Miss Dourada

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Dr. Fred Barros
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Informatic Center
Dr. Roberto Calumbí
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

O Pajeú tem 3.348 já estão livres do vírus

Quase metade dos infectados pelo coronavirus já estão curados no Pajeú

| ‘ 3.348  curados no Pajeú do covid-19. |

| Levantamento às 8h.(Sábado\8\08)|

Há mais de uma semana, o número de curados vem superando diariamente o de casos confirmados de covid-19 em nossa região, só nessa sexta (07), foram 112 curas contra 92 casos novos, assim em mais um dia a região bateu novo recorde de curados chegando a 85,80%.

Serra Talhada anunciou a cura clinica de mais 49 pessoas, e chegou aos 1.966 recuperados, Tabira tem 312 pessoas na condição de curados, e São José do Egito chegou a marca das 244 pessoas livres da doença, 29 dessas curas, foram confirmadas somente nessa sexta (07).

Afogados da Ingazeira tem 184, Carnaíba chegou aos 85 curados, Calumbi tem 79, Flores tem 71, Triunfo chegou aos 67 curados. Quixaba chegou aos 64 recuperados, Brejinho tem 51, Iguaracy 47, Itapetim chegou a marca de 46 curas, e Tuparetama tem 38 recuperados da doença.

Solidão 37, Santa Cruz da Baixa Verde chegou aos 28 curados, Santa Terezinha tem 17 e Ingazeira 11 recuperados até agora.

Dos 3.902 casos confirmados no Pajeú, 3.348 já estão livres do vírus, ou 85,80% do total de casos, melhor marca de curados desde o inicio da pandemia na região do Pajeú.

Coluna do Domingão por Nill Júnior \9 de agosto de 2020/

 por Nill Júnior 

Academias, ok; restaurantes abrem após reunião amanhã; bares, nem tão cedo: só após cadastramento, quer MP no Pajeú

Um movimento do Ministério Público no Pajeú, capitaneado pelo promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, quer que a região tenha um protocolo próprio na reabertura de alguns segmentos do comércio para garantir que haja segurança mínima de controle das atividades na retomada gradativa. Em suma, a autorização do Estado, informada quinta-feira última para alguns segmentos, precisa de regras e em alguns casos, terá que esperar.

O promotor falou à Coluna e dá como exemplo o caso dos decretos municipais anteriores a medidas estaduais, como as que definiram o uso de máscaras. A questão é evitar que o anúncio do governo dê a falsa impressão que é pra abrir de todo jeito, sem o rigor que pode prevenir mais casos de Covid. “Às vezes se noticia como se estivesse tudo liberado, valendo tudo, é não é assim”, disse.

Vamos por partes: quanto às Academias, o MP defende que não deva haver qualquer impedimento em cidades como Afogados da Ingazeira. Na cidade já foram três reuniões com o segmento. Em suma, o setor teria conhecimento apurado das regras de distanciamento entre os clientes no maquinário, higienização, dentre outras medidas. Para elas, recomenda apenas uma fiscalização desse cumprimento. Em cidades onde não há esse entendimento e avanço no debate, a ideia é de uma reunião de alinhamento nesta segunda, 10.

No tocante aos restaurantes, a recomendação é de uma reunião na tarde desta segunda, dia 10, para nivelamento de todos os protocolos de reabertura. E não é tão simples assim. Proprietários tem que atentar para medidas como higienização na entrada e no estabelecimento, aferir a temperatura de clientes e colaboradores, uso de copos descartáveis, espaçamento de no mínimo entre as mesas, uso de máscaras por garçons, limpeza periódica dos cardápios,  8 horas diárias, e ponto de coleta apenas para retirada. Quem não participar ou não se adequar, não abre.

O calo são os bares. Diante das inúmeras denúncias de alguns estabelecimentos abertos na zona rural e falta de qualquer controle sobre esse ramo de atividade, o MP quer que, antes da reunião de nivelamento dos protocolos, haja um cadastramento completo nos municípios. Como se sabe, além dos existentes na área urbana, toda comunidade rural na região tem um bar, barzinho, boteco, botequim, com menor  ou maior dimensão.

“Nenhuma das prefeituras da região sabe quantos são e onde estão esses estabelecimentos. Muitos não cumprem sequer as normas mínimas da Vigilância Sanitária, quem dirá as regras de prevenção à Covid-19. Defendemos um rigoroso cadastramento para depois nivelar os protocolos para que possam abrir”, diz Lúcio Almeida.

A fala dele não deixa de ser uma tentativa de minimizar o maior problema enfrentado pelas autoridades de fiscalização: a falta de pernas para fiscalizar tantos estabelecimentos, recordistas em número de queixas de que atendem normalmente. A própria natureza desses locais costuma levantar questionamentos do tipo “bêbado não tem como se previnir”, “quem vê álcool não vê Covid e por aí vai”.

Aparentemente, as medidas encaminhadas serão abraçadas por todos os prefeitos do Pajeú. Em suma, parafraseando a música, “Academia tá ok” (com protocolos), “restaurante ok”, depois da reunião e medidas de protocolo e “bares ok” só depois de mais uma ou duas semanas…

Pipi sendo Pipi

Pipi da Verdura, que comanda o PSB em Tabira, é grande ser humano. Mas a condução política é uma confusão. Se compilar o que ele disse a Júnior Finfa e Anchieta Santos em 24 horas, o recado é: “o vice de Flávio Marques já foi fechado, é Aldo Santana. Mas a gente só vai avisar na Rádio Cidade segunda. É pra ninguém ficar sabendo antes…” A boca de Pipi já gerou rachaduras no bloco.

Imagem x estrago

Pra imagem de chapa, noves fora paixões, é indiscutível que o nome para vice do petista Flávio que mais se se indica para “cara do novo”, numa eleição predominantemente jovem e pelas redes sociais é o de Zé de Bira. Mas tal qual Zé Amaral em 2016, Aldo Santana pode ser o nome mais pelo mal que pode fazer politicamente, caso rejeitado, do que pelo que se possa agregar.

Cadê o cimento?

Pra quem fala de crise, vai essa: o prefeito Evandro Valadares chamou a semana passada de “perdida” porque teve que interromper obras tocadas no município por um motivo simples: faltou cimento em toda a região. Isso mesmo, não havia cimento disponível em nenhuma cidade da região. “Uma empresa prometeu que iria trazer uns 400 sacos de recife pra gente”. Isso prova o aquecimento e a alta recente no preço. Creditam ao Auxílio Emergencial pago pelo Governo Bolsonaro.

Dom Egídio e o papel da Rádio Pajeú

O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol voltou a enaltecer no programa A Voz da Diocese o papel da Rádio Pajeú. “A Rádio Pajeú nos permite continuar nosso contato mesmo em tempos de isolamento social. Isso nos ajudar a sermos perseverantes na luta contra o espalhar-se da doença. Agradecemos á nossa querida Rádio Pajeú por isso. Nós vamos continuar apoiando-a e sustentando até com nossa ajuda material, para que nunca falte ao nosso sertão esse instrumento tão importante de evangelização, de conscientização,de promoção humana. como sempre foi ao longo de sua bela e gloriosa história de mais de 60 anos”.

E seguiu:

“Nossa querida Rádio Pajeú, às vezes hostilizada por alguém que não entende o valor do diálogo construtivo entre as diferentes opiniões dentro da nossa sociedade. Infelizmente, existem pessoas fechadas ao diálogo, que estimulam a agressividade contra quem tem ideias diferentes como se a solução fosse a violência das palavras ou até nas atitudes”.

Papai Gonzaga

Ninguém simboliza mais esse Dia dos Pais que o Deputado Federal Gonzaga Patriota.”Papai tinha 21 filhos e eu disse, vou passar papai. Mas as mulheres com as quais casei não eram bestas feito minha mãe. Fiquei ‘só’ em doze,  só com a vontade de ter uns 23, 24. Saúdo todos os pais do Pajeú”, disse à Coluna. Arriégua!

Chegou o Monsenhor 

A estátua do Monsenhor Arruda Câmara, que ficou por gerações sendo visitada na praça que levava seu nome, já está a disposição do Museu do Rádio. O estado da peça até surpreendeu por ter sobrevivido bem a quase quinze anos em depósitos da Prefeitura de Afogados, que cedeu a peça. A ideia é fazer uma base calculada pelo engenheiro Libny Angelim com as mesmas dimensões da anterior. O artista plástico Ederck José fará sua restauração para que fique tal qual era quando exposta.

#compartilha Zé?

Zé Negão compartilhou nas redes sociais a nota de Magno Martins onde, com razão, cobra solução para o sistema viário, no trecho estragado pelas chuvas de março. Só que Zé não percebeu que, na mesma nota, Magno diz que não surgiu nenhum candidato competitivo na oposição. “Patriota, aliás, nem precisava reatar o namoro com quem bateu tanto de frente”, disse referindo-se a Totonho Valadares. “A eleição da terrinha é céu de brigadeiro para eleger o sucessor”, fazendo referência a Alessandro Palmeira

Ô franqueza…

O vereador Simão Rafael (MDB), opositor de Zeinha Torres (PSB), prefeito de Iguaracy, se superou. Na sessão da Câmara desta semana, até comemorou o início do calçamento na comunidade do Picos, tocada pelo prefeito desafeto, antes de fazer outras cobranças. E saiu-se com essa: “foi muito bom, tenho terra lá. Vou fazer um loteamento,  já que valorizou”. Sincerão o Simão…

 

Tocador de áudio

 

Frase da semana: “Fracassamos como nação.” 

De Sidarta Ribeiro, neurocientista e escritor, autor de O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho, sobre nossa apatia diante de cem mil marte por Covid-19 no país.

Conheça o itapetinense que está completando 107 anos neste sábado (08)

\Seu Agostinho está completando 107 anos neste sábado (08)/

 

Por Repórter do Sertão – 

*Colaborou Silvana Lima

A véspera do Dia dos Pais também é uma data especial para o pai, avô, bisavô e trisavô Agostinho Ferreira de Sousa, nascido em 08 de agosto de 1913, no Sítio Juá, zona rural de Itapetim, na época em que o município pertencia a São José do Egito.

Neste sábado (08), Seu Agostinho, também conhecido como Agostinho Loreano, está completando 107 anos de vida.

\Documento de Identidade de Seu Agostinho. /

Ele é descendente de escravos. A avó era escrava e o pai nasceu em 1888, ano em que a Princesa Isabel libertou a escravidão.

O ilustre personagem de uma longa história de vida é o mais velho de onze irmãos. Casado e pai de sete filhos, sendo cinco mulheres e dois homens, Seu Agostinho reside atualmente na Rua 29 de Dezembro, Centro de Itapetim.

Mesmo um pouco debilitado por causa da idade, ele ainda lembra a data, inclusive o dia do seu nascimento. Veja no vídeo abaixo.

A família parabeniza o seu patriarca por esta data tão importante. O Blog Repórter do Sertão também saúda Seu Agostinho pela dádiva da vida. Que ele viva por muitos e muitos anos.

Internado com Covid-19, poeta Zé Adalberto tem quadro de saúde estável e está evoluindo com a medicação

\Poeta Zé Adalberto/

REPÓRTER DO SERTÃO\

O poeta itapetinense Zé Adalberto foi contaminado pela Covid-19 e precisou ser internado na cidade de Arcoverde na madrugada desta sexta-feira (07), por causa de um agravamento no seu estado de saúde.

A informação é da esposa do poeta, Mazé Ferreira, que publicou uma nota no Facebook, em seu nome e em nome dos filhos, Ìtalo e Izabela. (Veja nota abaixo)

De acordo com Mazé, o estado de saúde de Zé é estável e ele está evoluindo com a medicação.

Zé Adalberto é um dos maiores poetas populares do Nordeste.

Itapetim conta com 61 confirmações da doença desde o primeiro caso registrado em Abril. Só nesta sexta-feira, houve o registro de oito pacientes que testaram positivo para a Covid.

Dos 61 casos, 46 estão curados, 3 morreram e 12 continuam em tratamento.

Foto: Reprodução Facebook

Armando Monteiro define apoio às pré-candidaturas a prefeito em Itapetim e em Bezerros

O ex-senador Armando Monteiro anunciou seu compromisso e o apoio do PTB estadual com as pré-candidaturas de Lucielle Laurentino(DEM), à Prefeitura de Bezerros, no Agreste, e de Anderson Lopes (PTB) em Itapetim, no Sertão do Pajeú.

“Luciele está pronta, um quadro forte de oposição, que veio de raizes simples e sólidas. Nós acreditamos nela e vamos ajudar construir esse projeto”, explicou Armando.

Em Itapetim, Armando apoia o advogado Anderson Lopes para o município. Ele é filho do ex-prefeito Zé Lopes.

“Vem de uma tradição familiar que a cada geração só demonstra o desejo de ver Itapetim cada vez mais desenvolvida e gerando oportunidades para os seus moradores”, ressaltou o presidente de honra do PTB estadual.

Assaltos a motos em Tuparetama desafiam autoridades

Para população,  bandidos agem como se fosse “terra sem lei”

Moradores de Tuparetama recorreram ao blog querendo uma resposta das polícias na ação preventiva e investigação das ações contra donos de motos no município.

Segundo os relatos, só nas últimas 48 horas, cinco ocorrências foram registradas.

Os assaltos ocorrem a luz do dia. Mototaxistas estão abandonando suas atividades, após as 19h.

“Tuparetama entra em estado de Sítio, ninguém mais sai com motos pra lugar algum. A moto do mototaxista Ailson Pessoa foi tomada de assalto as 6h da manhã, só para citar um exemplo de inúmeros aqui ocorridos”, diz um denunciante ao blog .

Assaltos estão ocorrendo na zona rural e urbana de motos e residências. Varios, todos os dias praticamente.

“Aqui, até a Rocam deve se prevenir, se vier a Tuparetama pra não voltar a pé ou de carona p o batalhão”, diz.

O apelo é para que a SDS através do 23° e da inteligência da Polícia Militar e a Polícia Civil montem maior esforço no sentido de tentar restabelecer a paz e a segurança em na cidade. “Os bandidos estão achando que aqui virou terra sem lei”.  Blog de Nill Junior

PSB de Tabira promete oficializar vice de Flávio Marques segunda

Na bolsa de apostas e antecipação de Pipi da Verdura, Aldo Santana será o escolhido sobre Zé de Bira

A escolha do vice-prefeito na chapa do candidato governista Flávio Marques tem provocado muitas discussões dentro do bloco governista em Tabira.

O ex-candidato a prefeito Zé de Bira (PSB), se desincompatibilizou da assessoria da Casa Civil, seguindo orientação do Governador Paulo Câmara para integrar a chapa majoritária.

Ao mesmo tempo o vereador Aldo Santana eleito pelo MDB, alardeava que seria o candidato a vice por expectativa criada pelo Deputado Federal Carlos Veras e até deu entrevista na Cidade FM que ingressaria no PT para compor a majoritária.

Com a notícia de que o PT indicaria o candidato a Prefeito e o PSB o vice, Aldo mudou de ideia rapidamente e assinou a ficha de filiação ao partido socialista.

Com o afunilamento das discussões, começou a admitir que poderia romper com o palanque do Prefeito Sebastião Dias, caso não fosse “o ungido”.

No dia da inauguração da Reforma do Terminal Rodoviário, Aldo se negou a gravar depoimento para as redes sociais do pré-candidato Flávio Marques. O vereador alegou que precisava de uma definição.

Achando pouco, o PSB promoveu uma pesquisa onde incluiu além dos nomes de Aldo e Zé de Bira, acrescentou o Presidente Pipi da Verdura e o vereador Marcílio Pires que ganhou a pesquisa e deu entrevista anunciando que ele seria o vice.

Surgiram desentendimentos com o também vereador petista Djalma das Almofadas. Ele e Marcílio se atacaram nas redes sociais. Marcilio recuou do projeto, pois poderia dividir o palanque.

Na noite da última quarta-feira o Presidente do PSB, Pipi da Verdura, admitiu à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que o nome de Aldo Santana estava definido pois Zé de Bira teria retirado o nome do processo.

Procurado na mesma noite para apresentar os motivos da desistência, Zé de Bira disse que ainda precisava conversar com o Palácio e que o Deputado Carlos Veras não concordava com a retirada do seu nome da chapa.

Ontem o Blog do Finfa publicou que o Presidente do PSB, Pipi da Verdura teria confirmado que o nome de Aldo Santana estaria definido como vice.

Minutos depois, falando à Rádio Cidade FM, Pipi afirmou que o nome de Aldo Santana, está encaminhado, mas somente na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, o PSB de Tabira oficializa no Programa Cidade Alerta o nome do vice, companheiro de chapa de Flávio Marques.

Vice é uma figura que geralmente não garante muitos votos, mas tem a missão de não atrapalhar a chapa e ajudar o eleito durante o governo, ora como conselheiro, ora como articulador político ou como secretário em alguns casos. Entre Aldo e Zé de Bira, quem tem estas qualidades?

Rotary Clube realiza ação conjunta com a Rádio Pajeú

O Rotary Clube de Afogados da Ingazeira se incorporou esta semana à ação social realizada pela Rádio Pajeú com doação de cestas básicas à famílias carentes.

Através da campanha, ouvintes identificam em comunidades rurais e urbanas famílias em maior vulnerabilidade, algumas não assistidas por programas sociais ou cujo apoio não é suficiente para manutenção mensal.

Diariamente,  dada a solidariedade de parceiros privados, com a soma do Rotary, duas famílias são atendidas por dia com o projeto.

“Escolhemos essa forma de contribuição e parceria pela credibilidade da Rádio Pajeú.  Sabemos que o aqui doado vai realmente a quem precisa”, diz Isilda Sampaio, recentemente empossada como Presidente da entidade.

Mesmo na pandemia, o Rotary já realizou várias campanhas de solidariedade, como a recente campanha que distribuiu cobertores para entidades que mantém idosos e pessoas carentes.

Além de Isilda, participaram da entrega Sônia Patriota, Socorro Martins,  Danilo da Gráfica e Anita Ferreira. Veja mais fotos e o Informativo do Rotary:

Tuparetama | Marcello Patriota fez uma LIVE com os pré-candidatos: Junior Honorato e Reinaldi Daniel

Dando continuidade às Lives do Blog do Marcello Patriota, dessa vez os convidados foram os pré-candidatos a prefeito e vice de Tuparetama, Júnior Honorato e Reinaldi Daniel.
Junior Honorato, de 46 anos, foi candidato a vereador em 2004 pelo PSDB e em 2005 foi um dos  formadores de um novo grupo político em Tuparetama com filiados ao PSB. “Desde essa época sempre apresentamos candidatos do nosso grupo nas eleições” afirma Junior, agora no PSOL.

Júnior já ocupou cargos de confiança no setor público sendo secretário municipal na gestão de Deva Pessoa. ”Hoje estamos filiados no PSOL e nos colocamos como alternativa para os eleitores de Tuparetama em uma chapa na majoritária ao lado de Reinaldi Daniel, indicação do PT.” Já Reinaldi e´ligados aos movimentos dos trabalhadores rurais, é bancário aposentado. A Conversa foi bastante afiada e é um bom bate-papo com os pré-candidatos, mostrando propostas e projetos para a Princesinha do Pajeú.
O Blog do Marcello Patriota  já conversou com os pre-candidatos Deva Pessoa e Moisés Engenheiro e também já fez o convite ao atual prefeito Sávio Torres, que confirmou.

COVID-19 | Pajeú conta com 3.810 casos confirmados, 3.236 recuperados e 81 óbitos

        =( |–| Atualizado às 8 h Sexta-feira=o7\agosto|–|)=

Por André Luis\ Nill Jr e Blog do Erbi

Prefeitura de Camalaú inicia entrega de kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (06.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.810 casos confirmados de Covid-19Dez cidades registraram oitenta novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.216 confirmações. Logo em seguida, com 337 casos confirmados está Tabira São José do Egito está com 275 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 212 e Carnaíba está com 113 casos.

Calumbi está com 104, Triunfo está com 86 casos, Flores está com 83, Quixaba tem 71,  Iguaracy tem 54, Itapetim tem 53, Brejinho está com 52, Tuparetama tem 44, Solidão tem 39, Santa Cruz da Baixa Verde tem 33, Santa Terezinha tem 26,  e Ingazeira tem 12 casos confirmados.

Mortes – Serra Talhada registrou mais 3 óbitos pela doença: paciente feminina, 74 anos, hipertensa, moradora do bairro Mutirão, estava internada no Hospam, onde veio a óbito no dia 2 de agosto, com resultado positivo divulgado nesta quarta-feira, dia 5; paciente masculino, 83 anos, morador do Sítio Cachoeira, apresentava comorbidades e testou positivo no dia 29 de junho, foi transferido para Caruaru, onde faleceu no dia 5 de agosto; e paciente masculino, 66 anos, morador da AABB, apresentava comorbidades, testou positivo para Covid-19 e faleceu em Recife no dia 4 de agosto.

A Região tem agora no total, 81 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 30, Triunfo 9, Afogados da Ingazeira e Carnaíba tem 7 óbitos cada, Tabira tem 6, Flores tem 5, Quixaba, Iguaracy, Tuparetama e Itapeitm tem 3 cada, São José do Egito e Santa Terezinha tem  2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou oitenta e um casos recuperados da Covid-19, totalizando 3.236 recuperados. O que corresponde a 85% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 08h desta sexta-feira (07.08), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

.

Com mais duas mortes e 88 novos casos, Pajeú acumula 3.488 infectados com coronavírus

 

.

Tuparetama inaugura pavimentação e anuncia mais uma obra para a cidade

O prefeito Sávio Torres inaugurou na noite desta quarta-feira (05), a primeira etapa da pavimentação em uma importante via do Bairro Dona Luzia, nas margens da PE-275. O gestor também assinou a ordem de serviço para construção de uma nova Academia da Saúde no local, fruto da articulação do vereador Diógenes com o deputado federal Gonzaga Patriota.

A prefeitura já havia realizado a implantação dos postes com iluminação de Led e diversas outras benfeitoras que deram início a um processo de transformação no bairro.

Em seu discurso, o prefeito Sávio Torres reforçou o compromisso do governo em continuar implantando ações para melhorar cada vez a mobilidade e os serviços públicos aos moradores.

“Estamos trabalhando para transformar Tuparetama num grande canteiro de obras, com ações em toda parte do município. Hoje a nossa felicidade é dobrada, pois, além do calçamento feito com recursos próprios, assino a ordem de serviço para a construção de mais uma obra que vai garantir saúde e bem-estar aos moradores do bairro.”, declarou Sávio.

A solenidade transmitida ao vivo pelas redes sociais teve recorde de visualizações. Estiveram presentes, a primeira-dama, Raquel Torres, o vice-prefeito, Tanta Sales, secretários da gestão e vereadores da base do governo.

Mais inauguração- O Governo Municipal vai entregar a Academia da Saúde do distrito de Santa Rita, nesta sexta-feira (7), às 19h. A entrega do equipamento será transmitida nas redes sociais da Prefeitura.

Tremor de magnitude 1.9 é registrado em Belém de Maria

(Tremor de magnitude 1.9 foi registrado em Belém de Maria na quarta-feira,5)

Por G1 Caruaru

Um tremor de magnitude 1.9 foi registrado na noite da quarta-feira (5) em Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o abalo foi sentido em diversas localidades do município.

Ainda segundo o LabSis, a área já foi objeto de estudo em 2016, quando mais de 85 tremores ocorreram na região – incluindo um tremor de 3.8. O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando a atividade sísmica da região.

Poeta Valdir Teles é declarado Patrono do Repente e da Cantoria de Viola de PE

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "Valdir Teles é declarado patrono do repente da cantoria de viola de Pernambuco. Casae ALEPE FOLHAdePERNAMBUCO deP HA Poesiapopular Também aprovado Comissão AdministraçaooPl 1282/2020, que declara opoeta Valdir Teles comoPatrono Repente da Cantoria de Pernambuco. Poesia popular oiaprovado na Comissão Administração oPLno /2020, declarao poeta Valdir ecm Patrono Repente Cantoria Viola Pernambuco"Em sua rede social Mariana Teles escreveu Dia que: ” chegando o dia dos pais. Muita saudade! Mas gostaria de registrar nosso agradecimento por duas homenagens que Painho recebeu recentemente. Essa semana, o Diário Oficial do Estado publicou a Lei Ordinária 1282/2020 de autoria dos deputados Waldemar Borges e Antonio Moraes,  que torna Valdir Teles Patrono da Poesia Popular em Pernambuco. A CCLJ, ainda essa semana, também aprovou a sua indicação para a Medalha do Mérito Cultural Gilberto Freyre, indicação do amigo querido de tantas lutas com Painho, Alvaro Porto.
Painho foi uma figura simples, avesso aos holofotes, mesmo tendo escrito e cantado sua história nos palcos. De hábitos e vida totalmente distante de vaidade. Sua vaidade era o aplauso do seu repente, estava na agenda cheia e na preferência quase unânime que desfrutava entre os colegas e apologistas. Mas duas homenagens como essas, são recebidas com muita gratidão e saudade, por revelarem a capacidade de fazer amigos, outro dom extraordinário de Painho e por alcançar todo segmento do repente e da poesia, trincheira de cultura tão invisível para as instituições e que padece da falta de olhar dos palácios e de atenção dos “protocolistas”. Minha gratidão especial ao Deputado Waldemar, Wal é uma figura querida de nossa família e todos os “fazedores de cultura” do Pajeú. Sou testemunha do quanto seu mandato é uma tribuna de todos nós. Temos muito orgulho do nosso voto. O Deputado Álvaro era a garantia certa de uma risada grande numa ligação com Valdir. Amigo de outras e longas datas, cresci vendo o tratamento amigo e presente de Valdir nas lutas de Alvaro e de Alvaro nas lutas de Valdir. Para além do campo político, recebemos com muita saudade e gratidão esses dois gestos.’Pontuou Mariana em seu Facebook

Confirmado: HREC inaugura leitos de UTI nesta sexta-feira

A unidade intensiva vai receber o nome de “UTI Otoniel Barbosa de Lima”, que foi um dos primeiros servidores da unidade, e faleceu aos 100 anos de Covid-19, no mesmo no Hospital.

Como o blog havia adiantado, nesta sexta-feira (07.08), às 10h, o secretário estadual de Saúde, André Longo, inaugura 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira.

Os novos leitos são destinados ao atendimento de pacientes adultos com suspeita ou confirmados da Covid-19, que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), ampliando a capacidade de atendimento na região.

A visita à unidade contará com a presença do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito do município.

“Dentro da estratégia do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, coordenado pelo governador Paulo Câmara, nós estamos dando continuidade à expansão de leitos no Interior do Estado, notadamente no Sertão. Estamos indo ao município de Afogados da Ingazeira para colocar à disposição da população dez leitos de tratamento intensivo, no Hospital Emília Câmara, que será a UTI Otoniel Barbosa de Lima, uma homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid-19, lá mesmo no Hospital, e achamos uma justa homenagem”, informou André Longo.

“Então, colocaremos esses leitos à disposição da população que certamente serão importantes para salvar vidas de sertanejos. No primeiro momento, atenderá aos pacientes da Covid-19, mas, depois, se consolidará como equipamento para atender outras patologias e ficará como um legado para a região. Consideramos a inauguração desses leitos um grande avanço para a região por serem os primeiros de UTI na 10ª Gerência Regional de Saúde (Geres), que abrange 12 municípios”, pontuou o secretário.

A nova estrutura contará com terapia renal substitutiva para pacientes que desenvolvam problemas renais agudos durante o período de internamento.

“Pacientes internados em UTI podem vir a desenvolver algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos, necessitando de diálise. Por isso, a importância do equipamento, que deve ser instalado até o final do mês de agosto. Se necessário, o paciente terá essa assistência à sua disposição melhorando seu quadro clínico e reduzindo sintomas”, comenta o diretor do Hospital Emília Câmara, Sebastião Duque.

Atualmente, a unidade conta com 62 leitos de enfermaria, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica. O hospital, antes da pandemia, realizava uma média mensal de 12mil atendimentos na urgência, 180 partos, 560 internamentos e 150 cirurgias de urgência e eletivas.

~~~~~Giro pelos Blog’s~~~~~(Sexta-feira….07.08.2020)

Eleições 2020: Levantamento do TSE, Sertão do Pajeú tem 247.636 eleitores aptos

Saiba quantos eleitores tem no seu município.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados atualizados sobre o eleitorado apto a votar em 2020.

No Brasil, 147.918.483 eleitores vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios espalhados pelo país. Pernambuco, com 6.732.607 eleitores, o equivalente a 4,55% do quantitativo nacional, poderão ir às urnas no próximo dia 15 de novembro.

Eleitorado desconsidera Fernando de Noronha, que não participa das eleições municipais.

Segundo o levantamento do TSE, o Sertão do Pajeú tem no total  247.636 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano. O maior colégio eleitoral da região é Serra Talhada com 58.477 eleitores. Afogados da Ingazeira é o segundo município com mais eleitores, tem no total 27.557. Já o menor colégio eleitoral da região é Ingazeira com 3.908 eleitores.

Veja quantos eleitores tem as outras cidades do Pajeú: São José do Egito 22.124; Tabira 19.821; Flores 18.801; Carnaíba 15.139; Itapetim 12.338; Triunfo 11.151; Santa Cruz da Baixa verde 8.915; Iguaracy 8.616; Tuparetama 7.890; Brejinho 7.722; Santa Terezinha 7.653; Calumbi 6.154; Quixaba 5.948 e Solidão 5.422.

Dá para ter fé em Drauzio Varella?

Seria cômico se não fosse trágico o médico global Drauzio Varella vir a público disseminar seu espírito pessimista e alarmista quanto à eficácia das vacinas que estão em teste final para nos livrar da pandemia do coronavírus. “A vacina não vai resolver o problema atual. Pode ser que, quando chegue essa vacina, ela não vá ser tão necessária quanto é agora, porque pode ser que, até metade do ano que vem teremos já uma epidemia mais arrefecida”.

Se for levado em consideração o que esse mesmo médico afirmou lá atrás, como uma das principais estrelas na área de saúde que a Globo confia e aposta, o resultado pode ser o contrário do que ele profetiza. Foi o mesmo Varella que disse, na maior cara de pau no programa Fantástico, em março, tão logo o vírus começou a ser propagado no Brasil, que não haveria razão para pânico porque se tratava apenas de uma “gripezinha”. Essa gripezinha já matou 100 mil brasileiros e a curva da pandemia está incontrolável, cada vem mais ascendente.

Tire você próprio, meu caro leitor, a conclusão: dá para acreditar em doutor global Drauzio Varella? Sou um dos milhares de brasileiros que entende que ele não sabe o que diz, mais uma vez. Usa de retórica diabólica para incutir na população brasileira, refém da doença, a descrença de que podemos estar próximos de uma saída para nos livrar do pior, que é a morte. Não creio nele! Os avanços nos estudos da vacina são extremamente promissores.

Contrariando o doutor global, informo que o governo russo prevê iniciar, em um mês, “a circulação pública” de uma fórmula contra o Sars-CoV-2. A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em parceria com a Universidade Sechenov, e tem obtido resultados promissores nas primeiras fases dos ensaios com humanos. “A segurança da vacina foi confirmada. Corresponde à segurança das vacinas que estão atualmente no mercado”, disse Alexander Lukashev, diretor do Instituto de Parasitologia Médica, Tropical e Doenças Transmitidas por Vetores da universidade russa, em entrevista à agência de notícias Sputnik.

O próximo passo vem em sequência a esses avanços. “Lá para 14 e 15 de agosto, espero, entrará em circulação a quantidade pequena de vacina que devemos ser capazes de produzir” afirmou Alexander Ginsburg, diretor do Instituto Gamaleya, em entrevista à agência de notícias RIA. Também de acordo com Ginsburg, a produção em massa da fórmula deve ser iniciada em setembro. Se tudo isso se confirmar, a Globo será obrigada a aposentar o alarmista e pessimista Drauzio Varella.

Bons resultados – Em nota, a universidade russa explica que a fórmula é uma vacina liofilizada – “um pó do qual uma solução é preparada para injeção intramuscular”. Alguns participantes do estudo experimentaram dores de cabeça e temperatura corporal elevada. “No entanto, esses sintomas desapareceram completamente dentro de 24 horas após a administração da vacina”, enfatiza o texto. Segundo Yelena Smolyarchuk, essa resposta à injeção é bastante típica no caso de doenças infecciosas, e não houve piores complicações. O governo russo desenvolve 17 fórmulas imunizadoras contra a covid-19, das quais três ou quatro devem entrar na fase de produção, segundo o Ministério da Saúde.

O efeito emergencial – A sinalização do ministro da Economia, Paulo Guedes, de prorrogar até dezembro o auxílio emergencial de R$ 600 da pandemia para gente que vive do comércio informal foi recebida com euforia no Nordeste. Até o momento, 40 milhões de brasileiros foram contemplados. O benefício chega a gerar uma renda de até R$ 1,8 mil para uma família quando entram como beneficiários o casal e mais um filho. Em relação ao programa Bolsa-Família, uma dinheirama braba. Por isso, em alguns municípios Bolsonaro já tem uma aprovação de 70%

Exemplo paraibano – É o caso, por exemplo, da cidade paraibana de Marisopólis, terra do jornalista Heron Cid. Segundo uma pesquisa encomendada pelo seu site PBMais, 72% dos entrevistados consideram a gestão de Bolsonaro ótima e boa, soma dos índices de aprovação. Há 15 dias, o site Poder360 também fez uma pesquisa apontando que a medida havia mexido com o humor da população em relação ao Governo e ao presidente, principalmente nos bolsões de miséria do Norte e Nordeste. Parece que Bolsonaro já encontrou o caminho das pedras para emplacar a reeleição. O social reelegeu Lula e a fez o ex-presidente puxar Dilma, considerada um poste, sem estatura eleitoral.

Bolsonaro no Recife – É nessa aposta que o pré-candidato do PSC a prefeito do Recife, Alberto Feitosa, espera reagir nas pesquisas e pavimentar sua ida ao segundo turno sendo carimbado como o candidato de Bolsonaro. Pelo que o blog apurou, está bem próximo o anúncio oficial do presidente, se não numa vinda ao Recife, mas com uma declaração pelas redes sócias. “Feitosa tem tudo para ser o candidato de Bolsonaro”, disse uma fonte palaciana em contato com ele blog.  Segundo essa mesma fonte, Bolsonaro teria pressa em mostrar de que lado estará no Recife para facilitar a identificação de Feitosa com o eleitorado bolsonarista.

CURTAS

AFASTAMENTO – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou o afastamento do secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, preso na manhã de ontem em operação da Lava Jato contra desvios na Saúde do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ainda ontem pela manhã, Doria declarou no Twitter que as investigações contra o então secretário “não têm relação com a atual gestão do Governo de SP” e que não havia “implicações na sua atuação na Secretaria de Transportes Metropolitanos”. A operação cumpriu seis mandados de prisão e 11 de busca e apreensão expedidos pelo juiz federal Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro. A PF disse que identificou “conluio entre empresários e agentes públicos, que tinham por finalidade contratações dirigidas”.

GAROTO-PROPAGANDA – Defensor do uso da cloroquina para o tratamento da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro se tornou involuntariamente garoto-propaganda do medicamento que não tem eficácia comprovada para a doença em um outdoor colocado por apoiadores no Espírito Santo. Em Vitória, a peça apócrifa de nove metros de largura por três de altura traz a foto do presidente ao lado uma imagem de uma caixa de sulfato de hidroxicloroquina de 400 mg e anuncia, sem qualquer respaldo científico: “Tratamento precoce salva vidas”.

Perguntar não ofende: João Doria está ferido de morte depois da operação da Federal, ontem, prendendo um auxiliar da sua equipe?

Coluna do FinFa

Restaurando – O Governo Municipal de Flores, tem agenda de trabalha esta semana, com foco na recuperações e manutenções, das estradas rurais. Em contato com este blogueiro, o prefeito Marconi Santana, registrou o trabalho realizado na região do Povoado de São João dos Leites.

Definhando – O PT de Pernambuco, é um partido que definha a cada disputa eleitoral recente. A sobrevida que o partido tenta nas eleições municipais é o lançamento da candidatura a prefeita de Marília Arraes na cidade do Recife. Tem o aval do Diretorio Nacional do Partido, sob comando de Gleisi Hoffman e José Guimaraães. Gleisi é acusada todos os dias de ser uma das participantes mais ativas na Lava Jato, José Guimarães é aquele mesmo que foi preso com doláres na cueca em um aeroporto, além dos dois, Dilma foi outra grande defensora de Marília. Será que Marília vai colocá-los no seu palanque? Assim caminha o PT, flertando todos os dias com o abismo!

Entregou – Na tarde de ontem (06), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, entregou no Bairro Vila Bela, uma ambulância que ficará a disposição dos moradores daquela comunidade.“É mais um investimento nesse bairro que acompanhei desde a construção e tive a honra de entregar a chave a cada morador”, disse Duque.

Hoje – O Governo Municipal de Calumbi-PE, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira (07), uma formação virtual, com profissionais da educação, professores, coordenadores e equipes gestotas escolar, com interação e aprendizagem, com a coordenação da Psicóloga Mayara Melo, será às 15 horas.

Se pronuncie – Dezenas de organizações da sociedade civil brasileira protocolam nesta sexta-feira (7), uma carta direcionada ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, solicitando um posicionamento sobre a denúncia realizada pela revista Piauí sobre a intenção de Jair Bolsonaro de intervir na Corte e destituir os 11 ministros.

Frase –  “A não ser que haja um fato novo, é evidente que João Campos já está no segundo turno.(Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e pré-candidato a prefeito, deputado Marco Aurélio -PRTB)

Anunciou –

O Governo de Pernambuco, anunciou ontem (06), que a partir da próxima segunda-feira (10), Macrorregião 3, no Sertão – que tem Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como principais polos – avançará para a Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19. Os serviços de alimentação poderão funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade de clientes, assim como as academias de ginástica e polos de confecção, ambos com novos protocolos de segurança. O comércio varejista permanecerá aberto, atendendo à exigência de um cliente para cada 10 metros quadrados da loja.

Comemorando – O prefeito de Ingazeira-PE, Lino Morais, está comemorando a liberação da emenda parlamentar do deputado federal Renildo Calheiros, para a construção de mais uma nova Academia de Saúde, no valor de R$ 138 mil. Segundo a secretária municipal de saúde, Fabiana Torres, só está aguardando a realização da licitação.

Disse – “É uma grande conquista para Afogados da Ingazeira e para toda a região, um sonho que agora se concretiza, e estamos muito agradecidos ao nosso Governador Paulo Câmara, que vem trazendo mais saúde para a nossa população, desde o início das melhorias no nosso Hospital Regional Emília Câmara,e hoje o secretário estadual de saúde, André Longo, entrega dez leitos de UTI ao Hospital Regional, antes do prazo anunciado pelo governador no último dia 25 de julho”. (Prefeito José Patriota, comemorando a entrega dos leitos da UTI nesta sexta-feira)

Perguntar não ofende – Quem será o candidato de Bolsonaro no Recife, Marco Aurélio ou Alberto Feitosa?

É nessa sexta-feira (o7) \ Profª Roseane Borja no ‘Programa Sem Fronteiras na Gazeta FM \ SJEgito e no Facebook e FanPage do Blog do Marcello Patriota.

A entrevista será nessa sexta-feira  (o7)  ao Programa  “Sem Fronteiras”, às 11 da manhã, apresentado pelo Jornalista João Carlos Silveira e  participação do Blogueiro  Marcello Patriota, na Radio Gazeta FM de São Jose do Egito-PE, será a convidada a Professora Roseane Borja e o blog do Marcello Patriota irá transmitir a entrevista ao vivo pela Rede Social Facebook, FanPage e Blog do Marcello Patriota .

A Professora Roseane Borja é Formada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde-PE, Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora de carreira pelo Estado de Pernambuco, lecionou no Colégio Estadual Édson Simões, no Colégio Sebastião Rabelo, Escola São José, Colégio Interativo. Professora das Faculdades Integradas de Patos (FIP), vinculada ao programa de Pós-Graduação. Foi Diretora da Escola Oliveira Lima. Secretária de Educação de São José do Egito por 09 anos, acumulou larga experiência em gestão pública. Ativa militante política, é filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Ministério Público fecha bares em Itapetim

Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde de Itapetim

Em atenção necessária as ponderações e recomendações do Ministério Público do Estado de Pernambuco no nosso Município, relacionado as últimas medidas de flexibilização das atividades econômicas adotadas pelo Município, que objetivaram reduzir os efeitos das medidas restritivas adotadas a partir do mês abril para fins de enfrentamento da Pandemia do Coronavirus, porém considerando a atual situação de aceleração do contágio constatada em nossa Cidade nos últimos dez dias, decidiu-se por proibir as atividades de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e docerias, os quais poderão funcionar apenas pela modalidade “delivery”, proibida a disponibilização de mesas e o atendimento interno.

Do mesmo modo fica proibido o funcionamento das academias e das aulas de lutas marciais.

Tal se justifica porque, segundo pesquisas supervisionadas pela Organização Mundial da Saúde, os ambientes de bares, restaurantes e academias estão classificados na escala de alto risco de transmissão do Novo Coronavírus.

Por fim, esclarecemos que semanalmente irá ocorrer a avaliação objetiva dos dados da Pandemia na nossa Cidade, de modo a determinar a adoção de novas medidas, seja para aumentar as restrições, seja para flexibilizar as já estabelecidas.

A medida é válida por 10 dias.

Segundo o MP , Portanto, os Municípios, tecnicamente, do ponto de vista jurídico, não podem contrariar as medidas preventivas gerais estabelecidas pelo Estado de Pernambuco. E se contrariarem podem incorrer em crime de responsabilidade previsto no Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967 (art. 1º, inciso XIV), assim como praticar o crime de infração de medida sanitária preventiva (Código Penal, art. 268), além de prática do ilícito civil de improbidade administrativa (Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, art. 11, incisos I e II).

É importante destacar que o Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco emitiu a Recomendação nº 16/2020 – que pode ser acessada clicando aqui  na qual, expressamente, orienta que o “afrouxamento das normas de quarentena antes referidas podem ensejar as condutas penais previstas no art. 1º, XIV, do Decreto Lei 201/67 (negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente) e art. 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa)”.

Mais uma série das Lives do Blog Marcello Patriota, dessa vez com os pré-candidatos de Tuparetama Júnior Honorato e Reinaldi Daniel

Mais uma série das Lives do Blog Marcello Patriota, dessa vez são os pré-candidatos de Tuparetama pelo PSOL, Júnior Honorato – Pré Candidato a Prefeito e Reinaldi Daniel – Pré Candidato a Vice

Mais uma série das Lives do Blog Marcello Patriota, dessa vez são os pré-candidatos de Tuparetama pelo PSOL, Júnior Honorato – Pré Candidato a Prefeito e Reinaldi Daniel – Pré Candidato a Vice-Prefeito

Publicado por Blog Marcello Patriota em Quinta-feira, 6 de agosto de 2020

MP: prefeitos que contrariarem plano de reabertura do estado podem responder por improbidade

Promotores de Santa Terezinha e São José do Egito alertam para riscos de reabertura de bares, restaurantes e academias sem autorização sanitária

Os Promotores de Justiça abaixo-assinados, os quais integram a 3ª Circunscrição Ministerial do Estado de Pernambuco e atuam no âmbito de abrangência dos Municípios de Santa Terezinha e São José do Egito, considerando a missão institucional do Ministério Público de atuar em defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais e indisponíveis (arts. 127 e 129 da Constituição de 1988), vem a público apresentar a seguinte NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO:

O Governo do Estado de Pernambuco ainda não autorizou a abertura de bares, restaurantes e academias nesta região, como ficou expressamente estabelecido pelo Decreto nº 49.250, de 31 de julho de 2020. Atualmente, a Macrorregião III – a qual tem como cidades-polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada – encontra-se na Etapa 5 e foram liberadas as atividades comerciais de venda e aluguel de automóveis, com 100% da carga, e os serviços de escritório, com 50%.

Portanto, os Municípios, tecnicamente, do ponto de vista jurídico, não podem contrariar as medidas preventivas gerais estabelecidas pelo Estado de Pernambuco. E se contrariarem podem incorrer em crime de responsabilidade previsto no Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967 (art. 1º, inciso XIV), assim como praticar o crime de infração de medida sanitária preventiva (Código Penal, art. 268), além de prática do ilícito civil de improbidade administrativa (Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, art. 11, incisos I e II).

É importante destacar que o Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco emitiu a Recomendação nº 16/2020 – que pode ser acessada clicando aqui  na qual, expressamente, orienta que o “afrouxamento das normas de quarentena antes referidas podem ensejar as condutas penais previstas no art. 1º, XIV, do Decreto Lei 201/67 (negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente) e art. 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa)”.

Caso o Prefeito edite ato normativo no Município em contrariedade aos decretos que regulamentam, no Estado de Pernambuco, a adoção de medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Coronavírus, conforme previsto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, diante a situação de pandemia recentemente declarada pela Organização Mundial de saúde (OMS), em especial o Decreto nº 49.250, de 31 de julho de 2020, cabe ao Promotor de Justiça local documentar os atos ilícitos e comunicar ao Procurador Geral de Justiça para adoção das providências legais cabíveis e, no âmbito local, adotar as medidas para responsabilização por ato de improbidade administrativa.

São José do Egito, 06 de agosto de 2020.

Aurinilton Leão Carlos Sobrinho
1º Promotor de Justiça de São José do Egito

Cícero Barbosa Monteiro Júnior
2º Promotor de Justiça de São José do Egito

Após reunião com promotor, Prefeito de Tabira recua e não abrirá academias, bares e restaurantes dia 10

Terminou a pouco o diálogo entre o promotor Romero Borja e o Prefeito Sebastião Dias sobre a possibilidade de reabertura de alguns setores.

O representante do MP alertou o prefeito para os efeitos de ir de encontro ao protocolo do estado e autorizar no município reabertura de academias, bares e restaurantes como anunciado para a segunda, dia 10.

“Ele acatou nossa argumentação e recuou da medida. Os bares, restaurantes e academias continuarão fechados”, informou o promotor.

Uma das argumentações é de que o plano de reabertura, hoje na Etapa 5, tem por base critérios técnicos e sanitários. Atualmente, a Macrorregião III – a qual tem como cidades-polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada – encontra-se na Etapa 5 e foram liberadas as atividades comerciais de venda e aluguel de automóveis, com 100% da carga, e os serviços de escritório, com 50%.

O próximo passo, para Etapa 6, contemplará esses estabelecimentos com protocolo, mas ainda não foi definido. A medida de Tabira gerou movimentação de outras cidades, onde representantes desses setores estavam começando a pressionar autoridades locais, como prefeitos, cobrando medida similar.  Promotores do Pajeú já emitiram nota pública informando que o plano de reabertura deve seguir o protocolo estadual.

BREJINHO \ Prefeitura investe em Saúde

MAIS SAÚDE PARA OS BREJINHENSESA saúde de Brejinho tem sido uma das principais prioridades do Governo Municipal. Além das melhorias já realizadas, estamos fazendo outras grandes ações que vão trazer muito mais saúde para os brejinhenses. Assistam ao vídeo abaixo e vejam o que já foi, continua sendo e será feito para oferecer uma saúde de qualidade à população da Terra mãe do Rio Pajeú.

Publicado por Prefeitura Municipal de Brejinho em Quinta-feira, 6 de agosto de 2020

 

A saúde de Brejinho tem sido uma das principais prioridades do Governo Municipal. Além das melhorias já realizadas, estamos fazendo outras grandes ações que vão trazer muito mais saúde para os brejinhenses.
Assistam ao vídeo abaixo e vejam o que já foi, continua sendo e será feito para oferecer uma saúde de qualidade à população da Terra mãe do Rio Pajeú.

Policia faz Mega Operação em Brejinho

NOTA À IMPRENSA

A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, através da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, com o apoio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos – PB/PCPB, deflagrou na madrugada desta quinta-feira (06/08/2020) a OPERAÇÃO DE INTERVENÇÃO TÁTICA – OIT denominada “RESCALDO”. A operação decorre de investigações realizadas pela Equipe da Delegacia de Polícia da 174ª Circunscrição de BREJINHO/PE, sob a coordenação do Delegado ANTONIO JÚNIOR DE LIMA E SILVA, coordenada pela 20ª DESEC, tendo à frente a Delegada Seccional em Exercício ANDREZA GREGÓRIO LIMA, subordinada a Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER 2)

A Operação organizada pela POLÍCIA CIVIL foi decorrente de investigação sobre os crimes de Homicídio triplamente qualificado, Associação Criminosa e Tráfico de Drogas, na cidade de Brejinho-PE.

A Operação RESCALDO teve como objetivo o cumprimento de 03 (três) Mandados de Busca e Apreensão e dois de Prisão Temporária expedidos pela Vara Única da Comarca de Itapetim.

A Operação de Intervenção Tática RESPOSTA é mais um trabalho da Polícia Civil que demonstra a união e o esforço desta Operativa, do Poder Judiciário e do Ministério Público, no combate à violência no estado de Pernambuco, especialmente o enfrentamento aos crimes violentos letais intencionais, especificamente na cidade de Brejinho-PE. As diligências foram encetadas no ambiente operacional das cidades paraibanas de Teixeira e Patos.

A Operação foi coordenada pela 20ª DESEC e supervisionada pela Chefia de Polícia.

CHEFIA DE POLÍCIA

Esta operação diz respeito ao caso de assassinato de Aluisio Junior, o Pajé, em Teixeira-PB e a morte de um jovem identificado por José Daniel de Medeiros Batista Luiz em Brejinho no dia 13 de julho.

Salgueiro é campeão pernambucano

O Salgueiro fez história. Jogando fora de casa, o Carcará segurou o Santa Cruz durante o tempo normal e, nas penalidades, bateu o Tricolor do Arruda por 4 a 3 e conquistou, pela primeira vez na história, o título de campeão pernambucano para um clube do interior do estado.

A Cobra coral, por sua vez, também deixa a marca na competição: foi o primeiro vice-campeão invicto.  Victor Rangel e André perderam as penalidades e Carcará é o primeiro clube do interior a ser campeão estadual. Raniere também perdeu, mas Muller Fernandez fez o gol que colocou o time na história.

Em Salgueiro, festa nas ruas com a conquista histórica. Foguetório e buzinaço nas ruas da cidade. Alguns inclusive esqueceram o distanciamento social para comemorar o feito inédito.

~~~~~Giro pelos Blog’S—-(Quinta-feira….06.08.2020)

O que pode acontecer com Lula

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal deve julgar até outubro um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pede a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. O argumento dos advogados é de que Moro não foi imparcial ao analisar os processos envolvendo o petista na Operação Lava Jato e, por isso, pedem que decisões do ex-magistrado sejam anuladas. Na prática, o pedido de suspeição feito por Lula pode anular o processo do triplex do Guarujá, o único em que Moro foi responsável por condenar o petista.

Caso o Supremo decida pela suspeição, a avaliação entre ministros da Corte é de que decisões tomadas pelo ex-juiz em outros processos, como o do sítio de Atibaia e do Instituto Lula, podem ser invalidadas. Ou seja, os processos correriam o risco de voltar à estaca zero, representando um revés para a Lava Jato envolvendo seu principal alvo. A defesa cita, como exemplo da suposta falta de imparcialidade de Moro, a decisão de tornar pública a delação do ex-ministro Antonio Palocci a seis dias da eleição de 2018.

A corrida ao Palácio do Planalto foi vencida por Jair Bolsonaro, que convidou o então juiz da Lava Jato para assumir o Ministério da Justiça. O ex-juiz nega irregularidades e alega que a sentença condenatória que proferiu contra Lula foi em outro caso, a do triplex do Guarujá, em julho de 2017. “Muito antes de qualquer campanha eleitoral, sendo ainda confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região e o Superior Tribunal de Justiça”, diz Moro, que deixou o governo Bolsonaro em abril deste ano, acusando o presidente de interferência na Polícia Federal.

Na última terça-feira, dois ministros da Segunda Turma do Supremo, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, atacaram a atuação de Moro à frente da Justiça Federal em Curitiba e indicaram voto para declarar a suspeição do ex-juiz ao condenar o petista. A discussão se Moro deve ser considerado suspeito foi iniciada ainda em dezembro de 2018, quando os ministros Edson Fachin, relator da Lava Jato, e Cármen Lúcia foram contra os argumentos da defesa do petista.

Um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Gilmar Mendes suspendeu o julgamento, que deve ser retomado antes da aposentadoria do ministro Celso de Mello, em 1.º de novembro. Gilmar, Celso e Lewandowski ainda não votaram – a expectativa é a de que a definição do placar fique com o decano. (Com informações da Agência Estado).

Denúncias – A primeira denúncia formal da Lava Jato do Paraná contra Lula foi feita em 14 de setembro de 2016 e aceita pelo então juiz federal Sérgio Moro seis dias depois. É neste caso em que a defesa do petista pede que o ex-magistrado seja considerado suspeito. O ex-presidente Lula foi condenado em julho de 2017 a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por Moro. A condenação foi confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em janeiro de 2018, e sua sentença aumentada para 12 anos e um mês de prisão. Com isso, Lula passou a se enquadrar na Lei da Ficha Limpa e está impedido de concorrer à eleição presidencial. A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em abril de 2019. Porém, diminuiu a pena para oito anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.

Estaca zero – Caso o ex-juiz Sérgio Moro seja considerado suspeito pelo Supremo, essas condenações seriam anuladas e o processo precisará voltar à etapa inicial, desde a apresentação da denúncia pelo Ministério Público, com prazo para a defesa se manifestar e todas as demais possibilidades de recursos. Lula ficou 580 dias preso na sede da Polícia Federal em Curitiba pela condenação no caso do triplex. Foi solto em novembro de 2019, um dia depois de o STF declarar inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância – caso do ex-presidente.

Caso Atibaia – A Procuradoria da República, no Paraná, fez a denúncia em maio de 2017 e acusou Lula de corrupção e lavagem de dinheiro por receber propina da OAS e da Odebrecht por meio de reformas em um sítio em Atibaia, interior de São Paulo. Apesar da propriedade estar em nome de Fernando Bittar, filho de um ex-prefeito de Campinas e amigo de Lula, a Procuradoria acreditava que o ex-presidente fosse o real beneficiário das reformas. Em fevereiro de 2019, a juíza federal Gabriela Hardt, substituta temporária de Moro após ele deixar o cargo para assumir o cargo de ministro da Justiça, condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Em 27 de novembro de 2019, o TRF-4 manteve por unanimidade a condenação do ex-presidente e elevou sua sentença para 17 anos e um mês. A decisão marcou a segunda condenação do petista em segunda instância.

Terreno do Instituto – A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná denunciou o ex-presidente Lula, em dezembro de 2016, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão de contratos firmados entre a Petrobrás e a Odebrecht. A denúncia afirma que parte das propinas da Odebrecht foi paga por meio de um terreno para o Instituto Lula e um apartamento vizinho à residência do petista em São Bernardo. O caso ainda não foi julgado e, em setembro de 2019, o juiz Luiz Antônio Bonat, novo titular da Lava Jato em Curitiba, determinou a abertura de novos prazos para as defesas se manifestarem. A exemplo do caso do sítio, este processo também pode voltar à etapa anterior da aceitação da denúncia, caso Moro seja considerado suspeito.

CURTAS

PAGOU CONTAS – O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) admitiu que seu ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz fez pagamentos em dinheiro vivo em seu nome. De acordo com o senador, os valores investigados como “rachadinha” pelo Ministério Público do Rio de Janeiro nada mais são do que pagamentos de contas suas, feitos por Queiroz, a mando dele e com dinheiro dele. Flávio negou qualquer ato ilícito. “Pode ser que, por ventura eu tenha mandado, sim, o Queiroz pagar uma conta minha. Eu pego dinheiro meu, dou para ele, ele vai ao banco e paga para mim. Querer vincular isso a alguma espécie de esquema que eu tenha com o Queiroz é como criminalizar qualquer secretário que vá pagar a conta de um patrão no banco. Não posso mandar ninguém pagar uma conta para mim no banco?”, disse Flávio ao jornal O Globo.

ATÉ FIM DE 2020 – O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou, ontem, que o governo avalia a reformulação do auxílio emergencial de R$ 600 pagos mensalmente a trabalhadores desempregados e informais, além de beneficiários do Bolsa Família, durante a pandemia de covid-19. “Vamos estudar junto com o Congresso a reformulação do auxílio emergencial junto com a criação do programa Renda Brasil. Ainda temos pelo menos um, dois meses pela frente de dificuldades”, afirmou Guedes, em audiência pública na Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária. O governo estuda estender o auxílio emergencial até o fim de 2020.

INTERNET GRATUITA – O governador Paulo Câmara anunciou, ontem, que vai oferecer internet gratuita a estudantes da rede pública estadual, a partir do dia 11 de agosto. Serão beneficiados 500 mil alunos, além de 30 mil professores da educação básica e cinco mil estudantes de baixa renda da Universidade de Pernambuco. O projeto “Conecta Aí”. O anúncio foi feito por um pronunciamento, transmitido pelas redes sociais, do governador ao lado do secretário de Educação, Fred Amâncio.

Perguntar não ofende: Se Lula reverter todos os processos e escapar das garras da justiça será candidato a presidente em 2022?

PAJEÚ | Chuvas em 2020 (até julho) ficaram acima da média

O ano de 2020 se confirma como um dos melhores dos últimos 10 anos em quantidade de chuvas na região do Pajeú. Apesar de ainda irregulares, as chuvas garantiram um aumento da produção e os reservatórios de água estão com bom volume, assegurando também o abastecimento para a população até o final do ano, motivo de tranquilidade para os agricultores após tantos anos de seca.

TUPARETAMA | Câmara de Vereadores volta às sessões ordinárias após recesso parlamentar.

Blog Tarcio Oliveira\

Após o recesso parlamentar do 1º semestre, a Câmara Municipal de Tuparetama voltou a realizar as atividades legislativas. A 1ª sessão ordinária do segundo semestre de 2020 aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 03 de agosto.

Por medida de segurança e prevenção à Covid-19 a Câmara Municipal continua a realizar suas sessões com restrições de acesso, sem público no plenário. As sessões ao vivo são transmitidas pela página da Câmara no Facebook, pelo canal da Câmara no YouTube e pela Rádio Bom Jesus FM.
É importante ressaltar aos tuparetamenses que o Poder Legislativo disponibiliza no site da Câmara de Vereadores todas as matérias e proposições, atas das sessões e demais atividades que estão sendo realizadas pela Câmara, além do acesso ao Portal da Transparência com detalhamento de todas as receitas e despesas efetuadas.
Mesmo com o período do recesso parlamentar as atividades administrativas não foram suspensas. A Câmara continuou aberta com serviços internos, vereadores continuaram à disposição, embora não havendo convocação de sessões extraordinárias.
Para o presidente da Câmara de Tuparetama, vereador Danilo Augusto, os trabalhos legislativos seguem pautados na transparência e com ênfase na cobrança de ações, fiscalização de recursos, denúncia de desmandos e apresentação de propostas e requerimentos que visem benefício, bem estar e qualidade de vida da população.

Carro roubado de Dr. Gilvaney é recuperado em Satª Cruz do Capibaribe

Carro roubado de médico em SJE é recuperado em Santa Cruz do Capibaribe

\Corolla recuperado/

De acordo com o Blog do Erbi, Um carro modelo Toyota Corolla roubado na noite do último sábado (01), do médico  Dr.Gilvaney Venâncio nas proximidades do povoado de Mundo Novo, município de São José do Egito foi encontrado pela polícia na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano, as cidades ficam a uma distância de quase 200 KM uma da outra.

A polícia suspeita que uma quadrilha da região do Agreste, voltou a atuar no Sertão do Pajeú.

RELEMBRE O CASO \ O pai do médico Dr. Júnior ,esposo da Prefeita Natalia Lira de Ouro Velho-PB o também médico Gilvaney Venancio , foi assaltado entre a comunidade entre Grossos e Mundo Novo, município de São José do Egito.

Dr. Gilvaney Venancio ia sentido Ouro Velho \ São José do Egito quando foi abordado por 4 bandidos fortemente armados. Eles portavam pistola e estavam em mais dois carros.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

\ O casal Gilvaney e Josina/

Foi roubado um veículo Corola/ Toyota – cor preto – placa PCR7268.

Os bandidos ainda amarraram o Dr. Gilvaney e em seguida fugiram sentido Ouro Velho/Prata.

Esse trecho que liga SJEgito \Ouro Velho-PB há relatos de vários assaltos, além de ser um perigoso, a estrada é toda esburacada e o tapa-buracos prometido com toda ponda pelo Governo de PE, um projeto de nome CAMINHOS POR PE, orçado em 550 milhões de reais, para recuperar as estradas pernambucanas, mas timidamente quase não saiu do papel. Nas redes sociais pedem providencias as autoridades

João Paulo Costa cumpre agenda no Pajeú e defende Zé Negão, Gleybson, Cida Oliveira e Anderson Lopes

Deputado diz que realinhamento com Câmara não irá interferir no apoio a nome que farão oposição

O Deputado Estadual João Paulo Costa (AVANTE) está cumprindo agenda na região do Pajeú. Ele falou ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Esteve acompanhado de Zé Negão e Edson Henrique, candidatos e prefeito e vereador pela oposição.

João Paulo apoia o pré-candidato Zé Negão em Afogados da Ingazeira, mais Gleybson Martins (Carnaíba), Cida Oliveira (Solidão), Anderson Lopes (Itapetim) e ainda é aliado dos vereadores Tenente (Iguaracy), Aldo Santana e Djalma das Almofadas (Tabira).

Ele defendeu a pré-candidatura de Zé Negão afirmando que o alinhamento de Totonho Valadares com o grupo de José Patriota e Sandrinho ainda não foi digerido pela população. E que por ter experiência e ser conhecido, Zé Negão teria vantagem e mais a apresentar que o atual vice.

A curiosidade é que José Paulo já deixou claro seu realinhamento com o grupo do governador Paulo Câmara. Apoia por exemplo João Campos em Recife. Mas disse que isso não irá interferir em sua posição na defesa de Zé Negão, que ainda terá no palanque Ricardo Teobaldo e Sílvio Costa Filho. “Isso não irá interferir no debate local”, garante.

~~~~Giro Pelos Blog’s—-\Quarta-feira….05.08.2020/~~~~

Gleide vice: o desespero bateu!

Entre o inferno astral criado pelas cinco operações da Polícia Federal e a sorte sumindo pela janela pintou o desespero no PSB. O moído mais ouvido nos bastidores da aliança oficial no Recife parte de aliados dos caciques: convencer a delegada Gleide Ângelo a, a mais votada nas eleições passadas para a Assembleia Legislativa, superando a barreira dos 400 mil votos, a ser candidata a vice-prefeita na chapa do pré-candidato do PSB, João Campos.

Não há, sem dúvida, outro adjetivo para qualificar esse jogo de vida ou morte que não desespero. Só existem alguns detalhes que inviabilizam qualquer consolidação de estratégia nesse sentido: Gleide também é PSB. Numa coligação ampla e com tantos caciques, fica difícil imaginar que os parceiros partidários aceitem goela abaixo uma chapa pão com pão. Mais complicado ainda é vender para um eleitorado uma chapa em que a vice teve 153 mil votos no Recife e o protagonista apenas 73 mil.

A delegada, vale a ressalva, também não faz do mandato uma vitrine Brastemp. Fraquinha que dói, nem sociedade nem tampouco seus eleitores têm a mínima noção da sua atuação, projetos de transformação sociais apresentados ou posições corajosas assumidas frente a problemas gravíssimos, que exigem posicionamentos públicos, como os escândalos na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado com dinheiro desviado da Covid-19.

O que se diz na cidade é que, diante do pífio mandato, a delegada jamais repetirá tamanha votação. Os mais pessimistas acham até que ela terá dificuldades para atingir um terço da estrondosa votação de 420 mil votos, primeiro por fazer um péssimo mandato, segundo pela omissão frente aos escândalos envolvendo o prefeito Geraldo Júlio e o governador Paulo Câmara, aliados que defende cegamente.

Quanto a João Campos, o desespero se explica por ter despencado nas pesquisas, saindo da liderança para o quinto lugar, tendo sido passado pela delegada Patrícia Domingos (Podemos), Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (Cidadania), sem falar em Marília Arraes (PT), que está na frente, com dez pontos de diferença em relação ao segundo.

Pode até não vingar – Mesmo que venham a firmar um entendimento, os pré-candidatos a prefeito do Recife, Mendonça Filho, do DEM, e Daniel Coelho, do Cidadania, podem não deslanchar como supõem. Pelo menos essa é uma avaliação de observadores da cena política municipal. A princípio, a soma até que, teoricamente, possa levar um dos dois ao segundo turno, mas há casos que mostram não é bem assim. No plano nacional, na eleição passada, o ex-governador Geraldo Alckmin montou a mais ampla frente de partidos com todos os matizes políticas, mas mesmo assim não cresceu o suficiente para chegar ao segundo turno, sendo disputado entre Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro (PSL).

Dois na largada – Dos pré-candidatos a prefeito do Recife, apenas dois – Túlio Gadelha (PDT) e Patrícia Domingos (Podemos) – já confirmaram, oficialmente, que estão no páreo para valer. Gadelha foi o primeiro, na semana passada, enquanto Patrícia deu coletiva, ontem, com o mesmo objetivo. Já a petista Marília Arraes, embora não tenha confirmado oficialmente, na última segunda-feira obteve mais uma vitória na executiva nacional, que aprovou, por maioria absoluta, sua candidatura. Mendonça Filho, do DEM, e Daniel Coelho, do Cidadania, não confirmaram ainda que estão na disputa para valer porque dependem de uma negociação. Um dos dois deve desistir em apoio ao outro, mas os entendimentos parecem ter estancado e, a esta altura, poucos acreditam que venham a abrir mão do projeto. Em encontros públicos, ambos têm reiterado que são candidatos de todo jeito, impedindo a unidade da oposição.

Aberta ao diálogo – De Patrícia Domingos ao anunciar sua candidatura ontem em coletiva: “A partir de agora, estamos abertos ao diálogo e aceitamos, como eu disse, todo apoio será muito bem vindo, mas com Patrícia Domingos na cabeça da chapa isso aí já está decidido. A gente passou quatro meses em tratativas com a oposição e essas tratativas não avançaram, infelizmente. Podemos entender que era o momento de avançar com uma pré-candidatura própria porque não se pode mais esperar”. Apesar do anúncio, Patrícia afirmou que ainda segue com articulações em busca de apoios de outras legendas.

Sem crimes – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na entrevista ao Roda Vida que não encontrou embasamento legal nos quase 50 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro enviados ao Congresso até agora. “Destes que estão colocados, eu não vejo nenhum tipo de crime atribuído ao presidente, de forma nenhuma”, disse. Maia afirmou ainda que o impeachment não pode ser instrumento para solução e crises. “Tem que ter um embasamento para essa decisão e não encontro ainda nenhum embasamento legal”, acrescentou. Questionado sobre o motivo de ainda não ter ‘engavetado’ os processos, Maia justificou que ocuparia tempo na agenda do Congresso, que deve focar em pautas sobre o coronavírus.

CURTAS

SEM PRESENCIAL – Apesar de um decreto do governo estadual estender a suspensão de atividades presenciais em instituições de ensino de Pernambuco até 15 de agosto, prefeitos de municípios do interior participaram de uma reunião virtual com o governador Paulo Câmara (PSB) na última segunda-feira sobre isso. Eles demonstraram preocupação com a volta às aulas em meio à pandemia do novo coronavírus. “Neste momento, sobretudo no mês de agosto, a gente não tem condições de voltar”, disse o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira.

REDUÇÃO DE JUROS – Os líderes do Senado decidiram colocar na pauta de votações desta semana projeto do senador Álvaro Dias (Podemos-PR) que limita os juros de cartões de crédito e cheque especial. A votação está prevista para amanhã. A decisão foi tomada em reunião na manhã de ontem. O texto inicial estabelecia em 20% ao ano os juros que bancos e instituições financeiras poderão cobrar dos clientes até julho de 2021. A ideia do senador é amenizar os efeitos da pandemia sobre os consumidores. O texto inicial estabelecia em 20% ao ano os juros que bancos e instituições financeiras poderão cobrar dos clientes até julho de 2021. A ideia do senador é amenizar os efeitos da pandemia sobre os consumidores.

DEBATE MUNICIPAL – A segunda live desta semana do blog será hoje com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi. Na pauta, as consequências geradas nas cidades por causa da Covid-19 e também de eleição municipal. Será às 18 horas pelo Instagram, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por mais de 40 emissoras. Se você não segue ainda o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Se a pandemia do coronavírus se agravar como tem sido a tendência, o Congresso pode adiar as eleições para o próximo ano?

AUSENTE – Com medo da Covid-19, o pré-candidato a sucessão do prefeito de Tavares Ailton Suassuna (MDB), Coco de Odálio publicou em suas redes sociais que se afastará do município por 15 dias. Coco alegou a crescente nos números da propagação da doença na cidade. Enquanto isso, o pré-cadidato da oposição, o atual vice-prefeito, Luiz Poeta se mantém com os pés fincados na cidade. Mas afinal, não se sabe por tal informação, porque segundo membros da oposição, isso não é novidade porque Coco sempre esteve ausente de Tavares.

***************************************

DINHEIRO FORA – Já tem pré-candidato no PSD de Igor Mariano querendo desistir de concorrer o legislativo municipal. É que o partido infllou demasiadamente, colocando antigos integrantes da legenda numa saia justa. O partido que tem em seus quadros cinco vereadores de mandato deverá eleger somente três para a próxima legislatura. É o que dizem os analistas de plantão. Nesse caso, dois deles ficarão sem assento na Câmara Municipal. Augusto Martins e Rubinho do São João são cotados para a retornarem ao cargo. Douglas Eletricista, Erickson Torres, Wellington JK, Saegento Argemiro, Sílvio da Tua Nova e Edson Cosméticos concorrem a  última vaga. Vai ter nego iludido nesse chapão da morte, jogando dinheiro fora…

LAMBENDO OS BEIÇO… – O veredor José Edson ferreira, Zé Negão (PODEMOS), pré-candidato a prefeito pela oposição está lambendo os beiço para que a chapa da Frente Popular seja Alessnadro Pameira (PSB) e Daniel Valadares (MDB), prefeito e vice, respectivamente. Para o Negão, seria um prato cheio, isso porque, manteria o discurso de um eventual acordo estabelecido entre o prefeito José Patriota (PSB) e o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB), no qual o emedebista abdicaria da pré-candidatura a prefeitura e indicaria o vice na chapa governista. O Negão diz que Daniel é o nome mais pesado do grupo situacionista, pela rejeição dentro da Frente Popular. Para Zé Negão, coimbristas não gostam dos Valadares, toleram…

***************************************

METRALHADORA GIRATÓRIA… – Em suas lives diárias, o comerciante Bibi Alves (Avante), pré-candidato a prefeitura de Iguaracy tem mantido o ritmo de uma pré-campanha contundente, assolada de críticas à gestão do ex-aliado, o prefeito Zeinha Torres (PSB) e ainda contra setores da própria oposição. Nessa metralhadora giratória, nem mesmo os blogueiros escapam. Durante uma transmissão ao vivo pelo facebook, auxiliares de Bibi chegaram a citar um determinado blog, insinuando que este recebia da prefeitura municipal para atacar o grupo de oposição.

***************************************

BURACOS NA PE-292 – Motoristas que trafegam pela PE-292 vivem um Deus nos acuda com tantos buracos. O trecho que liga Iguaracy a Cruzeiro do Nordeste está um caos. Além dos buracos, o mato toma conta da estrada. O governador Paulo Câmara anunciou o programa Caminhos de Pernambuco, mas ao que parece, o projeto tão propagado ficou somente no papel.

***************************************

ALÔ PREFEITURA – Quem caminha na calçada do Sistema Viário de Contorno, nas imediações da Vila Pitombeira tem que tomar cuidado com buracos na calçada. Para piorar a situação de quem arrisca exercitar os cambitos, tem mato que só a gota sobre a dita cuja!

***************************************

LIXO E ENTULHO – Por trás do Centro Desportivo Municipal está um amontoado de lixo e entulho. A margem da estrada que é bastante movimentada está mais parecendo o lixão da cidade. É preciso que a prefeitura municipal faça sua parte e realize a limpeza do local!

***************************************

MÃO NA MASSA – Na Rua Santo Antonio, no Centro de Afogados da Ingazeira, moradoras arregaçaram as mangas e tiveram que fazer a limpeza da via que estava tomada de lixo. O serviço de limpeza da prefeitura há dias não vem ao local. Indignados, os moradores pedem providências. Outro problema enfrentado pelos moradores é a fedentina proveniente de uma galeria que está coma grade danificada. A rua é uma das mais esquecidas da cidade…

***************************************

NÃO RESOLVEU  – Mesmo depois de ter sido denunciada por moradores ao blog do Itamar, a passarela da ponte que liga o bairro São Francisco a cidade continua oferecendo risco aos transeuntes. Parte da calçada cedeu e a prefeitura até o momento não resolveu o problema. Mesmo diante dos riscos, um magote de gente caminha por riba do perigo…

~Coluna do FinFa~~

Adquiriu – O Governo Municipal de Quixaba-PE, acabou de adquirir 210 canos para serem usados nas obras do esgoatamento sanitário da sede do município. Em contato com este blogueiro o prefeito Tião Gaudêncio, confirmou que este canos serão usados na construção do esgoatametno sanitário, de várias ruas, com este equipamentos chegarem aproximadamente em 90% do esgotamento na sede do município. “Estive visitando as obras da Rua José Pereira de Lima, onde estão sendo implantados 462 metros de saneamento, as obras encontra-se bem avançada, em breve será concluída”, disse o prefeito Tião Gaudêncio.

Entregou – A Prefeitura da cidade de Custódia-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou a UBSF do Povoado Ingá, uma nova cadeiras odontológica, totalmente mecanizada, ergonômica, mais segura, com refletor de LED, sugador duplo e estofamento em couro. “A melhoria no equipamento odontológico é reflexo de uma gestão humanizada, e o município de Custódia conta com uma equipe adepta desses cuidados”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde Olga Pires.

Visita – O Presidente da Alepe, Eriberto Mederiso, recebeu ontem (04), a visita do deputado estadual Aluísio Lessa, que retorna à Assembleia Legislativa para desempenhar o seu mandato, após uma produtiva passagem pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, deixando para o povo de Pernambuco a implantação do Marco Legal para o setor de C&T. “Discutimos, na ocasião, as pautas que estão tramitando na Casa Joaquim Nabuco nesse segundo semestre” disse Eriberto.

Postou – “A mentira tem pernas curtas.O STF determinou hoje a exclusão da delação do ex-ministro Antonio Palocci do processo da Operação Lava contra o presidente Lula. A parcialidade de Moro está cada vez mais evidente para o Brasil. A gente já sabia! Moro atuou para eleger Bolsonaro e, para isso, perseguiu Lula”. (Deputado Federal Carlos Veras, na sua rede social)

Frase – “A curva descendente de contágio fez com que chegaássemos ao início deste meês de agosto com mais de sete mil vidas salvas”.(Governador Paulo Câmara)

Exclusivo: Rádio GAZETA FM 95,3 anuncia nova programação para 2020

A imagem pode conter: 1 pessoa, textoSÃO JOSÉ DO EGITO – Emissora contará com novos programas e mudanças de horários. Grade entrou no ar ontem, segunda-feira (3)
O Sistema Fênix de Comunicação formado pelas emissoras: Rádio GAZETA FM 95,3 de São José do Egito e a Rádio Vilabela FM 94.3 de Serra Talhada estão com uma nova programação desde ontem, segunda-feira (3). A grade Rádio GAZETA FM 95,3 controlada pelo Sistema Fênix de Comunicação terá novos programas e mudança de horários de alguns que ficarão na nova programação.
A Rádio GAZETA FM 95,3 terá um novo programa no período matinal. O Acorda Sertão com Seu Jereba o doutor do forró vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 05:30 h às 07:00 h. A atração vai reunir o melhor da música nordestina. O programa será apresentado por Léo Júnior.
Ainda nas manhãs, a Rádio GAZETA FM 95,3 também terá novos programas. O Café com Notícias vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 07h às 07:30h. A atração integra a grade será apresentado pelo jornalista Carlos Júnior e terá a coordenação jornalística de João Carlos Rocha.
Na sequência vai ao ar o Conexão 95, das 08h às 11:30h. O programa tem Mensagem do Dia, músicas, dicas de beleza, notícias, moda e muito mais, apresentado por Michelle Guimarães.
A rádio também terá novo programa Ponto de Vista – com os bastidores da política, economia e notícias, que será ancorado por Gilberto Rodrigues, às 13h de segunda a sexta-feira.
Grade também tem mudança de horários dos programas
Além das estreias, a Rádio GAZETA FM 95,3 também terá mudanças de horários em vários programas. O Giro dos Blogs será transmitido de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 08 h. Na sequência tem o Conexão 95 até das 08 h às11:30h. Os horários das 11:30h às 12:00h fica reservado aos programas alternativos.
Na sexta-feira das 11h às 12H Programa SEM FRONTEIRAS no comando do jornalista João Carlos Rocha com entrevistas e os bastidores da politica regional.
No período da tarde, o Jornal da Gazeta com o jornalista Erbi Andrade e a comunicadora Jéssica Souza ganha mais 30 minutos de segunda a sexta, e agora será das 12h às 13h30. Em seguida o programa VALE A PENA TER SAUDADE na apresentação de Léo Júnior que será transmitido durante a semana, das 13h30 às 15h00. Na sequência tem a Hora da Misericórdia e o Forró do Coronel com o jornalista Carlos Júnior.
Das 18;30h às 19h o programa A Voz da Viola será apresentado pelo poeta Lázaro Pessoa de segunda à sexta-feira.
Á noite continua sob o comando do Programa Inaldo Ferreira com foco na música popular brasileira e as mudanças também ocorrem aos finais de semana. O Meu Nordeste é Assim passa a ser apresentado aos sábados e domingos das 06h às 07h.

Frio surpreende no sertão nordestino

A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

(Maria Aucicleide , moradora da Borborema)

Nesta época do ano, as temperaturas estão surpreendendo os moradores de algumas áreas do sertão nordestino. É o que mostra de internautas do Blog. O agricultor agora volta mais cedo para casa. “Não tem condições de a gente ficar na roça até tarde porque faz muito frio”, conta o agricultor Evilázio de Itapetim.  Quando a noite chega, a temperatura despenca. Esse é um dos invernos mais rigoroso dos últimos tempos, já 2 anos seguidos de muito frio na região. Segundo a meteorologia, o motivo é a aproximação de massas frias que tem chegado com mais freqüência ao semi-árido.  O frio inesperado mudou a rotina das famílias. As ruas de Triunfo e no Povoado da Borborema , antes movimentadas, estão desertas, além do frio a pandemia do coronavirus. O sertanejo nunca viu temperatura tão baixa como neste inverno. Nos pontos mais altos da região, como o Bico do Papagaio em Triunfo (Possui 1.185 metros de altitude acima do nível do mar). chega a 13°C. Mas com o vento, a sensação térmica é de 9ºC. Para quem não está acostumado, o frio é quase insuportável. Em casa, é na cozinha que as famílias se reúnem. Nas noites geladas, o fogão a lenha ganha mais uma utilidade. O blogueiro sempre  aos finais de semana está n’uma chácara em Itapetim do casal Socorro e Vanin (tios de minha companheira) e o local predileto é perto do fogão a lenha. (Claro com um cafezinho quente, tapioca e pão assado)

Maria Aucicleide, moradora da Borborema,  disse que o frio é intenso e não abre mão de um casaco bem grosso, e que mesmo durante o dia não se aparta dele. Em Itapetim , Brejinho ,SJEgito, Tuparetama, Stª Terezinha e outras cidades pajeuzeiras as madrugadas chega a 15ºC , 16ºC graus, mas a sensação térmica é bem menos. Povoado da Borborema em Tabira-PE
Terra das Tradições nessa madrugada,(04). terça-feira fez 11,8° Graus.
A Borborema é uma comunidade que fica no alto da Serra da Borborema (O planalto da Borborema, também conhecido como chapada Pernambucana — devido a estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco — serra da Borborema, ou ainda, planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.).

Adolescente de Tuparetama que estava desaparecido é encontrado no Rio Grande do Norte

REPORTER DO SERTÃO

O adolescente de Tuparetama identificado como Kelvin, de 17 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (02) foi encontrado na cidade de São José do Mipibú, município localizado a cerca de 30 Km de Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o cunhado do rapaz, em conversa com o blog do Marcelo Patriota, Kelvin foi localizado por um guarda federal na noite desta segunda-feira (03).

Ainda segundo o cunhado do adolescente, o jovem ia passando a pé e foi reconhecido pelo guarda através da foto.

O rapaz foi entregue aos cuidados da polícia para providenciar o retorno dele para casa.

Depois de mais de 4 meses, primeira missa com presença de fiés foi celebrada na Diocese de Afogados

Depois de mais de 4 meses, primeira missa com presença de fiés foi celebrada na Diocese de Afogados da IngazeiraAconteceu na noite desse domingo (2), a primeira Celebração Eucarística com a presença física dos fiéis, na igreja Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira, desde meados de Março, quando tudo foi suspense devido a pandemia do novo coronavírus.

No término, os fiéis avaliaram o momento como positivo e seguro para retomada gradual.
Aproximadamente, 80 pessoas estiveram na Catedral, todas de máscaras e higienizadas, como recomenda os protocolos para reabertura das igrejas.No próximo sábado (8), às 8h30, e no domingo (9), às 18h, acontecerão mais duas celebrações “testes” com a participação do povo. Os interessados em participar dessas celebrações testes, pegam uma ficha na secretaria paroquial, pois o número de pessoas é limitado.Idosos e pacientes com comorbidades continuam acompanhando pelos meios de comunicação da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios.Para as demais paroquias da diocese, que abrange desde Brejinho, até a cidade de Mirandiba, ainda não há previsão de retorno mesmo que gradual das celebrações contando com presença dos fiéis.

Stª Terezinha \Presidente da Câmara empossa Ailton Souza após licença de Lindomar Leite

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Adalberto Júnior, o Doutor Júnior, deu posse ao suplente José Ailton de Souza.

Eleito pelo PSB de Delson Lustosa, ele integra hoje a base do prefeito Vaninho de Danda.

Ele assume por 90 dias a vaga do vereador José Lindomar Cordeiro Leite, o Lindomar da Internet, 42 anos, que solicitou afastamento através do requerimento número 003/2020, aprovado pelo plenário no último dia 15 de julho.

Segundo a solicitação, o vereador precisou ausentar-se por conta de um tratamento de saúde. O que assume, Ailton Pereira, tem 44 anos e é agricultor por formação.

~~~~~Giro Pelos Blog’S——\Terça- feira o4.o8.2020/~~~~

Ação popular abala delegada

A pré-candidata do Podemos à prefeita do Recife, Patrícia Domingos, que abriu um processo contra este blogueiro por ter noticiado sua resistência em não voltar ao batente presencial como delegada, para ficar com tempo integral disponível para campanha, sofreu, ontem, um grande revés: uma ação popular movida por três advogados. Eles pedem ao juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital que a obrigue a devolver mais de R$ 70 mil, correspondentes a quatro meses de salários embolsados sem prestar serviços ao Estado como delegada. Tal valor, segundo eles, só poderia convertido em salário para ela se de fato tivesse trabalhado. Por isso, os advogados exigem também que a delegada apresente relatórios das suas atividades, casos apurados e agenda, já que, ao longo desse tempo, ela foi vista muito mais fazendo campanha para prefeita do que mesmo apurando casos policiais.

Os requerentes acusam a delegada de fazer campanha política durante a pandemia, enquanto alegava não poder trabalhar na sua função por ser paciente cardíaca e, portanto, incluída no grupo de risco para Covid-19. A ação alega que “todo ato lesivo ao patrimônio público agride a moralidade administrativa”. O que os advogados Piero Monteiro Sial, Lucas Carvalho Machado e Rudolph San do Rego querem é que a justiça aponte quais os horários de trabalho dela em casa, os casos que vem apurando e o salário recebido.

Tudo porque a delegada entra em contradição quando alega, em processo movido contra o Estado, que diante do fato de ser hipertensa, só pode fazer teletrabalho. Bater ponto na delegacia, para ela, mesmo usando máscara e álcool gel, seria colocar sua vida em risco diante da pandemia do coronavírus, que avança em todo o País, em curva ascendente principalmente em Pernambuco.

Acontece, entretanto, que a delegada não tem medo de ir às ruas fazer campanha. Seu receio de contrair a doença está apenas no trabalho presencial na delegacia, porque tem sido uma constância, quase uma rotina diária, postagens delas nas redes sociais em bairros periféricos da cidade, nas ruas e até em grupos quando convidada a fazer palestras presenciais, como ocorreu na semana passada ao falar no Mar Hotel num evento promovido por apoiadores de Bolsonaro no Estado.

Na ação contra o Estado, requerendo o direito de trabalhar em casa para embolsar seu salário integral, algo em torno de R$ 27.452,00, a delegada estipula uma multa diária ao Estado, caso não seja atendida no seu direito de ficar em casa. Os advogados vão a fundo na ação popular e exigem também da justiça transparência no trabalho diário da delegada, já que ela não pode trabalhar na delegacia em que é lotada, mas nada teme ao andar pelas ruas gravando vídeos de campanha para as redes sociais.

CPI em Arcoverde – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, a presidente da Câmara de Arcoverde, Célia Galindo (PSB), anunciou, com exclusividade, que instalará, na próxima sexta-feira, a CPI destinada a investigar desvios de recursos num programa social na gestão da prefeita Madalena Brito (PSB). Segundo ela, a CPI será composta por três vereadores escolhidos de acordo com a proporcionalidade da representação partidária na Casa. “Passei os últimos dias debruçada numa vasta documentação apresentada pela autora da CPI”, disse Galindo, referindo-se a Zirleide Monteiro, parlamentar do PTB, adversária da prefeita.  Segundo a denúncia, desde 2016 um esquema de desvio de recursos vinha sendo praticado no âmbito da Secretaria de Ação Social envolvendo recursos do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Chapa em Lajedo – Distante 194 km do Recife, Lajedo, no Agreste Meridional, já tem a chapa oficial do prefeito Rossine Blesmany (PSD) fechada. É encabeçada pelo ex-prefeito Adelmo Duarte tendo como vice o doutor Pedro Melo, médico com relevantes serviços prestados ao município e a região. Quem conhece os meandros da política de Lajedo garante que Rossine tem amplas chances de emplacar o sucessor depois de dois mandatos consecutivos bem avaliados pela população. Nas eleições passadas, Rossine foi reeleito com 55% dos votos válidos e sua gestão tem aprovação beirando os 80% nas variáveis de ótimo e bom.

Abuso em Buíque – A pré-candidata a prefeita de Buíque pelo PSD, Miriam Briano, é mais uma que não está nem aí com a pandemia do novo coronavírus, apesar da idade, das restrições impostas pelos decretos estaduais e municipais de distanciamento e da obrigatoriedade do uso de máscaras. No final de semana, a pré-candidata manteve encontros sem o uso de máscaras. Tanto ela, quanto o pré-candidato a vice, o vereador Daidson Amorim, fizeram uma sessão de fotos com várias pessoas, todas sem máscaras. Buíque já tem hoje 188 casos confirmados da Covid-19 e quatro (04) vieram a óbito devido a doença.

Só na Globo – A matéria de 6 minutos com Felipe Neto no Jornal Nacional de quinta-feira (30) teve enorme repercussão na mídia e nas redes sociais. A denúncia da campanha de difamação contra o influenciador digital rendeu a ele um convite para debater fake news, radicalismo ideológico e desconstrução de biografias na GloboNews, na noite de domingo passado. Ao vivo, o youtuber criticou o canal de notícias do Grupo Globo por dar espaço ao discurso de negacionistas da covid-19 como o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), aliado do presidente Jair Bolsonaro. Questionado se aceitaria se sentar com blogueiros bolsonaristas para debater o projeto de lei contra fake news, o influenciador surpreendeu na resposta. “Não me sentaria, da mesma forma que eu não aceito aparecer na CNN Brasil pela mesma razão”.

CURTAS

MAIS UM – O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, recebeu, ontem, a confirmação de que testou positivo para a covid-19. “O ministro passa bem e está assintomático”, afirma nota divulgada pela assessoria da pasta. Além dele, outros seis ministros e o presidente Jair Bolsonaro já contraíram a doença. “Ele ficará em isolamento até novo teste e avaliação médica. Até lá, continuará cumprindo a sua agenda de forma remota”, diz a nota. Além de Braga Netto, já testaram positivo Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Milton Ribeiro (Educação), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações). Também a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, contraiu covid-19. Já Bolsonaro anunciou no dia 7 de julho que tinha testado positivo e anunciou sua cura no dia 25.

ADIAMENTO – O ministro da Justiça, André Mendonça, cancelou, ontem, sua ida ao Senado para explicar o trabalho da Secretaria de Operações Integradas (Siopi) da pasta. Uma audiência chegou a ser programada hoje, para que o ministro pudesse falar sobre o monitoramento de opositores do governo de Jair Bolsonaro. A pasta, no entanto, alega que o assunto é sigiloso e não poderia ser tratado em um encontro virtual aberto ao público, como previsto. O trabalho da secretaria virou alvo do Ministério Público após o portal UOL revelar que o órgão produziu dossiê com informações de 579 professores e policiais identificados pelo governo como integrantes do “movimento antifascismo”.  No domingo, nove dias depois de o caso vir à tona, Mendonça anunciou uma sindicância interna para investigar o fato.

LIVES DA SEMANA – As lives desta primeira semana de agosto já estão confirmadas. Na de hoje, o cientista político e professor Antônio Lavareda fala sobre a primeira eleição em meio à pandemia do coronavírus. Na de amanhã, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, trata das consequências geradas nas cidades por causa da Covid-19 e também de eleição municipal. A primeira será às 19 horas pelo Instagram. A segunda, de 18 horas, também pelo Instagram, mas com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio. Se você não segue ainda o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Qual porta a Polícia Federal vai bater na manhã de hoje nas operações envolvendo desvios de dinheiro da Covid-19?

~~~~Coluna da Folha PE \ Edmar Lyra~~~~

Resposta – A delegada Patrícia Domingos disse estar absolutamente tranquila quanto à ação, pois se desincompatibilizou desde o dia 4 de junho e que os advogados estão mal informados sobre o seu direito na condição de funcionária pública e de pré-candidata a prefeita do Recife.

Contradições – O deputado federal Túlio Gadêlha, pré-candidato a prefeito do Recife pelo PDT, afirmou no Folha Política que no segundo turno poderá apoiar João Campos, porém quer lançar um projeto de oposição ao PSB, de quem o seu partido é aliado histórico.

Questionamento – Socialistas avaliam que se há possibilidade de apoiar João Campos no segundo turno, por qual motivo Túlio quer ser candidato? A resposta é por mero oportunismo eleitoral para revigorar seus votos para 2022 na capital pernambucana.

Arcoverde – O empresário Wellington Maciel, pré-candidato a prefeito de Arcoverde, conta com o aval irrestrito da prefeita Madalena Britto. A dupla acredita no clamor por renovação na política que acontece na cidade para que o eleitorado escolha um empresário bem-sucedido e que gera desenvolvimento para Arcoverde.

Bloqueio – A Justiça Estadual da Paraíba determinou o bloqueio de R$ 134 milhões em bens do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e outros 29 investigados pela Operação Calvário, do Ministério Público daquele Estado. Em dezembro de 2019, a Justiça chegou a expedir um mandado de prisão para o ex-governador. Coutinho, antes da investigação, estava bem cotado para ser eleito prefeito de João Pessoa.

Solidariedade – O deputado federal Augusto Coutinho está animado com o Solidariedade em 2020. Além do Recife onde pretende eleger pelo menos dois vereadores e em Olinda onde busca a reeleição do Professor Lupercio, o partido lançará candidatos a prefeito em Araripina, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata e outras cidades importantes.

Inocente quer saber – Em que dará esta ação contra a delegada Patrícia Domingos?

~~~~Coluna do FinFa~~~~

Receberam Tablet – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem (03), a implantação do Sistema MAS – MULTITOKY AGENTES DE SAÚDE. Segundo a SecretáriaMunicipal de Saúde, Fabiana Torres, com a implantação do referido sistema, os Agentes Comunitários de Saúde, foram treinados para usar o operar o sistema e receberam um Tablet que passará a ser utilizado para o registro das visitas domiciliares.”A iniciativa trará inúmeros benefícios, seja para melhorar o processo de trabalho dos ACSs, assim como para qualificar o registro das visitas domiciliares e subsidiar a gestão com relatórios e dados em tempo real que servirão para o planejamento das ações em todo o território”, pontuou o prefeito Lino Morais.

Ações em Inajá – A atual gestão municipal da cidade de Inajá-PE, tem compromissos com os cidadãos inajaenses.
São várias ações, que foram realizadas e estão sendo realizadas, se não vejamos: aquisição de 5 ambulâncias e um microônibus para o TFD; aquisição de 01 veículos Uno 0km para o Conselho Tutelar, mais de 15 ruas calçadas nos bairros (Alto do Jorro, Vila Malta e Enjeitado), encontra-se em construção, a Praça de Eventos e a Academia da Saúde, iniciada a reforma do Açougue Público, melhorias da estradas vicinais. Encontra-se na pauta da gestão, construção de 02 quadra poliesportivas, no Povoado Caraibeiro e na Aldeia Baixa da Alexandra, garantia do Piso Salarial dos Professores, pagamentos em dias dos servidores efetivos, aposentados, contratados e comissionados, nesta Pandemia, foram realizados adequação de uma ala exclusiva para COVID-19, com 8 leitos. “O que o atual gestor Adilson Timóteo, vem realizando no municípios de Inajá, nunca prefeito nenhum fez, quem discorda é por uma questão meramente eleitoral. Inajá neste 03 anos e 7 meses, melhorou 100%”, disse Manoelzinho da Melancia.

Entregando –

A Secretaria Municipal de Educação do município de Flores, deu início nesta segunda-feira, nas comunidades de Pereiros do Barracão, Jatobá, Prateado, Distrito de Sítio dos Nunes e Fátima, de mais uma agenda de entrega de 3000 Kits Alimentação, para todos os alunos da rede municipal. Com esta nova etapa, já são 15 mil kits entregues.

Disse

“A cada dia que passa, eu acho que a situação do Ministério da Justiça e do seu ministro, claro, vêm ficando pior. Eu acho que seria bom se ele pudesse encerrar esse assunto de forma mais contundente do que a forma como ele reagiu até agora. […] Do jeito que as coisas estão caminhando, eu acho que a situação do ministro vem piorando ao longo dos últimos dias”. ( Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) nesta segunda-feira)

Apoiando – Uma fonte da cidade de São José do Egito, confirmou que a família do ex-prefeito Raimundo Eufrásio, em virtude do prazo da legislação eleitoral, não terem apresentado nenhum candidato, para disputar o pleito este ano, em reunião, definiram que irão apoiar a candidatura do vereador de Beto de Marreco, que é cunhado do ex vice-prefeito de Romério Guimarães Naldinho de Raimundo. A confirmação teve a participação do prefeito Evandro Valadares.

Boletim –

A Secretaria de Saúde Calumbi atualizou nesta segunda-feira, (03), o Boletim Epidemiológico da COVID – 19 no município, com 13 novas notificações. 03 caso que se encontrava em investigação/isolamento domiciliar, realizaram teste rápido e testaram IGG+, significando que o mesmos tiveram contato com o vírus, mais já se encontram curados. Também foram no município a coleta de material de SWAB, o mesmo se encontra em investigação/isolamento domiciliar aguardando o resultado.

Perguntar não ofende –

Vai acontecer surpresas na política de Afogados da Ingazeira, até as convenções?

 

 

SJEGITO \ ROMÉRIO GUIMARÃES DIZ QUE É CANDIDATÍSSIMO

Romério Guimarães desmente Blog.

 

O ex-prefeito e pre-candidato a prefeito de São José do Egito se disse surpreendido, hoje, com notícias falsas de que havia desistido da sua pré-candidatura a prefeito de São José do Egito.

De fato, desde a última semana, algumas informações começaram a circular, não se sabe a partir de quê ou de quem.

Romério é tido como o principal nome da oposição, que ainda conta com Rona Leite, do PT e a professora Roseane Borja. Do outro lado, o prefeito candidato, Evandro Valadares, do PSB.

“Esclareço que trata-se de mais uma fake news. Reafirmo que em nenhum momento pensei em retirar minha pré-candidatura a prefeito de São José do Egito. Sigo firme e forte junto aos meus seguidores”, concluiu.

A matéria foi vinculada na Coluna do blog de Finfa.

Compesa fará interligação de Adutora para levar água a Itapetim dia 10

A Compesa informou que a partir da próxima segunda-feira (10), terá início a interligação da segunda etapa da Adutora do Pajeú, para o município de Itapetim, a partir da cidade de São José do Egito.

“Assim, para a realização da intervenção, os bairros Centro (parte baixa), Novo Horizonte, Rita Viana e Antônio Marinho 2, localizados em São José do Egito, e o município de Tuparetama terão o abastecimento temporariamente suspenso durante a segunda-feira, retornando terça-feira (11)”.

A interligação tem o objetivo de iniciar os testes da adutora para que o município de Itapetim passe a ser abastecido com a água do Rio São Francisco, reforçando a oferta de água para o município.

ITAPETIM \ Obra realizada com os recursos próprios , Canteiros Centrais

Publicado por Adelmo Moura em Segunda-feira, 3 de agosto de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza”Olá, pessoal!  É com muita alegria que venho aqui pra dizer que concluímos mais uma obra. Finalizamos a construção do canteiro central das ruas Augêncio Ferreira Leite, no bairro da Pousada, e Salvino Batista, no bairro Santa Luiza.

A obra foi realizada com os recursos próprios da Prefeitura. Mesmo diante da pandemia que estamos passando, não paramos um só dia de trabalhar pelo bem da nossa cidade e da nossa gente. Estive no local acompanhando tudo ao lado do vereador Clodoaldo Lucena. Construindo no presente, pensando no futuro” Pontuou Adelmo Moura em sua Rede Social.

A imagem pode conter: planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

Dinca Brandino será o entrevistado do Blog nessa segunda, 03

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz "LIVE! SEGUNDA 03 19h AGOSTO C PATRIOTA TRANSMISSÃO: TRANSMISSÃO @jose.edson.9235199 @marcelo.patriota.3 DINCA BRANDINO"Nessa segunda feira,03, o pé-candidato a prefeito de Tabira Dinca Brandino é o convidado  para mais uma rodada de live’s que o blog está fazendo. As pré-candidatas Nelly  e Maria  Helena, já iniciaram a série  e estramos em contato com a assessoria de Falvio Marques que já sinalizou positivo para o blog, falta apenas a data.

Portanto amanhã vamos conversar e portanto será um bom pate-papo para saber as pretensões de Dinca , seus projetos para Tabira, suas ações e os bastidores políticos de seu grupo.

Pesquisas, campanha, eleições….

Nessa segunda a noite, 19h.

Você pode acompanhar pelo Blog do Marcello Patriota, Facebook e FanPage do Marcello Patriota e também pelas Redes Socias de Dinca Brandino.

BREJINHO \ Com recursos devolvidos pela Câmara, foi adquirido um equipamento de Raio X

Publicado por Tânia Maria em Segunda-feira, 3 de agosto de 2020

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé”As notícias boas por aqui não param de acontecer. Nós adquirimos uma nova reveladora automática de raios X para atender toda população brejinhense. O equipamento está instalado na UBS Rita Ferreira Alves, no Centro da cidade.” Pontou Tania Maria.

Esse importante investimento se deu graças a um recurso que a Câmara de Vereadores devolveu aos cofres do município nos anos de 2015 e 2016, quando o presidente da Casa era o vereador Inácio Teixeira.

Além desse moderno equipamento, também foi ampliado o espaço físico do local e ainda foi feito um melhoramento no aparelho de raios X.

Live Tuparetama \ Pré-candidatos a Prefeito: Junior Honorato e Reinaldi Daniel

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto que diz "QUINTA-FEIRA FEIRA 06 LIVE! 19h JÚNIOR HONORATO C Mareel PATRIOTA Patrio TRANSMISSÃO @marcelo patriota.3 no Facebook de Junior Honorato e Reinaldi REINALDI DANIEL"

Dando continuidade às Lives do Blog do Marcello Patriota, dessa vez são os pré-candidatos a prefeito e vice de Tuparetama, Júnior Honorato e Reinaldi Daniel.
Junior Honorato, de 46 anos, foi candidato a vereador em 2004 pelo PSDB e em 2005 foi um dos  formadores de um novo grupo político em Tuparetama com filiados ao PSB. “Desde essa época sempre apresentamos candidatos do nosso grupo nas eleições” afirma Junior, agora no PSOL.
Júnior já ocupou cargos de confiança no setor público sendo secretário municipal na gestão de Deva Pessoa. ”Hoje estamos filiados no PSOL e nos colocamos como alternativa para os eleitores de Tuparetama em uma chapa na majoritária ao lado de Reinaldi Daniel, indicação do PT.”
Marcelo Patriota  já conversou com os pre-candidatos Deva Pessoa e Moisés Engenheiro e também já fez o convite ao atual prefeito Sávio Torres, que confirmou.

STª TEREZINHA \ Vereador Lindomar Leite retorna ao grupo de Vanim de Danda

O vereador licenciado de Santa Terezinha Lindomar Leite anunciou nesse sábado, 1ª de agosto que retornou ao grupo do prefeito Vaninho de Danda (Avante). Ele havia saído do grupo de situação com o rompimento do vice-prefeito Adarivan Santos, a quem tem uma ligação forte e vai apoiar o vereador de oposição Manoel Grampão (Podemos), apoiado também por Adarivan.  Lindomar Leite foi ouvido na manhã deste domingo (2) pelo Blog do Pereira, que o indagou sobre seu voto cruzado para as eleições deste ano e sobre seu retorno ao grupo situacionista.O vereador informou que um dos motivos de ter se afastado do grupo de oposição, foi porque não levaram em consideração seu problema de saúde que o obrigou a deixar o legislativo. No grupo de oposição, se comentava nos bastidores que Lindomar não estava com problema algum de saúde, e que estava se afastando para não votar nas contas de 2010 do ex-prefeito Delson Lustosa, o qual pediu para que a câmara anule a reprovação destas contas e em nova votação, a aprove, pois ele agora teria o número necessário de vereadores para fazer isso.

Essas conversas de bastidores chatearam Lindomar que tomou a decisão ontem, “em relação ao meu afastamento temporário por questões de saúde, não levaram em consideração, pensaram só no lado político”, pontuou!
O vereador ainda acrescentou que o trabalho na gestão de Vaninho de Danda está bem feito e deve continuar para o bem de todos, concluiu!

NA 2ª INSTÂNCIA, TCE CONFIRMA APROVAÇÃO DAS CONTAS DE 2017 DE VANINHO DE DANDA.

Na última quinta-feira, 30 de julho o Tribunal de Contas (TCE) confirmou a aprovação em 2ª Instância das contas de 2017 do prefeito Vaninho de Danda de Santa Terezinha. Em agosto do ano passado o TCE já havia aprovada as contas sem ressalvas, o que foi confirmado pela Câmara de Vereadores.De acordo com o procurador do município Dr. Emerson Dário, o tribunal refutou todas as denúncias feitas pela oposição e manteve a aprovação.“Tive a honra de trabalhar na defesa técnica neste processo de Prestação de Contas, tendo enviado vídeo ao TCE com as considerações necessárias para a oportunidade”,Comentou o procurador. O processo é relativo ao exercício financeiro de 2017 e tem como interessado o prefeito Vanin de Danda, além de Abimelec Paes de Lira, Fábio Lucena de Andrade, Francimeire Lucena de Andrade, Orlando Goncalves de Brito, Pedro Jo Ramalho Maia, Cynthia Dallanna Alves da Fonseca e José Lucas Oliveira Martins.

Os conselheiros acompanharam o voto do relator Marcos Loreto e julgaram as contas Regulares com Ressalvas. Também aplicaram multa ao chefe do Executivo e a Abimelec Paes de Lira, Fábio Lucena de Andrade, Francimeire Lucena de Andrade, Orlando Goncalves de Brito e Pedro Jo Ramalho Maia. Ainda fizeram determinações e recomendações.

O valor das multas e outras informações serão conhecidas somente após a publicação do inteiro teor da decisão.