Miss Dourada

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Dr. Fred Barros
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Informatic Center
Dr. Roberto Calumbí
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

Um latrocínio (feminicídio) chocou SJEgito na tarde dessa quarta(o8)

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péSJEgito |

Um assassinato chocou SJEgito na tarde dessa quarta-feira(o8)  foi no Sitio Massapê, que fica a cerca de 10 quilometros da cidade , uma senhora bastante conhecida como Enedina de aproximadamente 60 anos, as primeiras informações de populares é que o corpo foi encontrado na casa na Zona Rural, com marcas de pauladas na cabeça, Enedina foi morta brutalmente. Os vizinhos disseram que não ouviram nada, nenhum barulho ou algo estranho.

Os vizinhos ao  encontrar o corpo chamaram a policia.

O caso é investigado pela Delegacia de SJEgito. Segundo a Polícia Civil e Militar  diligências foram iniciadas para identificar a autoria do crime. O IC-Instituto de Criminalística foi ao local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Caruaru. A família está esperando o corpo vir de Caruaru, não sabe informou o horário do  velório e sepultamento.

Nas redes Sociais a população ficou chocada:

 

 

Infelizmente foi maldade o que fizeram com ela. Eu a vi esses dias, isso foi de tarde que fizeram. Não consigo acreditar até agora”, disse um amigo.

 

1.165 pessoas já estão curadas da covid-19 em todo Pajeú

Quase metade dos infectados pelo coronavirus já estão curados no Pajeú

| ‘1.165’  curados no Pajeú do covid-19. |

| Levantamento às 8h.( Quinta-feira\o9\07 )|

O Blog do Erbi em parceria com o Blog do Marcello Patriota.

Oscilando desde a semana passada o número de curados do coronavírus aumentou de forma significativa, quando estava na casa dos 58%, atualmente varia entre 69% e 71%, nessa quarta (08) chegou ao 71,21% de curados, número bastante positivo que torcemos para aumentar ainda mais.

Serra Talhada confirmou mais curas que casos nossos no último boletim, foram 66 pessoas diagnosticas livres da doença, com isso o município chegou a marca de 580 curas. Tabira tem 123 pessoas nessa condição e São José do Egito 90 pessoas livres do vírus.

Afogados da Ingazeira tem 75, Triunfo chegou aos 46 curados, Carnaíba tem 40, Flores tem 39, Brejinho 31 e Calumbi 30, Iguaracy 29 recuperados e Tuparetama 28, Itapetim tem 19 curados. Quixaba tem 10 e Santa Terezinha 9 curados, Ingazeira tem 8, Santa Cruz da Baixa Verde tem 6, e Solidão 3 recuperados.

Dos 1.636 casos confirmados no Pajeú, 1.165 já estão totalmente recuperados, ou 71,21% do total de casos registrados em toda região.

Em SJEgito SEIS médicos que trabalham na Capital da Poesia que tiveram Covid-19  estão curados clinicamente:  Dr. Hugo Rabelo, Dr. Igor de Gerinha, Dr. Daniel Henriques, Dr. Eliece, Drª Cecília Estrela e Drª Gabriela.

 

COVID-19 | Pajeú contabiliza 1.635 casos confirmados, 49 óbitos e 1.168 curas

        =( |–| Atualizado às 8h  Quinta=o9\julho|–|)=

Por André Luis\ Nill Jr e Blog do Erbi

Prefeitura de Camalaú inicia entrega de kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal

.

Serra Talhada passou dos 800 casos de Covid-19 e Tabira dos 200.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (08.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, dez cidades registraram sessenta e três novos casos da Covid-19, e a região totaliza 1.635.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 836 confirmações. Logo em seguida, com 201 casos confirmados está TabiraSão José do Egito e Afogados da Ingazeira estão com  112 casos confirmados cada.

Carnaíba chegou aos 61 casos, Triunfo tem 59, Flores está com 46,  Iguaracy está com 35, Calumbi está com 33, Brejinho, e Tuparetama tem 32 casos cada.

Itapetim está com 22 casos confirmados, Quixaba tem 16 casos, Santa Terezinha tem 13, Santa Cruz da Baixa Verde tem 11, Ingazeira está com 9 e Solidão tem 5 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 49 mortes por Covid-19. Até o momento, doze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 14, Carnaíba 6 e Triunfo 6 cada, Tabira 5, Afogados da Ingazeira 4, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama, São José do Egito e Flores tem  2 óbitos cada, Itapetim e Calumbi com 1 óbito cada.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou setenta e quatro  novas curas clínicas, totalizando 1.168 recuperados. O que corresponde a 71,43% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 7h40 desta quinta-feira  (09.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

 

 

Escolas de Tabira recebem investimentos da Prefeitura

Nill Junior || 

Acompanhado da secretária de Educação, Lúcia Santos, e de gestores das escolas, o prefeito Sebastião Dias entregou, na manhã dessa terça-feira (7), os conjuntos sextavados adquiridos com recursos próprios pela Educação municipal. Cada conjunto é composto de 6 cadeiras, 6 carteiras e uma mesa central formando um círculo. Todo o material é fabricado com estrutura metálica em tubo, com bordas das mesas arredondadas e um colorido do jeito que as crianças gostam.

Cinco escolas tabirenses irão receber os equipamentos. Serão distribuídos 3 conjuntos para a Escola Cícero Correia em Brejinho, 15 para a Creche Edite Leite do Amaral, 5 para a Escola Otacílio Pereira da Silva no Bairro Vitorino Gomes, 3 para a Cônego Luiz Muniz do Amaral em Borborema e 4 para a Escola Adeildo Santana no Bairro Cohab. Ao todo, são 30 conjuntos adquiridos pelo valor de R$ 32.970,00. “Desde o nosso primeiro dia na gestão nunca deixamos de cumprir os compromissos com a nossa Educação nem com os seus profissionais”, disse o prefeito Sebastião Dias.

Climatização – Mais oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Tabira começaram a receber os aparelhos de ar condicionado.

O investimento, com recursos próprios, é na ordem de R$ 163.880,00 na aquisição de 68 equipamentos da marca Electrolux e já com a tecnologia Inverter que regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia quando se detecta que a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento. As escolas que serão contempladas com os equipamentos são: Andreia Pires (12 aparelhos), Dona Toinha (24), Cícero Correia (7), Creche Edite Leite (8), Otacílio Pereira da Silva (5), Pedro Ferreira da Silva (1), Cônego Luiz Muniz (2) e Adeildo Santana (9), totalizando a quantidade de 68 aparelhos de ar condicionado. “Vamos comemorar mais essa conquista da Educação municipal de Tabira. Esses equipamentos irão proporcionar bem-estar para os nossos alunos e um espaço de aula muito mais agradável”, disse Lúcia Santos, secretária de Educação.

Publicado por Prefeitura Municipal de Tabira em Quarta-feira, 8 de julho de 2020

Na manhã dessa terça-feira (7), o prefeito Sebastião Dias esteve visitando as escolas e acompanhando o início das instalações.

====Giro pelos blog’s—\quinta-feira-09.07.2020/

O poder covidou

A Covid-19 atinge cheio o poder e os poderosos. Além do presidente Jair Bolsonaro, diagnosticado na última terça-feira, pelo menos 12 integrantes dos três Poderes foram contaminados. Nos executivos estaduais, quase 30% dos governadores do País foram contaminados, entre eles Paulo Câmara (PE), Renan Filho (AL), Ibaneis Rocha (DF) e Wilson Witzel (RJ), segundo levantamento do site Terra. Na lista de infectados há ainda os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Bento Albuquerque, de Minas e Energia, foram os únicos ministros do Governo acometidos pela covid-19 até agora. Depois do diagnóstico de Bolsonaro, ao menos 13 ministros que se encontraram com ele também fizeram exames. Tanto Heleno como Albuquerque foram infectados na comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos em março deste ano. Com direito a jantar no sul da Flórida na presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a viagem deixou mais de 20 pessoas infectadas, incluindo o secretário de comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, com quem Bolsonaro teve contato.

Antes de divulgar o teste positivo, Bolsonaro chegou a realizar três testes, mas afirmou que todos deram negativos. O presidente decidiu repetir o exame na última segunda após ter febre de 38ºC. Grupo de risco pela idade – de 65 anos –, Bolsonaro tem usado a doença para fazer ‘propaganda’ da hidroxicloroquina, medicamento que diz já estar tomando, mas que não tem comprovação de eficácia para o coronavírus. No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o parlamentar Nelsinho Trad já tiveram a doença.

Trad esteve na comitiva com Bolsonaro e chegou a ficar internado no Hospital Sírio Libanês de Brasília. Adversário do presidente, o governador do Rio anunciou que foi diagnosticado no dia 14 de março, depois de sentir febre, dor de garganta e perda de olfato. O mandatário fluminense não teve grandes complicações, mas relatou em vídeo divulgado em suas redes sociais que a doença não é “igual a qualquer outra”. Além dele, foram infectados pela covid-19 os governadores Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina, Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso, Helder Barbalho (MDB), do Pará, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e Antonio Denarium (PSL), de Roraima.

O caso mais recente é o de Santa Catarina, que fez o anúncio no dia 1° de julho. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi um dos casos de maior gravidade entre os políticos. Aos 74 anos, ele foi contaminado pelo vírus e está com 30% do pulmão comprometido. Apesar disso, vem se recuperando bem. Na última segunda, divulgou que vai dar continuidade ao tratamento em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Bruno Covas, prefeito da capital paulistana, recebeu o diagnóstico positivo, mas não apresentou sintomas da doença. Ele vinha fazendo exames periódicos por causa do tratamento de um câncer no sistema digestivo.

Internacionais – Bolsonaro não foi o único presidente cujo teste para o novo coronavírus deu positivo. Outros chefes de Estado e políticos de outros países também tiveram a doença, incluindo Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, e Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras. Em Pernambuco, a doença pegou, além do governador, o secretário de Saúde, André Longo, e a vice-governadora Luciana Santos, que contaminou o seu parceiro, o deputado estadual Waldemar Borges. Diferente do que se deu no Amazonas, em Pernambuco nenhum político teve que se internar. Foram curados em casa, mas ao contrário de Bolsonaro, nenhum deles assume que tomou cloroquina.

Cloroquina – O presidente Jair Bolsonaro afirmou em vídeo nas redes sociais que está se sentindo melhor do que nos últimos dias, após ter anunciado que teve resultado positivo em teste para a Covid-19. “Estou tomando aqui a terceira dose da hidroxicloroquina. Estou me sentindo muito bem, estava mais ou menos no domingo, mal na segunda-feira, hoje, terça, estou muito melhor do que sábado, então, com toda certeza, está dando certo”, disse Bolsonaro em vídeo publicado no Facebook. “Sabemos que hoje em dia existem outros remédios que podem ajudar a combater o coronavírus, sabemos que nenhum tem sua eficácia cientificamente comprovada, mas eu confio na hidroxicloroquina”, acrescentou.

No seco – Na terça-feira passada, quando o presidente testou positivo para a Covid-19, Jornal Nacional, da TV-Globo, optou não utilizar material da EBC, a estatal de comunicação do Governo, do anúncio feito por Jair Bolsonaro. Para dar a notícia, os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos leram ‘nota seca’, jargão jornalístico para um texto apresentado sem o acompanhamento de imagem. O presidente chamou ao Palácio da Alvorada apenas a EBC, a RecordTV e a CNN Brasil para registrar seu comunicado sobre o diagnóstico. Classificada como ‘inimiga’, a Globo ficou de fora. Alvo frequente de sugestões de boicote por parte de bolsonaristas, a principal emissora do clã Marinho tem ‘boicotado’ Bolsonaro nos últimos tempos.

Jornalismo de oposição – Na linha de oposição, a TV-Globo exibe imagens e sonoras do presidente apenas quando é imprescindível. Há evidente tentativa de não o promover no horário mais nobre e de maior audiência do telejornalismo brasileiro. Mais do que isso, o JN se tornou a atração mais crítica a Bolsonaro, com frequentes contestações do que ele diz e de como age em relação aos protocolos de prevenção de contaminação da covid-19. Esse jornalismo de oposição ao presidente surte efeito no Ibope. O JN está com médias diárias acima de 30 pontos, índice que representa 6 milhões de telespectadores a cada noite somente na região metropolitana de São Paulo.

CURTAS

QUANTOS CONTAMINOU? – O efeito colateral é a hostilização sofrida por equipes da Globo e especialmente pelo apresentador e editor-chefe William Bonner. Ele passou a evitar aparições públicas depois de receber xingamentos e provocações. O jornalista que já foi desafiado por Bolsonaro para um confronto cara a cara diz não entender o “ódio” e a “maldade” dos ataques contra ele. Já a GloboNews, canal da Globo por assinatura, foi mais contundente. Quantas pessoas podem ter sido contaminadas por Jair Bolsonaro? Em busca dessa resposta, produziu uma retrospectiva dos passos do presidente nos últimos dias. Listou todos os eventos públicos e reuniões privadas com a presença dele. A exibição aconteceu nos telejornais vespertinos e noturnos do canal na terça-feira. Em entrada ao vivo no Edição das 18h, o repórter Vitor Boyadjian lançou a questão: “Quantos foram contaminados pelo presidente?”

IRRESPONSÁVEL – A emissora de notícias do Grupo Globo também fez uma arte exibida em telão no estúdio com uma comparação entre frases polêmicas de Bolsonaro e a curva de contaminações e mortes provocadas pela doença. Sugeriu que o desdém e as ironias do presidente ao minimizar a letalidade da covid-19 contribuíram para o agravamento da pandemia no Brasil. Não faltaram o “É uma gripezinha”, o “E daí?”, o “Não sou coveiro” e o “Não faço milagre”. O comentarista de política Gerson Camarotti chamou Bolsonaro de “irresponsável” por ter comparecido a compromissos no último fim de semana, quando já apresentava sintomas. “Ele se tornou um vetor de transmissão da covid-19”, afirmou.

PESQUISAS – Depois do quadro sucessório de Olinda, postado hoje neste blog, a expectativa se volta agora para a sucessão no Recife. A primeira pesquisa Potencial/BlogdoMagno de intenção de voto para prefeito da capital vai a campo neste fim de semana para divulgação à meia noite da próxima quarta-feira. A intenção é ampliar esses levantamentos até as cidades mais importantes do Estado, como Cabo, Paulista, Igarassu, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada, Palmares e outras.

Perguntar não ofende: Se a pandemia está crescente no Interior sem estrutura de hospitais por que desativar os hospitais de campanha na capital?

.Coluna do FinFa

Acompanhou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve acompanhado da secretária de Educação, Luciana Paulino, e da diretora Marines, na Escola Escola Tereza Ferreira de Souza, da comunidade do Logradouro. Segundo o prefeito, ele foi acompanhar a entrega das atividades escolar em toda zona rural. “As atividades estão sendo entregues aos alunos por mototáxi nas residências dos alunos, para eles realizarem suas atividades escolar, durante este período de suspensão de aulas. O objetivo é que os alunos não deixem de se exercitar durante este momento”, pontuou o prefeito Adelmo.

Cronograma – O Governo Municipal de Ingazeira, através da Secretaria de Educação Esporte e Turismo, tendo em vista a situação de emergência decorrente da pandemia do COVID 19, dá início na próxima segunda-feira (13), a 3ª distribuição de Kits alimentares da merenda escolar.Segundo a Secretária Municipal de Educação Lindomérrcia Gleide, o fornecimento neste período será priorizado aos alunos em situação de vulnerabilidade social inseridos no cadastro único/ bolsa família. Mantendo as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde durante a entrega dos kits.

Bater o martelo – Vai acontecer na tarde desta quinta-feira (09), uma reunião onde será batido o martelo para a definição do companheiro da atual prefeita de Calumbi-PE, Sandra Magalhães. Uma fonte confirmou ao blog, que o empresário Gustavo Melo, será o nome confirmado. Recentemente o atual vice-prefeito Quinca Martins, rompeu com a prefeito e aderiu o grupo do ex-prefeito Joelson.

Você sabia – Que a cidade de Tuparetama-PE, tem o pior índice dos 17 municípios da abrangência da X Geres, no levantamento de Transparência Pública Covid-19 entre os meses de Maio e Junho, publicado pelo Tribunal de Contas da Pernambuco-TCE-PE.

Projeto que proíbe – A Comissão de Cidadania da Alepe aprovou, ontem (08), um projeto de lei que proíbe o trânsito de crianças menores de 12 anos em elevadores quando desacompanhadas de um adulto. A proposta ainda permite que administradores e síndicos limitem a circulação não supervisionada crianças até 12 anos nas áreas comuns de clubes, centros comerciais e edifícios residenciais.

Respondeu – O prefeito de Triunfo-PE, João Batista (foto), respondeu esta Coluna, afirmando que não foi definido nada sobre a chapa para eleições deste ano. “Neste momento a única campanha que estamos fazendo é contra a Covid-19. Em agosto, tenho reunião com Dr. Luciano Bonfim, para a partir disto, escutar o grupo e decidir o candidato. Até lá vamos cuidar da saúde do povo triunfense, inclusive no dia 26, vamos inaugurar o novo hospital de Triunfo”, finalizou o prefeito.

Frase – “Ainda não definir se serei candidato a deputado federal, tenho tempo” .(Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, respondendo a pergunta deste blogueiro, na live deste blog, na noite de ontem)

 

Testou positivo Mendoncinha –

O ex-ministro da Educação Mendonça Filho anunciou através das suas redes sociais que foi diagnosticado com Covid-19. Ele afirmou que os sintomas foram leves e ele está adotando os procedimentos de isolamento necessários.

Perguntar não ofende –

O Governador Paulo Câmara vai atender a reivindicação do movimento de empresários e trabalhadores de bares e restaurantes, pedindo a reabertura no Estado dos estabelecimentos, fechados há quase 120 dias devido à pandemia do coronavírus?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

2016: Carlos Evandro diz que se Duque entrar no ninho socialista ...SE RECUPERANDO DA COVID- 19 – O ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB) está se recuperando da Covid-19. Ele é medico e clinicou normalmente no Hospital Regional Emília Câmara – HREC antes de ter o diagnóstico confirmado para coronavírus. Ele é pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição e o nome mais forte para enfrentar a pré-candidata do prefeito Luciano Duque, a ex-Secretária de Saúde Márcia Conrado (PT).

***********************************************

É barulho, diz José Patriota sobre cassação | A Voz da VitóriaDESARTICULOU – O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) desarticulou em cheio, o Partido dos Trabalhadores (PT) no município. Como a legenda tardou em declarar apoio à pré-candidatura do vice-prefeito, Alessandro Palmeira (PSB), Coimbra absolveu para alguns partidos da chamada Frente Popular os pré-candidatos ao legislativo municipal, César Tenório que se inclinava para se filiar a legenda, ainda João do Sindicato, Luciano Pires, entre outros. As três lideranças sem sombra de dúvidas fortaleceria bastante a chapa proporcional do PT. César e João do Sindicato se filiaram ao PDT e Luciano Pires ao PSB. Ainda assim, a tendência maior do PT é apoiar a Frente Popular.

***********************************************

Totonho Valadares: Desassoriamento de Brotas - YouTubeCONSELHO POLÍTICO – O ex-prefeito Antonio Valadares (MDB) que tanto defendeu a volta do Conselho Político, extinto nas gestões do prefeito José Patriota (PSB) deverá não mais se manifestar para o retorno do fórum de discussões. Se Coimbra passou sete anos sem reunir as lideranças da chamada Frente Popular para tratar de questões relacionadas a política partidária, por que é que agora, justamente num momento de pandemia iria convocar tais aliados? Nesse caso, ficaram somente as lamentações de Valadares…

***********************************************

Zé Negão diz que afirmações de Patriota estão servindo de "CHACOTA ...DESABAFOU – O vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS), único, teoricamente, parlamentar de oposição ao prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) anda emburrado com alguns blogs que vivem pendurados em Coimbra. O Negão reclama de perseguição, chamou tais veículos de ‘imprensa marrom’ e para amigos confidenciou: “é uma imprensa que não tem credibilidade e vive a serviço do prefeito”.

***********************************************

Como se sentir mais confiante para vender seus serviços de ...CONFIANTE – Por falar nisso, Zé Negão tem ficado tiririca quando o camarada lhe diz que ele irá uma votaçãozinha maior que a do saudoso petista Emídio Vasconcelos (PT) que concorreu o pleito municipal em 2016. Ele fica uma fera e já retrucou a algumas pessoas com firmeza que terá mais de 7 mil votos e vai ganhar a eleição. Zé Negão até diz aos seus interlocutores que fará a melhor administração da história de Afogados da Ingazeira. Aos que desacreditam, dizem apenas: “é conversa pra boi dormir”. O parlamentar fez a redução de estômago e tá mais magro,diminuiu o bucho e vem com a molesta pra cima dos seus adversários!

***********************************************

Igor Mariano autoriza contratação de empresa para realizar ...SEM PAPADA – Outro que perdeu uns quilinhos com vista na melhoria da saúde e talvez na correria da campanha eleitoral deste ano, já que está com o nome a disposição da chamada Frente Popular para a vice de Alessandro Palmeira (PSB) foi o presidente da Câmara Municipal, Igor Mariano (PSD). O parlamentar também diminuiu o bucho e está em forma, pronto para o embate… A papada sumiu da cara e de semblante novo, espera compor a chapa majoritária do grupo governista, pois, não mais pretende ocupar o legislativo.

***********************************************

Partido dos Trabalhadores | PTVAI PARTICIPAR – Certo político acredita que o PT não participará do pleito deste ano em Afogados da Ingazeira. Não vejo dessa forma. Apesar de o contexto não ser favorável a sigla, a participação já é um fato. O Partido dos Trabalhadores terá candidatos proporcionais no município, o que não se sabe, é se a legenda atinge o coeficiente eleitoral.

***********************************************

Entenda o que é o lockdownA FAVOR DE LOOKDOWN EM TABIRA – Diante do alarmante número de casos confirmados da Covid-19 em Tabira, a vereadora Claudicéia Rocha (PSB) defende Lookdown ma terra das tradições por 14 dias. Para a vereadora que também é advogada, o isolamento social não tem surtido o efeito esperado pelas autoridades. E um dos motivos, segundo o parlamentar, é pelo fato de que as políticas públicas voltadas para as ações sociais não são suficientes para manter as pessoas dentro de casa. “Nesse momento não estamos procurando os culpados ou as causas, mas, sim a solução para impedir o avanço da Covid-19 em Tabira”. O município de Tabira conta atualmente com 201 casos confirmados da Covid-19 e 05 óbitos.

***********************************************

Zeinha Torres: “amigo do prefeito não dá trabalho ao prefeito ...SOLTOU O VERBO – Falando a Rádio Pajeú, no Debate das Dez, nesta terça-feira (07), o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres (PSB) ao ser perguntado pelo Repórter do Pajeú, Itamar França sobre a atual conjuntura política do município, quando terá pela frente o enfrentamento nas urnas por dois ex-aliados, o socialista falou que respeita a decisão deles de migrarem para outro grupo, mas lamenta a forma de ambos fazerem política ultrapassando limites com críticas infundadas e sem um projeto para o município. Quanto a filiação do ex-prefeito Albérico Messias ao PROS, Zeinha falou que o mesmo ingressou num partido alinhado com a Frente Popular a nível de estado e município e que sua relação com Albérico é boa, tendo inclusive o ex-prefeito colaborado muito com a sua administração.

***********************************************

Vítima da Covid-19, prefeito Isnaldo Bulhões morre aos 78 anos ...MORREU DE COVID- 19 – Aos 78 anos, o prefeito de Santana do Ipanema (AL), Isnaldo Bulhões (MDB), morreu vítima de Covid-19. O município passará a ser conduzido por sua filha e vice-prefeita, Christiane. Bulhões foi deputado estadual e presidente do TCE/AL. Sua mulher, Renilde, é suplente do senador Fernando Collor (Pros).

***********************************************

Brasil e México fecham acordo Cachaça-TequilaRETRAÇÃO – Setor nacional da cachaça prevê retração acima de 21% em 2020. Estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International estima para o setor da cachaça no Brasil, este ano, queda de 21,7% em volume total, incluindo vendas em supermercados, bares e restaurantes, devido a pandemia. Antes, o setor previa expansão de 1,5%.

***********************************************

CÉLEBRE FRASE: Do pintor Vicent van Gog: “Para mim parece que frequentemente a noite é muito mais viva e ricamente colorida do que o dia”. Fui!!!!!!!!!!!!!!

Mais doze pacientes curados da Covid-19 em Tabira

Por Felipe Marques| Cidade FM

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabira informou na noite desta terça-feira (7) que a cidade chegou a 122 curados da Covid-19. Nas últimas 24 horas doze pessoas que contraíram o vírus tiveram a cura clinica comprovada, 68 pessoas continuam em tratamento.

O boletim divulgado apresenta ainda o número de 4 investigações, 5 óbitos e 195 infectados.

Nesta terça-feira foram confirmados mais 4 casos de Covid-19 em localidades diferentes. Um no Bairro da Granja (que agora totaliza 14 casos), outro no Bairro Cohab (total de 8 casos), Sitio Cajá de Baixo mais um caso (total de 3) e o Bairro Antônio Cristóvão do Amaral, entrando no mapa setorial registrando o seu primeiro caso. O centro da cidade continua sendo o local com maior incidência com 44 casos, seguido do Bairro de Fátima com 26.

Ainda de acordo com informações do boletim divulgado, 320 já foram descartados e mais uma alta da emergência respiratória foi registrada na ALA Covid do Hospital Municipal. Um senhor de 77 anos teve alta médica na tarde desta terça-feira.

Tabira: vereadores entendem que contas de 2014 de Sebastião Dias serão mesmo rejeitadas

Por Anchieta Santos

Dificilmente o resultado da votação das contas 2014 do Prefeito Sebastião Dias (PTB), rejeitadas pelo TCE-Tribunal de Contas do Estado, no 2º turno, sexta-feira (10 de julho), será diferente do 1º turno, quando o placar foi de 6 a 5 para seguir a orientação do órgão fiscalizador que sugeriu pela rejeição. Assim pensam os vereadores aliados e adversários do prefeito.

Nesta terça-feira (07), a Rádio Cidade FM ouviu o vereador Marcílio Pires (PSB) que disse que o resultado não deve mudar. Mesmo respeitando a decisão do TCE e dos colegas e compreendendo que não houve dolo nem má fé do gestor e até entende que o TSE não caracterizará Sebastião Dias como ficha suja.

O vereador declarou que a argumentação de membros do governo como a Secretária Lúcia Santos, o contador João Guilherme e o procurador Clênio Pires foram suficientes para decidir o voto contrário a orientação do Tribunal.

Já a vereadora de oposição Claudicéia Rocha(MDB) considerou válido o seu pedido de vista. Contou que na segunda-feira, ouviu o contador da Prefeitura e Jurídico da Câmara e entendeu que o TCE tinha razão em indicar pela rejeição.

Ela afirmou que as falhas confrontadas pela municipalidade não lhe convenceram e daí o voto no 1 º turno favorável a rejeição e acredita que no 2º turno não observa possibilidade de alteração do resultado, mantendo assim a rejeição das contas 2014 do Prefeito Sebastião Dias.

ST TEREZINHA | TEÓGENES E SEU GRUPO ROMPEM COM O PREFEITO VANINHO DE DANDA

Em contato com o Blog do Marcello Patriota, o Ex. Prefeito Teógenes Lustosa, que foi gestor por 2 mandatos em Stª Terezinha e estava alinhado politicamente com o atual Prefeito Vanim de Danda e seria seu  vice nessa eleição, ontem à noite(o7), Teógenes e seu Grupo político romperam com Vanim de Danda, saíram  junto com Teógenes Lustosa a Vereadora e sua esposa Langinha lustosa e demais lideranças. Em contato via whatsapp na manhã de hoje (8) Teógenes Lustosa respondeu a uma consulta do blog que estava apurando os fatos. De acordo com o ex-prefeito, não houve adesão sua, ou da sua esposa, a vereadora Lanjinha para Delson Lustosa, o que houve foi um rompimento do seu grupo político com o atual prefeito Vaninho de Danda, disse ainda nessa  quarta-feira(o8) em sua residência terá uma reunião e o grupo vai anunciar um novo caminho.

Em Stª Terezinha tem quatro pré-candidatos: o atual prefeito Vanim de Danda,  o ex-prefeito Delson Lustosa que tem  contas do exercício financeiro de 2010 reprovadas pela Câmara –  Caso não possa seu filho Hemerson Lustosa, pode tomar o lugar do pai. Uma terceira via com Doutor Naldinho Salviano e Pepê do Mercado (deverão ser os candidatos a prefeito e vice respectivamente)  e ainda uma quarta via com Damiãozinho Enfermeiro e Drª  Samara na vice.

Ainda segundo informações ao blog, a bancada da Câmara de Vereadores hoje está quase toda na oposição: o atual presidente Dr. Junior,  Nôdo de Gregório, André de Afonsim, Helder de Viana, Manoel Grampão,  Lindomar da Internet e Lanjinha Lustosa.

Na situação, estão: Neguim de Danda – irmão do Prefeito e Júnior de Branco.

Após quase 80 dias de suspensão feira livre de frutas e verduras volta em Tabira

Rádio Cidade | Felipe Marques

Depois de exatos 76 dias de suspensão em virtude da pandemia do novo coronavírus e aumento de casos da Covid-19 em Tabira, a feira de frutas e verduras paralisada em 22 de abril,  volta às atividades hoje, quarta-feira (8).

A decisão foi acertada em conjunto na semana passada pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias de Saúde, Finanças, Obras, Administração, Vigilância Sanitária, Procuradoria Jurídica, Guarda Municipal e Defesa Civil.

O local da feira, que ocorre semanalmente, permanece no pátio do açougue municipal e só participam feirantes de Tabira, seguindo as normas adotadas nesse “novo normal”.

Para a feira o formato das bancas foi mudado, em vez de permanecerem enfileiradas lado a lado, elas agora estarão de maneira intercaladas com distância mínima de dois metros entre uma banca e outra.

Será obrigatório a utilização de máscaras de proteção por comerciantes e frequentadores; o fornecimento de álcool em gel ao público; a higienização constante de balcões e outras superfícies; o cliente somente será atendido se estiver utilizando máscara e a feira sendo encerrada ao meio dia. O objetivo dessas medidas são garantir segurança e evitar a disseminação da Covid-19.

De acordo com o governo municipal, a feira está sendo de experiência para observar a reação e o comportamento tanto dos feirantes como da população. Caso haja quebra das normas e aglomerações, tudo volta a ser suspenso. A reportagem da Cidade FM esteve hoje pele manhã e fez alguns registros fotográficos, onde pode se observar a organização e o cumprimento do acordado com os feirantes.

As demais feiras, como: do gado, de roupas, calçados, eletrônicos, missangas, da troca e demais, ainda não tem datas para serem retomadas.

Egipciense Isilda Sampaio assume Presidência do Rotary Club Afogados

Tomou posse noite como Presidente do Rotary Club Afogados da Ingazeira a bancária Isilda Sampaio.

Ela assumiu para o ano Rotário 2020/2021 do Distrito 4500.

“Tenho vários projetos em mente. Alguns precisarão esperar a poeira dessa pandemia baixar para que comecemos a executar”.

Segundo Isilda, a ordem é  elaborar projetos e dar prosseguimento a algumas ações de forma remota, com a participação da família rotária.

Covid-19: Secretária de Saúde de Tabira atribui aumento de casos às farras de São João

Zeza Almeida ainda disse que está em análise, fim das Barreiras Sanitárias no município.

Por André Luis

Assustou o número de casos de Covid-19, confirmados nesta segunda-feira (6), pelo município de Tabira. Foram 24 casos em 24h.

Buscando entender o que poderia ter contribuído com o aumento de casos no município, o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, ouviu a secretária de Saúde, Maria José Almeida Silva, a Zeza Almeida.

Zeza atribuiu a alta nos casos ao período junino. Segundo o Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores,  permitindo fogueiras na zona rural, favoreceu para  a formação de aglomerações.

“Esse aumento dos casos, a gente já previa, uma vez que eu fui uma das pessoas contrarias a liberação de fogueiras, apesar de ter sido só na zona rural. Foi aprovado um Projeto de Lei na Câmara, autorizando, e a partir do momento, que autoriza uma fogueira, autoriza também automaticamente uma aglomeração, então a gente já previa isso, como consequência dessas farras de São João e a tendência é manter esses números bem altos”, confirmou Zeza.

Segunda a secretária, o comportamento da população, também tem contribuído no aumento de casos. Ela afirmou que boa parte, não estão obedecendo às medidas restritivas e o uso das máscaras. “Ainda estão pensando que é uma brincadeira, ou como diz o presidente [Bolsonaro], que é uma ‘gripezinha’”, destacou.

A secretária informou que está programada para esta quarta-feira (8), uma reunião com o Ministério Público, através do promotor Romero Borja, para elaborar outros planos e ações para tentar controlar a curva crescente de contaminação.

Questionada sobre quais medidas a Secretaria estaria realizando para tentar barrar a curva de contaminação, a secretária informou que estão fazendo o mapa epidemiológico dos pacientes que testam positivo. “Rastreamos os contactantes e os familiares e assim, a partir daí vamos fazendo a testagem no tempo certo, para ter resultados mais seguros e não haver desperdício de testes”, informou.

Zeza informou ainda que estão adquirindo mais testes, para ampliar a testagem e implantando o programa “Cuidando de quem Cuida”, que tem por objetivo fazer testagem em massa de profissionais da saúde.

“Estamos testando os profissionais da emergência respiratória, do Hospital, das Unidades Básicas de Saúde de toda a Atenção Básica para que possamos detectar com mais rapidez os casos”, explicou.

Segundo a secretária, o município vai avaliar durante o mês de julho, a eficácia das Barreiras Sanitárias. Para ela, desde que se detecta a contaminação comunitária, as barreiras “deixam de surtir efeito como no início”.

Sobre as postagens do médico João Veiga, que tem criticado o uso das máscaras, o isolamento social e as medidas restritivas tomadas pelo Governo do Estado e pelos municípios da região, Zeza disse lamentar, “a gente trabalha ha mais de 3 meses, num trabalho diuturno, com as equipes todas exaustas, no limite e ficamos tristes quando vê uma postagem dessa jogando por terra tudo que já trabalhamos. Inclusive indo de encontro a todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A gente fica triste”, desabafou.

Por fim, Zeza disse que não está descartada a possibilidade do município recuar no Plano de Convivência com a Covid-19 do Estado e voltar a fechar tudo novamente.

Pernambuco registra média histórica de 4º C, disse APAC

Essa temperatura mais baixa, cidades como Garanhuns e Triunfo têm registrado neblina ao amanhecer.

O inverno começou oficialmente em 20 de junho e moradores de algumas cidades pernambucanas têm tirado os casacos do armário. Gerente meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira apontou, nesta terça-feira (07), que já foram registradas temperaturas até 4ºC abaixo da média histórica em cidades do interior do estado nesse mês de julho.  “Em Triunfo, já registramos 13ºC, enquanto a sua média é 17ºC. Quatro graus de diferença são bem sentidos pelas pessoas que estão nesses lugares. No Alto Sertão do Pajeú, também. Em SJEgito 17º, Brejinho 15º, no Povoado da Borborema em Tabira 15º. Itapetim, Tuparetama 16 º. De acordo com a APAC, as temperaturas mais baixas são reflexo de um registro de maior precipitação nessas regiões. “Esse ano choveu mais no Agreste nos outros anos. A gente vinha tendo problema de falta de chuva, esse ano foi bem distribuído, contribui para ter temperaturas baixas”, apontou o meteorologista. Essa temperatura mais baixa, em algumas cidades como Triunfo, têm registrado neblina ao amanhecer, mas  com o sol e aumento da temperatura, a cerração desparece com rapidez.  O mês mais frio em Pernambuco costuma ser agosto, segundo a Apac

Itapetim inaugura Centro de Referência ao Covid-19

Blog Nill Junior  | 

O Governo Municipal de Itapetim inaugurou o Centro de Referência ao Covid-19, que será junto aos leitos da Unidade Básica Alzira Alves.

No espaço serão atendidos os pacientes que apresentam sintomas da doença e também estavam realizando os testes. O centro é uma referência para Atenção Básica, para alta e média complexidade no município. O horário de atendimento será das 13h  às 21h com médicos, enfermeiros e técnicos auxiliando no atendimento dos pacientes.

O prefeito Adelmo Moura esteve no local ao lado da secretária de Saúde, Jussara Araújo, do diretor do hospital, Alysson Magno, Dr. Miguel Valdez e demais profissionais da saúde.  “Desejo sucesso a todos os profissionais que estarão trabalhando para enfrentar esta batalha”, disse Adelmo.

Homicídio na noite dessa segunda(o6) choca Stª Terezinha

( A PM e a Civil chegaram no local logo em seguida)

(Zé da Bodega, tinha 53 anos)

Blog do Gilson Pereira |

O efetivo do 23º BPM foi acionado pelo atendente do hospital local, no final da tarde\noite dessa segunda-feira, 6 de julho, o qual informou que na referida Unidade de Saúde, teria dado entrada uma vítima de disparo de arma de fogo e teria sido constatado seu óbito. De acordo com informações colhidas pelo blog do Pereira na manhã desta terça-feira, 7 de julho o motivo do homicídio ocorrido ontem em Santa Terezinha está ligado a um documento de um carro.

Segundo o que o Blog apurou, a vítima conhecido por Zé da Bodega de 53 anos foi pedir a correção no nome de um documento com Glauber Despachante, que teria se responsabilizado pelo tal documento, mas que o Detran havia emitido a documentação  errada. A confusão se deu na casa do pai de Glauber onde o crime aconteceu. Ainda segundo as informações colhidas, houve uma discussão e o pior acabou acontecendo, onde o suspeito disparou com uma arma de fogo contra a vítima quatro tiros de revólver que perfuraram o tórax de Zé da Bodega. A filha da vítima que estava presente no momento do crime informou ter sido ameaçada de morte pelo imputado e posteriormente ter sido atingida por uma coronhada, momento em que o imputado se evadiu do local tomando destino ignorado.  Durante a perícia realizada pelo IC, foi encontrado no local do crime um projétil de calibre indefinido. O corpo da vítima encaminhado para o IML de Caruaru.   O acusado está foragido. Diante dos fatos, a ocorrência foi repassada a DP local, onde foi instaurado inquérito policial.

Começam a chegar equipamentos para o Hospital do Sertão

Imagens enviadas ao blog mostram o início da chegada dos equipamentos do Hospital do Sertão Eduardo Campos.  O Hospital vai contar com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, além de 28 leitos clínicos. Já o Hospital de campanha contará com 100 leitos de clínica médica. Integram a III Macro, que atende cidades sertanejas dos Sertões do Pajeú e Central por exemplo.  O passo é importante, depois de duas notícias sobre a gestão da unidade. Semana passada, a Organização Social (OS) Hospital Tricentenário foi confirmada como a que iria gerir o hospital e ainda a unidade de Campanha para Covid-19.

No domingo, o Hospital do Tricentenário anunciou novo processo seletivo, para as mais diversas áreas.  A seleção está sendo realizada para a contratação imediata de equipes técnica e profissional, que serão destinados ao trabalho no Hospital do Sertão Eduardo Campos e Hospital de Campanha (área externa), ambos na BR 232, s/nº, em Serra Talhada, que serão destinados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (COVID-19 / Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG), com leitos clínicos e leitos de UTI.  De caráter urgente, os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail selecaocovid19sertao@gmail.com, contendo o nome completo e vaga pleiteada, além das documentações necessárias para cada vaga, a partir desta segunda-feira (06 de julho de 2020) e obedecendo os prazos previstos no edital, que estará disponibilizado no site do Hospital do Tricentenário (www.htri.org.br).

Tire a máscara, vá trabalhar e pode se infectar…manda médico

 

O médico João Veiga atacou de novo. Em um post em rede social recomendou: “tire a máscara! Vá trabalhar! Se infectar-se, temos medicação eficiente e segura”. Até agora, a “medicação eficiente e segura” não foi capaz de salvar mais de 5 mil pessoas que morreram de Covid em Pernambuco. (Por Anchieta Santos)

Daniel Coelho e Marília Arraes lideram pesquisa eleitoral para Prefeitura do Recife

Em parceria com a CBN o Instituto Simplex Consultoria ouviu 500 eleitores sobre o pleito deste ano, na capital pernambucana.

Pesquisa – Daniel Coelho lidera corrida pela Prefeitura do Recife ...

CBN Recife divulgou, nesta segunda-feira (06) a primeira pesquisa registrada sobre a sucessão na capital, realizada em parceria com o Instituto Simplex Consultoria. O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) aparece em primeiro lugar com 15,5%, seguido da deputada federal Marília Arraes (PT) 12,3%, em terceiro vem o deputado federal João Campos (PSB) 9,8% praticamente empatado com o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) 9,6%, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) vem em quinto com 6,4% e o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) aparece com apenas 1%.

Como a margem de erro é de 4,38% há um empate técnico entre Daniel, Marília, João e Mendonça. De acordo com o levantamento, brancos/nulos 24,5% e não sabem 20,9%.

A pesquisa foi quantitativa, e realizou entrevistas pessoais e presenciais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do Recife, totalizando 500 questionários aplicados, nos dias 02 e 03 de julho de 2020.

Cenários e resultados

No resultado espontâneo, sem nomes sugeridos, foi perguntado: se a eleição para prefeito de Recife fosse hoje, em quem o(a) Sr(a). votaria?
Geraldo Júlio, que não pode ser candidato, apareceu com 3,6%; João Campos, com 1,6%;  Patrícia Domingos, com 1,4%; Daniel Coelho, com 1,2%;  Marília Arraes, com 0,4%;  Charbel,  0,4%;  João Paulo, com 0,4%;  Mendonça Filho, 0,4%;  Armando Monteiro 0,2%; Túlio Gadêlha, com 0,2%; Nenhum/Ninguém –  9,7%;
Branco/Nulo 6,2% ;
Não Sabe/Não quiseram Responder 73,8%
Na Estimulada, com os nomes que aparecem até o momento como pré-candidatos, responderam a seguinte pergunta: Se a eleição para prefeito de Recife fosse hoje, e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a). votaria?
RESULTADO:
Daniel Coelho (CIDADANIA) – 15,5%
Marília Arraes (PT) – 12,3%
João Campos (PSB) – 9,8%
Mendonça Filho (DEMOCRATAS) – 9,6%
Patrícia Domingos (PODEMOS) – 6,4%
Alberto Feitosa (PSC) – 1,0%

Branco e nulo – 24,5%
Não Sabe/Não quiseram Responder – 20,9%

 

Câmara de Tabira impõe primeira derrota a Sebastião Dias

Por 6 votos a cinco,  a Câmara de Vereadores de Tabira manteve em primeiro turno a decisão do TCE de rejeitar as contas de 2014 do prefeito Sebastião Dias.

Votaram a favor do parecer Nelly Sampaio, Marcos Crente, Dicinha do Calçamento,  Alan Xavier, Didi de Heleno e Claudiceia Rocha.

Foram contrários ao parecer, Aldo Santana, Djlama das Almofadas, Kleber Paulino, Aristóteles Monteiro e Marcílio Pires.

A votação em segundo turno já tem data definida: sexta-feira, dia 10 de julho, no mesmo horário.

Dentre os problemas apontados à época, o fato de o município deixar de aplicar o limite mínimo de 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Ainda o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito extrapolou a casa dos 54% com despesa total de pessoal acima do limite permitido.

O encaminhamento da prestação de contas ainda estava em desacordo com a orientação TC 18/2014.

Se a decisão for mantida em segunda votação,  Sebastião Dias fecha seu ciclo com nota de improbidade e deve entrar na relação da Lei da Ficha Limpa,  podendo ficar inelegível por até oito anos.

Cairá por terra por exemplo a possibilidade de disputar mandato em 2022.

STª TEREZINHA | Sujo falando do mal lavado

O Blog divulgou a pouco denúncia de que no distrito Vila do Tigre,  Delson Lustosa e Dada de Aderval estiveram com candidatos a vereador para comemorar o apoio de líderes comunitários, fazendo aglomerações.

Pois a ideia é de que entre governistas e oposicionistas, no tocante à falta de cuidado e mal exemplo, o placar parece que é 1×1. Veja o que escreveu Valmir Andrade, irmão de Dada ao blog, anexando essas imagens:

“Li no seu blog que Delson e meu irmão estão dando mal exemplo sem uso de máscara. Vaninho de Danda também. Inclusive a diretora Tereza Martins está dando festas todo final de semana em sua casa como você ver nas imagens. Ela com os motoristas das ambulâncias e de quebra uma enfermeira atuante”.

APROVAÇÃO NAS ALTURAS: Prefeita Natália de Dr Júnior tem gestão aprovada por 90% da população de Ouro Velho-PB

Notícias – Página: 137 – Bruno LiraPOLÍTICA PARAHYBA | 

Como resultado de uma administração feita com seriedade e compromisso, em busca cada vez mais de melhorias para o município de Ouro Velho, a gestão da prefeita Natália de Dr Júnior (PSD) e do vice-prefeito Flávio Henrique (PSD), obteve 89,7% de aprovação em uma pesquisa realizada no município.

Foram ouvidas 340 pessoas, apontando 37,1% como ótima e 52,6% como uma gestão boa, totalizando 89,7% de aprovação. Já os que responderam que a gestão é mais ou menos totaliza 9,7% e os que acreditam que é ruim ou péssima soma 0,3%.

A prefeita Natália de Dr Júnior, agradeceu a avaliação da população com a administração da Prefeitura de Ouro Velho. Ela relatou que entende que o Governo Municipal está no caminho certo e que trabalha sempre em benefício da cidade.“Agradeço a ótima avaliação do povo pelo nosso governo. Isso é fruto do trabalho que estamos realizando. Mas, mesmo diante desta boa avaliação, estamos trabalhando e intensificando o nosso foco. Não podemos parar e não podemos perder o caminho. A minha pesquisa é trabalhar para o povo”, destacou a prefeita.O líder político Dr Júnior, comemorou a aprovação da população para com o trabalho realizado por a prefeita Natália no município. “É algo a se comemorar, na história recente de Ouro Velho não víamos uma avaliação tão positiva com uma gestão que está encerrando o segundo mandato”. Finalizou.

 

 

SJEgito inicia hoje o Cadastramento Artístico e Cultural

A Secretaria de Cultura de São José do Egito está realizando o Cadastramento Artístico e Cultural. Serão promovidos mutirões nos distritos e comunidades rurais para cadastrar o maior número de fazedores de cultura.

Os mutirões terão início nesta terça-feira (07) no distrito de Riacho do Meio.

As equipes da Secretaria estarão cadastrando os fazedores de cultura da região das 9h às 16h na Escola Helena Maria de Siqueira Brito.

No mesmo dia, haverá cadastramento no Salão da Associação de São Sebastião do Aguiar (8h às 12h) e na Escola Baraúnas (14h às 17h).

O cadastro também pode ser feito presencialmente na Secretaria de Cultura, que funciona no prédio da Secretaria de Educação. O formulário pode ser solicitado pelo e-mail: sec_cultura@saojosedoegito.pe.gov.br.

PCdoB declara apoio à pré-candidatura de Flávio Marques em Tabira

A pré-candidatura de Flávio Marques (PT) à prefeitura de Tabira ganhou mais um aliado. Depois do apoio do PSB, REDE e PSD, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) também decidiu apoiar Flávio.

O apoio ao pré-candidato petista pelo PCdoB está condicionado a um compromisso com o programa defendido pela legenda. Dessa maneira, Flávio Marques se compromete com ações em todas as áreas, entre elas, saúde, educação, meio ambiente, cultura e segurança.

No documento produzido pela Direção Executiva Municipal, além de apontar sugestões para o Plano de Governo, os comunistas entendem que Flávio Marques acumula “realizações e forças capazes de transformar o Município de Tabira”.

“Vamos construir uma agenda de articulação de uma Frente Ampla, capaz de acelerar e transformar o Município de Tabira, pautada na responsabilidade, competência, na democracia e na justiça social”, disse o presidente local, professor Dedé Rodrigues.

====Giro pelos Blog’S—(07.07.2020)======

Anderson em céu de brigadeiro

Na quarta-feira passada, este blog, em parceria com o Instituto Potencial, da Bahia, divulgou a primeira pesquisa sobre a sucessão em Jaboatão apontando um cenário de reeleição para o prefeito Anderson Ferreira (PL) logo no primeiro turno. Na apresentação geral, ele aparece com 45% das intenções de voto. Quando são computados apenas os votos válidos, chega a 56%, liquidando a fatura logo no primeiro turno. A eleição, entretanto, ainda está distante, só ocorrerá agora em 15 de novembro, conforme PEC aprovada pelo Congresso.

Jaboatão não é um município fácil e tranquilo para administrar. Acumula problemas sociais e econômicos graves, que passam de geração a geração, típica de cidade grande, que perdeu seu ordenamento territorial e cresce sem planejamento, com imensas favelas, esgotos a céu aberto, sem a menor estrutura. Gargalos, aliás, que vão se perpetuando, aparentemente de difíceis soluções. Com mais de 700 mil habitantes, Jaboatão tem três cidades dentro dela, os distritos de Cavaleiro, Muribeca e Curado, com explosões em densidade demográfica.

Filho do pastor e deputado Manoel Ferreira, sabido, aprendiz veloz do glossário político e das artimanhas maquiavélicas, tanto que projetou mais um filho na política, o deputado federal André Ferreira, e de quebra um genro vereador do Recife, Fred Ferreira, Anderson só não será reeleito se cometer muitos atropelos e deslizes ao longo da campanha, o que parece se configurar numa possibilidade remota diante da falta de um ambiente eleitoral, consequência da pandemia do coronavírus.

Seus adversários pontuaram timidamente. O vereador Daniel Alves, pré-candidato pelo PSD, e Ulisses Tenório, do PSB, são os mais mencionados na pesquisa, mas num patamar muito inferior ao prefeito, exatamente 5%, dentro da margem de erro. O mais batedor e barulhento, que pode criar problemas para Anderson, o ex-deputado federal Silvio Costa, pontuou apenas 2%.

Como o cenário de agora em diante até 15 de novembro é de incertezas, pelo avanço ou recuou da pandemia, o fato é que os três anões da oposição terão que ocupar muito espaço na mídia até o pleito, único caminho que podem levá-los a serem mais competitivos, porque não haverá campanha de rua. O debate se processará, de forma engessada, convenhamos, pelas redes sociais, longe de atingir o povão.

Sinal amarelo – A TV-Globo, segundo o portal Terra, levou um choque de realidade. O canal mais poderoso do Brasil passa por uma reestruturação financeira a fim de tornar sua operação mais rentável. A ordem é cortar gastos e encontrar novas fontes de receita. A recente onda de dispensas de artistas – Renato Aragão, Zeca Camargo, Miguel Falabella, Vera Fischer, entre outros – ressaltou uma das estratégias da empresa para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia de covid-19. A emissora não pode mais se dar ao luxo de manter contratados que ficam 1, 2 até 3 anos recebendo alto salário sem trabalhar entre uma produção e outra. Apenas um pequeno grupo será mantido com vínculo em longo prazo. A maioria dos atores passa a atuar por obra certa. Esse sistema vai gerar economia milionária. O sinal amarelo acendeu na Globo no início do ano. O último balanço financeiro revelou queda de 8% na receita publicitária em 2019.

Não quebrou – O grupo Globo faturou R$ 14,1 bilhões, 4% menos do que no ano anterior. O lucro caiu de R$ 1,2 bilhão para R$ 752,5 milhões. Boa parte desse rendimento veio de juros de investimentos, e não de faturamento comercial. Ainda que receba a maior fatia da verba publicitária dos grandes anunciantes do País, a Globo sabe que os meios digitais são um concorrente cada vez mais forte à televisão. Diante da queda de receita, a empresa precisa se adequar aos novos tempos. A Globo não quebrou nem corre o risco de ir à falência. Apenas vai faturar menos, o que exige redução de gastos. Trata-se de uma reorganização interna a fim de suportar os desafios impostos pelo ‘novo normal’.

Livro aberto – Rosangela Wolff Moro, esposa do ex-ministro Sérgio Moro, está aproveitando a quarentena para adiantar páginas do livro que escreve sobre o período de um ano e quatro meses em que o marido esteve à frente do Ministério da Justiça. E, assim, ela justifica não se aprofundar em avaliações sobre o governo Bolsonaro – nome que, aliás, a advogada não pronunciou uma só vez. “Tô escrevendo pra dar a minha percepção sobre esse período”, conta. É a primeira vez que ela fala publicamente após a demissão de Moro, em 24 de abril. O ex-juiz da Lava Jato apareceu no vídeo rapidamente apenas para dar atenção à Yorkshire da família, recém-operada de um tumor. O casal Moro está recluso com os dois filhos em Curitiba, cidade que voltou a ter restrições mais rígidas pela covid-19.

Enfeite – Por falar em Moro, ele disse ao programa Globonews Debate que o Partido dos Trabalhadores (PT) deve reconhecer os erros do passado se quiser ser competitivo nas eleições de 2022. “É muito difícil avançar se não olhar para trás e corrigir seus erros. O presidente [Jair Bolsonaro] também tem esse lado que erra ao negar a pandemia. Não que não tenha feito coisas positivas. O PT tem esse lado que acha que não aconteceu o mensalão, que não houve crimes na Petrobras, que a culpa disso é minha… Uma forma de recuperar a confiança é reconhecer o que fez de errado no passado”, disse. Conforme o ex-ministro, ele resolveu sair do Governo quando percebeu que não tinha condições de cumprir a agenda que ele defende. “Não ia ficar lá de enfeite”, desabafou.

CURTAS

RECORDE – Em meio à pandemia do coronavírus, a Bolsa de Valores movimentou R$ 25,9 bilhões por dia em 2020 no primeiro semestre, no maior valor diário da história do mercado acionário brasileiro. Esse resultado se estende para o volume financeiro total negociado nos seis primeiros meses do ano, que chegou a R$ 3,19 trilhões, equivalente a 84,6% do volume negociado em todo o ano de 2019, de acordo com dados Economatica. O fotógrafo Luiz Claudio Carvalho foi um dos novos investidores que ajudaram a engordar o volume de negociações da B3. “Entrei na Bolsa em fevereiro, quando ainda estava naquela alta que se iniciou em 2019”, diz ele. “Não entendia muito bem e tomei um susto quando começou a cair, mas tive paciência e agora recuperei os prejuízos, e também voltei a comprar ativos.”

SAINDO DO POÇO – Apesar da pandemia, a equipe econômica não perdeu o rumo fiscal e o fundo do poço para a atividade econômica pode ter sido em abril, segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes. O primeiro capítulo para a retomada da atividade, na sua avaliação, era o ataque às despesas, antes de o País ser atingido por um “meteoro” (em referência à pandemia), e que agora o Brasil está no segundo capítulo, descrito por ele como de descentralização de recursos. Para Guedes, em se confirmando expectativas dos dois últimos ministros da Saúde, em dois ou três meses o Brasil estaria entrando em um novo capítulo –em que a primeira onda da pandemia seria superada.

PESQUISA – A primeira pesquisa Potencial/Blogdomagno para prefeito de Olinda será postada amanhã exatamente à meia noite neste blog com exclusividade. Trará o cenário não apenas eleitoral, mas também da avaliação do prefeito Lupércio (SD) e as gestões de Paulo Câmara e Jair Bolsonaro. Já na próxima semana, também de quarta-feira à meia noite, postaremos o resultado da pesquisa sobre a sucessão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. O start da série pesquisas Potencial/Blogdomagno foi dado com Jaboatão, na semana passada, apontando um quadro confortável para a reeleição do prefeito Anderson Ferreira (PL).

Perguntar não ofende: E a pesquisa Simplex foi tão simples para assimilar Daniel Coelho bombado?

==COLUNA DO ITAMAR FRANÇA==

 

BOM PARA OS VEREADORES

Da forma como se darão, sem povo nas ruas, sem campanha e sem ambiente eleitoral, as eleições municipais marcadas para 15 de novembro, só se descortinam favoravelmente para os que estão no poder, detentores de mandato, seja prefeito em busca da reeleição ou com candidato já escolhido, ou vereadores tentando um novo mandato. Trata-se de uma eleição sem campanha, consequência da pandemia do coronavírus, que já tirou a vida de quase 60 mil brasileiros em 90 dias, afetando ainda mais de 1,5 milhões de pessoas. Como a curva permanece ascendente, quem, de bom senso, vai arriscar a sua vida a fazer campanha de rua? Quanto ao eleitor, a abstenção tende a ser astronômica, a maior da história recente do País.

******************************

PALANQUE PARA FBC

O MDB se movimenta para garantir o maior número possível de cadeiras para chefes do Executivo e também no Legislativo nas eleições municipais deste ano. O partido almeja conquistar mais prefeituras e eleger centenas de vereadores em Pernambuco. O partido deve disputar as eleições a prefeito em muitos municípios, em alguns deles, a legenda deve entrar no acirramento. A estratégia é construir palanque para as eleições gerais de 2022, quando a sigla deverá lançar o nome do senador Fernando Bezerra Coelho ao governo do estado pela oposição. Em Petrolina, a sigla apostará na reeleição de Miguel Coelho, em Parnamirim Múcio, em Tacaratu Washington, no Cabo Elias Gomes, Tupanatinga Diego Cavalcante, entre outros.

******************************

ESMORECERAM

Por falar em MDB, o partido gorou pré-candidaturas ao Executivo em várias cidades do Sertão do Estado. No Pajeú houve a retração do ex-prefeito de Afogados Totonho Valadares que fez uma movimentação tremenda e acabou se rendendo aos caprichos do prefeito José Patriota (PSB). Em Ingazeira, a pré-candidatura do empresário Luciano Moreira (PODEMOS) tirou Mário Viana do páreo. O emedebista que já havia disputado a prefeitura por três vezes teve que se contentar com a indicação da vice. Em Triunfo, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o médico e ex-prefeito Eduardo Melo recuou da disputa eleitoral por motivo de força maior: Eduardo tem 64 anos, é hipertenso, diabético e está no grupo de risco. Em Santa Cruz da Baixa Verde a legenda teria a Psicóloga Ildete Diniz na disputa, mas com a morte do esposo, o ex-prefeito Francisco Gomes, o Fanão, Ildete não concorrerá o pleito municpal.

******************************

CRITICADO 

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) tem sido bastante criticado pela falha no planejamento para tentar conter a propagação do Coronavírus. Coimbra fechou o comércio num momento em que a cidade quase não apresentava registro da doença. O gestor colocou o freio numa reta, quando no aumento no número de casos relaxa com o comércio aberto. Ciente do aumento expressivo no número de casos confirmados nos últimos dias, o Chefe do excutivo chegou a dizer que se for preciso decretará o chamado de “lockdown“, no qual, ninguém tem permissão para entrar ou sair da região isolada. A medida já foi adotada em municípios para conter a propagação da covid-19. Para muitos, Coimbra errou em cheio na estratégia…

******************************

E TOME ESPECULAÇÃO!

A cada dia se tentar criar fatos novos na política de Tabira. Bastou o médico João Véras marcar uma live com o ex-secretário e pré-candidato a sucessão do prefeito Sebestião Dias (Sem Partido) para especularem que este poderia compor chapa com Marques na condição de candidato a vice. A possibilidade logo foi descartada pelo médico que através de uma nota enviada a imprensa destacou que esse não é o seu momento. Véras dise que a única candidatura à qual se propõe, é a de “continuar sendo um Médico em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS): a verdadeira Saúde Pública que deveria ser um direito de todos e dever do Estado”. Nesse dias, quem sabe se ventile o nome da  ex-secretária de Educação, professora Aracélis Batista como vice de Flávio, já que esta marcou uma live com neopetista.

******************************

INDEFINIDO

Em São José do Belmonte, o prefeito Romonilson Mariano (PSB) ainda não tem adversário. É que o deputado estadual Rogério Leão (Avante) não definiu o seu pré-candidato pelo grupo de oposição. O vereador Zeca do Carmo (Avante) chegou a ser ventilado, mas não há nenhuma confirmação por parte do próprio parlamentar. Com apenas dois vereadores, Leão se vê acuado sem saber quem indicar para o sacrifício. Há uma grande possibilidade de o o candidato da oposição em São José do Belmonte possa surgir do Partido dos Trabalhadores (PT).

******************************

IGUARACY

Por falar em indefinição, a oposição de Iguaracy continua sem nome para a disputa eleitoral nas eleições municipais deste ano. O ex-prefeito Dessóles Monteiro (MDB) ainda não definiu o pré-candidato do grupo. A adesão do contador Rogério Lins, gerou especulação como o provável nome para a disputa contra o prefeito Zeinha Torres (PSB) que irá para a reeleição. Pela via independente, o comerciante Bibi Alves (Avante) vem mantendo firme a pré-candidatura.

*****************************

===Coluna do FinFa===

Concluindo – O Governo Municipal, tem intensificado obras no municípios, o prefeito Lino Morais, em contato com este blogueiro, que foram concluídas os serviços de cobertura e instalações hidráulicas da Creche, e também através da Secretaria de Obras, estão sendo concluídas a pavimentação da Rua Antônio Joaquim da Silva.

Assina – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (foto), assina nesta terça-feira às 10 horas, ordens de serviços para a pavimentação de 05 (cinco) ruas no município de Iguaracy. Com investimentos na ordem de R$ 550 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Municipal (FEM) e Emenda Parlamentar do deputado estadual Waldemar Borges. Em contato com este blogueiro, o prefeito Zeinha confirmou que serão pavimentadas, às Ruas Anália Santana e Amancio Santana na sede do Município, Travessa José Pereira Filho no Distrito de Jabitacá e a pavimentação de mais duas ruas nas Comunidades do Picos e Lagoa Nova.

Frase – “Acho que não tem por que ter volta a pré-candidatura de João Paulo. Ela é para valer e a gente tem tudo para fazer o bom combate e ganhar as eleições”.(Presidente nacional do PCdoB, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, sobre o projeto majoritário do deputado estadual João Paulo para Olinda)

Aviso –

A Prefeitura de Quixaba-PE, emitiu comunicado, que os Bares, Restaurantes, Lanchnete, continuam fechados, cumprindo determinação das autoridades, funcionando somente com o serviço de Delivery.

Disse – 

“Mesmo com a abertura de novas vagas, precisamos continuar chamando a atenção do público para a importância do isolamento social e de continuar seguindo as medidas de higiene e segurança para evitar novos adoecimentos, casos graves e, consequentemente, óbitos. Precisamos frear esse processo de interiorização da doença, diminuindo o grau de transmissibilidade e gerando saúde para os pernambucanos”.(Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo)

Você sabia – Que o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), é o mais novo cotado para assumir o Ministério da Educação. O presidente Jair Bolsonaro fez a primeira sondagem em um telefonema domingo (5). Bolsonaro também convidou Vitor Hugo para um almoço, ontem (6), no Palácio do Planalto. O assunto foi a educação no país.

Perguntar não ofende – A oposição do Recife vai rachar, depois da divulgação da pesquisa de ontem?

Após aprovação da Anvisa, terceira fase de testes de vacina chinesa contra coronavírus começa dia 20

( Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou testes no Brasil)

A chinesa SinoVac e o Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo, anunciaram nesta segunda-feira, 06, que começarão a realizar no Brasil os testes da fase três da potencial vacina desenvolvida pela farmacêutica contra o novo coronavírus. A informação é do portal Exame.

Em entrevista coletiva nesta tarde, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que o processo de testagem começará em 20 de julho em São Paulo, Brasilia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. “Na semana que vem chegam os lotes da China e começa a distribuição para os centros de pesquisa”, disse o governador.

Segundo a reportagem, o potencial vacina será testada em um estudo com 9 mil voluntários brasileiros, liderado pelo Instituto Butantan. Os voluntários, que serão exclusivamente os profissionais de saúde, poderão se inscrever a partir do dia 13 de julho. Ainda não há detalhes sobre como será esse cadastro.

Brejinho alcança 100% de cura dos casos confirmados de Covid-19

Nesta segunda-feira (06), o Governo Municipal de Brejinho através da Secretaria de Saúde divulgou o percentual de curados da Covid-19 no município. Até o momento, foram registrados 31 casos positivos da doença na Terra mãe do Rio Pajeú.

De acordo com o boletim todos os pacientes estão curados, chegando ao total de 100% de recuperados da COVID-19, segundo os Protocolos Médicos.

O município também se destaca por não registrar nenhum óbito causado pela doença.

Itapetim| Zezé Patriota e sua curta vida no cangaço

Por Hesdras Souto

No final da década de 20 do século passado, o banditismo assombrava o nordeste brasileiro a todo vapor. O cangaceirismo, fruto, dentre outras coisas, da profunda concentração de renda e terra, era matéria recorrente em jornais de vários cantos do Brasil. Um homem notabilizou-se e ganhou fama por suas estratégias e afrontas, chamava-se Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, O Rei do Cangaço, epíteto ganhado não por acaso. Lampião foi, sem dúvida, o mais bem sucedido líder cangaceiro que houve no Brasil. E por que não no mundo?

Apesar de ser o nome mais emblemático quando falamos sobre o Cangaço, diversos outros cangaceiros salteavam vilas e cidades por todo o Nordeste. O Sertão do Pajeú, no interior de Pernambuco, foi o solo mais fértil a parir cangaceiros. Assim como Lampião, herdeiro de Sebastião Pereira e Silva, o Sinhô Pereira, que também nasceu no Pajeú, outros grandes vultos do cangaço brotaram pelas margens desse mítico rio. Quem nunca ouviu falar em Manoel Baptista de Morais, o lendário Antônio Silvino, O Rifle de Ouro, que precedeu o “Rei do Cangaço”, ou ainda Adolpho Meia-Noite, o cangaceiro de ascendência inglesa, que por sua vez precedeu o Rifle de Ouro? Todos são filhos do Pajeú, todos banharam-se nesse rio e todos beberam de suas águas.

Outros dois cangaceiros contemporâneos de Lampião e igualmente nascidos na região do Pajeú foram Manoel Rodrigues e José Patriota, que agiram principalmente entre Flores, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e nas cidades paraibanas limítrofes com Pernambuco, como Teixeira, Desterro e Patos.

Vamos nos ater a figura de José Patriota ou Zezé Patriota, como ficou conhecido. Nascido no povoado de Umburanas, atual cidade de Itapetim, em 01/05/1896, segundo consta em cruz aposta em sua homenagem, localizada na zona rural do município citado. Era filho do casal Miguel Archanjo Patriota e Antônia Maria do Espírito Santo. É importante salientar que não acreditamos nessa data de nascimento já que não encontramos nenhum registro de batismo com seu nome, ao contrário de seus irmãos, Levino, Antônio, Argemiro e Miguel.

As informações sobre a vida de Zezé Patriota ainda são escassas. O que sabemos sobre ele, até o presente, é o que foi repassado pela história oral e o que consta nos jornais. Por exemplo, não sabemos precisamente o motivo de ele ter entrado para o cangaço. O que podemos especular, baseado nas notícias dos jornais, é que sua vida no cangaço foi curta.

Segundo a história oral, em 1926, Zezé Patriota cometeu um homicídio no povoado de Bom Jesus, hoje Tuparetama (PE), vitimando o senhor Francisco Fidelis. O possível motivo foi uma desavença familiar envolvendo uma criança. Em setembro desse mesmo ano saem as primeiras notícias sobre os crimes de Zezé Patriota.

Numa delas (Jornal do Recife – 18/09/1926), Manoel Rodrigues e José Patriota tinham feito um grande assalto à Fazenda Europa, de propriedade do senhor Secundino de Souza Limeira, tendo os criminosos espancado até os seus familiares, fato noticiado pelo próprio Secundino em carta enviada à redação do jornal. Essa notícia nos leva a crer que Zezé (José) Patriota começou sua vida de cangaceiro no bando de Manoel Rodrigues, que de acordo com o referido jornal tinha apenas nove homens (Jornal do Recife – 31/06/1926

 

Posteriormente, Zezé Patriota formou seu próprio bando, sendo o substituto de Manoel Rodrigues, como consta na matéria do Diário de Pernambuco, de 14 de setembro de 1926, também reproduzida no jornal paulista O Combate (SP) em 24/09/1926.No mês de abril do mesmo ano, Zezé Patriota tinha ido ao Rio Grande do Norte cometer crimes, lá encontrou outros cangaceiros que se juntaram a ele. Após resistência da polícia potiguar, eles passam pela Paraíba e entram em Pernambuco, indo assaltar a Fazenda São Pedro, no município de São José do Egito, à época pertencente ao senhor Alfredo Dantas Vilar. O bando foi recebido a tiros pelos defensores da propriedade. Nesse combate Zezé Patriota foi ferido no pé e fugiu em direção ao Sítio  Mocambo. O primeiro jornal a noticiar o fato foi o pernambucano A Província, em 13 de maio de 1927. Posteriormente o Diário de Pernambuco, em 15 de maio de 1927.

A notícia da morte do Zezé Patriota também foi notícia em dois jornais do sudeste, no Gazeta de Notícias (RJ) em 15/12/1927 e no Diário da Noite (SP) em 26/12/1927.

José (Zezé) Patriota foi um dos muitos cangaceiros do nosso Pajeú e sua vida errante ainda precisa ser estudada. Afinal, a história do cangaço também faz parte de nossa história.

Hesdras Souto é Sociólogo, Pesquisador e Membro-Fundador do Centro de Pesquisa e Documentação do Pajeú – CPDOC-Pajeú  

Veículo de taxista de SJEgito roubado próximo a Itapetim é recuperado pela PM em Patos-PB

REPÓRTER DO  SERTÃO | A Polícia Militar da Paraíba recuperou na manhã desta segunda-feira (06) em Patos-PB o veículo pertencente a um taxista de São José do Egito, que havia sido roubado na última quinta-feira (02), na PE-263, próximo a Itapetim. (Relembre aqui)

O carro Siena preto já está com o proprietário identificado como Vicentinho.

O Repórter do Sertão não conseguiu mais detalhes sobre a operação que conseguiu apreender o veículo.

Não há informações se algum suspeito foi preso.

Opinião: no “novo normal das eleições” quem está no poder, leva vantagem

Por Magno Martins*

Da forma como se darão, sem povo nas ruas, sem campanha e sem ambiente eleitoral, as eleições municipais marcadas para 15 de novembro, por força de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada pelo Congresso, só se descortinam favoravelmente para os que estão no poder, detentores de mandato, seja prefeito em busca da reeleição ou com candidato já escolhido, ou vereadores tentando um novo mandato.

Trata-se de uma eleição sem campanha, consequência da pandemia do coronavírus, que já tirou a vida de quase 60 mil brasileiros em 90 dias, afetando ainda mais de 1,5 milhões de pessoas. Como a curva permanece ascendente, sem sinais de que mudará o seu curso, quem, de bom senso, vai arriscar a sua vida a fazer campanha de rua? Quanto ao eleitor, a abstenção tende a ser astronômica, a maior da história recente do País.

Custo a acreditar que cidadãos acima de 65 anos se dêem ao luxo e se aventurem a sair da casa para votar, correndo o risco de serem contaminados numa fila. O Brasil está prestes a ir às urnas sem preceder uma campanha sem discussão de ideias, de projetos, sem calor das ruas, sem comício, sem caminhadas, sem nada. Uma campanha apenas com o olho na telinha do computador ou do celular.

Sendo assim, até do ponto de vista econômico, privilegia os detentores de poder, com a máquina nas mãos. Os sem-mandatos dependerão apenas do dinheiro do fundo partidário para bancar as despesas de campanha. Como se trata de um bolo dividido para milhares, sobrará vinténs para cada um dos candidatos. A oposição, lisa, não encontrará respaldo nem fora do balcão.

Candidato à caça de apoios oficiais de simpatizantes tende a levar um tremendo não. Em resposta, quem no passado era acostumado a meter a mão no bolso para ajudar simplesmente se negará, sob a alegação de que a pandemia reduziu seus negócios a pó.

Uma verdade, diga-se de passagem, incontestável, se for levado em consideração, principalmente, o último levantamento oficial, no qual mais de 700 mil pequenas e médias empresas encerraram seus negócios.

Olha a chuva no sertão do Pajeú

Caiu a primeira boa chuva de julho nos municípios do sertão do Pajeú. Na tarde/noite do domingo (05.07), foram registradas chuvas em Afogados da Ingazeira com 36mm.

Ouvintes do Programa Rádio Vivo na Pajeú FM comunicaram ocorrência de chuvas também em Carnaíba 09mm, Tabira, Iguaracy, Ingazeira, Santa Terezinha e Água Branca/PB.

Na zona rural dos municípios, choveu em Baixio dos Costas 30mm, Cajá de Baixo 30mm, Caldeirão Dantas 29mm, Matinha 30mm, Encruzilhada 38mm, Pau Ferro 09mm, Varzinha 09mm, Riacho do Peixe 18mm, Capim Grosso 20mm e várias outras comunidades rurais. Para hoje a meteorologia indica a possibilidade de 60% para a chuva seguir caindo na região. A informação é de Anchieta Santos.

 Julho de 2020  AFOGADOS DA INGAZEIRA
MUNICIPIOS Dom\ o5
TOTAL ANO
AFOGADOS DA INGAZEIRA 27 mm
1.025 
BREJINHO 6 mm
823
CARNAIBA 9 mm
1.177
FLORES (IPA não está informando)
IGUARACI 14 mm
1.072
INGAZEIRA 23 mm
1.198
ITAPETIM 7 mm
1.005
QUIXABA 8.6 mm
1.054
SANTA TEREZINHA 12 mm
959
SÃO JOSE DO EGITO 6 mm
883
SOLIDÃO 11 mm
1.101
TABIRA 13 mm
1208
TUPARETAMA 8 mm
923
GERE

SJEGITO | Equipe do Hospital Maria Rafael arrecada recurso para enfermeira que teve moto roubada comprar outra

Equipe do Hospital Maria Rafael de SJE  arrecada recurso para enfermeira que teve moto roubada comprar outra

Blog do Erbi Andrade |

Em tempos difíceis como esse que estamos enfrentando, quando temos notícias de solidariedade e de atos de humanidade como esse que será narrado a seguir, temos que compartilhar ao máximo, para o que hoje é exceção se tornar regra.

Uma funcionária do Hospital Maria Rafael de Siqueira teve o seu único meio de transporte roubado à alguns dias e desde então tinha dificuldade para chegar até o trabalho e resolver suas coisas do dia a dia, sem sua moto.

Vendo a necessidade da enfermeira, os amigos de trabalho do Hospital Maria Rafael de Siqueira resolveram se juntar e arrecadaram R$ 2.570 (dois mil quinhentos e setenta reais), valor suficiente para a jovem adquirir uma outra moto.

O recurso foi entregue na manhã dessa sexta (03), que ficou emocionada e agradeceu muito a ajuda. A iniciativa foi de Dr. Cleiton, com ajuda de outros médicos, da direção da unidade e de profissionais do laboratório do Hospital.

Que sirva de exemplo para que nós, possamos nos tornar humanos de verdade

PT estadual define prioridades no Pajeú: Serra, Tabira e Calumbi

Retirada de candidaturas majoritárias em Afogados, decidida após  morte de Emídio Vasconcelos,  era jogada que faltava na estratégia do partido

O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco definiu quais são suas únicas prioridades no Sertão do Pajeú: Serra Talhada,  Tabira e Calumbi.

A última prova foi a decisão do PT de lançar apenas candidaturas proporcionais em Afogados da Ingazeira,  anunciada em uma nota sucinta assinada pela presidente do partido,  Mônica Souto.

A estranheza se deu porque até a morte do pré-candidato Emídio Vasconcelos,  o PT local deixava evidente a pré-candidatura, a ponto de ter quatro nomes colocados.

Mas com a morte de Vasconcelos,  nome orgânico que pregava mais independência do partido, passou a predominar a estratégia do grupo ligado ao Senador Humberto Costa,  pró adesão com o PSB na maioria das cidades.  Em Afogados um dos nomes ligados à Humberto é Gildázio Moura.

Na última reunião, a estadual do PT deixou claro que as prioridades do partido na região são Serra Talhada,  com Márcia Conrado, Tabira, com Flávio Marques e Calumbi, com Sandra da Farmácia. Em Afogados sinalizaram que não teriam sequer como dar suporte econômico à candidatura.

Nomes que tinham interesse em disputar como Clóvis Lira e José Arthur Padilha não tinham força perante o encaminhamento.  Assim, aumenta a possibilidade de que o partido esteja no palanque socialista em Afogados, encabeçado por Alessandro Palmeira.

O pior é que do tamanho que ficou, cede tempo de rádio, a imagem de Lula ao palanque, mas sem força de barganhar a vice, disputando apenas vagas na Câmara,  e com muita dificuldade de fazer um vereador a se considerar a densidade dos pré-candidatos.

Assim, o PT vai apostar em duas das quatro maiores cidades da região, onde tem possibilidades reais com Márcia Conrado e Flávio Marques, além de Calumbi, onde Sandra da Farmácia tem o direito à reeleição.

SJEGITO | : projeto “Cuidando de Quem Educa” atende profissionais da educação

A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Educação, colocou em prática nessa quinta (02), mais uma iniciativa para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos profissionais da educação, que seguem inovando e levando conhecimento mesmo diante das dificuldades do momento.

O plantão será realizado pelas profissionais de psicologia da Secretaria de Educação de forma on-line, porém, vale ressaltar que não menos eficaz que o presencial. O contato será via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, sempre das 08h as 12h e das 14h as 16h.

Inauguração da Ciclovia de Tuparetama representa um marco na mobilidade urbana do município

(O projeto de mobilidade urbana de Tuparetama ganha reforço com a inauguração da Ciclovia)

O prefeito Sávio Torres entregou mais uma grande obra à população de Tuparetama. Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (3), a tão esperada Ciclovia João Batista de Souza, um trecho de 700 metros às margens da PE-275, interligando o centro da cidade à Vila Bom Jesus.

A solenidade contou com a participação da primeira-dama Raquel Torres, dos vereadores da bancada governista, secretários municipais, equipe de governo, lideranças políticas, familiares do homenageado e ciclistas da cidade que fizeram o passeio inaugural. Com um discurso emocionado, Sávio afirmou que a ciclovia além de promover a qualidade de vida e o bem-estar da população, é uma opção segura 24 horas por dia. “Essa pista exclusiva representa muito para quem tem a bicicleta como principal meio de locomoção e lazer. O local passa a garantir mais segurança e conforto para quem precisar fazer o trajeto.” declarou. O

 gestor lembrou ainda dos investimentos da obra provenientes de emenda parlamentar e contrapartida do Governo Municipal, fruto da parceria entre o vereador Diógenes e o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

( Sávio ao lado do vereador Diógenes, da esposa e filha do homenageado. Foto: Gláucia e Emílio fotografias)

Segundo Diógenes, a luta por uma ciclovia começou em 2012, após um acidente que tirou a vida de João Batista de Souza, cidadão tuparetamense vítima de um acidente no percurso entre a vila e o centro. “Após a morte de João, comecei a compreender que o município precisava garantir o direito a essa parcela da população em que a bicicleta que utiliza esse meio transporte. Ao levar a proposta pro deputado Gonzaga Patriota ele prontamente abraçou a ideia e destinou a emenda pro município. A obra hoje está concluída e entregue graças a gestão do prefeito Sávio Torres que destravou as pendências deixadas pela administração anterior.”, afirmou o vereador que viu mais um sonho realizado.

O equipamento fica às margens da PE-275 e foi entregue com faixas de duas mãos, pintura reflexiva e sinalização horizontal e vertical. A prefeitura instalou 21 postes com iluminação de led para garantir visibilidade aos ciclistas que utilizam a via no período noturno.

Em resposta as criticas por causa da aglomeração Savio Disse : “Apesar do anúncio em carro de som e nas mídias para que a população acompanhasse a inauguração da ciclovia por transmissão ao vivo nas redes sociais, na última sexta-feira, o ato de inauguração contou com a presença de alguns moradores do local e populares. Preservamos pelo mínimo de contato possível, uso de máscaras e o adiantamento no tempo da solenidade. A obra que representa o anseio antigo da população e que só conseguimos dar continuidade no decorrer da nossa gestão, elevou o povo a uma sensação de felicidade e ansiedade para ir ver de perto o investimento que já está garantindo a segurança de muitas pessoas quem tem a bicicleta como meio único de transporte e lazer.”

Prorrogação de parcelas do FPM é o que garante pagamento de servidores municipais, alerta CNM

Fundo de Participação dos Municípios acumula queda de arrecadação por conta da pandemia e prefeitos pedem extensão da MP 938

Brasil 61

As primeiras parcelas de compensação de perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), maior fonte de receita da maior parte das prefeituras, não foram suficientes para cobrir as quedas de arrecadação ocasionadas pela pandemia. Por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem articulado junto à comissão mista que acompanha as ações econômicas de combate ao coronavírus para que seja estendido o prazo de compensação até dezembro.

O apoio financeiro da União foi estabelecido pela Medida Provisória 938, que transferiu recursos para as prefeituras e estados para recompor as perdas do que seria repassado do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) entre os meses de março e junho de 2020. Foram disponibilizados R$ 16 bilhões, mas as parcelas somaram, até aqui, aproximadamente R$ 6 bilhões, deixando de saldo cerca de R$ 10 bilhões.

“Isso que o governo e o Congresso estão apoiando, e é um valor significativo, vai representar 30% do que será a queda de arrecadação dos municípios este ano. Então, se nada acontecer a partir de setembro, a grande maioria dos municípios terá problema com pagamento de servidores, fornecedores e terá uma dificuldade enorme nos últimos três meses do ano”, alerta.

O presidente da CNM não acredita que a completa retomada da atividade econômica ocorra até dezembro, visto que não ainda há vacina para a doença. “Até o final do ano teremos esse efeito sanfona, quando vamos abrir e fechar as atividades econômicas e isso, com certeza, impacta negativamente na arrecadação”, completa Aroldi.

O legado de Rogaciano Leite

Rogaciano Leite celebra centenário nesta quarta-feira, 01 (Foto: Acervo Rogaciano Leite/ Reprodução/ Facebook)

Há 100 anos, a vila de Umburanas – atual município de Itapetim, em Pernambuco – se tornou o berço de um dos grandes nomes da literatura brasileira, Rogaciano Leite. Filho mais novo de uma família de dez irmãos, ele já era um poeta desde criança, quando priorizava os versos às obrigações no sítio de seu pai.

Sua vocação seria fortalecida com um ato aventureiro: saiu de casa ainda adolescente para acompanhar a viagem dos cantadores Antonio Marinho, Lourival Batista e Severino Pinto. E foi assim que começou sua trajetória na produção literária.  Entre os diversos estados que passou para declamar poemas, o amor alencarino seria o motivo para fincar raízes em Fortaleza, a 600 quilômetros de sua terra natal. Apaixonado pela estudante Maria José Ramos Cavalcante, permaneceu na cidade e casou-se em 1954.Na capital cearense, sentiria o que desejou em um dos poemas da coletânea “Carne e Alma”, publicada pela primeira vez em 1950, por meio de amigos: “Mas… É melhor viver! Eu quero viver muito e amar ainda, quero cantar a vida, com prazer, e quero sempre ter muitas tardes assim, como esta tarde linda!”.

Rogaciano Leite foi um poeta, escritor e jornalista

O boêmio Rogaciano Leite frequentava as noites da Praia de Iracema, espaço de encontros para os intelectuais de sua época. Escritor, poeta e jornalista, suas palavras perpassam diversos formatos e linguagens.

Da mesma maneira que caminhou pelo universo das letras, também foi um peregrino em sua vida profissional. Do Sudeste ao Nordeste, entoou seus versos em casas de espetáculo, em jornais e em teatros.

Diversos momentos marcaram sua profissão: a publicação do opúsculo “Acorda, Castro Alves”, em 1947, a organização do Congresso de Cantadores do Nordeste e três prêmios Esso de Reportagem são alguns dos fatos que constam em sua carreira extensa.

Durante três anos, entre 1952 e 1955, viveu entre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, mas logo voltou para Fortaleza para trabalhar no Banco do Nordeste. Pediu licença pouco tempo depois para se dedicar ao jornalismo. Por meio do talento literário e do senso crítico inerente ao trabalho jornalísticos, especializou-se em poemas-reportagem.

Aos 49 anos, quando ainda estava em ativa produção, faleceu em decorrência de um infarto. Em sua homenagem, amigos e poetas tocaram violas e entoaram poesias.

Algumas obras inéditas ainda serão publicadas. São elas “Cantadores do Nordeste”, “Cego Aderaldo: Patriarca do Nordeste” e “Pérolas da Amazônia”.

Homenagens ao centenário

Para comemorar os 100 anos do poeta Rogaciano Leite, a família criou a página no Facebook “Centenário Rogaciano Leite” com o objetivo de resgatar obra do autor. Com a série “Voltando no Tempo”, dissemina imagens e fatos sobre a trajetória do escritor.

“Rogaciano Leite está na música, na literatura, no jornalismo e na cultura popular e erudita brasileira. Seu nome está gravado em avenidas, ruas, praças, escolas e em patronatos de Academias de Letras, poesias e cordel”, afirma uma postagem.

Homenagens em vídeos e textos foram publicados na última quarta-feira, 01. Conheça neste link.

Feira de Frutas e verduras volta dia 8 de julho em Tabira. A feira do gado segue suspensa

Depois do plano de convivência para a reabertura do comercio a Prefeitura de Tabira anuncia a volta da feira de frutas e verduras para a próxima quarta-feira dia 08 de julho.  A decisão foi tomada em conjunto pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias de Saúde, Finanças, Obras, Administração, Vigilância Sanitária, Procuradoria Jurídica, Guarda Municipal e Defesa Civil. Em entrevista a Rádio Cidade FM os Secretários de Obras Claudio Alves e de Saúde Zeza Almeida anunciaram a retomada da feira: Local pátio do açougue publico; na entrada as barracas de caldo de cana e lanche; espaçamento de 2m entre as bancas; todas as bancas terão que disponibilizar álcool em gel para os clientes e vendedores; todos os vendedores deverão usar mascaras de forma adequada; o cliente somente será atendido se estiver utilizando máscara; a feira será composta apenas por feirantes de Tabira e quem pegar mercadoria de vendedores de outros municípios será penalizado; feira dos atacadistas na madrugada da segunda para terça terá que respeitar todo protocolo de higiene com mascara e álcool em gel. 

Os secretários informaram que a feira de gado ainda não tem data para ser retomada.   Provocada a falar sobre o crescimento da taxa de contaminação nos últimos dias a Secretária de Saúde Zeza Almeida atribuiu aos festejos juninos: “O Mapa Epidemiológico tem dado sinais de que a liberação das fogueiras na zona rural não foi uma boa ideia. E os números comprovam isso, uma vez que o vírus leva de 7 a 14 dias para contaminar”, disse Zeza. Ela também reclamou da falta de consciência das pessoas, ao citar que no Povoado da Borborema existiam famílias contaminadas que permaneciam em casa sem buscar os serviços de saúde. (Por Anchieta Santos)

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 5 de julho de 2020 )

Por Nill Júnior 

Abstenção recorde, eleitorado mais jovem e campanha virtual: o novo normal das eleições

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou e foi oficializada com a promulgação do Congresso  a Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2020, que determinou o adiamento das Eleições Municipais deste ano em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O texto fixou as datas de 15 de novembro e 29 de novembro para os dois turnos de votação para eleger prefeitos e vereadores em 5.568 municípios do país.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comemorou a aprovação da matéria pelos deputados, destacando que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, “entenderam prontamente e conseguiram em tempo recorde aprovar uma emenda constitucional que era indispensável para esse adiamento”.

Ou seja, prevaleceu a posição de Barroso, sem que fossem ouvidos municípios e a população. Com isso, o novo prazo já antecipa o modelo eleitoral que vamos encontrar.

Primeiro, é certo que em novembro não haverá vacina para a Covid-19. Mesmo que haja redução na curva de contágio, a presença endêmica do virus vai afastar das filas dia 15 idosos e portadores de comorbidades.

No Brasil, são cerca de 35 milhões de pesoas acima de 60 anos. Há ainda jovens e adultos portadores de diabetes, hipertenção, sem falar nos que simplesmente tem medo do coronavirus, e não vão aparecer nas filas de votação. Resultado: uma abstenção recorde e a votação majoritária do público entre 16 e 55 anos. Será um eleitorado mais jovem na média.

Outra certeza, a de uma eleição eletrônica,  virtual. Não haverá espaço para comícios, porta-a-porta e qualquer outro evento que cause aglomerações.  Assim, produção de conteúdo para as redes sociais,  lives, comícios virtuais e o guia no rádio e TV serão a única forma de comunicação entre candidatos e o eleitorado.

A aposta óbvia é de que candidatos que tenham mais poder de comunicação nas redes e mais identificação com o eleitorado jovem e adulto jovem terão uma vantagem. A dúvida é se ela será suficiente para mudar o eixo gravitacional do resultado.  Há quem diga que esse novo desenho poderá até mudar o prognóstico das eleições em algumas cidades. Aí,  só novembro vai dizer…

Melhores e piores

Segundo o blogueiro Erbi Andrade, que faz levantamento diário na região dos números da Covid, as cidades com mais transparência nos boletins epidemiológicos são Flores, São José do Egito e Afogados da Ingazeira. Dentre as piores, Santa Terezinha e Quixaba.

Broncas da lei

As mudanças do calendário eleitoral trouxeram algumas curiosidades. O radialista Dioneys Rodrigues, que disputará vaga na Câmara de Afogados pelo PTB, deixou a Afogados FM dia 30. Três dias depois, com o novo prazo, voltou ao ar. Se desimcompatibiliza agora dia 10.

Péssimo começo 

A semana foi da apresentação de como o pré-candidato da oposição em Ingazeira Luciano Moreira (Podemos) vai tratar a imprensa.  Em vez de diálogo,  ataque. Em vez de mão estendida,  ameaça de judicialização,  a considerar o tom do direito de resposta a uma informação de porta-a-porta na pandemia que ele negou.

Três no páreo 

Em São José do Egito,  a saída de Rênio Líbero do governo Evandro Valadares é uma prova de que sua sogra, Roseane Borja,  vai com a candidatura até o fim. Dos demais candidatos, o mesmo se diz de Evandro e Romério Guimarães.  Já a de Rona Leite ainda não passou segurança.

Pode se infectar…

O médico João Veiga atacou de novo. Em um post em rede social recomendou: “tire a máscara! Vá trabalhar! Se infectar-se, temos medicação eficiente e segura”. Até agora, a “medicação eficiente e segura” não foi capaz de salvar mais de 5 mil pessoas que morreram de Covid em Pernambuco.

Ciclovid

Em Tuparetama, a oposição acusa Sávio Torres de inaugurar uma ciclovia com grande aglomeração,  atentando contra as medidas de controle da Covid. Se havia pessoas positivadas no ato, o vírus é que vai pedalar…

Assim caminha o PT…

Em nota sucinta, o PT de Afogados, que chegou a ter quatro pré-candidatos a prefeito,   decidiu que não terá nenhum. “Ficou decidido por fortalecer a chapa proporcional”. Há quem enxergue alinhamento com o pré-candidato Alessandro Palmeira.

Vai ou não vai?

Filho de Carlos Evandro,  Cacá Menezes reagiu a posts de aliados de Márcia Conrado de que o ex-prefeito não será candidato pela Lei da Ficha Limpa. “Podem colocar qualquer nome que perde pra ele! Mostrem uma pesquisa que ela passa dos 30%, aí fico calado!”

Frase da semana: 

“Não é correto você chegar lá na rua e dar marmita, porque a pessoa tem que se conscientizar de que ela tem que sair da rua. A rua hoje é um atrativo, a pessoa gosta de ficar na rua”.

De Bia Doria, mulher do governador de São Paulo,  João Dóris, um retrato da visão elitista sobre desigualdade social.  A culpa é de quem sem oportunidades,  foi parar lá .

Tragédia: Irmãos morrem num intervalo de 72 horas no Sertão da Paraíba

Uma tragédia transformou a vida de uma família residente na cidade de Santa Inês, no Sertão da Paraíba, em dor e sofrimento neste início de julho: dois irmãos, Jassiara Silva, de 23 anos, e Kayki Silva, de 15, morreram no intervalo de 72 horas. Um foi vítima de acidente de carro; enquanto o outro, de disparo de arma de fogo.

Tudo teve início na noite da sexta-feira (26/06/2020), quando Kaiki foi atingido por um tiro acidental de espingarda enquanto brincava com um primo no sítio Sobrado. O disparo acertou o rosto dele, que precisou ser socorrido às pressas para o Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, e posteriormente, devido à gravidade dos ferimentos, para o hospital de Campina Grande, onde recebeu atendimentos e ficou internado.

Sabendo do ocorrido, Jassiara, que morava no estado da Bahia, veio para a Paraíba ficar com o irmão na unidade hospitalar, mas seu trajeto foi interrompido por um acidente que ocorreu com o carro em que ela estava com outras duas pessoas. O veículo colidiu com dois caminhões e acabou ceifando a vida da jovem e de todos que vinham com ela.

Abalados, os pais entraram em desespero, mas não bastasse a dor de perder a filha, receberam, na quinta-feira (02/07/2020), a triste notícia que Kaiki também não resistiu e acabou falecendo no hospital campinense. Parentes informaram que ele não conseguiu se recuperar dos ferimentos, que atingiram sua cabeça, e morreu após seis dias lutando pela vida.

O fato chocou a pequena cidade sertaneja e toda a região valepiancoense, que se solidariza com os familiares por tamanha tragédia.

Fonte: Vale do Piancó Notícias via HW COMUNICAÇÃO

Secretário de Saúde de SJEgito acredita que pico da Covid será registrado em setembro

O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, disse ao Debate do Sábado na Gazeta FM que municípios como São José do Egito ainda não chegaram ao pico da doença.

“Acreditamos que estamos começando a subir. Cidades como Afogados, Serra e nós, por exemplo, não estão no pico. Esperamos o pico a partir de setembro”.

A cidade estabeleceu uma tabela que afere a gravidade de cada paciente a partir das comorbidades. Para internação, eles passam por  teste rápido com antígeno IGA, para garantir que só pacientes com Covid sejam internados.

Ele mostrou preocupação com o aumento no número de casos de síndrome gripal. Isso pode indicar aumento nos casos nos próximos dias. Sobre a divulgação de nomes positivados proposta pelo promotor Lúcio Almeida,ele disse que o promotor faz excepcional trabalho na região.

Mas ponderou que isso na maioria dos casos não fará muita diferença. “Em São José do Egito, de 101 casos, só 14 foram identificados através de teste Swab. Os demais foram diagnosticados por testes sorológicos. Se ela passa por esse teste com mais de 14 dias de sintomas e 72 horas sem manifestação já está tecnicamente curada”.

Itapetim| Morre o ex-vereador Edson Augusto

Faleceu por volta das 16h50 na tarde desta sexta-feira (03), o ex-vereador de Itapetim Edson Augusto Leite Lima.Ele enfrentava problemas de saúde já há algum tempo e faleceu em sua residência.

Edson tinha 59 anos e cumpriu dois mandatos na Casa José Jordão Neto. Em 2004, foi o segundo vereador mais votado no município com 495 votos, ficando atrás apenas de Olavo Batista, que teve 584. Oito anos depois, foi eleito novamente, desta vez com 299 votos.

O ex-parlamentar faleceu em casa de Insuficiência cardio-respiratória, deixou 4 filhos.

Edson era natural de São José do Egito-PE, mas de criança residia em Itapetim, onde constitui família e mandato parlamentar.

O prefeito Adelmo Moura decretou luto oficial no município. O Presidente da Câmara de Itapetim, Junior de Diógenes em Nota: “Neste momento de dor, prestamos condolências aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda”.

3 cidades fazem Cariri Paraibano acender sinal de alerta para coronavírus

3 cidades fazem Cariri Paraibano acender sinal de alerta para coronavírus

Além de Patos-PB que até esta sexta-feira, dia 03 de Julho de 2020, contabilizou 1.848 casos do novo Coronavírus (COVID-19). Desses números, 1.213 estão em isolamento domiciliar, 18 em internamento hospitalar, 561 estão recuperados e 56 óbitos. O aumento significativo de casos confirmados de Covid-19 na região do Cariri da Paraíba está deixando em alerta as autoridades de saúde, principalmente de 3 cidades, Monteiro, Sumé e Serra Branca.Em Monteiro já são 104 casos confirmados de coronavírus, além de outros 90 que estão sob investigação.Já em Sumé, a Secretaria de Saúde confirmou 68 casos positivos, desses apenas 24 estão recuperados totalmente, tendo 44 pessoas ativas, ou seja, ainda transmitindo. Em Serra Branca, foram mais 5 novos casos confirmados nas últimas horas e os números já chegam a 62 positivos, com 46 ainda em estado de transmissão.

Apenas 4 cidades do Pajeú fazem tratamento correto de resíduos sólidos

Apenas 4 cidades do Pajeú fazem tratamento correto de resíduos sólidos

Dos 17 municípios do Pajeú apenas 4 dão o destino correto aos resíduos sólidos produzidos por sua população. 3 ficam no baixo Pajeú, caso de Flores, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, eles fazem o descarte de resíduos sólidos em um aterro sanitário no município de Salgueiro.

No médio Pajeú, apenas o município de Iguaracy  atende à Lei Nacional do Meio Ambiente, através da parceria que firmou com o município de Ibimirim, no Moxotó para a destinação correta dos seus resíduos.Desde outubro de 2019, a cidade conseguiu erradicar os lixões no município. Atendendo as leis ambientais, a atual gestão assinou o convênio de cooperação técnica e financeira para a gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos. Os prefeitos ganharam mais fôlegos com mudanças nas leis recentes, estabelecendo prazos diferenciados para o fim dos lixões, de acordo com a realidade dos municípios.  São quatro novos prazos anuais, de 2018 a 2021, além da previsão de a União editar normas complementares sobre o acesso a recursos federais relacionados ao tema.

SJEgito passa marca dos cem casos de Covid-19. Tabira vai a 153

A Secretaria de Saúde de São José do Egito informou em nota a confirmação de mais 5 casos da COVID 19 no município.

São 101 casos confirmados e 83 curados. “Os pacientes encontram-se com estado de saúde estável, estão em isolamento domiciliar sendo monitorados pela equipe da secretaria de saúde. Três pacientes continuam internados no isolamento da UTI COVID do Hospital Maria Rafael de Siqueira.

Destes, dois já estão confirmados e estão estáveis do ponto de vista clínico, porém necessitam de cuidados médicos por apresentarem alterações em exames laboratoriais e um paciente permanece como caso suspeito aguardando resultado de exames.

“Temos acompanhado o aumento do número de casos, e pedimos a todos os cidadãos egipcienses que continuem seguindo todas as medidas de prevenção contra o virus”, diz a nota.

“Continuamos realizando a testagem de todos os pacientes sintomáticos e até agora já foram realizados 427 exames”, conclui.

O município de Tabira chegou a 153 casos confirmados, com cinco óbitos e 93 recuperados. São 262 descartados e sete em investigação.

Nessas 24 horas, 39 tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. E seis concluíram o Monitoramento Domiciliar.

No mapa setorial de quinta-feira, dia 2 de julho, fora informado que haviam 2 (dois) casos da CoVid-19 no Sítio Cajá de Baixo.

“Entretanto, na manhã de hoje, ao fazer as checagens de endereço para monitoramento dos casos e das pessoas que tiveram contato com os pacientes, constatamos que um dos pacientes registrados ontem como sendo do Sítio Cajá de Baixo reside atualmente no Bairro de Fátima”, diz a nota.