~~~~~~Giro pelos Blog’S—( Segunda-feira-17.08.2020)

Pesquisa no Recife e no Cabo

Este blog traz duas pesquisas de intenção de voto na Região Metropolitana em parceria com o Instituto Potencial ao longo desta semana. Na quinta, o primeiro levantamento bem do Cabo e na sexta, a segunda rodada apresenta Recife. Na primeira, a pré-candidata do PT, Marília Arraes, apareceu na liderança, com dez pontos à frente dos demais, cenário indefinido em relação a quem seria seu adversário na disputa em segundo turno.

Com 21%, deixou em segundo lugar Patrícia Domingos (Podemos), Mendonça Filho (DEM), Daniel Coelho (Cidadania) e João Campos, todos com percentuais variando entre 9% e 12%. Alberto Feitosa, do PSC, e Marco Aurélio, do PRTB, vieram bem distanciados, dentro da margem de erro, que varia de 3% a 4%. A novidade desta nova rodada é a inclusão do nome do pré-candidato do PDT, Túlio Gadelha, que confirmou seu ingresso no páreo.

No caso do Cabo, um dos municípios mais importantes do Grande Recife, mas ainda sem eleitores suficientes para eleição em dois turnos, estão sendo testados o prefeito Lula Cabral (PSB), que vai à reeleição, o delegado Resende, pelo Podemos, Elias Gomes, do MDB, Keko do Armazém (Avante), Vado da Farmácia, pelo PRTB, Tadeu, do PCdoB, e o trabalhista Eduardo. O Cabo tem 149 mil eleitores e uma população próxima a 210 mil almas vivas.

Mais adiante, o blog trará pesquisas em Caruaru, Paulista, Petrolina, Arcoverde e Garanhuns, retomando a tradição de mais de 10 eleições no Estado, primeiro em parceria com o Instituto Opinião, de Campina Grande, e agora o baiano Potencial. Até as eleições de 15 de novembro, ambos os institutos estarão credenciados para levantamentos eleitorais. O Potencial foi agregado ao blog pelo fato do Opinião não ser adepto da técnica de pesquisas por telefone.

Com o uso de máscaras e as medidas de abertura das atividades econômicas, dos restaurantes, bares e comércio em geral todas as pesquisas, a partir de agora, serão presenciais, domiciliares, cumprindo, ambos os institutos, as recomendações do uso da máscara, álcool gel e distanciamento. Até o pleito, a intenção é trazer o cenário eleitoral não apenas do Recife, mas das principais cidades da Região Metropolitana e do Interior.

Com o Instituto Opinião, em quase dez eleições, tanto municipais quanto estaduais, a margem de acerto foi da ordem de 96%. Joaquim Braga, do Opinião, e Zeca Martins, do Potencial, são dois estatísticos experientes e respeitados, com pós graduação na área e atuação em vários Estados, além do território pernambucano. É só o eleitor aguardar que vêm muitas emoções por aí.

Pau na imprensa… – Integrantes do Governo Bolsonaro e aliados divulgaram um vídeo exaltando a gestão do presidente e fazendo críticas à imprensa, com a afirmação de que “notícia boa jamais será divulgada”. O filme, sem autoria identificada, foi publicado pela primeira vez no Twitter pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, com a hashtag #AcrediteNoBrasil, que se tornou um dos assuntos mais comentados na rede social. “Desgraça é matéria prima dos maus e infelizmente não vão parar. Felizmente nós também não”, diz o vídeo que chegou a ser publicado no canal do Ministério das Comunicações no Youtube, mas depois foi apagado.

Sem assumir – A assessoria do ministro das Comunicações informou que não se trata de uma campanha e que o vídeo foi feito por um apoiador que o enviou a Fábio Faria, que gostou da mensagem e publicou nas redes sociais. O nome do responsável pela produção, no entanto, não foi divulgado. Questionado sobre o fato de o vídeo ter sido retirado do ar, a assessoria disse que foi apagado por erro e que seria republicdo. Além de Faria, também compartilharam o filme os ministros Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Damares Alves (Família, Mulher e Direitos Humanos) e Onyx Lorenzoni (Cidadania), além dos deputados Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli, ambos do PSL-SP.

Catástrofe – Em entrevista ao jornal The Guardian, o ex-ministro da Saúde, Luiz Eduardo Mandetta, acusou o presidente Bolsonaro de desempenhar um papel “fundamental” na condução do Brasil para uma catástrofe. “Bolsonaro jogou política com a vida dos cidadãos em um momento de crise global”, disse ele. O Brasil hoje tem mais de 105 mil mortes relacionados à covid-19. Atrás somente dos Estados Unidos, tanto em número de casos e óbitos. Mandetta, que insinuou que vai desafiar Bolsonaro para a presidência em 2022, tornou-se um nome familiar nos estágios iniciais da pandemia deste ano. Ele arrancou elogios da esquerda e da direita por seus alertas acessíveis e baseados em ciência sobre a ameaça do coronavírus durante conferências diárias de imprensa.

CURTAS

VIOLÊNCIA 1 – Pernambuco chegou ao sétimo mês seguido de alta nos registros de assassinatos. Somente em julho passado foram 321 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), número 28,9% maior que os 249 do mesmo período de 2019, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Ao todos, nos sete primeiros meses do ano, foram contabilizados 2.284 homicídios em Pernambuco, um aumento de 14% em relação aos 2.002 crimes do tipo na mesma época em 2019. A Secretaria apontou, em nota, que o aumento foi constatado em todas as regiões do Estado.

VIOLÊNCIA 2 – Levando em consideração os dados do mês de julho, o Agreste teve o menor percentual de aumento – de 62 crimes, em 2019, para 68 casos neste ano, o que representa 9% a mais. No Sertão, a diferença foi de 21,88%, indo de 32 para 39 casos, enquanto a Zona da Mata registrou aumento de 34% e foi de 44 para 59 ocorrências do tipo. Somente no Recife, ocorreram assassinatos em julho, um aumento de 23,08% em relação às 39 do ano anterior. Já a Região Metropolitana, excluindo os dados da capital, teve 107 homicídios, 48,6% a mais que os 72 do mesmo mês de 2019.

LIVE COM RUI – O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido), é o convidado para a live de hoje do blog via Instagram. Vai falar sobre a pandemia do coronavírus na capital alagoana, da crise nacional e seus efeitos na política, dos programas sociais que implementou, mobilidade urbana e eleições. Rui está no final do seu segundo mandato e se eleger o sucessor se transforma num forte candidato a governador de Alagoas nas eleições de 2022. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Quando a Polícia Federal volta a dar bom dia aos socialistas em Pernambuco?

~~~~Coluna do FinFa~~~~

 

Itapetim – As obras de calçamento entre Placas de Piedades à Piedade, está com 20% concluída. A previsão da conclusão está previsto para 90 dias.

Anunciou –

O líder político da cidade de Ouro Velho-PB, o médico Dr. Júnior, esposo da prefeita Natália Lira, anunciou na tarde da última sexta-feira (14), o advogado Dr. Augusto Valadares como pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação no município de Ouro Velho. O nome do pré-candidato a vice-prefeito será anunciado nos próximos dias.“Sou grato pela confiança me dada, sou honrado pela escolha e honrarei a decisão do grupo. Um grupo forte e cheio de pessoas do bem, sempre buscando melhorias para a cidade. Como pré-candidato, darei continuidade aos projetos executados por este grupo, liderado pelo amigo Dr. Júnior”, disse Augusto Valadares.

Recebeu 

O Superintendente da Funasa, Francisco Papaléo, recebeu a visita do Chefe de Gabinete do município de Lagoa Grande, Valmam Ribas. Lagoa Grande tem vários projetos em andamento na Funasa e está se habilitando a ampliar o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto do município e assentamentos.

Bolsonaro em Sergipe –

O presidente Jair Bolsonaro volta hoje ao Nordeste. Ele participará da inauguração da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I.

Boletim – A Secretaria de Saúde Calumbi atualizou neste Domingo (16) o Boletim Epidemiológico da Covid–19 no município, sem alterações. “Continuamos com 121 casos confirmados, sendo 101 casos recuperados e 55 casos descartados. Seguimos o monitoramento dos casos e reforçamos o pedidode não sair de casa”, disse o secretário de saúde Arnaldo Novaes.

Concurso – O Banco do Brasil está nos ritos finais para o lançamento de um concurso público para atrair jovens profissionais que desejam construir carreira em diferentes áreas da tecnologia, apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A iniciativa é inédita na instituição e se conecta a outros movimentos em curso de preparação para a transformação digital pela qual passa o setor financeiro, com a propagação de fintechs e o desembarque de gigantes de TI, as chamadas big techs. O edital do concurso público do BB está previsto para ser divulgado ainda no terceiro trimestre.

Vai ter metade do tempo total do guia – O pré-candidato a prefeito do Recife pelo PSB, deputado federal João Campos, acelerou o processo de formação da sua frente e já é o postulante com mais apoios. Fala-se nos bastidores que João terá 50% do tempo do guia eleitoral de Rádio e TV, deixando a oposição se dividir com os outros 50%.

Perguntar não ofende – Quando será anunciado o vice de Flávio Marques em Tabira?