Conselheiro Substituto Marcos Nóbrega. O processo tem o número 19100300-1. A decisão foi por unanimidade. Atuou na defesa do gestor o advogado tabirense Napoleão Manoel Filho.

Eleição da UVP confirmada para dia 18

Primeira mão/Nill Jr

Foi confirmada para o domingo, dia 18, a eleição da UVP, União dos Vereadores de Pernambuco. A escolha se dará na Escola Modelo de Gaibú, no Loteamento Enseada dos Corais, de 8h às 17h.

A eleição tem novo local e horário para atender a solicitação após suspensão provisória anunciada pelo Governo de Pernambuco, assinada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O secretário argumentou que o pleito causaria grande aglomeração, desrespeitando o protocolo vigente durante a pandemia. “Eventos públicos ou privados em espaços de qualquer natureza, incluindo hotéis encontram-se terminantemente proibidos pelo Artigo 6o do Decreto Estadual 50.470/2021”. Ele oficiou o atual presidente,  Josinaldo Barbosa e o Hotel Canarius de Gaibu.

Os dois principais nomes são Léo do Ar, apoiado pelo atual presidente e Zé Raimundo, do grupo de João Batista. Corre por fora Welber Santana, de Carnaubeira da Penha.

Prefeito Delson Lustosa acompanha visita do Dep. Gustavo Gouveia

O prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa (Podemos) acompanhou a visita do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) ao Pajeú nessa terça-feira, 13 de abril. O deputado visitou aliados da região e esteve em Brejinho com o prefeito de lá Gilson Bento, vendo o progresso na perfuração de poços artesianos e a extenção da Adutora do Pajeú.  Delson Lustosa tem buscado emendas parlamentares com seus deputados para o município, nas áreas de educação, saúde e de infraestrutura. Ele também acompanhou entrevista na Rádio Gazeta FM em São José do Egito.

Prefeitura de Ouro Velho-PB antecipa pagamento dos servidores referente ao mês de abril

Nenhuma descrição disponível.A política de valorização dos servidores implantada na gestão da ex-prefeita Natália em Ouro Velho, continua na gestão do atual prefeito, Dr. Augusto Valadares.

A prefeitura antecipou o pagamento dos servidores referente ao mês de abril, realizando o pagamento nesta última terça-feira (13).

“É mais uma vez fazendo a economia girar em Ouro Velho, pagamos todos os servidores em dia,” Pontuou Dr. Augusto ao Blog do Marcello Patriota

Sertão do Pajeú tem 450 casos ativos de Covid-19

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta quarta-feira (14), a região registrou 62 novos casos positivos, 102 recuperados e nenhum novo óbito.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 22.544 casos confirmados, 21.688 recuperados (96,20%), 406 óbitos e  450 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 17 novos casos positivos e 34 recuperados nas últimas 24h. Agora o município conta com 3.643 casos confirmados, 3.479 recuperados, 46 óbitos e 118 casos ativos.

Brejinho registrou 11 novos casos positivos e 14 recuperados. A cidade conta com 442 casos confirmados, 412 recuperados, 8 óbitos e 22 casos ativos.

Calumbi  Não registrou novos casos positivos e nem recuperados nas últimas 24 horas. Permanece com 387 casos confirmados, 380 recuperados, 3 óbitos e 4 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 5 novos casos positivos e nenhum recuperado. Agora o município conta com 1.183 casos confirmados, 1.115 recuperados, 25 óbitos e 43 casos ativos da doença.

Flores registrou 3 novos casos positivos e nenhum recuperado. O município conta com 813 casos confirmados, 755 recuperados, 28 óbitos e 30 casos ativos. 

Iguaracy não registrou caso positivo, mas confirmou 1 recuperado nas últimas 24h. Conta agora com 567 casos confirmados, 537 recuperados, 16 óbitos e 13 casos ativos.

Ingazeira não registrou novos casos positivos, mas confirmou a recuperação de 2. O município conta com 205 casos confirmados, 196 recuperados, 1 óbito e 8 casos ativos.

Itapetim registrou 4 novos casos positivos e 4 recuperados. O município totaliza 853 casos confirmados, 828 recuperados, 18 óbitos e 7 casos ativos.

Quixaba não divulgou boletim epidemiológico. O município permanece com 324 casos confirmados, 309 recuperados, 11 óbitos e 4 caso ativo.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 2 novos casos positivos e 5 recuperados. A cidade conta agora com 383 casos confirmados, 368 recuperados, 7 óbitos e 8 casos ativos.

Santa Terezinha Não registrou novos casos positivos e nem recuperados. A cidade permanece com 735 casos confirmados, 708 recuperados, 22 óbitos e 5 casos ativos.

São José do Egito registrou 1 novo caso confirmado e 8 recuperados nas últimas 24h. A cidade totaliza 1.671 casos confirmados, 1.623 recuperados, 29 óbitos e 19 casos ativos.

Serra Talhada confirmou 16 novos casos positivos e 28 recuperados. O município conta agora com 7.925 casos confirmados, 7.678 recuperados, 127 óbitos e 120 casos ativos da doença.

Solidão não registrou novos casos positivos e nem recuperados nas últimas 24h. A cidade permanece com 360 casos confirmados, 353 recuperados, 2 óbitos e 5 casos ativos.

Tabira registrou 2casos positivos e 5 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta agora com 2.023 casos confirmados, 1.969 recuperados, 22 óbitos e 32 casos ativos.

Triunfo não registrou novos casos positivos, mas confirmou 1 recuperado. A cidade conta com 709 casos confirmados, 683 recuperados, 23 óbitos e 3 casos ativos.

Tuparetama registrou 1 novo caso positivo e nenhum recuperado. A cidade conta com 321 casos confirmados, 294 recuperados, 18 óbitos e 9 casos ativos da doença

 

Djalma Alves faz balanço positivo dos cem dias e diz não ter medo da CPI proposta por Bolsonaro

Reeleito para o 2º mandato a frente dos destinos de Solidão o Prefeito Djalma Alves (PSB) falou ontem ao programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, com Anchieta Santos,  para destacar os 100 dias do seu novo governo.

Inicialmente o prefeito foi chamado a comentar a possibilidade da CPI da Pandemia ser estendida a Governadores e Prefeitos. “Para Solidão não vejo dificuldade nenhuma. Não temos o que temer. O recurso recebido, foi aplicado no combate ao vírus”.

Sobre os 100 dias de governo, Djalma destacou na Educação a entrega do kit escolar aos Estudantes; melhoramento da internet em todas as escolas; aquisição de mobiliário para as escolas Infantil Turma da Monica e Manoel Marques de Oliveira.

Ainda reforma da escola Antônio Gomes no Povoado do São Francisco,  aquisição de EPIs para auxiliares de serviços gerais,  aquisição do kit de Máscara para os estudantes e pagamento de auxílio emergencial para os motoristas do transporte escolar, através de Lei Municipal.

Na pasta de Obras, citou como ações a reforma, pintura e iluminação da escadaria de acesso ao Cristo e à Gruta, manutenção da iluminação pública, passagem molhada no sítio Oitis, calçamentos nas Travessa Nossa Senhora Aparecida 1 e 2, Rua Elízio Elias Oliveira e Rua Celestino Inácio.

Também  construção da murada da Quadra de esportes, Rede de Esgoto da Rua Manoel Marques em Pelo Sinal e construção de lajão em concreto na sangria do sitio Muriçoca.

Ao falar sobre as ações na Agricultura, o Prefeito de Solidão citou o retorno do PAA no valor de R$ 63 mil, Operação Pipa em 63 localidades, pagamento do boleto do Garantia Safra 2021/2022. Construção de cacimbas e cisternas, entrega de sementes de milho e sorgo as familias da agricultura familiar, construção de 22 barreiros e açudes e 60 cadastros do ITERPE.

Na saúde relacionou contratação de profissionais de saúde para todas as áreas, aquisição de três câmaras frias para armazenamento de vacinas, ampliação de dois leitos de retaguarda para o centro Covid-19, sendo um adulto e um pediátrico, conquista de Câmara Fria junto à Celpe para o PSF centro, compra de EPIs para todos os profissionais de saúde, fardamento para ACSs e demais profissionais da atenção básica, campanha de vacinação e apoio as ações de combate a Covid-19.

Na Assistência Social cestas básicas para famílias carentes, computadores para o Creas e Bolsa Familia, celulares para o Bolsa e Conselho tutelar e por fim no gabinete do Prefeito, criação da Guarda Municipal com fardamento, Projeto de Lei de incentivo aos estudantes de cursos técnicos e universitários.

~~~~~//// Giro pelos Blog’S (Quarta Feira 14/04/2021)~~~~//~

Blog do FinFa

Inaugura hoje – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, inaugura nesta quarta-feira (14) as ações do programa ‘Facilita’, para os empreendedores, uma promessa de campanha. O Programa Facilita, vai reunir todos os serviços para os empreendedores em um só lugar. Será de 9 horas, com a presença do CDL, na Secretaria de Administração, na Rua Dr.Roberto Nogueira Lima. parte da tarde, o prefeito e equipe, inauguram a Academia da Saúde da comunidade rural da Pintada. As duas são ações que estão no plano dos cem dias de gestão.Ampliada – A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Iguaracy-PE, informa a toda à população, que a Campanha de Vacinação para Covid-19 será ampliada no município para o público na faixa etária de 60 a 64 anos. Será ofertada nesta quarta-feira (14), a primeira remessa de vacinação para esse grupo prioritário em dois pontos de vacinação: Na sede do município, em Frente o Centro de Artesanato e no Distrito de Jabitacá, no Centro de Atividades Econômicas – CAE. “As doses da vacina da Covid-19 serão ofertadas por ordem de chegada das 08 às 11 horas. Os idosos nessa faixa etária e devem comparecer com uso obrigatório de máscara, apresentando um documento de identificação com foto, o número do cartão do SUS e do CPF”. disse a secretária municipal de saúde, Joaudeni Cavalcanti.

Na conta hoje – O prefeito de Ouro Velho-PB, Augusto Valadares, em contato com este blogueiro, confirmou que o pagamento de todos os servidores municipais, estará na conta nesta quarta-feira (14), referente ao mês de Abril/2021.

Aprovado – O Requerimento de Urgência proposto pelo deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) para que o projeto que prorroga os prazos da Lei Aldir Blanc seja pautado pelo Plenário da Câmara dos Deputados, foi aprovado em sessão realizada nesta segunda-feira. A votação se deu por unanimidade de todos os parlamentares presentes. Na semana passada, Tadeu tinha conseguido o apoio de 499 dos 513 deputados para que o requerimento fosse apreciado na Casa, fato que ocorreu na primeira sessão desta semana. “Esperávamos o apoio dos colegas de Parlamento para que esse requerimento de urgência fosse aprovado. A Lei Aldir Blanc, no ano passado, foi aprovada por praticamente todos os partidos. Agora precisamos dar um novo passo, que é a prorrogação de todos os seus prazos”, destacou Tadeu, que comemorou essa articulação em defesa da Cultura.

Com o deputado – Nesta terça-feira (13) o prefeito Gilson Bento, juntamente com o deputado estadual Gustavo Gouveia, acompanhou o andamento de diversas obras no município. O gestor apresentou o progresso na perfuração de poços artesianos e na extensão da autora do Pajeú. Os poços artesiano estão sendo perfurados a fim de incrementar a captação, armazenamento e distribuição de água potável na zona rural do município, bem como a extensão da adutora do Pajeú, maior obra hídrica da história de Brejinho, com 6km. “Destinei emendas para o município, pois sei da responsabilidade de Gilson em buscar melhorias para a população. Ressalto meu compromisso com os brejinhenses, ainda vamos trabalhar muito pelo povo”, disse o deputado Gustavo Gouveia.

Inicia hoje – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, postou na sua rede social, que será iniciada hoje, a vacinação contra a gripe.

 Disse –  “Não é fácil colocar um município desse porte nos trilhos, principalmente da forma que o antigo gestor deixou a cidade. Mas as conquistas e ações da prefeitura municipal nesses primeiros 100 dias já mostram que é capaz de fazer os ajustes necessários e trazer inúmeros benefícios a população”.(Deputado Estadual Diogo Moraes, afirmando que o  o governo do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão é de obras e progresso)

Flores – Fortalecendo o conjunto de ações voltadas para à preservação do Meio Ambiente, ontem (13), representantes da Compesa, estiveram na cidade de Flores-PE, onde promoveram um diálogo importante, com representantes da educação e servidores que atuam diretamente com a manutenção de praças e e jardins do município. “Além deste encontro foi oficializada a entrega da nossa sementeira e, aqui agradeço o empenho dos servidores das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura, pelo trabalho brilhante realizado”, disse a Secretária Luciana Miranda.

Você sabia – Que a Prefeitura de Serra Talhada, prorrogou o prazo para o pagamento do seu IPTU até 15 de junho.

Vice-presidentes do Banco do Brasil renunciam – Dois vice-presidentes do Banco do Brasil (BB) renunciaram aos cargos na noite desta terça-feira (13), uma semana após a posse do novo presidente, Fausto Ribeiro. Carlos André, vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores e funcionário de carreira do banco, vai se aposentar, enquanto Mauro Ribeiro Neto, vice-presidente corporativo, saiu do banco alegando ‘motivos pessoais’.

Perguntar não ofende – Por que tem gente que se mete onde não tem o mínimo de conhecimento de causa?

Coluna da FolhaPE / Edmar Lyra

Disputa pelo Senado anima postulantes governistas 

No próximo ano o eleitorado brasileiro renovará 1/3 do Senado Federal, os senadores eleitos em 2014 estarão encerrando seu mandato. Em Pernambuco, será a vaga de Fernando Bezerra Coelho (MDB) que estará em jogo em 2022. Entusiasta da candidatura do prefeito Miguel Coelho a governador, Fernando está cada vez mais distante de pensar na reeleição, uma vez que não é interessante disputar o Senado pela oposição, e no caso de Miguel Coelho ser o nome oposicionista para governador, Fernando deverá ser candidato a deputado federal junto com Fernando Filho.

Neste contexto, a vaga de senador estará livre para que alguns nomes possam sonhar com ela. Candidato natural ao Senado após concluir seu mandato como governador, Paulo Câmara dificilmente tentará a Câmara Alta pelo fato de o PSB ter a prerrogativa de indicar o candidato a governador da Frente Popular e sabe que para ser uma ampla coligação deverá ofertar as vagas de vice e de senador a outros partidos.

Na história das últimas eleições desde 1982 quando voltamos a ter disputa para governador e senador em Pernambuco, em apenas uma ocasião o primeiro colocado para governador não elegeu seus senadores, uma característica peculiar do estado, que foi em 1994 quando Miguel Arraes não elegeu Armando Monteiro Filho na sua chapa, dando lugar a Carlos Wilson, que quatro anos antes havia sido vice de Arraes e assumido o cargo, fazendo com que o eleitor associasse mais Cali do que Armando ao vitorioso daquele pleito. Em 2006, Mendonça Filho foi o primeiro colocado do primeiro turno para governador, enquanto Jarbas Vasconcelos ficou com a vaga de senador na disputa vencida por Eduardo Campos na segunda etapa.

Sabendo da possível não tentativa de reeleição de Fernando Bezerra Coelho para o Senado Federal na oposição e da provável não candidatura de Paulo Câmara a senador, diversos nomes governistas sonham acordados com esta vaga, são eles: Eduardo da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos), André de Paula (PSD) e Wolney Queiroz (PDT), todos deputados federais e presidentes de partido que acreditam serem grandes as chances do nome escolhido pela Frente Popular emplacar o Senado em 2022.

Ações – A defesa do ex-presidente Lula (PT) pediu que o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, encerre a ação do sítio de Atibaia e dois processos envolvendo o Instituto Lula. Nos três casos, o petista é acusado pela Lava Jato de recebido supostas vantagens indevidas de uma empreiteira. As anulações, caso concedidas, pavimentam mais ainda o caminho do ex-presidente para uma candidatura em 2022.

Noronha – O PDT foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a realização da 17ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás Natural pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que envolve áreas próximas a Fernando de Noronha. A legenda alega que a União burlou regras ao “ignorar a obrigatoriedade de Avaliações Ambientais”. A ação foi assinada pelo advogado Walber Agra, que atuou na campanha de Marília Arraes (PT) em 2020.

Inocente quer saber – Quem seria o candidato a senador pela oposição em 2022?

A CPI da Pandemia, oficializada na tarde de ontem, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), teve a sua proposta ampliada e poderá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, atendendo ao senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que pretendia criar uma outra CPI para investigar governadores e prefeitos ou ampliar o alcance da CPI proposta por Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Imposta pelo Supremo numa ação desmoralizadora para o Congresso, a CPI agora está unificada e a investigação de estados e municípios está limitada somente “à fiscalização dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia da Covid-19”. Essa ampliação do alcance da CPI era defendida por parlamentares governistas e pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nunca se roubou tanto nesse País de quinta categoria! Engessado pelo Supremo, que deu autonomia aos Estados e Municípios na gestão da pandemia, Bolsonaro abriu as torneiras dos cofres federais sem distinção. Municípios de menos de 20 mil habitantes chegaram a embolsar R$ 3 milhões, valor bem acima do repasse institucional mensal do FPM. Após o socorro financeiro bilionário da União, as finanças públicas estaduais e municipais fecharam o ano de 2020 praticamente ilesas à pandemia de Covid-19.

Enquanto o governo federal teve um rombo histórico e viu a dívida pública aumentar, governadores e prefeitos registraram a maior disponibilidade de caixa dos últimos 20 anos e encerraram o ano no azul, no melhor resultado primário desde 1991. O conjunto dos Estados e Municípios teve um superávit primário de R$ 38,75 bilhões no ano passado, de acordo com dados do Banco Central. Esse é o montante em que as receitas superaram as despesas. O resultado do ano passado também foi mais que o dobro do registrado em 2019, quando as contas dos governos locais ficaram no azul em R$ 15,2 bilhões.

A conta da Covid-19 sobrou toda para a União. O governo federal teve um rombo de R$ 743,1 bilhões no ano passado, incluindo as despesas extras para combater os efeitos da pandemia na saúde e na economia. Somente com o socorro extra, a União repassou R$ 60 bilhões a estados e municípios, em quatro parcelas pagas entre junho a setembro. Foram R$ 10 bilhões destinados a ações de saúde e assistência social, sendo R$ 7 bilhões a governadores e R$ 3 bilhões a prefeitos.

Os R$ 50 bilhões tiveram aplicação livre, sendo R$ 30 bilhões para os estados e R$ 20 bilhões para os municípios. E as excelências – governadores e prefeitos – usaram essa dinheirama para salvar a vida dos mais de 350 mil brasileiros contaminados? Claro que não. Roubaram descaradamente. Com a ampliação das investigações, veremos se de fato a Justiça culpará os verdadeiros genocidas da pandemia.

Dívidas suspensas – A União também suspendeu o pagamento de dívidas dos governos locais. Com isso, prefeitos e governadores tiveram uma folga de R$ 65 bilhões, totalizando a ajuda extra do governo federal aos governos locais em R$ 125 bilhões. O Executivo realizou, ainda, as transferências constitucionais previstas em lei, liberando R$ 16 bilhões para os fundos de participação dos estados (FPE) e municípios (FPM). Com o pacote de ajuda, os estados e municípios terminaram o ano com dinheiro em caixa. Segundo dados do Tesouro Nacional, os governos locais tinham R$ 82,8 bilhões sobrando nos cofres públicos.

Pipoco nas contas – Em contrapartida, a dívida pública do setor público aumentou após os gastos extras para ajudar governos locais, pessoas e empresas durante a pandemia ela atingiu R$ 6,615 trilhões em 2020, o equivalente a 89,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi uma alta de 15 pontos percentuais. Em 2019, a dívida estava em 74,3%. O resultado de 2020 foi o maior de toda a série histórica do Banco Central, que começa em 2006.

R$ 43 bi em 6 meses – Nos últimos seis meses, desde o início da pandemia causada pelo coronavírus no Brasil, o governo federal repassou cerca de 43 bilhões de reais aos mais de 5.500 municípios do país como recursos extraordinários sob a justificativa de fortalecer o atendimento de saúde pública na ponta, os postos de saúde, administrados pelas prefeituras. O valor equivale a um terço de todo o orçamento previsto para a Saúde no país em 2020 (125 bilhões de reais) ou quase dois terços da totalidade da estimativa de custos para a cidade de São Paulo no ano (68,9 bilhões de reais).

Quem mais levou – Segundo levantamento realizado com base em dados divulgados pela Câmara dos Deputados, as capitais do País lideraram o ranking de recebimento de verbas emergenciais, sendo São Paulo (1,7 bilhão de reais), Rio de Janeiro (821 milhões de reais), Belo Horizonte (667 milhões de reais), Fortaleza (470 milhões de reais), Curitiba (450 milhões de reais), Salvador (437 milhões de reais) e Porto Alegre (409 milhões de reais) as que ocupam os primeiros lugares da lista. Faixa populacional e valores gastos com saúde pública nos anos anteriores foram os critérios definidos para estabelecer os valores dos repasses aos municípios.

Emendas individuais – Outra fonte de recurso aos municípios foi a liberação do governo para que parlamentares alterassem o destino das emendas parlamentares individuais e de bancada previamente aprovadas pelo orçamento para direcionar os recursos para o combate à pandemia. O parlamentar que, segundo dados disponibilizados pela Câmara dos Deputados, mais disponibilizou recursos de emendas individuais para a Covid-19 foi o deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE), aliado do presidente Jair Bolsonaro, que destinou R$ 12,2 milhões às suas bases.

CURTAS

R$ 42 BI PARA PE – No caso de Pernambuco, o Estado recebeu da União R$ 42,7 bilhões, sendo R$ 17 bilhões na rubrica “Benefícios ao Cidadão”, R$ 19,5 bilhões para o Estado e seis municípios, R$ 4,8 bilhões exclusivos para tratamento da Covid-19 e ainda R$ 1,4 bilhão da suspensão da dívida com a União. No total para os Estados, o presidente Bolsonaro remeteu R$ 420 bilhões.

INDICAÇÕES – Os blocos partidários já têm 8 dos 11 nomes para serem titulares da CPI da Covid-19 no Senado. As escolhas ainda não são definitivas porque podem mudar até a oficialização da indicação. A divisão de cadeiras dos 11 titulares e sete suplentes é feita, tradicionalmente, baseada no tamanho dos blocos partidários que existem na Casa. Para que isso seja alterado dessa vez e outro método de distribuição seja usado, seria preciso um amplo acordo entre os senadores.

Perguntar não ofende: Não é vergonhoso o Congresso viver a reboque do Supremo Tribunal Federal?

Blog Elielson Lima

Coluna da quarta | Retomada do protagonismo nacional do PSB  evidenciada na movimentação de LulaNa semana passada ficou evidenciada a retomada da relação do PT com o PSB, Lula se reuniu por horas com Paulo Câmara e outros socialistas. Desde que restabeleceu a elegibilidade, o PSB foi o primeiro partido que o ex-presidente procurou para conversar.

Esse movimento constata que os socialista pernambucanos tem de fato o comando da sigla no País e que no mínimo sinal local, a aliança em 22 será sacramentada. A aproximação das siglas consolida cada vez mais a candidatura de Geraldo Júlio para governador atrapalhando todos planos da Oposição. Levando o PT fazer uma reflexão que nas três vezes que disputou contra o PSB perdeu, 2012, 16 e no ano passado.

Por fim, ficou claro que o PT sonha em anunciar logo a aliança com o PSB, porém não vai fazer agora por causa da pandemia. Ao memso tempo, que o PSB local renova seu protagonismo no cenário nacional. Até Renato Casagrande, o mais direta entre os socialistas, se rendeu aos apelos de Lula.

UPAE – Em sua passagem por Carpina, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), disse em seu discurso na Câmara de Vereadores que já tratou com o governador Paulo Câmara sobre a abertura da UPAE da cidade. “Ele me garantiu que vai abrir, porém apresentou as dificuldades financeiras. A abertura da UPAE é prioridade do Governo”, disse Medeiros.

PRESIDENTE PRÓXIMO – O presidente da Câmara de Carpina, Guilherme Diógenes elogiou a atitude do presidente Eriberto Medeiros de visitar as Câmaras do Estado lançando o LideraAlepe. “Essa é a primeira vez que a Câmara daqui recebe o chefe do Legislativo Estadual”.

SEM CLIMA – O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) não tem clima para apoiar Miguel Coelho para governador. O senador Fernando Bezerra Coelho moveu céu e mar para garantir a candidatura de Mendonça Filho, no Recife, em 20.

RÁPIDAS

AVALIAÇÃO 100 DIAS – Perguntamos no nosso perfil do Instagram: qual é a melhor gestão da Mata Norte? Botafogo de Carpina liderou absoluto, seguido de Marcelo Gouveia (Paudalho). Guiga, prefeito de Vicência, ficou em terceiro lugar.

CPI – O senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT), foi indicado para compor a CPI da Covid instalada no Senado ontem. Ele prometeu rigor para “investigar e buscar os responsáveis pela tragédia brasileira”.

PINGA-FOGO: O prefeito de Aliança, Xisto Freitas vai lançar a esposa candidata a deputada no próximo ano?

Brejinho/ Gilson Bento recebeu a visita do Deputado Gustavo Gouveia

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, ao ar livre e árvore

ASCOM /
Nesta terça-feira (13) o prefeito Gilson Bento, juntamente com o deputado estadual Gustavo Gouveia, acompanhou o andamento de diversas obras no município. O gestor apresentou o progresso na perfuração de poços artesianos e na extensão da autora do Pajeú.
O parlamentar falou sobre a parceria, que está ajudando no desenvolvimento de Brejinho. “Destinei emendas para o município, pois sei da responsabilidade de Gilson em buscar melhorias para a população. Ressalto meu compromisso com os brejinhenses, ainda vamos trabalhar muito pelo povo”, explicou o parlamentar ao Jornalista Erbi Andrade na Gazeta FM  95,3 .
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, sentada e área internaPode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore e ao ar livre
Os poços artesiano estão sendo perfurados a fim de incrementar a captação, armazenamento e distribuição de água potável na Zona Rural do município. Bem como a extensão da adutora do Pajeú, maior obra hídrica da história de Brejinho, com 6km.

Gestão Evandro é aprovada por 66,2%, diz Opinião

54,7% aprovam condução do governo na pandemia, contra 33,5% que acham razoável. Para 88,9% município acerta em medidas restritivas no combate á pandemia

O governo do prefeito Evandro Valadares é aprovado por 66,2% da população. É o que diz pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande, divulgada com exclusividade por este blog.  Para 20%, a gestão é reprovada. Já 13,8% não sabem, ou não responderam.

Foram realizadas 400 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Atuação na pandemia é aprovada: a atuação do prefeito Evandro Valadares no combate à pandemia foi considerada boa por 41,7%. Para 33,5%, ela é razoável. 13% avaliaram como ótima. Para 4,5% é ruim, para 4,3% péssimo. Não sabem ou não responderam, 3%.

Aprovação das medidas restritivas: chama a atenção a aprovação recorde da população para as medidas restritivas adotadas pelo município. São José do Egito foi uma das cidades que adotou cinco dias de medidas mais restritivas com outros doze municípios. Para 88,9% o isolamento, distanciamento social e confinamento deve ser utilizado no combate à pandemia, com 8,3% que não aprovam e 2,8% que não sabem ou não responderam.  Comércio fechado aos domingos(SJEgito foi a 1ª cidade da região a adotar), horários restritos de funcionamento.

Município faz mais no combate à pandemia que Estado e Governo Federal, diz população: o Opinião perguntou quem tem trabalhado mais no combate á pandemia. Para 44,7% da população, a Prefeitura de São José do Egito tem feito mais. Já 12% apontam o governo estadual e 10%, o Governo Federal. Não sabem ou não responderam 33,3%.

HISTÓRIA / O dia em que Flores do Pajeú foi bater em Goiás

Lindoaldo Campos/ Mestrando em História dos Sertões (UFRN) /Membro do CPDoc-Pajeú

Sabia que Pernambuco já foi assim?

Pois é: além da área que tem hoje, Pernambuco também abrangia o atual Estado de Alagoas e essa área à esquerda chamada Comarca do Rio São Francisco – que antes pertencia à Comarca do Sertão, cuja sede sabe onde era? Na Vila de Flores do Pajeú.

Ficou curioso? Então vamos ver essa história direito:

No Sertão do Pajeú, no processo de colonização intensificado em meados do século XVII, dentre os diversos núcleos urbanos que foram se formando no entorno de fazendas o registro mais recuado é de 1696 e refere-se ao povoado Flores, que se formou em torno de uma fazenda com esse nome que em épocas passadas pertencera à Casa da Torre, “o maior feudo do Nordeste”, proprietária de imensas áreas que alcançava mais de 300.000 km² nos sertões dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.

Ruínas da Casa da Torre – Praia do Forte, Município de Mata de São João/BA
Fonte: Shutterstock
Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/video/clip-12407207-aerial-view-garcia-davila-castle-casa-da

Desenvolvendo-se rapidamente como elo interiorano com as capitanias da Paraíba, Bahia e Ceará, em 1783 o povoado Flores foi elevado a freguesia. Em 1805, o Governador da Capitania de Pernambuco, Caetano Pinto Montenegro, oficiou à Coroa Portuguesa sugerindo a criação da Comarca do Sertão e da elevação de duas vilas que poderiam ser a sede: a vila de Pilão Arcado (atual Município de Pilão Arcado/BA) e a vila de Flores. Demorou cinco anos, mas em 1810 a Coroa Portuguesa acolheu essas sugestões e foi assim que D. Maria I expediu o Alvará Régio de 15 de janeiro de 1810, criando a Comarca do Sertão.

Eis trechos do alvará na linguagem daquele tempo, pra ficar mais chic:

Alvará Régio de 15 de janeiro de 1810/ Crêa a Comarca do Sertão de Pernambuco, e erige em villas as Povoações de Pilão Arcado e de Flores na Ribeira de Pajehú
[…]
I) Haverá uma nova Comarca, que se ha de denominar do Sertão de Pernambuco, e comprehenderá a villa de Cimbres, os Julgados de Garanhuns, de Flores na Ribeira de Pajahú, de Tacaratú, de Cabrobó, a Villa de S. Francisco das Chagas, na Barra do Rio Grande, vulgarmente chamada da Barra, as Povoações do Pilão Arcado, Campo Largo e Carunhanha, que hei por bem desmembrar da Comarca de Pernambuco […]
[…]
V) Constando-me que para melhor e mais exacta administração da justiça, convem que se erijam em Villas os Julgados de Pilão Arcado e de Flores na Ribeira de Pajahú, que tem para isto suffuciente local e grande povoação […]

Foi então que a Capitania de Pernambuco ficou dividida em duas comarcas:

  1. A Comarca de Pernambuco, que ia de Recife à Vila de Cimbres (atual Pesqueira/PE)
  2. A Comarca do Sertão, que ia da vila de Cimbres ao Rio Carinhanha, lugar conhecido como Região da Trijunção, pois fica mesmo na intersecção dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais
  3. Isso mesmo: a Comarca do Sertão de |Pernambuco ia bater no sul da Bahia, na divisa que faz com Goiás e Minas Gerais!

Quer ver, veja no mapa abaixo, em que a área delimitada pela linha amarela representa a Comarca do Sertão:

Mas aí você pergunta, e com toda razão: Mas onde é que se diz que Flores era a sede da Comarca do Sertão?
Pois é verdade: o alvará régio de 1810 não diz isso desse jeito não, e por isso surgiram as teses de que a sede seria a Vila da Barra do Rio Grande (criada em 1752) (atual Município de Barra/BA) ou a Vila de Cimbres (criada em 1762) (atual Município de Pesqueira/PE).
Mas tem jeito não: desde o início a sede da Comarca do Sertão foi Flores do Pajeú, como se conclui de alguns fatos e circunstâncias:

  1. Em seu ofício à Corte de Portugal o Governador da Capitania de Pernambuco Caetano Montenegro diz que “outrem resolverá com o qual deve ter a preferência”, mas dá uma boa pista sobre sua inclinação pela vila pernambucana:

A povoação de Flores fica distante do Rio de S. Francisco trinta e cinco léguas segundo o meu roteiro, ou quarenta segundo o cálculo vulgar. A ela não chegam já as moléstias do mesmo Rio, e ainda nas maiores epidemias todos me asseguram que não havia memória de passarem da Fazenda denominada de S. Francisco, que fica quinze léguas abaixo. A esta vantagem acresce a de ter brejos férteis nas serras vizinhas, que abundam de mantimentos e a de haver já alguma cultura de algodão, que se transporta para esta praça.
Fica, porém, no fim da comarca e muito distante da outra extremidade, ainda que por esta razão venha a ser o lugar mais próximo da capital para as relações e dependência com o Governo.

  1. Segundo o historiador Barbosa Lima Sobrinho, “o ouvidor efetivo [José de Sousa Ferreira] só viria a tomar posse a 20 de agosto de 1817, na Vila de Flores”.
  1. Em 1822, a Comarca do Sertão, através do Congresso Eleitoral da Vila de Flores, elegeu o Deputado Antônio Ribeiro Campos “para as Cortes Gerais e Constituintes do Reino do Brasil”
  2. Em 1823, esse mesmo Deputado Antônio Ribeiro Campos apresentou e teve aprovado um Projeto de Lei para que fosse instalado um Comando Militar “cujo Comandante terá sua residência na Vila de Pajeú de Flores, cabeça da mesma Comarca”

Duvide não que aí está o original:

Fonte: Câmara dos Deputados Arquivo Histórico
Disponível em:
https://arquivohistorico.camara.leg.br/index.php/projeto-1-e-2-leituras-8

Pois é: não há dúvida de que a Vila de Flores do Pajeú sediava a Comarca do Sertão da Província de Pernambuco, que abarcava toda essa parte oeste de Pernambuco a partir de Garanhuns e mais toda essa parte oeste que hoje é da Bahia (que tem uma área muito maior do que o próprio Estado de Pernambuco!).
E isso durou um bom tempo visse? Dez anos certinhos, pois com a intensificação do processo de criação de povoados, através do Alvará Régio de 3 de junho de 1820 D. João VI (que sucedeu sua mãe Maria I no trono – dizem que ela era ou ficou doida) desmembrou a Comarca do Sertão: tirou dela a recém-criada Comarca do Rio São Francisco, que ficou com aquela que desce ali perto da cachoeira de Sobradinho até o Rio Carinhanha. Mas tem mesmo assim Flores permaneceu como sede da Comarca do Sertão e com jurisdição sobre os territórios da Vila de Cimbres e dos julgados de Garanhuns, Tacaratu e Cabrobó (Julgado é quando havia um Juiz efetivo). E quer saber o destino das duas comarcas? Pois tome história:    Em 2 de julho de 1824 Frei Caneca e companhia proclamaram o movimento revolucionário de caráter republicano e separatista conhecido como Confederação do Equador. A reação foi violenta: em 1825 Frei Caneca foi arcabuzado (tipo fuzilado só que não, porque foi morto com um tipo de uma arma chamada… arcabuz).
Mas antes, em 7 de julho de 1824, Dom Pedro I mutilou Pernambuco ao transferir o território da Comarca do Rio São Francisco para a Província de Minas Gerais e por fim em 15 de outubro de 1827 para a Província da Bahia, onde está até hoje.
Observe que sete anos antes, ou seja, em 1817, Dom João VI havia desligado de Pernambuco a Comarca das Alagoas – olhe de novo o mapa do começo –, como punição pela Revolução Pernambucana, de que Frei Caneca participou (!) e que defendia a independência do Brasil em relação a Portugal. Ah, Pernambuco guerreiro! Frei Caneca mesmo dizia: “Quem bebe da minha caneca tem sede de liberdade!”.
Quanto à Comarca do Sertão, por razões de administração em 1833 foi desmembrada por uma resolução do Presidente da Província de Pernambuco que, junto com várias outras comarcas, criou a Comarca de Flores do Pajeú – daí porque por vezes toda a região do Pajeú é referida como “Pajeú de Flores”   Mas assim mesmo era grande visse? Limitava-se ao norte com Piancó/PB, a leste com Garanhuns, ao sul com Pambu/BA, a sudeste com a Vila de Mata Grande/AL e a oeste com o Termo da Boa Vista e sendo composta pelos povoados de Baixa Verde (atual Triunfo), Vila Bela (atual Serra Talhada), Tacaratu, Fazenda Grande (atual Floresta) e Ingazeira.
Isso mesmo: como todos nós pajeuzenses e pajeuzeiros sabemos, com o tempo esses povoados se tornaram freguesias e viraram vilas (o caminho é esse) que se desmembraram de Flores para dar origem à rica diversidade de municípios de nosso amado Alto Sertão do Pajeú.   Quer saber como isso aconteceu? Pois então fique ligado que qualquer hora dessas a gente continua essa história – e ô Pajeú velho de guerra pra ter história!

Sertão do Pajeú passa dos 400 óbitos por Covid-19 (13/04/2021)

Flores, Itapetim e Serra Talhada registraram novas mortes pela doença.

 

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta segunda (12), a região registrou 115 novos casos positivos, 131 recuperados e 5 novos óbitos.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 22.384 casos confirmados, 21.509 recuperados (96,09%), 404 óbitos e  471 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 28 novos casos positivos e 49 recuperados nas últimas 24h. Agora o município conta com 3.605 casos confirmados, 3.435 recuperados, 46 óbitos e 124 casos ativos.

Brejinho não divulgou boletim. A cidade conta com 429 casos confirmados, 388 recuperados, 6 óbitos e 35 casos ativos.

Calumbi registrou 1 novo caso positivo e nem recuperado nas últimas 24 horas. Está com 385 casos confirmados, 380 recuperados, 3 óbitos e 2 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 5 novos casos positivos e nenhum recuperado. Agora o município conta com 1.175 casos confirmados, 1.115 recuperados, 25 óbitos e 35 casos ativos da doença.

Flores registrou 4 novos casos positivos, 3 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 809 casos confirmados, 754 recuperados, 28 óbitos e 27 casos ativos. Óbito: a Secretaria Municipal de Saúde não detalhou o óbito ocorrido.

Iguaracy não registrou nenhum caso positivo e 1 recuperado nas últimas 24h. Conta agora com 567 casos confirmados, 535 recuperados, 16 óbitos e 16 casos ativos.

Ingazeira não divulgou boletim nas últimas 24h. O município permanece com 202 casos confirmados, 184 recuperados, 1 óbito e 17 casos ativos.

Itapetim registrou 23 novos casos confirmados de Covid-19, 16 recuperados e 2 novos óbitos pela doença. O município totaliza 847 casos confirmados, 821 recuperados, 18 óbitos e 8 casos ativos. Óbitos: foram confirmados laboratorialmente 2 óbitos por infecção do novo coronavírus que se encontravam em investigação. Os mesmos ocorreram entre os dias 6 e 8 do corrente mês. Ambos os pacientes apresentaram sinais clínicos compatíveis com SRAG. Um paciente é do sexo masculino, realizava intervenção oncológica, necessitou de internamento hospitalar com quadro de saúde grave, e um do sexo feminino evoluiu do quadro leve ao grave, veio a óbito em residência.

Quixaba não divulgou boletim referente as últimas 24h. O município permanece com 321 casos confirmados, 309 recuperados, 11 óbitos e 1 caso ativo.

Santa Cruz da Baixa Verde não divulgou boletim referente as últimas 24h. A cidade permanece com 371 casos confirmados, 353 recuperados, 7 óbitos e 11 casos ativos.

Santa Terezinha não divulgou boletim referente as últimas 24h. A cidade permanece com 727 casos confirmados, 702 recuperados, 22 óbitos e 3 casos ativos.

São José do Egito registrou 8 novos casos confirmados e 9 recuperados nas últimas 24h. A cidade totaliza 1.667 casos confirmados, 1.615 recuperados, 29 óbitos e 23 casos ativos.

Serra Talhada confirmou 37 novos casos confirmados, 39 recuperados e 2 óbitos, nas últimas 72 horas. O município conta agora com 7.880 casos confirmados, 7.635 recuperados, 127 óbitos e 118 casos ativos da doença. Óbitos: o município confirmou 2 novos óbitos pela doença. Um paciente do sexo masculino, 73 anos, portador de comorbidades (hipertensão e diabetes), e outro do sexo feminino, 75 anos, também apresentava comorbidades (doença vascular crônica e hipertensão). Os dois óbitos ocorreram no dia 9 de abril no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Solidão não registrou novos casos confirmados e nem recuperado nas últimas 24h. A cidade permanece com 359 casos confirmados, 352 recuperados, 2 óbitos e 5 casos ativos.

Tabira registrou 8 casos positivos e 8 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta agora com 2.017 casos confirmados, 1.960 recuperados, 22 óbitos e 35 casos ativos.

Triunfo registrou 1 novo caso positivo e 6 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta agora com 707 casos confirmados, 681 recuperados, 23 óbitos e 3 casos ativos.

Tuparetama não divulgou boletim. A cidade permanece com 316 casos confirmados de Covid-19, 290 recuperados, 18 óbitos e 8 casos ativos da doença.

Avaliação do Governo Nicinha em Tabira é negativa, diz Flávio Marques

Nenhuma descrição disponível.Por Anchieta Santos

O petista Flávio Marques, candidato derrotado na eleição de 15 de novembro/2020 na disputa pela Prefeitura de Tabira, foi convidado a avaliar os 100 dias da Prefeita Nicinha Melo em entrevista a Rádio Cidade FM.

Afirmando que a derrota por apenas 210 votos o coloca na oposição que lhe dá a obrigação de fiscalizar a gestão e cobrar as promessas feitas pela prefeita vencedora.  Flávio disse que a Prefeita Nicinha logo nos primeiros dias de gestão editou o decreto de emergência financeira e ao mesmo tempo já pagou R$ 8.500,00 de salário ao marido, 1º Damo, ex-prefeito referente a dezembro de 2012, débito já prescrito.  Trinta e três veículos foram locados e 14 imóveis alugados, inclusive citando que motocicleta que na tabela Fipe tem valor total de R$ 2.800,00 a Prefeitura paga R$ 1.300,00 pela locação para a Secretaria de Agricultura.  Lembrou a promessa de campanha de pagar aluguel social a famílias carentes + Sopão + Bolsa Familiar como complemento do Bolsa Família. Até agora apenas alugou a casa da sopa e só.

De 19 ruas com recursos assegurados pela gestão Sebastião Dias, apenas duas estão sendo concluídas. Além da pista de Cooper ligando o centro da cidade ao Riacho do Gado, também não iniciada.  Falando sobre a saúde, Flávio cobrou a promessa do parto cesariano prometido para o 1º mês de governo e até agora não aconteceu o 1º parto. Sobre as especialidades, Marques lembrou que são as mesmas ofertadas na gestão passada. Flávio também reclamou do sobre preço dos medicamentos e com documentos provou superfaturamento de até 334%. “Soro de R$ 3,00, a Prefeitura pagou R$ 14,00”.  Considerou gravíssimas as denúncias do Coordenador Jurídico da campanha de Nicinha, Gilberto Oliveira, contra o Governo Municipal. E ainda acusou a Prefeita de alterar a legislação sobre construção de imóveis para beneficiar o marido Dinca na construção da Vila Chaves que foi embargada no governo passado.  Chamado a dar uma nota para os 100 dias de Nicinha, Flávio Marques respondeu que a avaliação é abaixo de zero.

Serra Talhada: HEC está com 97% de leitos ocupados. Hospam tem 100%

INTERNAMENTOS:

A cidade de Serra Talhada tem nesta segunda-feira (12) um total de 86 pacientes internados, incluindo pacientes de Serra Talhada e de outras cidades pernambucanas.

O Hospital Eduardo Campos está com 97% de ocupação, com 3 pacientes em leitos clínicos e 68 na UTI. Destes, são 2 serra-talhadenses em leitos clínicos e 11 na UTI.

O HOSPAM está com 100% de ocupação, sendo 10 pacientes internados na UTI. Destes pacientes, 7 são de Serra Talhada.

Nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José há 5 serra-talhadenses internados.

“Portanto, temos 25 pacientes serra-talhadenses internados, sendo 18 na UTI”, informou a Secretaria de Saúde no boletim.

Após perder mãe, irmão e cunhada para a Covid, Moacy da farmácia não resiste e também morre da doença, em Teixeira-PB

Após perder a mãe, o irmão e a cunhada para a Covid-19, um homem que mora cidade de Teixeira, Sertão da Paraíba, também morreu em decorrência da doença. Moacy Martins, mais conhecido como Moacy da Farmácia, tinha 52 anos e foi diagnosticado com o vírus. Devido ao agravamento dos sintomas, ele precisou ser internado no Hospital das Clínicas, em Campina Grande, mas não resistiu e acabou morrendo nesta segunda-feira (12).
 O primeiro a perder a vida em decorrência da doença foi o irmão de Moacy. Marcos Antônio Alves Martins, mais conhecido como Marcos de Totó,. Ele tinha 46 anos e faleceu no dia 27 de fevereiro.
 Três dias depois, no dia 3 de março, a vereadora Nilda Lira, esposa de Marcos Antônio e cunhada de Moacy, também não resistiu as complicações da Covid-19 e faleceu. A mãe de Moacy, dona Isabel Martins, de 78 anos, morreu no dia 28 de março, também vítima do novo coronavírus.
Um dos irmãos de Moacy, José Orlando, conversou com a reportagem. Ele disse que toda a família foi contaminada com a Covid-19, inclusive ele o pai deles, que tem quase 80 anos. José Orlando falou que os familiares estão muito abalados e que não esperaram tamanha tragédia.
A Prefeitura lamentou a morte do empresário por meio de uma rede social. “Que Deus seja como um abrigo, neste momento de dor e saudade, que dê forças a toda família Martins e conforte cada familiar e amigo, diante de mais uma despedida”, disse a nota.
Na cidade de Teixeira, 33 pessoas já morreram em decorrência do novo coronavírus e 627 já foram contaminadas com a doença desde o início da pandemia.(Teixeira em Foco e Notícia PB)

Afogados: sistema de reuso de água do Vianão é destaque no programa Bora Pernambucar

Sistema de reúso da água mantido pelo município é tema da live Caso de Sucesso, dentro do Bora Pernambucar. Nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira (13), às 16h, a Secretaria de Turismo e Lazer destaca na série de encontros online Caso de Sucesso uma iniciativa ambiental muito bem-sucedida no Sertão do Pajeú.

Sob o tema “O Segredo dos Jardins de Afogados da Ingazeira”, a live do programa Bora Pernambucar mostrará como o reúso da água pode ser uma medida positiva para o meio ambiente e para a economia, especialmente em se tratando do Sertão.

O uso consciente da água pelo município de Afogados da Ingazeira tem servido de modelo no Estado devido à eficiência em atender às demandas hídricas da cidade. Através do sistema de reaproveitamento de água do esgoto, são tratados mais de 100 mil litros de água por dia. A experiência será relatada pelo responsável técnico Elias Silva.

A iniciativa sustentável permite realizar o serviço de fertirrigação do estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, casa do Afogados da Ingazeira Futebol Clube. Além de qualificar o gramado do equipamento futebolístico, o reúso da água garante que seja efetuada a adubação regular das praças e jardins da cidade, garantindo que as ruas de Afogados fiquem cada vez mais bonitas para a população e para receber os visitantes.

“O modelo de reaproveitamento da água em Afogados serve de orgulho não só para o Sertão do Pajeú, mas para todos os pernambucanos. Apresentar este projeto de sucesso, na próxima terça-feira, é uma ação que visa impactar gestores e representantes do trade turístico para que esta boa prática seja replicada”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Interessados em acompanhar a apresentação sobre este caso de sucesso em Pernambuco, devem fazer a inscrição pelo link de acesso https://forms.gle/Pi6gJZAUmkiG5FCw8.

Programa Águas de Carnaíba pretende universalizar a água na Zona Rural do município

Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (12), o Programa Águas de Carnaíba, que pretende universalizar a água para toda a Zona Rural do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Anchieta Patriota numa live realizada às 9h pela rede social Instagram.

Ao lado do prefeito estavam os secretários responsáveis pela concretização do projeto: Agricultura e Meio Ambiente, Anchieta Alves e da Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda. O presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba, Cícero Batista, participou da transmissão, que foi acompanhada pelos vereadores José Ivan e Antônio Venâncio, vice-prefeito Júnior de Mocinha, secretário de Governo Everaldo Patriota, além de assessores, técnicos e lideranças das comunidades. O prefeito Anchieta Patriota assinou a autorização para dar início ao processo licitatório para perfuração de 40 poços, sendo 30 deles acompanhados da instalação a fim de direcionar água para as famílias que ainda não dispõem desse benefício. Os outros 10 serão localizados estrategicamente para apoio da agricultura familiar. Esse processo de perfuração de poços está orçado em aproximadamente R$ 300 mil e será realizado exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura de Carnaíba. Entre outras ações previstas está a distribuição de 113 kits de irrigação por gotejamento, sendo este fruto de emenda parlamentar do deputado Lucas Ramos com recursos do Governo Estadual. Ao longo dos próximos 4 anos de mandato estão previstas ainda a construção de mais duas barragens nos sítios Poço do Pau e Santo Antônio para a perenização total do Rio Pajeú. De acordo com o prefeito, outros projetos também serão incorporados como a produção de fogões ecológicos, experiência já desenvolvida anteriormente em parceria com o Governo Estadual e que é bem apropriada para o momento, tanto do ponto de vista ambiental, como econômico, haja vista o preço do gás atualmente, o quanto pesa para as famílias mais carentes. Outras ações serão incorporadas ao Programa, sempre com o objetivo de melhorar as condições de vida da população rural.

Ingazeira: TCE-PE vota pela rejeição das contas de 2016 de Luciano Torres

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou, na última quinta-feira (8), a prestação de contas de 2016 do atual gestor de Ingazeira, Luciano Torres.

Após análise inicial das contas foi consolidada em Relatório de Auditoria, apontando irregularidades, dentre elas: repasse de duodécimo ao Poder Legislativo menor que o valor fixado na LOA; constatadas diversas inconsistências nos demonstrativos contábeis, não obedecendo às normas e padrões contábeis exigidos pela contabilidade pública; não disponibilização integral à sociedade do conjunto de informações exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal.  A 2ª Câmara da Corte de Contas seguiu o voto do relator e emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Ingazeira a rejeição das referidas contas do atual prefeito Luciano Torres Martins, relativas ao exercício financeiro de 2016.

Mãe do técnico de enfermagem que dormiu em terraço para não infectá-la é vacinada contra Covid-19, na PB

Mãe de técnico de enfermagem que dormiu em terraço para não infectá-la é vacinada contra Covid-19, na PBA mãe do técnico de enfermagem Joseildo da Silva Batista, dona Sofia da Silva, está imunizada contra a Covid-19. Com 74 anos, ela já tomou a segunda dose da vacina e agora estão mãe e filho imunizados. “A sensação de ver a minha mãe se vacinando foi um alívio, saber que ela está protegida e que meu esforço não foi em vão”, declarou Joseildo.

Ele foi o primeiro vacinado contra a Covid-19, em Campina Grande, no dia 19 de janeiro. No início da pandemia, trabalhando na linha de frente no combate ao novo coronavírus, ele passou a dormir no terraço da casa, para não infectar a mãe, uma idosa de 74 anos, que tem asma e pressão alta. Mesmo no momento em que começou a ser imunizado, o profissional de saúde lembrou da mãe. “A minha vontade quando tomei a primeira dose em janeiro seria que minha mãe tomasse no meu lugar”, declarou Joseildo. Joseildo recebeu a primeira dose do imunizante durante uma solenidade realizada no Hospital Municipal Pedro I, referência inicial para o tratamento do novo coronavírus na cidade.

Ouro Velho-PB entre municípios contemplados com recursos para suporte no combate à Covid-19

O coordenador da bancada federal da Paraíba, deputado Efraim Filho, informou que o Ministério da Saúde, por meio da Portaria 650, concedeu R$ 452,9 milhões de incentivo financeiro para custeio de 2.302 Centros de Atendimento para COVID-19.

Os recursos serão desembolsados em parcela única, compreendendo as competências de abril a junho de 2021, totalizando R$ 180 mil, R$ 240 mil ou R$ 300 mil, de acordo com o porte e a quantidade de habitantes. O coordenador da Bancada da Paraíba no Congresso, deputado Efraim Filho, elogiou o trabalho do Ministro da Saúde, o também paraibano Marcelo Queiroga, ressaltando que o financiamento de Centros de Atendimento é de grande importância para que os municípios paraibanos possam fortalecer o combate efetivo à pandemia no interior da Paraíba e estruturar a rede de saúde pública. O montante será destinado para 126 municípios da Paraíba. Dos oito contemplados no cariri paraibano, está Ouro Velho,  do prefeito Augusto Valadares.

Além dela, estão as  cidades de Amparo, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Monteiro, Prata e Sebastião do Umbuzeiro, segundo a Assessoria do deputado Efraim Filho.

BREJINHO / testagem em massa do Covid-19

Nenhuma descrição disponível.A Prefeitura Municipal de Brejinho, e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na última semana uma testagem em massa da população a fim de detectar munícipes contaminados pela Covid-19 e evitar a proliferação do Coronavírus.

A ação teve início na última quinta-feira, 08 de abril no ginásio de esportes do município, e, na ocasião, foram testados todos os comerciantes do município, bem como seus funcionários. Além disso, houve testagem, ainda, nos dias 09 e 10 de abril, oportunidade em que os feirantes e o restante da população também foram testados.

Para realizar os testes rápidos dos tipos IgG/IgM, que identificam quem está ou quem já teve a doença, os populares não necessitavam apresentar qualquer sintoma da doença e precisaram apresentar apenas o CPF e o cartão do SUS.

Estiveram presentes durante a ação o Prefeito  Gilson Bento, a Secretária Municipal de Saúde, Franciely Lucena, Dr. Eclériston Ramos dentre outros profissionais de saúde e funcionários municipais.

Delegacia de SJEgito está em condições precárias

Blog do Magno /A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, está muito insatisfeita com a situação da Delegacia de Polícia Civil do município. Conforme noticiado pelo portal Mais Pajeú, ontem, há instalações elétricas obsoletas com risco de incêndio, laje com ferrragem deteriorada e exposta com risco de desmoronamento, colocando em risco a integridade física dos policiais e de quem precisa de atendimento.

Além disso, infiltração em todo o teto, mofo em todas as paredes, ausência de muro externo, colocando em policiais e objetos apreendidos. Outro ponto é a ausência de sala específica para o registro dos boletins de ocorrência, bem como a falta de climatização na recepção, ausência de cela para os presos e banheiros insalubres.

“Em 2018, a delegacia corria o risco de fechar, já que naquela ocasião recebeu ordem de despejo por falta de pagamento. A Prefeitura de São José do Egito logo doou um prédio ao Governo do Estado para o funcionamento da Delegacia de Polícia Civil. Cabe ao estado fazer a manutenção do mesmo.

O caso teve ampla repercussão e por um tempo a Delegacia funcionou em um container. Na cidade, havia outros prédios em situação similar, como no caso da Rodoviária da cidade. Nesse caso a prefeitura assumiu o prédio e passou a gerí-lo.   Mas há relatos de outras delegacias da região que estão em condições idênticas/precárias.

==//~~~Giro pelos Blog’S ( Terça feira 13/04/2021)~~~//==

Coluna da Folha /Edmar Lyra

Lula pode desencorajar opositores no estado em 2022  

Nas duas vezes em que foi presidente da República, Lula conquistou expressivas votações em Pernambuco, sobretudo na reeleição em 2006, quando havia garantido diversos investimentos para o estado como a refinaria, o estaleiro e a Hemobras que alavancaram o ambiente econômico e social de Pernambuco.  O seu legado ainda está cristalino na memória dos pernambucanos, e caso seja novamente candidato a presidente da República em 2022, é possível que ele tenha acima de 70% dos votos válidos. Fernando Haddad obteve 66% no segundo turno de 2018 mesmo com pouca identificação com Pernambuco, o que leva a crer que Lula terá votação recorde no próximo ano no estado se novamente for candidato a presidente. 

Esse movimento de Lula, que já emite sinais de reaproximação com o PSB, partido hegemônico em Pernambuco e que tentará continuar no comando do estado no próximo ano, poderá ter o efeito, segundo aliados, de afugentar projetos de nomes mais alinhados com o presidente Jair Bolsonaro em 2022. Para um integrante da Frente Popular, nomes como Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, que vez por outra são lembrados para disputar o Palácio do Campo das Princesas, na hora das definições pensarão duas vezes se oficializarão a renúncia de suas respectivas prefeituras e consequentemente eventuais candidaturas a governador no próximo ano. Este aliado de Paulo Câmara prossegue avaliando que com Lula no páreo será um fardo pesadíssimo de carregar para o candidato de oposição ter que defender Bolsonaro contra Lula na terra do ex-presidente.

CPI ampla – A tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro no Senado trabalha para a instalação de uma CPI que investigue todas as ações de estados, municípios e a união no combate à Covid-19. A contraofensiva se deu após o ministro Luís Roberto Barroso obrigar o Senado a abrir a CPI, mesmo tendo outras 70 engavetadas naquela Casa.

Vacinação
 – Moradores da cidade de São Vicente Férrer reclamam do cronograma de vacinação da Covid-19 em alguns bairros da cidade, onde alguns postos já atingem os 63 anos de idade e outros somente acima de 66 anos, o que não deveria acontecer, pois a vacinação deveria respeitar o cronograma do PNI e abrir idades menores somente quando tiver condições de atender todo o público-alvo da faixa etária.

Leão – A Receita Federal adiou, para 31 de maio deste ano, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, ano-base 2020. Anteriormente, a entrega estava prevista para o dia 30 de abril e foi adiada como maneira de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia.

Hacker – A Polícia Federal disse não ser possível “presumir” a autenticidade dos diálogos trocados entre procuradores da Lava-Jato, como Deltan Dallagnol, pelo aplicativo de mensagens Telegram, obtidas por meio de ataque hacker. A perícia não confirmou a autenticidade desses diálogos e disse que “constitui abuso de autoridade usá-los em investigações”.

Inocente quer saber – Quem toparia ser candidato a governador de todo jeito pela oposição mesmo tendo Lula no outro palanque?

Miguel e Anderson com Bolsonaro 

Dos três pré-candidatos a governador em 22, Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), gestor de Jaboatão, aparecem na linha de frente na ocupação estratégica do noticiário na mídia estadual. Também cotada para entrar na disputa, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não revela disposição para o embate.

Os que a conhecem e gozam da sua intimidade dizem, em off, que não será candidata em hipótese alguma, nem mesmo se o cavalo descer seladinho do céu para montar. Miguel e Anderson, a esta altura, embora não assumam, são vistos e apontados como alternativas bolsonaristas no Estado, ou seja, candidatos com plataformas e discursos em sintonia com o Governo do presidente da República.

Bolsonaro, entretanto, vive um momento em baixa, de governo mal avaliado, envolto numa crise após outra, com índices apáticos nas pesquisas para entrar na disputa pela reeleição, tendo sido já, numericamente, ultrapassado pelo ex-presidente Lula. O cenário não é bom para apadrinhar ninguém. Miguel e Anderson sabem disso.

Mas ambos não poderão fugir do vínculo por falta de alternativas. Lula, conforme este blog antecipou, ontem, é candidatíssimo numa aliança com o PSB, para arrastar em Pernambuco o desgastado Geraldo Júlio, o pior prefeito do Recife de todos os tempos. A polarização está latente, só não ver quem não quer.

Como, a princípio, não há cenário para o desaguadouro de uma terceira via na disputa presidencial, restando, no momento, apenas a candidatura de Ciro Gomes, Miguel ou Anderson, seja qual for deles o candidato, terá que assumir o discurso, as propostas e as teses bolsonaristas, além de defender com afinco o Governo Federal.

Nas entrevistas, nem Miguel nem Anderson têm agido assim. Receio de contaminação, aposta num cenário novo ou mesmo falta de coragem para assumir a defesa de um presidente enfrentando turbulências? Tem marqueteiro achando que não haverá a nacionalização da campanha. Posso até estar enganado, mas a campanha que se aproxima será plebiscitária: Bolsonaro ou mudança.

Nem Miguel nem Anderson escapará deste alinhamento.

Alinhamento – Por ser filho do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, o pré-candidato do MDB, Miguel Coelho não escapará do casamento da sua candidatura com a de Bolsonaro. Anderson, por sua vez, não tem vínculo não forte, mas o seu partido, o PL, é carne e unha com o presidente, relação que tem como principal ator o presidente nacional da sua legenda, Valdemar Costa Neto. Sem mandato, como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, Valdemar tem um naco grande no Governo Bolsonaro, sendo aliado fiel.

No ataque – Lula voltou a ser o Lula verdadeiro, longe do estilo Lulinha, paz e amor. Ontem, destilou seu veneno contra o jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo. “Uma parcela da imprensa, muito grande, contribuiu para que a gente chegasse aonde chegamos (no Brasil). Um jornalista como o Merval (Pereira), que dá palpite o dia inteiro, e fala bobagem o dia inteiro, tem responsabilidade com isso”, atacou. Em seguida, irônico, insinuou que o comentarista é vaidoso e soltou um palavrão ao se referir à parte da imprensa que o desagrada.

Fala muita m… – “Eu não vou citar mais nomes aqui, só o Merval, porque ele gosta que cite o nome dele. Mas tem muita gente que fala m… a vida inteira”, acrescentou. Além de colunista de ‘O Globo’ e da rádio CBN, Merval Pereira é um dos principais comentaristas de política da Globonews e tem acesso direto aos Marinhos, donos do Grupo Globo. O jornalista já foi criticado também por Bolsonaro. Em suas participações nos telejornais da Globonews, o imortal da Academia Brasileira de Letras não economiza análises duras contra o atual presidente.

Governadores – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), prepara uma consulta à Secretaria-Geral da Mesa para questionar se é possível a ampliação da abrangência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a fim de incluir governos estaduais e municipais na investigação. O parecer da área jurídica servirá de base para Pacheco decidir se o Senado incluirá ou não nas apurações as condutas de governadores e prefeitos durante a pandemia. A dúvida principal deve-se a um trecho do regimento interno do Senado segundo o qual “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes aos Estados”, conforme consta do artigo 146.

Mudanças climáticas – O Fórum Nacional de Governadores articula o envio de uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre as mudanças climáticas. A iniciativa é liderada pelo coordenador do grupo, Wellington Dias (PT), o governador do Piauí, e por Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, entusiasta do tema. A peça, escrita com apoio do CBC (Centro Brasil no Clima), de instituições da sociedade civil, pesquisadores e cientistas, será enviada ao governo norte-americano até 20 de abril. No texto, os governadores brasileiros devem dizer a Biden que estão preparados para colaborar com os Estados Unidos para a preservação do meio ambiente no Brasil.

CURTAS

EMPREGOS – Das mais de 12 mil novas vagas de emprego criadas no Ceará em fevereiro, mais de 80% foram geradas por micros e pequenos negócios (MPE), com 9.961 vagas. Ao todo, no primeiro bimestre do ano, foram contabilizados 20.211 novos empregos formais pelos pequenos negócios. As informações são de um levantamento realizado pelo Sebrae, baseado nos dados do Caged, órgão do Ministério da Economia.

ASSINATURAS – O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) conseguiu assinaturas suficientes para a abertura de uma CPI que investigue também estados e municípios em relação à gestão da pandemia. A ação é uma resposta da base de apoiadores do presidente Bolsonaro, que vem protestando pela ampliação das investigações desde o anúncio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), de que instalaria a CPI da Covid-19 a pedido do STF. Na prática, a mudança tiraria o foco do Governo Federal.

Perguntar não ofende: Sem investigar os governadores e prefeitos que desviaram o dinheiro da Covid-19, para que servirá a CPI imposta pelo STF?

Blog do FinFa

Em Sertânia – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), estará nesta terça-feira (13), na cidade de Sertânia, acompanhando o o Secretário de Trabalho Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que estará vistoriando as futuras instalações do COPE – Central de Oportunidades de Pernambuco, onde serão oferecidos serviços da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e da Agência de Empreendedorismo (AGE) e Fomento.

Iniciou – O Governo Municipal da Ingazeira-PE, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou ontem (12), a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), para crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (pós-parto). “Esta ação tem o compromisso do prefeito Luciano Torres com estas crianças e gestantes, nossa meta tem tido elevados números na saúde com os ingazeirenses”, disse a Secretária Maria José.

Covid – A cidade de Custódia, através da secretaria municipal de saúde, emitiu Boletim Oficial da Covid-19, que nesta segunda-feira (13), o município apresentou 1342 casos confirmados de Covid-19 e 35 óbitos.

Bate papo – Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, a Secretaria de Turismo e Lazer destaca na série de encontros online Caso de Sucesso uma iniciativa ambiental muito bem-sucedida no Sertão do Pajeú. Sob o tema “O Segredo dos Jardins de Afogados da Ingazeira”, a live do programa Bora Pernambucar mostrará como o reúso da água pode ser uma medida positiva para o meio ambiente e para a economia, especialmente em se tratando do Sertão. O uso consciente da água pelo município de Afogados da Ingazeira tem servido de modelo no Estado devido à eficiência em atender às demandas hídricas da cidade. Através do sistema de reaproveitamento de água do esgoto, são tratados mais de 100 mil litros de água por dia. Interessados em acompanhar a apresentação sobre este caso de sucesso em Pernambuco, devem fazer a inscrição pelo link de acesso https://forms.gle/Pi6gJZAUmkiG5FCw8.

Em alta –

A Prefeitura Municipal de Ouro Velho vem promovendo uma saúde com qualidade e garantia de um serviço feito com responsabilidade no município. Em pesquisa realizada, a saúde de Ouro Velho obteve uma avaliação 92,2% ótima/boa de eficiência, o que dar uma posição de destaque entre os demais municípios.Com uma Saúde em alta, o município é avaliado com 92,2%, ótima/boa, regular 5,2% ruim/péssima, 0,9% e não sabe/não opinou 1,7%. Essa avaliação positiva se deu com o trabalho crescente, incluindo ações que foram desde a organização da rede municipal de saúde. O prefeito Dr. Augusto Valadares disse que compartilha essa nota com toda equipe, pois o trabalho e a vitória é de todos.

Paga hoje – A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta terça-feira (13) a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 a beneficiários nascidos em abril e que não fazem parte do Bolsa Família. Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril. Os pagamentos da primeira parcela do benefício, para todos os públicos, vão até 30 de abril.

Vacinando – Nessa segunda feira (12), a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, deu início a vacinação contra a Influenza h1n1. Os grupos prioritários nesse primeiro momento são crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e indígenas. A vacinação dos idosos começa a partir do mês de maio. Lembramos, que quem teve Covid-19 só pode se vacinar contra a Influenza h1n1 após 15 dias livre do vírus.
Frase – “A valorização dos profissionais da educação pública municipal, são resultado do compromisso assumido por este governo. Dessa forma, seguimos em frente, para fazer de Garanhuns a melhor educação do Ensino Infantil até o 9º ano do Fundamental do interior de Pernambuco”.(Prefeito Sivaldo Albino)

Sessão – Acontecenesta terça-feira (13), a9ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, será às 9 horas da manhã. Segundo o Presidente vereador Rubinho do São João, ainda está restrita a presença do público.

Perguntar não ofende – Tem prefeito no Pajeú que pegou um herança maldita do seu antecessor e até agora ainda não se ajustou?

Coluna O Linguarudo –

Augusto Valadares vem sendo considerado o melhor prefeito da Paraíba – Nestes primeiros 100 dias de governos nenhum prefeito paraibano tem recebido tantos elogios e aprovação quanto o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares. Na área de saúde por exemplo, vem promovendo com qualidade e garantia de um serviço feito com responsabilidade no município. Em pesquisa realizada, a saúde de Ouro Velho obteve uma avaliação 92,2% ótima/boa de eficiência, o que dar uma posição de destaque entre os demais municípios. Na ação social em plena pandemia apresentou serviços organizados por níveis de proteção social básica, controle social, concessão de benefícios, transferência de renda. A pasta também ressaltou sua luta para a melhoria da população mais carente.

Obra vai levar mais água para povoados de Tabira – Após articulação junto ao governo estadual para a construção da estação elevatória do município de Tabira, agora o deputado Clodoaldo Magalhães atuou junto à Compesa para a criação de um convênio que visa intervenção de tratamento e distribuição de água que vai atender os povoados de Araras e Brejinho, no município. Em reunião virtual com a prefeita Nicinha de Dinca e a presidente da Compesa Manoela Marinho, o deputado foi interlocutor de mais uma ação que irá beneficiar os moradores dessa região do Pajeú. Na ocasião, a Prefeitura de Tabira sugeriu a doação de um terreno e máquinas para que a Compesa possa realizar a construção da obra que vai levar água para essas comunidades. Já foi autorizado um estudo técnico para ver a viabilidade e valor dessa intervenção. (Por Anchieta Santos)

PF deflagra Operação Contrassenso visando combater desvios de recursos públicos na Secretaria de Educação de Petrolina – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, (13/04) a Operação Contrassenso, objetivando investigar possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de contratações realizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrolina/PE. As penas dos crimes investigados alcançam 31 anos de reclusão! As investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União. A investigação é uma decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado. Cerca de 150 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União – CGU participam do cumprimento de 33 (trinta e três) mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Petrolina/PE.

Carnaíba com mais uma obra quase pronta! – Mini ponte de Roça de Dentro, obra quase finalizada.

Emissão de documentos em Brejinho – A Secretaria de Ação Social informou que iniciou emissão de documentos, como RG e segunda vida de CPF.

Inocente quer saber! – Quem é o líder da oposição em Afogados e São José do Egito?

Coluna Fala PE –

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Na esteira do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que intensificou sua agenda na Região Metropolitana para ficar mais conhecido (tema da coluna Fala PE de ontem), o também prefeito Anderson Ferreira, de Jaboatão dos Guararapes, está fazendo o caminho inverso e mira o interior do estado, sobretudo, o Sertão e o Agreste. Anderson já começa a aparecer mais na mídia interiorana, hoje ele concede entrevista à uma rádio de Salgueiro.

A motivação de Anderson é a mesma de Miguel: ficar conhecido e se mostrar competitivo em uma candidatura majoritária para o eleitorado de uma região de Pernambuco distante da sua de origem. Mas há uma diferença nem tão sutil. Enquanto o prefeito de Petrolina goza de aprovação estratosférica no seu quintal, tendo deixado seus principais opositores com menos de 10% nas urnas, em 2020, o gestor jaboatonense, ao contrário, não é unanimidade nem na sua própria cidade.

Anderson se aventura no interior mas esquece de fazer o dever de casa em Jaboatão. Tanto, que viu sua oposição na cidade crescer ao ponto de projetar um adversário, o ex-vereador Daniel Alves, que, já no ano passado, teve 30% dos votos para prefeito, tirando todo o brilho da reeleição do atual gestor. Como é que Anderson quer voar se mal consegue correr? Está colocando o carro na frente dos bois!

Também diferente de Miguel, que terá para mostrar uma administração modelo, amplamente bem avaliada, Anderson vai se basear em uma gestão parca, tímida, sem muito o que gerar de pauta positiva. Mais focada no marketing do que, propriamente, no resultado. Se estiverem disputando a vaga do cabeça de chapa da oposição, os dois pré-candidatos têm um enorme fosso entre eles, com Miguel em muito mais vantagem no comparativo.

PLANO B – O clã dos Ferreira tem um plano B para caso o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, não consiga se viabilizar para concorrer ao Governo de Pernambuco. O gestor pode vir a ser o nome para o Senado do bloco oposicionista. Isso explicaria seu movimento de tornar-se conhecido no interior, estratégia que ele já deu o start. Um Plano C seria o responsável por lançar o deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson, à Casa Alta com o vereador Fred Ferreira (Recife), cunhado dos dois, disputando mandato na Câmara Federal. Essa possibilidade é até mais segura já que, para tal, Anderson não precisaria deixar o cargo de prefeito para se arriscar.

RMR – Falando em Região Metropolitana do Recife, os deputados Silvio Costa Filho (federal) e Eriberto Medeiros (estadual) tiveram agendas em municípios dessa área ontem. Em São Lourenço da Mata, os dois estiveram com o prefeito Vinicius Labanca entregando cestas básicas a alunos da rede municipal. De lá, seguiram para Camaragibe, onde, junto à prefeita Doutora Nadegi, entregaram cinco ônibus para transportar estudantes da rede municipal. Na ocasião, Silvio e Nadegi também assinaram convênio no valor de R$ 2 milhões para a mobilidade urbana. Os recursos da emenda serão utilizados na pavimentação e sinalização das vias.

OBRAS – Fernandha Batista tem ganhado notoriedade e destaque à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Suas ações estão em toda parte, pois são mais de 150 obras em execução por todo Pernambuco. O programa Caminhos de Pernambuco de requalificação de vias tem levado desenvolvimento por onde passa. São 5.5 mil quilômetros de estradas em renovação. Um investimento de 505 milhões, com previsão para término em dezembro de 2022.
Fernandha também está à frente do Programa Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas de Pernambuco, projeto que busca guiar a administração e no planejamento hídrico dos próximos 20 anos.

AUXÍLIO – Durante a live em comemoração aos 100 dias de governo, o Prefeito de Mirandiba, Evaldo Bezerra e o secretário de Agricultura, João do Pife, anunciaram o resgaste do programa Garantia-Safra no município. Trata-se de uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Essa é mais uma de muitas conquistas do governo que vem se destacando pela eficiência em um período tão curto de tempo.

O povo quer saber: é muito feia a briga entre dois figurões de um dos maiores partidos governistas em Pernambuco?

 

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COM TODO GÁS

É de se destacar o ritmo de trabalho do prefeito do Recife João Campos (PSB), que nesse início de gestão mantém uma rotina de ações que impressiona. João tá com um gás da gota e quem o acompanha nas redes sociais verifica que ele não “drome”, como diz o matuto, vistoriando obras e passando um pente fino na condução dos trabalhos, em continuidade as ações do Geraldo Júlio e traçando novas metas. Desde que assumiu o comando da Prefeitura de Recife, vem demonstrando que o carro chefe de sua gestão é justamente uma das áreas mais problemáticas do país: A Saúde. Em meio a pandemia do Coronavírus, vem investindo pesado neste setor conseguindo importantes recursos, beneficiando a Veneza Pernambucana. E assim, com um carisma sem igual, o galeguim de Eduardo vem conduzindo a gestão de vento em popa.

***********************************************

90% DO PLANO DE METAS

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB) e o vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) apresentarão em breve, o balanço de ações dos 100 primeiros dias de governo. Enfrentando um momento difícil por conta da pandemia, nesses 100 primeiros dias, 90% das metas apresentadas a sociedade afogadense foram realizadas. Até o dia 26, garantiu o Chefe do Executivo, que “Afogados vivenciará uma verdadeira maratona de inaugurações”.

***********************************************

DEBATE COM OS BLOGUEIROS

Os blogueiros afogadense Júnior Finfa, Mário Martins, Pedro Araújo e Itamar França estarão nesta terça-feira, 13, na Rádio Pajeú FM. Debaterão os primeiros 100 dias do governo do prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB). O Debate das Dez terá início às das 10h e será mediado pelo blogueiro e comunicador Nill Júnior.

***********************************************

SE REUNIU

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Cruz da Baixa Verde esteve reunido na manhã de domingo (11). Na pauta, a construção de um projeto inovador, altruísta e comprometido com o desenvolvimento do município e a promoção da dignidade a toda a população. “Estamos comprometidos em apresentar a nossa sociedade um modelo político diferente de tudo o que já foi experimentado. Um projeto de gestão focado em quatro vértices: Construção de uma nova vocação econômica para o município; Embelezamento urbanístico da cidade; Construção de novas lideranças políticas; Compromisso radical com a ética, a honestidade na gestão pública e zelo para com o erário público”, disse Paulo Silveira.

***********************************************

ATRIBUIU

A bancada de oposição atribuiu ao presidente da Câmara Municipal de Carnaíba, vereador Cícero Batista (PSB) a culpa pela NÃO aprovação do Projeto de Lei que denomina a mini ponte da comunidade de Roça de Dentro, de Luiz Leôncio da Silva. Ainda em fase de construção, os oposicionistas solicitaram prorrogar a data da votação para dar tempo à gestão concluir a construção. Ainda assim, o presidente colocou o projeto em votação, sendo este derrotado.

***********************************************

DUVIDOSA…

O vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, Zé Lopes (DEM), por meio de requerimento, apresentado na sessão da última quinta-feira (08), solicitou informações ao Poder Executivo e ao Presidente do Fundo de Previdência Municipal sobre os investimentos aplicados, em quais instituições financeiras foram feitas as aplicações, quais as taxas remuneratórias de forma individualizada e quais os prazos de resgate. Insinuando que os fundos parecem duvidosos, o requerente acredita que o município foi lesado com as aplicações.

***********************************************

“NÃO DEI CHEQUE SEM FUNDO”

Se dizendo vítima de ataques pessoais, o vereador de Tuparetama, Joel Gomes (PSB) soltou o verbo na Rádio Comunitária Bom Jesus contra o filho do prefeito. Indignado, o parlamentar se disse ofendido pela pessoa, que havia insinuado que este andou passando cheque sem fundo. “Não dei cheque sem fundo, se quiser saber quem deve e que tem cheque sem fundo, eu tenho como provar, eu nunca vendi o que não era meu, não é nas hastes judiciais que consta meu nome em execução, de cheque sem fundo, então respeito é bom e eu gosto”, desabafou.

***********************************************

QUESTIONOU

Ao tomar conhecimento de que o ex-vereador poderá assumir a gerência do Terminal Rodoviário de Afogados da Ingazeira, o engenheiro Marcus Vinicius, questionou  a coluna com o seguinte texto: “A Gerência do Terminal Rodoviário? Existe esse cabide? Lá só tem uma lanchonete, um banheiro sujo e dois guichês da Progresso e Itapemirim. Não tem nem vigia. Vai gerenciar quem? Os cachorros de rua que dormem por lá? E as vezes… É muito cargo questionável”

Tuparetama promove live comemorativa nos 59 anos do município

Prefeitura anunciou conquistas e gestores fizeram avaliação dos 100 dias de governo.

Uma live promovida pelo Governo de Tuparetama marcou a passagem dos 59 anos de Emancipação Política da cidade, na manhã do último domingo, 11 de abril. A transmissão ao vivo aconteceu através do perfil da prefeitura no Facebook, com transmissão simultânea pela TV Pajeú.

Com a participação do prefeito Sávio Torres e do vice-prefeito, Diógenes Patriota, a programação contou também com homenagens em vídeos, dentre eles, o do abraço virtual que reuniu cidadãos se abraçando individualmente num gesto de solidariedade pelo momento da pandemia.

Sávio Torres destacou o compromisso de lutar por novas conquistas que beneficiem a população e o crescimento da cidade.

“Estamos trabalhando para fazer Tuparetama crescer ainda mais, seja através de obras ou de ações que garantam melhorias na vida de todos os tuparetamenses. A partir de hoje, iniciamos a contagem regressiva dos 60 anos e esperamos que em 2022, esteja tudo normalizado e possamos festejar o sexagenário em praça pública com a participação de todos.”, disse.

O vice-prefeito, Diógenes Patriota, também felicitou os expectadores e se emocionou na homenagem a sua mãe, Ivanilda Patriota, ex-primeira-dama e ex-secretária de Saúde.

“Quero dedicar este dia a minha mãe Vanilda, que partiu recentemente e deixou um legado de amor e dedicação a Tuparetama. Peço a Deus que possa presentar o nosso povo com muitas bênçãos e também, restaurar a saúde dos enfermos acometidos pela Covid-19.”, desejou.

O prefeito e o vice assinaram ordens de serviços para a construção da central de controle de veículos, sistema de abastecimento em comunidades rurais, calçamentos, reforma geral da Secretaria de Educação e a construção de mais uma Academia da Saúde, desta vez, no Bairro Santa Luzia.

A emoção ficou por conta da execução do Hino Municipal na voz marcante da tuparetamense Débora Bianca, que foi acompanhada do músico Elói Oliveira, numa bela interpretação da letra de autoria da ex-primeira-dama, Salete Menezes e do ex-prefeito, Pedro Torres Tunú.

Para encerrar a live comemorativa, a primeira-dama Raquel Torres, levou o bolo de aniversário que foi acompanhado pelo tradicional parabéns.

Balanço dos 100 dias de governo

Durante a live, o prefeito fez um balanço dos primeiros 100 primeiros dias de governo, destacando a luta contra a Covid-19, com a aquisição de novos equipamentos para o laboratório municipal e a vacinação que já atingiu a marca de 1.329 pessoas imunizadas.

Os gestores falaram ainda da conquista de três novos ônibus para a educação, da obra de saneamento que está sendo executada no Bairro São João, dos cursos profissionalizantes do Senac e o pagamento em dia do Garantia Safra para 400 agricultores cadastrados no programa.

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda; idosos não serão os primeiros a serem vacinados

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda; idosos não serão os primeiros a serem vacinadosA Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa nesta segunda-feira (12) e vai até 9 de julho. Excepcionalmente neste ano, idosos não serão os primeiros a serem imunizados para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19.

A vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:
• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
• 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários;

O Ministério da Saúde realiza todos os anos, a partir do começo do outono, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste ano, o Governo terá o desafio de coordenar a vacinação contra a gripe e ao Covid-19 ao mesmo tempo. Para evitar aglomerações nos postos de saúde e cruzamento entre os públicos-alvo da vacina contra a gripe e contra o coronavírus, foram feitas adaptações na ordem dos grupos prioritários a serem vacinados. A vacinação começa no dia 12 de abril e será dividida em três grupos prioritários, distribuídos de forma escalonada. Primeiro, serão vacinadas as crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em seguida, será a vez dos idosos e dos professores e, por último, os demais grupos. O público-alvo é estimado em 79,7 milhões de brasileiros, e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Excepcionalmente este ano, pessoas com mais de 60 anos não serão o primeiro grupo a ser imunizado contra a gripe para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19, que estará acontecendo paralelamente.

Caso a pessoa se enquadre dentro do grupo prioritário das duas vacinas, o Ministério da Saúde recomenda que seja tomado primeiro a vacina contra a Covid-19, e depois a vacina contra a gripe. É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas porque ainda não se sabe os efeitos da coadministração simultânea dos dois imunizantes.

Itapetim /pavimentação da Rodovia de cerca de 3 km é concluída

Rodovia liga Placas ao Povoado de Piedade do Ouro

A Prefeitura de Itapetim concluiu os serviços de pavimentação da Rodovia José Soares da Silva, ligando Placas ao Povoado de Piedade do Ouro.

São mais de 2 Km e 800 metros de calçamento, totalizando 21.960m² de pavimentação.

Segundo a Prefeitura: “a maior obra de mobilidade do Pajeú construída com recursos próprios do município, a ação teve um investimento de mais de um milhão e meio de reais”. A obra, além de livrar a população da poeira, da lama e dos buracos, vai contribuir muito para o desenvolvimento e crescimento de Piedade, trazendo mais qualidade de vida para os moradores. “Com muito esforço conseguimos realizar este tão sonhado desejo das pessoas daquela localidade, que agora comemoram este sonho que virou realidade”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Paulo Jucá representa o prefeito Evandro Valadares e recebe retroescavadeira novinha para SJEgito

Nenhuma descrição disponível.São José do Egito está recebendo uma retroescavadeira novinha, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar-PSB.

O ato de entrega aconteceu na cidade de Petrolina na manhã desta segunda (12), na sede da Codevasf. O secretário de planejamento de São José do Egito Paulo Jucá representou o prefeito Evandro Valadares,  e recebeu oficialmente a máquina.

O deputado Tadeu Alencar-PSB também estava presente na entrega.

Homem é assassinado em SJEgito

Nenhuma descrição disponível.Na madrugada desse domingo para segunda-feira(12) um homem foi morto a facadas no Bairro Ipiranga , Cleber Oliveira da Silva Siqueira, com 34 anos (20.09.1986), mais conhecido com Kleber Zanói, a policia chegou ao local logo em seguida de uma ligação de populares, quando a PM averiguou , Kleber já estava sem vida.

Segundo relatos de populares foram várias perfurações de faca/peixeira. Contaram cerca de 10 perfurações. Kleber tinha saído recentemente do presídio , cumpria pena por um homicídio em SJEgito. Também respondia por envolvimento com entorpecentes, segundo relatos da Policia.

O IC-Instituto de Criminalística esteve no local e o corpo foi levado para o IML-Instituto Médico Legal de Caruaru.

Em 2020, no Sertão, chamaram a atenção o número de homicídios em Custódia,  com 18 registros, Tabira, com 13 homicídios e São José do Egito,  com dez mortes.  O Blog do Marcello Patriota apurou que este é o 6º assassinato em 2021 em SJEgito.

Covid-19 mata ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Serra e Salgueiro

Faleceu nesse domingo (11) no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, o tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, Márcio Bandeira de Melo Tenório. De acordo com o blog do Alvinho Patriota, o militar foi mais uma vítima do novo coronavírus, e morreu de insuficiência renal aguda, após infectado. Bandeira de Melo residia em Petrolina, mas já comandou as unidades de Serra Talhada e Salgueiro, no Sertão Central, e nas regiões por onde atuou fez muitos amigos. Casado com Edjane Gomes da Costa Tenório, ele deixa duas filhas: Yasmin Gomes da Costa Bandeira de Melo Tenório e Yanni Gomes da Costa Bandeira de Melo Tenório.