~~Giro pelos Blog’S (sexta feira 18/02/2022)~~

Blog do FinFa

O Governador Paulo Câmara na cidade de Santa Terezinha ao lado do prefeito Delson Lustosa

Vota em Danilo – O prefeito de Santa Terezinha no Sertão do Pajeú, Delson Lustosa (Podemos), confirmou que vai votar no candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB). O acerto foi na passagem do Governador Paulo Câmara, quando anunciou várias ações no Plano de Retomada. “Danilo tem toda qualificação para governar nosso Estado, com certeza dará continuidade ao trabalho do governador Paulo Câmara“, disse o prefeito.

Ganhou apoio – O ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Duque (PT), retornou às atividades e visitas a lideranças políticas, já conquistando mais um grande apoio no seu percurso rumo à ALEPE. Desta vez quem confirmou  seu apoio foi o ex-prefeito de de São José do Egito, Romério Guimarães. “Romério é um amigo e companheiro de caminhada política que fez um grande trabalho em São José do Egito enquanto prefeito, um homem íntegro que nunca deixou de buscar melhorias para o seu povo. Ter o seu apoio muito me honra e fortalece ainda mais a nossa caminhada. Quero, como forma de retribuir a sua confiança, estar presente e lutando pelo desenvolvimento de São José do Egito e para levar ações que melhorem a vida das pessoas da terra da poesia”, disse Duque.

Na Funasa – O prefeito do município de Iguaracy, Zeinha Torres, foi recebido na tarde de ontem (17), pela Superintendente Estadual Substituto da FUNASA Helena Magalhães. Segundo Zeinha em conversa com este blogueiro, assuntos de interesse do município, entre eles mais saneamento para a cidade, foram a pauta do encontro.”Saí muito satisfeito com a conversa, e acreditando que seremos atendidos nesse pleito” disse o prefeito.

Assina ficha filiação –

A presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, assina, nesta sexta-feira, a ficha de filiação da ex-prefeita de São Bento do Una e pré-candidata a deputada estadual, Débora Almeida. O ato será realizado na casa de eventos Una Hall às 12 horas.

Disse – “O deputado Danilo Cabral reúne todas as credenciais para governar Pernambuco e liderar a Frente Popular. Tenho uma relação pessoal com Danilo, pois tive o privilégio de exercer, ao seu lado, o mandato de vereador do Recife. Como secretários de Estado, servimos ao governo Eduardo Campos e, agora, estamos como deputados federais trabalhando em Brasília por Pernambuco. Ele é preparado e conhece a agenda econômica e social do estado. Não tenho dúvida de que, ao lado de Lula, fará um grande governo. Nós, do Republicanos, estaremos juntos nessa caminhada”.(Deputado Federal e Presidente Estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho)Entregou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, entregou mais uma reforma e ampliação escolar, agora foi a Escola Municipal Antonio Medeiros no Bairro da Borborema, que atende mais de 300 alunos, onde foram investidos mais de R$ 148 mil, em recursos próprios. Após a reforma e ampliação a escola passou a contar com 6 salas de aulas climatizadas, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores, diretoria, secretaria, sala de acompanhamento pedagógico, espaço multiuso, cozinha, depósito de merenda, depósito de material de limpeza, banheiros masculino e feminino acessíveis e banheiro para funcionários.“Esse foi um sonho iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Duque, e hoje concretizado graças ao comprometimento da nossa gestão”,pontuou a prefeita.Anunciou reajuste – O prefeito Sivaldo Albino anunciou o reajuste salarial de 34% para professores, valor acima do instituído pelo Governo Federal. O anúncio foi feito durante a formação dos gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, com a presença dos vereadores da base e secretários municipais. O pagamento será feito de forma retroativa aos meses de janeiro e fevereiro nos salários de março.O projeto será encaminhado para Câmara de Vereadores na próxima semana, em regime de urgência, para que no mês de março os profissionais já recebam os pagamentos com reajuste. Sivaldo Albino também aproveitou o momento para anunciar que os servidores efetivos e os guardas municipais também terão aumento salarial.

Anuncio – O anúncio oficial do nome de Danilo Cabral como candidato a governador da Frente Popular, será na próxima segunda-feira (21), às 12 horas, faltando somente fechar o local, que deverá ser anunciado nesta sexta-feira.

Perguntar não ofende – Com a federação partidária envolvendo os partidos União Brasil, MDB e o PSDB, como ficará a situação de Raquel Lyra e Miguel Coelho?

Foto

Blog do Elielson |

Os números das últimas pesquisas presidenciais apontaram que o cenário de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) cristalizou. Em outras palavras, não há espaço para uma terceira via neste momento.

Em Pernambuco, com a nacionalização do debate, é natural que se replique aqui o que se tem no País. Enquanto o ex-presidente Lula será vinculado ao candidato da Frente Popular, o deputado Danilo Cabral, que será oficialmente anunciado nesta segunda-feira (21).

Já o presidente Bolsonaro poderá ter no prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, seu representante direto. Se isso de fato acontecer, Anderson inicia o jogo com apoio de um eleitorado duro do presidente, que na última eleição não teve candidato a governador na terra de Lula.

Por fim, a nacionalização da eleição estadual será uma estratégia que deve favorecer Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL). Os demais candidatos terão que furar essa polarização local, que ficará evidenciada com a presença de Lula e Bolsonaro.

AMPLIANDO O PALANQUE – Com representação política em todas as cidades do Sertão do Araripe e do São Francisco, agora a deputada Roberta Arraes vem fazendo movimentos políticos no  Agreste, anunciando o apoio de dois vereadores em Pesqueira, que vai ser apenas o pontapé de outras alianças já conquistadas na região.

SAÍDA PARA RAQUEL – Sem vinculação direta com o bolsonarismo, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), terá que dar uma guinada à centro-esquerda. Sobretudo se a candidatura de Doria não vingar. A tucana poderá fazer um aceno ao ex-presidente Lula, tendo em vista seu histórico partidário.

AGENDA DE CANDIDATO – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se encontra com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, hoje. Ele também tem na agenda uma visita à redação da Globo Nordeste. Gilson começa a se comportar como candidato.

PÉ NA ESTRADA – Após receber o apoio de peso do ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado Zeca Cavalcanti, Miguel Coelho pega a estrada fazendo seus encontros regionais na Mata Norte e no Agreste.

PINGA FOGO: Kassab vai pedir a Lula o Senado em Pernambuco como fez na Bahia?

Após encontro, Raquel e Miguel adotam estratégia do silêncio - Blog da Folha - Folha PEMiguel ou Raquel?

Presidente nacional do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar dá como certa a formação da federação partidária envolvendo o seu partido com o MDB e o PSDB, três grandes representações no Congresso, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Se andar, conforme o otimismo de Bivar, sai dessa união um candidato ao Planalto, que pode ser a senadora Simone Tebet, do MDB.

Pode ser, também, o governador de São Paulo, João Doria, da legenda tucana. Sendo Tebet, caberia ao União Brasil a indicação do candidato a vice, provavelmente Luciano Bivar. Uma federação e tanto, levando-se em conta o tamanho dos partidos no Congresso. Só o União, resultado da fusão do PSL ao DEM, tem 81 deputados, o maior fundo eleitoral de todos os partidos, assim como o maior tempo de televisão na propaganda eleitoral.

Essa federação, entretanto, tende a trazer consequências imprevisíveis nos Estados. Charles Chaplin dizia que a vida é um assunto local. Não existe partido forte nacionalmente com representações frágeis nos Estados. A vida se resolve nas províncias de um País de gigantescas proporções territoriais como o Brasil. No caso de Pernambuco, por exemplo, dos três partidos, dois têm pré-candidatos a governador.

E já estão em campanha há muito tempo: Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB), ambos prefeitos reeleitos de Petrolina e Caruaru, respectivamente. A federação é verticalizada, ou seja, os Estados têm que acompanhar o modelo fechado em Brasília. Neste caso, só cabe um candidato a governador fruto dessa conjugação de forças entre União Brasil, MDB e PSDB.

Quem abriria? Equação complicada. Raquel e Miguel já estiveram reunidos em várias tentativas de entendimento para se buscar um candidato consensual das oposições ao Palácio das Princesas. A última rodada de negociações tem pouco mais de 15 dias, sem avançar em absolutamente nada. Raquel e Miguel já avançaram tanto que parece impossível o recuo a esta altura do jogo.

Mas sem entendimento, não há reprodução da federação nos Estados e Pernambuco não é uma ilha nem tem autonomia para construir uma candidatura dentro da federação sem escolher um dos dois.

Consultas nas bases – O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, garante que as conversas com o MDB e o PSDB para formar uma possível federação partidária estão bem adiantadas. “Já está bem avançado. O MDB e o PSDB estão consultando suas bases, assim como o União Brasil também está consultando suas bases”, disse Bivar em entrevista à CNN Brasil. Agora, segundo ele, é preciso saber em cada região, em cada Estado, se há uma confluência e se não há grandes defecções. “Se não houver grandes defecções, a federação será feita”, afirmou.

Idade reduzida – No caso de ocorrer um entendimento entre Raquel e Miguel, o prefeito de Petrolina, que é mais jovem, a princípio só poderia disputar o Governo do Estado. O Congresso aprovou a mudança nas idades mínimas para candidatos a governador, vice-governador e senador. Com a mudança, a idade mínima para candidatos a governador e vice-governador sai de 30 para 29 anos. Para candidatos a senador, a idade mínima para alguém se lançar ao cargo sai de 35 para 29 anos.

Atestado para votar – Após os boatos de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigiria um comprovante de vacinação nas eleições deste ano, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) quer colocar em lei a obrigatoriedade da medida sanitária. O parlamentar protocolou na Câmara um projeto que obriga os eleitores a apresentarem um certificado de imunização contra a Covid-19, ou um teste PCR feito até 48h antes do pleito.

Arrependimento tardio – O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, declarou que o partido está arrependido de ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma (PT) em 2016. “A gente só se mobilizou contra ela porque estava fraquíssima, chegou ao chão. E aí o Congresso não faz impeachment de ninguém se não for feito antes nas ruas, que foi o caso do impeachment da presidente Dilma. Nós, do PSB, que apoiamos o impeachment, eu acho que hoje olhando direitinho, nós temos uma autocrítica sobre isso. Eu acho que foi impensado, nós fomos empurrados” disse em entrevista ao portal UOL.

Razão da mea-culpa – Siqueira fez, na verdade, um mea-culpa porque o candidato do PSB a governador em Pernambuco, Danilo Cabral, foi alvo de uma enxurrada de memes pelas redes sociais não apenas por ter votado a favor do impeachment de Dilma, mas pelo contundente discurso feito contra o PT momentos antes de declarar seu voto pela degola da ex-presidente. Há uma corrente no PT que não engole o comportamento do PSB para tirar Dilma do poder.

CURTAS

MORTE SEM EXPLICAÇÃO – Quem matou Alberisson Carlos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco? A Secretaria de Defesa Social não sabe e não apresentou nenhum nome ou qualquer informação sobre suspeitos. No entanto, policiais militares que preferiram não se identificar afirmaram que ao menos quatro criminosos participaram da investida.

O CRIME – Alberisson foi morto, ontem, a cerca de 300 metros da sede da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco, na Rua Ricardo Salazar, na Madalena. Por volta das 18h30, ele saiu da entidade para buscar o carro, para voltar para casa, no distrito de Aldeia, em Camaragibe. Foi aí que ele foi morto a tiros pelos criminosos, que o atingiram com cinco disparos. Alberisson foi socorrido para o Hospital da Restauração, mas não resistiu e morreu.

Perguntar não ofende: Pernambuco virou, definitivamente, o Estado da impunidade?

Coluna da Folha PE | Edmar Lyra

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

Lula precisará reforçar diálogo com o centro para vencer em outubro 

Bem posicionado em levantamentos para presidente da República, o ex-presidente Lula, que já avançou para ter o ex-governador Geraldo Alckmin, seu adversário nas eleições de 2006, como candidato a vice-presidente. A própria inclinação para ter Alckmin em sua chapa já é um importante aceno ao centro, mas não é suficiente para garantir sua vitória, é preciso moderar o discurso e as propostas no sentido de buscar insatisfeitos com o presidente Jair Bolsonaro.

Esse eleitor é mais refratário ao Partido dos Trabalhadores e à própria figura de Lula, que tem muita força no Nordeste, mas enfrenta resistências significativas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, colégios eleitorais representativos e avessos às pautas defendidas pelo PT, vide as eleições para prefeito em 2020 nas capitais, quando o partido ficou pela primeira vez sem um prefeito entre as 26 capitais brasileiras, mesmo no Nordeste onde Lula é muito forte.

Por mais que Lula seja contrário a fazer um mea-culpa, talvez fosse necessário reconhecer os equívocos adotados pelo partido e buscar um voto de confiança baseado nos avanços econômicos e sociais patrocinados pelo seu governo entre 2003 e 2010, por mais que muitos menosprezem o presidente Jair Bolsonaro, ele conseguiu manter um eleitorado resiliente diante da pandemia, tal como o próprio Lula obteve no auge do mensalão. Não se pode menosprezar também o bolsonarista envergonhado, que não faz a defesa do atual presidente mas teme a volta do PT, o que poderá capitalizar o presidente rumo a uma recuperação diante do arrefecimento da pandemia e da própria retomada econômica que possibilitou 2,7 milhões de empregos gerados em 2021 e um crescimento do PIB do ano passado cada vez mais próximo dos 5%. A própria inflação, que hoje é um problema do governo Jair Bolsonaro, que corroeu o poder de compra da população, já dá sinais de que poderá cair em relação a 2021.

A causa da inflação se deu eminentemente pelos efeitos nefastos da pandemia, que impactou nas cadeias produtivas do mundo, mas com a volta paulatina da atividade econômica, ela pode ter um resultado melhor em 2022. Portanto, caminhar para o centro e manter a humildade e a prudência são pontos fundamentais para Lula consolidar seu favoritismo.

Ofensiva tucana – A filiação de Débora Almeida, ex-prefeita do PSB, que vai ocorrer nesta sexta-feira, 18, em São Bento do Una, mostra uma ofensiva na base governista da Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que tem nome cotado para concorrer ao Governo do Estado. Raquel, que também é presidente estadual do partido tucano, tem percorrido todo o Estado para realizar filiações e estreitar conversas com lideranças regionais com o objetivo de construir chapas proporcionais competitivas para as eleições de outubro.

Anúncio – Se Raquel Lyra anunciará a filiação de Débora Almeida ao PSDB, o prefeito Miguel Coelho, também pré-candidato a governador, anunciará a chegada do ex-deputado Edson Vieira e da deputada Alessandra Vieira ao União Brasil, ambos provenientes do PSDB de Raquel nesta sexta-feira. Os grupos de Miguel e Raquel estão disputando taco a taco os nomes que estão na oposição ao PSB em Pernambuco.

Inocente quer saber – Quando o PSD abrirá mão da candidatura própria para apoiar Lula?

Mulher, jovem, quadro novo na política e herdeira de um dos principais clãs de Pernambuco, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, será mesmo candidata ao Governo de Pernambuco. A caruaruense tem dado todos os sinais disso, segundo notícia publicada por Igor Maciel, do JC, e checada pela Coluna Fala PE.

Filha do ex-governador João Lyra Neto e sobrinha do ex-deputado e ex-ministro Fernando Lyra, Raquel entrou oficialmente na política há pouco mais de dez anos, quando se elegeu deputada estadual em 2010 – mas antes já militava nas campanhas do pai e do tio. Em 2017, assumiu a Prefeitura de Caruaru, sendo reeleita com folga em 2020.

Sua gestão é uma das mais bem avaliadas do estado, e, ao longo desses dois mandatos, Raquel veio construindo uma base apoio bem sólida na sua região, o Agreste. Se aproveitando desse prestígio, a tucana começou no ano passado a tomar a frente do Movimento Levanta Pernambuco, grupo contrário à Frente Popular.

Ao lado de outras figuras importantes do bloco oposicionista, como o ex-senador Armando Monteiro, a deputada estadual Priscila Krause e Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Raquel vem conquistando apoios importantes; e tem tudo para ser a principal concorrente do candidato da Frente Popular, o deputado federal Danilo Cabral.

Bem quista dentro de seu partido, o PSDB, Raquel já recebeu até mesmo o aval do presidente nacional da legenda, o pernambucano Bruno Araujo, que caracterizou a prefeita como “uma jovem brilhante e admirada dentro do partido”. Ou seja, todas as condições estão postas para a candidatura de Raquel virar realidade!

O povo quer saber: Raquel vai compor com Anderson Ferreira no Senado?

Blog do Silvinho

Danilo inicia pré-campanha mostrando unidade da Frente Popular

O deputado e pré-candidato ao governo do estado pelo PSB, Danilo Cabral, intensificou durante esta semana conversas com aliados da Frente Popular que fizeram questão de dar uma declaração de apoio ao socialista. O anúncio oficial do nome de Danilo deve acontecer na próxima segunda-feira (21).  Sebastião Oliveira que hoje preside o Avante no estado fez questão de ressaltar a aliança com o PSB desde 2006.

“Tenho sido um aliado de primeira hora e vamos mais uma vez marchar na mesma direção. Tenho a convicção de que Pernambuco estará bem representado, a partir de 1º de janeiro de 2023. O Avante está pronto para fazer parte dessa história” disse o parlamentar.

André de Paula, presidente do PSD em Pernambuco também reafirmou o apoio a Danilo Cabral. Os dois se reuniram no início da semana no Recife.

Quem também se encontrou com Danilo Cabral foi o deputado federal Silvio Costa Filho que preside o Republicanos e rasgou elogios ao socialista. “Ele é preparado e conhece a agenda econômica e social do estado. Não tenho dúvida de que, ao lado de Lula, fará um grande governo. Nós, do Republicanos, estaremos juntos nessa caminhada” disse.

O PP do deputado federal Eduardo da Fonte através do parlamentar reforçou o nome de Danilo Cabral ao governo. “Tratamos de temas importantes para Pernambuco e reafirmamos o nosso compromisso com a candidatura do deputado Danilo Cabral para o Governo do Estado de Pernambuco. Estamos em sintonia com o governador e vamos levar cada vez mais desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa população” disse da Fonte.

Apoio de fora – Quem declarou apoio a Danilo Cabral foi a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo que é filiada ao PSDB da prefeita e pré-candidata a governadora Raquel Lyra. A tucana abre dissidência na legenda, embora recentemente tenha demonstrado pouca confiança dentro do ninho.

Empurrados – O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse em entrevista ao UOL que foi um fato lamentável que o partido tenha apoiado o processo de impeachment da ex-presidente Dilma que terminou colocando a política em descrédito e fazendo com que chegasse ao poder o atual presidente Bolsonaro. No entanto, Carlos Siqueira disse que a legenda foi empurrada a isto, mas que faz uma autocrítica de que cometeu um erro.

Agilidade – O Governador do Estado, Paulo Câmara, ainda na noite de ontem (16) se posicionou sobre o assassinato do presidente da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos. Ele informou que determinou aos secretário de Defesa Social, Humberto Freire, todo rigor no caso. Paulo Câmara também falou que o Departamento de Homicídios e Proteção à pessoa já está no caso e espera que os responsáveis sejam identificados e punidos o mais rápido possível.

Abonada – A presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, assina hoje, a ficha de filiação da ex-prefeita de São Bento do Una e pré-candidata a deputada estadual, Débora Almeida. “O ingresso de Débora soma muito ao PSDB. Por sua trajetória política é um quadro importante e que vai fortalecer nossa chapa proporcional para as eleições de outubro”, destaca Raquel Lyra.

Visita – O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reúne hoje com Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Recife e Olinda. Na pauta do encontro, iniciativas de cooperação entre o Ministério do Turismo e a Arquidiocese de Olinda e Recife com foco na valorização do seu patrimônio cultural e turístico.