~~~~Giro pelos Blog’S—–(Quinta-feira….27.08.2020)~~~~~~

A liderança de Yves em Paulista

A primeira pesquisa do Instituto Opinião em parceria com este blog em Paulista, na Região Metropolitana, aponta um cenário de eleição de segundo turno com apenas um pré-candidato já garantido: o ex-prefeito Yves Ribeiro, do MDB, que lidera com 20% das intenções de voto, 12 pontos percentuais à frente de três concorrentes, que aparecem num patamar entre 7% e 8%, no caso o socialista Francisco Padilha, Severino Ramos, do PTB, e Sérgio Leite, do PP.

Paulista tem, hoje, 216 mil eleitores e, portanto, palco de eleição para dois turnos. Diante do baixo índice de intenção de voto de todos os candidatos, a chance de a eleição ser definida em primeiro turno é praticamente impossível, até porque chama atenção na mesma pesquisa o desapontamento do eleitorado com os políticos em geral. Dos entrevistados, mais de 25% disseram que iriam anular o voto e 20% afirmaram que estão indecisos.

Não foi surpresa Yves despontar na liderança. Primeiro, governou o município antes de Júnior Matuto ser eleito e reeleito e tem uma folha de serviços prestados, especialmente na área social quando esteve com a caneta na mão. Como os gestores em geral que passam pelo poder, tem consequentemente ou paradoxalmente, a maior taxa de rejeição, desafio a ser vencido dependendo da estratégia de campanha e da sua capacidade de mostrar o que fez enquanto prefeito.

Já o pré-candidato do PSB, Francisco Padilha, tem pela frente o grande desafio de se dissociar do prefeito Júnior Matuto pelo fato deste ter 70% de rejeição. Matuto, segundo este blog levantou, fez muitas obras que estão presentes na mente do eleitorado, mas seu afastamento do cargo, a maior celeuma que o município enfrentou nos últimos dias, certamente contribuiu para aumentar o desgaste, tendo em vista o espaço que ocupou na mídia estadual.

Quanto aos demais candidatos embolados em segundo turno – Ramos e Sérgio Leite – o primeiro se apresenta mais competitivo, chegando a um empate técnico com Yves numa eventual disputa em segundo turno. Sérgio Leite, que muitos achavam que estava morto, apareceu na mesma margem de intenção de voto dos que ficaram em segundo lugar, com pouco mais de 7%. Seu maior problema é que já disputou e perdeu várias eleições, estando com a pecha de derrotado.

Alta Federal – Em Paulista, segundo a pesquisa do Instituto Opinião, o presidente Bolsonaro já aparece bem avaliado. Quase metade da população aprova a gestão federal, percentual, inclusive, superior ao Governo Paulo Câmara, que está numa posição bastante desconfortável, com quase metade da população reprovando. O que se pode traduzir em relação a isso, notadamente Bolsonaro, é a aprovação da população aos programas sociais do Governo, com destaque para o programa emergencial de distribuição de renda no valor de R$ 600, contemplando mais de 40 milhões de brasileiros que perderam os seus empregos por causa da pandemia do coronavírus.

Petrolina – Por falar em pesquisa, a próxima, desta feita em parceria com o Instituto Potencial, será postada, hoje, neste blog, à meia noite, trazendo o cenário eleitoral de Petrolina, o maior colégio eleitoral do Sertão. Traz, como ocorreu em Paulista, a avaliação também das gestões do prefeito Miguel Coelho (MDB), do governador Paulo Câmara (PSB) e do presidente Bolsonaro (sem partido). A cidade tem, hoje, um motivo a mais para dormir tarde, depois da meia noite, mesmo em tempos terríveis de pandemia.

Fato novo – Este blog antecipou, ontem, que em Petrolina também pode ocorrer uma reviravolta diante da possibilidade de o deputado Gonzaga Patriota disputar a Prefeitura, mais uma vez, ocupando o vácuo aberto de uma candidatura sintonizada com o Palácio das Princesas. No início do processo eleitoral, lá atrás, Patriota se antecipou ao seu partido e anunciou apoio à pré-candidatura de Odacy Amorim, do PT. Mas o Palácio nem o PSB seguiram a sua decisão, porque no Recife o PT está comprometido com a candidatura de Marília Arraes, contrariando interesses do deputado João Campos, pré-candidato do PSB na capital.

Sebá na disputa – Já em Serra Talhada, sete partidos que integram o bloco de oposição têm reunião agendada amanhã para discutir o nome que sairá candidato a prefeito no lugar de Carlos Evandro, que ontem se submeteu a uma cirurgia de coração no Recife. O nome mais cotado para entrar no páreo é o do deputado federal Sebastião Oliveira, o Sebá, como é mais conhecido, do PL, praticamente uma unanimidade. Se sua candidatura se confirmar, cenário mais provável, o cenário de céu de brigadeiro para Márcia Conrado (PT), candidata apoiada pelo prefeito Luciano Duque, muda completamente. Serra Talhada passa a ter uma eleição com fortes emoções.

CURTAS

BOMBOU – O número de beneficiários do auxílio emergencial é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 25 Estados brasileiros. São 65,4 milhões de pessoas recebendo o auxílio para 37,7 milhões de empregos. As pessoas recebendo o auxílio já correspondem a 68% dos 96,1 milhões da força de trabalho (soma de empregados com desocupados). São 21,3 milhões recebendo o benefício na região Nordeste e 6,3 milhões com emprego com carteira assinada. Em todos os Estados nordestinos há pelo menos o triplo de beneficiários em relação aos empregos formais. No Maranhão há cinco pessoas recebendo o benefício para cada empregado com carteira. É o Estado com a maior proporção.

LIVES DO BLOG – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, participa de live pelo YouTube deste blog na próxima quarta-feira, às 18 horas com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio. Vai tratar das regras eleitorais numa eleição atípica, num momento em que o País vive o drama na saúde pública provocado pela pandemia do coronavírus. Na quinta, no dia seguinte, será a deputada Bia Kicis (PSL-DF), para falar de crise nacional e CPI das Fake News, esta às 19 horas, pelo Instagram.

Perguntar não ofende: Ao atrasar dois meses do salário dos profissionais de saúde envolvidos na pandemia em Caruaru o Governo do Estado mostra desrespeito com quem tenta salvar vidas?

~~~~Coluna do FinFa~~~~

Participou – O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, participou ontem (25) da reunião virtual nessa quarta-feira (26/08), com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Duque, foram discutimos sobre as melhores práticas das atividades do licenciamento das obras populares.

Pagou – O Governo Municipal da cidade de Quixaba-PE, anunciou que foi depositados ontem (26),nas contas dos servidores municipais, os pagamentos referentes ao mês de Agosto, efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionista.

Conseguiu – Depois de grande esforço e várias idas à Recife, O Governo Municipal de Brejinho-PE, conseguiu junto ao Governo do Estado, a construção do acostamento da PE-275, partindo do cemitério até a nossa cidade. A obra já foi iniciada e são mais de 850 metros de acostamento contemplando os dois lados da via.”Quero agradecer ao Governo do Estado através da Secretária Estadual de Infraestrutura, Fernanda Batista, por atender o nosso pedido para que essa obra fosse realizad”,disse a prefeita Tânia Maria.

Recebeu apoio –

O ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Garanhuns, no Agreste, Silvino Duarte (PTB), recebeu mais um apoio importante para a disputa eleitoral deste ano. Nesta terça-feira (25), o Republicanos, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, oficializou o apoio ao petebista. Além de apoiar Duarte, o partido indicará Haroldo Vicente, atual vice-prefeito da cidade, para compor a chapa. Costa Filho defende que a união será benéfica para o município. “Dr. Silvino é um homem sério, comprometido com as necessidades da população de Garanhuns, e acumulou experiência ao longo dos anos que foi prefeito.

Boletim – O Governo Municipal de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (26), confirmaram mais novos 15 casos de Covid-19, totalizando 291.

Disse – “O senhor pegou meu celular e entregou ao seu filho. Seu filho quebrou meu celular, deu a um assessor e ele não quis, seu filho pegou meu celular e jogou no canal porque achava que tinha gravações que o comprometia. […] Vossa excelência clama tanto por Deus, mas eu acho que seu pacto deve ser com o diabo”. (Vereador de Camaragibe-PE, Roberto da Loteria,acusando o seu colega vereador Antônio Oliveira (PP), conhecido como Toninho, de ter furtado seu celular, na sessão plenária da última terça-feira)

Promulgada – O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, promulgou ontem (26) a Emenda Constitucional (EC) 108/20 que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A medida amplia de 10% para 23% a participação da União no financiamento da educação básica e altera a forma de distribuição dos recursos entre os entes federados.

Você sabia –

Que ontem na Alepe, Projeto que permite o direito do consumidor de examinar e conhecer as características de um produto antes de realizar a compra é tema de uma proposta acatada, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe. Aprovada na forma de substitutivo da Comissão de Administração, a matéria modifica o Código Estadual do Consumidor no quesito sobre o direito à informação. E define que é facultado ao comprador exigir, exclusivamente na aquisição de bens de consumo duráveis ou semiduráveis, o rompimento do lacre, embalagem ou invólucro do produto.

PREFEITURAS PAGANDO 

O Governo Municipal da cidade Mãe do Pajeú, Ingazeira-PE, informa, que hoje esta realizando os pagamentos dos servidores municipais da Prefeitura referente ao mês de Agosto/2020. Amanhã (28) será efetuado dos servidores da Secretaria da Saúde.

O Governo Municipal de Iguaracy começa pagar hoje a folha de agosto dos servidores municipais.

27/08/2020: Efetivos, Comissionados e Contratados de todas as secretarias.

Pagou – O Governo Municipal da cidade de Quixaba-PE, anunciou que foi depositados ontem (26),nas contas dos servidores municipais, os pagamentos referentes ao mês de Agosto, efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionista. 28/08/2020: Aposentados e Pensionistas. Cumprindo o compromisso com os servidores do município, mais uma vez a Governo Municipal paga dentro do mês.

 

Amanhã resolve – O deputado federal, Sebastião Oliveira, disse a este blogueiro, que nesta sexta-feira (28), vai definir a situação do candidato oposicionista a prefeito de Serra Talhada: “Mistério até sexta-feira”, postou Sebá na sua rede social em conversa com este blogueiro.

Frase –

“Francismeire é uma das empreendedoras atendidas pelo Programa “Ela Pode”, que tem contribuído para a qualificação profissional de mulheres pernambucanas”.(Governador Paulo Câmara,  sobre o programa “Ela Pode” durante o período de pandemia da Covid-19)

Perguntar não ofende – O prefeito João Batista de Triunfo-PE, vai para reeleição?

~~~~Coluna da Folha PE / Edmar Lyra~~~~

PROS – Apesar de ter oficializado o apoio a João Campos no Recife e a Daniel Alves em Jaboatão dos Guararapes, o PROS pode ter uma mudança de comando nos próximos dias, o que poderá inviabilizar os acordos já assinalados pelo ex-deputado João Fernando Coutinho.

Galos – O Supremo Tribunal Federal (STF) discute até abate de galos. O ministro Alexandre de Moraes suspendeu ato do Estado de Santa Catarina que determinou o “abate sanitário de 86 galos”, apreendidos em situação de maus tratos, na cidade de Massaranduba. Os animais eram usados em “rinhas de galos”. A decisão do STF foi provocada por uma reclamação de um advogado.

Cota – Nas eleições de 2022, haverá uma nova cota para os candidatos negros. A distribuição dos recursos do fundão eleitoral e do tempo de propaganda no rádio e TV deverá ser “proporcional ao total de candidatos negros que o partido apresentar para a disputa eleitoral”. A decisão foi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Hoje, afirmamos que estamos do lado dos que combatem o racismo e que querem escrever a história do Brasil com tintas de todas as cores”, afirmou Roberto Barroso, presidente do TSE.

Fórum – O secretário Tullio Ponzi participou de forma virtual de do V Fórum Internacional de Intervenções Urbanas, da instituição ‘Ocupa Tu Calle’, do Peru. Com destaque internacional do Programa Mais Vida nos Morros, ele apresentou o case desenvolvido pelo programa no Recife, junto com representantes de outros programas e movimentos de países como Chile, Bolívia e Uruguai.

Live – O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, peça-chave no escândalo do mensalão, é o nosso entrevistado da live desta quinta-feira. O encontro acontece a partir das 19 horas em nosso Instagram através do @edmarlyra.

Inocente quer saber – Quem herdaria o PROS em Pernambuco?