Transbras
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Dr. Roberto Calumbí

Dr. Gilson Brito
Centro Clinico
Verónica Alexandre
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

SJEgito: Parque de Vaquejada tem fios elétricos roubados

Boletim de ocorrência do roubo dos fios no Parque Clube do Vaqueiro

Na madrugada desta quinta (19) meliantes roubaram os fios (média de 1.500 metros de cabos de 4 mm e 6 mm) da instalação elétrica do Parque Clube do Vaqueiro em São José do Egito.

O local está em vias de realizar a 20ª Vaquejada, já que o evento está marcado para a sexta (20) e o sábado (21).

De acordo com os proprietários do parque eletricistas já cuidam da instalação de novos fios e o evento acontecerá normalmente.Caso alguém saiba de alguma informação sobre o furto, comunicar à Polícia Civil pelo telefone (87) 3844-3416.

A vaquejada é uma das mais tradicionais da região e conta com a organização de Jorge de Bibiano e família.Blog Geraldo Palmeira

 

A vaquejada é uma das mais tradicionais da região e conta com a organização de Jorge de Bibiano e família.

Entra em vigor pena maior para motorista bêbado que mata em acidente

Imagem ilustrativa

Entra em vigorar nesta quinta (19) a Lei 13.546/2017, que ampliou as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quanto não há a intenção de matar) ou lesão corporal grave ou gravíssima. A nova legislação, sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro do ano passado, modificou artigos e outros dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/1997).

Antes, a pena de prisão para o motorista que cometesse homicídio culposo no trânsito estando sob efeito de álcool ou outras drogas psicoativas variava de 2 a 5 anos. Com a mudança, a pena aumenta para entre 5 e 8 anos de prisão. Além disso, a lei também proíbe o motorista de obter permissão ou habilitação para dirigir veículo novamente. Já no caso de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena de prisão, que variava de seis meses a 2 anos, agora foi ampliada para prisão de 2 a 5 anos, incluindo também a possibilidade de suspensão ou perda do direito de dirigir.

As alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) também incluem a tipificação como crime de trânsito a participação em corridas em vias públicas, os chamados rachas ou pegas. Para reforçar o cumprimento das penas, foi acrescentada à legislação um parágrafo que determina que “o juiz fixará a pena-base segundo as diretrizes previstas no Artigo 59 do Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), dando especial atenção à culpabilidade do agente e às circunstâncias e consequências do crime”.

Para a professora Ingrid Neto, doutora em psicologia do trânsito e coordenadora de um laboratório que pesquisa o tema no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), uma legislação que endureça as penas para quem comete crimes de trânsito é importante para coibir a prática, mas não pode ser uma ação isolada. “Quando a gente fala em segurança do trânsito, estamos tratando desde as ações de engenharia e infraestrutura das vias, o trabalho de educação no trânsito [voltado à prevenção], e o que chamamos de esforço legal, que é justamente uma legislação dura, que as pessoas saibam que ela existe, mas combinada com um processo efetivo de fiscalização”, argumenta.

Para Ingrid, por mais dura que seja um legislação, ela não terá efeitos se não vier articulada com outras iniciativas complementares. “Na lei seca [que tornou infração gravíssima dirigir sob efeito de álcool] nós vimo isso. No começo, houve uma intensa campanha de educação e fiscalização, o que reduziu de forma significativa o índice de motoristas que bebe e insistem em dirigir, mas a partir do momento que a fiscalização foi reduzida, as pessoas se sentiram novamente desencorajadas a obedecer a lei”, acrescenta.

DER ENVIA TÉCNICO PARA VISTORIAR PONTE ENTRE BREJINHO E DIVISA DA PB

DER – Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco enviou na manhã desta quinta-feira (19), o Sr. Emanuel (técnico), para vistoriar a estrutura da ponte que corta o Rio Pajeú e a cratera que foi formada na lateral da ponte. Na vistoria da PE 275, foi constatado que a cratera formada pelas chuvas pode aumentar, tendo que ser feito reparo em caráter de emergência.

No que diz respeito a estrutura da ponte o técnico afirmou que apenas uma viga está mais avariada, mais que no momento a ponte não corre risco de desabar, no entanto tem que ser feito um reforço na mesma.

O técnico Emanuel, informou a prefeita Tânia Maria, que o mesmo vai elaborar um relatório e enviar em caráter emergencial ao DER de Pernambuco, visando a manutenção da pista e o reforço em viga, a Prefeitura de Brejinho vai tomar providências no sentido de sinalizar melhor o local para que não ocorra acidentes.

Estiveram no local acompanhando o técnico: a prefeita Tânia Maria e assessores, os engenheiros Pedro Guede e Ozael Brandão, moradores locais.

SJEGITO PERDEU A PROFª Mª DO CARMO, CONHECIDA COMO CHICÃO.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

 

 

Morreu nesta quinta (19) em Campina Grande (PB) Maria do Carmo Batista, conhecida como Chicão. Ela tinha 74 anos e trabalhou quase 30 anos no setor administrativo da Escola Cenecista São José (Ginásio de seu Jucá). Chicão lutava há cerca de 1 ano contra um câncer na vesícula.

O corpo chega hoje às 22h em São José do Egito e será velado no PASC. O sepultamento será no Cemitério Velho, nessa sexta (20), às 17h.

Chicão era solteira e não tinha filhos. Deixou muitos amigos e um legado de trabalho pela educação em São José do Egito.

PREFEITA DE BREJINHO TANIA MARIA ESTEVE EM RECIFE, NA PAUTA, REINVIDICAÇÕES AO GOVERNO DO ESTADO”

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaA prefeita de Brejinho, Tânia Maria, esteve no Recife, a última terça-feira (18), ao lado do ex-prefeito José Vanderley, para buscar soluções para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, possa reconstruir a ponte que liga Brejinho com a Paraíba.
Por conta das chuvas, está prestes a desabar. 
A prefeita também pediu, mais uma vez, que seja feita a Operação Tapa-Buraco no trecho Amb/divisa da Paraíba.
Tânia Maria também participou de reunião com o secretário de Agricultura do Estado, Wellington Batista, para reforçar alguns pedidos já feitos anteriormente.
A prefeita ainda participou, na última terça-feira (17), de encontro com Isabela Brandão Veríssimo, gerente da Gigov, na Caixa Econômica de Caruaru, para saber sobre alguns convênios de repasse de recursos federais. A exemplo de calçamentos, construção de quadra poliesportiva e de ciclovia

BREJINHO: “SECRETARIA DE SAÚDE COMEMOROU O DIA MUNDIAL DA SAÚDE”

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindoA Secretaria de Saúde de Brejinho/PE através da Equipe de Saúde do PSF – ALTO DA BOA VISTA realizou na ultima Sexta-Feira 13/04 uma comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A mesma aconteceu na Unidade de Saúde localizada no Bairro Alto da Boa Vista onde na ocasião participaram da mesma os Usuários daquela área de abrangência.

A comemoração foi realizada e organizada por toda a Equipe de Saúde.

ITAPETIM: “PREFEITURA IMPLANTOU A CASA DE CURSOS”

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa, comida e área internaA Secretaria de Desenvolvimento Social de Itapetim, através do Governo Municipal, implantou a Casa dos Cursos, que será localizada no primeiro andar do PAA. Através desta ação, mais de 200 pessoas serão beneficiadas com os 6 cursos ofertados com a duração de 3 meses. As aulas já terão início na próxima semana.

Este é mais um grande benefício para nossa população, pois estaremos dando o suporte para que os Itapetinenses estejam aptos a terem os seus próprios negócios, gerando ainda mais emprego para a cidade. Desejo muito sucesso a todos.

Os cursos serão os seguintes: Maquiagem (Sâmara Mello), Artesanato (Dona Beta, Vandeilca e Rejane), Corte e Costura (Graça), Depilação (Valdione), Designer de sobrancelhas (Ana Carolina) e Manicure (Jane e Andreia).

Vereadores, secretários, e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com a secretária Fia Cândido, também estiveram no evento.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Luciana Maria Paulino e Jussara Araujo Siqueira, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Diógenes Silva, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas sentadas

Foi realizada reunião de planejamento para o dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).O evento será realizado com uma programação que abrange todo o município e tem início na próxima semana com o encerramento no dia 18 de maio com a culminância em São Vicente, Piedade e Itapetim.A reunião foi ministrada pela Assistente Social do CREAS, Ilze Alves, onde foi mostrada a todos presentes a proposta e objetivo do trabalho, firmando parcerias com as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura.A reunião contou com a presença da equipe do CREAS, coordenadores da Assistência Social (CRAS, SCFV, Creche Criança Feliz, Programa Criança Feliz e Cad. Único), representante da Educação, diretores das escolas do município, representantes da saúde (NASF, ACS), articulador do Selo Unicef e membros do CMDCA.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área internaA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

Problema em estação de tratamento ‘ETA’, prejudica abastecimento de água de Itapetim

Resultado de imagem para compesa itapetim-peUm problema técnico registado na estação de tratamento  (ETA ) de Itapetim está prejudicando o abastecimento de água em toda a  cidade.

Segundo apurou o Blog não previsão de concerto, a população espera que a situação se normalize o mais rápido possível. Há relatos de moradores do Alto de Stº Antonio, por exemplo, que dizem estar sem água desde a última quinta-feira(12).

A ETA-Estação de Tratamento D’água de Itapetim está parada há 3 dias.

As barragens de Carmucuqui(1,2 milhão de Metros Cúbicos) Mãe D’Água(3 milhões de metros cúbicos) e Boa Vista(3,5 milhõss de metros cúbicos) estão recebendo uma boa quantidade de água.

Caramucuqui, já tem 65% de sua capacidade,Mãe D’água 30% e Boa Vista com 43%, faltando para VERTER(Sangrar) menos de 1,3 metros.

Itapetim choveu nesse mês de Abril 309 mm e desde inicio do ano 666 mm desde janeiro ate abril(19)

Luciano Duque diz que não vai aderir ao projeto de concurso único

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), revelou ao Farol de Notícias, que não não vai aderir a proposta do Consórcio dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) que reúne todos os prefeitos da região, com relação a realização de concurso público.

Nessa terça-feira (17), durante reunião em Afogados da Ingazeira, alguns meios de comunicação veicularam a informação de que os gestores poderiam lançar um calendário único para os municípios do Pajeú, visando realizar concurso público em novembro deste ano.

“Não iremos aderir. O nosso processo está muito adiantando. Não vamos esperar até novembro”, disse o prefeito Duque,nessa quarta-feira (18), mantendo o foco do que anunciou bem antes, em garantir um certame com lisura, realizado por uma empresa idônea.

PREFEITO DE STª TEREZINHA, VANIN DE DANDA, FALA DE DÍVIDAS DEIXADOS PELO EX-GESTOR DELSON LUSTOSA

Reunido na manhã desta quarta-feira (18) com a equipe da saúde de Santa Terezinha, o prefeito Vaninho de Danda se mostrou preocupado com vários problemas, que segundo ele, foram deixados pela gestão passada. De acordo com o prefeito, ele teve que devolver cerca de 200 mil reais que seriam usados para compra de carteiras e outros utensílios para a nova creche, mas como o ex-prefeito não fez o dever de casa, o FNDE cobrou a devolução da verba. Vaninho disse que foi preciso pedir carteiras emprestadas a outros municípios para a creche que teve vários pontos da construção condenados, como as vigas por exemplo, e que ele ainda aguarda um laudo que será feito pelo FNDE que vistoriou o prédio.
Vaninho ainda disse que para o município não perder mais, o procurador da prefeitura está entrando com ação na justiça contra o ex-prefeito e contra a empresa que fez a creche, afim de garantir repasses que estão impedidos pelo não cumprimento das metas. Ele também falou sobre a parte habitacional do município ‘não é fácil ver outras cidades recebendo casas do governo, enquanto Santa Terezinha fica de fora porque não fizeram as coisas direito, isso doí’ afirmou.
Segundo ele, famílias que foram sorteadas para receber as casas no governo anterior, não receberam e pediu aos vereadores presentes no momento, que analisem a possibilidade de doação por parte do município, de terrenos para estas famílias contempladas que não receberam as moradias, para que elas, pelo menos tenham um cantinho para construir seus lares aos poucos.
Ainda com relação ao ex-gestor, Vaninho comparou o cargo de prefeito a quem bebe ‘é bom, na hora tudo é fácil, tudo é mil maravilhas, mas o problema vem depois; na ressaca, vem as dores de cabeça’ disse. E continuou, ‘ninguém pensava que Lula ia ser preso porque o povo não deixava, hoje ele está atrás das grades. Isso pode acontecer com qualquer um que faz mal uso do dinheiro público, inclusive eu’. Completou.pOr Gilson Pereira.
NOTA DO bLOG
Ano passado, em Abril, o Prefeito Vanin de Danda disse ao blog que as dívidas deixadas pelo Gestor anterior,Delson Lustosa era de cerca de 2,2 milhões de Reais, na Saúde, Educação, Infra-estrutura, salários atrasados. O gestor atual, Vanin , ficou de fazer um balanço das dívidas deixadas por Delson  e passar para Imprensa, detalhadamente.Esperamos esse balanço prometido desde aquela ocasião.

Prêmio Nobel da Paz é impedido de visitar Lula

Ricardo StuckertAdolfo Pérez Esquivel se apresentará nesta quinta-feira 19/04/18 na sede da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, às 10 horas. Apesar da juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Lebbos, responsável pela custódia do ex-presidente, ter comunicado nos autos que não permite a realização de inspeção, e, até o fechamento desta nota, nem ter despachado a autorização da visita pessoal do Nobel da Paz. As advogadas de Esquivel encaminharam uma petição ao STF – Supremo Tribunal Federal e cópias do pedido de inspeção através de oficio para o Conselho Federal da OAB, a OAB- PR, a Presidenta do CNJ e do STF Ministra Carmem Lucia, e MPF dos Direitos do Cidadão\”Empenhada em silenciar Lula de qualquer maneira, o veto da Lava Jato ao encontro de Adolfo Pérez Esquivel tem uma finalidade política óbvia”-“Impedir que a autoridade universal de um Prêmio Nobel da Paz contribua para denunciar a imensa injustiça que está sendo cometida no país”. Lembrando que Esquivel “não é um visitante qualquer, pois se trata de um interlocutor regular do Papa Francisco”, Essa  decisão desrespeitou as Regras de Mandela, que fazem homenagem ao herói africano da luta contra o apartheid, “num contexto típico de quem deseja fazer o mundo andar para trás”.

Polícia Militar faz trabalho de divulgação para estudantes conhecerem Alerta Celular em SJEgito

Policiais do 23º BPM, fizeram trabalho de divulgação para estudantes de várias escolas de São José do Egito, durante todo dia dessa quarta (18), sobre o Alerta Celular. Criado pela Secretaria de Defesa Social do estado de Pernambuco, o programa, vem se tornando uma arma importante no combate à criminalidade em Pernambuco.

O Alerta Celular é um sistema que qualquer pessoa, pode cadastrar o IMEI, espécie de RG do seu aparelho e se por ventura tiver ele roubado, será possível a identificação do aparelho e consequente recuperação.

Para se cadastrar basta entrar no site da SDS-PE:http://www.sds.pe.gov.br/, procurar pelo banner Alerta Celular, preenche os dados pedidos e pronto.

MP recomenda fiscalização para proteger moradores em áreas de risco,em SJEgito

Com o objetivo de estimular uma atuação preventiva por parte do poder público, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, zelar pela observância das normas contidas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e adotar providências para resguardar a integridade física das pessoas que residem em áreas de risco no município, especialmente às margens do Riacho dos Porcos e do Rio São José.

Dentre as medidas recomendadas pelo MPPE estão identificar e mapear os pontos de risco; fiscalizar os locais; proibir novas ocupações em áreas suscetíveis a inundações; vistoriar edificações; promover, quando for necessário, intervenções preventivas e evacuações dos moradores que se encontram em imóveis vulneráveis; manter a população informada sobre as áreas de risco, a possibilidade de eventos climáticos extremos; e orientar as pessoas sobre protocolos de prevenção e alerta em circunstâncias de desastres, a fim de que os moradores saibam como reagir em situações de perigo.

“O crescimento urbano desordenado, com ocupações irregulares em áreas de risco na cidade de São José do Egito deixa os moradores sujeitos aos efeitos não só de inundações, mas de uma simples cheia dos rios, uma vez que há construção de unidades habitacionais, redes de água, esgoto e energia elétrica praticamente dentro das áreas de preservação permanente, sobretudo margens e leitos dos rios São José e dos Porcos”, detalhou o promotor de Justiça Aurinilton Leão Carlos Sobrinho.

Ele ainda fixou prazo de dez dias para que o gestor municipal informe ao Ministério Público se acata ou não a recomendação, bem como quais foram as providências adotadas.

Senador sofre primeira derrota no PT estadual

Coluna Fogo Cruzado – 19 de abril de 2018

Humberto Costa defendia dentro do PT a volta do partido à Frente Popular

O PT pernambucano está tão fragilizado após a saída de João Paulo dos quadros do partido que ficou sem poder de fogo até para negociar uma aliança com o PSB visando às próximas eleições, como era desejo do senador Humberto Costa. Aliás, o líder da Oposição no Senado acaba de sofrer internamente uma grande derrota. O partido aprovou uma resolução pela qual deve ter o seu próprio candidato ao Governo do Estado. O nome será conhecido até o próximo mês de maio. Era desejo do senador oferecer o apoio do seu partido ao governador Paulo Câmara em troca de sua candidatura à reeleição na chapa da Frente Popular. Só que, minoritário hoje no partido, que perdeu vários quadros para o PCdoB, entre eles o ex-prefeito do Recife, o senador terá que conviver agora com uma situação que não estava nos seus planos: apoiar um desses três pré-candidatos ao Palácio do Campo das Princesas: a vereadora Marília Arraes, o deputado Odacy Amorim ou o militante José de Oliveira. Se voltasse à Frente Popular, o PT caminharia sem sua base sindical representada pela CUT, Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação). Agora, a luta do senador será pela sua sobrevivência política. Como não tem mais bases para concorrer à reeleição, resta-lhe a opção de lutar por um mandato de deputado federal, já que o PT-PE não tem nenhum.

Que danado é isto?

O povão não sabe o que o é “tríplex”, nem “corrupção passiva” e nem “lavagem de dinheiro”, por isso começa a crer na versão petista de que Lula foi “injustiçado” ao ser condenado pela Justiça a 12 anos e 30 dias de prisão. Essa é a principal razão pela qual o ex-presidente continua com a popularidade em alta no Nordeste. Tem hoje na região 51% de intenções de voto.

Bodas de prata – A Inspetoria do TCE em Garanhuns completa hoje 25 anos e haverá comemoração com a presença do presidente Marcos Loreto. O edifício foi batizado com o nome de José da Costa Porto, ilustre pernambucano de Canhotinho que foi constituinte em 46, ministro da Agricultura de Café Filho e presidente do BNB.

Todos por um – Raul Henry (MDB) acredita que o palanque de Paulo Câmara (PSB) terá cerca de 20 partidos, cada um deles como seu “projeto nacional”. PDT com Ciro Gomes, PCdo B com Manuela D’Ávilla, PSD com Geraldo Alckmin, PSB com Joaquim Barbosa, e assim por diante.

Coisa estranha – Só no Brasil acontece isto. Joaquim Barbosa (ex-STF) foi atraído para o PSB para ser candidato a presidente da República, mas não conhece sequer todos os membros da direção do partido. Vai haver reunião específica para que ele seja “apresentado”.

É triste – Como disse FHC, ninguém deveria se alegrar com a prisão de Lula, o maior líder popular do Brasil nos últimos 50 anos. Diga-se o mesmo sobre Aécio Neves (PSDB), que virou réu no STF após ter recebido 50 milhões de votos para presidente da República em 2014.

Em silêncio – Os deputados Antonio Moraes, Ricardo Costa e Roberta Arraes migraram para o PP, sem fazer alarde, por acharem que nesse partido será mais fácil lutar pela reeleição. Eles tinham a cara do PSDB, MDB e PSB, respectivamente. Coisas da nossa política!

LULA À MILITÂNCIA: “POR VOCÊS VALEU A PENA NASCER E VALERÁ A PENA MORRER”

Ex-presidente mandou recado para resistência no acampamento Lula Livre, em Curitiba; “Queridos e queridas companheiras, vocês são o meu grito de liberdade todo dia. Se eu não tivesse feito nada na vida, e tivesse construído com vocês essa amizade, já me faria um homem realizado. Por vocês valeu a pena nascer e por vocês valerá a pena morrer”

Gonzaga Patriota integra Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Nesta quarta feira (18), o deputado federal Gonzaga Patriota foi eleito vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).

A luta do parlamentar no tema da segurança pública já é antiga, tendo ele anteriormente sido membro desta Comissão. Patriota é o autor do livro “Segurança pública faz partes das nossas vidas”, que está na segunda edição e possui cerca de 20 mil livros distribuídos pelo Brasil.

Ainda na quarta, a Comissão realizou audiência pública para discutir medidas de combate à corrupção. Todo o trabalho que a Comissão de Segurança Pública desenvolve pode ser acompanhado pela internet: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cspcco

“Uma das maiores preocupações da população brasileira é a Segurança Pública, para tanto, não meço esforços em minha luta como parlamentar na discussão e elaboração de políticas públicas para combater o aumento da violência; seja em reuniões, audiências públicas, ouvindo especialistas e cidadãos, avaliando e enviando proposições e projetos de lei, projetos de decreto legislativo e requerimentos. Desejo continuar fazendo este trabalho com afinco e dedicação, para que possamos garantir a paz e a ordem social”, declarou o deputado

Sebastião Oliveira passa a integrar importante Comissão

O deputado federal Sebastião Oliveira é o mais novo membro titular da Comissão Especial de Privatização da Eletrobrás.  A primeira conquista do parlamentar foi garantir, junto ao presidente da Comissão, deputado Hugo Mota, a realização de uma audiência pública, em Pernambuco, visando promover um amplo debate sobre o tema, com a participação de diversos segmentos da sociedade.

“O objetivo dessa audiência é dar oportunidade para que todos tenham voz e possam contribuir efetivamente com a Comissão e com a elaboração do relatório final. Vamos defender o interesse do nosso Estado e dos funcionários da Chesf, uma companhia que está diretamente ligada à história do Nordeste”, ressaltou Sebastião Oliveira.

De acordo com Oliveira, serão convidados o governador Paulo Câmara, os deputados estaduais, os funcionários da Chesf e a população. A data do encontro ainda será definida.

Delegados do PT de PE escolherão nome do candidato da majoritária em maio; Marília Arraes é favorita

Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá no próximo dia 12 de maio, em Recife (PE), para definir o nome que disputará o Governo do Estado, nas eleições deste ano.

Na cúpula petista, disputam a vaga a vereadora do Recife, Marília Arraes; deputado estadual, Odacy Amorim e José de Oliveira.

De acordo com uma fonte do blog, os delegados da legenda é quem escolherão o nome para a candidatura própria do PT ao Palácio do Campo das Princesas.

No início deste mês, Marília Arraes protocolou no Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, o manifesto para a inscrição de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, com 1,6 mil assinaturas de filiados.O documento entregue faz parte do processo interno estabelecido pela legenda para os integrantes interessados em disputar as eleições majoritárias. Dos pré-candidatos, Arraes foi a única a cumprir a exigência, além disso, dentro da base, a escolha do seu nome já é dada como certa.

Recentemente, em uma emissora de rádio da capital pernambucana, ela criticou a visita de Paulo Câmara ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como da bancada socialista em procurar José Dirceu para tentar uma união entre PT e PSB para a corrida eleitoral.“É válido qualquer apoio que tenhamos de aliados ou não. O gesto de Paulo Câmara foi bom, mas foi oportunista. Ficou muito claro para a população que foi um oportunismo muito grande, tanto de ir visitar Lula quanto de a bancada procurar José Dirceu para conversar”, apontou Arraes.

LULA FOI CONDENADO POR REFORMA E ELEVADOR QUE NUNCA EXISTIRAM

Circula nas redes sociais nesta quarta-feira 18 um trecho do depoimento que o ex-presidente Lula concedeu a Sergio Moro no âmbito do processo do triplex do Guarujá, no momento em que o juiz pergunta a Lula sobre a reforma do apartamento e um “elevador privativo” que teria sido construído, de acordo com a denúncia, a pedido do ex-presidente a Leo Pinheiro, dono da OAS; ocupação do triplex pelo MTST desmascarou a farsa da reforma milionária no apartamento, que não tem nada, menos ainda um elevador privativo

Perícia achou sangue no carro em que Evandeilson Lima foi visto última vez.

Delegado Ubiratan Rocha pedirá prorrogação da prisão de temporária de Cícero Robson. “As perícias corroboram nosso posicionamento e desmentem o suspeito”

O Delegado Ubiratan Rocha disse em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que as perícias realizadas e contradições no depoimento de Cícero Robson à polícia o colocam na condição de principal suspeito de participação no desaparecimento de Evandeilson Lima, o Vando, prestes a completar dois meses. por isso, pediu a prorrogação de sua prisão preventiva. Cícero Robson é agente da STTRANS em Serra Talhada, radicado em Afogados.

“É uma investigação complicada sem um local de crime. Entretanto, a prisão temporária foi deferida porque a gente pegou contradições. Diante da linha de investigação, começamos a fazer trabalhos técnicos para fundamentar os pedidos cautelares”, afirmou.

Além do trabalho intenso, o Delegado afirmou que conseguiu com sua equipe fechar a parte técnica. “As perícias corroboram nosso posicionamento e desmentem o suspeito. Temos a convicção de participação dele em alguma coisa. Estamos trabalhando com a possibilidade de homicídio. A gente foca o suspeito Cícero Robson”. Um dos detalhes técnicos foi revelado pelo Delegado. “Conseguimos encontrar manchas de sangue, após uso do reagente Blue Star no veículo do suspeito. Os exames de DNA estão avançados”, afirmou.

Reagentes como o Luminol e Bluestar servem para os Peritos Criminais realizarem a pesquisa de sangue latente, ou seja, locais de crime com sangue que foram lavados. Mesmo que não seja visível mais a mancha de sangue, as hemoglobinas residuais reagem com o Luminol e provocam a emissão de fluorescência, revelando a presença de sangue.

Outra informação é de que o Instituto de Criminalística refez um dos caminhos indicados pelo suspeito na noite do crime. “Todas as declarações caíram por terra” afirmou. Perguntado se há possibilidade de mais de uma pessoa envolvida no desaparecimento, o Delegado disse acreditar que não exista uma só pessoa mas que a balança pende inicialmente para participação do Cícero Robson. “A gente tem que ir por blocos. Estamos fechando tecnicamente a participação”.

O Delegado confirmou a  solicitação da prorrogação da prisão temporária. “Estamos pedindo hoje embasados tecnicamente. Pelo que foi encontrado pelo caminho da investigação. Se não visse qualquer indício ele não estaria preso. São vários indícios”. O Delegado disse que tem que fechar o inquérito até 22 de maio.

Trabalha com óbito: o Delegado confirmou que trabalha com a informação de que o Evandeilson esteja morto. “Eu não vou dizer que são nulas as probabilidades de que o Vando esteja vivo. Certeza, ninguém dá. Porém hoje a gente já trabalha que o Evandeilson tenha chegado a óbito já”.

USO DE DROGAS É DISCUTIDO EM STª TEREZINHA.

Servidores da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas (SEPOD) do estado estiveram reunidos nesta quarta-feira (18) em Santa Terezinha para discutir e implementar ações com foco na prevenção e o uso de drogas. Seguimentos ligados ao combate de substâncias psicoativas debateram ações integradas e articuladas para que os usuários e familiares entrem nas estratégias para redução dos números da violência e do uso abusivo de ilícitos.Foi destacado que é preciso o engajamento de todas as áreas, afinal, o usuário não pertence a uma área ou outra, a saúde ou a educação, por exemplo, mas a todas, por isso, as políticas setoriais devem trabalhar em harmonia para reduzir os riscos e danos aos usuários com um trabalho que engaje os profissionais do serviço social, psicológico, da saúde, dos exercícios físicos e da educação.A professora Lafaete Kerly destacou a mudança de comportamento de alunos da Escola José Paulino de Siqueira que viviam expostos a violência, numa realidade abstrata; num local naquela época apelidado de Carandiru pelos alunos e famílias, devido as condições que se encontrava, e que muitos acreditavam que aquele cenário não mudaria, mas com o empenho da nova direção, coordenação, professores e dos próprios alunos; aquele cenário de vulnerabilidade está sendo superado.As ações debatidas hoje podem melhorar o atendimento e a acolhida aos usuários de drogas em Santa Terezinha, para que se tenha redução dos casos que muitas vezes vão parar nas páginas policiais da imprensa pelos flagrantes acontecidos dia-a-dia.BLOG DO PEREIRA\POR GILSON PEREIRA

Criminoso invade emissora de rádio durante transmissão ao vivo, em Caruaru

Um criminoso invadiu e roubou alguns objetos da Rádio Cultura do Nordeste na noite da terça-feira (17) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, quem avisou aos policiais o que estava acontecendo foi um dos ouvintes.No momento da invasão, o locutor Edmilson Souza apresentava o “Você faz o programa” e falou da invasão ao vivo. A polícia foi até o local, mas, até a publicação desta matéria, o criminoso não foi identificado ou localizado.Ao G1, a jornalista Laís Florêncio, funcionária da Rádio Cultura, contou o que foi roubado do local. “Foram levados quatro notebooks, uma quantia em dinheiro, a televisão e o celular da redação. A sala foi arrombada”, disse.

Secretário do CIMPAJEÚ diz que concurso “casado” busca redução de custos e empresa idônea

O prefeito de Triunfo e Secretário do Cimpajeú, João Batista, explicou a estratégia de um concurso para várias cidades da região do Pajeú. Segundo ele, não é correto dizer que obrigatoriamente haverá uma data casada para o concurso em várias cidades. Ele falou ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

“Estamos discutindo encontrando uma empresa única para realização de concurso em diversas prefeituras ao mesmo tempo. Não significa que será uma data única. Pode ser, mas não necessariamente. Estamos buscando uma saída conjunta para atender a legislação. Há muitos contratos temporários e muitas vezes as prefeituras não reúnem condições financeiras. Mas isso não significa data única. Estamos buscando economia”.

Ele discute que as melhores empresas realizadoras de concursos não tem interesse em realizar certames em municípios pequenos. “Através do Cimpajeú, podemos contratar uma instituição mais renomada. Concursos geralmente vão parar na justiça, porque muitas empresas já estão envolvidas em algum tipo de suspeitas. Vamos atrair interesse de instituições que possam realizar”.

Ele destacou que é significativo o número de prefeituras que precisam realizar concurso público, a maioria que tem contratações temporárias.  Registre-se, Triunfo, sua cidade, é exceção. Como realizou certame mais recentemente, não tem necessidade imediat

MARILIA ARRAES DE VOLTA AO PAJEÚ E MOXOTÓ

Marília quando esteve na Rádio Pajeú. Foto: André Luis/Arquivo do blog.

A pré-candidata ao governo do estado, Marília Arraes (PT), volta ao Sertão do Pajeú nestas quinta e sexta. É parte de sua estratégia no fortalecimento de sua pré-candidatura ao governo do Estado. Nesta quinta, Marília chega a Serra Talhada, onde será recepcionada pelo prefeito Luciano Duque (PT), principal articulador no Sertão de sua pré-candidatura.

Na sexta (20), Marília tem agenda pela manhã nas emissoras locais. Às dez horas, participa do Debate das Dez, da Rádio Pajeú, respondendo perguntas desse blogueiro, de colegas e de ouvintes. Ao meio dia, Marília almoça com petistas. Às 14h, visita o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

No sábado, Marília Arraes estará em Sertânia. Ela e a Deputada Tereza Leitão estarão na posse da novo diretório do PT municipal, presidido pelo professor Álvaro Góis, às 10 horas na Câmara de Vereadores.

Nesta terça, a Presidente do PT Gleisi Hoffman, negou que tenha reunião ou conversas com o PSB sobre entendimento de alianças. “Em relação às alianças eleitorais ainda não temos uma discussão nem nacional nem regional. Aí em Pernambuco temos três pré-candidatos, inclusive um pré candidata que é a Marília, que tem se destacado bastante”.

Ela acrescentou que qualquer discussão de alianças que envolva Pernambuco será feita com a Direção de Pernambuco e com os candidatos que estão se apresentando. “Nós não temos nenhuma conversação nesse sentido”.

EM BREJINHO, SECRETARIA EDUCAÇÃO LANÇA PROJETO INOVADOR EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Visando criar o hábito da leitura para alunos da rede municipal de ensino a Secretaria Municipal de Educação criou o “Projeto Mala Viajante”, onde distribuiu para escolas, malas atrativas e livros infantis, com o objetivo de promover momentos interativos e prazerosos da leitura entre alunos, família e escola.

O referido projeto visa despertar nos alunos a vontade de ler para que possam viajar pelas histórias infantis que leva a criança a verdadeiros mundos desconhecidos.

Lembrando que o dia nacional do livro infantil comemora-se no dia 18 de abril, data muito importante para levar até os estudantes uma reflexão sobre a importância da leitura como fonte de enriquecimento e aprendizagem.

“São praticas pedagógicas pontuais como essa que permitem o acesso ao mundo letrado despertando no aluno o prazer da leitura e aquisição da escrita!”.Afirmou a Secretária de Educação Silvana Teles.

Prefeitura promete melhorar iluminação pública de Tabira

Com a intensidade das chuvas foi ampliado o número de lâmpadas queimadas em muitas ruas da cidade de Tabira. Ontem Rodrigo Batista, Diretor de Iluminação Pública do Governo Sebastião Dias, falou a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. 

Por medida de economia a gestão encerrou o contrato com a empresa terceirizada Eletro Lazer e criou uma equipe com dois eletricistas para cuidar da iluminação pública municipal. Rodrigo citou que grande economia foi feita, mas não soube dizer quanto.

Adquirindo material de iluminação no comercio local, disse Rodrigo, a equipe da Prefeitura tem se desdobrado para cuidar da iluminação. Ao mesmo tempo o diretor  adiantou que uma licitação foi feita e até 10 de maio a Prefeitura receberá o material necessário para melhorar a iluminação pública da cidade de Tabira.

Enquanto Rodrigo esteve no Programa, muitos ouvintes citaram ruas na cidade, povoados e zona rural precisando da intervenção da Prefeitura para melhorar a iluminação pública.

PESQUISA VOX POPULI: PARA 59%, LULA É UM PRESO POLÍTICO

 Rafael Ribeiro: <p>Lula nos braços do povo</p>Pesquisa do instituto Vox Populi par a CUT, divulgada nesta terça-feira, 17, mostra que 59% da população consideram que o processo, a condenação e a prisão do ex-presidente Lula foram políticas; outros 58% acham que Lula tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão; na pesquisa estimulada, Lula aparece líder, com 47% das intenções de voto, numa alta de quatro pontos sobre a última pesquisa, de dezembro; segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), perdeu dois pontos e tem 11%

RÉU, AÉCIO VIRA ASSUNTO MAIS COMENTADO NO TWITTER MUNDIAL

: Depois de virar réu por corrupção e obstrução judicial, o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ficou entre os temas mais comentados no Twitter mundial; “Só ele e a irmã dele acreditam em sua inocência”, publicou o internauta Marco Moreira; o perfil @JornalismoWando comentou: “Aécio é peso morto no jogo político e tem zero influência eleitoral. O PSDB tava louco pra se livrar desse encosto”

Açude “Novo” (SJose II) de SJEgito já acumula mais de 60% de sua capacidade

 

Segundo novo levantamento da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), o açude São José 2, chegou a 60% de sua capacidade total. O manancial possui 4 milhões 260 mil metros cúbicos de água.

A medição aconteceu na tarde dessa segunda (16). O açude tem capacidade máxima de 7 milhões 153 mil metros cúbicos de água e não sangra desde 2008, por tanto à quase 10 anos.Blog do Erbi.

PREFEITURA DE TUPARETAMA ANUNCIA NOVAS OBRAS

Informações: Fábio Rocha

A prefeitura de Tuparetama anuncia em nota que está com a ordem de serviço para iniciar esta semana as obras da nova Praça na Avenida Deputado Carlos Caribé no Bairro Bom Jesus.

Serão oito quiosques substituindo os trailers e contêineres atuais. Os recursos para a praça vieram do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). “Depois da construção não aceitaremos mais novos trailers”, disse o prefeito Sávio Torres.

Cada quiosque terá banheiro, balcão de atendimento, pia e caixa de água de 1.000 litros. “O primeiro passo é retirar os dois trailers da parte de cima e começar as obras da praça por lá”, disse Sebastião Sales, vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestruturas de Tuparetama. O cronograma é de um ano para ser concluída a praça.

Academia da Saúde – A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município está com a licitação concluída para construir duas Academias da Saúde no município. Uma para o distrito de Santa Rita e a outra para a Avenida Deputado Carlos Caribé, no Bairro Bom Jesus.

Esta Academia da Saúde do Bairro Bom Jesus ficará localizada dentro da nova praça que a prefeitura está iniciando. A Academia da Saúde tem infraestrutura básica para a população praticar exercícios. “A Academia da Saúde e a nova Praça do Bairro Bom Jesus são obras com recursos diferentes e empresas que ganharam a licitação diferentes”, disse Sávio

COMPESA DIZ QUE AFOGADOS E TABIRA, COM BROTAS CHEIA,TERÃO ÁGUA NAS TORNEIRAS POR DOIS ANOS GARANTIDOS.

Os moradores de Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão do Pajeú, já estão recebendo mais águas nas torneiras. A melhoria foi possível graças as últimas chuvas registradas na região, o que permitiu a recuperação total da Barragem de Brotas que agora está vertendo.

Em função da boa notícia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve condições de reduzir o calendário de abastecimento da cidade, que passou para o rodízio de cinco dias com água e dois dias sem. Anteriormente, o calendário era o inverso: cinco dias sem água e dois dias com água. Brotas é a principal fonte hídrica que alimenta o sistema integrado que atende Afogados da Ingazeira e Tabira, e atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento, na última segunda-feira (12)

Avança proposta de concurso com data única em cidades Pajeuzeiras

Foto: Júnior Finfa

Os prefeitos da região que integram o CIMPAJEÚ estiveram reunidos na sede da entidade em Afogados da Ingazeira nesta terça-feira. A reunião foi tocada pelo coordenador do Consórcio Marconi Santana e teve boa participação.

Além dele, José Patriota (Afogados), Luciano Duque (Serra Talhada), João Batista (Triunfo), Zeinha Torres (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Anchieta Patriota (Carnaíba), Djalma Alves (Solidão), Manuca (Custódia), Vaninho de Danda (Santa Terezinha), Tião Gaudêncio (Quixaba), Sávio Torres (Tuparetama), Sandra Magalhães (Calumbi) e Mário Flor (Betânia), acompanharam as discussões.

Foram vários temas em debate com destaque para a discussão do concurso público em data única nos municípios que tem necessidade de realizar o certame.

A ideia – que tem controvérsias jurídicas entre o “pode” e o “não pode” – busca favorecer que candidatos de cada cidade disputem as eleições no seu território. A estratégia inédita é analisada desde 2017. Caso prospere, os prefeitos devem avaliar coletivamente o dia e que cidades, dependendo de fatores como a necessidade de cada cidade e o limite da LRF.

PAULO CÂMARA TERÁ PROBLEMAS NA ESCOLHA DO SENADO

Coluna Fogo Cruzado – 18 de abril de 2018

Jarbas Vasconcelos vai ocupar o espaço deixado pelo vice-governador Raul Henry

O governador Paulo Câmara vai enfrentar dificuldades para fechar sua chapa majoritária por excesso de pretendentes às duas vagas do Senado. Uma já estaria reservada para Jarbas Vasconcelos, conselheiro político do governador e “irmão mais velho” dos aliancistas. Ele vai ocupar o espaço deixado pelo vice-governador Raul Henry, que é candidato a deputado federal. A segunda vaga está sendo cobiçada pelo deputado estadual André Ferreira (PSC), pelos deputados federais Luciana Santos (PCdoB) e Eduardo da Fonte (PP) e pelo ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Curiosamente, não há ninguém do PSB batalhando por essa vaga, o que significa dizer que o partido não terá representantes de Pernambuco no Senado. Elegeu Fernando Bezerra Coelho em 2014, mas ele se transferiu para o MDB. Dos quatro que aspiram à segunda vaga, o que está mais cacifado para brigar por ela é Eduardo da Fonte, campeão de votos em Pernambuco nas três últimas eleições. Ele tem o controle do PP, uma bancada de 14 deputados estaduais e de dois federais, 50 candidatos à Assembleia Legislativa e o apoio do PR que é presidido regionalmente pelo deputado Sebastião Oliveira, gesto interpretado como uma “alfinetada” na pré-candidatura de André Ferreira, irmão do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), com quem o ex-secretário dos transportes não se dá. Da Fonte construiu as condições políticas para entrar na chapa, e para tirá-lo da disputa só por meio de um “tsunami”.

O cacife de João Paulo

Maior líder popular do Recife, o ex-prefeito João Paulo (ex-PT), agora no PCdoB, está cotado na Frente Popular para a vaga de vice. Ele reforçaria eleitoralmente a chapa, pois como candidato a prefeito da capital em 2016 obteve, quase só, 40% dos votos válidos. Quem deverá sobrar nesta aliança é Humberto Costa (PT) pelo excesso de candidatos a senador.

Quem decide? – Humberto Costa disse no Recife que a aliança do PT com o PSB em PE está sendo costurada pelos presidentes nacionais dos dois partidos, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, o que é verdade. Mas Gleisi diz o contrário: isso é problema das direções regionais.

Ordem unida – Odacy Amorim (PT) gostaria de disputar novo mandato de deputado estadual, para ficar mais perto de Petrolina, cuja prefeitura continua no seu itinerário, mas o comando nacional do PT o pressiona para disputar uma vaga na Câmara Federal.

A presença – Assim que soube, domingo passado, que a barragem de Serro Azul (Palmares) estava recebendo muita água, ressuscitando o fantasma das cheias passadas, o secretário Guilherme Rocha (Recursos Hídricos) deslocou-se para a região. Visitou Palmares, Catende e Jaqueira para conferir, “in loco”, como estava o leito do rio Una. Viagem de solidariedade.

A hierarquia – O PT não admite outro candidato a presidente da República que não Lula, e já definiu sua escala de prioridades nas próximas eleições: Lula, candidatos a deputado federal, candidatos ao Senado, candidatos a governador e, por último, candidatos a deputado estadual. Já o PSB elegeu como prioridades as reeleições de Paulo Câmara (PE) e Márcio França (SP).

Tese vaga – Raul Jungmann (Segurança Pública), 1 mês após a morte da vereadora Marielle Franco (RJ), disse que o crime tem ligação com “milícias”. Só que a nação quer saber o (s) nome (s) do (s) assassino (s) e do (s) mandante (s). O ministro já teve, inclusive, o nome cotado para disputar o governo do RJ. Mas se não esclarecer esse crime, não se elege vereador

LÍDER DO GOLPE, AÉCIO VIRA RÉU POR CORRUPÇÃO E OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA

Wilson Dias/Agência BrasilDois anos depois do golpe dos corruptos contra a presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que protagonizou uma das maiores farsas da história do País, passa a ser réu, no Supremo Tribunal Federal, por corrupção; já votaram os os ministros Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, todos a favor da abertura da denúncia.Alexandre de Moraes não aceitou a denúncia por obstrução, apenas por corrupção.

MORO É ‘CISCO NO OLHO’ E INSTRUMENTO DE PERSEGUIÇÃO

: <p>José Dirceu e Sergio Moro</p>O ex-ministro José Dirceu afirmou que Sérgio Moro é um “cisco” e atua como um “instrumento” para fazer perseguição política ao PT; “Meus companheiros de cela muitas vezes, pela inocência, se desesperaram, e eu falei: ‘Está vendo esse cisco? É o Moro. Ele não é nada, é um instrumento. O aparato policial judicial é um aparato de perseguição política”, disse

SJEgito ganhará curso de Biologia na modalidade EAD

A informação foi confirmada pela Secretaria de Eduacação, após participar de uma reunião com a reitoria da Universidade de Pernambuco, na tarde dessa segunda (16), na capital pernambucana, Recife. O município de São José do Egito ganhará curso de Biologia na modalidade EAD.

Para o curso ser de fato instalado no município, já foi fechada uma parceria com as Escolas Oliveira Lima e Técnica Estadual, para utilização dos seus respectivos laboratórios.

O vestibular para o curso de biologia e pelo menos mais outros 8 cursos, deverá acontecer no segundo semestre de 2018, inclusive com utilização da nota da prova do ENEM. Esses cursos deverão fazer parte do Pólo de Educação a Distância que funciona no prédio do Centro de Inclusão desde Agosto de 2017.(Blog do Erbi)

PESQUISA VOX POPULI: LULA FICOU MAIS FORTE APÓS PRISÃO,CHEGOU A 39%

Ricardo StuckertPesquisa do Instituto Vox Populi, realizada entre os dias 11 e 15 de abril, mostra que o ex-presidente Lula, mesmo depois de ter sido preso, mantém a liderança e até ampliou sua vantagem sobre os demais candidatos às eleições de outubro; na pergunta espontânea sobre intenção de votos para presidente da República, Lula marcou 39% (eram 38% na pesquisa Vox de dezembro de 2016); nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB, 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede, 54% X 18% contra Bolsonaro e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB; segundo o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça.

Nos dois cenários da pesquisa, Lula tem 47% das intenções de voto, mais do que a soma de todos os seus adversários. Para o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa revela que “o impacto da prisão não foi significativo nas intenções de voto de Lula”. “A pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”, afirma Marcos Coimbra-Dieretor do Vox

LULA NÃO CAIU NO DATAFOLHA, APONTA ESPECIALISTA

: <p>São Bernardo do Campo SP 07 04 2018 O ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva depois da missa no braço do povojanela do sindicato dos Metalurgicos do ABC Foto Paulo Pinto Fotos Publicas</p>“Datafolha: em janeiro, Lula tinha 17 pontos à frente de Bolsonaro em 2º turno (49 a 32). Agora, tem de novo 17 (48 a 31). Tinha 19 a mais que Alckmin (49 a 30). Hoje, tem 21 (48 a 27). Eram 15 sobre Marina (47 a 32). Hoje, são 14 (46 a 32). Caiu mesmo a intenção de voto em Lula?”, escreveu o jornalista Mario Magalhães

Tabira: prefeitura tem até maio para comprar ambulância em parceria com o legislativo, diz Nely Sampaio

De acordo com a Presidente da Câmara de Tabira vereadora Nely Sampaio, o governo Sebastião Dias tem até o aniversário da cidade no mês de maio para adquirir a ambulância fruto de parceria com o legislativo.

A afirmação foi feita ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Em 31 de dezembro a Câmara devolveu ao executivo R$ 50 mil para compra da ambulância para servir a comunidade.

O acordo celebrado indica que a gestão tem até o final de maio para efetuar a aquisição. Nos últimos dias o Blog do Dincão cobrou a compra do veículo.

Nely revelou que de 26 a 29 de abril os vereadores tabirenses participarão pela primeira vez do Congresso da UVP. Alertada pelo comunicador de que existem Câmaras que pagam três diárias, mesmo com o vereador participando de apenas um dia do encontro, além de  ainda assim recebe o Certificado, Nely  prometeu ficar atenta para evitar o abuso com dinheiro público.

MST OCUPA FAZENDA DE DONO DE CABARÉ DE LUXO, QUE HOMENAGEOU MORO E CÁRMEN LÚCIA EM BORDEL

: Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta terça-feira (17) a fazenda Santa Cecília, localizada em Araçatuba, de propriedade de Oscar Maroni; esta é quarta ocupação do MST nas terras do empresário, famoso por agenciar casas de prostituição de luxo como o Bahamas Club; Maroni homenageou Sérgio Moro e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) expondo imagens deles na frente do Bahamas, além de ter oferecido bebida de graça aos frequentadores após a prisão do ex-presidente Lula

Mesmo com forte chuva, Balaio Cultural em Tuparetama, viveu noite abençoada.

O evento que já se tornou referencia de cultura para toda região do Vale do Pajeú e já é destaque em todo estado de Pernambuco, não teve o menor problema de acontecer, mesmo debaixo de uma das maiores chuvas dos últimos anos.

Tuparetama, cidade onde acontece o Balaio, foi agraciada com uma chuva de 82mm, durante a noite desse sábado (14), mesmo assim, centenas de pessoas não arredaram o pé da Academia das Cidades, local onde acontece o evento e curtiram desde a primeira atração até a última e mais esperada Flávio Leandro.

“Em 8 anos de balaio cultural, 90 edições, nunca tínhamos tido uma noite de tanta chuva como desse sábado (14). Mesmo assim foi um sucesso nosso Balaio de 56 de Tuparetama.” Disse Fernando Marques um dos criadores do evento.

Flávio Leandro, uma das atrações mais esperadas voltou pra sua terra natal, na manhã desse domingo com os bagageiros do seu ônibus lotados de mantimentos para mais de 350 famílias que estão desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingiram a região de Bodocó, ao alto Sertão do estado.

A festa também serviu para arrecadas mantimentos: “O Balaio Cultura, foi abençoado de todo jeito: com grandes atrações, Flávio, Mayke José e tantos outros, chuva, muita chuva e a solidariedade do povo tuparetamense e da região.” Disse Fernando Marques.

PSB acha o seu “Huck” mas ainda não o fez seu candidato

Coluna Fogo Cruzado – 17 de abril de 20189

O ex-ministro Joaquim Barbosa aguarda o sinal verde do PSB para lançar-se candidato

Alas do PSB de Pernambuco conseguiram convencer o ex-ministro Joaquim Barbosa a se filiar ao partido para eventualmente ser seu candidato a presidente da República. Acharam o “Huck” que tanto queriam para ser a “versão 2018” de Eduardo Campos, que não pôde ser candidato em 2014 porque um acidente estúpido tirou-lhe a vida. Barbosa é um “Huck” menos sofisticado que o apresentador da Globo. Mas é igualmente conhecido por milhões de brasileiros por ter sido o primeiro negro a presidir o STF e o relator do processo do mensalão, que selou o destino de José Dirceu, Genoíno, Delúbio Soares e outros próceres do PT. Ele ainda não se assume como candidato porque espera o sinal verde do partido, mas indiretamente já fez a sua parte. Apareceu na mais recente pesquisa do Datafolha com 9% de intenções de voto, em média, superando o tucano Geraldo Alckmin que governou São Paulo quatro vezes. A pergunta que se faz agora é o que o PSB fará com ele. Se não lançá-lo candidato, estará jogando fora um baú de votos. E se lançá-lo corre o risco de vê-lo “cristianizado”, pois ele não terá o apoio de sua principal estrela na atualidade: o governador Márcio França. Barbosa tem potencial para crescer nas pesquisas (como Huck também teria), chegar ao segundo turno e ganhar a eleição, dependendo do adversário. Porque a nação parece cansada de “caras velhas” (Marina, Ciro, Alckmin, etc.) e aparentemente sedenta de uma “cara nova”. A incógnita é como se comportaria na cadeira de presidente, sabendo-se que não gosta de política e não tem perfil nem paciência para lidar com um Congresso onde deverão estar representados pelo menos 30 partidos.

Empecilho às alianças

Humberto Costa (PT) já diz abertamente que gostaria de ser candidato à reeleição na chapa de Paulo Câmara (PSB) por achar que representa Pernambuco no Senado com dignidade e altivez. Diz também que eventual candidatura de Joaquim Barbosa (PSB) a presidente seria um “empecilho” às alianças regionais entre PT e PSB, que em Pernambuco está bem encaminhada.

A troca – Gleisi Hoffmann (PT) e Carlos Siqueira (PSB) terão novo encontro esta semana para tratar da aliança entre seus partidos em PE, que envolve também MG. O PT aceita apoiar a reeleição de Paulo Câmara, desde que o PSB apoie a reeleição de Fernando Pimentel (MG).

Perto do povo – Sertânia é um dos município de PE que mais têm distritos: 12. E para não ficar longe do povo o prefeito Ângelo Ferreira (PSB) lançou o programa “Sertânia em ação”, começando por Cruzeiro do Nordeste. É similar ao “Prefeitura nos bairros” que Jarbas Vasconcelos (MDB) lançou como prefeito Recife.

A demagogia – O Congresso aprovou, demagogicamente, a redução do horário eleitoral dos partidos políticos. Como teremos este ano uns 20 candidatos a presidente da República, cada qual terá tempo para dizer apenas “Meu nome é fulano”, com fez Enéas Carneiro em 2006.

Sem tempo – Temer, Meirelles (MDB), Rodrigo Maia (DEM), Collor (PTC) e Paulo Rabello de Castro (PSC) vão se nivelar a Eymael (PSDC) e Levy Fidélix (PRTB) se forem candidatos a presidente da República. Sequer terão tempo de TV para se comunicar com a população.

O convicto – Depois de 40 anos no PCdoB, Aldo Rebelo (SP) mudou-se para o PSB em 2017 (para tentar ser candidato a presidente) e agora para o Solidariedade com o mesmo objetivo. Isso é que é convicção comunista!

Sebrae faz parceria e garante Feira de Empreendedorismo de Carnaíba

Evento vai focar na gastronomia, turismo cultural e economia criativa

Da Ascom SEBRAE

Na última semana Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, assinou uma parceria com o CDL de Afogados da Ingazeira e a Prefeitura Municipal de Carnaíba, para a realização da Feira do Empreendedorismo de Carnaíba.

Com o tema voltado para as potencialidades dos negócios locais, bem como o fomento ao empreendedorismo e turismo cultural, a feira visa focar na exposição dos produtos e serviços oferecidos pela cidade em várias áreas da economia local e regional.

De acordo com Pedro Lira, gerente do Sebrae Serra Talhada, o evento dará uma atenção especial ao turismo e economia criativa. “Temos grande potencial na gastronomia, por isso vamos disponibilizar uma seção específica para esse segmento, com estandes próprios e capacitações voltadas para a melhoria dos serviços nesta área. Além disso, vamos focar no grande potencial artístico da cidade, apresentando-os e prestigiando-os, como um dos centros motores do caráter cultural do povo carnaibense”, explica Pedro.

Ainda de acordo com o gerente, oficinas, palestras, apresentações culturais associadas com ações de capacitação antes e durante o evento garantirão o embasamento e as condições para o sucesso do evento.

A feira, que deve acontecer em agosto, tem como objetivo principal, promover a integração entre os vários setores das micro e pequenas empresas de Carnaíba, nas áreas de comércio, serviços e turismo, para despertar a visão empreendedora e de inovação dos empresários locais e da região.

“Vamos colocar em exposição as potencialidades do município e alavancar a inovação e melhorias de gestão através de ações do Sebrae/Senac, com as palestras, oficinas e cursos em parceria com a prefeitura e CDL”, concluiu Pedro Lira.

Ciretran Afogados encaminha veículos para serem leiloados em ST

O Coordenador da 24ª Ciretran de Afogados da Ingazeira, Heleno Mariano, informou ao blog que encaminhou mais uma remessa de motos e carros para o Coliseum Leilões, em Serra Talhada.

Ao todo, foram encaminhadas 43 motos e três carros, mostrando a grande disparidade das ocorrências sobre duas rodas e veículos de passeio.

E olha que a maioria das cidades da área não conta com o trânsito municipalizado, o que potencializaria as apreensões de veículos irregulares.

“O próximo leilão será no próximo dia 27. Já estávamos autorizados para encaminhar os veículos”, disse Heleno. A retirada ajuda na manutenção e espaço do pátio do órgão e minimiza riscos de tentativas de furtos das motos. É o que se pode chamar de uma dor de cabeça a menos.

Nos EUA, Moro se cala sobre ocupação do triplex

: Autor da sentença que atribuiu, sem provas, a propriedade do triplex do Guarujá ao ex-presidente Lula, Sérgio Moro evitou comentar a ocupação do imóvel feita pelo MTST e pela frente Povo Sem Medo nesta segunda-feira, 16; durante participação em um painel sobre crimes de colarinho branco na Universidade de Harvard, nos EUA. Moro disse que poderá ter que se posicionar sobre o episódio nos autos no futuro

PM HOMENAGEIA POLICIAL MILITAR MAIS ANTIGO DE PE, 104 ANOS. TRABALHOU EM SJEGITO

A 8° Companhia de Polícia Militar, sediada na cidade de Pesqueira – PE, uma homenagem a data natalícia do policial militar mais antigo (em vida e lúcido) do Estado de Pernambuco, o 2°Sgt RRPM ANDRELINO PEREIRA FILHO, o qual completou, 104 anos de vida, no mês passado.

O Sgt RRPM Andrelino, nasceu em 18 de março de 1914, no município de Cabrobó – PE. Em 01 de junho de 1936 o referido policial militar ingressava nas fileiras da Corporação.

O Sgt PM Andrelino, trabalhou nas cidades de: Gameleira do Moxotó, Águas Belas, Recife, Pesqueira, São José do Egito, Serra Talhada e Arcoverde, e participou de muitas operações, inclusive integrando as chamadas “Forças Volantes” que combatiam o cangaço no interior do Nordeste Brasileiro.

Aposentou em 22 de junho de 1966, após cumprir 30 anos de ótimos serviços na Corporação. Na ocasião da homenagem, foi entregue pelo Maj PM Lúcio Flávio, Cmt da 8° CIPM, uma placa alusiva a passagem de seus 104 anos de vida e agradecimento pelos 30 anos de serviço prestados à Corporação e a sociedade pernambucana, além do Título de Cidadão Pesqueirense, reconhecido pela Câmara Municipal de Pesqueira, e mais duas placas de homenagens dadas respectivamente, pelos: Presidente da Associação dos Militares da Reserva Remunerada (AMERRPE), e a outra, pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Pesqueira, o 1° Sgt Hamilton.

Câmara de São José do Egito aprova título de cidadão a Clóvis Carvalho

O Vereador de São José do Egito, Tadeu Gomes de Oliveira, o Tadeu do Hospital, apresentou à Mesa Diretora da Câmara o Projeto que virou a Resolução 04/2018 que concede o Título de Cidadão Egipciense para o Dr. Clóvis Carvalho, o Doutor Clovinho, como também é conhecido.
Anestesiologista por formação, Dr. Clovis foi também Gerente Regional de Saúde da X Geres. Também foi  gestor da XI Geres, de Serra Talhada,com dez municípios integrados.
Prova do reconhecimento de sua atuação no Sertão do Pajeú é que a proposição foi aprovada por unanimidade. Todos os treze vereadores abonaram a homenagem.
A data da entrega do título ainda não foi definida, dependendo da agenda do profissional e da Câmara de Vereadores. (NillJunior/Foto: Farol)