*********Giro pelos Blog’S======(21.01.2020)*****

Minhas trincheiras não terão fim

Desde ontem, esta coluna deixa de ser publicada na Folha de Pernambuco, jornal do empresário Eduardo Monteiro, do qual participei, com muita alegria, do seu alicerce, abrindo novo paradigma na comunicação do Estado, quebrando, ao mesmo tempo, o velho tabu de que não havia espaço para uma chamada terceira via na mídia impressa do Estado, refém da dicotomia Diário de Pernambuco x Jornal do Commercio.

A Folha veio, inovou e venceu. Emprestei minha modesta colaboração em duas etapas, uma delas interrompida bruscamente, outra pela ida a Brasília como editor do Jornal de Brasília, arrendado também por Eduardo. A ele, só tenho que agradecer pelas oportunidades, mas a coluna vai continuar neste espaço, como sempre esteve, à meia noite e depois respostada às seis da manhã.

Até porque se traduz no carro chefe deste blog, trazendo análise isenta, com boa dose de pimenta, sem perder meu estilo de defensor de grandes causas e bandeiras da sociedade.

Encaro o Jornalismo como missão cidadã, trincheira e tribuna dos que não têm voz, vivem penando num País com o traço perverso das desigualdades sociais. Não tolero injustiças, mas são regra ao invés de exceção nesta região relegada à sorte e ao abandono.

Nesse tempo todo, perdi o número de causas que defendi. Pela minha pena, a luz se acendeu no final do túnel em muitas jornadas que pareciam adormecidas ou inquebrantáveis. No dia em que não puder mais fazer jornalismo assim, não sirvo à sociedade, não honro o juramento do diploma de bacharel em Jornalismo, vocação que Deus me deu, aperfeiçoada ao longo do tempo sob inspiração do meu amado pai Gastão Cequinha, com raízes nas barrancas do Rio Pajeú.

Estrela bolsonarista – Regina Duarte virou secretária de Cultura de Bolsonaro. O apelido de namoradinha do Brasil vem dos anos 70 quando encantou o País em novelas e peças de teatro. Seu ingresso na vida pública deixa pairar no ar muitas dúvidas. Passa a servir um Governo que não tem lá essas coisas de compromissos com a cultura e pode ser mais uma estrela para gerar apenas mídia como foram Pelé e Gilberto Gil no passado.

Caiu fora – Em Araripina, o ex-prefeito Alexandre Arraes (PSB) não conseguiu segurar o vereador João Dias, o mais influente do seu grupo de dois, em apoio à candidatura de Bringel Filho (PSDB) à sucessão do prefeito Raimundo Pimentel (PSL). O parlamentar debandou para o grupo de Tião, o chamado “Barão do Gesso”, por ser o maior donatário de imensas glebas de gipsita do Araripe.

Aliança e sanfona – Presidente da Embratur, o pernambucano Gilson Neto recebeu a missão de Bolsonaro para estruturar o novo partido Aliança pelo Brasil em território nordestino. No último fim de semana, mobilizou uma multidão em João Pessoa colhendo assinaturas de apoio ao registro da legenda, com direito a uma canjinha em sua sanfona. A próxima etapa inclui Pernambuco e Ceará.

A favor e contra – No Rio de Janeiro, porque ninguém é de ferro, o deputado Felipe Carreras garante que, ao contrário de Gonzaga Patriota, votará em Danilo Cabral para líder do partido na Câmara. Como Patriota, entretanto, o atual líder Tadeu Alencar vota no carioca Alessandro Molon, nome, aliás, forçadamente apoiado por ele por causa de um entendimento fechado lá atrás em apoio à sua escolha como líder para o exercício que está sendo encerrado.

CURTAS

UNIDADE – As oposições começam a despertar para a necessidade de unidade na sucessão do prefeito Geraldo Júlio no Recife. Líder da oposição na Assembleia, Marco Aurélio, do PRTB, ainda está no páreo, mas ontem deu indicativos de que pode liderar um movimento em favor de um bloco conciso em torno do nome da delegada Patrícia Domingos, ainda sem filiação partidária.

O ARREPENDIDO – Em Carpina, o Palácio acena em apoio à reeleição do prefeito Manoel Botafogo (PDT) contrariando o chefe de gabinete do governador, Milton Coelho. Suplente de deputado federal pela Frente Popular, Coelho tem compromisso velado com a oposição, apoiando o trabalhista Joaquim Lapa, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto para prefeito. Pavio curto, Botafogo tem mania de romper com o Governo e depois se arrepender.

BRIGA DAS SAIAS – Já em Caruaru, a surpresa da fase pré-campanha pela Prefeitura pode se revelar no grupo do deputado Tony Gel (MDB). O que corre nos bastidores é que ele não será o candidato, mas apresentará a esposa Miriam Lacerda para um duelo saia contra saia – a adversária é Raquel Lyra (PSDB). Miriam já disputou em 2012 e perdeu para José Queiroz, novamente candidato.

Perguntar não ofende: Joaquim Francisco está no páreo para valer na corrida sucessória do Recife?

Coluna do FinFa

Sucesso – A Banda Magnifícos e cantor iguaraciense Maciel Melo, encerraram na noite de ontem (20), a tradicional Festa de Janeiro 2020 da cidade de Iguaracy. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo de Pernambuco e Fundarpe, através da Secretaria de Cultura. O prefeito Zeinha Torres, o vice-prefeito Dr. Pedro Alves, estavam radiante diante do sucesso da festa, que teve início no último dia 10, e fechou com chave de ouro, a multidão se espalhou pela Praça Antônio Rabelo.

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Elisangela Lucena De Lira Isidro, Tania Santos Santos, Aglailson Victor e Dora Santos, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Confirmou apoio – Em Brejinho-PE, o ex prefeito José Vanderlei que é pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, com o apoio da atual prefeita Tânia Maria,  confirmou o apoio do ex-prefeito Chico Dudu, com essa adesão, Vanderley, se torna super competitivo com a volta do carismático Chico, junto com sua família.

Liderança Emergente -Aos poucos uma figura bastante discreta vai se destacando no cenário da política pernambucana. Trata-se de Fernando Dueire, filho de ex-deputado com uma militante das causas sociais, e irmão da combativa conselheira do Tribunal de Contas e ex-deputada, Tereza Duere. Segundo se comenta,
Fernando hoje é ouvido tanto pelo Palácio, quanto pela oposição. Dueire é ponderado, pragmático, da escola “Macielista”, e muito tem contribuído com o mandato do senador Jarbas Vasconcelos, de quem é suplente, bem como com as gestões de Paulo Câmara e Geraldo Júlio.

 

Negou – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) se posicionou em relação à informação publicada no Blog da Noelia Brito, nesta sexta-feira (17). Segundo a publicação, em razão de maus resultados em pesquisas qualitativas feitas pelo PSB e do agravamento da briga familiar envolvendo os Campos, os Arraes e os Andrade Lima, teria sido convocada uma reunião na noite desta quinta (16), onde “se cogitou a substituição do deputado João Campos, que já era dado como candidato certo do PSB à sucessão de Geraldo Julio, que sonha em ser o próximo governador de Pernambuco, por outro nome do PSB. Em substituição a João Campos, outro integrante do condomínio político-familiar socialista, o deputado Tadeu Alencar, figuraria como o preferido de Renata Campos, comandante do grupo político que governa Pernambuco e Recife”. (Folha PE)

Ingazeira – O Governo Municipal através da Secretária de Saúde, por meio da equipe da UBS I, com o apoio de nutricionistas, psicólogas e ACS’s, realizaram na última sexta-feira (17/01), sala de espera em alusão ao Janeiro Branco, incentivando os cuidados com a saúde mental.

FPM – Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, os cofres dos Municípios de todo o país vão receber o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao segundo decêndio do mês de janeiro. O valor total corresponde a R$ 1.220.210.392,58, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, que inclui o Fundeb, o repasse chega a R$ 1.525.262.990,73. Dados da Secretaria do Tesouro Nacional mostram que, comparado ao mesmo decêndio do ano anterior, o número apresentou uma queda de 2,72%, desconsiderando os efeitos da inflação. Comparando o acumulado do mês o valor também apresentou queda, desta vez de 8,45%. Já o acumulado do ano, comparado ao mesmo período do ano anterior, o FPM também apresenta queda.

Mais um – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura,acompanhado do vice-prefeito Junio Moreira, dos vereadores Jacinto Lucena e Clodoaldo Lucena, estiveram na residência de Maria de Fátima e suairmã Graças, para iniciar a construção de mais um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do Sítio Bonito. ” Nossa luta pelo fim do sofrimento com a falta d’água é incansável. Vamos continuar realizando obras para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos itapetinenses”,disse o prefeito.

Apoiando –

O Governo Municipal de São José do Egito, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social e Diretoria da Mulher, está apoiando a realização de mais um curso para capacitação no mercado de trabalho. Realizado pelo Grupo Aprendiz, o curso montagem e manutenção de energia solar e eólica acontecerá em São José do Egito, maiores informações na ADESJE das 08h as 14h, de Segunda a Sexta-feira.

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

E TOME FARPAS!

Que a rivalidade existe entre o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (MDB) e o vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE), isso não é novidade. Os dois são pré-candidatos a sucessão do prefeito Zé Coimbra (PSB). Nos últimos dias, os ânimos se acirraram com mais troca de farpas. Bastou Palmeira acenar para o Partido dos Trabalhadores (PT), para Valadares afirmar que o atual vice-prefeito não tem representatividade para falar em nome da Frente Popular. O Cabeça Branca citou a falta de protagonismo do partido ao qual Palmeira está filiado (Rede da Sustentabilidade) e a falta de estrutura para falar em nome do grupo governista. Palmeira terá que ter muito jogo de cintura, porque terá pela frente um dos mais experientes políticos da cidade, com três mandatos de prefeito e bom tinino em argumentação…

*****************************

PSB DE COIMBRA

Se o prefeito de Afogados da Ingazeira, Zé Coimbra (PSB) não sair do armário e botar queixo, o PSB terá dificuldade para reeleger os vereadores Renaldo Lima, Raimundo do Foto e Luiz Besourão. Ambos aguardam uma iniciativa por parte de Coimbra (PSB) no sentido de fortalecer a legenda no município, atraindo pré-candidatos proporcionais. O PSB elegeu três vereadores nas eleições municipais de 2016 e de lá pra cá sequer arregimentou um pré-candidato. Com a formação de grupos dentro da Frente Popular, Coimbra enfrenta dificuldade para formar um time forte no PSB. Liderado pelo jovem Cassimiro Xavier, o Patriota supera o partido do prefeito em se tratando de quadros. Há informação que o socialista convidou alguns membros do Patriota para o PSB, mas obteve êxito na sua investida. O PSB ao contrário de outros municípios opera com um número aquém, na Câmara, pois só conseguiu eleger 3 vereadores em 2016.

*****************************

NEM QUE A VACA TUSSA!!!!

Por falar nisso o advogado e suplente de vereador Mário Siqueira Martins (Psol) formou um grupo de pré-candidatos e já declarou que não ingressa no PSB de Coimbra nem que  vaca tussa. Mário está com os pés dentro do Progressista, que é liderado pelo advogado Steno Ferraz. O PROS que estava nos planos iniciais de Mário se esvaiu no meio do caminho.

ZAP-ZAP

Lideranças políticas da oposição em Custódia lamentam os ataques pessoais sofridos em grupos de whatsapp da cidade. Eles alegam que não existe interação, isso porque não podem reclamar da gestão do prefeito Manuca (PSD).  “O gabinete do ódio trabalha para atacar adversários e esconder embaixo do tapete as denúncias da gestão Manuca. Basta entrar em algum grupo de whatsapp e cobrar por exemplo, a falta de medicamentos no hospital que imediatamente os defensores do prefeito partem para ataques pessoais.  Eles, não tem poder de argumentação e baixam logo o nível”, escreveu o pré-candidato a prefeito Marcílio Ferraz.

*****************************

PREFEITOS NA REELEIÇÃO

Praticamente 80% dos prefeitos do Alto Pajeú, no exercício do cargo, estão aptos a uma candidatura à reeleição no pleito de 4 de outubro. Dos 14 prefeitos, apenas três não irão para a reeleição: Tânia Maria (Brejinho), Tião de Gaudêncio (Quixaba) e Lino Olegário (Ingazeira). Os demais já anunciaram a pretensão: Romonilson (Belmonte), Mário Flor Betânia), Marconi Santana (Flores), Sandra da Farmácia (Calumbi), Zeinha Torres (Iguaraci), Evandro Valadares São José do Egito), Adelmo Moura (Itapetim), Vaninho de Danda (Santa Terezinha), Sávio Torres (Tuparetama), Djalma da Padaria (Solidão), Anchieta Patriota (Carnaíba) e possivelmente João Batista (Triunfo). Apenas 4 dos prefeitos já estão no segundo mandato e não poderão se candidatar nas eleições deste ano: Zé Coimbra (Afogados da Ingazeira), Luciano Duque (Serra Talhada), Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde) e Sebastião Dias (Tabira).

*****************************

BAIXOU 

Durante o último final de semana o Hospital Regional Emília Câmara – HREC registrou 10 atendimentos médicos por ocorrências de acidente com moto. Em meio a mais uma edição do Encontro dos Motociclistas realizado no município, esse número foi considerado pouco, isso porque no final da semana passada a mesma Unidade Hospitalar registrou cerca de 26 atendimentos, mesmo com a Operação Lei Seca instalada em diversos pontos da cidade.

MODELO LARANJAL…

Amparados nas frouxas regras eleitorais criadas por eles próprios, os partidos políticos indicam que repetirão nas eleições municipais de outubro o modelo usado em 2018 para a aplicação do dinheiro público reservado para as campanhas. Os R$ 2,035 bilhões do fundo eleitoral, sancionado por Bolsonaro, sexta-feira (17), serão distribuídos com base em duas diretrizes.

*****************************

ATÉ FEVEREIRO

Os criadores do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Bolsonaro quer tirar do papel, acreditam que será possível ter todas as assinaturas necessárias a favor da criação da legenda no início do próximo mês. São necessários 492 mil apoiamentos distribuídos proporcionalmente pelo Brasil para que o registro possa ser feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*****************************

FUSÃO DE MUNICÍPIOS

O Ministério da Economia não desistiu de tentar emplacar a proposta para a fusão de municípios, diz a Folha. A medida prevê que cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pelos municípios vizinhos. Levantamento da pasta de Paulo Guedes mostra que, entre os 30 menores municípios, os gastos com prefeitos, secretários e vereadores é de R$ 20 milhões por ano.