.

Ao criticar Petrúcio Amorim, Prefeito de Caruaru-Rodrigo Pinheiro; mente e desvirtua o que disse artista

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, tentou rebater Petrúcio Amorim por sua fala desabafo no Alto do Moura com uma inverdade.

Ele tentou dizer em uma coletiva que Petrúcio Amorim reclamou por tocar no Pátio do Moura. Mentira: Petrúcio disse, ao contrário, que teve que brigar pra tocar no Alto do Moura, pois queriam colocá-lo em um palco menor.

Como disse, Petrúcio Amorim não deve tocar mais no São João de Caruaru no ciclo Rodrigo Pinheiro. O gestor não gosta de ser contrariado.

Petrúcio afirmou que houve uma tentativa de transferir sua apresentação para uma comunidade rural dentro da programação do São João na Roça, e que foi necessária uma negociação com a Fundação de Cultura de Caruaru para manter o show no local.

Durante a apresentação, o artista também demonstrou insatisfação com os critérios de montagem da grade do evento e com o horário em que foi escalado, marcado para o meio-dia, o que, segundo ele, o deixou distante das atrações principais da programação.

Homem morto após troca de tiros teria ido em casa buscar arma após retirado de evento e foi morto

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo.

Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele teria sido retirado da festa por perturbação e voltado armado. Essa versão ainda não foi confirmada oficialmente.

Cinco policiais militares foram atingidos: Cb Wilson de Souza Lima, Cb Dênis Carlos de Melo Nunes, 3° Sgt Poliana Maria Sobreira de Lemos, Cb José George Pereira de Oliveira e Cb Cícero José do Nascimento. Entre os atingidos, um deles foi atingido no colete balístico; dois sofreram ferimentos nos pés; um foi atingido na coxa; e outro sofreu lesões na mão, na perna e na região torácica, em área não protegida pelo colete balístico.

Além dos policiais militares, nove civis também foram atingidos durante a ocorrência. Dois já receberam alta médica e sete permanecem em atendimento. Segundo informações preliminares, nenhum dos civis apresenta quadro grave.

O autor dos disparos foi identificado como Édson Alves da Rocha, de 36 anos, residente na localidade de São João dos Gaias.

Após ser ferido, o agressor foi socorrido. Informações preliminares indicam que a ambulância que realizava sua transferência entre unidades hospitalares foi interceptada, e ele morto e tiros. “Ocasião em que o indivíduo veio a óbito. As circunstâncias do fato serão investigadas”, diz a PM.

Dois policiais militares foram encaminhados ao bloco cirúrgico, enquanto os demais receberam atendimento nos hospitais Eduardo Campos e HOSPAM. Posteriormente, dois policiais receberam alta médica: o militar atingido no colete balístico e um dos policiais feridos no pé.

Em relação ao policial que sofreu o maior número de lesões, informações preliminares da equipe médica indicam que o projétil que atingiu a coxa não alcançou o osso nem estruturas vasculares importantes. Da mesma forma, o disparo na região torácica não atingiu órgãos vitais.

Lula anuncia nova fase do Celular Seguro com combate à receptação de aparelhos roubados

A nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, que inaugura uma etapa importante no enfrentamento ao roubo, furto e à receptação de celulares no Brasil,  lançada nesta terça-feira (23), em São Paulo, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Wellington César.

O programa será instituído por decreto presidencial e terá como principal ferramenta o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma base nacional que reúne informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.

A medida representa uma mudança de paradigma na política pública de enfrentamento aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. Até agora, o foco estava concentrado na vítima. Após o roubo ou furto, cabia ao cidadão baixar o aplicativo, registrar a ocorrência e solicitar bloqueios. Embora importante para a proteção dos dados e das contas bancárias, esse modelo tinha alcance limitado porque dependia da iniciativa individual do usuário e não atacava o principal combustível desse mercado criminoso: a receptação. A nova fase do programa passa a atuar diretamente sobre a cadeia econômica que sustenta o roubo de celulares.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Flores realiza nesta quarta(25) o 16º Tradicional Festival de Carros de Boi

Flores recebe nesta quarta-feira, 24 de junho, no Pátio de Eventos, a 16ª edição do Festival de Carros de Boi, considerado um dos maiores eventos do gênero no Nordeste. A programação integra o São João das Tradições e deve reunir milhares de pessoas nas ruas do município.

A festa, realizada anualmente no dia de São João, atrai turistas de diversas localidades de Pernambuco, de outros estados nordestinos e de várias regiões do País, que chegam a Flores para acompanhar uma das manifestações culturais mais marcantes do Sertão do Pajeú.

Com a participação de trabalhadores rurais, carreiros, famílias florenses e visitantes, o desfile dos carros ornamentados retrata a vida no campo, a religiosidade, a criatividade popular e a identidade sertaneja.

A tradição dos carros de boi em Flores remonta à década de 1950 e foi resgatada em 2009, por iniciativa do então prefeito Marconi Santana. Desde então, o evento cresceu, ganhou projeção regional e passou a ocupar lugar de destaque no calendário cultural pernambucano.

O reconhecimento oficial veio em outubro de 2023, quando a governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 18.356, incluindo o Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Além de preservar a memória e a cultura do homem do campo, o festival também movimenta a economia local, fortalecendo o comércio, a gastronomia, a rede hoteleira, o artesanato e os serviços durante o período junino.

Raquel Lyra percorreu 2.800 quilômetros em giro pelo Sertão

Nenhuma descrição de foto disponível.

Ao cumprir agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, a governadora Raquel Lyra percorreu mais de 2.800 quilômetros.

Raquel esteve em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Araripina e Bodocó. Desse giro, seguiu para o Pajeú.

Chamou a atenção a intensidade da agenda na sexta. Raquel esteve em Triunfo no início da tarde, seguiu para Tuparetama e de lá,  para Sertânia,  em agendas emendadas. Em Sertânia,  a agenda terminou à noite. Ela ainda seguiu para o São João de Petrolina e amanheceu na importante cidade sertaneja.

Segundo nota da comunicação institucional do governo,  nessas agendas foram entregues mais de R$ 100 milhões em obras ligadas a água, educação e segurança.

Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina.

Houve avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

Município de Itapetim avança nas ações do Selo UNICEF

Nenhuma descrição de foto disponível.Município de Itapetim avança nas ações do Selo UNICEF

O município de Itapetim (PE) segue fortalecendo o compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio do cumprimento das metas e ações do Selo UNICEF. Entre as entregas realizadas no mês de junho, destaca-se a assinatura do Decreto de Priorização da Agenda Transversal de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes pela prefeita Aline Karina.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o planejamento, a integração e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, promovendo ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção e participação cidadã.

As ações vêm sendo acompanhadas e articuladas pelo articulador municipal do Selo UNICEF, Diego Nunes, em parceria com as secretarias municipais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais atores da rede de proteção, fortalecendo o trabalho conjunto em favor da infância e da adolescência.

Com mais essa importante entrega, o município reforça seu empenho na construção de um futuro com mais oportunidades, proteção e qualidade de vida para todas as crianças e adolescentes de Itapetim.

Em São José do Egito, luto com a morte de Hilário Marinho

Faleceu aos 71 anos esta madrugada no Hospital Português, no Recife, Hilário Marinho Patriota. Hilário sofreu um acidente doméstico há 17 dias e acabou não resistindo depois de dias na UTI.

Era casado com Joana D’arc Gomes Marinho, Hilário deixa quatro filhos e duas filhas.

O velório acontecerá a partir das 16 horas, no Instituto Lourival Batista, Rua Domingos Siqueira, 119, Centro de São José do Egito. O sepultamento será nesta quarta-feira (24) às 10 horas no Cemitério Velho.

Aposentado do Banco do Brasil, foi diretor fundador do Sicoob Pernambuco, além de poeta, escritor e compositor.

Sicoob lamenta falecimento

O Sicoob Pernambuco lamentou, por meio de nota de pesar, o falecimento de Hilário Marinho Patriota.

Segundo a entidade, foi destacado como uma das personalidades mais importantes da história institucional da cooperativa e um dos responsáveis pela sua construção e fortalecimento.

Hilário exerceu a função de diretor com dedicação, competência e compromisso, contribuindo de forma decisiva para o crescimento, a solidez e o desenvolvimento do Sicoob Pernambuco.

A cooperativa ressaltou ainda sua capacidade de liderança, visão estratégica e habilidade de unir pessoas em torno de objetivos comuns.

Na nota, o Sicoob destacou que, mais do que dirigente, Hilário Marinho foi exemplo de integridade, espírito cooperativista e dedicação ao bem coletivo, deixando um legado marcado por respeito, admiração e gratidão.

Em solidariedade, a direção, o Conselho de Administração, colaboradores e cooperados da instituição manifestaram pesar e prestaram homenagens à trajetória e à contribuição de Hilário Marinho para a história do cooperativismo em Pernambuco.

Prefeitura de SJEgito Luto Oficial

O Prefeito Fredson Brito decretou Luto Oficial de 3 dias na Terra da Poesia, pela morte de Hilário Marinho Patriota.  Aposentado do Banco do Brasil, foi diretor fundador do Sicoob Pernambuco, além de poeta, escritor e compositor.

*Giro pelos Blog’s SEGUNDA (23.06.2026) *

Presente – O deputado estadual, Luciano Duque, esteve nesta segunda-feira (22), acompanhado do ex-presidente do IPA e pré-candidato a deputado federal, Miguel Duque, para acompanhar de perto o piçarramento da PE-282, que liga Iguaracy, Jabitacá e Catingueira. “Essa conquista é resultado da parceria entre o Governo de Pernambuco, o IPA e o nosso mandato, que tem trabalhado para atender uma demanda histórica da população. Agradeço à governadora Raquel Lyra pelo compromisso com o Sertão, ao ex-presidente do IPA, Miguel Duque, pela contribuição para a viabilização dessa ação, ao atual presidente do instituto, Epaminondas Marins, pela continuidade do trabalho, ao prefeito Dr. Pedro e aos vereadores Vereadores Amaury da Ração, Chico Torres e Lequinho pela parceria em defesa de Iguaracy”, disse Duque.Arraiá – Acontece nos próximos dias 03 e 04 de julho, na Estação do Forró em Serra Talhada, o ‘Arraiá da Juventude’, com entrada gratuita. No dia 03 de julho, sexta-feira, se apresentam Guilherme Ferri e Lipe Lucena, no sábado 04, será a vez de Vicente Nery, Everton Freitas, Eve Sandes e Sebá Rossi.

Lista de artistas no São João de Serra Talhada – O Painel da Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público escancara números que, no mínimo, provocam reflexão sobre a condução do São João de Serra Talhada. O levantamento realizado pelo Repórter Ligeirinho revela que a atração mais cara da programação foi o cantor Panda, contratado por R$ 453 mil, valor que flerta com a marca de meio milhão de reais pago com recursos públicos para uma única apresentação. Na sequência do ranking de cachês aparecem Forrozão Tropykália e Paula Mattos, ambos recebendo R$ 200 mil, seguidos por Wallas Arrais (R$ 180 mil) e Ciel Rodrigues (R$ 140 mil). Os números, somados, ajudam a dimensionar o peso financeiro da festa: apenas as contratações listadas chegam a R$ 1.287.500,00.

Ponto facultativo – A Prefeitura de Arcoverde publicou os decretos nº 46 e nº 47 de 2026, que estabelecem alterações no funcionamento das repartições públicas municipais durante o período das festividades juninas. Nos dias 22 e 23 de junho serão considerados ponto facultativo para os órgãos da administração municipal. A medida não se aplica aos serviços essenciais, que permanecerão em funcionamento para assegurar o atendimento à população. Já o Decreto nº 46/2026 oficializa o feriado municipal de 24 de junho, data em que é celebrado o Dia de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do município.

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

MARIA ARRAES EM AFOGADOS – A deputada federal Maria Arraes esteve em Afogados da Ingazeira participando do Arraial do Meu Bairro, realizado no bairro São Francisco. O evento contou com a presença do prefeito Sandrinho, do vice-prefeito Daniel Valadares e dos vereadores CésarSimone da Feira e Mário Martins. Em clima de festa junina, a parlamentar destacou a importância da valorização da cultura local e da tradição do São João no Pajeú. Para ela, a noite foi marcada por alegria, forró e pela força da identidade cultural do povo afogadense, que mantém vivas suas raízes populares.DANILO INTENSIFICA ARTICULAÇÕES – Por falar nisso, o engenheiro e empresário Danilo Simões, pré-candidato a deputado federal pelo PSD, vem intensificando sua movimentação política nos bastidores, mantendo diálogo com lideranças ligadas à Frente Popular de Afogados da Ingazeira. Entre reuniões e articulações, ele também tem percorrido tanto a zona urbana quanto a zona rural do município em busca de apoios. Enquanto o prefeito Sandrinho concentra esforços na entrega de resultados administrativos, Danilo trabalha para ampliar sua base política e viabilizar seu nome para as eleições de 2026. Aliados avaliam que o desempenho deste pleito será decisivo para as articulações que podem influenciar o cenário político de 2028 no município.NOME INDEFINIDO – Embora conte com o apoio de mais de 100 prefeitos, o senador Fernando Dueire (MDB) não vê espaço na chapa de Raquel. Mesmo com a forte articulação política e presença constante em agendas ao lado da governadora,  é tratado como aberto e sujeito às negociações com outros nomes cotados para a disputa. A avaliação de aliados é de que, embora experiente e politicamente bem relacionado, Dueire ainda precisa avançar nas costuras internas para consolidar sua permanência na chapa governista.PRÉ-CANDIDATURA EM DESTAQUE –  Primeira suplente de deputada federal, Socorrinho da Apami desponta como um dos nomes em evidência do Avante para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com forte atuação na área da saúde e reconhecida pelo trabalho social desenvolvido em Vitória de Santo Antão, ela vem ampliando sua presença política e fortalecendo apoios em diversas regiões do estado. Nos bastidores, seu nome é apontado como uma das apostas da legenda para as eleições de 2026.SEBÁ MINIMIZA CRISE – Por falar nisso, o presidente do Avante e ex-deputado federal Sebastião Oliveira comentou a recente baixa no grupo político do partido em Custódia após questionamentos do jornalista Júnior Campos. Ele minimizou qualquer possível interferência do Palácio do Campo das Princesas no episódio e atribuiu o movimento a dinâmicas locais da própria base política no município. Segundo Sebá, não há elementos que indiquem articulação externa no caso e que a situação estaria restrita ao cenário político municipal. ntos relevantes. Para ele, o assunto já não exige atenção, defendendo que o grupo siga adiante e reorganize suas articulações sem se prender a rupturas recentes.“QUEM CONHECE NÃO VOTA NELA” – O delegado e vereador de Caruaru, Delegado Lessa, não tem poupado críticas à governadora Raquel Lyra. Lessa vota em João Campos, alegando ter sofrido perseguições de Raquel após as eleições de 2022, apesar de ter se colocado à disposição para colaborar com a gestão. Segundo Lessa, foi transferido de sua área de atuação criminal e teve negado um convite feito pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, para atuar na Assembleia Legislativa. O parlamentar também declarou que “quem conhece Raquel de perto não vota nela”, criticando sua forma de fazer política.PREVENÇÃO E PROTEÇÃO – O 23º BPM alcançou uma marca histórica ao completar 700 dias sem registro de feminicídio em sua área de atuação, segundo dados da Secretaria de Planejamento do Estado. O resultado é fruto do trabalho contínuo de prevenção e combate à violência contra a mulher, com destaque para a atuação da Patrulha Maria da Penha, que realiza acompanhamento e proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade. Parabéns ao empenho da Patrulha Maria da Penha!APRESENTOU – Por falar nisso, o vereador César Tenório (PSB) apresentou na Câmara Municipal, uma Moção de Aplausos à Patrulha Maria da Penha do 23º BPM pelo trabalho desenvolvido no combate à violência contra a mulher e pela participação no Congresso dos Vereadores em Olinda. O parlamentar destacou a importância da atuação da equipe na proteção das mulheres e nos resultados alcançados pela corporação na região.

MENOS ALIADOS PARA LULA – A vitória do direitista Abelardo de la Espriella na eleição presidencial da Colômbia reduziu ainda mais o número de governos de esquerda na América do Sul. Aliado do presidente colombiano Gustavo Petro, o candidato Iván Cepeda foi derrotado em uma disputa apertada. Com o resultado, Lula passa a ter menos parceiros ideológicos na região, em um cenário marcado pelo avanço de líderes conservadores em vários países sul-americanos.

Sicoob Pernambuco inaugura nova agência em Petrolina e amplia atuação no Vale do São Francisco

Nesta sexta-feira, 19 de junho de 2026, o Sicoob Pernambuco inaugurou sua nova agência em Petrolina (PE), ampliando sua presença na cidade e fortalecendo ainda mais a atuação do sistema cooperativista no Vale do São Francisco.

A nova unidade representa mais um avanço na expansão da cooperativa na região, com o objetivo de oferecer mais proximidade, conveniência e soluções financeiras aos cooperados, empresas e produtores rurais.

Petrolina é um dos principais polos de desenvolvimento do Nordeste e se destaca nacionalmente pela força do agronegócio, especialmente na fruticultura irrigada, que impulsiona a economia local e coloca o município entre os maiores exportadores de frutas do país.

O comércio, os serviços e o empreendedorismo também têm papel fundamental no crescimento contínuo da cidade, consolidando sua relevância econômica no interior pernambucano.

Nesse cenário dinâmico, o Sicoob Pernambuco reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional ao oferecer mais uma alternativa financeira cooperativa, baseada no relacionamento próximo e no atendimento humanizado. A nova agência foi projetada para proporcionar mais conforto, praticidade e eficiência no atendimento aos cooperados.

O Sicoob Pernambuco chega para estar ainda mais próximo de quem movimenta uma economia em constante evolução: comunidades, empresas e produtores que constroem diariamente o futuro da região.

Faça-nos uma visita:

📍 Avenida da Integração Ayrton Senna, 465, Bairro São José

Petrolina – PE, CEP 56330-260

📞 (87) 9667-0023 | (87) 9667-0053

Curso de artesanato em couro fortalece empreendedorismo e geração de renda em Quixaba

Os cursos profissionalizantes vêm transformando realidades e abrindo novas oportunidades para a população de Quixaba. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de qualificação e incentivar o empreendedorismo, a Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vem investindo em ações que promovem autonomia financeira e fortalecimento da economia local.

Entre as capacitações ofertadas, ganha destaque o curso de artesanato em couro, que proporciona aos participantes a oportunidade de aprender uma atividade tradicional, desenvolver habilidades e criar uma alternativa de geração de renda para as famílias quixabenses.

A iniciativa busca incentivar o empreendedorismo, valorizando o trabalho artesanal e possibilitando que os alunos transformem o conhecimento adquirido em uma fonte de sustento e crescimento econômico.

O prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, ressaltou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Investir em capacitação é investir nas pessoas. Nosso compromisso é criar oportunidades para que os quixabenses possam aprender uma profissão, empreender e conquistar sua independência financeira. O curso de artesanato em couro é mais uma ação que fortalece a economia local, valoriza os talentos da nossa gente e contribui para o crescimento das famílias de Quixaba. Seguiremos buscando parcerias e ampliando iniciativas que gerem mais emprego, renda e dignidade para a nossa população”, destacou o prefeito.

A parceria entre a Prefeitura de Quixaba, através da Sala do Empreendedor, e o Senar tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão produtiva, oferecendo capacitações em diversas áreas e incentivando o desenvolvimento sustentável do município.

Com ações voltadas à qualificação e ao empreendedorismo, a gestão municipal reafirma o compromisso de investir nas pessoas e promover oportunidades que gerem renda, fortalecendo a economia e construindo um futuro com mais desenvolvimento para Quixaba.

Serra Talhada | Breno e Márcia Conrado recebem João Campos e fortalecem projeto político para Pernambuco

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriram uma agenda movimentada ao lado dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, João Campos e Carlos Costa, em Serra Talhada. As lideranças participaram de momentos que reuniram centenas de pessoas e reforçaram a proximidade com a população sertaneja.

No sábado (20), participaram do tradicional Forró de Barro Vermelho, uma das celebrações mais aguardadas do calendário junino de Serra Talhada. Ao lado de moradores, artistas e representantes da comunidade, eles acompanharam apresentações culturais, quadrilhas e manifestações que marcam a identidade do povo nordestino.

“O São João é um momento de encontro, de valorização das nossas raízes e de celebração daquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura e o nosso povo. Foi uma alegria receber João Campos e Carlos Costa em mais uma agenda tão importante para Serra Talhada”, destacou Márcia Conrado.

A programação teve continuidade na manhã do domingo (21), com a tradicional Corrida da Fogueira de Serra Talhada, que reuniu atletas e amantes do esporte em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade. Com João Campos, Márcia e Breno também tiveram compromissos em Sertânia e Arcoverde, sendo este último ao lado do vereador do Recife Wilton Brito e do presidente do PT de Arcoverde, Guilherme.

Para Breno Araújo, a presença nas agendas demonstra a importância de estar próximo da população em momentos que fazem parte da identidade de Serra Talhada. “Foi um fim de semana muito especial, vivendo de perto duas tradições que representam a força do nosso povo. Tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas, ouvir histórias e compartilhar momentos que reforçam nosso compromisso com o Sertão”, afirmou.

Serra Talhada abre oficialmente o São João 2026 com Arrastão das Quadrilhas Juninas

Pode ser uma imagem de texto que diz "SAO JOAO 2026 DE SERRATALHADA-PE SERRA Pe ARRASTÃO DAS QUADRILHAS JUNINAS 22JUN 22 SEGUNDA-FEIRA FEIRA ONDE FORRÓ FAZ HISTÓRIA! HORARIO 19H ATRAÇÃO: TRIO E BANDA ASAS DA AMÉRICA CONCENTRAÇÃO: AVENIDA MIGUEL NUNES DE SOUZA. PRÓXIMO O POSTO VISA. Eundacão Cultural SERRAT SERRATALHADA TALHADA PREFEITURAD PATROCINIO: PITÚ Banco do Nordeste GOVERNO DO PAFFIL DC မ"A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural, realiza nesta segunda-feira (22), a abertura oficial do São João 2026 do município com o tradicional Arrastão das Quadrilhas Juninas, reunindo quadrilhas, grupos culturais, forrozeiros e a população em uma grande celebração da cultura nordestina.

A concentração acontecerá às 19h, na Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa. O evento contará com animação do Trio e Banda Asas da América, conduzindo o cortejo que marca o início da programação junina da Capital do Xaxado.

O Arrastão das Quadrilhas Juninas simboliza a valorização das tradições populares e abre oficialmente os festejos de São João em Serra Talhada, que neste ano contará com uma programação distribuída em diversos polos e comunidades do município.

Serviço
📍 Evento: Arrastão das Quadrilhas Juninas – Abertura Oficial do São João 2026 de Serra Talhada
📅 Data: Segunda-feira, 22 de junho
🕖 Horário: 19h
📌 Local: Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa
🎵 Atração: Trio e Banda Asas da América

CIMPAJEÚ faz entrega do 5º selo do Serviço de Inspeção Municipal

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e textoCimpajeú faz entrega do 5º selo do Serviço de Inspeção Municipal!

A entrega do 5º selo do Serviço de Inspeção Municipal, realizada hoje no Abatedouro Municipal de Serra Talhada, simboliza um avanço histórico na modernização da cadeia produtiva da carne, fortalecendo a inspeção sanitária, combatendo a informalidade e valorizando diretamente os produtores da agricultura familiar e da pecuária regional.

Trata-se de um investimento que beneficia toda a população, garantindo alimentos mais seguros, impulsionando o desenvolvimento econômico e consolidando Serra Talhada como referência regional na gestão e na produção de alimentos de origem animal.

Este ato ganha um significado ainda mais especial por celebrar a concessão do quinto selo do consórcio a estabelecimentos do Sertão do Pajeú, demonstrando a consolidação e o avanço contínuo da nossa política de inspeção sanitária regional.

Mais do que uma certificação, essa marca representa um passo concreto na construção de uma cadeia produtiva forte, valorizada e rigidamente preparada para expandir mercados em toda a região.

Representando o presidente do CIMPAJEÚ, estiveram presentes o coordenador do núcleo, João Pedro Mendes, e as médicas veterinárias Dra. Deorlanda Carvalho e Dra. Samara Jacielma

Banco emite comunicado para brasileiros sobre o fim dos caixas a partir de julho

Brasileiros começam a ser notificados sobre o fim dos caixas em bancoBradesco anunciou que a unidade do bairro Rio Vermelho, em Salvador, vai deixar de funcionar como agência tradicional e será convertida em um Escritório de Negócios a partir de julho de 2026, sem caixas de atendimento presencial. A medida faz parte de uma reestruturação que levou o banco a fechar 342 agências em apenas um ano em todo o Brasil. Com a transformação em Escritório de Negócios, a unidade do Rio Vermelho passará a oferecer apenas atendimento consultivo e especializado: abertura de contas, empréstimos, financiamentos, investimentos e suporte a empreendedores. Operações rotineiras como saques, depósitos e pagamentos deixarão de ser realizadas presencialmente na unidade. Segundo o BNews, o banco orienta os clientes a utilizarem os correspondentes Bradesco Expresso, terminais da rede Banco24Horas, aplicativo, internet banking ou outras agências próximas para essas operações.

Marconi Santana participa da Festa da Colônia, em Ibitiranga, e reforça reconhecimento às entregas de Raquel Lyra no Pajeú

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu agenda na Fazenda Colônia, em Ibitiranga, distrito de Carnaíba, onde participou da tradicional Festa da Colônia, dedicada a Santo Antônio.

Durante a visita, Marconi esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, Gerente Regional de Articulação da Casa Civil, o vereador Marinho Cassiano, Tenente Gleidson, João Góes, além de outros nomes que acompanharam a agenda.

Na ocasião, Marconi fez questão de reconhecer publicamente entregas da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. Entre elas, citou a pavimentação da PE-348, estrada que dá acesso à Fazenda Colônia, passando por Ibitiranga, e que tem melhorado o deslocamento da população da comunidade e de moradores da região.

Marconi também visitou a Cozinha Comunitária Bom Prato Yolanda Pereira da Silva, uma das unidades entregues pela gestão Raquel Lyra. Instalada em um prédio que, segundo ele, foi construído quando Ibitiranga ainda pertencia ao município de Flores e funcionava como açougue público, a cozinha integra as ações de segurança alimentar, com oferta de refeições à população.

A passagem pela Fazenda Colônia reforçou a presença de Marconi no Sertão do Pajeú e evidenciou seu alinhamento político com a governadora Raquel Lyra, especialmente na defesa de obras e políticas públicas que chegam às comunidades do interior.

Prefeitura de Ouro Velho e Governo da Paraíba distribuem 30 mil alevinos para fortalecer a pesca local

A Prefeitura de Ouro Velho realizou mais uma importante ação voltada ao fortalecimento do desenvolvimento rural do município. A iniciativa garantiu a distribuição de 30 mil alevinos para a Associação dos Pescadores, além da realização do peixamento nos principais açudes da cidade.

Pode ser uma imagem de textoA ação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), e a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de incentivar a produção, fortalecer a atividade pesqueira e ampliar as oportunidades para agricultores e pescadores do município. O prefeito Dr. Júnior destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal com quem vive e trabalha no campo.

“Esse é mais um investimento que chega para beneficiar diretamente as famílias da zona rural, fortalecendo a pesca, incentivando a geração de renda e garantindo mais oportunidades para a nossa população. Seguimos buscando parcerias e realizando ações que melhoram a vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.

O secretário de Agricultura, Edjunior Cassiano, ressaltou que a distribuição dos alevinos representa um incentivo importante para o desenvolvimento das comunidades rurais.

“Esse trabalho fortalece os nossos pescadores e agricultores, garantindo melhores condições de produção e contribuindo também para a segurança alimentar. É uma ação construída através de parcerias e que demonstra o cuidado da gestão com o desenvolvimento rural de Ouro Velho”, destacou o secretário.A Prefeitura reforça que continuará desenvolvendo iniciativas voltadas à valorização do homem e da mulher do campo, buscando fortalecer a agricultura familiar e promover ações que contribuam para o crescimento econômico e social do município.

Ilha de Lesbos na Grécia, o local onde surgiu o termo ‘Lesbianismo’

A Ilha de Lesbos é uma ilha grega, muito ligada à sua história e com costumes únicos. Além disso, o local possui forte influência em nosso mundo, mesmo que muitos de nós não saibamos. Dito isso, a seguir, confira a história e as principais curiosidades sobre a Ilha de Lesbos.

História

Segundo a mitologia grega clássica, a ilha foi primeiro habitada por Xanto, filho de Triopas, rei dos pelasgos de Argos; Xanto havia conquistado uma parta da Lícia, e dividiu Lesbos entre seu povo.

Praias e ilhas

Sete gerações depois, após o dilúvio de Deucalião haver feito boa parte da humanidade perecer, a ilha encontrava-se de novo desabitada.  Macareu, um nativo de Olenus e filho de Crinacus, filho de Zeus, tomou posse da ilha com seu povo, em maior parte formada de jônios.Em seguida chegou Lesbos, filho de Lápites, filho de Éolo, filho de Hipotes, que se casou com Metímna, filha de Macareu, e mudou o nome da ilha para Lesbos.

Ilha de Lesbos na Grécia, o local onde surgiu o termo lesbianismoO local deu origem ao termo lésbica

É por causa dela que usamos a expressão lésbica, que originalmente refere-se a “alguém de Lesbos”.
Situada próximo ao Mar Egeu, na Grécia, a Ilha de Lesbos é a terceira maior ilha grega e a sétima maior de todo o Mediterrâneo.

História

A palavra “lésbica” vem do latim “lesbius” e originalmente referia-se somente aos habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianidade ou safismo.

Até o século XIX, a palavra lésbica não tinha o significado que hoje lhe é dado, o termo mais utilizado até então era “tríbade”. Muitos termos foram usados para descrever o amor entre mulheres nos últimos dois séculos, entre os quais: amor lesbicus, urningismo, safismo, tribadismo, e outros.

Praias e ilhas

No poema Sapphic, de Algernon Charles Swinburne, de 1866, o termo “lésbica” aparece duas vezes mas em ambas como habitantes da ilha de Lesbos.

Ilha da poeta Safo

Safo viveu no século 6 a.C, na ilha grega de Lesbos, é uma das poucas poetas citadas até hoje, conhecida por escrever sobre o desejo por mulheres e homens, também popularizou a ideia do sofrimento, amor romântico e erotismo. Ela revolucionou a visão grega do comportamento feminino, dando origem aos termos lesbianismo e safismo.

Safo é considerada um ícone do relacionamento homossexual feminino, mas a poeta escreveu tanto sobre seu desejo por mulheres quanto por homens.As expressões do desejo homoerótico na Grécia Antiga não significavam que as pessoas eram identificadas com uma orientação sexual em particular, por isso é pouco provável que ela fosse chamada de homossexual.

João Campos reúne oposição em Sertânia

Em Sertânia, o pré-candidato a governador João Campos participou de um encontro político em uma casa de eventos, teve reuniões internas com apoiadores e deu entrevista à Sertânia uma rádio local. Durante a agenda, o líder da Frente Popular ouviu queixas sobre a falta de água, falhas em serviços de saúde e insegurança e se comprometeu a fazer um governo de respostas efetivas à população.

“Fiquei impressionado com a quantidade de gente esperando aqui debaixo do sol do meio-dia e pensei: ‘Como o povo é generoso, e é esse povo que vai governar Pernambuco a partir de 2027’. A gente não está aqui para ficar reclamando das coisas. A gente está aqui fazendo um diagnóstico do tempo presente, mas para poder inaugurar um tempo novo, de grandes realizações”, declarou. Ele destacou o canal da transposição do Rio São Francisco e a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Sertânia como exemplos da atenção do presidente Lula (PT) e dos que estão em seu palanque com a região.

João Campos também elencou feitos de sua gestão à frente da Prefeitura do Recife.

Principal liderança da oposição em Sertânia, o ex-prefeito Ângelo Ferreira (PSB) exaltou a presença de João Campos na cidade e o caráter participativo da recepção popular ao pré-candidato. “Em todos os momentos dessa agenda, inclusive durante o discurso dele, as pessoas levantaram questões pertinentes por acreditarem que ele representa a esperança. João está formulando um programa de governo importante, ouvindo a população em várias partes de Pernambuco e falando de questões que a maioria da população quer discutir”, avaliou.

Também acompanharam a agenda em Sertânia o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado federal Pedro Campos (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Márcia Conrado (Serra Talhada), Vinicius Marques (São José do Belmonte) e Bebe Água (Betânia), além de ex-prefeitos, vereadores, representantes sindicais e outras lideranças.

Presidente da Câmara de Tuparetama, Valmir Tunú, acompanha agenda de João Campos em Sertânia

O presidente da Câmara Municipal de Tuparetama, vereador Valmir Tunú, participou neste domingo (21) de uma agenda ao lado do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, na cidade de Sertânia, no Sertão do Estado.

Durante a visita, Valmir foi recebido pelo ex-prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, em sua residência, onde lideranças e apoiadores se reuniram para discutir o futuro de Pernambuco e fortalecer alianças para as eleições de 2026.

Também estiveram presentes Gustavo Galvão e os vereadores Domênico Perazzo e Priscilla Filó, acompanhando a agenda de João Campos em Sertânia e demonstrando apoio à sua pré-candidatura.

“João representa a esperança de um Pernambuco mais forte, mais justo e com oportunidades para todos. É a mudança que nosso estado precisa: uma mudança de verdade, feita com trabalho, compromisso e atenção às necessidades do povo”, declarou.

O presidente da Câmara também ressaltou a sintonia política entre João Campos e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“João com Lula e Lula com João. Pernambuco vai mudar de verdade”, completou Valmir.

Carreta Pernambucana da Mulher conclui atendimentos em Quixaba

Chegou ao fim, no ultimo sábado, a passagem da Carreta Pernambucana da Mulher por Quixaba. Durante os dias de atendimento no município, centenas de mulheres tiveram acesso a exames e consultas especializadas, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.

Foram realizados procedimentos como mamografias, ultrassonografias de mama, biópsias, colposcopias, além de consultas com ginecologista e mastologista, garantindo mais acesso aos serviços de saúde e contribuindo para o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Para o secretário municipal de Saúde, Emanoel Cabral, a ação foi marcada por muito trabalho e resultados positivos. “Foram dias de muito trabalho, mas também de grandes resultados. Centenas de mulheres tiveram acesso a exames e atendimentos especializados, fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.”

A Prefeitura de Quixaba agradece ao Governo de Pernambuco, à equipe da Carreta da Mulher e a todos os profissionais envolvidos por essa importante iniciativa, que levou mais saúde, cuidado e qualidade de vida às mulheres do nosso município.

Ingazeira celebrou mais uma XII Fecaprio/2026

A XII edição da FECAPRIO transformou Ingazeira em ponto de referência da caprinovinocultura no Pajeú.

O evento, que seguiu até este domingo, dia 21 de junho, atraiu criadores, produtores e visitantes de toda a região e firma seu lugar entre as maiores feiras do setor no estado.

Organizada pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Reforma Agrária, a programação é intensa: julgamento de animais, exposições, serviços gratuitos das secretarias municipais, apresentações artísticas e transmissão dos jogos da Seleção em telão. A procura superou as expectativas — as mais de 130 baias disponíveis foram comercializadas antes mesmo da abertura oficial, e a premiação total chegou a R$ 30 mil.

“A FECAPRIO fortalece nossa economia, valoriza os produtores rurais e promove cultura, cidadania e desenvolvimento para Ingazeira e toda a região”, afirmou o prefeito Luciano Torres.

Na sexta, ao lado de vereadores, secretários, do deputado estadual Diogo Morais e de uma multidão de moradores, Luciano Torres inaugurou os novos vestiários do Estádio Iedo Ivo de Morais Veras — uma antiga demanda da comunidade esportiva local. Na mesma cerimônia, foi entregue uma caminhonete Strada 0 km destinada ao fortalecimento dos serviços de saúde do município.

Transparência Pública: após reanálise, Município de Itapetim obtém SELO OURO em Licitações e Contratos de 2025

Itapetim tinha apresentado problemas no site, que foram sanados

Após a divulgação do resultado preliminar da Avaliação de Transparência em Licitações e Contratos Públicos – Exercício 2025, na última semana, que atribuiu ao Município de Itapetim o índice de conformidade de 87%, com classificação correspondente ao Selo Prata de Transparência, o município apresentou pedido de reanálise, acompanhado de informações complementares e documentação destinada à revisão dos critérios inicialmente avaliados.

Durante a nova análise técnica, verificou-se que, no momento da avaliação original, o endereço eletrônico utilizado para acesso ao portal oficial do município encontrava-se desatualizado na base de consulta utilizada pelo sistema de busca assistido. Em razão dessa inconsistência, não foi possível localizar e validar parte das publicações disponibilizadas em sítio eletrônico próprio da Prefeitura Municipal, circunstância que impactou negativamente a pontuação atribuída ao critério relacionado à transparência ativa e à divulgação institucional.

Após o recebimento do endereço eletrônico atualizado, encaminhado pelo Município de Itapetim, foi realizada nova verificação técnica, oportunidade em que restou comprovado que as publicações referentes aos procedimentos licitatórios e contratos administrativos encontravam-se regularmente disponibilizadas em portal eletrônico próprio, em conformidade com os critérios estabelecidos na metodologia da avaliação.

A revalidação das informações permitiu o reconhecimento da conformidade do referido critério, resultando na revisão da pontuação anteriormente atribuída.

Em razão da reanálise técnica e da validação das informações complementares apresentadas, o Município de Itapetim passou a alcançar índice de conformidade de 95%, fazendo jus à classificação correspondente ao SELO OURO DE TRANSPARÊNCIA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS – EXERCÍCIO 2025.

A presente revisão decorre exclusivamente da identificação de informações que não puderam ser localizadas na avaliação inicial em razão da utilização de endereço eletrônico desatualizado, não representando alteração da metodologia aplicada, mas sim o reconhecimento de evidências posteriormente comprovadas e devidamente validadas pela equipe técnica.

Dessa forma, fica retificado o resultado anteriormente divulgado, passando o Município de Itapetim a constar oficialmente como detentor do SELO OURO DE TRANSPARÊNCIA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS 2025, com índice final de conformidade de 95%.

Dessa forma o município de Itapetim passa a integrar a lista de cidades SELO OURO 2025, em conjunto com as cidades de Tabira, Tuparetama e São José do Egito na região do Pajeú, e, Ouro Velho e Amparo no Cariri, alem das Câmaras Municipais de Tuparetama, Brejinho e Ouro Velho.

Com adesão do Vereador Valdemar Viana, Marconi reforça base política em Calumbi

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, recebeu neste sábado o apoio do vereador Valdemar Viana, de Calumbi. A adesão amplia a presença política de Marconi no município, onde ele já contava com o apoio do vereador Roberio Vaqueiro.

Marconi tem buscado ampliar ampliou suas bases para além do Sertão, reunindo apoios de lideranças municipais, vereadores, ex-vereadores e nomes com atuação política em suas comunidades.

O encontro também contou com a presença de Gustavo Silva, genro de Marconi.

“Embora ainda esteja no período de pré-campanha, Marconi tem conseguido transformar sua trajetória administrativa e sua presença no território em uma rede de apoios que vem ganhando destaque no cenário político estadual”, diz sua campanha em nota.

Prefeito de Solidão, Mayco da Farmácia participa de reunião com o Ministério Público sobre contratação de Banda para o SOLIJOÃO 2026.

A Prefeitura de Solidão participou, nesta quinta-feira (18), de uma reunião on-line com o promotor de Justiça da Comarca de Tabira, Dr. Mateus, para tratar da recomendação do Ministério Público referente ao pagamento de uma atração musical contratada para o SOLIJOÃO 2026.

A questão tem relação com a banda Caviar com Rapadura. Foi recomendado ainda  ao prefeito que o município se abstenha de novas contratações com valores muito discrepantes em relação ao ano passado.

Participaram do encontro o prefeito Mayco Araújo, a equipe jurídica do município e os profissionais responsáveis pelo setor de licitações. Durante a reunião, foram apresentados esclarecimentos sobre o processo de contratação da atração musical.

Após as ponderações feitas pelo promotor de Justiça, o município assumiu o compromisso de encaminhar toda a documentação relacionada à contratação para análise do Ministério Público. O representante do órgão também se comprometeu a analisar o material com celeridade.

Durante o encontro, foi destacado que o valor contratado para a apresentação da banda está compatível com os preços praticados no mercado, conforme os critérios estabelecidos no artigo 23 da Lei Federal nº. 14.133/2021.

A gestão municipal reafirmou seu compromisso com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Quixaba-PE / Prefeitura é contemplada com veículo para fortalecer a Assistência Social

O município de Quixaba foi contemplado com um novo veículo destinado ao fortalecimento das ações da Assistência Social. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, durante solenidade promovida pelo Governo de Pernambuco por meio do programa Move SUAS PE.

O prefeito José Pereira Nunes, popularmente conhecido como Zé Pretinho, participou do evento e recebeu oficialmente o veículo das mãos da governadora Raquel Lyra.

O novo veículo chega para reforçar os serviços desenvolvidos pela Assistência Social do município, oferecendo mais suporte às equipes e contribuindo para a melhoria do atendimento à população.

Para o prefeito Zé Pretinho, a conquista representa mais um importante avanço para Quixaba.

“Esse veículo chega para reforçar o trabalho da nossa Assistência Social e garantir mais agilidade e qualidade no atendimento à população. Agradecemos à governadora Raquel Lyra pela parceria e pelo compromisso com os municípios pernambucanos”, destacou o gestor.

A Prefeitura de Quixaba segue trabalhando para ampliar os investimentos e fortalecer as políticas públicas que promovem mais dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população.

Coluna do Domingão: o que as pesquisas não aferiram

Essa semana,  saíram pesquisas com a corrida presidencial e também ao governo de Pernambuco.

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Lula (PT) na liderança com 41% das intenções de voto no cenário de 1º turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 31%.

No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o presidente tinha 40%, e o senador, os mesmos 31%. Ou seja, um quadro de estabilidade.

Após Lula e Flávio, aparecem o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) e o empresário Renan Santos (Missão), ambos com 3%.

Na simulação de segundo turno,  o presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL). O cenário é exatamente o mesmo de um mês atrás. Na pesquisa divulgada em 22 de maio, Lula tinha 47%, e Flávio, 43%.

Aliados de Flávio acreditam que o surgimento do nome do líder do Governo no Senado,  Jaques Wagner,  na relação dos beneficiados de Daniel Vorcaro,  do Banco Master,  podem respingar no presidente Lula. Para isso de fato ocorrer, as investigações precisam mostrar mais do que já apareceu, como alguma conexão sólida que ligue o escândalo ao próprio presidente.  A opinião pública não consegue identificar até o momento essa informação como algo que afete diretamente o presidente. Flávio só caiu nas pesquisas porque foi flagrado com a boca na botija,  pedindo dinheiro ao “irmão” Vorcaro.  Importante também é ver como Lula vai se comportar se surgirem mais elementos contra o baiano. Mantê-lo na liderança pode ter um impacto pelo “diga-me com quem andas, e te direi quem és”.

Já em Pernambuco,  as pesquisas Ipespe e Múltipla divulgadas essa semana não aferiram o impacto do vídeo de Lula declarando alinhamento com o socialista João Campos.

Aliados do ex-prefeito do Recife acreditam que em um cenário tão polarizado,  uma fala de Lula pode convencer parte dos seus eleitores que consideram votar em Raquel Lyra.

Já quem caminha com a governadora recorre à máxima de que a disputa não é impactada pela nacionalização. Que para o eleitor o que estará em jogo é se Raquel merece ou não ser reeleita. E que a resposta caminha para um sim, dada a avaliação média entre 62% e 65%.

Em ambos os casos, a conferir…

Carnaibano com Gilmar

O advogado carnaibano Renan Walisson de Andrade participou, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), do lançamento da obra “Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – Gilmar Mendes: decisões relevantes em 24 anos de atuação no STF”. O evento celebrou as mais de duas décadas de magistratura constitucional do ministro Gilmar Mendes, atual decano da Suprema Corte.

Sem emoção

Nenhum instituto relevante registrou pesquisa para esta semana em Pernambuco. Aparentemente,  as maiores emoções em relação aos principais institutos vão ficar para depois da Copa.

Mendonça defende “Flávioquel”

Aliado de Flávio Bolsonaro, o Deputado Federal Mendonça Filho defende que o PL não tenha candidatura própria em Pernambuco e apoie a reeleição de Raquel Lyra. “Estou com ela desde o segundo turno”, disse. Quem pensa diferente diz que Flávio precisa de um palanque pra chamar de seu em Pernambuco.

Falácia

O jornalista Thiago Lagos quis rebater Petrúcio Amorim por dizer que no São João de Caruaru não existe espaço A, B e C. Petrúcio disse que já está afastado do palco principal e que agora queriam tirá-lo do Alto do Moura. Internautas reagiram: “se não tem diferença, bora Wesley Safadão e Roberto Carlos no Alto do Moura e Amorim no palco principal”. Bem pensado…

Fake news

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, diz que sua gestão têm sido alvo de fake news. Um perfil nas redes sociais afirmou que os pagamentos dos aposentados estariam atrasados. Mas, diz o gestor que os pagamentos estão em dia e problemas de parcelamentos de contribuições providenciarias derivam da gestão interior e já foram regularizados.

A versão da prefeitura 

O blog buscou o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira,  o Secretário de Infraestrutura,  Odílio Lopes,  Sandrinho Palmeira, sobre uma informação que circulou de que o ex-prefeito Totonho Valadares teria reclamado ser dono de parte de um terreno por onde passa parte a obra do calçamento da rua do Tiro de Guerra. Disseram que a obra prevê uma deflexão para que a via se alinhe à Rua Luciano Barbosa de Araújo, de olho na mobilidade. E que há um terreno do ex-prefeito na lateral do Vianão. Mas garantem que a questão foi resolvida de forma consensual,  sem prejuízo para a obra.

Tentando limpar a barra

O presidenciável Zema esteve em Pernambuco e gravou um vídeo elogiando a vocação produtiva do Agreste, direto de Santa Cruz do Capibaribe. “Construíram um império com muita garra”. Bem diferente do Zema de 2023, que comparou o Nordeste a “comparou os estados nordestinos a “vaquinhas que produzem pouco”, ou de 2025, quando afirmou que “o Sudeste que produz está Sudeste estaria cansado de subsidiar a região Nordeste”.

Orgulho

A TV Asa Branca,  afiliada Globo, dedicou oito minutos para contar a história de resistência do Cine São José. A reportagem de Caren Diniz ouviu Carlos Gomes,  o Carrinho de Lica, Alyson Nascimento,  Bruna Tavares e este jornalista,  todos falando do papel de resistência cultural e memória afetiva de um dos únicos cinemas de rua em atividade no Nordeste.

Prévia

Sexta-feira, Raquel Lyra com Pollyanna Abreu. Neste domingo,  João Campos com Ângelo Ferreira. A movimentação política dos últimos dias em Sertânia para muitos antecipa o embate entre o ex-prefeito e a atual gestora previsto para 2028. Quem viver,  verá.

Mais no Coco de Odálio 

Depois das críticas de que é um absurdo para a gestão Coco de Odálio se permitir gastar R$ 1 milhão com show de Xand Avião,  apareceu mais gente concordando. Um fornecedor diz que há um ano espera receber da prefeitura. Servidores da saúde e agentes reclamam o repasse do Previne Brasil. O governo federal vem repassando pra o município e o prefeito não está pagando os servidores.

O quem está com quem: municípios x densidade

No Pajeú,  Raquel Lyra conta hoje com o apoio de 11 gestores: Flávio Marques (Tabira), Diógenes Patriota (Tuparetama), Fredson Brito (São José do Egito), Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Joelson (Calumbi), Luciano Bonfim (Triunfo), Doutor Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Zé Pretinho (Quixaba), Giba Ribeiro (Flores) e Pedro Alves (Iguaracy). Do lado de João Campos, estão os prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Berg Gomes (Carnaíba), Mayco de Farmácia (Solidão) e Aline Karina (Itapetim), totalizando seis apoios.

População

Aí a curiosidade: apesar de Raquel Lyra ter mais prefeitos (11 x 6), os municípios alinhados a João Campos somam uma população maior:  176.642 habitantes (52,3%) x 160.955 habitantes (47,7%). Isso não quer dizer necessariamente muita coisa, dadas as particularidades dos municípios.

Frase da semana:

“Eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo”.

Do presidente Lula, sem filtro, brincando com a situação do craque. A fala gerou polêmica nas redes.

Breno e Márcia Conrado participam da Feira da Reforma Agrária Regional do Pajeú

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e a sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participaram nesta sexta-feira (19) da Feira da Reforma Agrária Regional do Pajeú. O evento reuniu agricultores e agricultoras, representantes de movimentos sociais, instituições e lideranças de diversos municípios da região. A programação teve como foco o fortalecimento da agricultura familiar, a troca de experiências e o debate sobre desenvolvimento rural, cidadania e produção sustentável.

Durante o evento, Breno destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao homem e à mulher do campo. “A feira representa um espaço de diálogo, aprendizado e valorização da agricultura familiar, que tem papel fundamental na economia e na segurança alimentar da nossa região. É uma satisfação participar de um momento tão significativo para o Pajeú”, afirmou.

Na ocasião, Márcia Conrado assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Serra Talhada, por meio do programa Terra Cidadã. A parceria tem como objetivo ampliar o acesso da população rural a direitos, serviços e ações voltadas à regularização e ao fortalecimento das comunidades do campo.

Para a gestora, “a união entre instituições e lideranças é fundamental para ampliar oportunidades e fortalecer as políticas públicas destinadas à população rural de Serra Talhada e de toda a região do Pajeú”, concluiu. A programação contou ainda com a presença da deputada estadual Rosa Amorim, além de representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento rural.

Servidores da Prefeitura do Recife ganhão feriadão de 5 dias

Nenhuma descrição de foto disponível.Em publicação no Diário Oficial, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) decretou que a próxima segunda-feira (22) será ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção dos serviços essenciais do município.

Somando o final de semana aos pontos facultativos (22 e 23) e ao feriado estadual (24), o servidor municipal desfrutará de cinco dias sem expediente, retornando ao trabalho na quinta-feira (25).

Lembrando que, em virtude da troca pelo feriado de Corpus Christi, quando houve trabalho nas repartições públicas municipais, a terça-feira (23) já havia sido decretada ponto facultativo.

Afogados sediou reunião da câmara setorial moveleira de Pernambuco

Afogados da Ingazeira sediou, na ultima quinta (18), a 4ª reunião ordinária da câmara setorial da cadeia produtiva da movelaria, reunindo representantes do setor, de Afogados e também de outras regiões do Estado.

Os debates ocorreram em tomo de três painéis temáticos: educação moveleira – como atrair empreendedores e colaboradores para o setor; empreendedorismo – começar, desenvolver e consolidar. Como prosperar no setor moveleiro; e o último sobre os resultados do INOVE Móveis – mostra de designs de móveis de Pernambuco.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira tem representatividade na Câmara Setorial através do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ney Quidute, que participou da reunião acompanhado do Prefeito Alessandro Palmeira e do vice-prefeito, Daniel Valadares.

“É uma grande satisfação podermos sediar esse encontro, de um segmento tão importante para a nossa economia. Destacar a importância das parcerias e dizer que, em breve, com o apoio do SENAI, estaremos instalando cursos de qualificação profissional para a produção de móveis aqui em Afogados, movimentando, ainda mais, a economia do município”, destacou Alessandro Palmeira.

A reunião contou ainda com as presenças dos empresários Carlos e Alexandre Brito; do Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Movelaria, Guilherme Brito; dos vereadores César Tenório e Gal Mariano; do Presidente da CDL/Afogados, Aderval Vicente; de Pedro Henrique, representando a Associação dos Produtores de Móveis de Afogados da Ingazeira – APMAI; além de representantes do SEBRAE, SENAI e ADEPE.

Pesquisa mapeia 141 sítios arqueológicos pré-coloniais na bacia do Rio Pajeú

Nenhuma descrição de foto disponível.Pesquisa mapeia 141 sítios arqueológicos pré-coloniais na bacia do Rio Pajeú

Nenhuma descrição de foto disponível.É o que diz o arqueólogo Fabiano Nascimento, que é presidente do Instituto Pajeú de Arqueologia (Iparq) e natural de Afogados da Ingazeira. O projeto foi aprovado pela PNAB estadual e tem como objetivo criar um banco de dados de todos os sítios arqueológicos pré-coloniais do Pajeú.
Segundo o pesquisador, a bacia hidrográfica do Rio Pajeú é a maior rede de drenagem de Pernambuco, porém ainda não tínhamos noção da quantidade de sítios arqueológicos conhecidos na nossa própria região, fato que tem atrapalhado as pesquisas mais aprofundadas e a própria gestão desse tipo de patrimônio. Foi com base nessa lacuna que decidimos escrever esse projeto, que para nossa felicidade foi aprovado.
Para o desenvolvimento do projeto tem sido realizado um levantamento bibliográfico dos resultados de pesquisas anteriores no Pajeú e trabalhos de campo para reconhecer e cadastrar novos sítios. Além disso, o contato com guias turísticos, algumas secretarias de cultura e população em geral tem ajudado de forma fundamental na construção desse banco de dados.
Esses 141 sítios arqueológicos pré-coloniais nos mostram a grande diversidade cultural dos diferentes grupos que ocuparam o Pajeú ao longo do tempo. São encontrados sítios de caçadores coletores, sítios de grupos autores de pinturas e gravuras rupestres, sítios à céu aberto, associados a grupos que produziam cerâmica, além de artefatos como machados de pedra e pilões. Todo esse patrimônio tem potencial científico e turístico que é pouco explorado pelo Poder Público. Além disso, muitos sítios estão abandonados, sendo alvo de vandalismos.
Desde o início do projeto, queríamos chamar a atenção para mostrar que a história do Pajeú não começa com os colonizadores, muito pelo contrário. Com base nas datações de sítios do Rio Francisco e da bacia do Rio Moxotó, é provável que a ocupação da nossa região tenha começado aproximadamente a 9 mil anos atrás.
Fabiano relembra que os sítios arqueológicos possuem proteção federal com base na lei 3.924 de 26 de julho de 1961 e sua destruição constitui crime contra o patrimônio nacional. Por outro lado, o patrimônio arqueológico é um bem coletivo e é dever de todos zelar pela sua proteção e preservação.

João Campos cumpre agenda em Sertânia neste domingo(21)

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, estará em Sertânia no próximo domingo (21) para cumprir agenda política no município.

João participa de uma reunião às 10h, no Espaço Iluminar. O encontro deve reunir lideranças puxadas pelo ex-prefeito Ângelo Ferreira,  apoiadores e representantes de diversos segmentos da cidade e da região.

Após a reunião, Campos concede entrevista à Rádio Sertânia FM.

A visita ocorre em meio à intensificação da movimentação política com a pré-campanha em Pernambuco.

Sertânia inaugura segunda cozinha comunitária e beneficia mais de 400 famílias em parceria com o Governo do Estado

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, coração e textoSertânia inaugura segunda cozinha comunitária e beneficia mais de 400 famílias em parceria com o Governo do Estado

Nenhuma descrição de foto disponível.Sertânia inaugurou mais uma cozinha comunitária, desta vez no bairro Alto do Rio Branco. A prefeita Pollyanna Abreu, juntamente com a governadora Raquel Lyra, entregou o equipamento, que vai beneficiar 200 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com essa nova unidade, o município passa a contar com duas cozinhas comunitárias a primeira no bairro Alto do Céu e agora esta, no Alto do Rio Branco, totalizando 400 famílias atendidas.

Na ocasião, a governadora também entregou títulos de posse a 169 famílias, beneficiadas pelo programa de regularização fundiária da Perpart. Os moradores contemplados são dos bairros Cohab I e II

A prefeita Pollyanna Abreu destacou as benfeitorias realizadas pela governadora no município, entre elas ônibus escolar, vans, creches, quadras esportivas e o calçamento de diversas ruas da cidade e dos distritos. Pollyanna também ressaltou o asfaltamento do Alto do Rio Branco.

Durante o evento, estiveram presentes prefeitos da região, deputados estadual e federal, além do pré-candidato ao Senado Túlio Gadêlha, que integrou a comitiva da governadora.

A inauguração da cozinha comunitária representou um momento inédito para aquela comunidade. A prefeita Pollyanna Abreu esteve acompanhada da vice-prefeita Teresa Raquel, também secretária de Assistência Social, além de demais secretários municipais, vereadores e diversas lideranças do município.

São obras que chegam para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Sertânia.

A prefeita Pollyanna fez questão de afirmar que o município segue firme, vivendo um novo tempo, em que os sertanienses estão sendo bem assistidos e acolhidos.

Datafolha: Lula tem 41% no 1º turno contra 31% de Flávio Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) — Foto: Wallison Breno/PR e Divulgação/Flickr Flávio BolsonaroLula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL).

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que o presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL).

O cenário é exatamente o mesmo de um mês atrás. Na pesquisa divulgada em 22 de maio, Lula tinha 47%, e Flávio, 43%.  Veja números da nova pesquisa:

  • Lula: 47% (eram 47% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 45% em abril);
  • Flávio Bolsonaro: 43% (eram 43% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 46% em abril);
  • Não sabe/não respondeu: 1% (eram 2% em 22 de maio, 1% em 16 de maio e 1% em abril)
  • Em branco/nulo/nenhum: 8% (eram 9% em 22 e16 de maio, 8% em abril e 10% em março).
  • No cenário de 1º turno, Lula lidera com 41% e fica dez pontos à frente de Flávio Bolsonaro, que tem 31%. Na sequência, aparecem Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 3%; Aécio Neves (PSDB), Augusto Cury (Avante), Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP), todos com 2%; e Cabo Daciolo (Mobiliza), Joaquim Barbosa (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO), com 1% cada.

    A pesquisa divulgada neste sábado é a segunda do instituto feita integralmente após a revelação das conversas que Flávio Bolsonaro pedia dinheiro a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que foi preso e é investigado por fraudes e lavagem de dinheiro.

    É também a primeira desde que o governo de Donald Trump decidiu classificar as facções criminosas PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e impor novas tarifas a produtos brasileiros.

    Ambas as medidas foram anunciadas após um encontro com Flávio Bolsonaro na Casa Branca e foram criticadas por Lula, que as vê como ataques à soberania nacional.

    O Datafolha perguntou aos entrevistados se o eventual apoio de Trump a um candidato afetaria a sua decisão de voto, se aumentaria ou diminuiria a vontade de votar naquele candidato.

    As respostas:

    • para 65%, não faria diferença;
    • 17% dizem que aumentaria a chance de voto;
    • 15% responderam que diminuiria;
    • 3% não souberam responder.

     

    O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa é BR-09956/2026.

Arraiá da Assistência reúne famílias e celebra tradição junina em Brejinho

Nenhuma descrição de foto disponível.Arraiá da Assistência reúne famílias e celebra tradição junina em Brejinho

Nenhuma descrição de foto disponível.Brejinho viveu, na noite desta sexta-feira (19), mais uma edição do tradicional Arraiá da Assistência, evento que já faz parte do calendário cultural do município e que reuniu famílias, beneficiários dos programas sociais, moradores e visitantes de cidades da região.

A programação contou com apresentações culturais de grupos de dança, valorizando as tradições nordestinas e o espírito junino. A animação da festa ficou por conta dos shows de Forró Pra Curtir, Vitória Freitas e Pedro Guerra, que levaram muita música e alegria ao público presente.

A secretária municipal de Assistência Social, Emília Carmem, destacou a satisfação com o sucesso do evento e a grande participação popular. Segundo ela, a confraternização tem como principal objetivo fortalecer os laços comunitários e proporcionar momentos de lazer para as famílias brejinhenses.

Neste ano, em razão da realização da Copa do Mundo, a organização instalou dois telões no local da festa para que os participantes também pudessem acompanhar a partida entre Brasil e Haiti, unindo a paixão pelo futebol à celebração junina.

O prefeito Gilson Bento agradeceu o apoio da Empetur e do Governo de Pernambuco, que contribuíram para a realização do evento. Ele ressaltou ainda que o Arraiá da Assistência já se consolidou como uma das mais importantes festividades do município, preservando a cultura popular e promovendo a integração entre a população.

Prefeitura de Brejinho pagou primeira parcela do 13º

A gestão do prefeito Gilson Bento pagou a primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais nessa quinta-feira (18), injetando recursos importantes para movimentar a economia local, nesse período junino.
A gestão municipal segue honrando seus compromissos com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais.
A iniciativa fortalece a economia local, movimenta o comércio e valoriza os servidores que contribuem diariamente para o desenvolvimento do município.

SJEgito / Câmara concede moção de aplausos para 5 egipcienses que ingressaram na PMPE

O Poder Legislativo de São José do Egito, por iniciativa da Vereadora Fernanda Jucá, presta uma justa homenagem a 5 egipcienses que conquistaram o ingresso na honrosa carreira de Policial Militar.

Mais do que uma conquista individual, esta é uma vitória que enche de orgulho todo o povo egipciense. São exemplos de dedicação, superação e perseverança, que escolheram a missão de servir e proteger a sociedade com coragem e responsabilidade.

Os agraciados são: José Edson Rabelo Filho, Elen Marília, Vandesson Martins do Nascimento, Luís Antônio Lima Farias e Mateus Cauê de Lima.

“Que esta conquista inspire nossa juventude e reafirme que o esforço, a honestidade e a determinação são caminhos que conduzem a grandes realizações. A Câmara de Vereadores de São José do Egito manifesta seus mais sinceros aplausos e deseja uma trajetória marcada pela ética, pela bravura e pelo compromisso com a população”. Disse a Câmara em nota.

XII FECAPRIO movimenta Ingazeira

O município de Ingazeira já vive XII FECAPRIO, que acontece até o dia 21 de junho, consolidando-se como um dos maiores eventos voltados à caprinovinocultura na região do Pajeú.

Promovida pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Reforma Agrária, a feira reúne produtores, expositores, criadores e visitantes em uma programação diversificada que promete fortalecer o setor e impulsionar a economia local.

Exposições, julgamentos de animais, atrações culturais, transmissão do jogo do Brasil em telão, apresentações musicais e diversos serviços gratuitos oferecidos pelas secretarias municipais. Com mais de 130 baias comercializadas e esgotadas antecipadamente e R$ 30 mil em premiação, há ampla participação de criadores de várias cidades da região.

O prefeito Luciano Torres destacou que a FECAPRIO vai além de uma exposição agropecuária e representa geração de oportunidades para o município. “A FECAPRIO fortalece nossa economia, valoriza os produtores rurais e promove cultura, cidadania e desenvolvimento para Ingazeira e toda a região”, ressaltou.

Essa manhã, Luciano Torres, acompanhado de vereadores, secretários municipais, do deputado estadual Diogo Morais e da população, participou da inauguração dos novos vestiários do Estádio Iedo Ivo de Morais Veras Na ocasião, também foi realizada a entrega de uma caminhonete Strada 0 km, que passa a reforçar os serviços da área da saúde municipal.

XII FECAPRIO movimenta Ingazeira

O município de Ingazeira já vive XII FECAPRIO, que acontece até o dia 21 de junho, consolidando-se como um dos maiores eventos voltados à caprinovinocultura na região do Pajeú.

Promovida pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Reforma Agrária, a feira reúne produtores, expositores, criadores e visitantes em uma programação diversificada que promete fortalecer o setor e impulsionar a economia local.

Exposições, julgamentos de animais, atrações culturais, transmissão do jogo do Brasil em telão, apresentações musicais e diversos serviços gratuitos oferecidos pelas secretarias municipais. Com mais de 130 baias comercializadas e esgotadas antecipadamente e R$ 30 mil em premiação, há ampla participação de criadores de várias cidades da região.

O prefeito Luciano Torres destacou que a FECAPRIO vai além de uma exposição agropecuária e representa geração de oportunidades para o município. “A FECAPRIO fortalece nossa economia, valoriza os produtores rurais e promove cultura, cidadania e desenvolvimento para Ingazeira e toda a região”, ressaltou.

Essa manhã, Luciano Torres, acompanhado de vereadores, secretários municipais, do deputado estadual Diogo Morais e da população, participou da inauguração dos novos vestiários do Estádio Iedo Ivo de Morais Veras Na ocasião, também foi realizada a entrega de uma caminhonete Strada 0 km, que passa a reforçar os serviços da área da saúde municipal.

Prefeito Luciano Torres convida população para dia de conquistas, entregas e novos investimentos e abertura da XII FECAPRIO em Ingazeira

Pode ser uma imagem de textoNa próxima sexta-feira, dia 19, Ingazeira viverá um dia repleto de conquistas com uma programação especial que começa às 8h30, na Praça Francisco Martins de Oliveira. O prefeito Luciano Torres convida toda a população para acompanhar entregas, inaugurações e importantes investimentos que visam fortalecer o desenvolvimento do município.

Dentre as principais ações previstas, estão a inauguração dos novos vestiários e banheiros públicos do Estádio Municipal, o lançamento oficial da XII FECAPRIO, uma das maiores feiras de caprinovinocultura da região, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova Creche Proinfância Tipo 2, e a entrega de um veículo Fiat Strada cabine dupla zero km para a Secretaria Municipal de Saúde.

“São investimentos que melhoram a qualidade de vida da nossa população e demonstram o compromisso de seguir trabalhando por uma Ingazeira cada vez mais forte e preparada para o futuro”, afirmou o prefeito Luciano Torres, destacando que a data simboliza um passo importante no progresso da cidade. A cerimônia contará com a participação de várias autoridades como: o deputado federal Lucas Ramos, deputado estadual Diogo Moraes, lideranças e de toda a comunidade.

Sicoob Pernambuco leva palestra de educação financeira à comunidade de Brejinho-PE

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "SICOOB Pernambucd ". SICOOB COOR COOR"Na quarta-feira, 17 de junho, o Sicoob Pernambuco, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura de Brejinho, realizou uma palestra sobre educação financeira com o tema “Apostas Online: diversão ou risco para sua vida financeira?”, voltada à comunidade do município.

A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre os impactos que as apostas online podem causar na vida financeira das pessoas, incentivando uma reflexão sobre consumo consciente, planejamento financeiro e tomada de decisões responsáveis.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer melhor os riscos associados às apostas, especialmente diante da crescente popularização das plataformas digitais, além de receber orientações práticas sobre organização financeira e uso consciente do dinheiro.

Para o Sicoob Pernambuco, investir em educação financeira é contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Levar esse conhecimento para diferentes públicos fortalece a autonomia das pessoas e amplia as oportunidades para que façam escolhas mais seguras e conscientes ao longo da vida.

A iniciativa também reforça a importância das parcerias institucionais na construção de uma sociedade mais informada e preparada para lidar com os desafios financeiros do dia a dia.

Compromisso que vai além da Semana ENEF

A palestra realizada em Brejinho dá continuidade ao trabalho de educação financeira desenvolvido pelo Sicoob Pernambuco durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada entre os dias 18 e 24 de maio.

Na ocasião, a cooperativa promoveu palestras em escolas de Pernambuco e da Paraíba, levando o tema “Apostas Online: diversão ou risco para sua vida financeira?” para crianças e jovens. As ações impactaram mais de 1.600 estudantes, reforçando a importância de discutir temas financeiros desde cedo e preparando as novas gerações para uma relação mais consciente com o dinheiro e com o ambiente digital.

Mais do que uma ação pontual, a educação financeira faz parte do compromisso permanente do Sicoob Pernambuco com a transformação social, o cooperativismo e a construção de comunidades mais prósperas e sustentáveis.

Brejinho Prefeitura realiza Arraiá da Assistência Social 2026, nessa sexta(19)

A tradição nordestina vai tomar conta do Pátio da Feira, da Terra Mãe do Rio Pajeú, em uma noite especial de muita cultura, música e alegria para toda a família.

Nesta sexta-feira (19), a gestão do prefeito Gilson Bento realiza mais uma edição do já tradicional Arraiá da Assistência Social, a programação terá início às 18h30 com apresentações culturais. A partir das 20h, o público poderá aproveitar os shows de Forró Pra Curtir, Vitória Freitas e Pedro Guerra.

E para completar a festa, haverá telão com a transmissão do jogo da Seleção Brasileira, reunindo cultura, entretenimento e a emoção do futebol em uma única noite.

*Giro pelos Blog’s SEXTA (19.06.2026) *

Trabalho até a noite – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, foi conferir na noite desta quinta-feira (18), os trabalhos de pavimentação no Alto Pedro de Souza. “Por aqui o trabalho acontece durante o dia e também pela noite! Os moradores do Alto Pedro de Souza podem comemorar, afinal a Tradicional Festa de São Pedro e Paulo acontecerá com o bairro amplamente asfaltado! As obras começaram hoje e em pouco tempo, estaremos com as ruas 100% asfaltadas! Essa é uma grande conquista que chega em boa hora, fruto da articulação de Marconi e com a parceria da nossa Governadora Raquel Lyra que tem um olha atento para as demandas da nossa cidade”, disse o prefeito florense.

Você sabia? – Que o Diretor Presidente do Grupo JM (Farmácia dos Municípios, Laboratório Maria do Carmo e Pharmaplus Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares, Joseph Domingos, é filiado ao Partido Novo. A confirmação foi quando da visita do presidente estadual da legenda em Pernambuco a sede deste blog em Afogados da Ingazeira, no último dia 04 de junho.Convidando – O prefeito de Custódia, Manoel Messias, postou nas suas redes sociais, o convite a população custodiense, para o Sextou com futebol, música e muita animação, o encontro é no Parque Zé do Povo para torcer pela nossa Seleção e viver uma noite especial! “Além da transmissão ao vivo de Brasil x Haiti, às 21h30, teremos o Grupo Sambeer, garantindo muita música e animação antes e depois da partida”, afirmou o gestor.

Disse – “Mais uma vez, nosso mandato está entre os 100 Cabeças do Congresso Nacional, reconhecimento do DIAP aos parlamentares mais influentes do país. Essa conquista reforça o compromisso que temos com a classe trabalhadora, a agricultura familiar, os movimentos sociais e a defesa dos direitos do povo brasileiro. Seguimos firmes, com diálogo, trabalho e luta por Pernambuco e por um Brasil mais”. (Deputado federal, Carlos Veras, comemorando seu nome na lista do DIAP sendo um dos 100 parlamentar mais influente do Congresso)

Consulta pública – A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), lança nesta sexta-feira (19), Dia Nacional do Migrante, a consulta pública para a construção do Plano Municipal de Políticas para Pessoas em Situação de Migração e Refúgio. A abertura será realizada a partir das 9h, na Escola de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social do Recife (EDUSUAS), no bairro do Derby, e marca uma nova etapa do processo participativo que vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A consulta pública tem como objetivo ampliar a participação social na construção do plano, permitindo que migrantes, refugiados e apátridas residentes no Recife, além de organizações da sociedade civil, universidades, instituições e demais interessados, contribuam com sugestões para o aprimoramento da minuta do documento. Estruturada em seis eixos temáticos, a proposta está disponível para consulta no site da Prefeitura do Recife até o dia 11 de julho, e as contribuições poderão ser enviadas por meio de formulário eletrônico.

Comemorando – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, comemorou a chegada de mais um veículo para o reforço para a área da Assistência Social, adquirido através da parceria com o Governo de Pernambuco.” Seguimos trabalhando para garantir mais estrutura, melhores condições de atendimento e mais qualidade nos serviços oferecidos à nossa população.
Agradecemos a governadora Raquel Lyra por essa parceria que contribui para o desenvolvimento de Tuparetama e para o cuidado com quem mais precisa”, disse o prefeito.

Frase –  “Ela não declara apoio nem ao candidato do partido dela, como vou querer que ela apoie o meu candidato?”. ( Presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, sobre a governadora Raquel Lyra, em conversa com a editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim)

Perguntar não ofende – Por que na região do Pajeú tem pessoa sem potencial político, (apoio popular, carisma e articulação partidária), mas tenta mostrar o contrário. O resultado está por vir nas eleições de outubro. Aguardem!

Prefeito Diógenes Patriota recebe novo veículo para fortalecer a Assistência Social de Tuparetama

O município de Tuparetama recebeu, nesta terça-feira (17), mais um importante reforço para a área da Assistência Social. O prefeito Diógenes Patriota anunciou a chegada de um novo veículo, adquirido por meio de parceria com o Governo de Pernambuco, que será utilizado para ampliar e melhorar os serviços prestados à população.

De acordo com o gestor, o automóvel contribuirá para fortalecer as ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, garantindo mais estrutura e melhores condições de atendimento aos usuários dos programas e serviços sociais do município.

“Seguimos trabalhando para garantir mais estrutura, melhores condições de atendimento e mais qualidade nos serviços oferecidos à nossa população”, destacou o prefeito.

Diógenes Patriota também agradeceu à governadora Raquel Lyra pela parceria e pelo apoio ao município. Segundo ele, a iniciativa representa mais um avanço para o desenvolvimento de Tuparetama e para o cuidado com as pessoas que mais necessitam da atuação do poder público.

A chegada do novo veículo reforça o compromisso da gestão municipal em investir na melhoria da rede de assistência social, ampliando a capacidade de atendimento e promovendo mais eficiência nas ações voltadas à população.

Prefeitura de Serra Talhada inicia convocação de cadastros compatíveis e incompatíveis para o Residencial Lorena I

Nenhuma descrição de foto disponível.Prefeitura de Serra Talhada inicia convocação de cadastros compatíveis e incompatíveis para o Residencial Lorena I

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, iniciou a convocação dos candidatos cadastrados no programa habitacional Residencial Lorena I para a próxima etapa do processo de seleção das unidades habitacionais. Ao todo, 195 pessoas foram convocadas após a análise de enquadramento realizada pela Caixa Econômica Federal, responsável pela verificação dos critérios de elegibilidade previstos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Do total de convocados, os candidatos que tiveram seus cadastros considerados compatíveis com as regras do programa deverão comparecer entre os dias 16 e 30 de junho à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para apresentar a documentação exigida. Já os candidatos que foram classificados como incompatíveis, pela análise da Caixa Econômica Federal, deverão procurar a secretaria no mesmo período para receber orientações sobre as pendências identificadas e os procedimentos necessários para regularização.

Os candidatos considerados compatíveis deverão apresentar duas cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, número do NIS com CadÚnico atualizado, declaração positiva ou negativa de união estável, declaração de beneficiário do Minha Casa Minha Vida e, nos casos aplicáveis, atestado médico contendo CID para pessoa com deficiência, procuração pública para representação e comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS.

De acordo com o edital publicado pelo município, os candidatos com cadastro incompatível terão até 60 dias para corrigir informações cadastrais ou financeiras apontadas durante a pesquisa de enquadramento, quando a regularização for possível.

Atendimentos

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, localizada na Rua Manoel Pereira da Silva, nº 1059, no bairro Nossa Senhora da Penha.

Prefeitura de Ingazeira celebra conquistas com programação especial na sexta (19)

Nessa  sexta-feira, dia 19, Ingazeira viverá um dia repleto de conquistas com uma programação especial que começa às 8h30, na Praça Francisco Martins de Oliveira. O prefeito Luciano Torres convida toda a população para acompanhar entregas, inaugurações e importantes investimentos que visam fortalecer o desenvolvimento do município.

Dentre as principais ações previstas, estão a inauguração dos novos vestiários e banheiros públicos do Estádio Municipal, o lançamento oficial da XII FECAPRIO, uma das maiores feiras de caprinovinocultura da região, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova Creche Proinfância Tipo 2, e a entrega de um veículo Fiat Strada cabine dupla zero km para a Secretaria Municipal de Saúde.

“São investimentos que melhoram a qualidade de vida da nossa população e demonstram o compromisso de seguir trabalhando por uma Ingazeira cada vez mais forte e preparada para o futuro”, afirmou o prefeito Luciano Torres, destacando que a data simboliza um passo importante no progresso da cidade. A cerimônia contará com a participação de várias autoridades como: o deputado federal Lucas Ramos, deputado estadual Diogo Moraes, lideranças e de toda a comunidade.

Mayco da Farmácia busca MP para apresentar informações sobre contratação de banda do SoliJoão 2026

A Prefeitura de Solidão participou, nesta quinta-feira (18), de uma reunião on-line com o promotor de Justiça da Comarca de Tabira, Dr. Mateus, para tratar da recomendação do Ministério Público referente ao pagamento de uma atração musical contratada para o SOLIJOÃO 2026.

A questão tem relação com a banda Caviar com Rapadura. Foi recomendado ainda  ao prefeito que o município se abstenha de novas contratações com valores muito discrepantes em relação ao ano passado.

Participaram do encontro o prefeito Mayco Araújo, a equipe jurídica do município e os profissionais responsáveis pelo setor de licitações. Durante a reunião, foram apresentados esclarecimentos sobre o processo de contratação da atração musical.

Após as ponderações feitas pelo promotor de Justiça, o município assumiu o compromisso de encaminhar toda a documentação relacionada à contratação para análise do Ministério Público. O representante do órgão também se comprometeu a analisar o material com celeridade.

Durante o encontro, foi destacado que o valor contratado para a apresentação da banda está compatível com os preços praticados no mercado, conforme os critérios estabelecidos no artigo 23 da Lei Federal nº. 14.133/2021.

A gestão municipal reafirmou seu compromisso com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Carnaíba / Prefeitura promove ação de valorização da pessoa idosa com aulão de pilates e serviços de saúde

Na tarde da última segunda-feira (15), a Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou um aulão de pilates na Academia da Saúde em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A atividade reuniu idosos do município em um momento de cuidado, acolhimento e promoção da qualidade de vida. Além da prática de exercícios físicos, a programação proporcionou integração social, bem-estar e incentivo à adoção de hábitos saudáveis.

Durante a ação, também foram ofertados serviços do Hiperdia, com acompanhamento e orientações voltadas para pessoas com hipertensão e diabetes, reforçando a importância da prevenção e do monitoramento da saúde.

O prefeito de Carnaíba, Berg Gomes, destacou a relevância de iniciativas voltadas à população idosa e reafirmou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que garantam respeito, proteção e qualidade de vida para os idosos.

“Cuidar da nossa população idosa é uma prioridade da nossa gestão. Seguiremos investindo em ações que promovam qualidade de vida, respeito, proteção e garantia de direitos para aqueles que tanto contribuíram para a construção da nossa história”, afirmou o gestor.

A ação reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da pessoa idosa, fortalecendo o acesso à saúde, à inclusão social e ao envelhecimento ativo e saudável.

Sertão do Pajeú recebe primeira edição do Festival de Coco de Afogados

Organizado pelo Coco Negras e Negros do Leitão, o festival reunirá grupos de Coco de Pesqueira e Custódia em apresentações gratuitas, além e degustação de comida de quilombo e oficinas de dança

A cultura do Coco de Roda tomará conta do Pajeú pernambucano: de 16 a 20 de junho será realizada a primeira edição do Festival de Coco de Afogados da Ingazeira, uma ação que integra shows gratuitos, intercâmbio artísticos, degustação de comida quilombola, oficinas de dança e música e ações de reflorestamento / doação de mudas.

Com incentivo da PNAB Afogados, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Ministério da Cultura e Governo Federal, o Coco Negras e Negros do Leitão da Carapuça, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é o anfitrião do encontro. “Será tudo de graça, para todo mundo que queira aprender e viver o Coco”, destaca Sebastião da Silva, líder do grupo e proponente do projeto. A Secretaria Municipal de Educação é uma das apoiadoras da ação.

Nos dias 16 e 17 de junho, haverá aulas de dança do coco na rede pública de ensino (16/6 no Centro de Educação Infantil Genedi Magalhães e 17/6 na EREM Cônego João Leite, exclusiva para alunas e alunos na zona urbana de Afogados da Ingazeira).

Já no dia 19 de junho, sexta, haverá shows na Estação Ferroviária: 16h Samba de Coco Cachoeira da Onça, 17h homenagens “Amigos do Coco”, 17h30 Grupo de dança “Raízes em Movimento” e Grupo de Coco “Eu Não Tenho Amor”, 18h 15 Batucada Feminista do Pajeú e 19h Coco Negras e Negros do Leitão; degustação de comida de quilombo e distribuição de mudas de plantas da caatinga completarão a ação.

Por fim, em 20 de junho, sábado, Dia Estadual do Coco de Roda, haverá transporte da cidade ao Leitão a partir das 15h na Praça Padre Carlos Cottart; e shows no Leitão da Carapuça (zona rural de Afogados): 16h Coco Toype do Ororubá, 17h 30 Homenagens, 18h Coco Negras e Negros; também haverá degustação de comida de quilombo.

CONHEÇA AS APRESENTAÇÕES

Anfitriões, o Coco Negras e Negros do Leitão é Patrimônio Vivo de Pernambuco e possui mais de 30 anos de atividade, dois CDs e um EP, além de curtas metragens – se apresentarão no dois dias de shows. Já o Samba de Coco Cachoeira da Onça é liderado por Mestra Joana, irmão de Inácio Pedro, que era mestre do Negras e Negros e morreu em 2025. Formado por sua família (filhas, filho, netas e parentes), o Samba apresentará o show “No Terreiro de Mestra Joana” na sexta, 19/6. O Samba de Coco Toype do Ororubá, que surgiu em 2017, na aldeia Lagoa (Pesqueira), como expressão da cultura tradicional do povo Xukuru do Ororubá, se apresenta no sábado, 20/6 no território do Leitão.

Completam a programação a Batucada Feminista do Pajeú, grupo percussivo que se apresentará em Afogados; e os grupos “Raízes em Movimento” e “Eu Não Tenho Amor”, que sao formados por alunas e alunos da rede pública de ensino e estreiam em festivais de música, se apresentando também na sede do município (Estação Ferroviária, s/n, próximo à Escola Dom Mota, centro).

“A curadoria buscou integrar a tradição quilombola, da qual o Samba de Custódia é o representante, com a tradição indígena, da qual o Coco Toype do Ororubá é a melhor expressão possível. Se os pesquisadores de cultura popular afirmam que o Coco de Roda é resultado da fusão de tradições afro indígenas, então o festival terá essa intersecção. E é notório: a roda de coco é muito parecida com o toré dos indígenas. Vai ser um encontro lindo de reconexão e reafirmação da cultura popular de Pernambuco enquanto esse lugar original e único, adjetivos aliás que foram relacionados ao Negras e Negros do Leitão pelo Conselho de Cultura quando viraram Patrimônio Vivo em 2023”, reflete Leonardo Lemos, pesquisador do Coco nos Sertões e produtor executivo do projeto.

Acompanhe o conteúdo do festival no instagram.com/coconegrasenegrosdoleitao

Secretaria de Cultura de Afogados divulga atrações locais da 20ª Expoagro/2026

A Secretaria de Cultura de Afogados da Ingazeira divulgou nesta quarta (17), as atrações locais que comporão a grade artística da 20a.
Expoagro.

São eles: Wilson Neres (02/07), Ney Gomes (03/07), Marquim Moreno (04/07) e Vacila Samba (05/07). Eles se juntam às atrações nacionais e regionais já anunciadas, a exemplo de Fundo de Quintal, Mara Pavanelly, Detonautas, Edy & Nathan,  Vicente Nery, Fulô de Mandacaru, Baby Som, Taty Girl, Hungria e Valkyria Santos.

De acordo com Augusto Martins, todas as atrações locais estarão tocando na Expoagro pela primeira vez, a exceção de Ney Gomes, que apesar de já ter tocado no evento, há dois anos consecutivos não participava da festa.

“Estamos aguardando a definição de uma possível atração cedida pelo Estado, para fecharmos a programação completa de nossa Expoagro,” informou o Secretário de Cultura de Afogados, Augusto Martins.

Após articulação iniciada em 2023, Duque comemora edital para recuperação da PE-430 em São José do Belmonte

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco.

Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou articulações, apresentou solicitações e acompanhou de perto o andamento do pleito, destacando a necessidade de investimentos na rodovia para garantir melhores condições de tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional.

Para o deputado, a publicação do edital representa um passo decisivo para transformar uma reivindicação histórica da população em realidade.

“A recuperação da PE-430 significa mais segurança, melhores condições de mobilidade e mais oportunidades de desenvolvimento para São José do Belmonte e todo o Sertão”, destacou.

Luciano Duque ressaltou ainda que a conquista é resultado da união de esforços entre a população, lideranças locais e o Governo do Estado, reforçando seu compromisso de continuar trabalhando por investimentos estruturadores que promovam mais qualidade de vida para os pernambucanos.