1-banner1500x363

Jovem de 25 anos que morreu de queda de escada em SJEgito, família doou órgãos, sepultamento será nessa segunda(29)

Nenhuma descrição disponível.
   (Henrike Rabelo, 25 anos, ao lado a foto da escada do acidente banal)

O jovem Henrike Rabelo, caiu de uma escada na casa de um amigo, tinha 25 anos. Ele era filho de Romulo Campos,  foi levado às pressas para o Recife, quinta (25), ficando internado em estado gravíssimo no Hospital da restauração na ala de traumas. Mas na noite da sexta-feira teve a morte cerebral confirmada pelos médicos. A família doou os órgãos> ( A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.)

Ele fazia parte do Moto Club Os Coyotes de SJegito, nas redes sociais ,familiares e amigos lamentam a morte precoce do jovem.

O corpo está velado no PASC e o sepultamento será as 4 da tarde nessa segunda-feira(29) no Cemitério Municipal de SJEgito.

 

SJEgito | prefeito Evandro Valadares inaugura praça e Academia da Saúde em Juazeirinho

O prefeito de São José do Egito Evandro Valadares, secretários municipais, vereadores, lideranças e equipe de governo estiveram nesse domingo (28), no povoado de Juazeirinho, entregando dois equipamentos públicos para a comunidade.

Agora os egipcienses que residem em Juazeirinho tem a disposição uma academia da saúde e a praça central da comunidade, que foi totalmente recuperada, com instalação de bancos, novo piso, iluminação e rampas de acessibilidade.

Essa é a 7ª Academia da Saúde do município, outras duas estão prontas e devem ser entregues oficialmente em breve. As obras fazem parte do Programa Minha Cidade de Cara Nova.

Homem perde a vida em açude na zona rural de Itapetim

Nenhuma descrição disponível.Homem de 42 anos morreu afogado nesse domingo (28)em açude no município de  Itapetim.

João Batista, foi encontrado morto num açude de propriedade da família no Sítio Poço Escuro, que fica a cerca de 2 quilômetros do Distrito de São Vicente.

Era conhecido por João de Damião Preto, ele  sofria de epilepsia , foi até o barreiro pegar água numa carroça , provavelmente sofreu um ataque epilético e veio a óbito, o corpo foi encontrado dentro d’água por familiares.  João morava em SJEgito, mas seus pais na zona rural de Itapetim.

A policia Militar foi ao local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

o velório e sepultamento será em São Vicente, mas ao Blog não foi informado o horário.

Torcedor do Flamengo mata palmeirense a tiros durante final da Libertadores no Sertão da Paraíba

Emanuel Alexandre da Silva, 47 anos, morreu no local. Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Uma discussão entre torcedores do Flamengo e do Palmeiras, na noite do sábado (28), durante a final da Libertadores da América 2021, resultou em uma morte e dois feridos, em um bar na cidade de Bernardino Batista, região de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba.

De acordo com informações da polícia, torcedores se concentraram em um bar para acompanhar a final da competição, e com o acirramento dos ânimos, um flamenguista sacou uma arma de fogo e efetuou disparos contra torcedores do Palmeiras, sendo que um deles, identificado pela PM como Emanuel Alexandre da Silva, 47 anos, morreu no local. Os demais foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) para receber tratamento médico. O autor disparos foi preso em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado à Central de Polícia em Cajazeiras, para que o delegado da Polícia Civil adotasse as medidas necessárias ao caso.

O JOGO  O Palmeiras é tricampeão da Copa Libertadores da América. O Alviverde fez 2 a 1 no Flamengo no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, na tarde do sábado (27).

Detran Itinerante retornará a Carnaíba e ofertará serviços de 29/11 a 03/12

O caminhão do Detran estará de volta ao município de Carnaíba, para ofertar diversos serviços ao cidadão. O atendimento será das 7h às 13h e o caminhão ficará estacionado em frente a nova sede da Guarda Municipal, na Praça Nossa Senhora de Lourdes.
O caminhão é equipado com guichês, gerador próprio e computadores com acesso à Internet e interligado a base de dados do órgão. A unidade está vindo a convite da Prefeitura de Carnaíba, através da Guarda Civil Municipal. Na unidade, os usuários poderão realizar os procedimentos de transferência de propriedade, primeiro emplacamento, emissão de taxas, IPVA e multas, comunicação de venda, consultas e pontos, atualização de dados, vistoria, identificação de condutor, recurso de infração, ordem de placa, informações gerais, entre outros.

Evento homenageia doadores do Hemope Serra

O Hemope Serra Talhada está comemorando a Semana Nacional dos Doadores de Sangue com a campanha intitulada ”Mereço uma estrela, doei sangue” (22 e 26 de novembro). Um evento realizado para celebrar e homenagear aos doadores que completaram 25, 50, 75 ou 100 doações de sangue em 2021. Durante a Semana do Doador, o hemocentro está recebendo diversos municípios realizando o Passeio Solidário.

Caravanas das cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Santa Terezinha e Solidão estão vindo ao Hemope para realizar doações. Segundo a assistente social Rita Jussara, todos os doadores estão sendo recebidos com muito carinho e com uma enorme gratidão pelo nobre ato de doarem sangue e que esperam que esta semana o número de doações seja superior a 100 doações. Durante a semana, o Hemope também contou com a presença da Gerente de Interiorização Andréia Sales da Fundação Hemope que entregou também os certificados aos doadores. Em parceria com  Fisioserra, os doadores concorrerão um brinde que será sorteado às 10h dessa sexta-feira (26). Agende sua doação através do número (87) 3831- 9330 ou diretamente com a assistente social Rita Jussara pelo telefone (87) 9 9930-8777.

Encontro Nordestino de Legislativos Municipais aconteceu no Recife

Vereadores de Solidão participam de encontro Nordestino de Legislativos MunicipaisMais de 200 vereadores de todo o nordeste participaram do Encontro Nordestino de Legislativos Municipais que  aconteceu em Recife. Os vereadores da Câmara Municipal de Solidão, Sertão do Alto Pajeú, marcaram presença. O evento foi nos dias 24,25,26 e 27 de Novembro, o evento teve a presença de palestrantes renomados, discutindo temas relevantes como: Comunicação Digital, Turismo como Desenvolvimento, Poder de Fiscalização das Câmaras Municipais e muitas outras palestras que buscarão fortalecer ainda mais o legislativo municipal brasileiro.

 

Bolsonaro derrete, Moro não decola e Lula segue líder: leia as pesquisas eleitorais da semana

(Estudos mostram tendência de queda de Bolsonaro e reprovação recorde da gestão; Moro e Lula ficam estáveis -)

A divulgação de três pesquisas eleitorais agitou a semana da corrida pela disputa da Presidência da República em 2022. Os levantamentos feitos por Paraná PesquisasPoderData e Ipespe apontam a consolidação de Lula na dianteira e a tendência de queda do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os estudos mostram que o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro (Podemos) ainda disputa a terceira colocação com Ciro Gomes (PDT). O resultado indica, contudo, que os dois seguem consideravelmente distantes de Lula e Bolsonaro na preferência do eleitorado.

::: Lula dispara, ultrapassa Bolsonaro e venceria em todos os cenários, aponta Paraná Pesquisas :::

Na segunda-feira (22), o Paraná Pesquisas, único instituto que ainda mostrava Lula em situação de empate técnico com Bolsonaro, divulgou novo estudo com o petista à frente do atual mandatário, com mais de 5 pontos percentuais de vantagem. O petista varia de 34,9% a 35,8% e Bolsonaro, de 29,2% a 30,1%.

O estudo anterior, realizado em junho, mostrava a tendência de crescimento de Lula, mas não havia captado a ultrapassagem do petista em relação a Bolsonaro, detectada posteriormente por DataFolha, PoderData e Ipec. Em junho, Lula marcava 34,6% e o atual presidente, 36,9%. Moro, testado pela primeira vez pelo Paraná Pesquisas, teve 10,7%.

A tendência foi confirmada pelos novos resultados divulgados pelo PoderData na quinta-feira (25) e pelo Ipespe nesta sexta-feira (26). A divisão de estudos do Poder360 mostrou estabilidade em relação ao levantamento feito no final de outubro, com Lula entre 34% e 36% e Bolsonaro, 27% a 30%.

::: Marcelo Freixo lidera pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro :::

Há um mês, Moro variava de 7% a 8%. Desde então, o ex-juiz filiou-se ao Podemos, fez um ato de campanha em Brasília e teve intensa cobertura dos principais veículos de imprensa.

A estratégia, contudo, ainda não deu resultados. O PoderData mostra, agora, que ele segue estacionado com 8% em qualquer cenário, ainda empatado tecnicamente com Ciro (7% a 9%).

Na pesquisa do Ipespe, nenhum candidato variou acima da margem de erro (3,2 pontos percentuais). Moro oscilou três pontos positivamente, de 8% para 11%, e Bolsonaro, negativamente, de 28% para 25%.

No segundo turno, dois dos três levantamentos apontaram que o lava-jatista é o candidato que mais se aproxima de Lula. A vitória do petista sobre Moro é por 51% a 34%, segundo o Ipespe, e por 48% a 31%, de acordo com o PoderData.

::: Lula será candidato em 2022, diz vice-presidente do PT: “Ele vem com sangue no olho” :::

O estudo do Paraná Pesquisas, por sua vez, diz que Moro perderia para Lula no segundo turno por uma distância mais larga do que perderia Bolsonaro. O integrante do Podemos tem 29,8% contra 40,7% do petista. Bolsonaro, por sua vez, tem 33,7% diante de 39,3% de Lula.

Leia a metodologia e acesse a íntegra das pesquisas:

Paraná Pesquisas |  A pesquisa foi realizada no período de 16 a 19 de novembro de 2021 pelo Paraná Pesquisas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados presencialmente em 164 municípios das 27 unidades federativas. Foram realizadas 2.020 entrevistas. Para acessar a íntegra, clique aqui.

PoderData |    A pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021 pelo PoderData. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados por telefone em 459 municípios das 27 unidades federativas. Foram realizadas 2.500 entrevistas. Para acessar a íntegra, clique aqui.

Ipespe | A pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021 pelo Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados presencialmente em 164 municípios das 27 unidades federativas. Foram realizadas 1.000 entrevistas. Para acessar a íntegra, clique aqui. Para acessar a íntegra, clique aqui.

Reprovação de Bolsonaro é recorde |  O derretimento de Bolsonaro também foi captado pela mesma pesquisa do PoderData. O estudo mostra que a parcela da população que considera o trabalho do presidente “ótimo” ou “bom” foi à mínima histórica e chegou a 22%. A oscilação negativa foi de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento realizado 15 dias antes. Os números da avaliação do trabalho de Bolsonaro colocam o presidente em seu pior saldo desde abril de 2020, quando começou a série histórica do PoderData. A diferença entre os que acham o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom” e “ruim” ou “péssimo” é agora de 35 pontos percentuais. Na última rodada, era de 33.Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

Solidão abre inscrições para o ‘Prêmio Chico Fogueteiro’

Solidão abre inscrições para o ‘Prêmio Chico Fogueteiro’

A Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Solidão, Sertão de Pernambuco, iniciou a convocação dos artistas e produtores culturais do município para participarem do ‘Prêmio Chico Fogueteiro’. O edital está com as inscrições abertas entre os dias 24 de novembro de 2021 a 01 de dezembro de 2021 e é direcionado a artistas individuais e grupos culturais.  O prêmio do Festival Artístico Chico Fogueteiro tem como objetivo contemplar projetos culturais de artistas residentes e atuantes na cidade. O qual é destinado as seguintes classes; música, artesanato, fotografia/desenhos, audiovisual, artes visuais, literatura, patrimônio material e imaterial, voltados para a cultura, que contemple espetáculos, shows, performances, mesas, palestras, debates e congêneres e que contribuam de maneira significativa para a cadeia produtiva e o desenvolvimento artístico e cultural local. O valor disponível para aplicação neste edital é de R$ 51.787,82. O mesmo será distribuído em 41 premiações. Mais informações sobre do edital, documentações, etapas e etc… podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude ou pelo site do Governo de Solidão;solidao.pe.gov.br  

SBT bate Globo pelo triplo de audiência com vitória do Palmeiras na Libertadores

Deyverson na final da Libertadores - jogo de futebol

Segundo dados preliminares aferidos pela Kantar Ibope, o SBT bateu a Globo por praticamente o triplo da audiência durante a partida que definiu o Palmeiras como vencedor da Taça Libertadores da América, neste sábado (27), em final jogada contra o Flamengo. A presença de dois times brasileiros, mais uma vez, foi ponto alto para a final. Na faixa horária compreendida entre as 17h as 19h35, o SBT obteve 26,3 pontos de média e 31 pontos de pico. No mesmo horário, a Globo, em segundo lugar, teve 9,3 pontos de média, enquanto a Record se contentava com 3,4 e a Band, com 1,9 ponto na Grande São Paulo.

Respaldo |  Cada ponto corresponde a 205.377 pessoas na região. O placar, se for mantido nos dados consolidados, representa um ganho em relação à final do mesmo campeonato, então com calendário atrasado, que ocorreu em março e também sagrou o Palmeiras como campeão. Na edição passada, a final da Libertadores fez 24,7 pontos para o SBT e 11, 2 na Globo –a TV de Silvio Santos agora cresceu, enquanto a Globo se retrai ainda mais. O SBT permaneceu na liderança por 155 minutos (2 horas e 35 minutos).

Pode ser uma imagem de texto que diz "Casa Bem MÃVEIS E DECORAÇÕES .São José do Egito Santa Terezinha* Tabira @casabemloja (87)99657-7045 PASC MAIS SAÚDE Plano Assistencial Familiar"

Pajeú terá mais 6 escolas estaduais em tempo integral a partir de 2022

https://3.bp.blogspot.com/-gSTiuPCjz0k/T5iCmoiO1_I/AAAAAAAAFCc/6jIu0bcLSug/s1600/GEDC0818.JPG

O governo de Pernambuco anunciou a ampliação da oferta do ensino integral em escolas de nível fundamental e médio e a criação de novas escolas técnicas, por todo Estado. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, 75% das escolas de ensino médio passam a ser integrais em 2022.

No Pajeú 4 cidades serão beneficiadas com escolas em tempo integral em Tabira, Tuparetama, São José do Egito e Serra Talhada.

Em Tabira, a Escola Pedro Pires Ferreira (foto), deve se tornar integral a partir de 2022, em Tuparetama a Escola Ernesto De Souza Leite e em São José do Egito a Escola Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho.

Na Capital do Xaxado, as escolas Antônio Timóteo, Manoel Pereira Lins e Irmã Elizabeth se tornarão integral.

Para militares, Carlos é o pior dos filhos de Bolsonaro. “Um maluco.”

Em conversas reservadas com integrantes do governo e com fardados que convivem com o presidente Jair Bolsonaro, militares admitem que o pior dos filhos do chefe do Executivo é o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro. Ele é visto como “um maluco, sem controle”.

Os militares contam que basta uma troca de mensagem com os filhos para Bolsonaro abortar acordos fechados. E Carlos tem grande influência sobre o presidente, sobretudo por repassar a ele os movimentos das redes sociais. Assim, um acerto feito na noite anterior é desfeito às 5h da manhã.

Não por acaso, admitem os militares, o governo de Bolsonaro degringolou e o presidente corre o risco de sair pela porta dos fundos do Palácio do Planalto ao não chegar nem ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Ele pode ser atropelado pelo ex-juiz Sergio Moro, que disputaria a final com Lula.

Para os militares, infelizmente, Bolsonaro tenderá a seguir ainda mais as maluquices dos filhos, que vão se desesperar ante a possibilidade de o pai não ser reeleito. Eles se empanturram com o poder, dominam várias áreas do governo e vão cair no ostracismo caso a derrota do presidente se confirme nas urnas.

Militares com acesso ao Planalto garantem que Bolsonaro está se “borrando” de medo de Moro, que está em alta nas pesquisas de intenção de votos. Na tentativa de passar por cima do ex-juiz, Carlos acionou o Gabinete do Ódio para atacar o maior adversário do pai neste momento. Bem se Lula não vencer no 1º turno.

SJEGito | Escola Sebastião Rabelo em 2022 será de Referência e horário integral

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "NÓS SOMOS REFERÊNCIA! o GOVERNO DE PE ESTÁ AMPLIANDO A OFERTA DE ENSINO INTEGRAL NAS ESCOLAS. SEBASTIÃO RABELO A PARTIR DE 2022, A ESCOLA ESGOLA ESR PE SEBASTIÃO RABELO PASSA A SER MAIS UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM SAO.JOSEDOECTTO.PE JOSÉ ENSINO FUNDAMENTAL OESEIVOLVINEAD OPORTUNIDADE DO EGITO (EREF) NO ESTADO. Programa de Integra Educação GRE SERIÃO Integral PERNAMBUCO SEMPRE PERNAMBUI Rede Secretaria Educação Esportes PERNAN Rede Estadul"O Governo de Pernambuco ampliará o Ensino Integral nas escolas da Rede Estadual. A partir do próximo ano, o Estado que atualmente conta com seis EREFs, ampliará para 40 o número de unidades de ensino com esta modalidade. Entre elas está a Escola Sebastião Rabelo em São José Do Egito.

“(…) Hoje, após 13 anos da Política Pública de Educação Integral, o Estado de PE figura como um dos melhores desempenhos em educação pública no país. Esse fato demonstra claramente a relevância dessa iniciativa educacional”, ressalta o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros. A Escola Sebastião Rabelo, no Ensino Fundamental Anos Finais, vem dentre os melhores resultados, há cerca de 5 anos sendo destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) que é o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera, a exemplo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do ensino médio nos exames do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática.

Nenhuma descrição de foto disponível.

New York Times fala sobre possível volta de Lula após fracasso econômico de Bolsonaro

Reportagem mostra como Lula praticamente ressurgiu das cinzas depois da prisão para retomar a trajetória de seus governo que levaram o Brasil a uma era de desenvolvimento econômico e social sem igual.

Internautas ironizam estreia de Lula no NYT - Política - Política– O mais influente jornal do planeta, The New York Times, publicou neste sábado ampla reportagem sobre o provável retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República: “Lula ensaia sua volta. Ele pode empolgar o país?” No destaque da reportagem, o jornalista  Ernesto Londoño afirma que “Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente, rechaçou uma enxurrada de acusações de corrupção e subiu à frente da corrida presidencial do próximo ano”. O texto informa que “uma série de vitórias nos tribunais o libertaram e restauraram seu direito de concorrer ao cargo [de presidente], permitindo que Lula novamente defenda que ele é o único caminho para uma nação que luta contra o aumento da fome, da pobreza e do aprofundamento da divisão política”.  A reportagem descreve a decadência econômica do país depois dos governos do PT e relaciona a história de Lula com a do povo brasileiro: “Filho de trabalhadores agrícolas analfabetos, Lula, que cresceu em um pequeno barraco sem eletricidade ou encanamento, viu [em seu governo] uma oportunidade de transformar famílias como a sua, investindo pesadamente em indústrias criadoras de empregos”.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Carnaíba | Anchieta ao lado de Danilo Cabral e José Patriota; inaugura sede da Guarda Civil e calçamentos

Na noite de sexta-feira (26/11/2021) o prefeito Anchieta Patriota cumpriu agenda de inaugurações, e na ocasião, o chefe do executivo municipal, iniciou a noite, entregando a população carnaibana a nova sede da Guarda Civil Municipal, que fica localizada na Praça Nossa Senhora de Lourdes, proporcionando aos profissionais um local aconchegante, amplo e moderno.Acompanhado do deputado federal Danilo Cabral e do presidente da Amupe José Patriota, o prefeito Anchieta descerrou a placa e apresentou o espaço aos convidados. Secretários de governo, vereadores, lideranças e muitos moradores foram conferir as novas instalações. Em seguida, embaixo de uma abençoada chuvinha a comitiva seguiu para Lagoa do Caroá, onde o prefeito entregou a Rua Adauta Paulino com 2.491 metros quadrados. O vereador Alex Mendes, autor do requerimento, agradeceu em nome da população. O nome da rua é uma homenagem a uma agente comunitária que atuou na comunidade. Participaram dos eventos os secretários Tiago Arruda (Infraestrutura), Anchieta Alves (Agricultura), Jonas Rodrigues (Administração), Everaldo Patriota (Governo), Vilberto Malaquias (Finanças) e as secretárias Cecília Patriota (Educação), Alessandra Noé (Saúde) e Janiele Mabele (Assistência Social). Os vereadores Izaquele Ribeiro, Cícero Batista, Alex Mendes e José Jesus (Calango), além de diretores e lideranças comunitárias. Texto: Ivonaldo Filho e Maria Brassan. Imagens: Ivonaldo Filho.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pesquisa Ipespe (ex.Ibope) confirma vitória folgada de Lula na disputa presidencial

‘Lula cresce, Bolsonaro cai e Moro passa Ciro em nova pesquisa Ipespe’

Segundo o instituto, Lula tem 42%; Bolsonaro, 25%; Moro 11%; Ciro, 9%; Doria, 2%; e Mandetta e Rodrigo Pacheco, 1%.

Da Agenda do Poder – Pesquisa eleitoral Ipespe (ex-Ibope), divulgada nesta sexta-feira, confirma a liderança absoluta do ex-presidente Lula no primeiro e segundo turnos. Segundo o instituto, Lula tem 42%; Bolsonaro, 25%; Moro 11%; Ciro, 9%; Doria, 2%; e Mandetta e Rodrigo Pacheco, 1%.Os números mostram que Moro cresceu três pontos percentuais e já ultrapassou Ciro Gomes, do PDT.

     No segundo turno, Lula vence com folga todos os adversários.

Imagem

Pode ser uma imagem de texto

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 28 de novembro de 2021)

Blog Nill Júnior 

Como está,  Carnaval não vai rolar

Há vários motivos que explicam porque,  se tivessem que tomar a decisão hoje, Paulo Câmara,  André Longo e cia estariam decididos a não realizar a festa de momo.

O primeiro é sanitário e epidemiológico. Há um número importante de pessoas que não tomaram a segunda dose, praticamente 600 mil pessoas em Pernambuco,  grande parte no público alvo que costuma participar da festa de momo.

Como um dos maiores polos de folia do mundo, Pernambuco costuma atrair milhares de turistas de outros estados e de fora, inclusive países europeus, alguns no foco da chamada quarta onda.

A notícia da chegada de uma nova variante africana, ainda mais transmissível,  é o que se pode chamar de pá de cal no desejo e na esperança de quem vive ou participa de alguma forma da festa.

O que falta é uma declaração mais incisiva de Paulo Câmara,  como já fizeram Rui Costa na Bahia e Camilo Santana,  no Ceará.  Aqui, pressionado pelo setor de eventos, o governador ainda não bateu o pé.  Deveria.

Faltou só explicar o fator político,  também presente na decisão: 2022 é ano eleitoral.  O staff do governo avalia que não vale a pena correr o risco de,  após a festa, administrar um novo surto em virtude das aglomerações e pagar um preço eleitoral em outubro.

Assim, salvo uma guinada improvável nesses fatores, vamos ter que guardar de novo a sombrinha, a fantasia,  a máscara e os adereços: carnaval, só e talvez em 2023…

Pre$$ão

A coletiva de Rômulo Menezes para dar detalhes sobre o desfile do Galo da Madrugada em 2022 é pura pressão no governador Paulo Câmara.  São milhões em jogo fruto dos mega patrocinadores e um ano no traço.

Por eles, também não 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde externou extrema apreensão com a variante Omicron somada à quarta onda na Europa. A depender deles,  além do reforço das medidas de distanciamento,  não deveria haver nem Reveillon. “Quem dirá carnaval”, diz um Secretário membro.

“Na base do só vou se você for”

Prefeitos das cidades sertanejas que tem polo carnavalesco estão aguardando posição do estado para seguí-lo integralmente.  Cidades como Triunfo, Arcoverde, Pesqueira,  Afogados,  Salgueiro e Bezerros só autorizarão a festa se o estado disser sim.

Dêva pode não seguir G4

A Coluna quis saber de Dêva Pessoa como ele vê o movimento de setor da oposição que vai escolher um nome entre Danilo Augusto, Plécio Galvão,  Priscila Filó e Moisés Freitas para disputar a prefeitura em 2022.

Sou ou não sou

“Isso é coisa pra se discutir mais a frente. Eu não sei se sou ou não candidato. Também não sei se apoio essa oposição como está posta. Também converso com Joel Gomes, Domênico, Sávio Pessoa, Romero. Temos um grupo e vamos dialogar”.

Quem espalhou a brasa?

Não há problema nenhum no diálogo republicano entre Sebastião Oliveira,  Ronaldo de Dja e Romero do Carro de Som.  O que gerou fusuê e especulação foi a falta de publicidade da agenda, que só foi descoberta porque vazou, e a tentativa de Romero de jogar com a informação para barganhar de Márcia Conrado.

Xerox

A perseguição da prefeita de Cedro, Marly de Neguinho, aos espaços do vice,  Paulo Alves, foi comentada por aliados do vice de Arcoverde,  Israel Rubis, por seu rompimento com o prefeito Wellington da LW.  “Nunca vi uma história parecer tanto com a outra”, disse um aliado do vice arcoverdense.

Ganhou pra perder 

João Dória venceu Eduardo Leite e Arthur Virgílio nas prévias do PSDB e é o nome da legenda para disputar a presidência. Para muitos,  comemorou o direito de não ir a lugar nenhum.

Frase da semana:

“O Carnaval ainda está sendo avaliado”.

Do governador Paulo Câmara,  adotando a política sobre o muro, diante de uma decisão praticamente tomada.

Pode ser uma imagem de texto

Iguaracy acende as luzes do Natal

Nenhuma descrição disponível.

O Governo Municipal de Iguaracy realizou neste dia 26 de Novembro o acendimento das luzes de natal 2021.

Com o tema “Sonhos de Natal”, o lançamento teve as presenças do prefeito Zeinha Torres ao lado da primeira Dama Mary Delanea, do vice-prefeito Pedro Alves, Secretários e equipe de governo. A inauguração da decoração natalina aconteceu simultaneamente em outros pontos do município, como povoado de Irajaí no  e distrito de Jabitacá .

Famílias e grupos de amigos que foram conferir de perto o acendimento das Luzes e toda a ornamentação que compõem o cenário natalino deste ano em Iguaracy.

Exatamente às 19h30, o prefeito Zeinha Torres e o vice-prefeito Pedro Alves ligaram as luzes natalinas.

Abrilhantando o evento, o coral formado por crianças da Escola Nações Unidas que juntamente com seus professores realizaram a apresentação interpretando  canções de Natal. “Teve Papai Noel, cantata e a  iluminação natalina é uma forma de levar alegria para a população depois desses dois anos de pandemia e que trouxeram dificuldades e diversas restrições a todos” Pontuou Zeinha.

Nenhuma descrição disponível.
                                                 (Praça em Iguarcy e ao lado Distrito de Jabitacá)

Na primeira gestão do prefeito Zeinha Torres, iniciada em 2017, o projeto “Reciclar para Iluminar” foi um grande sucesso e ainda hoje faz parte da decoração juntamente com o projeto “Sonhos de Natal”.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, criança e texto que diz "Perfil Pensou sua casa própria? Pensou Perfil! Centro Clinico Prata Júnior Ortodontia-Cirurgia-Tratamento de Canal Restaurações Estéticas (87) 3853.1224 9 9991.6244 Dr. Júnior Prata CRO-PE 7559 Trav. Miguel Alves da Costa 08. Centro Itapetim PE SAÚDE CENTER ODONTOLOGIA PSICOLOGIA MEDICINA Ortodontia-Cirurgia-Tratamento Tratamento de Canal Restaurações Estéticas (87) 9 9822.7604 I 9 9991.6244 Dr. Júnior Prata Rua 5d agosto, 115. Centro São José CRO-PE 7559 Egito PE"

Jovem morre de queda de escada em SJEgito

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, barba, motocicleta, óculos, ao ar livre e texto que diz "LUTO! LUTO! Henrique, descanse em PAZ! Oro"

Editado às 22h | Faleceu nessa sexta-feira( 26 ) no Hospital da Restauração na  Cidade do Recife, o jovem Henrike Rabelo, tinha 25 anos. Ele era filho de Romulo Campos. Henrike caiu de uma escada e foi levado às pressas para o Recife, quinta (25), ficando internado em estado gravíssimo. Mas na noite de ontem não resistiu e veio a óbito.

Ele fazia parte do Moto Club em SJegito, nas redes sociais ,familiares e amigos lamentam a morte precoce do jovem.

O corpo será velado no PASC e o sepultamento ainda foi  confirmado se nesse domingo ou na segunda no Cemitério Municipal de SJEgito.

 

 

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Casa Bem MÃVEIS E DECORAÇÕES .São José do Egito Santa Terezinha* Tabira @casabemloja (87)99657-7045 PASC MAIS SAÚDE Plano Assistencial Familiar"

Aumento de casos de covid-19 preocupa Serra Talhada e região

Aumento de casos de covid-19 preocupa Serra Talhada e região

A Capital do Xaxado registrou outros 28 novos casos ativos de covid-19, nessa sexta (26), elevando para 105 pessoas doentes, e chegando a 10.581 casos confirmados desde o começo da pandemia, além de 190 mortes pela doença até agora. Além da Terra de Lampião, outras cidades da região, também chamam atenção pela quantidade casos registrados nos últimos dias, provavelmente pela proximidade com Serra Talhada. Calumbi tem 22 pessoas com o vírus ativo no organismo, Flores 13. Atualmente são as 3 cidades do Pajeú com os maiores números de casos ativos.

Ao todo a região tem 163 pessoas com o vírus da covid-19 ativo no organismo neste sábado (27). 33.966 casos já foram confirmados desde o começo da pandemia no Pajeú, com 33.134 pessoas recuperadas ou, 97,55% do total geral. 665 vidas foram perdidas pra covid-19 nas 17 cidades da região até agora. 6 cidades permanecem sem casos ativos neste sábado (27): Solidão, Brejinho, Iguaracy, Quixaba, Ingazeira, e Santa Terezinha.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

SJEgito se aproxima de 50 mil doses de vacina contra covid-19 aplicadas

São José do Egito se aproxima de 50 mil doses de vacina contra covid-19 aplicadasA Capital da Poesia se mantém como cidade referência na aplicação de vacina contra a covid-19 pro Brasil e segue imunizando sua população. Segundo um novo vacinômetro divulgado neste sábado (27), pelo PNI municipal, a cidade se aproxima de 50 mil doses aplicadas em sua população.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, 25.755 pessoas tomaram a primeira dose, 21.085 já tomaram a segunda e/ou a dose única da vacina contra a covid-19. 3.097 egipcienses também já receberam sua dose de reforço, ou 3ª dose como também está sendo chamada, assim 49.937 doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas nos braços do povo em São José do Egito desde o inicio da campanha no fim de janeiro deste ano.

Semana do Bebê terminou com caminhada e parquinho para criançada em SJEgito

Semana do Bebê terminou com caminhada e parquinho para criançada em SJEDepois de uma semana intensa de várias atividades de conscientização, palestras, rodas de conversa, e brincadeiras nos Postos de Saúde da Família e nas Escolas Municipais de Ensino Infantil, chegou ao fim a 2ª Semana do Bebê, em São José do Egito instituída pela lei municipal 697/2019.

O evento que marcou o encerramento da Semana do Bebê deste ano foi uma carreata com as crianças nos seus carrinhos, saindo da Praça de Dôdô até a Rua da Baixa. Com faixas e carro de som, a caminhada também chamou atenção para o cuidado que devemos ter com a primeira infância. No fim a criançada brincou a vale no parquinho que foi instalado justamente para elas.

Todas essas atividades, estão dentro do cronograma do Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Já ? Em Cedro, vice quer romper com prefeita

Boatos esquenta clima de rompimento entre prefeita e vice em Cedro-PEO vice-prefeito de Cedro, Dr. Paulo Alves (Paulinho) está tendo especulado seu racha com a prefeita Marly de Neguinho.

Segundo o blog de Didi Galvão “Marly de Neguinho estaria com ciúmes do prestígio do vice”. A situação que se comenta na cidade de Cedro, é que o vice-prefeito está com sua popularidade em alta, e a gestora está com um possível ciúme do médico da cidade. Os laços políticos de Marly e  Dr. Paulinho, estão prestes a se romper. Dr. Paulinho teria sido preterido em decisões importantes da administração. O médico não quer cumprir apenas papel de “vice decorativo”. Ele já teria deixado claro para a gestora que, caso não seja chamado a participar do governo, se afastará.

Pode ser uma imagem de texto

Faltam delegados em 65 delegacias de Pernambuco

Por Raphael Guerra/JC

Enquanto os números de roubos e furtos crescem em Pernambuco – pelo terceiro mês consecutivo – e a sensação de insegurança aumenta, a falta de efetivo policial para investigar os crimes fica cada vez mais notória. Levantamento exclusivo obtido pelo JC, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), revela que 30% das delegacias do Estado não têm com delegados titulares. O problema maior está nos municípios do interior.

De 217 delegacias de polícia, 65 não tem delegados titulares. Por causa disso, profissionais precisam trabalhar em mais de uma delegacia, fazendo rodízio e acumulando investigações. “Tem delegado respondendo por até seis delegacias”, revelou o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues.

Na lista de municípios sem delegados aparecem Itapissuma, Aliança, Vicência, Lagoa do Carro, Ferreiros, Camutanga, Escada, Glória do Goitá, Primavera, Chã de Alegria, Água Preta, Quipapá, Rio Formoso, Joaquim Nabuco, Xexéu, Jaqueira, Belém de Maria, Agrestina, Lagoa dos Gatos, Sairé, Belo Jardim, São Caetano, Cachoeirinha, Poção, Passira, Frei Miguelinho, Jataúba, Vertentes, entre outros.

Stª Terezinha – Família Martins convida população para missa.

“Adeus, é quando o coração que parte deixa metade com quem fica”. Na certeza do reencontro para a eternidade, a família Martins convida a todos os amigos para a missa de primeiro aniversário de morte pelas almas de Geovane Martins (Vaninho) e Neci Caetano da Silva (Nicinha) e de segundo aniversário de João Batista Martins (Danda Martins). A celebração será neste domingo, 28 de novembro às 8 horas da manhã na Matriz de Santa Terezinha e desde já, agradecem o comparecimento e respeito nesse momento de sensibilidade e lembranças.

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Casa Bem MÃVEIS E DECORAÇÕES .São José do Egito Santa Terezinha* Tabira @casabemloja (87)99657-7045 PASC MAIS SAÚDE Plano Assistencial Familiar"

~~Giro nos blog’s no sabadão (27/11/2021)~~

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nova variante preocupa

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

Em meio à quarta onda da Covid-19, a Europa toma medidas restritivas para evitar o avanço da doença. Há toques de recolher e bloqueios em diversas nações do Velho Continente. A Áustria, por exemplo, está em seu quarto lockdown desde a última segunda-feira (22).

A partir de 1º de fevereiro, o governo austríaco pretende tornar obrigatória a vacinação. Existe um movimento antivacina liderado pelo Partido da Liberdade, de extrema-direita. Consta que a cobertura vacinal chegou a 66% da população. No entanto, esta é uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental.

Portugal voltou a exigir o uso de máscaras em locais fechados, além de estabelecer passaporte sanitário em hotéis e restaurantes. Em testemunho dado ao Blog, o médico pernambucano Gilvaney Silva alertou que outros países estão impedindo o acesso devido ao aumento de casos, a exemplo da Holanda.

Com isso, ele resolveu antecipar o retorno de Lisboa ao Recife. No leste europeu, a Eslováquia e a República Tcheca estão entre as nações com as maiores taxas de infecção do coronavírus. Lá, pessoas não vacinadas estão proibidas de frequentar bares, restaurantes, hotéis e salões de beleza.

A identificação de uma nova variante na África do Sul, batizada de “ômicron” pela Organização Mundial da Saúde, elevou o alerta. A Bélgica foi o primeiro país da Europa a registrar o primeiro caso no continente da cepa. A própria OMS considera preocupante a variante por apresentar evidência de reinfecção.

A Itália proibiu a entrada de pessoas vindas da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue. A preocupação também toma conta da América do Norte: o Canadá restringiu o acesso a visitantes das sete nações sul-africanas, assim como os EUA, que também vetaram o Malawi.

Aeroportos abertos – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rebateu um apoiador que sugeriu o fechamento dos aeroportos brasileiros a visitantes estrangeiros para conter o avanço da nova cepa do coronavírus. “Não vai vedar, rapaz, mas que loucura é essa? Se fechar aeroporto, o vírus não entra? Já está aqui dentro”, disse ao seguidor, ontem, na entrada do Palácio da Alvorada.

Governo segue Anvisa – Apesar da declaração de Bolsonaro, o Governo Federal acatou a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vai fechar as fronteiras para passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. O anúncio foi feito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, na noite de ontem, pelo Twitter. Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com os ministérios da Infraestrutura, Saúde e Justiça, passando a vigorar na segunda (29).

Tucanos retomam prévias – A partir das 8h, o PSDB retoma as prévias para definir o pré-candidato do partido à Presidência. No último domingo (21), o processo foi interrompido devido a falhas no aplicativo de votação, impedindo o registro do voto de milhares de filiados. Durante a semana, houve troca de farpas entre os três postulantes: os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP), além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que se uniu às queixas do gestor paulista contra o gaúcho.

Desbloqueio – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que a 13ª Vara Federal de Curitiba desbloqueie os bens do ex-presidente Lula (PT). O julgamento teve início em agosto e foi retomado no último dia 19. A conclusão ocorreu ontem, com o depósito dos votos no plenário virtual. Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Nunes Marques decidiram a favor do petista, enquanto o relator do caso, Edson Fachin, votou contra.

Natal encantado – Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, abre oficialmente o “Natal Encantado”. A cerimônia ocorre amanhã, a partir das 19h, na Praça dos Estudantes. De acordo com o prefeito Fábio Aragão (PP), diversos pontos foram amplamente decorados com enfeites e luzes. Ele montou uma grande programação cultural, que inclui apresentações teatrais, musicais, cinema, além da Vila Gastronômica e a do Papai Noel. A PE-160 também estará iluminada até 6 de janeiro.

CURTAS

DE CAMAROTE – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que quer “assistir de camarote o que os governadores e prefeitos vão fazer” em relação ao Carnaval. Em entrevista à Jovem Pan, ele também contestou o veto a fiéis em igrejas.

POSSE – A nova diretoria do PSOL Olinda para o biênio 2021-2023 toma posse logo mais, às 18h30, em solenidade no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro, Olinda. Atual presidente, Eugênia Lima será reconduzida ao cargo.

Perguntar não ofende: Com uma nova variante do coronavírus em circulação, prefeitos e governadores vão promover Carnaval em 2022?

Pode ser uma imagem de texto que diz "Casa Bem MÃVEIS E DECORAÇÕES .São José do Egito Santa Terezinha* Tabira @casabemloja (87)99657-7045 PASC MAIS SAÚDE Plano Assistencial Familiar"

As bancadas federais de PT, PSB, PCdoB e PDT já atuam hoje no Congresso Nacional como um grande bloco nas votações mais importantes. A sintonia entre os parlamentares dessas quatros siglas vem estimulando a direção nacional dos seus partidos a se reunirem e colocar na mesa uma construção de federação.

O bloco PT, PSB e PCdoB já está consolidado, mas a grande dúvida é justamente o PDT. Esse movimento dependeria da desistência de Ciro Gomes de disputar à presidência da República, coisa que não está longe de acontecer. A pontuação do ex-ministro Sérgio Moro entubou o projeto de Ciro. Se a federação acontecer entre os quatro partidos, na esfera local, o deputado Wolney Queiroz não precisará deixar o PDT – como pretende hoje – para disputar sua reeleição.

Esse bloco é tudo o que Lula sonha num eventual governo. Primeiro, porque garante um número considerável de parlamentares a seu favor e votando nas suas pautas. Depois, fica mais fácil atender aos congressistas. Afinal, com quatro partidos “coligados”, os gestos também poderão ser em bloco.

SINTONIA – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e a deputada estadual Clarissa Tércio mostraram que estão em plena sintonia para a eleição do próximo ano. Clarissa confirmou que vai disputar a reeleição e Gilson ainda faz mistério sobre seu futuro político. A sintonia entre eles deverá também ser na esfera partidária, pois onde um for o outro seguirá. Clarissa hoje tem um compromisso com o Podemos, mas tende a acompanhar Bolsonaro, não Moro.

RITMO DE GESTÃO – O prefeito Marcelo Gouveia (PSD) vem numa agenda intensa em Paudalho. Toda semana é uma ordem de serviço de novas obras, inauguração de outras e mais anúncios. Pelo volume de ações, parece que Marcelo começou o mandato agora. Ele é um dos prefeitos da Mata Norte que mais conquistaram emendas parlamentares e convênios com a União.

RETOMADA DAS PRÉVIAS- Após a lambança de semana passada, o PSDB retomará as prévias neste sábado. Foi o que garantiu o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo. Os candidatos estão num ritmo frenético para fechar o ciclo e anunciar o nome tucano na disputa pelo Planalto.

RÁPIDAS

GARANTIDO – Após pedido do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) ao secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, Palmares tem garantida a permanência da sede da 3ª  CIA do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) em seu território. A demanda foi levada ao deputado pelo prefeito Júnior Melo (PP).

SUBIU O TOM – O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), bateu forte no Governo do Estado, ao qual acusou de ter virado as costas para sua cidade. No mesmo discurso, ele lembrou sua trajetória com Eduardo Campos e anunciou a adesão integral de seu grupo político à pré-candidatura de Miguel Coelho.

NO RADAR – Petista de alto nível revelou à coluna que o diretório nacional do partido de Lula está com os olhos voltados para a deputada Marília Arraes. “Ela venceu a eleição da Mesa Diretora contra o candidato do PT e com apoio dos bolsonaristas, e agora vem essa denúncia, não brinque o diretório poderá agir pesadamente”.

PINGA-FOGO: Marília Arraes vai rebater o deputado que a acusou de receber R$10 milhões para votar em Arthur Lira?

O prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho, voltou a rodar pelo estado na árdua missão de tornar-se conhecido antes do início da campanha oficial.

Ontem, o petrolinense esteve em João Alfredo, Surubim e Orobó, todas no Agreste. Dessas cidades, o destaque fica para Orobó, onde Miguel conta com o apoio da principal liderança da região: o ex-prefeito Cléber Chaparral, esposo da prefeita Juliana Chaparral e pré-candidato a deputado estadual.

Amanhã, domingo, Miguel estará em Brejão e na Pedra. Na segunda, o pré-candidato do DEM (futuro União Brasil) percorrerá cidades do Sertão: Floresta, Arcoverde e Ibimirim. Na semana que vem, mais municípios devem ser inseridos no roteiro do prefeito de Petrolina, cuja tendência, agora, é intensificar ainda mais as andanças.

O desafio de Miguel é chegar ao período das convenções no ano que vem mais conhecido e em pé de igualdade com a sua “concorrente” oposicionista Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, e também pré-candidata ao Palácio do Campo das Princesas. A tucana conta hoje com a maioria dos partidos do bloco.

O povo quer saber: por onde Miguel andará na semana que vem?

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

             Coluna da Folha’PE| Edmar Lyra

Ricardo Teobaldo reforça confiança em projeto de Miguel Coelho 

No segundo mandato como deputado federal, Ricardo Teobaldo é o presidente estadual do Podemos, e foi responsável pelo primeiro apoio oficial à pré-candidatura de Miguel Coelho a governador além do União Brasil, partido resultante da fusão do PSL com o Democratas, onde Miguel é filiado.

O presidente estadual do Podemos disse acreditar que os últimos acontecimentos foram muito positivos para o projeto de Miguel Coelho, que será um projeto suprapartidário e que abrigará diversos palanques nacionais, a exemplo da pré-candidatura do ex-ministro Sergio Moro pelo Podemos, o nome que vier a ser apoiado pelo União Brasil, que poderá formalizar apoio ao próprio Moro, e também o presidente Jair Bolsonaro, que está de malas prontas para o PL, que a depender da conjuntura poderá ficar no palanque de Miguel.

Neste contexto, prossegue Teobaldo, a campanha de Miguel Coelho subirá de patamar e será responsável pelo principal contraponto ao PSB de Pernambuco, uma vez que contará com robusto apoio de prefeitos e lideranças políticas, entre deputados estaduais e deputados federais, que estarão no projeto do União Brasil para Pernambuco.

Teobaldo finaliza com a avaliação de que Miguel Coelho conseguiu desempenhar um papel extraordinário na prefeitura de Petrolina nos últimos cinco anos e garantiu avanço de diversos indicadores sociais para a cidade mais importante do sertão, o que possibilita Miguel Coelho a apresentar um projeto com diretrizes claras no sentido de garantir avanços em Pernambuco caso ele seja governador a partir de 2023.

Fidelidade – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria de votos, não reconheceu “justa causa” para a desfiliação do deputado federal Marlon Santos, do PDT do Rio Grande do Sul. O parlamentar teria descumprido a orientação do partido ao votar a favor da reforma da previdência. Com a decisão, o deputado deverá permanecer no PDT até a janela partidária, período de 30 dias que ocorre seis meses antes da eleição, no qual a legislação eleitoral permite a troca de partido sem perder o mandato.

Federal – Apesar de trabalhar com o projeto de reeleição e construir a pré-candidatura de Eriberto Rafael a deputado federal, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, tem seu nome especulado para entrar na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. O parlamentar arquivou este projeto em 2018 após assumir a presidência da Alepe e acabou sendo reeleito por dois biênios após o mandato-tampão obtido a partir de julho daquele ano.

São Paulo – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, será mesmo candidato em São Paulo. A expectativa é que ele possa disputar o Palácio dos Bandeirantes garantindo palanque ao presidente Jair Bolsonaro no maior colégio eleitoral do país.

Prévias – Após a confusão envolvendo as prévias tucanas, o PSDB decidiu retomar a votação neste sábado. O presidente nacional da sigla, Bruno Araujo, conseguiu o apoio dos três postulantes, Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria, para seguir com as prévias.

Inocente quer saber – João Doria será confirmado como o vencedor das prévias tucanas?

Pode ser uma imagem de texto

Blog do Silvinho

A turma do Bolsonaro de Pernambuco

Já deu para perceber um pouco através do posicionamento de alguns aliados do governador Paulo Câmara (PSB) que 2022 promete termos uma eleição novamente nacionalizada aqui no estado. Na última quinta-feira, por exemplo, coube a deputada estadual Laura Gomes (PSB) o discurso mais inflamado contra a oposição estadual: estão a favor do bolsonarismo e contra a população.

Ora, nos bastidores isso já é dado como certo: não importa se teremos uma, duas ou três candidaturas no campo oposicionista a Frente Popular vai usar novamente a mesma tática que usou contra Armando Monteiro, Bruno Araújo e Mendonça Filho e que obteve sucesso: a turma do Bolsonaro.

O PSDB, que apresenta a figura da prefeita Raquel Lyra aos pernambucanos vai cair na mesma estratégia, principalmente se o PL se aliar a Raquel com Bolsonaro filiado a legenda. Nos corredores existe até a brincadeira de que Raquel e Anderson podem formar no estado a chapa “BolsoDória” em alusão a uma vitória de Dória nas prévias do PSDB e o apoio de Anderson Ferreira a Bolsonaro.

No grupo de Miguel Coelho então nem se conta. Ainda que não tenha declarado apoio a nenhum candidato a presidente o pai do petrolinense é o líder de Bolsonaro no senado federal. Além disso, o prefeito Miguel Coelho recebeu um grande volume de recursos do governo Bolsonaro na cidade de Petrolina.

O PSB vai usar a tática certa e com efeito certeiro? Só em 2022 iremos saber.

A turma do Bolsonaro – Se para algumas pessoas é um problema ter Bolsonaro no palanque, para outros é uma honra. É o caso do ministro Gilson Machado Neto, Coronel Alberto Feitosa, Clarissa Tércio e o Coronel Meira. Além destes, outros nomes investirão pesado nas bandeiras bolsonaristas em 2022. É o caso do presidente do endireita Pernambuco, Nelson Monteiro.

Lá tem mais – O grupo oposicionista no estado chega a fazer brincadeira com a possibilidade de receberam o rótulo de bolsonaritas. “Se na oposição tem, na Frente Popular tem bem mais” e citam como exemplo o deputado Eduardo da Fonte do PP, e o deputado Silvio Costa do Republicanos. Os dois já disseram que vão votar em Lula, mas os partidos fazem parte do tripé de Bolsonaro para a reeleição.

Recife – O prefeito João Campos anunciou, nesta sexta-feira (26), a ampliação de oferta de vagas para educação infantil. Para o ano letivo de 2022, a Rede Municipal de Ensino contará com o reforço de 19 novas salas em creches que já estão em funcionamento. Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, a iniciativa beneficiará 500 estudantes.

PSDB – O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, informou ontem que o partido retomará neste sábado (27) as prévias para as eleições presidenciais de 2022. A expectativa é de que o pré-candidato do partido seja conhecido por todos às 20 horas.

Animado – Mendonça Filho está bastante animado para a disputa de 2022 onde vai concorrer novamente a uma cadeira na Câmara Federal. Com um recall das últimas eleições de 2018 e 2020, o ex-ministro tem tudo para conquistar uma das vinte e cinco vagas. Alguns prefeitos chegam a tecer comentários positivos sobre Mendonça, dizendo que mesmo sem mandato tem um alto prestígio em Brasília o que ajuda e muito a conseguirem recursos para os municípios.

Comparando – Na eleição de 2018, Michel Temer não foi candidato à reeleição e tinha menos de 10% de aprovação do governo. O cenário agora é diferente: O presidente da república será candidato e as pesquisas atuais o colocam em um patamar acima dos 25% de intenções de votos. Sendo que aqui em Pernambuco, pelo menos 15% já dizem hoje que votam nele. Será que a tática usada em 2018 com o título “turma de Temer”, funcionaria com a “turma de Bolsonaro”?

Pode ser uma imagem de texto

Defesa de Flavio Marques e Sebastião Dias vai recorrer ao TRE

Prezado blogueiro,

A defesa do ex-candidato à prefeito de Tabira, Flávio Marques dos demais envolvidos Sebastião Dias, Aldo Santana, Maria José Almeida e Socorro Leandro, sempre com o respeito devido e merecido a 050ª Zona Eleitoral, reitera sua irresignação com a decisão de ontem, uma vez que não foram apreciados argumentos relevantes levantados na defesa e que modificariam as conclusões do julgado.

Salientamos, ainda, que Flávio Marques mantém-se com a Ficha Limpa, podendo ser candidato e que a decisão de ontem será objeto de recurso para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), para demonstrar que essa deliberação não reúne provas suficientes para fundamentar uma decisão de procedência, negligenciando todos os demais elementos que rechaçaram qualquer imputação de abuso de poder.

Destacamos, também, que o próprio Ministério Público Eleitoral, em sua manifestação ministerial afirmou que “as provas produzidas são insuficientes para a procedência da representação” e pediu a improcedência da ação com seu arquivamento.

Inexistem, repisa-se, elementos nos autos que evidenciam, ainda que minimamente, a prática dos ilícitos apontados, sendo a decisão a reiteração de uma injustiça com Flávio Marques e os demais citados na sentença.

Advogados do ex-candidato Flávio Marques

Câmara Vereadores homenageiam 7 personalidades com título de Cidadão Honorário Itapetinense

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "ENARI"

Câmara de Vereadores de Itapetim concede Título de Cidadão a pessoas que tem serviços prestados ao município.
A Cerimonia foi na última sessão ordinária realizada na casa Legislativa, foram entregues 7 títulos de Cidadão Honorários aos novos cidadãos Itapetinense:
– Tardelly Galvão de Moura
– André Machado Zuza
– Pr. Ramilson Mendes Guedes
– Francisco Fábio de Lima
– José Gomes Neto
– Gilmar Rodrigues Calvara
– Marli Neves Dinis Amorim
A Presidente Jordania Siqueira parabenizou a todos por essa conquista e em especial, todos eles com o comprometimento  sempre batalhando com muita garra e perseverança. Reconhecimentos com esses, são de suma importância para nossa população, são desempenhadas muitas funções em nossa cidade que faz abrilhantar o brilho de nossa querida Itapetim. Foi uma sessão muito bonita, onde foram homenageadas pessoas merecedoras, que realmente trabalharam e ajudam a construir o nosso município. Nós, enquanto vereadores, ficamos honrados em poder entregar os títulos.”
O Plenário Zezito de Vital recebeu, além dos homenageados, seus familiares e autoridades locais, que acompanharam a entrega de condecorações aos cidadãos e as devidas homenagens dos parlamentares.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "bem estar Dr. Robson Stênio Médico Oftaimologista Clinica Cirúrgica Reabilitação ATENDIMENTO pós-Covid 19 Priori Center Rus 00m Entenda como esse tratamento ajuda narecuperação do condicionamento físico respiratório. Tuparetama Egito-PE Hapetim @prioricenter 83199882.7040 (87) 3844 (87)38442942 2942 (87) 99618 2025 Rua Antônio Silva Sobrinho, Ipiranga São José do Egito PE. bem! estar ROBSON DR.ROBSONSTÊNIO STÊNIO"

Suspeito de assaltos a bancos que movimentava até R$ 20 milhões por mês é preso em Patos, PB

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um homem de 40 anos suspeito de movimentar até R$ 20 milhões por mês com o tráfico de drogas na Paraíba e no Rio Grande do Norte foi preso na tarde desta quinta-feira (25) de novembro, na cidade de Patos, no Sertão. O suspeito estava entre os detentos que fugiram do presídio PB-1, em João Pessoa, em 2018, mas voltou a ser preso no mesmo ano.Segundo a polícia, o homem conseguiu sair da cadeia mediante determinação judicial, mas teve novo mandado de prisão decretado, que foi cumprido pelas equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/PCPB) e da Deicor/PCRN, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com investigações da polícia, o suspeito chegou a movimentar em torno de R$ 20 milhões por mês nos dois estados, chefiando negócios ligados ao tráfico de drogas. Os roubos a instituições financeiras e a carros-fortes, dos quais o investigado teria participado, também serviam para financiar o comércio de drogas.

“Era um dos criminosos mais procurados no Nordeste, tendo em vista sua posição na hierarquia do crime, chefiando organizações criminosas que causam grandes prejuízos à sociedade. No Rio Grande do Norte, investigações apontam a participação dele em vários ataques a bancos”, disse o delegado Diego Beltrão, da DRACO.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Centro Clinico Prata Júnior CLÍNICA SANTA CALUCIA LUCIA Ortodontia-Crurgia-Tratamentode (87) 3853.1224 Restaurações Estéticas 9991.6244 Dr. Júnior Prata CRO-PE 7559 Trav. Miguel Alves da Costa, 08. Centro Itapetim PE SAÚDE CENTER MEDICINA ODONTOLOGIA- PSICOLOGIA Cirurgia geral Coloproctologia Ultrassonografia Dr. Romerio Augusto Guimarães CRM 9630 I Ortodontia-Cirurgia-Tratamento de Canal Restaurações Estéticas (87) 9 9822.7604 9991.6244 Dr. Júnior Prata CRO-PE7 7559 Rua 25 agosto, 115. Centro São José Egito PE"

Digital Influencer cometeu suicídio em Garanhuns

Digital Influencer cometeu suicídio em GaranhunsUma jovem cometeu suicídio na manhã desta quinta-feira (25), na casa que morava com a família na Rua Emília da Mota Valença, no bairro de Heliópolis, no município de Garanhuns.

A vítima foi a digital influencer Eduarda Pinheiro, de 20 anos, o corpo de Eduarda foi encontrado em um dos cômodos da residência, não há informações do que teria motivado a jovem que era bastante conhecida e querida na cidade a tirar a própria vida.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Ela tinha muitos seguidores no instagran e tik tok.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

 

Adagro reforça importância da vacinação contra aftosa

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), alerta os pecuaristas que o prazo final de vacinação contra febre aftosa termina em 30 de novembro. Na segunda etapa, o objetivo é imunizar 665 mil bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, mas até o momento 45% do rebanho pernambucano, nessa faixa-etária, foi imunizado.

Além de vacinar, o produtor tem que declarar 100% do seu rebanho, incluindo os animais que morreram e/ou nasceram. A declaração é obrigatória e deve ser realizada até 15 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3) que pode ser acessado via aplicativo ou no site www.adagro.pe.gov.br.  Na primeira etapa da vacinação contra aftosa que ocorreu entre maio e julho, o Estado ultrapassou o percentual registrando 93,66% de cobertura vacinal apesar das restrições causadas pela pandemia da Covid-19.

Pode ser uma imagem de texto

Iguaracy | Gonzaga Patriota entrega trator no Sítio Varzinha. Comunidade comemora conquista.

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), a entrega de um trator para a Associação do Sítio Varzinha, Mandacarú e Junco. O evento ocorreu na Escola Municipal José Alves Torres, no Sítio Saco dos Bois, e contou com a presença do deputado federal, Gonzaga Patriota, do vereador Manoel Olímpio, da presidente da Associação, Maria das Dores, dos secretários municipais, Marquinhos Melo (Administração), Joaudeni Cavalcante (Sáude) e Geraldo Messias (Agricultura), do coordenador de Programas Agrícolas do município, Gilélio Leite, do presidente do PSB de Iguaracy, Antônio Torres entre outras autoridades políticas municipais, representantes de associações e convidados. Em sua fala, Marquinhos Melo que estava representando o prefeito Zeinha Torres citou algumas das ações que o município vem desenvolvendo em prol das comunidades e produtores rurais, a exemplo PAA e PNAE, incentivando a produção e apoiando também na comercialização, parabenizou todos os agricultores da associação. Pode ser uma imagem de 1 pessoa, criança e texto que diz "Perfil Pensou sua casa própria? Pensou Perfil! Centro Clinico Prata Júnior Ortodontia-Cirurgia-Tratamento de Canal Restaurações Estéticas (87) 3853.1224 9 9991.6244 Dr. Júnior Prata CRO-PE 7559 Trav. Miguel Alves da Costa 08. Centro Itapetim PE SAÚDE CENTER ODONTOLOGIA PSICOLOGIA MEDICINA Ortodontia-Cirurgia-Tratamento Tratamento de Canal Restaurações Estéticas (87) 9 9822.7604 I 9 9991.6244 Dr. Júnior Prata Rua 5d agosto, 115. Centro São José CRO-PE 7559 Egito PE"Marquinhos pontuou que o prefeito Zeinha Torres pediu para avisar que a prefeitura está a disposição para continuar contribuindo no que for necessário para o bem da Associação. O secretário finalizou agradecendo ao deputado Gonzaga Patriota por todo apoio que vem dando ao município de Iguaracy. Manoel Olímpio, fez mais pedidos a Gonzaga,  solicitando outros equipamentos para comunidade: uma ensiladeira , uma máquina de despolpar milho e uma carroça (reboque) para o trator para que os agricultores possam transportar os seus produtos.

42 novos casos de covid-19 são confirmados no Pajeú, quase metade só em Serra Talhada

42 novos casos de covid-19 é confirmado no Pajeú, quase metade só em Serra Talhada

Há cada dia que passa, Serra Talhada confirmar mais casos de covid-19 e se mantem como a cidade do Pajeú com os maiores números. Apesar de confirmar 17 recuperações, a Capital do Xaxado registrou outros 22 novos casos ativos de covid-19, nessa quinta (25), elevando para 87 pessoas doentes, chegando a 10.553 casos confirmados desde o começo da pandemia, além de mais uma morte registrada, a 190ª, em toda pandemia.

Além da Terra de Lampião, outras cidades da região, também chamam atenção pela quantidade casos registrados nos últimos dias, provavelmente pela proximidade com Serra Talhada. Calumbi confirmou mais 4 novos casos e chegou há 22 pessoas com o vírus ativo no organismo. Flores confirmou 11 casos de uma vez só e agora tem 13. Atualmente são as 3 cidades do Pajeú com os maiores números de casos ativos.

Ao todo a região tem 151 pessoas com o vírus da covid-19 ativo no organismo nesta sexta -feira (25). 33.937 casos já foram confirmados desde o começo da pandemia no Pajeú, com 33.117 pessoas recuperadas ou, 97,58% do total geral.

665 vidas foram perdidas pra covid-19 nas 17 cidades da região até agora. 6 cidades estão sem casos ativos nesta sexta (26): Solidão, Brejinho, Iguaracy, Quixaba, Ingazeira, e Santa Terezinha.

Bolsonaro é reprovado por 66% dos nordestinos e por 54% dos eleitores do Sudeste

Jair BolsonaroA desaprovação a Jair Bolsonaro é maior no Sudeste e Nordeste do que em outras regiões do país, aponta pesquisa Exame/Ideia. De acordo com o estudo, 66% dos eleitores nordestinos desaprovam a atual gestão do chefe do Executivo Federal. No levantamento anterior, realizado em janeiro, este índice era de 40%. No Sudeste, a reprovação alcança 54%, ante 35% da pesquisa anterior.

As duas regiões concentram cerca de 150 milhões de habitantes, quase 70% da população do país, são consideradas essenciais no jogo eleitoral de 2022, que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente de todas as pesquisas sobre o pleito presidencial de 2022.

Pode ser uma imagem de texto

Para tentar reverter os baixos índices de popularidade, Bolsonaro vem intensificando as viagens às duas regiões. Nos últimos três meses, Bolsonaro realizou ao menos sete viagens oficiais para o Nordeste e outras sete para o Sudeste. As regiões Norte, Sul e Centro-Oeste foram visitadas três vezes cada uma no mesmo período.

Itapetim: Exercício financeiro de 2019 TCE recomenda aprovação pela Câmara

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou, na última terça (23), as contas relativas ao exercício financeiro de 2019 do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. A informação é do Afogados Online. Os conselheiros da Primeira Câmara da Corte de Contas, à unanimidade, emitiram parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores do município a aprovação com ressalvas das contas do referido exercício financeiro. A Primeira Câmara recomendou que o município deve aprimorar o controle contábil por fontes/destinação de recursos, a fim de que seja considerada a suficiência de saldos em cada conta para realização de despesas, evitando, assim, contrair obrigações sem lastro financeiro, de modo a preservar o equilíbrio financeiro e fiscal do município.

Pode ser uma imagem de texto

Oposição ligada a Lucas Ramos em Tuparetama vai colocar quatro nomes para análise em 2024

Caro Blogueiro,

Nossa Tuparetama é uma das cidades mais politizadas do nosso estado. Temos sido respeitosos com os resultados das urnas que nos delegaram a tarefa de estar oposição durante este mandato.

Importa informar aos nossos municípes que o debate sobre 2024 já foi deflagrado em todos os grupos políticos locais e os subscritores dessa nota esclarecem que apresentaremos uma chapa para representar os anseios do nosso povo, que será escolhida mediante pesquisa qualitativa e quantitativa sem viés tendencioso, com objetivo de divulgarmos números verdadeiros ao nosso grupo político e a população interessada.

Colocamos à disposição de Tuparetama como futuros pré-candidatos a prefeito o ex-presidente da Câmara e vereador no 3° mandato Danilo Augusto, o vereador pela segunda vez Plécio Galvão, o engenheiro e ex-candidato a vice-prefeito Moisés Freitas e a ex-vereadora e ex-candidata a vice-prefeita Priscilla Filó.

Todos estão prontos a fazer o bom debate com as possíveis candidatas do atual prefeito (Andrezza Guimarães e Luciana Paulino) e com o pretenso candidato a prefeito Diogenes Patriota.

Nesse momento nos dedicaremos a construir uma oposição forte e coesa, dando nosso apoio à candidatura a deputado federal do atual secretário de ciência e tecnologia do estado Lucas Ramos, que tanto tem se empenhado no desenvolvimento de nossa cidade e cuidado da nossa gente.

Assinam a nota, Danilo e Plécio – ver. do PDT | Priscila Filó – Presidente do PSB | Moisés Freitas – candidato a vice em 2020 | Orlando Ferreira – ex-vereador | Carlinhos de Cibiu – 2° suplente de vereador | Augusto César Galvão – empresário e liderança política | Vanuza Rufino – dirigente do sindicato  | Evaldo de Vada – ex-vereador

Itapetim | Adelmo assina ordem de serviços de mais de 3 milhões para o Distrito de São Vicente e região

Nenhuma descrição disponível.Foi assinado ordens de serviço de mais de TRÊS MILHÕES DE REAIS para implementação de obras e ações.

No discurso Adelmo : “Agradeço ao nosso querido Distrito de São Vicente, onde estivemos na noite desta quinta-feira assinando ordens de serviço de mais de TRÊS MILHÕES DE REAIS para implementação de obras e ações, que vão trazer mais desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população.” Disse Adelmo e acrescentou:

“Foi um evento maravilhoso que contou com a presença dos deputados Gonzaga Patriota e Aglailson Victor, aos quais, eu quero agradecer pelas emendas destinadas a Itapetim e pelo o apoio que sempre nos deram em Brasília e Recife. Agradeço também aos vereadores, equipe de governo e a toda população que se fez presente. Estou muito feliz e cada dia mais motivado para continuar trabalhando por todo o nosso município. Fiquem certos, o trabalho não vai parar e aguardem porque vem muita novidade por aí. ” Pontuou Moura.
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área internaDentre as ações, que serão implementadas, está a estrada que liga São Vicente ao município de Amparo-PB, construção de uma caixa d’água para o abastecimento do distrito, melhoramento no sistema de água doce da localidade, compra de um tanque de resfriamento de leite para os produtores, construção de calçamentos, revitalização da praça em frente à igreja, reforma do prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e construção do muro de contenção no sangradouro do açude. Em breve, Piedade e Itapetim também serão contempladas com um pacote de ações.
Nenhuma descrição disponível.
Pode ser uma imagem de texto

UPAE de Afogados da Ingazeira abre processo seletivo para contratação imediata

A Unidade Pernambucana de Atendimentos Especializados (UPAE) Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira, abriu processo seletivo (Nº 005/2021) para contratação imediata de profissionais (Ferista) Auxiliar de Serviços Gerais e Recepcionista, a fim de desempenhar as funções inerentes à sua profissão.

A vaga conta com prazo determinado de contratação. Os interessados devem encaminhar um currículo para o e-mail: selecao@upaeafogados.org.br até o dia 30 de novembro de 2021, com o assunto e constando o nome completo do candidato e a função pleiteada. O resultado final será divulgado no dia 03 de dezembro de 2021.

5 mil pés de maconha são encontrados pela polícia em Iguaracy.

Nenhuma descrição disponível.
Blog do Pereira |
No começo da manhã desta quinta-feira, 25 de novembro houve uma grande apreensão de drogas na área rural de Iguaracy, município que está tendo um grande fluxo de ocorrências ligadas a mercadorias roubadas e drogas nos últimos meses. De acordo com as  informações chegadas a redação do Blog, policiais militares do 23ª BPM receberam uma informação sobre  uma plantação de maconha e foram até o local conferir a denúncia, porém não encontraram ninguém por lá. Na diligência foram encontrados cerca de 5.000 mil pés de maconha ainda pequenos, sendo uma parte arrancada e incinerada no local.Ainda segundo os informes, cerca de 21kg foram apresentados na Delegacia de Afogados da Ingazeira.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Caminhão carregado de cerveja tomba na BR-232 e é saqueado

Do Blog Alvinho Patriota

Aconteceu um acidente de caminhão nesta quinta-feira (25) na BR-232, próximo ao distrito de Guarani, em Terra Nova- Sertão Centra. Um caminhão com milhares de fardos da cerveja Itapaiva tombou no local e a carga foi saqueada por moradores da área. Nem mesmo a presença da Polícia Rodoviária Federal intimidou os saqueadores.

Segundo informações da PRF, o motorista perdeu o controle da direção e acabou tombando o veículo. Ele tinha saído de Salgueiro com destino ao Pará. Felizmente não se feriu. A empresa responsável pelo transporte providenciou outro veículo para recolher o restante da carga que não foi surrupiada.

BREJINHO | Aquisição de equipamentos para o Hospital Clotilde de Fontes Rangel.

O prefeito de Brejinho Gilson bento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem anunciou a aquisição de vários novos materiais que irão contribuir na melhora do atendimento do Hospital Clotilde de Fontes Rangel.  Dentre as aquisições, estão válvulas reguladoras para cilindro de oxigênio; lençóis para os leitos e para as macas das ambulâncias; fardamentos para as equipes de Enfermagem, Recepção, Limpeza e Cozinha; pinças cirúrgicas; campos cirúrgicos; um celular e uma Ambulância 0 km.
Visando sempre o avanço e as melhorias na saúde da nossa cidade, a Secretaria Municipal de Saúde busca constantemente trazer os melhores equipamentos e materiais para o atendimento da nossa população.

Iguaracy | Governo itinerante com várias ações no Sitio Caroá.

Roda de Conversa com mulheres |

A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres de Iguaracy, Shirley Walquíria, esteve participando de mais um evento do Programa Governo Itinerante, desta vez, no Sítio Caroá. Shirley aproveitou o espaço para realizar uma roda de conversa com as mulheres da comunidade onde o tema foi o combate a violência contra as mulheres.”O dia foi muito produtivo durante o Governo Itinerante na comunidade do Caroá com o grupo de mulheres Guerreiras do Pajeú, com apoio da Secretaria de Assistência social realizamos uma roda de conversa sobre as formas de violência e quais caminhos caso precisem saber, onde podem procurar ajuda de toda rede sócio Assistencial”, disse Shirley. A Diretora da Mulher também ressaltou com satisfação o encontro no evento com uma antiga amiga e companheira de luta: “Hoje reencontrei uma pessoa muito especial que fez parte da minha caminhada por muitos anos e onde aprendemos juntas, cada uma de sua forma, a militância feminista sobre inclusão e inserção das mulheres na luta por direitos”, referindo-se a Elizabete Ferreira que reside na comunidade integra a Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú.

Revitalização da Escola Municipal Daniel Gomes Dos Santos | 
No Sitio Caroá, a  escola está passando por reformas para melhor atender os alunos e toda a comunidade escolar.  No pacote de obras consta uma nova murada, um pleito antigo dos moradores e dos professores da escola e que irá trazer mais segurança principalmente as criança que frequentam a unidade. A escola fica as margens da PE-282 que liga o município de Iguaracy com o município de Monteiro-PB o que aumenta ainda mais o risco de acidentes principalmente na hora do recreio. Após o muro concluído, as crianças poderão brincar e correr com mais tranquilidade protegidas dentro do recinto escolar.  Além da murada, a ampliação contempla melhorias nos sanitários para melhor conforto e privacidade das crianças. O prédio também passará melhorias no tocante a pintura, reforma e demais concertos que se acharem necessários.
As bicicletas do Programa Caminhos da Escola  | 
O equipamento tem quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais.  A ação não é apenas trazer alegria e facilitar o acesso, mas também teve por objetivo incentivar os alunos e pais sobre a inserção da criança na escola priorizando o processo de ensino e a efetiva aprendizagem mesmo em meio à pandemia. (TV Web Sertão )
Pode ser uma imagem de texto

Juiz declara extinta ação contra o PSB de Tabira

O Juiz Jorge Wilian Fredi julgou extinto o processo contra o PSB de Tabira. Os fundamentos utilizados na ação foram ausência de citação, ilegitimidade do polo passivo e decadência da ação.

Este mês,  o Ministério Público Eleitoral de Tabira, por meio do promotor da 50ª Zona Eleitoral, Romero Borja, pediu que fosse julgado procedente o pedido para reconhecer a prática da fraude e do abuso de poder na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais, atribuída ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Diretório Municipal de Tabira, para desconstituir todos os mandatos obtidos pelo Partido, dos titulares e dos suplentes impugnados.

~~Giro pelos Blog’S ( Sexta feira 26/11/2021) ~~

Coluna da Folha’PE | Edmar Lyra

O alerta  

A semana foi marcada pela divulgação de pesquisas eleitorais apontando para um crescimento da pré-candidatura do ex-ministro Sergio Moro a presidência da República. O ex-juiz da Lava-Jato foi oficializado como pré-candidato do Podemos e já desponta com dois dígitos nas pesquisas, consolidando-se como o melhor nome da terceira via na disputa presidencial, sendo talvez o único capaz que quebrar a polarização estabelecida entre Lula e Bolsonaro.

Mais dois dados foram identificados nas pesquisas divulgadas, que foram a estabilidade de Jair Bolsonaro, que parou de cair, e a estagnação de Lula, que parou de subir e em alguns cenários apresentou leve queda. O cerne da questão era que o cenário de disputa contra Bolsonaro caminhava para uma certa previsibilidade, onde os nomes de centro se dividiriam entre as duas candidaturas no segundo turno.

A presença de Sergio Moro na disputa deve acender o alerta vermelho na cúpula petista, pois Moro poderá não só suplantar o presidente Jair Bolsonaro e chegar ao segundo turno, recebendo os votos dos eleitores bolsonaristas na segunda etapa, como poderá reforçar um eleitorado anti-petista que poderá convergir para Bolsonaro no segundo turno após votar na primeira etapa em Sergio Moro.

Diante deste fato, é fundamental que a candidatura de Lula possa caminhar para o centro, avaliando que é mais importante fortalecer o lulismo do que tentar recuperar a imagem do petismo perante o eleitorado, haja vista que Lula é uma entidade política maior do que o Partido dos Trabalhadores. Se em 2002 Lula viabilizou a carta aos brasileiros e buscou o empresário José de Alencar para ser o seu vice, a estratégia precisa se repetir para que o petista acene para o mercado e também para a classe média. Quanto mais ele caminhar para o centro, maiores serão suas chances de lograr êxito em 2022.

Acerto – No bojo desta estratégia, a possibilidade de ter Geraldo Alckmin como seu vice é uma opção inteligente por parte de Lula, uma vez que o petista estaria acenando para o mercado e a classe média tendo como companheiro de chapa um nome que governou com êxito por quatro vezes o maior colégio eleitoral do país, que é São Paulo.

Agenda – O presidenciável Sergio Moro, durante a filiação do general Santos Cruz ao Podemos em Brasília confirmou a esta coluna que terá um evento de lançamento do seu livro entitulado “Contra o sistema da corrupção” no Recife no próximo dia 5. Além deste lançamento, o postulante do Podemos terá um almoço com lideranças políticas e empresariais na capital pernambucana.

Cestas – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação do mandato de deputado estadual do Rio de Janeiro por “distribuição de cestas básicas com finalidade eleitoreira” em 2018. À época, ele era vice-prefeito no interior e candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa local.

Inocente quer saber – O União Brasil será o próximo partido a oficializar apoio a Sergio Moro na disputa presidencial?

Pode ser uma imagem de texto

Coluna do FinFa

Visitou – O prefeito de Ingazeira Luciano Torres, visitou ontem (25), a Casa de Apoio de nosso município em Recife, onde na oportunidade vistoriei algumas demandas para melhoria no atendimento de nossa população.“Quero parabenizar o coordenador da casa José Nildo, por toda determinação e competência nos serviços prestados aos Ingazeirenses”, disse o prefeito.

Entregou – Como um gesto de cuidado com a saúde bucal da população, a Prefeitura de Floresta entregou 80 próteses dentárias para os florestanos da área rural. Na comunidade do Airi a moradora mostrou um novo sorriso.

Abriu cadastro – A Prefeitura de Quixaba-PE através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, abriu no último dia (22/11) e vai até o dia 17 de dezembro, o cadastramento dos artesãos. Os interessados podem realizar seu cadastro na secretaria de cultura. Segundo a Segundo a Secretária Cícera dos Santos, o cadastramento municipal foi aberto, objetivando a organização da 5ª feira do artesanato, um evento tradicional que busca valorizar os artesãos do município.

Está disponível – O município de Garanhuns vai iniciar a aplicação da dose de reforço para pessoas com 18 anos de idade ou mais. Este público deverá respeitar o critério de cinco meses após a aplicação da segunda dose para a vacina de reforço. O cadastro está disponível por meio da Plataforma Vem Vacina (vemvacinagaranhuns.site). O intervalo de quatro meses continua válido para pessoas com 55 anos ou mais e trabalhadores da saúde no município. Para os imunossuprimidos segue válido o período de 28 dias após a última dose do esquema básico. “Já estamos chegando a 9 mil doses de reforço aplicadas. É fundamental que todos que se vacinaram com a primeira e segunda dose, façam o cadastro para receber a dose de reforço. Só assim vamos continuar vivenciando este momento de maior tranquilidade em nosso município e superar a pandemia da Covid-19”, destaca o prefeito Sivaldo Albino.

Novo Presidente – Em sessão especial do Pleno realizada na última quarta-feira (24), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Ramos, foi eleito, por unanimidade, novo presidente da instituição, para o biênio 2022-2023. A conselheira Teresa Duere será a nova vice-presidente.A sessão também escolheu o conselheiro Valdecir Pascoal para a Corregedoria, o conselheiro Carlos Porto para a diretoria da Escola de Contas, o conselheiro Carlos Neves para a Ouvidoria, e os conselheiros Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo para as presidências da Primeira e Segunda Câmara, respectivamente.

Condenados – O juiz eleitoral de Tabira sentenciou pela condenação por abuso de poder político-econômico os dois candidatos governistas Flávio Marques e Aldo Santana. Ainda o ex-prefeito Sebastião Dias, a ex-secretária de saúde Zeza Almeida e a ex-coordenadora do CREAS Socorro Leandro. A ação de investigação foi formulada pela Coligação “Por Uma Tabira Melhor”, da prefeita Nicinha Melo. Inicialmente, a ação versava sobre o aumento considerável de funcionários públicos nas mais diversas áreas, entre os meses de fevereiro e agosto de 2020.

Frase – “Apesar da estabilidade no cenário epidemiológico da Covid-19, registrada no Estado nas últimas semanas, não podemos ter a falsa sensação de que a pandemia acabou. A iniciativa tem como objetivo proteger a população e incentivar a vacinação de todos contra a doença”.(Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco,André Longo, ao afirmar que a partir do dia 1º de dezembro, o acesso aos estabelecimentos públicos em Pernambuco só será possível com a apresentação do comprovante de vacinação com esquema completo contra a Covid-19)

No Agreste Meridional – O governador Paulo Câmara retoma, nesta sexta-feira (26.11), as visitas a municípios do Estado para anunciar novas ações previstas no Plano Retomada. Ele estará no Agreste Meridional, percorrendo as cidades de Jucati, Jupi, Lajedo e Ibirajuba. Os investimentos contemplam áreas como infraestrutura, abastecimento de água, educação, desenvolvimento urbano e social e geração de emprego, além de inaugurações e vistorias a obras em andamento.

Jucati

09h – Anúncio de ações nas áreas de educação, geração de empregos e desenvolvimento urbano e social e abastecimento de água. Entrega dos CRLVs de motos
Local: Creche Municipal Vó Lili – Bairro Novo I, s/n – Centro

Jupi
10h45 – Anúncios nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento social e urbano e geração de empregos. Entrega de títulos de domínio e de CRLVs de motos
Local: EREM Sebastião Tiago de Oliveira – Rua Tenente Pedro Lins, 92 – Coqueiro

Lajedo

13h20 – Visita às ações do Governo Presente e anúncios nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água, educação, desenvolvimento urbano e social e geração de emprego. Entrega de títulos de domínio e de CRLVs de motos
Local: EREM Deolinda Amaral – Av. Governador Agamenon Magalhães, 309 – Centro

15h20 – Visita às obras da PE-170 (Lajedo/Canhotinho)
Local: Trevo da Entrada/Saída da Cidade

Ibirajuba

16h10 – Visita às ações do Governo Presente e anúncios de várias ações nas áreas de desenvolvimento urbano e social, infraestrutura, educação e abastecimento de água
Local: Escola Municipal Profª Josefa Paulina de Souza – Rua Sérgio Alves de Melo, s/n – Centro

18h10 – Inauguração da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE)
Local: Sede da COPE – Rua Pedro Tributino, s/n – Centro

Perguntar não ofende –O prefeito de Triunfo Luciano Bonfim vai fazer uma divisão com os vereadores para as candidaturas de José Patriota, Jarbinhas e Rodrigo Novaes?

Pode ser uma imagem de texto

Blog do Silvinho

 Marília Arraes é questionada após declaração do delegado Waldir

A deputada federal Marília Arraes (PT) voltou ao noticiário após a divulgação de uma entrevista do deputado delegado Waldir ex-líder do PSL, incluir o nome da parlamentar entre os que teriam se beneficiado com emendas do famoso orçamento secreto. A declaração do delegado Waldir caiu como uma verdadeira bomba dentro do PT, justamente porque nessa época a parlamentar foi eleita para a mesa diretora em uma candidatura avulsa.

O deputado federal Waldir Soares de Oliveira, do PSL, revelou o segredo: a promessa de R$ 10 milhões em emendas do orçamento secreto para cada deputado que votasse em Lira. O que intriga pessoas do PT é que a deputada Marília Arraes tenha sido citada pelo parlamentar como uma das beneficiadas sendo ferrenha opositora do presidente Bolsonaro e filiada ao partido que é inimigo a ferro e fogo e tem entre seus quadros o adversário direto do chefe da nação.

Embora o deputado deixe claro que deputados de oposição também fazem parte do orçamento secreto do governo Bolsonaro, ele cita como exemplo a deputada Marília Arraes. ” Se pegar a menina da mesa [diretora da Câmara] e eleita pelo PT [ele se refere à deputada federal Marília Arraes, do PT de Pernambuco, segunda secretária da Câmara], se você buscar, [vai ver que] ela vai receber. Tem muitos que recebem. Tem um senador [de oposição] que foi relator na CMO” declarou.

Diante de tamanha exposição dos fatos e de uma provável participação no Orçamento Secreto de um governo totalmente antagônico ao que prega, a deputada Marília Arraes precisa dar uma explicação aos pernambucanos e principalmente esclarecer às declarações feitas pelo delegado Waldir.

Crítica – O famoso orçamento secreto tem sido duramente criticado por setores da oposição ao governo Bolsonaro e por muitos parlamentares que fazem oposição cerrada ao presidente. No entanto, a entrevista do delegado Waldir deixou muita gente com um pé atrás. Dá a entender que entre o discurso e a prática existe uma enorme distância.

Alinhamento – Durante o evento em Agrestina, o deputado federal Silvio Costa Filho que ficou sentado ao lado do governador Paulo Câmara por diversas vezes conversou com o gestor mostrando alinhamento. Silvio Costa Filho é um dos nomes cotados para disputar o senado em 2022.

Aplaudido – E por falar em Silvio Costa Filho, o parlamentar  foi bastante aplaudido ao discursar no município de Agrestina. Silvio tem um histórico como deputado do município, e desta vez o seu irmão João Paulo Costa vai dobrar com Guilherme Uchoa Júnior que concorre a uma vaga na Câmara Federal.

Rejeição – Os aliados do governador sabem que a rejeição a Bolsonaro é grande no estado, mas não se compara a do ex-presidente Temer. “Bolsonaro tem uma quantidade de eleitores fieis e que estão dispostos a irem pra luta e arrumarem briga pela sua reeleição.

Ipojuca – O ministro do turismo Gilson Machado Neto estará cumprindo agenda nesta sexta-feira ao lado da prefeita Célia Sales. Gilson deverá intensificar sua agenda no estado visando 2022.

Lula 

Fechando a semana, duas novas pesquisas sobre a corrida presidencial – a primeira do Paraná e a segunda, ontem, do Poder Data – mostram que o ex-presidente Lula entrou numa onda declinante. Em ambas, sua distância para o presidente Bolsonaro foi reduzida a seis pontos percentuais, praticamente dentro da chamada margem de erro.

Isso mostra que Lula nunca foi nem tampouco é imbatível. Pode indicar também que as pessoas começam a despertar para o mal da era petista ao Brasil. Foram nos governos Lula e Dilma que ocorreram os maiores assaltos aos cofres públicos da história da República. Só na Lava Jato, mais de R$ 44 bilhões levados pelos petistas traquinos.

A roubalheira levou Lula e mais 40 da sua quadrilha para o xadrez, inclusive Marcelo Odebrecht, até então o empreiteiro mais rico do País, que bancava a farra de Lula e seus asseclas. Desconfio que Lula não será candidato. Teme sair às ruas, vez por outro afirma que ainda não decidiu e deixa a impressão que jogará, mais uma vez, Fernando Haddad na fogueira.

Fato que despertou atenção nos dois levantamentos foi a tendência do nome do ex-juiz Sérgio Moro se consolidar como a terceira via preferida dos que não querem Lula nem tampouco Bolsonaro. Moro já desponta com 11% das intenções de voto e hoje é candidato mais competitivo do que Bolsonaro na disputa em um eventual segundo turno com Lula, conforme atesta a pesquisa do Poder Data.

Moro tem se posicionado com muita segurança, brilho e competência nos assuntos que dizem respeito as maiores preocupações dos brasileiros no momento, como a volta da inflação e o combate à corrupção. Além disso, tudo indica que haverá uma onda no Brasil em torno da sua candidatura na medida em que percorrer o País.

Norte bolsonarista – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem maiores intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de 2022 entre homens e entre moradores da região Norte. No primeiro estrato, o chefe do Executivo marca de 36% a 37%. Já no 2º grupo, tem 37% ou 47%. Os dados foram aferidos na mesma pesquisa. As variações apresentadas pelo possível candidato dependem do cenário testado. Nesta rodada, foram dois: um com João Doria e outro com Eduardo Leite, que disputam as prévias do PSDB para candidatura ao Palácio do Planalto.

Só faltou declarar o voto – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o deputado Gonzaga Patriota (PSB) se derramou em elogios ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pré-candidato ao Palácio das Princesas. Só não declarou que vota com ele para não ficar em mais lençóis no seu partido. “Não posso deixar de reconhecer que Miguel fez a maior gestão de Petrolina”, disse, deixando a impressão de que seu coração balança para eleger um governador saindo do São Francisco.

Forte do Nordeste – Já o ex-presidente Lula (PT) tem maiores intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais em 2022 entre as mulheres e entre os moradores da região Nordeste. No primeiro estrato, o petista pontua de 41% a 44%, dependendo do cenário avaliado. No segundo grupo, chega a 43%. As variações apresentadas pelo possível candidato dependem do cenário testado. Nesta rodada, foram dois: um com João Doria e outro com Eduardo Leite, que disputam as prévias do PSDB para candidatura ao Palácio do Planalto.

Freitas disputa em SP – O presidente Jair Bolsonaro disse que o nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, já está definido para concorrer ao Governo de São Paulo nas eleições de 2022. Disse que haverá aceitação do indicado no Estado pelo fato de ser “um baita de um gestor”, competente, responsável e por fazer um “grande trabalho” no seu governo. A declaração foi feita em entrevista ao canal ISTV, no YouTube. Bolsonaro descreveu as qualidades do possível candidato, sem revelar o nome. Ao ser questionado pelo entrevistador se o nome seria o de Tarcísio, o presidente riu, fez sinal de positivo, e afirmou: “É, parece que é ele, parece que você acertou”.

De direita – O senador Wellington Fagundes (PL-MT) disse em entrevista ao site Poder360 que o PL (Partido Liberal) não influenciará para mudar a forma de comunicação do presidente Jair Bolsonaro depois que ele se filiar à legenda. Afirmou, porém, que a tendência de um possível segundo governo sob a batuta da sigla será de centro-direita e não de direita. “Nós não queremos mudar a figura pessoal, a capacidade de liderança do presidente Bolsonaro. Cada pessoa tem seu jeito de ser, não vai e não deve mudar. Agora, é claro, vamos contribuir, porque o presidente Bolsonaro é muito claro, tem uma política de direita”.

CURTAS

BOM EXEMPLO – O município de Carpina, na Zona da Mata, anunciou o cancelamento das programações de Carnaval e da Festa de Reis, evento tradicional na cidade, devido à pandemia da Covid-19. O prefeito Manuel Botafogo (sem partido) informou a decisão por meio de uma gravação publicada em uma rede social. Esta é a primeira cidade de Pernambuco a anunciar o cancelamento de eventos de carnaval, de acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

PÉSSIMA NOTÍCIA – O cenário de infecção pelo novo coronavírus está se agravando em Serra Talhada, a 420 km do Recife. Segundo o site Farol, foram registrados 28 casos da Covid-19 em apena 24 horas, elevando para 219 positivados só no mês de novembro. Um número recorde, uma vez que a tendência era de queda.

Perguntar não ofende: Quem ainda acredita que Lula é candidato?

Pode ser uma imagem de texto

Em Brasília, a fala é unânime: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem as rédeas do Governo. Com a caneta do orçamento, os auxiliares de Bolsonaro têm que pedir a benção a ele se quiserem fazer alguma coisa em suas pastas.

Lira é o cara das entregas quando se trata das pautas interessadas ao Planalto, porém essa conta é alta. Mesmo pregando que não iria fazer acordos com o Centrão, Bolsonaro não só fez aliança como entregou seu governo aos congressistas desse bloco.

Muitos brincam nos corredores do Congresso dizendo que Bolsonaro é igual a rainha Elizabeth. “O governo é dele, mas ele não manda”, ironizam. Com estas ações, o superpoderoso Arthur Lira se comporta como a principal ator político no Planalto Central.

PODEMOS – A pré-candidatura presidencial do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) está estimulando diretamente a Delegada Patrícia Domingos a disputar uma vaga na Câmara Federal. Com Junior Tércio, Ricardo Teobaldo e ela, a chapa do Podemos se consolida.

HOMENAGEM PRESTIGIADA – O procurador de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, recebeu a maior comenda da Câmara de Goiana. A cerimônia contou com a presença do governador Paulo Câmara, do deputado Silvio Costa Filho, além de representantes do meio político e da justiça.

RÁPIDAS

SE MOVIMENTANDO – O deputado estadual Professor Paulo Dutra está se mexendo bem na Mata Norte. Mesmo não sendo o deputado do prefeito Marinaldo Rosendo, ele liberou uma emenda para sua terra natal, Timbaúba.

TCE – Eleito para presidir o Tribunal de Contas de Pernambuco, o conselheiro Ranilson Ramos terá a missão de pacificar a relação com os demais órgãos de controle em todas as esferas.

ERAM JUNTAS – Eleitas com a proposta de compartilhar o mandato de deputado estadual, o coletivo Juntas (PSOL) está mais para Separadas. Essa é a prova de que esse formato não dá certo.

FILIAÇÃO  – À coluna, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, confirmou que vai prestigiar a filiação do presidente Bolsonaro, na próxima terça-feira, em Brasília.

PINGA-FOGO: Oposição ainda conseguirá se unir?

Pode ser uma imagem de texto

Pajeú tem cidade que não registra casos de covid-19 há mais de 3 meses e município que voltou a ser o epicentro da doença no Sertão

Pajeú tem cidade que não registra casos de covid-19 há mais de 3 meses e município que voltou a ser o epicentro da doença no Sertão

De um lado a pequena Ingazeira, do outro Serra Talhada, a maior cidade do Pajeú e uma das maiores do interior de Pernambuco. Segundo os últimos boletins da covid-19 divulgados por ambas as cidades a realidade das duas, é bem diferente.

Ingazeira não tem novos casos ativos registrados há mais de 3 meses, já Serra Talhada, que também passou um período sem registrar casos, nas últimas semanas voltou a se tornar o epicentro da doença no interior de Pernambuco e somente nessa quarta (24), confirmou 28 novos casos.

É bom destacar as principais diferenças de ambas as cidades citadas acima: Ingazeira só tem pouco mais de 4.560 moradores, enquanto Serra Talhada já passa dos 87.460, além de ser uma cidade que recebe gente de pelo menos 60 municípios de Pernambuco e outros estados do Nordeste diariamente.

Segundo os últimos boletins das duas cidades, Ingazeira confirmou ao longo da pandemia cerca de 462 casos, com 7 mortes e os outros 455 recuperados. Já a Capital do Xaxado chegou nessa quarta (24) há 10.531 registros de confirmação pra covid-19, com 189 mortes e 10.259 recuperações. Enquanto Ingazeira não tem ninguém doente atualmente, Serra Talhada possui 89 pessoas com o vírus ativo no organismo sendo que 4 dessas pessoas, estão internadas em UTI.

Além da Terra de Lampião, outras cidades da região, também chama atenção pela quantidade casos registrados, provavelmente pela proximidade com Serra Talhada. Calumbi confirmou 5 novos casos e chegou 18 pessoas com o vírus ativo no organismo. Santa Cruz da Baixa Verde tem 8 pessoas doentes. Atualmente são as 3 cidades do Pajeú com os maiores números de casos ativos.

Ao todo a região tem 132 pessoas com o vírus da covid-19 ativo no organismo nesta quinta-feira (25). 33.895 casos já foram confirmados desde o começo da pandemia no Pajeú, com 33.095 pessoas recuperadas ou, 97,63% do total geral.

664 vidas foram perdidas pra covid-19 nas 17 cidades da região até agora. 7 cidades estão sem casos ativos nesta quinta (25): Solidão, Brejinho, Iguaracy, Tuparetama, Quixaba, Ingazeira, e Santa Terezinha.

Prefeitura de SJEgito paga salário de novembro da educação e quita retroativo do piso dos professores

Prefeitura de SJE paga salário de novembro da educação e quita retroativo do piso dos professores

A prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Educação começou a pagar nesta quinta-feira (25), o salário do mês de novembro aos servidores municipais.

Os funcionários da Secretaria de Educação, são os primeiros a receber, os demais terão cronograma divulgado nos próximos dias.

O prefeito Evandro Valadares também garantiu o pagamento nesta quinta (25), do retroativo do piso salarial para os professores efetivos do município, cumprindo o acordo firmado anteriormente com a categoria e mantendo o município em dia com suas finanças.