Clínica Médica
Dr. Robson Stênio

Auto Unidos
Miss Dourada

Dr. Fred Barros
Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
BMG Correspondente Antônio Filho
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Dr. Roberto Calumbí
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

Justiça quebra o sigilo bancário do apóstolo Valdemiro Santiago, da Mundial

16.jan.2017 -  O apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus - Eduardo Anizelli/FolhapressA Justiça de São Paulo quebrou o sigilo bancário do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

A decisão foi tomada pela juíza Monica Di Stasi, da 3ª Vara Cível de São Paulo, e tem como objetivo investigar se o patrimônio da Mundial, uma das maiores igrejas evangélicas do país, confunde-se com o do seu fundador. O proprietário do imóvel afirma que Valdemiro leva uma vida “nababesca” enquanto a igreja responde a mais de mil processos por dívidas não pagas. “É pública e notória a sua conexão com a Mundial”, afirma no processo. Para ele, há uma evidente tentativa de se “ocultar” o patrimônio.  Ex-bispo da igreja Universal do Reino de Deus, Valdemiro fundou a Mundial em 1998, na cidade de Sorocaba. A igreja diz contar atualmente com cerca de 6.000 templos em 24 países.

 

Sintepe pede a suspensão das aulas presenciais na rede estadual de ensino de Pernambuco

Justiça extingue recurso do estado que pedia volta às aulas presenciais e  atividades nas escolas seguem suspensas em PE | Educação em Pernambuco | G1

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) emitiu, nessa segunda-feira (1º), uma nota pedindo a interrupção das aulas presenciais na rede estadual de ensino. O apelo, feito pela categoria desde a reabertura das escolas, ganhou mais força após o governo do estado anunciar novas restrições em todos os 184 municípios de Pernambuco, com o intuito de frear a contaminação da covid-19, e não ter incluído os colégios no plano.   Por texto, o Sintepe argumenta que, se é preciso “reduzir o contato social”, como disse o governador, “é imperativo interromper as atividades presenciais na educação como forma de reduzir contágios, internamentos e mortes”. Desde que donos de escolas privadas pressionavam a gestão estadual para reabrir escolas, o Sintepe defendia a manutenção das aulas apenas remotas. Após o governo anunciar o retorno presencial, o sindicato realizou greves e foi obrigado pela Justiça, sob ameaça de multa, a suspender a manifestação. Os professores, então, voltaram às escolas.

Com novas restrições, igrejas e demais templos religiosos de Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana

Missas continuarão sendo virtuais e via rádios na diocese de Afogados da  Ingazeira - Afogados OnlineA nova aceleração da pandemia da covid-19 fez o governo do Estado proibir atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos, até o dia 17 de março. Após novas restrições, igrejas e demais templos religiosos localizados em Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana.

COVID-19: Ouro Velho é a única cidade da Paraíba a atingir a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde

A cidade de Ouro Velho, localizada no cariri paraibano, foi a única cidade da Paraíba a atingir a meta de vacinação estipulada pelo o Ministério da Saúde.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu na última sexta-feira (27) mais 50 doses da CoronaVac. Na etapa anterior já haviam sido vacinados os idosos acima de 84 anos e domiciliados acima de 80 anos, totalizando 112 pessoas imunizadas e dessa forma tornando a única cidade da Paraíba a cumprir todas as metas de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Dr. Augusto Valadares (DEM) em conversa com a redação do Cariri Em Ação, relatou que a campanha de combate à Covid-19 segue intensa no município. “Seguimos com uma campanha intensa de combate à Covid-19 em nosso município. Estamos realizando diversas ações de conscientização e cumprindo todas as metas estipuladas pelo o Ministério da Saúde sobre a vacinação principalmente dos nossos idosos,” falou.   Blog Cariri em Ação

Decretado toque de recolher em Stª Terezinha

O Prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa foi além do Governo do Estado e decretou  em caráter extraordinário, o toque de recolher no horário compreendido das 22h até as 05h do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do Município de Santa Terezinha.

“Fica terminantemente proibida a circulação de pessoas nesse período, salvo em caso de urgência médica devidamente comprovada, ficando o responsável pelas informações sujeito às penalidades legais caso não se comprove a veracidade da justificativa apresentada”

Ele considerou o estado de emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decretado pelo Ministério da Saúde por meio de Portaria nº 188, de 03 de Janeiro 2020, em virtude da disseminação global da infecção humana pelo Coronavírus (COVID-19).

Ainda a declaração da condição de transmissão pandêmica sustentada da infecção humana pelo Coronavírus, anunciada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de Março de 2020 e o Decreto Legislativo n. º 196/2021, de 14 de Janeiro de 2021, que prorroga por 180 (cento e oitenta) dias, o reconhecimento para os fins do disposto no artigo 65 da Lei Complementar Federal n.º 101/2000, de 4 de Maio de 2000, da ocorrência  do estado de calamidade pública nos municípios pernambucanos.

“Considerando que o Estado de Pernambuco voltou a apresentar elevação de novos casos de COVID, inclusive com aumento de óbitos, com possibilidade de uma terceira onda de infecções do Coronavírus, destacando que a segunda não chegou ao fim e pode-se enfrentar o colapso no sistema de saúde por conta das novas cepas que circulam no País e a demanda por leitos hospitalares, tendente a crescer, por conta do maior poder de transmissão”, diz ainda o decreto 013/2021.

TUPARETAMA / Projeto de 13º para Vereadores é Revogado

Nenhuma descrição disponível.

(Pres. Arlã Markson)

Nenhuma descrição disponível.Projeto de Lei é revogado 01/2021 da  Câmara de Vereadores de Tuparetama na Sessão ordinária dessa segunda-feira(01) de março fez valer a vontade da maioria dos vereadores: Joel Gomes, Domenico Perazzo,Tanta Sales, Luciana Paulino, Vandinha da Saúde e Valmir Tunú, com o apoio do Presidente da Casa Arlã Markson , revogando o décimo terceiro(13º) salario dos vereadores aprovado na gestão passada. Votaram   contrários a esta revogacão os vereadores Danilo Augusto e Plécio Galvão.

A Revogação é o fenômeno pelo qual uma lei perde a sua vigência. Uma lei perde sua vigência em algumas situações específicas, quais sejam: revogação por outra lei, desuso e decurso de tempo.  O projeto de revogação foi apresentado pelos Vereadores Tanta Sales e Luciana Paulino.

As sessões da Câmara de Vereadores de Tuparetama estão acontecendo apenas com os vereadores, por causa da pandemia, as sessões da Casa José Perazzo Leite estão no  mesmo horário que aconteciam as sessões físicas antes da pandemia, nas segundas às 10h da manhã. E o público pode acompanhar através da TV Câmara no YouTube da Câmara.

Choveu ontem segunda (01) em cidades Pajeuzeiras, Brejinho 27 mm

 Março de 2021  AFOGADOS DA INGAZEIRA
MUNICÍPIOS 01/  SEG
Total 2021
AFOGADOS DA INGAZEIRA
5 mm
173 mm 
BREJINHO
27 mm
124 mm  
CARNAÍBA
12 mm
159 mm
FLORES
7.5 mm 
75 mm
IGUARACI
6 mm
186 mm 
INGAZEIRA
10 mm 
182 mm
ITAPETIM
5 mm
171 mm 
QUIXABA
 2mm
132 mm
STª TEREZINHA
209 mm
SJEGITO
 0
100 mm
SOLIDÃO
 0 
178 mm
TABIRA
195 mm
TUPARETAMA
5 mm 
249 mm
GERE

Covid-19 | Sertão do Pajeú chega a 19.362 casos confirmados e 319 óbitos (2/03/2021)

 

Por André Luis/Blog Nill Junior / Blog do Erbi

PESSOAS AINDA DOENTES / INFECTADOS/ COM VÍRUS ATIVO.

Mesmo com o País e boa parte do Estado de Pernambuco enfrentando uma nova escalada da covid-19, a região do Pajeú, mostra números que podem representar uma certa instabilidade na doença, para os municípios da região, com muito mais curas do que novos casos, o percentual de pessoas doentes é o menor desde o começo da pandemia na região, 1,83%, ou seja, 352 pessoas estão enfrentando a fase aguda da doença, a maioria em casa, porém muitas internadas em hospitais da região e até de outras regiões do estado, por isso devemos manter as orientações das autoridades de saúde diariamente.

Serra Talhada com 100 pessoas doentes é a primeira da lista, Afogados da Ingazeira tem 91 ativos, ocupada a segunda posição, Iguaracy com 30, figura entre as 3 cidades com maior número de pessoas doentes pela primeira vez.

A lista segue com Carnaíba que tem 23 ativos, São José do Egito com 22, Tabira com 21, Flores e itapetim estão com 13 cada, Triunfo tem 11, Calumbi e Santa Terezinha tem 7 cada.

Santa Cruz da Baixa Verde, Tuparetama e a Ingazeira estão com 3 ativos cada, Solidão e Quixaba tem 2 cada, e Brejinho um ativo.

.

 

SJEgito / aulas presenciais somente voltarão com professores vacinados, garante secretário

Nenhuma descrição disponível.

Secretário de Educação de São José do Egito, Henrique Marinho que foi eleito vereador em 15 de novembro ultimo, disse ontem e Rádio Cidade FM que voltou ao comando da pasta por pressão dos seus próprios eleitores.

Falando sobre a retomada do ano letivo em 2021, Henrique disse que a educação teve que se reinventar em virtude da Pandemia. “Enquanto em 2020 o coronavírus surpreendeu a todos, em 2021 é possível fazer o ano letivo de forma planejada”, afirmou.

Henrique Marinho adiantou que a Prefeitura de São José do Egito vai otimizar as aulas remotas instalando internet nas escolas, estendendo a toda comunidade.

Depois de dizer que é imprudente a decisão do governo do estado de fazer voltar as aulas nas escolas privadas, o Secretário garantiu que em seu município não existe a menor possibilidade de voltar as aulas presenciais sem a vacina chegar aos professores. A Informação é de Anchieta Santos.

Patriota é reeleito por aclamação presidente da Amupe

Com 152 votos, os prefeitos e prefeitas pernambucanos elegeram nesta segunda, 1 de março, a nova diretoria executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com José Patriota na presidência para o próximo biênio 2021-2023.

A posse dos novos gestores foi realizada em assembleia extraordinária ainda nesta segunda-feira, por videoconferência, com participação do governador Paulo Câmara, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e dos presidentes dos seguintes órgãos: Alepe, TJPE, TCE/PE, UFPE, OAB, Sebrae, associações municipalistas dos Estados do Ceará e Paraíba e do prefeito anfitrião, João Campos, do Recife. Em seu discurso de agradecimento, José Patriota ressaltou a unidade política que vive a entidade e o fortalecimento e reconhecimento a nível nacional do movimento municipalista pernambucano.

“O movimento municipalista se faz mais forte a partir da união de todos os gestores. São representantes de 15 dos 17 partidos políticos que elegeram prefeitos e prefeitas em todo o Estado, de todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco. A Amupe seguirá forte para mais dois anos de muita luta, trabalho e conquistas”, celebrou.

Ao agraciar a nova diretora da Amupe, o governador Paulo Câmara também realizou um panorama da situação da covid-19 no Estado, e destrinchou com os prefeitos o orçamento e investimentos previstos para 2021 nas áreas de estradas, aviação regional, esgotamento sanitário e abastecimento de água, educação, segurança e liberação de parcelas do FEM, o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal. “Espero que a gente tenha condições de superarmos juntos essa situação e virarmos a página, termos condições de realmente voltar a crescer, gerar emprego e renda”, concluiu. Toda a transmissão foi realizada ao vivo pelo canal oficial da Amupe no Youtube, e encontra-se disponível no www.youtube.com/amupe.

Itapetim / servidores da Saúde recebem fardamento

Nesta segunda-feira (01.03), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, entregou fardamentos para servidores das Unidades Básicas de Saúde, Hospital, Centro de Saúde, equipe multidisciplinar, Covid, Academias de Saúde, CAPS, Agente de Endemias e Secretaria de Saúde. A ação aconteceu em seu gabinete e contou com a presença da secretária de Saúde, Aline Karine, e do vice-prefeito Chico de Laura. “Tudo isso para melhorar a segurança e organização de toda a equipe de saúde do nosso município!”, ressaltou Adelmo.

Jovem dono de academia morre de Covid-19 aos 29 anos

Em Monteiro na Paraíba, o jovem empresário e personal trainer, João Paulo Bispo, de 29 anos, foi mais uma vítima da Covid-19. As informações são do blog De Olho no Cariri. Com porte atlético e amante da prática esportiva, o jovem contraiu a doença recentemente e há pouco mais de uma semana teve complicações em seu quadro, sendo transferido para o Hospital Pedro I, em Campina Grande.  João Paulo é proprietário da Academia Caverna Fitnes, que tem sede em Sertânia-PE e filial em Monteiro-PB.  Ele é natural do município pernambucano, mas residia atualmente em Monteiro, no Cariri da Paraíba.  Seu estado de saúde foi se agravando aos poucos e por fim ficou intubado, evoluindo à óbito. Familiares e amigos estão em choque com a prematura morte do jovem empresário.

Médico é indiciado pela morte de digital influencer afogadense

A Polícia Civil indiciou o médico-cirurgião que fez uma lipoaspiração na digital influencer Liliane Amorim, de Afogados da Ingazeira, mas que residia em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Liliane, que tinha 26 anos, morreu dias após o procedimento cirúrgico, ao sofrer complicações. O crime culposo ocorre quando não há intenção de praticar o ato.

Em nota, a defesa do médico Benjamin Alencar, que fez a cirurgia, afirma ele “nega de maneira veemente que tenha agido com imprudência ou negligência na condução do caso, o que ficará demonstrado no decorrer da apuração dos fatos”. O delegado Luiz Eduardo da Costa, responsável pela investigação do caso, afirma que houve “falta de cuidados e cautelas”, o que agravou o quadro de saúde de Liliane após a lipoaspiração.

“Com tudo o que foi investigado e todos os elementos colhidos no curso das investigações, ficou evidente que se trata da possibilidade de um homicídio culposo, onde o médico não previa o risco de produzir o resultado. Contudo, por falta de cuidados e cautelas, teria causado o resultado grave”, frisou Luiz Eduardo. Liliane Amorim morreu em 24 de janeiro, 15 dias após passar pela lipoaspiração. Após a cirurgia, ela relatou sofrer mal-estar, dificuldade para se alimentar e dores na região do abdômen. Ela foi internada em 15 de janeiro por complicações da cirurgia, conforme o inquérito da Polícia Civil. Natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, a digital influencer publicava conteúdos relativos a viagens, saúde e beleza em suas redes sociais, que reúnem mais de 260 mil seguidores.

Mesmo indicando irmãs para o governo de Nicinha Melo, vereador Eraldo Moura garante que segue na oposição em Tabira

https://4.bp.blogspot.com/-iprNBxODKmU/V-vSyVyzIkI/AAAAAAABGwk/fyukjr1Ip-ogb2_qfJeFRz_obbawoMSLACLcB/s1600/images.jpg

Afirmando que a sua relação com a política é semelhante à mesma de quem ama futebol e vaquejada, o vereador Eraldo Moura (foto), falando a Rádio Cidade FM, de Tabira, nesta segunda-feira, disse que vive o sonho de ter um mandato para atuar pelo bem da população. Ao mesmo tempo, lamenta o descrédito que a política tem provocado no povo. Ouvintes do Programa Cidade Alerta nos últimos dias citaram o político por ter indicado duas irmãs para cargos estratégicos da gestão Nicinha Melo, e assim o vereador eleito pela Rede, Eraldo Moura, teria aderido ao palanque governista. Provocado a responder, Eraldo confirmou que realmente duas irmãs estão no novo governo e que conseguiu a indicação em contato com o vice-prefeito Marcos Crente.

Uma irmã do vereador Eraldo, é professora a quase 30 anos da rede municipal e assumiu a escola da Borborema e uma 2ª irmã com vinculo com a Prefeitura de Santa Terezinha permutou com outra professora e assumiu o cargo de coordenação na Educação. Eraldo garantiu que em nenhum momento tratou com Dinca ou com a prefeita Nicinha, “sou grato a Marcos Crente, mas reafirmo que o meu palanque, é o mesmo de Flávio Marques e do ex-prefeito Sebastião Dias”, disse. O parlamentar municipal confirmou que se negou a assinar o documento da bancada de oposição, que cobra do ex-prefeito Dinca Brandino e do ex-vice-prefeito Joel Mariano a devolução do salário recebido em janeiro ultimo, referente a dezembro de 2012. Convencido que Joel não recebeu, Eraldo declarou que se realmente o ex-prefeito recebeu, está errado e precisa devolver e assim assinará um novo documento que venha a ser confeccionado pela Câmara. As informações foram repassadas ao Blog do Marcello Patriota pelo comunicador Anchieta Santos, das rádios Pajeú FM, e Cidade FM, de Tabira.

~~Giro pelos Blog’S ( Terça-feira 02/03/2021)~~

Partidos Políticos e Integridade: a ética não tem partido

Por Mariana Teles*

Governança, Compliance e Integridade são conceitos que embora se diferenciem na forma como se desenvolvem, encontram-se no mérito do que propõem: a ética. No primeiro instante relacionados à atividade empresarial, todos invadiram a gestão pública modificando desde à legislação até a própria dinâmica organizacional, conferindo de uma só vez, mais eficiência, transparência e controle social. As práticas de governança, as medidas de conformidade e os programas de integridade são mecanismos de estratégia, liderança e controle que buscam internalizar altos padrões de conduta e conferir às relações mais confiabilidade, capacidade de resposta dos serviços e internalizar a ética como pressuposto de qualquer comportamento.

Os partidos políticos, “ferramentas” indispensáveis ao exercício da democracia são ao mesmo tempo causa e consequência da crise de representatividade que o Brasil atravessa nas últimas décadas. Disciplinados com natureza jurídica de direito privado nos termos dos art. 17, §  2º da CF e art. 1º da Lei dos Partidos Políticos são responsáveis não só pela arregimentação de pessoas em torno de um mesmo projeto  (já que dizer ideologia é ironizar com a quantidade de partidos registrados no TSE), bem como o uso de recursos públicos e sua organização estatutária. Possuem forma e organização de “empresa”, mas dialogam e atuam junto com o que há de mais caro no direito público: a democracia.

Não obstante, em 2019 o instituto DATAFOLHA aferiu em pesquisa o grau de confiabilidade dos brasileiros nas agremiações partidárias. Dentre 10 instituições, três relacionadas ao universo da representação política lideram empatadas como as menos confiáveis do país. Sete em cada dez (68%) declararam não ter confiança nos partidos políticos, 67% declararam não ter confiança no Congresso Nacional (o índice mais alto da série histórica), e 64%, na Presidência da República.

É urgente entender que a crise de representatividade oriunda dos escândalos de corrupção na gestão pública não começa dentro do exercício dos mandatos. Tem raízes profundas e nasce muito antes. Cresce e se afirma na atividade partidária, no desvio de recursos dos fundos partidário e eleitoral, na captação ilícita de verbas e de sufrágio, e naturalmente quando chegam ao poder operacionalizam a engrenagem pública para retroalimentar os esquemas, invadindo estatais, comprometendo ministérios e afastando definitivamente o cidadão brasileiro da saudável e necessária participação na vida democrática do pais.

Mas o que isso tem a ver com Compliance, Governança e Integridade? Todas essas ferramentas buscam em comum a internalização de posturas éticas em nossas relações, maior grau de controle e transparência e, sobretudo, a eficiência. Se já se consolidaram como indispensáveis na atuação privada e avançam a passos largos para cultura organizacional da administração pública, portanto, qual a lógica de se excluir os partidos políticos desse movimento civilizatório?

O PL 429/2017 busca justamente alterar a Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) com a finalidade de exigir destes o cumprimento de normatizações relativas à programas de integridade. Pronto para deliberação do plenário desde dezembro de 2019, elege ainda como objetivo determinar que cada partido fique obrigado a prever o programa de integridade em seu respectivo estatuto, com a definição de um conjunto de mecanismos internos de controle, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, bem como uma estratégia para aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, política e diretrizes. Tudo isso para que seja possível detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e outros ilícitos praticados ou atribuídos ao partido.

O combate à corrupção não pode nem deve começar pelos fins sem atingir os meios. Os partidos políticos estão invariavelmente no meio de todo esse percurso entre a corrupção e a impunidade, entre o período eleitoral e o exercício do mandato. Tem vida própria, e mais que vida, os partidos tem recursos próprios. Corrigir um déficit ético atemporal não é um movimento de fora para dentro, muito menos solucionado com a aprovação de mais uma legislação. É um fenômeno cultural e sistêmico, que precisa ocorrer também de forma pedagógica e preventiva, pois, na pior das hipóteses, se não salvar uma geração inteira, estará plantando sementes de uma nova cultura de pensamento político para as próximas.

A necessidade de aplicação de programas de compliance ou de integridade no âmbito das organizações privadas e públicas é um caminho sem volta, desde a vigência da lei anticorrupção (lei 12.846/13). Atingir as instâncias partidárias através da obrigatoriedade gerada em lei é um passo cultural importante na caminhada que almeja recuperar a essência perdida da representatividade. Se bem souberem os partidos e seus respectivos reis e rainhas, é chegada a hora de um reset interno, que deve atingir todos os outros pontos sensíveis (que não são poucos), mas de partida começar sobretudo pelo que mais importa recuperar no momento: a ética.

É hora de um movimento suprapartidário para salvar os partidos de suas próprias armadilhas, construídas pelos seus próprios líderes e alimentada por um sistema ordenado e cíclico que aluga a democracia e leiloa a representação. Numa soma que todo mundo perde, ou se mexe nas estruturas ou não se vencerá a crise de confiabilidade e reputação que não tem cores, nem extremos. É de direita, de esquerda, de centro e partilham das mesmas estratégias e vicissitudes. Investir em um sólido programa de integridade é mais do que uma alternativa para os partidos políticos, é a única saída para começar a recuperar a dignidade das siglas, o respeito às normas e aos cidadãos. O gestor corrupto do mandato não nasce depois da posse, quem é governo hoje é partido sempre, o bom exemplo de ética deve começar internamente, na direção dos partidos, e no respeito ao dinheiro público.

Em pouco tempo a exigência partirá da legislação e só assim os diretórios nacionais, estaduais e municipais partirão para cumprir a obrigatoriedade. Haverá programas de compliance voando a céu aberto, ou como se diz na minha terra, “de se puxar com o rodo”. É necessário, entretanto, que os dirigentes compreendam que estarão diante de uma oportunidade única dada pela lei para iniciarem uma verdadeira transformação cultural. Devem investir tempo, energia, recursos e articulação na construção de um sólido plano de integridade, uma verdadeira “arregimentação’’ dos seus filiados para internalizarem a cultura de conformidade e as boas práticas de conduta. Não existe solução fácil para problema difícil, nem é com “ctrl c” e “ctrl v” que se recupera a integridade de uma agremiação.  É chegado o tempo de passar a limpo a ‘’administração’’ dos partidos e finalmente devolver a sociedade o ideal de representatividade arrastado pelos vendavais da corrupção.

‘Compliance’ comunica antes de tudo os valores de determinada organização. Uma ousada reforma partidária precisa comunicar quais os valores que lhe formam e que fazem sentido para o Brasil real. Os valores que dialogam com os anseios da população e que rompem definitivamente com as velhas práticas. Não é mais uma questão de opção. É o caminho para reencontrar o exercício pleno da cidadania, o vigor da militância e construir uma nova era dos partidos políticos para o fortalecimento da combalida democracia brasileira.

*Advogada com atuação em Compliance Público. Coordenadora de Compliance da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco. Membro da Comissão de Estudos sobre Compliance e Combate à Corrupção da OAB PE. Consultora de Compliance e Integridade da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A jovem que fez o Brasil chorar

Veio de Santos, litoral paulista, a postagem mais emocionante no último fim de semana: o gesto amoroso da jovem Roberta Mascena, de apenas 25 anos, que exibiu, de surpresa, diante da mãe faxineira Marlene Cordeiro, por debaixo da sua beca de formatura, a roupa de trabalho dela, exatamente na hora dos registros para fotos e vídeos. Ao Frente a Frente de ontem, a jovem, agora formada em Pedagogia, confessou que foi a forma que encontrou para que sua mãe ficasse conhecida no resto do País.

“Queria mostrar para o Brasil essa pessoa especial, guerreira, que me deu tudo na vida, de quem tenho o maior orgulho”, disse Roberta. Marlene, a mãe, saiu cedo do sítio Pelo Sinal, em Afogados da Ingazeira, no Pajeú e das flores e do verso improvisado, com destino a São Paulo. Trabalhou como empregada doméstica e fez outros bicos para dar a filha o que não teve em vida: uma formação acadêmica.

Criou Roberta na pobreza, mas não na extrema miséria, conforme o G-1, site da Globo, de forma equivocada, quis chamar atenção na reportagem original. “Enfrentei muitas dificuldades para criar minha filha, mas nunca passei fome, graças a Deus”, desabafou Marlene. Formada, graças ao sangue e suor da sua mãe, Roberta já está trabalhando num hotel em Ubatuba para ajudar nas despesas de casa.

Ela quer ser, entretanto, educadora com um bom salário para dar uma vida mais confortável e digna à mãe. “Quero retribuir o que ela fez por mim a vida inteira e tenho fé em Deus que isso vai virar realidade”, desabafou. A foto de Roberta, abraçada a mãe com o uniforme de faxineira, varreu o mundo e comoveu o Brasil. Foi, sobretudo, uma lição aos jovens alienados pelo lado mortífero da internet, que dispõem de bens, famílias abastadas, mas não dão valor aos estudos.

A dor, a pobreza e as dificuldades inerentes de quem sai do Sertão rumo ao Sul Maravilha num pau de arara exercem um papel importante. Ela acrisola, aprimora, prepara melhor para a vida. Para Roberta, mais importante que o diploma que a sua mãe lhe deu foi lidar com as diversidades, respeitando o livre arbítrio de cada um. Perguntar a importância da educação a esta jovem de beleza irradiante é o mesmo que perguntar por que precisamos nos alimentar. Parece uma analogia sem sentido.

Feliz com a repercussão do gesto da filha Roberta, a pajeuzeira Marlene diz que a verdadeira alegria de uma mãe é ver a felicidade dos filhos estampada no rosto, reluzindo o orgulho de tê-la como mãe, uma mãe guerreira, obstinada, de sangue e espirito sertanejos. Não dá para não cair no lugar comum: o sertanejo é antes de tudo um forte, como Euclides Cunha deixou para posteridade.

Toque nacional – O Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) divulgou, ontem, uma carta na qual pede a adoção imediata de um toque de recolher nacional. O comunicado também sugere que a medida seja implementada das 20h às 6h e durante os finais de semana em todos os Estados brasileiros. Segundo o Conass, a adoção nacional das medidas é necessária devido a “ausência de uma condução nacional unificada e coerente” da pandemia no País.

Parques fechados – Já em Pernambuco, o Governo anunciou o fechamento de clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. “Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro”, disse o governador Paulo Câmara em vídeo pelas redes sociais.

Perda do prazo – O Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac, e a Anvisa se reuniram, ontem, para discutir a possibilidade de estender o prazo de envio de informações adicionais sobre a vacina. À agência, técnicos afirmaram que o atraso se deu pela “dificuldade de disponibilidade e importação dos insumos e reagentes necessários para a conclusão dos estudos”. A CoronaVac recebeu autorização para uso emergencial com a condição de enviar dados adicionais sobre a produção de anticorpos em determinados grupos do estudo. O Butantan não apresentou as informações no prazo, que se encerrou domingo passado.

Mais mortes – O Brasil registrou, ontem, 778 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no País a 255.720, informou o Ministério da Saúde. Trata-se da segunda-feira mais mortal em pouco mais de nove meses – a única marca mais alta desde o início da pandemia, às segundas-feiras, foi em 25 de maio, quando atingiu 807 óbitos. Assim como aos domingos, os números de casos e óbitos informados pelo governo federal costumam ser mais baixos às segundas, em função do represamento de testes nos finais de semana. Na semana passada, o Brasil teve mais de 60 mil casos e 1,3 mil mortes em todos os dias entre terça-feira e sábado.

Quase nos caos – Dezoito Estados brasileiros estão com mais de 80% dos leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 ocupados, o que indica a iminência de colapso generalizado do sistema de saúde do País. O alerta é da pesquisadora Margareth Portela, do Observatório Fiocruz Covid-19, que faz o levantamento para o boletim quinzenal da instituição. Na tentativa de frear o vírus, governadores têm imposto restrições e decretado até lockdown, o que motiva disputa pública com o presidente Jair Bolsonaro, opositor dessas medidas.

CURTAS

ENCALHE – Aposta do presidente Jair Bolsonaro contra a covid-19, milhões de comprimidos de hidroxicloroquina estão encalhados em armazém do Ministério da Saúde, além de hospitais e municípios em todo o País. O produto foi doado por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e pela farmacêutica Sandoz, em esforço diplomático com participação direta de Bolsonaro.

TREZENTOS MIL – Pernambuco ultrapassou, ontem, os 300 mil casos de Covid e 11 mil mortes pela doença. Os dados são contabilizados desde 12 de março de 2020, quando os dois primeiros pacientes foram diagnosticados. A Secretaria de Saúde registrou mais 629 pessoas com o novo coronavírus, elevando o total para 300.104 casos. Com mais 11 óbitos contabilizados, o estado passou a ter 11.007 mortes pela Covid-19.

Perguntar não ofende: Está criado o confronto entre Estados e o Planalto? 

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Verdade eleitoral fragiliza partidos políticos 

O Congresso Nacional terá que se decidir até setembro deste ano sobre o formato da eleição para deputado federal e estadual em 2022. Pela legislação atual, os partidos não poderão fazer coligação proporcional como em 2018, e isso tem preocupado os parlamentares, sobretudo aqueles que não conseguiriam montar chapas proporcionais.

O movimento da verdade eleitoral, onde os candidatos mais votados seriam os eleitos, vem ganhando força entre os parlamentares, porque não ficariam com a responsabilidade da montagem de chapas para atingir o quociente eleitoral, que era solucionado com a coligação proporcional.

Neste cenário, há um prejuízo para os partidos políticos, porque a questão da fidelidade partidária deixaria de existir, haja vista que o parlamentar seria eleito apenas pelos seus próprios votos. Isso tem causado um risco de fragilização das legendas, que perderiam a grande relevância obtida nos últimos anos por conta da fidelidade partidária.

Sem os partidos, há um claro risco de personificar a articulação política. Em vez de tratar com líderes partidários, o governo para formar maioria teria que negociar diretamente com cada deputado, o que poderia trazer consequências prejudiciais para o processo democrático.

Leitos
 – A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ao Governo Federal que analise, imediatamente, pedidos de habilitação de novos leitos de UTI formulados pelos estados do Maranhão, São Paulo e Bahia, junto ao Ministério da Saúde, para o enfrentamento da Covid-19. Os estados alegaram que o Governo Federal abandonou o custeio da manutenção dos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19.

Liminar – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para possibilitar “uma única recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão”. A decisão ainda será submetida a referendo do Plenário. A liminar foi requerida pelo partido PROS, que também entrou com ação semelhante contra a Assembleia de Pernambuco.

Amazônia – O procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou-se pelo não conhecimento de ação no Supremo Tribunal Federal (STF), proposta pelo PSB e PT, para declarar a inconstitucionalidade de decreto que deu nova composição ao Conselho Nacional da Amazônia Legal. Para Aras, o STF estabelece que o tipo de ação “não é o meio idôneo para fiscalização da constitucionalidade de atos do Poder Público cuja análise dependa de exame da legislação infraconstitucional”. O Conselho é presidido pelo vice-presidente da República, general Mourão.

Suspensão – Diante do aumento dos casos de COVID-19, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), suspendeu todas as atividades presenciais da Casa José Mariano por tempo indeterminado.

Prazo – Questionado sobre o futuro político do vereador Eriberto Rafael, que pode ser candidato a deputado federal em 2022, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), disse que ainda não há nenhuma definição quanto a isso. O prazo para a decisão deverá ser apenas no próximo ano.

Inocente quer saber – Qual seria o melhor formato para as eleições de deputado?

Coluna do FinFa

Homenagem – Hoje às 9 horas a Câmara de Vereadores de Iguaracy, estará realizando sua 3ª Sessão Ordinária. Em contato com este blogueiro, o presidente Chico Torres, confirmou que haverá um momento especial, onde será prestado uma homenagem póstuma ao nosso inesquecível poeta, ex-vereador Quinca Rafael, que se estivesse vivo estaria completando nesta terça-feira 02 de Março, 100 anos.

Vistoriando – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, acompanhada do Secretário de Obras, Cristiano Menezes, estiveram ontem (01), vistoriando obras de pavimentação das ruas, Noel Manoel Vicente, Antônio da Cruz Sampaio e José Pereira de Souza.no Bairro do Ipsep.”Estamos dando continuidade ao maior projeto de pavimentação da história de Serra Talhada, porque o calçamento também é prioridade no nosso governo”, disse a prefeita.

Entregou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, iniciou a semana de forma especial, ontem (1º), entregou fardamentos para servidores das Unidades Básicas de Saúde, Hospital, Centro de Saúde, equipe multidisciplinar, COVID, Academias de Saúde, CAPS, Agente de Endemias e Secretaria de Saúde. A ação aconteceu gabinete do prefeito e contou com a presença da secretária de Saúde, Aline Karine, e do vice-prefeito Chico de Laura. “Tudo isso para melhorar a segurança e organização de toda a equipe de saúde do nosso município!”, ressaltou Adelmo.

Você sabia – Que o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, atendeu o requerimento do Presidente da Câmara, vereador Chico Torres, e mandou consertar o cata´vento na propriedade do ex vice-prefeito Luiz da Sucam na comunidade de Pitombeira. “O cata-vento será de grande importância para o fornecimento de água para toda a comunidade do Sitio Pitombeira, ajudando os moradores para enfrentar a escassez de água, nossa gestão sempre estará pronto para ajudar todos os iguaracienses”, disse o prefeito Zeinha.

Único – O deputado estadual Joaquim Lira (PSD), foi o único parlamentar pernambucano a participar presencialmente da Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que foi relizada ontem (01) na sede da entidade. “Fiz questão de participar presencialmente para prestigiar em especial Paulo Roberto, prefeito da minha terra Vitória, que assume o cargo de 1º Secretário na nova diretoria”, disse o deputado em conversa com este blogueiro.

Frase – “O movimento municipalista se faz mais forte a partir da união de todos os gestores. São representantes de 15 dos 17 partidos políticos que elegeram prefeitos e prefeitas em todo o Estado, de todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco. A Amupe seguirá forte para mais dois anos de muita luta, trabalho e conquistas”. (José Patriota, ontem na sua posse para um novo mandato na Amupe)

Anunciou – O governador Paulo Câmara anunciou ontem (01), que serão abertos nesta terça-feira (02) 18 novos leitos de UTI no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. Até o final de semana, serão 50 novas vagas de terapia intensiva para pacientes com Covid-19 no Estado. Nesta terça (2), ele estará em Brasília, para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik.

Reunido – O atual presidente da Astur e candidato a reeleição, Edygar Santos, esteve ontem (01), reunido na cidade de Sirinhaém, com os municípios do Litoral Sul, para buscar o fortalecimento da região e assim, e consequentemente, ter mais município para o roteiro turístico. Participaram da reunião os municípios de Serinhaém, Cabo de Santo Agostinho, Tamandare, Ipojuca, São José da Coroa Grande e Rio Fomoso e membros da diretoria executiva da Astur. “Esse ano de 2021 é muito importante, onde vamos ter atualização do Mapa do Turismo Brasíleiro, é importante que as regiões se fortaleçam através pontuou Edgar dos seus PRTs e assim conseguimos aumentar o número de municípios no Mapa”,

Defendeu – Participando ontem (01), da posse da nova diretoria da Amupe, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), defendeu uma mobilização nacional para ampliar recursos e investimentos nos municípios, na posse da nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para o biênio 2021-2023. Na solenidade que reconduziu José Patriota à presidência da entidade, na tarde desta segunda-feira (1º), Eriberto pregou união e diálogo para construção de alternativas que permitam atender à demanda cada vez maior por serviços públicos.

Perguntar não ofende – Dos 153 prefeitos que participaram ontem da eleição da nova diretoria da Amupe, quem foi o prefeito que votou em branco?

CARNAÍBA / Prédio antigo residencial da comarca funcionará a Casa de Cidadania

O prefeito Anchieta Patriota, de Carnaíba, esteve inspecionando na manhã da ultima sexta-feira (26/02/2021) o prédio da antiga residência da Comarca de Carnaíba, que fica localizado na Rua Joaquim Escrivão, mais conhecida por “Rua Nova” local onde funcionará a Casa da Cidadania.

De acordo com o gestor será realizada uma grande reforma no imóvel, pois se encontra sem morador há um algum tempo, e será reformado para melhor atender a nossa população carnaibana, esta ação, trata-se de mais uma das metas do Plano de Governo, apresentado no pleito passado. Mais uma obra saindo do papel.

João de Maria diz que ‘Não’ temos pauta trancada na Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, João de Maria, disse ao blog que não é verdade o que foi dito por Maurício do São João e Vicente de Vevéi no Debate do Sábado, na Gazeta FM.

Eles o acusaram de trancar a pauta ao não apreciar o projeto 001/2021, que cria o Instituto de Previdência do município. Como a pauta está trancada, outros projetos não podem ser apreciados. “Não existe pauta trancada na nossa Câmara de Vereadores. Não existe essa conversa de servidores que estejam ou venham a ser prejudicados. Isso é jogada e encenação política daqueles que só sabem fazer intrigas “, disse. Garante João estar seguindo o que diz o regimento e Lei Orgânica do município. “O projeto de lei complementar 001/2021 recai na exceção do artigo 50 , parágrafo terceiro da Lei Orgânica da nossa Câmara que nos garante que os projetos de lei complementares não tem prazo de urgência para votação, mesmo que solicitada pelo executivo “.

E segue: “no momento foram apresentadas emendas pelos vereadores da base do governo e nessa segunda o projeto seguirá para parecer das comissões que são autônomas”. “Estou seguindo o trâmite da casa e observando regimento e Lei Orgânica. Quem critica a minha conduta está sendo falso moralista e querendo colocar pressão para que eu não tenha a liberdade de fazer a coisa certa. Não vou permitir isso e nunca irei ser contra os funcionários públicos na sua liberdade de discutir e defender os seus direitos”. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Albérico Thiago, disse ao blog que segue a lei no tocante ao projeto 001/2021.

O projeto trata da criação do Instituto de Previdência do município. Governistas acusam a comissão de postergar a apreciação e parecer, ajudando a trancar a pauta. Segundo ele, o projeto de lei complementar 001/2021 recai na exceção do artigo 50 , parágrafo terceiro da Lei Orgânica da nossa Câmara que garante que os projetos de lei complementares não tem prazo de urgência para votação, mesmo que solicitada pelo executivo. “Não temos prazo para apreciar. Estamos amparados. Temos que ouvir especialistas, discutir, pois está em jogo o futuro dos servidores. Não vamos votar a toque de caixa. Não trancamos pauta”.

Ex. Prefeito do Crato-CE, que faleceu de covid-19 era natural de São Vicente, distrito de Itapetim, à época pertencente à SJEgito-PE

Crato decreta luto oficial e lamenta perda do ex-prefeito Moacir Siqueira -“Joinha”No mês passado, fevereiro(10), faleceu o ex-prefeito do Crato, Moacir Soares de Siqueira, o Joinha, aos 87 anos. Ele havia sido diagnosticado com Covid-19 e estava internado em um leito de UTI desde o início do mês.

Joinha era pernambucano, natural do Distrito de São Vicente, Itapetim, à época , Itapetim pertencia a  São José do Egito, Joinha, como era conhecido,  nasceu em 14 de agosto de 1933. Ele se mudou para a cidade caririense nos idos dos anos 50/60, onde viveu o resto da vida, adotou o Crato como sua terra. Foi presidente do Esporte Clube do Crato, atleta da Seleção Cratense, presidente da FUNDEL, vice-prefeito de 1997 a 1998 e prefeito entre 1998 e 2000, após a morte do então gestor Raimundo Bezerra de Farias.  Joinha era irmão de Lucio, que tem o Trailer de Lanches em frente ao Pajeú Nordeste, em SJEgito-PE

Final de semana choveu em algumas cidades Pajeuzeiras

 fevereiro de 2021  AFOGADOS DA INGAZEIRA
MUNICÍPIOS
26 sext
27 Sab 28 Dom
Total 2021
AFOGADOS DA INGAZEIRA
0
 0
173 mm 
BREJINHO
0
3  mm 
97 mm  
CARNAÍBA
0
27 mm 
0
147 mm
FLORES 0
75 mm
IGUARACI
0
180 mm 
INGAZEIRA
15 mm
6 mm 
172 mm
ITAPETIM
0
11 mm
166 mm 
QUIXABA 0
7.5 mm 
 19 mm
130 mm
STª TEREZINHA
3 mm
 30 mm
209 mm
SJEGITO
0
 0
 0
100 mm
SOLIDÃO
0
0
13.5 mm 
178 mm
TABIRA
25 mm
195 mm
TUPARETAMA
0
8 mm 
3 mm 
244 mm
GERE

 

Um alerta de chuva com intensidade moderada a forte foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) nesta segunda, terça e quarta. O aviso é válido até o fim da noite da segunda-feira (1º) para as seguintes regiões do estado:

  • Região Metropolitana do Recife
  • Zona da Mata (Norte e Sul)
  • Agreste Setentrional
  • Agreste Central
  • Sertão

Operação com carros-pipa está parando no Nordeste

Cresce cobertura da Operação Pipa, mas índice ainda é insuficiente - Região - Diário do NordesteO Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que não está sendo possível realizar os repasses integrais e regulares para a Operação Carro-Pipa Federal (OCP) em decorrência do Projeto de Lei Orçamentária Anual – 2021 (PLOA) ainda não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional. Nos meses de janeiro e fevereiro, a pasta, por meio da Defesa Civil Nacional, conseguiu realizar o repasse emergencial de R$ 89,7 milhões, que foram descentralizados ao Exército Brasileiro (EB) – responsável pela execução do serviço. Em decorrência do atraso no repasse, 260 municípios já tiveram o atendimento suspenso e a partir de 1º de março, a Operação poderá ter suas atividades paralisadas em 100% dos municípios.  No ano de 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.  O número de cisternas construídas no país desabou em 2020 e alcançou o menor patamar desde a criação do programa federal destinado para essas obras, em 2003. Os grandes recipientes são destinados a regiões secas do país, acumulam água da chuva e, em épocas de estiagem, servem também para armazenamento da água fornecida por carros-pipa.  No ano passado, foram construídos apenas 8.310 equipamentos pelo programa Cisternas, do Ministério da Cidadania, o que representa uma queda de 90% em relação aos anos anteriores.

TUPARETAMA | Projeto Social Mãos que Levantam

O Projeto Social MÃOS QUE LEVANTAM é uma iniciativa do casal Vinicius Batalha e Maria José Barbosa, que realiza atividades esportivas e de socialização com crianças e adolescentes na cidade de Tuparetama.
As atividades do projeto são realizadas de modo voluntário pelos responsáveis mas quem quiser e puder colaborar com doações e apoio material será bem-vindo e estará ampliando e fortalecendo o alcance do projeto.

Paraíba: concurso público para a Polícia Civil vai oferecer 1.400 vagas

O governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), informou, nesta sexta-feira (26), através de sua conta no Twitter, que o estado vai realizar um concurso público para a Polícia Civil com 1.400 vagas.

“Vamos oferecer um concurso público para a Polícia Civil, para suprir as necessidades de cargos de carreira e reforçar os quadros, diante do cenário de 785 servidores aptos a se aposentarem”, escreveu Azevedo.

Ainda no tuíte, o governador detalhou os cargos e as quantidades de vagas que serão oportunizadas: delegado (120 vagas), escrivão (520 vagas), perito médico (50), técnico em perícia (73), necrotomista (70), agente de investigação (414), perito criminal (77), perito químico (45) e papiloscopista (31).

De acordo com o gestor, a comissão organizadora está sendo formada e o edital com os detalhes será divulgado em breve no Diário Oficial do Estado

~~Giro pelos Blog’S ( Segunda feira 01/03/2021)~~

Coluna da Folha/Edmar Lyra

Sinalização de Lula denota saída de Marília Arraes do PT 

Em 2016, a então vereadora Marília Arraes fez um movimento que foi considerado remar contra a maré. Ela decidiu sair do PSB para se filiar ao Partido dos Trabalhadores numa época em que o partido estava no auge do desgaste que culminou no impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Naquele ano, Marília atingiu 11.872 votos, ficando entre os mais votados do pleito quando conquistou seu terceiro mandato na Câmara do Recife.

O bom desempenho fez dela pré-candidata a governadora em 2018, e um movimento nacional do PT acabou retirando-a do pleito, tendo que se contentar com tentar um mandato na Câmara dos Deputados. Com a abertura das urnas, nova votação estrondosa, 193.108 votos, ficando em segundo lugar atrás apenas de João Campos. Os números lhe credenciaram para ser candidata a prefeita do Recife em 2020, e novamente ela fez bonito, chegando ao segundo turno, obtendo quase 45% dos votos válidos na disputa vencida por João Campos.

Recentemente, novamente sem a benção do PT, Marília disputou a segunda secretaria da Câmara dos Deputados e logrou êxito, tornando-se uma das integrantes da mesa diretora daquela Casa. O episódio não foi bem aceito pelo seu partido, e Lula sinalizou sua insatisfação com a pernambucana, chegando a cogitar sua expulsão do partido.

O clima ruim entre Marília e PT deverá culminar na sua saída do partido, ainda este ano através de uma expulsão, ou no próximo ano na janela partidária em março. A dúvida recai sobre o futuro partidário de Marília, a primeira opção deverá ser o PSOL, partido em ascensão e sintonizado com as pautas defendidas pela parlamentar, mas não estariam descartadas outras legendas como o PL de Anderson Ferreira ou o MDB de Miguel Coelho, ambos pré-candidatos a governador e que estenderiam tapete vermelho para tê-la em seus respectivos palanques.

Vacinação – O prefeito João Campos comemorou a marcada atingida neste domingo de 80.364 pessoas vacinadas contra a COVID-19 no Recife, superando o número de casos que era de 73.046 desde março do ano passado.

Sputnik V – O governador Paulo Câmara estará amanhã em Brasília para reunião com governadores que tratará da aquisição da vacina russa Sputnik V. O Supremo Tribunal Federal autorizou os governadores a negociarem com laboratórios que ainda não possuem certificação da Anvisa. A Sputnik V será produzida no Brasil e já anunciou 10 milhões de doses.

Parque – O prefeito Anderson Ferreira (PL) entregou o Parque Jefferson de Freitas em Jaboatão Centro. O empreendimento era um estádio de futebol que não atendia as exigências para jogos oficiais, e acabou se transformando num equipamento para beneficiar toda a população do bairro.

Volta – O prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), chegou a ser deputado federal em 2014, mas não conseguiu ser reeleito em 2018. Nas eleições do ano passado deu a volta por cima para governar sua cidade pela terceira vez. Mais experiente e com trânsito na capital federal, Marinaldo espera fazer uma gestão de ainda mais entregas para a cidade.

Inocente quer saber – Qual será o futuro político do senador Fernando Bezerra Coelho?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

INCÓGNITA – O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) deve ficar de fora da disputa da Alepe em 22. A pouco mais de um ano para o pleito, o socialista pouco tem se movimentado, no sentido de articular bases. Político matreiro, dos mais experimentados. Foi prefeito de Afogados por dois mandatos e presidente da AMUPE. Sua recondução ao cargo hoje, lhe permitirá a possibilidade de buscar apoio em outras cidades, o que não será fácil, por falta de estrutura. É um nome forte, com capilaridade eleitoral no Alto Pajeú, porque contaria com possível apoio dos prefeitos de Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira e Afogados. Em Tabira, sua terra natal, poderia contar com a oposição. Contado por baixo, Coimbra sairia do Pajeú com mais de 20 mil votos, um número satisfatório se comparado às eleições de 2018, quando o PSB elegeu Aluísio Lessa com pouco mais de 25 mil votos. Mas como cada eleição é diferente de outra, ninguém sabe o que vem pela frente com relação aos números. Sabe-se porém, que o projeto de Coimbra é uma incógnita, embora mantenha viva a esperança de ocupar uma cadeira na Alepe, ele só irá para a disputa se forem criadas as condições de sucesso no pleito.

**********************************************************

QUEM FICA COM ALINE? – Por falar nisso, se a ex-vereadora do Recife, Aline Mariano (PP) for candidata a deputada estadual, como fica a situação da progressista em Afogados da Ingazeira? Há boatos dando conta de que já teve liderança política declarando apoio a Aline. Em 2018, Aline fez dobradinha com João Campos (PSB) em Afogados da Ingazeira. Apesar de ser filha da terra, a progressista teve menos votos do que João Campos. A pergunta que não quer calar é: caso Coimbra não dispute a Alepe, quantas lideranças locais abraçariam o projeto político de Aline? A posição tomada pela ex-vereadora no segundo turna das eleições no Recife, seria um baita argumento para a Frente Popular recusar qualquer apoio a Aline nas eleições de 2022..

**********************************************************

ALTERNATIVA – Em meio à insatisfação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal estrela do Partido dos Trabalhadores – PT, a deputada federal Marília Arraes terá como única alternativa deixar a legenda, isso se não quiser passar por um processo de expulsão. Depois de ter enfrentado um candidato do próprio partido na disputa da segunda secretária da câmara, Marília que saiu vencedora causou certo desconforto e já não goza da simpatia de Lula.

**********************************************************

PODEMOS – A crise provocada pela disputa da segunda secretaria da Câmara, na qual Marília Arraes (PT) marchou com uma candidatura avulsa, revelou um racha dentro do Partido dos Trabalhadores – PT. Se Marília não tinha prestígio com a cúpula do partido, o fato aumentou ainda mais esse desprestígio. Já é hora de Marilia  buscar um novo ninho político. No PT teve uma série de problemas sucessivos, ainda assim permaneceu, feito cururu de banheiro. Apoiada por colegas da oposição em Pernambuco, o blog aposta numa possibilidade de a neta de Arraes ingressar no PODEMOS de Ricardo Teobaldo, presidente estadual da legenda, que lhe deu a maior força na disputa. O Psol talvez não fosse uma boa alternativa, porque se o PT é radical em suas decisões, imagine o Psol. Lá, o camarada tem que ter histórico para ocupar espaço…

**********************************************************

REMOTA – O governador Paulo Câmara (PSB) pode encerrar em 22 sua vida na disputa eleitoral. Depois de duas gestões à frente do Palácio do Campo das Princesas, o socialista deverá tocar outros projetos. O Blog do Itamar, até levantou a possibilidade de o governador ser candidato a senador, mas pessoas próximas dizem que a chance é remota, quase nula.

**********************************************************

SE ARMOU – Temendo perder mercado num momento em que as vendas estão mais fracas, o Grupo Pajeú se armou parra enfrentar o novo concorrente. No dia da inauguração do Avistão Atacado, ocorrida sexta-feira (26), o Pajeú Auto Serviços, instalado em Afogados da Ingazeira, resolveu remarcar os preços, reduzindo drasticamente a margem de lucro, na tentativa de atrair mais clientes. E atraiu. A loja teve um movimento daqueles. A ordem foi cobrir todos os produtos. Interessante é que comerciantes do ramo, como Aparício Véras, Fabiano Queiroz, entre outros marcaram presença na unidade, comprando inclusive uma túia de produtos para revenda.

**********************************************************

ROMPEU – O empresário e produtor cultural, Luís Carlos em decisão anunciada como “unânime dos seus principais amigos e familiares”, anunciou o rompimento político com o ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSB). Ele afirmou que adotará uma postura de independência. Em 2017, Luís exercia o mandato de vice-prefeito, quando foi cassado junto com João Mendonça, tendo em seguida disputado as eleições municipais contra Hélio dos Terrenos. Sem êxito no pleito, foi escolhido em 2020 por João para compor chapa com Isabele Mendonça, que acabou sendo derrotada por Gilvandro Estrela (DEM). Insatisfeito com algumas atitudes de João durante a campanha, Luís resolveu se afastar do grupo para abraçar um novo projeto político. Presidente municipal do PROS na terra do Bitury, Luís Carlos recebeu em sua residência, na semana passada, a visita do deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, a quem declarou compromisso político. Longe de João, Luís tocará seu projeto numa nova formatação, integrando um novo grupo político.

**********************************************************

CEMITÉRIO- O prefeito do Cabo do Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL) recebeu na sexta-feira (26), o empresário Romildo França. Na ocasião foi apresentado o projeto do primeiro cemitério do Safpe-Assistência Familiar, empresa cabense em atividade há 47 anos. O Memorial da Saudade, será construído no loteamento Morada Nova- Charneca, às margens da BR-101, e irá gerar cerca de 200 empregos diretos em nosso município. O empreendimento terá salas de velório, centro administrativo, área de cremação, blocos de sepultamento vertical e área de convivência. A primeira etapa do projeto está prevista para iniciar em outubro deste ano.

**********************************************************

EXPANDINDO – A Faculdade Vale do Pajeú – FVP, com sede em São José do Egito, segue expandindo e abrirá uma unidade em Bezerros. O anúncio foi feito pelo coordenador, Cleonildo Lopes, Painha. O novo espaço, uma área construída de 3.300m2 e  sete cursos: Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Direito, Bacharelado em Educação Física e Pedagogia, com previsão de 100 empregos direto. A conquista teve a luta do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

**********************************************************

DE OLHO EM 2022 – O ex-deputado estadual, Eduíno Brito (Podemos) deve voltar a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe. Com carreira política anterior, ele aposta na experiência para tentar uma cadeira no Legislativo do Estado. Eduíno foi deputado estadual de 2015 a 2018. Elegeu-se para o cargo com 30.115 votos pelo PHS. Em 2018 tentou a recondução do cargo, mas não obteve êxito. Em 2020, participou ativamente do pleito municipal, quando emplacou Eduíno Filho na vice de Zeca Cavalcante (PTB) No final, a chapa foi derrotada nas urnas, mas pode voltar a disputar uma nova eleição, já que o prefeito Wellington (MDB) e o vice Israel Rubis (PP) foram afastados sob a acusação de abuso de poder econômico e político.

**********************************************************

Crise reúne governadores

Eleito pelo rolo compressor do Planalto, líder do Centrão, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), agendou com os governadores videoconferência tendo como principal pauta a busca de soluções para a piora do quadro da pandemia nos Estados. A ideia é que isso possa ser feito por meio da discussão do Orçamento e de projetos emergenciais.

O encontro ocorre num momento em que pelo menos 12 Estados e o Distrito Federal decidiram adotar medidas que aumentam as restrições de circulação, na tentativa de conter a pandemia, que completou 1 ano do primeiro caso confirmado no Brasil na última sexta-feira. O país registra 10.455.630 casos e 252.835 mortes confirmadas pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

A Fiocruz assegura que as taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos revelam o pior cenário já observado no País em toda a pandemia. Segundo a Fundação, 17 capitais estão com uma taxa de ocupação de UTI de ao menos 80%. A pesquisa também mostra que 12 Estados e o Distrito Federal estão na zona de alerta crítica, com ocupação igual a 80% ou mais das UTIs.

O diretor-executivo de emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, disse que o Brasil vive uma “tragédia” com a alta no número de casos de infecção pelo coronavírus e mortes por covid-19. “Infelizmente, é uma tragédia que o Brasil esteja enfrentando isso de novo e é difícil. Esta deve ser a quarta onda que o País volta a enfrentar”, declarou.

O Brasil, segundo ele, é muito capacitado e tem instituições científicas e de saúde pública fantásticas. “Acho que o País sabe o que fazer e muitos Estados estão tentando aplicar as melhores medidas. Não é simples. Não é fácil”, acrescentou. Antes mesmo de reunir os governadores, Lira já sai com uma linha de discurso em defesa de Bolsonaro.

Ele contesta a versão da oposição de que o presidente tenha culpa pelas mortes decorrentes da pandemia de covid-19. “Divirjo quando falam da gestão da crise. O auxílio emergencial foi muito importante, todos os setores receberam repasses. Nós não temos a receita da gestão da crise”, disse Lira.

FIM DO LIBERALISMO – Ao conseguir formar uma base sólida no Congresso, o presidente Bolsonaro já molda sua reeleição e dispõe de mais alternativas partidárias até mesmo para sua filiação. Desde que deixou o PSL, ainda em 2019, ele segue sem partido. Nos últimos 12 meses, o Governo se afastou definitivamente do lavajatismo e deixou de lado o liberalismo, adotado como tática eleitoral em 2018. Para alguns analistas ouvidos ontem pelo Estadão, o Governo se sustenta hoje em uma “visão conservadora-autoritária” e no apoio do Centrão. “Ainda não sabemos qual desses dois vai prevalecer”, diz o historiador Boris Fausto.

REI SEM COROA – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, é figura frequente ao lado do presidente Jair Bolsonaro em eventos presenciais e lives nas redes sociais. Com a fama de “rei do asfalto”, costuma ciceronear o chefe em inaugurações de obras de rodovias. Em janeiro, no interior da Bahia, Bolsonaro disse que Tarcísio era “a figura mais importante” da administração. As contas da pasta, no entanto, mostram que a Infraestrutura não é a prioridade na hora de liberar verbas do Orçamento e o ministro se sobressai na equipe de governo pelas obras de pavimentação de estradas. O montante disponível para investimentos no Ministério da Infraestrutura segue estagnado desde o começo da gestão Bolsonaro.

ORÇAMENTO CHIFRIM – Desde que Tarcísio assumiu a Infraestrutura, a pasta nunca recuperou completamente o volume de recursos que teve durante as gestões de seus antecessores, Maurício Quintella Lessa (2016-2018) e Valter Casimiro Silveira (2018-2019). Em 2020, a pasta empenhou R$ 8,1 bilhões em investimentos. A despeito da pandemia do novo coronavírus, é um valor maior que o empenhado em 2019 (R$ 7,8 bilhões). É menos, porém, do que os valores empenhados antes da chegada de Jair Bolsonaro ao poder: em 2018, foram R$ 10,6 bilhões em investimentos; e R$ 13,1 bilhões em 2017. Em 2016, ano marcado pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) e pela troca de comando no governo, o montante fechou em R$ 9,9 bilhões.

MORTOS E SALVOS – A confirmação de mais 1.455 casos da Covid-19 e 29 óbitos devido à doença, sábado passado, levaram Pernambuco a totalizar 298.859 infectados pelo novo coronavírus e 10.974 mortes por causa da pandemia.  Esses dados começaram ser registrados em março de 2020. O Estado tem, por outro lado, 257.881 pacientes recuperados da doença. Destes, 19.749 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 238.132 tinham casos leves.

TEMER IMUNIZADO – O ex-presidente Michel Temer foi vacinado sábado passado em um dos postos de vacinação instalados pela Prefeitura de São Paulo na praça Charles Miller, no Pacaembu. Com a antecipação da vacinação de idosos de 80 a 84 anos realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Temer, que se tornou octogenário em setembro do ano passado, ficou apto a receber a primeira dose do imunizante. O ex-presidente foi imunizado com a primeira dose da vacina AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

CURTAS

AJUDA – O auxílio financeiro para artistas e grupos carnavalescos de Pernambuco afetados pela pandemia virou lei. Na última sexta-feira, o governador Paulo Câmara (PSB) sancionou a norma que determina o repasse de R$ 3 milhões para 450 agremiações, em uma única parcela. Segundo o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, o edital para inscrição de candidatos ao auxílio emergencial estará disponível esta semana.

DUPLA ELEIÇÃO – Vizinhas, Pesqueira e Arcoverde, a primeira ainda no Agreste e a segunda porta de entrada do Sertão, poderão ter eleição suplementar para prefeito no mesmo dia, a depender do Tribunal Regional Eleitoral. Em Pesqueira, o Cacique Marquinhos (Republicanos) ganhou, mas não assumiu por ter sido condenado em processo criminoso. Já em Arcoverde, a nova eleição se dará por comprovado abuso do poder econômico pelo prefeito afastado Wellington Maciel (MDB).

Perguntar não ofende: Enquanto ônibus e metrôs andarem apinhados, meros decretos de toque de recolher vão reduzir os casos de covid-19 em Pernambuco?  

Dupla eleição – Vizinhas, Pesqueira e Arcoverde, a primeira ainda no Agreste e a segunda porta de entrada do Sertão, poderão ter eleição suplementar para prefeito no mesmo dia, a depender do Tribunal Regional Eleitoral. Em Pesqueira, o Cacique Marquinhos (Republicanos) ganhou, mas não assumiu por ter sido condenado em processo criminoso. Já em Arcoverde, a nova eleição se dará por comprovado abuso do poder econômico pelo prefeito afastado Wellington Maciel (MDB). (Magno Martins)

Não quer ver – Se depender do ex-presidente Lula, a deputada Marília Arraes será expulsa do PT. A notícia foi publicada na coluna de Lauro Jardim em “O Globo”. “Ele não tem gostado da insubordinação da deputada e neta de Miguel Arraes às determinações do partido.”
Luciano Duque – Ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) é nome certo na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. A expectativa é o ex-gestor tenha em Serra Talhada mais de 20 mil votos que cacifam sua liderança na cidade. (Silvinho Silva)
Recife já tem mais pessoas vacinadas do que casos confirmados de covid-19 – O Recife atingiu uma marca neste domingo (28) que é motivo de esperança para uma saída definitiva da pandemia de covid-19. Com o total de 80.364 recifenses que já receberam vacina contra a covid-19 a cidade ultrapassa o número de casos confirmados da doença desde a primeira confirmação, em 12 de março de 2020.
Inocente quer saber – Qual será o futuro político de alguns ex-prefeitos do Pajeú?

Coluna do FinFa

Será reconduzido – O Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota, concedeu entrevista exclusiva ao blog. Patriota nesta segunda-feira 1º de Março, será reconduzido em chapa única, para mais um mandato à frente da Amupe.

Patriota fala sobre a eleição da Amupe, sobre as medidas tomadas pelo Governador Paulo Câmara em virtude do aumento dos casos de Covid-19 e por fim responde se será candidato a deputado nas eleições de 2022.

Assista na íntegra

Inicia hoje – O prefeito de Ouro Velho-PB, Augusto Valadares, confimou na Jornada Pedagógica 2021, que foi realizada na última quinta e sexta-feira (26), com profissionais da educação municipal, que em razão da Pandemia, as aulas serão iniciadas nesta segunda-feira 1º de março por meio virutal. “Esse ano contamos com mais de 500 alunos matriculados na rede de ensino municipal”, afirmou o prefeito.

Visitaram – O prefeito de Iguaracy-PE Zeinha Torres, acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Chico Torres,estiveram visitando a Escola Daniel Gomes na comunidade do Caroá, onde constaram que este educandário está precisando de realizar alguns reparos. “Estarei providenciando uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, para realizarem alguns reparos nesta Escola, foi uma reinvidicação do vereador Chico Torres, onde sabemos que a educação é a base de tudo, mesmo sem aulas presenciais, vamos tomando medidas imediatadas, para quando passar esta Pandemia, nosso alunado seja recebido da melhor forma possível”,pontuou o prefeito Zeinha.

Vistoriando – O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares, acompanhado do Secretário Municipal de Infraestrutura, Silvano Queiroz (Bombinha), estiveram no último sábado (27), vistoriando as obras da 1ª Travessa Sete de Setembro no Bairro São Francisco.Na oportunidade o vice-prefeito em contato com este blogueiro, afirmou, que iria conversar com o prefeito Sandrinho Palmeira, para a possibilidade de pavimentar toda extensão desta via pública, que vai beneficiar várias famílias.

Postou – O deputado federal e Líder do Avante na Câmara dos Deputados, Sebastião Oliveira, postou na sua rede social, uma resposta para quem dizia que o Aeroporto de Serra Talhada, era uma obra eleitoreira, desprezando a autonomia e o desenvolvimento do Sertão Pernambucano, os críticos nem imaginavam que hoje estaríamos ajudando na distribuição de vacinas em uma pandemia mundial, escreveu Sebá.

Você sabia – O Brasil vive seu pior momento na pandemia. Com a campanha de vacinação caminhando a passos lentos e estados adotando medidas mais restritivas para tentar frear a Covid-19 e evitar um colapso no sistema de saúde, o país registrou a maior média móvel de óbitos pelo segundo dia seguido: 1.208. Já são 255.018 mortes por Covid-19 no país, 755 delas registradas nas últimas 24 horas, com tendência de alta em 12 estados e no DF, de acordo com o consórcio de imprensa. O número de casos confirmados é de 10.549.129.

Entrega hoje – O prefeito de Flores, Marconi Santana, confirmou que na última sexta-feira (26), esteve na Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, onde foi recebido pelo Chefe de Gabinete Saulo Malta. Segundo Marconi, foi tratado sobre a entrega da grade do arado, que foi confirmado pelo Chefe de Gabinete, que o Secretário de Agricultura Claudiano Martins, estará entregando nesta segunda-feira 1º de Março, às 11 horas.

Disse – “Nós estamos em uma pandemia, não estamos numa brincadeira. Já basta aquele desorientado do presidente da República, que não tem moral. É um imoral. A palavra é essa. O presidente da República do Brasil é um imoral. Um homem que não tem moral nenhuma. É um irresponsável”, criticou. “Eu estou com vontade de dizer outra coisa, mas não vou porque é pecado dizer na missa”.(Padre Adauto Tavares, durante missa na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarabira, Paraíba)

Vai reformar – o prefeito de Triunfo-PE, Luciano Bonfim, acompanhando do vereador Pedro Júnior, estiveram ontem (28), visitando a sede antiga do Posto de Saúde do Sítio Grito, que em breve será iniciado a reforma.

Frase – “Neste domingo tivemos mais uma reunião importante no Gabinete de Enfrentamento à Covid-19. Recebemos o prefeito João Campos para monitorar a abertura dos novos leitos de UTI no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, que já estão em funcionamento e recebendo os primeiros pacientes”.(Governador Paulo Câmara)

Perguntar não ofende – O deputado federal Carlos Veras deixa o PT se Marília Arraes for expulsa?

Coluna do Elielson Lima

 

Chefiar a Casa Civil de um Governo é tarefa para poucos pelas complexidades que a liturgia do cargo impõe. E conseguir ser unânime é tarefa raríssima. Depois de passar pela chefia de gabinete e pela Administração, José Francisco Calvacanti Neto, ou simplesmente Zé Neto foi convocado pelo governador para cuidar da política em 2019 e vem trilhando muito bem a missão.

Com quase dois anos no posto, Zé conseguiu conquistar a classe política pernambucana como um todo, de deputados federais, passando pela Assembleia, prefeitos até a Oposição faz boas referências do seu jeito de cuidar da pasta. Seu jeito cordial e sobretudo, a atenção em conceder respostas, faz dele uma peça-chave nesse segundo Governo Paulo Câmara.

Sua força política chegou ao ponto de ser lembrado vez ou outra para integrar a chapa majoritária de 22 ou até como plano B dentro da Frente Popular na sucessão. Sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco, Zé provou que mesmo sendo técnico a genética falou mais alto no quesito político.

TIME – O sucesso de Zé Neto deve-se também a equipe que ele montou. Destaque para seu executivo Eduardo Figueredo que além de transitar bem no meio é um tarefeiro. Mostrou isso com competência na campanha do PSB no Recife.

SEMENTES – O secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins fez questão de ir levar sementes para os agricultores rurais do município de Manari. Essas entregas faz parte do Programa Campo Novo, o presidente do IPA, Kaio Maniçoba também acompanhou a agenda.

PÉ NA ESTRADA – Quem também vem chamando a atenção do meio político é o filho do deputado Eduardo da Fonte, Lula vem numa agenda muito intensa e marcando presença em todas as cidades onde o PP tem presença. Ele poderá ser a surpresa da eleição de 22.

RÁPIDAS

GESTÃO MODERNA – Em Vicência, o prefeito Guiga instalou um serviço de abastecimento por meio de cartões e senhas individuais. Com isso, o controle dos gastos é maior evitando desperdícios.

LUTO – A advocacia municipalista perdeu ontem um dos grandes quadros regionais, Dr. Paulo Simões vítima de um AVC. Ele marcou história como vereador de Nazaré da Mata e funcionário da Caixa Econômica.

PINGA-FOGO: Zé Neto vai disputar a eleição do próximo ano?

Governo de PE negocia com laboratório compra da vacina Sputnik V

Imunizante será fabricado no Brasil e apresentou mais de 90% de eficácia contra o novo coronavírus

O governador Paulo Câmara se reúne, nesta terça-feira (02.03), em Brasília, com a diretoria da farmacêutica União Química, produtora no Brasil da vacina Sputnik V, para negociar a aquisição direta do imunizante russo. A iniciativa é uma ação conjunta do Fórum de Governadores do Brasil. O laboratório União Química protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  o pedido para uso emergencial no Brasil de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. A empresa também informou que o imunizante será produzido no Brasil nas fábricas de Brasília e Guarulhos.

A vacina tem origem russa e apresentou eficácia acima de 90% contra o novo coronavírus na última etapa de testes, segundo a Rússia. Na última terça-feira (23.02), o Supremo Tribunal Federal autorizou Estados e municípios a adquirir vacinas contra o novo coronavírus, mesmo sem a certificação da Anvisa, no caso de as doses previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) serem consideradas insuficientes.

Stª Terezinha / Sindicato e vereadores discute mudanças na Previdência Municipal

Blog do Pereira / O vereador Charles Lustosa (Podemos) de Santa Terezinha recebeu em seu gabinete uma comissão de servidores municipais de Santa Terezinha que estavam acompanhados  de Damião Nascimento, presidente da categoria para tratar do assunto relacionado a alteração da Lei 330/2009 que trata dos principais pontos da matéria sobre a majoração no salário dos inativos do município em 14% de forma temporária, discutido em sessão ordinária na sexta-feira(26).
Em suas redes sociais o parlamentar ponderou “O tema é complexo ao tempo que também é polêmico, quando se trata de majorar a quem não tem salário justo por anos, torna no mínimo imoral, o qual atribuímos a culpa ao fator da Previdência ser contribuição e social, quando é social todos somos solidários e não podemos fugir desta responsabilidade”,
disse. Segundo o vereador, o caráter temporário da majoração  se deu  pela ingerência financeira na transferência dos recursos.
Na ocasião, o vereador seguiu dizendo que depois de ouvir os servidores ativos e inativos, apresentou as emendas necessárias ao Projeto Complementar e Lei 002/2021, derrubado o caráter de urgência pela Câmara Municipal.

Pacientes de Caruaru, Sanharó, STª Cruz do Capibaribe e Garanhus já estão vindo para o Regional de Serra Talhada

As medidas restritivas tomadas pelo governo do Estado impondo toque de recolher da noite até o início do dia seguinte em todas as cidades de Pernambuco não são em vão. A situação de superlotação de leitos de UTI Covid já vem obrigando três Geres (Gerências Regionais de Saúde) a regularem pacientes em situação grave para o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada. A informação foi confirmada pelo Farol neste sábado (27), durante entrevista com a diretora da XI Geres, Karla Milena, na TV Farol no YouTube. Isso significa mais um sinal de alerta aos serra-talhadenses. “Posso lhes dizer que estamos recebendo pacientes da 2ª macro regional de saúde, que entrou no decreto [mais rígido do governo do Estado], a partir de 23 de fevereiro, na 4ª macro regional de saúde de Caruaru, estamos recebendo pacientes de Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhus, do estado da Bahia que também estão vindo para cá… Então, são pacientes da 4ª macro, da 2ª macro e do estado da Bahia estão vindo para cá”, detalhou Karla Milena. “O governo do Estado abriu licitação para contratar mais leitos de UTI na rede privada, está entregando um hospital de campanha em Recife com mais de 400 leitos e existe a perspectiva de ampliarmos mais 10 leitos aqui no Hospital Eduardo Campos [em Serra Talhada]. Quando o governador publicou o decreto para as três Geres, 63 cidades, era porque lá estavam lotadas a capacidade de leitos de UTI, o comitê foi monitorando e a taxa foi subindo, na quinta à noite já estava em 90% por isso que ontem o governador anunciou o novo decreto ampliando para todas as cidades de Pernambuco medidas restritivas”.

Mineração de ouro irá gerar 300 novos empregos no interior de Pernambuco

Minera Jr.

O Projeto Serrita, da Trilha Gold Serrita e Cedro Mineração (TGSCM), pertencente à Trilha Gold Capital, para extração de ouro irá gerar 300 novos empregos. A companhia adquiriu quatro áreas em estágio avançado de desenvolvimento para pesquisa e exploração mineral de ouro na região de Serrita, no Sertão de Pernambuco, e Cedro, no Ceará, somando aproximadamente 7 mil hectares. No Sertão de Pernambuco, as oportunidades vão desde a área administrativa, recursos humanos, ambiental, logística e produção até atuações na mina, planta, manutenção e transporte. Com o investimento, a Trilha Gold Capital estima ainda que sejam criados cerca de 3 mil empregos indiretos. Será priorizada a contratação de mão de obra local. As oportunidades de emprego deverão ser geradas apenas na fase de operação. Por ora, o projeto está na fase de desenvolvimento, estando em processo de revalidação das pesquisas. O início da operação está previsto para agosto de 2022. Conforme a Trilha Gold, as definições das vagas e os canais para seleção divulgados em breve.

Dois prefeitos ignoram SAMU e sua importância de salvar vidas

Se alguma morte ocorrer na área geográfica de São José do Belmonte, no Sertão, e Tupanatinga, no Agreste, podendo ter sido salva por uma equipe do SAMU, a culpa direta é da decisão dos prefeitos Romonilson Mariano (PHS) e Sílvio Roque (PP).

Em meio a 37 cidades, são os únicos dois que não aderiram ainda ao SAMU Regional, que promete salvar vidas nas regiões do Pajeú, Moxotó, Sertão Central e de Itaparica.

O absurdo está sendo observado pelo MP, que promete responsabilizar os gestores pela decisão estapafúrdia. A resistência surpreendeu os demais gestores pela falta de colegialidade, pelo isolamento e, principalmente pela falta de cobertura que a população terá nessas áreas.

É como se em toda a área de cobertura, pairassem dois buracos sem assistência do SAMU da III Macro Região.  A cada vida perdida por falta de assistência, podem acrescentar na lápide: “morreu, mas não era pra ter morrido. Oferecimento de Romanilson Mariano e Sílvio Roque”.

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia em caráter ininterrupto. A disponibilização dos recursos do SAMU para qualquer ocorrência depende da avaliação técnica do médico regulador que identificará a gravidade e o melhor recurso para atender às necessidades apresentadas.

Do início do processo de regulação até a chegada do recurso no local toda a equipe da Central de Regulação do SAMU foi estruturada de forma a garantir o menor tempo possível de espera da vítima no local, e para garantir o atendimento de todas as ocorrências pertinentes com os recursos humanos e físicos disponíveis.

Para o início de todo o trabalho de atendimento e resgate dos pacientes em situações de emergência basta o acionamento do serviço pelo número único nacional 192, seja pelo próprio paciente ou por qualquer solicitante que esteja no local

Urbanos, rurais e os demais

Aldo Rebelo – Wikipédia, a enciclopédia livrePor Marcelo Tognozzi*

Numa época em que a cidade entendia o campo a partir do clássico “Coronelismo, enxada e voto”, do escritor Victor Nunes Leal, um moleque pobre de Viçosa, no interior de Alagoas, entrou para o PC do B em 1977. Seu pai era vaqueiro da fazenda do senador Teotônio Vilela. Aldo Rebelo mergulhou de cabeça na política. Passou pela Ação Popular antes de militar num partido que na época era clandestino. Três anos depois, em 1980, o comunista de Viçosa virou presidente da UNE. No início dos anos 1980, a política uniu o dono da fazenda e o filho do vaqueiro na luta pela redemocratização do Brasil. Teotônio morreu em 1983 e 5 anos depois o filho do vaqueiro fazia sua estreia nas urnas se elegendo vereador por São Paulo.

Aldo tem uma visão do país extremamente realista, distante dos delírios e da tempestade de bobagens que a todos assola cotidianamente pelas redes sociais. Em 2017, durante a comemoração do aniversário de um alagoano ilustre, um amigo perguntou por que ele deixara o PC do B. “Eu não aguentava mais. Queria discutir o Brasil, a questão da infraestrutura, da saúde, da garantia de escola para todos, e eles queriam uma outra pauta, que a meu ver não é prioritária. Decidi seguir meu caminho”, explicou.

Na última Quarta-Feira de Cinzas, na dolorosa abstinência forçada do Carnaval, meu amigo baiano (imagine a agonia de um baiano sem Carnaval!) Edson Barbosa publicou neste Poder360 um artigo sobre o pensamento de Aldo, esquentando o debate sério e qualificado sobre que país queremos construir. Em resumo, propõe pacificar o Brasil como caminho para destravar a economia e investir nas pessoas, naquilo que define como 5º Movimento.

Existem hoje 2 Brasis. Aquele que faz política pelas redes sociais, pregando uma pauta recheada de problemas absolutamente regionais e essencialmente ideológica, como as milícias do Rio ou as máfias de São Paulo. E um outro fora das regiões metropolitanas, onde esta narrativa não tem aderência. Neste outro Brasil estão nada menos que 2/3 dos votos. Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa, da Ciência e Tecnologia e ex-presidente da Câmara dos Deputados conhece esta realidade de cor e salteado.

Os candidatos que viraram o jogo e ganharam a eleição nos últimos 20 anos, foram aqueles focados em conversar, entender e conhecer o interior. Lula fez suas caravanas na campanha de 2002 e conquistou estes votos. Bolsonaro peregrinou pelo interior muito antes de ser percebido e admitido como possibilidade viável pela grande mídia e a Faria Lima. Quando acordaram, o capitão estava no segundo turno.

Vamos falar sério: ele não foi eleito por causa da facada ou do bate-boca nas redes sociais. Ganhou porque convenceu aquele Brasil que não sai no Jornal Nacional ou na novela, focado em produzir, criar seus filhos e melhorar de vida. A escola integral virou realidade faz tempo em muitas cidades deste Brasilzão, no Oeste da Bahia, Goiás ou Mato Grosso. O cidadão formado na zona rural acaba sendo bem diferente em pensamento e atitude daquele das periferias das metrópoles.

Transformar questões regionais do Rio ou de São Paulo em temas nacionais não seduz o eleitor de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Gurupi, Porto Nacional, Rolim de Moura, São Gabriel, Cascavel, Pato Branco, Três Lagoas, Dourados, Rondonópolis, Balsas, Uruçuí ou Luís Eduardo Magalhães. Acreditar na possibilidade de convencer o eleitor brasileiro médio que a Amazônia é o futuro, só tem sentido se mudarmos o presente das pessoas fazendo um baita investimento em educação. Num país onde 47% do eleitorado se declara desempregado ou sem renda fixa, é um luxo falar em futuro da Amazônia para quem não sabe se vai conseguir almoçar.

É essencial entendermos o país a partir de um ponto de vista distinto, fora da bolha das regiões metropolitanas. Sem mudar o tom, a forma e o discurso, não será possível compreender e interagir com este Brasil emergente, dono dos votos decisivos na hora de escolher quem será o próximo a sentar na cadeira de presidente. A elite metropolitana vive um processo de decadência cultural e política, enquanto a do campo é emergente, cada vez mais influente, rica e bem educada.

Aldo fez sua carreira no PC do B e largou o partido insatisfeito com a pauta limitada e desfocada da realidade, filiou-se ao PSB e hoje está no Solidariedade. Veio da zona rural de Alagoas, família humilde, num tempo em que a rota de ascensão social dos meninos pobres passava pela política ou pelo Exército. Sua percepção do mundo traz esta a marca cultural de um estado tradicionalmente violento e uma sociedade hierarquizada pela força e pelo dinheiro.

Ainda não apareceram muitos políticos ou partidos com propostas claras e objetivas, focados em debater os rumos do país. O PSDB acaba de lançar suas propostas para o Brasil pós-pandemia, pregando mudanças profundas e estruturais na organização do Estado. Toda contribuição é importante num momento em que a pandemia virou o mundo de pernas para o ar e temos de repensar o país, nosso estilo de vida e valores. Ou será que vamos continuar lavando roupa suja e batendo boca nas redes sociais num eterno looping de bobagens que não resolvem a vida de ninguém?

 

Serra-talhadense compra algemas pela internet e fica preso

 (Farol de Noticias)

Um serra-talhadense passou por uma situação vexatória na última quinta-feira (25). Ele comprou um par de algemas pela internet, e quando o produto chegou, de pronto resolveu testar. O problema que após fechar, não conseguiu mais abrir. O resultado é que o Corpo de Bombeiros foi acionado para liberar o comprador, que passou a ser tratado como vítima da ocorrência, registrada no bairro Borborema, em Serra Talhada. De acordo com os bombeiros, o fato ocorreu às 20h40, e o pino de travamento da algema teve que ser cortado, com auxílio de micro-retífica.

Sem ir à Brasília, Zeinha Torres conquista quase R$ 3 milhões em emendas

Nas últimas semanas, o Congresso Nacional recebeu um verdadeiro exército de prefeitos que desembarcaram em Brasília com objetivo em comum, garantir recursos de emendas junto aos deputados federais e senadores. O maior desafio para os novos gestores e até mesmo para os mais experientes, foi conseguir suportar fila quilométrica para ter acesso aos anexos, onde ficam os gabinetes dos deputados federais. Da região do Pajeú, enfrentaram fila Marconi Santana (PSB) de Flores, Adelmo Moura (PSB) de Itapetim e Sávio Torres de Tuparetama (PTB).

Por seu lado o Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres (PSB) preferiu pleitear as emendas de forma online e se deu bem. Falando ao Programa institucional da Prefeitura, transmitido pelas Rádios Pajeú FM e Cidade FM, o Secretário de Administração Marcos Melo, informou a conquista de R$ 2,9 milhões pelo Prefeito Zeinha Torres. Os recursos serão destinados para custeio da Saúde, pavimentos e infraestrutura hídrica. As emendas virão dos deputados Federais Renildo Calheiros, Gonzaga Patriota e Carlos Veras e os senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos. Junto à bancada estadual foram conquistados R$ 600 mil reais em emenda do deputado Diogo Moraes. O Prefeito de Iguaracy aprendeu o caminho das pedras rapidinho.

Seca na Paraíba atinge 100% do território, aponta estudo do Governo Federal

Especialista explica a gravidade das consequências da seca no nordeste - MSTTodo o território paraibano, sem exceção, sofre em algum grau com a seca, segundo a nova atualização do Monitor de Secas que foi publicada nesta quarta-feira (24) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), órgão federal que desde 2014 analisa o avanço ou a regressão do problema no país. Segundo o estudo, houve ainda uma elevação de área que saiu de seca fraca para seca moderada, o que fez aumentar esse último índice de 36,61% para 46,06% do território.

Essa nova atualização analisou a questão durante os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. E mostrou que outros 12 estados estão na mesma situação da Paraíba, com 100% de seu território sofrendo com a questão da seca. No caso paraibano, os problemas mais graves estão nas áreas central e oeste do estado.

Além disso, o Monitor de Secas informou que o avanço do problema se dá pela junção de dois fatores principais: chuvas abaixo da média e temperaturas acima do esperado.

A paraíba também está no grupo de estados brasileiros em que o problema se agravou, visto que isso acontece também em Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.

O estudo é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio de diversas instituições estaduais. Na Paraíba, o trabalho é feito conjuntamente com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB).

Acusados de violência doméstica podem passar a usar tornozeleira eletrônica na Paraíba

Acusados de violência doméstica podem passar a usar tornozeleira eletrônica na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está apreciando o projeto de lei 687/2019, de autoria da deputada Camila Toscano, sobre que dispõe sobre o monitoramento eletrônico de agressores acusados de violência doméstica contra a mulher, seus familiares ou testemunhas. A matéria foi aprovada pela Comissão de Direitos da Mulher da ALPB durante reunião remota na tarde desta quinta-feira (25) e agora segue para apreciação pelas demais comissões temáticas da Casa e pelo plenário.  O uso da tornozeleira eletrônica é para fins de fiscalização imediata e efetiva das Medidas Protetivas de Urgência, constantes na Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Segundo Camila Toscano, por se tratar de uma medida de urgência, a vítima pode solicitar através de autoridade policial ou do Ministério Público, que encaminhará o pedido ao juiz. “É uma alternativa auxiliar para ações estabelecidas pela Lei Maria da Penha”, disse Camila.

Essa exigência, incidirá sobre as novas contratações, bem como nas renovações de contratos, devendo constar expressamente nos editais de licitação qualquer que seja a modalidade adotada. “Queremos otimizar a luta das mulheres na busca de uma melhoria da inserção delas no mercado de trabalho. Enquanto movimento social, de interesse e necessidade de todos, tanto para o lado do empregador, quanto para o das trabalhadoras, sendo que o resultado é o benefício direto para toda a sociedade”, justificou o deputado.

Também foi aprovado o projeto 671/2019, de Cida Ramos, que cria a campanha educativa e combate ao crime de importunação sexual nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. A campanha tem como objetivo esclarecer o crime e a penalidade para quem a pratica, que é de um a cinco anos de reclusão.

Resultados finais do Funcultura Geral e da Música são divulgados; dois projetos são de Afogados da Ingazeira

ReproduçãoA Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram os resultados finais dos editais Funcultura Geral e Funcultura da Música 2019-2020. Ao todo, 292 projetos foram aprovados (50 para Música e 242 para o edital Geral), em um total de R$ 20 milhões em incentivo para a cadeia cultural do estado.  No edital Geral provados projetos nas seguintes linguagens artísticas: Artes Integradas (4 projetos), Artes Plásticas (23), Artesanato (11), Circo (17), Cultura Popular (36), Dança (29), Design e Moda (7), Fotografia (22), Gastronomia (5), Literatura (21), Ópera (3), Patrimônio Cultural (28) e Teatro (36).

Dois projetos de Afogados da Ingazeira foram aprovados:

Oficina de Teatro na Cidade (R$ 39.730,00) – No projeto Oficina de Teatro na Cidade pretendemos realizar uma oficina de teatro com 40h/a em Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, como forma de colaborar com a formação artística de jovens e adultos da cidade através do teatro. Como culminância das atividades haverá apresentação de esquetes teatrais pelos alunos da oficina;

Sertanejos (R$ 32.990,00) – Realizar pesquisa fotográfica para a produção de retratos de pessoas que vivem no Sertão de Pernambuco e disponibilizar o material coletado em um site na internet

Confira os aprovados no Funcultura Geral aqui.

Ultimas Noticias do Covid-19

Fiocruz espera ter ‘protagonismo’ na vacinação contra a Covid-19 em abril com a entrega de 30 milhões de doses

De acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, que dirige a unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos, a fundação perseguirá a meta de produzir 110 milhões de vacinas.

Metade dos estados estão com taxa de ocupação acima de 80% nas UTIs para Covid-19 da rede pública

São cerca de 29 mil pacientes internados pela doença em leitos de enfermaria e UTI do Sistema Único de Saúde (SUS)

Com avanço da Covid-19, governo do Piauí aumenta restrições no estado

O governo do Piauí publicou um decreto aumentando as medidas restritivas ao funcionamento do comércio e shoppings. Ele também suspendeu festas e eventos e impôs lockdown aos finais de semana.

Fiocruz alerta: cinco estados do Brasil têm mais de 90% de ocupação em leitos de UTI

São eles: Amazonas, Rondônia, Ceará, Paraná e Santa Catarina.

Com descaso de Bolsonaro, SUS vive seu pior momento e tem UTIs lotadas em 17 capitais

Segundo informou a Fiocruz, 17 capitais registram lotação de pelo menos 80% de UTI´s. Brasil enfrenta o pior cenário da pandemia desde o primeiro caso relatado e um possível colapso do Sistema de saúde.

Morre de Covid-19 enfermeira bolsonarista de 35 anos que se recusou a tomar vacina

Fanática por Bolsonaro ela teve oportunidade de ser vacinada por trabalhar na linha de frente, mas se recusou a receber a dose da Coronavac que tinha direito por achar que a vacina chinesa não tinha sido testada e que não era cientificamente comprovada.  A enfermeira Priscila Veríssimo, de 35 anos, que se recusou a tomar a dose de Coronavac que tinha direito, morreu nesta quarta, após complicação da covid-19.  Ela achava que não pegaria novamente a doença e, além disso, considerava que a vacina chinesa não tinha sido testada e que não era cientificamente comprovada.

Vale vai doar 50 milhões de seringas e 280 mil equipamentos de proteção individual para Ministério da Saúde

O pacote serve para ajudar na vacinação e no combate contra a Covid-19 no Brasil.

Disputas políticas levaram Brasil a fracassar no combate à Covid-19, aponta estudo

Foi o que apontou o projeto Comparativo das Respostas à Covid: crise, conhecimento e política, da Escola de Governo John F. Kennedy, em Harvard (EUA). “Jair Bolsonaro zombou do vírus e pressionou por uma inviável política de ‘isolamento vertical’, visando atingir aqueles que estão em maior risco para manter a economia aberta”, disse o relatório.

Seis meses após intubação por Covid-19, 40% dos pacientes voltam a ser internados e 25% morrem

Estudo mostra que recuperação de pacientes com covid-19 que foram intubados é relativa e problemas de saúde persistem após seis meses.

Ricos são priorizados na vacinação contra Covid nos EUA

Campanha de imunização mostra o abismo que separa ricos e pobres na nação mais poderosa do mundo.

Primeira pessoa vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar 2ª dose

Médicos esclarecem que para ocorrer a imunização a pessoa precisa receber as duas doses da vacina e respeitar a “janela imunológica”, período que o organismo precisa para reagir ao imunizante.

Padilha comenta avanço da Covid-19 no Brasil: “ou se reage já, ou março será aterrorizador”

“O governo precisa com urgência: agir por mais vacinas, contra aglomerações e por mais recursos no combate ao coronavírus”, diz Alexandre Padilha.

Transmissão de coronavírus por embalagens e alimentos é ‘muito improvável’, diz pesquisadores

Essa é uma boa notícia diante da pandemia de coronavírus que já provocou quase 2,5 milhões de mortes no mundo.

EUA ultrapassam 500 mil mortes pela Covid-19

Os Estados Unidos são os mais afetados pelo novo coronavírus, tanto em casos confirmados, quanto em óbitos pela doença.

Antiviral acelera recuperação de pacientes não internados por Covid-19, diz estudo

Na pesquisa, realizada por pesquisadores do Centro de Doenças do Fígado de Toronto, no Canadá, com uma única dose, os pacientes tiveram probabilidade quatro vezes maior de recuperação da Covid-19 nos sete dias seguintes, na comparação com o grupo que tomou placebo.

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 28 de fevereiro de 2021 )

Blog Nill Júnior 

O papel do rádio e o legado de Zé Dantas

Não há um país decente, justo, menos desigual, sem respeito à sua formação cultural e identidade.

Por isso é tão importante documentar e celebrar Zé Dantas como ocorreu durante esta semana em que ele comemorou cem anos. Sim, no tempo presente, porque a obra desse artista carnaibano impõe tratá-lo como alguém vivo, tamanha sua atemporalidade.

Em Riacho do Navio, Zé Dantas dizia que queria fazer o caminho inverso, indo do mar ao Riacho do Navio, em Floresta, “sem rádio e sem notícia das terra civilizada”.

Parece premonição. O rádio,  a TV,  mesmo a internet, não o cultuam como deveriam, até na região onde ele nasceu. Sofrem influência da terra civilizada, tentam copiá-la e ficam sem rumo, pois perdem a identidade.

Quando Luiz Gonzaga e Zé Dantas faziam sucesso, havia jovens como hoje e não havia restrições à boa música.  Claro, os tempos são outros, mas há frutos do legado de Zé Dantas esquecidos ou colocados em segundo plano. Muitas vezes, trocamos Maciel Melo por Anita, Flávio Leandro e Chuva de Honestidade por “Tapão na Raba”. Flávio José tem dificuldades de emplacar novos sucessos e “Rita, eu perdôo a facada” toca em horário nobre.

Há músicas que violentam de tal forma a alma de quem consome que, silenciosamente,  construímos pessoas piores, ansiosas, violentas,  depressivas. Conheço músicas que incitam comportamento violento. Mas quem de nós já brigou ouvindo Santana, Elba Ramalho, Alceu Valença,  Chico Buarque,  Bossa Nova?

A música que consumimos diz muito de quem somos.  E a responsabilidade das rádios,  TVs, famílias,  escolas, é de alicerçar essa construção.

Precisamos pensar nisso sem achar “papo de velho”, que “o tempo é outro”. Há caminhos que podem nos levar ao reencontro com quem somos, melhorando o papel das gerações futuras e perpetuando nossa essência.  Ah, e viva Zé Dantas!

É do Pajeú 

Zé Dantas nasceu em Carnaíba,  mas seus pais, José Souza Dantas e Josefina Siqueira, moraram em Brejinho, Serra Talhada e Triunfo. “Pra ver o meu Brejinho” em Riacho do Navio pode ser homenagem à terra onde os pais moraram depois de Carnaíba.  Zé Dantas é do Pajeú!

Depois da “ré”, a “elé”

O ex-prefeito José Patriota consolida nesta segunda sua reeleição na Amupe, em chapa única.  Depois, tenta pavimentar o caminho para sua eleição à vaga na Alepe. Quer sair bem do Pajeú e beliscar votos em todo estado pela atuação na causa municipalista.

Belmonte dentro do SAMU

A prefeitura de São José do Belmonte aderiu ao SAMU,  segundo contato com o blog. A notícia contraria prefeitos e secretários que colocaram Romanilson Mariano na cova dos leões. Assim, o troféu “Prefeito Inimigo do SAMU” é de Sílvio Roque, de Tupanatinga, sem rachar o prêmio: uma ação do MP.

Não vou

Um dos nomes ventilados para disputa de mandato em 2022, Ângelo Ferreira tem garantido que não é candidato a Deputado Estadual.  Concluirá o mandato em 2024. A conferir…

Na bronca

A se levar em contas pesquisas nas rádios,  há uma maioria que apoiou as medidas anunciadas por Paulo Câmara, de fechar serviços não essenciais das 22h às 5h. Mas o movimento logista reclamou muito. “Quero que me explique a eficácia dessa decisão “, questionou Darlan Quidute da CDL Afogados. “Bate o martelo decretando a falência do setor”, diz Rogério Pitú de Serra Talhada.

Qual a próxima?

Paulo Câmara: “Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana. Caso os índices permaneçam piorando, novas medidas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”. Só pra registrar, os números pioraram…

Tocado

O aumento de casos de Covid-19 assusta. O médico sertanejo Matheus Quidute, que evolui pacientes em UTIs do Recife se emocionou com uma paciente que foi intubada segurando um terço.  Após o procedimento,  ao perceber fez o registro. “Triste passar por isso diariamente “.

Sei quem perde…

Enquanto Wellington LW luta em Brasília para ser declarado prefeito,  revertendo a decisão do TRE, com Siqueirinha prefeito até convocar eleição,  Zeca querendo ganhar depois de perder e a guerra interminável entre Célia,  Luciano e cia, uma certeza. Com esse imbróglio,  quem perde é Arcoverde e seu povo.

O mundo acaba segunda

Com a estratégia tranca pauta de João de Maria e os questionamentos da oposição ao seu modus operanti,  a sessão desta segunda da Câmara de São José do Egito promete ser explosiva. Já estão chamando de “a sessão do fim do mundo”.

Frase da semana: “governador que destrói emprego, deve bancar o auxílio emergencial”.

Do Presidente Jair Bolsonaro sobre as novas medidas restritivas anunciadas nos estados para tentar conter a alta de casos da Covid-19.

Sobe para seis o número de variantes do Sars-CoV-2 que geram preocupação

Formas do vírus mais contagiosas surgiram no Reino Unido, na África do Sul, no Brasil e nos EUA; ação de anticorpos é enfraquecida em cinco delas

Novas variantes do coronavírus continuam a surgir e causar preocupação pelo seu alto potencial de transmissão. Agora, já são seis as chamadas variantes de preocupação conhecidas, ou VOCs, sigla utilizada para descrever formas do vírus com mutações que podem causar estrago do ponto de vista de saúde pública. A reportagem é de Ana Bottallo/Folha de S. Paulo.

PM vão estar nas ruas para impedir serviços não essenciais de abrirem entre 22h e 5h, em Pernambuco

PM de Pernambuco proíbe entrevistas de policiais sobre ocorrências negativas - Diário do Poder

Policiais Militares vão fiscalizar e impedir serviços não essenciais de abrirem em todo o Estado de Pernambuco entre 22h e 5h. A decisão é do governo estadual que tenta diminuir o avanço da pandemia nos municípios pernambucanos.

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto”, disse o governador Paulo Câmara na manhã desta sexta-feira (26). A medida vale até o dia 10 de março. Em entrevista à TV Globo, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, detalhou que, policiais militares, policiais civis, homens do Corpo de Bombeiros, guardas municipais, agentes da vigilância sanitária, além dos Procons Estadual e municipais também vão integrar a força tarefa para evitar o descumprimento do decreto.   //   Medidas mais duras – Além de mandar fechar todos os serviços não essenciais em Pernambuco entre 22h e 5h a partir deste sábado (27), o governador Paulo Câmara alertou que pode tomar medidas ainda mais duras para conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco.

“Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, advertiu Paulo Câmara.

Itapetim sedia evento em homenagem ao centenário do poeta Pedro Amorim

Na noite desta sexta-feira (26), Itapetim foi palco de uma grandiosa festa em formato virtual em homenagem o centenário do poeta, Pedro Amorim, que se estivesse vivo completaria 100 anos no próximo dia 18 de setembro.

Promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura, a festa cultural também teve como objetivo valorizar a cultura e os artistas locais que se encontram sem trabalhar por causa da pandemia.

O evento, batizado de I Itapetim Diverso Virtual, contou com a participação de vários artistas da poesia e da música itapetinense, que deram um grande show durante as apresentações no Espaço Cultural Poeta Rogaciano Leite, sede da Secretaria de Cultura.

Participaram da homenagem os poetas Zé Adalberto e Lenelson Piancó, da poetisa Evelyn Marianny, da dupla de repentistas Marcos Freitas e Lourival Batista. Aldinho Kceteiro, Zezo do Pajeú, e Alex do Acordeon e Banda, animaram ainda mais a noite dedicada a Pedro Amorim. Os filhos do poeta, a professora Bartira Amorim, e o músico Raulino Amorim, também participaram do tributo ao pai.

O show cultural foi transmitido pelo Facebook da Prefeitura de Itapetim, o canal do Bisaco do Doido no YouTube e Rádio Pedras Soltas FM. Internautas de várias cidades do Brasil, e de fora do país, acompanharam a live através das redes sociais.

Conhecido como “o poeta dos vaqueiros”, Pedro Vieira de Amorim nasceu em 18 de setembro de 1921, no Sítio Surubim, município de Desterro-PB, mas ainda criança veio morar em Itapetim onde faleceu em 27 de abril de 2011, aos 89 anos.

Pedro cantou ao lado de grandes repentistas, a exemplo de Dimas, Otacílio e Lourival Batista, Pinto do Monteiro, Jó Patriota, Zé Catota, Cancão e vários outros. Em 1988, publicou um livro intitulado “O Poeta dos Vaqueiros”.

Itapetim paga salários de fevereiro aos servidores municipais

A Prefeitura de Itapetim depositou nesta sexta-feira (26), o salário do funcionalismo municipal referente ao mês de fevereiro. Neste sábado (27), o pagamento já está na conta dos servidores de todas as Secretarias, Conselho Tutelar, além de aposentados e pensionistas.  O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com a secretária de Administração e Finanças, Laiane Brito, a Tesoureira Roseana Costa, a diretora de Recursos Humanos Wesla Larissa e o diretor do Previta, Walter Buarque, anunciando o pagamento.  “Durante nossas gestões, nunca atrasamos o salário dos nossos servidores. Fico muito feliz em cumprir esta obrigação no meio desta crise financeira em que vivemos”, afirmou Adelmo.

Em reunião com presidente do Senado, José Patriota pede “racionalidade” ao citar vacinação

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, participou nesta última quinta-feira (25) de reunião, por videoconferência, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco, a fim de discutir a pauta municipalista e temas atuais como vacinação, reformas administrativa e tributária e pacto federativo.    Ao representar as associações municipalistas do Nordeste, José Patriota afirmou ver esperança no equilíbrio federativo e pediu prioridade para a pauta da vacinação, com equilíbrio e racionalidade. “Dar prioridade à vacina é proteger toda a sociedade brasileira. Entre as políticas radicalizadas, a gente precisa de equilíbrio e racionalidade. Neste momento o papel independente e harmônico do Senado, pensando na população, é imprescindível”, enfatizou.    Patriota também tocou no tema do Bolsa Família e pediu critérios técnicos para a disponibilização do benefício, com prioridade de aprovação para regiões que possuem IDH baixo, além de criticar o cadastramento apenas por aplicativos, sem o conhecimento da realidade local, tendo em vista que o acesso aos meios digitais não é universal. A reunião foi comandada pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Empresas de iluminação pública poderão receber recursos por meio de debêntures incentivadas

MDR/Divulgação

Empresas de iluminação pública poderão captar recursos no mercado privado por meio da emissão de debêntures incentivadas(Debênture é um título de crédito representativo de um empréstimo que uma companhia realiza junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, estabelecidos na escritura de emissão.) que garantem ao investidor isenção ou redução no Imposto de Renda. É isso que permite uma portaria publicada nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU) pelo governo federal.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) busca incentivar projetos e obras voltados à ampliação, manutenção, adequação e modernização de parques de iluminação pública no País. Os investimentos deverão ser apresentados por pessoas jurídicas ao MDR, de forma individual, constituídos sob a forma de sociedade por ações, concessionárias de serviços de iluminação pública ou por sociedades controladoras.

Com a publicação da portaria, o setor de iluminação entra em grupos que já receberam essa autorização de captação de recursos por meio das debêntures incentivadas, como logística e transporte, mobilidade urbana, energia, telecomunicações, radiodifusão, saneamento básico e irrigação.

Lendas do Rio São Francisco são apresentadas em websérie voltada para o público infantil

 websérie “Contando o Rio Opará – histórias para navegar”, produzidos pela Cia Biruta de Teatro — Foto: Divulgação

As lendas do Rio São Francisco viraram tema da websérie “Contando o Rio Opará – histórias para navegar”. Produzidos pela Cia Biruta de Teatro, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os cinco episódios, com duração de 3 a 5 minutos, estão sendo disponibilizados no canal da Companhia, no YouTube, sempre aos domingos e quintas-feiras. A produção é voltada para o público infantil.

“Nós vamos contar lendas como as do Nego D’água, da Serpente da Ilha do Fogo e outras histórias que trazem a nossa ancestralidade indígena e quilombola. Uma maneira de contribuir com a valorização de saberes e resistências do nosso povo”, afirma a atriz Cristiane Crispim.

O primeiro episódio já está disponível. Nele, o público conhece um pouco mais sobre a “Lenda de Irati”, que narra à origem do Rio Opará, ou o Rio São Francisco. A história revela a saga da bela e corajosa índia Irati e da sua busca por seus guerreiros. Já o segundo episódio, que foi liberado nesta quinta-feira (25), às 19h, é intitulado de “Os mistérios do Nego D’água” e traz o mito de um personagem travesso que tem um reinado no fundo do Rio São Francisco, mas sempre aparece aos pescadores e lavadeiras ribeirinhos. Todas as histórias que serão contadas pelos atores da Cia e do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação de atores e experimentação cênica mantido pelo grupo na periferia de Petrolina, foram escritas a partir de lendas e histórias regionais. Os textos da websérie são assinados por Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo, fundadores da Cia Biruta de Teatro.

Com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão (LAB PE), da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o projeto visa, além de proporcionar a apreciação artística, valorizar e aproximar as crianças das histórias do seu lugar.

Prefeitos têm até 31 de março para instituírem os CACS do novo Fundeb

Foto: Arquivo/EBC

O prazo para que gestores municipais façam a instituição dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundeb vai até o dia 31 de março deste ano. De acordo com a Lei 14.113/2020, de regulamentação do Fundo, os novos CACS devem ser instituídos, por legislação específica, no prazo de 90 dias contados da vigência do novo Fundeb.

Uma das mudanças previstas na legislação é a duração dos mandatos dos conselheiros dos CACS. Anteriormente, o mandato era de dois anos, permitida uma recondução por igual período. Agora, o mandato será de quatro anos, vedada a recondução para o mandato seguinte.

Com a Lei de regulamentação do novo Fundeb, o mandato dos conselheiros começa no dia 1º de janeiro do terceiro ano do mandato do respectivo titular do Poder Executivo. Até a instituição dos novos CACS, os conselhos existentes em 2020 continuam exercendo suas funções de acompanhamento e controle social.

Mais de 25 mil espécies da flora só existem no Brasil, mostra estudo

Mais de 25 mil espécies de plantas, algas e fungos nativos do Brasil são endêmicas, ou seja, só existem naturalmente no país. Isso representa 55% do total das espécies nativas brasileiras, que chegam a 46,9 mil. Os dados são do estudo Flora do Brasil 2020, coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
De acordo com a pesquisa, a Mata Atlântica é o bioma onde existem mais espécies (17.150 ou 36,5% da flora brasileira), seguida pela Amazônia (13.056 ou 27,8% das espécies) e o Cerrado (12.829 ou 27,3%). Com menos biodiversidade, aparecem a Caatinga, com 4.963 espécies (10%), o Pampa, com 2.817 (6%) e o Pantanal, com 1.682 (3,6%).

Entre as espécies, 32.696 são angiospermas (plantas vasculares que têm frutos, como as palmeiras), 23 são gimnospermans (plantas vasculares que não têm frutos, como os pinheiros), 1.584 são briófitas (ou seja, musgos), 1.380 são samambaias, 6.320 são fungos e 4.972 são algas.

Além das 46,9 mil espécies nativas, ainda foram identificadas 680 espécies exóticas que foram naturalizadas (ou seja, que hoje se espalham naturalmente pelo país) e 2.336 plantas exóticas que são cultivadas.

O estudo é resultado de um compromisso do país com a Estratégia Global para a Preservação de Plantas (GSPC), da Organização das Nações Unidas (ONU), e foi produzido com a ajuda de quase mil cientistas de 25 países. Além da lista com as espécies, o estudo traz a descrição delas, sinônimos, sua condição de endemismo, os biomas, tipos de vegetação e estados onde podem ser encontradas.

Os dados são abertos ao público e estão disponíveis na internet. Segundo a coordenadora do estudo, Rafaela Campostrini Forzza, a plataforma é uma fonte de informação não apenas para botânicos, como também pode auxiliar no planejamento governamental e em estudos de impacto ambiental.

“Uma das coisas que os tomadores de decisão perguntam é: quantas espécies existem no meu estado? Ou quantas espécies tem no bioma? Para você fazer um plano de conservação para o bioma, é importante saber quantas espécies existem, quantas só ocorrem ali. Essas áreas são prioritárias para se criar unidades de conservação?”, pergunta Rafaela.

Segundo a pesquisadora, nos últimos cinco anos, foi descrita uma média de uma espécie por dia no Brasil. Isso mostra que ainda há muitas espécies para serem descobertas ou descritas no país.

Tabira ganha registro afetivo em memória a Pedro Pires

Tabira ganha registro afetivo em memória a Pedro Pires - Folha PEFolha de Pernambuco

Da região do Pajeú, mais precisamente beirando as cidades de Afogados da Ingazeira, Solidão e Tabira, sendo esta última o seu nascedouro e, portanto, o maior afeto, o político e empresário Pedro Pires – falecido no final dos anos de 1960 – segue “in memoriam”, reverberando histórias construídas desde o tempo em que passou a ser conhecido como “Jovem Líder”.

Da Zona Rural da cidade, onde foi criado, até adentrar espaços explorados pela audácia de carregar consigo o viés de administrador, dedicatórias como o livro “Pedro Pires Ferreira – Meu Pai”, de autoria de sua filha, professora e escritora Nevinha Pires, é um exemplo das memórias afetivas deixadas por ele.

O livro, o sétimo escrito por Nevinha – falecida em 2016 aos 91 anos –, ganhou publicação recente por meio de Pedro Pires Neto, médico e filho da autora. “Quando minha mãe adoeceu e veio a falecer, resolvi dar andamento, e com ajuda de familiares que conviveram com ela e com meu avô, fui auxiliado na interpretação do que ela havia escrito, porque já com a mão trêmula algumas palavras e frases ficavam difíceis de transcrever”, contou ele, em conversa com a Folha.

Além das narrativas, fotos e documentos foram inseridos na publicação, como parte de um todo que revive a trajetória de um dos nomes influentes do Sertão do Pajeú.

“Foi o meu avô quem emancipou Tabira, onde foi prefeito por duas vezes. Em Afogados (da Ingazeira) ele administrou a cidade por três vezes. Também deu independência a Solidão e, além de todo o caminho político que percorreu, empreendeu com uma usina de algodão que levou desenvolvimento para os tabirenses”, complementa Pedro Neto.

Assim como se deu durante sua gestão como prefeito, Pedro Pires se voltou também à carreira legislativa de deputado estadual e, com boas relações, seguiu com o mote de alternar entre estradas e escolas e, dessa forma, imprimir o progresso na Região, em especial à sua Tabira.

“Minha terra só terá boas perspectivas de desenvolvimento e progresso se seus filhos acreditarem e nela trabalharem. Jamais me deslocarei de Tabira, que crescerá comigo e com todos que quiserem trabalhar por ela e nela. Só assim veremos a cidade crescer”, teria dito ele quando teve a opção de instalar em outros municípios a usina.

Embora astuto ao que se propunha fazer política e administrativamente, foi ao lado da filha Nevinha Pires que ele seguiu impávido, sem hesitar em receber autoridades, formalizar documentos ou discursar para a população. “Neste aspecto, a minha mãe teve papel importante na vida dele, ela foi uma espécie de secretária de luxo, era ela quem estava ao lado dele. Por isso também ela se achou no direito de escrever sobre ele por ter convivido tão de perto e em todos os momentos”, justifica Pedro Neto.

Foi também por meio de Nevinha que a cidade de Tabira ganhou um largo em Portugal. O Largo Tabira de Pernambuco integra o cenário da região de Algarve após estudos de um historiador do país, curioso em buscar a origem dos nomes de Tavira, cidade portuguesa e do município do Sertão pernambucano, cuja pronúncia é a que prevalece nas terras portuguesas.

“Na época, o prefeito mandou para o historiador um livro de minha mãe chamado ‘Tabira, História e Estórias’, e eles passaram a trocar informações por cartas.

Entusiasmado com o que leu, propôs à Câmara de Algarve nomear um Largo em homenagem à nossa cidade”, conta Pedro Neto, orgulhoso pelo papel de filho e de neto de dois nomes incontestáveis que, in memoriam, seguem proliferando o enredo do Pajeú em imagens e leituras, tais quais podem ser folheadas no último registro afetivo sobre a cidade e sobre um dos precursores de sua história.

Live do Quinteto Violado abre as comemorações do Centenário de Zédantas

Abrindo as comemorações do Centenário de Zedantas, no dia 27 de fevereiro, dia em que ele completaria 100 anos se vivo estivesse, a Prefeitura de Carnaíba promove a live “Quinteto Violado Canta Zedantas”, que será transmitida, a partir das 21h pelo YouTube simultaneamente pelos canais da Prefeitura e do Quinteto. A live gravada será reproduzida também, pela TV Pernambuco, posteriormente. Ao longo de sua carreira, o Quinteto concorreu a 9 Prêmios da Música Brasileira e ganhou 4 deles, como Melhor Grupo Regional; foi indicado ao Latin Grammy Awards 2014; recebeu a OMC (Ordem do Mérito Cultural) do Ministério da Cultura, pelos seus feitos culturais ao país; ganhou o Prêmio Profissionais da Música 2015, em Brasília; e realizou mais de 55 fonogramas registrados em LPs, CDs e DVDs, além do lançamento de 2 livros.  Dentre esses fonogramas, e já com cinco edições intituladas “Quinteto Violado Canta…”, o grupo homenageia dessa vez, em Edição Especial, o Centenário de Zedantas.  Nesta Live, eles cantarão os maiores sucessos do Doutor do Baião, a exemplo de ‘Acauã’, ‘A Volta da Asa Branca’, ‘Vozes da Seca’, ‘Noites Brasileiras’, e muitos outros. O grupo Nordestino é o mais antigo em atividade no Brasil – neste ano de 2021, o Quinteto Violado completa 50 Anos de carreira.

Em razão das limitações impostas pela pandemia, a Prefeitura programou, em princípio, para o dia 27, apenas um alvorecer com a Banda Filarmônica Santo Antonio pelas principais ruas da cidade e a live com o Quinteto. Neste primeiro semestre toda a programação será online com apresentações de diversos artistas locais.

~~Giro pelos Blog’S ( Coluna do sabadão 27/02/2021)

Distritão em 2022?

A eleição de 2022 parece estar longe, mas já bate à porta. Nos bastidores, deputados revelam preocupação com a montagem das chapas, caso as coligações – união de vários partidos – para o Poder Legislativo continuem proibidas. Nesse caso, as siglas terão que disputar “sozinhas” vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, aumentando a competitividade entre os parlamentares.

A expectativa é de que haja um troca-troca movimentado de partidos entre os deputados, de olho em garantir a reeleição. A eleição municipal de 2020 serviu de lição para muitas legendas. O pleito do ano passado foi o primeiro sem as famosas coligações na disputa proporcional para vagas no Legislativo. Esse “sistema” é usado para fazer uma aliança de partidos grandes com pequenos. Entre as vantagens está a de que, quanto maior a coligação, maior é o tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Além disso, na eleição com coligação proporcional, eram computados os votos dados aos partidos e candidatos, aumentando as chances de a coligação obter maior número de cadeiras no Legislativo. Como consequência, é comum existirem nesse sistema os “puxadores de votos”, candidatos que têm votações altas e acabam ajudando outros a se elegerem, por estarem na mesma coligação.

Pela reforma política que começou a ser discutida, serão analisados dois sistemas eleitorais. No distritão, cada Estado ou Município será um distrito eleitoral e os candidatos aos legislativos federal, estaduais e municipais são eleitos pela maioria simples, como acontece hoje nas eleições para prefeito, governador e presidente.

Com esse sistema, há redução no número de candidatos e deixam de existir os puxadores de votos, ou seja, aqueles que recebem muitos votos e elevam o quociente partidário, permitindo a eleição dos menos votados. Ao reduzir o número de candidatos – e dividi-los em distritos -, esse sistema permite que os eleitores possam pesquisar melhor o histórico dos candidatos e das suas propostas eleitorais.

Outro sistema é o distrital misto, que mistura votos da maioria e votos proporcionais, ou seja, ao mesmo tempo em que permite maior aproximação do eleitor com os candidatos, também permite o voto por ideologia ou em pautas minoritárias.

Desvinculação – O relator da PEC emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), disse, ontem, que retirará de seu parecer o trecho que permitia a desvinculação dos recursos de saúde e educação (isto é, eliminava a obrigatoriedade de investimento mínimo nessas áreas). “Eu perdi ontem. Tenho que aceitar”, afirmou. Ontem, em sessão marcada para a leitura do relatório e começo das discussões, o tema foi amplamente criticado pelos senadores e a oposição conseguiu impedir que Bittar apresentasse seu parecer.

Oportunismo barato – Na avaliação do líder do PSB na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB), a tentativa de usar os recursos da educação para viabilizar o auxílio emergencial não passa de um oportunismo barato e imoral. “Essa pandemia aprofundou as desigualdades na educação e o Governo se esforça para retirar recursos da área em vez de promover investimentos. O Ministério da Educação sequer executou o orçamento previsto para a educação básica no ano passado”, afirmou.

Ruido no poder – Reportagem da Veja revela insatisfação do ministro Paulo Guedes (Economia) com o presidente Jair Bolsonaro após o anúncio da troca no comando da Petrobras, feito em 19 de fevereiro. Suposto diálogo entre os dois reproduzido pela revista indica que Guedes teria dito que o presidente estava “ferindo seu general”. Bolsonaro decidiu substituir o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna. O chefe do Planalto se incomodou com os seguidos reajustes nos preços dos combustíveis promovidos pela petroleira. Guedes ficou contrariado, prevendo reação negativa do mercado por suposto intervencionismo do presidente.

Perseguição – O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, que houve “perseguição” a sua família em diálogos entre o procurador Deltan Dallagnol e seus pares no Ministério Público. As críticas foram publicadas nas páginas oficiais de Bolsonaro em todas as redes sociais. Segundo o presidente, “além de quebra criminosa de sigilos”, houve “a tentativa de cooptar o entorno do Presidente da República para a escolha do Procurador-Geral da República em 2019”. Na publicação, Bolsonaro compartilhou um texto no qual está a foto do filho mais velho do presidente e senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), investigado por comandar um suposto esquema de “rachadinhas” na Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro. “Dallagnol querer dizer ser brincadeira tais diálogos, demonstra querer fugir de sua responsabilidade”, escreveu o presidente.

O campeão – Entre os representantes de Pernambuco no Congresso não foi o senador Jarbas Vasconcelos o campeão em destinação de emendas de bancada para o Governo do Estado, mas sim o deputado Fernando Monteiro (PP). Destinou 100% de suas emendas de bancada, no valor total de R$ 8,2 milhões, para investimento na Barragem de Gatos, no Aeroporto de Fernando de Noronha, na conservação da BR-232 e implantação do anel viário da PE-33. Já um bis. Em 2020, fez o mesmo. “Precisamos unir esforços para a conclusão de obras que garantam o desenvolvimento do Estado. Muitas estão em andamento e outras virão. Estamos unidos com o mesmo objetivo”, justifica.

CURTAS

VISÃO – Relatora da reforma política, a deputada Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, afirma que defende qualquer sistema que aprimore o atual. “Tem um sentimento na Câmara pelo distritão ou distrital misto, mas não é consenso. Vou atuar para construir uma proposta que seja apoiada pela maioria”, garante.

CANDIDATO – Presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá, Léo do Ar (PSDB) convenceu o atual presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa, a desistir da reeleição e será o candidato da situação ao comando da instituição. Ele tem o apoio de caciques estaduais, como o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP).

Perguntar não ofende: Na ida ao Ceará, ontem, o presidente Bolsonaro também não convidou o governador Camilo Santana. Para ele, chefes estaduais do poder no Nordeste são irrelevantes?

Coluna da Folha/Edmar Lyra

Oposição deverá sofrer novas baixas na Alepe 

A oposição que apoiou a candidatura de Armando Monteiro a governador em 2018 elegeu oficialmente onze deputados estaduais, porém ao longo dos últimos meses sofreu algumas baixas, como os deputados João Paulo Costa, William Brigido e Marco Aurélio, que viraram governistas. Alberto Feitosa, eleito pela Frente Popular, passou a ser oposicionista desde o ano passado, enquanto o PT que era governista decidiu adotar uma posição de independência com os seus três deputados Doriel Barros, Ducicleide Amorim e Teresa Leitão.

Como a oposição não tem ainda um caminho cristalino para 2022, tendo que se dividir entre aqueles subordinados ao projeto do prefeito Miguel Coelho e os que seguem o do prefeito Anderson Ferreira, o sentimento entre integrantes da Casa Joaquim Nabuco é o de que o número de deputados governistas pode aumentar.

Apesar de não haver nenhuma confirmação destes parlamentares, apostas dão conta que Alvaro Porto, Alessandra Vieira, Gustavo Gouveia, Wanderson Florêncio e Romero Sales Filho possam migrar para partidos mais neutros ou até mesmo governistas, o que deixaria a oposição ainda mais fragilizada para 2022. Para um parlamentar em reserva, a oposição não tem garantias para oferecer aos deputados citados, como bases e eleição tranquila nos partidos oposicionistas, e isso estaria pesando para os parlamentares na hora de uma decisão, uma vez que a política é movida pela expectativa de poder, que atualmente não é ofertada pela oposição, dadas as sucessivas derrotas majoritárias para a Frente Popular.

Inelegibilidade – Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro de candidatura para um vereador eleito em Altair (SP). O vereador era presidente da Câmara Municipal e assumiu a Prefeitura após a cassação do mandato da prefeita, em outubro de 2020. O TSE destacou que a jurisprudência é “pacífica com relação à inelegibilidade de presidente de Câmara Municipal para se reeleger vereador, caso assuma a Prefeitura nos seis meses que antecedem a eleição”.

Quilombolas – O Ministério Público Federal expediu recomendação ao superintendente do INCRA em Pernambuco, para a “retomada imediata do processo de regularização fundiária do território quilombola de Águas do Velho Chico, em Orocó”. Segundo o MPF, foi constatada “lentidão injustificável na conclusão dos procedimentos administrativos”.

Prefeitos – Para apoiar os 5.570 prefeitos do país, a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, vai lançar em março o “Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável, o TCU+Cidades”. O objetivo é contribuir com esses gestores no acesso a informações qualificadas sobre gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas. “Queremos apoiar o gestor que deseja acertar e se encontra, muitas vezes, desaparelhado da estrutura necessária para tanto”, afirma Ana Arraes.

Federal – Durante entrevista ao Folha Política, o secretário de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos (PSB), anunciou que é candidato a deputado federal. Aos 35 anos, Lucas afirmou que adiou o projeto em 2018, mas que agora com a passagem pelo executivo, suas pautas estão muito mais afinadas com o mandato na Câmara dos Deputados.

Inocente quer saber – Outros parlamentares da oposição irão para a base governista?