Por Franklin Portugal*
O Santa Cruz encerrou a participação na Série D do Campeonato Brasileiro. Não foi o campeão. Quem garantiu o título foi o Barra de Santa Catarina, que fez os placares de 2 a 1 na Arena de Pernambuco e um 0 a 0 na volta na Arena Barra FC. Mas, o importante foi o Santa ter conseguido o acesso – é ter algo valioso a se comemorar. Finalmente! O Santa Cruz retorna à Série C do ano que vem. E pode fazer um planejamento para ir se recuperando e chegar também à Série B e assim por diante. O tricolor é mesmo das multidões. A equipe lidera o ranking de média de público na Série D – foram mais de 300 mil torcedores em 12 jogos como mandante, sendo a média de 26 mil pessoas por partida.
E quem luta para conseguir acesso é o Náutico. O que parecia, e só parecia, ser mais tranquilo não está sendo. Depois da melhora incrível que o Timbu teve na primeira fase, se classificando para esta segunda e decisiva etapa, e encaminhar o acesso, a equipe obteve uma vitória, fora, e duas derrotas em casa, o que complicou demais as coisas. Os últimos empates em 1 a 1 diante da Ponte Preta e Guarani, em Campinas, ainda deixam o Náutico vivo. A decisão vai para última rodada em que se enfrentam Ponte Preta x Guarani e Náutico x Brusque (SC). Só os dois primeiros colocados deste grupo sobem para a Série B, além dos outros dois melhores colocados do outro grupo com Londrina, Floresta, São Bernardo e Caxias.
O Sport segue a saga triste pela Série A. É o lanterna e empatou com o Cruzeiro em 1 a 1 em Minas Gerais. Está a 9 pontos para a porta de saída da zona de rebaixamento.
Falando em mudanças no calendário e organização da competição, a CBF anunciou uma reformulação na Série D do ano que vem. A competição sai de 64 clubes para 96 no próximo ano. Muitas equipes que estavam de fora agora veem uma chance de ter calendário para o próximo ano.
Após o fim das Eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, a Seleção Brasileira inicia uma série de amistosos de preparação. Será esta semana e a outra com dois asiáticos. Agora, sinceramente, espero que sejam marcados amistosos com seleções fortes, seleções europeias, estes sim são testes de verdade.
Agenda da Semana:
Sexta-feira
Amistoso da Seleção Brasileira
- Coreia do Sul x Brasil, no estádio Seul World Cup Stadium, às 08h.
(Na terça-feira seguinte o adversário será o Japão)
Sábado
Série C
(Última rodada – 2ª fase)
- Náutico x Brusque-SC, nos Aflitos, às 17h.
*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.