ProntoMaisLab

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Dr. Fred Barros
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Informatic Center
Dr. Roberto Calumbí
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

Pajeú já tem ‘261’ casos confirmados do Covid-19 e 18 Óbitos

                             =( |—| Atualizado às 23h. Domingo-31\Maio|—|)=

Pajeú tem 261casos confirmados em 15 cidades
Serra Talhada chegou a marca de 115 casos confirmados. São José do Egito agora tem 32 confirmações, Tabira 24 tem e Triunfo  chegou a 22 casos de Covid-19  .

Juntas as 4 cidades possuem  ‘188′ casos, e elas continuam liderando a lista dos municípios do Pajeú com maior número de casos até agora.
Carnaíba 14  e Itapetim  registraram o 12 cada. Quixaba, Tuparetama e Afogados da Ingazeira foram a 7 casos cada e Iguaracy  continua com 6 casos  . Flores chegou ao caso. Brejinho tem seus 3 primeiros casos confirmados de Covid-19. Santa Terezinha Quatro  e Santa Cruz da Baixa Verde, aparece na última posição da lista que até agora com UM caso confirmado cada. Ingazeira que estava sem nenhum caso, confirmou seu caso de Covid-19. Agora o Pajeú tem 15 cidades atingidas oficialmente pelo vírus. O Pajeú tem 17 municípios ao todo.

\’18′ mortes já foram registradas pela covid-19 em 6 das 14 cidades que já confirmaram casos; 4 em Carnaíba, 4 em Triunfo, 3 em Serra Talhada, 3 em Quixaba, 2 em Tabira, uma em Itapetim e uma em Iguaracy.\

Os dados foram coletados dos boletins divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde de cada município.

Nas 15 cidades que já possuem casos confirmados no Pajeú, os números chegam a ‘261′ pessoas infectadas com o novo coronavírus.

| 2 cidades do Pajeú ainda não apresentaram casos de covid-19 |

Apesar da grande maioria das cidades da nossa região já terem casos confirmados de coronavírus, 15 no total, outras  ainda não tem nenhum caso registrado. .

No médio Pajeú, Solidão   não teve nenhum registro até essa sábado (30). Já no baixo Pajeú, o município que pode-se dizer ser o oásis em meio a essa pandemia é  Calumbi  , que completa a seleta lista das cidades do Pajeú que ainda não tem a confirmação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

| De acordo com levantamento do Blog do Erbi Andrade em parceria com o Blog do Marcello Patriota,  consultando os sites das Secretarias de Saúde da cada município, os números são estes até essa Domingo (31) às 10h. |

Em Pernambuco foram registradas nas últimas 24 horas

Pernambuco registrou, neste sábado (30), mais 1.172 casos confirmados do novo coronavírus, além de 71 mortes (veja vídeo acima). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), há, ao todo, 33.427 casos e 2.740 óbitos de pacientes com a Covid-19 no estado, números registrados desde 12 de março, quando houve os primeiros casos da doença.Do número de confirmações da doença no estado neste sábado (30), 321 são de pacientes que têm Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 851 são casos leves da doença. Do total de casos confirmados em Pernambuco, são 14.100 graves e 19.327 leves, segundo o governo estadual.

O Brasil 

O Brasil tem sete vezes mais casos de coronavírus do que apontam as estatísticas oficiais, mostra a primeira etapa nacional de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O levantamento foi realizado durante uma semana, entre 14 e 21 de maio, para testar a presença da doença na população.

Isso quer dizer que em um grupo de sete pessoas com o coronavírus, apenas uma sabe que está infectada.

Em nível Global O mundo alcançou a marca de 5,5 milhões de casos do novo coronavírus nesta quinta-feira (21), de acordo com o medidor Coronavirus Worldometer e deixou aproximadamente 353 MIL mortos.

 

|-O número de municípios com casos de coronavírus aumentou quase 12 vezes em 53 dias. De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (26) pelo ministério da Saúde, 3.500 cidades tiveram ao menos um caso de Covid-19. A cifra representa 65% de todos os 5.570 municípios do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 28 de março, o País registrava 297 municípios com pelo menos uma confirmação de coronavírus e a maior parte dos 3.906 casos estava concentrada em 97 municípios da região Sudeste .-|

 

Pajeú já soma ‘115’ curados do covid-19, mais da metade dos casos.

Quase metade dos infectados pelo coronavirus já estão curados no Pajeú

| ‘115’ estão curados no Pajeú do covid-19. |

| Levantamento às 23h ( 31\05 )|

O Blog do Erbi em parceria com o Blog do Marcello Patriota, fez um levantamento e segundo os boletins das Secretarias Municipais de Saúde das cidades da região, 15 já tiveram casos confirmados, com um total de ‘254 positivos  e 115 curados.

A esperança se renova com o diagnóstico de mais pessoas curadas da doença na nossa região.  São José do Egito ao todo o município agora tem 19 pessoas curadas. No entanto, Serra Talhada continua liderando a lista de cidades com mais curados, por lá, já são 59 pessoas com a cura clínica comprovada.

Triunfo e Tabira com  6 pessoas curadas. Afogados da Ingazeira,  Itapetim e Iguaracy tem 5 recuperados cada uma.  Quixaba  3 curas , Carnaíba tem três pessoas livres do vírus.

Tuparetama, Santa Terezinha e Flores têm UM paciente recuperado até o momento cada uma. Os blog’s estão fazendo levantamento de quantas pessoas já tiveram a cura clínica comprovada pelas autoridades de saúde da região, na medida em que os boletins vão sendo divulgados.

Reservatórios que abastecem Itapetim apresentam baixo nível hídrico e água do São Francisco ainda não chegou

        (Barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece Itapetim)

Por Repórter do Sertão | blog Marcello Patriota

Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já choveu em 2020 no Ventre imortal da poesia 966 mm. O volume pode ter sido menor na área onde estão localizados os mananciais e suas cabeceiras, o que explicaria a pouca quantidade de água que entrou nos reservatórios este ano.

A barragem da Boa Vista fica no Rio da Boa Vista e Caramucuqui está localizada no Rio Pajeú, ambos os ribeirinhos nascem no município de Brejinho onde o volume de chuva é de 789.3 milímetros do início do ano até o momento, conforme o IPA.

Segundo dados repassados essa semana ao blog do Marcello Patriota pelo funcionário da Compesa Sílvio Jordão, Boa Vista está atualmente com 106.000 m³, quantidade que corresponde a apenas 6.5 % da capacidade. Já Caramucuqui está com 62.000 m³ (8% do seu volume total).

O mês de junho se aproxima e a tendência é de diminuição das chuvas. Se a água das barragens não aumentar, o líquido precioso pode faltar na torneira dos itapetinenses daqui a três ou quatro meses.

( Adutora do Pajeú, estação elevatória SJEgito\Itapetim)

A esperança se concentra na Adutora do Pajeú que está com a obra pronta, mas a água do São Francisco ainda não chegou a Itapetim. A previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela operação do sistema, era que a adutora entrasse em funcionamento no mês de abril o que não aconteceu.

Em fevereiro a Compesa informou que necessitaria de uma ligação por parte da Celpe na EE 9 em São José do Egito. Nesta sexta-feira (29) a Celpe disse em nota enviada ao Repórter do Sertão que já realizou a obra de extensão da rede para o abastecimento da estação.

A companhia também informou que comunicou à Compesa a necessidade de adequação nas instalações da Estação. A Celpe disse ainda que aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. (Leia nota abaixo)

(Email da Celpe)

“Com relação ao fornecimento de energia para a Estação Elevatória de Água 09 em São José do Egito, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que realizou a obra de extensão da rede para abastecimento da estação, concluindo o serviço e comunicando ao cliente a necessidade de adequação nas instalações do empreendimento, de responsabilidade do consumidor, para finalização da ligação de energia com a rede elétrica. No dia 17 de março, a distribuidora forneceu, ainda, os equipamentos auxiliares de medição para a empresa responsável pelas instalações elétricas da estação elevatória. A concessionária aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. A Celpe se coloca à disposição”.

Através do WhatsApp o Repórter do Sertão procurou saber da Gerência Regional da Compesa os motivos que impedem o início da operação da adutora, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

O prefeito Adelmo Moura também já fez cobranças junto a Compesa para que a adutora entre em operação.

PRONTOLAB FAZENDO EXAMES DE COVID-19

Image may contain: textO Pronto Mais Lab mais uma vez na vanguarda, coloca à disposição testes rápidos e sorologia para o Coronavírus, com a coleta em domicilio para que você não precise sair de casa, e com toda confiança e segurança de quem tem o certificado diamante de excelência laboratorial, concedido pelo PNCQ o Programa Nacional de Controle de Qualidade, por 20 anos consecutivos de excelência laboratorial, o reconhecimento do compromisso do Pronto Mais Lab com a segurança da população.
Você pode agendar sua coleta em domicílio ligando ou chamando no WhatsApp: 87 9.9903.7573. Agende e fique tranquilo, são mais de 27 anos de experiencia em coletas domiciliares, uma equipe qualificada e treinada, com todos os procedimentos de segurança para que a população tenha acesso a saúde com segurança e tranquilidade no conforto de suas casas ou onde estiverem, consulte o resultado do seu exame pelo site: prontomais.com.br.
Neste momento é fundamental ter toda informação possível sobre o Covid-19 para se proteger e proteger todos, assim como o uso de mascaras, e a higiene de produtos e objetos com água e sabão ou desinfetante, e o uso de álcool gel para higienizar as mãos quando estiver fora de casa, saber se você está infectado ou esteve, é importante para tomar as medidas necessárias para evitar o espalhamento do vírus.
Para ajudar você a se cuidar mais, o Pronto Mais Lab possui uma das maiores redes de postos de coleta da região, com a central em São José do Egito e unidades em Brejinho, Santa Terezinha, Imaculada, Água Branca, Tuparetama, Itapetim e Prata, você pode conferir no site todos os contatos dos postos mais próximos e cuidar da sua saúde sem precisar sair de casa.
Mais uma vez o Pronto Mais Lab reafirma sua liderança e pioneirismo na busca do acesso a saúde do Sertão do Pajeú.
Todos contra o Coronavírus.

Debate com Flávio Marques foi o campeão de visualizações em Tabira

Chegou ao final na sexta-feira (29), o ciclo de debates-lives com o tema, eleição 2020, para construir o projeto político para o município de Tabira promovido pelo Partido dos Trabalhadores.

Se depender do público que acompanhou o evento mediado pelo Deputado Federal Carlos Veras, o Secretário Flávio Marques de administração será o candidato do bloco governista para a eleição de 2020.

Somando os pré-candidatos Aristóteles Monteiro, Adeval Soares e Djalma das Almofadas, foram 140 visualizações no momento das entrevistas. Enquanto Flávio Marques chamou a atenção de 288 internautas.

Flávio é o nome preferido do Prefeito Sebastião Dias para ser o seu sucessor. O PT prometeu para o dia 13 de junho o anúncio do nome do seu candidato à Prefeitura de Tabira. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

TUPARETAMA | Legislativo antecipa 13º de servidores

Em contato com o blog, o presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto, informou, que como presidente da Casa, tomou a decisão de antecipar parte do 13º salário dos servidores do Legislativo.

“Sabemos que esse dinheiro extra representa muito para quem está servidor, especialmente nessa hora de crise e dificuldades financeiras. Vamos seguir firmes, trabalhando para melhorar a vida das pessoas, especialmente das que mais precisam.” Afirmou o presidente.

====Giro pelos Blog’S—(Segunda-feira\ 01.06.2020)====

—-Coluna da Folha PE—

Por Edmar Lyra

Junho será decisivo para Marília Arraes 

Nas eleições de 2018, a pré-candidatura de Marília Arraes a governadora ganhava as ruas de Pernambuco fazendo dela um nome extremamente competitivo para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas até que no dia 1 de agosto daquele ano, a postulação de Marília foi oficialmente retirada em prol de uma aliança com o PSB. Este ano a história se repete, e Marília está novamente colocada numa disputa majoritária e bem posicionada, desta vez pela prefeitura do Recife. O PT terá uma reunião no próximo dia 15   que poderá selar o destino do partido nas eleições deste ano. 

Marília desta vez conta com o aval da executiva nacional para ser candidata, mas não se pode menosprezar a força do senador Humberto Costa dentro do PT, que já sinalizou seu desejo de manter a aliança com o PSB e continuar na Frente Popular. 

Portanto, a sorte de Marília Arraes está lançada, se conseguir a indicação terá a sua primeira tentativa majoritária colocada em prática, se o PT novamente lhe negar o direito legítimo de ser candidata, não haverá mais motivos para continuar na sigla.

Investigação – Candidata a deputada estadual nas eleições de 2018, Graça Braz recebeu mais de R$ 300 mil de fundo eleitoral do seu partido, o PR. A questão é a forma como ela teria prestado contas dos gastos que foram rejeitadas pelo TRE e serão investigadas pelo MPF por se tratar de dinheiro público federal.

Vaga – Em nota oficial, o procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou seu “desconforto com a veiculação reiterada de seu nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)”. A sugestão veio de Jair Bolsonaro em uma live. Houve insinuações que o presidente estaria oferecendo a vaga em troca de blindagem nas investigações.

Mulheres – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva a ampliação dos espaços ocupados por mulheres na política. Está divulgando o “Guia Acessível para Candidatura das Mulheres”, lançado pela ONG Visibilidade Feminina, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O número de deputadas federais eleitas em 2018 cresceu 50% em relação a 2014, depois de ser obrigatória a destinação, por parte dos partidos, de pelo menos 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas.

Alta – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, recebeu alta hospitalar na noite de sábado (30), seguindo em licença médica até o próximo domingo (7). Não foi confirmado coronavírus.

Anúncio – O governador Paulo Câmara anunciará os detalhes do Plano Estadual de Convivência com a Covid-19, mas de antemão continuarão fechados os clubes de futebol, os shoppings, restaurantes e salões de beleza.

Inocente quer saber – Em quanto tempo será a retomada da economia em Pernambuco?

Geraldo e o rei Salomão

Seria cômico se não trágico o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), tentar incutir a ideia entre os mais desatentos e desavisados de que cancelou a maracutaia dos R$ 11,5 milhões para compra  de respiradores de porcos tão logo tomou conhecimento, sendo assim está imputado de qualquer dolo. Ora, até as paredes do Palácio do Capibaribe, local em que bate o ponto no dia a dia, sabem que ele é extremamente concentrador, que não autoriza um centavo sequer de despesas dos cofres municipais sem antes passar pelo seu crivo.

Geraldo aprendeu a concentrar igual poder de controle com o ex-governador Eduardo Campos,  vindo da escola de Fernando Bezerra Coelho, a quem serviu, antes da fama, em Petrolina como auxiliar periférico, sem nenhuma significância. Sabia e sabe, portanto, de todos os trâmites da dinheirama que estava sendo mal empregada numa empresa de fachada em Paulinea, no interior de São Paulo. Não conheço o secretário de Saúde, Jailson Correia, mas soube que foi aluno aplicado e é um bom médico.

Só que, por não ser do ramo da política, caiu no precipício, virou um verdadeiro boi de piranha. O boi de piranha, como se sabe, é aquele que se submete ou é submetido a um sacrifício para livrar outra pessoa de uma dificuldade ou da culpa. O culpado dessa irresponsabilidade tem nome, endereço e identidade: Geraldo Júlio de Mello Filho, nascido na cidade do Recife em 1971, auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado desde 1992, projetado na vida pública por Eduardo Henrique Accioly Campos.

Desde a morte do guru Eduardo, Geraldo tenta ser o seu sucessor natural, controlador de tudo e de todos, aproveitando a pouca aptidão do governador Paulo Câmara pelo cargo, cujo poder de decisão é restrito, refém do crivo dele (o prefeito). É tamanha a sua ganância que nomeou praticamente todo o primeiro escalão estadual e ainda interferiu em decisões conflitantes para o governador, como a escolha do recém nomeado conselheiro Carlos Neves, para o Tribunal de Contas do Estado.

Geraldo tem que acabar com essa história de querer ser mais sabido do que o rei. Na história da humanidade, existe uma pessoa cujo nome é sinônimo de sabedoria: o terceiro rei judeu, lendário governante Salomão, que guiou seu povo em uma de suas fases mais prósperas. Seus provérbios continuam em voga até hoje, atravessando milênios. O mesmo Salomão dizia que o que cava um buraco cairá nele, e o que faz girar uma pedra passará por cima dele.

Não sabe Geraldo, ainda recorrendo a Salomão, que aquilo que acontece com um, acontecerá também com o outro. Traduzindo em bom português, o mundo desabou na cabeça do secretário, mas ele sabe quem é o responsável pela tragédia. Chego ao fim com o mesmo Salomão: “Dois são melhor que um, porque, se caírem, um levantará o outro. Mas ai de quem estiver sozinho! Quando cair, não haverá outro para levantá-lo”.

O silêncio dos aliados – Quando a bronca é grande, até os aliados fogem. Com exceção do deputado  João Campos, escolhido por Geraldo para a fogueira da sua sucessão, quem meteu a colher em defesa do prefeito? Houve uma nota cínica de solidariedade ao secretário de Saúde sem incluir a mesma solidariedade a quem de fato decide, o prefeito. A bancada federal vive um silêncio ensurdecedor, mas compreensível. Nem os mais próximos por ligação familiar, como Tadeu Alencar e Felipe Carreras, quiseram meter a mão no angu.

Bloqueio – A Justiça determinou o bloqueio dos bens da empresa HempShare, que deixou de entregar respiradores comprados por R$ 48,7 milhões aos estados nordestinos. A decisão foi tomada após uma ação aberta pelo Consórcio Nordeste – que representa os estados da região – contra a empresa. Os respiradores foram comprados para atender as necessidades dos estados na pandemia do novo coronavírus e o pagamento, antecipado. A compra foi realizada de forma conjunta, pelos estados, através do Consórcio Nordeste, que é liderado pela Bahia e, desde o início da pandemia do novo coronavírus, vem tentando realizar compras unificadas de equipamentos para a região.

Casos zero – Em meio a tantas notícias ruins, chega à informação oficial de que no Estado seis municípios não têm nenhum caso confirmado do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, dos 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, apenas 3,2% deles ainda não registraram pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo vírus. Todas as cidades que não têm registro ficam localizadas no Sertão: Calumbi, Exu, Ingazeira, Manari, Mirandiba e Solidão. Por ironia do destino, são os menores municípios do Estado, de pouca circulação de pessoas que chegam de fora, principalmente de grandes centros, como São Paulo, Estado com o maior número de casos e óbitos.

Glória imoral – Já em Glória do Goitá, na Zona da Mata, o Tribunal de Justiça suspendeu o contrato para instalação do hospital de campanha para tratar pacientes com o novo coronavírus. Segundo a liminar, o imóvel onde a unidade de saúde seria instalada pertence ao espólio da falecida mãe da prefeita Adriana Paes (PR), que, portanto, seria uma herdeira. A decisão foi assinada pelo juiz Gabriel Araújo Pimentel, da Comarca de Glória do Goitá. Na decisão, ele afirmou que o contrato firmado para utilização do espólio de Fernanda Dornelas Câmara Paes, mãe da prefeita, é uma “afronta direta à Constituição”.

CURTAS

CENTRÃO NO BN – Em mais um gesto de aproximação do Palácio do Planalto com o Centrão, o presidente Jair Bolsonaro decidiu entregar o comando do Banco Nacional do Nordeste (BNB) para um nome indicado pelo Partido Liberal (PL), sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão. No lugar do atual presidente do banco, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que já foi presidente da Casa da Moeda entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do bloco, o PTB. A troca é vista como uma nova sinalização da disposição de Bolsonaro em sedimentar a aliança com os partidos do Centrão e construir uma base aliada no Congresso Nacional na tentativa de barrar um eventual processo de impeachment.

A FORÇA DO BANCO – O Banco do Nordeste é um ativo político valioso devido à sua forte presença junto a empresas, produtores rurais e pequenos empreendedores na região – a única onde Bolsonaro perdeu as eleições para o candidato do PT, Fernando Haddad. A instituição também participa em financiamentos à infraestrutura, incluindo expansão de aeroportos em capitais nordestinas concedidos à iniciativa privada. No ano passado, o banco desembolsou R$ 42,16 bilhões em mais de 5,3 milhões de operações. Para se ter uma ideia, o valor é 74,4% do total desembolsado em 2019 pelo BNDES, banco de desenvolvimento que opera em todo o Brasil.

VERDADE DE GRAVATÁ – Ao contrário do que foi noticiado, Gravatá não é a segunda cidade do Agreste com maior número de casos do novo coronavírus. De acordo com o prefeito Joaquim Neto (PSDB), várias ações continuam sendo feitas para evitar a propagação da doença. Entre elas, cita a contratação de novos profissionais de saúde, distribuição de kits de higiene, formação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos da cidade, bem como EPIs para quem trabalha na contenção do novo coronavírus. Além disso, o tucano ressalta a abertura de 31 novos leitos no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa e a criação de campanha informativa.

Perguntar não ofende: O Brasil ainda comporta um golpe militar em tempos tão consolidados das suas instituições?

—-Coluna do FinFa—-

.Aderiram – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do seu presidente, José Patriota e demais prefeitos, participaram a semana passada, por videoconferência, da solenidade de adesão dos municípios pernambucanos ao programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).“A adesão desses municípios ao programa vai agilizar a concessão de terra, a moradia regular para aquelas famílias que estão há muito tempo morando em um determinado local e até hoje não tem a posse do terreno”, disse Patriota. Confira a lista completa de municípios que ingressaram no Moradia Legal em 2020: Angelim, Arcoverde, Betânia, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Cabo de Santo Agostinho, Caetés, Camaragibe, Capoeiras, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Cedro, Granito, Iati, Itacuruba, Jaqueira, Jatobá, Jucati, Lagoa do Carro, Mirandiba, Moreno, Olinda Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pesqueira, Petrolândia, Pombos, Recife, Ribeirão, São José da Coroa Grande, São José do Belmonte, São Lourenço da Mata, Tacaimbó, Triunfo, Venturosa, Vertentes e Xexéu.

Pesquisa – A CDL de Afogados da Ingazeira está realizando uma pesquisa para saber quais impactos a pandemia da Covid-19 está causando aos negócios locais e também coletar sugestões para o enfrentamento da mesma. Caso deseje responder a pesquisa, acesse o link ( https://forms.gle/6LQU6p8CkvTfopbX6)
Os dados coletados serão mantidos em absoluto sigilo e servirá de embasamento para um plano de abertura gradual do comércio.

Analisou – Um médico que atua em Afogados da Ingazeira e região do Pajeú, em contato com o blog, fez uma análise sobre casos positivo do Covid-19 em Afogados. Até ontem (31), os 17 municípos do Pajeú contabilizava 254 casos e 18 óbitos. “Como falou um colega dias atrás, parece que Deus é afogadense, infelizmente a maioria das cidades do Pajeú, tem aumentado o número de contaminados, somente Afogados permanece com o número estagnado. Quantos casos foram testados no município pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde? Quantos foram testados pela equipe de saúde do município?” Com a palavra a Secretaria Municipal de Saúde!

Disse – “Neste momento de crise nós sabemos atender a população que precisa de água e o governador Paulo Câmara determinou que a Compesa realizasse frentes de trabalho e ajustes na rede de distribuição. Estamos felizes porque as obras voltaram e agradecemos pelo gesto do governador, que está bastante preocupado com a economia, com abastecimento de água e no cuidado com as pessoas de risco devido à COVID-19”.(Deputado Estadual DIogo Moraes (PSB), em entrevista ao Blog do Alberes Xavier, sobre ações de enfrentamento à COVID-19, obras retomadas da adutora do Alto Capibaribe e o cenário pandêmico estabelecido no Estado)

Frase – “Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco”. (Governador de Pernambuco Paulo Câmara)

Somente dois – As cidades de Calumbi e Solidão, são as únicas cidade do Sertão do Pajeú, que até o momento não têm nenhum caso confirmado do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Você sabia – Que o Presidente Jair Bolsonato, em mais um gesto de aproximação com o Centrão, vai entregao comando do Banco do Nordeste (BNB), para um nome indicado pelo Partido Liberal (PL), sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão. No lugar do atual presidente do banco, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que já foi presidente da Casa da Moeda, entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do blog, o PTB.

Perguntar não ofende – Após o ciclo de debates-lives com os pré-candidatos petista, com o tema ‘eleição 2020’, que o  Partido dos Trabalhadores de Tabira-PE, realizou e o pré-candidato Flávio Marques, em vizualiações teve o dobro dos seus concorrentes, ele parte na frente para ser anunciado no próximo dia 13 de Junho com o candidato a prefeito?

TABIRA | Mais 2 casos positivos de covid-19 e a Terra das Tradições chega a 24

A Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e Bloqueio Epidemiológico, informa a confirmação de mais um caso de COVID-19.
 
– Paciente do sexo feminino, 70 anos, residente no povoado do Brejinho, realizou exame em laboratório privado com resultado POSITIVO hoje, dia 31/05/2020. Encontra-se estável, em isolamento domiciliar.  – Paciente do sexo masculino, 80 anos, residente no Povoado do Brejinho, deu entrada na Emergência Respiratória hoje, dia 31/05/2020, apresentando sintomatologia típica, sendo submetido à teste-rápido com resultado POSITIVO. O mesmo segue internado na Emergência Respiratória e seu estado de saúde é estável.Os contatos de ambos já estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde.

SJEGITO | confirmado três novos casos de Covid-19 e anuncia mais uma cura da doença

Neste domingo (31) a Secretaria de Saúde de São José do Egito confirmou mais 3 casos de Covid-19 chegando a 32 confirmações. Dos pacientes confirmados, 1 está internado em outro município, 1 está internado no isolamento COVID 19 do Hospital Maria Rafael de Siqueira e 1 encontra-se em isolamento domiciliar no município.

Também foi notificado mais um paciente suspeito que encontra-se em isolamento domiciliar aguardando resultado de exames e segue sendo monitorado pela equipe da Secretaria de Saúde.

A pasta informou a constatação de mais uma cura e descartou um caso suspeito da doença.

Dono oferece recompensa a quem localizar cadela que desapareceu em Itapetim

O sumiço de uma cachora vem causando repercussão em grupos de WhatsApp de Itapetim. O animal desapareceu entre segunda (25) e terça-feira (26) num local conhecido como Serra do Tourão, que fica nos sítios Angico Torto e Esperança na zona rural de Itapetim.

Desesperado, o dono da cachorra identificado como MikeDover está oferecendo uma recompensa de R$ 500,00 a quem encontrar ou dar informações que leve ao animal. A cadela atende pelo nome de Piu Piu.

Qualquer informação pode entrar em contato com o proprietário através do número (87) 99924-3466.

Brasil tem mais de 100 crianças e jovens até 19 anos mortos pela Covid-19

Foram ao menos 42 vítimas menores de um ano, de acordo com boletim do ministério da Saúde.

Coronavírus mata crianças e jovens, diz diretor-geral da OMS

O Brasil tem 141 crianças e jovens até 19 anos mortos por conta do coronavírus, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde. Foram ao menos 42 vítimas menores de um ano. O dado foi publicado no portal G1.

As regiões Norte e Nordeste registram a maior parte dos casos de jovens mortos pela doença. O estado de Pernambuco teve o maior número de vítimas abaixo de 19 anos. São 22 casos.

De acordo com a plataforma Worldometers, que disponibiliza o ranking mundial de confirmações da Covid-19, o Brasil está na segunda posição, com tem 468,3 mil casos. Tem, ainda, o quinto maior número de mortes (quase 30 mil).

Tabira: organizador da live com Edson Lima defende “liberdade de opinião”

Prezado Blogueiro Marcello Patriota

Tendo em vista a pandemia do Covid-19 e as recomendações para adiamento de eventos públicos, como filho de Paulino e Gracinha,  já que amamos essa terra, resolvi me reunir com Edson Lima, meu amigo.

Ele topou fazer essa Live em Tabira com o patrocinio da Ekwos, empresa que eu represento. Fui buscar junto ao grupo de amigos empresários apoio para nossa live. A ideia,  não deixar passar em branco uma data tão importante como a Emancipação Política de Tabira.

Saliento que emancipação  significa liberdade, “livre pensamento”, “livre escolha” e “respeito à opinião e escolhas de cada um”.

Quanto ao comentário sobre máscaras, distanciamento social, quantidade de pessoas e etc, cabe salientar que para uma live do porte da que oferecemos a Tabira, se faz necessária toda uma logística de apoio para que aconteça. A equipe que se desdobrou trabalhando desde as seis da manhã para que tudo acontecesse. Estava devidamente paramentada e dentro do grande espaço estavam mantendo o distanciamento.

Quanto a ser citado o nome do presidente do Brasil, retorno ao que falei anteriormente sobre liberdade de expressão que cada um possui. Saliento ainda que da mesma forma, foi elogiado e citado o nome do deputado federal Carlos Veras, do PT.

Ele nas suas redes sociais assistiu e vibrou com a live feita para os tabirenses. “Liberdade de Expressão”.

A nós brasileiros cabe o livre direito de nos expressarmos.  Não podemos exigir que o povo brasileiro pense em uníssono quanto a política partidária, todos temos liberdade para escolher.

Por fim, expresso meu sentimento de dever cumprido, pois a finalidade foi cumprida e arrecadamos muitas doações em alimentos, álcool 70, máscaras que serão distribuídas em Tabira para os nossos irmãos que passam a triste provação de passar necessidades e proporcionar música de ótima qualidade para todos que estava em suas casas.

Gratidão é a palavra, pois tudo que acontece é por permissão de Deus, pois só Ele sabe o porquê das coisas.

“A solidariedade tem que ser mais contagiosa que o vírus e a política”.

Paulino Filho – Realizador da Live

Coluna do Domingão por Nill Júnior (31 de maio de 2020)

 Blog do Nill Júnior 

O abandono do sonho de Ícaro sertanejo

A imagem mostra o abandono de um sonho sertanejo.  O Aeroporto Santa Magalhães,  em Serra Talhada,  que seria nossa rota para o desenvolvimento,  é a imagem do descaso.

O mato toma conta do local e já envolve equipamentos importantes  espaço. Qualquer notícia de retomada das obras para que o Aeroporto funcione vai ter um dificultado a mais, com previsão de mais consumo de recursos públicos.

Em março deste ano a última noticia: a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, anunciava o resultado da licitação para a elaboração do projeto de construção do Terminal de Passageiros. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 28 de fevereiro.

A promessa foi de investimentos de mais de R$ 800 mil na elaboração do projeto, que consta com pátio de estacionamento de aeronaves, adequação da faixa da pista, pista para táxis, além da Seção Contra Incêndio (SCI).

A Secretária de Infraestrutura Fernandha Batista disse que até meados de abril a obra seria licitada. Nesse mês de junho,  começaria  a construção do terminal. A meta, segundo a secretária, era de que o aeroporto pudesse entrar em operação em meados de setembro. Mas nenhum dos prazos anteriores fossem cumpridos. Assim, o de junho também morreu. Dá pra dizer que em setembro não funciona mesmo.

Prazos vão sendo descumpridos aos montes. Em dezembro, Paulo Câmara prometeu a operação até o meio desse ano. Antes, em setembro, Fernandha Batista dizia que até dezembro sairia o projeto de um vôo semanal pela Azul.

Em julho de 2019, foram instalados raio-x, detector de metal e esteira, atendendo as normas exigidas pelos órgãos que controlam a aviação brasileira. Esses equipamentos estão lá dentro, ociosos  a meses. Em junho,  o blog deu em primeira mão que a Infraero administraria o Aeroporto,  informação do Deputado Sebastião Oliveira.

Mas o início das operações continua dependendo de melhorias no espaço.  Falta a cerca de segurança e uma extensão da pista para melhorar a área de escape.

Estamos próximos de um marco temporal importante: dia 12 de julho, farão dois anos do histórico vôo 9510 da empresa Azul, na rota Recife-Serra Talhada, com 55 minutos de duração e uma penca de políticos e empresários . Na ocasião, pouco mais de sessenta convidados desembarcaram no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, comemorando aquele que seria o início dos voos comerciais no equipamento.

Com todo direito, sonhamos com a realidade que parecia tão próxima. Ledo engano: o Santa Magalhães virou o aeroporto de um vôo só…

Divergentes

O Promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto tem feito excelente trabalho na coordenação de ações contra a pandemia da Covid-19 no Pajeú. Mas nem sempre é unanimidade. Essa semana, divergiu da forma ao oficial entendimento de abertura das óticas em Afogados. José Patriota queria que a medida viesse com texto claro no decreto estadual, para evitar problemas ou “abre-fecha”.

MProtocolo não

Outro ponto em que houve divergência foi na opinião de Lúcio sobre defesa de protocolo para uso da hidroxicloroquina em início de tratamentos na região. Colegas promotores disseram com reservas à Coluna que discordam do promotor e que, assim como não é assunto para o presidente, não deveria ser para o MP. “Fica na relação médico-paciente”, disse um deles.

Mea culpa

Em Afogados da Ingazeira o vice-prefeito Alessandro Palmeira admitiu que houve falha na contratação de um profissional que não era habilitado para guiar o carro que acabou sendo encontrado com drogas semana passada. “O setor responsável ficou esperado ele apresentar a carteira e ele protelava. Aprendemos com isso”. Com certeza. O Prefeito José Patriota ficou enfurecido com o erro e determinou reapresentação imediata de cópias de habilitações de todos do quadro.

Seu moço, se não fosse essa estrada…

Essa é a situação da PE 283, mais uma a entrar na lista das rodovias estaduais em situação deplorável. O vereador Dorneles Alencar fez pronunciamento cobrando ação urgente do Estado, que na pandemia abandonou o Caminhos de Pernambuco. Nem precisava. As imagens falam por si.

A saúde de Emídio

Emídio Vasconcelos teve evolução considerada positiva diante da gravidade do quadro. A novidade é que os médicos confirmaram que ele de fato sofreu um infarto dia 25,  em caso raro de pós evento sem confirmação de eletrocardiograma. Teve aplicação de stends e segue na UTI, com melhoria de alguns parâmetros clínicos.

Não quer adiar

O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, é contra eleições gerais em 2022. “Nós fomos eleitos para ficar até 31 de dezembro”. Segundo ele, para resolver, basta aumentar o número de sessões e urnas. “O povo que decida quem sai e quem fica”.

Não pode

O Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) respondeu aos vereadores que solicitaram pagamento de insalubridade aos profissionais da saúde, de oposição e situação,  que está engessado pelas recomendações de órgãos de controle como TCE e MPCO, que proíbe majorar auxílios, vantagens e bônus.

Sem festa nem cinema

Mais dois eventos foram cancelados pela pandemia.  A Mostra Pajeú de Cinema acontece em todo maio. Seria a 6ª edição. Também estava com dificuldade de captação de apoio. E  a Festa Universitária de São José do Egito,  que aconteceria em julho em sua 49ª edição.

Cadê?

O projeto SAMU Regional também foi esquecido na pandemia. Mas também estava em stand by antes do estouro da Covid. A impressão que fica é que com ou sem o vírus,  não estaria em funcionamento.  Prazo virou descaso.

Frase da semana: 

“Acabou porra!”

Do presidente Jair Bolsonaro querendo um basta nas investigações sobre Fake News tocadas pelo Ministro Alexandre de Morais.

Patos vai a 617 casos confirmados de covid-19 neste sábado (30) com 181 recuperados. Veja os números

Cai número de pessoas internadas em Patos por conta da covid-19, e há queda também no número de infectados nas últimas 24h

A cidade de Patos, até este sábado, dia 30 de Maio de 2020, contabilizou 617 casos do novo Coronavírus (COVID-19).

Desses números, 395 estão em isolamento domiciliar, 19 em internamento hospitalar, 181 estão recuperados e 22 óbitos. OBSERVAÇÃO: Como a Vigilância Epidemiológica já INFORMOU durante toda a semana, o Mapa Setorial e o Relatório detalhado só serão liberados de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos será emitido apenas o Boletim Geral.

Todos os dados veiculados tanto no Boletim quanto no Relatório, são fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do Município.

TUPARETAMA | Secretaria de Educação anuncia retorno das aulas com suporte online e impresso

Após uma pausa nas atividades escolares para reorganização do conteúdo didático, a Secretaria de Educação de Tuparetama anunciou o retorno das aulas online para o dia 1º de junho. A estratégia adotada pelo município para dar continuidade as atividades do ano letivo é a implantação da plataforma iEscolar Online.

O sistema é um auxílio aos estudantes da rede municipal de ensino enquanto durar as medidas de isolamento social. Além da ferramenta digital, os professores disponibilizam material didático e realizam monitoramentos através de outras ferramentas como whatsapp, classroom e e-mail.

Segundo a secretária de Educação, Rafaely Leite, um levantamento interno apontou que 70% dos estudantes têm algum aparelho disponível para acessar os conteúdos. Outro recurso será oferecido aos alunos que não disponibilizam de equipamentos digitais.

“Para garantir que os demais estudantes não fiquem prejudicados, a coordenação pedagógica está finalizando uma tiragem de apostilas para cada ano letivo. Os alunos, a maioria da zona rural, receberão o material em casa e dessa forma garantiremos que a educação seja acessada por todos.”, afirmou Rafaely.

Resultado Saepe 2019 – A Secretaria Estadual de Educação divulgou recentemente o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco- SAEPE. Das 17 cidades da Gerência Regional de Educação- GRE Pajeú, Tuparetama ficou em posição de destaque entre os 2 º anos no 4º lugar, os 5º anos no 7º e os 9º anos na 5ª colocação.

Fundação Joaquin Nabuco faz pesquisa para tentar identificar o porquê cidades como Solidão, Ingazeira e Calumbi ainda não tem casos de covid-19

Cidades menores e mais isoladas tendem a apresentar melhores condições de atraso na expansão da contaminação.

Solidão (foto), é uma das três cidades do Pajeú que ainda não registrou casos.

Após mais de dois meses da pandemia em Pernambuco, pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) mapearam e realizaram rápida pesquisa junto aos 20 municípios que ainda não apresentam casos confirmados da Covid-19.

Como objetivo, eles buscaram identificar as causas desse sucesso no combate à doença no estado.

Analisando inicialmente o mapa desses municípios sem Covid-19, observa-se que a primeira possível causa desse atraso na contaminação pode estar relacionado ao fato de que a maioria não está conectada ou próxima a alguma rodovia federal de grande tráfego. “Existe exceção no caso de Belém do São Francisco (BR-316) e Exu (BR-122)”.

Ao considerar a população dos municípios sem contaminação, constatou-se também que a maioria é de pequeno porte. Cerca de 80% desses municípios estão abaixo de 20 mil habitantes.  Vinte cidades pernambucanas sem casos da Covid-19, três estão no Pajeú: Ingazeira, Calumbí e Solidão. A informação é do Diário de Pernambuco

 

Em dois meses, São José do Egito perdeu R$ 1,5 milhão de receita,diz prefeito

O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, disse hoje ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, que o município de São José do Egito perdeu em receitas de FPM e ICMS R$ 556 mil. De FUNDEB, são R$ 947 mil que deixaram de entrar nos cofres.

“Porque nossos opositores não dizem que perdemos esse recurso? Isso precisa se mostrar também. Estamos fazendo o possível e impossível principalmente para salvar vidas.  Graças a Deus não tem nenhum óbito”.

O prefeito destacou a aquisição de doze leitos, cinco de UTIS. “Já são 17 pessoas curadas”.

Ele afirmou que apesar das perdas, tem mantido obras na cidade. “Continuamos asfaltando ruas, fazendo calçamentos, trabalhando nas escolas, na educação”.

O prefeito disse que continuará seguindo as medidas de isolamento social do Governo do Estado. “Eles tem mais dados para decretar isso que a gente. Tem algumas coisas que já poderiam abrir como salões, mas vamos seguir o decreto”.

Ele disse que tem mantido salários em dias e negociado com as categorias.

Ainda desafiou o vereador Alberto de Zé Loló, que disse não ter visto o contracheque com redução de salário no Portal da Transparência. Eu reduzi o meu, os secretários reduziram. Nós sentimos no bolso. E no bolso dele, vai doer quando?”

São José do Egito tem previsão de receber R$ 3.077.022,05 de ajuda financeira de R$ 60 bilhões a Estados e municípios. Evandro disse que como o recurso vale para todo o ano acredita que ele não cobrirá as perdas. Se a projeção se mantiver, a perspectiva é de mais de R$ 5 milhões.

Em Tuparetama, vereadores reclamam de relaxamento no combate a Covid-19

Blog Nill Junior

Para eles, está havendo relaxamento por parte da Prefeitura.

O Câmara em Ação da Rádio Pajeú, ouviu nesta sexta-feira (29), o presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto e o vereador Orlando Ferreira.

Ponto em comum entre os dois foram as reclamações com relação às ações de combate ao novo coronavírus no município por parte do Executivo Municipal. Eles acusam a Prefeitura de ter relaxado com as ações.

Danilo lamentou o que chamou de “forma desorganizada” a distribuição dos kits da merenda escolar. Lembrou que desde o início a Câmara cobra a distribuição, mas da forma como manda a lei.

Segundo o presidente, mães que tem entre duas e quatro, crianças estudando receberam apenas um kit. “Então estamos cobrando que se faça da forma correta, porque o dinheiro federal pra merenda está chegando, até adiantado e o município tem todas as condições de entrar com a contrapartida, porque o FPM também está chegando de forma regular e em valores normais”, afirmou.

Danilo, também lamentou o aumento de casos confirmados de Covid-19 no município, como também dos casos em investigação e cobrou ações mais efetivas por parte da Prefeitura.

Ainda segundo o presidente, a Câmara solicitou, através de ofício o pagamento de insalubridade de 40% para profissionais da saúde. “Só estamos pedindo que a Prefeitura valorize estes profissionais”, destacou.

Por fim informou que foi instalado um lavatório móvel em frente ao prédio da Câmara e um dispositivo de álcool em gel para as pessoas que transitam na cidade poderem higienizar as mãos.

O vereador Orlando, cobrou o uso correto dos recursos, que têm chegado ao município para o combate ao novo coronavírus. Segundo ele: “tem gente em Tuparetama que está pensando que essa verba é pra gastar em qualquer outra ocasião, e não é”, afirmou. “Precisamos ver que o problema é sério e os recursos estão aí. O dinheiro dá pra fazer muito bem o que tem que ser feito”, emendou.

Números de casos só aumenta e isolamento social no Pajeú segue longe do ideal

Números de casos só aumenta e isolamento social no Pajeú segue longe do ideal

Mesmo com medidas duras, como fechamento de feiras livre e do comércio em geral, as cidades da região do, tem registrado um aumento significativo dos casos de coronavírus. Somente nessa foram 27 novos positivos e os números do isolamento social, bem distantes do ideal.

Segundo as autoridades de saúde, para conter a disseminação do vírus o isolamento social ideal seria algo em torno de 70%, realidade longe de ser alcançada pelos municípios do Pajeú.

Nessa quinta (28), a cidade do Pajeú, melhor colocada no painel do Ministério Público de Pernambuco e da Inloco era Brejinho com apenas 40% de sua população em casa, na posição de número 16. Iguaracy em 21º e Flores em 38º fecham a lista das 3 cidades do Pajeú melhor colocadas.

Cidades como Serra Talhada, que tem o maior número de casos da região só aparecem na 160ª posição e São José do Egito, segunda mais afetada, na 158ª colocação. Se o remédio é o isolamento social, as cidades do Pajeú precisam aumentar e muito a dosagem para surtir algum efeito.

Com mais um caso positivo de covid-19, SJEgito vai a 29. Confira casos por bairro e idade

nessa sexta(29) A Secretaria de Saúde confirmou mais um caso de COVID 19, através da realização do teste rápido. A paciente encontra-se bem, esta em casa e segue sendo monitorada pela equipe da secretaria de saúde. Hoje também foi descartado mais um caso.
A secretaria de saúde divulga nesta sexta feira a relação dos casos confirmados de covid 19 em nosso município, por bairro, faixa etária e sexo. Salientamos que todos os números são contabilizados pela equipe de saúde do município, e todos os pacientes estão notificados no banco de dados da secretaria estadual de saúde.

 

Carnaíba confirma mais 2 casos de covid-19 e vai a 14.

Secretaria Municipal de Saúde informa que foram confirmados 2 (dois) novos casos de COVID-19.
 
Ambos os casos tratam de pessoas do sexo feminino, sendo que 1 (uma) apresenta sintomas de COVID leve, e está em tratamento domiciliar e 1 (uma) apresenta um quadro mais grave e está em internamento fora do município. Mas tem noticia boa, tem dois casos recuperados.

Covid-19: Tuparetama confirma mais dois casos e totaliza 7

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetim, atualizou nesta sexta-feira (29), o boletim epidemiológico da Covid-19 no município, com aumento de 2 casos confirmados para Covid-19.

A cidade contabiliza, portanto: 85 casos em monitoramento domiciliar, 67 casos em monitoramento domiciliar concluído, 07 casos em investigação, 07 casos descartados, 07 casos confirmados e 01 recuperado.

Com 4 novos casos, Tabira chega a 21 confirmações para a Covid-19

Em nota divulgada com o boletim desta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Tabira, informa, que após mapeamento e Bloqueio Epidemiológico, foram confirmados mais 04 casos de Covid-19 no município.

Segundo a nota, o primeiro caso, com idade de 47 anos, residente no Sítio Baixa da Ovelha. Os outros três, com idades de 22, 53 e 54 anos, residentes no Povoado do Brejinho.

Ainda segundo a nota da Secretaria, os pacientes apresentavam sintomatologia típica, e após atendimento na Emergência Respiratória, testaram positivo.

A Secretaria também informa, que todos os contatos domiciliares estão sendo acompanhados e devem seguir o protocolo de afastamento de atividades laborativas, isolamento domiciliar e diagnóstico da Secretaria Estadual de Saúde.

Com a confirmação dos 4 novos casos, Tabira agora conta com, 21 casos confirmados, 6 em investigação, 6 recuperados, 46 descartados e 2 óbitos.

O boletim ainda traz a informação que nas últimas 24 horas, 18 tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada e 43 concluíram o Monitoramento Domiciliar.

Escolas estaduais retomam aulas virtuais nesta segunda(1)

Estudantes da Índia desenvolvem sala de aula virtual para melhorar ...

As aulas da rede estadual de ensino serão retomadas nesta segunda-feira (1º). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os estudantes reiniciam as atividades por meio digital. A Secretaria de Educação de Pernambuco havia antecipado para maio o recesso escolar do mês de julho. Esse período termina nesta sexta (29). No dia 1° de junho, os alunos acompanharão as transmissões ao vivo no YouTube e Facebook do do Educa-PE e na TV aberta, por meio das TVs Pernambuco, Alepe, Nova Nordeste e Universitária.

Nesta segunda (1º), os estudantes já conferem também mudanças na grade de horários e na quantidade de aulas. As aulas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais sobem de horário e passam a ser exibidas a partir das 13h e, em seguida, entram no ar as aulas do Ensino Médio. Além disso, as aulas de 50 minutos serão divididas em duas de 25, contemplando dois componentes curriculares.  Outra novidade é a oferta de cursos de formação de professores. Para o mês de junho estão sendo oferecidos 15 cursos, entre eles, Diante da câmera: videoaulas caseiras descomplicadas; Ferramentas Google; Liveboard: seu quadro branco interativo; e Gravação de videoaulas em casa: utilização de ferramentas mais avançadas.  A partir de agora, os estudantes terão que acessar, antes das aulas, o portal (educape.educacaope.gov.br). Além de permitir o acesso aos links das aulas não presenciais, de acordo com o ano escolar de cada estudante, a plataforma disponibilizará atividades complementares aliadas aos conteúdos propostos pelos professores.

As aulas do Educa-PE são exibidas ao vivo, de segunda a sexta, das 13h às 17h. A transmissão acontece simultaneamente no canal do YouTube (@educa_pe), no Facebook (www.facebook.com/educapeoficial) e nas emissoras TV Pernambuco, TV Alepe e TV Nova Nordeste. As aulas ainda contam com horários alternativos na TV Nova Nordeste (23h às 2h) e na TV Universitária (8h às 11h).

Em meio à pandemia Vereadores de Stª Terezinha aumenta salários do prefeito, vice, secretários e vereadores

Os vereadores de Santa Terezinha, no Sertão de Pernambuco, aprovaram na noite da última quarta-feira, para próxima legislatura, os salários dos vereadores, do prefeito, vice-prefeito, e dos secretários municipais. Se houver adiamento das eleições este ano, para o ano seguinte, coisa improvável de acontecer, a partir de janeiro de 2021, o prefeito passará a receber 16 mil reais; o vice-prefeito 8 mil reais, os secretários, 3.500 reais e os vereadores 6.600 reais.

Dois vereadores estiveram ausentes na sessão, Neguinho de Danda e Manoel Grampão. 

Um fato inusitado na sessão foi o vereador Adalberto Júnior, propor emendas para redução de salários, e no final votou contra sua própria emenda, porque as modificações propostas por ele terem sido reprovadas, inclusive com o voto dele, o que acabou prevalecendo os valores que a Mesa Diretora já havia proposto.

ITAPETIM | Servidores e contratados recebem nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (29), o Governo Municipal de Itapetim, realizará o pagamento integral dos servidores das secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Infraestrutura, Administração e Finanças, Desenvolvimento Social, Gabinete, Conselho Tutelar, além de inativos, pensionistas e contratados.

O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com a secretária de Finanças do município, Aline Karine, a diretora de Recursos Humanos, Wesla Larissa, Walter Buarque, da Previta, Roseane Costa da tesouraria e equipe.

“Mesmo diante de toda a dificuldade que estamos enfrentando, fazendo todos os esforços possíveis para não atrasar o pagamento dos nossos funcionários. De qualquer forma, lembro a todos para não fazerem compromissos futuros com dinheiro, pois pode ser que o salário precise ser reduzido.” Disse Adelmo.

O prefeito também pediu para a população vá ao banco somente se for necessário.

====Giro pelos Blog’S—(Sexta-feira\ 29.05.2020)====

O PSB e a corrosão de valores

A operação da Polícia Federal, ontem, no Recife, aponta que a eleição deste ano será marcada pelo debate da corrupção, do desvio ético e da moralidade. Mas em se tratando de PSB, nenhuma novidade. O partido tem suas digitais em outros escândalos locais e federais, como a Lava Jata, no plano nacional, e a Casa de Farinha, no estadual. O ingrediente que se apresenta novo agora é a da canalhice, da estupidez e da desfaçatez.

Meter a mão em dinheiro destinado a salvar vidas de gente que agoniza nos hospitais, arrastada para o túmulo pela Covid-19, é crime odiento, horrendo e inafiançável. O preço maior deve ser político, pago nas urnas com o povo usando a sua arma mais poderosa, o voto. Nunca se viu na história algo mais arrepiante, e até inacreditável: comprar respiradores usados em porcos para quem está entre a vida e a morte numa UTI pública.

Nem Hitler! Isso prova que o fascínio não morreu, que há gente capaz de tudo, inclusive de cometer genocídio. O Brasil, especialmente Pernambuco, cansou. Fim a insensatez sem limites! Nada floresceu para o bem nessa era socialista em Pernambuco. O vermelho do socialismo exercitado no Estado, com forte odor concentrado na Prefeitura do Recife, é o do ódio, da mentira, de políticas perversas e enganadoras.

O verdadeiro socialismo prega que nenhuma pessoa pode ser dona das máquinas e dos outros recursos utilizados na produção de bens de consumo.  É a humanidade, por assim dizer, a dona desses recursos. Aqui, isso é o inverso na era PSB, prática do capitalismo disfarçado. O socialismo daqui resultou em escassez, ineficiências e desperdícios assombrosos com o dinheiro alheio.

Desnecessário dizer que, quando não se tem compromisso social nem elevado espírito público, o preço maior quem paga é a sociedade, afundada em um empobrecimento progressivamente deteriorante, como se observa hoje num Estado que já foi no passado um leão e numa capital, orgulhosamente conhecida lá fora como a Veneza Brasileira. Os pobres por aqui não foram feitos para usufruir do que o poder emana, mas para sustentar o poder de políticos maus, insanos e irresponsáveis.

A triste realidade, por fim, é constatar que a corrupção política é apenas uma consequência das escolhas do povo. Meu avô dizia que o povo tem o governo que merece. A política, quando gera corrupção na célula social, é um verdadeiro câncer que destrói toda a sociedade e os seus valores morais. A corrupção moral, política, a da palavra e da alma, enfim, leva o povo, a família, amigos e amores à corrosão de valores.

Raio bem maior – Na operação da Polícia Federal o que chamou atenção, ontem, foi que se destinou atingir apenas um alvo da busca e apreensão de documentos: o secretário de Saúde, Jailson Correia, quando é sabido que o prefeito Geraldo Júlio tem um exército de áulicos cumpridores de missões quase impossíveis. A PF não foi advertida sobre esse detalhe extremamente importante ou está escondendo a parte mais importante da sua investigação? Oxalá a segunda opção, porque as compras suspeitas do prefeito estão em torno de R$ 700 milhões e não apenas de R$ 11,5 milhões, objeto da operação da Federal no gabinete da Saúde e na casa do secretário.

 

Falta aprender – Seria cômico se não fosse trágico o prefeito do Recife afirmar, na maior cara de pau, que mandou devolver a dinheirama referente às compras de respiradores para porcos e que em função desse gesto estaria impune de qualquer punição. Ora, o direito versa sem arrodeios que isso, na prática, é confissão do crime. Se o assunto não tivesse vindo à mídia, a partir inicialmente de denúncia neste blog, a farra então com o dinheiro público estaria mantida. Deveria aprender que não entrou na política para agradar corruptos nem fazer corrupção, mas para lutar pela dignidade do povo, que está morrendo sem saúde, sem educação, sem segurança e sem emprego, por causa do alastramento dos efeitos da Covid-19.

O preço da morte – Triste realidade: no dia em que a Polícia Federal põe os pés no Recife para rastrear ilegalidades em contratos com o dinheiro federal da Covid-19, foram registrados mais 794 casos e 98 óbitos. Com isso, o Estado passou a ter 30.713 confirmações e 2.566 mortes por essa doença causada pelo novo coronavírus. Esses números são contabilizados desde o início da pandemia, em março. Se o dinheiro liberado pela União tivesse sido usado na compra de respiradores humanos e não para porcos, certamente muitas dessas vidas teriam sido salvas no Recife.

Livrando a cara – Acuado com a operação da Polícia Federal, o prefeito Geraldo Júlio exigiu até do presidente nacional do PSB, o ensaboado Carlos Siqueira, uma nota de solidariedade com a intenção de mostrar que o errado nessa história é a Polícia Federal. Eis o principal trecho: “As investigações em curso, conduzidas pela Polícia Federal, não maculam a administração de Recife que já veio a público, em nota oficial, para esclarecer a situação objeto das diligências realizadas. Nestes termos, o PSB Nacional manifesta sua solidariedade para com o Prefeito Geraldo Julio, convicto de que os fatos se esclarecerão rapidamente, e em favor da administração municipal.”

 

BAIXO QUORUM – Mesmo com sessões feitas pela internet, apenas 13 deputados participaram de todas as votações nominais da Câmara dos Deputados durante a pandemia do novo coronavírus, mostra levantamento feito pelo G1, portal do sistema Globo. Isso significa que 97,5% dos 513 deputados federais faltaram a pelo menos uma votação remota durante a quarentena. Nas sessões virtuais, criadas para lidar com a pandemia do coronavírus, os deputados carregam no celular o aplicativo da Câmara e podem votar de qualquer lugar. Até então, precisavam estar pessoalmente no plenário da Casa, em Brasília. Ao longo das últimas semanas, foram votadas várias proposições relacionadas à pandemia do novo coronavírus, como a PEC do Orçamento de Guerra e o projeto de ajuda financeira a estados e municípios.

EMPREGOS SOMEM – A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,6% no trimestre encerrado em abril, atingindo 12,8 milhões de pessoas e com um fechamento de quase cinco milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 1,3 pontos percentuais na comparação com o trimestre encerrado em janeiro. Dessa forma, o número de pessoas na fila por um emprego aumentou em 898 mil pessoas em três meses, em meio aos impactos da pandemia de coronavírus na atividade econômica.

MÚCIO NA LIVE – O entrevistado pela live do blog da próxima terça-feira é o presidente do Tribunal de Contas da União, o pernambucano José Múcio Monteiro. Nome sempre lembrado para uma eventual disputa ao Governo do Estado em 2022, Monteiro vai tratar dos efeitos da pandemia na vida da corte de contas, na política e na economia. É a primeira live que ele participa na condição de presidente do TCU e certamente deve gerar uma grande expectativa nacional.

Perguntar não ofende: A operação da Polícia Federal no Recife vai se estender também ao gabinete do governador e do Governo Paulo Câmara?

—–Coluna do FinFa—–

Disse – “As capacitações sobre Pernambuco são importantíssimas para informar sobre nossos destinos e atrativos e também ajudam a estreitarmos laços com agentes e operadores de turismo, responsáveis pela vinda dos turistas ao Estado. Nosso time de marketing é afiado e tem feito um trabalho muito bom, utilizando as plataformas online”. (Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, sobre a capacitação de agentes e operadores de turismo durante a pandemia).Continua – O Governo Municipal da Ingazeira, através das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Equipe de Bombeiros Civis, com a coordenação da secretária Fabiana Torres, estão diariamente com Barreiras Sanitárias, nas entradas da cidade.Além de todo processo de higienização, orientar uso de máscaras, teste de aferição, estão sendo entrega aos ocupantes dos veículos máscaras e panfletos informativo sobreo Covid-19.

 

Frase – “Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o Coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”. (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach,sobre o plano gradual para reabertura econômica em Pernambuco)

Paga – A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo ao ano-base 2019. Neste lote, serão pagos R$ 2 bilhões a 901.077 contribuintes. As consultas podem ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146.

Aprovaram – Os vereadores de Santa Terezinha, no Sertão de Pernambuco, aprovaram na noite da última quarta-feira (27), para próxima legislatura, os salários dos vereadores, do prefeito, vice-prefeito, e dos secretários municipais. Se houver adiamento das eleições este ano, para o ano seguinte, coisa improvável de acontecer, a partir de janeiro de 2021, o prefeito passará a receber 16 mil reais; o vice-prefeito 8 mil reais, os secretários, 3.500 reais e os vereadores 6.600 reais.Informações Blog PE Notícias.

Em fase de testes – O Presidente do Poder Legilativo de Afogados da Ingazeira, Igor Mariano, informou que em breve a Câmada deverá voltar a realizar sessões ordinárias de modo virtual. “Estamos fazendo alguns testes, em breve devemos marcar a primeira sessão ordinária de modo virtual”, destacou Mariano

Você sabia – Que o Restaurante tradicional de Brasília, em funcionamento há 40 anos, anuncia encerramento das atividades devido à crise da pandemia. O Fritz, de comida alemã, é mais um entre os 350 estabelecimentos que já fecharam no DF. Quase 9 mil trabalhadores do setor foram demitidos.

Perguntar não ofende – Qual o caminho partidário que vai tomar a Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira?

Amupe: 40 municípios aderem ao programa Moradia Legal, do TJPE

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do seu presidente, José Patriota e demais prefeitos, participou na última quarta-feira (27), por videoconferência, da solenidade de adesão dos municípios pernambucanos ao programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que contou com a presença também do desembargador Luís Carlos de Barros Figueiredo.

O programa foi apresentado para os prefeitos pernambucanos em reunião no mês de março. Para José Patriota “a adesão desses municípios ao programa vai agilizar a concessão de terra, a moradia regular para aquelas famílias que estão há muito tempo morando em um determinado local e até hoje não tem a posse do terreno”.

Na ocasião, 40 municípios aderiram ao programa, sendo que 2 já faziam parte da iniciativa desde 2019, Cumaru e Timbaúba.

Confira a lista completa de municípios que ingressaram no Moradia Legal em 2020: Angelim, Arcoverde, Betânia, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Cabo de Santo Agostinho, Caetés, Camaragibe, Capoeiras, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Cedro, Granito,  Iati, Itacuruba, Jaqueira, Jatobá, Jucati, Lagoa do Carro, Mirandiba, Moreno, Olinda Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pesqueira, Petrolândia, Pombos, Recife, Ribeirão, São José da Coroa Grande, São José do Belmonte,  São Lourenço da Mata, Tacaimbó, Triunfo,  Venturosa, Vertentes e  Xexéu.

Apac emite alerta de chuva moderada a forte para esta sexta, sábado e domingo em PE

No photo description available.

(Na Região do Pajeú)

A Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um alerta para esta sexta-feira até o domingo, nas regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul e Agreste do Estado. De acordo com as informações, chuvas de intensidade moderada a forte devem acorrer nessas quatro regiões. As pancadas de chuva ocorrerão ao longo do dia.

O sistema meteorológico alerta para uma frente fria presente sobre o Oceano Atlântico que provocará bastante instabilidade no litoral pernambucano, a partir da madrugada desta sexta (29).

Em caso de emergência, a Defesa Civil do Recife informa que moradores em locais de risco devem procurar um lugar seguro ou ligar para o número 0800.081.3400 do órgão – o atendimento é 24h.

Já no Sertão, a situação é um pouco diferente. A previsão é de pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada ao longo do dia.

Sertão de Pernambuco
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Temperatura (ºC): Estável
Máxima: 33° Mínima: 17°

Patos vai a 568 casos de covid-19 nesta quinta-feira (28). 152 pessoas estão recuperadas.

A cidade de Patos, até esta quinta-feira, dia 28 de Maio de 2020, contabilizou 568 casos do novo Coronavírus (COVID-19). Desses números, 377 estão em isolamento domiciliar, 18 em internamento hospitalar, 152 estão recuperados e 21 óbitos.

De acordo com os números de hoje, a região com o maior índice de casos confirmados para o Covid-19 em Patos é a Zona Norte, com 163 casos. Na separação por bairros, o Jatobá lidera com o registro de 72 casos. Confira a relação completa dos bairros na 3ª imagem. Para fechar os 568 casos registrados nesta quinta-feira, 28, o Presídio Romero Nóbrega tem 19 reeducandos confirmados para Covid-19; na Zona Rural tem 04 casos, e o Distrito de Santa Gertrudes 03 casos. A maioria dos casos registrados é do sexo masculino. E a faixa etária predominante é entre 20 e 40 anos.

Com mais 3 casos positivos para covid-19, SJEGITO chega a 27.

Nessa quinta (28), a Secretaria de Saúde confirmou mais 3 casos de COVID-19. Os pacientes se encontram com estado de saúde estável e seguem em isolamento domiciliar sendo monitorados pela equipe de saúde.
 

Também foram notificados mais 4 casos suspeitos, ambos os pacientes também cumprem o isolamento domiciliar e aguardam resultado de exames. Por fim também foi descartado mais um caso. Esclarecimento: quando um caso é colocado como Investigado? são contabilizados como em investigação os casos que estão aguardando resultado do exame de SWAB/RT-PCR. Esse exame só é realizado em profissionais de saúde ou segurança suspeitos, e os casos de SRAG (Síndrome respiratória aguda grave) na população em geral. Reforçamos o pedido para ficar em casa, só saia se for realmente necessário, e use máscara.A Prefeitura de São José do Egito, aumentou sua capacidade de testagem com aquisição de testes rápidos. A informação foi passada pela Secretária Municipal de Saúde.A Secretaria explica, que dos 21 casos confirmados até essa terça-feira (26), 14 foram detectados através de testes rápidos, ao todo 108 desses testes já foram feitos desde a semana passada. O secretário de Saúde, Paulo Jucá, destaca a importância de se testar mais. “Com mais pessoas testadas podemos identificar focos como foi com a feira livre na semana passada, e daí tomar decisões acertadas para diminuir o contágio.” “Essa é mais uma, das muitas medidas já tomadas pelo Governo Municipal, para evitar o aumento dos casos de coronavirus em nosso município.” Afirmou Paulo.

Itapetim confirma novo caso de Covid-19 e anuncia mais duas curas clínicas

A Secretaria de Saúde de Itapetim comunica que nas ultimas 24 horas houve o acréscimo de mais três casos sob investigação para a COVID-19, totalizando quatro. Todos os quatro apresentam Síndrome Gripal, se encontram em isolamento domiciliar e com quadro de saúde estável. Destes, três foram descartados e um deu positivo através da realização de testes rápidos.

Dentro do prazo oportuno, foram aplicados os testes rápidos que descartou três casos e positivou um.

Também foram registradas mais duas curas clínicas, totalizando cinco e mais o registro de três casos em investigação, notificados na manhã desta quinta-feira (28). Permanecem por momento, vinte casos descartados, doze confirmados, três investigações, cinco curas e um óbito.

Pesquisa Atlas: 65% desaprovam desempenho de Bolsonaro, 58% rejeitam seu governo e querem impeachment

Pesquisa da consultoria política Atlas indica uma deterioração brutal da base de Jair Bolsonaro: 65% desaprovam sem desempenho, 58% consideram seu governo ruim ou péssimo e o mesmo número quer o impeachment.

Bolsonaro derrete a cada pesquisa - Blog do Juca Kfouri - UOL

Pesquisa da consultoria política Atlas indica uma deterioração brutal da base de apoio de Jair Bolsonaro: 65% desaprovam sem desempenho, 58% consideram seu governo ruim ou péssimo; o mesmo percentual de 58% querem o impeachment.

O percentual de pessoas que consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo saltou de 49% para 58% em um mês; o apoio ao impeachment cresceu de 54% para 58%.

 

                  |Datafolha: rejeição a Bolsonaro vai a 43%| 

Jair Bolsonaro tem sua pior avaliação, mas ainda mantém uma base fiel, de um terço do eleitorado, segundo o instituto.

 Jair Bolsonaro, que nesta quinta-feira colocou-se acima das leis, ao dizer que não cumprirá ordens do STF, registrou sua pior avaliação desde que tomou posse, segundo pesquisa Datafolha, divulgada há instantes. Segundo levantamento já sob o impacto da divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, 43% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo, o que representa o recorde negativo da sua gestão.  “A aprovação de Bolsonaro segue estável, os mesmos 33% nas duas aferições. Já aqueles que acham o governo regular, potenciais eleitores-pêndulo numa disputa polarizada, caíram de 26% para 22%”, aponta reportagem da Folha.  Um fato interessante é que Bolsonaro perde apoio entre os mais ricos. “Se antes eles eram um esteio da aprovação do presidente, agora estão entre os que mais o rejeitam, com 49% de ruim ou péssimo”, aponta a pesquisa. “Entre aqueles 55% que assistiram ao polêmico vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, a rejeição a Bolsonaro sobe a 53%.”

 

 

Junior de Diógenes, presidente da Câmara de Itapetim está curado do Covid-19

Image may contain: 3 people, including Diógenes Silva, people standing

(Glória, Junior e filha)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Itapetim, Junior de Diógenes em contato com o Blog do Marcello Patriota disse:
“Venho a público agradecer o carinho, preocupação e orações de todos.
Com a graça de Deus, hoje recebi a notícia de minha cura e do meu pleno restabelecimento da enfermidade produzida pela Covid – 19, cujo diagnóstico foi prontamente comunicado à toda sociedade de forma ampla e transparente.
Não poderia deixar de agradecer ao profissionalismo e dedicação de toda equipe da Secretaria de Saúde. Aproveito para reforçar a necessidade de que cada um continue cumprindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Com a colaboração de cada um, certamente, venceremos essa difícil cena da vida nacional e do mundo.Em meu nome e de minha família, agradeço à Itapetim pelo massivo apoio recebido durante a quarentena.Muito obrigado aos amigos e amigas! Tenho a certeza de que nossos laços se tornaram mais fortes. Contem sempre comigo! “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. (Salmo 23. 1-6).” Pontuou o vereador e Presidente da Casa José Jordão Neto.

Junior de Diógenes informou ao Blog do Marcello Patriota, no dia 14 de maio que tinha testado positivo para o covid-19.

SJEGITO | Pandemia cancela Festa Universitária

No photo description available.

Realizada a 48 anos, é uma das maiores manifestações culturais do interior pernambucano, deixará de acontecer em 2020. Assim como, os São Pedro de Itapetim e Tuparetama e a expoagro de Afogados da Ingazeira que já tinham dito que não aconteceria, agora foi a vez de São José do Egito.

A Associação Cultura da Capital dos Poetas, que é quem realiza a Festa Universitária, emitiu nota na manhã dessa quarta (27) confirmando o cancelamento do evento.

Segue nota na íntegra:

Como já previsto desde o mês de abril e, diante da situação atual em que vivenciamos a pandemia do coronavírus, a Associação Cultural de São José do Egito oficializa o cancelamento da tradicional FESTA UNIVERSITÁRIA. A qual, nesse ano, seria a sua 49ª Edição.

Nos solidarizamos com os artistas, produtores, técnicos, comerciantes, vendedores, barraqueiros, proprietários de pousadas, restaurantes, bares e todos os prestadores de serviços que movimentam e aquecem nossa economia e a cultura durante os dias de festa.

Atenciosamente, *Associação Cultural de São José do Egito*

100 mil mortes: EUA chegam a número catastrófico por conta da Covid-19

Governado por um negacionista como o Brasil, os Estados Unidos prosseguem em genocídio paralelo diante da pandemia de covid-19. O país chegou à marca de 100 mil mortes nesta quarta-feira, 27, número equivalente à soma de mortos nas guerras da Coreia, do Vietnã, do Afeganistão e do Iraque.

EUA registram mais de 100 mil mortes por Covid-19, segundo ...

Os EUA alcançaram a triste marca de 100 mil mortes pelo novo coronavírus. O levantamento é da Universidade Johns Hopkins. O patamar foi atingido em um período de três meses, o que resulta em uma média de mais de 1.100 mortes por dia.

A reportagem do jornal O Globo destaca que “ele representa ainda mais que o dobro do previsto em meados de abril por Donald Trump, que disse na época que a doença deixaria cerca de 50 mil mortos no seu país. No início de maio, no entanto, o presidente americano, que de início minimizou a gravidade da Covid-19, admitiu que o saldo de mortes poderia chegar a 100 mil — ou seja, 30% das mais de 353 mil vítimas fatais provocadas pelo novo coronavírus no mundo inteiro.”

A matéria ainda informa que “o número de 100 mil se aproxima do total de mortos em quatro grandes conflitos travados pelos americanos desde o fim da Segunda Guerra Mundial: a Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia, a Guerra do Iraque e a Guerra do Afeganistão. Nos quatro, foram 101.667 mortes. Fica também bem próximo dos óbitos provocados pela gripe de 1957/58: 116 mil.”

TUPARETAMA | Obras da prefeitura entram em fase final

A Prefeitura de Tuparetama informou em nota que continuam os trabalhos de conclusão da ciclovia que liga a Vila Bom Jesus ao centro da cidade e do saneamento básico da Rua Ângela Angélica.

A partir dos próximos dias a nova via receberá a pintura, sinalização e instalação da iluminação de led. Sávio visitou a obra com o vereador Diógenes Patriota.

A obra é fruto da atuação do vereador Diógenes Patriota junto ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), autor da emenda parlamentar que possibilitou a obra com a contrapartida do município.

Para o prefeito Sávio Torres, as obras representam desejos antigos dos moradores. “A faixa exclusiva de bicicleta e a continuação da galeria na Rua Ângela Angélica, são anseios da população que começam a se concretizar”, comemorou o gestor.

Saneamento– uma equipe da Secretaria de Infraestrutura está trabalhando na complementação do esgotamento sanitário da Rua Ângela Angélica, no centro da cidade.

=|===Giro pelos Blog’S—(Quinta -feira\28.5.2020)===|=

 

Pensando no Brasil

A quem interessa, neste momento de grave crise na rede pública de saúde, com milhares de vidas ceifadas pela Covid-19, o agravamento da outra crise, a política, envolvendo o conflito e a medição de forças entre poderes? Só aos que querem o pior para o País, aos que não têm alma nem sentimento. Com todo respeito ao Supremo Tribunal Federal, a operação de ontem da Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, só fez agravar ainda mais a relação Executivo x Judiciário.

Há, no entanto, quem esteja pensando diferente, de olho no País e não de forma enviesada. Pena que o STF tenha se manifestado, usando a força da PF, no dia seguinte ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumidamente no campo de oposição, mas sem dar um passo além das suas prerrogativas de chefe de um poder. “O povo brasileiro espera que cada um de nós, detentores de mandatos públicos, tenhamos consciência do papel a desempenhar na busca de soluções para enfrentar o vírus. Vencida essa etapa, ficará um legado de imensos desafios a enfrentar, e o primeiro deles é a reconstrução da nossa economia”, pregou.

“Nesta hora grave, acrescentou, a Nação exige que tenhamos prudência e que estejamos à altura dos combates que já foram e que ainda serão travados. Prudência não pode ser confundida com medo ou com hesitação. A coragem, muitas vezes, está em saber construir a paz”. No discurso, o presidente da Câmara lembrou que o mundo vive a mais grave crise sanitária e humanitária desde a Segunda Guerra Mundial e se solidarizou, em nome do Parlamento, com todas as famílias que perderam seus entes queridos ou têm parentes internados em razão da Covid-19.

Ele também elogiou a atuação dos profissionais de saúde e ressaltou que o isolamento social não é o responsável pela crise econômica. “A quarentena e o isolamento social não são culpados, quem derrubou nossa economia foi o vírus. O distanciamento momentâneo das pessoas salva vidas”, destacou, para acrescentar: “Nesta Casa, a casa da democracia, todos temos uma pessoa próxima que já foi vítima da terrível doença, ou perdemos pessoas queridas, e recebemos diariamente apelos de quem está sem trabalho, sem recursos, sem alimentos, sem meios de sobrevivência e sem condições de manter suas empresas. Vivemos uma guerra”, acrescentou.

Rodrigo Maia falou o que o povo queria ouvir, foi de encontro ao sentimento consensual da sociedade brasileira. O caminho para salvar e escapar da morte draconiana do vírus do fim do mundo e do terror é por aí.

Exemplo de Maciel– Na mesma linha do presidente da Câmara, o líder do DEM, o paraibano Efraim Moraes assinou embaixo de tudo o que Maia afirmou e, em tom de conciliação, estendendo a bandeira branca, citou o exemplo do ex-senador Marco Maciel, o maior apagador de incêndio da história republicana. “Devemos buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que pode nos unir, porque, se queremos viver juntos na divergência, estamos condenados a nos entender, dizia Maciel”, afirmou o parlamentar, sendo tão aplaudido quanto Rodrigo Maia.

 

Dois caminhos – Já o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) recorreu um pouco à história, mas reforçou também o posicionamento de Maia. “A humanidade sempre enfrentou as crises da democracia por dois caminhos: autoritarismo, que nega as instituições e procura fragilizá-las, sempre levando à barbárie. E pelo aprofundamento da democracia, que pressupõe diálogo, tolerância, respeito e fortalecimento das instituições democráticas. No discurso de Vossa Excelência, a Câmara reafirma a sua escolha pela democracia. Um país solidário às vítimas, sensível a luta dos profissionais de saúde, unido pela superação dos efeitos sanitários, econômicos e sociais da crise é o que todos esperam de nós”, assinalou.

Rastro de destruição – Marcelo lembrou que já foram 23 mil mortos pela Covid-19, provocando um rastro de destruição na economia, com 600 mil pequenas empresas fechadas. Lembrou ainda que 1,5 milhões de novos desempregados foram jogados fora. “São os números que importam, e o é que devem nos unir. A mensagem desta Casa pelo discurso de Vossa Excelência é muito clara. Estamos prontos para servir ao Brasil. Estendemos as mãos ao presidente da República com o compromisso de sermos ágeis e responsáveis nas pautas de enfrentamento à crise. Reafirmamos a necessidade de respeito à constituição e ao poder Judiciário, como bem dito, mesmo em decisões que nos contrariam. Confirmamos nosso compromisso com o equilíbrio federativo necessário para que Estados e Municípios exerçam sua autonomia e tenham recursos pra enfrentar seus problemas”, afirmou.

 

Boa notícia – Ainda é muito cedo para pensar em flexibilização da quarentena mais rígida adotada pelo Governo de Pernambuco. Essa é a visão do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Mas ele admite que há um indício de desaceleração da curva de casos da Covid-19 na capital pernambucana. “Há um sinal de desaceleração da curva. Mas ainda é precipitado afirmar que já se pode flexibilizar o isolamento. É importante dizer que analisamos esses dados diariamente, junto com o Governo do Estado e é hora, neste momento que estamos no meio da quarentena, de manter firme o isolamento”, afirmou.

CURTAS

GABINETE DO ÓDIO – Em sua decisão que autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito das fake news, ontem, no Rio, Brasília e Santa Catarina, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou indícios de que um grupo de empresários atua de maneira velada financiando recursos para a disseminação de fake news e conteúdo de ódio contra integrantes do STF e outras instituições. O ministro também definiu como “associação criminosa” o grupo conhecido como “gabinete do ódio”, como é chamado um núcleo de assessores que tem forte influência sobre o presidente Jair Bolsonaro e suas redes sociais.

SÃO PAULO REABRE – A cidade de São Paulo poderá abrir, com restrições, escritórios, o comércio de rua, shoppings centers, concessionárias e imobiliárias a partir da próxima segunda-feira. A decisão é parte do plano de reabertura do Estado anunciado pelo governador João Doria (PSDB). O pacote prevê que a saída da quarentena, em vigor desde 24 de março, será um processo dividido em cinco fases. As atividades que serão autorizadas a reabrir terão de seguir regras como limitar o acesso de clientes por vez e oferecer álcool em gel. Shoppings, por exemplo, terão de adotar ações para evitar aglomerações. Stands de venda de prédios terão de seguir recomendação para serem ventilados. O uso de máscaras segue obrigatório em todo o Estado.

EVITAR MÁSCARA – Prática já adotada pela população de países asiáticos para se proteger de doenças respiratórias transmitidas principalmente no inverno, o uso de máscaras se mostrou um instrumento eficaz na prevenção ao novo coronavírus. Mas dependendo da faixa etária da criança e da condição clínica, o uso deve ser evitado. Especialistas lembram que para quem tem idade inferior a dois anos, o uso da máscara facial pode dificultar a respiração e até aumentar o risco de asfixia.

Perguntar não ofende: Qual a revista nacional que vai trazer uma bomba sobre os contratos superfaturados do Recife com o dinheiro da Covid-19?

Coluna do FinFa

Recebeu – O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), recebeu 10 ventiladores pulmonares da Secretaria Estadual de Saúde, exclusivos para nossa área de tratamento a pacientes com COVID-19, a Unidade Respiratória. Com isso, o hospital passará a ser referência no sertão do estado, III Macrorregião de saúde no atendimento a esses pacientes. Os ventiladores estão em processo de instalação, bem como a rede de gases medicinais do hospital está passando por ampliação para um maior aporte as novas máquinas. A nota foi postada no instagram da unidade.

Inovando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve reunido com a secretária, Luciana Paulino, e com Vandivaldo e Dinda, da equipe de educação. A pauta, foi a inovação que a educação municipal implantou, “desde o dia 1 de abril retomamos as atividades complementares dos alunos através de um aplicativo de celular, para que toda a comunidade escolar tivesse acesso. Agora em maio, inovamos em relação a novos conteúdos para que uma maior quantidade de alunos fosse atendidas. Então vamos iniciar também a entrega de atividades para as comunidades de difícil acesso.A partir de agora também vamos realizar um boletim mensal com o retorno de tudo que foi feito com as crianças e adolescentes. Hoje já contamos com mais de 600 atividades no aplicativo”,disse a secretária Luciana.

Sem caso – A cidade de Calumbi-PE, no Sertão do Pajeú, ainda encontra-se sem nenhum caso positivo do Covid-19. A prefeita Sandra Magalhães, tem elogiado o trabalho da equipe municipal de saúde, pelo empenho e os serviços que estão sendo executados no combate a pandemia. “O município tem atéagora 04 casos em investigação, 01 caso descartado e nenhum confirmado.

Frase – “Há um sinal de desaceleração da curva. Mas ainda é precipitado afirmar que já se pode flexibilizar o isolamento. É importante dizer que analisamos esses dados diariamente, junto com o Governo do Estado e é hora, neste momento que estamos no meio da quarentena, de manter firme o isolamento”. (Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia)

Você sabia – Que o Governo do Estado de Pernambuco, está realizando distribuição de 183 mil máscaras para servidores, de áreas essenciais, moradores de comunidades, usuários do transporte público e durante a Operação Quarentena.

Investidos integralmente em Educação – O Blog Folha Sertão, publicou, que a Justiça Federal em Pernambuco determinou que as verbas decorrentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) sejam aplicadas exclusivamente na área de Educação. Esta foi considerada uma grande vitória da luta de entidades, como a Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil-APLB e APEOC, pela aplicação dos recursos, especialmente na área do ensino fundamental. Diversos municípios do estado entraram com ação judicial para receber, da União, verba relativa à complementação do Fundef, no que diz respeito à diferença entre as receitas garantidas por lei e as efetivamente recebidas. Na decisão, o MPF reforça que o repasse federal e o posterior recebimento, na via judicial, da diferença devida, não autorizam os municípios a utilizarem os recursos em finalidades distintas à da Educação.

Disse – “Vejo uma resistência de alguns do Congresso que estão decidindo esse assunto politicamente. Querem discutir eleição sem participação popular. Os políticos tem que convocar autoridades de infectologia, medicina. Se pode fazer uma consulta para regime de governo, alteraram a lei trabalhista, lei de teto, prorrogaram mandato de Ministro de Supremo. Quando se quer fazer, se faz. Não podemos ser cobaias. Se fosse para unificar pleito de governador deputado e presidente já teriam, adiado. Casuísmo é fazer uma eleição sem o povo participar. Um candidato no grupo de risco não vai poder nem fazer campanha”. (Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, ontem (27), no programa Debate das Dez, da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, sobre às eleições deste ano)

Perguntar não ofende – O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vai se segurar por quanto tempo no cargo?

Patos vai a 538 casos de covid-19 nesta quarta(27)

A cidade de Patos, até esta quarta-feira, dia 27 de Maio de 2020, contabilizou 538 casos do novo Coronavírus (COVID-19). Desses números, 377 estão em isolamento domiciliar, 20 em internamento hospitalar, 122 estão recuperados e 19 óbitos.

Na sequência, você pode conferir o Mapa Setorial que traz a soma dos casos detectados nos bairros que compreendem as cinco regiões no perímetro urbano do município.

De acordo com os números de hoje, a região com o maior índice de casos confirmados para o Covid-19 em Patos é a Zona Norte, com 157 casos. Na separação por bairros, o Jatobá lidera com o registro de 69 casos.  Para fechar os 538 casos registrados nesta quarta-feira, 27, o Presídio Romero Nóbrega tem 19 re-educandos confirmados para Covid-19; na Zona Rural tem 02 casos, e o Distrito de Santa Gertrudes 03 casos.

A maioria dos casos registrados é do sexo masculino. E a faixa etária predominante é entre 20 e 40 anos.

SJEGITO | Capital da Poesia confirma mais 4 casos de covid-19 e chega a 25 no total. 17 pacientes tem cura clinica

Nessa quarta (27), a Secretaria de Saúde confirmou mais 4 casos de Covid 19! Os pacientes encontram- se com estado de saúde estável e seguem sendo monitorados pela equipe da Secretaria de saúde. 

As confirmações aconteceram através de teste rápido, e os pacientes não eram investigados, se enquadravam no protocolo para testagem, e tiveram a confirmação.

Também tivemos mais 4 pacientes curados clinicamente, nessa quarta (27).
Recordamos a importância do isolamento social, do uso da máscara e da higienização das mãos.

Secretaria de Saúde  aumenta capacidade de testagem

A Prefeitura de São José do Egito, aumentou sua capacidade de testagem com aquisição de testes rápidos. A informação foi passada pela Secretária Municipal de Saúde, na tarde desta quarta-feira (27).

A Secretaria explica, que dos 21 casos confirmados até essa terça-feira (26), 14 foram detectados através de testes rápidos, ao todo 108 desses testes já foram feitos desde a semana passada.

O secretário de Saúde, Paulo Jucá, destaca a importância de se testar mais. “Com mais pessoas testadas podemos identificar focos como foi com a feira livre na semana passada, e daí tomar decisões acertadas para diminuir o contágio.”

“Essa é mais uma, das muitas medidas já tomadas pelo Governo Municipal, para evitar o aumento dos casos de coronavirus em nosso município.” Afirmou Paulo.

Brejinho confirma três casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde da cidade de Brejinho confirmou através de nota publicada em rede social na tarde desta quarta-feira (27), três casos positivos de Covid-19 no município. A terra mãe do Rio Pajeú vinha se destacando e estava entre os 12 dos 184 municípios de Pernambuco sem registro de casos da doença.

A pasta informou também que todas as medidas, desde o início da suspeita, foram tomadas.

O órgão não deu detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes e nem informações sobre sexo e idade.

O município conta ainda com 03 casos em investigação e 04 descartados.

Onze das 184 cidades de PE não têm casos confirmados de Covid-19(Calumbi, Solidão,Ingazeira dentre elas)

Dos 184 municípios pernambucanos, mais Fernando de Noronha, 12 não têm casos confirmados do novo coronavírus, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgados pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD). O total de cidades que não tiveram registro oficial da Covid-19 corresponde a 6,4% das localidades do estado.

No boletim desta terça-feira (26), a SES-PE aponta casos graves da doença em 157 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Entretanto, nesse documento diário, a secretaria divulga apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), conforme protocolo do Ministério da Saúde. Houve, ainda, casos de moradores de outros estados e países que passaram por Pernambuco.

A maioria dos municípios que não registraram casos oficialmente fica no Sertão do estado. Desta lista, três estão no Agreste.

Confira as cidades em que não houve confirmações

Agreste

  • Angelim
  • Belém De Maria
  • Brejão

Sertão

  • Calumbi
  • Exu
  • Ingazeira
  • Itacuruba
  • Manari
  • Mirandiba
  • Santa Filomena
  • Solidão

As maiores cidades de Pernambuco são as que têm os maiores números de casos. O Recife vem em primeiro lugar. Eram, até a segunda, 13.549 casos.

Em seguida, vêm Jaboatão dos Guararapes, com 2.651 confirmações e Olinda, com 2.264 testes positivos para a doença.

Tabira completa 71 anos sem festa em meio à pandemia

Nesta quarta-feira (27), Tabira faz aniversário. 71 anos de história que serão comemorados apenas com o coração.

A emancipação Política da cidade das tradições será sem festa, sem feira e sem feriado.

Sem festa para evitar aglomerações, sem feira livre porque está suspensa como medida em defesa do isolamento social e sem feriado para que os bancos e casa Lotérica sigam pagando sem interrupção os beneficiários do Programa Bolsa Família.

História: em 1865, Tabira era uma fazenda de propriedade do Sr. Gonçalo Gomes dos Santos, que por iniciativa própria, formou uma pequena feira, com o objetivo de atender os moradores da região.

O sucesso alcançado foi tamanho que deu início a formação de uma povoação, recebendo inicialmente o nome de Madeira, depois Toco do Gonçalo, em virtude de haver no meio da feira um toco que servia ao talho da carne para venda ao público, posteriormente Espírito Santo ficando até 1939 quando passou a denominar-se Tabira.

Em homenagem ao grande guerreiro indígena Tabira, que segundo a lenda, em um combate, foi atingido por uma flecha no olho, e retirando-a com bravura, continuou lutando até vencer seus inimigos.

O terreno do patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios e da cidade, exatamente o centro da cidade, foi doado pelo Sr. Gonçalo Gomes, que em sua homenagem tem seu nome a praça principal.

A capela do povoado foi inaugurada em missa solene, pelo padre Pedro Pereira de Souza, no dia 03/09/1883, e que posteriormente foi substituída pela atual igreja matriz, construída por filhos da terra. Em 27 de maio de 1949, tomou posse o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, o Sr Pedro Pires Ferreira.

Gonçalo Gomes dos Santos doou ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios partes de suas propriedades, justamente o que forma o perímetro urbano da atual cidade de Tabira.

Tabira foi desmembrada do município de Afogados da Ingazeira em 31 de dezembro de 1948. Porém só foi constituído município autônomo pela lei n. ° 508, de 27 de maio de 1949, data em que se comemora a sua emancipação política e que coincide com a instalação da primeira Constituição Municipal de Tabira.

CARNAÍBA | Mais 3 casos de Covid-19 e agora são 12 confirmados para coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Carnaíba, no Pajeú, informa que foram confirmados 3 (três) novos casos de COVID-19.

Trata-se de pessoas que apresentaram sintomas de Síndrome Gripal, sendo duas do sexo feminino e uma do sexo masculino. Os testes foram realizados em laboratório particular.

Dentre essas pessoas, 2 (duas) já cumpriram quarentena e 1 (uma) em isolamento domiciliar. Os três pacientes apresentaram sintomas leves e possuem quadro clínico estável.

====Giro elos Blog’S—(quarta-feira\27.05.2020)====

E em Pernambuco, quando será?

No rastro da gatunagem do dinheiro federal destinado ao combate à pandemia do coronavírus, a Polícia Federal, finalmente, acordou. Fez a primeira operação em Fortaleza, na última segunda-feira, e ontem no Rio de Janeiro. Quando será em Pernambuco? É o que todo mundo está querendo saber, principalmente no Recife, que foi para a mídia nacional como exemplo do pior que um gestor pode fazer em vida: desviar e superfaturar recursos para salvar vidas em meio a uma guerra contra um inimigo, a Covid-19, que já arrastou milhares de pessoas para o mundo desconhecido.

No Recife, há um terreno fértil para os agentes da PF. São muitas as denúncias. Segundo a deputada Priscila Krause, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) já alocou R$ 700 milhões em compras de equipamentos médicos e hospitalares. O Ministério Público de Contas (MPCO) entrou formalmente com um pedido ao TCE para investigar a compra de respiradores para as unidades de tratamento de pacientes com Covid-19. O órgão abriu uma auditoria especial para esclarecer a aquisição de 500 equipamentos a uma microempresária que trabalha com materiais veterinários e colchões.

De acordo com o documento elaborado pelo procurador do MPCO, Cristiano Pimentel, a empresa Juvanete Barreto Freire é de Paulínia (SP) e foi beneficiada com três contratos, totalizando R$ 11,5 milhões. A microempresária já recebeu na conta corrente uma transferência de R$ 1.075.000, pela primeira leva de respiradores. Os recursos saíram da conta do Sistema Único de Saúde (SUS) do Fundo de Saúde do Recife, em Transferência Eletrônica Disponível bancária, em 1° de abril de 2020, segundo cópia obtida pelo órgão.

A representação do MPCO aponta mais 20 irregularidades supostamente graves na compra sem licitação. O órgão destaca a suposta incapacidade da empresa de realizar uma venda de uma “quantidade tão expressiva” de respiradores, “por ser uma micro empresária individual, sem qualquer experiência anterior na venda de equipamentos médicos”. O MPCO informou que a empresa foi aberta apenas em outubro de 2019. A representação aponta que, no cadastro da Receita Federal, a empresa tem um limite de faturamento anual de R$ 81 mil.

Ainda de acordo com o MPCO, a empresa, em ofício enviado ao órgão, admitiu que seu cadastro na Receita Federal estava irregular, quando assinou os contratos com a Prefeitura do Recife. O MPCO disse, ainda, que a empresa informou que está tentando mudar seu registro na Junta Comercial de São Paulo. Diante de tamanha aberração, o prefeito mandou cancelar a compra, mas isso não impede que a Polícia Federal faça uma visita em território pernambucano com a mesma disposição como se deu em Fortaleza e no Rio.

Cobrança do TCE – O TCE também cobrou à Prefeitura do Recife transparência na aquisição dos equipamentos. O Tribunal emitiu um alerta de responsabilização à administração municipal. Assinado pelo conselheiro Carlos Porto, o documento seguiu para o prefeito Geraldo Julio (PSB) no dia 12 de maio. O TCE solicitou informações sobre as compras emergenciais para o enfrentamento à epidemia do novo coronavírus. Também quer transparência sobre os repasses feitos para Organizações Sociais (OSs), responsáveis pelo fornecimento de materiais e pelas obras de hospitais de campanha.

Reação vazia – Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que não foi notificada da representação do procurador Cristiano Pimentel e tomou conhecimento pela imprensa. O prefeito disse que o objetivo do procurador era fazer a devida apuração ao invés de antes fazer a divulgação da denúncia, antes mesmo da Prefeitura ser notificada para fazer os esclarecimentos. A nota, por fim, diz que o portal da transparência do Recife é reconhecido como um dos melhores do Brasil. “Em 2019, por exemplo, foi avaliado como nível mais alto pelo Tribunal de Contas e como melhor do Brasil pela Controladoria-Geral da União”. Acredite se quiser!

Recibo do crime – A assessoria do prefeito justificou que existe uma disputa internacional por respiradores, item essencial para o funcionamento das UTIs e que “já realizou dez processos de compras com diversos fornecedores diferentes”. Adiantou que “não existe superfaturamento ou fraude em relação à compra realizada à empresa Juvanete Barreto Freire. Os respiradores, segundo a assessoria, foram comprados a preços bem abaixo do valor de mercado, entre R$ 21 mil e R$ 25 mil, e que, no Brasil, alguns respiradores estão sendo comprados por mais de R$ 100 mil. Disse também que a empresa, representante comercial da Bioex, fabricante dos respiradores, tem toda a documentação necessária para a venda dos aparelhos. Se a empresa é tão qualificada assim, por que então o prefeito passou recibo do crime cancelando a compra?

Delegada vai escapando – O presidente Bolsonaro autorizou a Polícia Federal a mudar mais cinco superintendentes regionais, além do Rio. No Nordeste, só houve troca, até o momento, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. No Estado potiguar, Tânia Fogaça foi substituída por Larissa Freitas Perdigão. Já na Paraíba, saiu André Viana Andrade e em seu lugar assumiu Gustavo Paulo Leite. Estranho que Carla Patrícia Cintra, comandante da PF em Pernambuco, logo ela que o ex-ministro Sérgio Moro disse que o presidente havia feito interferência para decretara degola, não tenha entrado na lista. O que se sabe da PF pernambucana é que as coisas por aqui andam em passos de tartarugas, quase parando.

CURTAS

AÇÃO CARIOCA – Quanto à operação da PF ontem no Rio, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, antecipou, na última segunda-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a Polícia Federal estava prestes a deflagrar operações contra desvios na área da saúde nos estados. O presidente Bolsonaro tem criticado Witzel – de quem foi aliado durante a campanha –, a quem chamou de “estrume” em uma reunião ministerial em 22 de abril, por conta das medidas de isolamento para conter o coronavírus. Perguntado sobre a operação no Rio, Bolsonaro respondeu: “Parabéns à Polícia Federal. Fiquei sabendo agora pela mídia. Parabéns à Polícia Federal, tá ok?”. Questionado sobre se Zambelli sabia, emendou: “Pergunta para ela”.

VERSÃO DO GOVERNADOR – Depois de agentes da Polícia Federal terem cumprido mandados de busca e apreensão em suas residências, ontem, o governador do Rio, Wilson Witzel, afirmou que a operação comprova a interferência do presidente Jair Bolsonaro no órgão. “A interferência anunciada pelo presidente da República está devidamente oficializada”, disse, em nota, o mandatário fluminense. A acusação foi feita num contexto em que a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, deu a entender que sabia que a PF preparava operações contra governadores. “Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará”, apontou Witzel.

RECURSO AO MP – O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (RJ), disse em sua conta no Twitter que recorrerá ao Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão investigue o suposto vazamento da operação Placebo, deflagrada pela Polícia Federal, à deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). A operação foi desencadeada para apurar indícios de desvios de recursos públicos destinados à saúde por conta da pandemia do novo coronavírus, e que tem como um dos alvos o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

Perguntar não ofende: Quantos mandados de buscas e apreensão serão feitos na operação de Pernambuco pela Polícia Federal?

—–Coluna do FinFa—-

Médico alerta – Um médico que atua no Hospital Regional Emilia Câmara de Afogados da Ingazeira, enviou ao blog o seguinte relato: “Ainda bem que Deus é afogadense. Com quase 40.000 habitantes Afogados é um dos municípios que diagnosticou menos casos de Covid-19 no Pajeu, onde cidades menores tem diagnosticados mais casos que Afogados. A pergunta é: Deus é afogadense ou está acontecendo uma subnotificação no município de Afogados?

O médico ainda informou, que no Hospital Regional, os casos leves só são testados se forem profissionais de saúde ou segurança, seguindo recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, os casos graves, são internados e coletado o material para diagnóstico. A orientação para a população em geral, nos casos leves é: permanecer em casa e em caso de piora dos sintomas, procurar a emergência do HREC, o que causa uma apreensão também nos profissionais de saúde, já que por se tratar de uma doença desconhecida, e muitas vezes de uma evolução rápida, então um paciente que tem um quadro leve pode evoluir para um quadro grave rapidamente e assim necessitar de um suporte intensivo, que não dispomos na nossa cidade.

A conduta dos médicos na condução dos casos leves é muitas vezes questionada pelos pacientes, porém os mesmo não dispõe de testes rápidos para todos os sintomáticos. A pergunta é: quantos testes rápidos a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, disponibilizou para HREC? já que Afogados, não tem hospital municipal e não construiu hospital de campanha. Onde foi gastos o dinheiro que o Governo Federal enviou para o município no combate à pandemia?”Live – Nesta quarta-feira (27), às 16 horas o Secretário Municipal de Turismo, Esportes e Cultura de Afogados da Ingazeira, e atual presidente da ASTUR, EdgarSantos, participa de uma uma live com Edivaldo Quirino, Diretor da Revista Turismo na Serra, “Vamos falar sobre a retomada do turismo, em Pernambuco, com ênfase no interior. Acompanhem pela @turismonaserra”, disse Edgar.

Vai abrir – Um comerciante do ramo de ótica de Afogados da Ingazeira, em mensagem enviado a este blogueiro, confirmou que a partir de hoje, às óticas estão autorizadas a funcionar seguindo os seguintes protocolos:
1º- uso da máscara por todos dentro do estabelecimento, 2º- Fornecimento de álcool em gel na entrada para clientes, 3º- atendimento de dois clientes por vez, 4º- porteiro ou dispositivo que controle o fluxo dentro do estabelecimento.

 

Iniciou – A Prefeitura de Custódia, iniciou ontem (26), o pagamento dos servidores municipais, que vai até a próxima sexta-feirea (29). “Nosso governo tem prezado pelo compromisso de pagar em dias nossos servidores, mesmo diante que da crise que passa o País”, disse o prefeito Manuca

Frase – “Acima de qualquer papel institucional, nos sentimos gratificados de podermos cumprir nossa missão e dar nossa contribuição a outras pessoas que necessitam de ainda mais apoio neste momento de dificuldade”. (Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, sobre as quentinhas, que estão sendo distribuídas coma pessoas em situação de vulnerabilidade social)

Consertar – Um morador da Rua José Barbosa no Bairro São Cristovão em Afogados da Ingazeira, enviou ao blog, e denuncia a situação do calçamento que fica em frente a Fazenda do Sr. Zé de Nicário.”Essa situação já faz bastante tempo que está assim e os serviçosque são realizados pelas equipes da Prefeitura, dura pouco tempo, a gente que reside nas proximidades são os mais prejudicados, espero que resolvam definitivamente esta situação”, disse o morador.

Perguntar não ofende – Como anda a situação do PSB de Tabira-PE, que não se pronuncia sobre a escolha do pré-candidato a prefeito?

—–COLUNA DO ITAMAR FRANÇA—-

Presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), participou do encontroÉ BOM DEMAIS! – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) não quer que as eleições municipais sejam realizadas este ano. Alegando prejuízos eleitorais e a pandemia do Coronavírus, defende a unificação dos mandatos com a realização de uma eleição geral em 2022. O assunto foi debatido durante a quarta assembleia de prefeitos por videoconferência, com a bancada federal de Pernambuco. É compreensível. Agora…  os atuais candidatos não poderiam ser candidato à reeleição. Será que eles aceitam? É somente uma pergunta.

…………………………………………………………….

A FOLHA DAS CIDADES: Vereador cobra explicação sobre fechamento da ...DANIEL NA VICE – Em entrevista a Rádio Pajeú na manhã desta terça-feira (26), o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB) disse que o debate sucessório da chamada Frente Popular conta com pelo menos 7 sete nomes, entre eles está o do vereador Daniel Valadares (MDB). A inclusão do nome do emedebista na disputa pela vice de Palmeira, coloca em cheque a situação do partido ao qual comanda na cidade, que ficará apenas com um vereador na disputa. Caso Daniel seja indicado para compor a chapa governista, o vereador Agnaldo Rodrigues, Cancão colocaria à reeleição em risco, isso porque o partido necessita de 1.700 votos para eleger um vereador. A saída da professora Suely para o Podemos e uma possível desistência de mais pré-candidatos colocaria a reeleição de Cancão em jogo…

…………………………………………………………….

Pergunta Ponto De Interrogação - Foto gratuita no PixabaySERÁ A NOVIDADE? – A afirmativa de que a disputa pela vice dentro do conjunto da chamada Frente Popular pode haver novidades, deixa claro que o nome do ex-presidente municipal do PSL, Toninho Valadares, hoje filiado ao MDB pode está entre os postulantes à vaga para compor chapa na condição de candidato a vice com Alessandro Palmeira (PSB) que será o candidato da sucessão do prefeito José Patriota (PSB). Palmeira nega qualquer tipo de acordo entre Coimbra e Valadares, mas há quem diga que Antonio indicará a vice e com grande possibilidade de ser o filho Toninho, que até moderou o discurso contra a gestão do governador Paulo Câmara, se poupando de comentar sobre a sua posição política, evitando comentários negativos à gestão de Coimbra.

…………………………………………………………….

lápis de memória: cachimbo da pazCACHIMBO DA PAZ – o Vice-prefeito de Afogados da Ingazeira Alessandro Palmeira (PSB) e o ex-prefeito Antonio Valadares (MDB) voltaram a fumar o cachimbo da paz. Indagado pelo produtor de mídia digital que as linhas da tela escrevem, sobre as provocações feitas pelo ex-prefeito Antonio Valadares (MDB), que de forma indireta o havia comparado a um poste e o taxado de despreparado para governar o município, insinuações lembradas na própria Rádio Pajeú pelo vereador José Edson Ferreira Zé Negão (Podemos), o vice-prefeito Alessandro Palmeira (PSB) foi habilidoso na resposta fazendo um arrodeio daqueles… Palmeira evitou comentar o episódio saindo pela tangente, feito mussum, liso virado na molesta. Antes de ir a emissora para entrevista, um dia antes recebeu uma túia de orientações do seu chefe-mor…

…………………………………………………………….

ANIVERSÁRIO SEM FESTA – Tabira comemora nesta quarta-feira (27) os seus 71 anos de emancipação política. Com uma população de 28.534 pessoas, estimativa feita pelo IBGE em 2019, o município comemorará a data sem festa, devido à pandemia do novo coronavírus.

…………………………………………………………….

REGIÃO MAIS AFETADA – Até hoje, 67% dos municípios brasileiros registraram casos de Covid-19. O número representa 3.771 dos 5.570 municípios do Brasil. Há um mês, o número de cidades afetadas pela pandemia do coronavírus era 1.721. A região mais afetada é o Nordeste, com 1.434 cidades com infectados pela doença.

…………………………………………………………….

Prefeito reeleito do Recife diz que é preciso voltar a acreditar ...APURAR – O Ministério Público de Contas de Pernambuco protocolou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo auditoria para apurar a compra de 500 respiradores pela Prefeitura do Recife. O estado não informou o valor unitário dos equipamentos. No geral vários municípios apresentam uma grande variação entre os preços pagos e uma série de possíveis irregularidades e até questionamentos sobre a qualidade dos produtos.
…………………………………………………………….

Witzel prestará depoimento à Polícia Federal como investigado na ...INVESTIGADO – O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e a mulher dele, Helena Witzel, estão no centro das investigações de corrupção no combate à Covid-19, que resultou em contratos de mais de R$ 2 bilhões de empresas e organizações sociais, principalmente, ligadas ao empresário Mário Peixoto, preso na Operação Favorito em 14 de maio.

“É preciso que a população entenda que estamos tentando salvar vidas”, disse Sebastião Dias sobre endurecimento de medidas

Por André Luis

Nesta terça-feira (26), o prefeito de Tabira, Sebastião Dias, falou ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú FM, sobre o endurecimento das medidas de combate a disseminação do novo coronavírus no município – Na noite da última segunda-feira (25), a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei do Executivo, impondo medidas restritivas de circulação de pessoas na cidade das 20h às 04h da manhã.

Segundo Dias, o endurecimento foi necessário visto que parte da população não estava colaborando com o isolamento social.

“Tem medidas que tem que ser tomadas, toleramos muito, explicamos; carro de som toda hora, rádio, redes sociais, visitas, barreiras sanitárias, comitê de combate ao novo coronavírus. Parece que a população não está entendendo bem e agora chegou o momento justamente em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, CDL, Ministério Público Estadual, aqui representado pelo promotor Romero Borja, de todos os seguimentos da sociedade em reuniões, elaboramos esse projeto para atender uma gama de necessidades e demandas que implicam até em punições judiciais.”

“Essa restrição de 20h as 04h é preciso que a população entenda que estamos tentando salvar vidas e não limitando o direito de ninguém.” Destacou.

Sebastião também comentou sobre as multas que serão aplicadas a quem não obedecer à Lei. “Essas multas serão aplicadas pelos agentes delegados, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria de Finanças, então tudo isto está deliberado aqui por tanto no projeto.”

O projeto enviado pelo executivo, teve mudanças na Câmara que resolveu dar um prazo de dez dias para que os munícipes se adéquem, só depois desse prazo é que as multas serão aplicadas. Mas Sebastião defendia a aplicação das multas desde que a Lei fosse sancionada.

“Creio que a essa altura do campeonato, não tem mais nenhum brasileiro, por distante que more, não saiba que o coronavírus mata, que isolamento social é a única alternativa que temos, pois, não temos vacina, não temos remédio, não temos cura, o único remédio que temos agora é justamente o isolamento social. A população agora tem que saber que tem que colaborar.” Explicou.

Ele disse que gostariam que não tivesse sido preciso criar uma lei tão dura, mas não viram outra forma. “A população não aderiu ao percentual que esperávamos de 60% ou até mais de isolamento social e agora vai ser obrigada a fazer. Acredito que o povo de Tabira vai chegar à consciência e tomar a decisão de que esse isolamento é para o bem da sociedade, é o para o bem da vida.” Destacou.

Para o prefeito, só quem vai sentir o peso do endurecimento das medidas, são justamente as pessoas que não estavam colaborando.

Sebastião explicou que o horário foi decidido devido a reclamações que foram chegando aos órgãos envolvidos no combate ao novo coronavírus na cidade. E, que, não havendo sucesso na medida, outras medidas mais duras podem ser pensadas e colocadas em prática. “Esse projeto não foi pra multar ninguém, é um projeto para manter a vida.” Ressaltou.

STª TEREZINHA | Prefeitura instala 10 Pias de Higienização.

A prefeitura de Santa Terezinha  instalou os box de pias para auxiliar no combate ao Coronavírus. Elas estão disponíveis em pontos estratégicos na cidade e na Vila do Tigre para que as pessoas possam higienizar as mãos, onde há grande circulação de pedestres.

Ao todo são dez (10) equipamentos, oito na cidade e dois no Tigre com capacidade de 20 litros cada um. Eles são reabastecidos por pessoas responsáveis, que além da água, ainda disponibiliza sabão líquido e papel.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização da mãos com água e sabão é umas das principais medidas de de higiene pessoal para evitar o contágio e a disseminação do vírus.

Para o gestor : ”  A instalação das pias e a disponibilização dos itens de higiene são medidas de extrema importância  e uma forma de ampliar  e na Buscamos de soluções simples que pudesse ser útil na conscientização e na prevenção ao coronavírus. É mais uma medida complementar às demais ações executadas pelo Município para impedir o avanço da doença no Município”, pontuou prefeito Vanin de Danda ao blog.

SJEGITO | Capital da Poesia registra 21º caso positivo de covid-19

Hoje a secretaria de saúde descartou mais 2 casos suspeitos de COVID 19 e recebeu a confirmação de mais um caso. O paciente esta internado em outro município, e segue sob cuidados médicos e de enfermagem, seu estado de saúde é estável até o momento. Noticiamos também que temos mais 6 casos curados, o que nos remete a 13 pacientes curados da COVID 19.