Casa Shopping Center
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Dr. Roberto Calumbí

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Centro Clinico
Deixe Seu Like

Marcelo Patriota

TANIA E ADELMO EM RECIFE ATRÁS DE RECURSOS

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Tania Santos Santos, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

“Estou mais uma vez no Recife em busca de melhorias para Brejinho na Funasa e na Secretaria das Cidades. Também participei de reunião na Amupe sobre o Movimento Municipalista e as perspectivas do Novo Governo, análise e perspectivas do programa Mais Médicos, informes sobre o Tribunal de Contas do Estado, Celpe e muito mais. Vamos continuar lutando por cada vez mais melhorias para o município.”Pontuou Tania Maria ao lado de Adelmo Moura Prefeito de Itapetim e  Ângelo Ferreira-Prefeito de Sertania.

Itapetim: “Saiu a programação oficial do Réveillon de São Vicente 2019”

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo

Saiu a programação oficial do Réveillon de São Vicente 2019

“Atendendo aos pedidos da população, estive reunido com o secretário de Cultura, Ailson Alves e equipe, buscamos atender a todos os estilos musicais.”Pontuou Adelmo Moura.

No dia 31 de dezembro, o show da virada vai contar com Forró dos Bossas, Forró Precateado e Dantas e Banda.

Já no dia 01 de janeiro, os Itapetinenses curtirão os shows do fenômeno Bonde do Brasil e Adriano Silva.

“Mesmo diante da crise, fizemos um grande esforço para realizar este evento para os itapetinenses. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura.”Completou Adelmo.

Reviravolta em Iguaracy: com apoio de Zeinha, Manoel Olímpio é eleito presidente da Câmara

Foto: Bruno Lopes

Depois de dada como certa a vitória de Odete Baião a frente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, eis que surge uma surpresa: com apoio do bloco governista e bênção do prefeito Zeinha Torres (PSB), o novo Presidente é Manoel Olímpio (PTB). Ele obteve cinco votos contra dois da ex-presidente e conquistou mandato na Casa Legislativa.

O acordo surgiu após inviabilizado o nome de Fábio Torres (PSB). A maioria, incluindo o governista Simão, votaria na candidata da oposição Odete Baião (PRB). Mas uma arrumação costurada nas últimas horas com o oposicionista Manoel Olímpio garantiu a ele a Presidência, com a participação dos governistas Tenente e Jorge Soldado na Mesa Diretora.

A placar final foi de 6×3 pró Manoel, mas como a votação é secreta, dois votos teriam sido identificados, um para cada lado, sendo impugnados e dando o resultado de 5×2 pro eleito.  Além dos três da Diretoria, ainda teve os votos de Fábio e Chico Torres. Curioso é que Manoel é um crítico da gestão Zeinha, principalmente por invocar lembrança de suas indicações de algumas obras. A conferir se a eleição mexe na relação de forças na casa.

O quase ex-gordo quer voltar

Na eleição de 2016, o ex-prefeito José Marcos de Lima (PR) até admitiu ter o seu nome avaliado em uma pesquisa para disputar a Prefeitura de São José do Egito contra Evandro Valadares (PSB).

Em seguida respeitou o direito do prefeito Romério Guimarães (PT) de enfrentar a reeleição. Com o aliado derrotado e com Evandro passando por dificuldades na gestão, José Marcos tem recebido muitos apelos no sentido de voltar a disputar o voto dos egipcienses.

A Produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta foi informada ontem por uma fonte ligadíssima ao ex-gordo que desta vez ele vai á luta pra valer. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

À frente do ministério, Damares quer transformar aborto em crime hediondo

Valter Campanato/Agência Brasil: <p>Futura ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, fala à imprensa no CCBB. Ela também ficará responsável pela Funai.</p>

Futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu a aprovação de um projeto que torna o aborto um crime hediondo e aumenta as penas previstas, além da criação de uma espécie de “bolsa estupro”, caso a gestante vítima da violência tenha o bebê; “O projeto mais importante em que a gente vai estar trabalhando é o Estatuto do Nascituro. Nós vamos estabelecer políticas públicas para o bebê na barriga da mãe nesta nação”, afirmou; o Estatuto do Nascituro, já foi aprovado em diversas comissões na Câmara, mas está com sua tramitação paralisada desde 2013.

Mais um caos vem à tona na terra da poesia

Enquanto se discutia o caos na segurança pública apenas nos bastidores, a população reclamava, mas continuava sem conhecimento do tamanho da gravidade.

São assaltos, mortes violentas causadas através de direção perigosa e tantos outros problemas que afetam a nossa sociedade. Enquanto a população reclama da polícia civil e militar, elas demandam esforços para sanar os problemas, sem as mínimas condições de trabalho.
Nesta semana veio a tona um simples problema que a muito vem se repetindo, mas a população não se dar conta, pois não sabe da inoperância do poder público. Quanto tempo faz que a sede Delegacia de polícia civil vem perambulando pela nossa cidade, buscando abrigo e sendo alojada em imóveis onde buscam adaptar para assistir a população?  Desta vez, ao tornar público a situação, salvadores da Pátria surgiram como se num passe de mágica. Mas analisemos: Por que a Delegacia não tem uma sede própria em nossa cidade?
Analisemos em nosso município, São José do Egito, quantos imóveis existem ociosos:
Imóvel onde funcionava, a assim conhecida, coletoria estadual, o que funciona lá? Nada.
E porque precisamos alugar imóveis ao invés de adaptar imóveis que são de propriedade do próprio Estado?  Imóvel na academia das cidades onde chamávamos de Centro Social, se deteriorando, também parcialmente subutilizado.
Como o município, segundo conversas de bastidores, alugou e cedeu imóvel para funcionamento da Delegacia, não cede para que o Estado recupere e adapte o Imóvel na academia das cidades onde chamávamos de Centro Social, para cede da Delegacia? O povo precisa entender que não se pode mais viver de discursos fantasiosos, mas da prática, onde as prioridades da sociedade sejam atendidas, e Segurança Pública, Saúde e Educação não podem continuar sendo palanque para eleger políticos, mas sim PRIORIDADES, mas isto só dependo da conscientização de cada cidadão e cidadã. Não se pode mais viver como se os poderes públicos constituídos nos prestassem favores, mas torna-se necessário que a população entenda que o dinheiro público é fruto dos impostos que pagamos, e que os gestores não são donos, mas SERVIDORES PÚBLICOS COM A OBRIGAÇÃO DE GERIR DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência e atender as prioridades da sociedade. A sociedade precisa entender O QUE É PRIORIDADE e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL para que possa exercer o seu papel como responsáveis pela fiscalização do poder público, visando não atender simplesmente ao desejo de alguns, mas a necessidade coletiva.
Por Tarcízio Leite

“Fim de semana em Itapetim contou com o 7º Motofest”

A imagem pode conter: céu, noite e atividades ao ar livre                         (Fim de semana em Itapetim contou com o VII Motofest Itapetinense)

Neste fim de semana (07 a 09), Itapetim contou com o VII Motofest Itapetinense e foi um verdadeiro sucesso.  O evento foi realizado pelo Grupo Coyotes do Sertão e pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo com o apoio do Governo Municipal .A sexta-feira (07) contou com apresentações da bandas Released, Procedência Pernambucana e Crusiferium. No sábado (08) com Meris Rivers, Reborn, Joãozinho Dantas e Banda e Rogério Vinci. O secretário de Cultura, Ailson Alves, ressaltou que o evento foi um sucesso. “Quero agradecer o total apoio do prefeito Adelmo Moura e da equipe Coyotes do Sertão e parabenizar a todos os envolvidos. Nossa cidade estava repleta de visitantes!”.Pontuou Adelmo Moura.

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Mackson Missena e Lenelson Piancó, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 9 pessoas, multidão, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Lenelson Piancó, pessoas no palco e pessoas em pé

 

Prefeitos debatem com o TCE o Pernambuco real

Resultado de imagem para tce -pe

Coluna Fogo Cruzado – 11 de dezembro de 2018

O Congresso tratou os municípios de Joinville e Ingazeira como se fossem a mesma coisa

Prefeitos da diretoria da Amupe, à frente o presidente José Patriota, levaram ontem uma pauta com nove itens para ser discutida com os conselheiros do Tribunal de Contas de Pernambuco. A pauta trata do “Pernambuco real”, ou seja, do cotidiano das prefeituras que são obrigadas a cumprir dezenas de leis aprovadas pelo Congresso como se todos os municípios do Brasil fossem iguais. Não se levou em conta, quando da aprovação dessas regras, que Joinville (SC) é diferente de Ingazeira (PE), que Novo Hamburgo (RS) é diferente de Itapetim (PE) e que Volta Redonda (RJ) é diferente de Santa Filomena (PE). As regras são as mesmas para todos, o que num país continental como o nosso é uma grande burrice. Ou estupidez política. Os prefeitos foram pedir ao TCE que flexibilize sua interpretação sobre Lei de Responsabilidade Fiscal (limite de gastos com pessoal), previdência própria, substituição de “lixões” por aterros sanitários, contratação de escritórios de advocacia por inexigibilidade de licitação, gastos constitucionais com educação, realização de eventos festivos, etc. Conversa madura, franca, republicana, atentamente ouvida pelo presidente Marcos Loreto e os conselheiros João Campos, Ranilson Ramos e Dirceu Rodolfo, a quem coube dizer aos prefeitos que, como órgão de controle, o TCE pode até colaborar, mas não pode fazer tudo que eles querem. Tem obrigação de cumprir suas atribuições constitucionais. Em todo caso, foi um debate altamente produtivo que certamente influenciará futuras decisões do TCE não para permitir o descumprimento da lei e sim para inseri-las num contexto em que também se leve em conta a questão da justiça e a realidade desses entes conforme determina a Nova Lei de Introdução às Normas do Direito.

O subfinanciamento

Todos os programas criados pelo governo federal para ajudar os municípios são subfinanciados, daí a crise que se abate sobre as prefeituras que sobrevivem apenas do FPM. A União repassa R$ 11 mil por cada equipe de PSF, que custa às prefeituras pelo menos R$ 20 mil. Além disso, congelou a tabela do SUS há mais de 10 anos e não repassa o que deve pelo transporte escolar.

O reajuste – Mesmo as prefeituras que vão conseguir pagar o décimo terceiro salário aos seus servidores terão um novo abacaxi para descascar a partir de janeiro – o reajuste do salário mínimo e o piso salarial dos professores. Isto será um peso financeiro que muitas não irão suportar.

O calote – O prefeito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), já se viu numa situação como esta. Ao se deparar com o aumento do salário mínimo e o reajuste dos professores, veio direto ao TCE para fazer esta consulta – o dinheiro que tenho não dar para pagar tudo e alguém vai ficar sem receber.

A sulanca – Por conta das festas de final de ano, o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe está abrindo suas portas nos finais de semana. Domingo agora, pelo menos 400 ônibus de vários estados do Brasil passaram por lá para comprar sulanca. A dinheirama corre na cidade, que é uma das mais progressistas do interior de Pernambuco.

A conversa – Paulo Câmara ainda não chamou o deputado Eduardo da Fonte (PP) para conversar sobre o novo governo. Mas presume que o fará na próxima semana porque o PP elegeu uma bancada de 10 deputados estaduais. Nunca, em Pernambuco, de 1990 para cá, um partido que não o do governador elegeu uma bancada com tanta gente.

O suplente – Sivaldo Albino (PSB), primeiro suplente de deputado estadual da Frente Popular, vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele caiu nas graças de Paulo Câmara porque como candidato impediu que Armando Monteiro (PTB) ganhasse de lavada em Garanhuns, cidade governada pelo petebista Izaías Régis.

Os potenciais nomes para as prefeituras em 2020

As eleições deste ano encerraram mas as articulações estão a pleno vapor para as eleições municipais de 2020, onde estarão em jogo prefeituras importantes que podem ter deputados de mandato dispostos a entrar na briga pelo executivo municipal. A capital pernambucana é motivo de cobiça da classe política, uma vez que é uma cidade superavitária e que dá uma dimensão significativa ao político que estiver ocupando o cargo. Como Geraldo Julio já foi reeleito, o caminho está aberto para novos nomes.

No PSB, pelo menos dois nomes surgem como aspirantes à sucessão de Geraldo Julio, que são os deputados federais João Campos e Felipe Carreras, como há uma preferência clara pelo primeiro, não está descartada a saída do segundo para outro partido com vistas a disputar a PCR. O PRB tem o nome do deputado federal Silvio Costa Filho como natural. Ele nunca encabeçou uma chapa majoritária e teria uma chance real de colocar o bloco na rua. O PT tem o senador Humberto Costa e a deputada federal Marília Arraes como nomes potenciais. Já no campo oposicionista, existem pelo menos três nomes colocados, são eles: Priscila Krause (DEM), Daniel Coelho (PPS) e Bruno Araújo (PSDB).

Na disputa pela prefeitura de Olinda, dois nomes surgem com naturalidade, são eles: João Paulo e Renildo Calheiros, ambos do PCdoB e que podem enfrentar o Professor Lupércio. Em Jaboatão dos Guararapes a deputada Delegada Gleide Ângelo surge como nome para enfrentar Anderson Ferreira pelo PSB, enquanto em Caruaru além de Tony Gel, Zé Queiroz e o Delegado Lessa, todos deputados estaduais, surge o deputado federal Fernando Rodolfo como uma possibilidade real na disputa.

Por fim, Petrolina que é governada pelo prefeito Miguel Coelho deverá ter Lucas Ramos, Odacy Amorim e Julio Lossio na disputa pelo executivo municipal no sentido de forçar o segundo turno e tentar fazer frente ao poderio político do atual prefeito. Ainda existem outros nomes que podem despontar em eleições como Alberto Feitosa (Paulista), Beto Accioly (Camaragibe), Roberta Arraes (Araripina) e Simone Santana (Ipojuca).

Unidade – Roberta Arraes não descarta candidatura a prefeitura de Araripina, mas diz que prioridade é a unificação do grupo em torno de um único nome. “Eu e Tião do Gesso marchamos juntos 2018 e vamos juntos em 2020, temos o mesmo pensamento que é tirar Araripina do desgoverno instalado atualmente. Nossa preferência é a unidade das oposições sem vaidades de projetos pessoais, estamos sintonizados nesse mesmo propósito”, afirmou a deputada.

Aquisição – Caso se confirme a convocação de Raul Jungmann para a secretaria de Defesa Social seria uma excelente aquisição do governador Paulo Câmara para a sua equipe, uma vez que Jungmann sempre se destacou positivamente por onde passou. Porém, fazendo esta alteração, o governador estará desprestigiando Antonio de Padua, que conseguiu expressivos resultados na pasta.

Turismo – Atual secretário da Casa Civil, André Campos deverá continuar no primeiro escalão de Paulo Câmara em 2019. Ele tanto pode continuar comandando a Casa Civil como assumir a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do estado. André já ocupou a pasta no Recife e fez um trabalho exitoso, porém deverá preferir continuar onde está por conta de ser ambientado com a articulação política.

Administração – Atual presidente da Compesa, Roberto Tavares está sendo cotado para assumir uma secretaria no segundo governo Paulo Câmara. Há quem afirme que ele será convocado para ocupar a secretaria de Administração que foi comandada por Milton Coelho no primeiro governo, mas que ele deverá optar por exercer o mandato em Brasília.

Prestígio – Hoje o mundo político de Pernambuco estará em Brasília para prestigiar a posse de José Mucio Monteiro e Ana Arraes, na presidência e vice-presidência do Tribunal de Contas da União, respectivamente. Além do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, a bancada federal estará em peso na capital federal.

Inocente quer saber – O governador Paulo Câmara irá mesmo substituir o comando da Imprensa no segundo governo?

SJEGITO, TUPARETAMA,INGAZEIRA,AFOGADOS – ADUTORA DO PAJEÚ COM PROBLEMAS

Problemas em dois sistemas adutores prejudicam a distribuição de água em cidades sertanejas neste início de semana. Um estouramento ocorrido no Sistema Adutor Zé Dantas prejudica o abastecimento em Ibitiranga.

A paralisação afeta ainda o abastecimento de Afogados da Ingazeira que sofre redução significativa de vazão e causa instabilidades ao longo do dia. “O abastecimento deverá ser restabelecido no dia 11 a partir das 10 horas”.

Já um estouramento ocorrido próximo à Estação Elevatória III do Sistema Adutor do Pajeú, prejudica o abastecimento nas cidades de Flores, Carnaíba, Quixaba, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e no distrito de Jabitacá.

“A paralisação afeta ainda o abastecimento de São José do Egito que sofre redução significativa de vazão e causa instabilidades ao longo do dia. O abastecimento deverá ser restabelecido no dia 11 a partir das 18 horas”, diz a COMPESA em nota. outras cidades como Serra Talhada também são afetadas.

Surpresa na Câmara de Tabira: Nely Sampaio consegue votos decisivos e é reeleita Presidente

Nely Sampaio bateu grupo de Aldo Santana

Derrota também é estendida a Sebastião Dias e a Carlos Veras, dizem analistas

Foi eleita a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Tabira.

Com seis votos a cinco, venceu  chapa II, que apresentou para Presidente Nely Sampaio (reeleita), Marcílio Pires (Primeiro Secretário) e Marcos Crente (Segundo Secretário). Além dos três, Alan Xavier, Dicinha do Calçamento, que pulou de barco novamente – havia votado em Aldo na primeira votação – apoiou a candidata e Didi de Heleno,  o voto decisivo, levaram a atual presidente à reeleição.

Voto decisivo, Didi disse que votaria “com o coração” e apelou para que o próximo presidente unifique a Casa. Parecia constrangido por não ter seguido o grupo com o qual se comprometera dias antes. Também que “não votaria com Sebastião Dias”, deixando clara a posição do prefeito. Outro nome citado como “derrotado” nos bastidores foi o do Federal eleito, Carlos Veras, do PT.

Aliás, esse discurso pedindo unificação da Casa foi uníssono em toda a sessão. Todos que fizeram uso da fala apelaram para unidade do legislativo depois de toda a polêmica envolvendo o processo.

A chapa I, encabeçada por Aldo Santana (Presidente), Aristóteles Monteiro (Primeiro Secretário) e Cléber Paulino (Segundo Secretário) foi derrotada, pois chegou a cinco votos, somados os de Claudiceia Rocha e Djalma das Almofadas, depois da articulação do grupo de Nelly e Rosalvo Sampaio, o Mano.

No seu discurso antes da votação, Nely Sampaio defendeu o processo democrático e o respeito na Casa. Também prestou contas de seu mandato destacando a posição da Câmara no Índice de Transparência divulgado pelo TCE. Também falou em unidade. “Sou muito amiga de cada um de vocês”.

História de mudancas de posição marcaram processo:

Da primeira data da eleição, que seria 22 de outubro até hoje, três vereadores mudaram o voto, dois mais de uma vez.

Inicialmente Djalma das Almofadas que renunciou ao cargo de Primeiro Secretário ao lado de Nely para apoiar Aldo Santana. O segundo foi o vereador Didi de Heleno que justificando que Nely havia desistido da reeleição se sentiu livre para mudar também para Aldo Santana. Agora, votou em Nelly.

O folclórico Dicinha do Calçamento que no período já virou e desvirou várias vezes. Primeiro, pulou da chapa de Nely para Aldo Santana. A presidente da Câmara disse na Rádio Cidade FM que o valor recebido pela mudança teria passado dos R$ 30 mil e estava com as provas.

Depois Dicinha voltou o apoio para a chapa de Nely e o vereador Aristóteles Monteiro confessou a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que os comentários seriam que o valor atingiria R$ 120 mil, desde que ele trouxesse Didi de volta. Conseguiu…

Tuparetama: Prefeito e Secretário de Cultura premiados

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), recebeu o Prêmio Melhores do Ano de 2018 da região do Pajeú, na sexta-feira (07), oferecido por a Agência MV4 e o Jornal Folha do Pajeú, no Hotel Brotas, em Afogados da Ingazeira.

“É sempre satisfatório saber que a população reconhece essa luta da gente e esse reconhecimento também está nas nossas pesquisas aprovando a nossa gestão”, disse Sávio.

Na pesquisa do Instituto Multipla realizada, em julho de 2018, a gestão de Sávio estava com 69,5% de avaliação positiva, segundo nota ao blog.

Fernando Marques, Secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama, também recebeu o prêmio.

“Trabalhar num município pequeno conseguindo realizar os projetos e ter o nosso trabalho reconhecido é motivo de gratidão”, disse Fernando que também é um dos idealizadores e realizador do Balaio Cultural.

Depois de muita polêmica e debate pouco republicano, chapas disputam Mesa Diretora da Câmara de Tabira

Vereadores protagonizaram espetáculo deprimente na escolha da Mesa Diretora, com notícias de toma lá dá cá, cooptação, pula pula e envolvimento de agentes políticos, pelo poder estratégico que a Câmara exerce no debate eleitoral. E não reclame, eleitor tabirense: seu voto contribuiu com isso

Depois de muito “puxa encolhe”, acontece finalmente hoje, 10 de dezembro, a eleição para escolha da mesa diretora da Câmara de Tabira.

Na sexta-feira passada  a Justiça deu não à liminar que a chapa de oposição pretendia diante da polêmica sessão dupla da noite do dia 22 de outubro quando comandada pelo vereador Aristóteles Monteiro, Primeiro Secretário foi feita uma eleição.

Para a votação de hoje na chapa I estão os vereadores Aldo Santana (Presidente), Aristóteles Monteiro(Primeiro Secretário) e Cléber Paulino (Segundo Secretário).

Já a chapa II apresenta para Presidente Nely Sampaio (reeleição), Marcílio Pires (Primeiro Secretário) e Marcos Crente (Segundo Secretário).

Da primeira data da eleição, que seria 22 de outubro até hoje, três vereadores mudaram o voto.

Inicialmente Djalma das Almofadas que renunciou ao cargo de Primeiro Secretário ao lado de Nely para apoiar Aldo Santana. O segundo foi o vereador Didi de Heleno que justificando que Nely havia desistido da reeleição se sentiu livre para mudar também para Aldo Santana.

E finalmente o folclórico Dicinha do Calçamento que no período já virou e desvirou várias vezes. Primeiro, pulou da chapa de Nely para Aldo Santana. A presidente da Câmara disse na Rádio Cidade FM que o valor recebido pela mudança teria passado dos R$ 30 mil e estava com as provas.

Depois Dicinha voltou o apoio para a chapa de Nely e o vereador Aristóteles Monteiro confessou a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que os comentários seriam que o valor atingiria R$ 120 mil, desde que ele trouxesse Didi de volta.

Em seguida já rodou na rede social uma fala de Dicinha, o popular “Pula Pula”, afirmando que vai votar em Aldo mesmo. Só resta esperar.

Por Anchieta Santos

VEJA AONDE CHOVEU NO PAJEÚ ONTEM, DOMINGO(09)

Itapetim – 8 mm
SJEgito – 8 mm
Carnaiba- 23 mm
Solidão- 13,5 mm
Tabira- 4 mm
Brejinho- zero mm
Ingazeira- 9 mm
Calumbi- 5,2 mm
Serra Talhada- 3,5 mm
Stª C.B.Verde-  7 mm
Triunfo – 13,5 mm
Com boa precipitação a chuva voltou a cair neste domingo (9) em Afogados da Ingazeira, onde choveu a tarde (sem registro) e a noite (10mm) e em outras cidades como Iguaracy 19mm, Carnaíba 23mm, Ingazeira, Itapetim 8mm.
Ouvintes do Rádio Vivo registraram chuva também no Curral Velho, Capim Grosso, Rosário, Cacimbinha, Serra Branca, Baixio de Carapuça, Jabitacá, Ibitiranga, Silvestre, Monte Alegre, Caldeirão Grande, Serrote Verde, Oitizeiro, Santiago e Várzea. Para esta segunda-feira a possibilidade de chuva é de 60%.
Em São vicente choveu cerca de 14 mm. (Por Anchieta Santos)

Rotary Club faz entrega de alimentos ao Lar do Idoso de SJEgito

O Rotary Club de São José do Egito, Distrito 4500, realizou na manhã deste domingo, 09 de dezembro, a entrega de 50 quilos de alimentos ao Lar do Idoso de São José do Egito.

Os alimentos foram arrecadados durante uma palestra sobre o uso do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), ferramenta online utilizada por órgãos públicos e empresas privadas.

A palestra foi realizada numa parceria com a CDL/ACIAGRO e PROFITO-Gestão Contábil e Empresarial, a contadora e perita contábil Vanusia Santos realizou a palestra sobre o eSocial, mais uma exigência da Receita Federal que a partir de 2019 serão cumpridas mensalmente.

“Seja a inspiração”, com essa filosofia os rotarianos do Distrito 4500 de São José do Egito com 50 anos de existência, vem mantendo a tradição de trabalhar para ajudar pessoas carentes de nossa cidade.

Segundo Adalberto Teixeira, presidente do Rotary, várias campanhas são feitas ao longo do ano para ajudar pessoas necessitadas, uma delas foi à distribuição de alimentos para o Lar do Idoso.

Durante a entrega, foi feita uma visitação aos internos do Lar do Idoso. Ao final, os membros do Clube egipciense seguiram para um almoço de confraternização no Restaurante Luar do Sertão.

Prefeitura de Tabira instala semáforos de LED

Para evitar acidentes e garantir segurança, a Prefeitura de Tabira através da Secretaria de Administração instalou um conjunto de 03 semáforos de LED no cruzamento da Rua Maria Pereira Amorim com a José Justo dos Santos e com a Rua Francisco Pires do Nascimento.

O trecho já contava com sinalização vertical e horizontal completa, que iam desde faixas de retenção, placas de pare e faixas de pedestres. Os semáforos foram produzidos pela equipe do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Tabira (DMTT), sob a coordenação dos servidores efetivos, o egipciense Ednaldo Farias e o terezinhese Manoel Messias, o que representou grande economia para os cofres do município. Mais semáforos – A equipe de sinalização inicia nesta segunda-feira, 10, a instalação dos semáforos na Coronel Zuza Barros, no trecho do antigo Fórum e na Praça Pedro Pires Ferreira.

De como os filhos podem atrapalhar a vida do pai

Resultado de imagem para FILHOS DE BOLSONAROColuna Fogo Cruzado – 10 de dezembro de 2018

Filhos de Bolsonaro interferem no governo do pai antes mesmo de sua instalação

Jair Bolsonaro teve três filhos do primeiro casamento e os colocou todos na política. Um foi campeão de votos em São Paulo para a Câmara Federal, outro se elegeu senador pelo Rio de Janeiro e o terceiro é vereador na capital fluminense. Nada demais que filhos queiram seguir a carreira do pai, que ainda é deputado federal pelo RJ e está eleito presidente da República. O problema é a interferência desses filhos no governo que sequer se iniciou. Um foi para os Estados Unidos encontrar-se com assessores de Trump como se fosse o ministro das Relações Exteriores, outro dá pitaco na bancada do PSL dizendo quem pode e quem não pode ser o futuro presidente da Câmara Federal, o terceiro convida pessoas para participar do governo do pai como se fosse ele próprio o sucessor de Temer, e por aí vai. Evidente que isso está errado e pode comprometer o governo que ainda vai se instalar daqui a 21 dias. Bolsonaro tem que enquadrar logo esses “garotos” (é assim que ele se refere aos filhos), sob pena de frustrar as expectativas dos seus 57 milhões de eleitores. Para completar essa fase ruim de seu pré-governo, vaza um relatório do Coaf que deixa mal na fita um de seus filhos e a futura primeira dama Michele Bolsonaro. O presidente eleito poderia estar dando entrevista hoje sobre o novo ministro do Meio Ambiente mas em vez disto vai colher pelo menos uma semana de notícias negativas sobre um de seus filhos. Se aprender com isto, ótimo. Se não, ai do Brasil!

O papel de Bivar

Como presidente nacional do PSL, o deputado pernambucano Luciano Bivar pode ter um papel importante no governo Bolsonaro, mas precisa ser mais proativo. Evidente que não tem como “enquadrar” os filhos do presidente eleito. Mas pode encaminhar, satisfatoriamente, a posição do partido diante do governo e da eleição das duas mesas do Congresso Nacional.

Posse – O ministro José Múcio, que assumirá amanhã a presidência do TCU, pretende priorizar, na fiscalização, concessões e privatizações, além de obras inacabadas. Como não há auditores suficientes para fiscalizar todas, serão priorizadas as que já consumiram milhões de reais.

A sopa – O ex-presidente FHC definiu bem o quadro partidário brasileiro na atualidade: não há partidos políticos com programa e ideologia definidos, e sim “sopa de letras”. Excetuam-se o PCdoB e mais uns três ou quatro. O resto são siglas que, se não existissem, não fariam falta.

A estrela – O deputado Bruno Araújo é um dos poucos políticos do PSDB que nasceram com uma estrela na testa. Apesar de sua pouca idade, já foi líder da bancada na Câmara e ministro de estado. E agora recebeu o apoio de João Doria, governador eleito de SP, para presidir o partido.

O núcleo – Paulo Câmara está montando o segundo governo cujo núcleo será formado pelo PSB, PCdoB, MDB e PT. Esse quarteto dará sustentação ao governo e isso é o que interessa ao governador. Partidos como PP, PR, SD e PDT terão participação, mas não no nível de hoje.

Da pesada – Quadrilhas daqui e de outros estados continuam explodindo bancos nos sertões nordestinos e as polícias estaduais têm sido impotentes para enfrentá-las. O próprio ministro Raul Jungmann (Segurança) reconhece que facções criminosas comandam esses assaltos de dentro das prisões.

MÚCIO– A ascensão dos pernambucanos ao comando do Tribunal de Contas da União, evidencia que o estado seguirá com grande protagonismo em Brasília, dando a Mucio e a Ana uma grande exposição pelos próximos dois anos, cuidando das Contas da União e assessorando o Congresso Nacional na fiscalização dos recursos públicos.

Ipojuca – Com a sua expressiva vitória em 2018, tendo renovado seu mandato de deputada estadual, Simone Santana está sendo vista como nome natural para enfrentar a atual prefeita Célia Sales, que tentará a reeleição e deu uma expressiva votação ao deputado Romero Sales Filho. Se confirmado o duelo, teremos uma disputa feminina pelo comando da cidade em 2020.

Igarassu – Eleito como o terceiro deputado estadual mais votado, Guilherme Uchoa Junior obteve uma expressiva votação em Igarassu ficando em segundo lugar na cidade. A ascensão ao mandato na Alepe lhe deu a condição de ser o nome natural para disputar a prefeitura de Igarassu. Caso confirme a candidatura e seja vitorioso, Junior estará colocando em prática um sonho do pai que não se materializou, que era ser prefeito de Igarassu.

Bom Jardim – A expressiva votação obtida por Juliana Chaparral para deputada estadual faz dela um nome natural para disputar a prefeitura de Bom Jardim em 2020 contra o atual prefeito João Lira e o ex-prefeito Miguel Barbosa. As articulações já estão a pleno vapor e muito em breve ela terá sua pré-candidatura oficializada.

PR – O Partido da República deverá receber os dois deputados eleitos pelo PHS em Pernambuco. O deputado federal Fernando Rodolfo já está com sua filiação encaminhada pelo prefeito Anderson Ferreira, enquanto o deputado estadual Fabrizio Ferraz estaria negociando sua ida para o partido com o deputado federal Sebastião Oliveira. Como o PHS não passou na cláusula de barreira, a mudança partidária ocorrerá sem litígio.

Vereadores – Derrotados na disputa majoritária deste ano, Dani Portela (PSOL), Mendonça Filho (DEM) e Silvio Costa (Avante) estão sendo incentivados por aliados a disputar mandatos de vereador do Recife em 2020. Eles funcionariam como puxadores de votos dos seus partidos e teriam uma tribuna para tentar voltar a disputar mandatos eletivos em 2022.

Confraria – A Confraria do Colibri realiza nesta terça-feira mais um almoço-reunião para homenagear figuras da sociedade que tiveram atuação destacada em 2018. O evento ocorre na Pizarria Atlântico da Rui Barbosa a partir do meio-dia.

Inocente quer saber – Qual será a próxima crise do futuro governo Jair Bolsonaro?

 

POLÍCIA CIVIL ACEITA E FACULDADE DO VALE DO PAJEÚ CONSTRUIRÁ PRÉDIO PARA A DELEGACIA DE SÃO JOSE DO EGITO

Oficialmente, a Polícia Civil já se manifestou favoravelmente sobre a proposta do Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes da Silva, diante da proposta de construção de uma sede para a Delegacia de São José do Egito em terreno ao lado da faculdade.
A boa notícia foi dada pelo próprio advogado conhecido como Painha, falando ontem a Rádio Cidade FM. “A obra será construída pela Faculdade que fará uma doação de todo terreno e o prédio para que São José do Egito tenha uma Delegacia integrada com o Núcleo de Práticas Jurídicas em um projeto inovador, sem contar com a segurança que ofereceria a própria faculdade”.
Painha disse que o acordo se deu em reunião com o Chefe de Polícia Civil, Joselito Kherle. (Por Anchieta Santos)

Coluna do Domingão por Nill Júnior em 9 de dezembro de 2018

“Atirar para matar”, “bandido bom é bandido morto” e suas consequências

O modelo de segurança pública que venceu eleições em vários estados e no país, começa a mostrar sua ineficácia e o pior, consequências para inocentes. O combate à criminalidade, uma chaga que toma o país e tem forte braço na corrupção, não se faz com frases e orientações popularescas.

Eleito governador do Rio com discurso apoiado no combate à corrupção e ao tráfico de drogas, Wilson Witzel (PSC) afirmou que no seu governo, a polícia vai fazer o correto: “vai mirar na cabecinha e… fogo! Para não ter erro”. Em São Paulo, Dória ganhou a eleição prometendo que a partir de janeiro,”a polícia vai atirar para matar”.

Durante o processo eleitoral, frases prontas tipo “bandido bom é bandido morto”, que é pra “atirar para matar” também encheram o noticiário e defesa de quem votou em boa parte de nossos governantes eleitos, de Jair Bolsonaro a governadores país afora.

Aqui não vai nenhuma crítica ao papel da polícia, muito menos defesa de quem escolheu a criminalidade, e tem sabidamente por consequência a possibilidade concreta de perder a vida, preço muitas vezes pago pela escolha errada. Mas vale dizer que quem pensa segurança nesse país deve saber que não é na ponta, com quem executa as ações que está o problema.

Vamos a dois exemplos: quando o governador diz que vai atirar na cabeça de quem está armado no morro, sabe ou deveria saber que está enxugando gelo. A todo momento, jovens pobres em favelas sem presença real do estado são capitaneados para o trabalho da ponta do tráfico, a mando de poderosos que já conseguiram enraizamento até na política do Rio, vide os últimos escândalos e nomes sabidamente apoiados pelo tráfico.

Nos assaltos a bancos, carros fortes e caixas eletrônicos, o esquema é parecido. Esses grupos integram uma organização muito maior, que alimenta no país as grandes organizações criminosas em São Paulo e no Rio, presentes inclusive no Nordeste.

Assim, o desafio para Sérgio Moro, Ministro da Justiça e quem pensa segurança pública nos Estados é, com inteligência, articulação, rigor para crimes associados a organizações e tráfico, com participação do Congresso aprovando penas mais duras, reforma urgente no sistema prisional, inverter de fato a ordem crescente da criminalidade no país.

Outro efeito colateral desse discurso raso é que os criminosos operacionais, escalados pelas organizações para o trabalho mais duro, de campo, sabem que houve uma espécie de “carta branca para matar” pelos agentes de segurança. Assim, tragédias como a de Milagres podem acontecer infelizmente em maior escala. Cada vez mais, inocentes serão usados como escudos humanos em ações como essas, no Nordeste ou nos morros do Rio de Janeiro.

Estado presente nas áreas pobres, igualdade social, polícia eficiente, inteligência permanente, legislação mais dura  para ir com o dedo na ferida: os que comandam as organizações criminosas. Esse é o único caminho para  uma resposta concreta aos nosso altos índices de criminalidade. “Mirar na cabecinha e… fogo!” – pode dar voto, mas não resolve.

“Parabéns”, “muito bem”, “voltam quando?”

Em Carnaíba, não faltaram queixas à ação do DETRAN convocado pelo MP diante do caos no trânsito. Claro, de quem compactua com a desorganização e descumprimento da legislação que mata, e muito, nas nossas cidades. A maioria, ao contrário, aprovou a medida capitaneada pelo atuante promotor Ariano Tércio. Em Afogados, por exemplo, seriam muito bem vindos…

Fica quieto

Organizador do jogo das Estrelas, que vai reunir dia 22 de dezembro em Serra Talhada Marcelinho Carioca, Marcelinho Paraíba, Túlio Maravilha, Donizete Pantera e outros craques, William Souza revelou à Rádio Pajeú que não avisou aos jogadores como está o Pereirão, criticado pelas péssimas condições. “Vai que desistem…”

Eita Bastião

A semana foi complicada para o prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Começou com a ação atrapalhada que jogou um cavalo vivo e agonizando num lixão, passou pela falta de apoio ao poeta José Feitosa de Lima, que teve que recorrer a uma emissora local para ganhar uma cadeira de rodas e terminou com a rejeição de suas contas de 2014. Que fase…

Votando o que foi votado

Em Serra Talhada, os vereadores vão desenterrar as contas de 2008 de Carlos Evandro. Elas foram rejeitadas pelo TCE. A casa confirmou a rejeição. Mas em julho de 2016, o TCE mudou o parecer para Regulares com Ressalvas e livrou Carlos da multa de R$ 829 mil. Só que o Ministério Público de Contas alertou a casa de que conta votada é prego batido e ponta virada. Nailson Gomes garante que o MPCO mandou novo parecer contrário ao que tinha mandado em maio de 2017. Ficou de mandar ao blog…

Se não botar terra…

Se a politicagem não atrapalhar, a proposta de Cleonildo Lopes, o Painha, é a melhor para São José do Egito: a de a Faculdade Vale do Pajeú ceder espaço para sede da nova Delegacia, depois do rolo desta semana. Pelo que disse, a Polícia Civil já deu ok através de Joselito Kherle. Se espera que ninguém bote terra porque o advogado apoiou Armando Monteiro…

Ação não identificou reféns 

Circula um áudio do jornalista Taciano Clécio, da Tempo FM, de Juazeiro sobre a ação da polícia em Milagres. “A polícia não sabia que os assaltantes tinha feito essa família de refém”. Foram mais de dez minutos de tiroteio. Isso explica a preocupação do governador Camilo Santana de, em uma fala desastrosa e revoltante, chegar a colocar suspeição sobre as vítimas.

PTB acima dos 54%

Há algo em comum nas três prefeituras hoje geridas pelo PTB no Pajeú. Todas tem dificuldades no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o TCE. Estão no nível vermelho, descumprindo o limite com até 54% da folha Tuparetama (60,19%), Santa Cruz da Baixa Verde (59,94%) e Tabira (57,94%). São geridas pelos petebistas Sávio Torres, Tássio Bezerra e Sebastião Dias. Calumbi, hoje nas mãos do PT de Sandra da Farmácia, tem 59,28%.

Frase da semana:

“Estou preparado porque o governo tem me dado toda a autonomia do mundo”.

De Alessandro Palmeira, se dizendo pronto para o embate em 2020, venha o adversário de onde vier.

Chapa do vereador Rogaciano Jorge é registrada para disputar eleição da Câmara de SJEgito

(Vereadores Jota Ferreira, Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge, Antônio Andrade, Doido de Zé Vicente e Albérico Tiago no registro das candidaturas aos cargos da Mesa Diretora da Câmara SJE para o biênio 2019-2020)

Na manhã deste sábado (8), primeiro dia para registro de chapas que irão disputar a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São José do Egito, o vereador Rogaciano Jorge (PSB) protocolou na secretaria da Casa o seu pedido para concorrer à presidência na eleição que acontece no próximo sábado (15).

Ao seu lado, também se inscreveram ao processo os parlamentares Aldo da Clipsi (PT), Albérico Tiago (PR) e Alberto de Zé Loló (PT), que vão disputar as cadeiras de vice-presidente, 1º e 2º secretários, respectivamente. O atual presidente Antônio Andrade (PSB) esteve acompanhando os primeiros registros dos que desejam participar da eleição. Pelo Regimento Interno do Legislativo egipciense a votação é aberta e cada vereador deverá dizer em quem vota cargo a cargo. A chapa que foi registrada neste sábado deve contar também com os votos de Andrade, Doido de Zé Vicente e Jota Ferreira. Também na manhã deste sábado foi comunicado pelo vereador Albérico Tiago que Antônio Andrade e Doido assumem a partir de janeiro de 2019, respectivamente, liderança e vice-liderança da oposição. Os registros de candidaturas aos cargos da Mesa da Câmara SJE foram iniciados neste sábado e seguem até às 13h da próxima terça (11).

Vereador Dr. Júnior anuncia candidatura a presidente da Câmara de Stª Terezinha

-Helder de Viana, Manoel Grampão, Dr. Júnior (No centro camisa Vermelho),Nôdo de Gregório e André de Afonsinho- 

Os vereadores Dr. Júnior, André de Afonsinho, Arnôdo Lustosa, Helder de Viana e Manoel Grampão decidiram a formação dos candidatos que irão concorrer à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Terezinha para o biênio 2019/2020. Ficou acertada a seguinte composição: Dr. Júnior para presidente, Hélder Viana como 1º secretário e Arnodo Lustosa para ocupar a segunda secretaria. Na próxima quarta (12) será o dia da votação, e a Câmara de Santa Terezinha reforça o convite para que os cidadãos prestigiem a última sessão deste período e acompanhe a eleição.

Após o anúncio, Dr. Júnior agradeceu: “desde já agradeço aos meus nobres colegas vereadores pelo apoio e confiança que depositaram em meu nome para presidir tão importante poder, o que aumenta ainda mais a minha responsabilidade perante os cidadãos de minha querida Santa Terezinha”. A Câmara de Vereadores de Santa Terezinha é composta por nove parlamentares. Nesta composição e com os apoios já confirmados, a chapa de Dr. Júnior registra votos suficientes para a vitória.

A FAMÍLIA DO MITO ESTÁ SE ENROLANDO….

Resultado de imagem para familia bolsonaroFisgado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com movimentações de R$ 1,2 milhão, incompatíveis com sua renda, o policial Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro tinha total intimidade com o clã presidencial. A tal ponto, que saía para pescar com o próprio Jair Bolsonaro, que justificou a transferência de R$ 24 mil para a futura primeira-dama Michele Bolsonaro como o pagamento de um empréstimo não registrado em seu imposto de renda. Ele  fez uma transferência de R$ 24 mil para Michele Bolsonaro. Sabe-se, agora, que ele fez 176 saques em apenas um ano e recebeu diversos depósitos de funcionários que passaram pelo gabinete de Flávio Bolsonaro. Ao que tudo indica, ele era uma espécie de caixa eletrônico da família presidencial. “Sete funcionários do gabinete depositaram na conta deste ex motorista. E a pessoa que recebe o dinheiro na conta levanta parte em espécie, sacando na boca do caixa ou fazendo pagamentos. BATOM NA CUECA. Vamos ver como vai agir o MP e a imprensa”, afirma o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

:

“‘Eu podia ter botado na minha conta. Foi para a conta da minha esposa, porque eu não tenho tempo de sair’, justificou Bolsonaro. Valeu capitão, nós sabíamos que você tinha alguma explicação. Mas vê se aprende que para depósito quem sai de casa é o emitente. Mas valeu, capitão!”, apontou a escritora Elika Takimoto em suas redes sociais. “A GRANA que o motorista do Bolsonaro tinha na conta é superior ao que Sérgio Moro alega que Lula recebeu para reformar o sítio como pagamento da propina do ‘maior esquema de corrupção da história da humanidade'”, ironizou o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). A justificativa do presidente eleito Jair Bolsonaro para os R$ 24 mil que sua esposa, Michele Bolsonaro, recebeu do ex-assessor de Flávio Bolsonaro carece de mais explicações; eis algumas perguntas até o momento sem respostas: de onde veio o R$ 1,2 milhão movimentando por Fabrício Queiroz? quando e como foi realizado o suposto empréstimo de Bolsonaro para o assessor, data, banco e valores? por que não foi declarada no Imposto de Renda esta suposta dívida? Se vive do salário de 33,7 mil de deputado e soldo de R$ 5,6 mil, como emprestar R$ 40 mil a um assessor? PGR fará estas perguntas ao presidente eleito?

Resultado de imagem para familia bolsonaroA primeira declaração de Jair Bolsonaro sobre o cheque de R$ 24 mil de Fabrício Queiroz, ex-assessor do deputado Flávio Bolsonaro, à sua esposa, Michele Bolsonaro, contém imprecisões; Bolsonaro atribuiu o pagamento a uma dívida de Queiroz com ele, que teria chegado a um valor de R$ 40 mil, e que o pagamento foi feito por meio de dez cheques de R$ 4 mil; no entanto, o presidente eleito disse não lembrar do valor original da suposta dívida, que depois se avolumou; e, o mais grave, disse que não registrou a operação no Imposto de Renda.

Corpos de família morta no Ceará são sepultados no Sertão do Pajeú

João Batista foi homenageado na frente da loja

Duas das vítimas foram sepultadas em Serra Talhada, enquanto as outras três serão em São José do Belmonte

JC Online / Com informações da TV Jornal Caruaru

Sob forte comoção, os corpos do empresário João Batista Magalhães, de 46 anos, e o filho Vinícius Magalhães, 14, foram sepultados por volta das 10h da manhã deste sábado (8), em Serra Talhada, no Sertão do Estado. As vítimas morreram numa troca de tiros em uma tentativa de assalto em Milagres, no Ceará.

Familiares, estudantes, amigos e comerciantes participaram do sepultamento do empresário e do adolescente. João Batista foi homenageado na frente da loja em que ele era proprietário, com as pessoas aplaudindo e realizando uma oração na frente do local.

O enterro da cunhada de João Batista, Claudineide Campos de Souza, 42, do marido dela Cícero Tenório dos Santos, 60, e do filho do casal, Gustavo Tenório dos Santos, 13, vai acontecer ainda neste sábado em São José do Belmonte, também no Sertão.

Governo de Pernambuco

Durante a tarde, o Governo de Pernambuco divulgou nota informando que o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, entrou em contato com a secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, para pactuar ações de apoio relacionadas ao caso. Leia a nota:

O Governo de Pernambuco, por intermédio do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, realizou contato com a secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, para pactuar ações de apoio relacionadas ao fato ocorrido na madrugada desta sexta (07 de dezembro), no município dos Milagres, a 140 quilômetros de Serra Talhada/PE. O fato vitimou 12 pessoas, sendo cinco pertencentes a uma mesma família de Pernambuco.

O secretário solicitou uma maior agilidade na liberação das perícias tanatoscópicas das vítimas pernambucanas. Pelas informações obtidas até o momento, serão solicitados esclarecimentos do fato que deverá ficar sob responsabilidade da Corregedoria Geral de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Para o secretário Pedro Eurico “São vítimas que foram chacinadas numa operação aparentemente infeliz”.

No mesmo sentido, a equipe da SJDH atuará no apoio psicológico, assistencial e jurídico aos familiares das vítimas e, neste momento, a equipe do Centro Estadual de Apoio as Vítimas de Violência (Ceav) se desloca para o município.

 Faltou sensibilidade  ao Governador do CE

comentário do governador do Ceará, Camilo Santana, sobre a possibilidade da família morta na ‘Tragédia de Milagres’ não ser refém do crime, incomodou parentes das vítimas. Na noite desta sexta-feira (7), João Daniel Neto, primo de João Batista Campos Magalhães, 49, reclamou da fala de Camilo.

A família repudia o comentário do governador do Ceará. Ele disse que não era hora para ter refém na rua. Ele devia ler as notícias para não dar uma declaração desastrosa como essa”, afirmou João Daniel ao Diário do Nordeste, de Fortaleza.

Ainda de acordo com o primo de Batista, o velório dos cinco mortos da mesma família teve início ainda nesta sexta-feira, em Serra Talhada, Pernambuco. O enterro das vítimas acontecerá por volta das 10h, neste sábado (8), no Cemitério de Serra Talhada.

Quando perguntado sobre a atuação dos policiais em Milagres, Camilo ponderou: “é estranho um refém de madrugada no banco. Vamos aguardar essa investigação”. A fala gerou revolta e a demonstração de que o governador tentara, sem a mínima sensibilidade e respeito ás famílias, encobrir uma possível ação desastrosa dos policiais.

Prefeitura de Carnaíba conclui barragem da Itã sobre o leito do Pajeú

Com recursos próprios a Prefeitura de Carnaíba está construindo mais uma barragem sobre o leite do Rio Pajeú no sítio Itã.

A obra está praticamente pronta e vai representar oportunidade de renda para famílias que residem nas proximidades com a realização de plantios e criação de peixes, segundo nota.

Além da barragem da Itã, já foram construídas as barragens de Leitão no leito do Pajeú e ainda Tamboril e Mata Grande nos afluentes.

“No próximo ano teremos mais duas barragens destas sobre o leito do Pajeú, perenizando o rio e se transformando no primeiro município da região a fazer esta ação”, disse o Prefeito Anchieta Patriota.

Itapetim: inaugurada iluminação natalina

O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo concluiu os trabalhos da ornamentação Natalina da cidade. A ornamentação foi feita no centro e no prédio da prefeitura, deixando o ventre da poesia ainda mais iluminado com um clima natalino de muita luz. O secretário de Cultura, Ailson Alves esteve a lado do prefeito Adelmo Moura para abertura oficial do Natal. Ele destacou que, mesmo diante da crise, o Governo Municipal disponibilizou os recursos para a execução do projeto. Ailson ainda agradeceu a sua equipe, a sua família, ao prefeito Adelmo e a toda população Itapetinense. Finalizou desejando um Feliz Natal e que a celebração do nascimento do menino Jesus seja um tempo de muita graça, paz e confraternização entre as pessoas.

A imagem pode conter: noite e atividades ao ar livreA imagem pode conter: noite e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e noite

SDS garante que delegacia ficará em São José do Egito

Do secretário executivo da Casa Civil do Governo do Estado, André Campos, a coluna recebeu este comunicado sobre o fechamento da Delegacia de Polícia de São José do Egito e sua transferência para Afogados da Ingazeira, conformou informou por ofício o delegado local à Câmara Municipal de Vereadores: “A Polícia Civil de Pernambuco informa que os trabalhos investigativos desenvolvidos pela PCPE no município de São José do Egito serão mantidos, não havendo qualquer prejuízo para a população. A nova sede da delegacia no município está sendo viabilizada, com máxima urgência, e estará em plena atividade a partir do dia 17 de dezembro, quando se encerra o contrato de locação do imóvel onde atualmente funciona”.

“A Polícia Civil afirma ainda que não há atrasos no pagamento do aluguel do referido imóvel. Os valores estão quitados até o mês atual, dezembro de 2018. O proprietário da casa escolheu por não continuar o alugando o imóvel onde funciona atualmente a DP, cancelando o contrato unilateralmente. Por fim, a PCPE vem adotando uma política de devolver imóveis alugados por locais próprios, gerando economia aos cofres públicos e melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos policiais. Em 2018, 17 delegacias foram transferidas para imóveis que pertencem ao Estado ou adquiridos por meio de parcerias, seja com o Poder Judiciário, prefeituras ou iniciativa privada, o que gerou uma economia de R$ 1,5 milhão por ano aos cofres públicos”.
“Também é importante ressaltar que, nos últimos anos, a Polícia Civil de Pernambuco vem expandindo e reforçando seus serviços no Estado, a partir da contratação de mais de 800 policiais (entre delegados, agentes e escrivães) aprovados em concurso público e da inauguração de novas delegacias. Esse trabalho tem contribuído para a redução significativa de índices de criminalidade tanto no município como na região”.

“Em São José do Egito, os homicídios diminuíram em 60% entre janeiro e outubro de 2018, quando se compara com o período equivalente em 2017. Em toda a AIS 20, que engloba São José do Egito e outros 11 municípios do Sertão, a redução foi de 46%. Quanto aos roubos, a diminuição em São José do Egito foi de 6%, passando de 65 para 61 registros entre janeiro e outubro. A mesma tendência de queda se verifica nos Crimes contra o Patrimônio, que englobam os roubos”.

Caixa dois de novo?

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, não aguenta mais ser questionado sobre caixa dois. Ontem, em São Paulo, irritou-se com perguntas dos jornalistas e abandonou uma coletiva de imprensa após participar de um almoço com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), entidade fundada pelo governador eleito João Doria (PSDB).

Sem padrinho – Foi-se o tempo em que Gonzaga Patriota (PSB) era consultado sobre a nomeação do superintendente da Polícia Rodoviária Federal. Ontem, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou que Adriano Marcos Furtado vai ocupar o cargo e a única pessoa que consultou foi Jair Bolsonaro.

Mais um – A coluna esqueceu de citar ontem que Ouricuri elegeu um deputado estadual nessas eleições: Antonio Fernando, que tem parentesco com a mulher do ex-prefeito e ex-deputado Antonio Coriolano.

Enquadramento – O senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) detonou ontem a deputada federal eleita Joice Hasselman (PSL-SP) chamando-a de desagregadora. Ela se coloca como candidata a líder do partido na Câmara, mas, segundoo major, sua chance é zero.Luciano Bivar (PE) gostou da bancada.

O agregador – O ex-governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), que morreu anteontem de um enfarte fulminante e foi sepultado ontem em Boa Vista, tinha perfil agregador. Um de seus melhores amigos era o pernambucano Ionilson Sampaio, que, como deputado estadual, fez oposição aos dois governos dele.

Vassourada – Sem dinheiro para fechar as contas deste ano, o prefeito de Escada, Lucrécio Gomes (PSB), iniciou ontem um festival de demissões. A “vassourada” atingiu, inclusive, velhos correligionários do prefeito.

Divisão – A eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe provocou uma rearrumação de forças na cidade. O ex-prefeito José Augusto Maia (PROS) elegeu um filho para presidente com apoio do deputado Diogo Moraes (PSB), que havia rompido com o prefeito Édson Vieira (PSDB).

Novo modelo – Até agora, apenas um governador eleito promete gerir os negócios do Estado como empresa privada: Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais. Vamos ver se conseguirá. Mas, se conseguir, sairá mitificado.

Vai, João! – Se o deputado federal eleito João Campos (PSB) consultar velhos amigos do seu pai, vai embora para Brasília exercer seu mandato na Câmara Federal. Uma secretaria no governo Paulo Câmara não lhe acrescentará absolutamente nada.

Congresso – O PR marcou para 19 de janeiro uma reunião para decidir se fica ou não na base de apoio a Jair Bolsonaro. Se ficar, Sebastião Oliveira deve ceder a presidência do partido em Pernambuco ao prefeito Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes).

Oposição terá desafios ainda maiores a partir de 2019

Pela quarta vez seguida, os pernambucanos decidiram que o PSB deveria comandar Pernambuco no último dia 7 de outubro. Uma vitória de Paulo Câmara numericamente menor do que em 2014, mas que deu ao governador uma força política que ele não havia conquistado no primeiro mandato alcançado devido ao episódio que culminou na morte de Eduardo Campos e que foi tido como determinante para a sua eleição. Paulo Câmara mostrou que não está ali no Palácio do Campo das Princesas gratuitamente e que além de ter estrela, o governador deixou claro que entende do riscado em se tratando de articulação política quando deu um nó tático na oposição ao limpar o campo e enfrentar Armando Monteiro, sobretudo nos episódios do MDB e do PT, que culminou na retirada da candidatura de Marília Arraes.

Além de ser reeleito, Paulo Câmara puxou seus dois senadores e emplacou 17 deputados federais e 40 deputados estaduais que integrarão a sua base parlamentar tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A oposição liderada por Armando Monteiro não ficou apenas menor como principalmente viu seus nomes, Armando, Bruno e Mendonça, serem dizimados pelas urnas, e deixaram de ofertar qualquer perspectiva de poder no médio prazo em Pernambuco.As urnas também não foram muito generosas com Daniel Coelho e Priscila Krause, que em tese seriam nomes com envergadura para ofertar alguma perspectiva política para a oposição. Daniel perdeu a identidade quando trocou o PV pelo PSDB e depois deixou o ninho tucano para ingressar no nanico PPS, Priscila por sua vez viu sua imagem de novidade na política envelhecer ao perder a prefeitura do Recife em 2016 ficando com apenas um dígito dos votos. Ambos, que saíram menores da disputa de prefeito, viram seus votos no Recife diminuirem significativamente.

Para as eleições de 2020, Daniel e Priscila surgem como produtos vencidos, enquanto os principais caciques da oposição estarão sem mandato. Pra piorar, os deputados eleitos na oposição, tanto na Alepe quanto na Câmara Federal, em sua maioria não estão nem um pouco preocupados em fazer oposição ao governador e ao próprio PSB, deixando a árdua incumbência com Priscila e Daniel, que estão longe de representar um projeto que possa agregar a oposição em 2020. O mais provável é que a oposição nestes termos colocados seja minguada a cada ano que passar e ficar refém de dissidências na base do governo para tentar ser liderada por alguém que tenha tamanho político e eleitoral para fazer frente ao PSB de Pernambuco.

Jovens – Aglailson Victor (PSB), com 23 anos, e João Paulo Costa (Avante), com 27 anos, são os dois deputados estaduais mais jovens da próxima legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além da idade, Victor e João Paulo possuem outra situação em comum, eles substituirão parentes que já foram deputados estaduais. Victor substitui Aglailson Junior, que foi deputado estadual até 2016, enquanto João substituirá Silvio Costa Filho e Silvio Costa que já exerceram mandatos na Casa Joaquim Nabuco.

Cavalcanti – Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pelo menos cinco deputados eleitos possuem o Cavalcanti no seu sobrenome. São eles: Guilherme Uchoa Junior, Rodrigo Novaes, Lucas Ramos, João Paulo Costa e Jô Cavalcanti, das Juntas. Na bancada federal apenas Ricardo Teobaldo possui este sobrenome, que sempre foi muito tradicional na política pernambucana desde os primórdios do estado.

Reforço – Ficou aparente o estreitamento político entre o grupo Ferreira e o deputado federal eleito Fernando Rodolfo, durante a cerimônia de diplomação, quinta-feira. Tudo indica que o PHS será extinto, por não ter alcançado a cláusula de barreira, e Fernando Rodolfo seria uma grande aquisição do PR e peça estratégica para os Ferreira na região do Agreste, no futuro. Como este Blog já antecipou, o PR estadual deve voltar a ser comandado pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

Draco – Será inaugurada na próxima segunda-feira a sede do departamento de repressão à corrupção e ao crime organizado. A solenidade contará com a presença do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da Polícia Civil, Joselito Kerhle. O departamento funcionará na Avenida Liberdade, no bairro de Tejipió.

RÁPIDAS

Recibo – O senador não reeleito Magno Malta, que recusou ser vice na chapa de Jair Bolsonaro, acreditava piamente que seria convocado pelo presidente para a sua equipe ministerial. Como não foi chamado, quase todo dia ele passa um recibo pela imprensa ou pelas redes sociais. O último foi dizer que Damares Alves não era indicação sua para o ministério da Cidadania.

Araripe – Apesar de apenas Roberta Arraes ter sido reeleita, com Socorro Pimentel sendo derrotada, o sertão do Araripe continuará bem representado. Antonio Fernando, de Ouricuri, foi eleito pelo PSC, e será voz firme ao lado de Roberta em defesa dos interesses da região na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Inocente quer saber – O que farão os futuros sem mandato da chapa majoritária da oposição a partir de fevereiro?

Michel, O Temer, afirma que se sente “injustiçado” com o Fora Temer

Michel Temer, a menos de 1 mês de deixar o cargo, concedeu entrevista coletiva à imprensa estrangeira. O Tinhoso afirmou que se sente “injustiçado” pela campanha Fora Temer, que tentou derrubá-lo sem sucesso. “Quando eu cheguei à Presidência, tentaram desgraçar a minha vida. E foi uma campanha feroz, uma campanha das pessoas se dedicarem, assim, 18 horas por dia. ‘Vamos derrubar esse sujeito aí’. Não conseguiram. Nesse sentido me sinto injustiçado”, disse. Temer não contou, porém, que ele desgraçou a vida de um país inteiro para ficar no cargo. Conspirou contra a presidenta eleita Dilma Rousseff e do PT. Derrubou um governo legítimo, usurpou a Presidência da República, ferrou a vida de milhões de trabalhadores, colocou outros tantos milhões abaixo da linha de pobreza, enfim, faz uma gestão diabolicamente voltada ao “mercado” (leia-se bancos) em detrimento do povo. Em um país sério — que não é caso do Brasil — Michel Temer sairia do Palácio Jaburu (residência oficial) direto para uma prisão. Mas a tendência é que o ‘Vampirão Neoliberalista’ volte para o seu habitat natural, isto é, as trevas. Michel Temer vai fugir para Portugal assim que deixar o Palácio do Planalto, em janeiro de 2019, revela a revista Veja. Temer planeja morar em Lisboa e articula convite para lecionar na Universidade de Coimbra.

ADELMO MOURA ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA ITAPETIM

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Lenelson Piancó, pessoas sentadas

O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com conselheiros tutelares para comunicar que o município receberá um conjunto de equipamentos novos: um carro 0km, 5 computadores, uma impressora, um refrigerador e um bebedouro. Esta ação é mais uma emenda parlamentar do deputado Gonzaga Patriota. Adelmo também autorizou uma licitação para uma reforma da sede do conselho tutelar para que junto destes equipamentos, o prédio esteja com uma estrutura mais moderna e aconchegante para receber a população. “Quero agradecer ao deputado Gonzaga Patriota, pois sempre busca trazer melhorias para a nossa população.” Disse o prefeito.

Adelmo esteve ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Fia Cândido, da diretora Jarleide Lopes e os Conselheiros Tutelares, Presidente João Paulo e Luceliene.

Quatro serra-talhadenses são feitos reféns no estado do Ceará e mortos durante tiroteio

Pelo menos 10 corpos foram recolhidos após o confronto entre a polícia e os criminosos, entre eles Erinho Magalhães, no detalhe. Foto:

Quatro serra-talhadenses estão entre as vítimas de uma ação que terminou com mortes em Milagres, no Ceará. João Batista Magalhães, o Erinho Magalhães, proprietário da Magalhães Informática foi buscar familiares em Juazeiro e foi parado por criminosos que tomaram seu carro e os fizeram reféns.  O grupo tentou assaltar duas agências bancárias da cidade, na Região do Cariri do Ceará, na madrugada desta sexta-feira (7). A família vinha de Serra Talhada,  e foi abordada pelos criminosos na rodovia BR-116. A quadrilha usou um caminhão para bloquear a estrada e abordar as vítimas. O sexto refém seria de Brejo Santo e também foi parado na rodovia.

Houve intensa troca de tiros Segundo o G1, pelo menos 12 pessoas morreram, segundo policiais da cidade e a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense (antigo IML). Além dele, Vinicius Magalhães, de 14 anos, filho do empresário, uma cunhada e um sobrinho de João Magalhães, que residem em São Paulo, e retornavam para visitar familiares estão entre as vítimas.  Já o Diário do Nordeste fala em 13 vítimas, cinco da mesma família serra-talhadense. Os outros seriam integrantes do grupo criminoso. As informações foram confirmadas pelo prefeito da cidade, Lielson Landim.

Segundo o G1 Ceará, a tentativa de roubo aconteceu por volta de 2h17 da madrugada. Houve intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos. Diversos carros da PM foram usados para conter a quadrilha. Devido à ação da Polícia Militar, o grupo criminoso não conseguiu levar o dinheiro de nenhum dos estabelecimentos bancários, que ficam na Rua Presidente Vargas, no Centro do município.

Houve intensa troca de tiros e pelo menos 12 pessoas morreram, segundo informou o prefeito do município Lielson Landim. De acordo o prefeito de Milagres, entre os mortos estão duas crianças, que eram feitas reféns pelo grupo criminoso. A polícia ainda não conseguiu identificar todos os mortos no confronto. Ainda não há confirmação sobre a identidade dos mortos, nem se entre eles estão membros da quadrilha ou reféns.

A Polícia Militar ainda informou que equipes realizam investigações na região, com objetivo de identificar e prender o grupo. Durante a ação, um homem com um colete balístico foi encontrado morto dentro de uma caminhonete. Ele ainda não foi identificado. Agentes da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense (antigo IML) informaram que dois veículos foram acionados para buscar dez corpos em Milagres.

Segundo o comerciante e agricultor, Mendonça de Santa Helena, a troca de tiros durou cerca de 20 minutos. “Nunca tinha visto algo parecido. Eu fiquei dentro de casa abaixado e com medo. Ouvi gritaria e pessoas chorando. Foi horrível”, relatou o comerciante.

Ainda segundo Mendonça, depois que o grupo fugiu, deu para perceber que, pelo menos, seis pessoas estavam no chão e apresentando sangramentos. No início do dia, segundo o comerciante, policiais que realizam a segurança da cidade, afirmaram que dez pessoas deram entrada no Hospital Municipal de Milagres, vítimas do tiroteio. “Um policial afirmou para gente que, pelo menos, dez pessoas estavam no hospital. Pelo menos uns sete já tinham morrido e outros em estado muito grave”, disse.

EM REUNIÃO, PREFEITA TÂNIA MARIA COMUNICA EMENDA PARLAMENTAR DESTINADA A CONSELHO TUTELAR

A prefeita Tânia Maria esteve reunida na tarde desta quinta-feira (06/12), com conselheiros tutelares para comunicar que o município receberá emenda parlamentar, que será destinada para melhorias nos serviços dos conselheiros.

A emenda estimada em R$ 100.000,00 é destinada a compra de um kit, ainda não foi informado quais itens serão entregues ou se o valor vai ser repassado diretamente para o município, caso os valores sejam repassados diretamente para o município, será adquirido um veículo para melhor atender os brejinhenses em ocorrências, equipamentos de uso contínuo, móveis e utensílios.

EM REUNIÃO, PREFEITA TÂNIA MARIA COMUNICA EMENDA PARLAMENTAR DESTINADA A CONSELHO TUTELAR A prefeita Tânia Maria esteve reunida na tarde desta quinta-feira (06/12), com conselheiros tutelares para comunicar que o município receberá emenda parlamentar, que será destinada para melhorias nos serviços dos conselheiros.A emenda estimada em R$ 100.000,00 é destinada a compra de um kit, ainda não foi informado quais itens serão entregues ou se o valor vai ser repassado diretamente para o município, caso os valores sejam repassados diretamente para o município, será adquirido um veículo para melhor atender os brejinhenses em ocorrências, equipamentos de uso contínuo, móveis e utensílios.

Publicado por Prefeitura Municipal de Brejinho em Sexta, 7 de dezembro de 2018

VEJA AONDE CHOVEU NO PAJEÚ ONTEM QUINTA(o6)

Itapetim – 2,5 mm
SJEgito – 12  mm
Tuparetama- 6 mm
Solidão- 6 mm
Tabira- 8 mm e no Sitio cachoeira Grande  12 mm.
Brejinho- 2,2 mm
Calumbi- 2 mm
Serra Talhada- 16 mm
Stª C.B.Verde-  7 mm
Triunfo – 2,5 mm

CÂMARA DE TABIRA: DICINHA ‘DESVIRA’ E MUDA VOTO OUTRA VEZ, E TUDO PODE ACONTECER…

Para a eleição da mesa diretora da Câmara de Tabira, Dicinha do Calçamento (MDB) ameaçou processar quem incluiu o seu nome na lista de apoio ao candidato oposicionista Aldo Santana.

A afirmação aconteceu na noite da segunda-feira. Na manhã da terça ele já estava fechado com o vereador. Na semana seguinte do mês de outubro dia 22, pela renuncia do seu Primeiro Secretário Djalma das Almofadas, a Presidente da Câmara Nely Sampaio abriu e encerrou a reunião e remarcou a votação para o dia 10 de dezembro.

Inconformada, Nely anunciou a desistência de concorrer e acusou que Dicinha teria recebido mais de R$ 30 mil para mudar de lado. Agora quem acusa Dicinha de mudar o voto é a chapa de Aldo Santana. Um integrante revelou à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que o valor pago foi de R$ 120 mil  com a condição que ele traga de volta o apoio do vereador Didi de Heleno.

Dicinha de imediato procurou o parlamentar esta semana em Teixeira na Paraíba e recebeu um “não” como resposta. Na pisada que vai Dicinha Pula Pula pode até perder os eleitores que tem, mas pode sair com o bolso cheio da eleição. A informação é de Anchieta Santos para o blog.

Proprietários de sedes de Delegacias em outras cidades do Pajeú atestam atrasos do Estado

Movimentação foi grande na Delegacia-SJEgito

A crise chegou às delegacias da Policia Civil de algumas cidades do Pajeú. Com 17 meses sem receber o aluguel do prédio onde funciona a Delegacia do município de São José do Egito, o proprietário Jose Aldo Gomes, conhecido como Aldo da Drogal, já deu a ordem de despejo.

O delegado da cidade Paulo Henrique de Medeiros, enviou um ofício para a Câmara de Vereadores da cidade, informando que a partir do próximo dia 17 os atendimentos e servidores da delegacia seriam transferidos para Afogados da Ingazeira, cidade vizinha.

Mesmo com o próprio salário e dos seus secretários e inativos atrasados, o Prefeito da cidade Evandro Valadares (PSB) admitiu que a Prefeitura pode assumir o aluguel das futuras instalações.

Segundo informações do radialista Anchieta Santos no programa Cidade Alerta, da Cidade FM, em Santa Terezinha o Estado não paga o prédio da Delegacia a treze meses. Na cidade de Brejinho são nove meses de atraso. Em Tuparetama, oito meses e em Tabira são quinze meses como confirma o empresário conhecido como Aldo da Vidraçaria.

Por seu lado a Secretaria de Defesa Social (SDS), negou que o aluguel do imóvel onde funciona atualmente a delegacia da cidade de São José do Egito esteja atrasado.

A SDS promete que “não haverá qualquer prejuízo para a população” e que “nova sede da delegacia está sendo viabilizada”. Na verdade o proprietário do prédio recebeu a promessa de que até hoje receberia os 17 meses do aluguel atrasado.

SJEgito: Diretor de Faculdade Vale do Pajeú formaliza proposta de doação de espaço para Delegacia

O Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes da Silva, O Painha Advogado, esteve reunido com o Chefe de Polícia Civil , Joselito Kherle, mais advogados egipcienses, para formalizar a proposta de construção de uma sede para a Delegacia de São José do Egito no terreno ao lado da faculdade.

A novidade é que, ao contrário da proposta inicial, o espaço seria doado e não em forma de comodato.

A novidade é que, ao contrário da proposta inicial, o espaço seria doado e não em forma de comodato.

(Desenho do prédio)

“Queremos uma solução boa para a sociedade e para todos. A construção ocorreria ao lado da Faculdade, que doaria todo o prédio e terreno para que São José tenha uma Delegacia integrada com o Núcleo de Práticas Jurídicas em um projeto inovador com o Governo do Estado”.

Para ele, essa Delegacia seria um projeto modelo de acessibilidade, de conforto tanto para a sociedade egipciense como para os policiais. “Toda a estrutura estará voltada para a comunidade”, disse Cleonildo. Oficialmente, a Polícia Civil ainda não se manifestou sobre a proposta

Sicoob Pernambuco mira liderança estadual, diz Presidente

Evaldo Campos falou dos desafios e das conquistas da cooperativa que começou com R$ 36 mil em ativos e hoje chegou a R$ 160 milhões e presença em todo o Estado

O presidente dos Sicoobs Pernambuco e Nordeste Evaldo Campos foi o convidado do Debate das Dez desta quinta-feira na Rádio Pajeú 104,9 FM. Campos destacou o crescimento da instituição, presente em várias regiões do estado, com perspectivas de ampliação em 2019. Evaldo falou do início das atividades.

“Naquela época há vinte anos tivemos um convite de Francisco Perazzo com a ideia de uma Cooperativa de crédito. Ele me convidou para participar dessa investidura. Tinha feito carreira no Banco do Brasil e não tinha bons olhos para o cooperativismo. Depois de uma negativa, ele insistiu, passamos a analisar o que era e encontramos apoio de 101 pioneiros para abrir a primeira agencia de São José do Egito em 12 de junho de 1999.”

Hoje o Sicoob Pernambuco tem autorização do BC para trabalhar em todo o Estado. Tem 23 agencias e se prepara para abrir sedes em Caruaru, Recife e outras cidades estratégicas. É modelo de gestão nacional.

“Deu certo por conta da transparência. Também pelos bons profissionais. Temos quase 200 empregos gerados. Tem também muita vontade e o apoio da sociedade”. Depois de abrir com 101 sócios e volume de R$ 36 mil, hoje são  quase 40 mil sócios e recursos da ordem de R$ 160 milhões.

“Não temos clientes, temos associados. O resultado vem em favor deles. Em dezembro, será distribuído cerca de R$ 1 milhão para os associados. Parte do resultado positivo  vai para o capital social e parte para o que a Assembleia  decide. Em cooperativa, você tendo uma ou mil cotas, tem um peso só”.

Ele destacou também as iniciativas de desenvolvimento da região em várias frentes. “Temos apoiado muitas prefeituras através do consignado que tira um peso . Temos ajudado muito em capital de giro e temos parcerias com as CDLs como em Serra Talhada. Em Caruaru, vamos abrir uma frente de trabalho junto com a FIEPE dia 12 e antes, dia 11, em Recife. Quem pensa que não, pretendemos ser a instituição financeira referência no Estado de Pernambuco.”

De tão convidado para ser político, como na cidade em que vive, São José do Egito, disse que se viu obrigado a tirar uma Certidão Negativa em cartório provando não ser filiado a partido político. Quanto ao futuro, afirmou que o governo Bolsonaro não deve representar ameaças às cooperativas. “A bancada ruralista por exemplo, representa o agronegócio, que tem muita presença nas cooperativas”.

No Brasil o Sicoob já ultrapassou os R$ 100  bilhões de ativos. Só está atrás de Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Bradesco em rede de atendimento. “A poucos ultrapassamos o Santander. Queremos que a população participe do modelo cooperativista e não do modelo capitalista”.

Empresa do asfalto volta a Tabira por exigência da Caixa para fazer reparos

As máquinas da empresa GL Construtora e Empreendimentos, que realizou a obra do asfalto em ruas de Tabira, começaram a chegar novamente ao município.

O retorno se dá através de exigência da Caixa Econômica Federal que ao fiscalizar a obra detectou pontos falhos no serviço.

Nesses próximos dias a empresa irá trabalhar para fazer as devidas correções e entregar a obra dentro dos padrões de qualidade especificados no projeto.

Concurso da Guarda Municipal: candidatos convocados estão na etapa de entrega de exames

Os candidatos classificados na prova objetiva do concurso público, realizado pela Prefeitura de Tabira, para o cargo de Guarda Municipal, já estão participando de mais uma etapa, a entrega de exames médicos. A avaliação tem como objetivo medir as condições gerais de saúde dos selecionados.

O processo está acontecendo nos dias 05, 06 e 07, como consta no edital do concurso, a partir das 07h, no Centro de Monitoramento e Comando da Guarda Municipal – CMCGM, situado na Travessa José Ângelo, 14, centro, Tabira-PE.

Os participantes deverão apresentar exames como Emograma-Glicemia, Uréia, Creatinina, Chagas, VDRL, HBSAg, TGO, TGP, Tipo Sanguíneo, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, entre outros, que serão avaliados pela Junta Médica e Odontológica da Prefeitura de Tabira.

A prova objetiva aconteceu no dia 14 de outubro de 2018, com 10 vagas abertas, sendo sete para homens e três para mulheres, que irão atuar diretamente na prevenção primária à violência e a criminalidade, potencializando a presença física, evidenciando a percepção da comunidade e garantindo maior segurança à população.

Arquive-se “caixa dois” e vamos olhar para o futuro

Resultado de imagem para CAIXA 2Coluna Fogo Cruzado – 7 de dezembro de 2018

O tema “caixa dois” deve ser tirado de pauta para que a agenda de Bolsonaro seja conhecida

“Caixa dois” sempre existiu no Brasil desde que eleição é eleição. Funcionava mais ou menos como o jogo do bicho, que é contravenção penal mas nem por isso o povão deixou de jogar. O “caixa dois” é dinheiro não contabilizado, para usar uma expressão de Delúbio Soarees, e o partido que disser que nunca fez uso dessa prática está mentindo. Empresários doavam “por fora” porque não queriam que seus nomes fossem expostos e os partidos ocultavam os doadores porque não tinham interesse em tornar público suas identidades. Agora, que há um presidente eleito querendo olhar para o futuro, o Congresso Nacional deveria celebrar um acordo para anistiar logo os beneficiários de “caixa dois”, de 2016 para trás. Ou será que vamos ficar eternamente discutindo se Serra, Alckmin, Humberto Costa, Michel Temer, Gilberto Kassab, Ônix Lorenzoni e outros mais receberam dinheiro de empreiteiras para suas campanhas e não prestaram contas à Justiça Eleitoral? Este assunto já saturou o povo brasileiro, que está muito mais interessado, presume-se, em conhecer as primeiras medidas do governo Bolsonaro para tirar o país da crise, e por isso deve ser retirado de pauta imediatamente. É chegada a hora de o Brasil debruçar-se sobre outra agenda porque essa não constrói absolutamente nada. “Caixa dois” é coisa do passado, e se tiver que se manter em pauta, que seja a partir de 2020.

Homem macho, sim senhor!

Governava a Paraíba o ex-deputado João Agripino quando o governo militar pôs o jogo do bicho na ilegalidade. O valente governador, nascido em Catolé do Rocha, foi ao general de plantão, Arthur da Costa e Silva, e disse: “Na Paraíba o jogo não fecha, a menos que o senhor arranje emprego para 150 mil pais de família que vivem dessa atividade”. E não fechou mesmo não.

Que vergonha! – A partir do dia 17, São José do Egito, no Pajeú, também conhecida como “terra de poetas”, não terá mais Delegacia de Polícia. Ela será transferida para Afogados da Ingazeira porque a SDS não paga o aluguel há dois anos e o dono do imóvel entrou com ação de despejo. O comunicado foi feito pelo próprio delegado Paulo Henrique de Medeiros.

Um marco – Além de Henrique Queiroz (PR), só houve um deputado estadual em Pernambuco com 10 mandatos consecutivos: Felipe Coelho, nascido em Ouricuri e conhecido nas rodas políticas como “O tigre do Araripe”. Era um sertanejo bravo e dirigiu a Alepe em três ocasiões.

Só uma – Houve tempo em que Ouricuri, Salgueiro, Araripina, Belém do São Francisco e Floresta tinha seus próprios representantes na Assembleia Legislativa. A partir de fevereiro, a bancada sertaneja encolherá: Rodrigo Novaes, Fabrízio Ferraz (Floresta) e Roberta Arraes (Araripina).

Peso grande – Pernambuco gastará em 2019 quase R$ 2 bilhões com sua folha de inativos mas é como se nada estivesse ocorrendo. É preciso que o Governo do Estado tenha um olhar responsável sobre essa matéria, sob pena de, em médio prazo, estarmos nivelados ao RJ, MG e RS.

As portarias – Goiana não vive propriamente um clima de paz desde que o prefeito Osvaldo Rabelo Filho (MDB) tirou licença para tratamento de saúde. O juiz mandou tornar sem efeito todos os atos do Poder Executivo de 2 de agosto a 8 de outubro mas o vice, Eduardo Honório, revalidou por meio da portaria 492/2018.

PT deverá emplacar secretários na PCR e no estado 

A aliança entre PT e PSB oficializada na véspera das convenções retirando a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco foi fundamental para que o governador Paulo Câmara fosse reeleito no primeiro turno. Na esteira da aliança, Humberto Costa renovou seu mandato de senador e o PT elegeu dois federais e três estaduais, ampliando seu espaço em relação a 2014 quando não elegeu nenhum deputado federal e apenas três deputados estaduais. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, Fernando Haddad saiu vitorioso em Pernambuco, evidenciando que apesar da derrota no plano nacional, a aliança foi bem sucedida no estado, pois foi um jogo de ganha ganha para socialistas e petistas. A formatação do segundo governo Paulo Câmara passará pela aliança com o PT, permitindo que o partido assuma de uma a duas secretarias na gestão estadual.

Mas o espaço petista não para por aí, será destinada uma secretaria na gestão municipal do prefeito Geraldo Julio, e ela se dará com vistas a 2020, onde PT e PSB deverão formalizar novamente uma aliança que poderá ser encabeçada por João Campos. Pelo menos três nomes estão sendo lembrados para estas secretarias, um deles é o atual presidente do PT, Bruno Ribeiro, que deverá ser escalado para uma pasta, provavelmente na gestão de Geraldo Julio. O segundo nome é o do ex-prefeito e vereador João da Costa, que seria convocado pelo governador Paulo Câmara para contemplar Oscar Barreto, que herdaria seu mandato na Casa José Mariano. Por fim, o nome do deputado federal Carlos Veras não estaria descartado para a equipe do governador, com sua convocação Odacy Amorim assumiria o mandato na Câmara dos Deputados.

Se confirmado o fortalecimento da aliança entre petistas e socialistas, ela terá desdobramentos em 2020 onde o PSB emplacaria João Campos como nome e o PT indicaria o vice no intuito de valorizar a força das duas siglas que emplacaram os prefeitos dos últimos vinte anos na capital pernambucana. Uma vez assumindo espaços no estado e na capital, o PT terá condições de abrigar muitos nomes que deixaram o governo federal com a saída de Dilma Rousseff e que seguem órfãos de cargos de indicação política. Toda formatação da equipe de Paulo Câmara terá como pano de fundo a sucessão de Geraldo Julio no Recife, pois virou questão de honra para o PSB fazer João Campos o próximo comandante da capital pernambucana.

Veto – A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) pediu, em nota, o veto integral ao projeto de lei que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aprovado nesta quarta-feira (5) pela Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Associação, procurador Júlio Marcelo, as “normas de responsabilidade fiscal nas finanças públicas servem para prevenir a irresponsabilidade de gestores e devem ser cumpridas e não flexibilizadas”. O projeto livra prefeitos de punições, caso haja queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os municípios ultrapassem o limite de despesas com pessoal. O texto está para sanção com o presidente Michel Temer (MDB).

Prestígio – No dia 14 de dezembro acontecerá a tradicional festa de final do ano do escritório de advocacia Rueda & Rueda. O evento que acontecerá no Armazém 14 no Recife Antigo sempre contou com muitos nomes de prestígio do cenário pernambucano. Esse ano com a vitória do Presidente Jair Bolsonaro sem dúvida a confraternização ganhará também um caráter político pois Antônio de Rueda e Maria Emília de Rueda são respectivamente vice-presidente Nacional do PSL e  membro da diretoria executiva  do PSL, além da presença certa do presidente e agora deputado federal Luciano Bivar. Pelo visto o local ficará pequeno.

Ausentes – Os deputados federais reeleitos Felipe Carreras (PSB) e Ricardo Teobaldo (Podemos) não estiveram presentes na diplomação ocorrida no Classic Hall. Certamente ambos preferiram marcar a diplomação para um segundo momento por algum compromisso previamente marcado. Além deles, Jarbas Vasconcelos (MDB), Augusto Coutinho (Solidariedade) e Daniel Coelho (PPS) não estiveram presentes porque foram diplomados antes por conta de uma viagem em missão oficial.

Secretários – Além de Ruy Bezerra que deverá ser oficializado por Paulo Câmara na secretaria de Saúde, pelo menos dois nomes deverão integrar o primeiro escalão do governador por serem curingas do Palácio. O presidente da Compesa Roberto Tavares e Zé Neto estão sendo lembrados para assumir pastas neste segundo governo, tanto pela competência quanto pela proximidade com o governador.

Aglaílson Victor – Filho do ex-deputado e prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Junior, o deputado Aglaílson Victor (PSB) vem ganhando força para integrar a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Por ser jovem e não ter aresta com ninguém, Victor tem a simpatia de alguns deputados reeleitos e também de alguns novatos, o que lhe garante uma partida significativa para ocupar um cargo na mesa diretora, que hoje seria a vice-presidência da Casa Joaquim Nabuco.

Sem cumprimento – Durante a diplomação dos eleitos, o governador Paulo Câmara falou com Gonzaga Patriota e Luciano Bivar, “pulando” Marília Arraes, porém quando percebeu que ficaria chato, decidiu voltar e cumprimentar a deputada, que por muito pouco não foi sua adversária na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Força – Na diplomação de 2014, a família Ferreira diplomou Anderson Ferreira deputado federal e André Ferreira deputado estadual, em 2016 houve a diplomação de Anderson Ferreira prefeito de Jaboatão dos Guararapes e Fred Ferreira vereador do Recife e em 2018 André Ferreira foi diplomado deputado federal e o patriarca Manoel Ferreira deputado estadual, evidenciando a força do grupo a cada eleição.

Inocente quer saber – Após o anúncio do pagamento do décimo terceiro pelo governador Paulo Câmara, qual será o próximo cavalo de batalha da oposição?

SJEGITO-MELHORES DO ANO PESQUISA STAR NEWS-2018

A imagem pode conter: 24 pessoas, incluindo João Carlos Rocha, Patricia Tavares, Josilene Silva, João Luiz Gomes, Mirian Ribeiro, Marcelly Souza, Ligia Karla Souza Ramos, Leide Góes, Valquiria Bazilio e Jussara Araujo Siqueira, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Nenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Michelle Guimaraes, pessoas em pé

A imagem pode conter: Marcelly Souza e Ligia Karla Souza Ramos, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

ESPAÇO BEM ESTAR E ELETROMÓVEIS

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: Patricia Tavares e Josilene Silva, pessoas sorrindo, texto

DANIEL BARBER SHOP E LÁPIS MÁGICO

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Leide Góes, pessoas sorrindo, pessoas em pé e óculos

CASA DOS BLOS DELICIAS DO PAJEÚ E LEIDE CENTRO ESTÉTICO

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

RESTAURANTE IMPÉRIO GOUMET E POSTO PETROVIA SJEGITO

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo João Luiz Gomes, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jussara Araujo Siqueira, pessoas sorrindo, pessoas em pé

AUTO ESCOLA EGIPCIENSE E BELAJU COSMÉTICOS

A imagem pode conter: Mirian Ribeiro e Daniel Ribeiro, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Valquiria Bazilio, pessoas sorrindo, pessoas em pé

POUSADA ACONCHEGO E ÓTICA SERRA TALHADA

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e óculosA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

JULY CELL E SEU BUTECO PETISCARIA

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

ANIMAL-MED E POSTO TREVO

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Graça Alcantara, pessoas sorrindo, pessoas em pé e óculos

DISK BEER   E CENTER FOTO

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Michelle Guimaraes, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo João Carlos Rocha, pessoas sorrindo, pessoas em pé

MICHELI GUIMARAES E GAZETA FM(MELHOR RÁDIO)

 

 

SJEgito: Polícia Civil nega atraso em locação da Delegacia e diz que nova sede será viabilizada

Movimentação em frente a Delegacia hoje.

A Polícia Civil de Pernambuco informou em nota ao blog que os trabalhos investigativos desenvolvidos pela PCPE no município de São José do Egito serão mantidos, não havendo qualquer prejuízo para a população. “A nova sede da delegacia no município está sendo viabilizada, com máxima urgência, e estará em plena atividade a partir do dia 17 de dezembro, quando se encerra o contrato de locação do imóvel onde atualmente funciona”.

A Polícia Civil afirmou ainda que não há atrasos no pagamento do aluguel do referido imóvel. “Os valores estão quitados até o mês atual, dezembro de 2018. O proprietário da casa escolheu por não continuar o alugando o imóvel onde funciona atualmente a DP, cancelando o contrato unilateralmente”.

“Por fim, a PCPE vem adotando uma política de devolver imóveis alugados por locais próprios, gerando economia aos cofres públicos e melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos policiais. Em 2018, 17 delegacias foram transferidas para imóveis que pertencem ao Estado ou adquiridos por meio de parcerias, seja com o Poder Judiciário, prefeituras ou iniciativa privada, o que gerou uma economia de R$ 1,5 milhão por ano aos cofres públicos”.

Segue a nota: “Também é importante ressaltar que, nos últimos anos, a Polícia Civil de Pernambuco vem expandindo e reforçando seus serviços no Estado, a partir da contratação de mais de 800 policiais (entre delegados, agentes e escrivães) aprovados em concurso público e da inauguração de novas delegacias. Esse trabalho tem contribuído para a redução significativa de índices de criminalidade tanto no município como na região”.

E conclui: “Em São José do Egito, os homicídios diminuíram em 60% entre janeiro e outubro de 2018, quando se compara com o período equivalente em 2017. Em toda a AIS 20, que engloba São José do Egito e outros 11 municípios do Sertão, a redução foi de 46%. Quanto aos roubos, a diminuição em São José do Egito foi de 6%, passando de 65 para 61 registros entre janeiro e outubro. A mesma tendência de queda se verifica nos Crimes contra o Patrimônio, que englobam os roubos”.

Prédio atrai Sindicato, TV, prefeito e curiosos: a movimentação foi grande na sede da Delegacia hoje. O Presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, mais outros integrantes da entidade estiveram no local. Também uma equipe da TV Asa Branca. Em outro plano, o prefeito Evandro Valadares esteve no local com auxiliares e vereadores aliados. Também populares que buscavam informações

POPULAÇÃO E AUTORIDADES PREOCUPADAS COM SITUAÇÃO DA DELEGACIA EM SJEGITO

Resultado de imagem para delegacia de são jose do egito-peO Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), informou através de sua Assessoria que manteve contato com o Delegado de São José do Egito, Paulo Henrique Gil de Medeiros, para buscar uma solução e evitar que o município fique, mesmo que por um período, sem Delegacia.

Como o blog noticiou, o Delegado já está informando através de ofícios que não houve renovação da locação do prédio onde a Delegacia funcionava há anos, na Praça João Pequeno Seresteiro, no centro.

Evandro delegou o ex-vereador Rômulo Júnior para buscar encontrar um imóvel que abrigue o equipamento, mais Delegado e equipe. A ideia seria a prefeitura passar a assumir o novo prédio, pagando o aluguel e cedendo ao Estado. Em comunicado ao presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Antônio Andrade, o Delegado Paulo Henrique informou que as atividades da Delegacia seriam transferidas para Afogados da Ingazeira, já que não houve a renovação da locação da sede do imóvel, muito menos o aluguel de outro imóvel que abrigue a Delegacia.

 

Pouco depois, o Cleonildo Lopes da Silva, Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, conhecido por Painha, colocou as instalações da entidade de ensino superior para abrigar a sede da Delegacia.

“Visando não deixar a sociedade egipciense desprotegida, se reunirá com o chefe de Polícia Civil em Recife-PE e demais autoridades, para propor a construção de uma sede para a delegacia no terreno ao lado da faculdade em forma de comodato”, disse em comunicado.

E em uma nota a imprensa o Prefeito de SJEgito disse: “Em virtude da notícia de transferência da delegacia de polícia civil de São José do Egito, comunicamos que estamos fazendo todos os esforços possíveis para evita-lá. Em contato direto com as autoridades competentes e o governador de Pernambuco, asseguramos que São José do Egito não ficará sem os serviços essenciais, da delegacia de polícia.
Em conjunto município, estado e policia civil estamos encontrando a melhor solução para o problema. EVANDRO PERAZZO VALADARES-PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO EGITO.

Presidente Do sindicato do Policiais CiVis de PE- Auereo Cisneiros

Vamos impedir juntos o não fechamento da delegacia civil de São José do Egito

Publicado por Marcilene Carvalho em Quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Câmara de Solidão confirmou vitória de Antônio Bujão em chapa única

Em sua última sessão ordinária a Câmara de vereadores de Solidão elegeu sua nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Em chapa única que reuniu governo e oposição foram eleitos Antônio Bujão (PSB) para Presidente, Edleuza Godê (PSD) para a primeira secretaria e Viturino Melo (PSB) para a segunda. Dos nove vereadores da casa legislativa a chapa recebeu sete votos, uma vez que a Presidente Eliana de Genival se absteve de votar e a vereadora Neta Riqueta (PSB) faltou à votação. Depois de uma adversária na Presidência por dois anos, o Prefeito Djalma Alves (PSB) terá um aliado nos anos finais de seu primeiro mandato. A informação é de Anchieta Santos para o blog.

PSDB enterra seu passado para dar apoio a Bolsonaro

Resultado de imagem para psdb e bolsonaroColuna Fogo Cruzado – 6 de dezembro de 2018

Joaquim Francisco e Bruno Araújo representam o PSDB regional no time de Jair Bolsonaro

O ex-governador Joaquim Francisco, em entrevista ao “Roda Viva Pernambuco”, anunciou que o PSDB, ao qual está filiado há cerca de dois anos, resolveu mandar às favas os escrúpulos de consciência e estará na base de apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro. A linguagem do candidato do PSL nada teve a ver com a linguagem de Geraldo Alckmin, que foi o candidato tucano a presidente da República. Muito pelo contrário, Alckmin chegou a compará-lo ao coronel Hugo Chávez, da Venezuela, que produziu o que há de mais atrasado no país vizinho: o presidente Nicolas Maduro. Nada obstante, já no segundo turno da eleição, os três candidatos do PSDB que venceram eleição para governador declararam apoio a Bolsonaro: João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), contrariando a opinião do ex-presidente FHC e do senador José Serra, que pregaram a neutralidade. Bolsonaro não reservou nenhuma de suas 20 pastas para os tucanos, mas nem precisou. O partido entrou de corpo e alma no governo, abdicando definitivamente de sua história e do seu passado de legenda que nasceu de uma costela do MDB para defender a social democracia. Joaquim e o deputado Bruno Araújo comandam o pelotão bolsonarista em Pernambuco, que até agora está contemplado apenas na equipe de transição do futuro governo.

Transição republicana

Coube ao empresário Gilson Neto, sobrinho do ex-deputado Gilson Machado, recentemente falecido, indicar Joaquim Francisco e o publicitário Osvaldo Matos para a equipe de transição de Bolsonaro. Joaquim está satisfeito com a indicação e diz que o ambiente no Centro Cultural do Banco do Brasil, no DF, onde Bolsonaro monta o governo, é o mais “republicano” possível.

Duas bandas – A entrada do PSDB no governo Bolsonaro dividirá o partido em duas bandas. Uma liderada pelo governador eleito de SP, João Doria, e outra pelo senador José Serra. O ex-presidente FHC e presidente de honra do partido, contrário à adesão, vai dedicar-se a palestras.

O atraso – Ainda não se cogita no governo Paulo Câmara acordo com os grandes contribuintes de ICMS de Pernambuco para permitir que o Estado possa pagar até o próximo dia 20 o 13º salário dos servidores. O governo Jarbas fez isto em 1999 para pagar folhas em atraso deixadas por Arraes.

O dono – O deputado federal eleito Sílvio Costa Filho (PRB) já é presença garantida na base de apoio a Bolsonaro, apesar de seu pai, Silvio Costa, que não se elegeu senador, ser oposição. Silvinho não reza pela cartilha dele e nem do pai, e sim da Igreja Universal que é a dona do partido.

Sem briga – Até o primeiro governo Lula, era grande a briga nos partidos governistas pela indicação de dirigentes de cargos de 2º escalão na região Nordeste: Chesf, Codevasf, Dnocs, Sudene e BNB. Bolsonaro é presidente eleito há 40 dias e ninguém toca neste assunto.

Desaparelhar – Um dos maiores desafios do presidente eleito Jair Bolsonaro é “desaparelhar” a máquina pública federal que o PT “aparelhou” nos 14 anos de governos Lula e Dilma. Quem pensa que isso será fácil aguarde o resultado. O PT colocou gente sua em todos os escalões governamentais.

Os critérios que devem ser adotados por Paulo Câmara para o secretariado 

Após a sua vitória em 2014, o governador Paulo Câmara adotou o critério de alinhar algumas pastas do seu governo com as que estavam distribuídas pelo governo federal, na época comandado por Dilma Rousseff. O PR que tinha o ministério dos Transportes ficou com a secretaria dos Transportes, o PSD que tinha o ministério das Cidades emplacou o secretário das Cidades, e assim sucessivamente. Outro critério adotado pelo governador Paulo Câmara foi convocar deputados federais para a sua equipe no sentido de facilitar a interlocução em Brasília na liberação de recursos, por isso Felipe Carreras, Danilo Cabral, André de Paula e Sebastião Oliveira integraram o primeiro escalão do governo e somente Nilton Mota, deputado estadual, foi convocado para a equipe do governador. Com o passar do tempo, acabou que Danilo e André deixaram suas respectivas pastas para reassumirem o mandato em Brasilia, evidenciando que a estratégia não foi tão exitosa assim.

Se naquela ocasião a estratégia tinha uma certa lógica, o mesmo não se repetirá na formação da equipe do segundo governo. De acordo com um parlamentar integrante da base governista, o caminho adotado pelo governador será outro. É provável que o chefe do Palácio do Campo das Princesas faça, além do rodízio de secretarias e a extinção de algumas, a convocação de mais deputados estaduais do que deputados federais. A lógica adotada pelo governo se dá porque os ocupantes da Casa Joaquim Nabuco teriam menos independência do que os deputados federais, fazendo com que o governador tenha um controle maior sobre seus secretários. A outra tese adotada pelo governo é a de não distribuir as secretarias de porteira fechada para um partido, podendo neste futuro governo uma mesma secretaria e seus órgãos subordinados serem distribuídos por várias legendas.

Em se confirmando as estratégias adotadas pelo governador para sua segunda gestão, Paulo Câmara pretende fazer um governo que tenha uma marca própria e que possa representar uma melhora significativa em relação a primeira etapa da sua gestão. Inclusive, deverá ser votada ainda este mês a reforma administrativa que o governador pretende implementar, e isso facilitará a formatação do segundo governo, trazendo mais autonomia para o governador e uma maior dinâmica ao governo para entregar mais resultados aos pernambucanos pelos próximos quatro anos.

Sintonia – Como há um projeto importante sendo visado pelo PSB que é a sucessão de Geraldo Julio em 2020, sobretudo com o nome de João Campos despontando como provável candidato, o prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara farão reformas administrativas em sintonia fina, podendo incluir nomes que serão aproveitados no primeiro escalão municipal que não estarão na equipe do governador.

Despedida – Ao fazer discurso de despedida na Alepe, nesta quarta-feira (05), o deputado federal eleito, Silvio Costa Filho (PRB), destacou que o seu objetivo é trabalhar por Pernambuco, na Câmara Federal, ajudando o Estado em uma pauta programática, neste momento que vive o Brasil, além de fazer um balanço dos doze anos de mandato e fazer agradecimento aos deputados e servidores. Em apartes, 16 deputados governistas e da Oposição, destacaram a liderança de Silvio, além da articulação do parlamentar, na construção de um Pernambuco melhor, a exemplo do líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), que garantiu que a Alepe está feliz em ter “alguém com capacidade e competência como Silvio, na Câmara Federal”. Além dele, discursaram Waldemar Borges (PSB), Priscila Krause (DEM), o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), entre outros parlamentares.

Homenagem – A sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em homenagem aos 40 anos de vida pública do deputado Henrique Queiroz foi muito prestigiada por colegas e apoiadores de todo o estado. Henrique deixa a Casa Joaquim Nabuco após dez mandatos ininterruptos como deputado estadual, e vivenciar momentos marcantes da história de Pernambuco como parlamentar.

Diplomação – Ocorre nesta quinta-feira a diplomação dos 49 deputados estaduais, dos 25 federais, do governador e sua vice, e do senador e seus suplentes. Apenas Jarbas Vasconcelos e seus suplentes e Augusto Coutinho e Daniel Coelho tiveram sua diplomação antecipada. Os demais deverão receber seu diploma numa solenidade no Classic Hall a partir das 15 horas.

Contra – O vereador Rinaldo Junior (PRB), líder da bancada da Oposição, votou contra a concessão do título de cidadão recifense para o general Mourão, vice-presidente eleito do Brasil. A Câmara Municipal do Recife aprovou ontem, com 28 votos a favor, o requerimento que concede o título. O vereador Ivan Moraes (PSOL) também votou contra.

Força – É completamente descabida a tentativa de retirar o mandato do deputado estadual Joel da Harpa. Ele teve o registro da sua candidatura aprovado, foi para a eleição e elegeu-se como o segundo mais votado da sua coligação, mais do que dobrando seus votos em relação a 2014. Se houvesse a perda do mandato seria uma das maiores injustiças da história recente da política. Joel mostrou força nas eleições deste ano e merece seguir com seu mandato na Casa Joaquim Nabuco.

Inocente quer saber – Rodrigo Novaes será convocado pelo governador Paulo Câmara para a sua equipe?

CÂMARA DOS DEPUTADOS LIBERA MUNICÍPIOS A ESTOURAR LIMITE DE GASTOS COM PESSOAL

 LUIS MACEDOA Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei que flexibiliza a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para permitir que municípios estourem o limite de gastos com pessoal sem sofrer punições se houver queda na receita. No plenário da Câmara, foram 300 votos favoráveis, 46 contrários e 5 abstenções.  A proposta veio do Senado e segue agora direto para a sanção do presidente Michel Temer (MDB), já que não foi alterada. Pelas regras atuais, o município que ultrapassa o limite tem até 8 meses para se adequar. Se não fizer isso, pode sofrer sanções, entre as quais: não poderá receber transferências voluntárias e não poderá contratar operações de crédito, salvo as que forem para reduzir despesas de pessoal ou refinanciar a dívida. O projeto aprovado pelos deputados, contudo, permite que os municípios com queda de receita superior a 10% não sofram restrições se ultrapassarem o limite de gastos.

– Percentual acima de 54,0%: neste cenário, as vedações vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos estadual e federal.

MUNICÍPIOS DO PAJEÚ

Em situação favorável

Quixaba – 36,26%

Afogados – 42%

Ingazeira – 43,39%

Carnaíba – 46,92%

Itapetim – 47,87%

Brejinho – 48,35%

Triunfo – 48,62%

EM ALETA

São José do Egito – 49,70%

Flores – 50,10%

Iguaraci – 50,55%

Serra Talhada – 50,59%

limite prudencial

Solidão – 53,89%

Santa Terezinha – 53,28%

NO VERMELHO

Tuparetama – 60,19%

Santa Cruz da Baixa Verde – 59,94%

Calumbi – 59,28%

Tabira – 57,94%

O TCE irá adotar as providências cabíveis junto às prefeituras que não atenderam na íntegra o que determina a Resolução 18/2017.

Nenhum município de Pernambuco entrou nas faixas Altamente Efetiva e Muito Efetiva. O Blog Afogados On Line fez uma triagem só com municípios do Pajeú.

Na faixa Efetiva entraram os municípios de Afogados da Ingazeira e Triunfo. Na faixa Em Fase de Adequação constam os municípios de Brejinho, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada e Solidão.

Já na faixa Baixo Nível de Adequação se encontram os municípios de Calumbi, Quixaba, Tabira e Tuparetama.

Faculdade Vale do Pajeú oferece espaço para abrigar Delegacia em SJEgito

Em nota enviada ao blog, a Faculdade Vale do Pajeú, através de seu sócio diretor geral, Cleonildo Lopes da Silva, propôs a construção de uma sede para a delegacia de São José do Egito no terreno ao lado da faculdade em forma de comodato, que é um tipo de contrato em que ocorre o empréstimo gratuito de coisas que não podem ser substituídas por outra igual, como um imóvel. A única obrigação de quem recebe o bem é devolver no prazo combinado e nas mesmas condições que recebeu.

Segundo a nota, a Faculdade resolveu oferecer essa medida para “não deixar a população desprotegida” e que o assunto será tratado com o chefe da Polícia Civil em Recife. Leia a nota na íntegra:

A Faculdade Vale do Pajeú, através de seu sócio diretor geral, Cleonildo Lopes da Silva, vem por meio deste informar que em virtude da transferência da Delegacia de Polícia Civil de São José do Egito para Afogados da Ingazeira, visando não deixar a sociedade egipciense desprotegida, se reunirá com o chefe de Polícia Civil em Recife-PE e demais autoridades, para propor a construção de uma sede para a delegacia no terreno ao lado da faculdade em forma de comodato.

Desta feita, a Faculdade Vale do Pajeú, o empresário Cleonildo, bem como as demais autoridades envolvidas, farão o que for possível para que a mencionada delegacia permaneça em São José do Egito sem que haja prejuízo para a população.

São José do Egito, 05 de dezembro de 2018.

Cleonildo Lopes da Silva

Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú

7º Motofest Itapetinense acontece neste fim de semana

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoVII Motofest Itapetinense acontece neste fim de semana

Fim de semana será movimentado em Itapetim. O VII Motofest Itapetinense acontecerá do dia 7 ao dia 09 e será realizado pelo Grupo Coyotes do Sertão e Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e conta com o apoio do Governo Municipal.
Na sexta-feira (07) terão apresentações das bandas Released, Procedência Pernambucana e Crusiferium. No sábado (08) terá Feijona 0800 com Meris Rivers, Reborn, Joãozinho Dantas e Banda e Rogério Vinci. O evento acontecerá no Centro.
O secretário de Cultura, Ailson Alves, ressaltou que o evento será um sucesso e que conta com a presença de todos.

15 meses de aluguel atrasados, Delegacia de SJEgito vai fechar, diz Delegado

Em comunicado ao presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Antônio Andrade, o Delegado de Polícia Civil, Paulo Henrique Gil de Medeiros informou que as atividades da Delegacia serão transferidas para Afogados da Ingazeira.

Motivo? Não houve a renovação da locação da sede do imóvel, muito menos o aluguel de outro imóvel que abrigue a Delegacia.

“Os trabalhos da Polícia Judiciária dessa Circunscrição, como atendimentos, servidores, instalações, etecétera, serão transmitidos para a cidade de Afogados da Ingazeira, dia 17 de dezembro, até que haja deliberação ulterior”, diz o comunicado.

A sede funcionou por vários anos na Praça João Pequeno Seresteiro, no centro da Capital da Poesia.

Funciona há cerca de 7 anos ao lado da Rodoviária.

O tema promete render: São José do Egito é a terceira maior cidade da região e uma das mais complexas no combate à criminalidade, por estar na fronteira com a Paraíba.

Outra informação que chegou ao blog é a de que o contrato não foi renovado porque o dono do imóvel alegou 15 (Quinze) meses de atrasos nos pagamentos do aluguel pelo Estado. Sem querer esperar mais, optou por não mais renovar. A Responsabilidade é do SDS-Secretaria de Defesa Social. Governo do Estado.

PREFEITA TANIA MARIA ESTEVE NO RECIFE EM BUSCA DE MAIS INVESTIMENTOS PARA BREJINHO

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Tania Santos Santos e Aglailson Victor, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A Prefeita Tania Maria Esteve nessa terça-feira (04.12) no Recife, na Casa Civil, acompanhada do  deputado  Estadual Eleito Aglailson Vítor para reunião com André Campos(Secretário da Casa Civil). “O encontro foi para tratar sobre ampliação de barragens no município, compensação de recursos para a saúde, atrações para a Festa de Janeiro, além do Fundo Municipal (FEM) e muito mais. Vamos continuar a luta por nossa gente!”Pontuou a Prefeita Tania.